Sie sind auf Seite 1von 2

Uma intranet uma rede de computadores privada que assenta sobre a suite de protocolos da Internet.

. Consequentemente, todos os conceitos da ltima aplicam-se tambm numa intranet, como, por exemplo, o paradigma de cliente-servidor. Resumidamente, o conceito de intranet pode ser interpretado como "uma verso privada da Internet", ou uma mini-Internet confinada a uma organizao. O termo foi utilizado pela primeira vez a 19 de Abril de 1995, num artigo da autoria tcnica de Stephen Lawton[1], na Digital News & Reviews.

ndice
[esconder]

1 Implementao da intranet 2 Caracterstica da intranet 3 Diferenas entre termos comuns 4 Referncias 5 Artigos relacionados

[editar] Implementao da intranet


Uma intranet deve ser concebida de acordo com as necessidades da empresa ou da organizao (ao nvel dos servios a implementar). Assim, a intranet no deve ser concebida s pelos informticos da empresa, mas de acordo com um projecto que tem em conta as necessidades de todas as partes que constituem a empresa. No que diz respeito instalao material basta instalar um servidor web (por exemplo, uma mquina que funciona sob Linux com o servidor web Apache e o servidor de bases de dados MySQL ou um servidor Windows com o servidor web Microsoft Internet Information Services). necessrio notar a existncia de CMS (sistemas de gesto de contedo) que permite gerir a publicao das pginas por uma equipe de editores.

[editar] Caracterstica da intranet


1. Permite o compartilhamento de conhecimento 2. Possibilita o compartilhamento de arquivos; 3. Permite o compartilhamento de impressoras; 4. Permite a transmisso de vdeo; 5. Unifica informaes para todos os membros de uma organizao. 6. Proporciona facilidade de instalao e administrao; 7. Baseia-se numa arquitetura aberta; 8. Baixo custo de implementao com boa relao custo-benefcio; 9. Acesso rpido informao, com melhoria para tomada de deciso; 10. Utiliza mltiplos protocolos; 11. Melhora a comunicao entre os membros de um organizao.

[editar] Diferenas entre termos comuns


LAN = A LAN uma rede local; Intranet = Uma rede interna de alguma instituio,empresa e etc, em que geralmente o acesso ao seu contedo restringido, de forma que s possvel acess-lo localmente(um sistema de banco, supermercado, etc). Extranet = Uma parte da empresa estendida a usurios externos, tais como representantes ou clientes. Outro uso comum do termo Extranet ocorre na designao da "parte privada" de um site, onde somente "usurios registrados" podem navegar, previamente autenticados por sua senha (login).

A LAN interconecta dispositivos locais com network cards (placas de rede) compartilhando assim recursos alheios como impressoras, scanners.

[editar] Referncias
1. LAWTON, Stephen, artigo na Digital News & Review, "Intranets Fuel Growth of Internet Access Tools"

Das könnte Ihnen auch gefallen