Sie sind auf Seite 1von 14

Snteses - Revista dos Cursos de Ps-Graduao

Vol. 11

p.109-122 2006

ENCURTANDO O CAMINHO ENTRE TEXTO E ILUSTRAO: HOMENAGEM A ANGELA LAGO1 Lus CAMARGO

RESUMO: O livro de literatura para crianas um objeto cultural onde visual e verbal se mesclam (LAJOLO, ZILBERMAN, 1984). Para abordar essas mesclas, so propostas cinco categorias: 1) o suporte do texto; 2) a enunciao grfica do texto; 3) a visualidade, isto , as imagens mentais que o texto suscita no leitor; 4) a ilustrao e, por extenso, a imagem, como texto visual; 5) o dilogo entre texto e ilustrao. Procuro mostrar a funcionalidade e colaborao dessas categorias por meio do estudo do livro O prato azul-pombinho, de Cora Coralina, com desenhos de Angela Lago. ABSTRACT: The illustrated childrens book is a cultural object that blends visual and verbal codes (LAJOLO, ZILBERMAN, 1984). To deal with this blend, five categories are suggested: 1) text support; 2) graphic enunciation; 3) visuality, i.e., mental imagery that the text elicit to the readers minds eye; 4) image, hence, illustration, as visual text; 5) dialogue between text and illustration. I attempt to show the collaboration and usefulness of these categories, analyzing Cora Coralinas book O prato azul pombinho, with drawings by Angela Lago.

Marisa Lajolo e Regina Zilberman (1984, p. 14) propem que, graas ilustrao, o livro para crianas passou a constituir uma espcie de novo objeto cultural, onde visual e verbal se mesclam. Tomando essa citao como mote, proponho a seguinte glosa: o livro infantil ilustrado constitui-se como suporte para um texto hbrido, composto pelo texto verbal e pelo texto visual. No caso da narrativa, temos uma espcie de narrativa dialogada, com a alternncia de enunciados verbais e enunciados visuais. Esse modelo aqui proposto como metodologia. Pretendo apenas mostrar as contribuies que esse mode-

1 Artigo baseado na tese homnima, sob orientao de Marisa Philbert Lajolo, apresentada ao Programa de Ps-graduao do Instituto de Estudos da Linguagem da Universidade Estadual de Campinas como requisito parcial para obteno do ttulo de Doutor em Teoria e Histria Literria.

109

lo oferece para estudar o livro infantil ilustrado. Para isso, escolhi como objeto de estudo o livro O prato azul-pombinho, de Cora Coralina (2002), com desenhos de Angela Lago.

CAPA A capa um texto tipicamente hbrido, composto por trs enunciados verbais e um visual, sobre fundo cinza. O primeiro enunciado verbal refere-se autoria. No alto da capa, em caixa alta (isto , maisculas), esto compostos os nomes das autoras: CORA CORALINA DESENHOS DE ANGELA LAGO. Para destacar o nome das autoras, o sintagma DESENHOS DE est composto em corpo menor; para distinguir a autoria (verbal e visual), o nome da escritora est em preto e o sintagma DESENHOS DE ANGELA LAGO, em branco. Sobre esse sintagma aparece uma assinatura da ilustradora em preto. O segundo enunciado verbal o ttulo da obra, composto em caixa alta, em preto: O PRATO AZUL-POMBINHO. O terceiro enunciado verbal a letra g minscula, em itlico, logomarca da editora, Global. Entre o nome das autoras e o ttulo h uma ilustrao, em formato proporcional ao da capa, margeada por um fio branco. A ilustrao mostra uma mulher e uma menina. A mulher tem cabelos brancos; a menina, cabelos castanhos escuros. De costas para o observador, a mulher mostra apenas parte da face direita, a orelha e parte de trs do pescoo. A menina est deitada, de olhos fechados; apenas o rosto se destaca entre o travesseiro e as cobertas. Com a mo direita, a mulher toca levemente o queixo da menina; com a esquerda, acaricia ternamente seus cabelos. No possvel representar uma cena, um rosto, um objeto, sem apresentar, ao mesmo tempo, um ponto de vista: o ponto de vista do representador, que, por sua vez, ser compartilhado pelo observador da imagem. Nesta cena, estamos atrs da mulher, bem prximos, como se estivssemos no mesmo espao. A imagem no uma fotografia, nem tenta parecer uma fotografia. O modelado bastante simplificado. Os volumes so substitudos por manchas de cor, que mostram claramente que so pinceladas. Algumas transparncias indicam o uso de pincel chato. A imagem tem forma retangular, um pouco mais comprida do que alta (a orientao paisagem do Word). O rosto da menina uma forma oval quase no centro do retngulo. A cor mais escura da pintura est em volta do rosto: so seus cabelos. O rosto est rodeado por pinceladas brancas representando as cobertas e o cabelo da mulher. Abaixo dessa faixa central, em diagonal descendente, da esquerda para a direita, uma mancha azul de forma aproximadamente triangular representa uma blusa ou parte de um vestido. Acima da faixa central h manchas cinzentas e azuladas. Uma linha 110

ondulada, em forma de S virado 90o para baixo, duas linhas inclinadas formando uma espcie de Y e alguns pontinhos parecem ter funo mais ornamental do que imitativa. Junto ao queixo da menina h uma manchinha em forma de meia-lua: azul no centro, contornada de branco. Depois da leitura do livro poderemos identificar essa manchinha como um caco do prato mencionado no ttulo do livro. Tambm poderemos identificar a menina como protagonista e narradora, e a mulher de cabelos brancos, como sua bisav. A interpretao da mulher como bisav e da menina como protagonista mostra um fenmeno tpico dos textos hbridos: a projeo dos significados do texto verbal sobre o texto visual e vice-versa. As cores mais quentes esto nos rostos e nas mos, prximo do centro da pintura. Cores frias e neutras azuis, cinzas e brancos dominam o resto da pintura. O observador pode partilhar o sentimento de ternura da mulher pela menina, mesmo que no saiba quem elas so. Por outro lado, depois da leitura do livro, essa informao se agrega aos significados da imagem. O enquadramento fechado bem prximo pode lembrar os enquadramentos de narrativas televisuais como seriados, minissries e novelas. O ngulo de viso em diagonal, neste caso, de cima para baixo, lembra o ngulo preferido pelos pintores, desenhistas e gravadores barrocos. A maneira de pintar com simplificao da forma e do modelado, com certa geometrizao, nfase mais no plano do que no volume e profundidade, presena explcita da pincelada (isto uma pintura, no uma mulher e uma menina em carne e osso) pode lembrar a pintura de Czanne.

FOLHA DE GUARDA E ANTE-ROSTO Abrindo o livro, encontramos uma folha de guarda, cor areia. No ante-rosto, pgina em que usualmente s viria o ttulo da obra, aparece uma ilustrao, tambm em formato proporcional pgina, com largas margens brancas (cerca de 3cm) e, em lugar do fio branco da capa, absolutamente reto, aqui os limites da pintura so bastante irregulares, deixando perceber as pinceladas. Uma mulher de cabelos brancos segura uma travessa, ao lado de um armrio, com uma porta de vidro aberta. O leitor pode inferir que ela vai guardar a travessa. O leitor pode identificar a mulher dessa ilustrao com a mulher da capa e a travessa, com tons azulados, com o prato azul-pombinho do ttulo. Os significados do texto verbal se projetam sobre as ilustraes e os significados das ilustraes se projetam sobre o texto verbal: nessa ilustrao, por exemplo, o prato do ttulo aparece dentro de uma cena, antecipando, de certo modo, os versos da p. 21: Tornava a relquia para o relicrio / que no caso era um grande velho armrio, / alto e bem fechado. Alm dessas relaes cruzadas, ocorrem tambm relaes associativas independentes, tanto verbais como visuais: palavras retomam e evocam palavras, e imagens 111

retomam e evocam imagens. Por exemplo, a imagem da mulher no ante-rosto retoma a imagem da capa, ao mesmo tempo em que evoca a pintura czanniana.

VERSO DO ANTE-ROSTO E PGINA DE ROSTO No verso do ante-rosto aparece novamente a mulher, agora sentada diante de uma mesa, sobre a qual est o prato azul-pombinho. V-se apenas um pedacinho do prato e, da mulher, apenas o busto. Em segundo plano, v-se tambm um pedacinho do cho vermelho, que lembra piso de cimento vermelho, e as paredes claras, com rodaps e batentes de cores meio indefinidas. O fundo representado de maneira apenas indicativa, lembrando as pernas de um palco de teatro. A pgina de rosto repete os enunciados verbais da capa, com algumas alteraes. O sintagma DESENHOS DE ANGELA LAGO est composto em cinza claro (em lugar do branco); a assinatura foi eliminada e, sobreposto ao sintagma DESENHOS DE, h um & composto em corpo grande e cor areia. Agora aparece a logomarca completa da editora: global, em caixa baixa (isto , minsculas) e itlico, e, em corpo bem menor, EDITORA em caixa alta e itlico. A composio grfica do nome da poeta e da ilustradora no alto da pgina, na mesma linha, tanto na capa como na pgina de rosto, desfaz a assimetria geralmente existente entre escritor e ilustrador. Aqui, essa composio grfica sugere uma colaborao, uma co-autoria. Pgina 7 A ilustrao mostra uma menina, sentada diante de uma mesa, sobre a qual est o prato azul-pombinho. Esta ilustrao retoma a ilustrao anterior, mas invertendo a posio da figura feminina, que agora est direita do leitor, olhando para o prato esquerda. Estariam a mulher e a menina sentadas mesma mesa? Teramos aqui uma espcie de plano e contraplano, tal como ocorre no discurso cinematogrfico? O texto informa que o prato do ttulo era o ltimo de um aparelho antigo de 92 peas. A narrativa comea lentamente, por meio de reiteraes, ou melhor, variaes, evocando a frmula de incio dos contos narrados oralmente, o era uma vez. Diz o texto: Era um prato sozinho, ltimo remanescente, sobrevivente, sobra mesmo, de uma coleo, de um aparelho antigo de 92 peas.

112

As linhas curtas, o eco em remanescente e sobrevivente, a assonncia da vogal e (fechada e aberta) nas slabas tnicas das palavras mesmo, aparelho e peas, a rima toante em sozinho e antigo sugerem recursos da poesia, recursos esses que sero reiterados ao longo da narrativa, confirmando o gnero hbrido do nosso texto: tanto narrativa como poesia um poema narrativo. Pginas 8 e 9 A ilustrao evoca a do verso do ante-rosto: vemos a mulher de cabelos brancos sentada diante de uma mesa sobre a qual est o prato. Desta vez possvel identificar algumas figuras pintadas no prato: talvez uma ponte, talvez uma figura com sombrinha. Fica evidente, aqui, a importncia do conhecimento de mundo e do repertrio de imagens do leitor. Sem memria, no possvel reconhecer, identificar, nomear e descrever. A representao do fundo as paredes, os rodaps e os batentes mais uma vez apenas indicativa, sugerindo as pernas que, em um palco, escondem os bastidores do pblico. Os primeiros versos trazem informaes fundamentais: Isto contava, com emoo, minha bisav, que Deus haja. (CORALINA, 2002, p. 9) Por meio da dupla projeo de significados do texto para as ilustraes e viceversa identificamos a mulher da capa e das ilustraes anteriores como bisav da narradora, enquanto reconhecemos que a narradora, apenas inferida, j aparecia como protagonista desde a capa. A narrativa prossegue descrevendo o tamanho, a forma, o peso e os usos do prato. A narradora expressa um sentimento de encantamento, procurando contagiar o leitor. Com os neurotransmissores aumentando suas expectativas, o leitor vira a pgina.

Pginas 10 e 11 A narradora descreve o prato de modo assindtico, isto , sem conectivos: Todo azul-forte, em fundo claro num meio-relevo. Galhadas de rvores e flores, estilizadas. 113

Um templo enfeitado de lanternas. Figuras rotundas de entremez. Uma ilha. Um quiosque rendilhado. Um brao de mar. Um pagode e um palcio chins. Uma ponte. Um barco com sua coberta de seda. Pombos sobrevoando. (idem, p. 10) Nessa descrio, a narradora privilegia as figuras representadas e no sua localizao. A estrofe seguinte funciona como introduo lenda que vai ser narrada. Ao expressar as emoes que sentia ao ouvir a bisav contar a histria pintada no fundo do prato, a narradora procura contagiar o leitor. A ilustrao, em viso diagonal, mostra o prato em primeiro plano e a menina, com as mos sobre a mesa, olhando atentamente para o prato. O enquadramento em diagonal enfatiza a profundidade. A cena se prolonga alm do campo de viso, aproximando o leitor, ao mesmo tempo que d uma impresso de incompletude e de fugacidade: o leitor contempla um instante. A representao no se preocupa com linhas e formas definidas, o que se evidencia nos motivos decorativos nas bordas do prato: tem-se uma impresso, no se v com nitidez. O modo indicativo de representar, j observado em relao aos fundos, fica evidente na representao dos encostos das cadeiras. Os volumes so simplificados, um tanto achatados. Isso fica claro na representao do rosto da menina. As propores parecem um tanto distorcidas, como se a cena fosse vista por meio de uma lente grande angular. As ilustraes no explicam nem ornamentam o texto; as ilustraes tambm no traduzem o texto, no buscam equivalncias entre o verbal e o visual. Mais do que coerncia ou convergncia de significados, parece que se trata da co-laborao dos discursos verbal e visual, constituindo um discurso duplo, um dilogo. As caractersticas semiticas, semnticas, cognitivas e emocionais de cada linguagem criam necessariamente um discurso hbrido, em vrios nveis. O modelo interpretativo que prioriza a busca de equivalncias entre os dois discursos comete, a meu ver, duas faltas: em primeiro lugar, o de no reconhecer a linguagem visual, sua histria, sua teoria e sua crtica, como se a linguagem visual no pudesse ter voz prpria, que s pudesse funcionar como ressonncia do texto; em segundo lugar, deixa de perceber os significados construdos pela co-laborao dos discursos. bvio que se pode estudar o texto e as ilustraes separadamente e que podem ser relevantes os estudos que abordam apenas o texto. Mas, se quisermos falar do livro 114

infantil e juvenil (para evocarmos, por exemplo, uma instituio como a Fundao Nacional do Livro Infantil e Juvenil, uma das mais importantes instituies do sistema literrio infantil brasileiro), e no apenas do texto literrio infantil e juvenil, ento necessria uma mudana de paradigma. Pginas 12 e 13 A ilustrao mostra o prato, no qual est representado o encontro de um casal sobre uma ponte. Vemos apenas parte do prato. Temos uma espcie de contraplano da ilustrao anterior, como se agora o nosso ponto de vista fosse os olhos da narradora, As imagens pintadas no fundo do prato parecem se suceder como cenas de um filme. O leitor sabe, pelo seu conhecimento de mundo, que a pintura no prato era uma imagem esttica, embora pudesse sugerir movimento. A ilustradora, porm, parece querer mimetizar os movimentos da recordao, alternando imagens vvidas e imagens fugidias. E aqui parece fazer todo o sentido as ilustraes meio borradas, como so as imagens da memria. (No fosse assim, confundiramos alucinao com percepo, imaginao com realidade.) O texto esclarece quem o casal: a princesa Lui e seu namorado plebeu. A princesa estava prometida a um prncipe chamado Li; o pai da princesa ento ordenou que os criados do palcio incendiassem o quiosque onde os namorados se encontravam. Valeria a pena o estudo de cada um dos blocos de texto formados pelos enunciados verbais e visuais, especialmente os blocos formados pelas pginas abertas, pares e mpares, chamadas pginas duplas no jargo editorial. Aqui, porm, examinei apenas alguns blocos.

O SUPORTE

O suporte do texto no pode mais ser visto (se que visto...) como uma espcie de motoboy invisvel que transporta o texto. Quando falo em suporte, no penso s no livro e nas pginas do livro, mas tambm em certas conotaes e expectativas associadas ao suporte material e aos textos que carrega. O poema O prato azul-pombinho, por exemplo, foi publicado em trs suportes diferentes, o que, a meu ver, convida a diferentes leituras do texto. Inicialmente, O prato azul-pombinho foi publicado em uma coletnea potica para adultos, Poemas dos becos de Gois e estrias mais (CORALINA, 1965). Na capa, a palavra POEMAS est composta em destaque, isolada das outras do ttulo, em corpo maior e cor diferente, azul. O sintagma DOS BECOS DE GOIS / E ESTRIAS MAIS est composto em duas linhas, em corpo menor e outra cor, preto. Essa composio grfica chama ateno para o gnero potico. 115

O conectivo E, no entanto, parece estabelecer uma equivalncia entre o sintagma ESTRIAS MAIS e o sintagma POEMAS / DOS BECOS DE GOIS, chamando a ateno do leitor para os traos narrativos dos poemas. Esses traos, alis, so ressaltados pela prpria autora. No texto AO LEITOR, ela se refere obra como livro de velhas estrias. Em RESSALVA, ela cria uma oposio entre forma potica e contedo narrativo, privilegiando este ltimo: Este livro: Versos... No. Poesia... No. Um modo diferente de contar velhas estrias. O livro Poemas dos becos de Gois e estrias mais poderia ser lido como autobiografia potica, autobiografia atravs de poesia, poemas da memria, ou ainda, um tipo especial de memorialstica para lembrar alguns termos que Antonio Candido utilizou para falar de um livro de Drummond (CANDIDO, 1987, p. 51, p. 54-56). O contexto livro de velhas histrias favorece uma leitura do poema O prato azul-pombinho que destaca o testemunho, chamando ateno para as marcas textuais que contrastam o tempo da enunciao (os anos 60, tomando como referncia o ano de publicao do livro) e o tempo do enunciado (o final do sculo XIX e os primeiros anos do sculo XX). Por exemplo: Os namorados ento, na calada da noite, passaram sorrateiros para o barco, driblando o velho, como se diz hoje. (CORALINA, 2002, p. 17; itlico meu) Reuniu-se o conselho de famlia e veio a condenao moda do tempo: uma boa tunda de chineladas. (idem, p. 28; itlico meu) O poema tambm foi publicado em uma antologia de poesia para crianas, P de poesia (MEIRELES et al., 2002). Essa antologia rene dez poemas de oito poetas. A proximidade com outros poemas acaba destacando a poeticidade de O prato azulpombinho. No livro infantil ilustrado por Angela Lago, longe dos outros poemas autobiogrficos, a trama autobiogrfica se esgara. No difcil classificar o texto como poema narrativo, mas decidir se o texto um conto em versos ou um texto autobiogrfico em versos j mais difcil. 116

A publicao como livro infantil ilustrado destaca a narratividade do poema. A distribuio do texto pelas pginas, inclusive, feita de modo a criar efeitos de suspense, como veremos a seguir.

ENUNCIAO GRFICA Todo texto nasce como uma espcie de fala interior, mas, para ser reconhecido como texto, ele precisa ser enunciado sob uma forma material e sensvel: a fala, a escrita, os sinais. Podemos dizer, por exemplo, que uma conversa um texto enunciado oralmente por dois ou mais enunciadores; que uma entrevista (publicada em jornal ou revista) est enunciada visual ou graficamente; que o telejornal um texto enunciado audiovisualmente e assim por diante. Sugeri, assim, o termo enunciao grfica para designar o modo como o texto escrito enunciado, abrangendo vrias modalidades: a manuscrita, a impressa, a digital etc. (CAMARGO, 2003). Assim como a enunciao oral pode conotar um enunciado com as mais variadas intenes afirmar, perguntar, pedir, ordenar, convidar etc. , a enunciao grfica tambm agrega significados ao texto. Por exemplo, h vrios recursos de sonoridade e ritmo, tpicos da poesia, que so reforados pela localizao, especialmente o incio e fim de palavras, versos e estrofes. Um dia, por azar, sem se saber, sem se esperar, artes do salta-caminho, partes do capeta, fora de seu lugar, apareceu quebrado, feito em pedaos sim senhor o prato azul-pombinho. (CORALINA, 2002, p. 22) Nos dois primeiros versos, temos a rima externa emparelhada azar/esperar; o terceiro verso rima com o stimo, salta-caminho/azul-pombinho, ambos substantivos compostos, com o hfen como elemento grfico que se destaca. H rimas internas; estas, menos evidentes do que as externas, por exemplo, lugar, que ecoa azar e esperar; artes e partes, no incio do terceiro e do quarto versos, ganham maior destaque, embora menor do que as rimas no final de versos. Menor destaque ainda tm as rimas toantes, pela repetio sonora parcial (apenas de vogais): quebrado/pedaos/prato (quinto, sexto e stimo versos). A aliterao no incio das palavras percebida mais facilmente do que quando ocorre no interior das palavras: fora/feito. Nessa estrofe, alm de a aliterao ocorrer

117

no incio de palavras, a sonoridade reforada pelo fato de ocorrer no incio de versos, no caso, quinto e sexto. Outros recursos reforados pela proximidade e pela localizao so a repetio de palavras, como ocorre no segundo verso sem se saber, sem se esperar , e o paralelismo, repetio de estruturas sintticas: artes do/partes do/fora de, no terceiro, quarto e quinto verso. Ao longo do livro, o poema segmentado em vrios blocos de texto. Essas segmentaes muitas vezes desaceleram a narrativa, visando aumentar a expectativa do leitor. Por exemplo, os versos Isso contava, com emoo, minha bisav, / que Deus haja ganham destaque ao serem enunciados no alto da pgina 9. No final dessa pgina, uma estrofe segmentada logo aps um sinal de dois-pontos. O leitor precisa virar a pgina e, nesse movimento, cria uma pausa que aumenta sua expectativa sobre o que vai ser contado: Era, na verdade, um enlevo. Tinha seus desenhos em miniaturas delicadas: (idem, p. 9) Em outros casos, a pausa ainda maior: o relato interrompido por ilustraes, como um solista que interrompe sua performance para a entrada de um motivo a ser introduzido pela orquestra. Precisamos ficar atentos a (pelo menos) duas tramas do texto: a estrutura sinttica e a estrutura temtica. A estrutura sinttica refere-se combinao das palavras formando sintagmas cada vez maiores: expresses, frases, oraes, perodos, versos, estrofes, cantos, partes etc., ou ainda, no caso da prosa, pargrafos, captulos etc. A estrutura temtica refere-se organizao do texto em tpicos e subtpicos. Angela Kleiman (1993, p. 59) designa essa estrutura mapa textual, uma metfora bastante rica, especialmente no caso de textos curtos, em que possvel desenhar essa estrutura e, assim, visualiz-la. Pegando o gancho da metfora mapa, importante assinalar que, assim como um determinado espao admite diferentes mapas, segundo o interesse do cartgrafo (por exemplo, poltico, bacias hidrogrficas, densidade demogrfica, alfabetizao etc.), os textos tambm permitem diferentes mapas textuais, segundo os interesses do leitor. Como diz Kleiman (1989, p. 95),
Uma vez que a macroestrutura de um texto resulta de um processo inferencial do leitor, pode haver diferentes macroestruturas de um texto, mas haver tambm um alto grau de concordncia, tambm devido marcao dos nveis mais altos, tais como ttulos, subttulos.

118

O conceito mapa textual bastante til quando nos defrontamos com textos de estrutura irregular, especialmente quando a organizao temtica no rgida (como no poema em estudo), parece fugidia ou no se deixa perceber com nitidez. O prato azul-pombinho conta uma histria em primeira pessoa. Como j vimos, o narrador e protagonista uma mulher uma narradora, portanto que relata uma memria de infncia: quando menina, ela foi acusada injustamente de ter quebrado o prato do ttulo, sendo condenada a uma boa tunda de chineladas, castigo que foi comutado / para outro, [...] trazer no pescoo [...], / amarrado de um cordo, / um caco do prato quebrado. (CORALINA, 2002, p. 28) Em linhas gerais, o poema est organizado em duas partes: 1) a descrio do prato e seus usos; 2) o que aconteceu depois que o prato foi encontrado quebrado, culminando com o castigo da narradora. A primeira parte, por sua vez, poderia ser dividida em trs: 1) caractersticas gerais do prato; 2) descrio da pintura no fundo do prato e narrao da lenda correspondente; 3) usos do prato. Ocorre que esses tpicos se mesclam. Por exemplo, ao contar que o pai da princesa Lui mandou queimar o quiosque onde ela tinha se refugiado com seu namorado, a narradora potica (termo emprestado de Antonio Candido, 1987, p. 56) interrompe a narrao para descrever a pintura: Ento, o velho mandarim, que aparecia no prato, de rabicho e de quimono, com gestos de espavento e cercado de aparato, decretou que os criados do palcio incendiassem o quiosque onde se encontravam os fugitivos namorados. (CORALINA, 2002, p. 13) O mesmo procedimento se repete na pgina seguinte. A ltima estrofe evoca um elemento que j tinha sido descrito pombos sobrevoando (idem, p. 10) antes de retomar a narrao: Havia, como j disse, pombos esvoaando. E um deles levava, numa argolinha do p, mensagem da boa ama, (idem, p.14) Note a quebra do texto na vrgula, deixando o leitor em suspenso (e suspense) sobre o contedo da mensagem, contedo revelado apenas duas pginas depois. 119

VISUALIDADE A descrio introduz no texto traos de um outro gnero: a ekphrasis. Essa palavra grega quer dizer descrio e, nos estudos literrios, utilizada para designar um tipo especfico de descrio: a descrio de obras ou objetos de arte. No poema, o objeto mencionado j no ttulo, o prato azul-pombinho. O modelo mais antigo de ekphrasis a descrio da fabricao das armas, especialmente o escudo, de Aquiles, no canto XVIII da Ilada. Nesse arqutipo no h s a descrio de um objeto, mas tambm o relato de sua fabricao. No escudo, alis, so representadas duas cidades, que simbolizam a paz e a guerra. Percebe-se, assim, que a mescla de descrio e narrao, to caracterstica do nosso texto, uma caracterstica do gnero ekphrasis j no mais antigo modelo conhecido. A descrio parece ser o tipo de texto ideal para mostrar que o texto pode sugerir imagens ao leitor. Essas imagens mentais parecem ser uma modalidade de um fenmeno mais amplo: o poder que as palavras e, por extenso, os textos, tm de evocar representaes mentais referentes aos vrios sentidos. Se designarmos visualidade o poder que uma palavra, um enunciado ou um texto tm de evocar imagens, no ser difcil reconhecer que a visualidade uma modalidade de um fenmeno mais amplo, que poderia ser designado sensorialidade. Nosso texto rico em exemplos. A prpria narradora afirma que ouvia com os olhos, com o nariz, com a boca, / com todos os sentidos a bisav contar a lenda da princesa Lui (idem, p. 10-13). Por exemplo, imagens visuais: Era um prato original, muito grande, fora de tamanho, um tanto oval. (idem, p. 9) Imagem cinestsica ou motora: Pesado. Com duas asas por onde segurar. (idem) Imagens gustativas e olfativas: Prato de bom-bocado e de mes-bentas. De fios-de-ovos. De receita dobrada de grandes pudins, recendendo a cravo, nadando em calda. (idem) 120

Na pgina anterior, no usei o verbo evocar por acaso. A partir das palavras, dos enunciados, dos textos, o leitor chama suas lembranas. Ele s pode claro chamar as imagens, sensaes e emoes arquivadas em sua memria. So essas memrias que permitem que ele transforme o texto em representaes mentais. Falar de visualidade, assim, significa referir-se implicitamente visualizao do leitor, ou seja, sua ao de visualizar o texto, isto , transformar o texto em imagens mentais.

A IMAGEM COMO TEXTO VISUAL Alguns lingistas propem um duplo conceito de texto, um restrito, outro amplo. O primeiro refere-se a um conjunto organizado de signos verbais; o segundo, a um conjunto organizado de qualquer tipo de signos (FVERO; KOCH, 1994, p. 25). nesse sentido amplo que podemos falar de texto visual. O signo visual classificado geralmente como icnico, isto , haveria certa semelhana (iconicidade) entre o signo e o que ele representa; por exemplo, entre as pinceladas brancas e cinzas sobre uma folha de papel, reproduzidas nas pginas de um livro, e os cabelos brancos de uma mulher idosa. J o signo verbal classificado como smbolo: a relao entre o signo e o que ele representa arbitrria, convencional, cultural. Por exemplo, a relao entre a palavra prato e os objetos que essa palavra nomeia. Um primeiro passo para que o termo texto visual no seja visto apenas como condescendncia bonachona dos lingistas seria mostrar que o signo visual tambm pode simbolizar, ou seja, que significados arbitrrios, convencionais e culturais podem ser agregados a imagens. Um exemplo: a ilustrao da pgina 12 representa o encontro da princesa Lui com seu namorado plebeu em uma ponte. Embora o poema no mencione a ponte como local de encontro, o leitor poderia inferir esse lugar uma liberdade concedida a cada leitor. Alm disso, metaforicamente, o namoro entre a princesa e o plebeu cria uma ponte entre duas classes sociais, a nobreza e a plebe. Simbolicamente, a princesa est representada em posio mais elevada. Este exemplo bastante singelo, mas a histria da arte est cheia de exemplos. No podemos dizer que a imagem s imita, s copia, s representa, s descreve ou narra; a imagem tambm pode simbolizar. Isso significa que a imagem pode no apenas ser apenas vista como tambm ser interpretada, em outras palavras, que a imagem pode ser lida. J vimos que palavras evocam imagens; por outro lado, imagens podem evocar palavras, como a pintura do prato azul-pombinho evoca para a narradora e sua av e, indiretamente para ns, leitores a lenda da princesa Lui. Alm disso, imagens evocam imagens, assim como palavras evocam palavras. Tal como a leitura da palavra depende do conhecimento de mundo e do conhecimento lingstico, a leitura da imagem tambm depende do conhecimento de mundo e do conhecimento da linguagem visual. Isso 121

significa que no basta somente ver, preciso aprender a ver, o que supe vrias formas de aprendizado ou de mediao. Mais um argumento para pensarmos na imagem como texto visual, pois, assim como o texto verbal, o texto visual tambm exige uma espcie de alfabetizao ou, se quiser, letramento visual. Resumindo, o livro infantil ilustrado suporte para um texto hbrido, verbal e visual, cuja leitura exige levar em conta: 1) o suporte, 2) a enunciao grfica, 3) a visualidade, 4) o texto visual e 5) o dilogo entre texto e ilustraes. Neste artigo procurei mostrar a colaborao dessas cinco categorias, cuja gnese ao longo da histria abordei na minha tese Encurtando o caminho entre texto e ilustrao: homenagem a Angela Lago. _________________________
REFERNCIAS BIBLIOGRFICAS CAMARGO, L. (2003). Enunciao grfica e poesia infantil. In: RETTENMAIER, Miguel; RSING, Tania M. Kuchenbecker (Org.). Questes de leitura. Passo Fundo: Universidade de Passo Fundo. p. 27-34. CANDIDO, A. (1989). Poesia e fico na autobiografia. in: _______. A educao pela noite e outros ensaios. 2. ed. So Paulo: tica. p. 51-69. (Srie Temas, 1). CORALINA, C. (1965). Poemas dos becos de Gois e estrias mais. Rio de Janeiro: J. Olympio. _______. (2002). O prato azul-pombinho. Desenhos de Angela Lago. 2. ed. So Paulo: Global. FVERO, L. L.; KOCH, I. G. V. (1994). Lingstica textual: introduo. 3.ed. So Paulo: Cortez. (Srie gramtica portuguesa na pesquisa e no ensino, 9). KLEIMAN, A. (1989). Leitura: ensino e pesquisa. Campinas: Pontes. (Coleo Linguagem/Ensino). _______. (1993). Oficina de leitura: teoria e prtica. Campinas: Pontes: Editora da Unicamp. (Coleo Linguagem/Ensino). LAJOLO, M.; ZILBERMAN, R. (1984). Literatura infantil brasileira: histria & histrias. So Paulo: tica. MEIRELES, C. et al. (2002). P de poesia. So Paulo: Global. (Literatura em Minha Casa, 1).

122

Das könnte Ihnen auch gefallen