Sie sind auf Seite 1von 11

Perguntas e Respostas sobre Concesses Florestais

Essa cartilha foi elaborada pela equipe do Servio Florestal Brasileiro a partir das dvidas enviadas por pessoas interessadas em saber mais sobre as concesses florestais. Qual a diferena entre concesso florestal e privatizao da floresta? Concesso Florestal o direito que o governo concede para que um particular explore produtos e servios de uma determinada floresta pblica. Essa autorizao obtida por meio de licitao. O vencedor da licitao (chamado concessionrio) obrigado a pagar ao governo determinada quantia para explorar a floresta. Ganha a licitao quem oferecer a proposta mais vantajosa ao governo. A proposta mais vantajosa a que oferece maiores benefcios comunidade, pois os critrios tcnicos possuem mais valor que os critrios de preo. O concessionrio obrigado a respeitar o Plano de Manejo Florestal Sustentvel (PMFS). O contrato de concesso por tempo limitado. Portanto, o concessionrio obrigado a sair da floresta aps o trmino do contrato. A concesso florestal no permite a transferncia da titularidade da terra. Assim, a floresta continua sendo pblica. Privatizao da Floresta a venda de uma rea pblica (pertencente ao governo) para um particular. Na privatizao, o particular possui o ttulo de propriedade da terra e todos os direitos de explorao da floresta. Nesse caso, a floresta passa a pertencer ao particular que a comprou. (2) Quem pode participar da licitao? Associaes de comunidades locais, cooperativas, Oscips e empresas brasileiras.

A participao pode ser individual ou em consrcio. A possibilidade de participao de consrcios democratiza o acesso s riquezas florestais, pois permite que associaes locais, cooperativas, Oscips, microempresas, empresas de pequeno porte e empresas de mdio porte formem parcerias para competir.

(3) Estrangeiros podem participar da licitao? No. A lei determina que apenas as associaes de comunidades locais, as cooperativas, as oscips e as empresas brasileiras podem participar da licitao. As florestas pertencem ao Brasil e vo continuar pertencendo ao Brasil.

(4) Que atividades econmicas PODEM ser exploradas em uma concesso florestal? Madeira (extrada de rvores com mais de 50 cm de dimetro). Produtos no-madeireiros (leos, frutos, resinas, plantas ornamentais, plantas medicinais, etc.). Material lenhoso residual da explorao. Servios de ecoturismo (incluindo hospedagem, visitao, observao da natureza e esportes de aventura.)

(5) Que atividades econmicas NO podem estar includas no contrato de concesso florestal? A concesso NO d direito : titularidade da terra. comercializao de crditos de carbono. preferncia na aquisio da terra. explorao de recursos hdricos. explorao de recursos genticos. explorao de recursos minerais. explorao de recursos recursos pesqueiros e fauna.

Essas atividades seguem regulamentao prpria. Os produtos tradicionais e de subsistncia que so utilizados pelas comunidades locais tambm ficam excludos da concesso florestal.

(6) O que manejo florestal? Manejo florestal a utilizao racional e ambientalmente sustentvel dos recursos da floresta. Manejo no desmatamento, pois no h remoo total da floresta. O objetivo principal do manejo preservar a floresta, extraindo suas riquezas com o menor impacto possvel e de uma forma que permita sua recuperao. O manejo deve respeitar o Plano de Manejo Florestal Sustentvel (PMFS). O PMFS elaborado por engenheiros florestais e aprovado pelo Instituo brasileiro do Meio-ambiente e dos Recursos Naturais Renovveis (Ibama). Se a empresa no respeitar o PMFS, ela sofrer punies e poder, inclusive, perder a concesso.

(7) Qual a diferena entre unidade de manejo e lote de concesso? Unidade de Manejo Florestal (UMF) uma rea de floresta pblica para a qual foi aprovado um Plano de Manejo Florestal (PMFS). Lote de Concesso um conjunto de Unidades de Manejo Florestal (UMFs). Cada concessionrio pode explorar apenas uma UMF. Um lote composto de 4 UMFs, por exemplo, ser explorado por 4 empresas diferentes. O objetivo disso evitar que um nico concessionrio tome conta de grandes reas sozinho. (8) Como formado um lote de concesso? Cada lote de concesso deve ser formado por pelo menos uma UMF pequena (at 20 mil hectares), uma UMF mdia (at 40 mil hectares) e uma UMF grande (maior que 40 mil hectares).

O objetivo permitir que associaes locais, oscips, microempresas, empresas de pequeno porte e empresas de mdio porte possam participar de uma licitao, democratizando o acesso s riquezas florestais e realizando um ato de incluso ambiental.

(9) Que critrios esto envolvidos no estabelecimento do tamanho das unidades de manejo florestal? Critrios tcnicos, socioculturais, econmicos e ambientais. Esses critrios so estabelecidos por especialistas e levam em considerao as necessidades do setor florestal, as peculiaridades regionais, a estrutura das cadeias produtivas, a infraestrutura local e o acesso aos mercados. A distribuio e forma das unidades so debatidas em audincias pblicas realizadas antes da publicao do edital de licitao.

(10) possvel sugerir reas para concesso florestal? Sim. Se a rea for federal, a sugesto deve ser encaminhada ao Servio Florestal Brasileiro. Se a rea for estadual ou municipal, a sugesto deve ser encaminhada para o rgo estadual ou municipal responsvel.

(11) Como garantir o acesso das comunidades tradicionais do entorno da concesso aos recursos florestais tradicionalmente usados? A lista dos produtos que o concessionrio no pode explorar ou que ele s pode explorar com restries est no contrato de concesso. Se o concessionrio desobedecer a essa lista, ser punido, e poder, inclusive, perder o direito explorao.

(12) Como feito o reconhecimento dos recursos florestais tradicionalmente usados pelas comunidades do entorno? Por meio de estudos realizados antes do processo de licitao. Esses estudos so conduzidos de forma participativa. A prpria sociedade pode indicar quais so os produtos tradicionalmente utilizados por ela.

A incluso de produtos de uso tradicional tambm pode ser feita durante a elaborao do Plano de Manejo ou durante as audincias pblicas realizadas antes do lanamento do edital. O Servio Florestal Brasileiro analisa criteriosamente cada sugesto.

(13) Como esto previstas as atividades de responsabilidade social de forma direta fora da rea de concesso florestal? O Servio Florestal Brasileiro tem o objetivo de criar uma sinergia entre as atividades florestais nas concesses e as atividades comunitrias, de forma a permitir a consolidao de uma economia florestal capaz de gerar postos de trabalho, renda e desenvolvimento sustentvel. Assim, sempre que existirem comunidades prximas s reas de concesso, sero realizadas atividades de apoio ao manejo da floresta pelas comunidades. Para tanto, parte dos recursos arrecadados no processo de concesso so recolhidos ao Fundo Nacional de Desenvolvimento Florestal. Os recursos deste fundo sero destinados prioritariamente ao apoio ao desenvolvimento de atividades florestais pelas comunidades locais, principalmente para capacitao, assistncia tcnica e pesquisa. Alm disso, a seleo dos concessionrios feita por um processo que analisa um conjunto de indicadores sociais, no apenas o preo. Os critrios sociais (criao de empregos na comunidade, por exemplo) tero sempre um peso importante.

(14) Como garantir a capacitao da populao local como fonte de recursos humanos para empregos gerados pela concesso florestal? O edital de licitao pode beneficiar as empresas que se comprometam a realizar capacitao de mo-de-obra no local da concesso. Alm disso, em alguns casos, o Servio Florestal Brasileiro pode exigir que, em determinadas unidades de manejo (em especial nas de grande porte), o concessionrio seja obrigado a instalar e assegurar o funcionamento de um centro de treinamento para a comunidade.

(15) Como a sociedade pode participar do processo de concesso florestal? De diversas formas.

Em primeiro lugar, s podem receber concesso florestal as reas previstas no Plano Anual de Outorga Florestal (PAOF) e o PAOF s aprovado aps ter sido submetido a uma consulta pblica. Alm disso, o PAOF tambm discutido na Comisso de Gesto de Florestas Pblicas (CGFLOP), formada por diversos representantes da sociedade civil organizada. Em segundo lugar, o Servio Florestal Brasileiro (SFB) realiza audincias pblicas nos municpios em cujos territrios existam unidades de manejo florestal. A audincia pblica gratuita e aberta a todas as pessoas que queiram participar. Todas as sugestes propostas durante a audincia pblica so respondidas por escrito pelo Servio Florestal Brasileiro. Em terceiro lugar, possvel enviar crticas, dvidas e sugestes pelo site do Servio Florestal Brasileiro (www.florestal.gov.br). Todo cidado pode participar. Sua participao muito importante para ns!

(16) H um tratamento diferenciado para pequenas empresas ou cooperativas no processo de licitao para concesso florestal? Sim. H vrias vantagens. Em primeiro lugar, elas esto dispensadas do pagamento dos custos do edital de licitao. Em segundo lugar, elas pagaro uma garantia 25% menor do que a das grandes empresas, se vencerem a licitao) Em terceiro lugar, no pagamento de auditorias, h uma forma alternativa que toma como referncia a rea do lote de concesso florestal, com indicao da entidade auditora pelo Servio Florestal Brasileiro. (17) Na concorrncia pela concesso, como a diviso entre o critrio tcnico e o critrio preo? O resultado da licitao o somatrio da proposta tcnica com a proposta de preo. A proposta tcnica contm, entre outras coisas, a quantidade empregos que a concessionria pretende gerar no local, a quantidade de espcies que ela pretende explorar, etc. A proposta de preo contm o valor que a concessionria est disposta a pagar ao governo para poder explorar a floresta. O peso da proposta tcnica sempre maior ao peso da proposta de preo. Isso acontece porque a prioridade do governo gerar empregos locais, melhorar a infraestrutura e agregar valor ao produto na prpria regio, por exemplo, e no apenas receber dinheiro para que uma empresa explore a floresta. Os critrios da proposta tcnicas so definidos de forma participativa, com intensa influncia da sociedade civil organizada e da populao local, pois o Servio Florestal

Brasileiro sabe que a sociedade local a mais indicada para dizer quais so suas prioridades.

(18) O que so indicadores eliminatrios, classificatrios e bonificadores no processo de licitao de uma concesso florestal? Os indicadores sero eliminatrios quando tiverem um padro mnimo de desempenho a ser atingido para a qualificao do concorrente. Se no atingir o patamar mnimo de algum indicador eliminatrio, a empresa ser automaticamente excluda da licitao. Os indicadores classificatrios vo pontuar os concorrentes e definir a posio da licitante na concorrncia, identificando quem ser a vencedora. Indicadores bonificadores so os que do o direito a descontos nos preos que o concessionrio precisa pagar ao governo durante o contrato. Os bonificadores s so fornecidos se a empresa alcanar nveis de desempenho superiores aos das obrigaes do contrato. Todos os parmetros para a aplicao de bonificao so pr-estabelecidos no edital e no contrato de concesso.

(19) Qual o valor mximo de reduo nos preos da concesso florestal que o concessionrio pode conseguir atravs de bonificao? O valor mximo de reduo de 30%. Mas essa reduo no pode abaixar o preo do produto a um valor menor do que o preo mnimo definido no edital. Por exemplo: o concessionrio acumula o desconto mximo de 30% em um produto cujo valor normal era de R$ 50,00 e o preo mnimo era de R$ 40,00. Nesse caso, em vez de o preo cair para R$ 35,00 (R$ 50,00 menos 30%), o preo continuar sendo de R$ 40,00. Essa medida tem o objetivo de preservar o interesse pblico e evitar que o concessionrio pague valores muito baixos ao governo.

(20) O preo dos produtos e servios explorados na concesso determinado com base em que? Com base nos preos praticados no mercado.

O Servio Florestal Brasileiro possui um sistema de acompanhamento de preos de produtos e servios florestais e adota todas as precaues para, simultaneamente, viabilizar economicamente a explorao e obter para o governo a melhor proposta possvel.

(21) Como reajustado o valor dos preos pagos pelo concessionrio ao longo do contrato? Os reajustes ocorrem a cada ano e visam a impedir a defasagem de preos. No seria justo a empresa pagar ao governo o mesmo preo durante os 40 anos de durao de um contrato, por exemplo. O reajuste visa a preservar o interesse pblico e evitar o enriquecimento sem causa do concessionrio. Os preos de cada servio e de cada produto e a forma de reajuste esto no edital de licitao.

(22) Como so divididos os recursos financeiros oriundos da concesso florestal? No caso das florestas pblicas federais, esta distribuio est definida na Lei 11.284, da seguinte maneira: a) Se a concesso ocorrer FORA de Florestas Nacionais: Do valor mnimo pago anualmente pelo concessionrio (correspondente a at 30% do valor total): 70% ser destinado ao Servio Florestal Brasileiro para execuo de suas atividades; 30% ser destinado ao IBAMA para utilizao restrita em atividades de controle e fiscalizao ambiental de atividades florestais, de unidades de conservao e do desmatamento. Do valor restante pago anualmente pelo concessionrio (correspondente a no mnimo 70% do valor total): 30% para o estado onde esto localizados os lotes de concesso florestal. 30% para os municpios onde esto localizados os lotes de concesso florestal. 40% para o Fundo Nacional de Desenvolvimento Florestal. b) Se a concesso ocorrer DENTRO de Florestas Nacionais: O valor mnimo pago anualmente pelo concessionrio (correspondente a 30% do valor total) ser destinado ao Servio Florestal Brasileiro para execuo de suas atividades;

Do valor restante pago anualmente pelo concessionrio: 40% ser destinado ao Instituto Chico Mendes de Conservao da Biodiversidade (ICMBio). 20% para o estado onde esto localizados os lotes de concesso florestal. 20% para os municpios onde esto localizados os lotes de concesso florestal. 20% para o Fundo Nacional de Desenvolvimento Florestal.

(23) Em que o recurso proveniente da concesso pode ser utilizado? O uso dos recursos provenientes da concesso florestal est definido na Lei 11.284/2006. O Servio Florestal Brasileiro (SFB) utilizar os recursos financeiros para a execuo de suas atividades. O Instituto Chico Mendes de Conservao da Biodiversidade (ICMBio) utilizar os recursos financeiros na gesto das unidades de conservao de uso sustentvel. O Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e Recursos Naturais Renovveis (Ibama) utilizar os recursos financeiros para controle e fiscalizao ambiental de atividades florestais, de unidades de conservao e do desmatamento. Os estados e municpios utilizaro os recursos para o apoio e promoo da utilizao sustentvel dos recursos florestais e sero monitorados por conselhos de meio ambiente, com participao social. Esses conselhos devero aprovar a programao da aplicao dos recursos.

(24) Como a sociedade pode interferir e monitorar o uso desses recursos? Os conselhos estaduais e municipais que recebero parte dos recursos so formados pela sociedade civil organizada e por representantes da populao local. Alm disso, o Fundo Nacional de Desenvolvimento Florestal pode utilizar os recursos no fomento do desenvolvimento de atividades sustentveis de base florestal no Brasil e para promover a inovao tecnolgica do setor, o que ser monitorado por um conselho consultivo, com participao dos entes federativos e da sociedade civil. (25) Por que o contrato de concesso florestal to longo (de at 40 anos)? Porque ele estabelecido de acordo com o ciclo de corte ou de explorao, que considera o tempo de regenerao da floresta.

O tempo mdio de regenerao da floresta no caso dos produtos madeireiros (que exigem o corte da rvore) de 30 a 35 anos. Alm disso, contratos longos tambm trazem segurana ao governo e ao concessionrio. Em relao ao governo, uma relao de longa durao facilita o monitoramento do contrato e o estabelecimento de parmetros tcnicos apropriado. Em relao ao concessionrio, uma relao de longa durao possui basicamente 3 grandes vantagens: a) aumenta o interesse em explorar os recursos da floresta de forma a respeitar sua capacidade de regenerao. b) promove o menor impacto ambiental e o mximo benefcio social possvel, pois facilita o uso mltiplo da floresta e de outros servios. c) estimula o investimento em maior agregao de valor.

(26) Quando as garantias depositadas pelo concessionrio so utilizadas e o que acontece com elas no final do contrato? O contrato de concesso prev vrias situaes em que descumprimento do contrato leva execuo da garantia. Toda vez que executada a garantia, o concessionrio tem um prazo definido para repor as garantias, sob pena de ter o contrato suspenso ou cancelado. A garantia pode ser resgatada pelo concessionrio no fim do contrato. (27) Por que produtos madeireiros, no-madeireiros e servios so includos no mesmo edital? Para estimular o uso mltiplo da floresta, buscando sempre a melhor e mais ampla utilizao econmica dos recursos florestais, desde que de forma sustentvel. Como no possvel ter dois concessionrios na mesma rea, o melhor incentivar o mximo de usos mltiplos dos recursos florestais, facultando ao concessionrio a formao de parcerias (incluindo envolvimento de comunidades). (28) Para participar do processo de licitao, poder ser feito consrcio? Sim. Mas necessrio observar que: (1) nenhuma empresa participante de consrcio poder participar na licitao de forma isolada ou em outro consrcio e;

(2) se o consrcio for vencedor, dever se constituir em empresa para a assinatura do contrato.

(29) O concessionrio pode construir serrarias e outras unidades beneficiadoras dentro da Unidade de Conservao ou da Unidade de Manejo Florestal (UMF)? Sim, desde que tenha permisso dos rgos gestores e esteja previsto no edital de licitao.

(30) Como ser feita a fiscalizao das concesses para garantir a qualidade da floresta que ser entregue ao final do processo de concesso florestal? Durante todo o perodo de vigncia do contrato ocorrero monitoramentos, fiscalizaes e auditorias periodicamente. Os prejuzos ao meio ambiente sero punidos nas esferas administrativa, cvel e penal. O governo pode utilizar a garantia (depositada pelo concessionrio) para compensar atos que produziram dano. O monitoramento das atividades nas concesses florestais inclui: Sistema de Deteco da Explorao Florestal (DETEX), que identifica, via satlite, onde est havendo explorao florestal. Controle de cadeia de custdia, no qual o concessionrio deve manter o controle da origem dos produtos da floresta at a unidade de processamento; Rastreamento por satlite da frota de caminhes do concessionrio. O Ibama fiscaliza o cumprimento do Plano de Manejo Florestal Sustentvel. O Servio Florestal Brasileiro fiscaliza o cumprimento do contrato de concesso Florestal. Alm disso, obrigatria uma auditoria independente, no mnimo a cada trs anos, realizada por entidade credenciada pelo INMETRO e reconhecida pelo Servio Florestal Brasileiro.

Das könnte Ihnen auch gefallen