Sie sind auf Seite 1von 11

ARTIGO

Informtica Pblica vol. 9 (2): 71-81, 2007

Incluso Digital: O Lado Social das Tecnologias da Informao e da Comunicao


ANTONIO MARCOS FELICIANO1 CHAMES MARIA S. GARIBA2 DANTE GIRARDI3 DIS MAFRA LAPOLLI4

PALAVRAS-CHAVE
Incluso Digital Acesso ao Conhecimento Tecnologia da Informao e da Comunicao

RESUMO
Aes de incluso digital devem ser encaradas como algo maior que simplesmente disponibilizar recursos de tecnologia da informao e da comunicao (TICs). A face social desses projetos reete diretamente na motivao e no comportamento daqueles que buscam nos telecentros, um local que possibilite novas perspectivas de relaes sociais, econmicas e polticas, onde o valor maior reside no exerccio da cidadania e na melhoria da qualidade de vida. A proposta deste trabalho procura contextualizar a incluso digital no cenrio nacional; apresentar elementos conceituais; a aplicao das TICs em aes de incluso digital; dados estatsticos sobre incluso digital; Case de incluso digital: Programa de Incluso Digital Beija-Flor.

1. INTRODUO
O analfabetismo digital a que esto submetidas as famlias brasileiras, especicamente do meio rural, um importante fator de excluso social. A incluso digital dos cidados menos favorecidos permite inseres sociais, promovendo melhoria na qualidade de vida, sobretudo, na medida em que proporciona acesso ao conhecimento e a informaes necessrias para ampliar as oportunidades individuais. O atual momento da sociedade mundial caracterizado pela relao muito prxima entre as atividades humanas e as tecnologias digitais. Vrios poderiam ser os exemplos citados que demonstram a melhoria na qualidade de vida, desenvolvimento econmico, enriquecimento cultural, dentre outros aspectos, proporcionados pelo uso adequado das TICs. Dentre os diversos avanos tecnolgicos e suas aplicaes, uma das reas que mais tem se beneciado com a efetividade das TICs a incluso digital, sobretudo, pelo fato de haver, principalmente nos pases perifricos, re-utilizao de hardware e software. Apesar de se tratar de aes de carter social, a tecnologia desempenha papel importante, contudo, sem ser considerada um m em si mesmo. Dessa forma, importante ressaltar que um telecentro vai alm de uma escola de informtica, ou seja, ele signica um ambiente gerador
1 2

E-mail: feliciano@agricultura.sc.gov.br E-mail: gariba@pmf.sc.gov.br 3 E-mail: dante.girardi@terra.com.br 4 E-mail: edismafra@gmail.com

71

Revista IP numero 02 - sofrendo 71 71

28/2/2008 14:14:11

Antonio M. Feliciano, Chames M S. Gariba, Dante Girardi, dis M. Lapolli

de oportunidades, onde o exerccio da cidadania o foco principal. A ao governamental, Programa de Incluso Digital Beija-Flor, est em desenvolvimento em 56 municpios de Santa Catarina, equivalente a 19,11% do total de municpios do Estado. Uma das caractersticas desse trabalho reside na implantao de telecentros em comunidades rurais e pesqueiras, ambientes cuja presena das ferramentas de TICs limitada, chegando ao ponto de alguns locais no haver qualquer infra-estrutura de telecomunicaes. Outra caracterstica importante trata da re-utilizao, de hardware e software para desenvolvimento das atividades, bem como, do amplo relacionamento de parcerias institucionais entre os vrios segmentos sociais e governamentais. O programa de incluso digital beija-or, surge como alternativa de fonte de acesso a informaes e ampliao de conhecimentos para seus usurios. O acesso internet permite, dentre outros benefcios, o intercmbio entre pessoas e comunidades, alm de o espao do telecentro ou escola de informtica e cidadania poder ser utilizado para diversas manifestaes culturais e sociais locais. Projetos de incluso digital devem ser encarados como algo mais amplo do que simplesmente disponibilizar ferramental a usurios pouco familiarizados com esse tipo de tecnologia. Incluir pessoas comuns num mundo onde a dinmica das informaes atinge uma velocidade humanamente difcil de acompanhar exige tambm a adoo de processos de gesto do conhecimento, pois, sobretudo, no caso catarinense, a atuao se d em diferentes realidades, apesar de o ambiente ser o mesmo, ou seja, o espao rural. Aspectos como: distanciamento geogrco; variao cultural entre as comunidades; ausncia de dispositivos de tecnologia da informao e da comunicao, como: computador e internet; pessoal habilitado para uso do instrumental tecnolgico; dentre outros, podem se apresentar como fatores de sucesso ou de fracasso para projetos de incluso digital. O presente artigo est organizado da seguinte forma: na seo 2 so apresentados aspectos conceituais sobre incluso digital; na seo 3, feita uma abordagem sobre telecentros comunitrios, o que so e para que servem; apresenta estatsticas sobre incluso digital no Brasil e no mundo; na seo 5 apresentado o programa de incluso digital beijaor e os resultados preliminares de um diagnstico do prprio programa; a seo 6 apresenta algumas consideraes nais, e o referencial terico utilizado.

2. INCLUSO DIGITAL: ASPECTOS CONCEITUAIS


Antes mesmo de iniciar uma abordagem conceitual, importante ressaltar que as aes de incluso digital so meio para exerccio da cidadania, acesso ao conhecimento, dentre outros aspectos, que, dessa forma, permite inferir sobre o papel da educao como elemento de sustentabilidade social, na medida em que as atividades de incluso digital colaboram para o desenvolvimento de polticas pblicas de forma geral, e em especial, da rea educacional. Nesse sentido, torna-se pertinente citar Mayor [Ma99], quando aborda o tema educao, sustentabilidade social e novas tecnologias. Para o autor:
A educao a chave do desenvolvimento sustentvel, auto-suciente, uma educao fornecida a todos os membros da sociedade segundo modalidades novas e com a ajuda de tecnologias novas, de tal maneira que cada um se benecie de chances reais de se instruir ao longo da vida [...] Devemos estar preparados, em todos os pases, para remodelar o ensino, de forma a promover atitudes e comportamentos que sejam portadores de uma cultura da sustentabilidade [Ma99].

72

Revista IP numero 02 - sofrendo 72 72

28/2/2008 14:14:11

Incluso Digital: O Lado Social das Tecnologias da Informao e da Comunicao

O programa de incluso digital beija-or, atua no meio rural catarinense com essa perspectiva, de criar a cultura da sustentabilidade, sobretudo, quando associa suas aes s concepes de responsabilidade scio-ambiental das organizaes parceiras e das polticas pblicas vigentes. Por outro lado, seguindo algumas das recomendaes de Takahashi [Ta+00] sobre uso e disseminao de tecnologia para incluso social, onde na concepo do Programa da Sociedade da Informao, aborda sobre diversas alternativas para se criar condies objetivando o uso massicado de computador e internet pelos cidados brasileiros, como forte meio de acesso ao conhecimento. Nessa perspectiva, buscamos nas variadas fontes de pesquisa, os conceitos sobre incluso digital que mais se aproximam das bases conceituais que entendem a incluso digital como elemento facilitador de polticas pblicas e de, como no caso catarinense, ambiente que permita acesso ao computador e internet nas mais remotas comunidades rurais desse Estado. Para Silveira [Sil+03], incluso digital como a universalizao do acesso ao computador conectado a internet, bem como ao domnio da linguagem bsica para manuselo com autonomia. Para a comunidade Wikipedia5, incluso digital signica:
projetos e aes que facilitam a interao entre pessoas de baixa renda com as tecnologias da informao e comunicao (TICs). Dessa forma, proporciona-se acesso a informaes disponveis na rede mundial de computadores aos usurios, alm de possibilitar a produo local de contedos na rede. Programas de incluso digital se transformam em grandes desaos para os governos de pases subdesenvolvidos e em desenvolvimento, pois requerem grandes investimentos [WIKI].

Outro conceito, elaborado por International Telecommunication Union [ITU+05], se refere incluso digital como a brecha existente entre aqueles que conseguem utilizar, de forma efetiva as tecnologias da informao e da comunicao, tais como computador e Internet, e aqueles que no conseguem. Citando a concepo de Rangel, Gasparetto [Gasp06], arma que incluso digital um processo em que uma ou um grupo de pessoas passa a participar dos mtodos de processamento, transferncia e armazenamento de informaes que j so de uso e do costume de um ou outro grupo, passando a ter os mesmos direitos e deveres dos participantes do grupo j includo. Baggio, citado por Gasparetto [Gasp06], acrescenta que:
O analfabetismo digital, ao afetar a capacidade de aprendizado, a conectividade e a disseminao de informaes, gera conseqncias virtualmente em todos os campos da vida do indivduo. A transformao de informao em conhecimento pelo usurio permitir congurar um verdadeiro mapa de oportunidades polticas de informao digital.

Os conceitos e/ou denies so complementares e auxiliam para uma viso mais objetiva acerca da amplitude e complexidade das aes desenvolvidas em projetos de incluso digital. Em Santa Catarina, por meio do programa de incluso digital beijaor, as atividades buscam disponibilizar locais pluriativos, onde as ferramentas de TICs permitem o
5 A Wikipdia uma enciclopdia livre baseada em wiki e escrita por voluntrios. Livre aqui signica que qualquer artigo da Wikipdia pode ser copiado e modicado desde que os direitos de cpia e modicao sejam preservados [WIKI].

73

Revista IP numero 02 - sofrendo 73 73

28/2/2008 14:14:11

Antonio M. Feliciano, Chames M S. Gariba, Dante Girardi, dis M. Lapolli

exerccio da cidadania por meio de aes capazes de fazer com que os usurios vislumbrem novas oportunidades e outras realidades. Segundo Castells [CAST+03]:
Desenvolvimento sem a Internet seria o equivalente industrializao sem eletricidade na era industrial. por isso que a declarao freqentemente ouvida sobre a necessidade de se comear com os problemas reais do Terceiro Mundo, designando com isso: sade, educao, gua, eletricidade, dentre outros, antes de chegar Internet, revela uma profunda incompreenso das questes atuais relativas ao desenvolvimento. Porque, sem uma economia e um sistema de administrao baseados na Internet, qualquer pas tem pouca chance de gerar os recursos necessrios para cobrir suas necessidades de desenvolvimento, num terreno sustentve[...].

O programa de incluso digital beija-or busca no conceito de telecentro comunitrio elementos tericos para o desenvolvimento de suas aes, principalmente por este trazer uma abordagem cujo uso das TICs passa por um vis social e no tcnico tecnolgico, onde a nfase reside no exerccio da cidadania.

3. TELECENTROS COMUNITRIOS E TECNOLOGIA SOCIAL


Os telecentros so instrumentos poderosos para apoiar o desenvolvimento local por meio do uso das TICs. Ao fortalecerem a incluso digital, promovem incluso social. Esses so espaos comunitrios que utilizam tecnologias digitais como instrumentos para o desenvolvimento humano. Sua nfase consiste no uso social e na apropriao das ferramentas tecnolgicas a partir de um projeto de transformao social, que procura melhorar as condies de vida das pessoas. Feliciano [Fe+04], trata do uso de ferramentas de tecnologia da informao e da comunicao pelas associaes de produtores rurais de Santa Catarina. Uma de suas recomendaes aponta para uma mudana nos rumos de pensar os meios de comunicao, a transferncia de informaes e conhecimentos entre as instituies do setor pblico agrcola e os produtores rurais, quando discute a forma pela qual as informaes chegam aos produtores ou como esses acessam tais informaes. Diante dos resultados apresentados, uma das recomendaes visa criao de um canal de comunicao com maior amplitude de acesso, em espao pblico, de acesso livre e com possibilidade de utilizao dos recursos disponveis em horrios alternativos. Nesse sentido, o autor objetivamente recomenda a implementao de telecentros comunitrios para uso dos produtores rurais de Santa Catarina. A tecnologia e a conectividade so importantes, mas no sucientes, para o bom andamento dos telecentros comunitrios e a continuidade de seus objetivos de desenvolvimento. Os telecentros comunitrios so locais de encontro e intercmbio, espaos de aprendizagem, crescimento pessoal e mobilizao social na busca da resoluo de problemas e necessidades locais. Nesse sentido, a apropriao de tecnologias sociais se faz necessria na medida que garante, por parte da comunidade, o sucesso das atividades. Para o Instituto de Tecnologia Social [INTE], a tecnologia social compreende o Conjunto de tcnicas e metodologias transformadoras, desenvolvidas e/ou aplicadas na interao com a populao e apropriadas por ela, que representam solues para incluso social e melhoria das condies de vida. J para a Rede de Tecnologia Social [Re07], Tecnologia Social compreende produtos, tcnicas e/ou metodologias reaplicveis, desenvolvidas na interao com a comunidade e que represente efetivas solues de transformao social.

74

Revista IP numero 02 - sofrendo 74 74

28/2/2008 14:14:11

Incluso Digital: O Lado Social das Tecnologias da Informao e da Comunicao

3.1. PARA QUE SERVE UM TELECENTRO? Os telecentros comunitrios contribuem para o desenvolvimento humano em diversas reas, incluindo socialmente seus usurios, por meio do uso de recursos de TICs. Dentre outras, os telecentros comunitrios contribuem para o acesso a informaes e/ou servios nas reas da sade, educao, organizao comunitria, planejamento espacial, fortalece grupos de minorias, emprego e empreendimentos locais, acesso cultura, alm de contribuir para a descentralizao e incidncia poltica. No que diz respeito ao acesso a informao e conhecimento, os telecentros comunitrios oferecem acesso a novas e diversicadas fontes de conhecimento e informao e permite a expresso de uma viso prpria, fortalece o intercmbio de experincias e a colaborao com grupos e redes nacionais e internacionais, alm de facilitar a comunicao com pessoas afastadas de seu lugar de origem (migrantes e outras). A ampla possibilidade de aplicao das TICs em aes sociais reete diretamente sobre o potencial das atividades de incluso digital, como elemento de transformao social, poltica e econmica.

4. ESTATSTICAS SOBRE A INCLUSO DIGITAL NO BRASIL E NO MUNDO


[..]. existe o reconhecimento dos diferentes ritmos de expanso das novas tecnologias, fato que tornou realidade o que foi denominado como brechas digitais. Aplicado inicialmente para indicar as distncias de acesso digital que separam os pases avanados dos restantes, foi crescendo a viso de que mais signicativas que aquelas so as brechas e fraturas internas separando os que tm dos que no tm condies de acesso o novo universo [...] [Wa07].

Os nmeros mundiais de acesso Internet surpreendem pela magnitude, seja pelo grande nmero de usurios conectados ou pelo expressivo percentual da populao mundial que no tem acesso. Conforme dados do Internet World Stats [IWS], a comunidade mundial de internautas de 1,14 bilho de pessoas, representando 16,9% da populao do globo. Desse nmero, em se tratando do percentual de usurios a diviso por continente geogrco a seguinte: 35,8% esto na sia; 28,3% na Europa; 20,9% esto concentrados na Amrica do Norte; 8,7% na Amrica Latina e Caribe; 3,0%, na frica; 1,7% no Oriente Mdio e 1,7% residem na Oceania. importante ressaltar que a Amrica do Norte lidera o ranking de penetrao do uso da internet com 69,7% de sua populao como usuria. Segundo a mesma fonte, no ranking sul-americano, o Brasil gura na stima posio, com 17,2% de sua populao usuria da rede mundial de computadores. Os seis pases melhores colocados so os seguintes: Chile (42,4%), Argentina (34,0%), Peru (21,1%), Guiana Francesa (20,5%), Uruguai (20,4%), Guianas (18,1%). Logo em seguida aparece Colmbia com 15,8% e a Venezuela com 12,8% da populao de internautas. Apesar desses dados, o Brasil concentra 47,4% dos usurios de Internet dessa parte do continente Americano. Nos ltimos cinco anos houve um incremento de 542% de usurios brasileiros na grande rede. Segundo dados da pesquisa realizada pelo Comit Gestor da Internet Brasil (cgi.br) [COGE+07] em 2006 54,3% da populao brasileira nunca utilizou computador. J 66,7% jamais fez acesso internet. Ainda com base na pesquisa, 19% dos domiclios possuem computador de mesa (modelo desktop) e 1% dispem de notebook. Com relao internet, 14,5% dos domiclios conta com acesso.

75

Revista IP numero 02 - sofrendo 75 75

28/2/2008 14:14:11

Antonio M. Feliciano, Chames M S. Gariba, Dante Girardi, dis M. Lapolli

No que diz respeito s principais barreiras ao acesso internet nos domiclios, o fator determinante reside no baixo poder aquisitivo da populao, tendo em vista que cerca de 62% admitem no ter acesso a computador e a internet em funo dos custos nanceiros que esses itens representam no oramento familiar. Apesar 14% alegarem no fazer acesso em funo de no ter habilidade ou interesse no uso dessas ferramentas (computador e internet). Outro resultado da pesquisa mostra que 32% dos entrevistados armaram ter feito acesso internet e computadores pelo menos uma vez nos ltimos trs meses. O destaque aqui ca por conta de 21% dos pesquisados armarem fazer uso dos centros pblicos de acesso a TICs. Outro dado importante acerca das questes aqui levantadas diz respeito aos nmeros da telefonia. Segundo a Agncia Nacional de Telecomunicaes (Anatel) [ANT], em outubro de 2005 o Brasil possua 81.239 milhes de terminais de telefonia mvel em operao, o equivalente a 44 celulares para cada grupo de 100 habitantes. Em dezembro de 2006, o Brasil chagava a marca de 100 milhes de aparelhos celulares em operao. Em Maro de 2007, chegamos marca dos 102,8 milhes de terminais de telefonia mvel no pas. De fato, alguns gargalos no setor ainda devem ser resolvidos. Segundo Possebon [Po07], 42% dos municpios nos brasileiros no possuem operao de telefonia mvel, deixando boa parte do territrio nacional sem mobilidade em telecomunicaes e inovao tecnolgica. Alm desse, os preos das tarifas so elevados. Com base em dados da consultoria Merril Linch, Costa [Cos06] arma que, embora integre o grupo dos cinco maiores mercados de telefonia celular, atrs de China, Estados Unidos e Rssia, o Brasil registra os menores ndices de trfego no mundo. Enquanto o usurio americano (EUA) passa 781 minutos por ms conversando com algum pelo celular, o brasileiro tido como extrovertido e falante, gasta somente 79 minutos ao ms em comunicao pelo telefone mvel. Muitos fatores interferem para o baixo patamar de utilizao do celular entre ns. Um deles o preo. Enquanto nos Estados Unidos s operadoras celulares cobram U$ 0,07 por minuto de ligao, as brasileiras recebem em mdia U$ 0,15 por minuto. Os nmeros apontam claramente para a urgncia de investimentos em larga escala na implantao de centros pblicos de acesso a computadores e internet. Segundo o CGI.BR em 2006 o acesso os espaos pblicos pagos, cresceu de 17% em 2005, para 30,1% em 2006. A anlise dos dados numricos nos leva a argumentar em favor da maior integrao entre os programas de incluso digital, ou seja, que as instituies envolvidas promovam fruns, seminrios, enm, eventos capazes de promover o compartilhamento de experincias e de provocar uma possvel associao entre os projetos, o que acarretaria seguramente num melhor aproveitamento dos recursos nanceiros, materiais e humanos. Por outro lado, que, sobretudo, nos espaos escolares, a ociosidade dos laboratrios de informtica se transforme em espao de atuao comunitria, ou seja, que as escolas abram suas portas s comunidades para uso dos laboratrios de informtica numa abordagem da losoa da incluso digital. Cabe ressaltar que em Santa Catarina, nos estabelecimentos educacionais parceiros do programa de incluso digital beija-or, toda a comunidade acadmica ou no possui livre acesso. Inmeros so os sentimentos que aoram quando o debate gira em torno do tema excluso social e digital. Fica claro, porm, que h necessidade de uma poltica pblica de incluso digital mais ousada para o Brasil. H tambm carncia de maior integrao entre as instituies, sobretudo s do setor pblico, que desenvolvem essas aes, principalmente por atuarem com mesmo pblico, o sem-acesso. No Brasil, diversas so as iniciativas de incluso digital em desenvolvimento, principalmente pela associao entre Estado, Iniciativa Privada e Terceiro Setor. De forma

76

Revista IP numero 02 - sofrendo 76 76

28/2/2008 14:14:11

Incluso Digital: O Lado Social das Tecnologias da Informao e da Comunicao

isolada, todos os Estados da Federao e o prprio Governo Federal, bem como diversos Municpios possuem aes voltadas incluso digital. Apesar disso, o pas peca em no atuar com perspectivas de longo prazo. Por se caracterizar como aes de cunho social, os projetos de incluso digital tm seu tempo de consolidao, sobretudo, quando objetivam o empoderamento desses espaos pela sociedade civil. Em maio de 2007, o Instituto Brasileiro de Informao em Cincia e Tecnologia (IBICT) [IBIC], divulgou os resultados da pesquisa do Observatrio de Polticas Pblicas de Incluso, mostrando que no pas havia 108 Programas de Incluso Digital, com presena em cerca de 3000 municpios do Brasil, totalizando 16.722 telecentros. Desses nmeros, ressalta-se que 60% dos programas de incluso digital contam com nanciamento federal. Dos 40% restantes, em cerca de 35% h aporte nanceiro dos Estados e Municpios, seja diretamente ou em regime de parceria, especialmente entidades do terceiro setor.

5. O PROGRAMA DE INCLUSO DIGITAL BEIJA-FLOR


O programa de incluso digital Beija-Flor, uma ao interinstitucional de incluso social, por meio da incluso digital, destinada a atender comunidades rurais e pesqueiras no Estado de Santa Catarina com a implementao de telecentros. As aes de incluso digital, desenvolvidas no mbito do programa de incluso Beija-Flor possuem estreita relao com as atribuies de um telecentro comunitrio. Um dos fatores de sucesso reside no apenas no suporte governamental, mas na ampla relao de parceria entre instituies de todos os nveis da esfera pblica, de representantes do terceiro setor e iniciativa privada, alm de entidades da sociedade civil local, que garantem a legitimidade do espao. Por outro lado, a busca por novos recursos tecnolgicos e didtico-pedaggicos confere as aes de incluso digital sua continuidade, tendo em vista que um dos gargalos de todas as aes sociais reside no dia seguinte a sua implantao, ou seja, na manuteno e variao de atividades capazes de estimular os cidados participao. Nesse sentido, h uma equipe tcnica que periodicamente mantm contato pessoal com cada integrante dos telecentros, nmero esse que hoje est em 239 pessoas, e que tambm promovem encontros com lideranas e comunidade local buscando interpretar, codicar e transformar suas demandas em projetos de atividade. O programa Beija-Flor atende mensalmente 20.000 pessoas. Efetivamente, esto doados, para ampliao e implementao de novos telecentros, 1200 computadores. Esse nmero de mquinas viabiliza a criao de aproximadamente 135 novos telecentros. importante ressaltar que, todos esses equipamentos foram descontinuados de suas operaes em grandes corporaes, sendo destinados s aes de incluso digital, ou seja, tecnologia aparentemente ultrapassada, mas com grande potencial para uso social. Feliciano [FeBr+07] argumenta que o programa visa garantir a universalizao do acesso s tecnologias da informao e da comunicao, a qualicao permanente do trabalho humano no processo de formao de uma nova gerao de agricultores, valorizando e fortalecendo as relaes econmicas e sociais d do espao rural, ampliando os horizontes de atuao por meio do acesso ao conhecimento. A integrao entre os telecentros e sua conexo com a internet, permitir no somente o intercmbio, o contato com o mundo externo comunidade, mas sim, uma nova viso sobre o espao local, a possibilidade de acompanhamento e acesso a servios pblicos, sobretudo, o exerccio da cidadania, enquanto elemento participativo de processos desenvolvidos pelo poder pblico local/regional.

77

Revista IP numero 02 - sofrendo 77 77

28/2/2008 14:14:11

Antonio M. Feliciano, Chames M S. Gariba, Dante Girardi, dis M. Lapolli

importante ressaltar que a conexo de internet no obedece um padro, nesse sentido, h telecentros providos com conexo de internet via satlite, noutros essa se d por meio de conexo via rdio e ADSL, todas com velocidade de conexo diferentes entre si. 5.1. DIAGNSTICO PRELIMINAR Dentre os diversos parceiros que promovem incluso digital no escopo do programa de incluso digital Beija-Flor em Santa Catarina, destacamos o papel do Comit para Democratizao da Informtica (CDI/SC) [CODE], que dentre outras funes, capacita, acompanha, visita, promove eventos e avalia o as aes e telecentros. Os dados que apresentamos so resultado de um levantamento de informaes acerca das telecentros, que, num segundo momento, subsidiaro novas atividades, bem como um diagnstico completo do Programa Beija-Flor. Antes de partir para os dados, cabe ressaltar que foram pesquisadas 50 telecentros. Alm dessa informao, importante enfatizar que foram utilizados conceitos A (timo), B (bom) e C (regular), onde A signica que a unidade oferece cursos regulares de Informtica e Cidadania e atende a comunidade; B Oferece cursos regulares de Informtica Bsica ou cursos regulares de Informtica e Cidadania h menos de trs meses e atendem a comunidade, e, C a unidade de incluso digital No oferece cursos regulares e atende o pblico do espao onde est inserida. Com relao aderncia da unidade de incluso digital aos conceitos aplicados pelo CDI/SC, 36% das unidades foram avaliadas com conceito A, 38% B e outras 26 C, dados que permitem inferir sobre o bom aproveitamento dos espaos com relao aplicao das prticas de incluso digital, sobretudo pelo excelente aproveitamento se considerarmos que 74% foram avaliadas como telecentros com possibilidade de alcanar novos investimentos em infra-estrutura e capacitaes. No que diz respeito aos recursos humanos que atuam nas telecentros, consideramos que, quanto manuteno, 56% dos educadores so contratados diretamente por prefeituras municipais, 24% mantidos pelas entidades comunitrias locais, tais como: associaes de pais e professores, associaes de casas familiares rurais, colnia de pescadores, dentre outros. Cabe ressaltar que 15% dos multiplicadores do conhecimento ou educadoreses so mantidos pelo poder pblico estadual e outros 3% pela iniciativa privada e 2% so voluntrios. H uma extensa malha de manuteno dos equipamentos destinados incluso digital, contudo, pelo grande espao por onde esto implementadas as telecentros, esse ainda se torna um grande desao a ser superado. Com relao manuteno, os resultados apontam para a seguinte situao: em 60% das unidades, a manuteno dos equipamentos feita diretamente pelas prefeituras municipais, 30% por instituies estaduais e 10% por empresas parceiras locais. A idia de implementar incluso digital no espao rural teve, logo em seu incio uma primeira incerteza, ou seja, a conexo de internet, contudo, por meio de um grande esforo interinstitucional, onde foram envolvidas organizaes do poder pblico federal, estadual e municipal, alm de bancos e instituies do terceiro setor, a conexo de internet realidade para 89% das telecentros do programa beija-or. Os 11% restantes so unidades que esto cadastradas no Programa GESAC - Governo Eletrnico, Servio de Atendimento ao Cidado, do Ministrio das Comunicaes. Com relao ao local sede das telecentros, vale destacar que 64% esto baseadas em escolas da rede estadual e municipal catarinense, o que facilitou a aderncia pela comunidade local por essa modalidade de acesso, j que os estabelecimentos educacionais

78

Revista IP numero 02 - sofrendo 78 78

28/2/2008 14:14:11

Incluso Digital: O Lado Social das Tecnologias da Informao e da Comunicao

foram preparados e orientados a receber pblico externo, ou seja, a comunidade em geral. Para reforar essa informao, o RITLA (2007, p19) arma que na rea educacional, Santa Catarina o Estado da Federao com menor ndice de desigualdade de acesso as TICs na educao, mantendo o ttulo de Estado com maior democratizao digital. De forma geral, o programa de incluso digital Beija-Flor encontra-se numa situao estvel e consolidada. Os desdobramentos imediatos dessa avaliao focaram, sobretudo, os aspectos relacionados consolidao das unidades com conceito C e a ampliao de equipamentos e novas atividades para as unidades com conceitos A e B. Alm disso, foi formalizada parceria com o Instituto Voluntrios em Ao de Santa Catarina (IVA/SC), objetivando, com o trabalho voluntrio, despertar nas pessoas o interesse pelo trabalho solidrio e a maior participao social. Importante ressaltar, que est em fase de testes um piloto com a aplicao de uma ferramenta para gesto remota de telecentros. Alm dessa ao, algumas outras esto em curso: testes com software livre; desenvolvimento de pequenos sistemas para gerenciamento de propriedades agrcolas e custo de produo; biblioteca comunitria por meio do Projeto Arca das Letras. H um intenso esforo em levar para as comunidades rurais e pesqueiras de Santa Catarina no apenas os recursos tecnolgicos, mas, contedo didtico-pedaggico que possibilite a participao social, a reexo sobre o viver em sociedade, enm, o exerccio da cidadania.

6. CONSIDERAES FINAIS
Mais do que contribuir para a reduo dos ndices de excluso digital, se est permitindo acesso ao conhecimento, uso cidado de ferramentas de tecnologia da informao e da comunicao, pouco acessveis s remotas comunidades rurais do pas, e em particular, de Santa Catarina. A gesto do espao fsico, a publicao de contedo produzido, faz parte das responsabilidades da comunidade local quando do recebimento de um telecentro. O que parece ser uma tarefa complexa, dada principalmente o pouco contato com as ferramentas tecnolgicas disponveis, a produo desenvolvida nessas comunidades est sendo considerada como fator de sucesso, dada riqueza de elementos existentes em cada local. A formao de uma rede virtual estadual, que permita a intensa troca de informaes e agregue conhecimento s prticas locais, auxilie no desenvolvimento econmico e social local/regional, sinalizar o sucesso das aes de incluso digital, e o amplo, racional e devido uso das ferramentas de tecnologia da informao e da comunicao disponibilizadas. Sendo assim, a agregao de valor ao cotidiano das pessoas por meio da utilizao das ferramentas de tecnologia da informao e da comunicao se torna realidade na medida em que os resultados das aes de incluso digital se mostram positivos, ou seja, pessoas acessando o mercado de trabalho, participando de programas educacionais distncia, divulgando suas comunidades, enm, uma gama de desdobramentos que somente podem ter a dimenso, os que se envolvem em tais processos. Por outro lado, consiste em fator de sucesso o fato de ser utilizada tecnologia como ferramenta de emancipao do cidado, ou seja, de fcil acesso e de uso irrestrito, contudo, com responsabilidade e que o espao de incluso digital. No que diz respeito s aes de incluso digital no meio rural catarinense, que essas contribuam como elemento de integrao e que permita maior competitividade econmica ao espao rural e que proporcione maior qualidade de vida aos residentes dessas comunidades.

79

Revista IP numero 02 - sofrendo 79 79

28/2/2008 14:14:12

Antonio M. Feliciano, Chames M S. Gariba, Dante Girardi, dis M. Lapolli

KEYWORDS
Digital Inclusion Knowledge Access Information and Communication Technology

ABSTRACT
Digital inclusion actions have to be faced as something greater than just providing resources of information and communication technology (ICT). The social face of these projects has a direct reect on the motivation and on the behavior of those that search for a place where it is possible to nd new perspectives of social, economic, and political relationships. A place where the great value resides on the right of exercising citizenship and improving the quality of life. This study aims at contextualizing the digital inclusion in the national scene and at providing conceptual elements to its application; statistical data about digital inclusion; digital inclusion case; program of digital inclusion Beija or.

REFERNCIAS BIBLIOGRFICAS
[ANT] AGNCIA Nacional de Telecomunicaes. Indicadores. Disponvel em: <http:// www.anatel.gov.br>. Acesso em: 28 abr. 2007. [CAST+03] CASTELLS, Manuel. A sociedade em rede. 7. ed. v. 1. So Paulo: Paz e Terra, 2003. 698p. [COGE+07]COMIT GESTOR DA INTERNET NO BRASIL. Pesquisa sobre o uso das tecnologias da informao e da comunicao no Brasil: TIC domiclios e TIC empresas. So Paulo: Ncleo de Informao e Coordenao do Ponto BR, 2007. [CODE] COMIT PARA DEMOCRATIZAO DA INFORMTICA (CDI). Disponvel em: <http://www.cdi.org.br>. Acesso em: 26 maio 2007. [Cos06] COSTA, Thas. Telefonia: brasileira fala menos e paga mais. Gazeta Mercantil. So Paulo, 16 jan. 2006. Empresas e Negcios. Caderno TI e Telecom. [FeBr+07] FELICIANO, Antonio Marcos; BROETTO, Renato. PEREIRA, Danilo; et. al. Incluso digital em comunidades rurais: Projeto Beija-Flor: internet no campo. Florianpolis: Epagri, 2007. 130p. [Fe+04] FELICIANO, Antonio Marcos; et. a.l Impacto da tecnologia da informao (TI) sobre o processo decisrio do agricultor familiar. Florianpolis: Instituto Cepa/ SC, 2004. 107p. [Gasp06] GASPARETTO, Neiva Aparecida. Modelo de incluso digital para organizaes, como prtica de responsabilidade social. 2006. 126p. Tese (Doutorado em Engenharia de Produo), Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Florianpolis, 2006. [IBGE+07] INSTITUTO BRASILEIRO DE GEOGRAFIA E ESTATSTICA - (IBGE). Pesquisa nacional por amostra de domiclios 2006. Rio de Janeiro: IBGE, 2007. [IBIC] INSTITUTO BRASILEIRO DE INFORMAO EM CINCIA E TECNOLOGIA (IBICT). Incluso. Disponvel em: <http://inclusao.ibict. br>. Acesso em: 29 maio 2007. [INTE] INSTITUTO DE TECNOLOGIA SOCIAL. Disponvel em: <http://www. itsbrasil.org.br>. Acesso em: 30 abr. 2007. [ITU+05] INTERNATIONAL TELECOMMUNICATION UNION. The Digital divide to digital opportunities. Montreal/Canad: [s.n.], 2005.

80

Revista IP numero 02 - sofrendo 80 80

28/2/2008 14:14:12

Incluso Digital: O Lado Social das Tecnologias da Informao e da Comunicao

[IWS]

[Ma99]

[Po07] [Re07] [Sil+03] [Ta+00] [Wa07]

[WIKI]

INTERNET WORLD STATS. World Internet Users and Population Stats. Disponvel em:<http://www.internetworldstats.com>. Acesso em: 03 maio 2007. MAYOR, Frederico. Preparar o futuro vivel: ensino superior e desenvolvimento sustentvel. In: CONFERNCIA MUNDIAL SOBRE O ENSINO SUPERIOR, 1., 1998, Paris/Frana. Tendncias da educao superior para o sculo XXI. 2. ed. Braslia: Unesco, CRUB, 1999. 726. p. POSSEBON, Samuel. Celulares ampliam a cobertura. Atlas brasileiro de telecomunicaes. So Paulo, p. 32-49, 2007. REDE DE TECNOLOGIA SOCIAL. Tecnologia social. Disponvel em: <http:// www.rts.org.br/tecnologia-social>.Acesso em: 30 abr. 2007. SILVEIRA, Srgio Amadeu da. Software livre e incluso digital. So Paulo: Conrad Livros, 2003. TAKAHASHI, Tadao. (Org.). Sociedade da informao no Brasil: Livro Verde. Braslia: MCT, 2000, p. 195. WAISELFISZ, Julio Jacobo. Mapa das desigualdades digitais no Brasil: Rede de Informao Tecnolgica Latino Americana (RITLA). Braslia: Instituto Sangari, 2007, p. 41. WIKIPEDIA. Disponvel em< http://pt.wikipedia.org.>.Acesso em: 04 maio 2007.

SOBRE OS AUTORES
Antonio Marcos Feliciano
Bacharel e Licenciado em Sociologia Pela Universidade Federal de Santa Catarina; Mestrando do Programa de Ps-Graduao em Engenharia e Gesto do Conhecimento Universidade Federal de Santa Catarina PPEGC/UFSC, Servidor Pblico Estadual, Autor e Gestor do projeto de Incluso digital Beija-Flor.

Chames Maria S. Gariba


Doutoranda do Programa de Ps-Graduao em Engenharia e Gesto do Conhecimento Universidade Federal de Santa Catarina PPEGC/UFSC, Mestre em Engenharia de Produo na rea de Empreendedorismo, Licenciada em Educao Fsica,Servidora Pblica Municipal da Secretaria Municipal de Educao de Florianpolis.

Dante Girardi
Doutorando do Programa de Ps-Graduao em Engenharia e Gesto do Conhecimento Universidade Federal de Santa Catarina PPEGC/UFSC,Professor dos cursos de Graduao e Especializao em Administrao da Universidade Federal de Santa Catarina-UFSC. Edis Mafra Lapolli: Engenheira civil, mestre e doutora em Engenharia de Produo pela UFSC com ps-doutorado em Sistemas de Informao pela Universit de Montpellier II - France. Professora do Programa de Ps-Graduao em Engenharia e Gesto do Conhecimento - UFSC e Consultora Organizacional. Dirigiu a Escola de Novos Empreendedores da UFSC, coordenou projetos de Pesquisa e de Extenso e orientou mais de uma centena de mestres e doutores.

dis Mafra Lapolli


Engenheira civil, mestre e doutora em Engenharia de Produo pela UFSC com ps-doutorado em Sistemas de Informao pela Universit de Montpellier II - France. Professora do Programa de Ps-Graduao em Engenharia e Gesto do Conhecimento - UFSC e Consultora Organizacional. Dirigiu a Escola de Novos Empreendedores da UFSC, coordenou projetos de Pesquisa e de Extenso e orientou mais de uma centena de mestres e doutores.

81

Revista IP numero 02 - sofrendo 81 81

28/2/2008 14:14:12

Das könnte Ihnen auch gefallen