Sie sind auf Seite 1von 10

Direco-Geral da Aco Social

Ncleo de Documentao Tcnica e Divulgao

Catarina Bonfim Maria Eugnia Saraiva

Centro de Dia
(Condies de localizao, instalao e funcionamento)

Lisboa, Dezembro de 1996

Ficha Tcnica
Autor: Catarina de Jesus Bonfim Maria Eugnia Saraiva Editor: Direco-Geral da Aco Social Ncleo de Documentao Tcnica e Divulgao Coleco: Guies Tcnicos n 8 Plano grfico e capa: David de Carvalho Impresso: Nova Oficina Grfica, Lda Rua do Galvo, 34-A 1400 Lisboa Tiragem: 500 exemplares
Dezembro/96 ISBN 972 - 95777 - 1 - 4 Depsito Legal n 106061

NDICE INDICE
NOTA PRVIA NORMAS GENRICAS
mbito e Aplicao Conceito Objectivos Condies de Recurso 7 7 7 7 5

ORGANIZAO E INSTALAES
Organizao Instalaes 8 8

FUNCIONAMENTO
Princpios Gerais de Funcionamento Articulao Inter-Servios Regulamento Interno 9 10 10

DIREITOS E DEVERES
Direitos dos Utilizadores Deveres dos Utilizadores 10 10

RECURSOS HUMANOS
Responsvel pelo Servio Outro Pessoal 11 11 13

ANEXO I - Quadro tipo de pessoal

NOTA PRVIA PREVIA


O presente trabalho, visa definir normas reguladoras de funcionamento de Centro de Dia. O centro de dia teve na sua verso anterior - documento tcnico - a colaborao dos centros regionais e Santa Casa da Misericrdia de Lisboa, cujo contributo resultante das suas experincias como servios locais e principais dinamizadores desta resposta social. Dada a sua j longa existncia, o centro de dia tem vindo a evoluir, adaptando-se s realidades em presena, particularmente no que se refere sua concepo e aos servios prestados, constituindo assim, em muitos casos um polo dinamizador e ponto de partida para a prestao e/ou desenvolvimento de actividades na comunidade.

NORMA I mbito de aplicao das normas


As presentes normas visam regulamentar as condies de localizao, instalao, e funcionamento dos Centros de Dia de Idosos.

NORMA II Conceito
O Centro de Dia uma resposta social, desenvolvida em equipamento, que consiste na prestao de um conjunto de servios que contribuem para a manuteno dos idosos no seu meio scio-familiar.

NORMA III Objectivos

Os objectivos do Centro de Dia so:

a) prestao de servios que satisfaam necessidades bsicas; b) prestao de apoio psico-social; c) fomento das relaes interpessoais ao nvel dos idosos e destes com outros grupos etrios, a fim de evitar o isolamento.

NORMA IV Condies de recurso

1 2

Condio de recurso ao Centro de Dia decorre das necessidades de servios prestados pelo Centro de Dia. O processo de admisso dever passar por uma entrevista ao candidato feita pelo tcnico responsvel destinada a:

a) estudar a situao scio-familiar do candidato; b) informar e esclarecer sobre o regulamento interno do Centro de Dia.

Admisso do idoso prioritria, sempre que este se encontre em situao de risco de acelerar ou degradar o processo de envelhecimento.

NORMA V Organizao

O Centro de Dia pode organizar-se como:

a) servio autnomo, i. e., em espao prprio e funcionamento independente; b) servio integrado numa estrutura existente - lar, centro comunitrio ou outra estrutura polivalente.

2
a) b) c) d) e)

O Centro de Dia assegura entre outros os seguintes servios: refeies: convivio/ocupao; cuidados de higine; tratamento de roupas; frias organizadas. O Centro de Dia pode promover, alm dos servios referidos no nmero anterior, o desenvolvimento de servios de refeies ao domiclio, servios de apoio domicilirio e acolhimento temporrio.

NORMA VI Instalaes

O Centro de Dia autnomo deve ter como reas funcionais as seguintes:

a) rea tcnica e administrativa; b) rea de refeies - refeitrio, cozinha, despensa, lavandaria; c) rea de higiene - instalaes sanitrias, banhos e outros servios tais como cabeleireiro, pedicura; d) rea de tratamento de roupas - zona hmida, zona seca, estendal e arrumos.

2 3

O Centro de Dia dever prever, se possvel, uma rea de alojamento temporrio que comportar 1 espao dimensionado para 4 camas. O Centro de Dia integrado nas estruturas referidas em h) Norma V deve utilizar algumas reas funcionais da estrutura de enquadramento.

NORMA VII Princpios gerais de funcionamento

Para a prossecuo dos objectivos referidos na Norma III, compete ainda ao Centro de Dia:

n pr disposio das pessoas idosos as diversas formas de ajuda adequadas sua situao.

2 3

O Centro de Dia funciona com horrio a estabelecer de acordo com as necessidades locais e os recursos disponveis. O funcionamento do Centro de Dia deve permitir ao utilizador:

a) usufruir do estatuto de associado, pagando uma quota mensal o que Ihe dar um sentimento de maior pertena e participao; b) usufruir dos servios existentes pagando-os de acordo com as condies e preos estabelecidos no regulamento interno; c) pagar uma mensalidade pelos servios utilizados.

4 5 6 7 8 9

O funcionamento do refeitrio pode processar-se por turnos sempre, que tal se justifique. O horrio das vrias actividades deve ser suficientemente flexvel de modo a permitir ao utilizador a frequncia de uma ou mais actividades , de acordo com as suas necessidades e interesses. O utilizador pode escolher de entre os servios existentes, aqueles de que necessita, de acordo com as condies expressas no regulamento interno. A programao das vrias actividades deve ser afixada em jornal de parede ou publicada no jornal editado pelo Centro, caso exista, de modo a permitir a sua divulgao. O funcionamento do Centro de Dia deve incentivar a participao do utilizador na vida quotidiana do mesmo. Sempre que o Centro de Dia desenvolva servios para apoio a idosos, nomeadamente o servio de refeies e servio de apoio domicilirio, a sua organizao e funcionamento deve obedecer s normas estabelecidas em documento prprio.

NORMA VIII Articulao inter-servios


O Centro de Dia deve funcionar em articulao com servios da comunidade oficiais, IPSS, autarquias, ONG's e outros.

NORMA IX Regulamento interno

O Centro de Dia deve ter um regulamento interno donde conste, designadamente os seguintes elementos:

a) regras de funcionamento; b) direitos e deveres dos utilizadores; c) direitos e deveres do pessoal e voluntrios.

O regulamento interno deve ser dado a conhecer ao utilizador e ao pessoal.

NORMA X Direitos do utilizador


O utilizador tem direito a:
a) usufruir de ajudas adequadas sua situao e que se situem no mbito das actividades do Centro de Dia; b) participar nas actividades, de acordo com os seus interesses e possibilidades; c) exigir respeito pela sua identidade personalidade e privacidade.

NORMA XI Deveres do utilizador


O utilizador do Centro de Dia deve:
a) observar o cumprimento das regras expressas no regulamento interno; b) participar na medida dos seus interesses e possibilidades nas actividades desenvolvidas; c) comparticipar nos custos dos servios prestados, de acordo com o estabelecido.

10

NORMA XII Responsvel pelo servio

1 2

O Centro de Dia dirigido por um director tcnico que responsvel pela organizao e desenvolvimento dos servios. O director tcnico deve estar habilitado com formao no mbito das cincias sociais e humanas.

NORMA XIII Outro pessoal

1 2 3 4

O Centro de Dia deve ter, alm, do responsvel tcnico, animadores, ajudantes de Centro de Dia, motorista e pessoal auxiliar em nmero adequado. O Centro de Dia pode funcionar com pessoal prprio, pessoal de outras estruturas e tambm com voluntrios devidamente enquadrados. O Centro de Dia quando desenvolver servios de Apoio Domicilirio dever integrar nos seus quadros de pessoal, ajudantes familiares. O quadro tipo dos recursos humanos vem anexo a este documento.

11

ANEXO 1
Quadro tipo de Pessoal para 30 utilizadores (Centro de Dia Autnomo)
CATEGORIAS PESSOAL / CATEGORIAS
Director Tcnico
a)
N DE UNIDADES

1 1 1

Tcnico de Animao Ajudante de Centro de Dia Ajudante Familiar Motorista Cozinheira Empregado Auxiliar
b)

1 1 1

a) Em Centro de Dia com menos de 30 utentes o Director Tcnico deve acumular as funes de tcnico de animao. b) Ver documento - "Servios de Apoio Domicilirio"

13

Das könnte Ihnen auch gefallen