Sie sind auf Seite 1von 36

CONCEITOS BSICOS DE PROTEO CONTRA INCNDIO

O Corpo de Bombeiros do Estado de So Paulo apresenta a Instruo Tcnica - 02*, a seguir, com os Conceitos Bsicos de Proteo Contra Incndios, que na verdade um curso completo de preveno contra incndios para iniciantes e um excelente material referencial aos mais experientes no assunto.

PREVENO DE INCNDIO Um dos tpicos abordados na avaliao e planejamento da proteo de uma coletividade a preveno de incndio. O termo "preveno de incndio" expressa tanto a educao pblica como as medidas de proteo contra incndio em um edifcio. A implantao da preveno de incndio se faz por meio de atividades que visam a evitar o surgimento do sinistro, possibilitar sua extino e reduzir seus efeitos antes da chegada do Corpo de Bombeiros. As atividades relacionadas com a educao consistem no preparo da populao, por meio da difuso de idias que divulgam as medidas de segurana, para prevenir o surgimento de incndios nas ocupaes. Buscam, ainda, ensinar os procedimentos a serem adotados pelas pessoas diante de um incndio, os cuidados a serem obser vados com a manipulao de produtos perigosos e tambm os perigos das prticas que geram riscos de incndio.

As atividades que visam proteo contra incndio dos edifcios podem ser agrupadas em:

1) atividades relacionadas com as exigncias de medidas de proteo contra incndio nas diversas ocupaes; 2) atividades relacionadas com a extino, percia e coleta de dados dos incndios pelos rgos pblicos, que visam aprimorar tcnicas de combate e melhorar a proteo contra incndio por meio da investigao, estudo dos casos reais e estudo quantitativo dos incndios no estado de So Paulo. A proteo contra incndio definida como medidas tomadas para a deteco e controle do crescimento do incndio e sua conseqente conteno ou extino. Essas medidas dividem-se em: 1) medidas ativas de proteo que abrangem a deteco, alarme e extino do fogo (automtica e/ou manual); e

2) medidas passivas que abrangem o controle dos materiais, meios de escape, compartimentao e proteo da estrutura do edifcio.

OBJETIVOS DA PREVENO DE INCNDIO Os objetivos da Preveno so: 1) a garantia da segurana vida das pessoas que se encontrarem no interior de um edifcio, quando da ocorrncia de um incndio; 2) a preveno da conflagrao e propagao do incndio, envolvendo todo o edifcio; 3) a proteo do contedo e a estrutura do edifcio; 4) minimizar os danos materiais de um incndio. Esses objetivos so alcanados pelo: 1) controle da natureza e da quantidade de materiais combustveis constituintes e contidos no edifcio; 2) dimensionamento da compartimentao interna, do distanciamento entre edifcios e da resistncia ao fogo dos elementos de compartimentao; 3) dimensionamento da proteo e de resistncia ao fogo da estrutura do edifcio; 4) dimensionamento de sistemas de deteco e alarme de incndio e/ou de sistemas de chuveiros automticos de extino de incndio e/ou equipamentos manuais para combate; 5) dimensionamento das rotas de escape e dos dispositivos para controle do movimento da fumaa. 6) controle das fontes de ignio e riscos de incndio; 7) acesso para os equipamentos de combate a incndio; 8) treinamento de pessoal habilitado a combater um princpio de incndio e coordenar o abandono seguro da populao de um edifcio; 9) gerenciamento e manuteno dos sistemas de proteo contra incndio instalado; 10) controle dos danos ao meio ambiente decorrente de um incndio.

PROPAGAO DE FOGO, FUMAA E GASES QUENTES O fogo pode ser definido como um fenmeno fsico -qumico onde se tem lugar uma reao de oxidao com emisso de calor e luz. Devem coexistir quatro componentes para que ocorra o fenmeno do fogo: 1) combustvel; 2) comburente (oxignio); 3) calor; 4) reao em cadeia. Os meios de extino se utilizam deste princpio, pois agem por meio da inibio de um dos componentes para apagar um incndio. O combustvel pode ser definido como qualquer substncia capaz de produzir calor por meio da reao qumica. O comburente - substncia que alimenta a reao qumica, sendo mais comum o oxignio. O calor pode ser definido como uma forma de energia que se transfere de um sistema para outro em virtude de uma diferena de temperatura. Ele se distingue das outras formas de energia porque, como o trabalho, s se manifesta num processo de transforma o. Podemos, ainda, definir incndio como sendo o fogo indesejvel, qualquer que seja sua dimenso. Como foi dito, o comburente o oxignio do ar e sua composio percentual no ar seco, de 20,99%; os demais componentes so o nitrognio com 78,03% e outro s gases (CO2, Ar, H2, He, Ne, Kr) com 0,98%. O calor, por sua vez, pode ter como fonte energia eltrica, o cigarro aceso, os queimadores a gs, a frico ou mesmo a concentrao da luz solar atravs de uma lente. O fogo se manifesta diferentemente em funo da composio qumica do material; mas, por outro lado, um mesmo material pode queimar de modo diferente em funo da sua superfcie especfica, das condies de exposio ao calor, da oxigenao e da umidade contida. A maioria dos slidos combustveis possui um mecanismo seqencial para sua ignio. O slido precisa ser aquecido, quando desenvolve vapores combustveis que se misturam com o oxignio, formando a mistura inflamvel (explosiva), a qual, na presena de uma pequena chama (mesmo fagulha ou centelha) ou em contato com uma superfcie aquecida acima de 500C, igniza -se; aparece ento a chama na superfcie do slido, que fornece mais calor, aquecendo mais materiais e assim sucessivamente. Alguns slidos pirofricos (sdio, fsforo, magnsio etc.) no se comportam conforme o mecanismo acima descrito.

Os lquidos inflamveis e combustveis possuem mecanismos semelhantes, ou seja, o lquido, ao ser aquecido, vaporiza-se e o vapor se mistura com o oxignio, formando a "mistura inflamvel" (explosiva) que na presena de uma pequena chama (mesmo fagulha ou centelha) ou em contato com superfcies aquecidas acima de 500C, ignizam -se e aparece ento a chama na superfcie do lquido, que aumenta a vaporizao e a chama. A quantidade de chama fica limitada capacidade de vaporizao do liquido. Os lquidos so classificados pelo seu ponto de fulgor, ou seja, pela menor temperatura na qual liberam uma quantidade de vapor que ao contato com uma chama produz um lampejo (uma queima instantnea). Existe, entretanto, uma outra classe de lquidos, denominados instveis ou reativos, cuja caracterstica de se polimerizar, decompor ou condensar violentamente ou ainda, de se tornar auto-reativo sob condies de choque, presso ou temperatura, podendo desenvolver grand e quantidade de calor. A mistura inflamvel vapor-ar (gs-ar) possui uma faixa ideal de concentrao para se tornar inflamvel ou explosiva, e os limites dessa faixa so denominados limite inferior de inflamabilidade e limite superior de inflamabilidade, expressos em porcentagem ou volume. Estando a mistura fora desses limites no ocorrer a ignio. Os materiais slidos no queimam por mecanismos to precisos e caractersticos como os dos lquidos e gases. Nos materiais slidos, a rea especifica um fato r importante para determinar sua razo de queima, ou seja, a quantidade do material queimado na unidade de tempo, que est associado quantidade de calor gerado e, portanto, elevao da temperatura do ambiente. Um material slido com igual massa e com rea especfica diferente, por exemplo, de 1 m2 e 10 m2, queima em tempos inversamente proporcionais; porm, libera a mesma quantidade de calor. No entanto, a temperatura atingida no segundo caso ser bem maior. Por outro lado, no se pode afirmar que isto sempre verdade, no caso da madeira, observa -se que, quando apresentada em forma de serragem, ou seja, com reas especificas grandes, no se queima com grande rapidez. Comparativamente, a madeira em forma de p pode formar uma mistura explosiva com o ar, comportando-se desta maneira como um gs que possui velocidade de queima muito grande. No mecanismo de queima dos materiais slidos temos a oxigenao como um outro fator de grande importncia. Quando a concentrao em volume de oxignio no ambiente cai pa ra valores abaixo de 14%, a maioria dos materiais combustveis existentes no local no mantm a chama na sua superfcie. A durao do fogo limitada pela quantidade de ar e do material combustvel no local.

EVOLUO DE UM INCNDIO A evoluo do incndio em um local pode ser representada por um ciclo com trs fases caractersticas: 1) Fase inicial de elevao progressiva da temperatura (ignio); 2) Fase de aquecimento; 3) Fase de resfriamento e extino; A primeira fase inicia-se como ponto de inflamao inicial e caracteriza-se por grandes variaes de temperatura de ponto a ponto, ocasionadas pela inflamao sucessiva dos objetos existentes no recinto, de acordo com a alimentao de ar. Normalmente os materiais combustveis (materiais passveis de se ignizarem) e uma variedade de fontes de calor coexistem no interior de uma edificao. A manipulao acidental destes elementos , potencialmente, capaz de criar uma situao de perigo. Os focos de incndio, deste modo, originam-se em locais onde fonte de calor e materiais combustveis so encontrados juntos, de tal forma que ocorrendo a decomposio do material pelo calor so desprendidos gases que podem se inflamar. Considerando-se que diferentes materiais combustveis necessitam receber diferentes nveis de energia trmica para que ocorra a ignio necessrio que as perdas de calor sejam menores que a soma de calor proveniente da fonte externa e do calor gerado no processo de combusto. Neste sentido, se a fonte de calor for pequena, ou a massa do material a ser ignizado for grande, ou, ainda, a sua temperatura de ignio for muito alta, somente iro ocorrer danos locais sem a evoluo do incndio. Se a ignio definitiva for alcanada, o material continuar a queimar desenvolvendo calor e produtos de decomposio. A temperatura subir progressivamente, acarretando a acumulao de fumaa e outros gases e vapores junto ao teto. H, neste caso, a possibilidade de o material envolvido queimar totalmente sem proporcionar o envolvimento do resto dos materiais contidos no ambiente ou dos materiais constituintes dos elementos da edificao. De outro modo, se houver caminhos para a propagao do fogo, atravs de conveco ou radiao, em direo aos materiais presentes nas proximidades, ocorrer simultaneamente elevao da temperatura do recinto e o desenvolvimento de fumaa e gases inflamveis. Com a evoluo do incndio e a oxigenao do ambiente, atravs de portas e janelas, o incndio ganhar mpeto; os materiais passaro a ser aquecidos por conveco e radia o acarretando um momento denominado de "inflamao generalizada - Flash Over", que se caracteriza pelo envolvimento total do ambiente pelo fogo e pela emisso de gases inflamveis atravs de portas e janelas, que se queimam no exterior do edifcio.

Neste momento torna-se impossvel a sobrevivncia no interior do ambiente. O tempo gasto para o incndio alcanar o ponto de Inflamao generalizada relativamente curto e depende, essencialmente, dos revestimentos e acabamentos utilizados no ambiente de origem, embora as circunstncias em que o fogo comece a se desenvolver exeram grande influncia. A possibilidade de um foco de incndio extinguir ou evoluir para um grande incndio depende, basicamente dos seguintes fatores: 1) quantidade, volume e espaamento dos materiais combustveis no local; 2) tamanho e situao das fontes de combusto; 3) rea e locao das janelas; 4) velocidade e direo do vento; 5) a forma e dimenso do local. Pela radiao emitida por forros e paredes, os materiais combustveis que ainda no queimaram, so pr-aquecidos temperatura prxima da sua temperatura de ignio. Se estes fatores criarem condies favorveis ao crescimento do fogo, a inflamao generalizada ir correr e todo o compartimento ser envolvido pelo fogo. A partir dai, o incndio ir se propagar para outros compartimentos da edificao seja por conveco de gases quentes no interior da casa ou atravs do exterior, na medida em que as chamas que saem pelas aberturas (portas e janelas) podem transferir fogo para o pavimento superior, quando este existir, principalmente atravs das janelas superiores. A fumaa, que j na fase anterior Inflamao generalizada, pode ter -se espalhado no interior da edificao, se intensifica e se movimenta perigosamente no sentido ascendente, estabelecendo, em instantes, condies crticas para a sobrevivncia na edificao. Caso a proximidade entre as fachadas da edificao incendiada e as adjacentes possibilite a incidncia de intensidades crticas de radiao, o incndio poder s e propagar (por radiao) para outras habitaes, configurando uma conflagrao. A proximidade ainda maior entre habitaes pode estabelecer uma situao ainda mais crtica para a ocorrncia da conflagrao na medida em que o incndio se alastrar muito rap idamente por contato direto das chamas entre as fachadas. No caso de habitaes agrupadas em bloco, a propagao do incndio entre unidades poder se dar por conduo de calor via paredes e forros, por destruio destas barreiras, ou ainda, atravs da conveco de gases quentes que venham a penetrar por aberturas existentes. Com o consumo do combustvel existente no local ou decorrente da falta de oxignio, o fogo pode diminuir de intensidade, entrando na fase de resfriamento e conseqente extino.

FATORES QUE CONTRIBUEM PARA A EVOLUO DE UM INCNDIO Os fatores que contribuem para a evoluo de um incndio, j citados acima, esto relacionados com a transmisso de calor que ocorre de trs formas fundamentais: 1) por conduo, ou seja, atravs de um mater ial slido de uma regio de temperatura elevada em direo a uma outra regio de baixa temperatura; 2) por conveco, ou seja, por meio de um fluido lquido ou gs, entre dois corpos submersos no fluido, ou entre um corpo e o fluido; 3) por radiao, ou seja, por meio de um gs ou do vcuo, na forma de energia radiante. Num incndio as trs formas geralmente so concomitantes, embora em determinado momento uma delas seja predominante.

INFLUNCIA DO CONTEDO COMBUSTVEL (CARGA DE INCNDIO) O desenvolvimento e a durao de um incndio so influenciados pela quantidade de combustvel a queimar. Com ele, a durao decorre dividindo -se a quantidade de combustvel pela taxa ou velocidade de combusto. Portanto pode-se definir um parmetro que exprime o poder calorfico mdio da massa de materiais combustveis por unidade de rea de um local, que se denomina carga de incndio especfica (ou trmico) unitrio e corresponde carga de incndio especfica (fire load density). Na carga de incndio esto includos os componentes de construo, tais como revestimentos de piso, forro, paredes, divisrias etc. (denominada carga de incndio incorporada), mas tambm todo o material depositado na edificao, tais como peas de mobilirio, elementos de decorao, livros, papis, peas de vestirio e materiais de consumo (denominada carga de incndio temporal).

INFLUNCIA DA VENTILAO Durante um incndio o calor emana gases dos materiais combustveis, que podem em decorrncia da variao de temperatura interna e externa a edificao, ser mais ou menos densos que o ar. Esta diferena de temperatura provoca um movimento ascensional dos gases que so paulatinamente substitudos pelo ar que adentra a edificao por meio das janelas e portas. Disto ocorre uma constante troca entre o ambiente interno e externo, com a sada dos gases quentes e fumaa e a entrada de ar.

Em um incndio ocorrem dois casos tpicos, que esto relacionados com a ventilao e com a quantidade de combustvel em chama.

No primeiro caso, no qual a vazo de ar que adentra ao interior da edificao incendiada for superior necessidade da combusto dos materiais, temos um fogo aberto, aproximando -se a uma queima de combustvel ao ar livre, cuja caracterstica ser de uma combusto rpida.

No segundo caso, no qual a entrada de ar controlada, ou deficiente em decorrncia de pequenas aberturas externas, temos um incndio com durao mais demorada, cuja queima controlada pela quantidade de combustvel, ou seja, pela carga incndio. Na qual a estrutura da edificao estar sujeita a temperaturas elevadas por um tempo maior de exposio, at que ocorra a queima total do contedo do edifcio. Em resumo, a taxa de combusto de um incndio pode ser determinada pela velocidade do suprimento de ar, estando implicitamente relacionada com a quantidade de combustvel e sua disposio da rea do ambiente em chamas e das dimenses das aberturas. Deste conceito decorre a importncia da forma e quantidade de aberturas em uma fachada.

MECANISMOS DE MOVIMENTAO DOS GASES QUENTES Quando se tem um foco de fogo num ambiente fechado, numa sala, por exemplo, o calor destila gases combustveis do material e h ainda a formao de outros gases devido combusto dos gases destilados. Estes gases podem ser mais ou menos densos de acordo com a sua temperatura, a qual sempre maior do que e ambiente e, portanto, possuem uma fora de flutuao com movimento ascensional bem maior que o movimento horizontal. Os gases quentes vo-se acumulando junto ao forro e se espalhando por toda a camada superior do ambiente, penetrando nas aberturas existentes no local. Os gases quentes, assim como a fumaa, gerados por uma fonte de calor (material em combusto), fluem no sentido ascendente com formato de cone Invertido.

EFEITOS DA FUMAA Associadas ao incndio e acompanhando o fenmeno da combusto, aparecem, em geral, quatro causas determinantes de uma situao perigosa: 1) calor; 2) chamas;

3) fumaa; 4) insuficincia de oxignio. Do ponto de vista de segurana das pessoas, entre os quatro fatores considerados, a fumaa indubitavelmente causa danos mais greves, e, portanto, deve ser o fator mais importante a ser considerado. A fumaa pode ser definida como uma mistura complexa de slidos em suspenso, vapores e gases, desenvolvida quando um material sofre o processo de pirlise (decomposio por efeito do calor) ou combusto. Os componentes desta mistura, associados ou no, influem diferentemente sobre as pessoas, ocasionando os seguintes efeitos: 1) diminuio da visibilidade devido atenua o luminosa do local; 2) lacrimejamento e irritaes dos olhos; 3) modificao de atividade orgnica pela acelerao da respirao e batidas cardacas; 4) medo; 5) desorientao; 6) Intoxicao e asfixia; 7) vmitos e tosse. A reduo da visibilidade do local impede e locomoo das pessoas fazendo com que fiquem expostas por tempo maior aos gases e vapores txicos. Estes, por sua vez, causam a morte se estiverem presentes em quantidade suficiente e se as pessoas ficarem expostas durante o tempo que acarreta esta ao. Da decorre a importncia em se entender o comportamento da fumaa em uma edificao. A propagao da fumaa est diretamente relacionada com a taxa de elevao da temperatura; portanto, a fumaa desprendida por qualquer material, desde que e xposta mesma taxa de elevao da temperatura, gerar igual propagao. Se conseguirmos determinar os valores de densidade tica da fumaa e da toxicidade na sada de um ambiente sinistrado, poderemos estudar o movimento do fluxo de ar quente e, ento, se r possvel determinar o tempo e a rea do edifcio que se tornar perigosa, devido propagao da fumaa. A movimentao da fumaa atravs de corredores e escadas depender, sobretudo das aberturas existentes e da velocidade do ar nestes locais, porm, s e o mecanismo de locomoo for considerado em relao s caractersticas do "Plume", pode -se, ento, estabelecer uma correlao com o fluxo de gua. Em casos em que exista um exaustor de seo quadrada menor que e largura do corredor; e se a fumaa vier fluindo em sua direo, parte desta fumaa ser exaurida e grande parte passar direta e continuar fluindo para o outro lado. No entanto, se o

fluxo de fumaa exaurir-se atravs de uma abertura que possua largura igual do corredor, a fumaa ser retirada totalmente. Foi verificado que quanto mais a fumaa se alastrar, menor ser a espessura de sua camada, e que a velocidade de propagao de fumaa na direo horizontal, no caso dos corredores, est em torno de 1 m/s, e na direo vertical, no caso das esca das, est entre 2 m/s e 3 m/s.

PROCESSO DE CONTROLE DE FUMAA O processo de Controle de Fumaa necessrio em cada edifcio para garantir a segurana de seus ocupantes contra o fogo e fumaa baseado nos princpios de engenharia. O processo deve ter a flexibilidade e a liberdade de seleo de mtodo e da estrutura do sistema de segurana para promover os requisitos num nvel de segurana que se deseja. Em outras palavras, o objetivo do projeto da segurana de preveno ao fogo (fumaa) obter um sistema que satisfaa as convenincias das atividades dirias, devendo ser econmico, garantindo a segurana necessria sem estar limitado por mtodo ou estruturas especiais prefixados. Existem vrios meios para controlar o movimento da fumaa, e todos eles tm po r objetivo encontrar um meio ou um sistema levando -se em conta as caractersticas de cada edifcio. Como condies que tem grande efeito sobre o movimento da fumaa no edifcio, podem -se citar: 1) momento (poca do ano) da ocorrncia do incndio; 2) condies meteorolgicas (direo e velocidade e coeficiente de presso do vento e temperatura do ar); 3) localizao do incio do fogo; 4) resistncia ao fluxo do ar das portas, janelas, dutos e chamins; 5) distribuio da temperatura no edifcio (ambiente ond e est ocorrendo o fogo, compartimentos em geral, caixa da escada, dutos e chamins). Devem-se estabelecer os padres para cada uma destas condies. Entende-se como momento de ocorrncia do incndio a poca do ano (vero/inverno) em que isto possa ocorrer, pois, para o clculo, deve-se levar em conta a diferena de temperatura existente entre o ambiente interno e o externo ao edifcio. Esta diferena ser grande, caso sejam utilizados aquecedores ou ar condicionado no edifcio. As condies meteorolgicas devem ser determinadas pelos dados estatsticos meteorolgicos da regio na qual est situado o edifcio, para as estaes quentes e frias. Pode-se determinar a temperatura do ar, a velocidade do vento, coeficiente de presso do vento e a direo do vento.

O andar do prdio onde se iniciou o incndio deve ser analisado, considerando -se o efeito da ventilao natural (movimento ascendente ou descendente da fumaa) atravs das aberturas ou dutos durante o perodo de utilizao, ou seja, no inverno o prdio aquecido e no vero, resfriado. Considerando-se esses dados, os estudos devem ser levados a efeito nos andares inferiores no inverno (trreo, sobreloja e segundo andar) ou nos andares superiores e inferiores no vero (os dois ltimos andares do prdio e trreo). Em muitos casos, existem andares que possuem caractersticas perigosas, pois propiciam a propagao de fumaa caso ocorra incndio neste local. Em adio, para tais casos, necessrio um trabalho mais aprofundado para estudar as vrias situaes de mudana das condies do andar, por exemplo, num edifcio com detalhes especiais de construo. Com relao ao compartimento de origem do fogo, devem -se levar em considerao os seguintes requisitos para o andar em questo: 1) compartimento densamente ocupado, com ocupaes totalmente distintas; 2) o compartimento apresenta grande probabilidade de iniciar o incndio; 3) o compartimento possui caractersticas de difcil controle da fumaa. Quando existirem vrios compartimentos que satisfaam estas condies, devem-se fazer estudos em cada um deles, principalmente se as medidas de controle de fumaa determinadas levarem a resultados bastante diferentes. O valor da resistncia ao fluxo do ar das aberturas temperatura ambiente pode ser facilmente obtido a partir de dados de projeto de ventilao, porm muito difcil estimar as condies das aberturas das janelas e portas numa situao de incndio. Para se determinar as temperaturas dos vrios ambientes do edifcio deve -se considerar que os mesmos no sofreram modificaes com o tempo. A temperatura mdia no local do fogo considerada 900C com o Incndio totalmente desenvolvido no compartimento.

ISOLAMENTO DE RISCO A Propagao do incndio entre edifcios isolados pode se dar atravs dos seguintes mecanismos: 1) Radiao trmica, emitida: a) atravs das aberturas existentes na fachada do edifcio incendiado; b) atravs da cobertura do edifcio incendiado; c) pelas chamas que saem pelas aberturas na fachada ou pela cobertura;

d) pelas chamas desenvolvidas pela prpria fachada, quando esta for composta por materiais combustveis; 2) Conveco, que ocorre quando os gases quentes emitidos pelas aberturas existentes na fachada ou pela cobertura do edifcio incendiado atinjam a fachada do edifcio adjacente; 3) Conduo, que ocorre quando as chamas da edificao ou parte da edificao contgua a uma outra, atingem a esta transmitindo calor e incendiando a mesma. Desta forma h duas maneiras de isolar uma edificao em relao outra. So: 1) por meio de distanciamento seguro (afastamento) entre as fachadas das edificaes; 2) por meio de barreiras estanques entre edifcios contguos; Com a previso das paredes corta-fogo, uma edificao considerada totalmente estanque em relao edificao contgua. O distanciamento seguro entre edifcios pode ser obtido por meio de uma distncia mnima horizontal entre fachadas de edifcios adjacentes, capaz de evitar a propagao de incndio entre os mesmos, decorrente do calor transferido por radiao trmica atravs da fachada e/ou por conveco atravs da cobertura. Em ambos os casos o incndio ir se propagar, ignizando atravs das aberturas, os materiais localizados no interior dos edifcios adjacentes e/ou ignizando materiais combustveis localizados em suas prprias fachadas.

COMPARTIMENTAO VERTICAL E HORIZONTAL

A partir da ocorrncia de inflamao generalizada no ambiente de origem do incndio, este poder propagar-se para outros ambientes atravs dos seguintes mecanismos principais: 1) conveco de gases quentes dentro do prprio edifcio; 2) conveco dos gases quentes que saem pelas janelas (incluindo as chamas) capazes de transferir o fogo para pavimentos superiores; 3) conduo de calor atravs das barreiras entre compartimentos; 4) destruio destas barreiras. Frente necessidade de limitao da propagao do incndio, a principal medida a ser adotada consiste na compartimentao, que visa dividir o edifcio em clulas capacitadas a suportar a queima dos materiais combustveis nelas contidos, impedin do o alastramento do incndio. Os principais propsitos da compartimentao so:

1) conter o fogo em seu ambiente de origem; 2) manter as rotas de fuga seguras contra os efeitos do incndio; 3) facilitar as operaes de resgate e combate ao incndio. A capacidade dos elementos construtivos de suportar a ao do incndio denomina -se "resistncia ao fogo" e se refere ao tempo durante o qual conservam suas caractersticas funcionais (vedao e/ou estrutural). O mtodo utilizado para determinar a resistncia ao fogo consiste em expor um prottipo (reproduzindo tanto quanto possvel as condies de uso do elemento construtivo no edifcio), a uma elevao padronizada de temperatura em funo do tempo. Ao longo do tempo so feitas medidas e observaes para determi nar o perodo no qual o prottipo satisfaz a determinados critrios relacionados com a funo do elemento construtivo no edifcio. O prottipo do elemento de compartimentao deve obstruir a passagem do fogo mantendo, obviamente, sua integridade (recebe po r isto a denominao de corta-fogo). A elevao padronizada de temperatura utilizada no mtodo para determinao da resistncia ao fogo constitui-se em uma simplificao das condies encontradas nos incndios e visa reproduzir somente a fase de inflamao generalizada. Deve-se ressaltar que, de acordo com a situao particular do ambiente incendiado, iro ocorrer variaes importantes nos fatores que determinam o grau de severidade de exposio, que so: 1) durao da fase de inflamao generalizada; 2) temperatura mdia dos gases durante esta fase; 3) fluxo de calor mdio atravs dos elementos construtivos. Os valores de resistncia ao fogo a serem requeridos para a compartimentao na Especificao foram obtidos tomando-se por base: 1) a severidade (relao temperatura x tempo) tpica do incndio; 2) a severidade obtida nos ensaios de resistncia ao fogo. A severidade tpica do incndio estimada de acordo com a varivel ocupao (natureza das atividades desenvolvidas no edifcio). A compartimentao horizontal se destina a impedir a propagao do incndio de forma que grandes reas sejam afetadas, dificultando sobremaneira o controle do incndio, aumentando o risco de ocorrncia de propagao vertical e aumentando o risco vida humana. A compartimentao horizontal pode ser obtida atravs dos seguintes dispositivos: 1) paredes e portas corta-fogo;

2) registros corta-fogo nos dutos que traspassam as paredes corta-fogo; 3) selagem corta-fogo da passagem de cabos eltricos e tubulaes das paredes corta -fogo; afastamento horizontal entre janelas de setores compartimentados. A compartimentao vertical se destina a impedir o alastramento do incndio entre andares e assume carter fundamental para o caso de edifcios altos em geral. A compartimentao vertical deve ser tal que cada pavimento componha um compartimento isolado, para isto so necessrios: 1) lajes corta-fogo; 2) enclausuramento das escadas atravs de paredes e portas corta-fogo; 3) registros corta-fogo em dutos que intercomunicam os pavimentos; 4) selagem corta-fogo de passagens de cabos eltricos e tubulaes, atravs das lajes; 5) utilizao de abas verticais (parapeitos) ou abas horizontais projetando -se alm da fachada, resistentes ao fogo e separando as janelas de pavimentos consecutivos (neste caso suficiente que estes elementos mantenham suas caractersticas funcionais, obstruindo desta forma a livre emisso de chamas para o exterior).

RESISTNCIA AO FOGO DAS ESTRUTURAS Uma vez que o incndio atingiu a fase de inflamao generalizada, os elementos construtivos no entorno de fogo estaro sujeitos exposio de intensos fluxos de energia trmica. A capacidade dos elementos estruturais de suportar por determinado perodo tal ao, que se denomina de resistncia ao fogo, permite preservar a estabilidade estrutural do edifcio. Durante o incndio a estrutura do edifcio como um todo estar sujeita a esforos decorrentes de deformaes trmicas, e os seus materiais constituintes estaro sendo afetados (perdendo resistncia) por atingir temperaturas elevadas. O efeito global das mudanas promovidas pelas altas temperaturas alcanadas nos incndios sobre a estrutura do edifcio, traduz-se na diminuio progressiva da sua capacidade portante. Durante este processo pode ocorrer que, em determinado instante, o esforo atuante em uma seo se iguale ao esforo resistente, podendo ocorrer o colapso do elemento estrutural. Os objetivos principais de garantir a resistncia ao fogo dos elementos estruturais so: 1) Possibilitar a sada dos ocupantes da edificao em condies de segurana;

2) Garantir condies razoveis para o emprego de socorro pblico, onde se permita o acesso operacional de viaturas, equipamentos e seus recursos humanos, com tempo hbil para exercer as atividades de salvamento (pessoas retidas) e combate a incndio (extino); 3) Evitar ou minimizar danos ao prprio prdio, a edificaes adjacentes, infra -estrutura pblica e ao meio ambiente. Em suma, as estruturas dos edifcios, principalmente as de grande porte, independentemente dos materiais que as constituam, devem ser dimensionadas, de forma a possurem resistncia ao fogo compatvel com a magnitude do incndio que possam vir a ser submetidas.

MATERIAIS Embora os materiais combustveis contidos no edifcio e constituintes do sist ema construtivo possam ser responsveis pelo incio do incndio, muito freqentemente so os materiais contidos no edifcio que se ignizam em primeiro lugar. medida que as chamas se espalham sobre a superfcie do primeiro objeto ignizado e, talvez, para outros objetos contguos, o processo de combusto torna -se mais fortemente influenciado por fatores caractersticos do ambiente. Se a disponibilidade de ar for assegurada, a temperatura do compartimento subir rapidamente e uma camada de gases quentes se formar abaixo do teto, sendo que intensos fluxos de energia trmica radiante se originaro, principalmente, a partir do teto aquecido. Os materiais combustveis existentes no compartimento, aquecidos por conveco e radiao, emitiro gases inflamveis. Isto levar a uma inflamao generalizada e todo o ambiente tornar -se- envolvido pelo fogo, sendo que e os gases que no queimam sero emitidos pelas aberturas do compartimento. A possibilidade de um foco de incndio extinguir -se ou evoluir em um grande incndio (atingir a fase de inflamao generalizada) depende de trs fatores principais: 1) Razo de desenvolvimento de calor pelo primeiro objeto ignizado; 2) Natureza, distribuio e quantidade de materiais combustveis no compartimento incendiado; 3) Natureza das superfcies dos elementos construtivos sob o ponto de vista de sustentar a combusto a propagar as chamas. Os dois primeiros fatores dependem largamente dos materiais contidos no compartimento. O primeiro est absolutamente fora do controle do projetista. Sobre o segundo possvel conseguir-se no mximo, um controle parcial. O terceiro fator est, em grande medida, sob o controle do projetista, que pode adicionar minutos preciosos ao tempo da ocorrncia da inflamao generalizada, pela escolha criteriosa dos materiais de revestimento. Quando os materiais de revestimento so expostos a uma situao de incio de incndio, a contribuio que possa vir a trazer para o seu desenvolvimento, ao sustentar a combusto, e possibilitar a propagao superficial das chamas, denomina-se "reao ao fogo". As caractersticas de reao ao fogo dos materiais, utilizadas como revestimento dos elementos

construtivos, podem ser avaliadas em laboratrios, obtendo -se assim subsdios para a seleo dos materiais na fase de projeto da edificao. Os mtodos de ensaio utilizados em laboratrio para estas avaliaes estipulam condies padronizadas a que os materiais devem ser expostos, que visam a reproduzir certas situaes crticas, caractersticas dos incndios antes de oco rrncia de inflamao generalizada. O desempenho que a superfcie de um elemento construtivo deve apresentar, para garantir um nvel mais elevado de segurana contra incndio, deve ser retirado de uma correlao entre os ndices ou categorias obtidos nos ensaios e a funo do elemento construtivo (conseqentemente, sua provvel influncia no incndio). A influncia de determinado elemento construtivo na evoluo de um incndio se manifesta de duas maneiras distintas. A primeira delas se refere posio relativa do elemento no ambiente, por exemplo, a propagao de chamas na superfcie inferior do forro fator comprovadamente mais crtico para o desenvolvimento do incndio do que a propagao de chamas no revestimento do piso, pois a transferncia de calor, a partir de um foco de incndio, , em geral muito mais intensa no forro; neste sentido o material de revestimento do forro deve apresentar um melhor desempenho nos ensaios de laboratrio. O outro tipo de influncia se deve ao local onde o material est instalado: por exemplo, a propagao de chamas no forro posicionado nas proximidades das janelas, em relao ao forro afastado das janelas, a fator acentuadamente mais crtico para a transferncia do incndio entre pavimentos, pois alm de sua eventual contribuio para a emisso de chamas para o exterior, estar mais exposto (quando o incndio se desenvolver em um pavimento inferior) a gases quentes e chamas emitidas atravs das janelas inferiores. Algo semelhante se d em relao propagao do incndio entre edifcios, onde os materiais combustveis incorporados aos elementos construtivos nas proximidades das fachadas podem facilitar a propagao do incndio entre edifcios. Os dois mtodos de ensaio bsicos para avaliar as caractersticas dos materiai s constituintes do sistema construtivo, sob o ponto de vista de sustentar a combusto e propagar as chamas, so os seguintes; 1) Ensaio de incombustibilidade que possibilitam verificar se os materiais so passveis de sofrer a ignio e, portanto, estes ensaios possuem capacidade de contribuir para a evoluo da preveno de incndio; 2) Ensaio da propagao superficial de chamas, por meio do qual os materiais passveis de se ignizarem (materiais combustveis de revestimento) podem ser classificados com rel ao rapidez de propagao superficial de chamas e a quantidade de calor desenvolvido neste processo. Uma outra caracterstica que os materiais incorporados aos elementos construtivos apresentam, diz respeito a fumaa que podem desenvolver medida em qu e so expostos a uma situao de incio de incndio. Em funo da quantidade de fumaa que podem produzir e da opacidade desta fumaa, os materiais incorporados aos elementos construtivos podem provocar empecilhos importantes fuga das pessoas e ao combate do incndio.

Para avaliar esta caracterstica deve -se utilizar o mtodo de ensaio para determinao da densidade tica da fumaa produzida na combusto ou pirlise dos materiais. O controle da quantidade de materiais combustveis incorporados aos elementos construtivos apresenta dois objetivos distintos. O primeiro dificultar a ocorrncia da inflamao generalizada no local em que o incndio se origina. O segundo, considerando que a inflamao generalizada tenha ocorrido, limitar a severidade alm do ambiente em que se originou. Com relao ao primeiro objetivo, a utilizao intensiva de revestimentos combustveis capazes de contribuir para o desenvolvimento do incndio ao sofrerem a ignio e ao levar as chamas para outros objetos combustveis alm do material / objeto onde o fogo se iniciou. Com relao ao segundo objetivo, quanto maior for a quantidade de materiais combustveis envolvidos no incndio maior severidade este poder assumir, aumentando assim o seu potencial de causar danos e a possibilidade de se propagar para outros ambientes do edifcio. O mtodo para avalizar a quantidade de calor com que os materiais incorporados aos elementos construtivos podem contribuir para o desenvolvimento do incndio denominado "ensaio para determinao do calor potencial".

SADA DE EMERGNCIA Para salvaguardar a vida humana em caso de incndio necessrio que as edificaes sejam dotadas de meios adequados de fuga, que permitam aos ocupantes se deslocarem com segurana para um local livre da ao do fogo, calor e fumaa, a partir de qualquer ponto da edificao, independentemente do local de origem do incndio. Alm disso, nem sempre o incndio pode ser combatido pelo exterior do edifcio, decorrente da altura do pavimento onde o fogo se localiza ou pela ex tenso do pavimento (edifcios trreos). Nestes casos, h a necessidade da brigada de incndio ou do Corpo de Bombeiros de adentrar ao edifcio pelos meios internos a fim de efetuar aes de salvamento ou combate. Estas aes devem ser rpidas e seguras, e normalmente utilizam os meios de acesso da edificao, que so as prprias sadas de emergncia ou escadas de segurana utilizadas para a evacuao de emergncia, Para isto ser possvel as rotas de fuga devem atender, entre outras, as seguintes condies bsicas: O nmero de sadas difere para os diversos tipos de ocupao, em funo da altura, dimenses em planta e caractersticas construtivas. Normalmente o nmero mnimo de sadas consta de cdigos e normas tcnicas que tratam do assunto. A distncia mxima a percorrer consiste no caminhamento entre o ponto mais distante de um pavimento at o acesso a uma sada neste mesmo pavimento.

Da mesma forma como o item anterior, essa distncia varia conforme o tipo de ocupao e as caractersticas construtivas do edifcio e a existncia de chuveiros automticos como proteo. Os valores mximos permitidos constam dos textos de cdigos e normas tcnicas que tratam do assunto. O nmero previsto de pessoas que devero usar as escadas e rotas de fuga horizontais baseado na lotao da edificao, calculada em funo das reas dos pavimentos e do tipo de ocupao. As larguras das escadas de segurana e outras rotas devem permitir desocupar todos os pavimentos em um tempo aceitvel como seguro. Isto indica a necessidade de compatibilizar a largura das rotas horizontais e das portas com a lotao dos pavimentos e de adotar escadas com largura suficiente para acomodar em seus interiores toda a populao do edifcio. As normas tcnicas e os cdigos de obras estipulam os valores das larguras mnimas (denominado de Unidade de Passagem) para todos os tipos de ocupao. As sadas (para um local seguro) e as escadas devem ser localizadas de forma a propiciar efetivamente aos ocupantes a oportunidade de escolher a melhor rota d e escape. Para isto devem estar suficientemente afastadas uma das outras, uma vez que a previso de duas escadas de segurana no estabelecer necessariamente rotas distintas de fuga, pois em funo de proximidade de ambas, em um nico foco de incndio poder torn-las inacessvel. A descarga das escadas de segurana deve se dar preferencialmente para sadas com acesso exclusivo para o exterior, localizado em pavimento ao nvel da via pblica. Outras sadas podem ser aceitas, como as diretamente no trio de entrada do edifcio, desde que alguns cuidados sejam tomados, representados por: 1) sinalizao dos caminhos a tomar; 2) sadas finais alternativas; 3) compartimentao em relao ao subsolo e proteo contra queda de objetos (principalmente vidros) devido ao incndio e etc. A largura mnima das escadas de segurana varia conforme os cdigos e Normas Tcnicas, sendo normalmente 2,20 m para hospitais e entre 1,10 m a 1,20 m para as demais ocupaes, devendo possuir patamares retos nas mudanas de direo com largura mnima igual largura da escada. As escadas de segurana devem ser construdas com materiais incombustveis, sendo tambm desejvel que os materiais de revestimento sejam incombustveis. As escadas de segurana devem possuir altura e largura ergomtrica dos degraus, corrimos corretamente posicionados, piso antiderrapante, alm de outras exigncias para conforto e segurana.

ESCADAS DE SEGURANA Todas as escadas de segurana devem ser enclausuradas com paredes resistentes ao fogo e portas corta-fogo. Em determinadas situaes estas escadas tambm devem ser dotadas de antecmaras enclausuradas de maneira a dificultar o acesso de fumaa no interior da caixa de escada. As dimenses mnimas (largura e comprimento) so determinadas nos cdigos e N ormas Tcnicas. A antecmara s deve dar acesso escada e a porta entre ambas, quando aberta, no deve avanar sobre o patamar da mudana da direo, de forma a prejudicar a livre circulao. Para prevenir que o fogo e a fumaa desprendidos por meio das f achadas do edifcio penetrem em eventuais aberturas de ventilao na escada e antecmara, deve ser mantida uma distncia horizontal mnima entre estas aberturas e as janelas do edifcio.

ACESSOS Quando a rota de fuga horizontal incorporar corredores, o fechamento destes deve ser feito de forma a restringir a penetrao de fumaa durante o estgio inicial do incndio. Para isto suas paredes e portas devem apresentar resistncia ao fogo. Para prevenir que corredores longos se inundem de fumaa, necessrio prever aberturas de exausto e sua subdiviso com portas prova de fumaa. As portas includas nas rotas de fuga no podem ser trancadas, entretanto devem permanecer sempre fechadas, dispondo para isto de um mecanismo de fechamento automtico. Alternativamente, estas portas podem permanecer abertas, desde que o fechamento seja acionado automaticamente no momento do incndio. Estas portas devem abrir no sentido do fluxo, com exceo do caso em que no esto localizadas na escada ou na antecmara e no so utilizadas por mais de 50 pessoas. Para prevenir acidentes e obstrues, no devem ser admitidos degraus junto soleira, e a abertura de porta no deve obstruir a passagem de pessoas nas rotas de fuga. O nico tipo de porta admitida aquele com dobradias de eixo vertical com nico sentido de abertura. Dependendo da situao, tais portas podem ser a prova de fumaa, corta fogo ou ambos. A largura mnima do vo livre deve ser de 0,8 m.

SISTEMA DE ILUMINAO DE EMERGNCIA Esse sistema consiste em um conjunto de componentes e equipamentos que, em funcionamento, propicia a iluminao suficiente e adequada para:

1) permitir a sada fcil e segura do pblico para o 2) exterior, no caso de interrupo de alimentao normal; 3) garantir tambm a execuo das manobras de interesse da segurana e interveno de socorro. A iluminao de emergncia para fins de segurana contra incndio pode ser de dois tipos: 1) de balizamento; 2) de aclaramento. A iluminao de balizamento aquela associada sinalizao de ind icao de rotas de fuga, com a funo de orientar a direo e o sentido que as pessoas devem seguir em caso de emergncia. A iluminao de aclaramento se destina a iluminar as rotas de fuga de tal forma que os ocupantes no tenham dificuldade de transitar por elas. A iluminao de emergncia se destina a substituir a iluminao artificial normal que pode falhar em caso de incndio, por isso deve ser alimentada por baterias ou por moto -geradores de acionamento automtico e imediato; a partir da falha do sist ema de alimentao normal de energia. Dois mtodos de iluminao de emergncia so possveis: 1) iluminao permanente, quando as instalaes so alimentadas em servio normal pela fonte normal e cuja alimentao comutada automaticamente para a fonte de alimentao prpria em caso de falha da fonte normal; 2) iluminao no permanente, quando as instalaes no so alimentadas em servio normal e, em caso de falha da fonte normal, so alimentadas automaticamente pela fonte de alimentao prpria. Sua previso deve ser feita nas rotas de fuga, tais como corredores, acessos, passagens antecmara e patamares de escadas. Seu posicionamento, distanciamento entre pontos e sua potncia so determinados nas Normas Tcnicas Oficiais. ELEVADOR DE SEGURANA Para o caso de edifcios altos, adicionalmente a escada, necessria a disposio de elevadores de emergncia, alimentada por circuito prprio e concebida de forma a no sofrer interrupo de funcionamento durante o incndio. Esses elevadores devem: 1) apresentar a possibilidade de serem operados pela brigada do edifcio ou pelos bombeiros. 2) estar localizados em rea protegida dos efeitos do incndio.

O nmero de elevadores de emergncia necessrio a suas localizaes so estabelecidos levando-se em conta as reas dos pavimentos e as distncias a percorrer para serem alcanados a partir de qualquer ponto do pavimento.

ACESSO A VIATURAS DO CORPO DE BOMBEIROS Os equipamentos de combate devem-se aproximar ao mximo do edifcio afetado pelo incndio, de tal forma que o combate ao fogo possa ser iniciado sem demora e no seja necessria a utilizao de linhas de mangueiras muito longas. Para isto, se possvel, o edifcio deve estar localizado ao longo de vias pblicas ou privadas que possibilitam a livre circulao de veculos de combate e o seu posicionamento adequado em relao s fachadas, aos hidrantes e aos acessos ao interior do edifcio. Tais vias tambm devem ser preparadas para suportar os esforos provenientes da circulao, estacionamento a manobras destes veculos. O nmero de fachada que deve permitir a aproximao dos veculos de combate deve ser determinado tendo em conta a rea de cada pavimento, a altura e o volume total do edifcio.

MEIOS DE AVISO E ALERTA Sistema de alarme manual contra incndio e deteco automtica de fogo e fumaa Quanto mais rapidamente o fogo for descoberto, correspondendo a um estgio mais incipiente do incndio, tanto mais fcil ser control-lo; alm disso, tanto maiores sero as chances dos ocupantes do edifcio escaparem sem sofrer qualquer injria. Uma vez que o fogo foi descoberto, a seqncia de aes normalmente adotada a seguinte: alertar o controle central do edifcio; fazer a primeira tentativa de extino do fogo, alertar os ocupantes do edifcio para iniciar o abandono do edifcio, e informar o servio de combate a incndios (Corpo de Bombeiros). A deteco automtica utilizada com o intuito de vencer de uma nica vez esta srie de aes, propiciando a possibilidade de tomar -se uma atitude imediata de controle de fogo e da evacuao do edifcio. O sistema de deteco e alarme pode ser dividido basicamente em cinco partes: 1) Detector de incndio, que se constitui em partes do sistema de deteco que constantemente ou em intervalos para a deteco de incndio em sua rea de atuao. Os detectores podem ser divididos de acordo com o fenmeno que detectar em: a) trmicos, que respondem a aumentos da temperatura; b) de fumaa, sensveis a produtos de combustveis e/ou pirlise suspenso na atmosfera; c) de gs, sensveis aos produtos gasosos de combusto e/ou pirlise; d) de chama, que respondem as radiaes emitidas pelas chamas.

2) Acionador manual, que se constitui em parte do sistema destinada ao acionamento do sistema de deteco; 3) Central de controle do sistema, pela qual o detector alimentado eletricamente a ter a funo de: a) receber, indicar e registrar o sinal de perigo enviado pelo detector; b) transmitir o sinal recebido por meio de equipamento de envio de alarme de incndio para, por exemplo: dar o alarme automtico no pavimento afetado pelo fogo; dar o alarme automtico no pavimento afetado pelo fogo; dar o alarme temporizado para todo o edifcio; acionar uma instalao automtica de extino de incndio; fechar portas; etc; controlar o funcionamento do sistema; possibilitar teste. 4) Avisadores sonoros e/ou visuais, no incorporados ao painel de alarme, com funo de, por deciso humana, dar o alarme para os ocupantes de determinados setores ou de todo o edifcio; 5) Fonte de alimentao de energia eltrica, que deve garantir em quaisquer circunstncias o funcionamento do sistema. O tipo de detector a ser utilizado depende das caractersticas dos materiais do local e do risco de incndio ali existente. A posio dos detectores tambm um fato r importante e a localizao escolhida (normalmente junto superfcie inferior do forro) deve ser apropriada concentrao de fumaa e dos gases quentes. Para a definio dos aspectos acima e dos outros necessrios ao projeto do sistema de deteco automtica devem ser utilizadas as normas tcnicas vigentes. O sistema de deteco automtica deve ser instalado em edifcios quando as seguintes condies sejam simultaneamente preenchidas: 1) incio do incndio no pode ser prontamente percebido de qualquer p arte do edifcio pelos seus ocupantes; 2) grande nmero de pessoas para evacuar o edifcio; 3) tempo de evacuao excessivo; 4) risco acentuado de incio e propagao do incndio; 5) estado de inconscincia dos ocupantes (sono em hotel, hospitais etc); 6) incapacitao dos ocupantes por motivos de sade (hospitais, clnicas com internao).

Os acionadores manuais devem ser instalados em todos os tipos de edifcio, exceto nos de pequeno porte onde o reconhecimento de um princpio de incndio pode ser feito simultaneamente por todos os ocupantes, no comprometendo a fuga dos mesmos ou possveis tentativas de extenso. Os acionadores manuais devem ser instalados mesmo em edificaes dotadas de sistema de deteco automtica e/ou extino automtica, j que o in cndio pode ser percebido pelos ocupantes antes de seus efeitos sensibilizarem os detectores ou os chuveiros automticos. A partir da, os ocupantes que em primeiro lugar detectarem o incndio, devem ter rpido acesso a um dispositivo de acionamento do ala rme, que deve ser devidamente sinalizado a propiciar facilidade de acionamento. Os acionadores manuais devem ser instalados nas rotas de fuga, de preferncia nas proximidades das sadas (nas proximidades das escadas de segurana, no caso de edifcios de mltiplos pavimentos). Tais dispositivos devem transmitir um sinal de uma estao de controle, que faz parte integrante do sistema, a partir do qual as necessrias providncias devem ser tomadas.

SINALIZAO A sinalizao de emergncia utilizada para informar e guiar os ocupantes do edifcio, relativamente a questes associadas aos incndios, assume dois objetivos: 1) reduzir a probabilidade de ocorrncia de incndio; 2) indicar as aes apropriadas em caso de incndio. O primeiro objetivo tem carter preventivo e assume as funes de: 1) alertar para os riscos potenciais; 2) requerer aes que contribuam para a segurana contra incndio; 3) proibir aes capazes de afetar a segurana contra incndio. O segundo objetivo tem carter de proteo, e assume as funes de: 1) indicar a localizao dos equipamentos de combate; 2) orientar as aes as de combate; 3) indicar as rotas de fuga e os caminhos a serem seguidos. A sinalizao de emergncia deve ser dividida de acordo com suas funes em seis categoria s: 1) sinalizao de alerta, cuja funo alertar para reas e materiais com potencial de risco;

2) sinalizao de comando, cuja funo requerer aes que condies adequadas para a utilizao das rotas de fuga; 3) sinalizao de proibio, cuja funo proibir aes capazes de conduzir ao incio do incndio; 4) sinalizao de condies de orientao e salvamento, cuja funo indicar as rotas de sada e aes necessrias para o seu acesso; 5) sinalizao dos equipamentos de combate, cuja funo indi car a localizao e os tipos dos equipamentos de combate.

EXTINTORES PORTTEIS E EXTINTORES SOBRE RODAS (CARRETAS). O extintor porttil um aparelho manual, constitudo de recipiente e acessrio, contendo o agente extintor, destinado a combater princpi os de incndio. O extintor sobre rodas (carreta) tambm constitudo em um nico recipiente com agente extintor para extino do fogo, porm com capacidade de agente extintor em maior quantidade. As previses destes equipamentos nas edificaes decorrem da necessidade de se efetuar o combate ao incndio imediato, aps a sua deteco, em sua origem, enquanto so pequenos focos. Estes equipamentos primam pela facilidade de manuseio, de forma a serem utilizados por homens e mulheres, contando unicamente com u m treinamento bsico. Alm disso, os preparativos necessrios para o seu manuseio no consomem um tempo significativo, e conseqentemente , no inviabilizam sua eficcia em funo do crescimento do incndio. Os extintores portteis e sobre rodas podem ser divididos em cinco tipos, de acordo com o agente extintor que utilizam: 1) gua; 2) espuma mecnica; 3) p qumico seco; 4) bixido de carbono; 5) halon. Esses agentes extintores se destinam a extino de incndios de diferentes naturezas. A quantidade e o tipo de extintores portteis e sobre rodas devem ser dimensionados para cada ocupao em funo:

1) da rea a ser protegida; 2) das distncias a serem percorridas para alcanar o extintor; 3) os riscos a proteger (decorrente de varivel "natureza da atividade desenvolvida ou equipamento a proteger"). Os riscos especiais como casa de medidores, cabinas de fora, depsitos de gases inflamveis devem ser protegidos por extintores, independentemente de outros que cubram a rea onde se encontram os demais riscos. Os extintores portteis devem ser instalados, de tal forma que sua parte superior no ultrapasse a 1,60 m de altura em ralao ao piso acabado, e a parte inferior fique acima de 0,20 m (podem ficar apoiados em suportes apropriados sobre o piso); Devero ser previstas no mnimo, independente da rea, risco a proteger e distncia a percorrer, duas unidades extintoras, sendo destinadas para proteo de incndio em slidos e equipamentos eltricos energizados. Os parmetros acima descritos so definidos de acordo com o risco de incndio do local. Quanto aos extintores sobre rodas, estes podem substituir at a metade da capacidade dos extintores em um pavimento, no podendo, porm, ser previstos como proteo nica para uma edificao ou pavimento. Tanto os extintores portteis como os extintores sobre rodas devem possuir selo ou marca de conformidade de rgo competente ou credenciado e ser submetidos a inspees e manutenes freqentes.

SISTEMA DE HIDRANTES um sistema de proteo ativa, destinado a conduzir e distribuir tomadas de gua, com determinada presso e vazo em uma edificao, assegurando seu funcionamento por determinado tempo. Sua finalidade proporcionar aos ocupantes de uma edificao, um meio de combate para os princpios de incndio no qual os extintores manuais se tornam insuficientes. Os componentes de um sistema de hidrantes so: 1) reservatrio de gua, que pode ser subterrneo, ao nvel do piso elevado; 2) sistema de pressurizao. O sistema de pressurizao consiste normalmente em uma bomba de incndio, dimensionada a propiciar um reforo de presso e vazo, conforme o dimensionamento hidrulico de que o sistema necessitar.

Quando os desnveis geomtricos entre o reservatrio e os hidrantes so suficientes para propiciar a presso e vazo mnima requeridas ao sistema, as bombas hidrulicas so dispensadas. Seu volume deve permitir uma autonomia para o funcionamento do sistema, que varia conforme o risco e a rea total do edifcio. 3) Conjunto de peas hidrulicas e acessrios. So compostos por registros (gaveta, ngulo aberto e recalque), vlvula de reteno, esguichos e etc.; 4) Tubulao; A tubulao responsvel pela conduo da gua, cujos dimetros so determinados, por clculo hidrulico. 5) Forma de acionamento do sistema As bombas de recalque podem ser acionadas por botoeiras do tipo liga -desliga, pressostatos, chaves de fluxo ou uma bomba auxiliar de pressurizao (jockey). O Corpo de Bombeiros, em sua interveno a um incndio, pode utilizar a rede hidrantes (principalmente nos casos de edifcios altos). Para que isto ocorra, os hidrantes devem ser instalados em todos os andares, em local protegido dos efeitos do incndio, nas proximidades das escadas de segurana. A canalizao do sistema de hidrante deve ser dotada de um prolongamento at o exterior da edificao de forma que possa permitir, quando necessrio, recalcar gua para o sistema pelas viaturas do Corpo de Bombeiros. O dimensionamento do sistema projetado: 1) de acordo com a classificao de carga de incndio que se espera; 2) de forma a garantir uma presso e vazo mnima nas tomadas de gua (hidrantes) mais desfavorveis; 3) que assegure uma reserva de gua para que o funcionamento de um nmero mnimo de hidrantes mais desfavorveis, por um determinado tempo. Um outro sistema que pode ser adotado no lugar dos tradicionais hidrantes internos so os mangotinhos. Os mangotinhos apresentam a grande vantagem de poder ser operado de maneira rpida por uma nica pessoa. Devido a vazes baixas de consumo, seu operador pode contar com grande autonomia do sistema. Por estes motivos os mangotinhos so recomendados pelos bombeiros, principalmente nos locais onde o manuseio do sistema executado por pessoas no habilitadas (Ex.: uma dona de casa em um edifcio residencial).

O dimensionamento do sistema de mangotinhos idntico ao sistema de hidrantes.

SISTEMA DE CHUVEIROS AUTOMTICOS ("SPRINKLERS"). O sistema de chuveiros automticos composto por um suprimento d'gua em uma rede hidrulica sob presso, onde so instalados em diversos pontos estratgicos, dispositivos de asperso d'gua (chuveiros automticos), que contm um elemento termo -sensvel, que se rompe por ao do calor proveniente do foco de incndio, permitindo a descarga d'gua sobre os materiais em chamas. O sistema de chuveiros automticos para extino a incndios possui grande confiabilidade, e se destina a proteger diversos tipos de edifcios. Deve ser utilizado em situaes: 1) quando a evacuao rpida e total do edifcio impraticvel e o combate ao incndio difcil; 2) quando se deseja projetar edifcios com pavimentos com grandes reas sem compartimentao. Pode-se dizer que, via de regra, o sistema de chuveiros automticos a medida de proteo contra incndio mais eficaz quanto gua for o agente extintor mais adequado. De sua performance, espera-se que: 1) atue com rapidez; 2) extingua o incndio em seu incio; 3) controle o incndio no seu ambiente de origem, permitindo aos bombeiros a extino do incndio com relativa facilidade. O dimensionamento do sistema feito: 1) de acordo com a severidade do incndio que se espera; 2) de forma a garantir em toda a rede nveis de presso e vazo em todos os chuveiros automticos, a fim de atender a um valor mnimo estipulado; 3) para que a distribuio de gua seja suficientemente homognea, dentro de uma rea de influncia predeterminada.

SISTEMA DE ESPUMA A espuma mecnica amplamente aplicada para combate em incndio em lquidos combustveis e inflamveis.

A espuma destinada extino dos incndio um agregado estvel de bolhas, que tem a propriedade de cobrir e aderir aos lquidos combustveis e inflamveis, formando uma camada resistente e contnua que isola do ar, e impede a sada para a atmosfera dos vapores volteis desses lquidos. Sua atuao se baseia na criao de uma capa de cobertura sobre a superfcie livre dos lquidos, com a finalidade de: 1) Separar combustvel e comburente; 2) Impedir e reduzir a liberao de vapores inflamveis; 3) Separar as chamas da superfcie dos combustveis; 4) Esfriar o combustvel e superfcies adjacentes. Sua aplicao destina-se ao combate de fogos de grandes dimenses que envolvam locais que armazenem lquido combustvel e inflamvel. Tambm se destina a: 1) extino de fogos de lquidos de menor densidade que a gua; 2) preveno da ignio em locais onde ocorra o derrame de lquidos inflamveis; 3) extingua incndios em superfcie de combustveis slidos; 4) outras aplicaes especiais, tais como derrame de gases na forma lquida, isolamento e proteo de fogos externos, conteno de derrames txicos e etc.; 5) Estas ltimas aplicaes dependem de caractersticas especiais da espuma, condies de aplicao e ensaios especficos ao caso a ser aplicado. A espuma no eficaz em: 1) fogo em gases; 2) fogo em vazamento de lquidos sobre presso; 3) fogo em materiais que reagem com a gua. A espuma um agente extintor condutor de eletricidade e, normalmente, no deve ser aplicada na presena de equipamentos eltricos com tenso, salvo aplicaes espe cficas. Cuidado especial deve se ter na aplicao de lquidos inflamveis que se encontram ou podem alcanar uma temperatura superior a ponto de ebulio da gua; evitando -se a projeo do lquido durante o combate (slop-over). Os vrios tipos de espuma apresentam caractersticas peculiares ao tipo de fogo a combater, que as tornam mais ou menos adequadas. Na escolha da espuma devem -se levar em considerao:

1) aderncia; 2) capacidade de supresso de vapores inflamveis; 3) estabilidade e capacidade de reteno de gua; 4) fluidez; 5) resistncia ao calor; 6) resistncia aos combustveis polares. Os tipos de espuma variam: 1) segundo sua origem: a) qumica, que obtida pela reao entre uma soluo de sal bsica (normalmente bicarbonato de sdio), e outra de sal cida (normalmente sulfato de alumnio), com a formao de gs carbnico na presena de um agente espumante. Este tipo de espuma totalmente obsoleto e seu emprego no est mais normatizado. b) Fsica ou mecnica, que formada ao introduzir, por agitao mecnica, ar em uma soluo aquosa (pr-mistura), obtendo-se uma espuma adequada. Esta o tipo de espuma mais empregada atualmente. 2) segundo a composio: a) Base protenica, que se dividem: Protenicas, que so obtidas pela hidrlise de resduos protenicos naturais. Caracteriza-se por uma excelente resistncia temperatura. Fluorprotenicas, que so obtidas mediante a adio de elementos fluorados ativos a concentrao protenica, da qual se consegue uma melhora na fluidez e resistncia a contaminao. b) Base sinttica. 3) segundo ao coeficiente de expanso: O coeficiente de expanso a relao entre o volume final de espuma e o volume inicial da prmistura. E se dividem em: a) Espuma de baixa expanso, cujo coeficiente de expanso est entre 3 e 30; b) Espuma de mdia expanso, cujo coeficiente de expanso est entre 30 e 250; c) Espuma de alta expanso, cujo coeficiente de expanso est entre 250 e 1.000. 4) segundo as caractersticas de extino;

a) Espuma convencional, que extingue somente pela capa de cobertura de espuma aplicada; b) Espuma aplicadora de pelcula aquosa (AFFF), que forma uma fina pelcula de gua que se estende rapidamente sobre a superfcie do combustvel. Espuma antilcool, que forma uma pelcula que protege a capa de cobertura de espuma frente ao de solventes polares. Os sistemas de espuma so classificados conforme: 1) a sua capacidade de mobilidade em: a) Fixos, que so equipamentos para proteo de tanque de armazenamento de combustvel, cujos componentes so fixos, permanentemente, desde a estao geradora de espuma at cmara aplicadora; b) Semifixos, que so equipamentos destinados proteo de tanque de armazenamento de combustvel, cujos componentes, permanentemente fixos, so complementados por equipamentos mveis para sua operao. So, normalmente, mveis o reservatrio de extrato e o conjunto dosador (proporcionador). c) Mveis, que so as instalaes totalmente independentes, normalmente veculos ou carretas, podendo se locomover e aplicar session("aonde") forem necessrios, requerendo somente sua conexo a um abastecimento de gua adequado. 2) Segundo a sua forma de funcionamento, que pode ser: a) automtico; b) semi-automtico; c) manual. Componentes do Sistema 1) Reserva (tanque) de extrato So reservatrios, tanques nos quais se armazena a quantidade de lquido gerador de espuma necessria para o funcionamento do sistema. Deve dispor dos seguintes componentes bsicos: a) Indicador de nvel, com vlvula de isolamento; b) registro para abertura e fechamento; c) conexo para enchimento e esvaziamento; d) conexo para o proporcionador; e) domo de expanso (espao), preferencialmente com vlvula de presso-vcuo.

O material com que construdo o tanque de extrato deve ser adequado ao lquido gerador que armazena (problemas de corroso e etc.). 2) Elemento dosador (proporcionador) So equipamentos responsveis pela mistura do lquido gerador de espuma e a gua, na proporo adequada para formao da espuma que se deseja. Seu funcionamento se baseia no efeito "venturi", que passagem da gua proporcionando a suco do lquido gerador de espuma na dosagem preestabelecida. Normalmente funcionam com presses acima de 7 bar para permitir que proceda a pr -mistura necessria. A proporo fundamental para permitir uma espuma eficiente ao combate ao fogo que se espera. Normalmente a proporo de 3% para hidrocarburentes e 6% para combustveis polares. 3) Bombas hidrulicas para dosificar a pr-mistura Tambm denominado de dosificao por equilbrio de press o, consiste em uma bomba hidrulica que possibilita uma regulagem automtica da proporo de pr-mistura, sobre uma grande demanda de vazo necessria. Esta regulagem consiste de orifcios calibrados no proporcionador, com uma vlvula diafragma que controla a presso da linha de extrato, em funo do diferencial de presso entre est e a linha de abastecimento de gua. 4) Esguichos e canhes lanadores de espuma So elementos portteis e fixos, cuja funo dar forma a espuma de baixa e mdia expanso e faze-la atingir ao tanque de combustvel em chama. Os esguichos lanadores (linhas manuais) podem ou no possuir um dosificador em seu corpo (proporcionador). A diferena de emprego entre o esguicho lanador de espuma e os canhes de espuma est na capacidade de lanar e alcanar os tanques no que tange sua altura. Os esguichos so recomendados para tanques at 6m de altura, enquanto que os canhes atingem alturas mais elevadas. Os esguichos de espuma so recomendados como complemento de apoio s instalaes fixas, pois como medida de proteo principal, expem os operadores a srios riscos . 5) Cmaras de espuma So elementos especialmente projetados para a aplicao de espuma de baixa expanso, sobre a superfcie de combustveis contidos em tanques de armaz enamento de grande dimetro e altura.

Tem a caracterstica de aplicar a espuma no interior do tanque em chamas por meio da descarga na parede do tanque. Pode ser constitudo de elementos especiais no interior do tanque, que fazem com que a espuma caia de forma mais suave sobre a superfcie do lquido. composta por um selo de vidro que impede a sada de vapores volteis do interior do tanque, mas que se rompem quando o sistema entra em funcionamento, permitindo a passagem da espuma. Dispe tambm de uma placa de orifcio que regula a presso, de forma a possibilitar a formao de uma espuma adequada. utilizada para tanque acima de 10 m de altura e ou dimetro superior a 24m, normalmente em tanque de teto fixo, podendo tambm ser projetada para tanques de teto flutuante. 6) Geradores de alta expanso So elementos de gerao e aplicao de espuma de alta expanso, formando uma espuma com uma maior proporo de ar. So compostos por um ventilador que podem ser acionados por um motor eltrico, ou pela prpria passagem da soluo de pr-mistura. Podem ser do tipo mvel ou fixo, aplicando a espuma diretamente ou por meio de mangas e condutos especialmente projetados. Sua presso de funcionamento varia de 5 a 7 bar. 7) Tubulaes e acessrios As tubulaes so responsveis pela conduo da gua ou pr-mistura para os equipamentos que formam ou aplicam espuma. Deve ser resistente corroso. Quantos aos acessrios, estes devem resistir a altas presses uma vez que os sistemas de espuma, normalmente, trabalham com valores elevados de presso, decorrente das perdas de carga nos equipamentos e presses mnimas para a formao da espuma. O dimensionamento do sistema varia conforme o tipo, dimenso e arranjo fsico dos locais que armazenam lquidos inflamveis e combust veis, devendo seguir as normas tcnicas oficiais e Instrues Tcnicas baixadas pelo Corpo de Bombeiros. A reserva de incndio tambm varia conforme o tamanho das reas de armazenamento, mas possuem capacidade de reserva maior que aos destinados a sistema de hidrantes.

SISTEMA FIXO DE CO2.

O sistema fixo de baterias de cilindros de CO2, consiste de tubulaes, vlvulas, difusores, rede de deteco, sinalizao, alarme, painel de comando e acessrios, destinado a extinguir incndio por abafamento, por meio da descarga do agente extintor. Seu emprego visa proteo de locais onde o emprego de gua desaconselhvel, ou locais cujo valor agregado dos objetos e equipamentos elevado nos quais a extino por outro agente causar a depreciao do bem pela deposio de resduos. recomendado normalmente nos locais onde se buscam economia e limpeza, e naqueles que o custo agente/instalao muito mais inferior do que outro agente extintor empregado. Possui uma efetiva extino em: 1) Fogos de classe "B" e "C" (lquidos inflamveis e gases combustveis, e equipamentos eltricos energizados de alta tenso), em: a) recintos fechados, por inundao total, onde o sistema extingue pelo abafamento, baixando -se a concentrao de oxignio do local necessria para a combu sto, criando uma atmosfera inerte. b) recintos abertos, mediante aplicao local sob determinada rea. 2) Fogos de Classe "A" (combustveis slidos): a) decorrente de seu efeito de resfriamento, nos incndio em slidos, em que o fogo pouco profundo e o calor gerado baixo; b) nos usos de inundao total, aliados a uma deteco prvia, a fim de evitar a formao de brasas profundas; c) nos usos de aplicao local, leva-se em conta o tipo e disposio do combustvel, uma vez que a descarga do CO2 impedir a extino nas regies no acessveis diretamente pelo sistema. O sistema no capaz de extinguir: 1) fogos em combustveis (no pirofricos) que no precisam de oxignio para a sua combusto, pois permitem uma combusto anaerbia; 2) fogos em combustveis de classe "D" (materiais pirofricos); Os tipos de sistema so: 1) Inundao total, onde a descarga de CO, projetada para uma concentrao em todo o volume do risco a proteger; 2) Aplicao local, onde o CO2 projetado sobre elementos a proteger no confinados; 3) Modulares, que consiste em um pequeno sistema de inundao total instalado no interior dos compartimentos dos equipamentos a proteger. Os componentes dos sistemas so:

1) Cilindros, que contm o agente extintor pressurizado, onde a prpria presso do cilindro ser utilizada para pressurizao do sistema, sendo responsveis pela descarga dos difusores. Sua localizao deve ser prxima a rea/ equipamento a proteger, a fim de evitar perdas de carga; diminuir a possibilidade de danos instala o e baratear o custo do sistema; mas no deve ser instalada dentro da rea de risco, devendo ficar em local protegido (exceto para os sistemas modulares). Os cilindros devem ser protegidos contra danos mecnicos ou danos causados pelo ambiente agressivo. No conjunto de cilindros, h um destinado a ser "cilindro-piloto", cuja funo , mediante acionamento de um dispositivo de comando, estabelecer um fluxo inicial do agente, a fim de abrir por presso as demais cabeas de descarga dos demais cilindros da ba teria. Os cilindros podem ser de dois tipos: a) Alta presso, na qual o CO2 encontra-se contido a uma temperatura de 20C e uma presso de 60bar. Este sistema o mais comum. b) Baixa presso, na qual o CO2 encontra-se resfriado a -20C e com uma presso de 20bar. 2) Cabea de descarga, que consiste de um dispositivo fixo adaptado vlvula do cilindro, a fim de possibilitar sua abertura e conseqente descarga ininterrupta do gs. 3) Tubulao e suas conexes, responsveis pela conduo do agente extintor d evem ser resistentes a presso, a baixa temperatura e a corroso, tanto internamente como externamente. Devem resistir a uma presso de ruptura 5,5 vezes maior que a presso nominal do cilindro; 4) Vlvulas, com a funo de direcionamento (direcional) do a gente extintor ou de purga do coletor de distribuio de gs (evitar que fugas do sistema acionem os difusores fechados). Essas vlvulas devem resistir a uma presso de ruptura 7 vezes maior que a presso nominal do cilindro; 5) Difusores, que consiste de dispositivo fixo de funcionamento automtico, equipado com espalhador de orifcios calibrados, destinados a proporcionar a descarga do CO2 sem congelamento interno e com espalhamento uniforme;

BRIGADA DE INCNDIO A populao do edifcio deve estar prepar ada para enfrentar uma situao de incndio, quer seja adotando as primeiras providncias no sentido de controlar o incndio, quer seja abandonando o edifcio de maneira rpida e ordenada. Para isto ser possvel necessrio como primeiro passo, a elaborao de planos para enfrentar a situao de emergncia que estabeleam em funo dos fatores determinantes de risco de incndio, as aes a serem adotadas e os recursos materiais e humanos necessrios. A formao de uma equipe com este fim especfico um aspecto importante deste plano, pois permitir a execuo adequada do plano de emergncia.

Essas equipes podem ser divididas em duas categorias, decorrente da funo a exercer: 1) Equipes destinadas a propiciar o abandono seguro do edifcio em caso de incnd io. 2) Equipe destinada a propiciar o combate aos princpios de incndio na edificao. Em um edifcio pode ocorrer que haja esta equipe distinta ou executada as funes simultaneamente. Tais planos devem incluir a proviso de quadros sinticos em distinto s setores do edifcio (aqueles que apresentem parcela significativa da populao flutuante como, por exemplo, hotis) que indiquem a localizao das sadas, a localizao do quadro sintico com o texto " voc est aqui" e a localizao dos equipamentos de combate manual no setor. Por ltimo deve-se promover o treinamento peridico dos brigadistas e de toda a populao do edifcio.

PLANTA DE RISCO fundamental evitar qualquer perda de tempo quando os bombeiros chegam ao edifcio em que est ocorrendo o incndio. Para isto necessrio existir em todas as entradas do edifcio (cujo porte pode definir dificuldades as aes dos bombeiros) informaes teis ao combate, fceis de entender, que localizam por meio de plantas os seguintes aspectos: 1) ruas de acesso; 2) sadas, escadas, corredores e elevadores de emergncia; 3) vlvulas de controle de gs e outros combustveis; 4) chaves de controle eltrico; 5) localizao de produtos qumicos perigosos; 6) reservatrios de gases liquefeitos, comprimidos e de produtos perigosos. 7) registros e portas corta-fogo, que fecham automaticamente em caso de incndios e botoeiras para acionamento manual destes dispositivos; 8) pontos de sadas de fumaa; 9) janelas que podem ser abertas em edifcios selados; 10) painis de sinalizao e alarme de incndio; 11) casa de bombas do sistema de hidrantes e de chuveiros automticos; 12) extintores etc.

13) sistema de ventilao e localizao das chaves de controle; 14) sistemas de chuveiros automticos e respectivas vlvulas de controle; 15) hidrantes internos e externos e hidrantes de recalque e respectivas vlvulas de controle;

Das könnte Ihnen auch gefallen