Sie sind auf Seite 1von 5

Dicas de Gramtica // Concordncia Verbal E Nominal

o mecanismo pelo qual as palavras alteram sua terminao para se adequarem harmonicamente na frase. A concordncia pode ser feita de trs formas: 1 - Lgica ou gramatical a mais comum no portugus e consiste em adequar o determinante(acompanhante) forma gramatical do determinado(acompanhado) a que se refere. Ex.: A maioria dos professores faltou. O verbo (faltou) concordou com o ncleo do sujeito (maioria) Ex.: Escolheram ahoraadequada. O adjetivo (adequada) e o artigo (a) concordaram com o substantivo (hora). 2 - Atrativa a adequao do determinante : a) a apenas um dos vrios elementos determinados, escolhendo-se aquele que est mais prximo: Escolheram a hora e o local adequado. O adjetivo (adequado) est concordando com o substantivo mais prximo (local) b) a uma parte do termo determinado que no constitui gramaticalmente seu ncleo: A maioria dos professores faltaram. O verbo (faltaram) concordou com o substantivo (professores) que no o ncleo do sujeito. c) a outro termo da orao que no o determinado: Tudo soflores. O verbo (so) concorda com o predicativo do sujeito (flores). 3 - Ideolgica ou silepse- consiste em adequar o vocbulo determinante ao sentido do vocbulo determinado e no forma como se apresenta: O povo, extasiado com sua fala, aplaudiram. O verbo (aplaudiram) concorda com a idia da palavra povo (plural) e no com sua forma (singular). CONCORDNCIA VERBAL Regrageral O verbo concorda com o sujeito em nmero e pessoa. O tcnicoescalouo time. Os tcnicos escalaramos times. Casosespeciais Sujeito composto anteposto: verbo no plural. posposto: verbo concorda com o mais prximo ou fica no plural. de pessoas diferentes: verbo no plural da pessoa predominante. com ncleos em correlao: verbo concorda com o mais prximo ou fica no plural. ligado por COM: verbo concorda com o antecedente do COM ou vai para o plural. ligado por NEM: verbo no plural e, s vezes, no singular. ligado por OU: verbo no singular ou plural, dependendo do valor do OU. Exemplos: O tcnico e os jogadores chegaram ontem a So Paulo. Chegou(aram)ontem o tcnico e os jogadores. Eu, voc e os alunos iremos ao museu. Tu, ela e os peregrinos visitareiso santurio. O cientista assim como o mdico pesquisa(m)a causa do mal. O professor, com os alunos, resolveuo problema.

O maestro com a orquestra executarama pea clssica. Nem Paulo nem Mariaconquistarama simpatia de Catifunda. Valdir ou Leo ser o goleiro titular. Joo ou Maria resolveram o problema. O policial ou os policiais prenderamo perigoso assassino. Sujeito constitudo por: a) um e outro, nem um nem outro: verbo no singular ou plural. b) um ou outro: verbo no singular. c) expresses partitivas seguidas de nome plural: verbo no singular ou

plural.

d)coletivo geral:verbo no singular. e) expresses que indicam quantidade aproximada seguida de numeral: verbo concorda com o substantivo. f) pronomes (indefinidos ou interrogativos) seguidos de pronome: verbo no singular ou plural. g) palavra QUE: verbo concorda com o antecedente. h) palavra QUEM: verbo na 3 pessoa do singular. i) um dos que: verbo no singular ou plural. j) palavras sinnimas: verbo concorda com o mais prximo ou fica no plural. Exemplos: Um e outro mdico descobriu(ram)a cura do mal. Nem um nem outro problema propostos foi(ram)resolvido(s). A maioria dos candidatos conseguiu(iram)aprovao. Mais de um jogador foielogiado pela crnica esportiva. Cerca de dez jogadores participaram da briga. O povo escolher seu governante em 15 de novembro. Qual de nsserescolhido? Poucos dentre eles serochamados pelo Exrcito. Alguns de ns seremoseleitos. Hoje sou eu que faoo discurso. Amanh sero eles quemresolvero problema. Foi um dos alunos desta classe que resolveuo problemas. Seu filho foi um dos que chegaram tarde. A tica ou a Moral preocupa-secom o comportamento humano. Verbo acompanhado da palavra SE a) SE = pronome apassivador: verbo concorda com o sujeito paciente. Viam-seao longe as primeiras casas. Ofereceu-seum grande prmio ao vencedor da corrida. b) SE = ndice de indeterminao do sujeito: verbo sempre na 3 pessoa do

singular.

Necessitava-senaqueles dias de novas idias. Estava-semuito feliz com o resultado dos jogos. Morria-sede tdio durante o inverno. Verbos impessoais Verbos que indicam fenmenos; verbo haver indicando existncia ou tempo; verbo fazer, ir, indicando tempo: ficam sempre na 3 pessoa do singular. Durante o inverno, nevava muito. Aindahavia muitos candidatos para a Universidade. Ontem fezdez anos que ela se foi.

Vai para dez meses que tudo terminou. Verbo SER a) indicando tempo, distncia: concorda com o predicativo. Hoje dia 3 de outubro, pois ontem foram 2 e o amanh sero 4. Daqui at Jardinpolisso316 quilmetros. b) com sujeito que indica quantidade e predicativo que indica suficincia, excesso: concorda com o predicativo. Dez feijoadaseramuito para ela. Vinte milhes eramuito por aquela casa. c) com sujeito e predicativo do sujeito: concorda com o que prevalecer. O homem semprefoisuas idias. Santo Antnioeraas esperanas da solteirona. O problema eram os mveis. Hoje, tudo so alegrias eternas. Mulheres discretascoisa rara. A Ptria no ningum;somostodos ns. Verbo DAR Verbo dar (bater e soar) + hora(s): concorda com o sujeito. Deramduas horas no relgio do campanrio. Deuduas horas o relgio do alto da montanha. Verbo PARECER Verbo parecer + infinitivo: flexiona-se um dos dois. Os cientistas pareciam procurargrandes segredos. Os cientistas parecia procuraremgrandes segredos. Sujeito = nome prprio plural. a)com artigo singular ou sem artigo: verbo no singular. O Amazonas desguano Atlntico. Minas Gerais exporta minrios. b)com artigo plural: verbo no plural. Os Estados Unidos enviaram tropas zona de conflito. "Os Lusadas" narramas conquistas portuguesas.

CONCORDNCIA NOMINAL
Regra geral: o artigo, o numeral, o adjetivo e o pronome adjetivo concordam com o substantivo a que se referem em gnero e nmero. Ex.: Doispequenosgoles de vinho e umcaladocerto deixam qualquer mulher irresistivelmente alta. Concordncias especiais: Ocorrem quando algumas palavras variam sua classe gramatical, ora se comportando como um adjetivo (varivel) ora como um advrbio (invarivel). Mais de um vocbulo determinado 1- Pode ser feita a concordncia gramatical ou a atrativa. Ex.: Comprei um sapato e um vestidopretos. (gramatical, o adjetivo concorda com os dois substantivos) Comprei um sapato e um vestidopreto. (atrativa, apesar do adjetivo se referir aos dois substantivos ele concordar apenas com o ncleo mais prximo) Um s vocbulo determinado 1- Um substantivo acompanhado (determinado) por mais de um adjetivo: os adjetivos concordam com o

substantivo Ex.: Seus lbios eram doces e macios. 2-Bastante- bastantes Quando adjetivo, ser varivel e quando advrbio, ser invarivel Ex.: H bastantesmotivos para sua ausncia. (bastantes ser adjetivo de motivos) Os alunos falam bastante. ( bastante ser advrbio de intensidade referindo-se ao verbo) 3-Anexo, incluso, obrigado, mesmo, prprio So adjetivos que devem concordar com o substantivo a que se referem. Ex.: A fotografia vai anexa ao curriculum. Os documentos iro anexos ao relatrio. DICAS Quando precedido da preposio em, fica invarivel. Ex.: A fotografia vai em anexo. Envio-lhes, inclusas, as certides./ Incluso segue o documento. A professora disse: muito obrigada./ O professor disse: muito obrigado. Elemesmo far o trabalho./ Elamesma far o trabalho. DICAS Mesmo pode ser advrbio quando significa realmente, de fato. Ser portant invarivel. o Ex.: Maria viajar mesmo para os EUA. Eleprprio far o pedido ao diretor./ Elaprpria far o pedido ao diretor. 4-Muito, pouco, caro, barato, longe, meio, srio, alto So palavras que variam seu comportamento funcionando ora como advrbios (sendo assim invariveis) ora como adjetivos (variveis). Ex.: Os homens eram altos./ Os homens falavamalto. Poucaspessoas acreditavam nele./ Eu ganhopouco pelo meu trabalho. Os sapatos custamcaro./ Os sapatos esto caros. A gua barata./ A gua custabarato. Viajaram por longesterras./ Eles vivemlonge. Eles so homenssrios./ Eles falavamsrio. Muitoshomens morreram na guerra./ Joo falamuito. Ele no usa meiaspalavras./ Estou meiogorda. 5 - bom, necessrio, proibido S variam se o sujeito vier precedido de artigo ou outro determinante. Ex.: proibido entrada de estranhos./ proibidaa entrada de estranhos. necessrio chegar cedo./ necessriasua chegada. 6 -Menos, alerta, pseudo So sempre invariveis. Ex.: Havia menos professores na reunio./Havia menos professoras na reunio. O aluno ficou alerta./ Os alunos ficaram alerta. Era um pseudomdico./ Era uma pseudomdica. 7 -S, ss Quando adjetivos, sero variveis, quando advrbios sero invariveis. Ex.: A criana ficou s./ As crianas ficaram ss. (adjetivo) Depois da briga, srestaram copos e garrafas quebrados. (advrbio) DICAS A locuo adverbial a ss invarivel. Ex.: Preciso falar a ss com ele.

8 -Concordncia dos particpios Os particpios concordaro com o substantivo a que se referem. Ex.: Os livros foram comprados a prazo./ As mercadorias foram compradas a prazo. DICAS Se o particpio pertencer a um tempo composto ser invarivel. Ex.: O juiz tinha iniciado o jogo de vlei./ A juza tinha iniciado o jogo de vlei.

Das könnte Ihnen auch gefallen