Sie sind auf Seite 1von 13

2 Cargas Mveis, Linhas de Influncia e Envoltrias de Esforos

2.1. Introduo
Para o dimensionamento de qualquer estrutura necessrio conhecer os esforos mximos e mnimos que ela apresentar ao ser submetida ao carregamento que ser destinada. Para estruturas submetidas a cargas mveis existe um diagrama, denominado de envoltria de esforos, que determina os valores limites, mximo ou mnimo, para as sees transversais da estrutura.
PUC-Rio - Certificao Digital N 0310953/CA

A seguir, sero apresentados conceitos, relacionados a cargas mveis e traado de linhas de influncia, necessrios ao clculo das envoltrias de esforos, bem como ser exemplificada a determinao de uma envoltria de esforos e discutida as maneiras de obt-la.

2.2. Classificao das aes atuantes nas estruturas


De acordo com a NBR 8681 (1984), as aes atuantes nas estruturas, que so as causas que provocam esforos ou deformaes, podem ser classificadas segundo sua variabilidade no tempo em trs categorias: Aes permanentes So as cargas que ocorrem com valores constantes ou de pequena variao em torno de sua mdia, durante praticamente toda a vida da construo. As aes permanentes so divididas em diretas, tais como os pesos prprios dos elementos da construo, incluindo-se o peso prprio da estrutura e de todos os elementos construtivos permanentes, e indiretas, como protenso, recalques de apoio e a retrao dos materiais. Aes variveis So as cargas que ocorrem com valores que apresentam variaes significativas em torno de sua mdia, durante a vida da construo. So

Cargas Mveis, Linhas de Influncia e Envoltrias de Esforos

23

as cargas mveis ou acidentais das construes, isto , cargas que atuam nas construes em funo de seu uso (pessoas, mobilirio, veculos, materiais diversos, etc.). Elas podem ser normais, quando possuem probabilidade de ocorrncia suficientemente grande para que sejam obrigatoriamente consideradas no projeto das estruturas de um dado tipo de construo, ou especiais, como aes ssmicas ou cargas acidentais de natureza ou de intensidade especiais. Aes excepcionais So as cargas que tm durao extremamente curta e muito baixa probabilidade de ocorrncia durante a vida da construo, mas que devem ser consideradas nos projetos de determinadas estruturas. Por exemplo, aes excepcionais podem ser decorrentes de exploses, choques de veculos, incndios, enchentes ou sismos excepcionais.
PUC-Rio - Certificao Digital N 0310953/CA

2.3. Cargas Mveis


Diversas estruturas so solicitadas por cargas mveis. Exemplos so pontes rodovirias e ferrovirias ou prticos industriais que suportam pontes rolantes para transporte de cargas. Os esforos internos nestes tipos de estrutura no variam apenas com a magnitude das cargas aplicadas, mas tambm com a posio de atuao das mesmas. Portanto, o projeto de um elemento estrutural, como uma viga de ponte, envolve a determinao das posies das cargas mveis que produzem valores extremos dos esforos nas sees do elemento. No projeto de estruturas submetidas a cargas fixas, a posio de atuao de cargas acidentais de ocupao tambm influencia na determinao dos esforos dimensionantes. Por exemplo, o momento fletor mximo em uma determinada seo de uma viga contnua com vrios vos no determinado pelo posicionamento da carga acidental de ocupao em todos os vos. Posies selecionadas de atuao da carga acidental vo determinar os valores limites de momento fletor na seo. Assim, o projetista ter que determinar, para cada seo a ser dimensionada e para cada esforo dimensionante, as posies de atuao das cargas acidentais que provocam os valores extremos (mximos e mnimos de um determinado esforo).

Cargas Mveis, Linhas de Influncia e Envoltrias de Esforos

24

Uma alternativa para este problema seria analisar a estrutura para vrias posies das cargas mveis ou acidentais e selecionar os valores extremos. Este procedimento no prtico nem eficiente de uma maneira geral, exceto para estruturas e carregamentos simples. O procedimento geral e objetivo para determinar as posies de cargas mveis e acidentais que provocam valores extremos de um determinado esforo em uma seo de uma estrutura feito com auxlio de Linhas de Influncia.

2.4. Linhas de Influncia


Linhas de Influncia ( LI ) descrevem a variao de um determinado efeito (por exemplo, uma reao de apoio, um esforo cortante ou um momento fletor em uma seo) em funo da posio de uma carga vertical unitria que passeia sobre a estrutura. Assim, a LI de momento fletor em uma seo a
PUC-Rio - Certificao Digital N 0310953/CA

representao grfica ou analtica do momento fletor, na seo de estudo, produzida por uma carga concentrada vertical unitria, geralmente de cima para baixo, que percorre a estrutura. Isso exemplificado na Figura 2.1, que mostra a

LI de momento fletor em uma seo S indicada. Nesta figura, a posio da


carga unitria P = 1 dada pelo parmetro x , e uma ordenada genrica da LI representa o valor do momento fletor em S em funo de x , isto ,

LIMS = MS (x ) . Em geral, os valores positivos dos esforos nas linhas de influncia so desenhados para baixo e os valores negativos para cima.
P=1

x S

MS(x)

Figura 2.1 Linha de influncia de momento fletor em uma seo de uma viga contnua.

Com base no traados de LI ' s , possvel obter as chamadas envoltrias limites de esforos que so necessrias para o dimensionamento de estruturas submetidas a cargas mveis ou acidentais.

Cargas Mveis, Linhas de Influncia e Envoltrias de Esforos

25

2.4.1. Traado de LI
O FTOOL calcula a linha de influncia de um esforo E utilizando o Princpio de Mller-Breslau (SSSEKIND, 1997), tambm conhecido como mtodo cinemtico para o traado de LI , que foi formulado por Mller-Breslau no final do sculo 19. Este mtodo pode ser demonstrado atravs do Princpio dos Deslocamentos Virtuais - PDV (Martha, 2005) e pode ser aplicado para qualquer tipo de estrutura, isosttica ou hiperesttica. Embora este mtodo possa ser utilizado para obteno de LI de esforos e reaes, o FTOOL no calcula LI de reaes. De uma maneira resumida, para se traar a linha de influncia de um efeito

E (esforo ou reao), procede-se da seguinte forma (SSSEKIND, 1997):


rompe-se o vnculo capaz de transmitir o efeito E cuja linha de influncia
PUC-Rio - Certificao Digital N 0310953/CA

se deseja determinar; na seo onde atua o efeito E , atribui-se estrutura, no sentido oposto ao de E positivo, um deslocamento generalizado unitrio, que ser tratado com sendo muito pequeno; a configurao deformada (elstica) obtida a linha de influncia. O deslocamento generalizado que se faz referncia depende do efeito em considerao, tal como indicado na Figura 2.2. No caso de uma reao de apoio, o deslocamento generalizado um deslocamento absoluto da seo do apoio. Para um esforo normal, o deslocamento generalizado um deslocamento axial relativo na seo de esforo normal. Para um esforo cortante, o deslocamento generalizado um deslocamento transversal relativo na seo do esforo cortante. E para um momento fletor, o deslocamento generalizado uma rotao relativa entre as tangentes elstica adjacentes seo do momento fletor.

Cargas Mveis, Linhas de Influncia e Envoltrias de Esforos

26

Efeito Reao de apoio V

Deslocamento generalizado

=1

Esforo normal N N

=1

Esforo cortante Q Q

=1

Momento fletor M
PUC-Rio - Certificao Digital N 0310953/CA

=1
Figura 2.2 Deslocamentos generalizados utilizados no mtodo cinemtico.

2.5. Determinao de esforo extremo com base em LI


A determinao de valores mximo e mnimo de um esforo interno em uma seo de estudo exemplificada para o caso do momento fletor na seo

S da Figura 2.1. O carregamento permanente, constitudo do peso prprio da


estrutura, representado por uma carga uniformemente distribuda g , tal como indica a Figura 2.3.

g S LIMS

Figura 2.3 Carga permanente uniformemente distribuda atuando em uma viga contnua.

Considerando que a ordenada de LIM S (= M S ( x )) funo de uma carga concentrada unitria, o valor do momento fletor em S devido ao carregamento permanente pode ser obtido por integrao do produto da carga infinitesimal

gdx por M S ( x ) ao longo da estrutura (Equao 2.1):

Cargas Mveis, Linhas de Influncia e Envoltrias de Esforos

27

g S

= M S ( x) gdx = LIM S gdx


0 0

12

12

(2.1)

Considere que existe uma carga mvel atuando sobre a estrutura, que composta por uma carga concentrada P e por um carregamento acidental de ocupao que representado por uma carga uniformemente distribuda q . Por ser acidental, a carga q pode atuar parcialmente ao longo da estrutura. O que se busca so as posies de atuao das cargas P e q que maximizam ou minimizam o momento fletor em S . O valor mximo de M s obtido quando a carga q est posicionada sobre ordenadas positivas da LIM s e a carga P est sobre a maior ordenada positiva, e o valor mnimo obtido quando a carga q est posicionada sobre ordenadas negativas da LIM s e a carga P est sobre a maior ordenada negativa. Isso mostrado nas Figuras 2.4 e 2.5.
PUC-Rio - Certificao Digital N 0310953/CA

P
q

q LIMS

Figura 2.4 Posicionamento da carga mvel para provocar mximo momento fletor em uma seo.

P q S LIMS

Figura 2.5 Posicionamento da carga mvel para provocar mnimo momento fletor em uma seo.

Os valores mximo e mnimo de M s devidos somente ao carregamento acidental podem ser obtidos por integrao do produto LIM s .qdx nos trechos positivos e negativos, respectivamente, da linha de influncia, conforme equaes 2.2 e 2.3:

Cargas Mveis, Linhas de Influncia e Envoltrias de Esforos

28

(M )

q S mx

= LIM S qdx + LIM S qdx


0 9

12

(2.2)

(M )

q S mn

= LIM S qdx
4

(2.3)

Os valores mximo e mnimo de M s devidos carga concentrada podem ser obtidos pelo produto LIM s .P , onde LIM s a maior ordenada positiva ou negativa da linha de influncia, respectivamente :

(M ) (M )

P S mx
P S mn

= LIM Smx P
= LIM Smn P

(2.4) (2.5)

Assim, os valores mximos e mnimos finais de M s provocados pelo carregamento permanente e pela carga mvel so :
PUC-Rio - Certificao Digital N 0310953/CA

(M S )mx
(M S )mn

q = M Sg + M S

= M Sg

( ) + (M )

mx

q S mn

( ) + (M )
+ M SP

mx

(2.6) (2.7)

P S mn

Observe que, no caso geral, o valor mximo final de um determinado esforo em uma seo no necessariamente positivo, nem o valor mnimo final necessariamente negativo. Isto vai depender da magnitude dos valores provocados pelos carregamentos permanente e acidental. Quando mximo e mnimo tiverem o mesmo sinal, o esforo dimensionante ser o que tiver a maior magnitude. Quando mximo e mnimo tiverem sentidos opostos, principalmente no caso de momento fletor, ambos podem ser dimensionantes.

2.6. Envoltria Limite de Esforos


As envoltrias limites de um determinado esforo em uma estrutura descrevem para um conjunto de cargas mveis ou acidentais, os valores mximos e mnimos deste esforo em cada uma das sees da estrutura, de forma anloga a que descreve o diagrama de esforos para um carregamento fixo. Assim, o objetivo da Anlise Estrutural para o caso de cargas mveis ou acidentais a determinao de envoltrias de mximos e mnimos de momentos fletores, esforos cortantes, etc., o que possibilitar o dimensionamento da

Cargas Mveis, Linhas de Influncia e Envoltrias de Esforos

29

estrutura submetida a este tipo de solicitao. As envoltrias so, em geral, obtidas por interpolao de valores mximos e mnimos, respectivamente, de esforos calculados em determinado nmero de sees transversais ao longo da estrutura. A seguir mostrado um exemplo de determinao de envoltria de esforos internos de uma viga bi-apoiada com balanos, carga permanente e carga mvel (Figura 2.6). Na figura tambm esto indicadas as sees adotadas para o clculo dos valores limites e para o traado das envoltrias. Devido a simetria da estrutura em relao seo D , a obteno dos valores limites ser demonstrada apenas para as sees A , B , C e D , visto que a envoltria de esforo cortante ser anti-simtrica e a de momento fletor ser simtrica.

Carga Mvel

PUC-Rio - Certificao Digital N 0310953/CA

Carga Permanente

A Besq

B Bdir

E Fesq

F Fdir

G Estrutura e sees transversais para envoltrias

Figura 2.6 Viga bi-apoiada com balanos, carga permanente e carga mvel.

Os esforos devidos carga permanente foram primeiramente calculados, ou seja, determinaram-se os diagramas de esforo cortante e de momento fletor (Figura 2.7).

Besq A Bdir C

Fesq Fdir

Carga Permanente: Esforos Cortantes [kN]

Carga Permanente: Momentos Fletores [kNm]

Figura 2.7 Esforos internos da carga permanente.

Em seguida, determinaram-se os esforos cortantes mximos e mnimos devidos carga mvel para cada seo transversal adotada da estrutura (Figuras 2.8 a 2.11). O posicionamento do trem-tipo para determinar os valores limites em cada seo segue o procedimento mostrado na seo 2.5.

Cargas Mveis, Linhas de Influncia e Envoltrias de Esforos

30

Posio da carga mvel para QBesq mnimo

Besq
(carga mvel no atuando)

LIQBesq
Posio da carga mvel para QBesq mximo

(Q )

c .m. Besq mn.


c .m. Besq mx .

= [20 ( 1.00 ) + 10 ( 1.00 ) + 10 3 ( 1.00 )] = 60.00 kN


=0

(Q )

Figura 2.8 Esforo cortante mximo e mnimo na seo B esq .

Posio da carga mvel para QBdir mnimo

Bdir
PUC-Rio - Certificao Digital N 0310953/CA

LIQBdir

Posio da carga mvel para QBdir mximo

(QBdir )c.m.. = [20 (0.25) + 10 0.5 3 (0.25)] = 8.75kN mn (QBdir )c.m.. = [20 (1.00) + 10 (0.75) + 10 0.5 3 (0.25) + 10 0.5 12 (1.00)] = +91.25kN mx
Figura 2.9 Esforo cortante mximo e mnimo na seo B dir .

Posio da carga mvel para QC mnimo

LIQC

Posio da carga mvel para QC mximo

(QC )c.m.. = [20 (0.25) + 10 0.5 3 ( 0.25) + 10 0.5 3 ( 0.25)] = 12.50 kN mn (QC )c.m.. = [20 (0.75) + 10 (0.50) + 10 0.5 3 (0.25) + 10 0.5 9 (0.75)] = +57.50 kN mx
Figura 2.10 Esforo cortante mximo e mnimo na seo C .

Cargas Mveis, Linhas de Influncia e Envoltrias de Esforos

31

Posio da carga mvel para QD mnimo

LIQD
Posio da carga mvel para QD mximo

(QD )c.m.. = [20 ( 0.50) + 10 ( 0.25) + 10 0.5 6 ( 0.50) + 10 0.5 3 ( 0.25)] = 31.25kN mn (QD )c.m.. = [20 (0.50) + 10 (0.25) + 10 0.5 6 (0.50) + 10 0.5 3 (0.25)] = +31.25kN mx
Figura 2.11 Esforo cortante mximo e mnimo na seo D .

A Tabela 2.1 mostra os resultados do esforo cortante mximo e mnimo nas sees da estrutura devido a cada carregamento atuante e o valor final das envoltrias de esforo cortante, que esto representadas na Figura 2.12. O
PUC-Rio - Certificao Digital N 0310953/CA

esforo cortante devido carga mvel na extremidade livre do balano corresponde carga de 20 kN posicionada sobre esta seo.
Tabela 2.1 Envoltrias de Esforo Cortante [kN].

Seo A Besq Bdir C D E Fesq Fdir G

Carga Permanente 0 -60 +120 +60 0 -60 -120 +60 0

Carga Mvel mnimo -20.00 -60.00 -8.75 -12.50 -31.25 -57.50 -91.25 0 0 mximo 0 0 +91.25 +57.50 +31.25 +12.50 +8.75 +60.00 +20.00

Envoltrias mnimo -20.00 -120.00 +111.25 +47.50 -31.25 -117.50 -211.25 +60.00 0 mximo 0 -60.00 +211.25 +117.50 +31.25 -47.50 -111.25 +120.00 +20.00

Cargas Mveis, Linhas de Influncia e Envoltrias de Esforos

32

211.25 111.25 47.50

mximos
117.50 31.25 -31.25 -117.50 -47.50 -111.25 -211.25 120 60 20

Envoltrias: Esforos Cortantes [kN]

-20

-60 -120 carga permanente

mnimos faixa de trabalho

Figura 2.12 Envoltrias de Esforo Cortante.

As Figuras de 2.13 a 2.15 mostram como foi feita a determinao dos momentos fletores mximos e mnimos devidos carga mvel para cada seo transversal da estrutura.

Posio da carga mvel para MB mnimo

PUC-Rio - Certificao Digital N 0310953/CA

B
(carga mvel no atuando)

LIMB
Posio da carga mvel para MB mximo

(M B )c.m.. = [20 ( 3.00) + 10 0.5 3 ( 3.00)] = 105.00 kNm mn (M B )c.m.. = 0 mx


Figura 2.13 Momento fletor mximo e mnimo na seo B .

Posio da carga mvel para MC mnimo

LIMC

Posio da carga mvel para MC mximo

(MC )c.m.. = [20 ( 2.25) + 10 0.5 3 ( 2.25) + 10 0.5 3 ( 0.75)] = 90.00 kNm mn (MC )c.m.. = [20 ( 2.25) + 10 (1.50) + 10 0.5 12 (2.25)] = +195.00 kNm mx
Figura 2.14 Momento fletor mximo e mnimo na seo C .

Cargas Mveis, Linhas de Influncia e Envoltrias de Esforos

33

Posio da carga mvel para MD mnimo

LIMD

Posio da carga mvel para MD mximo

(M D )c.m.. = [20 (1.50) + 10 0.5 3 ( 1.50) + 10 0.5 3 ( 1.50)] = 75.00 kNm mn (M D )c.m.. = [20 ( 3.00) + 10 (1.50) + 10 0.5 12 ( 3.00)] = +255.00 kNm mx
Figura 2.15 Momento fletor mximo e mnimo na seo D .

A Tabela 2.2 mostra os resultados do momento fletor mximo e mnimo nas sees da estrutura devido a cada carregamento atuante e o valor final das
PUC-Rio - Certificao Digital N 0310953/CA

envoltrias de momento fletor, que esto representadas na Figura 2.16.


Tabela 2.2 Resultados obtidos na envoltria de momento fletor.

Seo A B C D E F G

Carga Permanente 0 -90 +180 +270 +180 -90 0

Carga Mvel mnimo 0 -105 -90 -75 -90 -105 0 mximo 0 0 +195 +255 +195 0 0

Envoltrias mnimo 0 -195 +90 +195 +90 -195 0 mximo 0 -90 +375 +525 +375 -90 0

-195 -90 90

mnimos

-195 -90

Envoltrias: Momentos Fletores [kNm] mximos

90 195

carga permanente

375

375 525

faixa de trabalho

Figura 2.16 Envoltrias de momento fletor.

Cargas Mveis, Linhas de Influncia e Envoltrias de Esforos

34

Conforme visto, para determinar os valores limites de esforos em uma seo transversal precisa-se conhecer as posies de atuao do trem-tipo que causam esses esforos limites. Para casos mais simples de trem-tipo e linhas de influncia, como no exemplo acima, intuitiva a determinao dessas posies limites. Porm, para casos mais complexos, torna-se impossvel essa determinao por simples observao. Esse problema de determinar posies limites constitui um problema de otimizao, em que o objetivo minimizar e maximizar os valores dos esforos nas sees transversais dos elementos estruturais em funo da posio de atuao do trem-tipo. Porm, no existe uma funo matemtica que descreva a envoltria de esforos de uma estrutura, o que torna impossvel o uso da maioria dos mtodos clssicos de otimizao para resolver este problema, j que muitos deles utilizam derivadas da funo objetivo, como ser visto no capitulo seguinte.

PUC-Rio - Certificao Digital N 0310953/CA

Das könnte Ihnen auch gefallen