Sie sind auf Seite 1von 3

PROC. N. TST-RR-406.806/1997.0 A C R D O Primeira Turma JCAPS/zed/as VNCULO DE EMPREGO. CONTRATAO POR EMPRESA INTERPOSTA. REEXAME DE FATOS E PROVAS.

S. luz do Enunciado n. 126 do TST, no se conhece de recurso de revista quando o acrdo recorrido amparou-se no contexto ftico-probatrio dos autos para o reconhecimento do vnculo de emprego diretamente com o tomador dos servios. Recurso de revista no conhecido.

Vistos, relatados e discutidos estes autos de Recurso de Revista n. TST-RR-406.806/1997.0, sendo recorrente BANCO DO ESTADO DE SO PAULO S.A. - BANESPA e recorridos MAGALI MENEZES GLRIA VENDEMIATTI e OUTRO. O Tribunal Regional do Trabalho da Dcima Quinta Regio, por meio dos acrdos de fls. 589/596 e 602/604, deu provimento parcial ao recurso do reclamado, mas manteve o reconhecimento do vnculo de emprego e seus consectrios. O Banespa, no se conformando, interps recurso de revista buscando acolhimento quanto ao tema Vnculo de emprego Contratao por empresa interposta (fls. 609/618). Admitido o recurso (fl. 622), foram apresentadas contra-razes (fls. 624/643). Processo no submetido a parecer do Ministrio Pblico, nos termos do artigo 113 do Regimento Interno do Tribunal Superior do Trabalho (TST). o relatrio V O T O CONHECIMENTO Satisfeitos os pressupostos comuns de admissibilidade, examino os especficos do recurso de revista. VNCULO DE EMPREGO. CONTRATAO POR EMPRESA INTERPOSTA O Tribunal de origem manteve a sentena, que reconhecera o vnculo de emprego diretamente com o Banco reclamado, por entender demonstrada a prestao de trabalho ligado atividade

Fl. 2 PROC. N. TST-RR-406.806/1997.0 fim do tomador dos servios, na forma do Enunciado n. 331 da Smula de Jurisprudncia Uniforme desta Corte Superior da Justia do trabalho (fls. 592/593). O reclamado, em suas razes, sustenta que os demandantes no lhe prestaram servios sob subordinao direta, bem como que no desenvolviam atividade tipicamente bancria, alm de, a juzo do recorrente, no haver prova de fraude na contratao. Complementa que seria impossvel o reconhecimento do vnculo empregatcio em face do no atendimento da exigncia contida no artigo 37, inciso II, da Constituio Federal de 1988 (CF/88), na forma do item II do Enunciado n. 331. Alicera o recurso em divergncia jurisprudencial, contrariedade aos itens II e III do referido Enunciado e violao do artigo 3 da Consolidao das Leis do Trabalho CLT (fls. 610/618). Em contra-razes, os demandantes alegam que foram admitidos antes de 5 de outubro de 1988, motivo pelo qual no seria aplicvel a orientao sumular invocada pelo recorrente (fl. 627). A verificao do atendimento dos requisitos do vnculo de emprego diretamente com o Banco, bem como a concluso de que houve demonstrao de fraude na contratao, pela prestao de servios em atividade fim do tomador, tratam-se de aspectos fticos insuscetveis de reexame nesta instncia extraordinria, luz do Enunciado n. 126. Dessas premissas, inalterveis por meio de recurso de revista, que deve partir o exame da insurgncia do reclamado. Logo, j fica afastada a aplicao do item III do Enunciado n. 331, que autoriza a intermediao no caso de servio especializado ou ligado atividade meio do tomador, porquanto se dirige a hiptese diversa da presentemente analisada (trabalho em atividade fim). Pela mesma razo, no h como se aferir a alegada ofensa ao artigo 3 da CLT, uma vez que a tese do recorrente, neste aspecto, parte de premissas fticas opostas quelas reconhecidas no acrdo atacado. Em face do exposto, revelam-se inespecficos os arestos cotejados (a partir do segundo de fl. 615), luz do enunciado n. 296, posto que tambm partem de pressupostos fticos diversos (inexistncia de prova de fraude na intermediao, prestao de servios especializados ou relacionados a atividade meio do tomador, inexistncia de subordinao direta ao tomador, etc.). Por fim, o entendimento consubstanciado no item II do Enunciado n. 331, que trata da aplicao do artigo 37, inciso II, da CF/88, pressupe que a contratao tenha sido feita na vigncia deste

Fl. 3 PROC. N. TST-RR-406.806/1997.0 preceito constitucional (aps 5 de outubro de 1988). Ocorre que esta premissa ftica no se encontra delineada no acrdo recorrido, posto que no contm qualquer indicao sobre a data de admisso dos reclamantes. Dessa forma, no h como se aferir a alegada contrariedade ao verbete sumular invocado e tampouco o conflito com o primeiro aresto de fl. 615. Por essas razes, no conheo do recurso. ISTO POSTO ACORDAM os Ministros da Primeira Turma do Tribunal Superior do Trabalho, unanimemente, no conhecer do recurso. Custas inalteradas. Braslia, 05 de setembro de 2001.

JUIZ CONVOCADO ALTINO PEDROZO DOS SANTOS


Relator

Das könnte Ihnen auch gefallen