Sie sind auf Seite 1von 5

A linguagem de rdio

Quando se pensa na produo de um programa de rdio a primeira questo a ser resolvida : Como escrever um texto de rdio? A pergunta faz sentido, uma vez que cada um dos meios de comunicao tem uma linguagem especfica, ou seja, regras que devem ser seguidas para que a produo se adeqe s caractersticas do meio e, conseqentemente, atinja resultados mais eficientes. No caso da linguagem radiofnica, o objetivo aliar os dois pontos bsicos: a escrita e a fala. Por conta disso a primeira das regras da linguagem radiofnica determina que o texto de rdio deve ser escrito para ser falado. O redator deve deixar de lado a linguagem complicada dos textos para veculos impressos e utilizar uma linguagem simples e direta: deve-se escrever como se fala (logicamente, sem erros de lngua portuguesa). Se falar naturalmente uma coisa simples, escrever um texto que permita uma locuo tranqila no parece ser to fcil. Assim, para atingir o ouvinte de forma eficiente, o texto radiofnico deve, necessariamente, compreender trs princpios bsicos, que alm de facilitarem a redao e a recepo das mensagens, tm tambm como objetivo evitar dificuldades para o locutor: Objetividade falar as coisas de modo direto e coloquial; Clareza transmitir com a maior nitidez e naturalidade possvel; Brevidade passar a mensagem no menor espao de tempo. A linguagem do rdio posui uma srie de especificidades, ligadas tanto a algumas de suas caractersticas tcnicas, quanto aos usos histricos que passaram a ser feitos desse meio. Veja abaixo mais sobre algumas dessas caractersticas que se relacionam diretamente com a linguagem assumida pelo rdio nos dias de hoje.

Regionalismo
Uma caracterstica que afeta diretamente a linguagem radiofnica a abrangncia. O rdio atinge todo o pas com cerca de onze mil emissoras (entre comerciais, educativas e comunitrias), mas, apesar disso, tem como uma de suas marcas o regionalismo, ou seja, a valorizao das expresses caractersticas de cada regio. Tais particularidades da linguagem justificam-se pela histria, costumes e cultura de cada estado e devem ser valorizada pelo rdio, inclusive para evitar a padronizao que faz com que aos poucos se perca a identidade de cada comunidade. Por exemplo, a raiz que chamamos de mandioca na regio Sudeste chamada de macaxeira no Norte/Nordeste e de aipim na regio Sul.

Imediatismo
Um dos principais fatores positivos do rdio justamente a possibilidade de transmitir os fatos no instante em que ocorrem. Essa tarefa ficou bastante facilitada com a inveno do telefone e, mais recentemente, graas ao telefone celular. Sem muita dificuldade, um reprter de rdio pode chegar ao local onde est se desenrolando um fato, pegar o celular e ligar para a emissora. No estdio essa ligao ser conectada a um aparelho chamado hbrido e em seguida colocada no ar. Em virtude dessas facilidades, o rdio com o passar dos anos acabou ficando conhecido como o primeiro meio de comunicao a veicular qualquer informao importante. Assim, rdio virou sinnimo de atualidade. Para que essa sensao esteja permanentemente presente na mente dos ouvintes, a linguagem radiofnica prev

que os textos informativos tenham o primeiro pargrafo (chamado de lide) sempre escrito no presente do indicativo.

Instantaneidade
A instantaneidade significa que a mensagem radiofnica no tem permanncia no tempo e no espao. Se ao ler um jornal voc no entender o que est escrito na matria, existe sempre a possibilidade de guard-la e reler com mais ateno num outro momento. Isso no acontece com a mensagem radiofnica. Se ela no for perfeitamente entendida quando for transmitida, no h uma segunda chance, porque a mensagem desaparece no mesmo instante em que veiculada.

Hora Certa
A relao do meio de comunicao rdio com as horas muito estreita. Tornou-se comum que as pessoas se informem sobre a hora certa atravs do rdio. Exatamente por isso importante que qualquer programa de rdio procure privilegiar a divulgao da hora certa em curtos intervalos de tempo. Tambm fundamental que essa divulgao seja feita da forma mais coloquial possvel. Isso significa que as horas devem ser transmitidas de acordo com o perodo do dia: manh, tarde, noite ou madrugada. Portanto, no se fala 23 horas e 15 minutos, mas sim 11 e 15 (no precisa dizer que da noite, porque o programa est ao vivo!).

Individualidade
O desenvolvimento do meio de comunicao rdio ao longo dos anos acarretou tambm uma sensvel mudana na forma de recepo. Se antigamente as famlias se reuniam ao redor do rdio (ento um aparelho imvel, grande e pesado), hoje comum que cada pessoa da famlia tenha o seu prprio receptor de rdio e oua a emissora de sua preferncia. A audincia, que era coletiva, passou a ser individual. Para adaptar-se a essa mudana, ao se comunicar com o ouvinte, o locutor deve necessariamente utilizar o singular, ou seja, voc, amigo ouvinte e nunca vocs ouvintes. Se o locutor falar no plural, a pessoa que est sozinha ouvindo o rdio no se sentir atingida pela mensagem. J se o contato for no singular, a pessoa ter a impresso que o locutor estar falando exclusivamente com ela.

Sensorialidade
O rdio tem uma capacidade nica de envolver o ouvinte, estimulando sua imaginao e fazendo-o participar da transmisso atravs da criao de um dilogo mental com o emissor. Isso ocorre porque ns, seres humanos, transformamos em imagem a maior parte das informaes sonoras que recebemos. Quando nos ligamos em uma transmisso radiofnica, todos os sons que ouvimos so utilizados por ns para criar uma imagem virtual em nosso crebro. Essa imagem ser mais fiel e completa conforme a qualidade da transmisso. A entra o trabalho dos redatores. Quanto mais detalhes forem passados sobre o fato, mais completa ser a imagem criada pelos ouvintes e, necessariamente, mais presentes ao fato eles se sentiro.

A Linguagem Radiofnica e os Recursos Sonoros


Quais so os elementos que temos disposio para fazer programas de rdio? O primeiro de que lembramos a voz, a fala. Quando falamos, alm do significado do que dizemos, tambm podemos expressar sentimentos, sotaques e deixar transparecer informaes relativas a idade e sexo. O rdio trabalha basicamente com trs tipos de vozes: a caricata (mais forada e geralmente associada a imitaes e a personagens). institucional/formal (busca clareza e perfeio gramatical, geralmente empostada). informal (a fala do dia-a-dia, o bate-papo com o ouvinte, nossa voz natural).

Ao contrrio do que muita gente pensa, o rdio no feito exclusivamente da fala. Alm da voz, existem outros quatro tipos de recursos que compem o horizonte da radiofonizao. A msica , sem dvida, o mais importante deles. No d pra pensar o rdio sem a msica e nem mesmo o inverso. A msica pode ser utilizada de trs maneiras diferentes no rdio: tocada na ntegra; selecionando-se um pequeno trecho para a produo de vinhetas (nesse caso, a msica deve ser instrumental ou seja, sem canto e aparecer sob a voz do locutor, que apresentar um slogan do programa ou de um determinado quadro do programa); o trecho da msica pode ser usado tambm como informao, comentrio ou ironia quando aproveita-se a letra da msica para promover uma intertextualidade com o contedo ou tema do programa. Por exemplo: o locutor ou um entrevistado pode falar sobre graves problemas sociais do pas e logo aps a fala dele inserir o trecho que pas este? da msica do grupo Paralamas do Sucesso. Para fazer um comentrio irnico sobre corrupo, os realizadores de um programa de rdio podem inserir o trecho musical onde est o dinheiro, o gato comeu e ningum viu (cantado por Gal Costa) logo antes ou logo aps a fala de uma pessoa acusada de cometer atos corruptos; como fundo musical (tambm chamado de BG, sigla para a expresso inglesa background). Nesse caso fundamental que a msica seja instrumental, para evitar que o locutor tenha que enfrentar uma concorrncia com a voz de um cantor. Geralmente aumentamos o volume do BG quando o locutor no est falando e diminumos o volume quando ele volta a falar. Devemos tomar cuidado para no deixar o BG muito alto

5
quando algum estiver falando para evitar que o fundo musical sobressaia perante a fala. A fora da msica muito grande porque ela ganha o ouvinte pelo lado emocional. Por isso, muito importante que a msica seja trabalhada de uma forma inteligente (e no apenas como recheio da programao!), com o objetivo de reforar uma idia j transmitida atravs do locutor ou o inverso, para preparar o ouvinte para algum assunto que ser tratado em seguida. Para tanto, fundamental que se ouam as msicas com antecedncia, verificando se a letra traz alguma mensagem til para aquele momento. Outros recursos sonoros so os rudos (sons naturais, como a batida de uma porta), e os efeitos especiais ou efeitos sonoros (sons produzidos artificialmente, imitando os sons naturais, quase impossveis de serem captados, ex: eco). Eles devem ser utilizados para criar um clima e um ambiente, propiciando ao ouvinte imaginar com mais fidelidade a cena que est sendo transmitida. Alm desses, o ltimo recurso sonoro justamente a ausncia de som, ou seja, o silncio. Ele deve ser utilizado em situaes especiais, quando objetivo da rdio concentrar a ateno total dos ouvintes, para divulgar alguma mensagem de grande relevncia. Como os ouvintes, enquanto esto com o rdio ligado, acostumam-se a ouvir som, logicamente um corte brusco desse som acaba chamando a ateno. O silncio deve ser breve (apenas alguns segundos) e s tem efeito numa rdio que no tenha o que chamamos de brancos na programao (espaos sem som por falha do locutor, operador, ou de estrutura da rdio). Agora que voc j conhece os principais elementos da linguagem radiofnica pense na melhor forma de atingir os objetivos que voc pensou para seu programa. Ateno: nem sempre os programas que tm mais efeitos e trilhas so os melhores! preciso saber usar com cuidado cada elemento sonoro para no confundir nem cansar o ouvinte! Veja a seguir algumas dicas de como voc mesmo pode produzir efeitos sonoros para incrementar seus programas de rdio.

Idias para sonoplastia/efeitos sonoros

So duas as fontes bsicas para a sonoplastia ou efeitos sonoros: discos pr-gravados ou arquivos digitais (veja aqui http://www.usp.br/educomradio/producoes.asp) com efeitos sonoros; efeitos fabricados sob medida. Os discos ou arquivos pr-gravados nem sempre so satisfatrios, deve-se valorizar o artista performtico que o sonoplasta. Aprenda aqui alguns efeitos.

Festa animada ou reunio em bar

Deve-se voltar o microfone para dentro de um balde mdio, o balde voltado para um bar movimentado. Com esse expediente, os sons se embaralham, ficando difcil distinguir palavras individuais, mas se produz um efeito geral de burburinho. timo para planos de fundo de ambiente de bar ou festa.

Carro batendo
Faa por partes: Derrapagem: um som difcil de imitar, a no ser com a voz, ou gravando mesmo um carro freando. preciso cuidado. No necessrio que o carro d uma freada exagerada, possvel trabalhar o efeito de intensidade usando o volume, depois, na mixagem do som. Uma pausa: necessria para criar tenso dramtica. O impacto: uma palmada ou soco em um estofado revestido de plstico, microfone perto. Metal esmigalhando: duas tampas de panela das grandes, uma contra a outra, nem muito metlico, nem muito seco. Vidro quebrando: quebrar vidro perigoso e exige cuidado. Na realidade no preciso quebrar muito vidro, e garrafas no do um efeito muito bom basta um retalho de vidro plano, fino, de 2mm, jogado no fundo de uma caixa de papelo onde haja um tijolo. O importante um som limpo para que parea vidro, e no uma confuso de sons, efeito que vai parecer falso.

Porta fechando e abrindo


Um armrio, mesmo pequeno, mas que quando abre ou fecha produz um som razovel e um clique, pode resolver o problema. O microfone deve ficar a cerca de 50 cm da porta, do lado oposto s dobradias. claro que pode-se sair para pescar som de portas verdadeiras, e de dobradias que rangem. surpreendente o tempo que leva para se conseguir um bom efeito.

Passos
Coloca-se no cho uma chapa de compensado de 1,20 x 0,80 m, espalham-se uns quatro ou cinco quilos de cascalho fino ou brita por cima microfone a 20 cm do cho, e a 35 cm dos passos e anda por cima sem sair do lugar.

Telefone, campainha
Os efeitos pr-gravados so os piores, nesses casos. O Melhor arranjar uma caixinha, instalar nela duas campainhas, para o efeito de campainha, usar o som de forma natural; para o telefone, enrolar um pano ou toalha felpuda (grande) em volta da campainha para abafar. Microfone a cerca de 50cm.

Tiros
Duas tabuinhas de madeira dura.

Rangidos
Rolha molhada esfregada no exterior de uma garrafa. Mudando a velocidade e a presso, o efeito varia.

Chuva

Dez bolinhas de gude, roladas suavemente dentro de uma bandeja grande de metal, ou pau-de-chuva dos ndios daqui do Brasil, encontrados nas lojas de

artesanato indgena da Funai. As grandes do efeito excelente.

Vento

Soprar na boca de garrafas. As garrafas maiores do um vento mais grave, as menores, mais agudo.

Trovo

Balanar por uma das extremidades uma chapa de ferro galvanizado medindo 0,90 x 0,70m.

Incndio (no mato)

12 tiras de papel celofane, medindo cerca de 2 x 40cm, ou cerca de 15 metros de fita de gravao de de polegada ou de vdeo VHS, inutilizada. Com o microfone bem perto, esfregue as tiras, ou o bolo de fita, lentamente entre as mos, variando a velocidade.

Das könnte Ihnen auch gefallen