Sie sind auf Seite 1von 123

ANDRA ALICE DA CUNHA FARIA

O USO DO DIAGNSTICO RURAL PARTICIPATIVO EM PROCESSOS DE DESENVOLVIMENTO LOCAL: UM ESTUDO DE CASO

Tese apresentada Universidade Federal de Viosa, como parte das exigncias do Programa de PsGraduao em Extenso Rural, para obteno do ttulo de Magister Scientiae.

VIOSA MINAS GERAIS - BRASIL SETEMBRO - 2000

ANDRA ALICE DA CUNHA FARIA

O USO DO DIAGNSTICO RURAL PARTICIPATIVO EM PROCESSOS DE DESENVOLVIMENTO LOCAL: UM ESTUDO DE CASO

Tese apresentada Universidade Federal de Viosa, como parte das exigncias do Programa de PsGraduao em Extenso Rural, para obteno do ttulo de Magister Scientiae.

APROVADA: 21 de dezembro de 1999.

Marcos Affonso Ortiz Gomes

Sheila Maria Doula

Rosana Rodrigues Heringer

Antnio Luiz de Lima

Geraldo Magela Braga (Presidente da Banca)

minha me, Alice, in memoriam, de quem herdei, dentre tantas coisas, o nome e a voz. Cidinha e a todas as segundas mes que encontrei pelo mundo afora, obrigada pelo amor e pelo apoio incondicional das mes.

ii

AGRADECIMENTO

A Deus, pela fora para fazer esta pesquisa. A um nmero sem fim de pessoas, pelas incontveis e incansveis trocas de reflexes nos diversos momentos de convvio profissional e pessoal. Ao meu pai, em especial, por ter me despertado a curiosidade de observar o mundo, a sociedade, as relaes, as pessoas, a economia, a poltica, e por ser, certamente, a pessoa com quem h mais tempo divido minhas reflexes. Valeram todas as brigas, que estimularam e orientaram os princpios de muitas das idias que discuto neste trabalho. Vida, por ter me dado (por me dar), alm da Agronomia, a oportunidade de atuar, agir, estar na sociedade. Sempre em grupo, claro, e com tantas pessoas, que seria impossvel listar aqui. S por Minas Gerais... as pessoas da Violeira, do CTA ( claro!), do grupo de almoo, do curso, da cidade, da Universidade, os professores, alunos, funcionrios, o pessoal do PT, do CPT, e por a vai. Um destaque especial aos velhos amigos, daqui e de outras bandas, pela troca de idias, realizao de alguns de nossos projetos e pelos bons workshops, de preferncia beira-mar, claro!... Como diz o ditado: s existe uma coisa melhor que fazer novos amigos: conservar os velhos. A todos, o meu carinho e o desejo de que nos tornemos velhos amigos.

iii

Ao Centro de Tecnologias Alternativas da Zona da Mata (CTA-ZM), entidade que me abriu os espaos pelas Minas Gerais, apoiando-me em diversos momentos da presente pesquisa. A Irene Guijt, que me deu a luz do fio condutor e a certeza do referencial de anlise. [Irene Maria Guijt pesquisadora visitante do Departamento de Comunicao e Inovao (antigo Departamento de Extenso Rural) da Universidade e Centro de Pesquisa de Wageninger, Holanda e consultora do UICN - Unio Internacional para Conservao da Natureza, Sua]. Prefeitura Municipal de Tombos, atravs da Secretaria de Agricultura, na pessoa de Margarida Pinheiro, que me convidou para assessorar a prtica que analisada nesta tese. A Paulo Rigueira e Brilhante, do Departamento de Economia Rural da Universidade Federal de Viosa, que me ajudaram com os dados quantitativos, antes e depois do trabalho de campo. A Elisa Cotta, que me ajudou na coleta de dados da tese. A Franklin Daniel Rothman, meu professor e orientador, que me conduziu em momentos difceis e contribuiu para que eu pudesse ver/entender um pouco mais do que as Cincias (em particular, as Sociais) tm a dizer. minha grande amiga Adriana Arajo Passos, pelo fundamental apoio na reviso deste trabalho.

iv

BIOGRAFIA

ANDRA ALICE DA CUNHA FARIA, nasceu no Rio de Janeiro, em 28 de fevereiro de 1965. engenheira-agrnoma, formada pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ), em janeiro de 1986. O trabalho com organizaes populares na busca de um novo modelo de desenvolvimento rural, fundamentado no fortalecimento da participao popular, no apoio agricultura familiar como base produtiva e referenciado cientificamente nos princpios e nas tcnicas da agroecologia, pode resumir o iderio de sua atuao profissional. A fim de aprimorar seus conhecimentos e sua prtica profissional, em 1996, ingressou no curso de mestrado em Extenso Rural da Universidade Federal de Viosa (UFV), tendo defendido tese em dezembro de 1999. Nos seus 14 anos de formada, trabalhou durante oito anos e meio em entidades vinculadas direta ou indiretamente Rede PTA (Projetos de Tecnologias Alternativas), quase sempre no Nordeste do Brasil. A esta trajetria, somou-se uma atuao mais local, a partir de interaes com dinmicas municipais e atravs do uso de metodologias participativas de diagnstico e planejamento, no sentido de fortalecer a participao popular nas decises de interesse pblico. Por isto, este foi o objeto de estudo da sua dissertao de mestrado e tem se constitudo campo prioritrio de sua atuao profissional.

CONTEDO

Pgina EXTRATO ............................................................................................. ABSTRACT ........................................................................................... 1. INTRODUO .................................................................................. 1.1. O desafio democrtico ............................................................... 1.2. Especificidades do desafio na sociedade brasileira .................. 1.3. O problema de pesquisa e sua importncia .............................. 1.4. Objetivos .................................................................................... 2. REFERENCIAL TERICO ................................................................ 2.1. Origens e fundamentos do Diagnstico Rural Participativo (DRP) ...................................................................................... 2.2. A teoria do conhecimento e a filosofia da educao de Paulo Freire ......................................................................................... 3. APLICAO DO DRP PARA ELABORAO DE UM PLANO DE DESENVOLVIMENTO RURAL NO MUNICPIO DE TOMBOS, MINAS GERAIS ..................................................................................... 3.1. Caracterizao da rea de estudo ............................................. vi viii x 1 1 8 12 15 16 16 31

39 39

Pgina 3.2. Antecedentes histricos ............................................................. 3.3. Definio dos objetivos, abrangncia e enfoque do diagnstico ....................................................................................... 3.4. Levantamento das informaes ................................................. 3.5. Sistematizao e anlise das informaes ................................ 3.6. Formulao das propostas de ao ........................................... 3.7. Desdobramentos ....................................................................... 4. METODOLOGIA ............................................................................... 4.1. Unidade de anlise e populao ............................................... 4.2. Amostragem .............................................................................. 4.3. Coleta de dados ......................................................................... 4.4. Sistematizao e anlise dos dados ......................................... 5. ANLISE DOS RESULTADOS E DISCUSSO ............................... 6. RESUMO E CONCLUSES ............................................................. REFERNCIAS BIBLIOGRFICAS ..................................................... APNDICES ......................................................................................... APNDICE A ........................................................................................ APNDICE B ........................................................................................ APNDICE C ........................................................................................ APNDICE D ........................................................................................ APENDICE E ........................................................................................ APNDICE F ........................................................................................ 41 42 47 49 53 55 58 58 59 61 62 63 78 84 89 90 92 95 98 101 105

vii

EXTRATO

FARIA, Andra Alice da Cunha, M.S., Universidade Federal de Viosa, julho de 2000. O uso do Diagnstico Rural Participativo em processos de desenvolvimento local: um estudo de caso. Orientador: Franklin Daniel Rothman. Conselheiros: Fbio Faria Mendes e Geraldo Magela Braga.

A presente pesquisa desenvolve, a partir da anlise de uma prtica, reflexes a respeito das potencialidades e limitaes de um mtodo de diagnstico e planejamento com enfoque participativo o DRP (Diagnstico Rural Participativo). Em 1998, a Prefeitura Municipal de Tombos, Minas Gerais, Brasil, atravs de sua Secretaria de Agricultura, utilizou-se do DRP para desencadear um processo de diagnstico e planejamento, objetivando a elaborao de um Plano Municipal de Desenvolvimento Rural (PMDR). Esta a prtica analisada. A fim de qualificar este estudo de caso, nove meses aps a definio das propostas para o PMDR de Tombos, realizou-se uma pesquisa com 121 pessoas, que participaram do diagnstico e planejamento, com o objetivo de captar a percepo que tiveram a respeito do trabalho realizado. As pesquisas participativas utilizam-se de instrumentos que buscam, atravs da reflexo coletiva, estimular uma tomada de postura ativa do indivduo diante de sua realidade, a fim de transform-la. Concluiu-se que o DRP utiliza-se de tcnicas de levantamento e anlise das informaes, que so excelentes viii

instrumentos estimuladores desta reflexo coletiva. No entanto, este potencial encontra-se condicionado a vrios fatores relacionados ao sujeito e efetividade da estratgia utilizada, que so pontuados e discutidos. Inicialmente, resgata-se e analisa-se o pensamento acumulado em torno da idia de desenvolvimento a partir do local, o que evidencia o papel fundamental que a tomada de postura individual tem na democratizao das sociedades. Em seguida, posiciona-se o DRP dentro das concepes metodolgicas de pesquisa participativa. A fim de permitir a construo de um referencial de anlise para a prtica estudada, expem-se alguns elementos da teoria do conhecimento e da filosofia da educao de Paulo Freire, atravs de uma sntese de sua proposio metodolgica. Discute-se, ento, como se expressam e se concretizam estas proposies no mtodo estudado. A anlise dos dados aponta para uma grande potencialidade do DRP enquanto instrumento estimulador do processo de reflexo-ao. Entretanto, revela condicionantes importantes para que a sua utilizao venha a contribuir para uma tomada de postura ativa do indivduo diante de sua realidade.

ix

ABSTRACT

FARIA, Andra Alice da Cunha, M.S., Universidade Federal de Viosa, July 2000. The use of Participative Rural Diagnosis in local development processes: a case study. Adviser: Franklin Daniel Rothman. Committee Members: Fbio Faria Mendes and Geraldo Magela Braga.

Based on the analysis of a case study, this research reflects on the possibilities and limitations of a participation oriented method of diagnosis and planning PRD Participative Rural Diagnosis. In 1988, the City Hall of Tombos, Minas Gerais, Brazil, represented by its Secretary of Agriculture, applied the PRD to trigger a process of diagnosis and planning aiming to elaborate a Municipal Plan of Rural Development (MPRD), which is analyzed in this work. In order to qualify this case study, a research was carried out nine months after the definition of the proposals for Tombos MPRD involving 21 people to analyze their perceptions on the work developed. Participative research tools aim to stimulate individual action toward reality so as to change it. PRD uses assessment techniques and information analyses considered by this research to be excellent tools that stimulate collective thinking. However, this potential is conditioned to various factors related to the individual and to the effectiveness of the strategy used, that are identified and discussed. Initially, accumulated individual reflections on local development are collected and analyzed, making evident the fundamental role played by individual action in the x

democratization of society. Then DRP is applied within the context of the methodological concepts of participative research. In order to allow the construction of a referential of analysis for the studied practice, some elements from Paulo Freires theory of knowledge and philosophy of education are explored, by means of a synthesis of his methodological proposition followed by a discussion of how this proposition is expressed and rendered concrete in the method studied. Data analysis points to a great PRD potential as a stimulating tool in the reflection action process. However, it reveals the need of important conditioners which will allow it to contribute for an individual action towards reality.

xi

1. INTRODUO

1.1. O desafio democrtico A busca pela compreenso do mundo ao seu redor, pela interpretao da natureza e das relaes sociais sempre foi alvo de interesse do ser humano. A Histria registra os movimentos desta procura universal, a Cultura expressaa de vrias formas e a Cincia tenta compreend-la. Agora fim de sculo, poca em que se encontram favorecidas as reflexes sobre passado e futuro. tambm o momento de fortalecimento das expectativas de mudana. No que se refere organizao poltica e social, o sculo XX chega ao fim com as mesmas elevadas aspiraes com que comeou: estender os benefcios do governo democrtico a um nmero cada vez maior de homens e mulheres (HUNTINGTON, 1994:3). Este j antigo desafio, ao interagir com determinadas condies econmicas e culturais, mostrou-se de forma diferente ao longo do tempo. Apesar dos riscos de uma classificao rgida para fenmenos histricos, HUNTINGTON (1994) identifica trs grandes perodos de transio de regimes polticos autoritrios para regimes mais democrticos, que ele chama de ondas de democratizao. A primeira delas teve suas origens nas revolues americana e francesa e comeou a concretizar-se com o gradual surgimento de instituies 1

democrticas nacionais, j no incio do sculo XIX. Os Estados Unidos, a Sua, a Frana, a Gr-Bretanha, a Itlia, a Argentina, a Irlanda, a Islndia, a Espanha e o Chile so alguns dos mais de 30 pases que, no decurso de 100 anos, estabeleceram pelo menos instituies democrticas mnimas. J no incio do sculo XX, nas dcadas de 20 e 30, o direcionamento poltico dominante foi no sentido oposto, com o retorno ou a introduo de formas autoritrias de governo. Este perodo, denominado por HUNTINGTON (1994) como a primeira onda reversa, refletiu a ascenso ao poder de figuras histricas como Mussolini (na Itlia) e Hitler (na Alemanha), alm de ter sido palco de diversos golpes militares em pases como Litunia, Polnia, Letnia, Estnia, Portugal, Brasil, Argentina, Uruguai, Espanha e Japo. A segunda onda de democratizao comeou aps a Segunda Guerra Mundial. Pases como a Alemanha Ocidental, Itlia, ustria, Japo, Coria, Turquia, Grcia, Uruguai, Brasil, Costa Rica, Argentina, Colmbia, Peru e Venezuela vivenciaram perodos de criao ou revigoramento de suas instituies democrticas. Mas, j no incio dos anos 60, esta segunda onda de democratizao havia se exaurido. A Amrica Latina foi palco das mudanas mais dramticas. Golpes militares derrubaram os governos civis de pases como o Peru, o Brasil, a Bolvia, a Argentina, o Equador, o Uruguai e o Chile. Retrocessos aconteceram tambm na Coria, na Indonsia, na ndia e na Grcia. Alm disso, na frica, 33 pases que haviam se tornado independentes entre 1956 e 1970, organizaram-se em governos autoritrios. A terceira onda de democratizao comeou a se manifestar ainda na dcada de 60, na Europa, especialmente na Grcia e na Espanha. No final dos anos 70, a Amrica Latina comea a vivenciar novos processos de mudana e os militares so afastados do poder em pases como Equador, Peru, Bolvia, Argentina, Uruguai, Brasil e Chile. Na sia, a ndia retoma o caminho democrtico, assim como as Filipinas, a Coria e o Paquisto. No final da dcada de 80, o regime comunista comea a se abalar com a vitria do Solidariedade na Polnia e seus efeitos atingem pases como a Alemanha Oriental, a Tchecoslovquia, a Romnia e a Bulgria. No entanto, no Oriente Mdio e na frica, o movimento para a democracia nos anos 80 foi limitado, sendo o processo de reduo do apartheid, iniciado pelo governo da frica do Sul, o movimento mais expressivo. 2

Em termos filosficos, a origem do pensamento democrtico remonta Grcia antiga, entre os sculos VIII e V a.C., quando empreendeu-se a busca pela construo de uma sociedade justa e de um pensamento racional, livre de preconceitos (ABRO, 1999). Para muitos dos filsofos que dedicaram suas vidas a estudar as sociedades e a imaginar formas de organizao mais justas, a idia da democracia surge quase como um corolrio natural. A princpio, acreditavam que interesses e objetivos comuns podiam ser mais bem equacionados, quando os prprios interessados so partcipes de suas definies e esto envolvidos em sua execuo. Restava descobrir como equacion-los. Porm, a concretizao desta idia quase natural mostrou-se no to simples quanto a sua idealizao, conforme relatado no breve histrico do estudo de HUNTINGTON (1994). As dificuldades foram tantas que levaram Jean-Jacques Rousseau a afirmar, ainda em 1762, que se existisse um povo de deuses, governar-se-ia democraticamente. Governo to perfeito no convm aos homens (ROUSSEAU, 1999:151). No entanto, o antigo desafio permanece atual e, enquanto tal, requer compreenso mais aprofundada de suas peculiaridades no contexto da atualidade. Ainda no sculo VII a.C., foi a constituio das cidades (plis) que contribuiu de forma significativa para a instituio da democracia. Este processo tornou a sociedade mais aglutinada e complexa. A praa pblica, chamada de gora, constituiu-se num espao concreto das transaes comerciais e das discusses sobre a vida da cidade (ABRO, 1999). Ao longo do tempo, as sociedades foram crescendo e se complexificando, e o desafio democrtico foi deixando de ser aquele do vilarejo ou da tribo, para ser o desafio de uma democracia da nao-Estado. Neste mbito, a escolha dos representantes polticos atravs de eleies populares e o direito universal ao voto so os principais indicadores de uma democracia conceituada, hoje, como representativa. Segundo esta concepo, os mecanismos e processos de escolha destas representaes devem guardar os princpios de um processo democrtico. Uma vez escolhidos, os representantes do povo tornam-se os responsveis pela definio das polticas de desenvolvimento e pela administrao dos recursos pblicos.

Na atualidade, a idia de que a ao local aquela capaz de contribuir para o avano de uma democracia mais participativa do que representativa encontra-se bastante difundida no mundo, inclusive no Brasil, um pas de dimenses continentais. A idia no nova. Sua origem encontra-se na primeira metade do sculo XIX, quando Tocqueville defende a relao entre governo local, participao e democracia, como corolrio fundamental do aprofundamento democrtico (CASTRO, 1991). Discute-se e difunde-se, hoje, a idia de que atravs da atuao do indivduo no local onde vive e trabalha que os espaos de deciso podem ser democratizados, sejam estes espaos pblicos ou no. Prope-se uma viso que coloque o ser humano e os interesses coletivos como ponto central, convergindo para a potencializao das capacidades dos indivduos (DOWBOR, 1996). BUARQUE (1997:2) define o desenvolvimento local como
um processo endgeno de mobilizao das energias sociais na implementao de mudanas que elevam as oportunidades sociais e as condies de vida no plano local (comunitrio, municipal ou sub-regional), com base nas potencialidades e no envolvimento da sociedade nos processos decisrios.

Segundo SILVA (1997), o fenmeno contemporneo de ressignificao do local resgata utopias ao trazer a perspectiva de que os espaos locais possam solidrias. Nas diversas definies e nos recentes estudos sobre experincias de desenvolvimento local, encontra-se sempre a idia de construo de um plano de ao estratgico, coletivo, fruto da articulao do conjunto dos diversos atores sociais (DOWBOR, 1996; DESER, 1997; MARSIGLIA, 1996; COELHO, 1996; SABOURIN, 1996). A dicotomia rural-urbano tambm revista. Conforme afirma VEIGA (1997:1), o desenvolvimento rural parte integrante de uma nica dinmica sistmica de desenvolvimento. CAMPANHOLA e SILVA (1999:3), analisando o processo atual de valorizao do desenvolvimento local, constatam que o corte urbano-rural tem cedido espao para o enfoque na economia local. Compreende-se que as cidades tm que ser recolocadas no espao rural a 4 oportunizar sociedade a retomada das rdeas do seu desenvolvimento, com base em prticas cada vez mais democrticas e

que pertencem (DOWBOR, 1998:42). Por isso, fala-se em desenvolvimento local e no em desenvolvimento rural ou urbano, pois entende-se que um elemento essencial do desenvolvimento urbano ser a reconstruo da relao cidade-campo. So vrios os fatores que contriburam e influenciaram o renascer da idia de desenvolvimento a partir do local. As duas ltimas dcadas do sculo XX compem um cenrio de significativas mudanas nas concepes sobre desenvolvimento econmico. Em meados da dcada de 80 crescem as preocupaes relacionadas qualidade de vida e aos problemas ambientais contemporneos, como a poluio, a destruio da camada de oznio, a eroso dos solos e a dilapidao das florestas e da biodiversidade gentica. Em 1987, a Comisso Mundial sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento publica Nosso futuro comum, o famoso Relatrio Brundtland, lanando Humanidade um novo desafio: o desenvolvimento sustentvel. A Conferncia das Naes Unidas sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento, a Rio-92, reafirmou a importncia do desafio para os diferentes setores da sociedade (EHLERS, 1996). O questionamento sobre os efeitos perversos do atual modelo de desenvolvimento contemporneas. Durante muito tempo, aceitou-se a idia de que desenvolvimento e crescimento econmico eram sinnimos. Indicadores quantitativos, utilizados para medir o crescimento econmico, como o PIB (Produto Interno Bruto), o PNB (Produto Nacional Bruto) ou a Renda Nacional, eram tomados diretamente como indicadores de desenvolvimento. Em 1990, o Programa das Naes Unidas para o Desenvolvimento (PNUD), com o objetivo de medir a qualidade de vida e o progresso humano, cria um novo indicador, o IDH1 (ndice de Desenvolvimento Humano). A partir de ento, sua divulgao anual tem gerado impacto sobre a opinio pblica e as instituies acadmicas, tanto que hoje a comunidade internacional adota o
1

econmico

encontra

reforo

na

crtica

aos

ndices

tradicionalmente utilizados para medir o desenvolvimento das sociedades

O IDH utiliza-se de quatro indicadores: esperana de vida ao nascer; taxa de alfabetizao de adultos; taxa combinada de matrcula nos ensinos fundamental, mdio e superior; e renda per capita (PNUD, 1996:11).

IDH como indicador para medir o progresso dos pases em matria de desenvolvimento (PROGRAMA DAS NAES UNIDAS PARA O DESENVOLVIMENTO - PNUD, 1996). Outros fatos importantes para a valorizao do desenvolvimento a partir do local foram a crise do Estado de Bem-Estar Social ou Welfare States e as idias de descentralizao do Estado. Conforme analisa CASTRO (1991), durante os anos 70, o aguamento da crise fiscal e do desemprego, aliado ao surgimento de novos focos de pobreza, explicita uma srie de crticas ao welfare states. Essas crticas convergem pelo menos em relao a um aspecto: a busca de alternativas para a organizao das estruturas de poder e para o modo de funcionamento do aparato pblico como forma de se opor ao estatismo exacerbado e progressiva burocratizao das formas de sociabilidade cotidianas.
nesse quadro que o debate sobre a reestruturao do welfare state acaba situando a temtica de descentralizao do Estado; da redefinio dos nveis de interveno governamental; de novas formas de prover polticas pblicas, particularmente na rea social (CASTRO, 1991:81).

A vertente (neo)liberal que criticava a ingerncia do Estado na economia ganha fora com este debate e passa a difundir suas idias, segundo as quais
descentralizar significa transferir responsabilidades pblicas para o setor privado, segundo a lgica da eficincia e do lucro, visando restaurar as responsabilidades individuais atravs da recomposio moral de regras de solidariedade e de obrigao para com o trabalho, dentro do iderio liberal de igualdade de oportunidades (CASTRO, 1991:82).

Entretanto, para as diferentes correntes do pensamento crtico, este debate tem como principal objetivo a democratizao da administrao pblica.
As propostas de descentralizao das polticas sociais, no campo progressista, prevem a transferncia de competncias e funes para as esferas regionais e locais implicando maior diviso do poder decisrio (CASTRO, 1991:82).

dentro deste contexto que o local passa a ser valorizado e so as influncias anteriormente pontuadas que justificam que concepes humansticas, holsticas e democrticas estejam fortemente vinculadas ao conceito de desenvolvimento local. Em relao administrao dos espaos pblicos, verificou-se que o reforo da gesto poltica local representa
uma importante evoluo da democracia representativa, onde se cidado uma vez a cada quatro anos, para uma democracia participativa, onde grande

parte das opes concretas relacionadas com as condies de vida e a organizao do nosso cotidiano passam a ser geridas pelos prprios cidados (DOWBOR, 1998:42)

Vale ressaltar, portanto, que se as medidas de descentralizao poltico-administrativa so elementos importantes no processo de descentralizao do Estado, no so absolutamente suficientes para que signifiquem democratizao do Estado. Esta pressupe a participao ativa da populao nas decises da coisa pblica e muitos so os desafios de um processo genuinamente participativo. A descentralizao uma forma de superao da ineficincia do gigantismo burocrtico, uma das solues poltico-institucionais. Outra soluo a participao e incorporao de atores na arena decisria, para assegurar maior transparncia e democratizao no processo de formulao e execuo das polticas de governo (CASTRO, 1991). Conforme afirma ANDRADE (1996:19), o sentido democratizante da descentralizao certamente est relacionado existncia da participao da sociedade nas decises governamentais. No se pode ignorar aqui a complexidade do termo participao. Em absoluto ele um conceito fixo, nico, auto-explicativo. Tanto que existe uma vasta literatura a respeito do conceito em si e dos nveis de participao. Muitas buscam, atravs da definio de tipologias2, revelar a complexidade do termo. No entanto, na sua maioria, so de carter classificatrio, em que os nveis so ordenados de forma crescente segundo o grau de influncia atribudo populao. Para os objetivos da discusso que se seguir, interessa, no entanto, mais do que desenvolver uma classificao, discutir os condicionantes de um processo que possa promover, no indivduo, a vontade de participar. Algumas correntes de pensamento sugerem que este seja o caminho da aprendizagem do processo democrtico. Segundo SILVA (1997:22),
o processo pedaggico (de aprendizado do processo democrtico) que possibilita a superao dos entraves da democracia representativa, principalmente o limite da apatia/alienao poltica dos cidados no contexto de excessiva distncia entre governo e sociedade.

GUIJT (1999) faz uma anlise crtica sobre a validade e as limitaes destas tipologias.

Pesquisa realizada por PUTNAM (1996) vem reforar a idia de que a postura do indivduo diante da realidade fator determinante de uma sociedade democrtica. Entre os anos 70 e 90, o pesquisador e seus colaboradores desenvolveram uma longa pesquisa sobre a democracia italiana, atravs de um estudo comparativo entre o norte e o sul daquele pas. A pesquisa indica que o principal fator que explica o bom desempenho de um governo certamente at que ponto a vida social e poltica de uma regio se aproxima do ideal da comunidade cvica (PUTNAM, 1996:132). Como caractersticas desta comunidade cvica, o autor aponta a cooperao, a confiana, a reciprocidade, o civismo e a noo de bem-estar coletivo, valores individuais e coletivos. A pesquisa constata, ainda, que o contexto social e a histria condicionam profundamente o desempenho das instituies (PUTNAM, 1996:191). Porm, conclui que a conscincia que cada um tem de seu papel e de seus deveres como cidado, aliada ao compromisso com a igualdade poltica, constitui o cimento cultural da comunidade cvica (PUTNAM, 1996:192). Esta constatao reala a importncia das posturas pessoais no desenvolvimento de uma sociedade democrtica, reforando a idia de que processos que estimulam a tomada de conscincia do papel do indivduo na realidade possam contribuir para a democratizao das sociedades. 1.2. Especificidades do desafio na sociedade brasileira O atual processo de democratizao vivido pela sociedade brasileira inicia-se com a abertura poltica em 1979, depois de um longo perodo de vigncia do regime militar. WEFFORT (1992:11) situa o Brasil, ao lado de outros pases da Amrica Latina, como Argentina, Guatemala e Peru, como uma nova democracia, onde a transio de um regime autoritrio levou a uma mistura das instituies democrticas com importantes heranas de um passado autoritrio recente.

No perodo da ditadura, a tendncia generalizada3, em relao formulao dos instrumentos de poltica econmica, foi no sentido de reforar o processo de centralizao do Estado. Essa opo decorreu de vrios fatores ligados lgica poltica da Revoluo de 1964: a falta de tradio da burocracia estatal em elaborar e conduzir polticas macroeconmicas; a necessidade de tirar a economia do Pas da estagnao no prazo mais curto possvel; a escassez de recursos humanos experientes no trato daquelas polticas; e finalmente a impossibilidade de os conflitos entre os objetivos e as metas das diferentes polticas propostas serem resolvidos na disputa aberta entre grupos sociais ou regies, sob pena de ser ameaada a consolidao do novo regime poltico. Estas condies exigiram a formao de quadros tcnicos com poder para definir as condies da estabilidade do sistema econmico a longo prazo (HADDAD, 1980). Os planejamentos eram e, em parte ainda so, centralizados atravs da formulao de polticas nacionais, a exemplo dos grandes projetos de desenvolvimento (PINTO, 1981a). Ainda na primeira metade da dcada de 80 surgem algumas iniciativas de democratizao no mbito das administraes municipais. O livro organizado por HERMMAN NETO (1984) e editado pela Cmara de Deputados relata experincias de 22 municpios, onde destacam-se trs experincias histricas de Piracicaba-SP, Boa Esperana-ES e Lages-SC, esta ltima tambm sistematizada por ALVES (1982). Ainda sob vigncia da Constituio de 1969, que centralizou recursos tributrios e concentrou poder na esfera federal (RICHA, 1984), mas dentro de um contexto de luta democrtica e embaladas pela convico de que pelo municpio que a cidadania se exercita em sua plenitude, algumas administraes municipais apostaram nas decises da maioria da populao enquanto caminho para que as aes da administrao pblica viessem a atender anseios mais amplos e no apenas de grupos ou classes (HERMMAN NETO, 1984).
Estas experincias municipais davam a demonstrao clara de que a sociedade brasileira, emergente nesse mesmo processo revolucionrio, estava
3

Registram-se iniciativas, que, mesmo dentro do contexto de centralizao do Estado, procuraram incorporar a participao popular no planejamento das aes. Trata-se, principalmente, dos Programas de Desenvolvimento Rural Integrado (PDRIs), poltica promovida pelo Banco Mundial no contexto do I e II Plano Nacional de Desenvolvimento, na dcada de 70 (ROTHMAN, 1987).

criando uma nova forma de fazer a poltica, um novo meio de operar, de maneira organizada, no mbito da mesma sociedade autoritria (RODRIGUES, 1984:45).

Esta foi uma das faces da frente municipalista que conseguiu, com outros segmentos da sociedade brasileira e em um momento poltico mundial de valorizao da democracia, impingir mudanas na relao entre as trs instncias do Estado brasileiro na Constituio Federal de 1988. OAKLEY e MARSDEN (1982) observam que, nos anos 80, no contexto de poucos resultados alcanados pelas polticas e pelos programas norteados pela estratgia de desenvolvimento em vigor at ento, parece ter havido um consenso internacional a respeito da importncia da participao do pblicoalvo para conseguir a redistribuio dos benefcios do desenvolvimento. PINTO (1987:79) observa que, a partir de 75, comearam a surgir, primeiro timidamente, depois de uma forma muito presente, as palavras participao e planejamento participativo no mbito do Governo Federal brasileiro. Este discurso foi se generalizando no Ministrio da Educao, do Interior, da Sade, etc. Isso abre um espao, pelo menos um espao de legitimao, ao nvel do discurso, para prticas participativas. Dentro deste contexto e influenciados por uma concepo mundial dominante que valoriza a democracia e a instituio do Estado mnimo como indicadores de modernidade, os constituintes brasileiros escreveram uma Constituio que reafirma o carter de Federao do Pas e estabelece um pacto, o Pacto Federativo, fundamentado ideologicamente na descentralizao de responsabilidades e recursos. Conforme observa CACCIA-BAVA (1998:81):
A participao popular na administrao pblica, pelo menos no discurso, tornou-se hegemnica na cultura poltica brasileira recente, ou seja, deixou de ser apangio dos partidos de esquerda e dos movimentos sociais e passou a ser includa nas propostas de governos e no planejamento estratgico das cidades, independente da orientao ideolgica dos gestores.

No entanto, a partir desta Constituio que um novo caminho repleto de desafios comea a surgir: o da traduo de medidas de descentralizao poltico-administrativa do Estado em processos de democratizao. Ao municpio, confere-se maior autonomia poltica e financeira, abrindo espao para sua maior interveno no campo econmico e, neste contexto, o planejamento municipal participativo volta a ganhar importncia. 10

Constituio

Federal

de

1988

inaugura

um

processo

de

descentralizao do Estado brasileiro, que acontece principalmente atravs de uma reforma na poltica fiscal. Institui-se o Fundo de Participao dos Municpios (FPM) e transferem-se, a esta instncia, polticas que tradicionalmente eram coordenadas e, ou, executadas pelos governos estaduais e federal. Alm deste repasse e da arrecadao prpria, os municpios passaram a receber parcelas de recursos do ICMS4, do ITR5, dos Fundos de Sade, da Assistncia Social e Educao e, mais recentemente, do PRONAF (Programa de Fortalecimento da Agricultura Familiar), dentre outros como royalties etc. (DESER6, 1997).
O municpio ganha destaque na nova Carta que concede alguns avanos no sentido de maior autonomia municipal, devido a maior eqidade na distribuio dos recursos tributrios entre as trs esferas de poder, um certo incentivo ao planejamento, atravs da prerrogativa da elaborao da Lei Orgnica, da obrigatoriedade do Plano Diretor para municpios com populao superior a 20.000 habitantes e do Oramento Plurianual de Investimentos, alm do incentivo a descentralizao de alguns servios pblicos, tais como: sade, assistncia e educao (ANDRADE, 1996:4).

A nova Constituio abriu espao para a participao popular ao introduzir, no seu Artigo 29, tanto a iniciativa popular de projetos de lei de interesse especfico do municpio, da cidade ou de bairros, atravs de manifestao de pelo menos cinco por cento do eleitorado, quanto a cooperao das associaes representativas no planejamento municipal. Este ltimo mecanismo vem sendo pelo menos parcialmente garantido, atravs da exigncia de planos diretores e, ou, da vinculao de transferncias oramentrias elaborao de planos municipais que devem ser formulados no mbito de Conselhos, constitudos por representantes da sociedade civil e do Estado, a exemplo dos Conselhos de Desenvolvimento Rural. Do ponto de vista constitucional, o municpio considerado como esfera autnoma entre as que compem a federao (Arts. 10, 18 e 28), e confere-se a ele plena autonomia poltico-administrativa, desde que a Constituio Federal no seja ferida. Do ponto de vista tributrio, foram atribudos novos recursos aos estados e municpios e institudas formas de
4 5 6

Imposto sobre a Circulao de Mercadorias e Servios. Imposto Territorial Rural. DESER Departamento Sindical de Estudos Rurais

11

transferncias mais automticas (Arts. 158, 153 e 34). Do ponto de vista das polticas pblicas, amplia-se a competncia legislativa do municpio e a ele so atribudas novas responsabilidades (CASTRO, 1991). Na prtica, foram repassadas aos municpios mais as responsabilidades do que os recursos necessrios para desenvolv-las. A criao, via medida provisria do Governo Federal, do Fundo de Estabilizao Fiscal (FEF), retirou boa parte dos recursos, que, por lei, deveriam ser destinados aos municpios, criando limitaes concretas para a realizao do que foi idealizado na Constituio Federal. Outras limitaes advm dos princpios que orientam as administraes municipais, que, de forma geral, so fortemente influenciadas por uma lgica clientelista e altamente subordinada aos interesses das oligarquias locais. Alm disso, at as mudanas inauguradas pela nova Constituio, o papel dos governos municipais era extremamente limitado. Suas responsabilidades relacionavam-se a pequenas obras de infra-estrutura, como a conservao de ruas, estradas e praas. Pouco discutia-se sobre o papel dos governos municipais na implementao de polticas de desenvolvimento econmico e social. Estas praticamente restringiam-se a incentivos para a instalao de indstrias (DESER, 1997). Embora as organizaes sociais no Brasil sejam numerosas e atuantes, registra-se, at por ausncia de oportunidade, a falta de experincia de participao e discusso sobre polticas nos municpios (DESER, 1997). A atual conjuntura impe, portanto, novos desafios tambm a estas organizaes que
precisam superar um discurso exclusivamente reivindicatrio, evoluindo para o estabelecimento de relaes de parceria com outros agentes no processo de planejamento, sendo capazes de elaborar e negociar projetos (SABOURIN, 1996:113).

1.3. O problema de pesquisa e sua importncia A atual conjuntura poltica brasileira, onde destaca-se o processo de descentralizao do Estado, inaugurado pela Constituio de 1988, aponta para a intensificao das oportunidades de este processo levar a um outro: o da democratizao dos espaos pblicos, particularmente, os municipais. O

12

diferencial entre estes dois processos d-se atravs da participao da sociedade nas definies de interesse pblico. Compreende-se que um processo de reflexo coletiva possa contribuir para a democratizao dos espaos pblicos atravs de um estmulo tomada de conscincia do papel do indivduo na realidade vivida. As metodologias de pesquisa participativa mostram-se caminhos importantes para o enfrentamento deste desafio, na medida em que procuram desenvolver mtodos e procedimentos que estimulem a ao humana sobre a realidade a partir de um processo de reflexo coletiva. So diversos os mtodos7 desenvolvidos sob esta concepo, muitos deles num contexto poltico de oposio aos regimes totalitrios da Amrica Latina, dos anos 60 e 70. J na dcada de 90 ocorre uma nova (e rpida) expanso de novos mtodos e enfoques participativos8 no contexto do desenvolvimento sustentvel. Estes delinearam-se sob influncia de vrias concepes que colocam a participao, a pesquisa-ao e a educao de adultos na vanguarda das tentativas de emancipao da populao excluda (CORWALL et al., 1993). No entanto, esta rpida irradiao das tambm chamadas metodologias participativas parece estar sendo orientada, predominantemente, por uma razo instrumental, ou seja, pela atrao

PINTO (1986) enumera e d algumas indicaes sobre pesquisa-ao, pesquisa militante, auto-investigao, levantamento participativo, auto-diagnstico, auto-avaliao e levantamento consciente. VALAREZO (1995) apresenta uma listagem de 32 enfoques desenvolvidos desde a dcada de 70. So eles: AEA Agroecosystems Analysis; BA Beneficiary Assessment; DELTA Development Education Leadership Teams; D&D Diagnosis and Design; DRP Diagnstico Rural Participativo; DRPP Diagnstico Rural Participativo y Planeamiento; DRR Diagnstico Rural Rpido; GRAAP Groupe de recherche et dappui pour lautopromotion paysanne; IAP Investigacin Accin Participativa; IESA Investigacin y Extensin en Sistemas Agrcolas; IPA Investigacin Participativa Agrcola; MARP Mthode Acclr de Recherche Participative; PALM Participatory Analysis and Learning Methods; PD Process Documentation; PRM Participatory Research Methods; PTD Participatory Technology Development; RA Rapid Appraisal; RAAKS Rapid Assessment of Agricultural Knowledge Systems; RAP Rapid Assessment Procedure; RAT Rapid Assessment Techniques; RCA Rapid Catchment Analysis; REA Rapid Ethnographic Assessment; RFSA Rapid Food Security Assessment; RMA Rapid Multi-perspective Appraisal; ROA Rapid Organizational Assessment; SB Samuhik Brahman (Joint trek); TD Teatro para el Desarrollo; TFD Training for Transformation; PAC Planeamiento Andino Comunitario; ERP Evaluacin Rural Participativa; RRSA Rapid Rural Systems Appraisal; e RCC Manual de Revitalizacin Cultural Comunitaria.

13

exercida pelas tcnicas9 mais do que pela abordagem participativa em si (PETERSEN, 1999). Diante desta preocupao, torna-se importante o desenvolvimento de estudos que discutam potencialidades e limitaes destes mtodos, resgatando e analisando os condicionantes de um processo participativo de reflexo coletiva. O Diagnstico Rural Participativo (DRP) um mtodo de diagnstico e planejamento com enfoque participativo, que, nas ltimas dcadas, tem despertado grande interesse. Em torno dele existem muitas expectativas e tambm uma grande variabilidade no seu uso, caracterstica prpria de um mtodo que vem sendo construdo a partir da prtica e da reflexo. Torna-se importante, portanto, discutir suas potencialidades e limitaes. Pergunta-se: pode o DRP estimular um processo de reflexo coletiva? Por qu? Como? Em que condies? A hiptese que norteia a presente pesquisa a de que um processo fundamentado na reflexo coletiva capaz de estimular o indivduo a tomar uma postura ativa frente a sua realidade, participando e interferindo nas decises de interesse coletivo, elemento bsico de um processo democrtico. FREIRE (1983) relata que uma ao que tem por objetivo problematizar o homem em suas relaes com o mundo e com os prprios homens, no sentido de possibilitar que estes aprofundem sua tomada de conscincia da realidade em que e com que esto, um esforo de educao popular. Portanto, recorre-se teoria do conhecimento e filosofia da educao propostas por este educador brasileiro, de renome internacional, para analisar as potencialidades e as limitaes do DRP. Em sntese, procura-se identificar e discutir os elementos da proposio metodolgica de Paulo Freire presentes no DRP.

KAPLAN (1975) entende por tcnicas os procedimentos especficos utilizados por uma dada cincia ou utilizados em contextos particulares das pesquisas prprias desta cincia.

14

1.4. Objetivos

Geral Analisar e discutir as potencialidades e as limitaes do uso do DRP em processos de desenvolvimento local.

Especficos
Descrever uma prtica de aplicao do DRP para a elaborao de um Plano

de Desenvolvimento Rural.
Pesquisar e analisar a percepo dos envolvidos na prtica estudada. Resgatar as origens e os fundamentos das metodologias de pesquisa

participativa.
Traar um paralelo entre os elementos do processo de reflexo-ao

proposto pelo mtodo Paulo Freire e o DRP.


Identificar

e os

analisar

os

elementos

do

DRP pelas

que

favorecem

desenvolvimento de um processo de reflexo coletiva.


Discutir

condicionantes

evidenciados

anlises

anteriores,

apontando potencialidades e limitaes.

15

2. REFERENCIAL TERICO

2.1. Origens e fundamentos do Diagnstico Rural Participativo (DRP) O desenvolvimento de mtodos de diagnsticos rurais participativos iniciou-se ao longo da dcada de 70, em torno de uma abordagem conhecida como Diagnstico Rpido de Sistemas Rurais (DRSR). Segundo CONWAY (1993:15)
o DRSR pode ser definido uma atividade sistmica, mas semi-estruturada, conduzida ao campo por uma equipe multidisciplinar, e planejada para obter, rapidamente, novas informaes e hipteses sobre a vida rural (CONWAY, 1993:15).

Esta abordagem tem como bero as Cincias Agrrias, e seu desenvolvimento foi estimulado por uma necessidade, sentida por alguns profissionais das reas de pesquisa e extenso, de melhorar sua compreenso a respeito da realidade vivida pela populao rural. Imaginavam que, assim, poderiam planejar melhor suas intervenes na rea da gerao de tecnologias e da formulao de projetos de desenvolvimento (CONWAY, 1993). Chambers, citado por CONWAY (1993), enumera alguns princpios que orientaram o desenvolvimento desta abordagem. So eles:
Otimizao do processo de conhecimento ao se procurar estabelecer

equilbrio entre os custos da aprendizagem e a utilidade da informao. Isso inclui os princpios da ignorncia tima ignorar o que no necessrio

16

saber - e os da impreciso adequada - no medir nada com mais preciso do que a necessria.
Valorizao do dilogo, procurando estabelecer um ambiente tranqilo e

sem pressa. Isto significa que o pesquisador deve procurar ouvir em vez de fazer discursos, investigar mais profundamente em vez de passar para o prximo tpico e no ser imponente ao tentar parecer importante. Devem-se buscar as opinies e preocupaes das pessoas do lugar.
Triangulaes das informaes, o que significa usar mais que um e, muitas

vezes, trs mtodos ou fontes de informao diferentes, a fim de chec-la, mantendo uma postura investigativa.
Valorizao do aprendizado com a populao rural, diretamente no local e

face a face, procurando obter ganhos com o conhecimento fsico, tcnico e social autctone.
Aprendizado rpido e progressivo, atravs da explorao consciente, do uso

flexvel dos mtodos, do senso de oportunidade, da improvisao, da repetio e do cruzamento de dados. Torna-se mais importante realizar o processo de aprendizagem adaptando-se s situaes do que seguir um programa predeterminado. Para que seja possvel avanar na compreenso da origem e dos fundamentos de um dos mtodos desenvolvidos em torno destes princpios o DRP, faz-se necessria uma breve passagem pela histria recente das Cincias Agrrias. Desde a crise da Revoluo Verde, no final dos anos 60, atores sociais e profissionais das Cincias Agrrias passaram a rever seus objetivos e procedimentos10 e a procurar novos mtodos de trabalho. Este um fato pblico e alguns de seus sinais encontram-se, hoje, expressos nos documentos oficiais de empresas pblicas brasileiras, como a EMBRAPA (Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuria), a EMATER (Empresa de Assistncia Tcnica e Extenso Rural), vrias Secretarias de Estado (municipais, estaduais ou federal) e alguns Ministrios Pblicos, como o da Agricultura e Meio Ambiente.

10

Este processo detalhadamente descrito e comentado no livro Agricultura Sustentvel: Origens e perspectivas de um novo paradigma, de Eduardo Ehlers.

17

Na dcada de 70, a busca por um processo de pesquisa e extenso rural mais eficiente, democrtico e participativo, gerou a concepo de uma metodologia amplamente difundida no meio agronmico, conhecida como FSR/E (Farming System Research and Extension), desenvolvida pela CGIARs (International Agriculture Research Centers) e por uma variedade de instituies agrcolas afins (MOLNAR, 1989). O FSR/E, ou Pesquisa e Extenso em Sistemas Agrcolas (PESA), nasce de uma crtica ao modelo dominante de transferncia de tecnologia no mundo das Cincias Agrrias. A pretexto de minorar os problemas da fome e da pobreza no campo, a nfase dada pelos pases industrializados na procura por crescentes produes agrcolas foi transferida para os pases em desenvolvimento, sem considerar suas condies ecolgicas e socioeconmicas. Deste modo, o modelo de transferncia de tecnologias e suas tcnicas de desenvolvimento agrcola no levaram em considerao as necessidades e o potencial dos camponeses locais (ALTIERI, 1989). No Brasil, pacotes tecnolgicos gerados em condies ambientais e econmicas bastante diferentes das do Pas foram transferidos e difundidos com o apoio dos sistemas oficiais de pesquisa e extenso. Muitas vezes, foram subsidiados atravs de polticas de crdito que vinculavam o financiamento utilizao das tecnologias importadas. No momento em que estes recursos pblicos faltaram, revelou-se a insustentabilidade econmica e ambiental dos pacotes tecnolgicos. Segundo ALTIERI (1989), a nova metodologia o FSR/E busca, inicialmente, a compreenso dos sistemas agrcolas tradicionais. Uma equipe multidisciplinar rene informaes relevantes sobre determinada rea (dados de materiais publicados e no-publicados), conduz observaes de campo e realiza entrevistas com produtores. De posse destas informaes, os pesquisadores formulam hipteses sobre a razo de os produtores usarem determinadas prticas agrcolas. A interpretao destas informaes permite aos pesquisadores planejarem experimentos nas reas dos produtores, sendo selecionado um grupo para ajudar no planejamento, nos testes e nas avaliaes. Os experimentos so planejados para 18 testar componentes tecnolgicos

particulares (como seleo de variedades, mtodos de cultivo e de estabelecimento de culturas, estratgias de adubao e manejo de pragas) dentro das prticas comuns dos produtores (ALTIERI, 1989). Trata-se, na maioria das vezes, de experimentos que seguem os mesmos procedimentos metodolgicos daqueles utilizados nos campos experimentais, porm so realizados nas reas dos produtores, com o seu acompanhamento. A grande contribuio do FSR/E para as Cincias Agrrias e tambm para o desenvolvimento do DRP justamente a idia de que a pesquisa agrcola pode ser realizada na propriedade rural e que, ao se incorporar a viso do produtor a respeito do seu sistema produtivo, pode se garantir maior eficincia aos resultados de pesquisa. Logo em seguida, este pensamento incorpora uma viso ainda mais sistmica, holstica e tambm mais ecolgica. a fase em que se desenvolvem mtodos de pesquisa sistmica, ou seja, mtodos que buscam a compreenso do todo da propriedade e no dos produtos ou processos isoladamente. So vrios os autores que participaram desta construo, mas CONWAY (1993) ficou bastante conhecido por sua proposta metodolgica para anlise dos agroecossistemas. A Anlise de Agroecossistemas (AAE) ou anlise agroecolgica, apesar de ter semelhana com o FSR/E, difere dele nos seguintes aspectos (CONWAY, 1993:11): enfatiza o uso de oficinas de trabalho multidisciplinares combinadas com tcnicas de diagnstico rpido; fundamenta-se tanto em conceitos ecolgicos quanto socioeconmicos; reconhece a importncia das trocas, no desenvolvimento agrcola, entre produtividade, estabilidade, sustentabilidade e equanimidade; aplicvel no s aos sistemas agrcolas como tambm anlise e ao desenvolvimento de sistemas mais amplos, em vilarejo, bacia hidrogrfica, regio e mesmo na nao. Os diagramas utilizados pela AAE foram desenvolvidos, em 1978, na Universidade de Chiang Mai, no norte da Tailndia (CONWAY, 1993). Um grupo de pesquisadores envolvidos na Pesquisa de Sistemas Agrcolas constatou que 19

a anlise multidisciplinar envolve mais do que a simples existncia de uma equipe de pesquisa ou de desenvolvimento que trabalhe bem em conjunto e que seja sensvel s necessidades de uma boa comunicao. A gerao de bons insights interdisciplinares requer, tambm, conceitos organizativos e procedimentos de trabalho relativamente formais, ou seja, semi-estruturados (CONWAY, 1993:3).

Movidos por esta constatao, o referido grupo de pesquisadores desenvolveu uma srie de diagramas com o objetivo de captar a considervel complexidade do agroecossistema, atravs de sua representao em torno de quatro padres espao, tempo, fluxos e relaes (CONWAY, 1993). Vrios destes diagramas (ou tcnicas) apresentam relao com alguns conceitos da matemtica, especialmente aqueles da teoria de conjuntos. Segundo LIPSCHUTZ (1973), conjunto um conceito fundamental em todos os ramos da matemtica. Intuitivamente, trata-se de uma lista, coleo ou classe de objetos bem definidos. Estes objetos podem ser, por exemplo, nmeros, pessoas, letras e rios. No caso das tcnicas desenvolvidas pela AAE, os conjuntos so, na sua maioria, formados por pessoas, produtos, fenmenos fsicos e, ou, sociais. Na matemtica, quando os conjuntos so representados por partes do plano, estas representaes chamam-se diagramas. Tm a vantagem intuitiva da visualizao das propriedades. No caso em que se usam somente crculos, os diagramas so chamados de Euler ou de Venn (CASTRUCCI, 1986). Estes diagramas foram introduzidos pela primeira vez por Euler em Cartas a uma Princesa da Alemanha (1770-1772), para explicar tipos de proposies de lgica (CASTRUCCI, 1986:47). LIPSCHUTZ (1973) destaca que os chamados diagramas de Venn-Euler, ou simplesmente diagramas Venn, constituem-se num meio simples e instrutivo de ilustrar as relaes entre conjuntos. Utilizado como um instrumento do DRP ou da AAE, o diagrama de Venn ilustra a relao entre os atores polticos de determinada sociedade, que so representados por crculos de diferentes tamanhos. Alm desta ferramenta, que traz explcito o nome de Venn, outras tcnicas utilizadas no DRP tm semelhana com alguns conceitos matemticos. A matriz comparativa um tipo de tabela de dupla entrada, que, por sua vez, uma forma de representao de produtos cartesianos. E o diagrama de fluxo assemelha-se ao diagrama da rvore, uma forma de representao de produtos cartesianos entre mais de dois conjuntos. 20

Os diagramas, tcnicas ou ferramentas11 desenvolvidos pela AAE constituem-se na sua contribuio mais visvel para o desenvolvimento do DRP. Segundo CONWAY (1989), a elaborao de diagramas tem trs vantagens principais sobre outros instrumentos de levantamento de informaes:
Os questionamentos e as respostas so abertos. Ainda que o tema geral do

diagrama seja predeterminado, os detalhes podem ser, na prtica, preenchidos pelos agricultores, valorizando seu conhecimento e suas percepes.
Os diagramas podem captar informaes de forma mais precisa, clara e

sucinta do que se captadas atravs de palavras. Isso facilita a anlise das informaes.
Os diagramas, ao captarem e apresentarem as informaes de forma visual,

torna-as passveis de serem checadas, discutidas e emendadas. Os agricultores podem facilmente examinar o que foi registrado e qualificar ainda mais as informaes. Vrias destas tcnicas de levantamento (e anlise) de informaes esto presentes em diversos mtodos, que se renem dentro da abordagem de DRSR. Um deles, que vai ter influncia direta sobre o DRP, o Diagnstico Rpido Rural (DRR). Segundo MOLNAR (1989), o mais importante princpio para entender o DRR que este no um mtodo para coletar informaes por si, mas um criativo e estruturado uso de um particular rol de ferramentas para avaliar uma situao, um tpico, um problema ou um setor. O DRR nasce de uma anlise bem pragmtica a respeito do fracasso dos projetos12 de desenvolvimento em utilizar, de forma satisfatria, os mtodos formais de pesquisa, que, freqentemente, apresentavam problemas como longo tempo requerido para produzir resultados; alto custo de administrao; baixos nveis de confiabilidade dos dados devido a erros de entrevista e da utilizao de questionrios (erros que independem da

11 12

Todos estes termos so usados como sinnimos. Refere-se principalmente a projetos da FAO, que estavam sob sua avaliao. Na ocasio, Molnar era consultora da FAO.

21

amostragem); e certa irrelevncia de muitas das questes de pesquisa para os prprios propsitos especficos da ao (MOLNAR, 1989). Com o objetivo de enfrentar estas limitaes, o DRR utiliza-se de ferramentas, muitas delas advindas da AAE, que so: rpidas, o que significa que os resultados podem ser rapidamente avaliados pelos tomadores de deciso; eclticas, pois permitem a utilizao de diferentes recursos para a obteno das informaes necessrias; holsticas, capazes de capturar a multidisciplinariedade da situao local; e interativas, o que possibilita o desenvolvimento de um dilogo entre pesquisadores e clientes13 do projeto (MOLNAR, 1989). Originalmente o DRR foi utilizado dentro da seguinte dinmica: as equipes de pesquisadores recolhiam e analisavam as informaes; a populao local participava da gerao dos dados e das discusses acerca dos resultados obtidos pelos pesquisadores, no entanto, eram excludos dos processos de anlise das informaes (CORWALL et al., 1993). Entretanto, mais frente, MOLNAR (1989) constata que algumas novas aplicaes das ferramentas do DRR como parte do planejamento de aes na comunidade comeam a surgir, demostrando o grande potencial, particularmente das ferramentas interativas, para atingir os objetivos de um planejamento participativo. ento que comea a se diferenciar o DRR do DRP, trazendo este uma forte nfase na participao da populao na anlise das informaes e no planejamento das aes. Conforme relata Irene Guijt14,
no ano de 1989 que, pela primeira vez, utiliza-se o termo PRA - Participatory Rural Appraisal (sigla do DRP, em ingls), ao mesmo tempo em dois locais diferentes. Um deles nos remete ndia, mais especificamente ao trabalho de uma ONG (Organizao No Governamental) denominada AKRSP (Aga Khan Rural Support Program). Na ocasio, uma equipe de pesquisadores e extensionistas, entre eles, Jennifer McCracken, do IIED (International Institute for Environment and Development), buscou utilizar as tcnicas de DRR (Diagnstico Rural Rpido) num processo que envolve-se um maior nmero de pessoas, deixando que elas prprias utilizassem os mtodos. Pela primeira vez
13

A autora, em outro momento, explica a utilizao do termo clientes da seguinte forma: O termo clientes (clients) prefervel ao termo beneficirios (beneficiaries) porque isto implica relao ativa entre os tcnicos do projeto e a populao local, em vez de uma relao passiva somente recebedora de benefcios (MOLNAR, 1989:3). Informao obtida em entrevista concedida em setembro de 1999.

14

22

no foram feitos mapas pelos pesquisadores, mas pelas pessoas da comunidade. O outro registro da utilizao do mesmo termo, tambm em 1989, refere-se a uma experincia de cooperao entre duas universidades, Eggerton University, no Qunia e Clark University, nos Estados Unidos que comearam a ministrar cursos sobre PRA no sentido de permitir que as pessoas fizessem as anlises atravs dos diagramas. Ambas experincias ainda viam o planejamento comunitrio como um processo rpido, guardando mais elementos do DRR. No foram experincias de DRP como um processo profundo e elaborado de planejamento, como compreende-se hoje. A experincia da AKRSP transformou-se numa colaborao de longo prazo com as comunidades, mas, em geral, as experincias do convnio, Eggerton/Clark University ainda so experincias rpidas (de uma semana) e com pouca profundidade.

Existem muitas similitudes entre o DRR e o DRP, o que faz inclusive com que alguns autores (MOLNAR, 1989) considerem o DRP apenas um tipo de DRR. Eles comungam de princpios semelhantes que, segundo CHAMBERS e GUIJT (1995:5), so: Equilbrio de tendncias: de espao, de pessoas (gnero, posio social), de formao profissional, entre outras. Aprendizagem rpida e progressiva: postura flexvel, exploratria, interativa e inventiva. Inverso de valores: aprender com as pessoas do lugar, extraindo e utilizando seus critrios e categorias, procurando, entendendo e valorizando seus conhecimentos. Ignorncia tima e impreciso apropriada: no extrair mais informaes do que a necessria e evitar medir quando comparar for suficiente. Estamos capacitados para tomar medidas absolutas, porm, em geral, o que se procura so tendncias. Triangulao: utilizao de diferentes mtodos e fontes de informaes que, atravs de aproximaes sucessivas, permitam a verificao da informao. Aprendizagem direta, com a populao local. Busca da diversidade e valorizao das diferenas. Para CHAMBERS (1994a), as diferenas entre o DRR e o DRP encontram-se no propsito e no processo. O DRR comeou a ser utilizado como uma ferramenta mais adequada de aprendizagem para os agentes externos (grifo nosso) e continua a s-lo. O DRP, em geral, inicia um processo

23

de empoderamiento15 da populao local, de forma que possa modificar suas condies de vida. A inteno do DRP permitir que a populao local desenvolva sua prpria anlise sobre a realidade e que este processo seja seguido de um planejamento e de uma ao coletiva. Definido como uma famlia de enfoques e mtodos dirigidos a habilitar a populao rural a compartilhar, aumentar e analisar seu conhecimento sobre sua vida e condies, para planejar e agir (CHAMBERS, 1994a:953), o DRP surgiu no final dos anos 80, como resultado da busca por enfoques prticos e sistmicos para a pesquisa e o planejamento no meio rural. Entretanto, sua concepo aponta tambm para a idia de um planejamento descentralizado e de um processo democrtico de tomada de decises que valorize a diversidade social, a participao popular e o reforo do poder da comunidade (CHAMBERS, 1994b). Percebe-se no DRP forte preocupao com o planejamento e a ao coletiva, colocando no centro do debate a questo da participao da populao, enquanto condicionante da transformao das condies de vida desta mesma populao. CHAMBERS (1994a) relata que, no princpio dos anos 80, a direo metodolgica (do DRR) estava marcada por agroeclogos, planejadores de desenvolvimento e gegrafos. Desde ento, tm-se recebido contribuies das cincias sociais (antropologia, sociologia, psicologia, administrao pblica etc.) e da idia de desenvolvimento comunitrio de diversos campos, especialmente da sade e da agricultura. Este fato parece ter contribudo para a intensificao da influncia de outras correntes de pensamento (alm do FSR/E e da AAE) em torno das idias que construram e esto construindo o DRP. Pode-se falar no tempo presente esto construindo pois o DRP , reconhecidamente por aqueles que se dedicam a estud-lo, um mtodo em construo (CHAMBERS, 1995; CORWALL et al., 1993; MEYER, 1997).

15

Traduo, para o espanhol, do termo empowerment utilizado pelos americanos. Uma possvel traduo para o portugus seria reforo do poder, entretanto, o uso do termo revela tambm grande similitude com a utilizao do termo conscientizao pelas concepes de Educao Popular.

24

Uma delas a Antropologia Aplicada, que comea a ser reconhecida nos anos 80 como uma atividade legtima e til, especialmente por sua capacidade de ajudar profissionais de desenvolvimento a apreciarem a riqueza e validade do conhecimento popular (PRETTY et al., 1995) CHAMBERS (1994a:955) registra a influncia da Antropologia Aplicada em torno de cinco eixos principais: a idia da aprendizagem de campo como uma arte flexvel em vez de uma cincia rgida; o valor da permanncia no campo, da observao participante sem pressa e das conversas; a importncia das atitudes, dos comportamentos e consensos; a valorizao da tica no processo de pesquisa; e a validade do conhecimento indgena. Outra corrente de influncia sobre o DRP , segundo CHAMBERS (1994a), a pesquisa-ao participativa, que possui muito das idias de Paulo Freire e das prticas de Educao Popular desenvolvidas na Amrica Latina, na dcada de 60. Em relao influncia do pensamento de Paulo Freire, MEYER (1993:3) observa que:
sua concepo de conscientizao, tanto da populao rural quanto do pesquisador, a crena na capacidade da prpria populao analisar sua realidade e construir projetos influenciou muito a filosofia do DRP.

A pesquisa-ao participativa, ou simplesmente pesquisa-ao, pode ser definida como


um tipo de pesquisa social com base emprica que concebida e realizada em estreita associao com uma ao ou com a resoluo de um problema coletivo e no qual os pesquisadores e os participantes representativos da situao ou do problema, esto envolvidos de modo cooperativo ou participativo (THIOLLENT, 1986:14).

PINTO (1986:39) ressalta


o carter de prtica social que tem a metodologia, no qual a produo de conhecimentos, orientada pela teoria, se conjuga a uma prtica pedaggica mediante a qual busca-se a transformao, em primeiro lugar, da prpria conscincia da realidade e, em seguida, da prpria realidade dos sujeitos do processo (PINTO, 1986).

A pesquisa-ao nasce de uma crtica pesquisa convencional em relao (THIOLLENT, 1986:19): 25

participao dos usurios da pesquisa. Critica-se o fato de que, para a pesquisa, o usurio mero informante e, para a ao, mero executor; ao privilgio dado aos aspectos individuais, geralmente captados por questionrios e entrevistas que no permitem que se tenha uma viso dinmica da situao; e distncia entre os resultados de uma pesquisa convencional e as possveis decises ou aes concretas. Normalmente no h focalizao da pesquisa na dinmica de transformao desta situao numa outra situao desejada. Em oposio a esta leitura, a pesquisa-ao prope-se a ser uma pesquisa para a ao, na qual se conjugam dois objetivos principais (THIOLLENT, 1986:18): um objetivo prtico, o de contribuir para o melhor equacionamento possvel do problema considerado como central na pesquisa, com o levantamento de solues e propostas de aes correspondentes; e um objetivo de conhecimento, que significa obter informaes qualitativas que seriam de difcil acesso por meio de outros procedimentos, aumentando o conhecimento sobre os aspectos e fenmenos sociais, como perspectivas, reivindicaes, representaes, capacidades de ao ou de mobilizao. PINTO (1986) considera a pesquisa-ao uma modalidade de pesquisa participativa, tambm chamada de pesquisa participante por BRANDO (1986). Outras modalidades citadas por PINTO (1986) so: pesquisa militante, autoinvestigao, levantamento participativo, auto-diagnstico, auto-avaliao e levantamento consciente. As concepes de pesquisa participativa nascem, na dcada de 60, dentro de um amplo movimento, nas cincias sociais latino-americanas, de reao e recusa ao predomnio esterilizante do positivismo empiricista na prtica das cincias sociais (PINTO, 1986:27). Este movimento reuniu pensadores16 que conceberam o processo de pesquisa como uma prtica social, portanto politicamente posicionada. Compreenderam eles que o conhecimento gerado atravs de uma prtica
16

A exemplo de Orlando Fals-Borda, Joo Bosco Pinto, Marcela Gajardo, Carlos Rodrigues Brando, entre outros.

26

poltica, que torna possvel e proveitoso o compromisso de grupos populares com grupos de cientistas sociais, deve ser um instrumento a mais no reforo do poder do povo (BRANDO, 1986:10). A referncia ao termo participao, embutido na designao pesquisa participativa, traz a idia de que funo da pesquisa participar da ao, ou seja, contribuir para o desencadeamento de uma ao transformadora da realidade. Nas palavras de Carlos Rodrigues Brando:
A participao no envolve uma atitude do cientista para conhecer melhor a cultura que pesquisa. Ela determina um compromisso que subordina o prprio projeto cientfico de pesquisa ao projeto poltico dos grupos populares cuja situao de classe, cultura ou histria se quer conhecer porque se quer agir (BRANDO, 1986:12).

A pesquisa participativa tem como perspectiva epistemolgica no conceber a verdade como preexistente nos fatos (dados) sociais (PINTO, 1986:27). Para os que se identificam com esta concepo, a verdade se constri a partir de aproximaes sucessivas ao objeto pesquisado, que, enquanto objeto social, diferencia-se dos objetos naturais pelo fato de estar, constitudo por sujeitos (PINTO, 1986). Criticam-se as pesquisas nas quais estes sujeitos so vistos como simples objetos de estudo.
Os problemas estudados no so nunca os problemas vividos e sentidos pela populao pesquisada. esta populao em si mesma que percebida e estudada como um problema social do ponto de vista dos que esto no poder (OLIVEIRA e OLIVEIRA, 1986:19).

Em uma pesquisa tradicional a populao pesquisada considerada passiva, enquanto simples reservatrio de informaes, incapaz de analisar a sua prpria situao e de procurar solues para seus problemas (BOTERY, 1984:51). Os mtodos desenvolvidos a partir da abordagem de DRSR partilham de crticas semelhantes. CONWAY (1993:15), ao analisar as limitaes das pesquisas realizadas com a populao rural, observa que a populao local raramente consultada e, na melhor das hipteses, essa consulta se d atravs de canais fixos e formais, por exemplo por meio de questionrios elaborados com questes predeterminadas. 27

CHAMBERS e GUIJT (1995:7) afirmam que


um exerccio de campo de DRP no tem como fim a simples extrao de informaes e formao de idias mas sim a anlise e aprendizagem por parte da populao local. Trata-se de construir o processo de participao, de debate e comunicao e da resoluo de conflitos. Isto significa que o processo cresce e evolui a partir das caractersticas especficas do contexto local.

Alm destes fundamentos crticos, podem-se perceber similitudes importantes entre a pesquisa-ao (e de forma geral, as pesquisas participativas) e o DRP, especialmente no que se refere idia de que a pesquisa deva ser um instrumento gerador de aes ao permitir a mobilizao de conhecimentos com o objetivo de fazer avanar a compreenso coletiva a respeito da realidade a ser transformada. Tambm a compreenso de que a verdade se constri a partir de aproximaes sucessivas encontra-se relacionada ao princpio do aprendizado progressivo presente na abordagem de DRSR e herdado pelo DRP. As diferenas entre DRP e pesquisa-ao, por sua vez, referem-se principalmente aos instrumentos de pesquisa utilizados. PINTO (1986:32) observa que quase todas as modalidades de pesquisa participativa utilizam, como instrumento de levantamento de informaes, o questionrio. No entanto, diferentemente das pesquisas tradicionais, os temas a serem pesquisados e o prprio questionrio so definidos pela comunidade. Os dados tambm so recolhidos por ela. Os tcnicos ajudam apenas a dar forma aos questionrios e a organizar os dados. Uma vez tabelados, os dados so discutidos e analisados em conjunto, tirando-se concluses compartilhadas e tomando-se decises com respeito s aes a serem desenvolvidas. Na pesquisa-ao, as principais tcnicas17 de levantamento de informaes utilizadas so a entrevista coletiva nos locais de moradia ou de trabalho e a entrevista individual aplicada de modo aprofundado (THIOLLENT, 1986). Diferentemente disto, o DRP utiliza-se de uma srie de tcnicas que se constituem diagramas visuais para a coleta de informaes. Atravs da sua utilizao,
17

Questionrios convencionais tambm so aplicados, quando o nmero de pesquisados grande. Alguns pesquisadores recorrem tambm a tcnicas antropolgicas, como a observao participante, os dirios de campo e as histrias de vida. Alguns autores recomendam tcnicas de grupo, como o sociodrama, com o qual possvel reproduzir certas situaes sociais que vivem os participantes (THIOLLENT, 1986).

28

populao local e profissionais constroem os diagramas e discutem os resultados. As informaes so rapidamente checadas e seqencialmente construdas. So apropriadas conjuntamente, por todos os presentes (IIED, 1998).

Uma srie de tcnicas tm sido combinadas em seqncias muito diversas e com um surpreendente leque de aplicaes.
Estas experincias tm mostrado claramente que estes mtodos apontam vantagens devido a sua natureza flexvel em vez de rgida; visual em vez de verbal; baseados em anlises de grupo em vez de individual; e na comparao mais do que na medio (CHAMBERS e GUIJT, 1995:6).

Verifica-se que, nas pesquisas realizadas atravs de questionrios, mesmo que formulados pela populao local, as informaes so extradas ou transferidas como palavras dos informantes para o questionrio, onde se tornam posse do entrevistador. A informao torna-se privada e de posse do entrevistador. O contraste com mtodos visuais utilizados no DRP no poderia ser maior. Todos que esto presentes so envolvidos na anlise e no dilogo. Populao local e profissionais constroem os diagramas e discutem os resultados. As informaes so rapidamente checadas e seqencialmente construdas. So apropriadas, conjuntamente, por todos os presentes (INTERNATIONAL INSTITUTE FOR ENVIRONMENT AND DEVELOPMENT IIED, 1998). Entrevistas tambm so utilizadas pelo DRP, mas como um procedimento semi-estruturado, no qual, em vez de um questionrio, utiliza-se um roteiro de pontos que so investigados no decorrer de um dilogo. Estas entrevistas podem ser individuais ou coletivas, mas, em geral, no se constituem no principal instrumento de levantamento utilizado em um DRP. As tcnicas visuais so os principais instrumentos utilizados tanto no levantamento quanto na anlise das informaes. Em sntese, o DRP fruto da influncia de duas grandes correntes de pensamento: uma advinda das Cincias Sociais, onde localizam-se a Antropologia Aplicada e as Pesquisas Participativas, em especial a Pesquisaao, e outra advinda das Cincias Agrrias, onde localizam-se o FSR/E, a AAE e as abordagens de DRSR, em particular o DRR. As mudanas no enfoque e nos mtodos da pesquisa agrcola, deslocando-a das unidades das empresas de pesquisa para a propriedade rural e ampliando seu recorte de produtos para agrossistemas, evidenciaram 29

uma descoberta importante para as Cincias Agrrias: a percepo da existncia de sujeitos, proprietrios ou no, que se utilizam dos recursos naturais conforme suas condies e interesses. Sujeitos estes que esto imersos em determinada sociedade, numa teia de relaes familiares, culturais e econmicas, onde a agricultura tem importncia no apenas tcnica, mas tambm como uma forma de sobrevivncia e fonte de emprego e renda para uma regio. como se fosse uma descoberta de que a agricultura no do tcnico, e, sim, da sociedade. Este abrir das Cincias Agrrias tem se expressado atravs de: - uma interao cada vez maior entre disciplinas do conhecimento, atravs da integrao de profissionais da rea educacional e sociolgica em trabalhos no meio rural; e - intervenes articuladas (no apenas no plano tcnico) para a promoo do desenvolvimento, a partir da insero do tcnico na realidade local e da interao com os agricultores e suas organizaes. Em parte estas mudanas ocorreram a partir de maior interao com o pensamento crtico das Cincias Sociais, gerando ampla reflexo sobre qual deveria ser o papel do profissional das Cincias Agrrias. As idias de Paulo Freire, educador brasileiro de renome universal, interagem com este debate. Em 1976, ele escreve o livro Extenso ou Comunicao, que foi (e ) amplamente lido pelos profissionais da rea. O autor alerta que o trabalho do agrnomo no se esgota no domnio da tcnica, pois esta no existe sem os homens e estes no existem fora da histria, fora da realidade que devem transformar (FREIRE, 1983:49). Conforme relatado anteriormente, as influncias do pensamento de Paulo Freire tambm esto presentes na raiz do DRP e, por isso, faz-se necessrio o seu aprofundamento, a fim de completar o referencial de anlise deste trabalho.

30

2.2. A teoria do conhecimento e a filosofia da educao de Paulo Freire Segundo GADOTTI (1996), o pensamento de Paulo Freire18, enquanto uma teoria do conhecimento, deve ser entendido no contexto em que surgiu o nordeste brasileiro onde, no incio da dcada de 60, metade de seus 30 milhes de habitantes eram analfabetos. As primeiras experincias do mtodo comearam na cidade de Angicos (RN), em 1963, onde 300 trabalhadores rurais foram alfabetizados em 45 dias.
O mtodo de alfabetizao de Paulo Freire nasceu no interior do MCP Movimento de Cultura Popular do Recife que, no final da dcada de 50, criara os chamados crculos de cultura. Segundo o prprio Paulo Freire, os crculos de cultura no tinham uma programao feita a priori. A programao vinha de uma consulta aos grupos que estabeleciam os temas a serem debatidos. Cabia aos educandos tratar a temtica que o grupo propunha (...). Os resultados positivos obtidos com este trabalho com grupos populares no MCP levaram Paulo Freire a propor a mesma metodologia para a alfabetizao. Se possvel fazer isso, alcanar esse nvel de discusso com grupos populares, independentemente de eles serem ou no alfabetizados, por que no fazer o mesmo numa experincia de alfabetizao?, perguntava-se Paulo Freire. Por que no engajar criticamente os alfabetizandos na montagem de seu sistema de sinais grficos enquanto sujeitos dessa montagem e no enquanto objetos dela?. Essa intuio foi muito importante no desenvolvimento posterior da obra de Paulo Freire. Ele descobrira que a forma de trabalhar, o processo do ato de aprender, era determinante em relao ao prprio contedo da aprendizagem (...). A participao do sujeito da aprendizagem no processo de construo do conhecimento no apenas algo mais democrtico, mas demonstrou ser tambm mais eficaz (GADOTTI, 1996:82).

Exilado no Chile, Paulo Freire encontrou um espao poltico, social e educativo muito dinmico, rico e desafiante, que lhe permitiu reestudar seu mtodo em outro contexto, avali-lo na prtica e sistematiz-lo teoricamente (GADOTTI, 1996). O pensamento de Freire pode ser dividido em duas fases distintas e complementares: o Paulo Freire latino-americano das dcadas de 60 e 70, autor da Pedagogia do Oprimido, e o Paulo Freire cidado do mundo, das dcadas de 80 e 90, dos livros dialogados, da sua experincia pelo mundo e de sua atuao como administrador pblico em So Paulo. Seu pensamento no se limita teoria educacional, transdisciplinar e universal (GADOTTI, 1996).
A universalidade de sua obra decorre dessa aliana teoria-prtica. Da ser um pensamento vigoroso. Paulo Freire no pensa pensamentos. Pensa a realidade e a ao sobre ela. Trabalha teoricamente a partir dela. metodologicamente um pensamento sempre atual (...) (GADOTTI, 1996:77).

18

O Apndice E traz um resumo da vida e obra de Paulo Freire.

31

As principais teses da teoria do conhecimento e da filosofia da educao desenvolvidas por Paulo Freire so (GADOTTI, 1996):
A educao ao mesmo tempo um ato poltico, um ato de conhecimento

e um ato criador.
Paulo Freire busca nas cincias (sociais e naturais), elementos para, compreendendo mais cientificamente a realidade, poder intervir de forma mais eficaz nela (GADOTTI, 1996:80). A relao pedaggica entre educador-educando uma relao dialgica.

Isso significa que aquele que educa est aprendendo tambm. (...) A educao torna-se um processo de formao mtua e permanente (GADOTTI, 1996:80).
A finalidade, o objetivo maior da educao a libertao do ser humano. A educao visa libertao, transformao radical da realidade, para melhor-la, para torn-la mais humana, para permitir que os homens e as mulheres sejam reconhecidos como sujeitos da sua histria e no como objetos (GADOTTI, 1996:80).

Em termos metodolgicos, ele compreende que o processo educativo desenvolve-se em torno de trs momentos, dialtica e interdisciplinarmente entrelaados: a investigao temtica, pela qual aluno e professor buscam, no universo vocabular do aluno e da sociedade onde ele vive, as palavras e os temas centrais de sua biografia; a tematizao, pela qual eles codificam e decodificam esses temas, buscando o seu significado social, tomando assim conscincia do mundo vivido; e a problematizao, na qual eles buscam superar uma primeira viso mgica por uma viso crtica, partindo para a transformao do contexto vivido (GADOTTI, 1996). Existem vrias possibilidades de leitura do pensamento de Paulo Freire, mas todas elas se encontram numa concepo filosfica e metodolgica particular do autor (GADOTTI, 1996:78). O texto que se segue busca destacar alguns dos elementos centrais desta concepo, a partir de sua estruturao em torno dos trs momentos identificados anteriormente: a) a investigao temtica Paulo Freire compreende que o contedo programtico, seja da alfabetizao ou da prtica poltica, deve sempre partir da situao presente, existencial, concreta. Isso porque, ao se propor s pessoas esta situao como problema, ela, por sua vez, o desafia e, assim, lhe exige resposta, no s no nvel intelectual, mas no nvel da ao (FREIRE, 1987:86). Porm, quais 32

aspectos desta realidade devem compor o contedo programtico? Paulo Freire introduz a idia de universo temtico, temtica significativa ou, ainda, temas geradores que devem ser identificados pelo educador e educando, a partir de um processo de investigao. No livro Pedagogia do Oprimido, ele discorre longamente sobre esta fase de investigao da temtica significativa, que, conforme aponta, deve guardar as caractersticas do processo educativo que se seguir. Para o autor, o dilogo entre educador e educando comea na busca deste contedo programtico. A dialogicidade comea antes do encontro entre o educador-educando e os educando-educadores em uma situao pedaggica. Comea quando aquele se pergunta em torno do que vai dialogar com estes (FREIRE, 1987).
Para o educador-educando, dialgico, problematizador, o contedo programtico da educao no uma doao ou uma imposio um conjunto de informes a ser depositado nos educandos -, mas a devoluo organizada, sistematizada e acrescentada ao povo daqueles elementos que este lhe entregou de forma desestruturada (FREIRE, 1987:83).

Esta proposio refere-se tanto alfabetizao de adultos quanto prtica poltica. Como friza FREIRE (1987:102), se, na etapa da alfabetizao, a educao problematizadora e da comunicao busca e investiga a palavra geradora, na ps-alfabetizao busca e investiga o tema gerador para que, a partir dele, ocorra o segundo momento do processo educativo: a tematizao.

b) a tematizao
Paulo Freire entende que a realidade funcionalmente domesticadora. Para que o indivduo liberte-se desta fora domesticadora, faz-se necessria a sua imerso nela e a sua volta sobre ela. por isso que s atravs da prxis autntica, sendo ao e reflexo, possvel faz-lo (FREIRE, 1987).
A reflexo, se realmente reflexo, conduz prtica. Por outro lado, se o momento j o da ao, esta se far autntica prxis se o saber dela resultante se faz objeto da reflexo crtica E acrescenta: A no ser assim, a ao puro ativismo (FREIRE, 1987:52).

Portanto, a prxis reflexo e ao dos homens sobre o mundo para transform-lo (FREIRE, 1987:38). A tematizao o esforo de propor aos indivduos dimenses significativas de sua realidade, cuja reflexo e anlise crtica lhes possibilita reconhecer a interao de suas partes como dimenses da totalidade 33

(FREIRE, 1987). Isto alcanado atravs de um processo de codificao e decodificao da situao existencial que implica uma ida das partes ao todo e uma volta deste s partes.
Em face de uma situao existencial codificada (situao desenhada ou fotografada que remete, por abstrao, ao concreto da realidade existencial), a tendncia dos indivduos realizar uma espcie de ciso na situao que se lhes apresenta.(...) A ciso da situao figurada possibilita descobrir a interao entre as partes do todo cindido (FREIRE, 1987:97).

Tematizar , no pensamento de Freire e de seus seguidores, um ato de admirao, um ato de ad-mirar, no sentido de mirar de longe, abstrair. As codificaes so representaes, so objetos que mediatizam os sujeitos decodificadores. Segundo FREIRE (1987:108), as codificaes devem representar situaes conhecidas pelos indivduos. Concretamente, so ajudas visuais como um desenho, uma foto, uma gravura, ou qualquer outro elemento visual que esteja relacionado temtica escolhida. A codificao um recurso visual concreto, mas ela pode se tornar muito mais que isto num processo educativo libertador, como propem as concepes de educao popular: A codificao um objeto de conhecimento que, mediatizando educador e educandos, se d a seu desvelamento. (grifo nosso) Referindo-se, mais especificamente (mas no apenas) a um processo de alfabetizao, FREIRE (1977:27) exemplifica:
Representando um aspecto da realidade concreta dos camponeses, a codificao tem escrita em si a palavra geradora a ela referida (referida realidade) ou a algum de seus elementos. Ao decodificarem a codificao, com a participao do educador, os camponeses analisam sua realidade e expressam, em seu discurso, os nveis de percepo de si mesmos (grifo nosso) em suas relaes com a objetividade (FREIRE, 1977:27).

A decodificao, portanto, um processo de anlise crtica da realidade vivida atravs do seu distanciamento. Esta anlise um exerccio de abstrao, atravs do qual, por meio de representaes da realidade concreta, procura-se desvelar a razo de ser dos fatos (FREIRE, 1977). , tambm, um processo de auto-anlise, como alerta FREIRE (1987:99):
preciso que nos convenamos de que as aspiraes, os motivos, as finalidades que se encontram implicitados na temtica significativa so aspiraes, finalidades, motivos humanos. Por isso, no esto a, num certo espao, como coisas petrificadas, mas esto sendo. So to histricos quanto os homens. No podem ser captados fora deles, insistamos. Capt-los e entend-los entender os homens que os encarnam e a realidade a eles referida. Mas, precisamente porque no possvel entend-los fora dos homens, preciso que estes tambm os entendam. A investigao temtica se faz assim, um esforo comum de conscincia da realidade e de

34

autoconscincia, que a inscreve como ponto de partida do processo educativo, ou da ao cultural de carter libertador.

, portanto, atravs do desenvolvimento desta autoconscincia, presente nas diferentes etapas do processo educativo, que ocorre um reconhecimento do sujeito no objeto (a situao existencial concreta) e do objeto como situao em que est o sujeito (FREIRE, 1987:97). Em outras palavras, ocorre a percepo de que o sujeito faz parte da realidade e a realidade o reflexo das aes dos sujeitos, passvel, portanto, de transformaes, tambm a partir de suas aes. A concretizao desta percepo a realizao da prtica e da prxis. No entanto, a tematizao ocorre sempre num ambiente coletivo de educao, onde esto presentes os sujeitos desta ao. Aqui situam-se algumas outras importantes discusses levantadas por Paulo Freire em torno da relao educador-educando ou, como ele, tambm usa liderana-massas. De imediato ele compreende que: as duas situaes so situaes de aprendizagem. Para FREIRE (1987:56), educador e educando encontram-se numa tarefa em que ambos so sujeitos no ato no s de desvelar a realidade e, assim, criticamente conhec-la, mas tambm no ato de recriar este conhecimento e esta realidade, atravs da reflexo e da ao comum. Por este motivo, o autor, em vrios momentos, utiliza-se das expresses educador-educando e educando-educador. E explica:
A razo de ser da educao libertadora est no seu impulso inicial conciliador. Da que tal forma de educao implique na superao da contradio educador-educandos, de tal maneira que se faam ambos, simultaneamente, educadores e educandos (FREIRE, 1987:59).

ao educador (ou liderana) cabe uma reflexo que critique a compreenso culturalmente construda de que seu papel social seria levar ao educando uma mensagem salvadora, em forma de contedo a ser depositado, e vislumbre o desejo e a possibilidade de
em dilogo, conhecer, no s a objetividade em que esto, mas a conscincia que tenham desta objetividade; os vrios nveis de percepo de si mesmos e do mundo em que e com que esto (FREIRE, 1987:86).

o coletivo o ambiente do aprendizado. Paulo Freire chega a dizer que sozinho ningum se educa. Certamente, no discordaria que a meditao uma forma de aprendizagem, mas o que ele quer chamar a ateno para o 35

papel do reconhecimento coletivo. Para ele, a transformao do indivduo d-se no reconhecimento de uma situao existencial, que coletiva. Para que acontea a participao do indivduo diante da realidade vivida, necessrio, portanto, um processo de conquista, individual e coletiva, por parte tanto dos educandos quanto dos educadores19. FREIRE (1987) ressalta que o mero reconhecimento de uma realidade que no leve a uma insero (ao j) no conduz a nenhuma transformao da realidade objetiva, precisamente porque o processo de anlise crtica da realidade no ocorre. O grande diferencial apontado por ele encontra-se no grau de problematizao que o indivduo e o grupo so capazes de vivenciar, nosso terceiro elemento de discusso, porque atravs da problematizao de uma realidade vivida que se torna possvel imagin-la diferente, construda, planejada. Torna-se possvel, nas palavras de Freire, desvendar o indito vivel, ou seja, aquilo que ainda no existe indito, mas se torna possvel (vivel), inicialmente, na imaginao do indivduo.

c) a problematizao
Paulo Freire compreende que a problematizao de uma realidade vivida traz a percepo das razes (grifo nosso), que torna aquela situao realidade. Esta tomada de conscincia o objetivo final do processo de problematizao. A conscientizao possibilita ao indivduo inserir-se no processo histrico como sujeito e o inscreve na busca de sua afirmao enquanto pessoa (FREIRE, 1987). Metodologicamente, FREIRE (1987) prope que este momento ocorra no que ele chama de crculos de investigao temtica, que so reunies onde operacionaliza-se a decodificao do material anteriormente elaborado.
No processo de decodificao, cabe ao investigador, auxiliar desta, no apenas ouvir os indivduos, mas desafi-los cada vez mais, problematizando, de um lado, a situao existencial codificada e, de outro, as prprias respostas que vo dando aqueles no decorrer do dilogo (FREIRE, 1987:113).

Este processo promove a percepo da percepo anterior e o conhecimento do conhecimento anterior, promovendo, por sua vez, o

19

Existe uma vasta literatura a este respeito, onde destaca-se o livro de Pedro Demo, Participao Conquista, no qual o autor desenvolve a idia de que a participao social uma conquista coletiva, mas, antes de tudo, uma conquista pessoal, de cada indivduo.

36

surgimento de nova percepo e o desenvolvimento de novo conhecimento (FREIRE, 1987).


O que antes j existia como objetividade, mas no era percebido em suas implicaes mais profundas e, s vezes, nem sequer era percebido, se destaca e assume o carter de problema, portanto, de desafio. A partir deste momento, o percebido destacado j objeto da admirao dos homens, e, como tal, de sua ao e de seu conhecimento (FREIRE, 1987:71).

A problematizao leva percepo dos problemas vividos, o que Paulo Freire chama de situaes-limites, e de suas razes. Esta percepo desafia o indivduo e pode levar idia da transformao desta realidade, atravs da superao da contradio em que se encontra o sujeito. Quando os problemas se revelam para alm das situaes-limites, surge o indito vivel, que uma nova possibilidade de soluo para estes problemas. Em outras palavras, indito vivel a possibilidade ainda indita da ao. a futuridade histrica, que no pode ocorrer se no forem superadas as situaes-limites, transformando a realidade com a prxis do indivduo (o futuro a construir) (JORGE, 1981:76). Este o sentido da conscientizao proposta por Freire enquanto um processo oposto ao da alienao.
Quanto mais se problematizam os educandos, como seres no mundo e com o mundo, tanto mais se sentiro desafiados. To mais desafiados, quanto mais obrigados a responder ao desafio. Desafiados, compreendem o desafio na prpria ao de capt-lo. Mas, precisamente porque captam o desafio como um problema em suas conexes com outros, num plano de totalidade e no como algo petrificado, a compreenso resultante tende a tornar-se crescentemente crtica, por isto, cada vez mais desalienada. Atravs dela, que provoca novas compreenses de novos desafios, que vo surgindo no processo da resposta, se vo reconhecendo, mais e mais, como compromisso. Assim que se d o reconhecimento que engaja (FREIRE, 1987:70).

Portanto, o resultado esperado deste processo educativo a insero do indivduo na sua realidade vivida como um sujeito, um ator, participante e influenciador de seu prprio futuro. Podem-se citar, ainda, alguns pressupostos do pensamento de Freire: - O Ser Humano, assim como os animais e os vegetais, so inacabados, estando em constante processo de transformao. Porm, aquele se sabe inacabado e, por isso, se educa (FREIRE, 1981).
O homem pode refletir sobre si mesmo e colocar-se num determinado momento, numa certa realidade: um ser na busca constante de ser mais e, como pode fazer esta auto-reflexo, pode descobrir-se como um ser inacabado, que est em constante busca (FREIRE, 1981:27).

37

- Existe uma unidade entre subjetividade e objetividade no ato de conhecer. A realidade concreta nunca , apenas, o dado objetivo, o fato real, mas tambm a percepo que dela se tenha (FREIRE, 1977:51) - Ningum educa ningum; o ser humano sujeito de sua prpria educao e se educa em comunho com outras conscincias (FREIRE, 1981). - A educao tem carter permanente, pois ningum sabe de forma absoluta. O saber se faz atravs de uma superao constante da ignorncia (FREIRE, 1981).

38

3. APLICAO DO DRP PARA ELABORAO DE UM PLANO DE DESENVOLVIMENTO RURAL NO MUNICPIO DE TOMBOS, MINAS GERAIS

3.1. Caracterizao da rea de estudo

O presente estudo foi realizado em Tombos, pequeno municpio (284 km2) da Zona da Mata mineira (Figura 1). A economia local baseia-se no cultivo de caf e na produo de leite, atividades que envolvem a maior parte da sua populao (10.395 habitantes), da zona rural (3.258 habitantes) ou da zona urbana (7.137 habitantes)20. Tombos nasceu no comeo do sculo passado, quando o abastado Coronel Maximiano Jos Pereira de Souza explorava as margens do Rio Carangola e deparou com trs belssimas cachoeiras que, em seqncia, formavam uma nica vista e as denominou de tombos (Plano Municipal de Desenvolvimento Rural Tombos-MG). Em 12 de novembro de 1878, o territrio, na categoria de distrito, foi incorporado ao municpio de Carangola, com o nome de Tombos do Carangola, e assim permaneceu at a criao do municpio. Com a emancipao poltica, em 7 de setembro de 1923, o distrito torna-se municpio e vila, passando a denominar-se simplesmente Tombos.
20

Dados do Censo Demogrfico de 1996.

39

Figura 1 - Localizao do municpio de Tombos Minas Gerais.

40

3.2. Antecedentes histricos Tombos um dos municpios da Zona da Mata mineira que, durante os anos 70, viu crescer o movimento das Comunidades Eclesiais de Base (CEB), a partir da atuao da Igreja Catlica. Fundamentadas em concepo voltada para a evangelizao, combinada com uma atuao prtica sobre a realidade, vrias dioceses brasileiras estimularam a criao de movimentos e entidades para o auxlio das populaes pobres das reas rurais e urbanas. Este movimento ganhou expresso e, no ano de 1974, j se contava com cerca de 40.000 CEB organizadas em diversos estados brasileiros. Em Tombos, um dos resultados deste movimento foi a criao do Sindicato dos Trabalhadores Rurais (STR) de Tombos em novembro de 1985. O Centro de Tecnologias Alternativas da Zona da Mata (CTA-ZM) foi criado em 1987, fruto de combinao entre a iniciativa de um conjunto de profissionais das Cincias Agrrias e de diversos Sindicatos de Trabalhadores Rurais (STR) da Zona da Mata, com o objetivo de
construir uma proposta de desenvolvimento rural sustentado para a Zona da Mata mineira, que melhore as condies de vida das famlias, aumente a produo de alimentos e conserve os recursos naturais, principalmente os ricos remanescentes de mata atlntica ainda existentes (http://solidariedade.uol. com.br/entidades/ctazm).

O STR de Tombos um dos parceiros do CTA-ZM. Desde 1988, esta parceria tem procurado construir uma proposta de desenvolvimento rural sustentado no municpio, em articulao com outros STR da regio. Diversas atividades de formao e experimentao participativa foram desenvolvidas no sentido de apoiar a agricultura familiar do municpio. Com a eleio do Partido dos Trabalhadores para o Governo Municipal, em 1996, muitas das pessoas que faziam parte do movimento sindical local passaram a ocupar espao na Administrao Pblica, especialmente na Secretaria de Agricultura. Esta conjuntura trouxe novas possibilidades e desafios. Como utilizar a estrutura da Administrao Pblica Municipal para o crescimento da proposta que estes atores sociais j vinham procurando construir enquanto sociedade civil? Esta foi a pergunta que originou, entre outras coisas, a proposta de 41

realizao de um diagnstico do municpio com vistas elaborao de um Plano de Desenvolvimento Rural. Por parte da Secretaria de Agricultura, a elaborao de um Plano de Desenvolvimento Rural poderia contribuir no apenas para melhor organizar suas aes, mas tambm para facilitar a busca por recursos que pudessem viabilizar suas aes. Por parte do CTA-ZM, o Plano poderia contribuir para uma definio mais detalhada de sua interveno no municpio dentro deste novo contexto poltico-administrativo. A assessoria para o desenvolvimento do diagnstico e planejamento municipal foi constituda pela autora desta tese e pelo CTA-ZM, que, recentemente, havia definido Tombos como uma das reas prioritrias de seu trabalho. Um convnio entre esta entidade e o Governo Municipal deu concretude nova estratgia, contemplando, entre outras coisas, a contratao de um tcnico do CTA-ZM para trabalhar diretamente no municpio. A opo pelo uso do DRP para a elaborao do Plano de Desenvolvimento Rural deu-se tanto pelo acmulo que o CTA-ZM e a assessoria j possuam em torno da utilizao deste mtodo quanto pelo conhecimento que as pessoas do STR tinham do seu uso em outras reas de atuao do CTA-ZM. 3.3. Definio dos objetivos, abrangncia e enfoque do diagnstico A proposta preliminar para a realizao de um diagnstico para elaborao do Plano de Desenvolvimento Rural de Tombos (Apndice A) foi discutida no dia 11/02/1998, em reunio que contou com a presena do STR (Sindicato dos Trabalhadores Rurais), da EMATER, do CTA-ZM, da Secretaria Municipal de Agricultura e Secretaria Municipal de Ao Social, conforme documento interno (Apndice B). Nesta ocasio, desenvolveu-se um debate sobre a necessidade real de um plano, tendo em vista que a Secretaria Municipal de Agricultura j estava realizando uma srie de aes no meio rural. O debate apontou como objetivo do trabalho a elaborao de um plano para reorientar as aes e definir prioridades, a partir de melhor compreenso das questes estratgicas que impedem o desenvolvimento do municpio. Alm disso, destacou a importncia do desenvolvimento deste processo de forma 42

que a populao pudesse aumentar sua compreenso a respeito da realidade vivida e fosse estimulada a participar das aes. Foi realizada tambm uma discusso sobre a abrangncia do estudo a ser realizado. J havia um consenso de que o planejamento deveria partir de um diagnstico da realidade. Porm, de que realidade se falava? Apenas a rural? E as (mltiplas) relaes rural-urbana, como deveriam ser tratadas? No se poderia ignorar o fato de que muitas pessoas que moram na cidade trabalham no campo ou mantm atividades ligadas agricultura. Definiu-se, ento, como abrangncia do diagnstico, a rea onde existiam atividades agrcolas, o que significou um conjunto de 16 comunidades rurais mais o entorno da cidade. A partir destas definies, foi construda uma estratgia de trabalho que pudesse dar conta de atingir um universo to grande, diverso e disperso geograficamente. Constituiu-se, portanto, um Conselho de Elaborao do Plano de Desenvolvimento, com pessoas de diversos segmentos da sociedade local e vinculadas s diversas reas do conhecimento (sade, educao, etc.). No mbito deste Conselho, seria iniciado o diagnstico e, posteriormente, os participantes seriam envolvidos no trabalho de campo a ser realizado nas comunidades. O Conselho de Elaborao do Plano, tambm denominado de Conselho Inicial, foi constitudo por 45 pessoas (nove delas no residentes em Tombos), segundo a seguinte composio: Lideranas de base: - Sindicato dos Trabalhadores Rurais (STR) - 8 - Associao de Produtores Rurais (APAT) - 5 - Coordenadores de grupos (grupos de trabalho ligados Secretaria de Agricultura) - 7 - Sindicato Rural - 2 Governo: - Secretaria da Sade - 2 - Secretaria de Educao - 2 - Secretaria de Assistncia Social - 2 - Secretaria de Agricultura - 2

43

Entidades/Instituies: - EMATER (Empresa de Assistncia Tcnica e Extenso Rural) - 2 - CTA-ZM (Centro de Tecnologias Alternativas da Zona da Mata) - 4 - UFV (Universidade Federal de Viosa) - 6 - SIAT (Servio Integrado de Assistncia Tributria e Fiscal) - 1 Cmara de Vereadores: 2 representantes Esta definio foi feita em reunio do CTA-ZM, da Secretaria de Agricultura, da APAT, da EMATER e do STR (Apndice C), quando tambm constituiu-se formalmente uma equipe executiva com representantes destas entidades mais a assessoria. equipe executiva, coube a funo de coordenao de todo o processo. Ainda na mesma reunio, definiu-se a proposta inicial de planejamento do trabalho, que consistiu em:
Anlise e sistematizao dos dados secundrios; I Encontro do Conselho (1. coleta e anlise das informaes do grupo); II Encontro do Conselho (2. coleta e anlise das informaes do grupo); Levantamento de campo: dois finais de semana para cada comunidade; III Encontro do Conselho (anlise final de todas as informaes coletadas); Encontro do Conselho e representantes das comunidades ainda no

representadas (elaborao da 1. verso do Plano), em duas etapas;


Discusso do Plano com as comunidades ; Encontro do Conselho e representantes das comunidades (finalizao do
21

Plano: operacionalizao e definio de responsabilidades); e


Redao e divulgao do Plano.

Numa prxima reunio (Apndice D), para analisar os dados secundrios, foi feito, pela equipe executiva, um debate sobre o enfoque do diagnstico. Partiu-se da constatao de que no meio rural (abrangncia definida para o diagnstico) no existem apenas questes relacionadas agricultura. Por outro lado, as questes relacionadas agricultura no se restringem ao espao rural. A comercializao dos produtos envolve, muitas vezes, atores que tm sua atividade no meio urbano. Portanto, o que deve ser enfocado num diagnstico que tem por objetivo elaborar um Plano de

21

Esta etapa foi suprimida por falta de estrutura para realizar mais uma rodada de reunies.

44

Desenvolvimento Rural? A princpio, todas as questes que se relacionam ao desenvolvimento deste espao, como sade, educao, estradas, produo agropecuria. Entretanto, temia-se que, diante da tradicional postura assistencialista dos governos e da postura simplesmente reivindicatria da populao, um enfoque to amplo trouxesse o risco de as discusses concentrarem-se nas questes mais visveis, como estradas, escolas ou postos de sade, deixando de lado a discusso sobre as questes mais estruturais, relacionadas produo propriamente dita. O risco foi assumido a partir da compreenso de que, se as questes relacionadas produo fossem relevantes, elas apareceriam no diagnstico. Observou-se, porm, que o diagnstico constitua-se numa iniciativa da Secretaria de Agricultura e que, mesmo havendo o interesse de envolver as demais Secretarias, no se poderia garantir que elas viessem a comprometerse com as propostas relacionadas a sua rea de interveno. Estas preocupaes levaram definio do seguinte enfoque para o diagnstico: Fazer um diagnstico da realidade rural em geral e traar um plano para o desenvolvimento das atividades agrcolas. As demandas nas outras reas sero levadas/discutidas com as outras Secretarias (Apndice D). Tendo o objetivo, a abrangncia e o enfoque definidos, partiu-se para a realizao do diagnstico propriamente dito, que seguiu a estratgia resumida no Quadro 1.

45

Quadro 1 - Sntese dos principais passos da estratgia utilizada (FARIA, 1999:52)

O QU? 1 Discusso da proposta (2 reunies) 2 3 4

QUEM?

PRODUTO(S)

5 6

8 9

10

11

12 13

Secretaria de Agricultura, Formao de uma equipe execuEMATER, STR, APAT, CTAtiva ZM e assessoria Formao de um Conselho de Elaborao do Plano Levantamento e sistema- Secretaria de Agricultura, CTA- Sntese dos dados secundrios tizao dos dados secun- ZM drios Anlise dos dados secun- Equipe executiva (Secretaria de Primeiro roteiro geral para o drios sobre o municpio Agricultura, EMATER, STR, diagnstico da realidade. (2 reunies) APAT, CTA-ZM e assessoria) Levantamento das infor- Conselho de Elaborao do Informaes levantadas atravs maes dos membros do Plano da aplicao das seguintes tcniConselho (1 encontro de 2 (cerca de 40 pessoas) cas: mapa, diagrama de Venn, dias) matriz histrica e diagramas de fluxo. Sistematizao das infor- Estudantes da UFV e alguns Sntese das informaes do maes do Conselho profissionais participantes do Conselho Conselho Correo e anlise das Conselho de Elaborao do Correes da sntese informaes do Conselho Plano Sonhos e matriz de tipificao (1 encontro de 2 dias) (cerca de 40 pessoas) Novo roteiro para o levantamento das informaes nas comunidades Levantamento das infor- Pesquisadores: membros do Informaes levantadas a partir maes das 16 comuni- Conselho, estudantes e profisda aplicao das seguintes tcnidades rurais e da cidade sionais voluntrios (54 pescas: mapa, calendrio sazonal, (2 finais de semana/comu- soas) sonhos e entrevistas semi-estrunidade) turadas. Escolha dos representantes para elaborar, junto com o Conselho, uma primeira verso do Plano. Sistematizao das infor- Parte da equipe de pesquisado- Sntese das informaes obtidas maes res at o momento Anlise geral da realidade Conselho Ampliado com repre- Matriz de relaes lgicas rural do municpio a partir Definio de uma misso para o sentantes das comunidades da sntese elaborada (1 futuro Conselho Municipal de (cerca de 55 pessoas) encontro de 2 dias) Desenvolvimento Rural, a ser criado. Aprofundamento da an- Conselho Ampliado com repre- Propostas de ao lise da realidade e formu- sentantes das comunidades lao de propostas de ao (2 encontros, num total de 3 dias) Apresentao das pro- Participao aberta Comentrios e sugestes sobre postas de ao em um (236 pessoas inscritas) as propostas de ao encontro municipal (1 encontro de 1 dia) Definio sobre encami- Conselho Ampliado com repre- Formao de comisses para nhamento das propostas sentantes das comunidades elaborao do Plano Operacional (1 encontro de 1 dia) Elaborao do Plano 9 comisses, num total de 20 Plano Operacional Operacional pessoas envolvidas

46

3.4. Levantamento das informaes Como pode ser observado no esquema apresentado, foram utilizadas, de forma progressiva, trs fontes para o levantamento das informaes: os dados secundrios, as informaes dos membros do Conselho e as informaes das 16 comunidades e da cidade. Os dados secundrios foram levantados por trs integrantes da equipe executiva, principalmente na Prefeitura Municipal e no IBGE. Os dados obtidos foram analisados pela equipe executiva, que, tendo como referncia o objetivo do diagnstico, elaborou um roteiro geral para anlise da realidade. As informaes dos membros do Conselho foram levantadas em um encontro de dois dias. Num primeiro momento, organizaram-se trs grupos, garantindo, em cada um, a presena de pessoas das comunidades, da administrao municipal e de tcnicos. Para a obteno das informaes, foram utilizadas tcnicas de DRP. O primeiro grupo construiu um mapa do municpio; o segundo, uma matriz histrica, e o terceiro, um diagrama de Venn. O mapa uma tcnica que permite a visualizao espacial de um lugar, seja ele uma comunidade, um municpio ou qualquer outro recorte de interesse. Trata-se de um desenho grfico do espao que est sendo estudado. Neste desenho, representam-se os elementos que existem naquele lugar (pode ser uma escola, um rio, diferentes plantios, formaes rochosas, etc.). O diagnstico e a discusso acontecem por ocasio da localizao destes elementos, que so representados no mapa por pedras, folhas e outros recursos disponveis. J a matriz histrica possibilita a anlise de diversos aspectos da realidade ao longo do tempo. As matrizes so utilizadas para fazer comparaes. No caso da matriz histrica, as comparaes so feitas entre pocas identificadas anteriormente como marcantes para aquela realidade. Risca-se, no cho, uma tabela de dupla entrada. No eixo horizontal, por exemplo, so colocadas as pocas. Os aspectos ou fenmenos que sero comparados ao longo do tempo so, ento, colocados no eixo vertical. A matriz pode ser preenchida por pedras, a partir de um raciocnio comparativo que indique a intensidade de ocorrncia do aspecto ou fenmeno analisado 47

(exemplo: xodo rural), ou por palavras, dentro de um raciocnio apenas descritivo. O diagrama de Venn, por sua vez, utilizado para discusso sobre as relaes sociais. Trata-se de um diagrama de crculos de diferentes tamanhos, dispostos como um desenho, que o produto final de uma discusso em grupo orientada pela seguinte pergunta: quais os grupos (formais ou informais) que existem aqui? Cada crculo representa um grupo. Seu tamanho representa o poder do grupo em questo, ou seja, sua capacidade de influncia no cenrio que est sendo estudado. Isso analisado comparativamente. As distncias entre os crculos representam as interaes entre os grupos por eles representados. Se so parceiros, ficam prximos, s vezes at dentro. Se tm objetivos diferentes, contrastantes ou antagnicos, isso representado pela distncia maior ou menor entre os crculos, tambm definida comparativamente. Aps a socializao dos trabalhos, foram formados dois grupos de mulheres e dois grupos de homens para levantamento dos principais problemas que dificultam o desenvolvimento do meio rural de Tombos e priorizao dos trs considerados principais por cada grupo. A partir da apresentao dos resultados, foram feitas a sntese e a priorizao dos problemas em plenria, onde utilizou-se um sistema de pontuao individual, cujos pontos depois de somados, revelaram o principal problema na viso dos homens e das mulheres separadamente. Para que a anlise destes problemas fosse desenvolvida, empregouse, em dois grupos, uma outra tcnica de DRP, o diagrama de fluxo, que permite a identificao das causas e conseqncias de determinado problema ou situao vivida, representada em um pedao de papel (tarjeta) por palavras ou desenhos. Esta representao colocada no cho e observada pelos presentes. Diante das perguntas sobre as causas e conseqncias daquela situao, novas tarjetas vo sendo produzidas e localizadas acima (se causas) ou abaixo (se conseqncias) da tarjeta localizada inicialmente. So feitas ligaes com setas. Foram encerrados os trabalhos desta etapa com uma apresentao e discusso dos resultados dos grupos. As informaes das 16 comunidades e da cidade foram levantadas em dois encontros (dois finais de semana) por comunidade. Para esta etapa, 48

contou-se com o apoio de um grupo de 30 estudantes (da UFV) e profissionais colaboradores do CTA-ZM. Alguns j tinham trabalhado com o DRP e, para os demais, foi realizado um pequeno treinamento. Para todos, foi realizado um repasse dos passos anteriores e da estratgia elaborada. Este grupo juntou-se s pessoas do Conselho, que tinham disponibilidade e foram montadas nove equipes, totalizando 54 pesquisadores. O tamanho de cada equipe variou de quatro a cinco pessoas; procurou-se equilibrar, em cada uma, o nmero de mulheres e de homens e o nmero de membros do Conselho e de estudantes ou profissionais. No primeiro encontro nas comunidades, utilizou-se a tcnica do mapa. Foram realizadas algumas entrevistas semi-estruturadas, que consistem em entrevistas orientadas por um roteiro de pontos, que vo sendo respondidos no decorrer de um dilogo entre os pesquisadores e o informante. No segundo encontro, alm de serem realizadas novas entrevistas semi-estruturadas, foram utilizadas as tcnicas do calendrio sazonal e de sonhos. O calendrio sazonal uma tcnica que permite a identificao dos ciclos, sejam eles climticos, agrcolas, de doenas, de recursos financeiros etc. uma espcie de matriz, em cujo eixo horizontal localizam-se os meses e, no vertical, os aspectos que se deseja discutir. importante ressaltar que a tcnica dos sonhos no uma tcnica de DRP. Ela apenas um tipo de dinmica de grupo que se presta tambm ao levantamento de informaes, pois permite aos integrantes do grupo representar, atravs de desenhos ou recortes de revista, aquilo que imaginam ser um futuro melhor. 3.5. Sistematizao e anlise das informaes Aps cada etapa de levantamento das informaes, realizou-se a sistematizao22 dos dados a fim de permitir sua anlise e o planejamento da prxima etapa. Os dados secundrios foram analisados pela equipe executiva, que, tendo como referncia o objetivo do diagnstico, elaborou um roteiro geral para
22

O termo sistematizao refere-se ao agrupamento de informaes semelhantes. No caso, este agrupamento orientado pelo mesmo roteiro utilizado para a coleta das informaes.

49

o diagnstico da realidade. Este trabalho desenvolveu-se a partir de leitura dos dados. A cada informao lida, procedia-se a uma discusso e anotava-se num cartaz os pontos obscuros que precisariam ser investigados no prprio municpio. As informaes dos membros do Conselho de Elaborao do Plano foram sistematizadas em um documento, que foi lido, corrigido e complementado em reunio. Formaram-se trs grupos e cada um ficou com uma parte do documento. Ao mesmo tempo que os grupos realizavam suas correes e complementaes, analisavam os dados e retiravam os pontos que deveriam compor o novo roteiro para levantamento de campo. As sugestes de cada grupo foram apresentadas e consertadas em plenria. At aqui o processo de anlise teve por objetivo principal checar a qualidade e a segurana das informaes obtidas, alm de identificar pontos obscuros para a elaborao do roteiro da prxima etapa. Aps o levantamento das informaes das 16 comunidades rurais e do entorno da cidade, a anlise tomou outro carter, j que deveria permitir uma leitura da problemtica vivida a fim elaborar as propostas de ao. Como o volume de dados era muito grande, cerca de 200 pginas com informaes das comunidades, 23 pginas com as informaes do Conselho e 8 pginas com os dados secundrios, adotou-se o seguinte procedimento para a sistematizao das informaes: 1) Inicialmente, de posse apenas das sistematizaes das comunidades, as informaes foram sintetizadas em tarjetas, segundo os itens do roteiro. Foram utilizadas trs tipos de tarjetas para cada item: uma para uma breve descrio (em preto), outra para os principais problemas (em vermelho) e a terceira para as potencialidades (em azul). Este trabalho foi feito para cada comunidade, pelos estudantes e profissionais que compuseram a equipe que a visitou. 2) Aps este trabalho, todas as tarjetas, identificadas com o nome da comunidade, foram colocadas em um quadro, separadas conforme os itens do roteiro. 3) O prximo passo, tambm dado pelos estudantes e profissionais, foi a realizao de uma sntese das snteses de cada item do roteiro, mantendo os trs tipos de tarjetas: descrio, problemas e potencialidades. Para isso, 50

foram formados dois grupos, de maneira que cada um contivesse pesquisadores de todas as comunidades visitadas. Um grupo trabalhou os itens recursos naturais e sistemas de produo, e o outro, histria da posse da terra e relaes de trabalho; outras atividades econmicas; dinmica da populao; acesso a informao; educao; sade e organizaes. O produto final foi um conjunto de tarjetas com a sntese de cada um dos itens do roteiro. Aquelas informaes que no eram gerais traziam na frente o nome da comunidade onde havia sido coletada. Este mtodo ficou conhecido por SSS (sntese das snteses das sistematizaes). 4) Em seguida, esta sntese, ainda em tarjetas, foi apresentada e discutida com a equipe executiva para preparao da prxima reunio do Conselho, que j estaria ampliado com a presena dos representantes das comunidades. 5) Foi montado, ento, pela assessoria e duas profissionais voluntrias, um documento com a sntese das snteses das sistematizaes das informaes levantadas nas comunidades, acrescida pelas informaes coletadas nas reunies do Conselho. Foram, tambm, elaboradas tarjetas com os principais problemas (24 problemas, 24 tarjetas). Como pde ser observado no Quadro 1, a anlise das informaes obtidas comeou em um encontro do Conselho Ampliado com representantes das comunidades. Num primeiro momento, foram formados trs grupos para leitura, correo e complementao do documento com a sntese das snteses das sistematizaes. As sugestes de cada grupo foram apresentadas e consertadas em plenria. Para iniciar a anlise propriamente dita, foram apresentadas as 24 tarjetas com os principais problemas identificados. Formaram-se, ento, dois grupos para a elaborao de uma matriz de relaes lgicas, outra ferramenta de anlise, que permite ao grupo o estabelecimento das relaes de causa e conseqncia entre os problemas. Um grupo analisou 16 problemas e o outro, 14. Seis problemas eram comuns, para garantir que fosse possvel juntar as duas matrizes. O produto final est apresentado a seguir (Figura 2).

51

1 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 T 0

3 1

5 1

6 1 1

8 1

10

11 1

12

13

14

15

16

17

18

19

20

21

22

23

24

T 3 2 2 1 1 1 9 1 2 0 2 1 1 5 1 1 3 0 0 2 1 1 1 1 42

1 1 1 1 1 1 1 1 1 1 1 1 1 1 1 1 1 1 1 1 1 1 1 1 1 1 1 1 1

1 1 1 1 1 2 5 3 2 7 2 4 0 1 2 1 1 4 0 0 1 1

LEGENDA 1. Falta de assistncia tcnica e pouco conhecimento de tcnicas alternativas. 2. Problemas na comercializao. 3. Enfraquecimento da terra, eroso. 4. Crregos poludos, gua diminuindo, minas desprotegidas. 5. Artesanato: baixo preo e muita oferta. 6. xodo rural e suas conseqncias: falta de mo-de-obra e envelhecimento do campo. 7. Pouca informao sobre o que acontece dentro e fora do municpio. 8. Pouca diversificao, renda dependente s do caf e do leite. 9. Dificuldade de investimentos, falta de crdito. 10. Turismo: cachoeiras poludas, falta de infra-estrutura e incentivo, queda no movimento. 11. Uso de agrotxicos para combater pragas e doenas. 12. Poucas matas/desmatamento. 13. Falta de organizao e diviso da comunidade por divergncias poltico-partidrias e religiosas. 14. Pouca participao e conhecimento sobre as entidades e suas atuaes. 15. Individualismo. 16. Diminuio do nmero de colonos nas fazendas. 17. Problemas na escola: contedo, sistema multisseriado e compra da merenda. 18. Baixo consumo de hortalias. 19. Problemas de atendimento do SUS e do Hospital. 20. Dificuldade de atendimento no biodigital: falta de duplas e no aceitao pelos evanglicos. 21. Problemas de saneamento: lixo e esgoto. 22. Falta de opo de lazer. 23. Infra-estrutura: m conservao das estradas, falta de luz e telefone. 24. Jovens sem opo de trabalho e com falta de incentivo para continuar os estudos.

Figura 2 - Matriz de relaes lgicas, simplificada. 52

O agrupamento das duas matrizes foi feito pela assessoria e duas profissionais voluntrias, com a ajuda de uma professora23 do Departamento de Matemtica da UFV. A inteno foi transformar a matriz num fluxo, porm, para isso, foi preciso realizar uma simplificao das matrizes, tendo em vista que havia superposio de relaes. O resultado deste trabalho foi o fluxo geral dos principais problemas (Figura 3), apresentado na prxima reunio do Conselho Ampliado. 3.6. Formulao das propostas de ao De posse deste fluxo, os participantes do Conselho Ampliado comearam o aprofundamento da anlise com vistas elaborao de propostas de ao. Inicialmente foram definidas seis questes estratgicas (infra-estrutura, saneamento e lazer; agrotxicos e terra; comercializao; educao; sade e potencialidades da regio), como produto do trabalho de dois grupos de homens e um grupo de mulheres, com posterior consertao em plenria. Em seguida, foram formados grupos de interesse, por questo estratgica, para anlise dos problemas relacionados a cada questo. Num primeiro momento, a orientao metodolgica adotada foi a de buscar, no fluxo geral dos problemas, aqueles relacionados questo que estivesse sendo discutida pelo grupo; montar a parte do fluxo referente a ela e ampliar a anlise, acrescentando outras causas e, ou, conseqncias. Posteriormente, foram retiradas do documento-sntese as potencialidades relacionadas questo estratgica discutida pelo grupo e, individualmente, foram elaboradas as propostas. Estas foram, ento, sistematizadas no quadro, possibilitando o desenvolvimento de uma discusso para definio das propostas do grupo.

23

Trata-se da professora Lana Mara Rodrigues dos Santos, atravs de quem tambm foi possvel identificar a relao entre as tcnicas do DRP e alguns conceitos matemticos.

53

Enfraquecimento da terra, eroso

Baixo consumo de hortalias Crregos poludos, gua diminuindo, minas desprotegidas Turismo, cachoeiras poludas, falta de infra-estrutura e incentivo, queda no movimento

Poucas matas, desmatamento Dificuldades no Biodigital: Individualismo Problemas de saneamento: lixo e esgoto -Falta de duplas - No aceitao pelos evanglicos

Uso de agrotxicos para combater pragas e doenas

Problema de atendimentos do SUS e Hospital Falta de opo de lazer

Dificuldade de investimentos, falta de crdito

Falta de assistncia tcnica e pouco conhecimento de tcnicas alternativas Infra-estrutura: m conservao das estradas, falta de luz, falta de telefone

Pouca informao sobre o que acontece dentro e fora do Municpio

Pouca participao e conhecimento sobre as entidades e suas atuaes

xodo rural e suas conseqncias: falta de mo de-obra e envelhecimento do campo

54
Problemas na comercializao Falta de organizao e diviso da comunidade por divergncias poltico-partidrias e religiosas Artesanato: baixo preo e muita oferta Problemas na escola: contedo, sistema multisseriado, compra da merenda

Pouca diversificao, renda dependente do caf e do leite

Diminuio do nmero de colonos nas fazendas

Jovens sem opo de trabalho e sem incentivo para continuar os estudos

Figura 3 - Fluxo geral dos principais problemas.

Em plenria, realizou-se uma exposio do trabalho de cada grupo, sua sistematizao e a discusso para supresso e, ou, acrscimo de propostas. Foram estas, ento, as propostas posteriormente apresentadas e discutidas num encontro aberto populao. 3.7. Desdobramentos Aps o encontro, que contou com a presena de 236 pessoas inscritas, o Conselho Ampliado voltou a se reunir para apreciar as sugestes recolhidas e elaborar o plano operacional. Formaram-se, ento, sete comisses temticas (assistncia tcnica, formao/capacitao; crdito rural e subsdios para agricultores(as); sade e assistncia social; educao formal; meio ambiente e saneamento; infraestrutura e obras; esporte, lazer e turismo), constitudas por grupos de entidades e secretarias municipais, relacionadas a cada tema. Em uma nova srie de reunies, as comisses temticas definiram aes concretas, prazos e responsveis para cada uma das propostas aprovadas. Paralelamente, este mesmo Conselho Ampliado passou a discutir a constituio de um Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural (CMDR), que foi formalmente institudo pela Lei Municipal n. 1.221, de 14 de setembro de 1998, enquanto um rgo consultivo e deliberativo da poltica de desenvolvimento rural do municpio. Suas competncias so (Lei Municipal n. 1.221, Art. 2.): I - promover o entrosamento entre as atividades desenvolvidas pelo Executivo Municipal e rgos e entidades pblicas e privadas voltadas para o desenvolvimento rural do municpio; II - apreciar o Plano Municipal de Desenvolvimento Rural - PMDR, emitir parecer conclusivo atestando a sua viabilidade tcnico-financeira, a legitimidade das aes propostas em relao s demandas formuladas pelos agricultores, recomendando a sua execuo; III - fiscalizar a execuo do PMDR, visando ao desenvolvimento do municpio;

55

IV - sugerir ao Executivo Municipal e aos rgos e entidades pblicas e privadas que atuam no municpio aes que contribuam para o aumento da produo agropecuria e para a gerao de emprego e renda no meio rural; V - sugerir polticas e diretrizes s aes do Executivo Municipal no que concerne produo, preservao do meio ambiente, ao fomento agropecurio e organizao dos agricultores e regularidade do abastecimento alimentar no municpio; VI - assegurar a participao efetiva dos seguimentos promotores e beneficirios nas atividades agropecurias desenvolvidas no municpio; VII - promover articulaes e compatibilizaes entre as polticas municipais e as polticas estaduais e federais voltadas para o desenvolvimento rural; VIII - acompanhar e avaliar a execuo do PMDR; IX - propor programas, projetos e aes, visando a defesa e a promoo da agricultura familiar e qualidade de vida dos trabalhadores rurais do municpio; X - propor a celebrao de convnios, contratos e acordos com as entidades pblicas e organizaes no-governamentais de assessoria, de pesquisa e de atividades voltadas ao desenvolvimento rural sustentado; XI - apresentar anualmente proposta oramentria ao executivo, inerente ao seu funcionamento; XII - opinar sobre a distribuio de recursos de qualquer origem destinados ao atendimento do meio rural; e XIII - avaliar permanentemente as atuaes da EMATER, do CTA e demais rgos e secretarias federais, estaduais e municipais, no que se refere ao Desenvolvimento Rural. Segundo o Regimento Interno, Art. 3., integram o Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural: I - representantes dos agricultores familiares; II - representantes do poder executivo municipal e do poder legislativo municipal; e III - representantes dos rgos pblicos e privados ligados produo agropecuria;

56

Os membros do CMDR so designados pelo prefeito municipal, conforme Lei Municipal n.o 1.221, mediante indicao dos titulares dos rgos e entidades, respeitando-se a participao mnima de 50% dos membros representados por agricultores familiares (pargrafo nico). A partir do plano operacional, diversas aes esto sendo desenvolvidas e projetos para captao de recursos esto sendo elaborados.

57

4. METODOLOGIA

Um estudo de caso, embora seja freqentemente de natureza qualitativa na coleta e no tratamento dos dados, pode tambm recorrer a mtodos quantitativos ao centralizar-se no exame de certas propriedades especficas de suas relaes e variaes (BRUYNE et al., 1991). A fim de melhor qualificar o estudo de caso desenvolvido neste trabalho, foram utilizados mtodos quantitativos para realizar uma pesquisa visando captar a percepo dos envolvidos na prtica realizada em Tombos. Os procedimentos so descritos a seguir. Os dados coletados foram suplementados pela anlise dos documentos produzidos no decorrer do diagnstico e planejamento em Tombos e por observaes realizadas durante o processo, tendo em vista a insero da autora desta tese na realizao da prtica analisada. 4.1. Unidade de anlise e populao A unidade de anlise compreendeu as pessoas das comunidades e os representantes das entidades/instituies que participaram do processo de diagnstico e elaborao das propostas para o Plano de Desenvolvimento Rural de Tombos. Como populao-alvo, foram definidas as 255 pessoas que vivenciaram o processo, divididas em duas unidades: uma reuniu as 202 58

pessoas das 16 comunidades e do entorno da cidade que participaram das reunies, e a outra contemplou as 53 pessoas que constituram o Conselho Ampliado. Segundo BARBETTA (1994), populao-alvo o conjunto de elementos que se deseja abranger em um estudo. So os elementos para os quais espera-se que as concluses oriundas da pesquisa sejam vlidas. A diviso da populao-alvo da pesquisa, em duas unidades, justificase pelo envolvimento diferenciado que seus elementos tiveram no decorrer do processo de diagnstico e planejamento. 4.2. Amostragem Diante do grande nmero de elementos da populao-alvo, recorreu-se a um levantamento por amostragem como forma de obter estimativas sobre a populao, a partir de informaes dos elementos da amostra. Em funo da heterogeneidade dos elementos da populao-alvo, recorreu-se tcnica da amostragem estratificada, que consiste em dividir a populao em subgrupos denominados estratos, mais homogneos que a populao-alvo. Admitindo-se um erro amostral de 10%, utilizou-se a seguinte frmula, proposta por BARBETTA (1994:58), para clculo do tamanho da amostra em cada estrato: n0 = 1/E20 em que n0 = uma primeira aproximao para o tamanho da amostra; E20 = erro amostral tolervel (no caso, 10%). Segundo esse autor, como conhecido o tamanho da populao, pode-se corrigir o clculo anterior pela frmula: n = N n0/N + n0, em que n = tamanho (nmero de elementos) da amostra; N = tamanho (nmero de elementos) da populao.

59

Aplicando Quadros 2 e 3.

estas

frmulas

duas

unidades

de

amostragem

apresentadas anteriormente, obtm-se os resultados apresentados nos

Quadro 2 - Nmero de participantes das reunies por comunidade e tamanho da amostra

Comunidade gua Santa Alto Catun Banco Batatal Catun Chave Santa Rosa Crrego dos Pereiras Gaviozinho Igrejinha Mira Serra Pedra Bonita Perdio So Pedro Sede Serra dos Quintinos Serra Queimada Serto Total

Nmero de participantes 4 11 11 11 20 10 17 11 22 23 8 17 5 10 10 5 7 202

n calculado 1,32 3,64 3,64 3,64 6,62 3,31 5,63 3,64 7,28 7,62 2,65 5,63 1,66 3,31 3,31 1,66 2,32

n arredondado 2 4 4 4 8 4 6 4 8 8 4 6 2 4 4 2 4 78

Os arredondamentos foram feitos para o primeiro nmero par imediatamente superior, pois houve o interesse de manter o mesmo nmero de mulheres e homens em cada estrato.

60

Quadro 3 - Nmero de participantes das reunies por comunidade e tamanho da amostra

Representantes Das comunidades Das entidades/instituies Do Governo Total

Nmero de participantes 18 24 3 53

n calculado 12,4 16,6 2,1

n arredondado 14 18 3 43

Em funo do seu papel diferenciado de conduo do processo de diagnstico e planejamento, os integrantes da equipe executiva no foram includos no plano de amostragem. Todos os oito integrantes foram pesquisados. Portanto, a amostra final ficou composta por 78 pessoas das 16 comunidades e do entorno da cidade; 14 representantes de comunidades; 18 representantes de entidades; trs representantes do governo e oito da equipe executiva, num total de 121 elementos escolhidos por sorteio. 4.3. Coleta de dados Os dados foram coletados em um formulrio com perguntas fechadas e abertas (Apndice F). Um formulrio uma coleo de questes que so perguntadas e as respostas anotadas pelo entrevistador, numa situao face a face com outra pessoa (GOODE e HATT, 1979). O formulrio elaborado foi testado com dois elementos que compuseram a amostra e, depois de ajustado, aplicado individualmente ao conjunto da amostra (incluindo os dois elementos utilizados para o teste). Contou-se com o apoio de mais uma pesquisadora, uma agrnoma que tambm participou do levantamento das informaes das comunidades. A coleta de dados realizou-se durante os meses de maro e abril de 1999, nove

61

meses aps o encontro em que foram apresentadas as propostas do Plano de Desenvolvimento Rural. Tendo em vista que a participao das pesquisadoras no processo de diagnstico e planejamento poderia interferir na expresso das opinies dos entrevistados, recorreu-se a um rodzio, de forma que cada pesquisadora no voltasse comunidade em que tinha estado durante o diagnstico. 4.4. Sistematizao e anlise dos dados As respostas dos formulrios foram sistematizadas em tabelas do programa Microsoft Excel. J as respostas das perguntas abertas foram categorizadas, recebendo cada uma um cdigo numrico, includo nas tabelas. Este procedimento permitiu, posteriormente, a utilizao do programa SPSS (Statistical Package for the Social Sciences) para anlise dos dados. O SPSS um mtodo estatstico voltado para as Cincias Sociais, que permite a identificao de freqncias e o cruzamento de dados. Tcnicos do Departamento de Economia Rural auxiliaram neste procedimento.

62

5. ANLISE DOS RESULTADOS E DISCUSSO

Segundo PINTO (1981b), um processo que objetiva o envolvimento da populao no planejamento das aes requer o desenvolvimento de dois vetores distintos e articulados. O primeiro refere-se aquisio e produo de conhecimentos sobre uma realidade social, os quais, refletidos e conscientizados por um grupo, motivam-no para uma ao coletiva. O segundo refere-se ao processo de organizao, que, atravs da identificao e articulao de novos atores sociais, deve ocorrer ao longo do processo de aquisio de conhecimentos. Esta proposio encontra-se em sintonia com a idia de que a verdade constri-se a partir de aproximaes sucessivas, presentes nas concepes de pesquisa participativa, e com o princpio da aprendizagem progressiva, presente no DRP. No diagnstico da realidade de Tombos, utilizou-se uma estratgia de trabalho que foi envolvendo, progressivamente, maior nmero de pessoas, ao passo que ia se avanando no conhecimento sobre a realidade em estudo. A articulao entre estes dois vetores (novas pessoas e novos conhecimentos) foi garantida atravs da socializao das informaes e, principalmente, das atualizaes do roteiro de pesquisa. O diagnstico propriamente dito comeou com a definio dos seus objetivos, da abrangncia e do enfoque na equipe executiva, um conjunto de oito pessoas. Aqui tambm ocorreu a primeira etapa do processo de aquisio 63

de conhecimentos, a partir da anlise dos dados secundrios obtidos, o que resultou na formulao do primeiro roteiro de levantamento de informaes, bastante amplo. A segunda etapa do processo de aquisio de conhecimentos aconteceu no Conselho de Elaborao do Plano, um grupo composto por cerca de 40 pessoas. Atravs de tcnicas de DRP, foram mobilizados os conhecimentos deste grupo, que, analisados pelos prprios membros do Conselho, serviram de referncia para a elaborao do segundo roteiro, este j mais especfico, utilizado para orientar o levantamento das informaes nas comunidades. Este procedimento permitiu no apenas aumento quantitativo dos envolvidos, mas tambm a ampliao do nmero de pessoas que se encontravam no papel de leitores da realidade. Se, para a formulao do primeiro roteiro, interferiram as idias e os conceitos apenas daquele grupo que formava a equipe executiva, por ocasio da formulao do segundo roteiro foram as informaes e as idias de um conjunto bem maior (cerca de 40 pessoas) que passaram a orientar o processo de pesquisa. A terceira etapa de aquisio de conhecimentos ocorreu nas comunidades e tambm foi feita, basicamente, com tcnicas de DRP. Ao final deste processo, o Conselho foi ampliado com representantes das comunidades, e foi este frum ampliado (cerca de 55 pessoas) que passou a realizar a leitura das informaes obtidas, analisando-as e formulando as propostas de ao, posteriormente apresentadas e discutidas num encontro aberto populao. Observa-se, portanto, que a estratgia utilizada permitiu a articulao da incorporao de novas pessoas ao processo de leitura da realidade e o avano na aquisio de novos conhecimentos sobre esta realidade. No entanto, a pesquisa realizada pretendeu avanar em direo a uma anlise mais qualitativa do processo de aquisio de conhecimentos gerado pela estratgia utilizada em Tombos. Segundo Paulo Freire, todo e qualquer processo de aprendizagem fortemente dependente do quanto a temtica significativa para o sujeito deste processo, ou seja, para que se realize a aprendizagem, os contedos devem ser relevantes para o(s) sujeito(s) do ato de aprender. Por isso, 64

segundo suas proposies, o primeiro momento de um processo educativo deve ser a definio da temtica (ou dos contedos) por educador e educando. Um diagnstico da realidade j traz implcito, de forma geral, o que Paulo Freire chama de temtica significativa. No caso, ela a prpria realidade vivida. Porm, mesmo que o tema geral esteja definido, ainda se faz necessrio um recorte desta temtica, j que impossvel apreender a realidade na sua totalidade. Em Tombos, este recorte foi iniciado no mbito da equipe executiva, quando se definiram os objetivos, o enfoque e a abrangncia do diagnstico. A partir de ento, os recortes foram feitos atravs das atualizaes do roteiro de pesquisa, realizadas com o envolvimento de um nmero crescente de pessoas. Um roteiro constitui um instrumento de definio mais preciso dos elementos da temtica significativa que se deseja desvelar. Um DRP, como realizado em Tombos, tem no roteiro um verdadeiro guia tanto para a sistematizao das informaes j obtidas quanto para a identificao dos pontos obscuros, que ainda necessitam de investigao e iro compor o novo roteiro, ou seja, ele que orienta a definio do que ou no significativo para o conjunto envolvido no processo de leitura da realidade. Em Tombos, as atualizaes progressivas do roteiro permitiram o envolvimento ativo dos novos atores sociais envolvidos. Atravs delas, o grupo perseguiu as informaes consideradas necessrias, analisou-as e descartou aquelas que no se mostravam relevantes para a pesquisa. Este procedimento fundamenta-se em um outro princpio do DRP: o da ignorncia tima. Diante do risco da pesquisa perder-se no excesso de informaes, este princpio prope a idia de um nvel de ignorncia tima; ignorncia no sentido de desconhecimento, de descarte daquilo que no tem relevncia para a pesquisa. Isso torna-se particularmente importante quando o grupo envolvido na leitura da realidade grande e, muitas vezes, no familiarizado com textos extensos. No entanto, o ato de recortar a realidade um ato de escolha, de seleo, de descarte, que est sujeito a erros e a desvios. A estratgia montada em Tombos procurou, atravs das atualizaes do roteiro, incorporar neste recorte nmero cada vez maior de pessoas, como forma de diminuir os riscos de erros e desvios em relao aos temas de interesse coletivo, e 65

tambm para que, no planejamento, o plano fosse um pacto verdadeiro, legtimo e firmado entre o maior nmero possvel de pessoas. Entretanto, ao analisar o alcance educativo da estratgia utilizada, dados coletados mostram uma forte correlao entre o momento em que as pessoas foram incorporadas ao diagnstico e o grau de percepo do processo em andamento e, ou, o grau de aprendizagem obtido. Duas variveis foram utilizadas para medir o grau de percepo do indivduo a respeito do processo de diagnstico e planejamento:
a lembrana dos objetivos do trabalho: o momento da coleta de dados para

a presente pesquisa aconteceu depois de 11 a 12 meses da etapa de reunies para levantamento de informaes nas comunidades;
a noo do nmero de pessoas envolvidas no trabalho: incluindo as pessoas

que participaram do encontro final, este nmero passa de 400.

O (a) senhor(a) lembra qual era o objetivo daquele trabalho?


Total Pessoas No lembra ou lembra de forma nebulosa Lembra de forma satisfatria ou plenamente Total de pessoas 40 81 121 % 33,0 67,0 Comunidades Pessoas 38 40 78 % 48,7 51,3 Representante da comunidade Pessoas 1 13 14 % 7,1 92,9 Conselho inicial Pessoas 1 28 29 % 3,4 96,6

Quantas pessoas acham que foram envolvidas no trabalho como um todo?


Total Pessoas No sabe dizer menos de 400 mais de 400 Total de pessoas 42 39 40 121 % 34,7 32,2 33,1 Comunidades Pessoas 42 26 10 78 % 53,9 33,3 12,8 Representante da comunidade Pessoas 4 10 14 % 28,6 71,4 Conselho inicial Pessoas 9 20 29 % 31,0 69,0

66

Os dados apresentados revelam que: 67,0% das pessoas lembram de forma satisfatria ou plenamente dos objetivos do trabalho, porm, este ndice bem maior entre os membros do Conselho Inicial (96,6%) e representantes das comunidades (92,9%) do que entre aqueles que participaram apenas das reunies nas comunidades (51,3%). 34,7% das pessoas no tm noo do nmero de pessoas envolvidas no trabalho, todas elas so pessoas que participaram apenas das comunidades, o que representa 53,9% desta categoria. Enquanto isso, 71,4% dos representantes de comunidades e 69,0% dos membros do Conselho Inicial tm uma noo real do nmero de pessoas envolvidas (acima de 400), noo encontrada em 12,8% das pessoas que participaram apenas do trabalho nas comunidades. Para medir o grau de aprendizagem das pessoas envolvidas no processo, duas variveis foram utilizadas: a possvel mudana no pensamento em relao realidade; a pergunta direta sobre o aprendizado de alguma coisa.

O trabalho provocou alguma mudana no pensamento que voc tinha sobre a realidade do municpio?
Total Pessoas Sim No No se aplica Total de pessoas 77 38 6 121 % 67,0 33,0 Comunidades Pessoas 44 34 78 % 56,4 43,6 Representante da comunidade Pessoas 13 1 14 % 92,9 7,1 Conselho inicial Pessoas 20 3 6 29 % 87,0 13,0

Os dados apresentados permitem a observao de que o trabalho provocou algum tipo de mudana na imagem que 67,0% das pessoas tinham a respeito da sua realidade, apesar disso no ter acontecido com 43,6% das 67

pessoas que participaram apenas das reunies nas comunidades. Entre os representantes de comunidades e membros do Conselho Inicial, o ndice de mudana no pensamento sobre a realidade ficou em torno dos 90%.

Aprendeu alguma coisa?


Total Pessoas sim no Total de pessoas 96 25 121 % 79,3 20,7 Comunidades Pessoas 54 24 78 % 69,2 30,8 Representante da comunidade Pessoas 14 14 % 100,0 Conselho inicial Pessoas 28 1 29 % 96,6 3,4

Pode-se observar que o ndice de pessoas que mencionam algum tipo de aprendizado alto: 96,6% dos membros do Conselho Inicial, 100% dos representantes das comunidades e 69,2% das pessoas das comunidades. Entretanto, cerca de 1/3 (30,8%) das pessoas da comunidade respondem claramente que no aprenderam nada. Os dados analisados at o momento indicam que o aprendizado e a percepo do trabalho realizado esto fortemente relacionados ao momento em que a pessoa envolvida no processo, ou seja, ao seu grau de participao na estratgia utilizada. Aqueles que participaram da definio da temtica significativa, atravs das atualizaes do roteiro e da leitura dos dados obtidos, apreenderam mais da realidade investigada. Quanto formulao da estratgia utilizada em Tombos, a participao diferenciada justifica-se pelas dificuldades operacionais de se envolver todos (no caso, cerca de 400 pessoas) em todas as etapas do processo de diagnstico e planejamento, e tambm pela constatao de que o estmulo pessoal (inicial) para o envolvimento num trabalho como este diferenciado. Os dados, no entanto, revelam limitaes na estratgia utilizada e indicam a necessidade de uma ateno especial tanto para a continuidade do trabalho, a fim de dar prosseguimento ao envolvimento das pessoas no 68

processo, quanto para uma comunicao eficiente dos resultados obtidos, mesmo que parciais, como forma de manter o estmulo criado pelo processo de diagnstico e planejamento. A continuidade mencionada, de forma espontnea, como necessidade por cerca de 1/3 das pessoas envolvidas no processo.

Total Pessoas Quantos apontam a descontinuidade como ponto fraco ou propem um processo mais constante Total de pessoas 35 % 28,9

Comunidades Pessoas 24 % 30,8

Representante da comunidade Pessoas 4 % 28,6

Conselho inicial Pessoas 7 % 24,1

121

78

14

29

A pergunta a respeito do andamento das propostas revelou uma frustrao por parte dos envolvidos. Sabe como est o andamento das propostas?
Total Pessoas Sim No Total de pessoas 29 92 121 % 24,0 76,0 Comunidades Pessoas 10 68 78 % 12,8 87,2 Representante da comunidade Pessoas 3 11 14 % 21,4 78,6 Conselho inicial Pessoas 16 13 29 % 55,2 44,8

Nove meses aps o encontro que apresentou as propostas populao, 87,2% das pessoas das comunidades no sabiam do seu andamento. O ndice alto tambm entre aqueles que as elaboraram. So 78,6% dos representantes de comunidades e 44,8% dos membros do Conselho Inicial que no estavam acompanhando o encaminhamento das propostas. Perguntados pelos motivos deste desconhecimento, a resposta 69

mais freqente foi que no houve mais reunies sobre o assunto (63,6% dos representantes de comunidades e 38,5% dos membros do Conselho Inicial). Entre as pessoas da comunidade, a resposta mais freqente foi que no conheciam as propostas (22,8%), alm de uma parte significativa (26,1%) mencionar, espontaneamente, que no sabiam como ficar a par do andamento, revelando um problema de comunicao logo aps a etapa de definio das aes. Entretanto, o confronto destes dados com outro revela novas observaes. Trata-se das respostas pergunta: o trabalho trouxe alguma coisa que pode ajudar o municpio a se desenvolver?

Voc acha que o trabalho realizado em Tombos trouxe alguma mudana que ajude o municpio a se desenvolver?

Total Pessoas sim no no sabe Total de pessoas 96 21 4 121 % 79,3 17,4 3,3

Comunidades Pessoas 58 17 3 78 % 74,4 21,8 3,8

Representante da comunidade Pessoas 12 2 14 % 85,7 14,3 -

Conselho inicial Pessoas 26 2 1 29 % 89,7 6,9 3,4

O nmero de pessoas que responderam sim alto em todas as categorias, correspondendo a 74,4% das pessoas das comunidades, 85,7% dos representantes de comunidades e 89,7% do Conselho Inicial. O que os dados parecem revelar que as pessoas percebem as aes, mas no as relacionam com as propostas definidas, talvez at porque no as conheam. Esta constatao traz tona uma importante discusso sobre a necessidade de uma postura interna (da Secretaria da Agricultura e, ou, da prpria Prefeitura) e de uma estratgia de comunicao que reforcem as etapas anteriores do processo para que seja percebida, pelos envolvidos, a relao entre o planejamento e a execuo das aes. 70

Outra questo que faz interface com esta discusso refere-se articulao entre as aes das diversas secretarias de uma Prefeitura. No momento da coleta de dados para esta pesquisa, um nmero razovel de pessoas das comunidades (15,0%) confundiu o trabalho de diagnstico a que se referia o formulrio com o oramento participativo realizado pela Secretaria de Planejamento, alguns meses aps a concluso do diagnstico. A articulao entre as aes das diversas secretarias de uma Prefeitura poderia reforar a percepo da relao entre planejamento e execuo das aes, tornando mais claros para a populao os efeitos concretos do seu envolvimento, seja num diagnstico ou numa consulta popular, alm, tambm, de racionalizar recursos e esforos. Retomando o raciocnio de Paulo Freire, o processo de aprendizagem prossegue a partir da tematizao da temtica significativa, realizada com o auxlio de codificaes da realidade em desenhos, fotos, gravuras ou palavras, que tm a funo de mediar o dilogo educador-educando ou pesquisadorinformante. O DRP utiliza-se de um conjunto de tcnicas ou diagramas de levantamento e anlise de informaes que codificam a realidade e so instrumentos eficazes para a tematizao. Entretanto, existem diferenas e particularidades interessantes. No caso do DRP, a codificao que ser admirada um registro visual que vai sendo construdo em discusso coletiva. No uma foto nem um desenho trazido pelo educador ou pesquisador, como prope Paulo Freire. Elas so construdas atravs do dilogo. Durante a realizao de um Diagrama de Venn, por exemplo, os grupos, as instituies e, ou, as foras polticas so representadas por crculos de papel de diferentes tamanhos, que vo sendo dispostos no cho de acordo com as inter-relaes que existem entre aquelas organizaes. Ao final, o que se obtm uma representao (ou codificao) da relao entre as partes (polticas) que compem aquela sociedade. Durante o exerccio, a atuao, os objetivos e a histria de cada uma destas partes so colocadas em discusso e problematizadas pelo prprio grupo e, ou, pelos pesquisadores. claro que esta ser apenas uma dentre tantas representaes possveis. a expresso da leitura daquele grupo naquele momento. Entretanto, importante observar que as tcnicas utilizadas pelo DRP permitem, com facilidade, o dilogo, seja entre educador e educando 71

ou pesquisador e informante, seja entre educandos ou entre informantes. As tcnicas favorecem, ainda, a decomposio do todo em partes, para uma nova recomposio a partir da problematizao da realidade. A aceitao realmente muito boa: os mtodos so apontados, na experincia de Tombos, como um dos principais aspectos que favoreceram a participao das pessoas nas reunies, seja no Conselho ou nas comunidades. Os dados apresentados a seguir evidenciam esta afirmao. Antes de sua apreciao, faz-se necessrio ressaltar que as porcentagens apresentadas nas tabelas a seguir no somam 100% porque os entrevistados puderam mencionar mais de uma resposta para cada questo aberta do formulrio. Sendo assim, s seria possvel que as porcentagens somassem 100% se o clculo fosse feito sobre todas as respostas. Porm, este procedimento mascararia as evidncias levantadas por uma pesquisa que teve por objetivo captar a percepo que as pessoas tiveram do processo realizado. Neste sentido, interessa saber quantos tiveram determinada percepo e no a freqncia das percepes. Por isso, a porcentagem foi calculada sobre o nmero total de pessoas que responderam determinada questo do formulrio.

O que favoreceu a participao das pessoas nas reunies do Conselho?

Total Pessoas Os mtodos O interesse das pessoas O trabalho em grupos pequenos para depois trocar informaes Outras respostas Total de pessoas 13 10 5 19 43 % 30,2 23,3 11,6

Representante da comunidade Pessoas 3 1 8 14 % 21,4 7,1

Conselho inicial Pessoas 13 7 4 11 29 % 44,8 24,1 13,8

72

O que favoreceu a participao das pessoas nas reunies nas comunidades?

Total Pessoas Os mtodos, as dinmicas O interesse das pessoas O assunto: a realidade das pessoas Pessoas se sentiram vontade Ter vindo gente de fora Foi tudo bem explicado Convite, motivao, incentivo anterior Outras respostas Total de pessoas 24 22 17 17 16 11 8 26 119 % 20,2 18,5 14,3 14,3 13,4 9,2 6,7

Comunidades Pessoas 13 15 11 13 13 10 2 14 78 % 16,7 19,2 14,1 16,7 16,7 12,8 2,6

Representante da comunidade Pessoas 3 2 4 3 2 1 2 14 % 21,4 14,3 28,6 21,4 14,3 7,1

Conselho inicial Pessoas 8 5 2 1 1 1 5 10 27 % 29,6 18,5 7,4 3,7 3,7 3,7 18,5

Apesar do destaque dado aos mtodos, interessante observar que a participao parece ter diversos condicionantes, como o interesse das pessoas, o tamanho dos grupos, o assunto, o ambiente de descontrao, a presena de pessoas de fora, a clareza das explicaes e a motivao anterior. Portanto, os dados reafirmam a inexistncia de algo milagroso que, por si, desencadeie um processo participativo. Para que ele ocorra, preciso a interao de uma srie de condies. No que se refere especificamente aos mtodos utilizados, 52,9% do total das pessoas entrevistadas qualificam as tcnicas como muito boas ou excelentes e os principais motivos apontados so os seguintes:

Total Pessoas Estimula a participao, a troca de idias sem competio Facilita o entendimento leve, criativo, espontneo Permite ver a relao entre as coisas, os problemas Outras respostas Total de pessoas 36 23 11 7 70 121 % 29,8 19,0 9,0 5,8

Comunidades Pessoas 24 12 7 36 78 % 30,8 15,4 9,0 -

Representante da comunidade Pessoas 1 5 2 3 10 14 % 7,1 35,7 14,3 21,4

Conselho inicial Pessoas 11 6 2 4 24 29 % 37,9 20,7 6,9 13,8

73

A anlise das respostas obtidas pergunta Teve alguma dificuldade em participar das dinmicas? revelou ainda que 60,3% das pessoas entrevistadas que participaram das reunies nas comunidades no tiveram nenhuma dificuldade em participar das dinmicas. Entretanto, 18,6% das pessoas que participaram das reunies do Conselho consideraram que os debates travados durante a realizao destas dinmicas foram dirigidos. Este dado coloca em discusso a dificuldade de se efetivar, na prtica, uma relao dialgica entre liderana e massa, educador e educando ou pesquisador e informante. CARDOSO (1990), ao considerar que a democratizao das relaes entre pesquisador e informante um imperativo do processo de pesquisa, alerta para o fato de que a desproporo entre estes mundos impe dificuldades para o estabelecimento de relaes dialgicas e argumenta que a tica, entendida como um acordo em torno de normas e valores, uma de suas precondies. Atravs dela, o prprio dilogo torna-se um acordo, o da aceitao de dialogar, e a relao pesquisador e informante, uma relao entre interlocutores comprometidos na (e com a) relao dialgica. Portanto, como os valores ticos so valores individuais, a eficincia das tcnicas de DRP em estabelecer uma relao dialgica encontra-se (e sempre se encontrar) fortemente condicionada pelo compromisso tico de quem as utiliza. Segundo Paulo Freire, a tematizao da realidade, quando problematizada, possibilita a percepo do todo atravs do reconhecimento da interao entre as partes deste todo, a compreenso de suas situaes-limites (problemas) e a percepo do indito vivel (o novo possvel), estimulando a insero crtica do sujeito na realidade vivida. A pesquisa de campo revela que 39,7% das pessoas entrevistadas mencionam como um dos aspectos positivos do diagnstico a percepo do todo e destacam a importncia da viso geral da realidade. Entretanto, os dados revelam uma diferena significativa em funo do grau de participao no processo de diagnstico e planejamento. Enquanto 95,4% dos participantes do Conselho Ampliado (Conselho Inicial mais representantes das comunidades) apontam para a importncia de ter alcanado esta percepo do todo, apenas 9,0% das pessoas que participaram das reunies nas 74

comunidades mencionam algo parecido. Esse dado um indcio de que a participao apenas na etapa de levantamento de informaes nas comunidades, onde foram utilizadas tcnicas de DRP, no foi suficiente para permitir o reconhecimento da interao das partes no todo. Ela demandou, para ser alcanada, um envolvimento nas demais etapas do diagnstico. Esta evidncia interessa discusso sobre as potencialidades e limites do DRP enquanto um mtodo que se prope a habilitar a populao rural a compartilhar, aumentar e analisar seu conhecimento sobre sua vida e condies, para planejar e agir, permitindo a constatao de que a simples utilizao das ferramentas de DRP, por si, no garante que a populao consiga compartilhar, aumentar e analisar seu conhecimento sobre sua vida e condies, para planejar e agir. preciso mais; preciso que se estabelea uma estratgia educativa eficiente, ou seja, um conjunto de passos ordenados em torno de uma proposta. O que provavelmente aconteceu durante os trabalhos do Conselho, e no nas comunidades, foi uma maior eficincia da problematizao da realidade. Ali ocorreram a anlise geral da realidade e a formulao de propostas segundo processo descrito anteriormente. Foram mais cinco dias de reunio, com cerca de 55 pessoas onde foram utilizadas tcnicas de anlise, como alguns diagramas de fluxo que discutem relao causa-efeito e uma matriz de relaes (apresentada anteriormente). Elas mostraram-se, tambm, ferramentas teis e bem aceitas; 42,9% das pessoas entrevistadas qualificam o mtodo utilizado como muito bom ou excelente.

Os principais motivos apontados foram:


Total Pessoas Foi um trabalho profundo, extrado, bem apurado, era um resumo de tudo Todos deram opinio Aprofundou a compreenso dos problemas Outras respostas Total de pessoas 22 12 5 12 43 % 51,2 27,9 11,6 Representante da comunidade Pessoas 9 5 3 4 14 % 64,3 35,7 21,4 Conselho inicial Pessoas 13 7 2 8 29 % 44,8 24,1 6,9

75

Os aspectos destacados como pontos positivos foram:


Total Pessoas Perceber a relao entre os problemas, no fluxo. Ter a viso geral. Escrita individual das propostas Estimula a participao, a troca de idias Aprofundamento nos grupos de interesse Prendeu a ateno, foi criativo Outras respostas Total de pessoas 22 12 11 7 5 6 43 % 51,2 27,9 25,6 16,3 11,6 Representante da comunidade Pessoas 9 3 2 1 2 14 % 64,3 21,4 14,3 7,1 Conselho inicial Pessoas 13 9 9 6 5 4 29 % 44,8 31,0 31,0 20,7 17,2

A supresso da etapa de retorno s comunidades, onde se daria a discusso das propostas do Plano, talvez tenha contribudo para esta grande diferena em relao percepo do todo. O encontro, momento em que se imaginou realizar esta discusso, foi bastante atribulado e acabou significando mais um momento de apresentao do que de discusso das propostas. No entanto, mais do que tudo, os dados apontam para a importncia de uma etapa de problematizao que deve ser garantida, seja em que espao for, para que se avance em direo insero crtica do sujeito frente a sua realidade. Com a estratgia montada em Tombos, pretendeu-se contemplar as diferentes posies polticas em torno de um projeto comum: o desenvolvimento do municpio. Destaca-se, entretanto, que: 14,0% das pessoas mencionaram a pouca participao de outras entidades no Conselho; 11,6% consideraram que o Conselho constituiu-se num grupo homogneo; nas comunidades, 3,4% mencionaram a pouca participao de pessoas novas e a diviso partidria foi apontada como uma de suas causas por 10,7 dos entrevistados. Apesar de nenhuma destas taxas ser alta, considera-se que elas apontam uma discusso de relevncia, particularmente em relao s iniciativas de democratizao dos espaos pblicos. Os dados levantados no permitem o aprofundamento desta anlise, porm a superao dos problemas 76

identificados exige que as diferenas sejam encaradas como fonte de enriquecimento do debate e do processo de desvelamento da realidade que se pretende alcanar. Vale ressaltar que 90,9% dos entrevistados consideraram vlido o envolvimento de pessoas ou grupos com opinies/posies polticas diferentes, tendo sido apontados como os principais motivos desta validade os seguintes:

Total Pessoas Poder enxergar mais, enriquecer a discusso Os que pensam diferente podem aprender O desenvolvimento para todos Grupo fica mais forte, facilita conseguir as coisas Ajudaria a unir, podiam entrar num acordo Outras respostas Total de pessoas 44 27 15 14 13 10 110 % 40,0 24,5 13,6 12,7 11,8

Comunidades Pessoas 27 16 5 6 11 2 67 % 40,3 23,9 7,5 9,0 16,4

Representante da comunidade Pessoas 6 4 3 3 2 14 % 42,9 28,6 21,4 21,4 -

Conselho inicial Pessoas 11 7 7 5 2 6 29 % 37,9 24,1 24,1 17,2 6,9

77

6. RESUMO E CONCLUSES

A realizao de um diagnstico participativo de uma realidade vivida tem o potencial de gerar aes que venham a transformar esta realidade. Isto factvel porque um diagnstico participativo capaz de permitir que o indivduo, atravs de um processo de reflexo, atinja a compreenso dos motivos que geraram e mantm determinada realidade e a percepo de um novo possvel ou do indito vivel, nas palavras de Paulo Freire. Quando este processo de reflexo realizado num ambiente coletivo, que se prope a planejar aes, o indito vivel individual transforma-se num plano de ao, pactuado entre os participantes. Sua traduo em aes concretas que venham efetivamente a transformar a realidade vivida depender da legitimidade do plano e do pacto, assim como da capacidade de realizao dos atores envolvidos. Uma evidncia que pode ser percebida ao se distanciar da primeira afirmao a de que processos de diagnsticos participativos partem sempre de uma proposio. E uma proposio sempre de algum, de um ou de alguns atores sociais, sejam estes mais ou menos externos quela realidade. Desta constatao emerge, portanto, a figura do sujeito de uma ao de diagnstico, que sempre um sujeito historicamente posicionado. Pode ser, por exemplo, uma Prefeitura, uma Organizao No-Governamental, uma Universidade ou um Sindicato. Associados a esta figura, surgem os primeiros condicionantes de um processo de diagnstico participativo.

78

O primeiro deles refere-se intencionalidade do(s) sujeito(s) que, em algum momento, se concretiza como realidade em torno de uma proposta de ao. Se houver a inteno de promover um processo participativo de transformao social e a concepo de que esta s se dar a partir da mudana de postura do indivduo frente realidade vivida, estes sujeitos apostaro e procuraro desencadear uma ao que venha a se constituir num processo educativo. O segundo condicionante est associado representao anterior histrica deste(s) sujeito(s) no local onde se d a interveno. Considerando que um diagnstico participativo prope um processo de dilogo entre sujeitos, as representaes que estes sujeitos fazem uns dos outros claramente interferem no desenrolar deste dilogo. Estas representaes so criadas tanto pelas aes anteriormente desenvolvidas pelo(s) sujeito(s) da interveno naquela realidade ou em outras de conhecimento dos atores locais, quanto pelas expectativas criadas em torno do que se imagina ser o potencial da ao daquele(s) sujeito(s). Isso significa dizer que nenhum processo de diagnstico inicia-se do zero. H, no mnimo, uma referncia de aes anteriores e, ou, uma expectativa do que venham a ser as aes futuras. No caso de Tombos, em que o diagnstico foi realizado pelo poder pblico, a diviso partidria dificultou a participao daqueles no afinados politicamente com a atual administrao, conforme mostrado na anlise dos dados. Esta uma questo particular ao fato da prtica analisada por esta pesquisa ser uma ao do poder pblico e, portanto, merece maior estudo do ponto de vista das questes que envolvem o desafio do aprofundamento democrtico. Entretanto, as questes referentes intencionalidade e representao histrica do(s) sujeito(s) repetem-se em toda e qualquer proposta de realizao de um diagnstico participativo. Portanto, uma questo que se coloca prpria proposta metodolgica. A discusso desenvolvida por esta pesquisa foi, essencialmente, metodolgica. Fundamenta-se na compreenso de que um mtodo de trabalho no , isoladamente, determinante do sucesso de um processo de interveno, mas tem a sua importncia ao propiciar um instrumental que, com habilidade e bons propsitos, pode conduzir a grandes objetivos. Traando um paralelo, pode-se dizer que o conhecimento do que possvel fazer com um martelo 79

que permite ao indivduo imaginar algo produzido por ele. Por outro lado, este mesmo conhecimento que permite ao indivduo recorrer a esta ferramenta para concretizar algo imaginado, individual ou coletivamente. Os dados discutidos anteriormente permitem a concluso de que o DRP tem potencial de desenvolver um processo educativo que gere nos indivduos a vontade de atuar na transformao de sua prpria realidade. Isto se d atravs da capacidade que o mtodo tem de desenvolver uma anlise crtica da realidade vivida, atravs de um processo de decodificao, de segmentao, de separao das partes que compem a realidade, para recomp-la, mais a frente, transformada, inicialmente no pensamento, na imaginao, no indivduo, e, em seguida, no coletivo, atravs do planejamento de aes. A princpio, numa democracia, quanto maior o nmero de envolvidos num processo de diagnstico e planejamento, maior a legitimidade e a fora do plano. No entanto, a anlise da prtica desenvolvida em Tombos mostrou que existem limitaes em relao participao de um grande nmero de pessoas em todas as fases de uma estratgia de diagnstico. O envolvimento diferenciado e limitado. Esta evidncia aponta para a necessidade da continuidade de um processo aps a definio do plano de aes, que, alm de dar concretude s propostas, continue, progressivamente, envolvendo maior nmero de pessoas. Isso para que o plano tenha e mantenha sua legitimidade e reconhecimento poltico, elementos fundamentais para que ele tenha fora para se tornar realidade. A necessidade de incorporar novos atores ao processo desencadeado pelo diagnstico demanda uma concepo de flexibilidade em relao ao plano. preciso ter a idia de que um plano, um pacto no algo fixo, imutvel. Deve haver flexibilidade para incorporar tanto as vises das pessoas que se integram ao processo quanto a dinmica da conjuntura. A continuidade justifica-se, tambm, pela prpria caracterstica de um processo educativo que , por natureza, um processo contnuo. O processo de aprender um processo de descoberta. O aprendizado verdadeiro gera, em essncia, a descoberta de como aprender e a vontade de continuar aprendendo e descobrir novas coisas. Em outras palavras, quando se deseja permitir a realizao de um processo educativo, preciso prever continuidade. 80

preciso que o processo gere um continuum, um movimento, uma vontade (e um caminho) para prosseguir. O diagnstico deve ser parte de uma estratgia educativa mais ampla. Outros aspectos de importncia evidenciados pela pesquisa so discutidos a seguir. Um deles a constatao de que um processo de diagnstico e planejamento comea antes das etapas de aquisio de conhecimentos. O momento de definio de objetivos, abrangncia e enfoque representa o primeiro recorte da realidade. Portanto, para que este recorte esteja harmonizado com os interesses coletivos, necessrio que seja feito por um conjunto representativo da sociedade. Isso requer, portanto, um trabalho inicial de articulao e sensibilizao dos atores sociais. A estratgia do processo de diagnstico e planejamento deve ser concebida com calma e profundidade, pois o alcance do trabalho estar fortemente condicionado por ela. Outro aspecto evidenciado pela pesquisa refere-se importncia de um roteiro flexvel, que, ao ser atualizado, incorpore de forma ativa novos atores sociais e oriente o processo de diagnstico, permitindo a seleo do que ou no relevante conhecer. Isso torna-se particularmente importante quando a pesquisa, ou seja, a leitura da realidade, est sendo praticada por um coletivo, muitas vezes heterogneo em relao capacidade de apreenso de um grande volume de informaes escritas. A sntese e a visualizao das informaes tornam-se recursos importantes para que as informaes sejam apreendidas pelo conjunto dos envolvidos no diagnstico. Em relao s tcnicas ou aos diagramas utilizados em um DRP, a pesquisa evidenciou que se tratam de bons instrumentos de codificao e decodificao da realidade; apresentam grande potencial de mediatizar o debate em torno de uma realidade, especialmente porque so construdos ao longo de um dilogo; permitem a visualizao das partes no todo; exercem um papel importante na visualizao das informaes que esto sendo discutidas e problematizadas pelo grupo; so simples, de boa aceitao e favorecem a expresso das opinies individuais. Porm, so tambm fortemente dependentes da habilidade, dos propsitos e dos valores ticos de quem os utiliza. Como o objetivo de um diagnstico participativo estabelecer um

81

dilogo, necessrio que os pesquisadores tenham conhecimento das tcnicas e principalmente disposio e habilidade para o dilogo. O resultado da presente pesquisa evidencia que o uso destas tcnicas ou diagramas no capaz, por si, de desencadear um processo de anlise crtica da realidade ao ponto de gerar no indivduo uma tomada de postura ativa frente a esta realidade. Isso requer um processo mais profundo de distanciamento e reflexo crtica sobre as razes que criam e mantm a realidade da forma como ela , ou seja, fundamental que o terceiro momento do mtodo proposto por Paulo Freire seja realizado, o momento da problematizao. Essa evidncia vem relativizar uma mstica em torno da rapidez esperada em um DRP. Esta mstica advm das preocupaes que inspiraram o desenvolvimento do DRR, contudo, percebe-se que, diante do objetivo de gerar uma tomada de postura ativa do indivduo frente realidade (talvez uma boa traduo para o termo empoderamiento), necessrio um processo de anlise da realidade e planejamento das aes que requer tempo e uma estratgia que garanta que o processo de reflexo crtica se realize. O diagnstico, em si, deve ser uma estratgia educativa. Outra questo refere-se importncia da comunicao. No momento do diagnstico, envolve-se, mesmo que de forma diferenciada, um grande nmero de pessoas. Entretanto, aps a elaborao do plano, este envolvimento tende a diminuir, j que o objetivo prtico do diagnstico (a elaborao do plano) atingido. No entanto, o plano no o fim, mas o comeo da ao e, para sua concretizao, faz-se necessrio manter as pessoas em sintonia com os desdobramentos do diagnstico e estimul-las a incorporar-se, cada vez mais, nas atividades que buscam a concretizao das aes. Torna-se, portanto, fundamental que seja estabelecida uma estratgia de comunicao capaz de garantir o fluxo das informaes sobre o andamento (ou no) do plano de ao. As diferenas sociais e ideolgicas entre os atores do desenvolvimento trazem dificuldades para que estas vises sejam compartilhadas num processo de diagnstico e planejamento coletivo. Muitas so dificuldades de carter poltico, influenciadas por um contexto histrico. A habilidade em enfrent-las algo a ser conquistado pelos indivduos envolvidos no processo. A postura das 82

lideranas pode ser determinante, facilitando ou dificultando esta consertao de vises. A pesquisa mostra que, apesar das dificuldades, a diferena de opinies valorizada pelos envolvidos como algo que pode enriquecer as discusses e fortalecer o pacto, aumentando suas chances de ser concretizado. Em outras palavras, torna o plano mais legtimo e refora o pacto estabelecido. Portanto, vale a pena enfrentar as dificuldades advindas desta situao. Considerando que a presente pesquisa discutiu as potencialidades e limitaes do uso do DRP, a partir do estudo de uma prtica desenvolvida pelo poder pblico municipal, cabem aqui algumas consideraes finais. A primeira refere-se especificidade de um estudo de caso que, no permitindo a generalizao das informaes, deve ser compreendido como uma fonte de indicaes que devem ser contrastadas com outros estudos de caso, a fim de reafirmar ou contestar as concluses ensaiadas anteriormente. Estudos comparativos sobre o uso do DRP em processos de desenvolvimento local tornam-se de grande importncia para aprofundar a discusso sobre suas potencialidades e limitaes. Outra questo a especificidade de a prtica analisada por esta pesquisa constituir-se numa iniciativa do poder pblico municipal. Com isto, a pesquisa, que foi direcionada principalmente para uma anlise metodolgica, tangenciou (mas no aprofundou) as discusses relativas aos desafios da democratizao dos espaos pblicos. Situa-se aqui um amplo campo de pesquisa de grande relevncia no atual contexto poltico brasileiro de descentralizao do Estado. Pesquisas sobre o papel do municpio no desenvolvimento local e sobre os desafios gerados pela descentralizao poltico-administrativa do Estado podem contribuir para maior compreenso dos processos de democratizao e para enriquecer a discusso sobre as contribuies que podem advir das metodologias participativas.

83

REFERNCIAS BIBLIOGRFICAS

ABRO, B.S. Histria da filosofia. So Paulo: Nova Cultural, 1999. 480 p. (Coleo Os Pensadores) ALTIERI, M.A. Agroecologia: as bases cientficas da agricultura alternativa. Rio de Janeiro: Projeto Tecnologias Alternativas FASE, 1989. 237 p. ALVES, M.M. A fora do povo democracia participativa em Lages. 5.ed. So Paulo: Brasiliense, 1982. 150 p. ANDRADE, I.A.L. Descentralizao e poder municipal no Nordeste: os dois lados da nova moeda. In: ENCONTRO NACIONAL DA ANPOCS, 20, 1996, Caxambu. Resumos... Caxambu: ANPOCS, 1996. p. 25. BARBETTA, P.A. Estatstica aplicada s cincias sociais. UFSC, 1994. 284 p. Florianpolis:

BOTERY, G.L. Pesquisa participante: propostas e reflexes metodolgicas. In: BRANDO, C.R. (Org.). Repensando a pesquisa participante. So Paulo: Brasiliense, 1884. p. 51-81. BRANDO, C.R. (Org.). Pesquisa participante. 6.ed. So Paulo: Brasiliense, 1986. 211 p. BRUYNE, P., HERMAN, J., SCHOUTHEETE, M. Dinmica da pesquisa em cincias sociais: os plos da poltica metodolgica. 5.ed. Rio de Janeiro: Francisco Alves, 1991. 252 p. BUARQUE, S.C. Desenvolvimento local e planejamento municipal (roteiro de exposio preliminar). Recife: INCRA-IICA, 1997. 14 p. (Mimeogr.).

84

CACCIA-BAVA, S., SOARES, J.A. Os desafios da gesto municipal democrtica. So Paulo: Cortez, 1998. 192 p. CAMPANHOLA, C., SILVA, J.G. Diretrizes de polticas pblicas para o novo rural brasileiro: incorporando a noo de desenvolvimento local. Caxambu: ANPOCS, 1999. 27 p. CARDOSO, R.C.O. O saber, a tica e a ao social. Manuscrito, So Paulo, v. 13, n. 2, p. 7-22, 1990. CASTRO, M.H.G. Descentralizao e poltica social no Brasil: as perspectivas dos anos 90. Espao e Debates, So Paulo, n. 32, p. 80-87, 1991. CASTRUCCI, B. Elementos de teoria dos conjuntos. So Paulo: Nobel, 1986. 129 p. (Srie Professor, 3). CHAMBERS, R. The origins and practice of participatory rural appraisal. World Development, v. 22, n. 7, p. 953-969, 1994a. CHAMBERS, R. Participatory Rural Appraisal (PRA): analysis of experience. World Development, v. 22, n. 9, p. 1253-1268, 1994b. CHAMBERS, R. DRP a gran escala: haciendolo lo mejor posible. Santa Cruz, Bolvia: Direccin de Programas de Investigacin y Desarrollo (DPID)/ Universidade NUR, 1995. 6 p. CHAMBERS, R., GUIJT, I. DRP: despus de cinco aos, en qu estamos ahora? Bosques, Arboles y Comunidades Rurales, Ecuador: Programa FTP, n. 26, p. 4-15, 1995. COELHO, F.D. Reestruturao econmica, polticas pblicas e as novas estratgias de desenvolvimento local. Desenvolvimento Local, So Paulo, n. 25, p. 45-62, 1996. CONWAY, G.R. Diagrams for farmers. In: CHAMBERS, R., PACEY, A., THRUPP, L.A. Farmer first: farmer innovation and agricultural research. London: Intermediate Technology Publications, 1989. p. 77-86. CONWAY, G.R. Anlise participativa para o desenvolvimento agrcola sustentvel. Rio de Janeiro: AS-PTA, 1993. 32 p. CORWALL, A., GUIJT, I., WELBOURN, A. Reconocer el proceso: retos para la metodologia de investigacion y extension agricola. Inglaterra: Institute of Development Studies, 1993. 37 p. DESER. Agricultura familiar e desenvolvimento local: municipalizao, diretrizes de desenvolvimento e propostas de polticas pblicas. Curitiba: 1997. 19 p. (Mimeogr.).

85

DOWBOR, L. Interveno dos governos locais no processo de desenvolvimento. Desenvolvimento Local, So Paulo, n. 25, p. 29-44, 1996. DOWBOR, L. A reproduo social: propostas para uma gesto descentralizada. Petrpolis: Vozes, 1998. 446 p. EHLERS, E. Agricultura sustentvel: origens e perspectivas de um novo paradigma. So Paulo: Livros da Terra, 1996. 178 p. FARIA, A.A.C. PRA that supports local development: the experience of developing a Municipal Rural Development Plan in Tombos, Brazil. PLA Notes, Inglaterra, n.34, p. 49-56, 1999. FREIRE, A.M.A. A trajetria de Paulo Freire. In: GADOTTI, M. Paulo Freire: uma biobibliografia. So Paulo: Cortez/Instituto Paulo Freire; Braslia: UNESCO, 1996. 765 p. FREIRE, P. Ao cultural para a liberdade. 2.ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1977. 149 p. FREIRE, P. Educao e mudana. 4.ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1981. 79 p. FREIRE, P. Extenso ou comunicao? 8.ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1983. 93 p. FREIRE, P. Pedagogia do oprimido. 17.ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1987. 184 p. GADOTTI, M. A prtica altura do sonho. In: GADOTTI, M. Paulo Freire: uma biobibliografia. So Paulo: Cortez/Instituto Paulo Freire; Braslia: UNESCO, 1996. 765 p. GERHARDT, H.P. Arqueologia de um pensamento. In: GADOTTI, M. Paulo Freire: uma biobibliografia. So Paulo: Cortez/Instituto Paulo Freire; Braslia: UNESCO, 1996. 765 p. GUIJT, I. Monitoramento participativo: conceitos e ferramentas prticas para a agricultura sustentvel. Rio de Janeiro: AS-PTA, 1999. 143 p. GOODE, W.L., HATT, P.K. Mtodos em pesquisa social. So Paulo: Nacional, 1979. 489 p. HADDAD, P.R. Participao, justia social e planejamento. Rio de Janeiro: Zahar, 1980. 144 p. HERMMAN NETO, J. Democracia feita em casa. Braslia: Cmara dos Deputados, 1984. 377 p.

86

HUNTINGTON, S.P. A terceira onda: a democratizao no final do sculo XX. So Paulo: tica, 1994. 335 p. INTERNATIONAL INSTITUTE FOR ENVIRONMENT AND DEVELOPMENT IIED. Participatory learning and action: a user's guide. London: 1998. No paginado. JORGE, J.S. A ideologia de Paulo Freire. So Paulo: Loyola, 1981. 210 p. KAPLAN, A. A conduta na pesquisa: metodologia para as cincias do comportamento. So Paulo: EPU/Editora da Universidade de So Paulo, 1975. 440 p. LIPSCHUTZ, S. Teoria de conjuntos. 1973. 337 p. So Paulo: McGraw-Hill do Brasil,

MARSIGLIA, A.S.J. Desenvolvimento e gesto local: temas e atores em um cenrio de mudanas. Desenvolvimento Local, So Paulo, n. 25, p. 63-75, 1996. MEYER, M. Participando en el cambio: una evaluacin del diagnostico rural participativo. Santa Cruz, Bolvia: Direccin de Programas de Investigacin y Desarrollo (DPID)/Universidade NUR, 1997. 15 p. MOLNAR, A. Community forestry, rapid appraisal. Rome: FAO, 1989. 90 p. OAKLEY, P., MARSDEN, D. Obstacles and approaches to participation in rural development. Preliminary paper prepared for inter-agency panel on peoples participation. Geneva: International Labour Office, 1982. 96 p. (Mimeogr.). OLIVEIRA, R.D., OLIVEIRA, M.D. Pesquisa social e ao educativa: conhecer a realidade para poder transform-la. In: BRANDO, C.R. (Org.). Pesquisa participante. 6.ed. So Paulo: Brasiliense, 1986. p. 134-142. PETERSEN, P. A participao no participada: incorporando as abordagens participativas para o desenvolvimento na prtica das instituies. In: PETERSEN, P., ROMANO, J.O. Abordagens participativas para o desenvolvimento local. Rio de Janeiro: AS-PTA/Actionaid-Brasil, 1999. 144 p. PINTO, J.B. Notas sobre participao social e planejamento participativo do Programa Polonordeste. Recife: OEA/SUDENE, 1981a. 6 p. (Doc. B4). PINTO, J.B. Em busca do planejamento participativo nos PDRIs. Recife: OEA/SUDENE, 1981b. 10 p. (Doc. B-7). PINTO, J.B. A pesquisa-ao como prtica social. Contexto e Educao, Porto Alegre, v. 1, n. 2, p. 27-46, 1986. 87

PINTO, J.B.G. Planejamento participativo: rito ou prtica de classe? Revista de Cultura, Rio de Janeiro, v. 81, n. 1, p. 71-89, 1987. PRETTY, J.N., GUIJT, I., THOMPSON, J., SCOONES, I. A trainers guide to participatory learning and action. London: IIED, 1995. (Participatory Methodology Series, 1). PROGRAMA DAS NAES UNIDAS PARA O DESENVOLVIMENTO - PNUD. Relatrio sobre o desenvolvimento humano no Brasil. Rio de Janeiro: IPEA; Braslia: PNUD, 1996. 185 p. PUTNAM, R.D. Comunidade e democracia: a experincia da Itlia moderna. Rio de Janeiro: Fundao Getlio Vargas, 1996. 257 p. RICHA, J. Abertura. In: NETO, J.H. Democracia feita em casa. Braslia: Cmara dos Deputados, 1984. p. 9-10. RODRIGUES, N. As relaes entre o Estado e a sociedade do Brasil: a rebelio por dentro. In: NETO, J.H. Democracia feita em casa. Braslia: Cmara dos Deputados, 1984. p. 41-50. ROTHMAN, F.D. Participao popular em trs programas de desenvolvimento rural integrado em Minas Gerais, 1976-86. Viosa: UFV, 1987. 19 p. (Mimeogr.). ROUSSEAU, J.J. Do contrato social. In: Os pensadores: Rousseau. 1999. 336 p. SABOURIN, E. Inovao institucional, planejamento municipal e organizao dos produtores no nordeste brasileiro: anlise comparativa de trs experincias. Agricultura Familiar: Pesquisa, Formao e Desenvolvimento, Belm, v. 1, n. 1, p. 99-120, 1996. SILVA, R.M.A. Desenvolvimento rural e poder local. (Mimeogr.). Natal: 1997. 34 p.

THIOLLENT, M. Metodologia da pesquisa-ao. So Paulo: Cortez, 1986. 108 p. VALAREZO, G.R. Metodologias participativas: o estado da questo na Amrica Latina. Bosques, Arboles y Comunidades Rurales, Quito, Equador, n. 25, p. 4-11, 1995. VEIGA, J.E. Uma estratgia de desenvolvimento rural para o Brasil. So Paulo: 1997. 20 p. (Mimeogr.). WEFFORT, F. Novas democracias: que democracias? Lua Nova, n. 27, p. 530, 1992.

88

APNDICES

89

APNDICE A
PROPOSTA PRELIMINAR PARA ELABORAO DO PLANO DE DESENVOLVIMENTO MUNICIPAL DE TOMBOS24

Doc.1 PRINCIPAIS ETAPAS Acerto da proposta, formao de uma equipe de trabalho, definio de diretrizes, cronograma e outras questes operacionais. Levantamento de dados secundrios sobre o municpio (exemplo: IBGE, pesquisa UFJF). Diagnstico da realidade municipal: Subetapas: - levantamento inicial - sistematizao roteiro - aplicao de tcnicas de grupo - sistematizao - entrevistas - sistematizao Elaborao do Plano de Desenvolvimento. Apresentao e discusso com a populao. Encaminhamentos: formao de grupos de trabalho. Acompanhamento e avaliao.

24

Elaborada por Andra, discutida com Ferrari e enviada por fax para Margarida, no final de janeiro/98.

90

Esta proposta referenda-se nas experincias de trabalho do CTA-ZM e na metodologia de Planejamento Estratgico Participativo (PEP), sistematizada pelo Professor Joel Souto Maior (UFPb) e utilizada pelo CEPAGRO (uma ONG de Santa Catarina). A metodologia reconhece a necessidade do produto final (o Plano), porm ressalta a importncia do processo, pois entende que este caminho determinante na construo das bases para implementao das aes previstas no Plano. A realizao deste trabalho pressupe e depende do envolvimento das diferentes organizaes locais e do Poder Pblico local, atores efetivos do desenvolvimento municipal. A assessoria tcnica prevista orienta o processo a contribuir para desencadear um movimento para o desenvolvimento do municpio.

Prefeituras/PDR Tombos/Proposta 09/03/98 AA.

91

APNDICE B

Doc. 2 Reunio dia 11.02.1998. Local: Tombos/MG. Presentes: Ferrari, Glauco, Margarida, Derly, Luciana (Secretria de Ao Social), Andra, Emerson, Bati. Pauta: 1 - Apresentao e discusso da proposta preliminar para elaborao do Plano de Desenvolvimento Municipal de Tombos. 2 - Convnio Prefeitura Municipal de Tombos e CTA.

92

PRINCIPAIS ETAPAS

Acerto da proposta Levantamento de dados secundrios (IBGE, pesquisa UFJF, etc.) Diagnstico (vrias etapas) Elaborao do Plano Apresentao e discusso com a populao Encaminhamentos: formao de grupos de trabalho Acompanhamento e avaliao Discusso sobre a necessidade do Plano: J existem propostas tiradas das comunidades, atravs dos grupos formados pela Prefeitura e atravs da pesquisa da UFJF. Ento, por que um Plano? Porque no est tudo includo. Lugares ficaram de fora, assuntos no foram bem explorados, como a pecuria. Porque o plano d o rumo, define as questes estratgicas, define prioridades. Porque no se conhecem as demandas futuras. Por exemplo, hoje 40 produtores esto criando peixe. E daqui a dois anos, qual ser a demanda? Porque preciso planejar diferentes aes. Se todos produzirem uma coisa s, sobra. Porque necessrio analisar, estudar, pensar bem nas aes. Porque importante que os agricultores entendam toda a cadeia.

93

Discusso sobre o rural e o urbano: O desenvolvimento envolve a populao urbana tambm. Muitas pessoas moram na cidade, mas trabalham no campo ou tm atividades ligadas agricultura. Existe um muro entre a cidade e o campo, que precisa ser vencido. importante tambm olhar para a regio, ver as tendncias regionais.

Listagem das 1) Catun 2) Catun 2 3) Alto Catun 4) gua Santa 5) Igrejinha 6) Banco 7) Perdio 8) Batatal 9) Gaviozinho

comunidades

serem atingidas 10) So Pedro

pelo

diagnstico

(18

comunidades, todas no meio rural. Existem grupos estruturados apenas em 5): 11) Crrego dos Pereiras 12) Pedra Bonita 13) Pedra Bonita 14) Serra dos Quintinos 15) Chave Santa Rosa 16) Serra Queimada 17) Mira Serra 18) Sede (proximidades da cidade)

2 - Convnio PMT e CTA: Discusso com o Prefeito a partir de uma minuta elaborada pelo CTA. Tudo OK.

Prefeituras/PDR Tombos/Discusso da Proposta 09/03/98 AA.

94

APNDICE C

Doc. 3 Reunio dia 02/03/98. Local: Tombos/MG. Presentes: Ferrari, Glauco, Margarida, Emerson (EMATER), Nice (EMATER), Mrcia, Bati (STR). Pauta: 1 - Apresentao e discusso da proposta preliminar de planejamento. 2 - Composio do Conselho e equipe executiva. 3 - Datas. 1 - Apresentao e discusso da proposta preliminar de planejamento (feita por Ferrari, Glauco e Andra a partir da reunio de discusso da proposta de trabalho, dia 11/02/98). Anlise e sistematizao dos dados secundrios. I Encontro do Conselho (1. anlise). II Encontro do Conselho (1. anlise). Levantamento de campo: 2 etapas de levantamento e sistematizao, 10 equipes, 4 fins de semana. III Encontro do Conselho (anlise final).

95

Encontro do Conselho e representantes das comunidades ainda no representadas (elaborao da 1. verso do Plano): 2 etapas. Discusso do Plano com as comunidades. Encontro do Conselho e representantes das comunidades (finalizao do Plano: operacionalizao e responsabilidades). Redao do Plano. Divulgao. Previso: 22 dias/pessoa. Obs.: A equipe do levantamento em campo ser tirada dos componentes do Conselho. 2 - Composio do Conselho: Lideranas de base: - STR - 8 - Associao - 5 - Coordenadores de grupos - 7 - Sindicato Rural - 2 Governo: - Secretaria de Sade (secretrio + 1) - 2 - Secretaria de Educao - 2 - Secretaria de Assistncia Social - 2 - Secretaria de Agricultura - 2 Entidades: - EMATER - 2 - CTA/ZM - 4 - UFV - 6 - SIAT - 1 Cmara de Vereadores - 2 Total: 45 pessoas, sendo 9 no residentes em Tombos Obs.: Discutiu-se sobre a pertinncia de incluir representantes das comunidades sem grupo formado. Concluiu-se que seria prematuro inclu-los nos encontros iniciais. Fica a idia de inclu-los no momento de elaborao do Plano, a partir de uma escolha da prpria comunidade. Equipe executiva: Ferrari, Glauco, Andra, Margarida, Derly, Emerson, Bati e Mrcia

96

3 - Datas: - Reunio de preparao do I Encontro (equipe executiva): 11/03/98: Estudo dos dados secundrios, idias para as tcnicas, operacionalizao do I Encontro do Conselho. - I Encontro do Conselho (1. anlise): 25 e 26 de maro das 9 s 18 h (dois dias inteiros) - II Encontro do Conselho (1. anlise): 14 e 15 de abril - Levantamento de campo: 18 e 19 de abril (data com problema) 25 e 26 de abril (9 comunidades) 2 e 3 de maio (outras 9 comunidades) 9 e 10 de maio (volta s primeiras 9 comunidades) 16 e 17 de maio (volta s outras 9 comunidades) Prefeituras/PDR Tombos/Planejamento 05/03/98 AA

97

APNDICE D

Doc. 4 Reunio dia 11/03/98. Local: Tombos. Presentes: Derly, Margarida, Mrcia, Glauco, Bati, Emerson, Andra Pauta: 1) Anlise dos dados secundrios. 2) Preparao do I Encontro do Conselho. 1) Anlise dos dados secundrios: Como tnhamos apenas os dados brutos e a pesquisa de Juiz de Fora no havia chegado, no foi vivel analisar os dados. Marcamos outra data para esta anlise (17/03/98, 9 h). Glauco e Mrcia ficaram responsveis pela sistematizao das informaes e distribuio para a equipe antes da reunio. Discutimos, ento, sobre o objetivo final do trabalho. A questo colocada foi a seguinte: em alguns momentos falamos em Plano de Desenvolvimento Municipal e, em outras, em Plano de Desenvolvimento Rural. O que estamos querendo? Elaborar um Plano de Desenvolvimento Municipal ou um Plano de Desenvolvimento Rural? Qual a diferena? Surgiram outras questes: ou seria um Plano de Desenvolvimento Agrcola? O que entendemos por rural? O que entendemos por agrcola? Foram colocadas vrias opinies. Entre elas: O rural tudo aquilo relacionado zona rural. 98

O agrcola aquilo relacionado ao uso da terra. So as atividades agrcolas. Na zona rural h as atividades agrcolas, mas, tambm, as questes da sade, da educao, dos direitos trabalhistas, da previdncia, etc. As atividades agrcolas esto na zona rural, mas refletem-se tambm na zona urbana. Exemplo: comercializao, uso de mo-de-obra temporria, etc. O desenvolvimento da zona rural envolve todas as questes, porm, se levantarmos tudo, na idia de fazer um Plano de Desenvolvimento Rural, a agricultura pode sumir no meio de muitas outras demandas. Normalmente a populao pensa nos servios (exemplo: posto mdico, transporte escolar, estrada, etc.), pois tem toda uma tradio assistencialista. Corre-se o risco de no sair quase nada de agricultura. Alm disso, o trabalho est sendo puxado pela Secretaria de Agricultura. As demandas das outras reas no podero ser atendidas pela Secretaria. Isso pode gerar frustao. As outras Secretarias tm suas prprias formas de fazer seu trabalho. Por outro lado, pensar num Plano de Desenvolvimento Agrcola, restringindo o diagnstico realidade das atividades agrcolas, pode frustar as comunidades que tm outras prioridades. preciso lembrar que a Secretaria de Agricultura um pouco a porta-voz da zona rural. preciso lembrar tambm que o diagnstico no um levantamento de demandas. um estudo da realidade. Se as atividades agrcolas so importantes, elas vo aparecer e vo ter importncia mesmo num diagnstico geral da realidade. No precisa restringir. A idia ter um diagnstico da agricultura, mas, tambm, ouvir outras coisas e levar para quem tem competncia na rea. A Secretaria precisa de um Plano de Desenvolvimento Agrcola para negociar projetos e recursos pblicos. As idias foram convergindo para o seguinte pensamento: Fazer um diagnstico da realidade rural em geral e traar um plano para o desenvolvimento das atividades agrcolas. As demandas nas outras reas seriam levadas para as outras Secretarias e l discutidas. A definio do

99

nome mais apropriado ficou para um momento posterior, depois que as idias se assentarem melhor. 2) Preparao do I Encontro do Conselho. Como no foi possvel analisar os dados, no deu para avanar na preparao do encontro. Ficou para o dia 17.

Prefeituras/PDR Tombos/Anlise dos dados secundrios 1 12/03/98 AA.

100

APNDICE E

Quem Paulo Freire? Paulo Reglus Neves Freire, conhecido no Brasil e no exterior apenas como Paulo Freire, nasceu em Recife, PE, em 19 de setembro de 1921. Comeou a leitura da palavra, orientado pela me, escrevendo palavras com gravetos das mangueiras, sombra delas, no cho da casa onde nasceu (FREIRE, 1996). Ao lado de seus irmos e irms, foi educado na tradio catlica. A disposio paterna para o dilogo com a famlia, criando os filhos com autoridade, mas tambm com compreenso, talvez tenha contribudo para que nele se desenvolvesse certa perspectiva em relao comunicao (GERHARDT, 1996) Aos 22 anos, ingressou na Faculdade de Direito do Recife e, durante o perodo de formao acadmica, tornou-se professor de lngua portuguesa do Colgio Oswaldo Cruz (FREIRE, 1996). Ainda na dcada de 40, teve contato com a educao de adultos/trabalhadores quando trabalhou no setor de Educao e Cultura do SESI, rgo recm-criado pela Confederao Nacional da Indstria, atravs de um acordo com o governo Vargas. Freire ocupou o cargo de Diretor desse setor do SESI, de 1947 a 1954, e a foi Superintendente de 1954 a 1957 (FREIRE, 1996).

101

Em 9 de agosto de 1956, foi nomeado, pela Prefeitura do Recife, membro do Conselho Consultivo de Educao, ao lado de mais oito notveis educadores pernambucanos. Alguns anos depois, foi designado para o cargo de Diretor da Diviso de Cultura e Recreao do Departamento de Documentao e Cultura da Prefeitura Municipal do Recife (FREIRE, 1996). Sua primeira experincia como professor de nvel superior foi lecionando Filosofia da Educao na Escola de Servio Social do Recife. Em fins de 1959, obteve o ttulo de Doutor em Filosofia e Histria da Educao, defendendo a tese Educao e atualidade brasileira, e tornou-se professor efetivo de Filosofia e Histria da Educao da Faculdade de Filosofia, Cincias e Letras da Universidade do Recife, em 1961 (FREIRE, 1996). Paulo Freire, extrapolando a rea acadmica e institucional, tambm engajou-se nos movimentos de educao popular do incio dos anos 60. Foi um dos fundadores do Movimento de Cultura Popular (M.C.P.) do Recife e nele trabalhou, no sentido de, atravs da valorizao da cultura popular, contribuir para a presena participativa das massas populares na sociedade brasileira. Este primeiro movimento marcou profundamente a formao do educador pernambucano (FREIRE, 1996). Atravs de suas concepes de educador popular progressista, Paulo Freire participou da campanha De P no Cho Tambm se Aprende a Ler, realizada com sucesso pelo ento governo popular do Prefeito Djalma Maranho, de Natal, Rio Grande do Norte. Ao organizar e dirigir a campanha de alfabetizao de Angicos, tambm no Rio Grande do Norte, Freire ficou conhecido nacionalmente como educador voltado para as questes populares. Logo depois, foi para Braslia a convite do recm-empossado Ministro da Educao, Paulo de Tarso Santos, do governo Goulart, para realizar uma campanha nacional de alfabetizao. Nasceu, assim, sob sua coordenao, o Programa Nacional de Alfabetizao, que, pelo Mtodo Paulo Freire, tencionava alfabetizar, politizando, 5 milhes de adultos. Oficializado em 21 de janeiro de 1964, tal Programa foi extinto pelo governo militar em 14 de abril do mesmo ano (FREIRE, 1996). Em setembro de 1964, aos 43 anos, Paulo Freire, ameaado pelo governo brasileiro, exilou-se na Bolvia. O golpe de Estado ocorrido no Pas 102

pouco tempo depois de sua chegada logo o levou ao Chile, onde permaneceu de novembro de 1964 a abril de 1969. Trabalhou em Santiago como assessor do Instituto de Desarollo Agropecuario e do Ministrio de Educao do Chile e como consultor da UNESCO no Instituto de Capacitacin e Investigacin em Reforma Agraria do Chile. De abril de 1969 a fevereiro de 1970, morou em Cambridge, Massachusetts, dando aulas sobre suas prprias reflexes na Universidade de Harvard, como professor convidado. Em seguida, mudou-se para Genebra para ser Consultor Especial do Departamento de Educao do Conselho Mundial de Igrejas. A servio do Conselho, viajou pela frica, sia, Oceania e Amrica (com exceo do Brasil), ajudando os pases que tinham conquistado sua independncia poltica a sistematizarem seus planos de educao. Na Sua, Paulo Freire foi tambm professor da Universidade de Genebra (FREIRE, 1996). Paulo Freire retornou definitivamente ao Brasil em junho de 1980. Em setembro, tornou-se professor da Universidade de Campinas (UNICAMP), onde lecionou at o final do ano letivo de 1990. Em 1. de setembro de 1989 foi empossado como Secretrio de Educao do Municpio de So Paulo, na gesto da Prefeita Luiza Erundina de Sousa, cargo do qual se afastou em maio de 1991. Voltou a lecionar na Pontifcia Universidade Catlica de So Paulo (PUC-SP). A partir de 1987, Freire passou a ser um dos membros de Jri Internacional da UNESCO, que, a cada ano, rene-se em Paris para escolher os melhores projetos e experincias de alfabetizao dos cinco continentes (FREIRE, 1996). Em 2 de maio de 1997, Paulo Freire nos deixou, deixando-nos suas realizaes, seu exemplo de vida e uma obra de grande repercusso internacional.

103

Um pouco da repercusso da obra de Paulo Freire A obra terica de Paulo Freire25, reflexo sobre sua prtica, tem servido de fundamento para trabalhos acadmicos e inspirado prticas em diversas partes do mundo, desde os mocambos do Recife s comunidades barakumins do Japo, passando pelas mais consagradas instituies educacionais do Brasil e do exterior (FREIRE, 1996). O nmero de livros, dissertaes de mestrado e teses de doutorado escritas sobre o pensamento de Paulo Freire ultrapassa a casa dos 300 documentos. Segundo sua biobibliografia, organizada em 1996, eram, na poca, 311 obras publicadas em diversos idiomas.

25

So 23 livros publicados (9 em dilogo com outros educadores), quase todos editados em ingls, francs e espanhol e grande parte deles tambm em italiano e alemo. A Pedagogia do Oprimido foi traduzida tambm para mais de duas dezenas de idiomas, desde o japons, o hindu e outras lnguas orientais at o diche, o sueco, o holands e outras lnguas dos pases europeus. Educao como prtica da liberdade foi tambm traduzido para a lngua basca e Pedagogia da Esperana inclui, entre outras tradues, o dinamarqus (FREIRE, 1996).

104

APNDICE F ROTEIRO DE ENTREVISTAS

1. O(a) senhor(a) se lembra qual era a finalidade, o objetivo daquele trabalho? _____________________________________________________________ _____________________________________________________________ _____________________________________________________________ _____________________________________________________________ _____________________________________________________________ ___ no lembra ___ lembra de forma satisfatria ___ lembra de forma nebulosa ___ lembra plenamente 1.1. Menciona plano, gerao de propostas ou de aes: _____ (sim = 1, no = 2) 1.2. Menciona etapas: _____ (sim = 1, no = 2) 2. Quantas pessoas voc acha que foram envolvidas no trabalho como um todo: ___ menos de 50 ___ de 200 a 300 ___ mais de 500. Quantas? _____ ___ de 50 a 100 ___ de 300 a 400 ___ de 100 a 200 ___ de 400 a 500 3. O trabalho provocou alguma MUDANA no pensamento que voc tinha sobre a realidade do municpio: (sim = 1, no = 2, no se aplica = 3): _____ Se sim, qual(is)? a) ____________________________________________________ b) ____________________________________________________ c) ____________________________________________________ d) ____________________________________________________ __ __ __ __ __ __ __ __

105

4. APRENDEU alguma coisa nova: (sim = 1, no = 2): ____ Se sim, qual(is)? a) ____________________________________________________ b) ____________________________________________________ c) ____________________________________________________ d) ____________________________________________________ __ __ __ __ __ __ __ __

5. Percebeu se OUTRAS PESSOAS mudaram seu pensamento ou aprenderam algo de novo: ___ (sim = 1, no = 2). Se sim, em que mudaram ou o que aprenderam? (quem e o qu) a) ____________________________________________________ __ __ b) ____________________________________________________ __ __ c) ____________________________________________________ __ __ d) ____________________________________________________ __ __ Se no, por qu? a) ____________________________________________________ b) ____________________________________________________ c) ____________________________________________________ d) ____________________________________________________ __ __ __ __ __ __ __ __

6. Se faz parte de alguma entidade, o trabalho provocou alguma mudana no pensamento, ou seja, na forma de ver da entidade que voc faz parte: ______ (sim = 1, no = 2, no se aplica = 3). Se sim, qual(is)? a) ____________________________________________________ __ __ b) ____________________________________________________ __ __ c) ____________________________________________________ __ __ d) ____________________________________________________ __ __ 7. Percebeu se OUTRAS ENTIDADES mudaram sua forma de pensar: (sim = 1, no = 2): _____ Se sim, em que mudaram ou o que aprenderam? (quem e o qu) a) ____________________________________________________ __ __ b) ____________________________________________________ __ __ c) ____________________________________________________ __ __ d) ____________________________________________________ __ __ Se no, por qu? a) ____________________________________________________ b) ____________________________________________________ c) ____________________________________________________ d) ____________________________________________________ __ __ __ __ __ __ __ __

8. Como avalia a participao das pessoas no Conselho: _____ (excelente = 1, muito boa = 2, boa = 3, regular = 4, fraca = 5, no sabe = 6, no se aplica = 7). Por qu? a) ____________________________________________________ __ __ b) ____________________________________________________ __ __ c) ____________________________________________________ __ __ d) ____________________________________________________ __ __ 106

9. Na sua opinio, o que ajudou/favoreceu a participao das pessoas no Conselho? a) ____________________________________________________ __ __ b) ____________________________________________________ __ __ c) ____________________________________________________ __ __ d) ____________________________________________________ __ __ 10. E o que dificultou? a) ___________________________________________________ b) ___________________________________________________ c) ___________________________________________________ d) ___________________________________________________ __ __ __ __ __ __ __ __

11. Como avalia a participao das pessoas nas comunidades: ___ (excelente = 1, muito boa = 2, boa = 3, regular = 4, fraca = 5, no sabe = 6, no se aplica = 7). Por qu? a) ___________________________________________________ __ __ b) ___________________________________________________ __ __ c) ___________________________________________________ __ __ d) ___________________________________________________ __ __ 12. Na sua opinio, o que ajudou/favoreceu a participao das pessoas nas comunidades? a) ___________________________________________________ __ __ b) ___________________________________________________ __ __ c) ___________________________________________________ __ __ d) ___________________________________________________ __ __ 13. E o que dificultou? a) ___________________________________________________ b) ___________________________________________________ c) ___________________________________________________ d) ___________________________________________________ __ __ __ __ __ __ __ __

14. O que achou de o trabalho nas comunidades ter sido feito em duas visitas e no em uma s? a) ___________________________________________________ __ __ b) ___________________________________________________ __ __ c) ___________________________________________________ __ __ 15. Opinio sobre a utilizao das dinmicas, desenhos, etc.: ___ Por qu? (excelente = 1, muito boa = 2, boa = 3, regular = 4, fraca = 5, no sabe = 6, no se aplica = 7) a) ___________________________________________________ __ __ b) ___________________________________________________ __ __

107

16. O que gostou? a) ___________________________________________________ b) ___________________________________________________ c) ___________________________________________________ d) ___________________________________________________ 17. O que NO gostou? a) ___________________________________________________ b) ___________________________________________________ c) ___________________________________________________ d) ___________________________________________________ O que achou de ter separado homens e mulheres? a) ___________________________________________________ b) ___________________________________________________ c) ___________________________________________________ 18. Sugestes para melhorar (se existirem) a) ___________________________________________________ b) ___________________________________________________ c) ___________________________________________________

__ __ __ __ __ __ __ __ __ __ __ __ __ __ __ __ __ __ __ __ __ __ __ __ __ __ __ __

19. Teve alguma dificuldade em participar das dinmicas, desenhos, etc.? ___ (sim = 1, no = 2, no se aplica = 3). Se sim, qual(is)? a) ___________________________________________________ __ __ b) ___________________________________________________ __ __ c) ___________________________________________________ __ __ d) ___________________________________________________ __ __ 20. Na sua opinio, ficou faltando algum assunto importante para ser discutido? ___ (sim = 1, no = 2, no sabe = 3). Se sim, qual(is)? a) ___________________________________________________ __ __ b) ___________________________________________________ __ __ c) ___________________________________________________ __ __ d) ___________________________________________________ __ __ 21. Tomou conhecimento das propostas que foram tiradas? ____ (sim = 1, no = 2) 22. Se sim, o que acha da qualidade das propostas tiradas? ____ (excelente = 1, muito boa = 2, boa = 3, regular = 4, fraca = 5, no sabe = 6, no se aplica = 7). 23. Participou do momento em que foram definidas as propostas? ____ (sim = 1, no = 2)

108

24. Se sim, o que achou da forma, do jeito com que as propostas foram tiradas? ____ Por qu? (excelente = 1, muito bom = 2, bom = 3, regular = 4, fraco = 5, no sabe = 6, no se aplica = 7) a) ___________________________________________________ __ __ b) ___________________________________________________ __ __ c) ___________________________________________________ __ __ d) ___________________________________________________ __ __ 25. O que gostou? a) ___________________________________________________ b) ___________________________________________________ c) ___________________________________________________ d) ___________________________________________________ e) ___________________________________________________ 26. O que no gostou? a) ___________________________________________________ b) ___________________________________________________ c) ___________________________________________________ d) ___________________________________________________ e) ___________________________________________________ __ __ __ __ __ __ __ __ __ __ __ __ __ __ __ __ __ __ __ __

27. Sabe como est o andamento das propostas? ____ (sim = 1, no = 2). Se sim, COMO? Se no, POR QU? a) ___________________________________________________ __ __ b) ___________________________________________________ __ __ c) ___________________________________________________ __ __ d) ___________________________________________________ __ __ 28. Voc acha que este trabalho envolveu pessoas com opinies diferentes sobre a realidade? (sim = 1, no = 2, poucas = 3): ___ Por qu? a) ___________________________________________________ __ __ b) ___________________________________________________ __ __ c) ___________________________________________________ __ __ d) ___________________________________________________ __ __ 29. Se sim ou poucas, foi difcil trabalhar com pessoas ou grupos com opinies diferentes? ___ (sim = 1, no = 2): ____. Por qu? a) ___________________________________________________ __ __ b) ___________________________________________________ __ __ c) ___________________________________________________ __ __ 30. Voc acha que vlido envolver pessoas ou grupos com opinies diferentes? ____ (sim = 1, no = 2, no sabe = 3): ____ Por qu? a) ___________________________________________________ __ __ b) ___________________________________________________ __ __ c) ___________________________________________________ __ __

109

31. Como voc acha que foram encarados os conflitos de opinio? a) ___________________________________________________ b) ___________________________________________________ c) ___________________________________________________

__ __ __ __ __ __

32. Como voc qualificaria o trabalho realizado: ____ (excelente = 1, muito bom = 2, bom = 3, regular = 4, fraco = 5, no sabe = 6). Pontos positivos: a) ___________________________________________________ __ __ b) ___________________________________________________ __ __ c) ___________________________________________________ __ __ d) ___________________________________________________ __ __ Pontos negativos: a) ___________________________________________________ b) ___________________________________________________ c) ___________________________________________________ d) ___________________________________________________ __ __ __ __ __ __ __ __

33. Voc acha que o trabalho realizado em Tombos trouxe alguma mudana que ajude o municpio a se desenvolver? ______ (sim = 1, no = 2, no sabe = 3). Se sim, o qu? a) ___________________________________________________ __ __ b) ___________________________________________________ __ __ c) ___________________________________________________ __ __ d) ___________________________________________________ __ __ 34. O que mais lhe chamou a ateno no trabalho realizado? a) ___________________________________________________ b) ___________________________________________________ c) ___________________________________________________ d) ___________________________________________________ 35. Voc se sente capaz, hoje, de participar da realizao de um diagnstico com menos ou mesmo SEM assessoria? ____ (sim = 1, 2, no se aplica = 3). Por qu? a) ___________________________________________________ b) ___________________________________________________ c) ___________________________________________________ 36. Participao no diagnstico: (sim = 1) ____ na comunidade ____ no Conselho ____ como representante de comunidade ____ como equipe executiva __ __ __ __ __ __ __ __ outro no = __ __ __ __ __ __

____ no Encontro ____ como pesquisador

110

37. IDENTIFICAO Nome: _________________________________________________________ Sexo: ____ ____ (homem = 1, mulher = 2) Idade: ____ ____ (at 17 anos = 1, de 18 a 40 = 2, de 41 a 60 = 3, acima de 61 = 4) Comunidade ou Entidade: _____________________________________ ____ Grau de escolaridade:_________________________________________ ____ (nenhum = 1; apenas assina = 2; at 4.a srie incompleta = 3; at 4.a srie completa = 4; at 8.a srie incompleta = 5; at 8.a srie completa = 6; 2.o grau incompleto = 7; 2.o grau completo = 8; superior incompleto = 9; superior completo = 10). Participa de alguma organizao? _____ (sim = 1, no = 2, apenas na comunidade = 3).

111

Das könnte Ihnen auch gefallen