Sie sind auf Seite 1von 10

*INTRODUO*

INTRODUO.......................................................................................................02 EFEITO DO RUIDO...............................................................................................04 POSSVEL PREVENIR.......................................................................................06 A MONITORAO...............................................................................................07 O TESTE AUDIOMETRICO.................................................................................08 AS MEDIDAS DE SEGURANA E ADIMINISTRATIVAS...........................................................................................09 OS EQUIPAMENTOS DE PROTEO INDIVIDUAL(EPIs)...............................................................................................10 PLUGS DE INSERO..........................................................................................11 ABAFADORES TIPO CONCHA...........................................................................12 MANUTENO E HIGIENIZAO....................................................................13 RESUMO.................................................................................................................14 . QUESTIONRIO....................................................................................................15

*O Rudo Esta em toda Parte*

Seja em casa ou no trabalho, experimente escuta os sons em sua volta por alguns momentos.Voc escuta rudos em nveis altos ou baixos?Voc esta permanentemente exposta aos mesmos nveis de rudo ou eles variam? Os sons aos quais voc est exposto so contnuos ou intermitentes?O rudo continuo emitido geralmente por equipamentos tais como: britadores cnicos, tornos, etc. enquanto o rudo de impacto produzido por brocas de impacto e pensas. Fora de suas atividades do ambiente de trabalho,voc pode estar exposto a elevados nveis de rudo seja nas ruas,nos aeroportos,nos eventos esportivos ,como nas corridas de carros nas danceterias,ect. possvel que voc tambm esteja exposto a elevados nveis como em caadas com arma de fogo,nas provas de tiro ao alvo,nos festejos onde se fazem explodir fogos de artifcios.

As instrues contidas neste manual iro ajud-lo a entender como rudo afeta e reduz sua capacidade de perceber os sons.Ele contm instrues valiosas que, se adotadas, permitiro a voc e seu empregador, desenvolverem de forma eficaz, um programa de proteo auditiva na empresa.A avaliao da exposio ao rudo nas diversas reas de trabalho, os exames mdicos peridicos para avaliao da capacidade auditiva, bem como a adoo de EPIs de quantidade,so medidas de elevada importncia na preservao da capacidade auditiva do trabalhador .

*EFEITO DO RUDO*

A exposio do trabalhador e elevados nveis de rudo pode causar Fadiga. Presso alta (hipertenso) Tenso e nervosismo. Perda da capacidade auditiva. Os efeitos nocivos do rudo sobre o sistema orgnico esto legados tanto ao tempo de exposio,quanto ao nvel de rudo.A intensidade de rudo medida em decibis.Por exemplo:a nvel de vinte decibis (db) praticamente impossvel se escutar o tic tac dos antigos relgios de corda.No entanto,,os nveis de rudo situados entre 130 e 160 decibis (turbina de avio a jato),so insuportvel.O rudo entre 80 e100 decibis no nveis dessa intensidade sem a adequada proteo,por tempo prolongado,sofrero danos irreversveis em seu sistema auditivo.

Observe o caminho que o som percorre no seu sistema auditivo at ser percebido por voc.Primeiro,o pavilho auditivo coleta as ondas sonoras e as introduz atravs do canal ,que tem aproximadamente 35cm de extenso,at atingir o tmpano,fazendo-o vibrar.Tais vibraes fazem com que trs diminutos ossos interligados,localizados na orelha mdia,denominado martelo,bigorna e estribo,se vibraes atingem as clulas ciliadas e so transformadas em impulsos eltricos que so finalmente transmitidos ao crebro pelo nervo auditivo. Exposto por longos perodos a elevados nveis de rudo,as pequenas e frgeis clulas ciliadas perdem parte de sua flexibilidade, acarretando danos irreversvel a capacidade auditiva do ser humano. Mesmo as curtas exposies a nveis elevados de rudo podem causar danos como: A sensao desagradvel de zumbido no sistema auditivo. A sensao de que algo obstrui seu canal auditivo,aps sua sada do trabalho,por um bom tempo. Constante exposies a elevados nveis de rudo sem a devida proteo,podem causar a perda definitiva da audio.A perda pode ocorrer mesmo que voc no percebe nem sinta dor alguma. Os primeiros sintomas da perda auditiva so representados pela dificuldade em se perceber sons emitidos em freqncia mais altas como os gerados por campainhas de telefone, por exemplo Em seguida,cada vez se percebe menos as freqncias que se originam da pronuncia de algumas consoantes e, depois ,as oriundas da pronuncia das vogais.Por ltimo,a incompreenso da comunicao verbal como conversa ao telefone,novelas na televiso,etc.Tambm,o que e lamentavelmente ainda,a msica pode tornar-se difcio de ser ouvida.

* POSSIVEL PREVENIR*

Felizmente, voc e seu empregador podero desenvolver um trabalho de forma conjunta visando a proteo auditiva na sua empresa.Basta considerar o seguinte: Efetuar monitorao dos nveis de rudo. Proceder exames mdicos iniciais e peridicos. Adotar medidas de segurana. Adotar medidas administrativas. Adotar bons equipamentos de proteo individual(EPI,s). Treinar os trabalhadores,capacitando-os para controlar a exposio ao rudo.

Como sabido,h leis que regulamentam o estabelecimento de parmetros objetivando a conservao do sistema auditivo do trabalhador.A empresa deve implantar e administraram programa d e proteo com monitorao permanente dos nveis de rudo e tomar medidas que visam a conservao do trabalhador. Nas reas em que os nveis de rudo ultrapassarem 80 decibis ao longo de uma jornada de trabalho-oito-horas a ateno deve estar voltada para a adoo dessas medidas. Um bom programa de proteo abrange: A monitorao de proteo abrange: O exame mdico peridico das condies fsicas do ouvido. Adoo de equipamentos de proteo Treinamento e reciclagem peridicas quando aos riscos da exposio ao rudo e seus malefcios ,como forma de conscientizao,bem como o uso adequado de protetores auditivos e noes de manuteno e higienizao dos mesmos.

*AMINITORAO* Atravs da verificao peridica da exposio ao rudo nas diversas reas de sua empresa,seu empregador certamente identificar quais as atividades potencialmente danosa audio dos trabalhadores.Para que os resultados da monitorao sejam confiveis, necessrio que os instrumentos hostilizados sejam de reconhecida qualidade e estejam devidamente calibrado.So eles: Medidor de nvel de preso Sonora :Este instrumento,tambm conhecido como decibelimetro,identifica as reas de trabalho onde o nvel de rudo ultrapassa o limite de tolerncia. udio dosimetro:Este aparelho instalado no trabalhador ,sendo o microfone posicionado junto zona auditiva .Como o equipamento acompanha o trabalhador durante a sua jornada de trabalho possvel registrar os nveis de rudo a que ele est exposto.

Dosmetro de Rudo

Decibelimetro

PERGUNTA

No local onde voc trabalha necessrio falar alto ou Gritar pra se comunicar com algum que esteja a um metro de distncia?

Si isto ocorrer , certeza o nvel de rudo do local est acima dos 85 decibeis, fazendo-se obrigado o uso de medidas de controle da exposio para preveno da perda auditiva induzida pelo rudo.

*O TESTE AUDIOMTRICO* A audiomatria um exames,simples,que consistem em determinar como est acuidade auditiva e no causa fsico ao trabalhador.O primeiro exame geralmente realizado antes da admisso do trabalhador e repetido seis mis ,tendo como objetivo a avaliao do mais baixo nvel de rudo que ele pode detectar em cada um de seus ouvidos.a partir da,a periodicidade de realizao da audimetria depender da exposio ao rudo de cada funo.Na funes com exposio mais elevada ao rudo,os trabalhadores sero submetidos audimetria em intervalos de tempo menores (geralmente semestral ou anual),enquanto que no caso de exposio menos intensa(abaixo de 80 db),a audimetria poder ser realizada bienalmente ou critrio do mdico,podendo ser at mesmo dispensada.

PRECEDIMENTTOS PELEMINARES No se exponha a elevados nveis de rudo,no trabalho ou fora dele,nas 14 horas que antecedem o exame.Faa uso de protetores auriculares se for necessrio. Informe ao mdico que lhe examinar sobre as ocorrncias que se verificam tanto no passado quanto no presente,relacionados com seu sistema auditivo,como os nveis de rudo aos quais voc se submeteu no trabalho e fora dele. Caso voc desconhece como se procede um exame audiomtrico, tome informao com mdico.Certamente ,ele ter satisfao em atend-lo. Aps o exame inicial,voc cera submetido a exames peridicos para detectar precocemente qualquer alterao na audio. claro,caso tenha ocorrido alguma mudana siguifinicativa, relacionada com danos ocasionais em seu sistema auditivo,voc ser notificado pelo servio mdico. Equipamentos de proteo sero fornecidos caso sejam necessrio.

*AS MEDIDAS DE SEGURANA E ADMINISTRATIVAS*

O rudo no ambiente de trabalho pode ser reduzido e at mesmo eliminado, por meio de medidas de segurana e administrativo. As medidas de segurana consistem na substituio de antigas mquinas por outras mais modernas, reduo de equipamentos, mudanas no sistema de produo.etc. Exemplo Transferindo para salas isoladas acusticamente, processos altamente ruidosos. Utilizao de tapetes ou carpetes, piso flexveis e paredes que observamos sons. Substituio componente metlico ruidosa por outros de plsticos ou borracha. Eliminando as vibraes causadas pelo funcionamento de mquinas antigas,utilizando calos de borracha. Garantindo que o servio de manuteno e lubrificao dos equipamentos sejam realizados de forma adequada. Verificando se equipamentos ruidosos como moto serra e o cortador de grama utilizados pelo jardineiro possuem sistema de atenuao de rudo. As medidas de administrao incluem: Adeterrminao de que apenas nas ocasies em que for menor o nmero de trabalhadores,coloquem em funcionamento as mquinas mais ruidosas. Estabelecendo de sistema de rodzio de tarefas de forma que o trabalhador passa alternar perodo em atividades ruidosas com outros em situao acstica mais confortvel.

Das könnte Ihnen auch gefallen