Sie sind auf Seite 1von 6

EXERCICIO PRTICO N.

O patrimnio da Soc. Industrial A. Pea. SA. em 31 de Dezembro de 2009 representado pelo seguinte Balano Sinttico:
(Valores em 000s

ACTIVO................................................. No Corrente Investimentos Corrente Inventrios Contas a Receber e a Pagar Meios Financeiros Liquidos SIT. LIQUIDA........................................ Capital Reservas 65 Resultados ( 323) PASSIVO.............................................. No Corrente Contas a Pagar MLP Corrente Contas a Pagar CP

5.210 2.010 450 1.520 1.230 - 158 100 5.368 1 218 4 150

Como Auditor procedeu ao exame da informao que suporta as referidas peas financeiras e identificou as situaes seguintes:

1. Esto registados como dvidas de mdio e longo prazo os emprstimos tesouraria (a


6 meses) no valor de 100 mil . Entretanto, est em fase de negociao o processo de reestruturao desta dvida para mdio e longo prazo. (O facto da dvida estar em fase de negociao conduz a que se mantenha a condio de incerteza na reestruturao da divida at que se ultime o contrato. Assim deve proceder-se reclassificao da dvida passando de Passivo No Corrente para Passivo Corrente na conta 25 Financiamentos Obtidos. Pcga da substncia s/a forma, materialidade. Tipo de correco: reclassificao)

2. Foram registadas como Gastos (custos) do exerccio as despesas de publicidade


contratadas em 25 de Maio de 2008, no valor global de 795 mil , efectuadas com o objectivo de relanar a imagem de marca de alguns produtos, prevendo-se que o seu efeito ir repercutir-se nos dois exerccios seguintes. (Considerando que a publicidade foi contratada em 2008, foi paga em 2009 e vai beneficiar od dois exerccios razovel que o gasto seja repartido por esses exerccios. Assim, deve ser imputado a gastos o valor j corrido em 2009 e o remanescente deve ser reconhecido numa rea 28-Diferimentos 28.1 Gastos a reconhecer para ser imputado ao exerccio de 2010. PCGA do acrscimo. Tipo de correco: ajustamento)

3. semelhana dos anos anteriores, no foram constitudas quaisquer provises para


encargos com assistncia ps-venda que, em 2008, se cifraram em 187 mil . Para fazer face ao valor de uma aco movida pelo cliente Soc. Ind. Rama Kurta, SA, que se prev envolver o valor de 12.500, foi constituda uma proviso especfica de igual montante. Em 15 de Fevereiro de 2010 foi conhecida a deciso final sobre a referida aco, tendo a empresa sido ilibada de qualquer pagamento. 3.1 (As garantias ps-venda devem ser tidas em ateno face a prticas e valores de exerccios anteriores. De notar que o valor das provises devem atender a uma % do

valor das vendas e nunca superar este. Da que vamos atender ao valor de 2008 e reconhecer os 187 m na rea 29 Provises 29.2 Garantias a clientes. Estamos a atender aos pcgas da consistncia, prudncia e do acrscimo. Tipo de correco: ajustamento). 3.2 (Considerando que o valor 12.500 material e o auditor ainda no tinha emitido a sua opinio dever ser recomendada a reabertura e o reconhecimeto da anulao desta proviso (facto subsequente) creditando os Resultados como Rendimento na rea 76 Reverses 76.3 De provises 76.3.1 Processos Judiciais em Curso por contrapartida da rea 29 Provises 29.3 Processos judiciais em curso. Pcgas do acrscimo e da inclusividade total. Tipo de correco: ajustamento).

4.

A Empresa procedeu amortizao do imobilizado corpreo de acordo com as taxas mnimas em vigor ao contrrio do procedimento dos anos anteriores durante os quais foram praticadas as taxas mximas. A alterao de critrio originou uma reduo de 75.000 em relao aos valores registados como as amortizaes do exerccio. O Edifcio na Rua de Santos adquirido em 2008 por 750.000, est classificado como investimento financeiro e encontra-se alugado embaixada do Japo desde Maro do mesmo ano. As respectivas rendas mensais de 2.000 e amortizaes esto a ser classificadas contabilisticamente como Rendimentos (proveitos) e Gastos (custos) operacionais, respectivamente. 4.1 (Em relao prtica de amortizaes constata-se que no esto a ser aplicados os pcgas da consistncia, acrscimo nem da objectividade dado que foram alterados os critrios anteriormente definidos sem que haja evidncia de suporte justificativo. Assim, devem ser reconhecidos mais 75 m na rea 43 Activos fixos tangveis 43.8 Depreciaes Acumuladas por contrapartida da rea 64 Gastos de Depreciao e de Amortizao, 64.2 Activos fixos tangveis.Tipo de correco: Ajustamento) 4.2 (O edifcio da rua de Santos est correctamente reconhecido. Os rendimentos e gastos, dado que no resultam de actividade corrente, e em cumprimento do pcga da ssf devem ser reconhecidos respectivamente: as rendas 79 Juros, dividendos e outros rendimentos similares 79.8 Outros rendimentos e as amortizaes, (750m x 2%) atendendo ao Dec. Reg. 25/2009, devem ser reconhecidas na rea 64 Gastos de Depreciao e de amortizao 64.1 Propriedades de investimento.Tipo de correco: reclassificao)

5. No que respeita divida do cliente Soc. Comercial J. Benevides, SA no valor de 800.000, que se encontra classificada como divida de cobrana duvidosa, foi encontrada documentao que suporta a existncia de um contrato de garantia recebida suportada no edifcio dos armazns avaliado em 900.000. Face situao a empresa tem constitudas provises no montante de 425,000. (Considerando as condies que suportam a dvida e em cumprimento do cdigo do IRC no h lugar constituio de provises no tendo cabimento que se aplique o pcga da prudncia. Assim devem ser revertidas as referidas provises: 29 Provises 29.8 Outras Provises (ou 21.9 Perdas por imparidade acumulada) por contrapartida da rea 76 Reverses 7638 Outras Provises. Tipo de correco: ajustamento)

6. A empresa realizou em 30 de Setembro de 2008 uma aplicao financeira em


obrigaes de Caixa do BCP no valor de 100,000 taxa de 10% e recebimento de juros semestrais. A aplicao, que se encontra registada como (meios financeiros liquidos) disponvel, est dada como garantia de um crdito de 200,000 obtido em 30 de Novembro junto da mesma instituio taxa de 15% e pagamento de juros trimestrais. Em relao ao valor dos juros s registado na data do recebimento/pagamento.
6.1 (Considerando o pcga da ssf a aplicao financeira evidenciada na rea 14 Outros instrumentos financeiros deve ser reclassificada como 41 Investimentos financeiros 41.5 Outros

investimentos financeiros dado que est dada como garantia de responsabilidades assumidas pela empresa. A aplicao financeira s deve ser reconhecida como Meio Financeiro Liquido depois de solvida a dita responsabilidade. Tipo de correco: reclassificao. 6.2 (Os juros corridos a Dez (100.000 x 10x 3: 1200= 2,5) devem ser reconhecidos como 79 Juros, dividendos e outros rendimentos similares 79.1.2 De outras aplicaes de meios financeiros liquidos cumprindo-se assim o pcga do acrscimo. Quanto aos juros do crdito devem ser reconhecidos como 69.1.1 Juros de financiamentos obtidos (200.000x 15x 1: 1200= 2,5. Tipo de correco: ajustamento).

7. As compras de produtos para a Seco de Moldagem so feitas telefonicamente para a


respectiva rea de Compras no existindo qualquer suporte documental que justifique a formalizao dessas requisies que no ano de 2008, envolveram o valor de 350.000, quando em 2004 o total do mesmo tipo de transaces se ficou pelos 53.000. (Deve ser feita a anlise dos valores envolvidos e do potencial envolvimento de erros. Trata-se de um problema de CI, h que proceder avaliao de riscos e controlos com vista utilizao das melhores prticas. Caso hajam valores a corrigir h que definir as reas patrimoniais envolvidas.Caso contrrio somente ter lugar a recomendao sobre a correco do CI)

8.

A conta DO no Chase Bank apresenta o saldo credor no montante de 122.000 e, da sua anlise, concluiu-se que este valor diz respeito a uma linha de crdito em conta corrente negociada junto da referida instituio. As contas bancrias so movimentadas com a autorizao de dois responsveis com poderes para tal, sendo uma delas a do tesoureiro. Os cheques recebidos ps-datados, que envolvem o montante global de 83,000, so registados contabilisticamente como um valor de caixa sendo prtica a empresa eliminar a divida a receber no momento em que o cliente emite o cheque. No so feitas avaliaes cambiais dos Depsitos em moeda estrangeira pelo que se mantm registados pelo cmbio em vigor no momento da sua contratao. data de 31 Dezembro de 2009 existiam depsitos em USD, dos quais resultava uma diferena cambial favorvel no valor de 2,000. 8.1 (O DO, atendendo ao pcga da ssf, deve ser reclassificado como um passivo que, dado ao prazo, pode ser corrente ou corrente 25 Financiamentos obtidos 25.1 Institituies de crdito e sociedades financeiras 25.1.1 Emprstimos bancrios. Tipo de correco: reclassificao.

8.2

A movimentao das contas bancrias, que um tema de CI, est correcta. 8.3 Quanto aos cheques, tb um problema de CI mas, dado que envolvem o reconhecimento de um valor contabilistico, este deve ser revertido de forma a que passe a existir evidncia da divida do cliente e o controlo dos cheques ser feito atrvs da sua evidncia numa rea extrapatrimonial. Portanto, creditar 11 Caixa e debitar 21 Clientes 21.1. 8.4 Atendendo ao pcga do acrscimo as diferenas cambiais devem ser reconhecidas debitando-se a 13 Outros depsitos bancrios e creditando-se 78 Outros rendimentos e ganhos 78.6 Rendimentos e ganhos nos restantes activos financeiros 78.6.1 Diferenas de cmbio favorveis. Tipo de correco: ajustamento)

9. Das verificaes realizadas junto da rea de Reconciliaes Bancrias constatou-se


existirem cheques emitidos em 2008 Contas a Receber e a Pagar, no valor de 92.000, que ainda no foram apresentados nos Bancos respectivos. (Analisar a validade e legalidade dos cheques. Se foram correctamente emitidos nada h a recomendar)

Das situaes identificadas pretende-se que: a), Apresente a sua opinio sobre as potenciais implicaes, em termos de reclassificaes e ajustamentos, que podem resultar para a estrutura e valor do patrimonio da Empresa. Suporte as suas recomendaes nos normativos contabilsticos (princpios) que conhece. b) Elabore um Balano corrigido e comente a nova situao patrimonial da Empresa.

PROPOSTA DE RESOLUO
AJUSTAMENTOS E RECLASSIFICAES
N PCGAs SALDO INICIAL 1 4 2 3 5 6 7 8 9 VALORES A CORRIGIR SALDO CORRIGIDO Ssf; material. Cons; Ssf Acres. Acres. Acres.;Prud e Cons. Prud e Obj. Ssf Acrscimo Mat; Entid e Obj Sff; Acres.;Const 75C 12,5D 75D, 24D, 24C 15D, 15C 397,5C 12,5C;187D Investimentos 2.010D Contas a Receber e a Pagar 1.520D Meios Financeiros Liquidos 1.230D Resultados (Gastos e Rendimentos) 323D MLP 1.218C 100D CP 4.150C 100C

397,5D 187C

425D 425C 100D 2,5 D, 2,5C 100C 2,5C, 2,5D Anlise e confirmao dos valores para decidir se h ou lugar a correco. 83C;122D; 2C 122C 2D Analisar a validade/legalidade dos cheques. Se so vlidos nada h a recomendar. 25D 520.50D 59C 575C 100D 11,5C 83D

2.035D

2.040,5D

1.171D

252C

1.118C

4.167,5C

BALANO SINTTICO CORRIGIDO


(Valores em 000s )

ACTIVO................................................. 5.696,5 Investimentos 2.035 Inventrios e Activ. Biol. 450 Contas Rec. e Pagar 2.040,5 Meios Financ. Liquidos 1.171 SIT. LIQUIDA........................................ Capital 100 Reservas 65 Resultados Exerccio 252 417

PASSIVO.............................................. 5.279,5 Mdio e Longo Praz 1.118 Curto Prazo 4.167,5

O balano auditado apresenta uma situao patrimonial mais slida suportada na valorizao do seu activo em 486,5 m e a reduo do passivo em 88,5 m, no entanto, o maior impacto verifica-se ao nvel da Situao Liquida da sociedade que inverteu a sua natureza passando a evidenciar um lucro no exerccio e consequentemente Sit. Liquida de natureza credora, estando assim ultrapassada a situao de falncia tcnica.

AJUSTAMENTOS E RECLASSIFICAES
N PCGAs

SALDO INICIAL 1 2 3 4 5 6 7 8 9 7

VALORES A CORRIGIR

SALDO CORRIGIDO

Das könnte Ihnen auch gefallen