Sie sind auf Seite 1von 34

MANUAL DE NORMAS E ROTINAS DE PROCEDIMENTOS PARA A ENFERMAGEM

ASSISTNCIA DE ENFERMAGEM
2
ndice Rotinas de Procedimentos Pgina Administrao de Medicamentos Via Endovenosa (EV) 03 Administrao de Medicamentos Via Inalatria 04 Administrao de Medicamentos Via Intradrmica (ID) 05 Administrao de Medicamentos Via Intramuscular (IM) 06 Administrao de Medicamentos Via Ocular 09 Administrao de Medicamentos Via Oral 10 Administrao de Medicamentos Via Subcutnea (SC) 10 Aspirao Traqueal 12 Aspirao de Orofaringe 13 Cateterismo Vesical de Alvio 13 Cateterismo Vesical de Demora 15 Cauterizao Cicatriz Umbilical 17 Coleta de Exames Laboratoriais 18 Coleta de Citologia Onctica 21 Coleta de PKU 24 Curativo 25 Eletrocardiograma 28 Medida de Circunferncia de Cintura 29 Medida de Circunferncia de Quadril 30 Medida de Estatura 30 Medida de Permetro Torcico 32 Medida de Peso 32 Medida de Presso Arterial 35 Oxigenoterapia 37 Oxigenoterapia por Cateter Nasal 38 Preparo e Esterilizao de Materiais 39 Preparo de Medicamento Parenteral 42 Sondagem Nasoenteral 44 Sondagem Nasogstrica 47 Troca de Bolsa de Estomia 48 Vacinao 49

3
NORMAS DE PROCEDIMENTOS N 001

Departamento de Sade/ Coordenadoria de Enfermagem Procedimento: ADMINISTRAO DE MEDICAMENTOS VIA ENDOVENOSA (EV) EXECUTANTES: Enfermeiros, Tcnicos e Auxiliares de Enfermagem. MATERIAIS: 1. Seringa. 2. Agulha 40x15. 3. Agulha 25x6. 4. Algodo. 5. lcool. 6. Garrote. 7. Fita crepe para identificao. 8. Bandeja. 9. Luva de procedimento. 10. Medicamento prescrito. 11. Abocath no n adequado. 12. Esparadrapo/ micropore. 13. Soro. DESCRIO DO PROCEDIMENTO: 1. Checar medicao prescrita: data, dose, via e nome do paciente. 2. Selecionar a ampola, observando nome, validade, alterao de cor e presena de resduos. 3. Escolher seringa de acordo com a quantidade de lquidos a ser administrado. 4. Lavar as mos. 5. Fazer assepsia nas ampolas com auxlio do algodo e lcool 70%. 6. Abrir a seringa e conectar a agulha 40x12. 7. Preparar medicao, conforme tcnica descrita. 8. Explicar ao paciente o que ser realizado. 9. Calar as luvas. 10. Selecionar veia de grande calibre para puno, garrotear o brao do paciente. 11. Realizar antissepsia do local escolhido. 12. Posicionar seringa bisel voltado para cima e proceder a puno venosa. 13. Soltar o garrote. 14. Administrar a medicao lentamente, observando o retorno venoso, o paciente e as reaes apresentadas.

4
15. Retirar a seringa e pressionar o algodo no local da puno. 16. Lavar as mos. 17. Realizar anotao de enfermagem, assinar e carimbar (conforme deciso do COREN-SP- DIR/001/2000). 18. Registrar procedimento em planilha de produo. 19. Manter ambiente de trabalho em ordem. NORMAS DE PROCEDIMENTOS N 002 Departamento de Sade/ Coordenadoria de Enfermagem Procedimento: ADMINISTRAO DE MEDICAMENTOS VIA INALATRIA EXECUTANTES: Auxiliares, tcnicos de enfermagem e enfermeiros. MATERIAIS: 1. Copo nebulizador. 2. Mscara. 3. Medicao prescrita. DESCRIO DO PROCEDIMENTO: 1. Lavar as mos com tcnica adequada.

2. Preparar a medicao prescrita no copo nebulizador, observando a dose, via, nome paciente, data. 3. Explicar o procedimento ao paciente. 4. Ligar o copo nebulizador extenso de ltex acoplada ao fluxmetro de ar comprimido/oxignio, conforme prescrio. 5. Regular o fluxo (5 a 10 litros/ min). 6. Orientar o paciente a manter respirao nasal durante a inalao do medicamento. 7. Ao trmino, oferecer papel toalha para o paciente secar a umidade do rosto. 8. Colocar copo e mscara de nebulizao para lavagem e desinfeco. 9. Lavar as mos. 10. Anotar, assinar e carimbar em pronturio/ receiturio, comunicando mdico prescritor, caso haja necessidade de avaliao aps procedimento. 11. Anotar na planilha de produo. 12. Manter ambiente de trabalho limpo e organizado.

5
NORMAS DE PROCEDIMENTOS N 003 Procedimento: ADMINISTRAO MEDICAMENTOS VIA INTRADRMICA (ID) EXECUTANTES: Auxiliares, tcnicos de enfermagem e enfermeiros. MATERIAIS: 1. Seringa 1 ml. 2. Agulha 10 x 5 ou 13 x 4,5. 3. Soluo prescrita. 4. Bandeja. DESCRIO DO PROCEDIMENTO: 1. Checar medicao prescrita: data, dose, via e nome do paciente. 2. Lavar as mos. 3. Preparar medicao conforme tcnica j descrita. 4. Orientar o paciente sobre procedimento. 5. Escolher o local da administrao (pouca pigmentao, pouco pelo, pouca vascularizao, fcil acesso para leitura): a face anterior do antebrao o local mais utilizado. 6. Fazer a antissepsia da pele com gua e sabo caso seja necessrio. O lcool 70 no indicado, para no interferir na reao da droga. 7. Segurar firmemente com a mo o local, distendendo a pele com o polegar e o indicador. 8. Introduzir a agulha paralelamente pele, com o bisel voltado para cima, at que o mesmo desaparea. 9. Injetar a soluo lentamente, com o polegar na extremidade do mbolo, at introduzir toda a dose. 10. Retirar o polegar da extremidade do mbolo e a agulha da pele. 11. No friccionar o local. 12. Desprezar os materiais prfuro-cortantes em recipiente adequado. 13. Lavar as mos. 14. Realizar anotao de enfermagem, assinar e carimbar (conforme deciso do COREN-SP-DIR/001/2000). 15. Registrar procedimento em planilha de produo. 16. Manter ambiente de trabalho em ordem.

6
OBSERVAES Imediatamente aps a injeo, aparecer no local uma ppula de aspecto esbranquiado e poroso (tipo casca de laranja), com bordas bem ntidas e delimitadas,

desaparecendo posteriormente. NORMAS DE PROCEDIMENTOS N 004 Procedimento: ADMINISTRAO MEDICAMENTOS VIA INTRAMUSCULAR (IM) EXECUTANTES: Auxiliares, tcnicos de enfermagem e enfermeiros. MATERIAIS: 1. Seringa conforme volume a ser injetado (mximo 5 ml.). 2. Agulha comprimento/ calibre compatvel com a massa muscular e solubilidade do lquido a ser injetado. 3. Algodo. 4. lcool 70%. 5. Bandeja. 6. Medicao prescrita. DESCRIO DO PROCEDIMENTO: 1. Checar prescrio medicamentosa (data, dose, via, nome paciente). 2. Lavar as mos com tcnica adequada. 3. Preparar injeo, conforme tcnica j descrita. 4. Orientar o paciente sobre o procedimento. 5. Escolher local da administrao. 6. Fazer antissepsia da pele com algodo/ lcool. 7. Firmar o msculo, utilizando o dedo indicador e o polegar. 8. Introduzir a agulha com ngulo adequado escolha do msculo. 9. Aspirar observando se atingiu algum vaso sangneo (caso acontea, retirar agulha do local, desprezar todo material e reiniciar o procedimento). 10. Injetar o lquido lentamente. 11. Retirar a seringa/agulha em movimento nico e firme. 12. Fazer leve compresso no local. 13. Desprezar o material perfuro-cortante em recipiente apropriado (caixa resduo perfuro-cortante). 14. Lavar as mos.

7
15. Realizar anotao de enfermagem, assinar e carimbar (conforme deciso do COREN-SP-DIR/001/2000). 16. Realizar anotaes em planilhas de produo. 17. Manter ambiente de trabalho em ordem. OBSERVAES: A. Locais de aplicao: O local apropriado para aplicao da injeo intramuscular fundamental para uma administrao segura. Na seleo do local deve-se considerar o seguinte: Distncia em relao a vasos e nervos importantes; Musculatura suficientemente grande para absorver o medicamento; Espessura do tecido adiposo; Idade do paciente; Irritabilidade da droga; Atividade do paciente. Dorsogltea (DG): 1. Colocar o paciente em decbito ventral ou lateral, com os ps voltados para dentro, para um bom relaxamento. A posio de p contra-indicada, pois h completa contrao dos msculos glteos, mas, quando for necessrio, pedir para o paciente ficar com os ps virados para dentro, pois ajudar no relaxamento. 2. Localizar o msculo grande glteo e traar uma cruz imaginria, a partir da espinha ilaca pstero-superior at o trocnter do fmur.

3. Administrar a injeo no quadrante superior externo da cruz imaginria. 4. Indicada para adolescentes e adultos com bom desenvolvimento muscular e excepcionalmente em crianas com mais de 2 anos, com no mnimo 1 ano de deambulao. Ventrogltea (VG): 1. Paciente pode estar em decbito sentado lateral, ventral ou dorsal. 2. Colocar a mo esquerda no quadril direito do paciente. 3. Localizar com a falange distal do dedo indicador a espinha ilaca ntero-superior direita. 4. Estender o dedo mdio ao longo da crista ilaca. 5. Espalmar a mo sobre a base do grande trocnter do fmur e formar com o indicador em tringulo. 6. Indicada para crianas acima de 03 anos, pacientes magros, idosos ou caquticos.

8
Face Vasto Lateral da Coxa: 1. Colocar o paciente em decbito dorsal, lateral ou sentado. 2. Traar um retngulo delimitado pela linha mdia na anterior da coxa, na frente da perna e na linha mdia lateral da coxa do lado da perna, 12-15 cm do grande trocnter do fmur e de 9-12 cm acima do joelho, numa faixa de 7-10 cm de largura. 3. Indicado para lactantes e crianas acima de 1 ms, e adultos. Deltide: Paciente poder ficar sentado ou decbito lateral. Localizar msculo deltide que fica 2 ou 3 dedos abaixo do acrmio. Traar um tringulo imaginrio com a base voltada para cima e administrar a medicao no centro do tringulo imaginrio. B Escolha correta do ngulo: Vasto lateral da coxa ngulo 45 em direo podlica. Deltide ngulo 90. Ventroglteo angulao dirigida ligeiramente crista ilaca. Dorso glteo ngulo 90. C Escolha correta da agulha: Conforme Horta e Teixeira a dimenso da agulha em relao soluo e espessura da tela subcutnea (quantidade de tecido abaixo da pele) na criana e no adulto, deve seguir o seguinte esquema: FAIXA ETRIA ESPESSURA SUBCUTNEA SOLUO AQUOSA SOLUO OLEOSA OU SUSPENSO ADULTO Magro Normal Obeso 25 x 6/7 30 x 6/7 30 x 8 25 x 8 30 x 8 30 x 8 CRIANA Magra

Normal Obesa 20 x 6 25 x 6/7 30 x 8 20 x 6 25 x 8 30 x 8

9
NORMAS DE PROCEDIMENTOS N 005 Procedimento: ADMINISTRAO MEDICAMENTOS VIA OCULAR EXECUTANTES: Auxiliares, tcnicos de enfermagem e enfermeiros. MATERIAIS: 1. Colrio ou pomada oftalmolgica. 2. Gaze. DESCRIO DO PROCEDIMENTO: Apresentao: Colrio 1. Checar prescrio (data, nome do paciente, dose, apresentao,). 2. Separar medicao prescrita. 3. Lavar as mos. 4. Orientar o paciente quanto ao procedimento, solicitando que incline a cabea para trs. 5. Afastar a plpebra inferior com o auxlio da gaze, apoiando a mo na face do paciente. 6. Pedir para o paciente olhar para cima e pingar a medicao no centro da membrana conjuntiva. 7. Orientar o paciente a fechar a plpebra. 8. Lavar as mos. 9. Anotar data, nome, horrio de execuo do procedimento. 10. Realizar anotao de enfermagem, assinar e carimbar (conforme deciso do COREN-SP-DIR/001/2000). 11. Anotar na planilha de produo. 12. Manter ambiente limpo e organizado. Apresentao: pomada 1. Com o auxlio da gaze, afastar a plpebra inferior, apoiando a mo na face do paciente e colocar com o prprio tubo a pomada. 2. Pedir para o paciente fechar os olhos. 3. Proceder a leve frico sobre a plpebra inferior.

10
NORMAS DE PROCEDIMENTOS N 006 Procedimento: ADMINISTRAO MEDICAMENTOS VIA ORAL EXECUTANTES: Auxiliares, tcnicos de enfermagem e enfermeiros. MATERIAIS: 1. Copo descartvel/ graduado. 2. Medicao. 3. Conta gotas. 4. Bandeja. DESCRIO DO PROCEDIMENTO: 1. Checar prescrio: data, nome do paciente, medicao, dose, via de administrao e apresentao. 2. Lavar as mos.

3. Separar a medicao evitando tocar as mos nos comprimidos. Usar a prpria tampa do frasco ou gaze para auxiliar. 4. Em caso de lquido agitar o frasco e colocar a dose prescrita com auxlio do copo graduado, ou conta gotas. 5. Explicar o procedimento ao paciente. 6. Oferecer a medicao. 7. Certificar-se que o medicamento foi deglutido. 8. Lavar as mos. 9. Realizar anotao de enfermagem, assinar e carimbar (conforme deciso do COREN-SP-DIR/001/2000). 10. Anotar na planilha de produo. 11. Manter ambiente de trabalho limpo e organizado. . NORMAS DE PROCEDIMENTOS N 007 Departamento de Sade/ Coordenadoria de Enfermagem Procedimento: ADMINISTRAO MEDICAMENTOS VIA SUBCUTNEA (SC) EXECUTANTES: Auxiliares, tcnicos de enfermagem e enfermeiros. MATERIAIS: 1. Seringa de 1ou 3 ml. 2. Agulha 10x5, 20x6.

11
3. lcool 70%. 4. Algodo. 5. Bandeja. DESCRIO DO PROCEDIMENTO: 1. Checar medicao prescrita: data, dose, via e nome do paciente. 2. Lavar as mos. 3. Preparar medicao, conforme tcnica descrita. 4. Orientar paciente sobre o procedimento. 5. Escolher o local da administrao. 6. Fazer antissepsia da pele com algodo/ lcool 70%, de cima para baixo. 7. Firmar com o dedo polegar e indicador o local da administrao. 8. Introduzir a agulha com o bisel voltado para cima num ngulo de 90. 9. Aspirar, observando se atingiu algum vaso sangneo. 10. Injetar o lquido lentamente. 11. Retirar a seringa/agulha num movimento nico e firme. 12. Fazer leve compreenso no local com algodo. 13. Desprezar material perfuro-cortante em recipiente apropriado. 14. Lavar as mos. 15. Realizar anotao de enfermagem, assinar e carimbar (conforme deciso do COREN-SP-DIR/001/2000). 16. Registrar procedimento em planilha de produo. 17. Manter ambiente de trabalho em ordem. . OBSERVAES: A. Na administrao de insulina no realizar massagem aps aplicao, para evitar a absoro rpida. B. Locais de aplicao: Regio deltide no tero proximal. Face superior externa do brao. Face anterior da coxa. Face anterior do antebrao.

12

NORMAS DE PROCEDIMENTOS N 008 Procedimento: ASPIRAO TRAQUEAL EXECUTANTES: Enfermeiros, Tcnicos e Auxiliares de Enfermagem MATERIAIS NECESSRIOS: 1. Sonda de aspirao traqueal estril n 14 ou 16 (adulto), n 8 ou 10 (criana). 2. Compressa gaze estril. 3. Pares de luvas estreis. 4. Pares de luvas procedimento. DESCRIO DO PROCEDIMENTO: 1. Checar montagem de material necessrio: sonda de aspirao traqueal conectada ao sistema de aspirao vcuo, luva estril de procedimento, mscara e culos protetores. 2. Calar luva de procedimento na mo no dominante e luva estril na mo dominante. 3. Segurar a sonda de aspirao com a mo dominante. 4. Com a mo no dominante clampar a extenso de ltex e introduzir a sonda com a mo dominante at onde forem possveis. 5. Desclampar a extenso para que ocorra a aspirao da secreo. 6. Retirar lentamente a sonda, realizando movimentos circulares. 7. Retirar as luvas. 8. Lavar as mos. 9. Realizar anotao de enfermagem, assinar e carimbar (conforme deciso do COREN-SP-DIR/001/2000). 10. Registrar o procedimento em planilha de produo. 11. Manter a sala em ordem. OBSERVAES: A. No intervalo ente uma aspirao e outra, solicitar que outra pessoa conecte o sistema de ventilao (amb, respirador). B. Realizar aspirao at que o retorno seja mnimo ou ausente. Auscultar trax antes e aps o procedimento, checando se houve melhora.

13
NORMAS DE PROCEDIMENTOS N 009 Procedimento: ASPIRAO DE OROFARINGE EXECUTANTES: Enfermeiros, Tcnicos e Auxiliares de Enfermagem MATERIAIS NECESSRIOS: 1. Sonda de aspirao estril n 14 ou 16 (adulto), n 8 ou 10 (criana). 2. Compressa gaze. 3. Pares de luvas procedimento. 4. Mscara. 5. culos protetores. DESCRIO DO PROCEDIMENTO: 1. Lavar as mos. 2. Checar montagem de material necessrio: sonda de aspirao conectada ao sistema de aspirao vcuo. 3. Calar luva de procedimento. 4. Segurar a sonda de aspirao com a mo dominante. 5. Clampar a extenso de ltex com a mo no dominante, aspirar a cavidade oral e orofaringe at ausncia/reduo esperada do contedo aspirado. 6. Retirar as luvas. 7. Lavar as mos. 8. Realizar anotao de enfermagem, assinar e carimbar (conforme deciso do

COREN-SP-DIR/001/2000). 9. Registrar o procedimento em planilha de produo. 10. Manter a sala em ordem. OBSEVAO: A. Se necessrio, instalar cnula de Guedel para facilitar o procedimento. NORMAS DE PROCEDIMENTO N 010 Departamento de Sade/ Coordenadoria de Enfermagem Procedimento: CATETERISMO VESICAL DE ALVIO EXECUTANTES: Enfermeiros, Tcnicos e Auxiliares de Enfermagem.

14
MATERIAIS NECESSRIOS: 1. Luvas estreis. 2. Sonda uretral estril descartvel. 3. PVPI tpico. 4. Compressas de gaze estril. 5. Bandeja de materiais estreis para cateterismo (cuba rim, cpula, pina cheron). 6. Campo fenestrado. 7. Lenol. 8. Frasco para coleta de urina se necessrio. 9. Lidocana gel. DESCRIO DO PROCEDIMENTO: Paciente do sexo feminino 1. Posicionar a paciente confortavelmente. 2. Lavar as mos. 3. Abrir a bandeja de cateterismo usando a tcnica assptica. Colocar o recipiente para os resduos em local acessvel. 4. Colocar a paciente em posio de decbito dorsal com os joelhos flexionados, os ps sobre o leito mantendo os joelhos afastados. 5. Calar as luvas estreis. 6. Separar, com uma das mos, os pequenos lbios de modo que o meato uretral seja visualizado; mantendo-os afastados at que o cateterismo termine. 7. Realizar antissepsia da regio perineal com PVPI tpico e gaze estril com movimentos nicos. 8. Evitar contaminar a superfcie da sonda. 9. Realizar o esvaziamento da bexiga totalmente ou coletar a urina caso seja para exame laboratorial. 10. Remover a sonda suavemente, quando a urina parar de fluir. 11. Secar a rea, tornar o paciente confortvel. Paciente do sexo masculino 1. Lubrificar bem a sonda com lubrificante ou anestsico tpico prescrito. 2. Realizar a assepsia com PVPI tpico e gaze estril em movimentos nicos da base do pnis at o pbis, e aps da base do pnis at raiz da coxa, bilateralmente. Aps, da glande at a base, e por ltimo em movimentos circulares sobre o meato, de dentro para fora. 3. Usar as luvas estreis, introduzir a sonda dentro da uretra at que a urina flua. 4. Realizar o esvaziamento da bexiga totalmente ou coletar a urina caso seja para exame laboratorial.

15
5. Remover a sonda suavemente, quando a urina parar de fluir. 6. Secar a rea, tornar o paciente confortvel. 7. Lavar as mos.

8. Realizar anotao de enfermagem, assinar e carimbar (conforme deciso do COREN-SP-DIR/001/2000). 9. Registrar procedimento em planilha de produo. 10. Manter ambiente de trabalho em ordem. NORMAS DE PROCEDIMENTOS N 011 Procedimento: CATETERISMO VESICAL DE DEMORA EXECUTANTES: Enfermeiros, Tcnicos e Auxiliares de Enfermagem. MATERIAIS NECESSRIOS: 1. Luvas estreis. 2. Sonda folley estril descartvel. 3. PVPI tpico. 4. Compressas de gaze estril. 5. Lidocana gel. 6. Coletor de urina de sistema fechado. 7. Bandeja de materiais estreis para cateterismo (cuba rim, cpula, pina cheron). 8. Seringa de 20 ml. 9. gua destilada ampola. 10. Campo fenestrado. 11. Lenol. DESCRIO DO PROCESSO Paciente do sexo feminino 1. Posicionar a paciente confortavelmente. 2. Lavar as mos. 3. Abrir a bandeja de cateterismo usando a tcnica assptica. Colocar o recipiente para os resduos em local acessvel. 4. Colocar a paciente em posio de decbito dorsal com os joelhos flexionados, os ps sobre o leito mantendo os joelhos afastados. 5. Calar as luvas estreis.

16
6. Separar, com uma das mos, os pequenos lbios de modo que o meato uretral seja visualizado; mantendo-os afastados, at que o cateterismo termine. 7. Realizar antissepsia da regio perineal com PVPI tpico e gaze estril com movimentos nicos: Horizontalmente, do meato at monte de Vnus. A seguir, verticalmente do meato at final da comissura labial posterior, inicialmente sobre grandes lbios, aps entre grandes e pequenos lbios e, por ltimo, em movimentos circulares sobre o meato, de dentro para fora. 8. Lubrificar bem a sonda com lubrificante ou anestsico tpico prescrito. 9. Introduzir a sonda pr-conectada a um coletor de drenagem de sistema fechado, bem lubrificada por 5 a 7 cm no meato uretral, utilizando tcnica assptica estrita. 10. Tracionar suavemente a sonda at sentir at sentir resistncia. 11. Insuflar o balonete com gua destilada (aproximadamente 10 ml), certificando-se de que a sonda est drenando adequadamente. 12. Fixar a sonda de demora, prendendo-a juntamente com o equipo de drenagem na coxa. 13. Secar a rea e manter paciente confortvel. 14. Lavar as mos. 15. Realizar anotao de enfermagem, assinar e carimbar (conforme deciso do COREN-SP-DIR/001/2000). 16. Registrar procedimento em planilha de produo. 17. Manter ambiente de trabalho em ordem.

Paciente do sexo masculino 1. Lubrificar bem a sonda com lubrificante ou anestsico tpico prescrito. 2. Realizar a antissepsia com PVPI tpico e gaze estril em movimentos nicos da base do pnis at o pbis, e aps da base do pnis at raiz da coxa, bilateralmente. Aps, da glande at a base, e por ltimo em movimentos circulares sobre o meato, de dentro para fora. 3. Introduzir a sonda dentro da uretra quase at sua bifurcao, at que a urina flua. 4. Quando a resistncia sentida no esfncter externo, aumentar discretamente a trao do pnis e aplicar presso suave e contnua sobre a sonda. Pedir para que o paciente faa fora (como se estivesse urinando), para ajudar a relaxar o esfncter. 5. Insuflar balonete com gua destilada (aproximadamente 10 ml). 6. Fixar a sonda de demora, prendendo-a abaixo do umbigo na vertical. 7. Secar a rea e manter paciente confortvel. 8. Lavar as mos.

17
9. Realizar anotao de enfermagem, assinar e carimbar (conforme deciso do COREN-SP-DIR/001/2000). 10. Registrar procedimento em planilha de produo. 11. Manter ambiente de trabalho em ordem. OBSERVAO: A. Trocar a sonda de demora e a bolsa coletora a cada 7 dias ou quando necessrio aps avaliao mdica ou do enfermeiro. NORMAS DE PROCEDIMENTOS N 012 Procedimento: CAUTERIZAO CICATRIZ UMBILICAL EXECUTANTES: Enfermeiro, auxiliares e tcnicos de enfermagem. MATERIAL: 1. lcool 70%. 2. Basto de nitrato de prata. 3. Papel alumnio. 4. leo de amndoa ou similar. 5. Luvas de procedimentos. 6. Haste de algodo flexvel. 7. Gaze. DESCRIO DO PROCEDIMENTO: 1. Receber o cliente na sala de procedimento. 2. Orientar a me ou responsvel quanto ao procedimento. 3. Lavar as mos. 4. Calar as luvas. 5. Realizar limpeza da cicatriz umbilical, com haste de algodo embebida em lcool 70%. 6. Proteger a pele ao redor da cicatriz umbilical com leo. 7. Abrir a cicatriz umbilical, a fim de visualizar o granuloma. 8. Inserir o basto de Nitrato de prata sobre o granuloma da cicatriz umbilical. 9. Solicitar me que vista a beb. 10. Lavar as mos. 11. Realizar anotao de enfermagem, assinar e carimbar (conforme deciso do COREN-SP-DIR/001/2000).

18
12. Registrar o procedimento em planilha de produo. 13. Manter a sala em ordem.

NORMAS DE PROCEDIMENTOS N 013 Procedimento: COLETA DE EXAMES LABORATORIAIS EXECUTANTES: Enfermeiro, Tcnico e Auxiliares de enfermagem. MATERIAL: 1. Luvas de procedimento. 2. lcool a 70%. 3. Algodo. 4. Vacutainer. 5. Coletor de urina infantil masculino e feminino. 6. Pote estril para urocultura. 7. Garrote. 8. Adaptador para vacutainer. 9. Seringa de 10 ml e 20 ml. 10. Agulha para seringas. 11. Agulha para vacutainer. 12. Caixa trmica azul. 13. Caixa trmica vermelha. 14. Caixa de isopor (uso especfico para coleta). 15. culos de proteo. 16. Livro. 17. Gelox. DESCRIO DO PROCEDIMENTO: Recebimento dos materiais: 1. Acolher o paciente com ateno. 2. Receber a guia de requisio de exames. 3. Verificar quais exames solicitados. 4. Verificar se a guia de requisio est devidamente preenchida (data, letra legvel, nome completo, matrcula, idade, procedncia, medicamentos em uso, exames solicitados e identificao do profissional solicitante). 5. Confirmar com o paciente se encontra com o preparo adequado para o exame solicitado.

19
6. Identificar o(s) frasco(s) dos exames solicitados. 7. Orientar o paciente quanto coleta e/ ou acondicionamento do material. 8. Orientar o paciente quanto ao resultado do exame. 9. Encaminhar o paciente sala de coleta, quando necessrio. 10. Registra em livro ou impresso controle os dados do paciente e exames solicitados. 11. Separar as guias de solicitao, conforme padronizao do Laboratrio Municipal. 12. Acondicionar as guias de solicitao em sacos plsticos. 13. Lavar as mos. 14. Manter a sala em ordem. Coleta de Sangue: 1. Recepcionar o paciente com ateno. 2. Explicar o procedimento ao paciente. 3. Receber os frascos de exames, certificando com o paciente, o nome correto. 4. Certificar-se que o paciente encontra-se em jejum, quando necessrio para o exame solicitado. 5. Lavar as mos. 6. Paramentar-se com equipamento de proteo individual (EPI) adequado (luva de procedimento, culos de proteo e avental). 7. Manter todo material prximo do procedimento.

8. Verificar as condies de acesso venoso, selecionando a mais adequada. 9. Garrotear prximo ao local selecionado. 10. Realizar antissepsia, com algodo e lcool 70%, friccionando com movimento nico de baixo para cima, aguardando o tempo de secagem. 11. Realizar a puno venosa, com o bisel da agulha voltado para cima. 12. Inserir o tubo (especfico ao exame solicitado) no adaptador do vacutainer, certificando que introduziu toda a tampa na agulha. 13. Retirar o garrote, logo aps o inicio da introduo do sangue no 1 tubo, continuar a coleta com os demais tubos, se for o caso. 14. Realizar inverses delicadas (mnimo 8), nos tubos com anticoagulante. 15. Acondicionar o tubo de coleta em grade prpria. 16. Retirar a agulha do local puncionado, com auxlio de algodo, exercendo presso sobre o local, sem dobrar o brao do paciente. 17. Orientar o paciente quanto ao resultado dos exames. 18. Retirar a agulha do adaptador, com auxlio de pina Kelly, desprezando no recipiente para descarte de prfuro-cortante. 19. Retirar as luvas. 20. Lavar as mos. 21. Realizar anotao em planilha de produo.

20

Coleta de urocultura: 1. Recepcionar o paciente com ateno. 2. Explicar o procedimento ao paciente. 3. Receber a guia de solicitao do exame, certificando-se que est devidamente preenchida. 4. Lavar as mos. 5. Paramentar-se com EPI indicado. 6. Realizar limpeza da regio geniturinria com gaze, embebida com sabo neutro. 7. Retirar o sabo com gaze embebida em gua. 8. Solicitar ao paciente que despreze o primeiro jato da urina, coletando o jato intermedirio. 9. Colocar coletor de urina infantil, de acordo com sexo. 10. Realizar troca do coletor a cada 30 minutos, caso a criana no apresente diurese nesse intervalo. 11. Tampar imediatamente o frasco. 12. Colar a etiqueta de identificao na lateral do frasco. 13. Acondicionar em caixa adequada. 14. Lavar as mos. 15. Realizar anotao em planilha de produo. Coleta de secreo vaginal: 1. Recepcionar a paciente com ateno. 2. Explicar o procedimento paciente. 3. Receber a guia de solicitao do exame, certificando-se que est devidamente preenchida. 4. Lavar as mos. 5. Paramentar-se com EPI indicado. 6. Encaminhar a paciente ao banheiro ou local reservado, solicitando-a que tire a calcinha. 7. Coloc-la em posio ginecolgica. 8. Proceda a coleta da secreo. 9. Coloque o material coletado no tubo (devidamente identificado) com soluo

salina. 10. Encaminhar a paciente para se trocar. 11. Orientar a paciente quanto ao resultado do exame. 12. Lavar as mos. 13. Realizar anotao de enfermagem, assinar e carimbar (conforme deciso do COREN-SP-DIR001/2000). 14. Manter a sala em ordem.

21
NORMAS DE PROCEDIMENTOS N 014 Procedimento: COLETA DE CITOLOGIA ONCTICA EXECUTANTES: Enfermeiros, Tcnicos e Auxiliares de Enfermagem. MATERIAIS: 1. Espculo. 2. Lmina com uma extremidade fosca. 3. Esptula de Ayres. 4. Escova cervical. 5. Par de luvas para procedimento. 6. Formulrio de requisio do exame. 7. Lpis para identificao da lmina. 8. Fixador apropriado. 9. Recipiente para acondicionamento das lminas, de preferncia caixas de madeira. 10. Lenol para cobrir a paciente. 11. Avental. 12. Gaze. 13. Pina de Cheron. DESCRIO DO PROCEDIMENTO: 1. Recepcionar a paciente com ateno. 2. Realizar anamnese. 3. Orientar a paciente quanto ao procedimento. 4. Identificar a lmina na extremidade fosca, com lpis grafite, colocando-a na mesa auxiliar, para receber o material coletado. 5. Oferea avental paciente encaminhando-a ao banheiro/ local reservado solicitando-a que retire a parte inferior da roupa e esvazie a bexiga. 6. Lave as mos. 7. Solicite que ela deite na mesa ginecolgica, auxiliando-a a posicionar-se adequadamente para o exame. 8. Cubra-a com o lenol. 9. Calar as luvas de procedimento. 10. Inicie a primeira fase examinando a regio vulvar. 11. Escolha o espculo adequado.

22
12. Introduza o espculo, na posio vertical, ligeiramente inclinado, fazendo uma rotao de 90, mantendo-o em posio transversa de modo que a fenda da abertura do especulo fique na posio horizontal. 13. Abra o especulo lentamente e com delicadeza. 14. Se ao visualizar o colo houver grande quantidade de muco ou secreo, seque-o delicadamente com uma gaze montada em uma pina, sem esfregar, para no perder a qualidade do material a ser colhido. 15. Proceda a coleta do ectocrvice, utilizando a esptula de madeira tipo Ayres. 16. Encaixe a ponta mais longa da esptula no orifcio externo do colo, apoiando-a com firmeza, e com movimento rotativo de 360 em todo orifcio, realize a coleta na

mucosa ectocervical. Caso considere que a coleta no tenha sido representativa, faa mais uma vez o movimento de rotao. 17. Estenda o material ectocervical na lmina dispondo-o no sentido vertical ou horizontal, ocupando 2/3 da parte transparente da lmina, em movimentos de ida e volta esfregando a esptula com suave presso, garantindo uma amostra uniforme. 18. Proceda coleta endocervical, utilizando a escova cervical. 19. Introduza a escova delicadamente no canal cervical, girando-a 360. 20. Estenda o material, ocupando o 1/3 da lmina, rolando a escova de cima para baixo. 21. Fixar o esfregao, imediatamente aps a coleta, utilizando uma das formas: O uso do polietilenoglicol o mais recomendado; pingar 3 a 4 gotas da soluo fixadora sobre o material, que dever ser completamente coberto pelo lquido. Deixar secar ao ar livre em posio horizontal, at a formao de uma pelcula leitosa e opaca na superfcie. Propinilglicol Borrifar a lmina com o spray fixador a uma distncia de 20 cm. 22. Feche o espculo, retire-o delicadamente colocando em balde prprio. 23. Retire as luvas. 24. Lave as mos. 25. Auxilie a paciente a descer da mesa, encaminhando-a para se trocar. 26. Oriente a paciente para que venha retirar o exame conforme a rotina da unidade de sade. 27. Realizar anotao de enfermagem, assinar e carimbar (conforme deciso do COREN-SP-DIR/001/2000). 28. Registrar o procedimento em planilha de produo. 29. Acondicionar as lminas nas caixas de madeira, especficas para transport-las. 30. Preencha a relao de remessa na mesma seqncia das lminas e das requisies. 31. Enviar as lminas ao Laboratrio de Citologia. 32. Mantenha ambiente de trabalho em ordem.

23
OBSERVAES: A. O espculo de tamanho pequeno deve ser utilizado em mulheres muito jovens, que no tiveram parto vaginal, menopausadas e em mulheres muito magras. B. O espculo de tamanho grande pode ser indicado para as mulheres multparas e para as obesas. C. Condies intermedirias ou em caso de dvida, use o de tamanho mdio. D. Caso esteja apresentando dificuldade para visualizao do colo, sugira que a paciente tussa. Se no conseguir visualizar o colo pea auxlio enfermeira ou ao mdico. E. No estar menstruada, preferencialmente aguardar o 5 dia aps menstruao F. A presena de pequeno sangramento de origem no menstrual, no impeditivo para coleta, principalmente nas mulheres aps menopausa. G. No usar creme vaginal nem submeter-se a exames intravaginais (ultrasonografia) por dois dias antes do exame. H. No lubrifique o especulo com qualquer tipo de leo, glicerina, creme ou vaselina. I. Em caso de mulheres idosas, com vaginas extremamente ressecadas, recomenda-se molhar o especulo com soro fisiolgico ou soluo salina. J. Em paciente virgem, a coleta dever ser realizada pelo profissional mdico. Espculo pequeno, caso a paciente no tenha tido parto normal.

K. Em gestante ou na suspeita de gravidez, no realizar coleta de material endocervical. L. Caso identifique alteraes (ndulos, verrugas, plipos, etc.) na vulva ou vagina, solicite a presena da enfermeira ou do mdico. A coleta dupla: do ectocervice e do canal cervical As amostras so colhidas separadamente. A paciente pode ter sofrido alguma interveno cirrgica no colo ou uma histerectomia (retirada do tero). Nos casos de mulheres que tenham sofrido histerectomia com manuteno do colo uterino a coleta deve ser realizada como de hbito, inclusive com a escova endocervical. Nos casos em que houve a retirada total do colo a coleta pode ser feita no fundo da vagina (fundo cego). O orifcio externo do colo uterino das mulheres que nunca tiveram parto vaginal puntiforme e das que j tiveram em fenda transversa.

24
NORMAS DE PROCEDIMENTOS N 015

25
Observaes: 1. No realizar coleta em salas frias e/ ou com ar refrigerado. 2. No h necessidade de jejum da criana. 3. Iniciar a coleta somente aps checar se todos os dados foram preenchidos corretamente. 4. Manter o calcanhar do RN sempre abaixo do nvel do corao facilita o fluxo. 5. A puno exclusivamente nas laterais da regio plantar, no calcanhar, para no correr o risco de atingir o osso. 6. Durante a coleta, deixar o sangue fluir naturalmente, de maneira homognea, impregnando os dois lados do papel filtro. 7. Caso no obtenha uma mancha adequada de sangue, aguardar a formao de uma nova gota, colocando-a prxima a primeira gota. 8. Nunca preencha os espaos vazios com pequenas gotas para completar a rea total, pois proporciona sobreposio do sangue e interfere no exame. 9. Caso necessrio faa uma nova puno para obter a gota adequada, que dever ser prximo da primeira, nunca no mesmo local, utilizando nova lanceta. 10. A secagem da amostra deve ser realizada com os cartes na horizontal, nunca as expondo ao sol. 11. Aps secas, as amostras devem ser acondicionadas em um nico envelope, e estes colocados dentro de caixa (isopor ou plstica), que devem permanecer na parte inferior da geladeira (no mximo por 3 dias) at que sejam enviadas ao laboratrio. NORMAS DE PROCEDIMENTOS N 016 Procedimento: CURATIVO EXECUTANTES: Enfermeiros, Tcnicos e Auxiliares de Enfermagem. MATERIAIS: 1. Pacote de curativo (pina Kelly, pina dente de rato, pina anatmica e ou pina mosquito). 2. Soro fisiolgico (0,9%), gua tratada ou fervida. 3. Agulha 40/12 ou 25/8. 4. Seringa 20 ml. 5. Gaze, chumao.

26

6. Luva de procedimento ou estril se necessrio. 7. Cuba estril ou bacia plstica. 8. Cobertura ou produto tpico prescrito (cremes, pomadas, hidrocolides, etc.). 9. Esparadrapo, fita adesiva e "micropore" ou similar. 10. Faixa crepe de 8 ou 15cm (atadura). 11. Tesoura (Mayo e Iris). 12. Cabo de bisturi e lmina de bisturi. DESCRIO DO PROCEDIMENTO: 1. Receber o paciente de maneira cordial. 2. Explicar o procedimento a ser realizado. 3. Manter o paciente em posio confortvel. 4. Manter a postura correta durante o curativo. 5. Lavar as mos. 6. Preparar o material para a realizao do curativo. 7. Avaliar a ferida. 8. Realizar o curativo utilizando tcnica segundo a classificao da ferida: Leses fechadas: Inciso simples: Remover a cobertura anterior com a pina dente de rato, desprezando-a na borda do campo. Montar a pina Kelly com gaze, auxiliada pela pina anatmica. Umedecer a gaze com soro fisiolgico. Proceder a limpeza da inciso de dentro para fora, sem voltar ao incio da leso. Secar a inciso de cima para baixo. Ocluir com gaze, chumao ou outro curativo prescrito. Fixar com micropore. Trocar o curativo a cada 24 horas ou sempre que estiver saturado (mido). Manter a inciso aberta se estiver limpa e seca no perodo de 24 a 48 horas aps o procedimento cirrgico. Inciso com pontos subtotais: Remover a cobertura anterior. Lavar todos os pontos subtotais, introduzindo soro fisiolgico no interior de cada ponto, com auxlio de seringa e agulha, colocando gaze do lado oposto para reter a soluo. Proceder a limpeza como descrita para leses simples. Proteger a rea central com gaze seca ou chumao. Fixar com micropore.

27

Manter o curativo ocludo enquanto houver exsudao. Realizar troca a cada 24 horas ou sempre que estiver saturado. Leses abertas: Remover a cobertura anterior, de forma no traumtica. Irrigar abundantemente com soro fisiolgico, quando a cobertura primria for de gaze. Realizar a limpeza com tcnica adequada (assptica ou limpa). Manter o leito da lcera mido. Manter a rea ao redor da lcera sempre seca, evitando a macerao e facilitando a fixao da cobertura. 9. Lavar as mos. 10. Realizar anotao de enfermagem, assinar e carimbar (conforme deciso do

COREN-SP-DIR/001/2000). 11. Registrar o procedimento em planilha de produo. 12. Manter a sala em ordem. Observaes: A. A prescrio do curativo privativa do enfermeiro e do mdico. B. A limpeza de feridas com tecido de granulao deve ser preferencialmente feita atravs de irrigao com jato de soro fisiolgico morno, com seringa de 20 ml e agulha 40x12 ou 25x8, ou ainda frasco de soro perfurado de diferentes maneiras. C. Proteger sempre as lceras com gazes, compressas, antes de aplicar uma atadura. D. No apertar demais a atadura, devido ao risco de gangrena, por falta de circulao. E. Iniciar o enfaixamento sempre, no sentido distal para o proximal para evitar garroteamento do membro. F. Observar sinais e sintomas de restrio circulatria: palidez, eritema, cianose, formigamento, insensibilidade ou dor, edema e esfriamento da rea enfaixada. G. Trocar o curativo com gaze a cada 24 horas ou quando estiver mido, sujo ou solto. H. A recomendao atual, para realizao do curativo consiste em manter a ferida limpa, mida e coberta, exceto incises fechadas e locais de insero de cateteres e introdutores e fixadores externos.

28
NORMAS DE PROCEDIMENTOS N 017 Procedimento: ELETROCARDIOGRAMA EXECUTANTES: Enfermeiros, Tcnicos e Auxiliares de Enfermagem. MATERIAIS: 1. Eletrocardigrafo. 2. Gel hidrossolvel. 3. lcool 70%. 4. Algodo seco. 5. Lenol. DESCRIO DO PROCEDIMENTO: 1. Testar o eletrocardigrafo, assegurando que o mesmo est ligado. 2. Checar a presena e integridade do cabo de fora, fio terra e cabo do paciente com cinco vias. 3. Seguir as orientaes de utilizao segundo o fabricante. 4. Solicitar ao paciente que exponha o trax, punhos e tornozelos. 5. Solicitar que o paciente retire relgio, correntes, chaves, celulares, etc.. 6. Cobrir o paciente para que o mesmo no fique totalmente exposto. 7. Orientar o paciente a deitar, evitar a movimentao, tossir ou conversa, enquanto o ECG est sendo registrado, a fim de evitar artefatos. 8. Efetuar a remoo de gordura, com algodo embebido em lcool 70%, das faces anteriores dos antebraos, na poro distal e das faces internas dos tornozelos (acima dos malolos internos). 9. Colocar os eletrodos no trax e nos membros conforme determinado, usando eletrodos auto-adesivos ou gel hidrossolvel ou ainda, outro material de conduo (conforme orientao do fabricante). 10. Iniciar o registro no eletrocardigrafo. 11. Avaliar se o registro efetuado pelo equipamento compatvel com o esperado para um traado eletrocardiogrfico. 12. Finalizar o procedimento, auxiliando o paciente a levantar-se da maca e vestir-se.

13. Avaliar o registro, comunicando as alteraes ao enfermeiro, identificando alteraes precocemente. 14. Aferir o pulso do paciente, classificando conforme a freqncia, ritmo e amplitude. 15. Anotar em livro prprio os seguintes dados: data, nome do paciente, idade, ficha e se ser encaminhado para laudo.

29
16. Identificar a fita registro do eletrocardiograma com: nome do paciente, idade, nmero da ficha e nome do Centro de sade. 17. Registrar as derivaes nos seguimentos, na seguinte ordem: DI, DII, DIII, AVR, AVL, AVF, V1, V2, V3, V4, V5 e V6. 18. Anexar a fita do eletrocardiograma solicitao do exame. 19. Lavar as mos. 20. Checar a realizao do exame no verso da prescrio, anotando data, horrio, nome e registro do profissional que executou o exame. 21. Realizar anotao de enfermagem, assinar e carimbar (conforme deciso do COREN-SP-DIR/001/2000). 22. Registrar o procedimento em planilha de produo. 23. Manter a sala em ordem. NORMAS DE PROCEDIMENTOS N 018 Departamento de Sade/ Coordenadoria de Enfermagem Procedimento: MEDIDA DE CIRCUNFRENCIA DE CINTURA EXECUTANTES: Enfermeiro, Tcnicos e Auxiliares de enfermagem. MATERIAL: 1. Fita mtrica. DESCRIO DO PROCEDIMENTO: 1. Recepcionar o paciente. 2. Orientar o procedimento ao paciente. 3. Orientar o paciente a permanecer de p, ereta, abdmen relaxado, braos estendidos ao longo do corpo e os ps separados numa distncia de 25-30 cm. 4. Solicitar ao paciente que afaste a roupa, de forma que a regio da cintura fique despida. A medida no deve ser feita sobre a roupa ou cinto. 5. Mantenha-se de frente para o paciente, segure o ponto zero da fita mtrica em sua mo direita e, com a mo esquerda, passar a fita ao redor da cintura ou na menor curvatura localizada entre as costelas e o osso do quadril (crista ilaca). 6. Ajustar a fita mtrica no mesmo nvel em todas as partes, em seguida, solicite que o paciente expire totalmente. 7. Realizar a leitura imediata antes que a pessoa inspire novamente. 8. Realizar anotao de enfermagem, assinar e carimbar (conforme deciso do COREN-SP-DIR/001/2000).

30
9. Registrar o procedimento em planilha de produo. 10. Lavar as mos. 11. Manter a sala em ordem. NORMAS DE PROCEDIMENTOS N 019 Procedimento: MEDIDA DE CIRCUNFERNCIA DE QUADRIL EXECUTANTES: Enfermeiro, Tcnicos e Auxiliares de enfermagem. MATERIAL: 1. Fita mtrica. DESCRIO DO PROCEDIMENTO: 1. Recepcionar o paciente. 2. Orientar o procedimento ao paciente.

3. Orientar o paciente a permanecer em p, ereto, com braos afastados do corpo e com mnimo de roupas possvel. 4. Colocar a fita mtrica ao redor do quadril, na rea de maior dimetro, sem comprimir a pele. 5. Manter a fita mtrica ajustada no mesmo nvel em todas as partes. 6. Realizar a leitura. 7. Realizar anotao de enfermagem, assinar e carimbar (conforme deciso do COREN-SP-DIR/001/2000). 8. Registrar o procedimento em planilha de produo. 9. Lavar as mos. 10. Manter a sala em ordem. NORMAS DE PROCEDIMENTOS N 020 Departamento de Sade/ Coordenadoria de Enfermagem Procedimento: MEDIDA DE ESTATURA EXECUTANTES: Enfermeiro, Tcnicos e auxiliares de enfermagem. MATERIAL: 1. Antropmetro.

31
DESCRIO DO PROCEDIMENTO: Crianas menores de 2 anos: 1. Recepcionar. 2. Lavar as mos. 3. Deitar a criana no centro do antropmetro descala e com a cabea livre de adereos. 4. Manter, com a ajuda da me/ responsvel: - a cabea da criana, apoiada firmemente contra a parte fixa do equipamento, com o pescoo reto e o queixo afastado do peito; - os ombros totalmente em contato com a superfcie de apoio do antropmetro; - os braos estendidos ao longo do corpo, as ndegas e os calcanhares da criana em pleno contato com a superfcie que apia o antropmetro. 5. Pressionar, cuidadosamente, os joelhos da criana para baixo, com uma das mos, mantendo-os estendidos. Juntar os ps, fazendo um ngulo reto com as pernas. Levar a parte mvel do equipamento at as plantas dos ps, com cuidado para que no se mexam. 6. Realizar a leitura do comprimento quando estiver seguro de que a criana no se moveu da posio indicada. 7. Retirar a criana. 8. Realizar anotao de enfermagem, assinar e carimbar (conforme deciso do COREN-SP-DIR/001/2000). 9. Registrar o procedimento em planilha de produo. 10. Lavar as mos. 11. Manter a sala em ordem. Crianas maiores de 2 anos, adolescentes e adultos: 1. Posicionar o paciente descalo, com a cabea livre de adereos, no centro do equipamento. 2. Solicitar ao paciente que permanea de p, ereto, com os braos estendidos ao longo do corpo, com a cabea erguida, olhando para um ponto fixo na altura dos olhos. 3. Solicite ao paciente que encoste os calcanhares, ombros e ndegas em contato com o antropmetro/ parede. 4. Abaixar a parte mvel do equipamento, fixando-a contra a cabea, com presso

suficiente para comprimir o cabelo. 5. Solicitar ao paciente que desa do equipamento, mantendo o cursor imvel. 6. Realizar a leitura da estatura, sem soltar a parte mvel do equipamento. 7. Realizar anotao de enfermagem, assinar e carimbar (conforme deciso do COREN-SP-DIR/001/2000).

32
8. Registrar o procedimento em planilha de produo. 9. Lavar as mos. 10. Manter a sala em ordem. NORMAS DE PROCEDIMENTOS N 021 Procedimento: MEDIDA DE PERMETRO TORCICO EXECUTANTES: Enfermeiro, Tcnicos e Auxiliares de enfermagem. MATERIAL: Fita Mtrica. DESCRIO DO PROCEDIMENTO: 1. Colocar a criana deitada ou sentada de acordo com a idade da criana. 2. Segurar a fita mtrica, no ponto zero, passando-a pelo dorso, na altura dos mamilos. 3. Manter a fita ajustada no mesmo nvel em todas as partes do trax. 4. Realizar a leitura. 5. Anotar na ficha clnica, grfico de desenvolvimento e crescimento e carto da criana. 6. Realizar anotao de enfermagem, assinar e carimbar (conforme deciso do COREN-SP-DIR/001/2000). 7. Registrar o procedimento em planilha de produo. 8. Lavar as mos. 9. Manter a sala em ordem. NORMAS DE PROCEDIMENTOS N 022 Departamento de Sade/ Coordenadoria de Enfermagem Procedimento: MEDIDA DE PESO EXECUTANTES: Enfermeiro, Tcnicos e Auxiliares de enfermagem. MATERIAIS: 1. Balana. 2. lcool 70%.

33
DESCRIO DO PROCEDIMENTO: Em balana peditrica ou tipo beb: 1. Destravar a balana. 2. Constatar que a balana est calibrada. Caso contrrio calibr-la. 3. Travar a balana novamente. 4. Lavar as mos. 5. Despir a criana com o auxlio da me/responsvel. 6. Colocar a criana sentada ou deitada no centro do prato, destravar a balana. 7. Orientar a me/responsvel a manter-se prximo, sem tocar na criana e no equipamento. 8. Mover os cursores, maior e menor, sobre a escala numrica para registrar o peso. 9. Esperar at que a agulha do brao e o fiel estejam nivelados. 10. Travar a balana. 11. Realizar a leitura de frente para o equipamento com os olhos no mesmo nvel da escala. 12. Retirar a criana e retornar os cursores ao zero na escala numrica.

13. Registrar o peso no pronturio e no carto da criana. 14. Realizar anotao de enfermagem, assinar e carimbar (conforme deciso do COREN-SP-DIR/001/2000). 15. Registrar o procedimento em planilha de produo. 16. Proceder a assepsia do prato da balana com lcool a 70%. 17. Lavar as mos. 18. Manter a sala em ordem Em balana peditrica eletrnica (digital): 1. Ligar a balana e certificar-se que a mesma encontra- se zerada. 2. Despir a criana com o auxlio da me/ responsvel. 3. Colocar a criana, sentada ou deitada, no centro da balana. 4. Orientar a me/ responsvel a manter-se prximo, sem tocar na criana e no equipamento. 5. Realizar a leitura, quando o valor do peso estiver fixo no visor. 6. Retirar a criana. 7. Registrar o peso no pronturio e no Carto da Criana. 8. Realizar anotao de enfermagem, assinar e carimbar (conforme deciso do COREN-SP-DIR/001/2000). 9. Registrar o procedimento em planilha de produo. 10. Proceder a assepsia do prato da balana com lcool a 70%. 11. Lavar as mos. 12. Manter a sala em ordem.

34
Em balana mecnica de plataforma: 1. Destravar a balana. 2. Verificar se a balana est calibrada. Caso contrrio calibr-la. 3. Travar a balana. 4. Posicionar o paciente de costas para a balana, no centro do equipamento, descala, com o mnimo de roupa possvel, com os ps juntos e os braos estendidos ao longo do corpo. 5. Destravar a balana. 6. Mover os cursores, maior e menor, sobre a escala numrica para registrar o peso. 7. Esperar at que a agulha do brao e o fiel estejam nivelados. 8. Travar a balana. 9. Realizar a leitura de frente para o equipamento, a fim de visualizar melhor os valores apontados pelos cursores. 10. Solicitar ao paciente que desa do equipamento. 11. Retornar os cursores ao zero na escala numrica. 12. Registrar o peso no pronturio do paciente e no carto da criana (para crianas menores de 7 anos de idade). 13. Realizar anotao de enfermagem, assinar e carimbar (conforme deciso do COREN-SP-DIR/001/2000). 14. Registrar o procedimento em planilha de produo. 15. Proceder a assepsia do prato da balana com lcool a 70%. 16. Lavar as mos. 17. Manter a sala em ordem. Em balana eletrnica (digital): 1. Ligar a balana, esperar que o visor zere. 2. Posicionar o paciente no centro da balana descala, com o mnimo de roupa possvel, ereto, com os ps juntos e os braos estendidos ao longo do corpo. 3. Realizar a leitura aps o valor do peso estiver fixado no visor.

4. Retirar o paciente da balana. 5. Registrar o peso no pronturio do paciente e no carto da criana (para crianas menores de 7 anos de idade). 6. Realizar anotao de enfermagem, assinar e carimbar (conforme deciso do COREN-SP-DIR/001/2000). 7. Registrar o procedimento em planilha de produo. 8. Proceder a assepsia do prato da balana com lcool 70%. 9. Lavar as mos. 10. Manter a sala em ordem.

35
NORMAS DE PROCEDIMENTOS N 023 Procedimento: Medida de Presso Arterial EXECUTANTES: Enfermeiros, Tcnicos e Auxiliares de enfermagem. MATERIAIS: 1. Esfigmomanmetro Aneride ou de coluna de mercrio. 2. Estetoscpio. DESCRIO DO PROCEDIMENTO: 1. Explicar o procedimento ao paciente, questionar sobre uso de medicao, horrio e queixas. 2. Certificar-se de que o paciente no est com a bexiga cheia, no praticou exerccios fsicos, no ingeriu bebidas alcolicas, caf, alimentos, ou fumou at 30 minutos antes da medida. 3. Utilizar manguito de tamanho adequado ao brao do paciente, cerca de 2 a 3 cm acima da fossa antecubital, centralizando a bolsa de borracha sobre a artria braquial. A largura da bolsa de borracha deve corresponder a 40% da circunferncia do brao e o seu comprimento e envolver pelo menos 80% do brao. 4. Manter o brao do paciente na altura do corao, livre de roupas, com a palma da mo voltada para cima e cotovelo ligeiramente fletido. 5. Posicionar os olhos no mesmo nvel da coluna de mercrio ou do mostrador do manmetro aneride. 6. Palpar o pulso radial e inflar o manguito at seu desaparecimento, para a estimativa do nvel da presso sistlica; desinflar rapidamente e aguardar um minuto antes de inflar novamente. 7. Posicionar a campnula do estetoscpio suavemente sobre a artria braquial, na fossa antecubital, evitando compresso excessiva. 8. Inflar rapidamente, de 10 em 10 mmHg, at ultrapassar, de 20 a 30 mmHg, o nvel estimado da presso sistlica. Proceder a deflao, com velocidade constante inicial de 2 a 4 mmHg por segundo. Aps identificao do som que determina a presso sistlica, aumentar a velocidade para 5 a 6 mmHg para evitar congesto venosa e desconforto para o paciente.

36
9. Determinar a presso sistlica no momento do aparecimento do primeiro som (fase 1 de Korotkoff), seguido de batidas regulares que se intensificam com o aumento da velocidade de deflao. Determinar a presso diastlica no desaparecimento do som (fase V de Korotkoff). Auscultar cerca de 20 a 30 mmHg abaixo do ltimo som para confirmar seu desaparecimento e depois proceder deflao rpida e completa. Quando os batimentos persistirem at o nvel zero, determinar a presso diastlica no abafamento dos sons (fase IV de Korotkoff), anotar valores da sistlica/ diastlica/ (zero). 10. Registrar os valores das presses sistlica e diastlica, complementando com a

posio do paciente, o tamanho do manguito e o brao em que foi feita a medida. No arredondar os valores de presso arterial para dgitos terminados em zero ou cinco. 11. Esperar 1 a 2 minutos antes de realizar novas medidas. 12. O paciente deve ser informado sobre os valores obtidos da presso arterial e a possvel necessidade de acompanhamento. 13. Registrar procedimento em pronturio/mapa de controle, assinando e carimbando (conforme deciso do COREM-SP-DIR/001/2000). 14. Comunicar mdico/ enfermeiro caso de alterao da PA. 15. Registrar procedimento em planilha de produo. 16. Lavar as mos. 17. Manter ambiente de trabalho em ordem. OBSERVAES: A. Orientar para que o paciente descanse por 5 a 10 em ambiente cal mo antes da aferio e que no fale durante a execuo do procedimento. B. Dimenses aceitveis da bolsa de borracha para braos de diferentes tamanhos: Circunferncia do brao (cm) Denominao do Manguito Largura do Manguito (cm) Comprimento da bolsa (cm) <= 6 recm-nascido 3 6 6-15 Criana 5 15 16-21 Infantil 8 21 22-26 Adulto pequeno 10 24 27-34 Adulto 13 30 35-44 Adulto grande 16 38 45-52 Coxa 20 42 C. Esfigmomanmetro deve ser periodicamente testado e devidamente calibrado a cada 6 meses. D. Gestante recomenda-se que a PA seja verificada na posio sentada.

37
E. Em pacientes obesos, deve-se utilizar o manguito de tamanho adequado circunferncia do brao. F. Na 1 avaliao fazer a medida da PA com o paciente sentado e em posio ortosttica, especialmente em idosos, diabticos, alcolicos, em uso de medicao anti-hipertensiva. Normas de procedimentos N 024 Procedimento: OXIGENOTERAPIA EXECUTANTES: Enfermeiros, Tcnicos e Auxiliares de enfermagem. MATERIAIS: 1. Cateter nasal n adequado conforme avaliao prvia ou mscara. 2. Gaze. 3. Esparadrapo/ micropore. 4. Intermedirio. 5. Umidificador. 6. Oxignio canalizado ou em torpedo. 7. Bandeja. 8. gua filtrada.

9. Luvas de procedimento. DESCRIO DO PROCEDIMENTO: 1. Checar prescrio. 2. Lavar as mos com tcnica adequada. 3. Preparar o umidificador com gua, enchendo com 2/3 de sua capacidade. 4. Reunir todo material. 5. Orientar o paciente quanto ao procedimento, deix-lo em posio confortvel (cabeceira elevada 30-45). 6. Conectar o cateter ao intermedirio de borracha, e ao umidificador j montado. 7. Medir a distncia do cateter entre a ponta do nariz e o lbulo da orelha, identificando com esparadrapo para saber at que ponto o cateter ser introduzido (cateter tipo culos no h necessidade deste procedimento). 8. Colocar as luvas conforme tcnica adequada. 9. Introduzir o cateter at local marcado.

38
10. Fixar o cateter com esparadrapo/ micropore sobre a testa ou face do paciente, garantindo que o mesmo sinta-se confortvel. 11. Colocar o nmero de litros de O2 conforme prescrio. 12. Observar reaes do paciente. 13. Retirar as luvas, desprezando em lixo contaminado. 14. Lavar as mos. 15. Anotar data, nome, horrio do procedimento e anotaes necessrias quanto a condies do paciente (presena de cianose, retrao de frcula esternal intercostal...) e evoluo do quadro, comunicando mdico solicitante tambm verbalmente quando necessrio. 16. Assinar e carimbar (conforme deciso CORENSPDIR/00/2000). 17. Manter ambiente de trabalho limpo e organizado. . OBSERVAO: A. Oxigenoterapia domiciliar Orientaes do protocolo SAD. NORMAS DE PROCEDIMENTOS N 025 Procedimento: OXIGENOTERAPIA POR CATETER NASAL EXECUTANTES: Enfermeiros, Tcnicos e Auxiliares de Enfermagem.

MATERIAIS:
1. Fonte de oxignio. 2. Cateter nasal de plstico. 3. Copo umidificador. 4. gua destilada. DESCRIO DO PROCEDIMENTO: 1. Explicar o procedimento ao paciente. 2. Colocar gua destilada no copo do umidificador. 3. Conectar o umidificador ao fluxmetro de oxignio. 4. Conectar uma extremidade da extenso de ltex/ silicone ao umidificador e outra cnula de oxignio. 5. Introduzir parte central da cnula nas fossas nasais do paciente. 6. Posicionar a extenso por trs do pavilho auricular bilateralmente. 7. Ligar fluxmetro de oxignio conforme fluxo solicitado. 8. Lavar as mos.

39
9. Realizar anotao de enfermagem, assinar e carimbar (conforme deciso do COREN-SP-DIR/001/2000).

10. Registrar o procedimento em planilha de produo. NORMAS DE PROCEDIMENTOS N 026 Procedimento: PREPARO E ESTERILIZAO DE MATERIAIS EXECUTANTES: Enfermeiro, Tcnico e Auxiliar de enfermagem. MATERIAL: 1. culos protetor. 2. Luvas de borracha. 3. Avental impermevel. 4. Gorro. 5. Mscara. 6. Sabo. 7. Esponja, malha de ao ou escova. 8. Campo de tecido. 9. Invlucros apropriados. 10. Ampolas de indicador biolgico. DESCRIO DO PROCEDIMENTO: Preparo dos materiais: 1. Paramentar-se com equipamentos de proteo individual (EPI). 2. Realizar lavagem criteriosa dos materiais/ instrumentais, com gua e sabo, utilizando esponja, malha de ao ou esponja; conforme a necessidade. 3. Colocar os materiais/ instrumentais sobre um campo limpo. 4. Secar os materiais/ instrumentais com campo limpo. 5. Verificar as condies de uso dos materiais/ instrumentais, encaminhando-os manuteno sempre que necessrio. 6. Retirar os equipamentos de proteo individual. 7. Realizar lavagem rigorosa das mos. 8. Embalar os materiais/ instrumentais em invlucro apropriado. 9. Enviar os materiais/ instrumentais para esterilizao, atravs da portinhola que separa o expurgo da sala de esterilizao. 10. Registrar o procedimento em planilha de produo, com nmero de procedimentos realizados. 11. Manter a sala em ordem.

40
Esterilizao dos materiais/ instrumentais: 1. Lavar as mos. 2. Verificar a integridade dos pacotes. 3. Separar os artigos de superfcie (bandejas, bacias e instrumentais) dos artigos de espessura (campos cirrgicos, aventais, compressas, etc.). 4. Acondicionar o material/ instrumental na autoclave de acordo com o seu tipo, respeitando o tipo de ciclo (programa I ou II). 5. Fechar a autoclave. 6. Manipular o equipamento conforme a orientao do fabricante. 7. Registrar os parmetros da autoclave em impresso prprio: presso interna e externa da cmara, presso negativa e temperatura de cada ciclo de esterilizao. 8. Aps trmino do ciclo, retirar os materiais da autoclave, colocando-os sobre uma superfcie protegida por um campo limpo. 9. Armazenar o material/ instrumental estril em armrio prprio ou encaminh-lo sala especfica. 10. Separar os materiais/ instrumentais com data de esterilizao vencida ou que perderam a integridade do invlucro para encaminh-los ao expurgo. 11. Registrar o procedimento em planilha de produo, com nmero de procedimentos

realizados. 12. Lavar as mos. 13. Manter a sala em ordem. Teste biolgico: 1. Lavar as mos. 2. Preparar trs pacotes com as ampolas do indicador biolgico. 3. Posicionar os pacotes na autoclave, da seguinte forma: um na regio central da cmara, outro prximo ao dreno e o ltimo prximo porta. 4. Efetuar o ciclo de esterilizao normalmente. 5. Abrir os pacotes ao final do processo, identificando as ampolas com data, posicionamento do indicador dentro da autoclave e nome do operador. 6. Preparar um indicador controle (que no passou pelo processo de esterilizao), identificando-o com data, controle e nome do operador. 7. Ativar os indicadores, quebrando a ampola de vidro de dentro da embalagem, apertando a ampola plstica. 8. Colocar os indicadores na incubadora j aquecida, mantendo o nvel de gua na altura da estante da mesma. 9. Manter a incubadora sempre tampada. 10. Realizar a primeira leitura do teste aps 24 horas de permanncia na incubadora.

41
11. Realizar a leitura final aps 48 horas de esterilizao (o indicador controle deve apresentar colorao amarelada). 12. Desprezar no lixo para prfuro-cortante, os indicadores que passaram pelo processo de esterilizao. 13. Colocar na autoclave o indicador controle, efetuando o ciclo e, desprez-lo no lixo para perfuro-cortante. 14. Lavar as mos. 15. Registrar o teste biolgico em impresso prprio com as informaes: data da esterilizao, horrio do incio da incubao, indicadores colocados na incubadora, leituras realizadas aps 24 e 48 horas, identificao do profissional. 16. Registrar o procedimento em planilha de produo. 17. Manter a sala organizada. Observao: A. O fluxo de pessoal no expurgo e sala de esterilizao deve ser limitado ao profissional que est desenvolvendo as atividades. B. necessrio que o profissional encerre todas as atividades no expurgo, para iniciar as atividades na sala de esterilizao. No permitido executar tarefas concomitantes nas duas salas, devido ao risco de disseminao de microorganismos para os materiais/ instrumentais j limpos ou esterilizados. C. O profissional deve permanecer com os cabelos presos e no utilizar anis, pulseiras, relgios, etc., durante o preparo e esterilizao dos materiais. D. Ao acondicionar os materiais/ instrumentais na autoclave atentar para: Verificar a integridade dos pacotes; Preservar um espaamento de 25 a 50 mm entre os pacotes e a mesma distncia entre os materiais e a parede interna do equipamento, favorecendo a distribuio do vapor para todos os espaos da cmara; O volume da carga no pode exceder a 80% da capacidade do equipamento; Colocar os pacotes maiores na parte inferior da cmara e os menores por cima, facilitando o fluxo do vapor; Posicionar os artigos com cavidade (jarros, bacias, cubas, etc.) com

abertura para baixo, facilitando o escoamento da gua resultante da condensao do vapor; Ao trmino do ciclo, manter a porta da autoclave entreaberta por um perodo de 5 a 10 minutos, para a sada do vapor e secagem dos materiais; Ao retirar os materiais/ instrumentais da autoclave observar a alterao do indicador de esterilizao;

42

Encaminhar ao expurgo, todo material com prazo de esterilizao vencida ou que perderam a integridade do invlucro. E. Ao realizar o teste biolgico atentar para: Se aps 24 horas, os trs indicadores testes no sofrerem modificao na colorao original (violeta), ser necessrio incub-los por mais 24 horas, para confirmar a morte de microorganismos na forma esporulada; O crescimento bacteriano observado pela colorao amarelada do meio de cultura, assim, o indicador controle dever apresentar esta cor aps a incubao; Se, aps 48 horas de incubao, o indicador controle no apresentar a modificao esperada na colorao, verificar o funcionamento da incubadora, data de validade e lote do indicador; Se os indicadores que passaram pelo processo de esterilizao, apresentarem mudana na colorao suspenda o uso dos materiais esterilizados aps essa data e solicite a manuteno da autoclave. NORMASDEPROCEDIMENTOS N 027 Procedimento: PREPARO DE MEDICAMENTO PARENTERAL EXECUTANTES: Enfermeiro, Tcnicos e Auxiliares de enfermagem. MATERIAIS: 1. Seringa descartvel apropriada via de administrao e volume. 2. Agulha descartvel apropriada. 3. Algodo. 4. lcool 70%. 5. Bandeja. 6. Medicao. 7. Cateter Teflon. 8. Scalp. 9. Garrote (endovenosa). 10. Esparadrapo (venclise). DESCRIO DE PROCEDIMENTO: 1. Checar prescrio medicamentosa. 2. Separar medicao a ser preparada. 3. Lavar as mos com tcnica adequada.

43
AMPOLA 1. Agitar a ampola, limpar o gargalo com algodo embebido em lcool 70. 2. Montar a seringa/agulha com tcnica adequada. 3. Quebrar a ampola utilizando algodo ou gaze para apoio e proteo dos dedos. 4. Segurar a ampola entre os dedos indicador e mdio da mo, e com a outra pegar a seringa e introduzir cuidadosamente dentro da ampola sem tocar as bordas externas, com o bsel voltado para baixo, em contato com o lquido. 5. Aspirar a dose prescrita. 6. Deixar a seringa/ agulha para cima em posio vertical, expelindo todo o ar que tenha penetrado.

7. Proteger a agulha com protetor prprio. 8. Desprezar o material perfuro-cortante em recipiente apropriado. 9. Identificar com nome do paciente, via de administrao e colocar na bandeja. FRASCO LIFILO 1. Retirar o lacre metlico superior, limpar a borracha com algodo embebido em lcool 70. 2. Preparar a ampola diluente conforme tcnica anterior. 3. Montar seringa/agulha, usando agulha de maior calibre. 4. Retirar a seringa, protegendo a agulha. 5. Realizar rotao de frasco entre as mos para misturar o lquido ao p, evitando a formao de espuma. 6. Colocar ar na seringa na mesma proporo e quantidade de lquido injetado no frasco. 7. Erguer o frasco verticalmente, logo aps a introduo do ar, aspirando a dose prescrita. 8. Retirar o ar da seringa. 9. Trocar a agulha, colocando outra de acordo com as especificidades do paciente, lquido e via de administrao. 10. Desprezar material perfuro-cortante em recipiente apropriado. 11. Identificar a seringa com nome do paciente e via de administrao, colocar na bandeja. FRASCO-AMPOLA 1. Retirar o lacre metlico superior, limpar a borracha com algodo embebido em lcool 70. 2. Montar seringa/agulha. 3. Colocar ar na seringa na mesma proporo da quantidade do lquido a ser aspirado.

44
4. Erguer o frasco verticalmente, logo aps a introduo do ar, aspirar a dose prescrita. 5. Retirar o ar da seringa. 6. Trocar a agulha, colocando outra de acordo com as especificidades do paciente, lquido e via de administrao. 7. Desprezar material perfuro-cortante em recipiente apropriado. 8. Identificar com nome do paciente, via de administrao e colocar na bandeja. OBSERVAO: A. Caso a dose do frasco seja fracionada para vrios horrios, identificar frasco com nome do paciente, data e horrio da diluio. NORMAS DE PROCEDIMENTOS N 028 Procedimento: SONDAGEM NASOENTERAL EXECUTANTES: Enfermeiro e Tcnico de enfermagem. MATERIAIS: 1. Sonda Nasoenteral de poliuretano ou silicone, tamanhos 8 a 12 F. 2. Luvas de procedimento. 3. Mandril (fio guia). 4. Gazes. 5. Lubrificante hidrossolvel (lidocana gel 2%) ou gua. 6. Seringa 20 ml. 7. Copo com gua filtrada ou fervida. 8. Estetoscpio. 9. Fita indicadora de pH.

10. Fita adesiva no alergnica. DESCRIO DO PROCEDIMENTO: 1. Explicar o procedimento ao paciente. 2. Reunir o material prximo do leito. 3. Medir o cumprimento da sonda, a partir do lbulo da orelha at a base do nariz e dessa at a parte inferior do apndice xifide, acrescentando mais 5 a 10 cm. Marc-la com esparadrapo para visualizar o tamanho da sonda a ser introduzida. 4. Proteger o paciente com uma toalha. 5. Lavar as mos e calar luvas.

45
6. Retirar prteses dentrias, se necessrio. 7. Posicionar o paciente em semi-fowler, mantendo a cabea em posio de deglutio (fletida para frente), alinhada em relao ao tronco. 8. Testar as narinas e introduzir a sonda lubrificada na narina mais desobstruda. Passar a sonda at a nasofaringe, dirigindo-a para baixo e para trs. Quando a sonda alcanar a orofaringe solicitar que o paciente que inspire profundamente e degluta vrias vezes e se necessrio dar-lhe um gole dgua, para ajudar na progresso da sonda para o esfago. 9. No forar a passagem da sonda caso esta apresente resistncia. 10. A rotao suave pode ajudar. 11. Continuar a progresso da sonda at a marca definida. 12. Suspender a progresso da sonda caso o paciente apresente nuseas, vmitos, tosse, dispnia ou cianose. Verificar se a sonda est no estmago, utilizando sempre os testes abaixo: Solicitar ao paciente que fale, pois se a voz estiver alterada a sonda poder estar localizada na traquia. Mergulhar a ponta externa da sonda na gua e pedir para que o paciente expire. Se borbulhar a sonda pode estar no pulmo e deve ser retirada. Adaptar uma seringa na ponta externa da sonda, insuflar ar (10 ml) e auscultar o estmago com estetoscpio. A entrada de ar no estmago provoca um rudo caracterstico do tipo bolhas na gua. Aspirar com a seringa conectada no mandril, verificando o retorno de liquido gstrico e medir o pH (pH gstrico <5). 13. Retirar o mandril com cuidado (aps lubrificao se necessrio). 14. Verificar a posio da sonda, novamente, injetando ar em bolo. Na ausncia de ausculta ou de retorno, repassar a sonda. 15. Tapar a conexo da sonda. 16. Retirar as luvas. 17. Fixar a sonda e deixar o paciente confortvel. 18. Guardar o mandril na embalagem original da sonda, adequadamente 19. Enrolado e identificado, para repassar a sonda se necessrio; 20. Lavar as mos. 21. Solicitar RX para certificar-se o posicionamento da sonda, sempre que necessrio. 22. Realizar anotao de enfermagem, assinar e carimbar (conforme deciso do COREN-SP-DIR/001/2000). 23. Registrar o procedimento em planilha de produo. 24. Manter a sala em ordem.

46
Observaes: A. Se a posio ps-pilrica da sonda for indicada:

Antes do procedimento, administrar a medicao gastro-cintica prescrita pelo mdico. Acrescentar 15 a 20 cm, conforme a constituio do paciente e posio desejada, distancia medida para posio gstrica. Introduzir a sonda at o estmago. Retirar o mandril. Realizar os testes j descritos, inclusive de controle de pH. Solicitar que o paciente permanea em decbito lateral direito durante 2 a 3 horas, para favorecer a migrao. Aps este tempo, aspirar liquido duodenal e medir o pH (pH duodenal: 6 a 8). Encaminhar o paciente para o RX no mnimo 3 horas aps a sondagem. B. Infuso e Manuteno da sonda: Fazer higiene oral conforme prescrio de enfermagem. Limpar diariamente a narina na qual a sonda est introduzida com gua, ou SF ou AGE. Trocar o local da fixao diariamente para evitar irritao e escamao da pele. Aplicar creme ou vaselina nos lbios e narinas para prevenir a formao de crostas. Manter a cabeceira do paciente em semi-fowler durante todo o perodo em que estiver recebendo dieta e por 30 minutos aps. As sondas para NE tm durabilidade de 30 a 60 dias (poliuretano) e 6 meses (silicone), se mantidas adequadamente. Em caso de retirada acidental, poder ser repassada, no mesmo paciente, aps lavagem interna com gua e sabo, utilizando uma seringa. Verificar a integridade da sonda; se apresentar sinais de rigidez,rachaduras, furos ou secrees aderidas, desprez-la. Ao final da terapia a sonda dever ser desprezada. Cuidado para no tracionar a asa do nariz, pelo risco de leso. Lavar a sonda com 10 a 30 ml de gua filtrada ou fervida, antes e aps administrar medicamentos, nutrio enteral e aspirar suco gstrico. Administrar os medicamentos um a um, lavando a sonda entre as medicaes, evitando interaes fsico-qumicas que podem causar obstruo. Nunca administrar medicao com a dieta. Diluir as apresentaes hipertnicas com 30-60 ml de gua. Suspender a infuso da dieta por 1 hora antes e 1 hora aps para medicaes que sofrem diminuio de absoro na presena de alimentos como exemplo: fenitoina, captopril e quinilonas.

47

No caso de obstruo, injetar gua com presso moderada, com seringa de 20 ml, pois a presso excessiva pode provocar rachaduras na sonda. Verificar a posio da sonda, por aspirao de liquido gstrico/duodenal e ausculta de borborigmo na regio epigstrica ou no quadrante abdominal superior esquerdo: Cada vez que for instalar o frasco de nutrio enteral, em caso de NE contnua; aps episdios de vmito, regurgitao e tosse intensa (a extremidade da sonda pode voltar ao esfago ou at enrolar-se na cavidade oral, mesmo quando bem fixada externamente). Quando o acesso ps-pilrico for necessrio, recomenda-se o controle de pH do liquido aspirado uma vez ao dia (pH duodenal = 6 a 8). A passagem transpilrica espontnea da sonda ocorre em poucos pacientes e, mesmo tendo migrado, a extremidade distal pode retornar ao

estmago. NORMAS DE PROCEDIMENTOS N 029 Procedimento: SONDAGEM NASOGSTRICA EXECUTANTES: Enfermeiros, Tcnicos e Auxiliares de Enfermagem. MATERIAIS: 1. Sondas nasogstricas. 2. Lubrificante hidrossolvel. 3. Aspirador, quando prescrito. 4. Toalha, leno de papel. 5. Cuba rim. 6. Copo de gua. 7. Esparadrapo hipoalergnico. DESCRIO DO PROCEDIMENTO: 1. Explicar ao paciente o procedimento. 2. Solicitar ao paciente que respire pela boca e engolir. 3. Colocar o paciente em posio sentada ou semi-sentado. 4. Remover dentaduras se necessrio; colocar cuba rim e toalhas de papel ao alcance do paciente. 5. Selecionar o nmero da sonda de acordo com o dimetro da narina do paciente.

48
6. Lavar as mos e calar as luvas descartveis 7. Medir a sonda: distncia do lbulo da orelha ponta do nariz e da ao apndice xifide e marcando-a neste local. 8. Lubrificar a ponta da sonda com lidocana gelia. 9. Solicitar ao paciente que permanea com o queixo prximo ao peito, se necessrio, auxili-lo. 10. Introduzir a sonda pela narina do paciente fazendo movimentos para cima e para trs. 11. Aps a sonda passar pela orofaringe, solicitar ao paciente que faa movimento de deglutio. 12. Introduzir at a marcao realizada anteriormente. 13. Comprovar localizao da sonda pela injeo de ar (cerca de 20 ml no adulto e 5 a 10 ml na criana) realizando ausculta da regio epigstrica, com objetivo de ouvir rudo brusco e borbulhante, tambm se pode confirmar o posicionamento da sonda aspirando-se o contedo gstrico. 14. Fixar a sonda no nariz ou maxilar do paciente. 15. Retirar as luvas. 16. Lavar as mos. 17. Realizar anotao de enfermagem, assinar e carimbar (conforme deciso do COREN-SP-DIR/001/2000). 18. Registrar o procedimento em planilha de produo. 19. Manter a sala em ordem. NORMAS DE PROCEDIMENTOS N 030 Procedimento: TROCA DE BOLSA DE ESTOMIA EXECUTANTES: Enfermeiros, Tcnicos e Auxiliares de Enfermagem. MATERIAIS: 1. Luvas de procedimento 2. Bolsa indicada ao paciente. 3. Placa 4. Compressas de gaze ou papel higinico . DESCRIO DO PROCEDIMENTO:

1. Receber o paciente com ateno. 2. Manter o paciente relaxado em posio confortvel, mantendo privacidade.

49
3. Lavar as mos. 4. Calar as luvas de procedimentos. 5. Remover a bolsa, tencionando levemente a pele para baixo, enquanto levanta a placa. 6. Descartar a bolsa suja e a placa em saco plstico; guardar o clamp para reutilizao. 7. Limpar a pele, utilizando papel higinico ou compressa de gaze, para remover as fezes. 8. Lavar e secar a pele por completo, depois de limpar. normal que o estoma sangre discretamente durante a limpeza e secagem. 9. Aplicar a placa, utilizando guia de medio ou padro para determinar o tamanho do estoma. 10. Marcar o tamanho correto sobre a parte posterior da placa e cortar conforme o tamanho do estoma ( aceitvel cortar cerca de 0,5 cm maior que o tamanho do estoma). 11. Remover a cobertura de papel da placa, centralizar a abertura sobre o estoma e pressionar a placa para baixo sobre a pele periostomal. 12. Fixar a bolsa sobre os bordos da placa de acordo com as orientaes do fabricante. 13. Aplicar o fechamento na parte posterior da bolsa com o clamp. 14. Retire as luvas. 15. Lave as mos. 16. Realizar anotao de enfermagem, assinar e carimbar (conforme deciso do COREN-SP-DIR/001/2000). 17. Registrar o procedimento em planilha de produo. 18. Manter ambiente de trabalho em ordem. OBSEVAO: A. A bolsa drenvel pode ser lavada com gua e sabo e reutilizada vrias vezes. B. Orientar o paciente para eliminar o gs atravs da abertura do clamp. NORMAS DE PROCEDIMENTOS N 031 Procedimento: VACINAO EXECUTANTES: Enfermeiro, Tcnicos e Auxiliares de enfermagem.

50
MATERIAIS: 1. Imunobiolgicos. 2. Seringas e agulhas. 3. Bandeja de inox. 4. Carto de vacina. 5. Carto espelho. 6. Carimbo. 7. Mapa dirio de doses aplicadas. DESCRIO DO PROCEDIMENTO: 1. Receber o cliente na sala de vacinas. 2. Orientar o cliente sobre a vacina a ser administrada e a importncia da mesma. 3. Verificar se o cliente no encontra em situao de adiamento da vacinao. 4. Informar sobre os eventos adversos mais comuns, orientando retorno na Unidade sempre que necessrio. 5. Orientar quanto a no utilizao de pomadas ou compressas no local da

aplicao. 6. Registrar a vacina administrada, n de lote, no carto do cliente e carto espelho, assinar com letra legvel. 7. Lavar as mos. 8. Executar tcnica assptica em todo o procedimento. 9. Assegurar-se de que a temperatura da vacina e diluente estejam adequadas. 10. Verificar o prazo de validade da vacina e tempo de uso recomendado, aps a diluio da vacina. 11. Observar a dosagem recomendada pelo Laboratrio produtor da vacina em questo. 12. Respeitar o local de aplicao, segundo faixa etria. 13. Lave com gua e sabo, o local da aplicao, caso o mesmo no apresente boas condies de higiene. 14. Solicite que a me ou responsvel segure a criana de forma adequada, garantindo uma imobilizao segura. 15. Atentar para a relao entre o ngulo de aplicao e agulha adequada, levando em considerao a quantidade de massa muscular do cliente a ser vacinado. 16. Administrar lentamente o lquido da vacina. 17. No massagear o local da aplicao. Fazer apenas leve compresso com algodo seco. 18. Ao realizar aplicaes simultneas, identifique, no carto do cliente e carto espelho, o local de aplicao de cada vacina. 19. No retire a agulha da seringa no momento do descarte.

51
20. No reencape a agulha. 21. Descarte em coletor adequado, respeitando o limite permitido (2/3 do recipiente). 22. Registrar no mapa dirio, a dose aplicada. 23. Arquivar o carto espelho, no ms de retorno da prxima vacina a ser aplicada. 24. Lavar as mos. 25. Manter ambiente limpo e organizado.

Das könnte Ihnen auch gefallen