Sie sind auf Seite 1von 4

TIRO POLICIAL FUNDAMENTOS DO TIRO

FUNDAMENTOS DO TIRO POLICIAL


1. EMPUNHADURA: constitui-se de Altura, Envolvimento e Presso. a) Altura - fcil entender-se que se empunharmos a coronha do revlver muito alto, estaremos prejudicando o trabalho do co retaguarda, e ainda dificultando a ao do dedo indicador ao acionarmos a tecla do gatilho durante a ao dupla, favorecendo assim, a chamada pane de dedo, tudo pelo mau posicionamento da mo. Entretanto, se empunharmos a coronha do revlver muito baixo, originar-se-o tiros para o alto. Da o ideal que o incio da mo (regio entre o dedo polegar e o indicador) comece juntamente com o incio da coronha do revlver. b) Envolvimento - o polegar, como os demais dedos, envolve a coronha da arma. A parte de trs da coronha colocada na palma da mo, o dedo polegar se posiciona abaixo do boto serrilhado e os dedos mdio, anular e mnimo se fecham em torno da mesma, sob o guarda-mato, envolvendo-a totalmente. O dedo indicador no faz parte do envolvimento, indo se posicionar sobre a tecla do gatilho, entre a primeira e a segunda falange. c) Presso da mo que dispara a arma - deve-se dar grande ateno para o detalhe da presso da mo sobre a coronha, de forma que, em hiptese alguma, uma vez feita a pegada, esta no deve ser desfeita, o que, em ocorrendo, mostrar que a arma no estava suficientemente firme, afrouxando-se a mo. Pressione somente os dedos anular, mdio, mnimo e polegar at avermelharem-se as unhas, relaxe um pouco, e no mais modifique. Lembre-se de que, se a cada disparo a empunhadura for refeita, um sinal claro de que sua pegada est frouxa. A empunhadura deve ter uma presso natural, como um aperto de mo. d) Envolvimento e Presso da mo que auxilia - os dedos da mo que auxilia, em forma de concha dever envolver os dedos da mo que atira logo abaixo do guardamato e a palma dever fixar-se na placa da armao, na parte no alcanada pelos dedos da mo que atira; o dedo polegar dever fixar-se na armao na armao CAP PM GIFFONI (71) 8851.5526 capitaogiffoni@gmail.com Pgina 1

TIRO POLICIAL FUNDAMENTOS DO TIRO

ficando paralelo e abaixo do ferrolho nas pistolas, ou junto do dedo polegar da mo que atira quando se tratar de revlver. A presso exercida pela mo que auxilia, dever ser o suficiente apenas para ajustar a mo que atira na arma. esta mo que segura o conjunto arma/mo facilitando o controle do recuo.

2. POSIO: em princpio necessrio que se esclarea que, em combate, o atirador dever tomar a posio que melhor convier ao momento, objetivando sempre o melhor aproveitamento para seu disparo. Por isso so ensinadas diversas posies reais de combate, com o respectivo emprego mais favorvel, para que o homem aplique ao mximo sua criatividade, adaptando-se rapidamente, por reflexo, ao melhor posicionamento, considerando a possvel utilizao de proteo (relevo, viatura, muros, etc.).

3. VISADA: o enquadramento do aparelho de pontaria, dividido em dois momentos distintos e subseqentes, ou seja: a) Linha de Mira: linha imaginria que parte do olho aberto do atirador enquadrando ala e massa de mira; b) Linha de Visada: linha imaginria que se estende do aparelho de pontaria enquadrado (linha de mira) at o centro do alvo. Especialmente em tiros de curta distncia, onde se exige rapidez de ao, na maioria das vezes, no tem o atirador, tempo para um perfeito enquadramento de miras. Deve o atirador, portanto, apontar a arma na direo do alvo, com ambos os olhos abertos, procurando colocar a massa de mira no centro do alvo, efetuando o tiro. Faz a visada como se apontasse o dedo indicador para o alvo. Somente procure enquadrar ala e massa, se o tempo de que dispe para ao e reao, o permitir, ou caso esteja abrigado ou distanciado do alvo. O enquadramento perfeito da ala e massa s se torna essencial, para tiros a maiores distncias, tiros alm de 20 metros, onde a possibilidade de erro maior e, ento, o atirador j no alvo to CAP PM GIFFONI (71) 8851.5526 capitaogiffoni@gmail.com Pgina 2

TIRO POLICIAL FUNDAMENTOS DO TIRO

fcil ao opositor. No tiro policial deve o atirador efetuar os tiros com os dois olhos abertos.

APARELHO DE PONTARIA

CAP PM GIFFONI (71) 8851.5526 capitaogiffoni@gmail.com

Pgina 3

TIRO POLICIAL FUNDAMENTOS DO TIRO

4. RESPIRAO: nos tiros em ao dupla deve-se fazer uma pequena inspirao e bloque-la durante o acionamento. Expira-se logo aps o disparo, e inicia-se outro ciclo, mas, mesmo assim, em ao dupla isto no rgido. A rapidez da ao exige apenas que o atirador prenda a respirao no exato momento do disparo. Porm necessria uma pequena pausa respiratria.

5. ACIONAMENTO DA TECLA DO GATILHO: constitui-se no fator crucial do aprendizado. Deve ser usada sempre a ao dupla, uma vez que esta a verdadeira ao de combate. Na ao dupla, a dobra do dedo entre as falanges deve coincidir com a quina direita da tecla, e a ao deste dedo indicador deve ser para trs, no sentido do eixo do antebrao, e no em diagonal, o que provocaria tiros em linha, esquerda, para os destros, e direita, para os sinistros. Com calma procure combater um outro fenmeno que cedo ocorrer: o homem afrouxa a pegada e, ao acionar a tecla, conjuga a pegada dos quatro dedos com o movimento do dedo indicador na tecla do gatilho. Assim, ao invs de comandar a ao somente para o dedo indicador, o faz para todos os dedos, o que impede a ao correta do dedo indicador, no conseguindo este realizar o acionamento, originando a pane de dedo. Muito comum ser tambm o acionamento brusco da tecla do gatilho, a chamada gatilhada, por preveno contra o estampido do revlver. Inicia-se o movimento do co retaguarda e o mesmo termina bruscamente, e muitas vezes, j se inicia um movimento nico e repentino, o que provocar tiros enterrados, isto , abaixo da silhueta, e muitas vezes no cho, isto a uma distncia de 10 metros.

CAP PM GIFFONI (71) 8851.5526 capitaogiffoni@gmail.com

Pgina 4

Das könnte Ihnen auch gefallen