Sie sind auf Seite 1von 126

Este manual do usurio inclui instrues detalhadas de utilizao da sua cmera. Leia-o com ateno.

Clique em um tpico
Perguntas frequentes Referncia rpida

User Manual
PL120/PL121

Sumrio Funes bsicas Funes Complementares Opes de fotograa Reproduo/Edio Conguraes Apndices ndice

Informao de sade e segurana


Aja sempre de acordo com as precaues seguintes e sugestes de utilizao, para evitar situaes perigosas e assegurando o melhor desempenho de sua cmera. Atenosituaes passveis de causar ferimentos em si prprio ou terceiros No desmonte ou tente reparar sua cmera. Isso poder resultar em choque eltrico ou danos na cmera. No utilize a cmera junto de gses ou lquidos que possam explodir ou incndiar. Correndo o risco de exploso ou incndio. No coloque materiais inamveis na cmera, nem guarde sua cmera junto desses materiais. Correndo o risco de choque eltrico ou incndio. No use a cmera com as mos molhadas. Pode resultar em choque eltrico. Evite danos nos olhos da pessoa fotografada. No utilize o ash muito prximo ( menos de 1 metro) de pessoas ou animais. Se utilizar o ash perto demais dos olhos, isso pode causar danos temporrios, ou permanentes na viso. Mantenha sua cmera afastada de crianas e animais de estimao. Mantenha sua cmera e todos os acessrios fora do alcance de crianas pequenas e animais. Peas pequenas podero causar engasgamento e ferimentos graves se engeridos. Peas desmontveis e acessrios podero ser perigos fsicos tambm. No exponha sua cmera diretamente ao sol, ou temperaturas extremas durante longos perodos de tempo. Isso pode causar danos permanentes nos componentes internos da cmera. Evite cobrir sua cmera ou carregador com roupas ou cobertores. Sua cmera pode sobre-aquecer, e distorcer a cmera ou causar um incndio. Se lquidos ou outros objetos entrarem na cmera, desligue imediatamente todas as fontes de energia, como a bateria ou carregador e contate o centro de servio Samsung.

Informao de sade e segurana


Cuidadosituaes que podem causar danos em sua cmera ou outro equipamento. No toque no ash enquanto ele dispara. O ash est bastante quente quando dispara e poder queimar sua pele. Quando usa o adaptador AC, desligue sua cmera antes de desconectar o carregador da tomada. No fazer isso pode causar incndio ou choque eltrico. Desconecte os carregadores quando no estiverem em uso. No fazer isso pode causar incndio ou choque eltrico. No use cabos, tomadas ou chas danicadas para carregar suas baterias. Correndo o risco de choque eltrico ou incndio. No deixe que o carregador AC toque nos terminais +/- das baterias. Correndo o risco de choque eltrico ou incndio. No pressione as peas da cmera ou faa presso na cmera. Pode causar danos na cmera.

Retire as baterias de sua cmera quando a guardar por longos perodos de tempo. As baterias podem vazar ou corroer e causar danos graves na sua cmera. Utilize apenas baterias de ltio, autnticas e recomendadas pelo fabricante. No danique ou aquea a bateria. Ela poder explodir ou causar ferimentos. Utilize apenas baterias, carregadores, cabos e acessrios aprovados pela Samsung. Baterias, carregadores, cabos ou acessrios no recomendados podem causar exploso das baterias, danos em sua cmera ou causar ferimentos. A Samsung no se responsabilizar por nenhuns danos ou ferimentos causados por baterias, carregadores, cabos ou acessrios no recomendados. No utilize baterias para outros ns. Correndo o risco de choque eltrico ou incndio.

Informao de sade e segurana


Tenha ateno ao conectar cabos ou adaptadores e colocar baterias e cartes de memria. Se forar os conectores, conectar incorretamente cabos, ou colocar erradamente as baterias e cartes de memria, pode danicar portas, conectores, e acessrios. Mantenha as riscas magnticas dos cartes longe da bolsa da cmera. A informao no carto pode se danicar ou apagar. Nunca use carregadores, baterias, ou cartes de memria dancados. Isso pode causar choque eltrico ou danos na cmera ou incndios. Verique se sua cmera est a funcionar corretamente antes de a usar. O fabricante no se responsabiliza pela perda de arquivos ou danos que possam resultar do mau funcionamento ou uso incorreto da cmera. Deve conectar o cabo com a entrada com o indicador luminoso ( ) na sua cmera. Se colocar o cabo ao contrrio, pode danicar seus arquivos. O fabricante no se responsabiliza pela perda de dados.

Esquema do Manual de Usurio


Informao de copyright Microsoft Windows e o logo Windows so marcas comerciais registradas da Microsoft Corporation. Mac uma marca comercial registrada da Apple Corporation. microSD, microSDHC so marcas comerciais registradas da SD Association. As marcas registradas e nomes comerciais presentes nesse manual so propriedade dos seus respetivos proprietrios.

Funes bsicas
Conhea sua cmera, cones, e funes bsicas de disparo.

12

Funes Complementares
Saiba como tirar fotos, gravar vdeos, mens. de voz, selecionando um modo.

31

Opes de fotograa
Saiba como denir as opes no modo de Fotograa.

47

Reproduo/Edio
As especicaes da cmera ou contedos deste

69

manual podem ser alteradas sem aviso prvio, devido a melhorias nas funes da cmera. No lhe permitido reutilizar ou distribuir nenhuma parte desse manual sem consentimento prvio. Para informao sobre Licenas de Cdigo Aberto, leia o arquivo "OpenSourceInfo.pdf" presente no CD-ROM.

Saiba como reproduzir fotos, vdeos, ou mens. de voz e editar fotos ou vdeos. Saiba tambm como conectar sua cmera no computador, impressora, ou TV.

Conguraes
Leia as opes para congurar as funes de sua cmera.

94

Apndices
Informao sobre mensagens de erro, especicaes e manuteno.

100

Indicadores usados nesse manual


Modo de fotograa Smart Auto Programa Cena Filme Indicador

cones utilizados no manual


cone Funo

S p s v

Informao complementar Avisos e precaues de segurana [ ] ( ) Botes da cmera. Por exemplo, [Obturador] representa o boto do obturador. Nmero de pgina de informao relacionada A ordem de opes ou menus que deve selecionar para realizar um passo; por exemplo: Selecione Tirar fotos Dimenses da foto (representa Selecione Tirar fotos, e em seguida selecione Dimenses da foto). Anotao

cones do modo Fotograa Estes cones indicam que uma funo est disponvel nos modos correspondentes. O modo s pode no oferecer suporte a funes de todos os tipos de cenas. Por exemplo: Disponvel nos modos Programa e Filme
*

Abreviaturas utilizadas no manual


Abreviatura ACB AEB AF DIS DPOF EV ISO WB Denio

Auto Contrast Balance (Equilbrio de Contraste Automtico) Auto Exposure Bracket (Guia de Exposio Automtica) Auto Focus (Foco Automtico) Digital Image Stabilization (Estabilizador de Imagem Digital) Digital Print Order Format (Digital Print Order Format) Exposure Value (Valor de Exposio) International Organization for Standardization (Organizao Internacional de Normalizao) White Balance (Equilbrio do Branco)

Expresses utilizadas no manual


Pressionar o obturador Pressionar at meio do [Obturador]: pressione o boto do obturador para baixo at meio Prima [Obturador]: prima o boto do obturador at ao m Exposio (Brilho) A quantidade de luz que entra em sua cmera determina a exposio. Pode alterar a exposio atravs da velocidade do obturador, valor de abertura e sensibilidade ISO. Ao alterar a exposio suas fotos caro mais escuras ou mais claras.

Exposio normal Pressione at meio o [Obturador] Prima [Obturador]

Sobre-exposio (demasiado claro)

Objeto, fundo e composio Objeto: o objeto principal da cena, como uma pessoa, animal ou naturezas paradas. Fundo: os objetos em volta do objeto Composio: a composio do objeto e fundo

Fundo Composio Objeto

Perguntas frequentes
Saiba como solucionar problemas atravs de opes de fotograa. Os olhos esto vermelhos. causado pelo reexo do ash da cmera. Olhos verm. ou Ajuste olh.ver. (p. 51) Se a foto j tiver sido tirada, selecione Ajuste olh.ver no menu de edio. (p. 82)
Dena a opo de ash para

Suas fotos tm pontos de p.

Se existirem particulas de p no ar, elas podem car em sua foto se usar ash.
Desligue o ash ou evite tirar fotos em locais com p. Dena as opes de sensibilidade ISO. (p. 52)

As fotos esto embaadas.

Pode dever-se por tirar fotos em condies de pouca luz ou segurar sua cmera incorretamente. Utilize a funo DIS ou pressione at meio do [Obturador] para ter certeza que o objeto est em foco. (p. 29)

As fotos esto embaadas quando fotograda de noite.

Sua cmera tenta deixar entrar mais luz, mas a velocidade do obturador diminui. Pode ser mais difcil manter sua cmera estvel, resultando em movimentos da cmera. Selecione o modo Noite em s. (p. 34) Ligue o ash. (p. 51) Dena as opes de sensibilidade ISO. (p. 52) Use trip para evitar que sua cmera se mova. Quando a fonte de luz est por detrs do objeto ou quando existe muito contraste entre a luz e reas escuras, o objeto pode parecer muito escuro. Evite fotografar o sol diretamente. Selecione Luz Fundo no modo s. (p. 34) Dena a opo de ash Preenchido. (p. 51) Ajustar a exposio. (p. 60) Dena a opo Equilbro de Contraste Automtico ACB). (p. 61) Dena a opo medio para Pontual se um objeto brilhante estiver no centro do enquadramento. (p. 61) 7

Os objetos cam muito escuros devido luz de fundo.

Referncia rpida
Tirar fotos de pessoas
s modo > Beauty Shot 35 Auto-foto 43 Crianas 44 Olhos verm./Ajuste olh.ver (para evitar ou corrigir olhos vermelhos) Deteco Faces 56

Fotografar texto, insetos, ou ores


Modo s > Texto Macro 53 34

Aplicar efeitos em fotos


51 Modo s > Quadro mgico 34 Modo s > Destaque de objeto 36 Efeitos Filtro Inteligente 65 Ajust.img (para ajustar Contraste, Ntidez, ou Saturao)

Fotografar de noite ou no escuro.


Modo s > Nascer sol, Noite, Por Sol Opes de ash 51 Sensibilidade ISO (para ajustar a sensibilidade luz) 52 34

68

Reduzir movimentos da cmera


Estabilizador de Imagem Digital (EID) 28

Tirar fotos em movimento


Contnuo, Ultr vel 64

Exibindo arquivos por categoria no Smart lbum 72 Exibir arquivos como miniaturas 73 Excluir arquivos do carto de memria 74 Exibir arquivos como exib. de slides 76 Exibir arquivos na TV 86 Conecte sua cmera no computador 87 Ajustar o som e volume 96 Ajustando brilho do visor 97 Alterar o idioma do visor 98 Denir a data e hora 98 Antes de contatar o centro de servio 110

Ajustando a exposio (brilho)


Sensibilidade ISO (para ajustar a sensibilidade luz) 52 EV (para ajustar a exposio) 60 ACB (para compensar objetos contra fundos muito brilhantes) 61 Medio 61 AEB (para tirar 3 fotos da mesma cena, mas com exposio diferenre) 64

Sumrio
Funes bsicas............................................................... 12
Desembalar ................................................................. Conhea sua cmera .................................................. Inserir a bateria e o carto de memria ...................... Carregar a bateria e Ligar sua cmera ........................ Carregar a bateria ....................................................... Ligar sua cmera ........................................................ Congurao de incio ................................................ Saber mais sobre os cones ........................................ Acessar opes ou menus. ......................................... Congurar a tela e os sons ......................................... Ajustando o tipo de tela .............................................. Congurando o som ................................................... Tirar fotos ..................................................................... Ligando a tela frontal. .................................................. Usando Zoom ............................................................ Reduzir movimentos da cmera (DIS) ........................... Dicas para conseguir uma foto mais clara ................. 13 14 16 17 17 17 18 20 21 23 23 23 24 25 26 28 29

Funes Complementares .............................................. 31


Utilizar modo Smart Auto ............................................ Utilizar o Modo de cena .............................................. Utilizar o modo Quadro mgico ................................... Utilizar modo Beauty Shot .......................................... Utilizar o modo Objeto Destaque ................................. Utilizar o modo Noturno .............................................. Usando o modo Programa .......................................... Utilizar o modo Filme .................................................. Usando o modo Deteco de cena inteligente ............. Tirar foto com a tela frontal. ........................................ Utilizar o modo Autorretrato ......................................... Utilizar o modo Crianas ............................................. Utilizar o Temporizador Jump Shot ............................... Gravar um vdeo com a tela frontal ............................... Gravando mensagens de voz ..................................... Gravando uma mensagem de voz ............................... Adicionando uma mensagem de voz a uma foto ........... 32 34 34 35 36 38 39 40 41 43 43 44 44 45 46 46 46

Sumrio Opes de fotograa ....................................................... 47


Selecionar a resoluo e qualidade ............................ Selecionar a resoluo ............................................... Denir a qualidade de uma foto ................................... Utilizar o temporizador ................................................ Fotografar no escuro ................................................... Prevenir olhos vermelhos ............................................ Utilizar ash ................................................................ Ajustar sensibilidade ISO ............................................. Alterar o foco da cmera ............................................. Utilizar macro ............................................................. Usando o foco automtico .......................................... Usando o acompanhamento de foco automtico .......... Ajustar a rea de foco ................................................. Utilizar Deteco Faces .............................................. Detectando faces ....................................................... Fotografando um sorriso ............................................. Deteco de piscar de olhos ...................................... Utilizar Reconhecimento face ...................................... Registrar faces como suas favoritas (My Star) ............... Ajustar o brilho e a cor ................................................ Ajustar a exposio manualmente (EV) ......................... Compensao Luz fundo (ACB) .................................. Alterar a opo de medio ........................................ Selecionar fonte de luz (Equilbrio do branco) ................ 48 48 49 50 51 51 51 52 53 53 53 54 55 56 56 57 57 58 59 60 60 61 61 62 Utilizar modos de sequncia ....................................... Aplicar efeitos/Ajustar imagens .................................. Aplicar efeitos Filtro Inteligente ..................................... Ajustar suas fotos ....................................................... 64 65 65 68

Reproduo/Edio ......................................................... 69
Ver fotos ou vdeos no modo Reproduo ................. Iniciar modo Reproduo ............................................ Exibir fotos ................................................................. Reproduzir um vdeo ................................................... Reproduzir mens. de voz ............................................ Editar uma foto ............................................................ Alterar tamanho das fotos ........................................... Girando uma foto ....................................................... Aplicar efeitos Filtro Inteligente ..................................... Ajustar suas fotos ....................................................... Criando ordem de impresso (DPOF) ........................... Exibir arquivos na TV ................................................... Transferir arquivos para seu computador Windows ... Transferir arquivos com Intelli-studio ............................. Transferir arquivos conectando sua cmera como um disco removvel .......................................................... Desconectar sua cmera (para Windows XP) ............... Transferir arquivos para seu computador Mac ........... Imprimir fotos em uma impressora PictBridge. .......... 70 70 75 77 78 80 80 80 81 82 84 86 87 88 90 91 92 93

10

Sumrio Conguraes .................................................................. 94


Menu de conguraes .............................................. Aceder ao menu de conguraes .............................. udio ........................................................................ Conguraes Tela Frontal .......................................... Tela ........................................................................... Conguraes ........................................................... 95 95 96 96 97 98

Apndices ....................................................................... 100


Mensagens de erro .................................................... Manuteno da cmera ............................................ Como limpar sua cmera .......................................... Utilizar ou guardar sua cmera ................................... Acerca de cartes de memria ................................. Acerca da bateria ..................................................... Antes de contatar o centro de servio ...................... Especcaes da Cmera ....................................... Glossrio .................................................................... ndice ......................................................................... 101 102 102 103 104 106 110 113 117 122

11

Funes bsicas
Conhea sua cmera, cones, e funes bsicas de disparo.

Desembalar 13 Conhea sua cmera 14 Inserir a bateria e o carto de memria 16 Carregar a bateria e Ligar sua cmera 17
Carregar a bateria 17 Ligar sua cmera 17

Congurar a tela e os sons 23


Ajustando o tipo de tela 23 Congurando o som 23

Tirar fotos 24
Ligando a tela frontal. 25 Usando Zoom 26 Reduzir movimentos da cmera (DIS) 28

Congurao de incio 18 Saber mais sobre os cones 20 Acessar opes ou menus. 21

Dicas para conseguir uma foto mais clara

29

Desembalar
Os itens seguintes esto includos na caixa do produto. Acessrios opcionais

Cmera

Adaptador CA/Cabo USB Bolsa Cabo A/V

Bateria recarregvel

Ala

Carregador de bateria CD-ROM do Manual do Usurio Manual de Incio Rpido

Carto de memria/ Adaptador do carto de memria

As ilustaes podem variar um pouco dos itens enviados com seu produto.

Funes bsicas 13

Conhea sua cmera


Antes de comear, conhea sua cmera e as suas funes. Boto de liga/desliga Boto do obturador Boto do LCD frontal Microfone Flash Colunas Luz de auxlio do AF/luz de temporizador Tela frontal Lente

Encaixe para trip Porta USB e A/V Aceita cabo USB e cabo A/V Tampa do compartimento de bateria Insira um carto de memria e bateria
Funes bsicas 14

Conhea sua cmera


Boto de zoom No modo Fotograa: Aumentar ou diminuir o zoom No modo Reproduo: Aumentar o zoom em uma parte da foto ou ver arquivos como miniaturas, ou ajustar o volume Colocando a ala x y

Indicador luminoso de status Piscando: Quando sua cmera est guardando uma foto ou vdeo, sendo lida em um computador ou impressora, ou desfocada Aceso: Quando sua cmera est se conectando a um computador ou focando Tela principal Leia a tabela ao fundo
Boto Descrio
Acessa opes ou menus. Selecione um modo de fotograa. M Descrio Smart Auto: Tire uma foto deixando sua cmera detecar e selecionar o modo de cena automaticamente. Programa: Tire uma foto ao ajustar algumas opes. Cena: Fotografe com opes predenidas para uma cena especca. Filme: Gravar um vdeo.

Boto

Descrio
Funes bsicas Outras funes Move para cima Move para baixo Move para a esquerda Move para a direita

D Altera a opo de exibio. c Altera a opo de macro. F t


Altera a opo de ash. Altera a opo de temporizador.

S p s v

Conrma a opo ou o menu realado. Entre no modo Reproduo.

Acessa opes no modo Fotograa. Exclui arquivos no modo Reproduo. Funes bsicas 15

Inserir a bateria e o carto de memria


Saiba como inserir a bateria e carto de memria opcional em sua cmera.

Retirar a bateria e o carto de memria

Pressione o carto gentilmente para remover da cmera, e puxe-o para fora da abertura.
Carto de memria

Inserir carto de memria com os contatos dourados virados para cima.

Carto de memria

Bloqueio da bateria

Deslize a tampa para cima para soltar a bateria.

Inserir a bateria com o logo Samsung virado para baixo.


Bateria recarregvel

Bateria recarregvel
Pode usar a memria interna para guardar fotos temporariamente, se no estiver um carto inserido.

Funes bsicas 16

Carregar a bateria e Ligar sua cmera


Carregar a bateria
Antes de utilizar a cmera pela primeira vez, deve carregar a bateria. Coloque o cabo USB no adaptador AC, e em seguida ligue a ponta do cabo com a luz indicadora na sua cmera.

Ligar sua cmera


Prima [POWER] para ligar ou desligar sua cmera. O ecr de congurao surge quando liga sua cmera pela primeira vez. (p. 18)

Ligar sua cmera no Modo de reproduo


Prima [P]. Sua cmera liga e acede imediatamente o modo Reproduo.

Luz indicadora Vermelho: Carregando Verde: Completamente carregada


Se ligar sua cmera, premindo sem soltar [P] por mais de 5 segundos, sua cmera no emitir sons.

Funes bsicas 17

Congurao de incio
Quando o ecr de congurao inicial aparee, siga os passos para congurar as denies bsicas da cmera.

Prima [t] para selecionar Language, e prima em seguida [t] ou [o].

Prima [F] ou [t] para selecionar o fuso horrio, e prima em seguida [o].
Para denir o horrio de vero, prima [D].
Fuso horrio

Londres Voltar Hor. de Vero

2 3

Prima [D] ou [c] para selecionar um idioma, e prima em seguida [o]. Prima [D] ou [c] para selecionar Fuso horrio, e prima em seguida [t] ou [o].

Prima [D] ou [c] para selecionar Ajuste Data / Hora, e prima em seguida [t] ou [o].
Portugus Fuso horrio Ajuste Data / Hora Tipo de data Londres

AAAA MM DD

Voltar

Denir

Prima [F] ou [t] para selecionar um item.

Funes bsicas 18

Congurao de incio

7 8

Prima [D] ou [c] para congurar a data e hora, e prima em seguida [o]. Prima [D] ou [c] para selecionar Tipo de data, e prima em seguida [t] ou [o].
Portugus Fuso horrio Ajuste Data / Hora Tipo de data Londres AAAA/MM/DD MM/DD/AAAA DD/MM/AAAA Desactivado Denir

Voltar

9
10

Prima [D] ou [c] para congurar o formato da data, e prima em seguida [o]. Prima [m] para mudar para o modo Fotograa.

Funes bsicas 19

Saber mais sobre os cones


Os cones que sua cmera mostra na tela mudam de acordo com o modo que seleciona ou as opes denidas.

1 2

cone

Descrio

cone

Descrio

Moldura de focagem automtica Vibrao da cmera Indicador de zoom Rcio de zoom Data e hora atuais Resoluo da foto com Intelli zoom ligado

Opo auto focus Deteco faces Microfone mudo

3 cones de Opes ( esquerda)


cone Descrio

3 1 cones de status
cone Descrio

Abertura e velocidade do obturador Obturador de exposio prolongada Valor de exposio ajustado Equilbrio do branco Tom da face Retoque da face Sensibilidade ISO Filtro inteligente Ajuste da imagem (contraste, ntidez e saturao) Tipo de fotograa sequencial Estabilizador de Imagem Digital (EID)

Modo de fotograa Nmero de fotos disponveis Tempo de gravao disponvel Carto de memria no inserido (Memria interna) Carto de memria inserido

2 cones de Opes ( direita)


cone Descrio

Resoluo da foto Resoluo de vdeo Qualidade das fotos Taxa de quadros Medio Flash Temporizador

: Completamente carregado : Parcialmente carregado : Vazio (Recarregue) Mens. de voz

Funes bsicas 20

Acessar opes ou menus.


Pode selecionar opes premindo [m], e premindo em seguida [D], [c], [F], ou [t]. Prima [o] para conrmar.
Voc tambm pode acessar s opes de fotograa ao pressionar [f], mas algumas opes podero no estar disponveis.

1 2

No modo Fotograa, prima [m]. Selecione uma opo ou menu.


Para mover para cima ou para baixo, prima [D] ou [c]. Para mover para a esquerda ou direita, prima [F] ou [t].

Voltando para o menu anterior


Pressione [m] novamente para voltar para o menu anterior.
Pressione at meio do boto [Obturador] para retornar ao modo Fotograa.

Prima [o] para conrmar a opo ou o menu realado.

Funes bsicas 21

Acessar opes ou menus.


Por exemplo, selecionando uma opo de Equilbrio do Branco no modo Programa.

Prima [D] ou [c] para selecionar Equilb. branco, e prima em seguida [t] ou [o].
Dimenses da foto Qualid. EV ISO Equilb. branco Filtro Inteligente

1 2 3

No modo Fotograa, prima [M]. Selecione p. Prima [m].


Dimenses da foto

Deteco Faces Sair Voltar

Tirar fotos udio Conguraes da ecr frontal Display Conguraes Sair

Qualid. EV ISO Equilb. branco Filtro Inteligente Deteco Faces

Prima [F] ou [t] para selecionar uma opo de Equilbrio do Branco.

Alterar

Prima [D] ou [c] para selecionar Tirar fotos, e prima em seguida [t] ou [o].

Luz dia

Voltar

Mover

Prima [o].

Funes bsicas 22

Configurar a tela e os sons


Saiba como alterar informao bsica da tela e configuraes sonoras.

Ajustando o tipo de tela


Pode selecionar um tipo de tela para o modo Fotografia ou Reproduo.

Configurando o som
Configure os sons que sua cmera emite quando realiza algumas funes.

Prima [D] repetidamente para alterar o tipo de tela.

1 2 3

No modo Fotografia ou Reproduo, prima [m]. Selecione udio Som bip. Selecione uma opo.
Opo Descrio Desact. 1/2/3

Exibe todas as informaes sobre a tomada.

A cmera no emite sons. A cmera emite sons.

Modo

Descrio Ocultar informao sobre fotografia, exceto

Fotografar

informao bsica, como o nmero de fotos disponveis, o tempo de gravao disponvel, e o cone de bateria. Exibe todas as informaes sobre a fotografia.
Oculta todas as informaes sobre o arquivo

atual. Reproduo Mostra informao sobre o arquivo atual, exceto a informao do arquivo. Exibe todas as informaes sobre o arquivo atual.

Funes bsicas 23

Tirar fotos
Saiba como tirar fotos fcil e rpidamente com o modo Smart Auto.

1 2 3

No modo Fotograa, prima [M]. Selecione S. Alinhe os objetos no enquandramento.

Prima at meio do [Obturador] para focar.


Quando o objeto est focado surge uma moldura verde. Caso o objeto no que focado a moldura car vermelha.

Prima [Obturador] para tirar a foto.


Ver pgina 29 para dicas sobre como tirar fotos mais claras.

Funes bsicas 24

Tirar fotos

Ligando a tela frontal.


A tela frontal ajuda a tirar autorretratos ou fotos de crianas, casais ou pessoas pulando. Ao usar o modo Infantil, voc pode executar uma breve animao na tela frontal para atrair a ateno de uma criana. (p. 44)

cone

Descrio

Frontal ligado: Ligue a tela frontal. Auto-foto: Veja voc mesmo na tela frontal enquanto tira um autorretrato. (p. 43) Crianas: Mostre uma breve animao na tela frontal para facilitar a captura de fotos de crianas. (p. 44) Jump Shot: Mostre uma dica visual na tela frontal para que as pessoas pulando possam sincronizar seus pulos para a foto. (p. 44)
Quando congura as opes de temporizador, a tela frontal
permanecer ativa. (p. 50)

No modo Fotograa, prima o boto do LCD frontal.

Ao usar a cmera em reas ensolaradas ou com iluminao intensa,


talvez voc no consiga ver a tela frontal nitidamente.

Durante a execuso de apresentaes de slides ou lmes, a tela


frontal poder no ser ativada mesmo se voc toc-la.

Auto-foto ser selecionado automaticamente se no selecionar uma

Selecione uma opo de fotograa.

opo dentro de 3 segundos.

Congure sua cmera para tirar uma foto automaticamente quando


detectar uma face sorridente no modo Autorretrato ou no modo Crianas. (p. 96)

Auto-foto

Funes bsicas 25

Tirar fotos

Usando Zoom
Pode tirar fotos 1Er. plano ajustando zoom. Sua cmera tem zoom tico 5X, Intelli zoom 2X, e zoom digital 5X. Intelli zoom e zoom Digital no se podem usar em simultneo.

Zoom Digital

ps

Se o indicador de zoom est no alcane digital , sua cmera est usando zoom Digital. Usando ambos, zoom tico e Digital, pode aumentar o zoom at 25 vezes.

Alcane digital

Indicador de zoom Rcio de zoom Aumentar zoom Alcanetico

O zoom Digital no est disponvel com o efeito Filtro Inteligente, ou


opo Acompanhamento AF.

Diminuir zoom

Se tirar uma foto com zoom Digital, a qualidade da foto pode


deteriorar.

O rcio de zoom para vdeos diferente do rcio para fotos.

Funes bsicas 26

Tirar fotos
Intelli zoom
Sps

Congurando Intelli zoom

Se o indicador de zoom est no alcae do Intelli, sua cmera usar o Intelli zoom. A resoluo da foto varia de acordo com a taxa de zoom se utilizar o Intelli zoom. Usando ambos, zoom tico e Intelli zoom, pode aumentar o zoom at 10 vezes.

1 2 3

No modo Fotograa, prima [m]. Selecione Tirar fotos Selecione uma opo.
cone Descrio

Intelli Zoom.

Alcane Intelli Resoluo da foto com Intelli zoom ligado Indicador de zoom

Desligar: Intelli zoom desativado. Ligar: Intelli zoom ativado.

Alcanetico

O Intelli zoom no est disponvel com o efeito Filtro Inteligente, ou


opo Acompanhamento AF.

O Intelli zoom s est disponvel quando congura o rcio de


resoluo 4:3. Se congurar outro rcio de resoluo com Intelli zoom ativo, o Intelli zoom se desativar automaticamente. Intelli zoom o ajuda a tirar fotos com menos deteriorao de qualidade que o zoom digital. Contudo, a qualidade da foto pode ser inferior a quando usa o zoom tico.

Funes bsicas 27

Tirar fotos

Reduzir movimentos da cmera (DIS)


Reduza os movimentos da cmera digitalmente no modo Fotograa.

ps

EID poder no funcionar corretamente quando:


mover sua cmera para seguir o movimento do objeto. usar zoom Digital existe muita movimentao da cmera a velocidade do obturador muito lenta (por exemplo, quando tira fotos noturnas) - a bateria estiver fraca - tira uma foto 1Er. plano Se sua cmera cair ou ser atingida, o visor car desfocado. Caso isso acontea desligue e volte a ligar sua cmera. -

Antes de corrigir

Depois de corrigir

1 2 3

No modo Fotograa, prima [m]. Selecione Tirar fotos Selecione uma opo.
cone Descrio

DIS.

Desact.: EID desativado. Activ.: EID ativado.

Funes bsicas 28

Dicas para conseguir uma foto mais clara


Segurar sua cmera corretamente
Verique se nada obstrui sua lente.

Reduzir movimentos da cmera


Dena a opo Estabilizador de Imagem Digital para reduzir os movimentos da cmera. (p. 28)

Quando Pressionar o boto de obturador at meio

ser mostrado

Prima at meio do [Obturador] para ajustar o foco. Sua cmera ajusta o foco e exposio automaticamente.

Vibrao da cmera

Sua cmera dene o valor de abertura e velocidade do obturador automaticamente. Foco do enquadramento Prima [Obturador] para tirar a foto, se o enquandramento aparecer verde. Altere o enquadramento e prima at meio do [Obturador] novamente, se o enquadramento do foco aparecer vermelho.

Quando tira fotos no escuro, evite denir o ash para Sinc.lenta ou Desligado. A abertura mantm-se por mais tempo e pode ser mais dicil manter a cmera xa. Use um trip ou ajuste a opo de ash como Preenchido. (p. 51) Dena as opes de sensibilidade ISO. (p. 52)

Funes bsicas 29

Evitar que seu objeto que desfocado


Pode ser difcil focar seu objeto quando: - existe pouco contraste entre o fundo e o objeto (por exemplo, quando seu objeto veste roupas da mesma cor do fundo) - a fonte de luz por detrs do objeto muito brilhante - o objeto brilhante ou reetor - o objeto tem padres horizontais, como riscas - o objeto no est no centro do enquadramento
Quando tira fotos em pouca luz

Ligue o ash. (p. 51)

Quando objetos se movem rapidamente

Use a funo de Foto Contnua ou Em Movimento. (p. 64) Use o bloqueio de enquadramento Pressione at meio do [Obturador] para focar. Quando o objeto est focado, pode alterar a posio para alterar o enquadramento. Quando tiver pronto, prima [Obturador] para tirar a foto.

Funes bsicas 30

Funes Complementares
Saiba como tirar fotos, gravar vdeos, mens. de voz, selecionando um modo.

Utilizar modo Smart Auto 32 Utilizar o Modo de cena 34


Utilizar o modo Quadro mgico Utilizar modo Beauty Shot Utilizar o modo Objeto Destaque Utilizar o modo Noturno 34 35 36 38

Tirar foto com a tela frontal. 43


Utilizar o modo Autorretrato Utilizar o modo Crianas Utilizar o Temporizador Jump Shot Gravar um vdeo com a tela frontal 43 44 44 45

Gravando mensagens de voz 46


Gravando uma mensagem de voz 46 Adicionando uma mensagem de voz a uma foto 46

Usando o modo Programa

39

Utilizar o modo Filme 40


Usando o modo Deteco de cena inteligente 41

Utilizar modo Smart Auto


No modo Smart Auto, sua cmera escolhe automaticamente as conguraes de cmera de acordo com o tipo de cena que detecta. O modo Smart Auto ajuda se no est familiarizado com as conguraes de sua cmera para as vrias cenas.

1 2 3

No modo Fotograa, prima [M]. Selecione S. Alinhe os objetos no enquandramento.


Sua cmera seleciona automaticamente a cena. O cone para

cone

Descrio

Paisagens com luz de fundo Retrato com luz de fundo Retratos Fotos 1Er. plano de objetos Fotos 1Er. plano de texto Por sol Cus limpos Floresta Fotos 1Er. plano objetos coloridos Sua cmera est estabilizada ou em trip (quando tirar fotos noturnas) Objetos que se movam rapidamente

o modo apropriado da cena aparece no topo esquerdo do ecr. Abaixo a lista de cones.

cone

Descrio

Paisagens Cenas com fundos brancos brilhantes Paisagens noturnas (com o ash desligado) Retrato noturno

Fogo de artifcio (usando trip)

Funes Complementares 32

Utilizar modo Smart Auto

4 5

Prima at meio do [Obturador] para focar.


Em algumas cenas, sua cmera tira a foto automaticamente

quando pressiona at meio do [Obturador].

Prima [Obturador] para tirar a foto.


Se sua cmera no reconhee um modo de cena apropriado, ela usa
as conguraes padro do modo S.

Mesmo que detecte um rosto, sua cmera pode no selecionar o


modo retrato, dependendo da posio ou luz do sujeito.

Sua cmera pode no selecionar a cena correta dependendo das


condies de fotograa, tal como movimento da cmera, luz, ou distncia do objeto. Mesmo usando trip, sua cmera pode no detetar o modo caso o objeto se mova. No modo S, sua cmera consome mais energia, uma vez que altera as conguraes fequntemente para selecionar as cenas apropriadas.

Funes Complementares 33

Utilizar o Modo de cena


No Modo de cena, pode tirar fotos com opes denidas para uma cena especca.

1 2 3

No modo Fotograa, prima [M]. Selecione s. Selecione uma cena.


Quadro mgico Beauty Shot Destaque de objeto Noite Paisagem Texto Por Sol

4 5

Alinhe seu objeto no enquadramento, e prima at meio [Obturador] para focar. Prima [Obturador] para tirar a foto.

Utilizar o modo Quadro mgico


No modo Quadro Mgico, pode aplicar variados efeitos as suas fotos. A forma e sensao das fotos iro mudar de acordo com o quadro que selecionou.

Para alterar o modo de cena, prima [m] e selecione em

seguida Cena. Pode selecionar qualquer cena que pretender.


Para o modo Quadro mgico consulte Utilizar o modo

Quadro mgico" na pgina 34.


Para o modo Beauty Shot consulte Utilizar modo Beauty

1 2 3 4

No modo Fotograa, prima [M]. Selecione s Prima [m]. Selecione Tirar fotos Quadro. Quadro mgico.

Shot " na pgina 35.


Para o modo Destaque de objeto, consulte "Utilizar o modo

Objeto Destaque" na pgina 36.


Para o modo Noite consulte, Utilizar o modo Noturno na

pgina 38.

Funes Complementares 34

Utilizar o Modo de cena

Selecione uma opo.


Filme antigo

Utilizar modo Beauty Shot


No modo Beauty Shot, pode tirar retratos com opo para esconder imperfeies do rosto.

Voltar

Mover

6 7

Alinhe seu objeto no enquadramento, e pressione at meio [Obturador] para focar. Prima [Obturador] para tirar a foto.
No modo Quadro mgico, a resoluo denida automaticamente
para . Quando liga sua cmera na TV no modo Quadro Mgico, automaticamente muda para o modo Reproduo. No pode tirar fotos no modo Reproduo.

1 2 3 4 5

No modo Fotograa, prima [M]. Selecione s Prima [m]. Selecione Tirar fotos Selecione uma opo.
Por exemplo, aumente as denies de tom da face para

Beauty Shot.

Tom da face.

fazer a pele parecer mais luminosa.

Nvel 2

Voltar

Mover

Funes Complementares 35

Utilizar o Modo de cena

6 7 8

Prima [m]. Selecione Tirar fotos Selecione uma opo.


Por exemplo, aumente a denio de Retoque da face para

Utilizar o modo Objeto Destaque


Retoque da face.
O modo Objeto Destaque torna o objeto mais distinguido, ajustando a profundidade de campo.

esconder mais imperfeies.

1 2 3

No modo Fotograa, prima [M]. Selecione s Destaque de objeto.

Nvel 2

Posicione sua cmera de acordo com a distncia tima mostrada no visor.


A distncia tima pode variar, baseada na taxa de zoom que

usar.

Voltar

Mover

9
10

Alinhe seu objeto no enquadramento, e prima at meio [Obturador] para focar. Prima [Obturador] para tirar a foto.
Ao usar o modo Beauty Shot, a distncia de foco ser congurada para Macro autom.

4 5

Prima [m]. Selecione Tirar fotos Efeito do Destaque de objeto.

Funes Complementares 36

Utilizar o Modo de cena

Selecione uma opo de ajuste Desfocar ou Tom.


Desfocar: Quando mais alto o valor, mais intenso o efeito

embaamento na foto.
Tom: Quanto mais elevado o valor, mais brilhante a foto.
Desfocar Tom Desfocar

As resolues disponveis no modo Objeto Destaque so . Caso a distncia de fotograa no esteja no melhor alcane, pode
tirar a foto, porm o efeito Objeto Destaque no ser usado.

O efeito Objeto Destaque no pode ser usado em locais escuros. O efeito Objeto Destaque no pode ser usado com zoom tico a 3x
ou superior.

Zoom digital no est disponvel no modo Objeto Destaque. Use trip para evitar que sua cmera se mova ao tirar duas fotos
seguidas, para aplicar o efeito.

O objeto e o fundo devem ter contraste signicante de cor. Os objetos devem estar posicionados longe do fundo para um melhor
efeito.
Voltar Mover

7 8

Prima [o] para guardar. Pressione at meio do [Obturador] para focar.


Quando sua cmera usar o efeito objeto destaque,

aparecer.
Quando sua cmera no poder usar o efeito objeto destaque,

aparecer. Caso isso ocorra, ajuste a distncia entre a cmera e o objeto.

Prima [Obturador] para tirar a foto.

Funes Complementares 37

Utilizar o Modo de cena

Utilizar o modo Noturno


No modo noturno, pode usar velocidade de obturador mais lenta para prolongar o tempo at fechar o obturador. Aumente o valor de abertura para evitar sobre-exposio.

6 7 8

Selecione uma opo.


Se voc selecionar AUTO, o valor da abertura e a velocidade

do obturador sero ajustados automaticamente.

1 2 3 4 5

No modo Fotograa, prima [M]. Selecione s Prima [m]. Selecione Tirar fotos V.obt.l.tempo.. Noite.

Alinhe seu objeto no enquadramento, e pressione at meio [Obturador] para focar. Prima [Obturador] para tirar a foto.
Use trip para evitar fotos embaadas.

Selecione o valor da abertura ou a velocidade do obturador.


Valor de abertura Velocidade do obturador
Abertura

Voltar

Mover

Funes Complementares 38

Usando o modo Programa


No modo Programa, pode denir a maioria das opes, exceto a velocidade do obturador e o valor de abertura, que a cmera dene automaticamente.

1 2 3

No modo Fotograa, prima [M]. Selecione p. Ajuste as opes pretendidas. (Para uma lista de opes, veja a pgina 47.)

4 5

Alinhe seu objeto no enquadramento, e pressione at meio [Obturador] para focar. Prima [Obturador] para tirar a foto.

Funes Complementares 39

Utilizar o modo Filme


No modo Filme, pode gravar vdeos de grande denio com resoluo 1280 X 720. Pode gravar at 4GB (aproximadamente 11 minutos) com a resoluo 1280 X 720 e a cmera salva seus vdeos em arquivos MJPEG.
Alguns cartes de memria no suportam gravaes de alta qualidade. Nesse caso, reduza a resoluo. Cartes de memria com velocidade de escrita baixas, no iro suportar vdeos de alta resoluo ou vdeos de alta velocidade. Para gravar vdeos de alta
resoluo ou alta velocidade, use cartes de memria com velocidades de escita mais rpida.

1 2 3 4 5

No modo Fotograa, prima [M]. Selecione v. Prima [m]. Selecione Filme Freq. imagem.

Selecione uma opo.


cone Descrio

Som em directo ligado: Liga a funo Sound Alive. Som em directo desligado: Desliga a funo Sound Alive. Mudo: No grave sons.
No tape o microfone ao usar a funo Som ao vivo. Gravaes feitas atravs do Som ao vivo podem diferir dos
sons reais.

Selecione uma taxa de quadros (o nmero de quadros por segundo).


Ao aumentar a taxa de quadros, aes parecem mais

naturais, porm o tamanho do arquivo ir aumentar.


Dependendo da resoluo e da taxa de quadros, o lme poder parecer mais pequeno que o tamanho original mostrado na tela principal.

9
10 11

6 7

Prima [m]. Selecione Filme Som ao vivo.

Ajuste as opes pretendidas. (Para uma lista de opes, veja a pgina 47.) Pressione o boto [Obturador] para iniciar a gravao. Pressione o boto [Obturador] novamente para parar a gravao.

Funes Complementares 40

Utilizar o modo Filme


Pausar gravao
Sua cmera permite que pause um vdeo, temporariamente, durante a gravao. Com esta funo, pode gravar cenas diferentes no mesmo vdeo.

Usando o modo Deteco de cena inteligente


No modo Deteco de cena inteligente, sua cmera escolhe automaticamente as conguraes de cmera de acordo com o tipo de cena que detecta.

1 2 3
Parar Gravar

No modo Fotograa, prima [m]. Selecione Filme Ligado. Deteco de cena inteligente

Alinhe os objetos no enquandramento.


Sua cmera seleciona automaticamente a cena. O cone para o

Prima [o] para pausar a gravao. Toque [o] para continuar.

modo apropriado da cena aparece no topo esquerdo do ecr. Abaixo a lista de cones.

cone

Descrio

Paisagens Por sol Cus limpos Floresta


Funes Complementares 41

Utilizar o modo Filme

4 5

Pressione o boto [Obturador] para iniciar a gravao. Prima o boto [Obturador] novamente para parar a gravao.
Se sua cmera no reconhee um modo de cena apropriado, ela usa
as conguraes padro do Modo Smart Filme.

Sua cmera pode no selecionar a cena correta dependendo das


condies de fotograa, tal como movimento da cmera, luz, e distncia do objeto. No modo Deteco de cena inteligente, no pode utilizar efeitos de ltro inteligente.

Funes Complementares 42

Tirar foto com a tela frontal.


A tela frontal ajuda-o a tirar autorretratos ou fotos de crianas. Pode tambm usar o Temporizador Jump Shot com a tela frontal.

Utilizar o modo Autorretrato

Sps

Tirar um Autorretrato Fcil


Se pressionar o boto LCD frontal com a cmera desligada, a tela frontal liga-se para um Autorretrato Fcil. Uma vez que a tela principal est desligada, sua cmera consome menos energia da bateria e assim evita que outros olhem a tela principal. Sua cmera ir se desligar quando premir o boto LCD frontal novamente ou premir [POWER]. A tela frontal ir se desligar e a tela principal ir se ligar quando premir [o].

Tire uma foto de voc mesmo usando a tela frontal.

1 2

No modo Fotograa, prima o boto do LCD frontal. Selecione Auto-foto.


A cmera detectar a sua face automaticamente e exibir um

quadro para indic-la.

3 4

Pressione at meio do [Obturador] para focar. Prima [Obturador] para tirar a foto.

Funes Complementares 43

Tirar foto com a tela frontal.

Utilizar o modo Crianas

Sps

Utilizar o Temporizador Jump Shot

Sps

O modo Crianas atrai as crianas, mostrando uma breve animao na tela frontal.

Tire fotos de pessoas pulando. Um cone ser mostrado na tela frontal para dizer s pessoas quando pular.

1 2

No modo Fotograa, prima o boto do LCD frontal. Selecione Crianas.


Sua cmera ir mostrar uma animao.

3 4

1 2 3
Prima at meio do [Obturador] para focar. Prima [Obturador] para tirar a foto.
Voc pode transferir animaes do site da Samsung ou transferi-los
a partir do Intelli-studio. (p. 89) Visite www.samsung.com para mais informaes. Pode tambm usar o Intelli-studio para editar vdeos que gravou e reproduzi-los depois na tela frontal. (p. 89) Pode adicionar som nas animaes para atrair ateno das crianas. (p. 96)

No modo Fotograa, prima o boto do LCD frontal. Selecione Jump Shot. Pressione o boto [Obturador].
A tela frontal comear a contagem regressiva alguns

segundos antes de fotografar.

Funes Complementares 44

Tirar foto com a tela frontal.

Pule quando o cone de pulo surgir na tela frontal.


Sua cmera tirar 2 fotos em sequencia.

Gravar um vdeo com a tela frontal


Gravar um vdeo no modo Autorretrato

1 2 3 4
Se est tirando fotos com temporizador jump shot com pouca luz ou dentro de casa, suas fotos podero aparecer escuras.

No modo Fotograa, prima o boto do LCD frontal. Selecione Frontal ligado. Pressione o boto [Obturador] para iniciar a gravao. Pressione o boto [Obturador] novamente para parar a gravao.

Gravar um vdeo no modo Crianas

1 2 3 4

No modo Fotograa, prima o boto do LCD frontal. Selecione Crianas. Pressione o boto [Obturador] para iniciar a gravao. Pressione o boto [Obturador] novamente para parar a gravao.

Funes Complementares 45

Gravando mensagens de voz

ps

Saiba como gravar mens. de voz que pode reproduzir mais tarde. Pode tambm adicionar mens. de voz a uma foto para relembrar as condies de fotograa.
Pode ter melhor qualidade de som quando fala 40cm afastado da cmera.

Gravando uma mensagem de voz

Adicionando uma mensagem de voz a uma foto

1 2 3

No modo Fotograa, prima [m]. Selecione Tirar fotos Voz Gravar.

Pressione o boto [Obturador]


Prima [o] para pausar ou prima [o] para retomar. Cada mens. de voz pode ter at 10 horas de durao, se

1 2 3 4

No modo Fotograa, prima [m]. Selecione Tirar fotos Voz Memo.

Alinhe o objeto no enquadramento, e tire a foto.


Sua cmera inicia a gravao da mens. de voz, assim que

tirar a foto.

existir memria disponvel.

Grave uma mens. de voz curta (10 segundos mximo).


Prima [Obturador] para parar a gravao da mens. de voz

antes dos 10 segundos acabarem.


No possvel adicionar mensagens de voz a fotos no modo de fotos sequenciais.

Parar

Pausa

Pressione o boto [Obturador] novamente para parar a gravao.


Pressione o boto [Obturador] novamente para gravar outra

mensagem de voz.

Prima [m] para voltar no modo Fotograa.


Funes Complementares 46

Opes de fotograa
Saiba como denir as opes no modo de Fotograa.

Selecionar a resoluo e qualidade 48


Selecionar a resoluo 48 Denir a qualidade de uma foto 49

Utilizar Deteco Faces 56


Detectando faces Fotografando um sorriso Deteco de piscar de olhos Utilizar Reconhecimento face Registrar faces como suas favoritas (My Star) Ajustar a exposio manualmente (EV) Compensao Luz fundo (ACB) Alterar a opo de medio Selecionar fonte de luz (Equilbrio do branco) 56 57 57 58 59 60 61 61 62

Utilizar o temporizador 50 Fotografar no escuro 51


Prevenir olhos vermelhos 51 Utilizar ash 51 Ajustar sensibilidade ISO 52

Ajustar o brilho e a cor 60

Alterar o foco da cmera 53


Utilizar macro Usando o foco automtico Usando o acompanhamento de foco automtico Ajustar a rea de foco 53 53 54 55

Utilizar modos de sequncia 64 Aplicar efeitos/Ajustar imagens 65


Aplicar efeitos Filtro Inteligente 65 Ajustar suas fotos 68

Selecionar a resoluo e qualidade


Saiba como alterar as conguraes de resoluo e qualidade da imagem.

Selecionar a resoluo
Ao aumentar a resoluo, sua foto ou vdeo ir ter mais pixels, podendo ser imprimida em papel maior ou mostrada num ecr maior. Quando usa alta resoluo, o tamanho do arquivo tambm aumentar.

cone

Descrio

1984 X 1488: Imprimir em papel A5. 1920 X 1080: Imprimir em papel A5 com rcio panorama (16:9) ou reproduzir em HDTV. 1024 X 768: Anexar num e-mail.

Denir a resoluo de uma foto

Sps

1 2 3

No modo Fotograa, prima [m]. Selecione Tirar fotos Selecione uma opo.
cone Descrio

Denir a resoluo de um vdeo.

Dimenses da foto.

4320 X 3240: Imprimir em papel A1 4320 X 2880: Imprimir em papel A1 com rcio (3:2) 4320 X 2432: imprime em papis A2 no aspecto panormico (16:9) ou reproduz em uma TV de alta denio. 3648 X 2736: Imprimir em papel A3 2592 X 1944: Imprimir em papel A4.

1 2 3

No modo Fotograa, prima [m]. Selecione Filme Dimenses dao lme.

Selecione uma opo.


cone Descrio

1280 X 720 HQ: Reproduza arquivos de alta qualidade em HDTV. 640 X 480: Reproduzir em TV analgica. 320 X 240: Postar na pgina web.

Opes de fotograa 48

Selecionar a resoluo e qualidade

Denir a qualidade de uma foto

ps

Sua cmera comprime e guarda suas fotos em formato JPEG. Imagens de qualidade mais alta, resultam em arquivos com maior tamanho.

1 2 3

No modo Fotograa, prima [m]. Selecione Tirar fotos Selecione uma opo.
cone Descrio

Qualid..

Super no: Tire fotos em super alta qualidade. Fino: Tire fotos em alta qualidade. Normal: Tire fotos com qualidade normal.

Opes de fotograa 49

Utilizar o temporizador
1
No modo Fotograa, prima [t].

Spsv

Saiba como congurar o temporizador para retardar a captura da imagem.

Prima [Obturador] para iniciar o temporizador.


A luz de auxlio AF/ luz de temporizador pisca. Sua cmera ir

tirar a foto automaticamente no tempo especco.


A tela frontal comear a contagem regressiva alguns
Desligado

segundos antes de fotografar.

Selecione uma opo.


cone Descrio

Desligado: O temporizador no est ativo. 10 seg: Tira a foto esperando 10 segundos. 2 seg: Tira a foto esperando 2 segundos. Duplo: Tira uma foto aps 10 segundos e outra foto aps 2 segundos.
Opes disponveis podem diferir dependendo das condies de fotograa.

Prima [Obturador] ou [t] para cancelar o temporizador. Dependendo da opo de Deteco de Face que selecionou, a
funo de temporizador ou algumas opes podero no estar disponveis.

Opes de temporizador automtico no esto disponveis se denir


opes de sequncia.

Opes de fotograa 50

Fotografar no escuro
Saiba como tirar fotos noturnas ou com pouca luz.

Prevenir olhos vermelhos

ps

Utilizar ash

Sps

Se o ash disparar quando tirar uma foto a algum no escuro, poder aparecer um brilho vermelho nos olhos da pessoa. Para evitar isso, selecione Olhos verm. ou Ajuste olh.ver. Veja as opes de ash em "Utilizar ash".

Utilize ash para tirar fotos no escuro ou quando precisa de mais luz em suas fotos.

No modo Fotograa, prima [F].

Automtico

Selecione uma opo.


cone Descrio

Desligado: O ash no disparar.


Sua cmera ir mostar o aviso de movimento

quando tirar fotos com pouca luz. Ajuste olh.ver: O ash dispara quando o objeto ou fundo est escuro, e sua cmera reduz os olhos vermelhos atravs de um software de anlise avanado. Existe um intervalo entre os dois disparos do ash. No se mova at o ash disparar a segunda vez.
Opes de fotograa 51

Fotografar no escuro

cone

Descrio

As opes de ash no esto disponveis quando a opo de


fotos em seqencia denida ou Deteco Piscar de Olhos selecionada. Certique-se que os objetos esto dentro da distncia recomendada do ash. (p. 114) Se a luz do ash for reetida ou existirem quantidades signicativas de p no ar, pequenos pontos podero aparecer em sua foto.

Sinc.lenta: O ash dispara mas o obturador ca aberto mais tempo. Essa opo recomendada quando quer tirar fotos da luz ambiente ou revelar mais detalhes no fundo. Use um trip para evitar fotos embaadas. Sua cmera ir mostar o aviso de movimento quando tirar fotos com pouca luz. Preenchido: O ash dispara sempre. Sua cmera ajusta a intensidade da luz automaticamente. Olhos verm.: O ash disparar duas vezes quando o objeto ou fundo serem escuros para reduzir o efeito olhos vermelhos. Existe um intervalo entre os dois disparos do ash. No se mova at o ash disparar a segunda vez. Automtico: O ash disparar automaticamente quando o objeto ou fundo ser escuro. Automtico: A cmera selecionar a congurao de ash para a cena detectada no modo Smart Auto.
Opes disponveis podem diferir dependendo das condies de fotograa.

Ajustar sensibilidade ISO

A sensibilidade ISO a medida da sensibilidade de um lme luz como denido pela Organizao Internacional de Normalizao (ISO). Quanto mais alta a sensibilidade ISO que selecionar, mais sensvel luz sua cmera se torna. Com a sensibilidade ISO mais alta, pode obter uma melhor foto sem usar ash.

1 2 3

No modo Fotograa, prima [m]. Selecione Tirar fotos Selecione uma opo.
Selecione

ISO.

para usar uma velocidade ISO apropriada baseada no brilho e iluminao do objeto.
ISO com sensibilidades mais altas podem resultar em mais rudo na
imagem.

Quando seleciona Opes de fotograa 52

, a resoluo ir mudar para

e abaixo.

Alterar o foco da cmera


Saiba como ajustar o foco de sua cmera para se adequar ao objeto e condies de fotograa.

Utilizar macro

pv

Usando o foco automtico

pv

Utilize macro para tirar fotos em primeiro plano de objetos, como ores ou insetos.

Para tirar fotos ntidas, selecione o foco apropriado de acordo com a sua distncia para o objeto.

No modo Fotograa, prima [c].

Normal

2
Mantenha sua cmera rme para evitar fotos desembaadas. Desligue o ash se a distncia do objeto for menor que 40cm.

Selecione uma opo.


Descrio

cone

Normal : Foca um objeto mais longe que 80cm. Macro: Foca manualmente um objeto que esteja a 5-80cm da cmera (100-150cm quando usa zoom).

Opes de fotograa 53

Alterar o foco da cmera

Usando o acompanhamento de foco automtico p s


O Acompanhamento de foco permite que voc acompanhe e focalize automaticamente o objeto at mesmo quando voc est se movendo.

Se no selecionou uma rea de foco, o enquadramento no ir


aparecer no centro do ecr.

Acompanhamento do objeto pode falhar quando:


- o objeto muito pequeno - o objeto move-se demasiado - o objeto escuro ou est a fotografar num local escuro - cores e padres no objeto e no fundo so as mesmas. - a cmera move-se em excesso Quando o acompanhamento do objeto falha, o enquadramento aparee com uma linha branca ( ). Se a sua cmera falhar de acompanhar o objeto, tem de voltar a selecionar o objeto para aconpanhar. Se sua cmera falhar o foco, o enquadramento ir mudar para uma linha vermelha ( ). Se usar esta funo, no poder usar opes de temporizador automtico, opes de Deteco Faces e efeitos de Filtro Inteligente.

1 2 3

No modo Fotograa, prima [m]. Selecione Tirar fotos rea de foco Acompanhamento de AF. Focalize o objeto que deseja acompanhar e prima [o].

O enquadramento branco signica que est seguindo seu

objeto.
O enquadramento verde signica que seu objeto est em

foco quando premir at meio o [Obturador].

Opes de fotograa 54

Alterar o foco da cmera

Ajustar a rea de foco

ps

Voc pode obter fotos mais claras ao selecionar uma rea de foco apropriada de acordo com a posio do objeto na cena.

1 2 3

No modo Fotograa, prima [m]. Selecione Tirar fotos Selecione uma opo.
cone Descrio

rea de foco.

Af central: Foco no centro do enquadramento (aplicvel a objetos perto ou no centro) Multi af: Foco em uma ou mais de 9 reas possveis. Acompanhamento de AF: Focaliza em e acompanha o objeto. (p. 54)

Opes de fotograa 55

Utilizar Deteco Faces

ps

Quando as opes de Deteco Faces so usadas, a cmera capaz de detectar automaticamente rostos humanos. Quando foca uma face humana, a cmera ajusta a exposio automaticamente. Utilize Deteco Piscar de Olhos para detectar olhos fechados ou Deteco de Sorriso para fotografar uma face sorridente. Pode tambm utilizar Reconhecimento face para registrar faces e dar prioridade de foco a elas.

Sua cmera acompanha automaticamente as faces registradas. Deteco Faces pode no ser ecaz quando:
- o objeto est longe da cmera (O enquadramento aparecer cor de laranja para Deteco de Sorrisdo e Deteco de Piscar de Olhos.) - est muito claro ou muito escuro - o objeto no est encarando sua cmera - o objeto est de culos de sol ou mscara - a expresso facial muda drsticamente - o objeto tem muita luz ou as condies de luminusidade so instveis. Deteco Faces no est disponvel quando dene efeitos de Filtro Inteligente, opes de Ajuste de Imagem, ou Acompanhamento AF. Dependendo das opes de fotograa, a opes de Deteco Faces disponveis podem diferir. Dependendo das opes de Deteco Faces que selecionou, a funo de temporizador poder no estar disponvel ou suas opes podero ser diferentes. Quando dene opes de Deteco Faces, algumas opes de sequncia no estaro disponveis. Quando fotografar com deteco de faces, elas sero registradas na lista de faces. Pode exibir as faces registradas por ordem de prioridade no modo Reproduo. (p. 71) Embora faces sejam registradas com sucesso, elas podem no estar classicadas no modo Reproduo. A face detectada no modo Fotograa poder no apareer na lista de faces ou Smart lbum.

Detectando faces
Sua cmera pode detectar at 10 faces humanas em uma cena.

1 2

No modo Fotograa, prima [m]. Selecione Tirar fotos Deteco Faces Normal.

A face mais prxima aparee num enquadramento branco e as restantes em enquandramento cinzento.

Quanto mais perto estiver do objeto, mais rpido sua cmera


detectar as faces.

As faces detectadas podem no estar registradas se deniu opes


de sequncia como Contnuo, Ultr vel, ou AEB.

Opes de fotograa 56

Utilizar Deteco Faces

Fotografando um sorriso
A cmera dispara automaticamente ao detectar uma face sorrindo.

Deteco de piscar de olhos


Se sua cmera detectar olhos fechados, automaticamente ela tirar duas fotos seguidas.

1 2 3

No modo Fotograa, prima [m]. Selecione Tirar fotos de Sorriso. Componha sua foto.
A cmera dispara automaticamente ao detectar uma face

Deteco Faces

Deteco

1 2

No modo Fotograa, prima [m]. Selecione Tirar fotos Piscar de Olhos. Deteco Faces Deteco

sorrindo.

Segure sua cmera rme enquanto A Capturar mostrado no


ecr.

Se a Deteco Piscar de olhos falhar, a mensagem Foto com olhos


fechados. aparee. Tirar outra foto.

Quando seus objeto sorri amplamente, sua cmera deteta o sorriso mais facilmente.

Opes de fotograa 57

Utilizar Deteco Faces

Utilizar Reconhecimento face


Sua cmera registra automaticamente faces que fotografa frequentemente. A funo Reconhecimento Face ir dar prioridade de foco automaticamente em essas faces e em faces favoritas. A funo Reconhecimento Face est disponvel apenas quando utiliza carto de memria.

Sua cmera pode reconhecer e registrar faces incorretamente


dependendo das condies de luminusidade, alteraes drsticas na pose ou face do sujeito, ou se o sujeito est usando ou no culos. Sua cmera pode registrar at 12 faces. Se sua cmera reconhecer uma nova face quando as 12 faces j esto registradas, ela ir substituir a face com prioridade mais baixa pela nova. Sua cmera pode detectar at 5 faces favoritas em uma cena.

1 2

No modo Fotograa, prima [m]. Selecione Tirar fotos Deteco Faces Reconhecimento face.

A face mais prxima aparee num enquadramento branco e as restantes em enquandramento cinzento. : Faces que registrou como favoritas. (Para registrar faces como favoritas, veja pgina 59.) : Faces que sua cmera registra automaticamente.

Opes de fotograa 58

Utilizar Deteco Faces

Registrar faces como suas favoritas (My Star)


Pode registrar suas faces favoritas para dar prioridade de foco e exposio nessas faces. Esta funo somente est disponvel quando usa carto de memria.

Quando voc terminar de tirar as fotos, a lista de faces ser mostrada.


Sua faces favoritas so indicadas com

na lista de faces.

1 2 3

No modo Fotograa, prima [m]. Selecione Tirar fotos My Star. Edio Iniciar em inteligente

Pode registrar at 8 faces favoritas. O ash no ir disparar quando registra uma face favorita. Se registrar a mesma faces duas vezes, pode excluir uma das faces
da lista de faces.

Exibir suas fotos favoritas

Alinhe a face do seu sujeito com o enquadramento oval e prima [Obturador] para registrar a face.

1 2

No modo Fotograa, prima [m]. Selecione Tirar fotos Lista de Faces. Edio Iniciar em inteligente

Para alterar o ranking das faces favoritas, prima [f] e em seguida


selecione Editar Ranking. (p. 71)

Para cancelar as faces favoritas, prima [f] e selecione Remover


My Star. (p. 72)
Voltar Denir

Se a face no estiver alinhada com o enquadramento oval, o


enquadramento branco no ir surgir.

Tirar 5 fotos da face do sujeito: cada uma de frente, esquerda, direita,


por cima e por baixo.

Tirar fotos de uma de pessoa de cada vez para registrar faces.

Opes de fotograa 59

Ajustar o brilho e a cor


Saiba como ajustar o brilho e a cor para melhorar a qualidade da imagem.

Ajustar a exposio manualmente (EV)

pv

Selecione um valor para ajustar a exposio.


A foto car mais clara medida que a exposio aumenta. Quando ajusta o valor de exposio, o cone aparecer como

Dependendo da intensidade da iluminao do ambiente, possvel que as fotos resultantes sejam muito claras ou escuras. Nesses casos, pode ajustar a exposio para conseguir uma foto melhor.

embaixo.

Mais escuro (-)

Neutro (0)

Mais claro (+)


Assim que ajustar a exposio, as conguraes sero guardadas
automaticamente. Poder ter que alterar o valor da exposio mais tarde para evitar sobre-exposio ou subexposio. Se no consegue encontrar a exposio adequada, selecione AEB (Guia de Exposio Automtica). Sua cmera tirar 3 fotos seguidas, cada um com diferente exposio: normal, subexposta e sobrexposta. (p. 64)

1 2

No modo Fotograa, prima [m]. Selecione Tirar fotos ou Filme EV.

Opes de fotograa 60

Ajustar o brilho e a cor

Compensao Luz fundo (ACB)

Alterar a opo de medio

pv

Quando a fonte de iluminao estiver atrs do objeto ou se houver um contraste elevado entre o objeto e o plano de fundo, provvel que o objeto fotografado parea escuro na foto. Nesse caso, dena a opo Equilbrio de Contraste Automtico (ACB).

O modo de medio refere-se forma como a cmera mede a quantidade de luz. O brilho e luz de suas fotos ir variar dependendo do modo de medio que selecionou.

1 2 3

No modo Fotograa, prima [m]. Selecione Tirar fotos ou Filme Selecione uma opo.
cone Descrio

Medio.

Sem ACB

Com ACB

Multi: Sua cmera divide o enquadramento em variadas reas, e mede a intensidade da luz de cada uma. Aplicvel para todas fotos. Pontual: Sua cmera mede apenas a intensidade da luz no centro do enquadramento. Se seu objeto no est no centro do enquadramento, sua foto pode estar impropriamente exposta. Aplicvel a objetos com luz de fundo. Centralizada: A leitura mdia da sua cmera tem mais nfase no meio. Aplicvel a fotos com objetos no meio do enquadramento.

1 2 3

No modo Fotograa, prima [m]. Selecione Tirar fotos Selecione uma opo.
cone Descrio

ACB.

Desat.: ACB est desativado.


Ativ.: ACB est ativado.

A funo ACB no est disponvel quando dene as opes Contnuo, Ultr vel, ou AEB.

Opes de fotograa 61

Ajustar o brilho e a cor

Selecionar fonte de luz (Equilbrio do branco)

pv

A cor das suas fotos depende do tipo e da qualidade da fonte de iluminao. Se pretende que a cor de sua foto seja realista, selecione um Equilbrio do Branco apropriado para as condies de luminusidade, como Auto WB, Luz dia, Nublado ou Tungstnio.

1 2 3

No modo Fotograa, prima [m]. Selecione Tirar fotos or Filme Selecione uma opo.
cone Descrio

Equilb. branco.

Eb auto: Dene automaticamente o Equilbrio do Branco baseado nas condies de luminusidade. Luz dia: Para fotos ao ar livre em dias de sol. Nublado: Para fotos ao ar livre em dias nublados ou com nuvens. Fluorescente h: Para fotografar sob a luz do sol urescente ou em luz urescente 3 vias.

Eb auto

Luz dia

Fluorescente l: Para fotografar com luz urescente branca. Tungstnio: Para fotografar dentro de casa com lmpadas incandescentes ou de halgenio. Medio: Obturador (Conf. padro): Utilize as conguraes de Equilbrio do Branco que voc deniu. (p. 63)

Nublado

Tungstnio

Opes de fotograa 62

Ajustar o brilho e a cor


Denindo seu prprio Equilbrio do Branco.
Pode personalizar o Equilbrio do Branco, tirando fotos de uma superfcie branca, como um papel, sob as condies de luz nas quais quer tirar a foto. A funo Equilbrio do Branco ir ajud-lo a igualar as cores da sua foto com as da cena atual.

1 2 3 4

No modo Fotograa, prima [m]. Selecione Tirar fotos or Filme Selecione Medio: Obturador. Aponte a lente a um papel branco, e prima [Obturador]. Equilb. branco.

Opes de fotograa 63

Utilizar modos de sequncia

Pode ser difcil fotografar objetos em movimento, ou expresses faciais naturais ou gestos de pessoas em suas fotos. Nesses casos, selecione um modo de sequncia para rapidamente tirar vrias fotos.
cone Descrio

Ultr vel: Enquanto prime [Obturador], sua cmera tira fotos VGA (6 fotos por segundo; mximo de 30 fotos). AEB: Sua cmera tirar 3 fotos seguidas, cada uma com diferente exposio: normal, subexposta e sobrexposta. Use trip para evitar fotos embaadas.
Pode usar opes de ash, temporizador, ACB e Filtro Inteligente
podero ser usados somente se voc selecionar Individual.

1 2 3

No modo Fotograa, prima [m]. Selecione Tirar fotos Selecione uma opo.
cone Descrio

Direco.

Quando seleciona Ultr vel, sua cmera ir denir a resoluo para


VGA e a sensibilidade ISO para Automtico.

Individual: Tire uma nica foto. Contnuo: Enquanto premir [Obturador] sua cmera continuar tirando fotos. O nmero mximo de fotos depende da capacidade de seu carto de memria.

Dependendo da opo de Deteco Faces que selecionou, algumas


opes de sequncia caro indisponveis.

Opes de fotograa 64

Aplicar efeitos/Ajustar imagens


Aplicar efeitos Filtro Inteligente
pv

Filtros disponveis no modo Programa.


cone Descrio

Aplique vrios efeitos de ltro em suas fotos e vdeos para criar imagens nicas.

Normal: Sem efeito Miniatura: Aplique o efeito inclinao para fazer o objeto parecer uma miniatura. Vinhetas: Aplique cores retr, alto contraste, e efeitos vinheta fortes das cmeras Lomo. Ponto de meio-tom: Aplique efeito meio tom.

Miniatura

Vinhetas Esboo: Aplique efeito esboo lpis. Olho de peixe: Escurece os bordos da moldura e distorce objetos para imitar o efeito visual de um olho de peixe. Desembaamento: Tornar imagem mais limpa. Clssico : Aplique efeito preto e branco.

Olho de peixe

Esboo

Retr: Aplique o efeito tom spia. Negativo: Aplique o efeito negativo de lme. RGB personalizado: Personalize o valor da cor.

1 2 3

No modo Fotograa, prima [m]. Selecione Tirar fotos ou Filme Selecione um efeito. Filtro Inteligente.

Opes de fotograa 65

Aplicar efeitos/Ajustar imagens


Filtros disponveis no Modo lme.
cone Descrio

cone

Descrio

Clssico : Aplique efeito preto e branco. Retr: Aplique o efeito tom spia. Negativo: Aplique o efeito negativo de lme. RGB personalizado: Personalize o valor da cor.

Normal: Sem efeito Efeito de paleta 1: Crie um look vivo com contrastes e cores vivas. Efeito de paleta 2: Torna cenas mais limpas e lmpidas. Efeito de paleta 3: Aplique um tom marrom suave Efeito de paleta 4: Crie um efeito frio e montono. Miniatura: Aplique o efeito inclinao para fazer o objeto parecer miniatura. Vinhetas: Aplique as cores retr, efeito de alto contraste e vinheta das cmeras Lomo. Olho de peixe: Distorce objetos prximos para imitar o efeito visual da lente olho de peixe. Desembaamento: Tornar imagem mais limpa.

Opes de fotograa 66

Aplicar efeitos/Ajustar imagens


Denir seu prprio tom RGB

Se selecionou Miniatura quando gravar um vdeo, a velocidade do


tempo de reproduo ir aumentar.

1 2 3 4

No modo Fotograa, prima [m]. Selecione Tirar fotos ou Filme Selecione RGB personalizado. Selecione uma cor (R: Vermelho, G: Verde, B: Azul). Filtro Inteligente.

Se selecionou Miniatura quando gravar um vdeo, sua cmera no


ir gravar som.

Quando selecione Miniatura, Vinheta, Olho de peixe, ou


Desembaamento enquando grava um vdeo, a velocidade de gravao ser denida e a resoluo de gravao ser denida para menos de . Se deniu efeitos de Filtro Inteligente, no poder usar opes de Reconhecimento face , ACB, Sequncia, ou Ajuste de Imagem, Intelli zoom, ou Acompanhamento de AF. Quando seleciona Esboo, a resoluo ir mudar para e abaixo.

Voltar

Mover

5 6

Selecione uma opo. Prima [o] para guardar.

Opes de fotograa 67

Aplicar efeitos/Ajustar imagens

Ajustar suas fotos

Saturao

Descrio

Ajuste a ntidez, saturao, ou contraste de suas fotos.

Diminua a saturao. Aumente a saturao.

1 2 3

No modo Fotograa, prima [m]. Selecione Tirar fotos Selecione uma opo.
Contraste Ntidez Saturao

Ajust.img.

Selecione 0 se no quer aplicar efeitos (aplicvel na impresso). Se denir funes de ajuste, no poder usar opes de
Reconhecimento de Faces e Filtros Inteligentes.

Ajuste cada valor.


Contraste Descrio

+
Ntidez

Diminua a cor e brilho. Aumente a cor e brilho.


Descrio

Suavize os cantos das suas fotos (aplicvel para edio de fotos em seu computador). Acentue os cantos para melhor luminusidade das suas fotos. Isso pode aumentar o rudo em suas fotos.

Opes de fotograa 68

Reproduo/Edio
Saiba como reproduzir fotos, vdeos, ou mens. de voz e editar fotos ou vdeos. Saiba tambm como conectar sua cmera no computador, impressora, ou TV.

Ver fotos ou vdeos no modo Reproduo 70


Iniciar modo Reproduo Exibir fotos Reproduzir um vdeo Reproduzir mens. de voz 70 75 77 78 80 80 80 81 82 84

Transferir arquivos para seu computador Windows 87


Transferir arquivos com Intelli-studio 88 Transferir arquivos conectando sua cmera como um disco removvel 90 Desconectar sua cmera (para Windows XP) 91

Editar uma foto

Alterar tamanho das fotos Girando uma foto Aplicar efeitos Filtro Inteligente Ajustar suas fotos Criando ordem de impresso (DPOF)

Transferir arquivos para seu computador Mac 92 Imprimir fotos em uma impressora PictBridge. 93

Exibir arquivos na TV 86

Ver fotos ou vdeos no modo Reproduo


Saiba como reproduzir fotos, vdeos, ou mens. de voz e como gerir arquivos.

Iniciar modo Reproduo


Ver fotos ou reproduzir vdeos e mens. de voz guardados em sua cmera.

Informao de arquivo de foto

Prima [P].
Ser mostrado o arquivo mais recente. Caso sua cmera esteja desligada, ela ir se ligar e mostrar o

arquivo mais recente.

Informao do arquivo
Reprod.

Prima [F] ou [t] para se deslocar pelos arquivos.


Prima sem soltar [F] ou [t] para se deslocar pelos arquivos

rapidamente.
Caso queria exibir arquivos guardados na memria interna, retire o
carto de memria. Sua cmera no reproduzir corretamente arquivos com tamanhos no suportados ou arquivos capturados por outras cmeras.

cone

Descrio

Foto com mens. de voz inluido Ordem de impresso foi denida (DPOF) arquivo protegido A foto inclui uma face registrada (disponvel somente quando um carto de memria usado) Nome da pasta - Nome do arquivo

Para mostrar informao sobre o arquivo no ecr, prima [D].

Reproduo/Edio 70

Ver fotos ou vdeos no modo Reproduo


Informao de arquivo de vdeo Classicando suas faces favoritas
Voc pode votar em suas faces favoritas. A funo faces favoritas est disponvel apenas quando insere um carto de memria em sua cmera.

1 2
Reprod. Tir. foto

No modo Reproduo, prima [m]. Selecione Opes de arquivo Editar Ranking. Editar Lista de Faces

cone

Descrio

Selecione a face a partir da lista, e prima em seguida [o].


Editar Lista de Faces

Arquivo de vdeo Durao do vdeo

Voltar

Denir

Prima [D] ou [c] para alterar o ranking da face, e prima em seguida [f].

Reproduo/Edio 71

Ver fotos ou vdeos no modo Reproduo


Cancelando suas faces favoritas
Voc pode excluir suas faces favoritas. A funo faces favoritas est disponvel apenas quando insere um carto de memria em sua cmera.

Exibindo arquivos por categoria no Smart lbum


Exibir arquivos por categoria, como data, face, ou tipo de arquivo.

1 2 3 4 5

No modo Reproduo, prima [m]. Selecione Opes de arquivo Remover My Star. Editar Lista de Faces

1 2 3

No modo Reproduo, pressione [Zoom] para baixo. Prima [m]. Selecione uma categoria.

Selecione uma face, e em seguida prima [o]. Prima [f]. Selecione Sim.

Tipo Data Cor Semana Face Voltar Denir

Opo Tipo Data Cor Semana Face

Descrio

Ver arquivos pelo tipo de arquivo. Exibir arquivos pela data em que foram guardados. Exibe arquivos pela cor dominante da imagem. Exibe arquivos pelo dia da semana em que eles foram salvos. Exibe arquivos por faces reconhecidas e faces favoritas. (At 20 pessoas)

Reproduo/Edio 72

Ver fotos ou vdeos no modo Reproduo

4 5

Prima [F] ou [t] para se deslocar pelos arquivos.


Prima sem soltar [F] ou [t] para se deslocar pelos arquivos

Exibir arquivos como miniaturas


Busque as miniaturas de arquivos. No modo Reproduo, prima [Zoom] para baixo para exibir miniaturas (9 de cada vez). Prima [Zoom] para baixo mais uma ou duas vezes para exibir mais miniaturas (20 de cada vez). Prima [Zoom] para cima para voltar ao modo anterior.

rapidamente.

Prima [o] para retornar exibio normal.


Pode demorar algum tempo para sua cmera abrir o Smart lbum,
alterar a categoria, ou reorganizar arquivos.

A tela frontal poder no ser ativada aps voc acessar o Smart


lbum.

Filtro

Para Percorrer os arquivos Excluir arquivos

Descrio

Prima [D], [c], [F], ou [t]. Prima [f], e em seguida selecione Sim.

Reproduo/Edio 73

Ver fotos ou vdeos no modo Reproduo


A proteger arquivos
Proteja seus arquivos contra excluso acidental.

Excluindo arquivos
Selecione arquivos a excluir no modo Reproduo. Excluir um nico arquivo Voc pode selecionar um arquivo e exclu-lo.

1 2 3

No modo Reproduo, prima [m]. Selecione Opes de arquivo Seleccionar. Proteger


Bloq..

Para proteger todos os arquivos, selecione Tudo

1 2

No modo Reproduo, selecione um arquivo e prima [f]. Quando surge a mensagem pop-up, selecione Sim.

Selecione o arquivo que deseja proteger e pressione [o].


Prima [o] novamente para cancelar sua seleo.

Excluir vrios arquivos Pode selecionar vrios arquivos, e exclu-los ao mesmo tempo.

Arquivo protegido

1 2 3 4 5

No modo Reproduo, prima [f]. Quando surge a mensagem pop-up, selecione Excluir vrios. Selecione os arquivos que quer excluir, e prima [o].
Prima [o] novamente para cancelar sua seleo.

Seleccionar

Denir

Prima [f].
No pode excluir ou girar um arquivo protegido.

Prima [f]. Quando surge a mensagem pop-up, selecione Sim.

Reproduo/Edio 74

Ver fotos ou vdeos no modo Reproduo


Excluindo todos arquivos Pode selecionar todos arquivos, e exclu-los ao mesmo tempo.

Exibir fotos
Aumente parte de uma foto ou exiba como exib. de slides.

1 2 3

No modo Reproduo, prima [m]. Selecione Opes de arquivo Excluir Tudo.

Aumentar uma foto


No modo Reproduo, prima [Zoom] para cima para aumentar parte de uma foto. Pressione o boto [Zoom] para baixo para afast-lo.

Quando surge a mensagem pop-up, selecione Sim.

Copiando arquivos para o carto de memria


Copiando arquivos da memria interna para o carto de memria. rea ampliada Rcio do zoom (o rcio mximo de zoom difer de acordo com a resoluo da foto.)

1 2 3

No modo Reproduo, prima [m]. Selecione Opes de arquivo Copia.

Quando surge a mensagem pop-up, selecione Sim.


Recortar

Reproduo/Edio 75

Ver fotos ou vdeos no modo Reproduo

Para Mover a rea ampliada. Cortar a foto ampliada

Descrio

Prima [D], [c], [F], ou [t]. Prima [o] (a foto ser salva como um novo arquivo).

Selecione uma opo de efeito de apresentao de slides.


Pule para a etapa 4 para iniciar uma apresentao de slides

sem efeito algum.


* Padro

Opo
Ao exibir fotos tiradas em outra cmera, o rcio de zoom pode diferir.

Descrio

Iniciar

Dena se pretende repetir ou no a exib. de slides. (Reprod., Repetir)

Reproduzir exib. de slides.


Aplicar efeitos e udio a exib. de fotos das suas fotos. A funo exib. de slides no funciona com vdeos ou mens. de voz.

1 2

No modo Reproduo, prima [m]. Selecione Multi Slide Show.

Dena as fotos que deseja incluir na apresentao de slides. Tudo*: Exibe todas as fotos em uma apresentao de slides. Imagem Data: Exibe as fotos capturadas em uma data especca em uma apresentao de slides. Seleccionar: Exibe as fotos selecionadas em uma apresentao de slides.
Dena o intervalo entre fotos. Intervalo

(1 seg*, 3 seg, 5 seg, 10 seg)


Deve congurar a opo de Efeito para

Desactivado para denir o intervalo.


Som

Denir msica de fundo. (Desactivado*, Nvoa, Gotas, Musa, Viagem, Outono)


Dena um efeito de transio entre fotos.

Efeito

(Desactivado*, Calmo, Brilhar, Relaxado, Energtico, Doce) Selecione Desactivado para cancelar os efeitos. Quando usa a opo Efeitos, o intervalo entre as fotos ser de 1 segundo.

Reproduo/Edio 76

Ver fotos ou vdeos no modo Reproduo

4 5

Selecione Iniciar

Reprod..

Reproduzir um vdeo
No modo Reproduo, pode exibir um vdeo, e capturar partes do vdeo reproduzido. Pode guardar os segmentos capturados como novos arquivos.

Selecione Repetir para repetir a exibio de slides.

Exibir a apresentao de slides


Prima [o] para pausar a exibio de slides. Prima [o] para retomar a exibio de slides.
Prima [o], e em seguida [F] ou [t] para parar a exib. de slides e voltar ao modo de Reproduo.

1 2

No modo Reproduo, selecione o vdeo, e em seguida prima [o] Exibir um vdeo.

Pausa

Para Retroceder Pausar ou continuar a reproduo Avanar Ajustar o nvel de volume

Descrio

Prima [F]. Prima [o]. Prima [t]. Pressione [Zoom] para cima ou para baixo.

Reproduo/Edio 77

Ver fotos ou vdeos no modo Reproduo


Capturar uma imagem a partir do vdeo

Reproduzir mens. de voz


Escutar uma mens. de voz

1 2

Enquanto exibe um vdeo, toque [o] no ponto onde quer capturar uma imagem. Prima [c].
O tamanho do arquivo da imagem capturada ser do mesmo que o
vdeo original.

1 2

No modo Reproduo, selecione uma mens. de voz, e em seguida prima [o]. Escutar uma mens. de voz
Para Retroceder Pausar ou continuar a reproduo Avanar Parar a reproduo Ajustar o nvel de volume Descrio

A imagem capturada guardada como um novo arquivo.

Prima [F]. Prima [o]. Prima [t]. Prima [c]. Pressione [Zoom] para cima ou para baixo.

Reproduo/Edio 78

Ver fotos ou vdeos no modo Reproduo


Adicionando uma mensagem de voz a uma foto

1 2 3

No modo Reproduo, selecione uma foto, e em seguida prima [m]. Selecione Opes de arquivo Activ.. Mens. De Voz

Prima [Obturador] para gravar uma breve mensagem de voz.


Tempo mximo de gravao 10 segundos. Pressione [Obturador] para parar a gravao da mensagem.

Reproduzir mens. de voz que esto ligadas a fotos.

1 2

No modo Reproduo, selecione uma foto com mensagem de voz e pressione [o]. Escutar uma mens. de voz
Prima [o] para pausar a reproduo. Prima [o] para retomar a reproduo.

Reproduo/Edio 79

Editar uma foto


Saiba como editar fotos.
Sua cmera ir guardar as fotos editadas como novos arquivos. Quando edita fotos, sua cmera ir converte-las para uma resoluo mais baixa, automaticamente. Fotos que voc gira ou altera o tamanho manualmente no so
convertidas automaticamente para resolues mais baixas.

Alterar tamanho das fotos


Altere o tamanho de uma foto e guarde-a como novo arquivo. Pode denir uma foto para ser mostrada quando liga sua cmera.

Girando uma foto

1 2 3

1 2 3

No modo Reproduo, selecione uma foto, e em seguida prima [m]. Selecione Editar Redimen..

No modo Reproduo, selecione uma foto, e em seguida prima [m]. Selecione Editar Girar.

Selecione uma opo.

Selecione uma opo.


Selecione Inicia img para guardar a foto como imagem de

incio. (p. 97)

Direita 90

1984 X 1488 Voltar Mover

Sua cmera ir guardar no lugar do arquivo original.


Voltar Mover

Opes de redimensionalizao disponveis podem diferir dependendo do tamanho original da foto.

Reproduo/Edio 80

Editar uma foto

Aplicar efeitos Filtro Inteligente


Aplique efeitos especiais em suas fotos

cone

Descrio

1 2 3

Soft-Focus: Esconda imperfeies do rosto ou aplique efeitos de sonho. Filme antigo 1: Aplique efeito lme vintage 1. Filme antigo 2: Aplique efeito lme vintage 2.

No modo Reproduo, selecione uma foto, e em seguida prima [m]. Selecione Editar Filtro Inteligente.

Ponto de meio-tom: Aplique efeito meio tom.

Selecione um efeito.

Esboo: Aplique efeito esboo lpis. Olho de peixe: Escurece os bordos da moldura e distorce objetos para imitar o efeito visual de um olho de peixe.

Miniatura

Desembaamento: Tornar imagem mais limpa. Clssico : Aplique efeito preto e branco.

Voltar

Mover

Retr: Aplique o efeito tom spia. Negativo: Aplique o efeito negativo de lme. RGB personalizado: Personalize o valor da cor.

cone

Descrio

Normal: Sem efeito Miniatura: Aplique o efeito inclinao para fazer o objeto parecer miniatura. Vinhetas: Aplique as cores retr, efeito de alto contraste e vinheta das cmeras Lomo.

Reproduo/Edio 81

Editar uma foto


Denir seu prprio tom RGB

Ajustar suas fotos


Saiba como ajustar o brilho, contraste, ou saturao, ou como corrigir o efeito olhos vermelhos. Se o centro da foto escuro, pode ajusta-lo para car mais claro. Sua cmera ir guardar a foto editada como novo arquivo, mas pode converte-las para resolues mais baixas.

1 2 3 4

No modo Reproduo, selecione uma foto, e em seguida prima [m]. Selecione Editar Filtro Inteligente.

Selecione RGB personalizado. Selecione uma cor (R: vermelho, G: verde, B: azul).

Ajustando objetos escuros (ABC)

1 2 3

No modo Reproduo, selecione uma foto, e em seguida prima [m]. Selecione Editar Ajust.img

ACB.

Prima [o] para guardar.

Removendo olhos vermelhos


Voltar Mover

5 6

1 2 3

Ajuste a quantidade da cor selecionada. Prima [o] para guardar.

No modo Reproduo, selecione uma foto, e em seguida prima [m]. Selecione Editar Ajust.img Ajuste olh.ver.

Prima [o] para guardar.

Reproduo/Edio 82

Editar uma foto


Retocar faces Ajustando o brilho, contraste, ou saturao.

1 2 3 4

No modo Reproduo, selecione uma foto, e em seguida prima [m]. Selecione Editar Selecione um nvel.
medida que o nmero aumenta, o tom de pele se torna

1 2 3

No modo Reproduo, selecione uma foto, e em seguida prima [m]. Selecione Editar Ajust.img.

Ajust.img

Retoque da face.

Selecione uma opo de ajuste.


cone Descrio

mais brilhante.

Brilho Contraste Saturao

Prima [o] para guardar.

4 5

Ajustar a opo. Prima [o] para guardar.

Reproduo/Edio 83

Editar uma foto


Adicionando rudo foto

1 2 3

No modo Reproduo, selecione uma foto, e em seguida prima [m]. Selecione Editar Ajust.img Adic. rudo.

4 5

Prima [m]. Selecione Opes de arquivo Seleccionar.


fotos.

DPOF

Dimenso

Selecione Tudo para escolher o tamanho da impresso das

Prima [o] para guardar.

Selecione uma foto para imprimir, prima [Zoom] para cima ou para baixo para selecionar o tamanho da impresso, e prima em seguida [f].
Se selecionar Tudo, prima [D] ou [c] para selecionar o

Criando ordem de impresso (DPOF)


Selecione fotos a imprimir e guarde as opes de impresso em Digital Print Order Format (DPOF). Esta informao guardada na pasta MISC do seu carto de memria, para uma boa impresso, em impressoras compatveis com DPOF.

tamanho de impresso, e prima [o].

1 2 3

No modo Reproduo, prima [m]. Selecione Opes de arquivo Seleccionar. DPOF Padro

Selecione Tudo para imprimir todas as fotos.

Selecione uma foto para imprimir, prima [Zoom] para cima ou para baixo para selecionar o nmero de cpias, e prima em seguida [f].
Se selecionar Tudo, prima [D] ou [c] para selecionar o

nmero de cpias, e prima [o].

Reproduo/Edio 84

Editar uma foto


Imprimindo fotos como miniaturas
Imprimir fotos como miniaturas para veric-las todas de uma vez.

1 2 3

No modo Reproduo, prima [m]. Selecione Opes de arquivo DPOF ndice.

Quando surge a mensagem pop-up, selecione Sim.


Pode levar seu carto de memria a uma loja de impresso que
suporte DPOF (Digital Print Order Format) ou pode imprimir suas fotos em casa num impressoa compatvel com DPOF. Fotos com tamanhos superiores ao papel podem ser cortadas nos cantos direitos e esquerdos. Certique-se que as dimenses das sua fotos so compatveis com o papel que escolheu. No pode denir opes de DPOF em fotos guardadas na memria interna. Se especicar o tamanho de impresso, voc poder imprimir fotos somente com impressoras compatveis com DPOF 1.1.

Reproduo/Edio 85

Exibir arquivos na TV
Reproduza fotos ou vdeos conectando sua cmera na TV com um cabo A/V.

1 2 3 4 5

No modo Fotograa ou Reproduo, prima [m]. Selecione Conguraes Sada vid..

6 7 8

Ligue sua TV, e selecione o modo de sada de vdeo com o telecomando. Ligue a cmera.
Sua cmera entra em modo Reproduo automaticamente

Selecione um sinal de sada de vdeo para seu pas ou regio. (p. 99) Desligue sua cmera e TV. Conecte sua cmera na TV com o cabo A/V.
udio Vdeo

quando conectada na TV.

Exiba fotos ou reproduza vdeos usando os botes da cmera.


Dependendo do modelo da sua TV, pode ver algum rudo digital ou
no aparecer parte da imagem.

As imagens podero no estar centradas no ecr da TV, dependendo


das denies da sua TV.

Reproduo/Edio 86

Transferir arquivos para seu computador Windows


Transra arquivos no seu computador Windows, edite-as com o Intelli-studio, e carregue-as para web.

Requisitos
Item CPU RAM SO Requisitos

Os requisitos so apenas recomendaes. Poder no funcionar

Intel Pentium 4, 3,2 GHz ou acima/ AMD Athlon FX 2,6 GHz ou acima Minimo 512 MB RAM (recomendado 1 GB ou mais) Windows XP SP2, Windows Vista, ou Windows 7 (edies 32-bit)

Capacidade do disco 250 MB ou mais (recomendado 1 GB e acima) duro CD-ROM drive Monitor colorido de 16 bits com 1024 x 768 pixels

corretamente no computador, mesmo correspondendo aos requisitos, dependendo das condies do seu computador. Caso seu computador no corresponda aos requisitos, vdeos podero no ser reproduzidos corretamente, ou levaro mais tempo para editar. Instale DirectX 9.0c ou acima, antes de usar o programa. Seu computador deve ter instalado o Windows XP, Windows Vista, Windows 7 ou Mac OS 10.4 ou acima, para que possa conectar sua cmera como um disco removvel.

O fabricante no se responsabiliza por danos que resultem do uso desqualicado de computadores, tal como computadores montados.

Outros

(monitor colorido de 32 bits com 1280 X 1024 pixels recomendado) USB 2.0 porta nVIDIA Geforce 7600GT ou acima/ series ATI X1600 ou acima. Microsoft DirectX 9.0c ou acima

* Os programas podero no funcionar corretamente em edies de 64-bit do Windows XP, Windows Vista, e Windows 7.

Reproduo/Edio 87

Transferir arquivos para seu computador Windows

Transferir arquivos com Intelli-studio


Intelli-studio iniciar automaticamente quando conectar sua cmera no computador com o cabo USB.
A bateria ir carregar enquanto sua cmera estiver conectada no computador com o cabo USB.

Ligue sua cmera.


Seu computador reconhece a cmera automticamente e

inicia o Intelli-studio automaticamente.


Caso dena a opo USB no Selecionar Modo, Selecione PC na janela pop-up.

1 2 3 4

No modo Fotograa ou Reproduo, prima [m]. Selecione Conguraes Desligue sua cmera. Conecte sua cmera no computador com o cabo USB.
Deve ligar o cabo com a entrada com o indicador luminoso ( ) na sua cmera. Se colocar o cabo ao contrrio, pode danicar seus arquivos. O fabricante no se responsabiliza pela perda de dados.

Seleccione uma pasta no seu computador, e em seguida seleccione Sim.


Novos arquivos na sua cmera iro ser transferidos

PC Software

Ligado.

automaticamente para a pasta selecionada.


Caso sua cmera no tenha arquivos novos, a janela de pop-

up para guardar novos arquivos no ir apareer.


Para Windows Vista e Windows 7, selecione Run iStudio.exe a partir da janela de Reproduo Automtica para iniciar o Intelli-studio.

Reproduo/Edio 88

Transferir arquivos para seu computador Windows


Usando o Intelli-studio
Intelli-studio um programa interno que permite reproduzir e editar arquivos. Para mais detalhes, selecione Help de ferramentas.
Update Intelli-studio Start Update a partir da barra de ferramentas do programa.

Help a partir da barra

Para aceder a mais funcionalidades, como criao de exibies de slides com modelos, instale a verso completa do Intelli-studio, selecionando Web Support Pode atualizar o rmware de sua cmera selecionando Web Support Upgrade rmware for the connected device a partir da barra de ferramentas do programa. Ao instalar a verso completa do Intelli-studio, voc pode transferir pequenas animaes para usar no modo Infantil. Pode tambm usar o Intelli-studio para editar vdeos
que gravou e reproduzi-los depois na tela frontal.

Se instalar o Intelli-studio no seu computador, o programa ir iniciar mais rapidamente. Para instalar o programa, selecione Tool No pode editar arquivos diretamente em sua cmera. Transra arquivos para uma pasta no seu computador antes de editar. Intelli-studio suporta os seguintes formatos:
- Vdeos: MP4 (Vdeo: H.264, udio: AAC), WMV (WMV 7/8/9), AVI (MJPEG) - Fotos: JPG, GIF, BMP, PNG, TIFF

Install Intelli-studio on PC.

1 % $

2 3

5 6 7

9 @ 0

!
Reproduo/Edio 89

Transferir arquivos para seu computador Windows

N.

Descrio

1 2 3 4 5 6 7 8 9 0 ! @ # $ %

Abre menus. Exibe os arquivos na pasta selecionada. Alterar para o modo edio de Foto. Alterar para o modo edio de Vdeo. Altere para o modo Compartilhar (para enviar arquivos por e-mail ou transferir arquivos para websites, como Flickr ou YouTube). Amplia ou reduz as miniaturas na lista. Selecione um tipo de arquivo. Exibir arquivos na pasta selecionada no seu computador. Mostrar ou ocultar arquivos na cmera conectada. Exibir arquivos na pasta selecionada em sua cmera. Exibir arquivos como miniaturas ou no mapa. Busque pastas guardadas na cmera. Busque pastas guardadas no computador. Move para a pasta anterior ou seguinte. Imprime arquivos, exibe arquivos em um mapa, armazena arquivos em Minha pasta ou registra faces.

Transferir arquivos conectando sua cmera como um disco removvel


Conecte sua cmera no computador como um disco removvel.

1 2 3 4

No modo Fotograa ou Reproduo, prima [m]. Selecione Conguraes Desligado. Desligue sua cmera. Conecte sua cmera no computador com o cabo USB.
Deve ligar o cabo com a entrada com o indicador luminoso ( ) na sua cmera. Se colocar o cabo ao contrrio, pode danicar seus arquivos. O fabricante no se responsabiliza pela perda de dados.

PC Software

Reproduo/Edio 90

Transferir arquivos para seu computador Windows

Ligue sua cmera.


O computador reconhee sua cmera automaticamente.
Caso dena a opo USB no Selecionar Modo, selecione PC na janela pop-up.

Desconectar sua cmera (para Windows XP)


Para Windows Vista e Windows 7, as formas de desconectar o cabo USB so as mesmas.

1 2

Se a luz de status de sua cmera est piscando, espere que ela pare. Clique na barra de ferramentas em baixo direita no ecr do computador.

6 7

No seu computador, selecione O meu computador Disco removvel DCIM 100PHOTO. Arraste ou guarde arquivos em seu computador.

3 4 5

Clique na mensagem pop-up. Clique na caixa da mensagem de remosso segura. Remova o cabo USB.
Sua cmera poder no se desconectar de forma segura se Intelli-studio estiver correndo. Termine o programa antes de desconectar sua cmera.

Reproduo/Edio 91

Transferir arquivos para seu computador Mac


Quando conecta sua cmera a um computador Macintosh, o computador ir reconheer o dispositivo automaticamente. Pode transferir arquivos diretamente da cmera para o computador sem instalar programas.
Mac OS 10.4 ou superior suportado.

Conecte sua cmera no computador Macintosh com o cabo USB.


Deve ligar o cabo com a entrada com o indicador luminoso ( ) na sua cmera. Se colocar o cabo ao contrrio, pode danicar seus arquivos. O fabricante no se responsabiliza pela perda de dados.

Ligue sua cmera.


O computador reconhee a cmera automaticamente e

mostra o cone de disco removvel.


Caso dena a opo USB no Selecionar Modo, selecione PC na janela pop-up.

3 4

Duplo-clique no cone de disco removvel. Arraste ou guarde arquivos em seu computador.

Reproduo/Edio 92

Imprimir fotos em uma impressora PictBridge.


Imprima fotos atravs de impressoras compatveis PictBridge, conectando sua cmera diretamente na impressora.

1 2 3

No modo Fotograa ou Reproduo, prima [m]. Selecione Conguraes USB Impressora.

Congurando opes de impresso

Prima [m] para congurar opes de impresso.


Imagem Dimeso Desenho Tipo Qualid. Sair Uma Auto Auto Auto Auto Imprim.

Ligue a impressora, e conecte sua cmera na impressora com o cabo USB.

cone

Descrio

4 5

Caso sua cmera esteja desligada, prima [POWER] ou [P] para a ligar.
A impressora reconhee sua cmera automaticamente.

Imagem: Selecione se a foto atual ou todas as fotos sero impressas. Dimeso: Denir tamanho da impresso. Desenho: Dena o nmero de fotos a serem imprimidas em uma s folha de papel. Tipo: Dena o tipo de papel. Qualid.: Denir qualidade de impresso. Data: Dena a data de impresso. Nome arq: Dena para imprimir o nome do arquivo. Reiniciar: Reinicie as denies para os valores padro.
Algumas opes podero no ser suportadas por algumas impressoras.

Prima [F] ou [t] para selecionar um arquivo para imprimir.


Prima [m] para denir as opes de impresso.

Consulte Congurando opes de impresso.

Prima [o] para imprimir.


A impresso iniciada. Prima F] para cancelar a impresso.

Reproduo/Edio 93

Conguraes
Leia as opes para congurar as funes de sua cmera.

Menu de conguraes 95
Aceder ao menu de conguraes udio Conguraes Tela Frontal Tela Conguraes 95 96 96 97 98

Menu de conguraes
Saiba como congurar sua cmera.

Aceder ao menu de conguraes

Selecione um item.
Volume Som in. Som obt. Som bip Som AF Meio Desactivado 1 1 Activado

1 2

No modo Fotograa ou Reproduo, prima [m]. Selecione um menu.


Tirar fotos udio
Conguraes da ecr frontal Display

Volume Som in. Som obt. Som bip Som AF Sair Voltar

Conguraes Sair Alterar

Selecione uma opo.


Volume Desactivado Baixo Meio Alto

Opo udio Conguraes da ecr frontal Display Conguraes

Descrio

Som in. Som obt. Som bip Som AF

Dena vrios sons e volume de sua cmera (p. 96) Personalize as conguraes da tela frontal (p. 96) Personalize as conguraes da tela. (p. 97) Personalize as conguraes do sistema da cmera, como formato de memria, nome de arquivo padro e modo USB. (p. 98)

Voltar

Denir

Prima [m] para retornar tela anterior.

Pode personalizar as conguraes da tela frontal apenas quando acessa o menu de conguraes no modo Fotograa.

Conguraes 95

Menu de conguraes

udio
* Padro

Conguraes Tela Frontal


* Padro

Item Volume Som in. Som obt.

Descrio

Item Deteco de Sorriso Frontal

Descrio

Dena o volume de qualquer som. (Desactivado, Baixo, Meio*, Alto) Dena o som que sua cmera emitir ao ligar. (Desactivado*, 1, 2, 3) Dena o som que sua cmera emitir ao premir o boto do obturador. (Desactivado, 1*, 2, 3) Dena o som que sua cmera emitir ao premir o boto do obturador ou alterar o modo. (Desact., 1*, 2, 3) Dena o som que sua cmera emitir quando pressionar at meio do boto do obturador. (Desactivado, Activado*)

Congure sua cmera para tirar uma foto automaticamente quando detectar uma face sorridente no modo Autorretrato. (Desligado*, Ligado) Congure sua cmera para tirar uma foto automaticamente quando detectar uma face sorridente no modo Crianas. (Desligado*, Ligado) Congure qual som sua cmera ir emitir no modo Criana. (Desligado, 1*, 2, 3, 4, 5) Congure sua cmera para reproduzir a animao com som atravs da tela frontal quando a liga (para demonstrao de venda). (Desligado*, Ligado)

Deteco de Sorriso de Criana Som infantil

Som bip

Som AF

Demonstrao no ecr Frontal

No modo Demonstrao no pode tirar fotos


nem gravar vdeos. Prima [Obturador] para alterar para o modo Fotograa. O modo Demonstrao no est disponvel se ligar sua cmera no modo Reproduo ou quando sua cmera est conectada em outro dispositivo.

Conguraes 96

Menu de conguraes

Tela
* Padro * Padro

Item Descrio da funo

Descrio

Item Vis. rp.

Descrio

Exibe uma breve descrio de uma opo ou de um menu. (Desactivado, Activado*) Dena a imagem de incio quando liga sua cmera. Desactivado*: No mostra nenhuma imagem na tela. Logo: Mostra uma imagem padro guardada na memria interna. Imag. us.: Mostra uma imagem personalizada. (p. 80)
Sua cmera ir guardar somente uma Imag. us.
na memria interna, de cada vez.

Dena a durao de tempo para exibir a foto antes de voltar ao modo Fotograa. (Desactivado, 0,5 seg*, 1 seg, 3 seg) Se no realizar uma operao por mais de 30 segundos, sua cmera ir mudar automaticamente para Econ. de energia. (Desactivado*, Activado)

Econ. de energia

Em Econ. de energia, prima qualquer boto


menos [POWER] para voltar a usar a cmera.

Inicia img

Mesmo que no dena Econ. de energia, o ecr


ir se desligar 30 segundos aps sua lttima operao, para economizar energia.

Se selecionar uma nova foto como Imag. us.


ou reiniciar sua cmera, ela ir excluir a imagem atual.

Brilho do ecr

Ajustar o brilho do ecr. (Auto*, Baixo, Normal, Alto)


Normal denido no modo Reproduo, mesmo que tenha selecionado Auto.

Conguraes 97

Menu de conguraes

Conguraes
* Padro * Padro

Item

Descrio

Item

Descrio

Formate a memria interna e o carto de memria (a formatao ir excluir todos arquivos, mesmo os protegidos). (Sim, No)
Formato
Podem ocorrer erros se usar cartes de memria formatados em outras cmeras de marcas diferentes, leitores de cartes, ou computadores. Por favor formate seu carto de memria em sua cmera antes de fotografar.

Reiniciar Language Fuso horrio Ajuste Data / Hora Tipo de data

Reinicie menus e opes de fotograa (data e hora, idioma, e conguraes de sada de vdeo no sero reiniciados). (Sim, No) Dena o idioma para o texto da tela. Dena o fuso horrio para sua localizao. Quando viaja para outro pas, escolha o fuso horrio apropriado. Dena a data e hora. Denir formato da data. (AAAA/MM/DD, MM/ DD/AAAA, DD/MM/AAAA, Desactivado*)

Especcar como nomear arquivos. Reiniciar: Dena o nmero de arquivos para comear em 0001 quando inserir um novo carto de memria, formate o carto de memria, ou exclua todos arquivos. Srie*: Dena o nmero de arquivo para continuar a partir do ltimo nmero, quando inserir um novo carto de memria, formate o carto de memria, ou exclua todos arquivos.
O nome padro da primeira pasta 100PHOTO Nm. do Arquivo
e o nome padro do primeiro arquivo SAM_0001. O nmero do arquivo aumenta um de cada vez de SAM_0001 a SAM_9999. O nmero da pasta aumenta um de cada vez de 100PHOTO a 999PHOTO. O nmero mximo de fotos que podem ser guardadas numa pasta 9999. Sua cmera dene o nome dos arquivos de acordo com as Regras de design para o Sistema de Arquivos de Cmera (DCF) Se alterar intencionalmente o nome dos arquivos, sua cmera poder no reproduzi-los

Conguraes 98

Menu de conguraes

* Padro

* Padro

Item

Descrio

Item

Descrio

Dena se quer ou no mostrar a data e hora nas fotos que tira. (Desactivado*, Data, Dia e hora)
A data e hora ir ser mostrada no canto direito ao
fundo da foto.

Imprimir

Algumas impressoras podero no imprimir


corretamente a data e hora. Se selecionar Texto no modo s ou tirar fotos com a tela frontal, sua cmera no ir mostrar a data e hora.

Sada vid.

Dena o sinal de sada de vdeo para sua regio. NTSC*: EUA, Canad, Japo, Coreia, Taiwan, Mxico. PAL (suporte somente a BDGHI): Austrlia, ustria, Blgica, China, Dinamarca, Inglaterra, Finlndia, Alemanha, Itlia, Kuwait, Malsia, Pases Baixos, Nova Zelndia, Noruega, Cingapura, Espanha, Sucia, Sua, Tailndia Dena a luz para se ligar automaticamente em locais escuros para ajudar no foco. (Desactivado, Activado*) Selecione o modo a usar quando conectar sua cmera no computador ou impressora com um cabo USB. Pc*: Conecte sua cmera no computador para transferir arquivos. Impressora: Conecte sua cmera na impressora para transferir arquivos. Selecionar Modo: Selecione o modo USB, manualmente, quando conectar sua cmera no dispositivo. Congure Intelli-studio para iniciar automaticamente quando conectar sua cmera no computador. (Desactivado, Ligado*)

Dena sua cmera para se desligar automaticamente quando no realizar operaes por um tempo especco. (Desactivado, 1 min, 3 min*, 5 min, 10 min)
Suas conguraes no se alteraro ao mudar Desactivar Auto
de bateria.

Lmp. af

Sua cmera no se desligar automaticamente


quando sua cmera estiver conectada no computador ou impressora, quando exibir slides ou vdeos, e quando estiver gravando mens. de voz.

USB

PC Software

Conguraes 99

Apndices
Informao sobre mensagens de erro, especicaes e manuteno.

Mensagens de erro 101 Manuteno da cmera 102


Como limpar sua cmera 102 Utilizar ou guardar sua cmera 103 Acerca de cartes de memria 104 Acerca da bateria 106

Antes de contatar o centro de servio 110 Especcaes da Cmera 113 Glossrio 117 ndice 122

Mensagens de erro
Soluo para as mensagens de erro que apareem.
Mensagem de erro Soluo Desligue sua cmera, e volte a liga-la

novamente.
Erro no carto Retire o carto de memria e insira-o

novamente.
Formatar carto de memria. Carto no compatvel.

O carto de memria inserido no compatvel com sua cmera. Insira um carto de memria microSD ou microSDHC. O nome dos arquivos no corresponde a norma DCF. Transra os arquivos no carto de memria para o computador, e em seguida formate o carto. Exclua os arquivos danicados ou contate o centro de servio. Sua cmera no suporta arquivos FAT do carto memria em sua cmera.

DCF Full Error

Erro arq.

Sistema de cheiro de memria que inseriu. Formate o carto de no compatvel. Bateria desc. Memria cheia Arquivo invlido

Insira uma bateria carregada ou recarregue sua bateria. Exclua arquivos desnecessrios ou insira um novo carto de memria. Tire fotos ou insira um carto de memria que contenha fotos.

Apndices 101

Manuteno da cmera
Como limpar sua cmera
Lente e tela da cmera
Com uma sopradora retire o p e limpe a lente, suavemente, com um pano. Caso o p persista, aplique um pouco de lquido de limpeza num pano e limpe suavemente.

Corpo da cmera
Limpe suavemente com um pano seco.

Nunca use benzina, diluente, ou lcool para limpar o dispositivo.


Estes lquidos podem danicar sua cmera ou causar anomalias.

No pressione a cobertura da lente nem use a sopradora na


cobertura da lente.

Apndices 102

Manuteno da cmera

Utilizar ou guardar sua cmera


Locais inapropriados para usar e guardar sua cmera
Evite expr sua cmera a temperaturas extremas, muito frias ou

Utilizao na praia ou perto do mar


Proteja sua cmera da areia e sujeiras quando a usar na praia

ou reas semalhantes.

Sua cmera no resistente gua. No manuseie bateria,

muito quentes.

Evite usar sua cmera em reas com muita umidade, ou onde

a umidade muda drasticamente.

o adaptador ou carto de memria com suas mos molhadas. Utilizar sua cmera com s mos molhadas pode causar danos na cmera.

Evite expr sua cmera diretamente luz solar, e guarda-la em

stios quentes, reas pouco ventiladas, como dentro do carro durante o vero. Protega sua cmera e tela dos impactos, manuseio brusco, e vibrao excessiva, para evitar danos graves. Evite usar ou guardar sua cmera em reas com p, sujas, com umidade, ou pouco ventiladas para previnir que as peas mveis e componentes internos se danifiquem. No use sua cmera junto de combustveis, ou qumicos inflamveis. No guarde ou carregue lquidos inflamveis, gses, ou material explosivo no mesmo compartimento que sua cmera ou seus acessrios. No guarde sua cmera junto de bolas de naftalina.

Guardar a cmera por longos perodos de tempo


Quando guardar sua cmera por longos perodos de tempo,

arrume-a selada com material desumidificante, como gel de silica. Retire as baterias de sua cmera quando a guardar por longos perodos de tempo. As baterias podem vazar ou corroer e causar danos graves em sua cmera. Com o tempo, baterias no usadas descarregam e deve recarrega-las antes de usar.

Use sua cmera com cuidado em ambientes de umidade


Ao mover sua cmera de ambientes frios para outros mais quentes, pode formar condensao na lente ou em peas internas da cmera. Nessa situao desligue sua cmera e espere pelo menos 1 hora. Se se formar condesao no carto de memria, remova o carto de memria da cmera e espere at que toda umidade se evapore antes de coloc-lo navamente.

Apndices 103

Manuteno da cmera
Outros cuidados
No baloie sua cmera pela ala. Isso pode causar ferimentos A tinta ou metal no exterior da cmera pode causar alergias,

em si ou outros danos em sua cmera. No pinte sua cmera, a tinta pode bloquear pequenas peas e criar anomalias. Desligue a cmera quando no a usar. Sua cmera constituda por peas delicadas. Evite impactos na cmera. Proteja a tela de pancadas externas, mantendo sua cmera na bolsa, quando no a usar. Proteja sua cmera dos riscos, mantendo-a longe de areia, pontas aadas,ou moedas soltas no bolso. No exponha a lente luz direta do sol, pois pode causar descolorao ou anomalia do sensor de imagem. Proteja sua lente dos seus dedos e de riscos. Limpe sua lente com um pano limpo e suave. Sua cmera pode-se desligar se atingida pelo exterior. Protegendo o carto de memria. Ligue a cmera para voltar a usar. Ao usar sua cmera, esta poder esquentar. Isso normal e no afeta a vida til ou o desempenho da cmera. Em temperaturas baixas, sua cmera poder levar mais tempo para ligar, as cores podero estar diferentes e imagens podero aparecer. Isso no so anomalias e ir normalizar quando sua cmera voltar para uma temperatura normal.

comicho, eczema, ou inchao em pessoas com pele sensvel. Se tem algum desses sintomas, no use mais sua cmera e v no mdico. No insira objetos estranhos em nenhum compartimento, abertura ou ponto de acesso da cmera. Danos causados por mau uso no sero abrangidos pela garantia. No permita que pessoas estranhas tentem consertar sua cmera, nem tente voc mesmo. Qualquer dano causado por servios no autorizados, no ser abrangido pela garantia.

Acerca de cartes de memria


Cartes de memria suportados
Sua cmera suporta cartes de memria microSD(Secure Digital) ou microSDHC(Secure Digital High). Para ler os dados no carto de memria em um PC ou leitor de cartes, insira o carto de memria em um adaptador de carto de memria.

Apndices 104

Manuteno da cmera
Capacidade do carto de memria
A capacidade de memria pode diferir dependendo das cenas ou das condies de fotografia. Essas capacidades baseiam-se em cartes microSD de 1 GB:
Tamanho Super fino Fino Normal 30 fps 15 fps

Cuidados quando usar cartes de memria.


Insira o carto de memria na direo correta. Inserir o carto

130 140
F o t o s

234 254 321 304 588 846 1144 1716 -

345 374 464 438 772 1065 1404 1931 -

Aprox. 3' 14" Aprox. 9' 27" Aprox. 33' 44"

Aprox. 6' 21" Aprox. 18' 16" Aprox. 61' 12"

183 166 391 637 882 1626

* V d e o s

* O tempo de gravao disponvel pode variar se usar zoom. Foram gravados vrios vdeos sucessivamente para determinar o tempo total de gravao.

de memria na direo errada pode causar danos em sua cmera ou carto de memria. No use cartes de memria que tenham sido formatados por outras cmeras ou em um computador. Reformate o carto de memria em sua cmera. Desligue sua cmera quando inserir ou remover cartes de memria. No retire o carto de memria ou desligue sua cmera se a luz estiver piscando, pois pode danificar seus dados. Quando o tempo de vida de um carto de memria expirar, no pode guardar mais fotos no carto. Utilize um novo carto de memria. No dobre, deixe cair, ou sujeite o carto de memria a presses ou impactos fortes. Evite usar ou guardar cartes de memria junto de campos magnticos fortes. Evite usar ou manter os cartes de memria em reas com temperaturas altas, muita umidade, ou substncias corrosivas. Evite que o carto de memria toque em lquidos, sujeiras, ou substncias estranhas. Caso o carto de memria esteja com sujeiras, limpe com um pano suave e insira o carto em sua cmera. No permita que lquidos, sujeiras, ou substncias estranhas entrem em contato com cartes de memria ou com a abertura do carto de memria. Isso far com que haja anomalias no carto de memria ou na cmera.

Apndices 105

Manuteno da cmera
Ao transportar um carto de memria, use uma bolsa para

Vida da bateria
Tempo mdio de fotograa/ Nmero de fotos Testar condies (quando a bateria est totalmente carregada)

proteger das descargas eletroestticas. Transra dados importantes para outra multimedia, como disco duro, CD ou DVD. Ao usar sua cmera durante algum tempo, o carto de memria poder esquentar. Isso normal e no indica anomalia.
O fabricante no se responsabiliza pela perda de dados.

A vida da bateria foi medida de acordo com as condies seguintes: no modo p, resoluo de 14M, qualidade Fino. 1. Dena a opco de ash para Preenchido, tire uma nica foto, e Aproximadamente aumente ou diminua o zoom. 100 min/ 2. Dena a opco de ash para Aproximadamente Desligado, tire uma nica foto, e 200 fotos aumente ou diminua o zoom. 3. Realize os passos 1 e 2 por 30 segundos e repita por 5 minutos. Em seguida desligue sua cmera por 1 minuto. 4. Repita os passos 1 a 3.
Vdeos

Fotos

Acerca da bateria
Use apenas baterias recomendadas pela Samsung.

Especcaes da bateria
Especcao Modelo Tipo Capacidade da clula Voltagem Tempo de carregamento (com a cmera desligada) Descrio

BP70A Bateria de ltio 740 mAh (min. 700 mAh) 3,7 V Aproximadamente 150 min

Aproximadamente Grave vdeos com resoluo 1280 X 110 min 720 HQ e 30 fps.

Os nmeros acima so medidos atravs dos padres Samsung, podendo variar


dependendo do uso atual.

Foram gravados vrios vdeos sucessivamente para determinar o tempo total


de gravao.

* Carregar a bateria atravs do computador poder demorar mais tempo.

Apndices 106

Manuteno da cmera
Mensagem de bateria fraca
Quando a bateria descarregar totalmente, o cone de bateria ca vermelho e a mensagem "Bateria desc." surge.

Notas sobre o uso da bateria


Proteger baterias, carregadores e cartes de memria de danos Evite que as baterias toquem em objetos de metal, isso pode criar uma ligao entre os terminais + e - de sua bateria e danicar temporria, ou permanentemente, a bateria e pode causar ainda incndio ou choque eltrico.

Notas sobre como usar a bateria


Evite expor as baterias ou os cartes de memria a

temperaturas muito frias ou quentes (abaixo de 0 C/32 F ou acima de 40 C/104 F). Temperaturas extremas podem reduzir a capacidade de carga de suas baterias e podem causar anomalias nos cartes de memria. Ao usar sua cmera durante algum tempo, a rea em redor da bateria poder aquecer. Isso no afeta o funcionamento normal de sua cmera. No puxe o cabo da fonte de energia para desconectar o plugue da tomada, podendo causar incndio ou choque eltrico. Com temperaturas inferiores a 0 C/32 F, a capacidade e vida da bateria podero diminuir. Capacidade da bateria pode diminuir em temperaturas baixas, mas voltar a normalizar com temperaturas mdias.

Notas sobre como carregar a bateria


Se a luz indicadora estiver desligada, certique-se de que

inseriu a bateria corretamente.


Se sua cmera estiver ligada, a bateria poder no carregar

totalmente. Desligue sua cmera antes de carregar a bateria.


No use a cmera enquanto carrega a bateria. Correndo o

risco de choque eltrico ou incndio.


No puxe o cabo da fonte de energia para desconectar o

plugue da tomada, podendo causar incndio ou choque eltrico. Espere pelo menos 10 minutos para ligar sua cmera, depois de estar a carregar. Caso conecte sua cmera a uma fonte externa de energia, com a bateria fraca, e utilizar funes de grande consumo de energia, sua cmera ir se desligar. Para usar sua cmera normalmente, recarregue sua bateria.

Apndices 107

Manuteno da cmera
Usar ash ou gravar vdeos enfraquece a bateria rapidamente.

Carregue a bateria at a luz indicadora car verde. Se a luz indicadora piscar, cor de laranja, ou no se iluminar, conecte o cabo novamente, ou retire e volte a colocar a bateria. Se carregar a bateria com o cabo quente ou temperatura muito alta, a luz indicadora poder car cor de laranja. O carregamento ir iniciar quando sua bateria arrefecer. Sobrecarga da bateria poder diminuir a vida da bateria. Depois de carregada, desconecte o cabo da bateria. No dobre ou coloque objetos pesados sobre o cabo AC. Isso poder danicar o cabo.

Manuseie e descarte as baterias e carregadores com cuidado


Nunca descarte baterias para o fogo. Siga todas as

regulamentaes quando descartar baterias usadas.


Nunca coloque baterias ou cmeras em ou dentro de

dispositivos de aquecimento, tal como microondas, fornos ou aquecedores. As baterias podem explodir quando sobreaquecidas.

Notas sobre carregar atravs de conexo a um computador


Utilize apenas o cabo USB fornecido. A bateria poder no carregar quando: -

usa um hub USB outros dispositivos USB estejam conectados no computador conecte o cabo na porta da parte da frente do computador a porta USB do seu computador no suporta a voltagem padro de sada (5 V, 500 mA)

Apndices 108

Manuteno da cmera

Poder sofrer ferimentos ou morrer se manusear sem cuidado e imprudentemente as baterias. Para sua segurana, siga essas instrues para o manuseio correto da bateria: A bateria pode incndiar ou explodir se no for manuseada corretamente. Caso note deformidades, ssuras, ou outras anomalias na bateria, pare de a usar de imediato e contate o centro de servio. Utilize apenas carregadores e adaptadores originais e recomendados pelo fabricante, e carregue sua bateria apenas como indicado neste manual. No coloque a bateria junte de dispositivos de aquecimento, ou exponha-a a ambientes muito quentes excessivamente, tal como dentro de um carro durante o Vero. No coloque a bateria dentro de microondas. Evite guardar ou usar a bateria em locais quentes e umidos, como spas ou chuveiros fechados. No deixe o dispositivo em supercies inamveis, como camas, tapetes, ou cobertores eltricos, por longos perodos de tempo. Se o dispositivo estiver ligado, no o deixe em espaos fechados por longos perodos de tempo. No permita que os terminais da bateria entre em contato com objetos metlicos, como colares, moedas, chaves, ou relgios.

Utilize apenas baterias de ltio, autnticas e

recomendadas pelo fabricante.


No desmonte nem perfure a bateria com objetos

aados.
Evite expr a bateria a presses elevadas ou

esmagadoras.
Evite expr a bateria a grandes impactos, como deix-lo

cair de alturas elevadas.


Evite expr a bateria a temperaturas de 60 C (140 F)

ou acima.
No deixe a bateria entrar em contato com umidade ou

lquidos.
No exponha a bateria a calor excessivo, como sol, fogo,

ou outros do mesmo gnero. Dicas de descarte Descarte a bateria com cuidado. No descarte a bateria no fogo. Regulamentos de descarte podem variar de pas ou regio. Descarte a bateria de acordo com os regulamentos locais e nacionais. Guia para carregar a bateria Carregue a bateria somente como mostra esse manual. A bateria pode incndiar ou explodir se no carregar corretamente.

Apndices 109

Antes de contatar o centro de servio


Se tem problemas com a cmera, tente estas solues antes de contatar o centro de servio. Se j tentou essas solues e no resultaram, contacte o seu fornecedor local ou o centro de servio.
Ao deixar sua cmera num centro de servio, certique-se que deixa tambm todos componentes que podem ter originado a anomalia, tal como carto de memria e bateria.

Problema

Soluo Verique se inseriu a bateria. Verique se inseriu a bateria

Problema

Soluo O carto de memria no tem espao.

Sua cmera no liga

corretamente. (p. 16) Carregue a bateria.


Carregue a bateria. Sua cmera pode estar no modo Econ.

No consegue capturar fotos A cmera congela A cmera aquece

A energia desliga de repende

de energia. (p. 97)


A cmera pode se desligar para evitar

danos no carto de memria em caso de queda. Ligar sua cmera novamente.


A bateria pode gastar energia mais

Exclua arquivos desnecessrios ou insira um novo carto. Formatar o carto de memria. O carto de memria est com defeito. Utilize um novo carto de memria. Certique-se que sua cmera est ligada. Carregue a bateria. Verique se inseriu a bateria corretamente.

Retire a bateria e insira novamente. Ao usar sua cmera, esta poder esquentar. Isso normal e no ir afetar a vida ou performance de sua cmera.
A opo de ash pode estar desligada.

A cmera consome energia muito rapidamente

rapidamente em baixas temperaturas (abaixo 0 C/32 F). Mantenha a bateria quente, colocando-a no bolso. Usar ash ou gravar vdeos enfraquece a bateria rapidamente. Recarregue se necessrio. As baterias so peas que deve substituir com o tempo. Compre uma nova bateria, se sua bateria perde energia muito rapidamente.

O ash no funciona

(p. 51)
Em alguns modos no poder usar ash.

Apndices 110

Antes de contatar o centro de servio

Problema O ash dispara sozinho A data e hora esto incorretas

Soluo

Problema

Soluo Verique se a opo de foco a correta

O ash pode disparar devido a eletricidade esttica. A cmera funciona bem. Dena a data e hora nas conguraes do visor. (p. 98)
A foto est desfocada

para fotos macro. (p. 53)


Verique se a lente est limpa. Se no

estiver, limpe a lente. (p. 102)


Certique-se que o sujeito est ao

A tela ou os botes no Retire a bateria e insira novamente. funcionam

alcane do ash. (p. 114)


As cores no correspondem com a cena

A tela da cmera responde mal

Se utilizar sua cmera em baixas temperaturas, isso pode causar anomalias na tela ou descolorao. Para melhor desempenho do ecr de sua cmera, use-a em temperaturas amenas.
Desligue sua cmera, e volte a ligar

O equlibrio do branco incorreto pode criar cores diferentes. Seleccione o equlibrio do branco adequado fonte de luz. (p. 62)

novamente.
H um erro no carto de memria Retire o carto de memria e insira-o

Sua foto tem exposio a mais. Desligue o ash. (p. 51) A foto tem muito brilho Ajustar sensibilidade ISO. (p. 52) Ajuste o valor da exposio (p. 60)
A foto est muito escura

novamente. Formatar carto de memria. Leia Cuidados quando usar cartes de memria. para mais informao. (p. 105) Caso altere o nome de um arquivo, sua cmera poder no reproduzir o arquivo (o nome deve respeitar os pades DCF). Se isso acontecer, reproduza seus arquivos em um computador.

Sua foto tem exposio a menos Ligue o ash. (p. 51) Ajustar sensibilidade ISO. (p. 52) Ajuste o valor da exposio (p. 60)

No reproduz arquivos

Apndices 111

Antes de contatar o centro de servio

Problema A TV no mostra suas fotos

Soluo Verique se a cmera est corretamente

Problema

Soluo Termine o programa Intelli-studio e inicie

conectada TV com o cabo A/V.


Certique-se que o seu carto de

novamente.
No pode usar Intelli-studio em

memria tem fotos.


Verique se o cabo USB est conectado O computador no Certique-se que sua cmera est ligada. reconhee sua cmera. Verique se usa um sistema operativo

computadores Macintosh.
Certique-se que PC Software est Intelli-studio no funciona corretamente.

corretamente.

suportado.
O seu computador desconecta a cmera enquanto transfere os arquivos.

A trasmisso de arquivos pode ser interrompida por eletricidade esttica. Desconecte e volte a conectar o cabo USB. Alguns players de vdeo no reproduzem os

Ligado no menu de conguraes. (p. 99) Dependendo das especicaes do computador e ambientes, o programa poder no iniciar automaticamente. Nesse caso, clique Iniciar O meu computador Intelli-studio iStudio.exe no seu computador.

O seu computador no vdeos. Para reproduzir vdeos que gravou reproduz vdeos com sua cmera, instale e use o programa

Intelli-studio no seu computador. (p. 88)

Apndices 112

Especcaes da Cmera
Sensor de imagem Tipo Pixels efetivos Pixels totais Lente Distncia focal Faixa de F-stop Samsung Lens f = 4,7 mm-23,5 mm (pelcula 35 mm equivalente: 26 mm-130 mm) F3,3 (W)-F5,9 (T) Modo imagem xa: 1,0X-5,0X (Zoom tico X Zoom Digital: 25,0X) modo Reproduo: 1,0X-13,5X Alcane 1/2,3" (Aproximadamente 7,76 mm) CCD Aproximadamente 14,2 mega-pixels Aproximadamente 14,4 mega-pixels
Normal Macro Macro autom.

Focagem Tipo Foco automtico TTL (Multi af, Af central, Deteco Faces AF, Acompanhamento de AF, AF de Reconhecimento de Faces)
Grande-angular 80 cm-innito 5 cm-80 cm 5 cm-innito Telefoto 100 cm-innito 100 cm-150 cm 100 cm-innito

Velocidade do obturador Smart Auto: 1/8-1/2000 seg. Programa: 1-1/2000 seg. Noite: 8-1/2000 seg. Fogo Articio: 2 seg.

Zoom Digital Tela Tipo Caracteristica

TFT LCD Tela principal: 2,7" (6.9 cm) QVGA (230K) Tela frontal: 1,5" (3.8 cm) 61 K/ TFT LCD

Exposio Controlo Medio Compensao ISO equivalente Programa AE Multi, Pontual, Centralizada, Deteco Faces 2EV (Etapa 1/3 EV) Automtico, ISO 80, ISO 100, ISO 200, ISO 400, ISO 800, ISO 1600, ISO 3200 (at 3M)

Apndices 113

Especficaes da Cmera

Flash Modo Alcane Tempo de carga

Colocao da Hora

Automtico, Olhos verm., Preenchido, Sinc.lenta, Desligado, Ajuste olh.ver


Grande-angular: 0,2 m-3,4 m (ISO Auto) Telefoto: 1,0 m-1,9 m (ISO Auto) Aproximadamente 4 seg.

Dia e hora, Data, Desactivado Fotografar Modos: Smart Auto (Retrato, Retrato noturno, Retrato com luz de fundo, Noite, Luz Fundo, Paisagem, Branco, Verde natural, Cu azul, Prdo-sol, Macro, Macro Texto, Cor macro, Trip, Ao, Fogo Artificio), Programa, Cena (Quadro mgico, Beauty Shot, Destaque de objeto, Noite, Paisagem, Texto , Por Sol, Nascer sol, Luz Fundo, Praia e neve) Direco: Individual, Contnuo, Ultr vel, AEB Temporizador: 10 seg, 2 seg, Duplo (10 seg, 2 seg) Modos: Deteco de cena inteligente (Paisagem, Cu azul, Verde natural, Pr-do-sol), Filme Formatar: MJPEG (Tempo mximo gravao: 11 min) Tamanho: 1280 X 720 HQ Fino, 640 X 480 Normal, 320 X 240 Normal Freq. Imagem 30 fps, 15 fps Som ao vivo: Som em directo ligado, Som em directo desligado, Mudo Edio de vdeo (embutido): Pausar durante a gravao, Foto de imagem parada

Estabilizador de Imagem Digital (EID) Estabilizador de Imagem Digital (EID) Efeito Filtro Inteligente: Normal, Miniatura, Vinhetas, Ponto de meio-tom, Esboo, Olho de peixe, Desembaamento, Clssico , Retr, Negativo, RGB personalizado Ajust.img: Ntidez, Contraste, Saturao Filtro Inteligente: Normal, Efeito de paleta 1, Efeito de paleta 2, Efeito de paleta 3, Efeito de paleta 4, Miniatura, Vinhetas, Olho de peixe, Desembaamento, Clssico , Retr, Negativo, RGB personalizado Fotos

Modo de fotografia

Modo de vdeo

Vdeos

Equlibrio do Branco Eb auto, Luz dia, Nublado, Fluorescente h, Fluorescente l, Tungstnio, Medio: Obturador (Conf. padro)

Apndices 114

Especcaes da Cmera

Reproduo Imagem nica, Miniaturas, Multi-slide show com Msica e Efeito, Filme clip, Smart lbum* * Categoria de Smart lbum: Tipo, Data, Cor, Semana, Face Redimen., Girar, Ajust.img, Filtro Inteligente, Recortar Ajust.img: Ajuste olh.ver, ACB, Retoque da face, Brilho, Contraste, Saturao, Adic. rudo Filtro Inteligente: Normal, Miniatura, Vinhetas, Soft-Focus, Filme antigo 1, Filme antigo 2, Ponto de meio-tom, Esboo, Olho de peixe, Desembaamento, Clssico , Retr, Negativo, RGB personalizado Formato do arquivo

Tipo

DCF, EXIF 2.21, DPOF 1.1, PictBridge 1.0 Imagem Fixa: JPEG (DCF) Clip de Filme: AVI (Vdeo: MJPEG, udio: PCM) Arquivo udio: WAV

Para 1 GB microSD: Nmero de fotos


Super no 4320 X 3240 4320 X 2880 4320 X 2432 130 140 183 166 391 637 882 1626 Fino 234 254 321 304 588 846 1144 1716 Normal 345 374 464 438 772 1065 1404 1931

Editar

Efeito

Tamanho da imagem

3648 X 2736 2592 X 1944 1984 X 1488 1920 X 1080 1024 X 768

Gravao de Voz Gravao de Voz (Mximo 10 horas) Mens. De Voz numa foto (Mximo 10 seg.) Armazenamento Memria interna: Aproximadamente 29 MB Memria externa (Opcional): carto microSD (at 2 GB garantidos), carto microSDHC (at 8 GB garantidos) A capacidade da memria interna pode ser diferente.

Esses valores so medidos pelos padres Samsung e podem variar dependendo das condies de fotograa e denies da cmera.

Media

Apndices 115

Especficaes da Cmera

Interface Conector de sada USB 2.0 digital udio entrada/ sada Sada de vdeo Conector de entrada DC Fonte de energia Bateria recarregvel Bateria Ltio (BP70A, 740 mAh: Min 700 mAh) Altifalante interno (Mono), Microfone (Mono) A/V: NTSC, PAL (selectable) 20 pin, 4,2 V

Temperatura de funcionamento 0-40 C Umidade de funcionamento 5-85 % Software Intelli-studio


Especificaes podem mudar sem aviso, para melhorar o desempenho.

A fonte de energia pode diferir dependendo da sua regio. Dimenses (W x H x D) 94 X 54,5 X 18,8 mm (sem protuses) Peso 110 g (sem bateria e carto de memria)

Apndices 116

Glossrio
Equilbrio de contraste automtico (ACB) Esta funo melhora automaticamente o contraste das suas imagens quando o objeto tem luz de fundo ou quando existe grande contraste entre o objeto e o fundo. Guia de Exposio Automtica (AEB) Esta funo tira vrias fotos automaticamente com exposies diferentes para o ajudar a tirar uma foto com exposio correta. Auto Focus (AF) Um sistema que foca automaticamente sua cmera no objeto. Sua cmera usa o contraste para focar automaticamente. Abertura A abertura controla a quantidade de luz que chega no sensor da cmera. Vibrao da cmera (Embaamento) Se sua cmera se mexer enquanto o obturador estiver aberto, sua foto car embaada. Ocorre com mais frequncia quando a velocidade do obturador for baixa. Evite a vibrao da cmera aumentando a sensibilidade, utilizando ash, ou aumentando a velocidade do obturador. Em alternativa, utilize trip, a funo DIS ou OIS para estabilizar a cmera. Composio Composio em fotograa signica ordenar os objetos na foto. Usualmente, respeitando a lei dos terceiros levar a uma boa composio. Norma de Design de Sistema de Arquivo para cmera (DCF) Uma especcao para denir o formato do arquivo para cmeras digitais criadas pela Associao das Indstrias Eletrnicas e de Tecnologia de Informao do Japo (JEITA). Profundidade de campo Distncia entre os pontos mais prximo e mais longe que podem ser focados na fotograa. A profundidade de campo varia dependendo da abertura, distncia focal, e distncia entre a cmera e objeto. Escolhendo uma abertura mais pequena, como exemplo, ir aumentar a profundidade de campo e embaar o fundo da composio. Zoom Digital A funo que aumenta, articialmente, a quantidade de zoom disponvel atravs do zoom da lente (zoom tico). Ao usar zoom digital, a qualidade da imagem se deterior ao aumentar o zoom. Digital Print Order Format (DPOF) Um formato de escrita de informao da impresso, como nmero de imagens e de impresses selecionadas, num carto de memria. Impressoras compatveis com DPOF, disponveis em algumas lojas, podem ler a informao contida no carto para impresso desejada.

Apndices 117

Glossrio
Valor de Exposio (EV) Todas as combinaes da velocidade de obturador e abertura de lente de sua cmera resultam na mesma exposio. Compensao EV Esta funo permite que rapidamente ajuste o valor de exposio medido pela cmera, em incremento limitado, para melhorar a exposio de suas fotos. Congure a compensao EV para -1.0 EV para ajustar o valor para mais escuro e 1.0EV para mais claro. Exif (Exchangeable Image File Format) Uma especcao para congurar o formato de arquivo de imagem criado por cmeras digitais da Associao Eletrnica do Desenvolvimento das Indstrias de Japo (JEIDA). Exposio A quantidade de luz permitida para chegar ao sensor de sua cmera. Exposio controlada pela combinao da velocidade de obturador, valor de abertura e sensibilidade ISO. Flash Uma luz rpida que ajuda a criar a exposio adequada em condies de pouca luz. Distncia focal A distncia a partir do centro da lente at ao ponto de focagem (em milmetros). Distncias focais mais longas resulta em ngulos mais estreitos e aumenta o objeto. Distncia focal mais curta resulta em ngulos mais largos. Sensor de imagens A parte fsica de sua cmera digital que contm fotostios para cada pixel da imagem. Cada fotostio grava o brilho da luz que chega at ele durante a exposio. Os sensores comuns so CCD (Dispositivo de carga acopolada) e CMOS (Semicondutor Metal-xido Complementar). Sensibilidade ISO A sensibilidade da cmera luz, baseado no equivalente da velocidade do lme, utilizada em cmeras de lme. Com conguraes de ISO mais altas, sua cmera usa uma velocidade de obturador mais rpida, o pode reduzir o embaamento causado pela vibrao da cmera e pouca luz. Contudo, imagens com mais sensibilidade so mais suscetveis ao rudo. JPEG (Joint Photographic Experts Group) Um mtodo de compresso, com perdas, para imagens digitais. Imagens JPEG so comprimidas para reduzir o seu tamanho de arquivo com deteriorao mnima da resoluo da imagem.

Apndices 118

Glossrio
LCD (Visor de Cristais Lquidos) Um visor usado usualmente em artigos para o consumidor. A tela requer uma luz de fundo separada, como CCFL ou LED, para reproduzir cores. Macro Esta funo permite tirar fotos em 1Er Plano de objetos muito pequenos. Ao usar a funo 1Er Plano, sua cmera pode manter uma focagem ntida de objetos pequenos quase em tamanho real (1:1) Medio A medio refere-se maneira como sua cmera mede a quantidade de luz para congurar a exposio. MJPEG (JPEG Movimento) Um formato de vdeo comprimido como imagem JPEG. Rudo Pixels incorretos numa imagem digital que podem estar em stios errados ou ao acaso, e so brancos. O rudo aparee quando fotografa em alta sensibilidade ou quando a sensibilidade denida automaticamente em locais escuros. Zoom tico Este um zoom que pode aumentar imagens com a lente e no deteriora a qualidade das imagens. Qualidade A expresso da taxa de compresso usada em imagem digital. Imagens com qualidade mais alta tm menos taxa de compresso, o que representa um maior tamanho do arquivo. Resoluo O nmero de pixels presentes em uma imagem digital. Imagens de alta resoluo contm mais pixels e usualmente mostram mais detalhes do que imagens de baixa resoluo. Velocidade do obturador A velocidade do obturador refere-se quantidade de tempo que leva a abrir e fechar o obturador, e um fator muito importante no brilho da foto, uma vez que controla a quantidade de luz que passa pela abertura at chegar no sensor de imagem. Uma velocidade de obturador mais rpida permite que entre menos luz, tornando as fotos mais escuras e congela mais rapidamente objetos em movimento.

Apndices 119

Glossrio
Vinhetas Reduo do brilho ou saturao de uma imagem na perferia (nos bordos) em comparao com o centro da imagem. As vinhetas podem realar mais os objetos posicionados no centro da imagem. Equilbrio do Branco (equilbrio das cores) O ajuste da intensidade das cores (usualmente as cores primrias, vermelho, verde, e azul) em uma imagem. O objetivo do ajuste do equilbrio do branco, ou das cores, de corrigir as cores de uma imagem.

Apndices 120

Eliminao Correcta Deste Produto (Resduos de Equipamentos Elctricos e Electrnicos)

Eliminao correcta das baterias existentes neste produto (Aplicvel na Unio Europeia e noutros pases europeus com sistemas de recolha de baterias separados) Esta marca, apresentada na bateria, manual ou embalagem, indica que as baterias existentes neste produto no devem ser eliminadas juntamente com os resduos domsticos indiferenciados no nal do seu perodo de vida til. Onde existentes, os smbolos qumicos Hg, Cd ou Pb indicam que a bateria contm mercrio, cdmio ou chumbo acima dos nveis de referncia indicados na Directiva CE 2006/66. Se as baterias no forem correctamente eliminadas, estas substncias podero ser prejudiciais para a sade humana ou para o meio ambiente. Para proteger os recursos naturais e promover a reutilizao dos materiais, separe as baterias dos outros tipos de resduos e recicle-as atravs do sistema gratuito de recolha local de baterias.

Esta marca apresentada no produto, nos acessrios ou na literatura indica que o produto e os seus acessrios electrnicos (por exemplo, o carregador, o auricular, o cabo USB) no devero ser eliminados juntamente com os resduos domsticos no nal do seu perodo de vida til. Para impedir danos ao ambiente ou sade humana causados pela eliminao incontrolada de resduos, dever separar estes equipamentos de outros tipos de resduos e recicl-los de forma responsvel, para promover uma reutilizao sustentvel dos recursos materiais. Os utilizadores domsticos devero contactar o estabelecimento onde adquiriram este produto ou as entidades ociais locais para obterem informaes sobre onde e de que forma podem entregar estes equipamentos para permitir efectuar uma reciclagem segura em termos ambientais. Os utilizadores prossionais devero contactar o seu fornecedor e consultar os termos e condies do contrato de compra. Este produto e os seus acessrios electrnicos no devero ser misturados com outros resduos comerciais para eliminao.

O PlanetFirst representa o compromisso da Samsung Electronics com o desenvolvimento sustentvel e a responsabilidade social por meio de atividades de negcios e gerenciamento com orientao ecolgica.

Apndices 121

ndice
A
Acessrios opcionais 13 Ajuste da imagem
Adicionar Rudo 84 Brilho
Modo de fotograa 60 modo Reproduo 83

B
Bateria
carregando 17 cuidado 107 inserindo 16

Conectando ao computador
Mac 92 Windows 87

Deteco Piscar de Olhos 57 DIgital Print Order Format 84

Conguraes 98 Conguraes de fuso horrio 18, 98 Conguraes de idioma 98 Conguraes de Som 23 Conguraes do temporizador 18, 98 Contraste
Modo de fotograa 68 modo Reproduo 83

E
Econ. de energia 97 Editando fotos 80 Editar vdeos 78 Encaixe para trip 14 Equlibrio de contraste automtico (ACB)
Modo de fotograa 60 modo Reproduo 82

Boto de menu 15 Boto de reproduo 15 Boto do obturador 14 Boto liga/desliga 14 Brilho


Modo de fotograa 60 modo Reproduo 83

Contraste
Modo de fotograa 68 modo Reproduo 83

Ntidez 68 Olhos vermelhos 82 Saturao


Modo de fotograa 68 modo Reproduo 83

A proteger arquivos 74 rea de foco


Acompanhamento de AF 55 Center AF 55 Multi AF 55

Brilho do ecr 97

Equlibrio do Branco 62

C
Carregando 17 Carto de memria
cuidado 105 Inserir 16

D
Denir data/hora 98 Desconectar sua cmera do computador 91 Desembalar 13 Deteco de Sorriso 57 Deteco Faces 56
Apndices 122

Especcaes da cmera 113 Estabilizador de Imagem Digital (EID) 28 Excluindo arquivos 73

aumentando 75

Centro de servio 110

ndice
Exibir arquivos
exib. slides 76 miniaturas 73 Smart lbum 71 TV 86

Fotografar retratos
Ajuste olh. ver 51 Autorretrato 43 Deteco de Sorriso 57 Deteco Faces 56 Deteco Piscar de Olhos 57 Modo Beauty Shot 35 Olhos vermelhos 52 Reconhecimento de Foto 58

Imprimir 99 Intelli-studio 89 Intelli zoom 27

Medio
Multi 61 Peso ao centro 61 Pontual 61

Mensagens de erro 101

Exib. Slides 76

J
Jump shot 44

Mens. de voz
gravando 46 reproduzindo 78

F
Filtro inteligente
Modo de fotograa 65 modo Reproduo 81

G
Girando 80 Guia de Exposio Automtica (AEB) 64

L
Limpando
corpo da cmera 102 lente 102 tela principal 102

Miniaturas 73 Modo autorretrato 43


foto 43 vdeo 45

Flash
Ajuste olh. ver 51 Automtico 52 Desativado 51 Olhos vermelhos 52 Preenchido 52 Sinc. lenta 52

Modo Beauty Shot 35 Modo cena 34 Modo Crianas


conguraes de som 96 lme 45 foto 44

Luz AF auxiliar

I
cones
Modo de fotograa 20 modo Reproduo 70

conguraes 99 localizao 14

Luz de status 15

formatando 98

Imagem de Incio 97 Imprimindo fotos 93

M
Macro 53 Manuteno da cmera 102

Modo Deteco de cena inteligente 41 Modo noturno 38 Modo Objeto Destaque 36

Apndices 123

ndice
Modo programa 39 Modo Quadro Mgico 34 modo Reproduo 83 Modos de sequncia
Contnuo 64 Guia de Exposio Automtica 64 Ultr vel 64

P
PictBridge 93 Porta A/V 14 Porta USB 14 Pressionar obturador at meio 29

S
Sada de vdeo 99 Saturao
Modo de fotograa 68 modo Reproduo 83

U
Ultr vel 64

V
Valor de abertura 38 Vdeo
reproduzindo 77 tirar fotograas 40

Sensibilidade ISO 52 Smart lbum 72

Modo Smart Auto 32 My Star


cancelando 72 ranking 71 registrando 59

Q
Qualidade de imagem 49

Som AF 96

Vis. rp. 97

T R
Reconhecimento de Foto 58 Reiniciar 98 Resoluo
Modo de fotograa 48 modo Reproduo 80

Tela frontal 14
ligando 25 Modo de fotograa 43 Modo Demonstrao 96

Z
Zoom
boto de zoom 15 conguraes de som de zoom 40 usar zoom 26

N
Ntidez 68

Temporizador
Luz do temporizador 14 Modo de fotograa 50

Zoom Digital 27

O
Olhos vermelhos
Modo de fotograa 51 modo Reproduo 82

Retocar faces
Modo de fotograa 36 modo Reproduo 83

Tipo de tela 23 Transferindo arquivos


Mac 92 Windows 87

Apndices 124

Consulte a garantia que acompanha o seu produto ou visite nosso website http://www.samsung.com/ para ps-venda ou questes.

Das könnte Ihnen auch gefallen