Sie sind auf Seite 1von 24

Anlise econmico-financeira da implantao do sistema de biodigestores no Municpio de Toledo (PR)1

Dris Mariani Junges2 Sandra Cristiana Kleinschmitt3 Pery Francisco Assis Shikida4 Josemar Raimundo da Silva5

Resumo: Este artigo objetivou avaliar a viabilidade econmico-financeira da implantao de diferentes modelos de biodigestores em duas propriedades rurais produtoras de sunos no municpio de Toledo, Paran. Como corolrio, os investimentos produziram indicadores que apontaram inviabilidade econmica em uma das propriedades sem a venda de crditos de carbono e viabilidade na outra, com retornos j no segundo ano aps a implantao do biodigestor. No obstante, considerou-se o potencial de gerao de renda e economias e verificou-se que, em propriedades que no geram grande potencial de dejetos, a implantao de biodigestores convencionais invivel econmico e financeiramente. Palavras-chave: suinocultura; dejetos sunos; biodigestores; viabilidade econmico-financeira.

1 Os autores so gratos aos pareceristas desta Revista pelas profcuas sugestes e comentrios. 2 Secretria Executiva pela UNIOESTE. Mestranda em Desenvolvimento Regional e Agronegcio pela UNIOESTE (Toledo/Paran). E-mail: dorismj@hotmail.com. 3 Cientista Social pela UNIOESTE. Mestranda em Desenvolvimento Regional e Agronegcio pela UNIOESTE (Toledo/Paran). Bolsista da CAPES. E-mail: sandracristiana@yahoo.com.br. 4 Professor Associado do Curso de Cincias Econmicas e do Programa de Mestrado em Desenvolvimento Regional e Agronegcio da UNIOESTE (Toledo/Paran). Bolsista de produtividade em pesquisa do CNPq. E-mail: pfashiki@unioeste.br. 5 Professor Colaborador da UNIOESTE, Centro de Cincias Sociais Aplicadas. Mestre em Engenharia de Produo pela UFSM. E-mail:josemar@unioeste.br. Todos os autores atendem no endereo: UNIOESTE, Rua da Faculdade, 645. CEP: 85.903-000. Toledo, PR.

Revista de Economia, v. 35, n. 1 (ano 33), p. 7-30, jan./abril 2009. Editora UFPR

JUNGES, D. & KLEINSCHMITT, S. & SHIKIDA, P. & SILVA, J. Anlise econmico-financeira...

Economic-financial analysis of the biodigestores systems implantation in Toledo town Paran


Abstract: This paper aimed to evaluate the economic-financial viability of the different models of biodigestors implantation in two rural properties, which raise swines in Toledo district, Paran. As corollary, the investments generated indicators which pointed economical inviabilities in one of the properties without the selling of carbon credit and viability in the other one, with feedbacks in the second year after the biodigestor implantation. Despite, it was considered the potential of income and economies generation and it was verified that in properties which do not generate great potential of wastes. The implantation of conventional biodigestors is not economic and financial viable. Keywords: Hog raising; swine wastes; biodigestors; economic-financial viability. JEL: G11

Introduo
A suinocultura uma das atividades rurais mais relevantes em termos econmicos e sociais na Regio Sul do Brasil. Segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatstica (IBGE) (2005), a produo nacional de sunos atingiu 34.063.934 cabeas. Somente na Regio Sul a produo atingiu 15.090.727 cabeas, com destaque para o Estado de Santa Catarina, que liderou o ranking da produo nacional produzindo 6.309.041 sunos. Naquele ano o Paran ocupou a segunda posio na produo nacional, representando para o Estado a quarta economia provinda da pecuria. A problemtica da explorao desta atividade a vasta produo de resduos orgnicos, considerada poluidora. O municpio de Toledo, localizado na Regio Oeste do Paran, est inserido nesta problemtica. Segundo o IBGE (2005), a produo de sunos atingiu 383.026 cabeas, equivalentes a 8,5% da produo do Estado. Assim, esta produo suna tambm representa um grande volume de dejetos que, alm de altamente poluentes, na maioria dos casos no recebem tratamentos adequados, sendo lanados diretamente no ecossistema. Os biodigestores despontam, desta maneira, como uma alternativa para a sustentabilidade da atividade, agregando valor produo, diminuindo custos e impactos ambientais. Diante de tal perspectiva, o objetivo deste artigo analisar a viabilidade econmico-financeira da implantao de diferentes modelos de

Revista de Economia, v. 35, n. 1 (ano 33), p. 7-30, jan./abril 2009. Editora UFPR

JUNGES, D. & KLEINSCHMITT, S. & SHIKIDA, P. & SILVA, J. Anlise econmico-financeira...

biodigestores em duas propriedades diferentes, com diferenciados sistemas de produo, quantidades de sunos e tipos de subsdios. A anlise foi realizada por meio de estudos de casos nas propriedades localizadas no municpio de Toledo, Paran. Para os estudos de caso, duas propriedades foram usadas como base. Na primeira, denominada Granja A, localizada em Trs Bocas, Toledo, a implantao do biodigestor ocorreu em parceria com o Instituto de Tecnologia do Paran (TECPAR), a qual implantou o modelo de Biodigestor com Biossistema Integrado (BSI). Na segunda propriedade, denominada Granja B, localizada prximo ao Rio So Francisco, a trs quilmetros da cidade de Toledo, existe dois biodigestores, um implantado pelo proprietrio, sem denominao especfica de modelo e o outro com parceria da agroindstria Sadia, modelo denominado Suinocultura Sustentvel Sadia (3S). Estas propriedades no comercializam o crdito de carbono, mas na Granja B a Sadia j iniciou os procedimentos legais para a obteno desses crditos. Diante disso, este artigo est estruturado em cinco itens, alm desta introduo. O item seguinte traz um breve panorama da suinocultura na atualidade. Em seguida, so apresentados os procedimentos metodolgicos e o levantamento dos dados. No terceiro item so apresentados os resultados e discusses a partir da anlise de viabilidade econmico-financeira. O quarto e quinto itens trazem, respectivamente, as anlises dos sistemas simulados e de sua comparao. Nas consideraes finais so expostos os pontos conclusivos deste trabalho.

1. Panorama da suinocultura
O Brasil um dos maiores produtores de carne suna do mundo, com possibilidades de expandir ainda mais sua produo. Dentre todos os tipos de carne, a suna dever apresentar maior crescimento no pas, passando de 1,56 milhes de toneladas em 1996 para uma produo estimada em 3.026 milhes de toneladas em 2007 (Casagrande 2003). Para Bezerra (2002), a cadeia produtiva6 da suinocultura paranaense composta por empresas fornecedoras de insumos e equipamentos; criadores e trabalhadores rurais; empresas voltadas para o abate e a industrializao da carne suna e as prestadoras de servios para as diferentes esferas da cadeia produtiva. No municpio de Toledo, a suinocultura garante a sobrevivncia de 30% da populao. Este tambm o percentual da movimentao econmica (valor da produo) do muni-

6 Para aprofundar o entendimento sobre cadeias produtivas, ver Zylbersztajn & Neves (2000).

Revista de Economia, v. 35, n. 1 (ano 33), p. 7-30, jan./abril 2009. Editora UFPR

JUNGES, D. & KLEINSCHMITT, S. & SHIKIDA, P. & SILVA, J. Anlise econmico-financeira...

cpio que se destaca na produo de sunos, sendo um dos maiores produtores nacionais.

1.1 Conseqncias da criao de sunos em escala industrial


Os sistemas integrados de produo suna resultaram na grande concentrao espacial da produo em torno das agroindstrias. Neste sistema, os criatrios confinados constituram-se na base da expanso suincola e induziram adoo do manejo dos dejetos na forma lquida: prtica que exige maior investimento em infra-estrutura (Perdomo 2002). Para Casagrande (2003), a intensificao da criao de sunos em escala industrial trouxe srias conseqncias ambientais devido intensa produo de dejetos. Esses resduos orgnicos so altamente poluentes, tendo um potencial poluidor 4,2 vezes superiores ao esgoto domstico. A situao se agrava, em funo de produtores brasileiros no possurem sistemas de tratamento ou aproveitamento destes. Alm disso, a reduzida rea agricultvel ao redor dos suinocultores impede todo o aproveitamento dos dejetos como fertilizantes. Quanto aos dejetos distribudos nas lavouras, Gaspar (2003) afirma que geralmente os procedimentos adotados se resumem distribuio do material orgnico nas plantaes ou por sepultamento em reas futuramente semeadas. Estes dois procedimentos so poluidores, pois os detritos distribudos sobre a plantao atraem insetos e animais transmissores de doenas. J os enterrados podem ser transportados at o lenol fretico pela chuva, poluindo e comprometendo o manancial de uma regio. Em Toledo e nos municpios da regio Oeste paranaense, a intensificao da suinocultura resultou na melhoria da qualidade gentica do plantel e na reduo dos custos de produo; resultou tambm na melhoria da sanidade do rebanho e no aumento de animais e de produtores. Estes avanos vieram, no entanto, desprovidos de uma preocupao com os impactos ambientais (Casagrande 2003). Segundo Gaspar (2003:46), o retrato desta realidade piora, pois [] a desinformao fez com que pocilgas fossem construdas prximas aos cursos dgua, destino certo de todos os efluentes produzidos pela criao de aves e animais. O agravante desta problemtica causada pelo desenvolvimento desorientado no municpio toledano foi a contaminao do Rio Toledo, responsvel pelo abastecimento de grande parte da gua potvel consumida na cidade.

10

Revista de Economia, v. 35, n. 1 (ano 33), p. 7-30, jan./abril 2009. Editora UFPR

JUNGES, D. & KLEINSCHMITT, S. & SHIKIDA, P. & SILVA, J. Anlise econmico-financeira...

A partir da dcada de 1970, a presso de organizaes no-governamentais de defesa ambiental foi intensificada. No mundo todo, o poder pblico passou a criar leis de proteo ambiental e regular atividades como a suinocultura. Destarte, foram tomadas medidas drsticas para regularizar a produo e o tratamento dos resduos (Gaspar 2003). No Brasil, a Lei dos crimes contra o meio ambiente, cuja aplicao est prevista no art. 60 da Lei Federal n. 9.605/98, pune os transgressores com penas rgidas, ora com priso dos envolvidos ou com pesadas multas (Giordano 2000). Mesmo com a Lei, Nupea (2006) aponta um levantamento das condies operacionais de propriedades suincolas em So Paulo e evidencia que 77% das granjas pesquisadas no tratam seus resduos animais, o que gera um alto risco de degradao ambiental devido ao seu potencial poluidor. O licenciamento ambiental um dos mais importantes instrumentos administrativos da Poltica Nacional do Meio Ambiente (PNMA II) (Roessler & Cesconetto 2003). O rgo responsvel pelo licenciamento no Paran o Instituto Ambiental do Paran (IAP), que definiu regras rgidas para construes de pocilgas/chiqueiros, em especial para os sistemas de tratamento e/ou armazenamento de dejetos, da posio das pocilgas em relao a nascentes e rios, estradas, divisas, ncleos populacionais e habitaes prximas (IAP 2007). As leis atuais vigentes que regularizam a atividade, entretanto, no resolvem os problemas por completo e as novas exigncias tambm podem inviabilizar a atividade, tendo em vista o aumento dos custos para regularizar a produo. Os principais custos referem-se aos institucionais relacionados s licenas de funcionamento; aos custos com alteraes na infra-estrutura; e os custos com a distribuio dos dejetos. Por isso a gesto ambiental relacionada ao desenvolvimento agrcola sustentvel ser o grande desafio e uma das prioridades do milnio (Giordano 2000).

1.2 O surgimento do biodigestor como alternativa de tratamento dos dejetos sunos: um caminho para a sustentabilidade da atividade
A questo que se destaca como produzir carne suna dentro de padres internacionais atendendo as exigncias de qualidade minimizando os impactos ambientais? Para Cruz et al. (2007), os impactos ambientais podem ser minimizados com a disseminao de novas tecnologias para tratamento dos dejetos sunos. Alm de melhorar o meio ambiente, elas podem promover mu-

Revista de Economia, v. 35, n. 1 (ano 33), p. 7-30, jan./abril 2009. Editora UFPR

11

JUNGES, D. & KLEINSCHMITT, S. & SHIKIDA, P. & SILVA, J. Anlise econmico-financeira...

danas nas prticas produtivas, com possibilidades de aumentar a sustentabilidade das granjas e, conseqentemente, da prpria suinocultura. Os retornos econmicos, financeiros, ambientais e sociais se intensificariam na medida em que a sustentabilidade da atividade aumentasse. O primeiro documento que define agricultura e desenvolvimento rural sustentvel surge de uma reunio da Food and Agriculture Organization (FAO) em Den Bosh em 1991. No enunciado, o desenvolvimento sustentvel resultaria da conservao do solo, da gua, dos recursos energticos animais e vegetais. As atividades no poderiam degradar o ambiente, deveriam ser tecnicamente apropriadas, economicamente viveis e socialmente aceitas (Giordano 2000). Nesse sentido, o uso de biodigestores na suinocultura apontado por diversas instituies de pesquisa como uma das solues eficientes sob os pontos de vista econmico, social e ambiental, permitindo agregar valores atividade, como a gerao de biogs e de biofertilizante. Desta maneira, o uso do biodigestor tambm atende a uma das estratgias sugeridas pelo Protocolo de Kyoto7, pois capta o gs metano a partir do dejeto suno e o transforma em dixido de carbono, minimizando a contaminao do ar, o odor e os reflexos na camada de oznio (Cruz et al. 2007:52). Para Casagrande (2003:50), A adoo deste tipo de tecnologia contribui de maneira significativa no tratamento de dejetos de sunos, como forma de minimizar as causas do efeito estufa [], pois a decomposio anaerbica da matria orgnica presente nos resduos libera o gs metano, com potencial de aquecimento global 21 vezes superior ao gs carbnico. Este gs pode ser aproveitado como fonte de energia renovvel, alm de evitar o consumo de combustveis fsseis. Em Toledo, a difuso da implantao de biodigestores abarcada por diversos segmentos. Em 1998, foi formada uma comisso municipal de tratamento e manejo de dejetos sunos, composta por diversas entidades e empresas, como o Instituto de Tecnologia do Paran (TECPAR), Fundao Banco do Brasil, Sadia S/A, Universidade Estadual do Oeste do Paran (UNIOESTE), Instituto Ambiental do Paran (IAP) e Centro de Educao Profissionalizante. Dentre as propostas em estudo, o projeto de Implantao e Difuso de Biossistemas Integrados (BSI) desponta na tentativa de reverter estes agravantes e garantir a sustentabilidade da atividade, fazendo do municpio um dos pioneiros na difuso desta nova tecnologia (Casagrande 2003).
7 O Protocolo de Quioto surgiu de um pacto global pela busca de melhorias no clima do planeta. Ele reconhece o uso de biodigestores como uma das alternativas do Mecanismo de Desenvolvimento Limpo (MDL), que implica assumir responsabilidade para reduzir as emisses de poluentes e promover o desenvolvimento sustentvel.

12

Revista de Economia, v. 35, n. 1 (ano 33), p. 7-30, jan./abril 2009. Editora UFPR

JUNGES, D. & KLEINSCHMITT, S. & SHIKIDA, P. & SILVA, J. Anlise econmico-financeira...

2. Procedimentos metodolgicos
Este artigo utiliza o mtodo de estudo de casos, tendo em vista o estudo exploratrio em duas propriedades rurais produtoras de sunos e que implantaram o sistema de biodigestores, localizadas no municpio de Toledo, Paran. Cada propriedade adotou um modelo distinto de biodigestor. Na Granja A, o modelo implantado para os dois biodigestores foi subsidiado pela TECPAR: modelo BSI. Na Granja B, o modelo misto compreendido por dois biodigestores, o primeiro sem um modelo especfico construdo a partir da concepo do produtor e o outro implantado pelo Instituto Sadia: modelo 3S. De acordo com Lazzarini (1997), a vantagem de realizar pesquisas com mltiplos casos consiste nas evidncias proporcionadas entre estes diferentes contextos, tornando a pesquisa mais robusta. O estudo de caso se aplica quando se deseja obter generalizaes analticas e no estatsticas. Assim, a pesquisa proposta menos rgida em seu planejamento. Nesta anlise, houve levantamento bibliogrfico e coleta de dados secundrios para reforar os objetivos deste estudo. Os dados para a anlise de viabilidade econmico-financeira foram obtidos atravs de entrevistas diretas nas duas propriedades rurais onde esto instalados os biodigestores, nos meses de julho e agosto de 2007. Os dados so relacionados composio estrutural, ao investimento inicial, aos custos de manuteno, alm das receitas e economias obtidas. Dessa maneira, procurou-se analisar a viabilidade econmico-financeira de dois modelos diferentes de biodigestores. A pesquisa apresenta seis indicadores de viabilidade, com trs anlises em cada propriedade. Quatro foram realizados conforme a realidade observada, com e sem subsdio, e dois foram simulados, uma para cada propriedade, prevendo a adequao das propriedades no Projeto de Mecanismo de Desenvolvimento Limpo (MDL). A vida til do projeto especfico contemplou o perodo de dez anos para os principais investimentos, com exceo das lonas do biodigestor, a malha de ferro e o Kanadren-Sapata. Isto gera a necessidade de reinvestimento para a compra e instalao desses equipamentos. Todos os investimentos em capital fixo foram depreciados pelo mtodo linear e o valor residual foi considerado nulo (Nogueira, 1999). O mtodo de depreciao considera o valor atual ou original do ativo, a vida til estimada e o valor residual. Neste mtodo a carga de depreciao rateada constantemente ao longo dos anos. Segundo Casarotto Filho & Kopittke (2000), a perda do valor do bem por deteriorao ou obsolncia no um desembolso, mas um custo, podendo ser abatida das receitas, diminuindo o lucro tributvel.

Revista de Economia, v. 35, n. 1 (ano 33), p. 7-30, jan./abril 2009. Editora UFPR

13

JUNGES, D. & KLEINSCHMITT, S. & SHIKIDA, P. & SILVA, J. Anlise econmico-financeira...

Para o clculo das receitas advindas da venda de crditos de carbono, foram considerados os valores da Bolsa de Mercadorias & Futuros (BM&F). Considerou-se o preo de US$ 5,60 por crdito de carbono e o valor do dlar correspondente a R$ 1,9021, equivalente mdia do ms de setembro (2007). A quantidade de crditos de carbono produzida anualmente em cada propriedade foi obtida a partir do clculo de Damovich et al. (2007).

2.1 Deciso de investimento


Neste artigo foi estimado o investimento necessrio para a instalao dos biodigestores, bem como o retorno que este investimento dar e o tempo necessrio para ressarcir estes custos. A taxa de desconto utilizada para as estimativas de viabilidade foi a taxa de rendimento da Caderneta de Poupana com taxa mdia de juros de 8% a.a.8 Para a avaliao do retorno sobre os investimentos e a despesa do empreendimento, foram utilizados os seguintes indicadores: O Valor Presente Lquido (VPL) um ndice de rentabilidade que permite analisar a viabilidade econmico-financeira de um projeto ao longo prazo. Segundo Nogueira (1999:244), O mtodo do Valor Presente Lquido consiste em transferir para o instante atual todas as variaes de caixa esperadas, descontadas a uma determinada taxa de juros, e som-las algebricamente []. A Taxa Interna de Retorno (TIR) um ndice relativo que mede a rentabilidade de um investimento ao longo de um perodo de tempo. Tambm pode ser entendida como a taxa de desconto que anula o valor do VPL, equivalente a zero. Esta [] a taxa de juros que torna uma srie de recebimentos e desembolsos equivalente na data presente [] (Nogueira 1999:249). Por sua vez, a Taxa de Rentabilidade (TR) consiste na relao entre o VPL, determinado a partir da Taxa Mnima de retorno (TMA), e o valor atualizado dos gastos de capital. O perodo de recuperao econmica de capital, Payback, o tempo necessrio para o investimento ou o empreendimento recuperar o capital investido, que consiste em determinar a quantidade de perodos necessrios para recuperar este capital.

3. Resultados e discusses 3.1 Granja A


Na propriedade de Trs Bocas, a suinocultura realizada desde 1967. Atualmente o proprietrio comercializa os leites sados da creche sem
8 No Brasil, comum a Taxa Mnima de Atratividade ser igual a caderneta de poupana, isto no caso de pessoas fsicas (Casarotto Filho & Kopittke 2000).

14

Revista de Economia, v. 35, n. 1 (ano 33), p. 7-30, jan./abril 2009. Editora UFPR

JUNGES, D. & KLEINSCHMITT, S. & SHIKIDA, P. & SILVA, J. Anlise econmico-financeira...

parcerias com agroindstrias locais. Somente os leites em fase de terminao so negociados com uma agroindstria localizada no municpio de Toledo, Paran. O sistema produtivo praticado na propriedade o Ciclo Completo. 9 A propriedade composta por 450 matrizes, 15 reprodutores que reproduzem 11.000 leites por ano. A propriedade tambm realiza a terminao de 1.400 leites. Os biodigestores foram implantados em 2001 com parceria da TECPAR. O sistema de tratamento utilizado para os dejetos o Biossistema Integrado (BSI) que valoriza a sustentabilidade na propriedade e o equilbrio com a natureza. A suinocultura ocupa apenas um do total de 32 hectares desta propriedade, com uma pocilga de 2.700 m2 para o alojamento dos animais. O tratamento dos dejetos realizado por dois biodigestores e quatro lagoas de armazenamento utilizadas para a criao de algas. Os biodigestores so alimentados continuamente e recebem os dejetos a partir das canalizaes, acumulados em uma caixa antes de entrarem no equipamento. No interior do biodigestor os dejetos sofrem decomposio anaerbica e precisam de dez dias desde o momento que entram no biodigestor at sua sada para as lagoas de conteno. O volume de dejetos produzidos diariamente de aproximadamente 35.010 litros, correspondendo a 12.778,65 m3/ano. Toda a capacidade de produo do biodigestor utilizada para a transformao em biogs e biofertilizante, sendo que o biogs captado canalizado e transformado em energia mecnica que alimenta motores utilizados no preparo da alimentao de sunos e peixes. O biofertilizante utilizado para fertilizar a lavoura e para a criao de algas, usadas como alimento para os peixes. Alguns autores como Konzen (1998), por exemplo, estipularam a quantidade de produo de dejetos produzidos por categoria suna. Na Tabela 1 esto apresentados os nmeros relativos quantidade de dejetos que cada suno produz diariamente na propriedade.

9 Contempla todas as etapas da produo.

Revista de Economia, v. 35, n. 1 (ano 33), p. 7-30, jan./abril 2009. Editora UFPR

15

JUNGES, D. & KLEINSCHMITT, S. & SHIKIDA, P. & SILVA, J. Anlise econmico-financeira...

TABELA 1 PRODUO DE DEJETOS NA GRANJA A POR CATEGORIA

Categoria 25 - 100 kg Porcas Reposies Cobrio e Gestantes Porcas em Lactao com Leites Macho Leites Total Geral

Dejetos Lquidos (l/dia) 7,00 16,00 27,00 9,00 1,40

Quant. de Sunos 1.400 225 225 15 11.000

Quant. Produzida (l/dia) 9.800 3.600 6.075 135 15.400 35.010

Fonte: dados da pesquisa com base em Damovich et al. 2007:10.

Os investimentos relativos ao sistema de biodigestores foram realizados atravs de linhas especficas de crdito do Banco do Brasil. A Prefeitura de Toledo subsidiou recursos para a terraplanagem. A Tabela 2 detalha os custos para implantao do sistema de biodigestor na Granja A. A manuteno diria, sendo necessrio misturar o dejeto para no secar e fixar-se nas laterais. A cada quatro anos necessria a realizao da limpeza interna dos biodigestores e da troca das mantas. A cada dois anos necessria a renovao da licena ambiental e a cada ano realizase a manuteno dos equipamentos. A depreciao foi contabilizada na discriminao dos custos de manuteno do sistema. Os valores esto explicitados na Tabela 3, discriminados por ano. Foram considerados como receita os itens de economia gerados na propriedade a partir da implantao dos biodigestores, como: economias de consumo de energia eltrica; reduo em 50% dos dejetos espalhados na lavoura, ou seja, aproximadamente 600 cargas so espalhadas na lavoura anualmente, isto significa que, antes da implantao dos biodigestores eram distribudas na propriedade 1.200 cargas de dejetos por ano ao custo de R$ 25,00 por carga; e, a criao de algas como alimento para a piscicultura em cativeiro, isto gera uma economia de 25% da rao total para os peixes. Os valores das receitas do biodigestor na Granja A esto especificados na Tabela 4.

16

Revista de Economia, v. 35, n. 1 (ano 33), p. 7-30, jan./abril 2009. Editora UFPR

JUNGES, D. & KLEINSCHMITT, S. & SHIKIDA, P. & SILVA, J. Anlise econmico-financeira...

TABELA 2 DISCRIMINAO DOS CUSTOS PARA IMPLANTAO DO SISTEMA DE BIODIGESTOR NA GRANJA A


Investimento Inicial Equipamentos Biodigestores Manta plstica Rede de Tubulaes Cano PVC Motor Gerador de energia mecnica Total sub-valor dos equipamentos Montagem do sistema de Biodigestores Terraplanagem Obras civis Instalao, montagem, frete e mo-de-obra Total sub-valor da montagem dos biodigestores Taxas, Impostos e Licenciamento Licena prvia (IAP) Licena de instalao (IAP) Licena de operao (IAP) Publicao no Dirio Oficial 1 fase Publicao no Dirio Oficial 2 fase Publicao em jornal de circulao Registro de imveis Total sub-valor das taxas, impostos e licenciamento Total Geral
Fonte: dados da pesquisa.

Quantidade

Valor Unit.(R$)

Valor Total(R$)

2 un 480 m2 150 m 80 m 1 un

36.600,00 18,69 20,00 87,00 5.000,00

73.200,00 8.971,20 3.000,00 6.960,00 5.000,00 97.131,20

300 horas 1 un 1 un

130,00 7.000,00 10.000,00

45.000,00 7.000,00 10.000,00 62.000,00

18 (UPF/PR) 30 (UPF/PR) 24 (UPF/PR) 3 un 2 un 5 un 1 un

51,98 51,98 51,98 18,50 34,50 20,00 23,50

934,38 1.559,40 1.247,52 55,50 69,00 100,00 23,50 3.989,30 163.120,50

Revista de Economia, v. 35, n. 1 (ano 33), p. 7-30, jan./abril 2009. Editora UFPR

17

JUNGES, D. & KLEINSCHMITT, S. & SHIKIDA, P. & SILVA, J. Anlise econmico-financeira...

TABELA 3 DISCRIMINAO DOS CUSTOS DE MANUTENO DO SISTEMA DE BIODIGESTOR NA GRANJA A

Custos de Manuteno Manuteno dos equipamentos Limpeza interna dos biodigestores Troca de manta Renovao da Licena Ambiental Depreciao Total Geral
Fonte: dados da pesquisa.

Anos 1, 3, 5, 7 e 9 300,00 0,00 0,00 0,00 11.058,80 11.358,80

Anos 2, 6 e 10 300,00 0,00 0,00 1.267,52 11.058,80 12.626,32

Anos 4 e 8 300,00 720,00 8.971,00 1.267,52 11.058,80 21.777,52

TABELA 4 DISCRIMINAO DAS RECEITAS DO SISTEMA DE BIODIGESTOR NA GRANJA A


Receitas - Economias Energia eltrica* Espalhar o dejeto Rao para peixes Total Geral Quantidade Valor Unitrio(R$) Valor Anual(R$) 75.230 kWh 600 cargas 3.500 kg 0,15951 25,00 0,70 11.999,94 15.000,00 2.450,00 29.449,94

Fonte: dados da pesquisa. * No foi explicitado como feita a converso da produo de dejetos de m 3 para kWh, pois o produtor mede a produo do biogs pela reduo dos custos em energia eltrica paga para a COPEL.

Para este caso, a anlise de viabilidade econmico-financeira foi realizada com e sem o subsdio da terraplenagem. A partir dos valores dos investimentos, custo de manuteno e das receitas obteve-se o fluxo de caixa do sistema por um perodo de dez anos. Assim, a anlise de viabilidade econmico-financeira sem subsdio considerando uma TMA de 8% obteve-se VPL negativo no valor de R$ 59.182,20, TIR de -1,08%, TR de -36,30% e payback negativo para o perodo considerado. J a anlise de viabilidade econmico-financeira com subsdio

18

Revista de Economia, v. 35, n. 1 (ano 33), p. 7-30, jan./abril 2009. Editora UFPR

JUNGES, D. & KLEINSCHMITT, S. & SHIKIDA, P. & SILVA, J. Anlise econmico-financeira...

considerando uma TMA de 8% obteve-se um VPL negativo no valor de R$ 14.182,20, TIR de 5,20%, TR de -12,00% e payback negativo.

3.2 Granja B
A granja B est localizada prxima ao Rio So Francisco, a trs quilmetros da cidade de Toledo. Na propriedade a suinocultura realizada desde 1979 e atualmente realizada de forma intensiva e integrada a agroindstria Sadia. A suinocultura ocupa apenas 3,6 hectares do total de 96 hectares desta propriedade. A produo composta por oito pocilgas que totalizam 9.553 m2 em construo, com capacidade para abrigar 15.000 leites, o que representa 105.000 litros de dejetos produzidos diariamente, correspondendo a 38.325,00 m 3/ano. Nesta propriedade pratica-se a Unidade de Terminao (UT).10 O tratamento dos dejetos realizado por dois modelos de biodigestores, um deles idealizado pelo proprietrio construdo em 2003 e o outro modelo desenvolvido pela Sadia (3S), construdo em 2006. Os biodigestores so alimentados continuamente e so complementares um ao outro, recebendo os dejetos a partir das canalizaes que saem da granja, ou seja, durante 22 dias os dejetos so alojados no biodigestor particular, aps este tempo de reteno os dejetos so transferidos para o biodigestor 3S, permanecendo mais 22 dias, totalizando 44 dias de reteno dos dejetos. Como nesta propriedade no existe um sistema integrado, o biofertilizante bombeado para a lavoura. Os investimentos aplicados para a construo do biodigestor idealizados pelo proprietrio foram realizados com recursos prprios, com exceo da escavao da vala de 1.500 metros que liga a propriedade agroindstria Lactobom, sendo subsidiada pela Prefeitura de Toledo. A Tabela 5 detalha os custos para a implantao do sistema de biodigestor particular na Granja B. O modelo 3S foi subsidiado pela Sadia visando a obteno dos crditos de carbono. A agroindstria subsidiou a implantao do sistema de biodigestor, em contrapartida requer o direito de comercializar 100% dos crditos de carbono da propriedade durante dez anos. Alm da implantao, a empresa tambm subsidia todos os custos de manuteno, bem como os custos de certificao da propriedade ao MDL. Os custos de implantao esto especificados na Tabela 6.

10 Fase de crescimento do leito (25 quilos) at a terminao (100 quilos).

Revista de Economia, v. 35, n. 1 (ano 33), p. 7-30, jan./abril 2009. Editora UFPR

19

JUNGES, D. & KLEINSCHMITT, S. & SHIKIDA, P. & SILVA, J. Anlise econmico-financeira...

TABELA 5 DISCRIMINAO DOS CUSTOS PARA A IMPLANTAO DO SISTEMA DE BIODIGESTOR PARTICULAR NA GRANJA B
Produtos Equipamentos Caixa d'gua Caixas de Filtros Tanque de filtragem especial Tanque de filtragem simples Tanques de reteno de gs Encanamento de aquecedor Manta interna Manta especial Motor bomba Motores Gerador de energia mecnica Malha de ferro Compressor Cano PVC Total sub-valor dos equipamentos Montagem do Sistema de Biodigestor Terraplanagem Escavao Cimento Ferro Projeto tcnico Instalao, Montagem, Frete e Mo-de-obra Total sub-valor da montagem dos biodigestores Taxas, Impostos e Licenciamento Licena Prvia (IAP) Licena de Instalao (IAP) Licena de Operao (IAP) Publicao no Dirio Oficial 1 fase Publicao no Dirio Oficial 2 fase Publicao em jornal de circulao Registro de Imveis Total sub-valor das taxas, impostos e licenciamento Total Geral 18 (UPF/PR) 30 (UPF/PR) 24 (UPF/PR) 3 un 2 un 5 un 1 un 51,98 51,98 51,98 18,50 34,50 20,00 23,50 934,38 1.559,40 1.247,52 55,50 69,00 100,00 23,50 3.989,30 256.031,91 275 horas 30 horas 1 un 1 un 1 un 1 un 130,00 130,00 25.000,00 18.000,00 26.000,00 15.000,00 35.750,00 3.900,00 25.000,00 18.000,00 26.000,00 15.000,00 123.650,00 1 un 3 un 4 un 2 un 2 un 1 un 713 m2 1.344 m2 7 un 2 un 1 un 1 un 1 un 1.500 m 12.000,00 300,00 4.000,00 1.200,00 6.000,00 15.000,00 15,25 18,69 2.000,00 3.000,00 6.000,00 600,00 4.500,00 2,00 12.000,00 900,00 16.000,00 2.400,00 12.000,00 15.000,00 10.873,25 25.119,36 14.000,00 6.000,00 6.000,00 600,00 4.500,00 3.000,00 128.392,61 Quantidade Valor Unit. (R$) Valor total (R$)

Fonte: dados da pesquisa.

20

Revista de Economia, v. 35, n. 1 (ano 33), p. 7-30, jan./abril 2009. Editora UFPR

JUNGES, D. & KLEINSCHMITT, S. & SHIKIDA, P. & SILVA, J. Anlise econmico-financeira...

TABELA 6 DISCRIMINAO DOS CUSTOS PARA A IMPLANTAO DO SISTEMA DE BIODIGESTOR 3S NA GRANJA B


Investimento Inicial Equipamentos Tubo 150 mm Manta interna Manta especial Caixa de alvenaria Tampo para tubos Caixa d'gua para vlvula de segurana Tubo 75 mm Registro Bota Parabolt Chapa zincada Kanadren, sapata Ginchene Valor total dos equipamentos Montagem do Sistema de Biodigestores Terraplanagem Calha concreto Mo-de-obra Valor total da montagem do sistema de biodigestores Taxas, Impostos e Licenciamento Licena Prvia (IAP) Licena de Instalao (IAP) Licena de Operao (IAP) Publicao no Dirio Oficial 1 fase Publicao no Dirio Oficial 2 fase Publicao em jornal de circulao Registro de Imveis Total sub-valor das taxas, impostos e licenciamento Total Geral
Fonte: dados da pesquisa.

Quantidade Valor Unit. (R$) Valor total (R$)

12 un 1.200 m2 2.260 m2 4 un 4 un 2 un 2 un 2 un 4 un 1.020 180 m 100 m 246 m2

120,00 15,25 18,69 450,00 35,00 89,00 84,50 89,00 28,70 3,90 9,00 6,90 15,25

1.440,00 18.300,00 42.239,40 1.800,00 140,00 178,00 169,00 178,00 144,80 3.978,00 1.620,00 690,00 3.751,50 74.628,70

65 horas 148 un 1 un

130,00 81,00 9.965,00

8.450,00 11.988,00 9.965,00 30.403,00

18 (UPF/PR) 30 (UPF/PR) 24 (UPF/PR) 3 un 2 un 5 un 1 un

51,98 51,98 51,98 18,50 34,50 20,00 23,50

934,38 1.559,40 1.247,52 55,50 69,00 100,00 23,50 3.989,30 109.021,00

Revista de Economia, v. 35, n. 1 (ano 33), p. 7-30, jan./abril 2009. Editora UFPR

21

JUNGES, D. & KLEINSCHMITT, S. & SHIKIDA, P. & SILVA, J. Anlise econmico-financeira...

O biodigestor particular precisa de assistncia tcnica e manuteno dos equipamentos constantemente. A cada ano necessita-se de assistncia tcnica especializada, manuteno dos equipamentos em geral e tambm os especficos para a fertirrigao, bem como a troca da malha de ferro. A cada perodo de quatro anos realizada a troca das mantas e a cada de dois anos a renovao da licena do IAP. A depreciao foi contabilizada na discriminao dos custos de manuteno do sistema. Os valores e custos esto explicitados na Tabela 7, discriminados por ano.
TABELA 7 DISCRIMINAO DOS CUSTOS DE MANUTENO DO BIODIGESTOR PARTICULAR NA GRANJA B
Custos de Manuteno Assistncia tcnica Manuteno dos equipamentos (geral) Manuteno dos equipamentos (fertirrigao) Malha de ferro Mantas Renovao da Licena Ambiental Depreciao Total Geral
Fonte: dados da pesquisa.

Anos 1, 3, 5, 7 e 9 12.000,00 4.000,00 4.000,00 600,00 0,00 0,00 18.778,00 39.378,15

Anos 2, 6 e 10 12.000,00 4.000,00 4.000,00 600,00 0,00 1.267,52 18.778,00 40.645,67

Anos 4 e 8 12.000,00 4.000,00 4.000,00 600,00 35.992,36 1.267,52 18.778,00 76.638,03

J a manuteno do biodigestor 3S realizada pela Sadia, no sendo contabilizados os custos quando considerado analise com subsdios, pois a empresa no repassa estes custos ao produtor. Assim como no biodigestor particular, o modelo 3S necessita a cada ano de assistncia tcnica especializada, manuteno dos equipamentos e a troca do Kanadren-Sapata. A cada perodo de quatro anos realizada a troca das mantas e a cada de dois anos a renovao da licena do IAP. A depreciao foi contabilizada na discriminao dos custos de manuteno do sistema. Os valores esto apresentados na Tabela 8, estando discriminados por ano. Toda a capacidade de produo do biodigestor utilizada para a transformao em biogs, energia eltrica e biofertilizante. A metade da produo do biogs comercializada para a agroindstria processadora de leite Lactobom.11 Este gs canalizado at as instalaes da empresa, situada aproximadamente a 1.500 metros da propriedade. Os outros
11 Antes da implantao, j havia uma noo da produtividade energtica, neste sentido implantouse o biodigestor e canalizou-o para a agroindstria. A manuteno da demanda da agroindstria ocorre, pois o proprietrio da Lactobom filho do proprietrio da Granja B. Quanto ao preo do gs produzido pela granja, a empresa consegue economizar um valor bem acima do preo pago para a empresa de energia COPEL. Como no municpio ainda no existe a venda de biogs e no se mensura o valor por quantidade, o preo pago pelo biogs muito mais barato que o pago pela energia eltrica.

22

Revista de Economia, v. 35, n. 1 (ano 33), p. 7-30, jan./abril 2009. Editora UFPR

JUNGES, D. & KLEINSCHMITT, S. & SHIKIDA, P. & SILVA, J. Anlise econmico-financeira...

TABELA 8 DISCRIMINAO DOS CUSTOS DE MANUTENO DO BIODIGESTOR 3S NA GRANJA B

Custos de Manuteno Assistncia tcnica Manuteno anual dos equipamentos Kanadren, Sapata Mantas Taxa IAP Depreciao Total Geral
Fonte: dados da pesquisa.

Anos 1, 3, 5, 7 e 9 2.000,00 500,00 690,00 0,00 0,00 8.135,92 11.325,92

Anos 2, 6 e 10 2.000,00 500,00 690,00 0,00 1.267,52 8.135,92 12.593,44

Anos 4 e 8 2.000,00 500,00 690,00 60.539,40 1.267,52 8.135,92 73.132,84

50% do biogs so utilizados na propriedade, sendo transformados em energia mecnica. Com a implantao do biodigestor, houve uma reduo quase que total das despesas para espalhar os dejetos na lavoura, ou seja, antes da implantao 7.200 cargas de dejetos por ano eram distribudas na propriedade ao custo de R$ 25,00 por carga, depois da implantao do biodigestor todo o dejeto passou a ser fertirrigado para a lavoura. Os custos para manter a fertirrigao so R$ 4.000 por ano, conforme especificado na Tabela 7. A discriminao das receitas e economias geradas na Granja B est especificada na Tabela 9.
TABELA 9 DISCRIMINAO DAS RECEITAS E ECONOMIAS GERADAS NA GRANJA B
Receitas - Economias Energia eltrica* Venda de biogs Reduo espalhar o dejeto Total Geral Quantidade 225.691 kWh 1 un 7.200 cargas Valor Unitrio (R$) 0,15951 18.000,00 25,00 Valor Anual (R$) 36.000,00 18.000,00 180.000,00 234.000,00

Fonte: dados da pesquisa. * No foi explicitado como feita a converso da produo de dejetos de m3 para kWh, pois o produtor mede a produo do biogs pela reduo dos custos em energia eltrica paga para a COPEL. J a venda do biogs no por quantidade, portanto o proprietrio cobra um valor prestabelecido.

Revista de Economia, v. 35, n. 1 (ano 33), p. 7-30, jan./abril 2009. Editora UFPR

23

JUNGES, D. & KLEINSCHMITT, S. & SHIKIDA, P. & SILVA, J. Anlise econmico-financeira...

Para este caso, a anlise de viabilidade econmico-financeira foi realizada com e sem o subsdio da Sadia e da Prefeitura municipal. A partir dos valores dos investimentos, dos custos de manuteno e das receitas obteve-se o fluxo de caixa do sistema por um perodo de dez anos. Assim, os investimentos iniciais para a anlise de viabilidade econmicofinanceira sem subsdio custaram R$ 365.052,91 e considerando a TMA de 8% obteve-se um VPL positivo no valor de R$ 733.592,81, TIR de 45,47%, TR de 201,00% e payback do segundo para o terceiro ano. J os investimentos iniciais para a anlise de viabilidade econmico-financeira com subsdio custaram R$ 252.131,91 e considerando a TMA de 8% obteve-se VPL positivo no valor de R$ 1.003.806,50, TIR de 75,47%, TR de 398,10% e payback do primeiro para o segundo ano.

4. Sistemas Simulados
Analisando os resultados obtidos nas Granjas A e B, percebe-se que a Granja A, sem subsdios, no recupera os investimentos ao longo dos dez anos, o que torna o investimento invivel econmico e financeiramente. J na Granja B no seriam necessrios outros estudos para provar a viabilidade do investimento. Entretanto, esses resultados servem de reflexo e de comparao para uma outra anlise, ou seja, quais seriam os retornos para esses produtores caso eles tambm comercializassem os crditos de carbono? Diante disso, simularam-se dois cenrios, no qual os produtores realizam todos os investimentos, custos de manuteno e rastreabilidade. Alm disso, as receitas j citadas para cada Granja somam-se aos possveis ganhos com a comercializao dos crditos de carbono. Alm dos investimentos nos sistemas de biodigestores, a comercializao de crdito de carbono exige certificao e rastreabilidade. Estes custos sero simulados para cada propriedade excluindo qualquer tipo de subsdio.

4.1 Granja A
Na Granja A os investimentos para implantar os biodigestores sem subsdios foram R$ 163.120,50, os custos de manuteno anual so as especificadas na Tabela 3 e as receitas anuais foram de R$ 29.449,94. J os custos totais para a certificao da propriedade totalizam R$ 164.800,00, especificados na Tabela 10.

24

Revista de Economia, v. 35, n. 1 (ano 33), p. 7-30, jan./abril 2009. Editora UFPR

JUNGES, D. & KLEINSCHMITT, S. & SHIKIDA, P. & SILVA, J. Anlise econmico-financeira...

TABELA 10 DISCRIMINAO DOS CUSTOS PARA A IMPLANTAO DO MDL PARA PEQUENOS SUINOCULTORES PARA A OBTENO DOS CRDITOS DE CARBONO

Investimento Inicial Despesas de Viagens Validao Registro Verificao PDD Total Geral

Quantidade Valor Unit. (R$) Valor total (R$) 1 un 1 un 1 un 1 un 1 un 37.800,00 22.000,00 22.000,00 28.000,00 55.000,00 37.800,00 22.000,00 22.000,00 28.000,00 55.000,00 164.800,00

Fonte: Organizao das Cooperativas Brasileiras (OCB) (2007).

Os custos de monitoramento/rastreabilidade anuais esto especificados na Tabela 11.


TABELA 11 DISCRIMINAO DOS CUSTOS ANUAIS DE MONITORAMENTO/RASTREABILIDADE DO MDL PARA PEQUENOS SUINOCULTORES PARA A OBTENO DOS CRDITOS DE CARBONO

Custos de Manuteno Verificao Anual Monitoramento Anual Total Geral


Fonte: Organizao das Cooperativas Brasileiras (OCB) (2007).

Anual 22.400,00 2.000,00 24.400,00

A produo diria de 35.010 l/dia de dejetos, quando convertida em crditos de carbono, pode gerar uma receita anual de R$ 65.841,45. O resultado da simulao mostra para uma TMA de 8%, uma TIR de 11,56%, um VPL de R$ 54.093,29, TR de 16,50% e payback entre os anos oito e nove.

4.2 Granja B
Na Granja B os investimentos para implantar os dois biodigestores sem subsdio tanto da Sadia como da Prefeitura municipal foram R$ 365.052,91 e as receitas anuais foram de R$ 234.000,00. J os custos de manuteno anual esto especificados nas Tabelas 7 e 8. O custo de certificao da propriedade totaliza R$ 164.800,00 e os custos de

Revista de Economia, v. 35, n. 1 (ano 33), p. 7-30, jan./abril 2009. Editora UFPR

25

JUNGES, D. & KLEINSCHMITT, S. & SHIKIDA, P. & SILVA, J. Anlise econmico-financeira...

rastreabilidade anual so R$ 24.400,00. As receitas obtidas a partir da venda de crditos de carbono, com a produo diria de 105.000 l/dia de dejetos, podem totalizar R$ 197.467,93 por ano. O resultado da simulao mostra para uma TMA de 8%, uma TIR de 64,81%, um VPL de R$ 1.730.092,70, TR de 326,50% e um payback do primeiro para o segundo ano.

5. Comparao dos sistemas


Os itens de comparao da anlise de viabilidade entre as duas granjas so apresentados no Tabela 12.
TABELA 12. QUADRO COMPARATIVO DA ANLISE DE VIABILIDADE ECONMICO-FINANCEIRA
Granja A Com Subsdio Investimento Inicial (R$) Manuteno mdia (R$) Receitas / economias (R$) TMA (%) TIR (%) VPL (R$) TR (%) Payback 118.120,50 14.080,80 29.449,94 8,00 5,20 -14.182,20 -12,00 negativo Sem Subsdio 163.120,50 14.080,80 29.449,94 8,00 -1,08 -59.182,20 -36,30 negativo Venda de Crdito de Carbono 327.920,50 38.480,80 95.291,39 8,00 11,56 54.093,29 16,50 Entre 8 e e o 9 ano Com Subsdio 252.131,91 47.210,38 234.000,00 8,00 75,47 Granja B Venda de Crdito de Carbono 529.852,91 95.677,94 431.467,93 8,00 64,81 1.730.092,70 326,50 Entre o 1 e o 2 ano

Sem Subsdio 365.052,91 71.227,94 234.000,00 8,00 45,47

1.003.806,5733.592,81 0 398,10 Entre o 1 e o 2 ano 201,00 Entre 2 e o 3 ano

Fonte: dados da pesquisa.

A anlise comparativa entre os sistemas analisados, com base na metodologia utilizada, apontou a inviabilidade econmico-financeira na Granja A sem a comercializao dos crditos de carbono, a qual apresentou VPL, TR e payback negativos. Com a venda dos crditos de carbono, a Granja A apresentou para e perodo de anlise VPL de R$ 54.093,29, TIR de 11,56%, TR de 16,50% e payback entre os anos oito e nove. Em contrapartida, a Granja B apresentou grande viabilidade nas trs simulaes, com TIR acima de 45%, VPL acima de R$ 730.000,00, TR

26

Revista de Economia, v. 35, n. 1 (ano 33), p. 7-30, jan./abril 2009. Editora UFPR

JUNGES, D. & KLEINSCHMITT, S. & SHIKIDA, P. & SILVA, J. Anlise econmico-financeira...

acima de 200,00%, com possibilidade mxima de retorno dos investimentos em menos de trs anos. Conforme estes parmetros, o sistema de biodigestores implantado na Granja B pode ser considerado um bom investimento. Diante de tal cenrio, a questo que merece destaque esta: como investimentos similares obtm retornos diferenciados? As caractersticas de produo suna observada em cada granja permitem apontar para as seguintes evidncias: 1) O manejo do dejeto, na Granja B, sob forma de fertirrigao, reduz quase 100% dos custos de distribuio dos dejetos na lavoura, se comparada forma tradicional; 2) A Granja A produz 35.010 l/dia de dejetos, enquanto a Granja B produz 105.000 l/dia de dejetos, conseqentemente a Granja B gera maior produo de biogs, maior economia de energia eltrica e crditos de carbono. Estes resultados sinalizam que a grande quantidade de dejetos viabiliza a implantao de biodigestores. Ocorre que a maioria das propriedades do municpio de Toledo se diferenciam do porte da Granja B, inviabilizando econmica e financeiramente a implantao desses biodigestores convencionais (Casagrande 2003). Os ganhos ambientais, considerados por si s, no motivam os pequenos suinocultores a implantar o sistema de biodigestores em suas propriedades. Atualmente os MDLs so limitados a alguns produtores, por isso investir em um projeto que viabilize o custo de adequao s leis ambientais e ainda agreguem maior rentabilidade produo podem tornar a suinocultura sustentvel. Na tentativa de viabilizar o acesso a proponentes de baixa renda a programas de crdito de carbono, ou mesmo fomentar projetos de menor volume de RCE (Reduo Certificada de Emisses), foi aprovada, no mbito da CQNUMC (Conveno Quadro das Naes Unidas sobre Mudana do Clima), uma modalidade especfica para contemplar projetos de pequena escala. Suas exigncias e metodologias foram simplificadas no intuito de reduzir os custos de transao e, assim, incentivar o envolvimento de pequenos empresrios atravs de arranjos associativistas. Ento, necessria se faz a interveno pblica, com polticas efetivas quer seja na aplicao de subsdios diretos nas propriedades, seja em investimentos em modelos com custos reduzidos ou em modelos de biodigestores coletivos. Assim, a juno de polticas pblicas com a interveno de organizaes no-governamentais, cooperativas ou associaes de suinocultores viabilizariam a suinocultura sustentvel no municpio. Entende-se que o poder pblico deveria oferecer subsdios econmicos para a implantao de qualquer modelo de biodigestor. J as associaes de suinocultores poderiam viabilizar e facilitar o

Revista de Economia, v. 35, n. 1 (ano 33), p. 7-30, jan./abril 2009. Editora UFPR

27

JUNGES, D. & KLEINSCHMITT, S. & SHIKIDA, P. & SILVA, J. Anlise econmico-financeira...

credenciamento e a comercializao dos crditos de carbono, alm de difundir a prtica e esclarecer os ganhos e custos com a implantao dos Mecanismos de Desenvolvimento Limpo.

6. Consideraes finais
O objetivo deste artigo foi analisar a viabilidade econmico-financeira da implantao de diferentes modelos de biodigestores em duas propriedades rurais produtoras de sunos no municpio de Toledo, Paran. As propriedades foram comparadas de acordo com as variaes de receitas e de custos operacionais. Os resultados apresentados nas variaes de receita e de custos dos sistemas de biodigestores, de acordo com a anlise de viabilidade econmico-financeira, e por meio de indicadores de rentabilidade, mostram que os investimentos no se encontram viveis financeiramente na Granja A sem a implantao do MDL. A Granja B, independente da simulao realizada, apresentou viabilidade econmico-financeira. O desempenho da Granja B est influenciado pela grande quantidade de produo de sunos (15.000 leites) e, conseqentemente, de dejetos, que geram maiores economias e crditos de carbono. Ressalta-se, assim, que a viabilidade foi determinada pelas especificidades da produo suna nas propriedades analisadas. Apesar da implantao dos biodigestores ser intensa na regio, na atualidade no existem informaes da eficincia dos diferentes sistemas na produo dos biodigestores. Apesar de existir tecnologias de biodigestores para granjas pequenas, o custo alto e a tecnologia pouco difundida, sendo assim, torna-se necessrio a grande produo de sunos. Os custos para implantar o MDL em uma propriedade pequena so os mesmos de uma propriedade de grande porte e isso inviabiliza em grande parte a implantao do biodigestor e do MDL. Alm disso, depende tambm da forma como o agricultor procede para obter o mximo de lucro ou de economia depois da implantao do biodigestor. A implantao do sistema de biodigestores no municpio de Toledo, Paran, um caminho alternativo para o crescimento econmico, ao qual pode gerar biogs, energia eltrica, combustveis alternativos e ganhos com a comercializao dos crditos de carbono. Os impactos ambientais provocados pelos dejetos no meio ambiente seriam reduzidos, melhorando a qualidade de vida da populao. Torna-se necessria, no entanto, a projeo de modelos de biodigestores diferenciados dos convencionais, para contemplar as propriedades que no possuem alta produo de sunos como a Granja A, minimizando, assim, os custos de certificao, implantao e manuteno desses sistemas.

28

Revista de Economia, v. 35, n. 1 (ano 33), p. 7-30, jan./abril 2009. Editora UFPR

JUNGES, D. & KLEINSCHMITT, S. & SHIKIDA, P. & SILVA, J. Anlise econmico-financeira...

Por ltimo, mas no menos importante, os biodigestores analisados esto em funcionamento h pouco tempo. Isto evidencia a necessidade de outros estudos de anlise de funcionamento e de desempenho destes modelos.

Referncias
BEZERRA, Severino (2002). Gesto ambiental da propriedade suincola: um modelo baseado em um biossistema integrado. Florianpolis: dissertao de mestrado, Universidade Federal de Santa Catarina, Programa de PsGraduao em Engenharia de Produo. BOLSA DE MERCADORIAS & FUTUROS BM&F. (2007). Perguntas freqentes. URL: http://www.bmf.com.br/portal/pages/MBRE/faq.asp/. Acesso em: 14 de setembro de 2007. CANUTO, O. (1991). Ciclos de vida do produto e vantagens de internacionalizao de capacidades tecnolgicas, sob uma abordagem evolucionista. XIX Encontro Nacional de Economia ANPEC. Anais. Braslia. CASAGRANDE, Luiz F. (2003). Avaliao descritiva de desempenho e sustentabilidade entre uma granja suincola convencional e outra dotada de um biossistema integrado (B.S.I.). Florianpolis: dissertao de mestrado, Universidade Federal de Santa Catarina, Programa de Ps-Graduao em Engenharia de Produo. CASAROTTO FILHO, N. & KOPITTKE, B. H. (2000). Anlise de investimentos. So Paulo: Atlas. CRUZ, A. & WANDER, A. & SOUSA, A. (2007). Viabilidade econmica do uso do biodigestor na suinocultura. XLV Congresso da Sociedade Brasileira de Economia, Administrao e Sociologia Rural SOBER. Anais. Londrina. DAMOVICH, J. & MOREJON, C. & ROCHA JR, W. & HONRIO, T. (2007). Diagnstico ambiental em torno da suinocultura na bacia do rio Toledo e identificao do potencial econmico dos dejetos. V Encontro de Economia Paranaense ECOPAR. Anais. Curitiba. GASPAR, Rita M. (2003). Utilizao de biodigestores em pequenas e mdias propriedades rurais com nfase na agregao de valor: um estudo de caso na regio de Toledo-PR. Florianpolis: dissertao de mestrado, Universidade Federal de Santa Catarina, Programa de Ps-Graduao em Engenharia de Produo. GIORDANO, Samuel (2000). Gesto ambiental no sistema agroindustrial. In: ZYLBERSZTAJN, D. & NEVES, M. (orgs.). Economia e gesto dos negcios agroalimentares. So Paulo: Pioneira, pp. 255-282. INSTITUTO AMBIENTAL DO PARAN IAP (2007). Licenciamento ambiental. URL: http://www.pr.gov.br/meioambiente/iap/. Acesso em: 15 de agosto de 2007.

Revista de Economia, v. 35, n. 1 (ano 33), p. 7-30, jan./abril 2009. Editora UFPR

29

JUNGES, D. & KLEINSCHMITT, S. & SHIKIDA, P. & SILVA, J. Anlise econmico-financeira...

INSTITUTO BRASILEIRO DE GEOGRAFIA E ESTATSTICA IBGE. (2005). IBGE cidades produo pecuria. URL: http://www.ibge.gov.br/ cidadesat/default.ph/. Acesso em: 20 de agosto de 2007. INSTITUTO DE TECNOLOGIA DO PARAN TECPAR. (2007). Projetos. URL: http://www.tecpar.br/telus/projetos/04BSI-tqsedimentao.htm. Acesso em: 28 de julho de 2007. KONZEN, E. (1998). Manejo e utilizao dos dejetos de sunos. Concrdia: EMBRAPA/CNPSA. LAZZARINI, Srgio (1997). Estudos de caso para fins de pesquisa: aplicabilidade e limitaes do mtodo. In: FARINA, E. M. (coord.). Estudos de caso em agribusiness. So Paulo: Pioneira, pp. 9-23. NOGUEIRA, Edemilson (1999). Anlise de investimentos. In: BATALHA, M. (Coord.). Gesto agroindustrial. So Paulo: Atlas, pp. 223-288. NOGUEIRA, Luiz A. (1986). Biodigesto: a alternativa energtica. So Paulo: Nobel. NCLEO DE PESQUISA EM AMBINCIA NUPEA. (2006). Pesquisa do NUPEA mostra o descaso nos sistemas de tratamento de efluentes animais. URL: http://www.ags.com.br/ArquivoNot%C3%ADcias/tabid/ 55/ctl/Details/mid/381/ItemID/349/Default.aspx. Acesso em: 18 de abril de 2008. ORGANIZAO DAS COOPERATIVAS BRASILEIRAS OCB (2007). Primeiro workshop de crditos de carbono. URL: http://www.brasilcooperativo. coop.br/default.aspx?tabid=600. Acesso em: 30 de setembro de 2007. PERDOMO, Carlos C. (2002). Custos do dejeto suno. Suinocultura Industrial 163(7):12-15. ROESSLER, M. & CESCONETTO, E. (2003). A produo de sunos e as propostas de gesto de ativos ambientais: o caso da regio de Toledo PR. Revista GEPEC 7(2):1-19. ROSENBERG, N. (1982). Inside the black box: technology and economics. Cambridge: Cambridge University Press. ZYLBERSZTAJN, D. & NEVES, M. (orgs) (2000). Economia e gesto dos negcios agroalimentares. So Paulo: Pioneira.

Recebido em: 31 de outubro de 2007 Primeira resposta em: 12 de novembro de 2007 Aceite em: 22 de abril de 2008

30

Revista de Economia, v. 35, n. 1 (ano 33), p. 7-30, jan./abril 2009. Editora UFPR

Das könnte Ihnen auch gefallen