Sie sind auf Seite 1von 10

UFSM - UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA CURSO DE ENGENHARIA ELTRICA ESP 1033 TPICOS AVANADOS EM AUTOMAO INDUSTRIAL PROFESSOR:

: GEOMAR MACHADO MARTINS

Controle de nvel de gua de reservatrios Relatrio final

Acadmicos Adriano Bonfada Daniel Schneider Rodrigo Guareschi

Santa Maria, julho de 2008.

Introduo

O presente relatrio tem como objetivo descrever o funcionamento do controle de um acionamento de caixa dgua atravs do software supervisrio e controle de processos Elipse.Para o tal foram utilizados alem do programa, sensores e aparelhos que sero descritos no decorrer deste.

Desenvolvimento prtico

A montagem da caixa dgua e dos sensores utilizados no projeto j estava instalada previamente, assim ser descrito apenas de forma resumida a montagem.

No modulo de automao foram feitas modificaes para poder serem feitas a alimentao, monitorao e controle do sistema, assim foram criadas quatro sadas de 220V para a alimentao da bomba hidrulica e a vlvula solenide. Criao de quatro entradas digitais para os sensores de nvel. Na montagem da estrutura foi feita uma conexo entre os dois reservatrios usados atravs de um cano de PVC, na extremidade inferior do cano foi colocada a vlvula solenide para impedir que a gua retorne ao reservatrio inferior evitando que a bomba hidrulica utilizada fique vazia, evitando assim que se danifique. Na parte lateral do reservatrio superior foram instalados os dois sensores de nvel, um na parte superior para detectar o nvel Maximo e outro na parte inferior para detectar o nvel mnimo. Ambos foram montados com configurao NA (normalmente aberto). Numa plataforma localizada entre os dois reservatrios, foi colocado a bomba hidrulica e o contator utilizado no acionamento. Como a bomba de utilizada possua duas sadas de gua uma delas foi bloqueada para o que a gua move-se com maior velocidade para o reservatrio superior.

Depois de feita a instalao foi definida as entradas dos dispositivos no modulo de automao, assim foram definidos as seguintes entradas.

Entradas X1 Sensor de nvel Mximo do reservatrio superior X2 Sensor de nvel Mnimo do reservatrio superior X5 X6 Abertura da vlvula Desliga bomba

E as seguintes sadas:

Sadas Y14 Acionamento da vlvula do solenide Y16 Acionamento da bomba hidrulica

Materiais utilizados para a montagem:

Sensor de nvel Para detectar o nvel de lquidos em reservatrios. O funcionamento deste sensor atravs do movimento do flutuador que gera um sinal magntico. Este sinal transmitido a um sensor magntico. O sinal de sada um contato N.A. ou N.F., dependendo da posio em que for instalado, que pode acionar um contador auxiliar, um rel ou um CLP. Sua montagem feita atravs de furao passante, com aruela de vedao.

Figura 1 Sensor de nvel e o instalado

Vlvula do tipo P As vlvulas de reteno so equipamentos de proteo instaladas visando proteger as instalaes hidrulicas do refluxo de gua quando do paralisao das bombas. Como funo secundria, so importantes para a manuteno da coluna da gua durante a paralisao. Geralmente so instaladas no incio das tubulaes de recalque, entre a sada das bombas e antes dos registros (vlvulas de gaveta), para proteo das bombas contra os golpes de arete, resultantes da cessao brusca do escoamento,

especialmente por falta de energia eltrica. Em funo do tipo de vlvula que possuem permitem o deslocamento da gua num s sentido.

Figura 2 Vlvula de reteno e a instalada

Vlvula solenide

A vlvula solenide composta por duas partes bsicas: o corpo e a bobina solenide. A bobina consiste de um fio enrolado ao redor de uma superfcie cilndrica. Quando a corrente eltrica circula atravs do fio, gera uma fora eletromagntica no centro da bobina solenide, que aciona o mbolo, abrindo ou fechando a vlvula. O corpo da vlvula contm um dispositivo que permite a passagem ou no do fluido, quando a haste acionada pela fora eletromagntica da bobina. O pino puxado para o centro da bobina por esta fora, permitindo assim a passagem do refrigerante. Quando a bobina desenergizada o processo contrrio ocorre, pois o peso do pino em conjunto com a fora da mola instalada na parte superior da vlvula faz com que volte a bloquear a passagem do fluxo atravs da vlvula.

Figura 3 Vlvula solenide

Bomba hidrulica

Responsvel pela movimentao da gua do reservatrio inferior ate o superior. A bomba utilizada no projeto foi retirada de uma maquina de lavar loua.

Figura 4 Bomba hidrulica utilizada

Contatores

Contatores

so

dispositivos

de

manobra

mecnica,

eletromagneticamente, construdos para uma elevada freqncia de operao. De acordo com a potncia (carga), o contator um dispositivo de comando de motor e pode ser utilizado individualmente, acoplados a reles de sobrecarga, na proteo de sobrecorrente. H certos tipos de contatores com capacidade de estabelecer e interromper correntes de curto-circuito. Responsvel pelo acionamento da bomba hidrulica.

Figura 5 Modelo de contator e o utilizado

Modulo de automao

A bancada utilizada foi utilizada um modulo de automao j previamente construda e disponibilizada pelo laboratrio.

Figura 6 - Modulo de automao

Caixa plstica

Foi utilizada uma caixa plstica de 50 litros.

Figura 7 Caixa plstica e a utilizada

Desenvolvimento do software de controle

O programa de controle foi desenvolvido em cima do programa Elipse E3, com a ajuda de um CLP para o acionamento da bomba e das vlvulas.

O ladder da programao do CLP est representado na figura abaixo.

Figura 8 Ladder do CLP

Abaixo a tela do controle do programa desenvolvido rodando no Elipse.

Figura 9 Tela de controle

O programa de controle possui vrios botes que servem para o controle do sistema, um resumo deles e do funcionamento do sistema ser descrito abaixo: A tela de controle tem dois botes com a finalidade de ligar e desligar o CLP. Quando a funo Esvaziar reservatrio estiver acionada a figura da vlvula muda de imagem e passa a mostrar que ela est ativa, assim indicando que a mesma est em funcionamento esvaziando a caixa dgua. Etapa que continua at o reservatrio superior se esvaziar. Assim quando ele est vazio o sensor de nvel vazio passa para Ativado indicando que o reservatrio est vazio acionando a bomba dgua e fechando a vlvula de sada de gua e alterando a figura da mesma para a posio anterior. A figura que indica a bomba muda e passa a mostrar a mesma em funcionamento. Este ciclo vai at o reservatrio ficar cheio. Assim o sensor de nvel alto passa para Ativado e a bomba desligada automaticamente e vlvula ligada, reiniciando o processo. A tela ainda possui um boto de desligamento da bomba manualmente por uma questo de segurana apenas, para evitar que a bomba fique sem gua no reservatrio inferior, evitando que haja danos.

Referencias Bibliogrficas

Manual e tutorial online do Software Elipse, fornecido pela empresa que desenvolve o programa; Manual do drive do TP02, fornecido pela empresa WEG; Material de apoio da cadeira, fornecida pelo Professor Geomar Martins.

Das könnte Ihnen auch gefallen