Sie sind auf Seite 1von 50

ESTADO DA BAHIA

'- J L"

PREFElTURA MUNICIPAL DE CAMAARI GABINETE DO PREFEITO

".. 23 ,J
L"

~ .~.

." ..

LEI N" 407 DE 30 DE AGOSTO DE 1998

REORGANIZA O ESTATUTO DOS SERVIDORES PBLICOS DO MUNICPIO DE CAMAARI, DAS AUTARQUIAS E FUNDAES PBLICAS E D OUTRAS PROVIDNCIAS. O PREFEITO MUNICIPAL OE CAMAARI, no uso de suas atribuies legais e com fulcro no que dispe o art. 29, da Lei n 461 de 24 de fevereiro de 2000., da Lei n" 197, de 02 de maio de 199') c/c o J1. 26, da Lei Orgnica Municipal Revisada e, em consonncia com a Constituio Federal, fao saber que a Cmara Municipal de Camaari decreta e eu sanciono a' seguinte Lei:

TlTULO I DISPOSIES PRELIMINARES

Art. 1 Este Estatuto tem por finalidade regular o provimento e a vacncia de cargos pblicos da Administrao Direta, das Autarquias, Fundaes, Cmara Municipal, assim como os direitos, vantagens, deveres e responsabilidades dos Servidores Pblicos do Municpio de Camaari. Art. 2 Servidor Pblico a pessoa legalmente investida em cargo pblico. Art. 3 Para os efeitos desta Lei: I - cargo pblico - aquele criado por lei, com denominao prpria e nmero certo, pagamento pelos cofres pblicos, com um conjunto de atribuies, deveres e responsabilidades cometidas ao servidor, para provimento em carter efetivc- ou temporrio; II - quadro - o conjunto de cargos de provimento permanente e de provimento temporrio, integrantes de qualquer dos Poderes, sua! autarquias e fundaes pblicas; III - carreira - o conjunto c classes da mesma natureza de trabalho, escalonadas segundo a responsabilidade e a complexidade das atribuies, para progresso privativa dos titulares dos cargos de provimento efetivo que a integram; I V - classe - posio hierarquizada de cargos da mesma denominao dentro da categoria funcional; V - lotao - a fixao do nmero de cargos, por Secretaria podendo ser pormenorizada por unidades administrativas ou dep d~~ gundo as unidades oramentrias,

t ~ \L

PREFEITURA MUNICIPAL DE CAMAARl


GABINETE DO PREFEITO

ESTADO DA BAHlA

VI - referncia - o nmero indicativo da posio do cargo na escala bsica de vencimentos; VIl - grau - a letra indicativa do valor progressivo da referncia; Vlll - padro de vencimentos - constitudo pelo conjunto de referncia e grau. 1 Os cargos de provimento efetivo da administrao municipal, das suas autarquias e fundaes, sero organizados em carreira e classes, identificadas em razo do nvel de escolaridade e habilidade exigidos para o exerccio das atribuies previstas em lei.

2 vedado atribuir ao ser vidor encargos ou servios diferentes dos prprios de sua carreira ou cargo, tais definidos em lei ou regulamentos, ressalvadas as comisses legais e designaes especiais efetuadas pelo Prefeito, desde que compatveis com a dignidade do cargo e capacidade do servidor para exerc-lo. 3 Os vencimentos dos ser vidores obedecero s referncias fixadas em lei, escalonadas de acordo com as peculiaridades dos cargos. a natureza e complexidade das atribuies e condies especiais exigidas para o provimento.
Art. 4 proibido o exerccio gratuito de cargos pblicos, salvo nos casos previstos em lei.

TTULO fi CAPITULO I DiSPOSIES GERAIS

Art. 5 So requisitos bsicos para investidura em cargo pblico: 1 - a nacionalidade brasileira ou estrangeira, na forma da lei; II - a idade mnima de dezoito anos; III - o gozo dos direitos polticos; IV - a quitao com as obrigaes militares e eleitorais; V - a habilitao profissional para o exerccio do cargo, quando for o caso; VI - nivel de escolaridade mnima exigida para o exerccio do cargo; VII - o gozo de boa sade, tisica e ~

VJ~ \'

ESTADO DA BAHIA PREFEITlRA MUNICIPAL DE CAMAARI GABINETE no PREFEITO

Art. 6 A lei reservar percertual dos cargos e empregos pblicos para as pessoas portadoras de deficincia fisica e definir os critrios de sua admisso. Art. 7 As atribuies do cargo podem justificar a exigncia de outros requisitos estabelecidos em lei. Art. 8 Provimento a srie de ai os que investe uma pessoa em cargo pblico.

I O provimento dos cargos far-se- por ato da autoridade competente de cada poder, do dirigente de autarquia ou da fundao pblica.
2 Em se tratando de cargo de carreira, o provimento ser sempre na classe inicial. Art. 9" So formas de provimento de cargo pblico: I - nomeao; II - ascenso funcional; III - reintegrao; IV - reverso;

v - readaptao;
VI - reconduo; VII - promoo.

CAPTULO II SEO I DO CONCURSO PBLICO Art. la A investidura em cargo pblico depender de aprovao prvia em concurso pblico de provas ou de provas e titulos, de acordo com a natureza e a complexidade do cargo ou emprego, com a observncia da ordem de classificao dos candidatos.

I Prescindir de concurso pblico a investidura para o cargo em comisso, declarada em lei de livre nomeao e exonerao.
20 O ingresso mediante concurso pblico n-llbilita o servidor a titularizar ou exercer seno o cargo que disputou. ~

ESTADO DA BAHIA

PREFEITURA MUNICIPAL DE CAMAARJ GABINETE DO PREFEITO

3 O prazo de validade do concurso e as condies de sua realizao sero fixados em edital, a ser publicado no mural da Prefeitura Municipal de Camaari. SEO n DA NOMEAO M. II orneao o ato pelo qual o cargo pblico atribuido a uma pessoa e far-se-: I - em carter efetivo, quando se tratar de provimento em cargo isolado ou da classe inicial da carreira; II - em carter temporrio, para cargos de comisso.

SUBSEO I DA POSSE E DO EXERCCIO

Art. 12 Posse o ato pelo eual a pessoa investida em cargo pblico, aceitando expressamente as atribuies, deveres e responsabilidades inerentes ao mesmo, com o compromisso de bem servir, formalizado com a assinatura do termo pela autoridade competente e pelo empossando.

I A posse ocorrer no prazo de trinta dias, contados da publicao do ato de nomeao, prorrogvel, uma nica vez, por igual periodo.
2 Em se tratando de servidor em licena, ou legalmente afastado por qualquer outra razo, o prazo ser contado do trmino do impedimento. 3 Ser tomado sem efeito o ato de provimento se a posse no ocorrer no prazo estabelecido no 1 deste artigo.
M. 13 So competentes para dar posse.

I - o Prefeito, aos Secretrios M .rnicipais e titulares de cargos que lhe forem diretamente subordinados; li - os Secretrios Municipais, aos dirigentes de rgos que lhes sejam diretamente subordinados ou quando formalmente solicitados pelo Prefeito; !li - o Coordenador de Recursos Humanos, aos demais servidores pblicos da administrao di reta do municpio; IV - o Presidente da Cmara Municipal aos se~%s ~ervidores ;

ESTADO DA BAHJA

PREFEITURA MUNICIPAL DE CAMAARI GABINETE DO PREFEITO

Pargrafo nico - A autoridade que der posse dever verificar, sob pena de responsabilidade, se foram satisfeitas todas as condies legais para a investidura no cargo.

v - os dirigentes superiores de autarquias e fundaes pblicas aos servidores que lhe so subordinados.

Art. 14 A posse em cargo pblico depender de prvio exame de sade oficial. Pargrafo nico - S poder ser empossado aquele que for julgado apto tisica e mentalmente para o exerccio do cargo, atravs de junta Mdica Oficial.

Art. 15 Exerccio o efetivo desempenho das atribuies do cargo. 10 Compete ao dirigente do rgo ou entidade para onde for designado o servidor, dar-lhe exerccio.

20 Ser exonerado o servidor empossado que no entrar em exerccio no prazo de 30 (trinta) dias, a contar
da data da posse. Art. 16 O inicio, a suspenso, a interrupo e o reinicio do exerccio sero registrados no assentamento individual do servidor, que apresentar ao rgo competente os elementos necessrios para a anotao. Art. 17 Nenhum servidor poder ter exerccio em repartio diferente daquele em que estiver lotado, salvo nos casos previstos neste Estatuto, e com prvia autorizao dos responsveis pelas reas envolvidas.

Art. 18 O rgo de Administrao de Recursos Humanos comunicar, obrigatoriamente, ao Instituto Municipal de Previdncia o nome do servidor nomeado, cargo, padro de vencimentos, nmero de registro, data de incio do exerccio e idade, para o fim de inscrio no rol dos contribuintes obrigatrios da referida autarquia.

Pargrafo nico - A comunicao de que trata este artigo ser feita at quinze dias aps a data do exerccio do servidor. Art. 19 Os habilitados em conc.irso e nomeados, quando chamados prestao de Servio Militar e incorporados tropa, tero o prazo de po~P~~'~" mediante requerimento, at <ri", dias contados da data da desincorporao. , ~

ESTADO DA BAJ-lIA PREFEITURA MUNICIPAL DE CAMAARI


GABINETE DO PREFEITO

SUBSEO lJ DO HORRIO E DO PONTO

M. 20 Ponto o registro pelo qual se verificaro, diariamente, a entrada e sada do servidor em servio. 1 Nos registro de ponto devero ser lanados todos os elementos necessrios apurao da frequncia. 2 Salvo nos casos expressamente previstos neste Estatuto, vedado dispensar o servidor de registro de ponto e abonar faltas ao servi o

3 A infrao do disposto no pargrafo anterior determinar a responsabilidade da autoridade que tiver expedido a ordem, sem prejuzo da ao disciplinar cabivel.
M. 21 Nos casos de necessidade, devidamente comprovada, o perodo de trabalho poder ser antecipado ou prorrogado. M. 22 O ocupante de cargo ce provimento efetivo cumprir jornada de 40 (quarenta) horas semanais de trabalho, observando-se o limite mximo de 8 (oito) horas dirias e, quando a convenincia do servio o exigir, de 6 (seis) horas dirias, salvo os casos submetidos a regime especial, cuja carga horria estabelecida em lei.

I c O ocupante de cargo em comisso ou funo de confiana subrneter-se- ao regime integral de dedicao ao servio, podendo ser convocado sempre que houver interesse da Administrao. 2 A Administrao poder estabelecer turnos e horrios diferenciados de trabalho, de acordo sua convenincia.

3 O horrio de trabalho e a distribuio da carga horria semanal sero fixadas pela autoridade competente, de acordo com a natureza e necessidade do servio.
SEO LIl DO ESTGIO PROBATRIO

M. 23 Ao entrar em exerccio, o servidor nomeado para cargo de provimento efetivo ficar sujeito ao estgio probatrio por perodo de 36 meses, durante os quais apurada a sua aptido e capacidade, mediante avaliao de desempenho, que confirmar ou no a nomeao do servidor, observado os seguintes requisitos:

1- idoneidade m~,

ESTADO DA BAHIA

PREFElTURA MUNlClPAL DE CAMAARI


GABINETE DO PREFEITO

II - disciplina; II - assiduidade; IV - cumprimento dos deveres e obrigaes funcionais; V - produtividade; Vl - iniciativa. I O dirigente do rgo ou entidade onde o servidor estiver lotado, durante os trs anos de estgio probatrio, dever encaminhar, anualmente, ao titular da Secretaria, dirigente maior de Fundao ou Autarquia a qual vinculado ou subordinado, sob pena de responsabilidade, uma avaliao funcional onde estejam contidos todos os itens deste artigo, pontuados conforme regulamentao posterior e com o ciente do servidor.

2 No trmino do estgio probatrio, quatro meses antes, o dirigente responsvel pela avaliao dever emitir um parecer final, baseado nas trs avaliaes anuais. 3 O parecer final s ser considerado contrrio a confirmao da nomeao se o servidor tiver obtido mais de uma avaliao negativa, cabendo ao titular da Secretaria, dirigente maior de Fundao ou Autarquia a que estiver subordinado o servidor, notific-lo para que se manifeste por escrito, no prazo de quinze dias:

4 Da avaliao resultar:
-, a) o Parecer favorvel permanencra do servidor, confirmar automaticamente a sua nomeao, independente de qualquer ato formal;

b) o Parecer favorvel exonerao do servidor, ser a este imediatamente informado, sendo exonerado, atravs do ato formal prprio.

SEO IV DA ESTABILIDADE
Art, 24 O servidor habilitado em concurso pblico e empossado em cargo de provimento efetivo, adquirir a estabilidade, aps trs 3.I10S de efetivo exerccio.

I O servidor estvel s perder o cargo:

ESTADO DA BAHIA

PREFEITURA MlJNIClPAL DE CAMAARl


GABINETE DO PREFEITO

Il - em virtude de processo administrativo em que lhe seja assegurada ampla defesa; III - mediante procedimento de avaliao peridica de desempenho, realizada de acordo com o que dispuser lei complementar, assegurada ampla defesa. 2 Invalidada por sentena ji.dicial a demisso do servidor estvel, este ser reintegrado na forma do artigo 27, desta Lei.

3 Extinto o cargo ou declarada sua desnecessidade, o servidor ficar em disponibilidade, at seu adequado aproveitamento em outro cargo, com vencimento proporcional ao tempo de servio. 4 Como condio para aquisio da estabilidade obrigatria a avaliao especial de desempenho, por comisso instituida para essa finalidade, SEOV DA ASCENSO PROFISSIONAL

Art. 25 A ascenso funcional ser estabelecida na lei que tratar do Plano de Cargos e Salrios do Servidor Pblico Municipal.

SEO VI DO AFASTAMENTO E RETRIBUiO POR ESTUDO NO EXTERIOR Art. 26 O servidor somente poder participar de misso ou estudo no exterior, mediante expressa autorizao do Chefe do Poder a que esteja vinculado. I A ausncia no exceder a dois anos, prorrogveis por igual periodo, findo o qual, somente poder ser permitida nova ausncia, depois de decorridos quatro anos.

2 O servidor que for beneficiado pelo disposto neste artigo:


I - antes de decorridos quatro anos, ressalvada a hiptese de ressarcimento das parcelas recebidas durante o afastamento, no sero concedidos: a) pedido de exonerao; b) licena para tratar de interesse particular ; c) suspenso de cont~ '-

ESTADO DA BAHIA PREFEITCRA MUNICIPAL DE CAMAARI


GABINETE 00 PREFEITO

II - dever exercer atividade no Municipio por perodo igual ao do beneficio, utilizando-se, inclusive, do conhecimento adquirido durante e pelo afastamento.

SEO vu DA REINTEGRAO

/1

Art. 27 Reintegrao o retomo do servidor demitido ao cargo anteriormente ocupado, ou no resultante de sua transformao, quando invalidada sua demisso por sentena transitada em julgado, com ressarcimento dos prejuizos da remunerao.

I Se o cargo houver sido extinto, o servidor ficar em disponibilidade, com vencimentos proporcionais ao tempo de servio.
2 Se julgado incapaz por percia mdica oficial, o servidor reintegrado ser aposentado. 3 Reintegrado o servidor, quem lhe houver ocupado o lugar, ser reconduzido ao cargo de origem, ou ainda, posto em disponibilidade, sem direito a qualquer indenizao.

SEovm DA REVERSO

1'

Art. 28 Reverso o retomo atividade de servidor aposentado por invalidez quando, por junta mdica oficial, forem declarados insubsistentes os motivos determinantes da aposentadoria, comprovada a capacidade para o exerccio de cargo pblico e existncia de vaga. Art. 29 A reverso dar-se- pedido ou de oficio.

I A reverso no poder ter lugar em cargo de padro inferior quele em que o servidor se aposentou. 2 No poder reverter atividade, o aposentado que tiver mais de setenta anos de idade, se homem e, 6S anos, se mulher.
Art. 30 Ser tornada sem efeito a reverso, cessada a disponibilidade e exonerado o revertido, que no tomar posse ou no entrar em exerccio no prazo legal. Art. 3 J No ser contado para nova aposentado.

ESTADO [)A BAHIA

PREFEITURA MUNICIPAL DE CAMAARl


GABINETE DO PREFEITO

SEO IX DA READAPTAO
Art. 32 Readaptao a atribuio de encargos compatveis com a limitao da capacidade fisica ou intelectual do servidor, e depender de exame mdico oficial, respeitada a sua habilitao profissional.

10 A readaptao no acarretar diminuio nem aumento de vencimento ou remunerao. 20 As normas inerentes ao sistema de readaptao funcional, inclusive as de caracterizao, sero objeto de regulamentao especfica onde ser garantida a requalificao profissional e funcional atravs do treinamento e qualificao do servidor no servio.

SEOX DA RECONDUO

Art. 33 Reconduo o retorno de servidor estvel, sem direito indenizao, ao cargo anteriormente ocupado e decorrer de reintegrao do anterior ocupante. Pargrafo nico - Encontrando-se provido o cargo, o servidor: \ -, a) ser aproveitado em outro cargo, com atribuies afins, respeitada a habilitao exigida; b) ter prioridade em capacitaes Itreinamento que o habilitem para outras funes; c) ser posto em disponibilidade.

SEO XI DA PROMOO

Art. 34 Promoo a elevao do servidor ocupante de cargo de provimento efetivo, em exerccio, mediante critrios a serem estabelecidos n~,1 ,institurem planos de cargos e salrios, na administrao municipal.

r:,ue

~J~ \ '

EST ADCo DA BAHlA PREFEITURA MUNICIPAL DE CAMAARI GABINETE DO PREFEITO

CAPTULO UI DA SUBSTITUiO, REMOO E RELOTAO SEO I DA SUBSTITUiO

Art. 35 Somente haver substituies remunerveis no impedimento legal e temporrio, superiores a trinta dias dos ocupantes dos cargos em comisso, dos grupos de execuo e gerencial.

10 O substituto, durante o tempo que exercer a substituio, ter direito a perceber seu vencimento calculado sobre a referencia do cargo que passou a exercer. 20 Nos casos de substituio cumulativa somente receber vencimento correspondente a um dos cargos que
exercer cumulativamente.

SEO n DA REMOO

Art. 36 A remoo, que se processar a pedido do servidor ou ex-oficio, poder ser feita: I - de uma unidade oramentria para outra mediante ato do Prefeito; li - de um departamento para outro, da mesma secretaria, por ato do Secretrio. Pargrafo nico - A remoo s poder ser feita respeitada a lotao de cada repartio.

Art. 37 O servidor removido dever assumir o exerccio na repartio para a qual foi designado, dentro do prazo de cinco dias, salvo determinao em contrrio.

Art. 38 Relativamente ao servidor em frias ou licena, o prazo estabelecido no artigo anterior comear a ser contado da data ,"O se findarem as """'~ '

ESTADO DA BAHIA PREFEITURA MUNICIPAL DE CAMAARI


GABINETE DO PREFEITO

SEO UI DA RELOTAO

An. 39 Relotao a movimentao do servidor, com o respectivo cargo, para outro rgo ou entidade do mesmo Poder, de acordo ccrn o interesse da administrao. 10 A relotao dar-se- para ajustamento de quadros de pessoal s necessidades de servio, inclusive nos casos de organizao, extino ou criao de rgos ou entidades.

20 Nos casos de extino de rgos ou entidades, os servidores estveis sero colocados em disponibilidade, at
seu aproveitamento,

CAPTULO IV DO APROVEITAMENTO E DA DISPONIBILIDADE

Art, 40 O aproveitamento do servidor em disponibilidade far-se- de oficio ou pedido, respeitada sempre a habilitao profissional e remunerao compativel com o anteriormente ocupado.

Art. 41 O aproveitamento depender de prova de capacidade mediante inspeo mdica oficial. Pargrafo nico - Se julgado apto, o servidor assumir o cargo imediatamente. Art. 42 O servidor estvel ser posto em disponibilidade com vencimento proporcional ao tempo de servio, com todas as vantagens oecunirias permanentes e incorporadas quando o cargo for extinto e no se tomar possvel o seu aproveitamento imediato em outro equivalente. l" O servidor em disponibilidade ser aproveitado em outro cargo de natureza e vencimentos compatveis com o que ocupava, -espeitada a habilitao profissional. 20 Restabelecido o cargo, ainda que modificada a sua denominao, ser obrigatoriamente aproveitado nele o servidor posto em disponibilidade ouando de sua extino. 30 O periodo relativo disponil-ilidade ser contado para efeito de aposentadoria. Art. 43 Ser aposentado no cargo efetivo que ocupava o servidor em disponibilidade que, em exame de sade, for julgado I"""", para o servio 'Obllro~ ~'''lbilld",,' de readapta

E5T ADO C'A BAHIA

PREFEITURA MUNICIPAL DE CAMAARJ


GABINETE DO PREFEITO

Art. 44 Ser tomado sem efeito o aproveitamento, cassada a disponibilidade e exonerado o aproveitado que no tomar posse ou no entrar em exerccio no prazo legal, salvo por motivo de doena, comprovada em exame mdico oficial.

CAPTULO V DA VACNCIA
Art. 45 A vacncia do cargo pblico decorrer de : I - exonerao; II - demisso; III - ascenso funcional; IV - aposentadoria; V - falecimento; VI - promoo; VII - posse em outro cargo, inacumulvel; VIII - vacncia por no cumprir o prazo e exercicio.

,
Art. 46 A exonerao a dispensa do servidor sem carter sancionador. 1 A exonerao de cargo e.etivo dar-se- a pedido do servidor ou de oficio.

2 A exonerao de oficio dar -se-:


I - quando no satisfeitas as condies do estgio probatrio; " - quando, tendo tomado posse, o servidor no entrar em exerccio no prazo estabelecido.

Art. 47 A exonerao de cargo em comisso dar-se-: I - a juizo da autoridade competente;

li - a pedido do p,p,;~ <

EST ADO C-A BAHI.~

PREFEITURA MUNICiPAL DE CAMAARI


GABINETE DO PREFEITO

Art. 48 O afastamento do servidor em funo de direo, chefia ou assessoramento dar-se-: I - a pedido; II - mediante dispensa, nos casos de: a) promoo; b) por falta de exao no exerccio de suas atribuies, mediante avaliao de desempenho, estabelecida em lei;

c) ajuizo da autoridade competente. Art. 49 A demisso ser aplicada como penalidade.

TTULO 10 DOS DIREITOS E VANTAGENS CAPTULO I DO VENCIMENTO E DA REMUNERAO

Art. 50 Vencimento a retribuio pecuniria pelo exerccio do cargo pblico, com valor fixado em lei. Art. 51 Remunerao o vencimento do cargo pblico, acrescida das vantagens pecunirias permanentes ou temporrias, estabelecidas em lei. Art. 52 A remunerao dos servidores pblicos ocupantes de cargo de carter efetivo e de carter temporrio, no poder ultrapassar o teto fixado em lei especifica.
Art, 53 O servidor perder:

I - remunerao dos dias que faltar ao servio; II - a parcela da remunerao di-ia proporcional aos atrasos, ausncias e saidas antecipadas superiores a sessenta minutos; \li - a remunerao correspondente aos dO~i es,feriados e dias de ponto facultativo intercalados, no caso de faltas sucessivas injustificadas, ou f: ta~o ia imediatamente anterior ou posterior, ao domingo, feriado ou ponto facultativo. x ,
<,

ESTADO DA BAHIA PREFEITURA MUNICIPAL DE CAMAARJ


GABINETE DO PREFEITO

lOAs faltas ao servios, at o l1ximo de seis por ano, no excedente a uma por ms, sero abonadas no primeiro dia em que o servidor comparecer ao servio. 20 A falta poder ser justificada mediante requerimento do interessado, apresentado, no prazo mximo de 48 horas, acompanhado das povas que se fizerem necessrias.
An. 54 O servidor no sofrer quaisquer descontos do vencimento, quando o total de atrasos verificados durante o ms no ultrapassar sessenta minutos. Art. 55 Salvo por imposio legal ou mandado judicial, nenhum desconto incidir sobre a remunerao.

10 Mediante autorizao do servidor, poder haver consignaes em folha de pagamento a favor de terceiros, a critrio da administrao.
vencimentos do servidor.

20 No sero permitidos descontos em folha de pagamento que onerem mais de quarenta por cento dos

Art. 56 As reposies devidas a Fazenda Municipal podero ser feitas em parcelas mensais no excedentes a dcima parte do vencimento lquido do servidor. Pargrafo nico - No caber reposio parcelada quando o servidor solicitar exonerao, quando for demitido ou quando abandonar o cargo. Arr, 57 S ser admitida procurao para recebimento de quaisquer importncias dos cofres municipais, decorrentes do exerccio do cargo, quando outorgada por servidor ausente do municpio ou impossibilitado de se locomover. Art. 58 O vencimento, a remunerao, os proventos no sero objetos de arresto, sequestro ou penhora, exceto no caso de verba alimentar resultante de deciso judicial.

CAPTULO /I DAS VANTAGENS SEO I DISPOSiES GERAIS

Art. 59 Alm do vencimento, podero ser concedidas ao servidor as seguintes vantagens: I - dirias;
II - salrio fam& ~

ESTADO DA BAHIA PREFEITURA MUNICIPAL DE CAMAARI


GABINETE DO PREFEITO

III - gratificaes; IV - adicionais; V - estabilidade econmica. I O servidor que receber dos cofres pblicos vantagem indevida ser punido, se tiver agindo de m f, respondendo, em qualquer caso, pela reposio da quantia que houver recebido, solidariamente, com quem tiver autorizado o pagamento. 2 As dirias e as gratificaes no se incorporam ao vencimento ou ao provento, para quaisquer efeitos.

3 As vantagens concedidas no sero computadas, nem acumuladas, para a concesso de outras vantagens ulteriores, sob o mesmo fundamento.

SEO n DAS DIRIAS

Art. 60 Ao servidor que se deslocar temporariamente do municipio no desempenho de suas atribuies, concederse-, alm do transporte, diria a titulo de indenizao das despesas de alimentao e pousada. Art. 61 No sero devidas dirias quando, em conseqncia do deslocamento, houver sido concedido pela administrao transporte, alimentao e pousada. Art. 62 As dirias, de que se trata esta seo sero regulamentadas por lei ordinria e tero seu valor fixado por decreto do Chefe do Poder Executivo. Art. 63 O servidor pblico que indevidamente receber diria, ser obrigado a restituir, de uma s vez, a importncia recebida, ficando, ainda, sujeito punio disciplinar, junto com quem a tiver autorizado indevidamente.

Art. 64 Ser punido com a pena de suspenso e, na reincidncia, de demisso a bem do servio pblico, o servidor e quem as autorizar indevidamente, concedendo dirias com o objetivo de remunerar outros servios ou encargos.

SEO 1II DO SALRIO FAMLIA

Art.65 O salrio-famlia ser devido ao servidor, considerado constitucionalmente de baixa renda, em exercicio ou em inatividade, que tiver sob sua ~ ~ filhos legitimos e adotados, menores de

ESTADO C'A BAHIA PREFEITURA MUNICIPAL DE CAMAARI


GABINETE DO PREFEITO

l6(dezesseis) anos, enteados e tutelados, que mediante autorizao judicial estejam submetidos guarda do servidor.

Art. 66 O salrio-famlia corresponder a 7% (sete por cento) do menor nvel da escala de vencimento do servidor pblico municipal, na proporo do respectivo nmero de dependentes. M. 67 Ser suspenso o pagamento do salrio-famlia ao servidor que, comprovadamente, descurar da subsistncia e da educao dos dependentes. Pargrafo nico - O pagamento voltar a ser feito ao servidor, se desaparecerem os motivos determinantes da suspenso. Art. 68 Quando o pai e a me tiverem ambos a condio de servidores da Prefeitura de Camaari e viverem em comum, o salrio-famlia ser pago a um deles. Pargrafo nico - Se no viverem em comum, ser concedido ao que tiver os dependentes sob sua guarda. M. 69 No ser percebido salrio-famlia nos casos que o servidor deixar de perceber o vencimento ou provento.

Pargrafo nico - O disposto neste artigo no se aplica nos casos de suspenso nem aos casos de licena por motivo de doena em pessoa da familia.

DAS GRA TlFICAES

SEO IV

Art. 70 Gratificao a retribuio de um servio comum prestado em condies anormais, ou uma ajuda pessoal em face de certas situaes que agravam o oramento do servidor, que no se incorpora ao vencimento, nem gera direito sutjetivo continuidade de sua percepo. Art. 71 Ser concedida gratificao ao servidor: I - natalina; II - produtividade, ao grupo fisco, assim compreendido, os fiscais de tributos; III - pelo gerenciarnento; I V - pela prestao de servio extraordinrio;

V - ,oe condies especiai de tra ba lho, "~

'7"'="'"

E5T ADO DA BAHIA

PREFEITURA MUNICIPAL DE CAMAARI GABINETE DO PREFEITO

SUBSEO I DA GRATIFICAO NATALINA

Art. 72 A gratificao natalina ser paga no ms de dezembro de cada ano, podendo, quando solicitado pelo servidor, at o ms de janeiro, receber uma antecipao de 50% (cinqenta por cento) no ms em gozo de frias a critrio da administrao. Pargrafo nico - A gratifica-o de que trata este artigo ser paga at o dia 20 (vinte) de dezembro de cada ano.

Art. 73 A gratificao corresponder a 1/12 (um doze avos) da remunerao devida ao servidor em dezembro, por ms de servio. do correspondente ano. Pargrafo nico - A frao igual ou superior a 15 (quinze) dias de trabalho ser havido como ms integral para os efeitos deste artigo. Art. 74 O servidor exonerado perceber a sua gratificao natalina, proporcionalmente aos meses de efetivo exerccio, calculada soore a remunerao do ms da exonerao. Art. 75 A gratificao natalina no ser considerada para clculo de qualquer outra vantagem pecuniria.

SUBSEO II DA GRA TlFICAO DO GRUPO FISCO

Art. 76 As gratificaes especficas do grupo fisco sero concedidas, exclusivamente, ao servidor pblico ocupante dos cargos de fiscal de tributos e fiscal auxiliar da Secretaria da Fazenda, que desenvolva atividade tributria.

Pargrafo nico - A apurao mensal da produtividade fiscal ser efetuada mediante a atribuio de pontos positivos e consequentemente descontos de pontos negativos, de acordo com critrios estabelecidos em regulamento prprio.

SUBSEO UI DA GRATIFICAO POR GERENClAMENTO Art. 77 A gratificao por gerenciamento funo de coordenador, gerente ou encarr gado de equipe.

'Ph~~r"dO o servidor de carreira r" designado p,m exercer


~(

EST ADe DA BAHIA

PREFEITURA MUNICIPAL DE CAMAARI GABINITE DO PREFEITO

Pargrafo nico - A gratificao integrar o provento de aposentadoria, caso seja percebido por mais de 10 anos continuamente, no limite mximo de SO% (cinquenta por cento) do valor da maior importncia percebida no prazo dos ltimos 12(doze) meses.

SUBSEOIV DA CRA T1FICAO PELA PRESTAO DE SERVIO EXTRAORDINRIO


Art. 78 O servio extraordinrio ser remunerado com acresci mo de SO%( cinqenta por cento) em relao hora normal de traba.ho, salvo em situaes especiais definidas em regulamento.

1 Somente ser permitido servio extraordinrio para atender situaes excepcionais e temporrias, respeitado o limite mximo de 2 (duas) horas dirias, podendo ser elevado este limite nas atividades que no comportem interrupo, consoante se dispuser em regulamento.
2 A pedido do servidor, t a juzo da administrao, as horas crditos podero ser convertidas em pecnia, nas mesmas propores estabelecidas no pargrafo anterior. 3 O servio extraordinrio realizado no horrio previsto no artigo anterior ser acrescido do percentual relativo ao servio noturno, em funo de cada hora extra.

4 vedado conceder gratificaes por servio extraordinrio com objetivo de remunerar outros servios ou encargos.
so O exercicio de cargos em comisso, de direo ou gerenciamento com pagamento de gratificao, exclui a gratificao por prestao de servio extraordinrio.

6 O trabalho realizado aos domingos e feriados ser pago em dobro, nos termos da legislao especfica.
Art. 79 O servidor que receber importncia relativa ao servio extraordinrio no prestado ser obrigado a restituiIa de uma s vez, ficando sujeito a processo disciplinar. Art. 80 Ser punido com a pena de suspenso: a) o servidor que atestar falsamente a prestao de servio extraordinrio;

ESTADO DA BAHJA

PREFEITURA MUNICIPAL DE CAMAARI GABINE.TE DO PREFEITO

SEO V DOS ADICIONAIS Art. 81 Adicional a vantagem concedida aos servidores em razo do tempo de exerccio ou da natureza da funo. Art. 82 Ser concedido adicional ao servidor: I - por tempo de servio; li - por exerccio de atividades insalubres, perigosas ou penosas; lU - pela prestao de servio noturno.

SUBSEO I DO ADICIONAL POR TEMPO DE SERViO

Art. 83 O adicional por tempo de servio ser concedido a partir do 10 (dcimo) ano de efetivo exerccio pblico municipal, na proporo de I (um) ponto percentual por cada ano completo de trabalho, e da por diante, anualmente e na mesma proporo, calculado sobre o vencimento bsico do cargo efetivo de que seja ocupante. Pargrafo nico - Para clculo do adicional de que trata este artigo no se computaro quasquer outras vantagens pecunirias, ainda que incorporadas ao vencimento para os efeitos legais, exceto as vantagens pessoais. SUBSEO 11 DOS ADICIONAIS PELO EXERCCIO DE A TlVIDADES INSALUBRES, PERIGOSAS OU PENOSAS Art. 84 O servidor que trabalaa habitut~, em atividades insalubres ou adicional, de acordo com legislao especL~ ,

perigosas, faz jus a um

ESTADO DA BAHIA PREFEITURA MUNICIPAL DE CAMAARI


GABINETE DO PREFEITO

SUBSEO UI DO ADICIONAL PELA PRESTAO DE SERViO NOTURNO

Art. 85 O servio noturno, prestado no horrio compreendido entre 22( vinte e duas) horas de um dia e 5 (cinco) horas do dia seguinte, ter o valor/hora acrescidos de mais 25% (vinte cinco por cento), computando-se cada hora com 52 (cinquenta e dois) minutos e 30 (trinta) segundos. Pargrafo nico - Em se tratando de servio extraordinrio, o acrscimo de que trata este artigo incidir sobre o valor da hora normal de trabalho, acrescido do respectivo percentual extraordinrio.

SEO VI DA ESTABILIDADE ECONMICA

Art. 86 Ao servidor que tiver exercido por 10 (dez) anos contnuos ou no, cargo de provimento temporrio, assegurada estabilidade econmica, que consiste no direito de continuar a perceber no caso de exonerao ou dispensa, como vantagem pessoal, retribuio equivalente a 30 (trinta por cento) do valor smbolo correspondente ao cargo de maior hierarquia que tenha exercido por mais de 2 (dois) anos ou a diferena entre o valor deste e o vencimento do cargo de provimento permanente. 10 O direito a estabilidade econmica se constitui com a exonerao ou dispensa do cargo de provimento temporrio, sendo o valor correspondente fixado neste momento.

20 A vantagem pessoal por estabilidade econmica ser reajustada sempre que houver modificao no valor do simbolo em que for fixada, observando-se as correlaes e transformaes estabelecidas em lei. 30 O servidor beneficiado nela estabilidade econrnica que vier ocupar outro cargo de provimento temporrio dever optar, enquanto perdurar esta situao, entre a vantagem pessoal adquirida e o valor da gratificao pertinente ao exerccio do novo cargo. 40 O servidor beneficiado pela estabilidade econmica que vier ocupar por mais de 2(dois) anos, outro cargo de provimento temporrio, poder obter a modificao do valor da vantagem pessoal, passando esta a ser calculada com base no valor do smbolo correspondente ao novo cargo. 50 O valor da estabilidade econmica n~ de base para calculo de remuneratria.
qualquer outra parcela

"'~\

ESTADO DA BAHIA

PREFEITURA M UNICrPAL DE CAMAARr GABINETE DO PREFEITO

6 Para os efeitos deste artigo ser computado o tempo de:


a) exerccio de cargo em comisso, direo chefia e assessoramento supenor e intermedirio na administrao direta, na autarquias e fundaes; b) exerccio de funes de confiana formalmente instituidas nas empresas pblicas e nas sociedades de economia mista. 7" A incorporao da vantagem pessoal, nas hipteses do pargrafo anterior ser calculada e fixada com base no valor do simbolo correspondente ao cargo de provimento temporrio da administrao direta, da autarquia e fundao onde seja o servidor lotado, que mais se aproxime do percebido pelo mesmo, no podendo exceder o valor do smbolo correspondente ao cargo de maior hierarquia.

8 A concesso de estabilidade econrnica, com a utilizao de tempo de servio prestado na forma da alinea "b", 6, deste artigo, s poder ocorrer findo o prazo do estgio probatrio.

CAPTULO 10 DAS FRIAS Art. 87 O servidor gozar por ano, obrigatoriamente, 30 (trinta) dias consecutivos de frias, observado a escala que for organizada. lOAs frias sero reduzidas: a) para 20 (vinte) dias quando o servidor houver faltado no perodo aquisitivo, mais de 10 (dez) dias; b) para 10 (dez) dias quando o servidor houver faltado no periodo aquisitivo, mais de 20(vinte) dias; c) para 02(dois) dias quando tiver faltado por mais de 30(trinta) dias.

2 O servidor que no optar pela poca do gozo de suas frias, no prazo previsto, ter as mesmas marcadas pela chefia imediata.
3 No so consideradas faltas as ausncias decorrentes de licena para tratamento de sade de 30 (trinta) dias e dentro do periodo aquisitivo. 4 As frias sero concedidas nos 12 (doze) meses subsequentes data em que o servidor tiver adquirido o direito.

5 S far jus ao goro de frias, o servidor q~ ,(dOU) rneses de

""""0.,

ESTADO DA 8AHIA

PREFEITURA MUNICrPAL DE CAMAARI GABINETE DO PREFEITO

Art. 88 Perder o direito a frias o servidor que: I - gozou licena sem vencimento por perodo igualou superior a 6(seis) meses, dentro do perodo aquisitivo; II - estiver exercendo mandato de representao clarista; II - for investido em mandato politico incompatvel com sua funo.
(I.

Art. 89 A escala de que trata o artigo 87 poder sofrer modificao a depender do interesse da administrao, ouvido a chefia imediata. Art. 90 As frias somente podero ser interrompidas uma nica vez, por motivo de calamidade pblica, comoo interna, convocao para jri, servio militar ou por motivo de superior interesse pblico. Pargrafo nico - Interrompidas as frias, na forma deste artigo, poder o servidor gozar o restante em ' outra oportunidade, observando o prazo estipulado no 5, do artigo 87. / Art. 91 Por motivo de promoo, transferncia ou suspenso, o servidor em gozo de frias no ser obrigado a interrompe-Ias. Art. 92 Ao ex-servidor exonerado que tenha adquirido o direito a frias em atividade, assegurado o recebimento integral em pecnia. Pargrafo nico - assegurado, tambm, ao ex-servidor exonerado o direito remunerao relativa ao periodo incompleto de frias, na proporo de 1/12 (um doze avos) por ms de servio, considerando-se a frao igualou superior a 15 (quinze) dias como ms completo.

Art. 93 Independentemente de solicitao, ser pago ao servidor, por ocasio da concesso das frias, um adicional de 1/3(um tero) da sua remunerao correspondente ao perodo de gozo.

Art. 94 O servidor em regime de acumulao ~e cargos perceber o adicional de frias calculado sobre o vencimento dos dois cargos. ~,

ESTADO DA BAHIA

PREFEITURA MUNICrPAL DE CAMAARI GABINETE DO PREFEITO

CAPTULO IV DAS LICENAS SEO I DISPOSiES GERAIS


M. 95 Ser concedida ao servidor licena: I - para tratamento de sade; II - por motivo de doena em pessoa da famlia; III - para cumprir servios militares; IV - para tratar de interesses particulares; V - gestante, adotante e licena paternidade;

VI - prmio; VII - pelo exerci cio de mandate, eletivo I As licenas previstas nos incisos I e II sero precedidas de exame de sade ou junta mdica oficial.

-,

2 O servidor no poder permanecer em licena da mesma espcie por periodo superior a 12 (doze) meses, salvo nos casos dos incisos r, II, I!I, IV e VII. 3 vedado o exerccio de atividades remuneradas durante o perodo de licena prevista nos incsos I, II, e V deste artigo, sob pena de ser cassada a licena.

4 As licenas previstas nos incisos IV, VI e VII, s podero ser concedidas a servidores estveis.
M. 96 A licena concedida dentro de 60 (sessenta) dias do trmino de outra da mesma espcie ser considerada prorrogao. M. 97 Ressalvadas a excees previstas neste Estatuto, o servidor em gozo de licena no contar tempo para qualquer efeito. Art. 98 Sero consideradas como faltas injustificadas os dias em que o servidor deixar de comparecer ao servio, caso se recuse a submeter-se a exame de sade, cessando o efeito logo que se verifique o exame. Pargrafo nico - O disposto neste artigo no s ~ :aso previsto no Pargrafo nico do artigo 160.

ESTADO DA BAHIA PREFEITURA MUNICIPAL DE CAMAARJ GABINETE DO PREFEITO

SEO II DA LICENA PARA TRATAMENTO DE SADE

Art. 99 A concesso de licena para tratamento de sade, de doena profissional ou decorrente de acidente do trabalho obedecer o que est previsto na legislao previdenciria do municipio. Art. 100 A licena para tratamento de sade ser concedida com vencimento bsico, pelo prazo mximo de 24(vinte e quatro) meses, a critrio da administrao, ouvida a junta mdica oficial.

Art. 101 O servidor que em virtude de doena, ficar incapacitado para o exercicio de qualquer cargo pblico, poder licenciar-se, com vencimento bsico, pelo prazo mximo de 24( vinte e quatro) meses, a critrio da administrao, ouvida a junta mdica oficial. 1 Findo o prazo previsto 1este artigo, e perdurando a incapacidade, o servidor ser aposentado, qualquer que seja seu tempo de servio. aps submeter-se a exame de sade comprobatrio. 2 Para comprovao de doena profissional e de acidente do trabalho, sero adotados os critrios da legislao especifica. Art. 102 Aposentado na forma prevista no 1, do artigo 101, o servidor, juizo de uma junta mdica do sistema municipal de sade, ser submetido avaliaes peridicas de sade, pelo prazo mximo de 36 (trinta e seis) meses, revertendo ao servio ativo, uma vez cessada a incapacidade.

, I

Art. 103 Ser interrompida a licena do servidor, desde que, submetido a exame de sade, seja julgado apto para o exerccio do cargo.
SEO III DA LICENA POR MOTIVO DE DOENA EM PESSOA DA FAMLIA

Art. 104 O servidor poder obter licena por motivo de doena dos pais, do cnjuge, companheiro (a) filho legitimo, adotivo ou enteado, com vencimento do cargo do qual ocupante.

I A licena somente ser deferida se a assistncia direta do servidor for indispensvel e no puder ser prestada simultaneamente com o exerccio do cargo. 2 Provar-se- a doena mediante inspeo mdca realizada pelo rgo mdico competente. 3 Se a doena no ficar comprovada na i~~~dica, os dias no trabalhados sero considerados
faltas justificadas. <,

U- \1

ESTADO DA BAHIA

PREFEITURA MUNICIPAL DE CAMAARI


GABINETE DO PREFEITO

4 O servio social emitir laudo conclusivo sobre a presena indispensvel do servidor na assistncia pessoa doente.
Art, 105 A licena de que trata o artigo 104, ter vencimento nos primeiros 15 (quinze) dias e, havendo necessidade de sua prorrogao, ser transformada em licena sem vencimento.

Pargrafo nico - Para cone esso deste beneficio sero computados os periodos alternativos ou ininterruptos da mesma espcie, concedidos no periodo de 12 (doze) meses anteriores ao seu requerimento.

1-

Art. 106 Se a pessoa houver adoecido fora dos limites do municpio, poder a inspeo realizar-se no posto de sade da localidade em que se encontra, ficando o servidor obrigado a comunicar o ocorrido ao seu chefe imediato no dia em qi,e comear a faltar.

SEOIV DA LICENA PARA CUMPRIR SERViOS MILITARES

Art. 107 Ao servidor que for convocado para servio militar ou outros encargos de segurana nacional, ser concedido licena vista do documento oficial.

I Sendo o servio militar prestado em Tiro de Guerra local, o servidor perceber seus vencimentos. 2 Quando o servio militar for prestado na qualidade de incorporado, o servidor poder optar pelos vencimentos do cargo ou as vantagens do servio militar.
Art. 108 O servidor desincorporado reassumir dentro de 5 (cinco) dias o exerccio do seu cargo, sob pena de perda dos vencimentos e, se a ausncia exceder a 30 (trinta) dias, de demisso por abandono de cargo.

Pargrafo nico - Quando a desincorporao se verificar fora do Estado da Bahia ser-lhe- concedido um prazo de 20 (vinte) dias para que reassuma o cargo, sem prejuizo dos vencimentos. Art. 109 Ao servidor oficial da reserva das Foras Armadas ser tambm concedida a licena, com vencimentos, durante os estgios previstos pelos regulamentos militares, quando pelo servio militar no perceber qualquer vantagem pecuniria.
Pargrafo nico - Quando o est o for

~:f\."'''''-''-.~'

o direito de opo

ESTADO DA BAHIA

PREFEITURA MUNICt:PAL DE CAMAARI


GABINETE DO PREFEITO

SEOV DA LICENA PARA TRATAR DE INTERESSE PARTICULAR

Art. 110 A critrio da Administrao, poder ser concedida ao servidor ocupante de cargo efetivo, desde que no esteja em estgio probatrio, licena para tratar de assuntos de interesse particular, pelo prazo de at 2(dois) anos consecutivos, sem vencimento, prorrogvel uma nica vez, por periodo no superior a esse limite.

1 O servidor aguardar em exercicio o despacho decisrio do pedido de licena.


2 A o servidor ocupante de cargo em comisso no ser concedido a licena de que trata o caput deste artigo.
Art. III No se conceder nova licena antes de decorridos 2(dois) anos do trmino da anterior ou, de sua prorrogao. Art. ll2 A qualquer tempo o servidor poder ser convocado a assumir o exerccio ou, pedido, desistir da licena.

SEO VI DA LICENA GESTANTE, ADOTANTE E LICENA PATERNIDADE

I~

Art. 113 funcionria gestante ser ooncedida, mediante exame de sade, licena de 120 (cento e vinte) dias, sem prejuzo de sua rernur.erao. 1 Salvo prescrio mdica ern contrrio, a licena poder ser concedida a partir do 8 (oitavo) ms de gestao.

2 Ocorrido e comprovado o parto, sem que tenha sido requerida a licena, a funcionria entrar, automaticamente, em licena pe. o prazo previsto neste artigo. 3 At que a criana complete 6 (seis) meses de idade, a funcionria ter direito a dois descansos especiais de 1/2 (meia) hora cada, previamente definidos junto ao superior imediato, para amamentao de seu filho.
Art. 114 No caso de natimorto ou aborto ser concedida licena de 30 (trinta) dias para tratamento de sade. Art. liSA funcionria que adotar ou obtiver guarda j~nte criana de 1 (um) at 7(sete) anos de idade ser concedido 60 (sessenta) dias de licena para aj~O,adotado ao novo lar.

ESTADOOA BAHIA

PREFElTURA MUNICIPAL DE CAMAARl GABINETE DO PREFEITO

Art. I 16 Pelo nascimento do filho, o pai ter direito licena paternidade de 5 (cinco) dias.

SEO VII DA LICENA PRMIO

Art. 117 O servidor efetivo ter direito a concesso de 3 (trs) meses de licena-prmio a cada perodo de 5 (cinco) anos irnterruptos de exercicio, neste municipio, de cargo de provimento efetivo, desde que, no haja sofrdo quaisquer das per.alidades admirstrativas previstas neste Estatuto. Pargrafo nico - O servidor que se encontrar disposio de outro rgo, entidade ou outra esfera de governo, com o seu retorno, ser computado o seu tempo para efeito do beneficio de licena prmio.

Art. 118 No se considera.n interrupo do exercicio para fins de concesso da licena-prmio, os afastamentos enumerados no artigo 125. Art. 119 No se conceder Lcena-prmio ao servidor no perodo aquisitivo, ou que afastar-se do cargo em virtude: 1 - licena por motivo de doena em pessoa da famlia; 11 - licena para tratamento de interesses particulares; III - desempenho de mandato e1etivo e classista.

1 As interrupes do exerccio para efeito da licena de que trata o artigo 117 devero ser compensadas, em dias, em igual proporo das mesmas pelos servidores, desde que decorrentes de :
a) licena para tratamento de sade; b) faltas, justificadas ou no, at 30 (trinta) dias, observado o limite de 5 (cinco) faltas injustificadas; c) motivo de greve, julgado ilegal. 2 O perodo de compensaco dever ser igual ao que faltar para a complementao de 5 (cinco) anos e no ser computado para a concesso de outra licena-prmio, de novo perodo aquisitivo. 3 O disposto no inciso :1, deste artigo, in~er o prazo ~ara a aquisio da licena-prmio, ficando, entretanto, assegurada a contagem a qu ~:rvidor do periodo imediatamente anterior.

EST AD::> DA BAHIA PREFEITURA MUNICIPAL DE CAMAARI


GABI ETE DO PREFEITO

Art. 120 Durante o gozo de licena prernio, o servidor ter assegurado o recebimento integral das gratificaes percebidas, inirterruptamente, h mais de seis meses, salvo as relativas ao exerccio de cargo em comisso ou funo de confiana. Art, 121 A concesso de licena-prmio ser processada e formalizada pelo rgo de Recursos Humanos, depois de verificados se foram preenchidos todos os requisitos legalmente exigidos e, se a respeito do pedido se manifestaram favoravelmente, quanto oportunidade, o chefe imediato onde o servidor exercer suas funes.

l O pedido de licena-prmio ser decidido no prazo mximo de 60 (sessenta) dias, contados da sua autuao.
2 O despacho decisrio s ser proferido depois de relatado no expediente todo o tempo de servio prestado pelo interessado ao \1unicpio de Camaari com a meno de todas as ausncias e sua natureza.

3 O servidor aguardar, em exerccio, a expedio do ato de concesso da licena. 4 O rgo de Recursos Humanos providenciar o imediato envio da cpia do ato de concesso
unidade que o servidor estiver lotado. CAPTULO V DAS CONCESSES Art. 122 Sem qualquer prejuzo, poder o servidor ausentar-se do servio:

.-"

I - por um dia para doao de sangue, II - por um dia para alistar-se, quando eleitor; 1II - por um dia para alistamento militar;

I
I
I

IV - por cinco dias consecutivos em decorrncia de:


a) casamento; b) falecimento de conjuge, companheiro (a), pais - biolgicos ou adotivos - filhos legitimos ou legitimados, menor sob a guarda ou tutela e irmos. Art. 123 Poder ser concedido horrio especial ao servidor estudante quando comprovado a incompatibilidade do horrio escolar com o da repartio, sem prejuizo do exerccio do cargo. Pargrafo nico - Para efeito do disposto este artigo ser exigida a compensao de horrio na repartio, respeitada a durao semanal do tr al~ <

I
I

ESTADO DA BAHIA PREFEITURA MUNICrPAL DE CAMAARI GABINETE DO PREFEITO

CAPTULO VI DO TEMPO DE SERVIO

M. 124 A apurao do tempo de servio ser feita em dias.


Pargrafo nico - O nmero de dias ser convertido em anos, considerando-se ano o periodo de 365 (trezentos e sessenta e cinco) dias. Art. 125 Alm das ausncias ao servio previstas no artigo 95, ser considerado de efetivo exerccio o periodo em que o servidor estiver afastado em virtude de : I - exerccio de cargo de provimento em comisso, inclusive em Autarquia ou Entidade Municipal e Fundao;

II - frias; III - exerccio de mandatos em cargos de entidades autrquicas ou paraestatais, por eleio ou nomeao do Prefeito ou da Cmara Municipal; I V - convocao para a prestao de servios obrigatrios por lei, desde que verificada a incompatibilidade de horrios; V - licena por motivo de acidente em servio ou doena profissional; VI - licena funcionria gestante ou adotante;

VII - licena paternidade; VIII - misso ou estudo de interesse pblico do municipio noutros pontos do territrio nacional ou no exterior, quando o afastamento houver sido expressamente autorizado pelo Prefeito; IX - participao em delegaes esportivas ou culturais, pelo prazo oficial de convocao, devidamente autorizado pelo Prefeito; X - exerccio de funo de confiana ou cargo em comisso do Governo ou Administrao por nomeao do Presidente da Repblica ou Governador do Estado; Xl - afastamento por processo disciplinar, se o servidor for declarado inocente ou se a punio se limitar pena de advertncia; XII - priso, se ocorrer, ao final, soltUra,~~ido reconhecida a ilegalidade da medida ou a improcedncia da imputao; -:

1--- \

PREFEITURA MUNICIPAL DE CAMAARI GABINETE DO PREFEITO

ESTADO DA BAEIA

XIII - exerccio de funo em sociedade de economia mista da qual o municpio seja o maior acionsta, desde que designado pelo Prefeito ou pela Cmara Municipal; XIV - o tempo em que o servidor permanecer em disponibilidade remunerada; XV - as faltas ao servio previstas no artigo 53. XVI- exerccio de mandato eletivo.

Art. 126 Para efeito de aposen:adoria e disponibilidade, ser computado integralmente:

J - o tempo de servio pblico federal, estadual ou municipal, para disponibilidade;


Il - o tempo de contribuio federal, estadual e municipal, para aposentadoria; III - o perodo de servio ativo nas Foras Armadas, em tempo de paz; IV - o tempo em que o servidor esteve afastado em licena para tratamento da prpria sade; V - o tempo em que o servidor estiver afastado em licena para exerccio de cargo eletivo.

Art. 127 Sero contados, para todos os efeitos: I - simplesmente: a) o tempo de servio prestadc ao municipio e s suas autarquias, qualquer que tenha sido a forma de nomeao ou admisso do servidor, des:le que pago pelos cofres pblicos municipais.

Art. 128 vedada a acumulao de tempo concorrente ou simultaneamente prestado em dois ou mais cargos da Unio, Estados, Municipios e Autarquias, nos termos da Constituio Federal. Pargrafo nico - So disciplina:las pela lei previdenciria municipal as aposentadorias e penses dos servidores pblicos do Municipio e do po~vo, assim como os das autarquias e fundaes municipais, salvo as disposies previstas na ~~~ca.

ESTADO DA BAJ-IIA

PREFEITURA MUNICIPAL DE CAMAARI


GABINETE 00 PREFEITO

CAPTULO vn DO DIREITO DE PETIO Art. 129 assegurado ao servidor o direito de requerer ou representar aos poderes pblicos, em defesa de direito ou de interesse legtimo: I - o requerimento ser dirigido autoridade competente para decidi-lo e encaminhado por intermdio daquela que estiver imediatamente subordinado o requerente; 11 - cabe pedido de reconsiderao autoridade que houver expedido o ato ou proferido a pnmeira deciso, no podendo ser renovado. Art. 130 Caber recurso: I - do indeferimento do pedido de reconsiderao; IJ - das decises sobre os recursos sucessivamente interpostos. 10 O recurso ser dirigido autoridade imediatamente superior que tiver expedido o ato ou proferido a deciso, sucessivamente, em escala ascendente, s demais autoridades.

20 O recurso ser encaminhado por intermdio da autoridade a que estiver imediatamente subordinado o requerente.
Art. 13 I O prazo para interposio de pedido de reconsiderao ou recurso de 30 (trinta) dias, a contar da publicao ou da cincia, pelo interessado, da deciso recorrida. Art. 132 O recurso poder ser recebido com efeito suspensivo, juizo da autoridade competente. Pargrafo nico - Em caso de provimento do pedido de reconsiderao ou de recurso, os efeitos da deciso retroagiro data do ato impugnado. Art. 133 O direito de pleitear, na esfera administrativa, prescrever: I - em 5 (cinco) anos quanto aos atos de que decorrerem demisso, cassao de aposentadoria ou de disponibilidade; II - em 120 (cento e vinte) dias nos demais casos, salvo outro prazo fixado em lei. Pargrafo nico - O prazo de prescrio contar-sra data em que o interessado tomar cincia, por escrito, do ato impugnado ou da data de sua pUblica~ '

ESTADO DA BAHIA PREFEITURA MUNICIPAL DE CAMAARI GABINETE DO PREFEITO

Art. 134 O pedido de reconsic.erao e o recurso, quando cabiveis, interrompem a prescrio. l Interrompida a prescrio, o prazo recomear a correr pelo restante, no dia em que cessar a interrupo.
2 assegurado ao servidor ou a procurador por ele constitudo o direito de vista de processo administrativo em que seja pane.

Art. )JS So fatais e improrrogveis os prazos estabelecidos neste captulo. ~\ Pargrafo nico - A administrao a qualquer tempo dever rever seus atos quando der causa ilegalidade.

TITULO IV DO REGIME DlSCIPLLNAR CAPTULO I DOS DEVERES

Art. 136 So deveres dos servidores, alm dos que lhes cabem, em virtude do seu cargo e dos que decorrerem, em geral de sua condio de servidores pblicos: I - ser assduo e pontual; II - executar os servios que lhe competirem e desempenhar com zelo e dedicao os trabalhos que lhe forem incumbidos; III - cumprir as determinaes superiores exceto quando forem manifestamente ilegais; IV - tratar com urbanidade os colegas e as partes; V - zelar pela economia e conservao do material que lhe for confiado; VI - atender prontamente expedio das certides requeridas para a defesa do direito e esclarecimento de situaes; VII - atender, com preferncia a qualquer outro servio, s requisroes de papeis, informaes ou providncias que lhe forem feitas para defesa da Fazenda Municipal ou do Municpio em juzo; VIII - apresentar-se ao servio em vrn:$con ies de asseio e convenientemente trajado ou o uniforme que lhe for determinado; \.
~

ESTADO DA BAHIA PREFEITURA I\IUNICLPAL DE CAMAARI GABINETe DO PREFEITO

IX - manter o esprito de cooperao e solidariedade com os colegas de trabalho; X - guardar sigilo sobre assunto da administrao; XI - comunicar aos superiores sobre as irregularidades de que tiver conhecimento; XII - freqentar curso legalmente institudo, para aperfeioamento e especializao; Xlii - sugerir providncias tendentes melhoria dos servios; XIV - providenciar para que esteja sempre em ordem no assentamento individual, a declarao de famlia; XV - representar contra ilegalidade, omisso ou abuso de poder. Pargrafo nico - A representao de que trata o inciso XV ser encaminhada pela via hierrquica e obrigatoriamente apreciada pela autoridade contra a qual formulada.

CAPTULO II DAS PROLBIES M. 137 Ao servidor proibido I - referir-se publicamente, de modo depreciativo, s autoridades constitudas ou aos atos da Administrao, podendo, todavia, em trabalho devidamente assinado, apreci-los do ponto de vista admnistrativo, com o fito de colaborao e cooperao; II - criticar, em informao, parecer ou despacho, as autoridades e os atos administrao; III - retirar, sem prvia permisso ria autoridade competente, qualquer documento ou objeto da repartio.

IV - valer-se da sua qualidade de servidor para obter proveito pessoal, para si ou para outrem; V - exercer comrcio entre os cclegas de servio dentro da repartio; VI - praticar usura em qualquer de suas formas; VJI - representar, como procurador ou intermedirio, os interesses de terceiros junto s reparties pblica municipais, salvo quando se :r,:::.;de beneficios previdencirios ou assistenciais de cnjuge, companheiro (a) ou parente at segund\ ~ t

-.>

ESTADO DA BAHIA

PREFEITURA MUNICIPAL DE CAMAARI GABINETE DO PREFEITO

VHI - cometer a pessoas estrar..has a repartio e permitir, fora dos casos previstos em lei, desempenho de encargo que lhe competir ou a seus subordinados; IX - exercer quaisquer atividades incompatveis com o exerccio do cargo e com o horrio de trabalho;

x - empregar pessoal ou material do servio pblico em atividade particulares;


XI - fazer circular ou subscrever rifas ou listas de donativos no recinto da repartio em benefico particular;

XlI - coagir ou aliciar servidores, subordinados ou no com objetivos de natureza poltico-partidria;

XJn - eximir-se do cumprimento de seus deveres por motivo de crena religiosa, convico filosfica ou poltica;
XIV - receber de terceiros, qualquer vantagem por trabalhos realizados na repartio ou por promessa de realiz-los; XV - incontinncia pblica ou escandalosa, prtica de jogos proibidos, embriaguez habitual ou em servio, uso e trfico de entorpecentes; XVI - insubordinao grave em servio ou em repartio; XVII - pedido de dinheiro ou quaisquer valores, por emprstimo, pessoas que tratem de interesse ou os tenha nas reparties municipais, ou estejam, sua fiscalizao; XVIII - ofensas fisicas ou ameaas graves, em servio ou em razo dele, a colega ou particulares, salvo se em legitima defesa; XIX - revelao de assunto sigiloso de que tenha conhecimento em razo do cargo ou funo, desde que faa dolosamente ou com prejuzo para o Municpio ou particulares; XX - pedir ou conceder, sem motivo justo, atendimento ou andamento prioritrio a qualquer expediente.

Art. 138 ainda proibido ao servidor: I - fazer contratos de natureza comercial ou industrial com o Municipio ou suas Autarquias, Fundaes ou Empresas Mistas, por si ou como representante de outrem; II - exercer funes de direo ou privadas;

\. ~

--J~ \
(

~e empresas bancrias,

ou outras instituies financeras

ESTADO DA BAHIA

PREFEITURA MUNICIPAL DE CAMAARI


GABINETE DO PREFEITO

!II - exercer, ainda que fora das horas de trabalho, emprego ou funo em empresas, estabelecimentos ou instituies que tenham relaes com o Municipio em matria pertinente finalidade da repartio ou servio em que esteja lotado; I V - ser titular de firma comercial individual, bem como exercer funes de direo ou gerncia de sociedades que transacionem com o Municpio ou sejam por ele subvencionadas. Pargrafo nico - o est compreendida na proibio dos incisos II e 1lI deste artigo a participao do servidor em gerncias ou direo de cooperativas ou associaes e entidades de classe.
CAPITULO m DA ACUMULAO

Art. 139 Ressalvados os cases previstos na Constituio Federal, vedada a acumulao de cargos pblicos ; 1 A acumulao de cargos, ainda que licita fica condicionada aprovao da compatibilidade de horrios e correlao de matrias. 2 A proibio de acumular se estende a cargos e funes ou empregos em Autarquias, Empresas Pblicas e Sociedade de Econonia Mista. 3 O servidor que exercer mais de um cargo em comisso s poder ser remunerado por um deles.

I'

4 O servidor no poder ser

emunerado pela participao em rgos de deliberao

coletivas. Art. 140 No se compreende na proibio de acumular nem esto sujeitas a quaisquer limites: I - a percepo conjunta de penses e vencimentos ou salrios; II - a percepo conjunta de penses e soldos militares; lL1 - a percepo de penses com proventos de disponibilidade, aposentadoria ou reforma. Art. 141 Verificada, em processo disciplinar, a acumulao proibida, e provada a boa-f, o servidor optar por um cargo. Pargrafo nico - Provada a mo-f, perder todos os cargos ou funes e ser obrigado a restituir o que tiver recebido indevidamente, a..m de fic~~dO durante 5 (cinco) anos para o exerccio de qualquer cargo pblico do Municipio. ~t

L_-~

ESTADO DA BAHIA

PREFEITURA l\1UNICIPAL DE CAMAARJ


GABINETE DO PREFEITO

Ali. 142 Os superiores hierrquicos que tiverem conhecimento de que seus subordinados acumulam indevidamente cargos pblicos, comunicaro o fato, devendo ser devidamente comprovado ao rgo de pessoal para os fins indicados no artigo anterior, sob pena de responsabilidade, e as penalidades atribudas no Pargrafo nico do artigo 141.
CAPTULO IV DAS RESPONSABfLIDADE

Ali. 143 O servidor responde administrativa, civil e penalmente pelo exercicio irregular de suas atribuies.

Ali. 144 A responsabilidade civil decorre de ato omissivo, doloso ou culposo que resulte em prejuzo ao errio ou a terceiros.

1 A indenizao de prejuzo dolo sam ente causado ao errio ser liquidada de uma s vez, em virtude de alcance, desfalque, remisso ou omisso em efetuar recolhimento ou entrada nos prazos legais. 2 Tratando de danos causados a terceiros responder o servidor perante a Fazenda Pblica, em ao regressiva,

3 A obrigao de reparar os danos estende-se aos sucessores e contra eles ser executada, at o lirnte do valor de herana recebida.
Ali. 145 A responsabilidade penal abrange os crimes e contravenes imputados ao servidor, nessa qualidade.

Art. 146 A responsabilidade administrativa resulta de ato omissivo ou cornssivo praticado no desempenho de cargo ou funo. Ali. 147 As sanes civis, per.ais e adrnnistrativas podero cumular-se, sendo independentes entre si. Ali. 148 A responsabilidade civil ou administrativa do servidor ser afastada no caso de absolvio criminal que negue a existncia do fato ou a sua autoria.

CAPTULO V DAS PENALIDADES

Ali. 149 So penas disciplinares:

-----.------~-------------;-------------.

ESTADO ['A BAHIA

PREFEITURA MUNICIPAL DE CAMAARI


GABINETE DO PREFEITO

11 - suspenso; III - destituio de cargo;


IV - cassao de aposentadoria ou disponibilidade;

V - demisso; Vl - demisso bem do servio pblico. Pargrafo nico - Na aplicao das penas disciplinares considerar-se-o a natureza e a gravidade da infrao e os danos dela resultarem o servio pblico, as circunstncias agravantes ou atenuantes e os antecedentes funcionais. Art. 150 Para efeito de graduao das penas devem ser sempre consideradas as circunstncias em que a infrao tiver sido cometida, e a responsabilidade do cargo ocupado pelo infrator.

I So circunstncias atenuantes, em especial:


I - o bom desempenho anterior dos deveres profissionais; II - a confisso espontnea da : nfrao; III - a prestao de servios considerados relevantes por lei; IV - a provocao injusta de superior hierrquico.

2 So circunstanciais agravantes, em especial:


I - a premeditao; II - a combinao com outras pessoas para a prtica de falta;

m - acumulao de infraes;
IV - o fato de ser cometida durante o cumprimento de pena; V - a reincidncia.

3 Dar-se- acumulao quando duas ou mais infraes so cometidas na mesma ocasio ou quando uma cometida antes de ter sido punida a anterior. 4 Dar-se- reincidncia quando j:ilITii' cometida antes de decorrido um ano do trmino o do cumprimento da pena imposta por in",o anterior.

~,

ESTADO DA BAHIA

PREFEITURA MUNICLPAL DE CAMAARI GABINETE DO PREFEITO

Art. 151 A pena de advertncia ser aplicada por escrito nos casos de indisciplina ou falta de cumprimento de deveres. Art. 152 A pena de suspenso no exceder a 30 (trinta)dias e, ser aplicada em caso de falta grave ou de reincidncia em falta j punida com a pena de advertncia. Art. 153 Enquanto estiver suspenso, o servidor perder todos os direitos e vantagens decorrentes do exercicio do cargo. Art. 154 A pena de destituio do cargo ser aplicada nos casos de falta de exatido no cumprimento do dever.

Art. 155 Ser cassada a aposentadoria ou a disponibilidade se ficar provado que o inativo ou o disponivel, antes de adquiri-Ia; I - praticou, no exerccio de seu cargo, falta para a qual neste capitulo seja cominada pena de demisso ou de demisso a bem do servio pblico. II - a obteve ilegalmente; III - aceitou irregularmente cargo pblico, se aprovada a m-f; IV - aceitou representao de estado sem prvia autorizao legal; V - praticou crime contra a administrao pblica; VI - perdeu a nacionalidade brasileira. 10 Ser ainda cassada a aposentadoria ou a disponibilidade ao inativo ou disponvel que no assumir, no prazo legal, o exerccio do cargo para o qual tenha sido regularmente revertido ou aproveitado, salvo justa causa.

20 Nas hipteses previstas neste artigo, ao ato de cassao de aposentadoria ou de disponibilidade seguir-se o de demisso a bem do servio pblico.
Art. 156 Ser aplicada ao servidor a pena de demisso nos casos de: I - crime contra a Administrao Pblica; II - abandono de cargo: III - ausncia ao servio, intercaladamente, decurso de 12 (doze) meses; (~- , sem justa causa, por mais de 60 (sessenta) dias teis no

"

'-....J.

l_ .------------

ESTADO l)A BAHIA

PREFEITURA MUNICIPAL DE CAMAARI GABINETE DO PREFEITO

IV - transgresso de quaisquer dos incisos dos artigos 137 e 138, esgotadas todas as sanes disciplinares. Pargrafo nico - Dar-se- por configurado o abandono de cargo quando o servidor interromper o exerccio por 30 (trinta) dias consecutivos, salvo nos casos previstos no presente Estatuto. Art, 157 O ato que demitir o servidor mencionar sempre a disposio legal em que se fundamentar. Art, 158 A demisso bem do servio pblico ser sempre aplicada quando ocorrerem as hipteses previstas nos incisos I e II do artigo 155, nada impedindo que o seja tambm dada a gravidade da falta, nos demais casos.

Art. 159 Todas as penalidades que forem impostas ao servidor devero constar de seu assentamento individual

Art. 160 Uma vez submetido a processo disciplinar o servidor s poder ser exonerado a pedido, depois de reconhecer a sua inocncia -ou aps o cumprimento da penalidade que lhe houver sido imposta. Pargrafo nico - Ao servidor indiciado em inqurito nos casos do incisos II e' III do artigo 155, poder ser concedida a exonerao, desde que justificadas as faltas ao servio. Art, 161 Para aplicao de penalidades so competentes: I - o Prefeito, o Presidente da Cmara e os maiores dirigenles da Autarquias, Fundaes e Empresas Municipais, nos casos dos incisos III e IV do artigo 149 e tambm no caso de suspenso por mais de 15 (quinze) dias;

11- os Secretrios municipais e Diretores, nos casos de suspenso at 15 (quinze) dias; III - os Gerentes nos casos de advertncia. Pargrafo nico - A competncia da autoridade referidas neste artigo alcana a das que se seguirem, na ordem estabelecida. Art, 162 O servidor punidc com pena de demisso bem do servio pblico no poder, em tempo algum, reingressar no servio pblico do Municpio.

Art. 163 O servidor punido com pena de advertncia ou suspenso poder ter cancelada, em seu assentamento individual, a anotao da penalidade desde que o requeira depois de cinco anos de exerccio, sem haver sofiido, neste perodo, qualquer outra penalidade disciplinar. Pargrafo nico - O cancelamento a que se refere este artigo no ter efeito patrimonial nem repercusso no tempo do servio o "'\....~ ,

ESTADO DA BAHIA

PREFElTURA MUNlClPAL DE CAMAARI GABlNET.E DO PREFEITO

An. 164 A ao disciplinar prescrever: I - em 180 (cento e oitenta) dias quanto infrao sujeita a pena de advertncia;

TI - em I (um) ano quanto a suspenso; 111 - em 5 ( cinco) anos nos demais casos.

10 O prazo de prescrio inicia-se no dia em que a autoridade tomar conhecimento da existncia da falta e interrompe-se pela abertura de sindicncia ou, quando for o caso, pela instaurao de processo administrativo.
20 O prazo de prescrio comea a contar da data em que o fato se tornou conhecido. Art. 165 Nenhuma penalidade poder ser cancelada ou revogada se aplicada em razo do processo disciplinar, exceto na hiptese no artigo 159. Art. 166 A jurisdio administrativa independente da criminal, e a absolvio do servidor em processo crime no repercutir nos efeitos da ao administrativa disciplinar.

TTULO V DO PROCESSO ADMINlSTRATIVO DISCIPLINAR CAPTULO l DAS DISPOSIES GERAIS Art. 167 A autoridade que tiver cincia de irregularidade no servio pblico obrigada a promover a sua apurao, mediante sindicncia ou processo administrativo disciplinar, assegurada ao acusado ampla defesa. Art. 168 As denncias sobre irregularidades sero objeto de apurao, desde que contenham a identificao e o endereo do denunciante e sejam formuladas por escrito, confirmada a autenticidade. Pargrafo nico - Quando o fato narrado no configurar evidente infrao disciplinar ou ilcito penal, a denncia ser arquivada por falta de ob-eto, Art. 169 Da sindicncia instaurada pela autoridade poder resultar: I - arquivamento do processo;

II - aplicao de pena de advertncia ou suspenso de at 3 O (trinta) dias; III - abertura de inqurito

.~* '

PREFEITURA MUNIClPAL DE CAMAARI


GABINETE DO PREFEITO

ESTADO DA BAHlA

Art. 170 Sempre que o ilicito praticado pelo servidor ensejar a imposio de penalidade de destituio de cargo, cassao de aposentadoria ou disponibilidade, demisso ou demisso a bem do servio pblico, ser obrigatria a instalao de processo disciplinar.

CAPTULO U DO AFASTAMENTO PREVENTlVO

I"'
Art. 171 Como medida cautelar e a fim de que o servidor no venha influir na apurao da irregularidade, a autoridade instauradora de inqurito, sempre que julgar necessrio, poder ordenar seu afastamento do Pargrafo nico - O at 60 (sessenta) dias, prorrogado da igual prazo, findo o qual cessaro os seus efeitos, cargo, pelo prazo de afastamento poder sersem prejuzopor remunerao. ainda que no concludo o processo.

CAPTULO ui DA SUSPENSO PREVENTIVA


Art. 172 O Prefeito poder suspender preventivamente todo e qualquer servidor responsvel pelos dinheiro e valores pertencentes Fazenda Municipal ou que se acharem sob a guarda deste, nos casos de alcance, remisso ou omisso em efetuar as entradas e no devido prazo.

I ~

1 A suspenso poder ser de at 60 (sessenta) dias, prorrogvel por mais 60 (sessenta) dias, desde que seu afastamento seja necessrio para a averiguao das faltas cometidas.
2 O Prefeito providenciar, no sentido de ser iniciado com urgncia e imediatamente concludo, o processo de tomada de contas. 3 Findo o prazo da suspenso, cessaro os seus efeitos, ainda que o inqurito administrativo no seja concludo.
Art. 173 Durante o perodo de suspenso preventiva o servidor perder 1/3 (um tero) do vencimento. Art. 174 O servidor ter direito: I - diferena de vencimento e contagem do tempo de servios relativos ao perodo de suspenso, quando do processo no resul:ar punio ou esta se limitar pena de advertncia;
II - diferena de vencim~ contagem do tempo de servio afastamento excedente do pr ~;sP so efe~ivamente aplicada.

correspondente ao perodo de

--~----

ESTADO DA BAHIA

PREFEITURA MUNICIPAL DE CAMAARI


GABINETE DO PREFEITO

CAPITULOIV DO PROCESSO ADMINISTRATIVO DISCIPLINAR

Art. 175 O processo administrativo disciplinar o instrumento destinado a apurar responsabilidade de servidor por infrao praticada no exerccio de suas atribuies, ou que tenha relao imediata com as atribuies do cargo em que se encontra investido. Art. 176 O processo administrativo disciplinar ser conduzido por comisso de inqurito composta de trs servidores de condio hierrquica igualou superior ao indiciado, designada pela autoridade competente que indicar, dentre eles, o seu presidente. l A comisso ter, como secretrio, servidor designado pelo seu presidente, podendo a designao recair em um dos seus membros. 2 No poder participar de comisso de sindicncia ou de inqurito parente do acusado, consanguneo ou afim em linha reta ou colateral, at o terceiro grau. Art. 177 A comisso de inqurito exercer suas atividades com independncia e imparcialidade, assegurado o sigilo necessrio elucidao do fato ou exigido pelo da Administrao. Art. 178 O processo disciplinar compreender 3 (trs) fases, a saber: I - instaurao com uma publicao do ato que constitui comisso; II - inqurito administrativo que compreende instruo, defesa e relatrio; III - julgamento do feito. Art. 179 Sindicncia a pea preliminar e informativa do inqurito administrativo, devendo ser promovida quando os fatos no estiverem definidos ou faltarem elementos indicativos da autoria.

I -......

10 O relatrio da sindicncia integrar o inqurito administrativo como pea informativa da instruo do processo. 20 Na hiptese do relatrio da sindicncia concluir pela prtica de crime, a autoridade competente oficiar
autoridade policial, para abertura de inqurito, independentemente da imediata instruo de processo disciplinar.

Art. 180 O inqurito administrar ivo obedecer o princpio do contraditrio, assegurada ao acusado ampla defesa, com "<mm, o

'0' m.o~~"id", ern ';""0

ESTADO DA BAHIA

PREFEITURA MUNICfPAL DE CAMAARI


GABlN El E DO PREFEITO

M. 181 O prazo para a cor cluso do inqurito no exceder 60 (sessenta) dias, contados da data da publicao do ato que consti:uir a comisso, admitida a sua prorrogao por igual prazo, quando as circunstncias o exigirem.

1 Sempre que necessric, a cormssao dedicar tempo integral aos seus trabalhos, ficando, nesta hiptese, seus membros dispensados das suas tarefas normais at a entrega do relatrio final. 2 As reunies da comisso sero registradas em atas, que devero detalhar as deliberaes adotadas.

" '

M. 182 Na fase de inqurito, a comisso promover a tomada de depoimentos, acareaes, investigaes e diligncias cabveis, objetivando a coleta de prova, quando necessrio tcnicos e peritos, de modo a permitir a completa elucidao dos fatos. M. 183 assegurado ao servidor o direito de acompanhar o processo pessoalmente ou por intermdio de procurador, arrolar e requerer testemunhas, produzir provas e contraprovas e formular quesitos, quando se tratar de prova pericial.

I O presidente da comisso poder denegar pedidos considerados impertinentes, meramente protelatrios ou de nenhum interesse para o esclarecimento dos fatos.
2 Ser indeferido o pedido de prova pericial quando a comprovao do fato independer de conhecimento especial do perito. M. 184 As testemunhas SEro intimadas a depor, mediante mandado expedido pelo presidente da comisso, devendo a segunda via, com o ciente do endereado ser anexado aos autos. Pargrafo nico - Se a testemunha for servidor da Prefeitura de Camaari, a expedio do mandado ser imediatamente comunicada ao Chefe da repartio onde serve, com indicao do dia e hora marcados para a inquirio. M. 185 O depoimento ser prestado oralmente e reduzido a termo, no sendo lcito testemunha traz-lo por escrito. 1 As testemunhas sero inquiridas separadamente. 2 Na hiptese de depoimentos contraditrios em que se infirmem, proceder-se- acareao entre os depoentes. M. 186 Concluda a inquirico das testemunhas, a comisso promover o interrogatrio do acusado, observados os procedimentos previstos nos artigos 184 e 185. 1 o caso de mais de um acusado, c um deles ser ouvido separadamente e sempre que divergirem em suas declaraes sobre fatos ou ci cunst reias, ser promovida a acareao entre eles.

l
ESTADO DA BAHlA

PREFEITURA MUNICIPAL DE CAMAARI


GABINETE DO PREFEITO

2 O procurador do acusado poder assistir ao interrogatrio, bem como inquirio das testemunhas, sendo-lhe vedado interferir nas perguntas e respostas, facultando-lhe, porm, reinqueri-las, por intermdio do presidente da comisso Art. 187 Quando houver dvida sobre a sanidade mental do acusado, a comisso propor autoridade competente que ele seja submetido a exame por junta mdica oficial, da qual participe pelo menos, um mdico psiquiatra. Pargrafo nico - O incidente de sanidade mental ser processado em auto apartado e apenso ao processo principal, aps a expedio do laudo pericial. Art. 188 Tipificada a infrao disciplinar ser elaborada a pea de instruo do processo com a indicao do servidor.

\
\

1 O indiciado ser citado por mandado expedido pelo presidente da comisso para apresentar defesa escrita, no prazo de 10 (dez) dias, assegurando-se-lhe vista do processo na repartio.

2 Havendo dois ou mais indiciados, o prazo ser comum e de 20 (vinte) dias. 3 O prazo de defesa poder ser prorrogado pelo dobro para diligncias reputadas indispensveis.
4 No caso de recusa do indic.ado em apor o ciente na cpia da citao, o prazo para defesa contar-se da data declarada em termo prprio, pelo membro da comisso que fez a citao. Art. 189 O indiciado que mudar de residncia fica obrigado a comunicar comisso o lugar onde poder ser encontrado. Art. 190 Achando-se o indiciado em lugar incerto e no sabido, ser citado por edital para apresentar defesa, publicado no mural da Prefeitura municipal e em jornal de grande circulao, na localidade do ltimo domiclio conhecido. Pargrafo nico - Na hiptese deste artigo o prazo para defesa ser de 15 (quinze) dias a partir da ltima publicao do edital. Art. 191 Considerar-se- revelo indiciado que, regularmente citado, no apresentar defesa no prazo legal. 1 A revelia ser declarada por termo nos autos do processo e devolver o prazo para a defesa. 2 Para defender o indiciado rev~toridade instauradora do processo designar um servidor pblico como defensor dativo.

~'7\ '

PREFEITl RA MUNICIPAL DE CAMAARI GABINETE O PREFEITO

ESTADO DA BAHlA

Art. 192 Apreciada a defesa, a "omisso elaborar relatrio minucioso, onde resumir as peas principais dos autos e mencionar as provas em que se baseou para formar a sua convico.

I O relatrio ser sempre conclusivo quanto inocncia ou responsabilidade do servidor. 2 Reconhecida a responsabilidade do servidor, a comisso indicar o dispositivo legal ou regulamentar transgredido, bem como as circunstncias agravantes ou atenuantes.

Art. 193 O processo disciplinar, com o relatrio da comisso, ser remetido autoridade que determinou a sua Instaurao para julgamento.

SEO I DO JULGAMENTO

Art. 194 No prazo de 30 (trinta) dias, contados do recebimento do processo, a autoridade julgadora proferir a sua deciso.

I Se a penalidade ser aplicada exceder alada da autoridade instauradora do processo, este ser encaminhado autoridade competente, que decidir em igual prazo. 2 Havendo mais de um indiciado, diversidade de sanes, o julgamento caber autoridade competente para a imposio da pena mais grave. 3 Se a penalidade for de demisso, cassao de aposentadoria ou disponibilidade, o julgamento caber ao Prefeito, dirigente superior de Autarquia ou Fundao e Presidente da Cmara, conforme o caso.

Art. 195 Tanto a comisso qUU1tO o indiciado tero direito de requerer em qualquer repartio pblica municipal, os documentos que forem julgados necessrios para instruo do processo e elucidao dos fatos.

Art. 196 O julgamento acatar o relatrio da comisso do inqurito, salvo quando contrrio s provas dos autos.

Pargrafo nico - Quando o relatrio da comisso contrariar as provas dos autos, a autoridade julgadora poder, motivadamente, agrav proposta, abrand-Ia ou isentar o servidor da responsabilidade.

PREFEITURA MUNICIl'AL DE CAMAARI GABINETE DO PREFEITO

ESTADO DA BAHlA

Art. 197 Verificada a existncia de vicio insanvel, a autoridade julgadora declarar a nulidade total ou parcial do processo e ordenar a constituio de outra comisso para instaurao de novo processo.

10 O julgamento fora de prazo legal no implica nulidade do processo.


20 A autoridade julgadora que der causa prescrio de que trata o artigo 164, ser responsabilizada na forma do capitulo IV do Titulo IV desta Lei.

".

Art. 198 Extinta a punibilidade pela prescrio, a autoridade julgadora determinar o registro do fato nos assentamentos individuais do servidor. Art. 199 Quando a infrao estiver capitulada como crime, o processo disciplinar ser remetido ao Ministrio Pblico para instaurao da ao penal, ficando translado na repartio. Art. 200 O servidor que respor.de o processo disciplinar s poder ser exonerado do cargo, a pedido, ou aposentado voluntariamente, aps a concluso do processo e o cumprimento da penalidade aplicada.

SEO II DA REVISO DO PROCESSO


Art. 20 I O processo disciplinar poder ser revisto, qualquer tempo, pedido ou de oficio, quando se aduzirem fatos novos ou circunstncias suscetveis de justificar a inocncia do punido ou a inadequao da penalidade aplicada.

10 Em caso de falecimento, ausncia ou desaparecimento do servidor, qualquer pessoa da famlia poder requerer a reviso do processo.
20 No caso de incapacidade mental do servidor, a reviso ser requerida pelo respectivo procurador. Art. 202 No processo revisional, o nus da prova cabe ao requerente. Art. 203 A simples alegao de injustia de penalidade no constitui fundamento para a reviso, que requer elementos novos ainda no apreciados no processo originrio. Art. 204 O requerimento de reviso do processo ser dirigido Procuradoria Jurdica que, se autorizar a reviso encaminhar o pedido ao dirigente do rgo ou entidade onde se originou o processo disciplinar. Pargrafo nico - Recebida a petio, o dirigente do rgo ou entidade, providenciar a constituio de comisso, na forma prevista no artigo 17~ta lei.

':::It\~

ESTADO DA BAHJA

PREFEITURA MUNlCIPAL DE CAMAARI GABINETE DO PREFEITO

Ali. 205 A reviso correr em apenso ao processo originrio.

Pargrafo nico - Na petio inicial. o requerente pedir dia e horrio para produo de provas e inquirio das testemunhas que arrolar.
Ali. 206 A comisso revisora ter at 30 (trinta) dias para a concluso dos trabalhos, prorrogvel por igual prazo, quando as circunstncias o exigirem. Ali. 207 Aplicam-se aos trabalhos da comisso revisora, no que couber, as normas e procedimentos prprios da comisso do inqurito.

I~

Art. 208 O julgamento caber: I - ao Prefeito, ao Presidente da Cmara ou dirigente superior de Autarquia ou Fundao, quando do processo revisto houver resultado penalidade de demisso ou cassao de disponibilidade; Il - ao Secretrio, quando houver resultado penalidade de advertncias ou suspenso;

1lI - autoridade responsvel pela designao, quando a penalidade for destituio de cargo em comisso. l O prazo para julgamento ser de O (trinta) dias, contados do recebimento do processo, no curso do qual a autoridade julgadora poder determinar diligncias. 2 Concluidas as diligncias, ser renovado o prazo para julgamento por uma nica vez.
Ali. 209 Julgada procedente a reviso, ser declarada sem efeito a penalidade aplicada, restabelecendo-se todos os direitos atingidos.

"

Pargrafo nico - Da reviso do processo no poder resultar agravamento da penalidade.


CAPTULO V DO DESE VOLVIMENTO E TREINAMENTO DE RECURSOS HUMANOS

Art. 210 A Prefeitura, atravs do seu rgo de desenvolvimento de recursos humanos, assegurar a promoo de programas de desenvolvimento e treinamento de seus servidores. Pargrafo nico - Os programas tero como objetivo qualificar os servidores atravs de cursos e seminrios de aperfeioamento, treinamento ou especializao profissional, atualizao e extenso cultural, visando um melhor desempenho ~ su~ ~tribuies e, consequentemente, a melhoria dos servios prestados comunidade. ~

iJ_ \ ~

ESTADO DA BAHIA

PREFEInJRA MUNICIPAL DE CAMAARI GABINETE DO PREFEITO

TTULO VI CAPTULO I DAS DISPOSIES FINAIS E TRANSITRIAS

Art. 21 I Salvo disposio exp-essa em contrrio, os prazos previstos neste Estatuto sero contados em dias corridos. Pargrafo nico - Na contagem dos prazos, excluir-se- o dia inicial. Se o ltimo dia coincidir com sbado, o vencimento ocorrer no primeiro dia til subsequente. Art. 212 Considera-se dependente do servidor, alm do cnjuge ou companheiro (a), quaisquer pessoas que vivam s suas expensas e cc nstem de seu assentamento individual. Art. 213 Ao servidor pblico assegurado, nos termos da Constituio Federal, o direito a livre associao sindical e os seguintes direitos, entre outros, dela decorrentes: I - de ser representado pelo sindicato, inclusive como substituto processual; II - da inamovibilidade do dirigente sindical ou associao de classe at um ano aps o final do mandato, exceto por solicitao do mesmo; III - de descontar em folha, sem nus para a entidade sindical a que for filiado, o valor da contribuio anual definida em assemblia geral da categoria; IV - de negociao coletiva com o estabelecimento de acordo coletivo de trabalho, que envolva matria econmica e jurdica. Pargrafo nico - A lei definir os servios e atividades essenciais e dispor sobre o atendimento das necessidades inadiveis da corru.nidade. Art. 214 Fica estabelecido o princip io da isonomia na remunerao dos servidores dos rgos do Executivo, Legislativo, Fundacionais e Autarquias, que ocupam os cargos com a mesma referncia e habilitao.

Art. 215 So isentos de taxas, emolumentos ou custas os requerimentos e outros papis que, na ordem administrativa, interessem ao servidor pblico municipal, ativo ou inativo. Art.216 Para fins de reviso de valores de vencimento e proventos de servidor pblico municipal ativo e inativo fixada em 28 de outubro de cada ano a correspondente data base. Pargrafo nico - O dia 28 de outubro ser consagrado ao servidor pblico municipal.

EST AD.) DA BAHIA

PREFEITURA MU ICIPAL DE CAMAARI GABINETE DO PREFEITO

M. 217 Os instrumentes de procurao utilizados para recebimento de direitos ou vantagens de servidores municipais tero validade por 12 (doze) meses, devendo ser renovados aps findo esse prazo. M.218 O Executivo e a Cmara Municipal, nas partes que lhe competirem, regulamentaro esta lei, no prazo de 60 (sessenta) dias a contar de sua publicao.
M. 219 Esta Lei entra em vigor na data de sua publicao, com efeitos financeiros a partir do primeiro dia do ms subsequente. "'"\. M. 220 Fica revogada a Lei n.? 323 de 31 de maio de 1995, e respectiva legislao complementar, bem como as demais disposies cm contrrio. ARI, EM 30 DE AGOSTO DE 1998. GABINETE DO PREFEITO MUN

JOSE TU DE PREFEITO

.J0-c ~-/.J

* Republicada com fulcro no disposto no art. 29 da Lei n 461 de 24 de fevereiro de 2000.

Das könnte Ihnen auch gefallen