Sie sind auf Seite 1von 12

Modulao AM.

Definies bsicas:
y

Modulao : variao de um parmetro de uma onda portadora senoidal, de maneira linearmente proporcional ao valor instantneo do sinal modulante ou informao. Portadora : Onda senoidal que, pela modulao de um dos seus parmetros, permite a transposio espectral da informao (ou sinal modulante). Como a portadora senoidal tem trs parmetros : Amplitude, Freqncia e Fase, existem trs formas bsicas de modulao : Modulao em Amplitude AM, Modulao em Freqncia FM e Modulao em fase PM.

AM Modulao em amplitude.
Definio de AM:
y y y y

Portadora: vp(t) = Vp sen (2 T fp t) Sinal modulante: vm(t) = Vm sen (2 T fm t) Taxa ou ndice de modulao : M = Vm / Vp (M tambm pode ser expresso em %) Onda modulada em AM: vam(t) = [ Vp + vm(t)] sen (2 T fp t)

Portanto: vam(t) = Vp [1+M sen (2 T fm t)] sen (2 T fp t) Efetuando o produto de senos temos :

vam = Vp sen (2 T fp t) + (M / 2) Vp cos (2 T (fp - fm) t ) - (M / 2) Vp cos (2 T fp+fm) t)


portadora raia lateral superior raia lateral inferior

Concluso : uma onda AM difere da portadora pura pelo fato de conter alm da portadora duas raias lat erais de mesmo nvel = M Vp / 2, e com freqncias simtricas em relao a freqncia da portadora fp, tendo a raia lateral superior freqncia de fp+fm e a raia lateral inferior fp -fm.

A figura seguinte mostra a forma de onda e o espectro para diversas taxas e freqncias de modulao. A curva em vermelho uma curva imaginria chamada envoltria , que representa o valor de pico atingido pela onda AM em funo do tempo e cuja forma exatamente a do sinal modulante.

Todo o raciocnio acima foi feito usando como sinal modulante uma senide , que espectralmente uma raia e por isso cria duas raias laterais , imagens dela. Na pratica, o sinal modulante quase sempre um sinal complexo, como voz por exemplo. Como todo sinal complexo composto de uma serie de senides (teorema de Fourier) ou seja, uma serie de raias que ocupam uma banda , basta aplicar o mesmo raciocnio para cada uma das raias individualmente. O sinal resultante AM ser o somatrio das partes, ou seja, o espectro do sinal AM a imagem duplicada do espectro do sinal modulante, com duas bandas idnticas e simtricas em relao a portadora. A banda lateral superior ( USB Upper Side Band) a imagem e xata do espectro do sinal modulante, enquanto que a banda lateral inferior ( LSB Lower Side Band) a imagem invertida do mesmo sinal, pois o resultado de uma subtrao entre a freqncia da portadora e as freqncias do sinal modulante.

A figura seguinte mostra como a composio vetorial da portadora com as raias laterais gera uma onda resultante modulada em amplitude (e com fase fixa). A portadora P tomada como referencia. A raia lateral superior S, como tem freqncia fp+fm, gira com freqncia fm em torno da portadora P, que ela mesmo j gira com a freqncia fp (freqncia =voltas por segundo). O mesmo acontece com a raia inferior I, mas que gira em sentido contrario a superior, pois tem freqncia fp-fm:

AM-SSB-SC ou SSB.
Como a informao contida nas duas bandas exatamente a mesma , basta transmitir apenas uma delas, por meio de um filtro (ou outros meios), resultando numa transmisso chamada AM-SSB (Amplitude Modulation Single Side Band). Como a portadora no contm nen huma informao, tambm pode ser eliminada (com uso de modulador de produto ou modulador balanceado), resultando em economia de potncia no transmissor, e numa transmisso chamada AM-SSB-SC (Single Side Band-Suppressed Carrier), ou simplesmente SSB, podendo a banda ser a USB ou a LSB. evidente que neste caso a portadora dever ser reconstituda no receptor e na posio (freqncia) exata para poder fazer a transposio espectral inversa, ou seja, demodular o sinal, recolocando -o na posio original no esp ectro. Por isso, o receptor SSB mais complexo que un receptor AM que no precisa reconstituir a portadora, pois ela transmitida junto com as bandas laterais.

A modulao AM portanto permite fazer uma transposio espectral da informao , mudando o seu espectro de baixas freqncias para freqncias maiores, em torno da freqncia da portadora. A demodulao consiste em fazer a transposio inversa, recolocando a informao na posio original no espectro:

Concluso interessante sobre AM: Quando


pretendemos modular a amplitude de uma onda chamada portadora, na verdade a amplitude desta onda portadora

permanece constante e aparecem duas novas ondas, as raias ou bandas laterais, que somadas a portadora resultam numa onda composta e com amplitude proporcional ao valor instantneo do sinal modulante, ou seja, modulada em amplitude. Portanto, no a portadora que est modulada em amplitude, mas a onda composta resultante da soma da portadora pura mais as bandas laterais. (veja concluso semelhante em FM e PM).

No confundir MODULAO AM com SUPERPOSIO (OU SOMA) !

A superposio ou soma linear de 2 sinais , sendo por exemplo um de udio a e outro uma portadora p, no corresponde de maneira alguma modulao AM, como pode ser visto na figura seguinte, onde em amarelo e na parte superior, est forma de onda resultante (ou domnio do tempo); e abaixo dela, o espectro do sinal, (ou domnio da freqncia):

O sinal resultante de p apenas tem o seu eixo mdio (assim como todos os seus valores instantneos) deslocado verticalmente por um valor proporcional ao valor instantneo do sinal de udio a, e criando assim duas envoltrias, superior (positiva) e inferior (negativa), que tem a mesma forma e a mesma fase do sinal de udio. A distancia, em qualquer instante, entre as envoltrias positiva e negativa CONSTANTE e equivale a amplitude pico a pico da onda p, portanto, a onda p no sofreu modulao de amplitude. O espectro desse sinal contm apenas duas raias, que nada mais so que os dois sinais originais : os sinais a (raia 1) e p (raia 10). Numa onda modulada em amplitude, a distancia entre as envoltrias VARIA proporcionalmente ao valor instantneo do sinal modulante de udio, pois as duas envoltrias tem a mesma forma mas fases opostas (a superior estando em fase com o udio e a inferior em oposio de fase como udio). E o seu espectro contm 3 raias , com freqncias de p-a (raia 9) ou raia lateral inferior, p (raia 10) ou portadora e p+a (raia 11) ou raia lateral superior, como pode ser visto na figura seguinte ( importante notar que a onda AM no contm mais a raia do sinal original de udio a, que foi transposto espectralmente para as raias laterais ):

AM com superposio (soma) do prprio udio.

Se somarmos a uma onda modulada em amplitude o prprio sinal modulante , com fase e amplitude igual a amplitude da envoltria superior, o eixo mdio da onda AM ser deslocado de tal forma que a envoltria inferior vire uma reta ou ainda, no acompanha mais o sinal modulante, e a envoltria superior dobra de amplitude, como pode ser visto na figura seguinte, cujo espectro contm agora 4 componentes (raias) de freqncias a , p-a, p e p+a (1,9,10 e 11 respectivamente):

Podemos portanto usar essa envoltria inferior para transmitir outro sinal de udio, diferente do primeiro, simultaneamente e sem interferncia entre eles, aplicando o processo anterior de forma inversa para o segundo sinal, e que evidentemente tambm ir modular a portadora ! Usando uma combinao (soma linear) adequada de um sinal AM modulado pela diferena (a-b) de dois sinais de udio diferentes a e b , com a soma dos prprios sinais de udio ( a+b ), podemos obter uma onda cuja envoltria superior igual a um dos sinais de udio (por exemplo a), e diferente da envoltria inferior, mas que idntica ao segundo sinal de udio (por exemplo b), como mostra a figura seguinte (lembramos que envoltria

positiva/negativa ou superior/inferior a curva imaginaria que passa pelos picos positivos/negativos do sinal, na figura abaixo as ondas em azul):

Esse sistema usado por exemplo, na transmisso de sinais ESTREO em radiodifuso FM e som de TV (canais analgicos), tambm conhecido com Estreo Multiplex. Para termos uma transmisso e streo, precisamos transmitir dois sinais de udio simultaneamente, que so os canais DIREITO D e ESQUERDO E, mas de forma tal que um receptor MONOFNICO possa receber o sinal monofnico (principio da compatibilidade), que equivale a soma dos sinais dos canais E+D. Portanto, a portadora principal deve ser modulada (no caso em FM) com a soma dos sinais E+D. Um receptor mono receber portanto um sinal de udio monofnico. Mas um receptor estreo dever ser capaz de separar os sinais de udio E e D, afim de mandar individualmente cada um para o respectivo alto-falante da esquerda e da direita de uma instalao estereofnica. Isto feito transmitindo -se, por meio de uma subportadora (de 38 kHz para broadcast FM e de duas vezes a freqncia de varredura horizontal para TV) modulada em AM-DSB-SC, pela diferena dos sinais de udio E-D. Este sinal de AM, com as duas bandas laterais ( DSB) mas sem a portadora ( SC) (a sub-portadora), inaudvel, pois se situa entre 23 e 53 kHz, e no afetar um receptor monofnico. Mas no receptor estreo, basta re inserir esta sub-portadora no sinal composto de udio para termos um sinal cuja envoltria superior corresponde ao si nal E e a inferior ao sinal D. Na envoltria superior, temos, devido a soma, (E+D)+(E-D)=2E, ou seja, o sinal do

canal esquerdo E (com o dobro da amplitude), e na envoltria inferior, que negativa, a diferena (E+D)-(E-D)=2D, ou seja, o canal direito D (com o dobro da amplitude). Como a sub-portadora deve ter freqncia e fase correta, transmitido junto com os sinais j mencionados de E+D mais sinal AM-DSB-SC modulado por E-D, um sinal piloto da baixa amplitude e com metade da freqncia da sub-portadora. No receptor estreo, basta filtrar esse sinal piloto, dobrar a sua freqncia e amplifica -lo para ter a sub-portadora necessria para transformar o sinal AM-DSB-SC de volta em um sinal de AM, que junto com os prprios sinais de udio E+D, resulta na onda composta mostrada na figura anterior (em amarelo). Na figura anterior, a raia 1 corresponde ao sinal D, a 2 ao E, a 9 subportadora re-injetada, e as raias 7,8,10,11 correspondem s raias laterais do sinal AM-DSB-SC modulado por E-D, sendo as 8 e 10 resultantes do sinal -D e as raias 7 e 11 resultantes do sinal E. O eixo t das figuras mostra dois perodos do sinal correspondente a raia 1, sendo as n demais raias harmnicos (inteiros n) da primeira. O mtodo da re-injeo da sub-portadora e subseqente deteco de envoltrias positiva e negativa (feita com detectores de envoltria sncronos) era um mtodo usado nos primrdios do MPX Stereo, alm de outro mtodo usado ainda hoje, onde a demodulao do sinal E-D feita separadamente por meio de um demodulador de produto. Os canais E e D so obtidos em seguida pelas soma e diferena de E+D com E-D.

AM-DSB-SC
Como a portadora de um sinal AM na verdade no "porta" informao nenhuma, pois continua com todos os seus parmetros fixos (mas serviu para transpor espectralmente o sinal de udio), ela pode ser eliminada na transmisso, economizando assim potncia no transmissor. Na recepo, dever ser restituda para permitir a correta demodulao (ou transposio inversa). O sinal de AM sem a portadora chamado de AM-DSB-SC (Amplitude Modulation, Double Side Band, Supressed Carrier). A figura seguinte mostra um sinal AM com 100% de modulao. Em azul, so representadas as envoltrias, que so uma imagem do sinal modulante de udio:

A figura seguinte mo stra o mesmo sinal de AM, porm agora com a portadora suprimida , ou seja, agora um sinal AM-DSB-SC. Podem ser vistas em azul as envoltrias, que agora se CRUZAM no eixo de amplitude zero , e pode ser visto ainda que nesse ponto de passagem por zero das en voltrias, o sinal composto AM-DSB-SC sofre INVERSO de fase (sinal em amarelo):

Eliminando-se uma das bandas laterais, temos o sinal SSB, j mencionado anteriormente

Das könnte Ihnen auch gefallen