Sie sind auf Seite 1von 4

8QGHUJURXQG+DYHQ

www.underhaven.hpg.com.br

OS SEM-LAOS
Na sociedade dos Amaldioados, nenhum outro grupo, Cl ou Linhagem pode ser mais desprezado e ignorado do que os sem-Cl, os chamados Caitiff. Embora o termo Caitiff seja muito utilizado, seja pelos Cls ou pelos prprios Caitiff, um novo termo tem surgido para designar esses vampiros prias. O termo Sem-Laos, criado por um Caitiff chamado Salomon Grey. Os Sem-Laos tm aderido a este nome e seguido-o, referindo-se ao fato de que esto parte da Jyhad, e portanto, sem laos diretos a nenhum dos Antediluvianos. Para os Cls, os Caitiff so apenas uma ral a ser usada e jogada fora. Obviamente, h indivduos, principalmente entre os Brujah, Malkavianos e Ravnos que s vezes no se importam com o fato de um vampiro ser Caitiff, mas de modo geral h uma tendncia a subestimar os Sem-Laos.

OS CLS E OS SEM-CL
Os Sem-Laos se encaixam na sociedade vamprica aonde nenhum outro vampiro de respeito iria desejar se encaixar. Eles realizam o trabalho sujo e so negados ao direito de participar das polticas da Famlia. Talvez devido ao estigma que carregam e ao tratamento que sofrem, muitos Caitiff acabam se unindo aos Anarquistas. Na Camarilla, os Caitiff recebem um tratamento primeira vista cordial, mas no entanto nota-se que eles no detm quaisquer direitos quando analisamos sua situao a fundo. Eles so tratados como inconvenincias, que so tolerados para que no se unam ao Sab ou aos Anarquistas, e de forma que possam ser facilmente manipulados. Tanto a Camarilla como os Cls independentes costumam usar Caitiff como soldados, serviais ou tropas de choque. Giovanni em particular possuem relaes extensas com Caitiff, contratando-os como assassinos ou capangas. Esses capangas so bem pagos e bem tratados, desde que mantenham seu servio bem feito. Muitos Caitiff gostam do tratamento que recebem dos Giovanni: pode no ser muito cordial, mas no a falsidade que recebem da Camarilla. J no Sab, os Caitiff so chamados Panders. Embora os Panders clamem igualdade com os demais Cls do Sab, a verdade que esses Caitiff continuam sendo cidados de Segunda categoria, usados como soldados dispensveis em Cruzadas e outras misses perigosas. Os Anarquistas parecem ser aqueles que melhor aceitam os Caitiff em seu meio. Como no h estrutura ou organizao, os Caitiff so tratados como iguais, embora os Anarquistas que possuam um Cl ainda costumem v-los como sendo de sangue impuro. O tratamento que os Caitiff recebem nos Anarquistas costuma ser um pouco mais tolervel do que na Camarilla.

DIO E MEDOS
As razes pelas quais h tamanho dio e medo em relao aos Caitiff so muitas. Em primeiro lugar, eles so cartas selvagens na Jyhad: nunca se sabe de que lado esto, a quem servem e quem os est manipulando. Em segundo lugar, os Caitiff so considerados rebeldes. Apenas duas opes so feitas pelos Cls para um Caitiff: ou o vampiro se comporta de acordo com as regras, ou sofre as conseqncias. Em terceiro, e talvez o mais importante, h o medo de que os Caitiff sero aqueles que traro a Gehenna. Segundo o Livro de Nod, quando os sem-Cl vierem a reinar e os vampiros de sangue fraco se multiplicarem, a Gehenna estar prxima. Essas e outras razes criam reaes diversas entre os vampiros mais antigos. Alguns acreditam que os Caitiff devem ser exterminados como os ratos que so, enquanto outros buscam aliar-se aos Caitiff para mant-los sob vigilncia e sob controle. Seja qual for o meio usado para se livrar ou controlar a praga Caitiff, pode-se ter certeza que nenhum vampiro de respeito iria reconhecer um Caitiff como qualquer coisa a no ser descartvel e sem valor.

A NO-VIDA CAITIFF
Como resultado dos preconceitos e do tratamento que sofrem, os Caitiff preferem a companhia de outros SemLaos, de Anarquistas ou dos raros vampiros que do pouca importncia aos Cls. Com o recente aumento do nmero de vampiros de Geraes muito altas, muitos desses de Sangue Fraco tambm se tornam ou criam laos com os Caitiff. claro, s vezes a situao em uma cidade torna-se insuportvel para um sem-Cl. Muitos Caitiff esto

constantemente mudando de cidade para cidade, em busca de um lugar em que possam ser aceitos. Outros, incapazes de fugir devido aos laos com sua cidade natal, preferem se submeter ao Prncipe (ou Bispo local), aceitando posies pouco privilegiadas (normalmente como sendo subalterno do Xerife ou como assassino). Entre aqueles que viajam, a maioria no permanece em uma cidade por muito tempo. Eles preferem as cidades grandes, em que um vampiro a mais no chama a ateno por muito tempo. Entre os Caitiff que buscam as cidades menores, estes acabam descobrindo que l a situao ainda pior. Em uma cidade pequena, a chegada de um estranho pode chamar muita ateno dos moradores... um estranho que no aparece durante o dia e ataques repentinos a pessoas comearem a ocorrer logo aps sua chegada chamam MUITA ateno... e pior ainda, constantemente h lupinos ou pessoas com F Verdadeira vigiando comunidades pequenas.

caminhos do Cl faz com que o Caitiff jamais adquira as Caractersticas de seu Cl de origem. Alguns podem vir at a desenvolver as Fraquezas do Cl, mas jamais ter a afinidade pelas Disciplinas.

A CRIAO DE UM CAITIFF
Personagens Caitiff so criados como vampiros quaisquer, usando a mesma forma de Criao de Personagens de Vampiro. Se o Caitiff em questo for um Pander, a criao de personagem a mostrada no Guia do Sab. Atributos: 7/5/3 Habilidades: 13/9/5 Disciplinas: 3 (Caitiff) ou 4 (Panders). Caitiff podem possuir quaisquer Disciplinas que no sejam especficas de Cls. Eles NO podem comear com Disciplinas especficas de Cls a no ser com permisso do Narrador, e s podem comear o jogo com Disciplinas nicas gastando Pontos de Bnus por elas. Antecedentes: 5 (Caitiff) ou 0 (Panders) Virtudes: 7 (Caitiff) ou 5 (Panders) Fora de Vontade: Igual Coragem Comea igual soma: Humanidade/Trilha: Conscincia/Convico + Autocontrole/Instinto. Lembre-se que adotar uma Trilha determina quais Virtudes voc possui, e as regras para Trilhas mostradas em Vampiro devem ser seguidas. Pontos de Bnus: 15 (gastos de forma convencional)

HORDAS
Nos ltimos anos, a proliferao dos Caitiff tem feito os Sem-Laos se tornarem muito mais comuns que no passado, possibilitando a formao de grupos dos Caitiff. Esses grupos, normalmente compostos por alguns pouco vampiros, so chamados de Hordas. O nome um tanto enganoso, dando a impresso de que as Hordas so grupos grandes e de propsitos destrutivos, mas a verdade que esses grupos esto mais interessados em sobrevivncia, e sabem que h melhores chances de continuarem no-vivos unindo-se. O surgimento das Hordas tem deixado muitos Ancies preocupados, imaginando que a qualquer momento as Hordas podem tentar tomar uma cidade ou podem se unir ao Sab. Outros acreditam que elas so uma evidncia clara da Gehenna, indicando que em breve os Antediluvianos acordaro e usaro as Hordas como exrcitos ou como fontes de alimento fcil.

FRAQUEZAS DO CL
S porque voc Caitiff no quer dizer que voc no tenha Fraquezas comuns ao Cl. Todo Caitiff tem uma dificuldade +2 para testes sociais envolvendo vampiros noCaitiff at que consiga se estabelecer na cidade ou num crculo social. Certos Caitiff possuem ainda a Fraqueza de seu Cl de origem (veja adiante, em Qualidades & Defeitos).

TORNANDO-SE CAITIFF
Ningum sabe ao certo como surge um Caitiff. Mesmo sendo descendente de um Cl, um Caitiff no demonstra as Fraquezas e caractersticas tpicas do Cl. Um Caitiff descendente de Nosferatu pode ser feio, mas nunca ser monstruoso, enquanto um Caitiff descendente de Malkavianos poder ter certos tiques nervosos, mas no uma loucura evidente. Nota-se que no basta renegar o prprio Cl para se tornar um Caitiff. Um Membro que abandone seu Cl e se declara um Caitiff no um Caitiff verdadeiro: ele ainda detm a Fraqueza e as afinidades pelas Disciplinas do Cl. Ele simplesmente se torna um vampiro renegado. As crias de um renegado, porm, podem ou no continuar passando as caractersticas do Cl, gerando uma Linhagem separada, ou podem vir a perder as Caractersticas com o tempo, tornando-se Caitiff. Em alguns casos especficos, porm, um Caitiff pode surgir de um Abrao qualquer. Nesses casos, a Cria no adquire as caractersticas do Cl que a Abraou. Uma cria de um Nosferatu pode vir a no se tornar um Nosferatu, jamais se tornando monstruoso. Em outros casos, um Caitiff se forma por ser abandonado por seu Senhor. Este o caso mais freqente. Aparentemente, o fato de ser abandonado antes que tenha treinamento nos

QUALIDADES & DEFEITOS


A seguir esto algumas Qualidades e Defeitos especficos para Caitiff, retirado do livro Outcasts: A Players Guide to Pariah. MSCARA PESSOAL (3ptos de Qualidade) Voc mantm uma Mscara pessoal, enganando os demais vampiros da cidade e fazendo-os pensar que voc alguma outra coisa, e no um Caitiff. Talvez voc os faa pensar que voc um membro de um Cl, ou talvez eles sequer saibam que voc um vampiro. Seja como for, se descobrirem a verdade, voc estar em apuros, pois certamente os vampiros iro querer explicaes do porqu voc andou se escondendo e enganando a todos... NOVA LINHAGEM (7ptos de Qualidade) Voc criou uma nova Disciplina, e seus descendentes tambm possuem a habilidade de aprende-la. Desta forma, voc o primeiro de uma nova linhagem de vampiros. Isso no quer dizer que voc seja importante: provavelmente sua Linhagem ainda no tem sequer dois ou trs membros, e no tem poder para ser reconhecida pelos Cls. Portanto, aos olhos dos outros, voc ainda s um Caitiff.

Mais ainda, essa Qualidade pode ser perigosa, pois muitos vampiros temem que criadores de novas Linhagens tentem adquirir o status de Antediluviano, de forma que muitos vampiros estaro de olho em voc... FRAQUEZA DE CL (2ptos de Defeito) Apesar de ser um Caitiff, voc ainda possui as Fraquezas do Cl que o originou. Um Caitiff Nosferatu, por exemplo, teria uma Aparncia monstruosa, enquanto um descendente dos Toreador poderia ser facilmente hipnotizado pela beleza. Por outro lado, este Defeito permite que o Caitiff saiba qual o seu Cl de origem... em alguns casos, ele pode at mesmo tentar se passar por um membro desse Cl. IGNORNCIA (2ptos de Defeito) Este um perigoso Defeito: voc no possui conhecimento real algum sobre vampiros e sua sociedade. Voc no conhece as Tradies e os Cls, no compreende como os vampiros agem e no tem a menor idia do que seja a Mscara.

que ele se levante sem a necessidade de mover-se. Esta a famosa habilidade dos vampiros cinematogrficos de flutuar para sair do caixo. Sistema: Este poder est permanentemente ligado. O vampiro no precisa mais gastar aes para levantar-se. Alm disso, ele ganha -2 em todas as dificuldades para testes que envolvam equilbrio (andar na corda bamba, cair em p, evitar cair devido a uma superfcie escorregadia, etc.)

Salto do Predador
Outra habilidade cinematogrfica dos vampiros, o Salto do Predador permite que o Caitiff salte grandes distncia com o mnimo de impulso. Sistema: Tudo o que o vampiro precisa fazer gastar um ponto de Sangue a cada salto em que deseje utilizar o Salto do Predador. Ele no precisa testar para saltar, pode saltar a uma altura igual sua (Fora [+ Potncia] + Esportes) em metros, ou o dobro disso em comprimento do salto. Reduza essas distncias metade caso o vampiro deseje saltar tanto em altura como comprimento de uma s vez.

NOVAS DISCIPLINAS
Uma das Caractersticas mais incrveis dos Caitiff o fato de que, por no serem apropriadamente ensinados a usar as Disciplinas, e por no terem afinidades inatas presentes no sangue, eles muitas vezes aprendem seus poderes sozinhos. Nesse aprendizado, novas Disciplinas muitas vezes so descobertas, ou mesmo Disciplinas comuns podem ser aprendidas de forma diferente (por exemplo, aprender Metamorfose, mas com transformaes diferentes, embora o poder bsico seja o mesmo). Qualquer nova Disciplina deve ser aprovada pelo Narrador antes de ser utilizada. Os poderes de uma nova Disciplina no devem ser mais fortes que os poderes de nveis equivalentes de Disciplinas j conhecidas (portanto, um poder de nvel 3 no poderia simular ou superar um outro de nvel 4 ou superior). Custa-se 7 Pontos de Bnus por nvel para se comear um jogo com uma nova Disciplina. O custo para se aprender e desenvolver uma nova Disciplina, em pontos de Experincia, o mesmo para outras Disciplinas (Nvel Atual x6 para um Caitiff), mas apenas se outro Caitiff estiver ensinando a Disciplina. No caso do prprio personagem desejar criar uma Disciplina indita, ao invs de aprende-la, ele deve gastar 10 pontos de Experincia pelo primeiro nvel, e ento pagar Nvel Atual x10 para cada nvel subseqente.

Caminhar nas Paredes


O vampiro pode agora escalar as paredes, mesmo as mais lisas, e pode se agarrar paredes ou ao teto, como se aderisse superfcie. Tanto suas mos como ps tornam-se aderentes, embora ele s possa se aderir a superfcies inanimadas (ou seja, no poderia grudar-se a uma pessoa). Sistema: O vampiro gasta um Ponto de Sangue e testa Destreza + Esportes (dificuldade 6). Cada sucesso permite que o vampiro possa se aderir s paredes por um turno. Caso precise estender esse perodo, o vampiro deve gastar outro Ponto de Sangue e testar novamente. O vampiro pode se movimentar a uma velocidade igual sua velocidade de corrida quando caminha nas paredes, mas essa velocidade reduzida metade caso o personagem esteja caminhando pelo teto.

Andar no Ar
Esta habilidade permite que o vampiro caminhe no ar, como se houvesse uma superfcie slida onde ele pisasse. O vampiro no capaz de permanecer parado no ar, e pode se mover a uma velocidade mxima igual sua velocidade de caminhada. Sistema: Gasta-se um Ponto de Sangue. A habilidade dura at que o vampiro pise numa superfcie slida, fique parado no ar (o que o faz cair), mova-se a uma velocidade maior que sua velocidade de caminhada ou realize alguma ao brusca (como lutar). Caso volte ao cho e deseje voltar a caminhar no ar, o vampiro precisa gastar outro Ponto de Sangue. Note que enquanto caminha, o vampiro que traa sua trajetria. Ele pode, por exemplo, elevar ou diminuir a altura a que est do solo como se subisse ou descesse uma escada invisvel.

NOCTURNIS
Nocturnis um exemplo de Disciplina criada pelos Caitiff. Ningum sabe ao certo quem a criou ou porqu, mas imagina-se que esta Disciplina seja influncia de diversos filmes de Hollywood que mostram vampiros flutuando no ar ou subindo por paredes. O nome Nocturnis foi dado por alguns Tremere que observaram estas habilidades. Os Caitiff que a conhecem, porm, costumam ter seus prprios nomes para elas, que variam de Vo a aquele poder legal.

Vo Verdadeiro
A habilidade maior de Nocturnis, Vo Verdadeiro permite que o vampiro erga-se do solo e flutue no ar. Ele pode voar para qualquer direo que desejar, pode permanecer no ar, realizar manobras areas rpidas e controlar perfeitamente o vo simplesmente usando sua mente.

Erguer-se
Neste nvel de poder, o Caitiff ainda no tem habilidade suficiente para realizar um vo verdadeiro, mas capaz de erguer seu corpo, facilitando que ele recupere o equilbrio ou

Sistema: O vampiro gasta trs Pontos de Sangue para acionar esta habilidade por uma Cena inteira. Sempre que desejar iniciar o vo, o vampiro testa Destreza + Esportes (dificuldade 6). Para realizar manobras areas, so recomendados testes de Raciocnio + Esportes ou Destreza + Esportes (dificuldade baseada na complexidade da manobra). Um vampiro voador pode mover-se a uma velocidade igual sua velocidade de corrida. Gastando um Ponto de Sangue adicional, o vampiro pode ainda dobrar esta velocidade de movimento por uma Cena inteira.

NOTAS DO AUTOR
Algumas das informaes desta matria foram retiradas do livro Outcasts: A Players Guide to Pariah, enquanto outras foram retiradas do Guia do Sab e Guia da Camarilla. Para mais informaes, recomendado que procurem estes livros. A Disciplina Nocturnis foi criada pelo prprio autor, usando os conselhos dados em Outcasts. Tiago Jos Deicide Galvo Moreira www.underhaven.hpg.com.br

Das könnte Ihnen auch gefallen