Sie sind auf Seite 1von 9

Estratgias de Reduo de Danos

Informaes Gerais
Use sempre camisinha ; O uso de substncias deve ser um prazer. Um exerccio de liberdade, e no uma priso. Assuma o controle; Procure conhecer os efeitos da substncia que voc vai utilizar; Fique junto de seus amigos. No consuma nenhuma substncia na solido; No caso de drogas ilcitas, consuma em locais seguros, longe das ruas e da polcia; Tenha em mos o telefone de algum advogado. Talvez voc possa precisar; Caso tenha problemas, busque os servios de sade. Eles esto preparados para atend-lo; Se algum amigo passar mal, v com ele ao hospital, sem medo. Nada de ruim pode lhe acontecer; Se algum amigo estiver com o comportamento muito alterado em funo do consumo de lcool ou outras drogas, no o deixe s; Se no for possvel conduzi-lo ao hospital, ligue para um servio de emergncia. Enquanto a ambulncia no chega, deite seu amigo no cho e coloque um pano mido em sua face, de modo a baixar sua temperatura. Baixando sua temperatura, cubra seu corpo com um cobertor ou roupa seca. Se ele despertar neste meio tempo, d-lhe gua salgada. Se ele comecar a suar, no se assuste. um bom sinal; Nos servios de sade, no tenha receio de contar o que est acontecendo. Voc tem sigilo garantido. Caso sinta-se alvo de algum tipo de discriminao, denuncie. Mesmo que adepto de uma prtica ilegal, voc tem direito sade; Evite a mistura de diferentes substncias; Tente planejar a quantidade que vai usar, evitando idas excessivas ao local onde compra; Tenha sempre consigo alguma identificao; Evite dirigir sob efeito de substncias.

Estratgias de Reduo de Danos para o uso de lcool


Procure retardar o incio do uso. Quanto mais tarde comear, menos ir beber; Busque sentir o sabor de sua bebida. J existem grupos que se dedicam ao deleite como forma de Reduo de Danos. Beba devagar. Aproveite; Entre um gole e outro, deixe o copo sobre a mesa. Se voc ficar com ele em sua mo, vai beber muito depressa; Lembre dos ensinamentos dos avs. Antes de ir para a festa, faa uma boa refeio. Em caso de abuso, sopas e caldos quentes so timas pedidas; Para a sede, prefira gua. Deixa o lcool para os momentos de deleite; Bebidas fermentadas, como vinho e cerveja, possuem menor teor alcolico que as destiladas, como vodka, cachaa e whisky. Se voc vai beber por muito tempo, prefira as fermentadas, e busque consumir bebida de boa qualidade; Tente planejar o consumo, e esforce-se para seguir o planejamento; No misture bebidas, nem concilie com o uso de outras drogas; H diversos estudos apontando que o uso de lcool e outras drogas reduz os cuidados com o sexo seguro. Tente lembrar disto, e use sempre camisinha; Se beber, no dirija.

Estratgias de Reduo de Danos para o uso de Inalantes


No use inalantes em locais prximos de fogueiras ou outras fontes de calor. Cuidado com isqueiros; Tenha sempre amigos perto de voc, de preferncia sbrios. O uso de inalantes, por vezes, deixa a pessoa fora do ar. A ateno pode ficar prejudicada. Muito cuidado ao atravessar rua, por exemplo; Evite locais pblicos, com excesso de pessoas. Prefira locais arejados, mas reservados; Proteja-se do sol forte. O calor excessivo pode ser bastante prejudicial, contribuindo at mesmo para desmaios; Os inalantes so, de um modo geral, extremamente txicos. Evite o uso freqente. Beba leite, e bastante gua; Aps o efeito, alimente-se e durma. Seu corpo precisa deste espao de cuidado; No dirija; Use sempre camisinha

Estratgias de Reduo de Danos para o uso de Maconha


No prense a fumaa. Esta prtica no vai aumentar em nada sua onda, e pode provocar at mesmo desmaios. Voc no vai ficar mais chapado por prensar. Vai ficar, no mximo, tonto; Use papis do tipo pure hemp. So mais finos, e prejudicam menos seus pulmes. No use o papel interno de carteiras de cigarro; Por ser proibida, a maconha no alvo de nenhum controle sanitrio, em nenhum estgio de sua cadeia produtiva (plantio, colheita, transporte, comercializao). Procure higienizar sua cannabis. Dichave-a e coloque em um recipiente contendo gua e algum bactericida, como cloro ou vinagre. Depois, lave-a em gua corrente com o auxlio de uma peneira, e deixe secar; A maconha no solvel em gua, mas em gordura. Portanto, no se preocupe: ela no vai perder suas propriedades ao ser limpa com gua e outros produtos; Este tipo de cuidado pode ser usado tanto se voc for fumar, quanto se voc for preparar com algum alimento, como bolo ou bebidas achocolatadas; No caso de ingesto de maconha, procure informaes com pessoas que conhecem o processo. O efeito, nestes casos, pode ser muito intenso, ocasionando bad trip; Esto disponveis no mercado alguns equipamentos que promovem a reduo dos eventuais danos causados pelo consumo de cannabis. Narguils, bongs e outros dispositivos com gua so timas ferramentas, pois retm o alcatro e resfriam a fumaa. Informe-se; A maconha provoca queima de glicose. Nestas horas, o consumo de algum doce benfico; No fume se voc est dirigindo. Alm de alterar seus reflexos, a brasa pode cair no seu banco. Acidentes acontecem assim; A legislao brasileira sobre drogas est em transformao. Discute-se a descriminalizao no s do consumo, mas tambm do plantio de pequenas quantidades. Informe-se; Use sempre camisinha.

Estratgias de Reduo de Danos para o uso de:


CRACK No compartilhe seu instrumento de uso. O cachimbo pode ser um vetor de transmisso de algumas doenas, como hepatites e herpes, por exemplo; Prefira cachimbos de madeira ou vidro. Latas de alumnio, pedaos de antena de carro ou joelhos de PVC so extremamente txicos; Caso ainda prefira usar latas, nunca as pegue do lixo, pois pode haver contaminao por urina de ratos. O risco de leptospirose alto, podendo ocasionar at mesmo a morte; Procure elaborar um instrumento de uso que comporte alguma espcie de reservatrio com gua, que possa funcionar como retentor da cinza de cigarro; Beba muita gua; No esquea de alimentar-se, e reserve tempo para seu sono. Algumas doenas podem aparecer se voc ficar fraco; Cuide de seus dentes. Muitas pessoas que usam crack tm srios problemas com relao sade bucal. Fique atento; Outro problema que tem atingido em cheio s pessoas que usam crack a tuberculose. Cuidado com lugares fechados e sem ventilao. Procure sempre manter alguma ventilao no seu local de uso, ainda mais quando estiver com seus amigos. Em caso de tosse que no passa e excessivo suor noturno, procure um posto de sade ou o seu mdico; Use um protetor labial. Feridas em seus lbios podem ser porta de entrada para infeces, caso voc insista em compartilhar seu instrumento de uso. Alguns projetos de Reduo de Danos disponibilizam produtos feitos especialmente para este fim. Informe-se; No raspe a latinha ou o joelho. Voc vai acabar fumando principalmente alumnio e PVC; No se afaste de voc. Cuide-se. Curta-se. Converse consigo mesmo, e com seu corpo. Assuma o controle; Use sempre camisinha.

n MERLA. MELA, OXI, PASTA BASE Beba muita gua; No esquea de alimentar-se, e reserve tempo para seu sono. Algumas doenas podem aparecer se voc ficar fraco; Uma estratgia que funciona com algumas pessoas, consiste em combinar o uso com maconha. isto ajuda a diminuir a parania, abre o apetite e ajuda a dormir; procure consumir alimentos com alto teor de vitamina C, como laranja, caj, acerola; Evite usar papis grossos. Prefira papis feitos para enrolar cigarros, como o tradicional Colomy, ou os novos do tipo Pure Hemp; Use piteiras individuais, evitando queimaduras e manchas nos dedos, e na boca,onde as feridas podem se tornar porta de entrada para infeces, como hepatites e herpes, por exemplo; Use um protetor labial. Alguns projetos de Reduo de Danos disponibilizam produtos feitos especialmente para este fim. Informe-se; Se for fumar, no beba bebidas alcolicas; Quando o oxi, a merla, a mela ou a pasta base estiver muito mida, preciso sec-la com um pedao de papel higinico ou pano limpo; Assim como j dito com respeito ao crack: no se afaste de voc. Cuide-se. Curta-se. Converse consigo mesmo, e com seu corpo. Assuma o controle; Use sempre camisinha.

Estratgias de Reduo de Danos para o uso de Cocana


INJETVEL Se for injetar, use sempre seringas descartveis e esterilizadas. No compartilhe, nem agulha, nem seringas; Tambm se pega HIV (vrus da Aids) e HCV (vrus da hepatites) compartilhando a colher ou copo de diluio. No compartilhe o uso destes instrumentos; Use gua destilada. A gua suja pode trazer srios problemas; Limpe o local com lcool, antes e depois de picar-se; Cuide para que o lquido no escape para fora da veia; Evite usar sempre o mesmo ponto. Alterne o uso em veias diferentes; H locais mais e menos seguros para injetar-se. Prefira os pontos situados na dobra dos braos e pernas. Evite veias muito finas, regio genital, virilha, pescoo, punhos e tornozelos; Guarde as seringas usadas em um local seguro, e troque por limpas com o redutor de danos; Use uma seringa para cada dose; Se voc realmente no possui mais de uma seringa, higienize a que voc usou, antes de uma nova dose. Encha de gua, esvazie; encha de gua sanitria, e esvazie; encha novamente com gua, e esvazie. Todas as vezes que esvaziar, o faa em uma pia ou mesmo no cho. No reaproveite o que sai da seringa. INALADA No compartilhe canudos. H risco de voc pegar hepatites ou alguma outra infeco; Alterne os orifcios, de modo a evitar sangramento nasal; No use notas de dinheiro para fazer seu canudo. Prefira um papel limpo; Canudos de refrigerante podem ser uma boa opo, mas tome cuidado para no se machucar, pois eles podem ser cortantes; J existem cidades com projetos de Reduo de Danos especficos para pessoas que cheiram cocana. Nestes, h a disponiblizao de canudos de silicone. Informe-se; Use sempre camisinha.

Estratgias de Reduo de Danos para o uso de Alucingenos


Faa um plano de viagem. Seu estado de nimo e suas companhias sero fundamentais para dar evitar uma bad trip; No use alucingenos se voc estiver s. Esteja com pessoas amigas, e de confiana. De preferncia, que possa haver na roda de amigos algum que no esteja sob efeito; Depresso, nervosismo, parania, ansiedade, tristeza e angstia podem disparar bad trips. Evite o uso se estiver com este tipo de emoo; No misture alucingenos com outras substncias; Os alucingenos tm efeitos muito distintos um dos outros. Das primeiras vezes que for usar uma substncia, prefira doses bem pequenas. Tenha cuidado; Os efeitos podem demorar um pouco. Espere antes de tomar uma outra dose, seja l qual for o alucingeno que voc esteja usando. Tenha pacincia; No dirija. Evite a operao de mquinas e outras prticas perigosas que exijam ateno e concentrao; No use se voc tem algum compromisso nas prximas doze horas; Algumas pessoas relatam a ocorrncia de flashbacks, que se caracterizam por um lapso de efeito rpido e repentino, que pode ocorrer meses depois do uso. Caso experimente tal situao, tente manter a calma. Tudo ir passar em poucos minutos; A bad trip pode ser caracterizada como uma experincia aterrorizante. H por vezes um inexplicvel medo de uma morte iminente. Pode-se perder totalmente o contato com a realidade. Caso perceba um amigo ou amiga nestas condies, procure lhe transmitir calma. No fique o tempo todo repetindo que est tudo bem, nem dizendo que tudo no passa de uma viagem. Ser mais til mostrar-lhe que voc est ali, com calma e muito afeto. Basta mostrar amizade, falando baixo, e provavelmente o pior ir passar. Contato fsico, nestas horas, fundamental; Esforce-se para construir estratgias que o ajudem a no esquecer de usar preservativos. A viagem pode ser fantasia, mas o risco real. Use sempre camisinha.

Estratgias de Reduo de Danos para o uso de Ecstasy


Tome gua. Pelo menos um litro, ao longo do tempo em que voc estiver sob efeito; Evite bebidas alcolicas. Bebidas doces, alm da gua, so uma boa pedida; No misture ecstasy com medicamentos. Nem mesmo com cido acetil saliclico (aspirina); Se por acaso voc sofre de problemas renais, cardacos, hepticos, de epilepsia ou alergia a algum medicamento, o ecstasy pode ser especialmente perigoso. Muito cuidado; O ecstasy provoca um forte aumento da temperatura corporal, ainda que voc no note. Em ambientes fechados e muito cheios (como em danceterias), isto pode ser especialmente desconfortvel e perigoso. Fique atento ao seu prprio corpo; No dirija; Use sempre camisinha.

Estratgias de Reduo de Danos para o uso de Anabolizantes


No compartilhe agulhas e seringas. Use sempre material descartvel e esterilizado; No misture diferentes tipos de substncias; O uso sem superviso mdica bastante perigoso. Se voc fizer esta opo, procure ao menos conversar com pessoas que fazem uso a mais tempo que voc; Limpe o local com lcool, antes e depois de picar-se. Espere pelo menos 15 dias antes de picar-se no mesmo local; Guarde as seringas usadas em um local seguro, e troque por limpas com o redutor de danos; Use uma seringa para cada dose; Se voc realmente no possui mais de uma seringa, higienize a que voc usou antes de uma nova dose. Encha de gua, esvazie, encha de gua sanitria, e esvazie; encha novamente com gua, e esvazie. Todas as vezes que esvaziar, o faa em uma pia ou mesmo no cho. No reaproveite o que sai da seringa; Beba bastante gua, para evitar desidratao; Nunca deixe de fazer exerccios aps usar, preferindo sries leves, para evitar o surgimento de ndulos no msculo aplicado; No use lcool ou outras drogas enquanto estiver sob efeito; Use sempre camisinha.

Estratgias de Reduo de Danos para o uso de Tabaco


Evite fumar de estmago vazio. Tente transformar seus hbitos, de modo que o primeiro cigarro do dia ocorra cada vez mais tarde; Tenta aumentar cada vez mais o tempo entre um cigarro e outro; Evite deixar seus cigarros vista. Muitas vezes, fuma-se automaticamente, sem desejo, por estmulo visual; No fume se voc est envolvido em alguma atividade para a qual necessite usar as mos; No fume na presena de crianas, de mulheres grvidas, ou em locais fechados e sem ventilao; Lute por seus direitos. Exija dos bares, boates e restaurantes que voc freqenta a instalao de sistemas de exausto eficientes; Conhea a si mesmo, e seus hbitos. Identifique quais cigarros que voc no consegue ou no quer abrir mo (depois do almoo, durante o caf, no intervalo da aula...). Torne consciente cada pequeno ato inconsciente; Escove os dentes aps as refeies. Isto diminui a vontade de fumar; Beba bastante gua. o melhor desintoxicante.

Das könnte Ihnen auch gefallen