Sie sind auf Seite 1von 61

Associao para o Desenvolvimento Social de Joanpolis Pr-Jo Projeto Bacia do Rio Jacare

REAS DE RISCO E DESASTRES NATURAIS: MANUAL DE ORIENTAO

Diego de Toledo Lima da Silva (DA SILVA, D. T. L., 2011) Tcnico Ambiental da ONG Pr-Jo e Responsvel pelo Projeto Bacia do Rio Jacare

Vamos criar uma cultura de percepo e preveno do risco de desastres naturais! Campanha ONG Pr-Jo (www.ongprojoa.org), Site da Estncia Turstica de Joanpolis (www.joanopolis.com.br), TV Joanpolis On Line (www.tvjoanopolis.com) e Rdio Nova Jo On Line (www.radionovajoaonline.com) por uma Cidade Mais Segura: conhecer para prevenir.

JOANPOLIS/SP 2011
1

Associao para o Desenvolvimento Social de Joanpolis Pr-Jo Projeto Bacia do Rio Jacare

APRESENTAO H algum tempo atuando no tema reas de risco e desastres naturais, com foco no municpio de Joanpolis/SP, a equipe tcnica da ONG Pr-Jo sentiu a grande necessidade de informao, comunicao social e sensibilizao das comunidades residentes em reas de risco, para que efetivamente possamos promover uma cultura de preveno e minimizao do risco de desastres naturais. Esta mudana exige um trabalho de longo prazo, que passa pelo processo educacional, de orientao tcnica, monitoramento e acompanhamento das reas, bem como a criao de ferramentas para que a populao residente nas reas de risco dependa menos de terceiros para vrias aes de preveno e de emergncia, como a criao dos NUDECs (Ncleos de Defesa Civil). Este manual de orientao vem cumprir duas das etapas deste trabalho de longo prazo (educao e orientao tcnica), sendo uma cartilha de cabeceira aos residentes em reas de risco, onde podem buscar informaes bsicas, como exemplo, a identificao dos riscos e como agir em situaes de eventos extremos (inundaes, deslizamentos e tempestades). Esperamos contribuir no aspecto preveno, que depende fundamentalmente da populao, lembrem-se: A Defesa Civil somos todos ns!. Solicitamos que dvidas, elogios e sugestes, bem como outros assuntos, sejam enviados diretamente ao e-mail do autor: diegoaikidojoa@hotmail.com ou por correspondncia, no endereo abaixo:

ONG Pr-Jo (Casa da Cultura de Joanpolis) A/C Diego de Toledo Lima da Silva Praa Padre Domingos Segurado, 118 Centro Joanpolis/SP CEP 12980-000

Nosso telefone de contato: (11) 4539-8806

Associao para o Desenvolvimento Social de Joanpolis Pr-Jo Projeto Bacia do Rio Jacare

O QUE SO DESASTRES NATURAIS?

O Planeta Terra um sistema dinmico, ou seja, est em constante modificao pela ocorrncia dos fenmenos naturais (AMARAL & GUTJAHR, 2011). Alguns desses fenmenos tm origem na dinmica interna da Terra, como a movimentao de placas tectnicas que geram atividades vulcnicas, terremotos e tsunamis. Outros so de origem externa e tem como causa principal a dinmica atmosfrica, que pode causar furaces, tempestades, ressacas, vendavais, secas, inundaes, estiagem, entre outros (AMARAL & GUTJAHR, 2011). A relao do homem com a natureza ao longo da histria evoluiu de uma total submisso e aceitao fatalista dos fenmenos da natureza a uma viso equivocada de dominao pela tecnologia. Obviamente os avanos tecnolgicos permitem hoje que a humanidade enfrente melhor os perigos decorrentes destes fenmenos (TOMINAGA, 2009a). No entanto, a tecnologia trouxe uma viso distorcida que podemos dominar a natureza em tudo, o que uma inverdade. Atualmente, respeitar as limitaes ambientais e a fragilidade geolgica/geotcnica de uma determinada regio no mais questo de escolha, mas sim de sobrevivncia. Portanto, o primeiro passo o conhecimento adequado dos fenmenos naturais, as causas e as possveis medidas de preveno, e em alguns casos, o reconhecimento de reas que no devem ser habitadas, pelo seu alto risco geolgico. As intervenes humanas, como a explorao dos recursos naturais, o uso e ocupao dos espaos naturais, tambm geram impactos. Parte deles pode ser absorvida, ou seja, os impactos ocorrem sem esgotar os recursos naturais; entretanto, outros so to intensos que acabam desencadeando um desequilbrio ambiental (AMARAL & GUTJAHR, 2011). A resposta da natureza s nossas intervenes a necessidade de atingir um novo equilbrio, que se manifesta por meio de fenmenos naturais de origem externa. Entre os principais fenmenos naturais que podem ser induzidos ou potencializados pelo ser humano esto os escorregamentos, as inundaes e enchentes, a eroso e os colapsos e subsidncias do solo (AMARAL & GUTJAHR, 2011). Os desastres naturais podem ser provocados por diversos fenmenos, tais como, inundaes, escorregamentos, eroso, terremotos, tornados, furaces, tempestades, estiagem,
3

Associao para o Desenvolvimento Social de Joanpolis Pr-Jo Projeto Bacia do Rio Jacare

entre outros. Alm da intensidade dos fenmenos naturais, a acelerao do processo de urbanizao verificado nas ltimas dcadas, em vrias partes do mundo, inclusive no Brasil, levou ao crescimento das cidades, muitas vezes em reas imprprias ocupao, aumentando as situaes de perigo e de risco a desastres naturais (TOMINAGA, 2009a). Segundo Amaral & Gutjahr (2011), em reas onde no h ocupao ou interesse humano, os fenmenos naturais no resultam em desastres naturais. Quando os fenmenos naturais atingem reas ou regies habitadas pelo homem causando-lhe danos, passam a se chamar desastres naturais (TOMINAGA, 2009a). No Glossrio da Defesa Civil Nacional, desastre tratado como sendo: Resultado de eventos adversos, naturais ou provocados pelo homem, sobre um ecossistema (vulnervel), causando danos humanos, materiais e/ou ambientais e consequentemente prejuzos econmicos e sociais. A intensidade de um desastre depende da interao entre a magnitude do evento adverso e o grau de vulnerabilidade do sistema receptor afetado (CASTRO, 1998 apud TOMINAGA, 2009a). Maffra & Mazzola (2007) observaram que no Brasil h uma estreita relao entre o avano da degradao ambiental, a intensidade do impacto dos desastres e o aumento da vulnerabilidade humana. Essa relao de degradao ambiental com ocorrncia de desastres naturais foi muito bem observada por Tominaga (2009a), que descreve: Outra questo que deve ser enfatizada quanto necessidade de respeitar e fazer respeitar, por meio da fiscalizao, a legislao ambiental, uma vez que as reas de preservao permanente (APPs), que, abrangem as margens de corpos dgua (rios, lagos, lagoas), as encostas ngremes e os topos de morros so naturalmente susceptveis inundao e escorregamentos, com potencial de se tornarem reas de risco ao serem ocupadas. Segundo Pimentel et al. (2007), no Brasil, os desastres naturais que causam maiores danos so os movimentos de massa e as inundaes.

Associao para o Desenvolvimento Social de Joanpolis Pr-Jo Projeto Bacia do Rio Jacare

Conceito de risco, reas de risco, previso e preveno

Para padronizar o entendimento de alguns conceitos cotidianos empregados pelas pessoas que trabalham na rea, utilizamos como referncia os conceitos empregados por BRASIL & IPT (2004):

Evento: Fenmeno com caractersticas, dimenses e localizao geogrfica registrada no tempo.

Perigo (Hazard): Condio com potencial para causar uma consequncia desagradvel.

Vulnerabilidade: Grau de perda para um dado elemento ou grupo dentro de uma rea afetada por um processo.

Suscetibilidade: Indica a potencialidade de ocorrncia de processos naturais e induzidos em reas de interesse ao uso do solo, expressando-se segundo classes de probabilidade de ocorrncia.

Associao para o Desenvolvimento Social de Joanpolis Pr-Jo Projeto Bacia do Rio Jacare

Risco: Probabilidade de ocorrer um efeito adverso de um processo sobre um elemento. Relao entre perigo e vulnerabilidade, pressupondo sempre a perda.

rea de Risco: rea passvel de ser atingida por processos naturais e/ou induzidos que causem efeito adverso. As pessoas que habitam essas reas esto sujeitas a danos integridade fsica, perdas materiais e patrimoniais.

O risco um perigo calculvel, pois um processo potencialmente perigoso torna-se um risco para a populao afetada a partir do momento em que sua ocorrncia passa a ser previsvel (TOMINAGA, 2009c). Assim, o risco existe quando h um perigo com potencial de causar dano e um elemento ou sistema scio-econmico que pode ser atingido (TOMINAGA, 2009c). O tipo de ocupao tambm um fator que deve ser considerado: a resistncia das construes (por exemplo, se so de madeira, alvenaria) e a existncia de protees da infraestrutura, como fundaes adequadas. Conjuntamente, os fatores econmicos, sociais, polticos, ideolgicos, culturais, educacionais, entre outros, definem a vulnerabilidade das comunidades em risco. A capacidade de enfrentar os perigos e de se recuperar dos desastres reduz a vulnerabilidade da comunidade. Por outro lado, o desconhecimento do perigo faz com que a vulnerabilidade seja maior. Quanto mais frgil for a comunidade, maior o impacto do desastre e maior o dano potencial (AMARAL & GUTJAHR, 2011).

Base da casa = Fundao

J os termos Previso e Preveno, bastante conhecidos pela populao, e muito empregados pelos tcnicos, segundo BRASIL & IPT (2004) significam:
6

Associao para o Desenvolvimento Social de Joanpolis Pr-Jo Projeto Bacia do Rio Jacare

Previso: Possibilidade de identificao das reas de risco com a indicao dos locais onde podero ocorrer acidentes (definio espacial = ONDE), estabelecimento das condies e circunstncias para a ocorrncia dos processos (definio temporal = QUANDO).

Preveno: Possibilidade de serem adotadas medidas preventivas visando, ou inibir a ocorrncia dos processos, ou reduzir suas magnitudes, ou ainda minimizar seus impactos, agindo diretamente sobre edificaes e/ou a prpria populao.

Vejamos um pouco do abordado acima por meio de dois estudos de caso.

1 Estudo de Caso

As margens dos rios e crregos de uma cidade no so ocupadas por casas, comrcios e estradas, apenas por mato e rvores. Num dia de chuva intensa, o nvel daquele rio vai subir e transbordar, mas nenhuma pessoa ser afetada. Ou seja, no foi um desastre natural, mas sim um processo comum na natureza, parte de sua dinmica ambiental.

Figura 1 Plancie de inundao (vrzea) do rio Jacare e de dois de seus afluentes, no ocupada por habitaes, atingida pela inundao do dia 13 de Janeiro de 2011 (Foto: Gustavo Henrique Duarte, 2011).
7

Associao para o Desenvolvimento Social de Joanpolis Pr-Jo Projeto Bacia do Rio Jacare

A segunda situao, as margens dos rios e crregos esto ocupadas por estradas, habitaes e comrcios, e num dia de chuva intensa, o nvel do rio ou crrego sobe e transborda (bem mais rpido, devido impermeabilizao do solo urbano), provocando inundaes e perdas econmicas/sociais populao ribeirinha, alm de destruir pontes e estruturas pblicas. Este um desastre natural, pois o fenmeno natural afetou uma populao vulnervel em situao de risco.

Figura 2 Plancie de inundao (vrzea) do rio Jacare ocupada por parte da populao no bairro Beira-Rio, atingida por inundao no dia 13 de Janeiro de 2011 (Foto: Tuca, 2011).

Neste caso se fossem observados os dispositivos legais que constam na legislao brasileira, como os artigos do Cdigo Florestal Brasileiro (Lei Federal n 4.771/65 e alteraes posteriores), bem como o Inciso I, do Pargrafo nico, do Artigo 3, da Lei Federal n 6.766/79, onde est descrito que no ser permitido o parcelamento do solo em terrenos alagadios e sujeitos a inundaes, antes de tomadas as providncias para assegurar o escoamento das guas.
8

Associao para o Desenvolvimento Social de Joanpolis Pr-Jo Projeto Bacia do Rio Jacare

2 Estudo de Caso

Num bairro urbano existe uma encosta ngreme, com declividade superior a 30%. Segundo a Lei Federal n 6.766/79 (Dispe sobre o Parcelamento do Solo Urbano e d outras Providncias), em reas com declividade igual ou superior a 30% no permitido o parcelamento do solo, salvo se atendidas exigncias especficas das autoridades competentes. Mas realizado um parcelamento ilegal do solo nesta rea, e so construdas casas, ruas de terra e realizadas outras intervenes. Devido ao fato de ser ilegal, no existe pavimentao, saneamento e nem rede de drenagem de guas pluviais, e esta rea passa a sofrer com o processo erosivo bastante acentuado, e com risco de deslizamento, passando a ser uma rea de risco, com a populao residente vulnervel eroso e escorregamentos. Caso fosse observada a lei e/ou impedido o parcelamento ilegal do solo, no teramos nenhum destes problemas, ou caso tivssemos, no seria um desastre natural, mas um processo comum, pois no afetaria a populao.

Figura 3 Arruamento localizado em encosta ngreme com processo erosivo em estgio avanado (Foto: Adriano Filho, 2011).
9

Associao para o Desenvolvimento Social de Joanpolis Pr-Jo Projeto Bacia do Rio Jacare

Classificando os desastres

Dentre as vrias classificaes existentes para o tema desastres naturais, vamos utilizar a classificao quanto origem ou causa primria do agente causador. Segundo Tominaga (2009a), os desastres podem ser classificados em: naturais ou humanos (antropognicos). Desastres Naturais so aqueles causados por fenmenos e desequilbrios da natureza que atuam independentemente da ao humana. Em geral, considera-se como desastre natural todo aquele que tem como gnese um fenmeno natural de grande intensidade, agravado ou no pela atividade humana. Exemplo: chuvas intensas provocando inundao, eroso e escorregamentos; ventos fortes formando vendaval, tornado e furaco; etc. Desastres Humanos ou Antropognicos so aqueles resultantes de aes ou omisses humanas e esto relacionados com as atividades do homem, como agente ou autor. Exemplos: acidentes de trnsito, incndios urbanos, contaminao de rios, rompimento de barragens, etc. (ALCNTARA-AYALA, 2002; CASTRO, 1999; KOBIYAMA et al., 2006; MARCELINO, 2008 apud TOMINAGA, 2009a).

Intensidade

A avaliao da intensidade dos desastres muito importante para facilitar o planejamento da resposta e da recuperao da rea atingida. As aes e os recursos necessrios para socorro s vtimas dependem da intensidade dos danos e prejuzos provocados (TOMINAGA, 2009c). Segundo Castro et al. (2007), a Poltica Nacional de Defesa Civil, em consonncia com a doutrina internacional, estabelece que as aes de reduo de desastres abranjam os seguintes aspectos globais: - preveno de desastres; - preparao para emergncias e desastres; - resposta aos desastres; - reconstruo. H desastres naturais de menor vulto, onde a comunidade atingida possa se recuperar
10

Associao para o Desenvolvimento Social de Joanpolis Pr-Jo Projeto Bacia do Rio Jacare

com recursos prprios. Mas h casos em que os impactos dos desastres so grandes, provocando uma situao anormal, exigindo o auxlio dos governos estadual e federal, para o restabelecimento da normalidade. o que denominamos de Situao de Emergncia e Estado de Calamidade Pblica.

Situao de Emergncia: reconhecimento (legal) pelo poder pblico de situao anormal, provocada por desastres, causando danos superveis (suportveis) pela comunidade afetada (CASTRO et al., 2007).

Estado de Calamidade Pblica: reconhecimento (legal) pelo poder pblico de situao anormal, provocada por desastres, causando srios danos comunidade afetada, inclusive incolumidade ou vida de seus integrantes (CASTRO et al., 2007).

Conforme Castro et al. (2007), importante que todos os integrantes do SINDEC entendam que a declarao, a homologao e o reconhecimento de situao anormal, caracterizada como situao de emergncia ou estado de calamidade pblica, so um meio e no um fim em si mesmo.

SINDEC = Sistema Nacional de Defesa Civil

O SINDEC composto pelos rgos e entidades da Unio responsveis pelas aes de defesa civil, bem como pelos rgos e entidades dos Estados, Distrito Federal e Municpios que a ele aderirem. As entidades da sociedade civil tambm podero aderir ao SINDEC, na forma a ser disciplinada pelo Ministrio da Integrao Nacional (BRASIL, 2011).

11

Associao para o Desenvolvimento Social de Joanpolis Pr-Jo Projeto Bacia do Rio Jacare

O reconhecimento pelo poder pblico da ocorrncia de uma situao anormal que exija a decretao de situao de emergncia ou, em ltima instncia, de estado de calamidade pblica, deve ter por objetivo agilizar a resposta do SINDEC a uma situao de desastre, de tal intensidade, que exija, urgentemente, o desencadeamento de medidas de exceo (CASTRO et al., 2007).

DESASTRES NATURAIS NA REGIO

No Brasil, os principais fenmenos relacionados a desastres naturais so derivados da dinmica externa da Terra, tais como, inundaes e enchentes, escorregamentos de solos e/ou rochas e tempestades. Estes fenmenos ocorrem normalmente associados a eventos pluviomtricos intensos e prolongados, nos perodos chuvosos que correspondem ao vero na regio sul e sudeste e ao inverno na regio nordeste (TOMINAGA, 2009a).

Especificadamente nesta cartilha abordaremos 3 tipos de desastres naturais: temporais; enchentes/inundaes e escorregamentos/deslizamentos.

Na lista abaixo esto apresentados os ltimos eventos extremos registrados na Regio Bragantina do Estado de So Paulo, que culminaram na decretao de Situao de Emergncia por parte governos municipais.

Ano: 2010 Municpio Atibaia Bom Jesus dos Perdes Motivo Enxurradas ou Inundaes Bruscas Enxurradas ou Inundaes Bruscas

12

Associao para o Desenvolvimento Social de Joanpolis Pr-Jo Projeto Bacia do Rio Jacare

Ano: 2011 Municpio Atibaia Bom Jesus dos Perdes Bragana Paulista Joanpolis Piracaia Motivo Enxurradas ou Inundaes Bruscas Enxurradas ou Inundaes Bruscas Enxurradas ou Inundaes Bruscas Enxurradas ou Inundaes Bruscas Vendavais ou Tempestades

TEMPORAIS

Temporal o termo usado para designar a associao de fenmenos como chuvas intensas, granizo, trovoadas, raios e vendavais. Uma tempestade, tormenta ou temporal um fenmeno atmosfrico marcado por rajadas de ventos fortes, trovoadas (som), relmpagos (reflexos de luz), raios (descarga eltrica) e chuva forte. Pode, ainda, apresentar precipitaes de granizo ou pequenos tornados (AMARAL & GUTJAHR, 2011).

Temporal: o termo usado para designar a associao de fenmenos como chuvas intensas, granizo, trovoadas, raios e vendavais. A principal condio para sua ocorrncia uma grande instabilidade atmosfrica, dando origem rpida conveco, a grandes altitudes, de uma massa de ar muito mida. O temporal assinalado por uma nuvem do tipo cumulonimbo (cumulus-nimbus), muito alta, com base escura e turbulenta; essa nuvem ascende a 10 mil metros ou mais (Adaptado de FORSDYKE, 1969 apud TAVARES, 2009).

A chuva o principal tipo de precipitao que ocorre no Brasil, uma vez que a precipitao de neve est restrita a reas serranas da regio sul em ocorrncias ocasionais. Por isso comum o termo precipitao ser utilizado para a chuva, o elemento climtico que deflagra os principais desastres naturais no Brasil: as inundaes e os escorregamentos. A precipitao pluviomtrica, ou chuva, tem sido o elemento do clima que provoca as
13

Associao para o Desenvolvimento Social de Joanpolis Pr-Jo Projeto Bacia do Rio Jacare

transformaes mais rpidas na paisagem no meio tropical e subtropical, sobretudo durante o vero, em episdios de chuvas concentradas (chuvas intensas ou aguaceiros), que ocorrem anualmente (TAVARES, 2009). A medio do volume de chuvas de determinado local pode ser realizada por instrumentos meteorolgicos, como o pluvimetro.

O pluvimetro o dispositivo que se destina a registrar a quantidade de precipitao ocorrida em um determinado espao de tempo.

A unidade de medida o milmetro (mm), sendo que cada milmetro de chuva equivale a 1 litro por metro quadrado. Exemplo: dia 13 de Janeiro de 2011 choveu 92,3 mm na rea urbana do municpio de Joanpolis/SP, quer dizer que choveu 92,3 litros de gua por metro quadrado!

Figura 4 Pluvimetro instalado prximo de uma residncia (Foto: Diego de Toledo Lima da Silva, 2011).
14

Associao para o Desenvolvimento Social de Joanpolis Pr-Jo Projeto Bacia do Rio Jacare

Segundo Amaral & Gutjahr (2011), para ocorrer tempestades so necessrios trs fatores: - Umidade: para formar nuvens e chuva. - Ar instvel: ar morno que pode se movimentar rapidamente e subir. - Subida do ar: frentes, brisa marinha e montanhas podem ajudar o ar a subir e formar tempestades. As tempestades geralmente ocorrem na primavera e no vero, durante a tarde ou final da tarde. Mas, podem acontecer, tambm, em menor quantidade, a qualquer hora do dia ou da noite e em outras estaes (AMARAL & GUTJAHR, 2011).

Figura 5 Pluvimetro artesanal utilizado nas reas de risco da cidade de Petrpolis/RJ Fonte: DEFESA CIVIL PETRPOLIS/RJ, 2011. Disponvel em: <www.petropolis.rj.gov.br/index.php?url=http%3A//defesacivil.petropolis.rj.gov.br/defesacivi l/modules/mastop_publish/%3Ftac%3D33>. Acessado em: 21 Julho 2011.

O conceito de clima e tempo, muito empregado em nosso dia-a-dia, pode ser entendido como:

15

Associao para o Desenvolvimento Social de Joanpolis Pr-Jo Projeto Bacia do Rio Jacare

Clima: a sucesso habitual dos diferentes tipos de tempo em um determinado lugar. Tempo: o estado das condies atmosfricas em um determinado lugar e momento. (SORRE, 1951; VIANELLO & ALVES, 2002 apud TAVARES, 2009).

Tipos de chuva

Conforme Tavares (2009), as chuvas so classificadas de acordo com sua formao, que resultado do tipo de processo que controla os movimentos de elevao do ar geradores das nuvens das quais se precipitam. Segundo Mendona & Danni-Oliveira (2007) apud Tavares (2009) so assim diferenciadas: - Chuva de origem trmica ou convectiva: a conveco resulta do forte aquecimento do ar que ocorre ao longo do dia e caracteriza-se por movimentos ascensionais turbilhonares e vigorosos, que elevam o ar mido. Com a continuidade do aquecimento e atingindo a saturao, expressa pela temperatura do ponto de orvalho (TPO), ocorre a formao de pequenas nuvens cumulus, que tendem a se transformar em cumulo nimbos, gerando a precipitao, e no raras vezes os aguaceiros tropicais de final de tarde (chuva de vero).

Figura 6 Chuva convectiva ou trmica Fonte: Valente, 2009. Disponvel em: <www.ecodebate.com.br/2009/03/25/como-choveaquela-chuva-artigo-de-osvaldo-ferreira-valente>. Acessado em: 11 Julho 2011.
16

Associao para o Desenvolvimento Social de Joanpolis Pr-Jo Projeto Bacia do Rio Jacare

- Chuva de origem orogrfica ou de relevo: ocorrem por ao fsica do relevo que atua como uma barreira adveco livre do ar, forando-o ascender. O ar quente e mido, ao ascender prximo s encostas, resfria-se adiabaticamente devido descompresso promovida pela menor densidade do ar nos nveis mais elevados. O resfriamento conduz saturao do vapor, possibilitando a formao de nuvens estratiformes e cumuliformes, que, com a continuidade do processo de ascenso, tendem a produzir chuvas.

Figura 7 Chuva orogrfica ou de relevo Fonte: Valente, 2009. Disponvel em: <www.ecodebate.com.br/2009/03/25/como-choveaquela-chuva-artigo-de-osvaldo-ferreira-valente>. Acessado em: 11 Julho 2011.

- Chuva de origem frontal: forma-se pela ascenso forada do ar mido ao longo das frentes. As frentes frias, por gerarem movimentos ascensionais mais vigorosos, tendem a formar nuvens cumuliformes mais desenvolvidas. A intensidade das chuvas nelas geradas, bem como sua durao, ser influenciada pelo tempo de permanncia da frente no local, pelo teor de umidade contido nas massas de ar que a formam, pelos contrastes de temperaturas entre as massas e pela velocidade de deslocamento da frente. Nas frentes quentes, a ascenso mais lenta e gradual, gerando nuvens preferencialmente do tipo estratiforme.

17

Associao para o Desenvolvimento Social de Joanpolis Pr-Jo Projeto Bacia do Rio Jacare

Figura 8 Chuva frontal Fonte: Valente, 2009. Disponvel em: <www.ecodebate.com.br/2009/03/25/como-choveaquela-chuva-artigo-de-osvaldo-ferreira-valente>. Acessado em: 11 Julho 2011.

Outros conceitos importantes

Nas linhas abaixo, apresentamos alguns conceitos importantes para complementar o tema.

Granizo: tambm conhecido como chuva de pedra ou saraiva, uma precipitao de gros de gelo, transparentes ou translcidos em forma esfrica ou irregular, apresentando dimetro geralmente superior a 0,5 cm (VAREJO-SILVA, 2006 apud TAVARES, 2009).

18

Associao para o Desenvolvimento Social de Joanpolis Pr-Jo Projeto Bacia do Rio Jacare

Figura 9 Temporal de granizo, relmpagos e ventos fortes em Joanpolis/SP, durante o ms de abril de 2011 (Foto: Diego de Toledo Lima da Silva, 2011).

Relmpagos: so descargas eltricas de grande intensidade e comprimento que ocorrem na atmosfera a partir do choque de partculas de gelo, em geral no interior de nuvens de tempestade, tambm conhecidas como nuvens cumulonimbos. Quando o campo eltrico produzido por essas cargas excede a capacidade isolante do ar nessas regies, a descarga ocorre. Raios so as descargas eltricas que atingem o solo (PINTO JR & PINTO, 2008; DEMILLO, 1998 apud TAVARES, 2009).

Vendaval: pode ser definido como um deslocamento intenso de ar na superfcie terrestre devido, principalmente, s diferenas no gradiente de presso atmosfrica, aos movimentos descendentes e ascendentes do ar e a rugosidade do terreno (VIANELLO & ALVES, 2002).
19

Associao para o Desenvolvimento Social de Joanpolis Pr-Jo Projeto Bacia do Rio Jacare

Zona de Convergncia do Atlntico Sul (ZCAS): segundo Palmeira & Frediani (2004), convencionalmente definida como uma persistente faixa de nebulosidade orientada no sentido noroeste-sudeste, que se estende do sul da Amaznia ao Atlntico Sul-Central por alguns milhares de km, bem caracterizada nos meses de vero. A ZCAS funciona como um corredor de umidade da Amaznia ao Oceano Atlntico, sendo que, segundo Palmeira & Frediani (2004), observaes indicam evidente associao entre perodos de enchentes de vero na regio sudeste e veranicos (secas) na regio sul com a permanncia do ZCAS por perodos prolongados sobre a regio. Ainda conforme Palmeira & Frediani (2004), no estado de So Paulo, por exemplo, os perodos mais midos dentro da estao chuvosa so caracterizados pela presena de ZCAS.

Figura 10 Imagem de Satlite demonstrando a ocorrncia da ZCAS no Sudeste Fonte: INPE/CPTEC, 2011.
20

Associao para o Desenvolvimento Social de Joanpolis Pr-Jo Projeto Bacia do Rio Jacare

Como agir? - Monte e mantenha um Kit de Emergncia, contendo algumas roupas; remdios para dor e curativos; lanterna; rdio de bolso; biscoitos e gua mineral; alm dos documentos pessoais; em caso de necessidade de evacuao do imvel o kit deve ser levado junto; - Mantenha-se atento s previses do tempo e aos boletins meteorolgicos (internet, email, TV e rdio); - Conhecer as nuvens e os sinais de tempestades que possam gerar chuvas intensas, granizos e relmpagos; - Proteger-se da chuva em local seguro e coberto, nunca embaixo de rvores; - Evitar materiais metlicos, sanitrios e equipamentos eltricos; - Feche as portas e janelas; - Desligar os aparelhos eletrnicos ligados na energia eltrica, o gs e a gua; - Em caso de necessidade, ajude os vizinhos que tiverem alguma emergncia ou transtorno durante a tempestade; - No saia sem necessidade no meio de tempestades, chuvas de granizo e vendavais, lembre-se: devemos respeitar os fenmenos da natureza; - Tenha sempre em mos os telefones de emergncia, como Polcia Militar, Corpo de Bombeiros, Defesa Civil, Servio Mdico e Prefeitura Municipal, alm de algum parente ou vizinho prximo que possa ajudar.

ENCHENTES/INUNDAES

Inundaes e enchentes so eventos naturais que ocorrem com periodicidade nos cursos dgua, frequentemente deflagrados por chuvas fortes e rpidas ou chuvas de longa durao (AMARAL & RIBEIRO, 2009). As enchentes ou cheias so definidas pela elevao do nvel dgua do rio, devido ao aumento da vazo, atingindo a cota mxima do canal, porm, sem extravasar. Quando extravasam, as enchentes passam a ser chamadas de inundaes e podem atingir as moradias

21

Associao para o Desenvolvimento Social de Joanpolis Pr-Jo Projeto Bacia do Rio Jacare

construdas sobre as margens do rio e se transformar em um desastre natural (AMARAL & GUTJAHR, 2011). Segundo Amaral & Gutjahr (2011), a inundao pode ser de apenas alguns centmetros, mas pode tambm, cobrir o telhado de uma casa. Inundaes que acontecem rapidamente so chamadas de inundaes relmpago ou inundaes bruscas.

Figura 11 Enchente (cheia) do crrego dos Pintos em Joanpolis/SP (Foto: Diego de Toledo Lima da Silva, 2010).

Figura 12 Inundao do crrego dos Pintos em Joanpolis/SP (Foto: Tuca, 2011).


22

Associao para o Desenvolvimento Social de Joanpolis Pr-Jo Projeto Bacia do Rio Jacare

Alagamento: um acmulo momentneo de gua em determinados locais por deficincia no sistema de drenagem.

Enxurrada: o escoamento superficial concentrado e com alta energia de transporte, que pode ou no estar associado a reas de domnio dos processos fluviais.

Fonte: BRASIL & IPT, 2004.

A probabilidade e a ocorrncia de inundao, enchente e de alagamento so analisadas pela combinao entre os condicionantes naturais e antrpicos. Entre os condicionantes naturais destacam-se (Amaral & Ribeiro, 2009): - formas do relevo; - caractersticas da rede de drenagem da bacia hidrogrfica; - intensidade, quantidade, distribuio e frequncia das chuvas; - caractersticas do solo e o teor de umidade; - presena ou ausncia de cobertura vegetal. Ainda segundo Amaral & Ribeiro (2009), o estudo desses condicionantes naturais permite compreender a dinmica do escoamento da gua nas bacias hidrogrficas (vazo), de acordo com o regime de chuvas conhecido.

A bacia hidrogrfica, segundo Garcez & Alvarez (1988), pode ser considerado uma rea definida e fechada topograficamente num ponto do curso de gua, de forma que toda a vazo afluente possa ser medida ou descarregada atravs desse ponto.

23

Associao para o Desenvolvimento Social de Joanpolis Pr-Jo Projeto Bacia do Rio Jacare

Figura 13 Exemplo de delimitao de bacia hidrogrfica utilizando Imagens de Satlite (Imagem: Google Earth, 2007).

Figura 14 Exemplo de delimitao de uma pequena microbacia hidrogrfica na paisagem (Foto: Diego de Toledo Lima da Silva, 2011).
24

Associao para o Desenvolvimento Social de Joanpolis Pr-Jo Projeto Bacia do Rio Jacare

ATENO! A plancie de inundao ou vrzea uma rea atingida por inundaes periodicamente, sendo inadequadas ocupao. Portanto, no devem ser ocupadas!

rea de Risco de enchente e inundao: rea passvel de ser atingida por processos de enchente e inundao. As pessoas que habitam essas reas esto sujeitas a danos integridade fsica, perdas materiais e patrimoniais. Fonte: Adaptado de BRASIL & IPT, 2004.

As moradias prximas aos cursos dgua esto sujeitas a serem atingidas pelas guas nos perodos de chuvas fortes e prolongadas. importante que a comunidade ali instalada esteja atenta aos boletins em rdios e televiso, pois s vezes pode no estar chovendo naquele local, especificadamente, mas a chuva atingiu outras reas da bacia hidrogrfica, montante, ou seja, no local onde o curso dgua comea a se formar. Desta forma, as guas podem vir com fora e velocidade pelo rio e atingir locais aparentemente seguros (AMARAL & GUTJHAR, 2011). Entre os condicionantes antrpicos que influenciam no processo citam-se (Amaral & Ribeiro, 2009): - uso e ocupao irregular nas plancies e margens de cursos dgua; - disposio irregular de lixo nas proximidades dos cursos dgua; - alteraes nas caractersticas da bacia hidrogrfica e dos cursos dgua (vazo, retificao e canalizao de cursos dgua, impermeabilizao do solo, entre outras); - intenso processo de eroso dos solos e de assoreamento dos cursos dgua.

25

Associao para o Desenvolvimento Social de Joanpolis Pr-Jo Projeto Bacia do Rio Jacare

Possveis Solues

Depois de apontado o problema, suas causas e possveis consequncias, este tpico dedicado s possveis solues para a questo. O leitor e/ou morador da rea de risco dever ter em mente que devido complexidade do problema e do tratamento dado bacia hidrogrfica como um todo, torna-se necessrio a adoo de mais de uma medida para sua minimizao. As medidas para minimizar o problema podem ser divididas em estruturais e noestruturais.

Medidas estruturais: atuam sobre os efeitos, consistem em obras e servios medidas custosas.

Medidas no-estruturais: atuam sobre as causas, consistem em aes permanentes e preventivas medidas menos custosas.

Vejamos algumas destas medidas. Desassoreamento dos cursos dgua

O desassoreamento aumenta a rea da seo transversal do canal pela retirada de depsitos de areia, argila, pedras, rochas e lixo do fundo e das margens. Alm de aumentar a vazo transportada pelo canal sem transbordar, o desassoreamento melhora as condies hidrulicas do curso dgua. Conjuntamente ao servio de desassoreamento do canal devem ser executadas obras de conteno das margens dos cursos dgua (rios e crregos) em pontos crticos, pois o servio de desassoreamento pode desestabilizar as margens e provocar o processo de solapamento ou eroso fluvial.

26

Associao para o Desenvolvimento Social de Joanpolis Pr-Jo Projeto Bacia do Rio Jacare

Por isso um trabalho que deve ser pensado, planejado e executado com todo cuidado necessrio!

Aps grandes e mdias inundaes, as calhas dos cursos dgua ficam mais assoreadas. Por isso em reas urbanas, periodicamente, torna-se necessrio o desassoreamento dos cursos dgua, recuperando a capacidade do canal de transportar uma determinada vazo sem transbordamento e melhorando suas caractersticas hidrulicas.

Drenagem urbana

Segundo Righetto et al. (2009), os primeiros conceitos introduzidos em projetos e planos de drenagem urbana diferenciam as aes estruturais e no-estruturais para resolver problemas de enchentes municipais. Objetivamente, as medidas estruturais relacionam-se s obras de captao, armazenamento e transporte das guas pluviais dentro de limites estabelecidos pela quantificao dos riscos e pelo conhecimento prvio das ondas de cheias, ajustadas s condies locais por meio de estruturas de conteno. Tais medidas incluem: obras de captao, como bueiros e bocas-de-lobo; obras de transporte, como galerias e canais; obras de deteno, como as bacias de deteno, reservatrios de acumulao de guas pluviais etc. (RIGHETTO et al., 2009). As medidas no estruturais so aes de outra natureza; so medidas que alcanam objetivos excelentes quanto reduo dos problemas de drenagem urbana, porm exigem esforos de conscientizao popular, legislao apropriada, fiscalizao do uso e de ocupao dos espaos urbanos, manuteno regular dos elementos estruturais, dos ptios, jardins, pavimentos etc. Em suma, so aes que integram a gesto das guas pluviais nas sub-bacias que compem o territrio urbano de uma cidade, enfocando no somente o problema especfico das enchentes, mas, sobretudo, o uso racional do espao urbano, de forma a se otimizar o bem-estar, a qualidade de vida, a esttica e as mltiplas possveis atividades de utilizao do meio ambiente urbano (RIGHETTO et al., 2009).
27

Associao para o Desenvolvimento Social de Joanpolis Pr-Jo Projeto Bacia do Rio Jacare

A drenagem urbana uma ao de saneamento bsico!

Recuperao da vegetao na bacia

A vegetao nativa exerce a funo de protetora do solo, impedindo a atuao intensiva do processo erosivo e, consequentemente, o assoreamento acelerado dos cursos dgua. Ela tambm aumenta a infiltrao de gua no solo, diminuindo o escoamento superficial e abastecendo as nascentes no perodo de seca. No contexto da bacia hidrogrfica e do controle de inundaes, as florestas, matas e capoeiras tm um papel importante, principalmente os grandes fragmentos, as reas contnuas e a vegetao das reas de preservao permanente (APPs).

Controle da eroso do solo na bacia

O controle da eroso uma ao importante, pois constitui um controle na fonte, diminuindo o aporte de sedimentos aos cursos dgua e, consequentemente, o assoreamento destas reas. O controle deve ser pensado nas reas rurais (pastos, plantaes, reas de lazer/turismo e estradas) e urbanas (loteamentos, novas construes, movimentaes de terra, arruamentos, sistemas de drenagem, reas verdes, etc.).

Sistema de Alerta de Inundaes (SAI)

Tucci & Bertoni (2003) destacam a previso e a implantao de um sistema de alerta de enchentes como umas das principais medidas para minimizar os efeitos das mesmas. Ainda segundo Tucci & Bertoni (2003) ingenuidade do homem imaginar que poder controlar totalmente as inundaes; as medidas sempre visam minimizar suas consequncias. O Sistema de Alerta de Inundaes (SAI) tem o objetivo de prever um evento extremo por meio de instrumentos tcnicos, como a previso do tempo, os volumes
28

Associao para o Desenvolvimento Social de Joanpolis Pr-Jo Projeto Bacia do Rio Jacare

acumulados de chuvas e as condies locais; e alertar a populao e as autoridades competentes atravs de boletins, rdio, internet, servios de som, sirenes, etc. A previso do evento extremo com 12 a 24 horas de antecedncia permite a tomada de aes para minimizar os efeitos da inundao, como a retirada da populao das reas de risco. essencial que o alerta chegue populao localizada em rea de risco e que esta saiba como agir preventivamente. Para isto a comunicao social deve funcionar muito bem na comunidade, podendo ser utilizados meios de comunicao locais, como rdios comunitrias, das quais uma das atribuies prestarem estes servios de utilidade pblica e a populao deve cobrar de fato a sua realizao.

Como agir?

- No construa prximo ou nas margens de rios e crregos, nunca construa na mesma cota do rio; - No realize cortes e aterros sem a autorizao da Prefeitura Municipal; - Monte e mantenha um Kit de Emergncia, contendo algumas roupas; remdios para dor e curativos; lanterna; rdio de bolso; biscoitos e gua mineral; alm dos documentos pessoais; em caso de necessidade de evacuao do imvel o kit deve ser levado junto; - Mantenha-se atento s previses do tempo e aos boletins meteorolgicos (internet, email, TV e rdio); - Tenha um lugar previsto, seguro, onde voc e sua famlia possam se alojar no caso de uma inundao; - Feche as portas e janelas; - Desligar os aparelhos eletrnicos ligados na energia eltrica, o gs e a gua; - Retire todo o lixo e leve para reas no sujeitas a inundaes; - No saia sem necessidade no meio da inundao, o risco de ocorrer um acidente alto; - Evite o contato com as guas da inundao, pois a mesma est contaminada, podendo causar doenas como leptospirose e hepatite;

29

Associao para o Desenvolvimento Social de Joanpolis Pr-Jo Projeto Bacia do Rio Jacare

- Tenha sempre em mos os telefones de emergncia, como Polcia Militar, Corpo de Bombeiros, Defesa Civil, Servio Mdico e Prefeitura Municipal, alm de algum parente ou vizinho prximo que possa ajudar; - Aps a inundao, nunca retorne para sua casa sem o aval da Defesa Civil ou da Prefeitura Municipal, pois pode haver o risco de uma nova inundao ou da residncia desabar; - Aps a inundao, limpe bem a residncia e todos os locais atingidos, lave e desinfete objetos que tiveram contato com a gua, para isso utilize luvas, botas e, caso necessrio, mscaras; - Aps a inundao, no beba gua ou coma alimentos que estavam em contato com as guas da enchente; - Siga sempre as orientaes do Servio de Sade do municpio.

ESCORREGAMENTOS/DESLIZAMENTOS

O problema da estabilidade de encostas naturais tem afetado muito a populao brasileira. Basta lembrar a queda de barreiras em nossas estradas, ou as tragdias sobre os habitantes das periferias de algumas de nossas maiores cidades, por ocasio de chuvas intensas e prolongadas, em grande parte pela ocupao desordenada de encostas de morros (MASSAD, 2010). Mas os desastres naturais do tipo deslizamentos ou escorregamentos, tambm conhecidos como desbarrancamentos e movimentos de massa, no so problemas exclusivos dos grandes centros urbanos. As cidades do interior de pequeno e mdio porte tm sido afetadas por este tipo de desastre, com uma parcela da populao em situao de risco. Os escorregamentos, tambm conhecidos como deslizamentos, so processos de movimentos de massa envolvendo materiais que recobrem as superfcies das vertentes ou encostas, tais como solos, rochas e vegetao. Estes processos esto presentes nas regies montanhosas e serranas em vrias partes do mundo, principalmente naquelas onde predominam climas midos. No Brasil, so mais frequentes nas regies Sul, Sudeste e Nordeste (TOMINAGA, 2009b).
30

Associao para o Desenvolvimento Social de Joanpolis Pr-Jo Projeto Bacia do Rio Jacare

Escorregamentos: movimentos gravitacionais de massa, mobilizando o solo, a rocha ou ambos. Fonte: BRASIL & IPT, 2004.

Os movimentos de massa consistem em importante processo natural que atua na dinmica das vertentes, fazendo parte da evoluo geomorfolgica em regies serranas. Entretanto, o crescimento da ocupao urbana indiscriminada em reas desfavorveis, sem o adequado planejamento do uso do solo e sem a adoo de tcnicas adequadas de estabilizao, est disseminando a ocorrncia de acidentes associados a estes processos, que muitas vezes atingem dimenses de desastres (TOMINAGA, 2007 apud TOMINAGA, 2009b). As causas dos escorregamentos so naturais, pois h uma tendncia na natureza peneplanizao, no sentido amplo da palavra: os solos das encostas tendem a descer para atingir um nvel de base (MASSAD, 2010). Em termos gerais, um escorregamento ocorre quando a relao entre a resistncia ao cisalhamento do material e a tenso de cisalhamento na superfcie potencial de movimentao decresce at atingir uma unidade, no momento do escorregamento (GUIDICINI & NIEBLE, 1984). O conhecimento acumulado nos permite dizer que o processo de ocupao das encostas com relativa fragilidade geotcnica, muitas vezes irregularmente, sem os devidos cuidados com a natureza, apresenta como consequncias: problemas sociais, econmicos e ambientais. Assim, pode-se dizer que os coeficientes de segurana das encostas naturais esto, em geral, prximos de 1, bastando uma chuva atpica, ou uma pequena interveno do homem para disparar o gatilho do escorregamento (MASSAD, 2010). O coeficiente de segurana um valor resultante da anlise de equaes para o estudo da estabilidade de taludes naturais. Quanto mais prximo de 1 maior a iminncia de escorregamento, e quanto mais alto o coeficiente de segurana menor o risco de escorregamento.

31

Associao para o Desenvolvimento Social de Joanpolis Pr-Jo Projeto Bacia do Rio Jacare

Segundo Tominaga (2009b), no momento em que a fora gravitacional vence o atrito interno das partculas, responsvel pela estabilidade, a massa de solo movimenta-se encosta abaixo. Normalmente, a infiltrao de gua no macio de solo provoca a diminuio ou perda total de atrito entre as partculas. Ainda segundo Massad (2010), s com o conhecimento dos solos e dos mecanismos dos escorregamentos ser possvel projetar obras seguras, com a preservao do meio ambiente, inclusive no que se refere eroso, que um dos maiores males que se pode causar natureza.

Condicionantes naturais dos escorregamentos: - caractersticas de solos e rochas; - relevo (inclinao); - vegetao; - clima; - nvel dgua. Fonte: BRASIL & IPT, 2004.

Condicionantes antrpicos dos escorregamentos: - cortes e aterros; - desmatamento; - lanamento de gua servida em superfcie; - fossas sanitrias; - lixo e entulho; - cultivo inadequado. Fonte: BRASIL & IPT, 2004.

32

Associao para o Desenvolvimento Social de Joanpolis Pr-Jo Projeto Bacia do Rio Jacare

Tipos de escorregamentos/deslizamentos

Segundo Amaral & Gutjahr (2011), existem diferentes tipos de escorregamento, que so definidos em relao velocidade, tipo de material, tamanho e forma da massa movimentada. Tambm podemos inserir o solapamento/eroso fluvial como um dos tipos de escorregamentos, mas que ocorrem nas margens dos cursos dgua e rompem de forma rotacional (circular). Os tipos de escorregamentos so: - Rotacional (circular); - Translacional (planar ou infinito); - Rastejo (creep); - Quedas ou deslocamentos de rochas (fall); - Complexos; - Solapamento/eroso fluvial.

Rotacional (circular)

Apresenta superfcie de ruptura em forma curva, sem direo preferencial, com velocidades mdias metros por hora (m/h), a altas metros por segundo (m/s). Geralmente, ocorre em locais com solos homogneos, espessos e rochas muito fraturadas (AMARAL & GUTJAHR, 2011). Caracteriza-se por uma superfcie de ruptura curva ao longo da qual se d um movimento rotacional do macio de solo (...) associada geralmente existncia de solos espessos e homogneos (Adaptado de TOMINAGA, 2009b).

33

Associao para o Desenvolvimento Social de Joanpolis Pr-Jo Projeto Bacia do Rio Jacare

Figura 15 Escorregamento rotacional ocorrido no p de um talude de corte em encosta grantica (Foto: Adriano Filho, 2011).

Translacional (planar ou infinito)

Apresenta superfcie de ruptura plana, com velocidades mdias (m/h) a altas (m/s). Pode ocorrer em locais com solos pouco espessos, solos e rochas com um plano de fraqueza (AMARAL & GUTJAHR, 2011). Forma superfcies de ruptura planar associadas s heterogeneidades dos solos e rochas que representam descontinuidades mecnicas e/ou hidrolgicas derivadas de processos geolgicos, geomorfolgicos ou pedolgicos (TOMINAGA, 2009b). Trata-se de taludes de encostas naturais, que se caracterizam pela sua grande extenso, centenas de metros, e pela reduzida espessura do manto de solo, de alguns metros. A ruptura, quando ocorre, do tipo planar, com a linha crtica situada no contato solo-terreno firme (MASSAD, 2010). Tpico de regies serranas, como a Serra da Mantiqueira e do Mar.

34

Associao para o Desenvolvimento Social de Joanpolis Pr-Jo Projeto Bacia do Rio Jacare

Figura 16 Escorregamento translacional em encosta grantica (Foto: Diego de Toledo Lima da Silva, 2011).

Rastejo (creep)

Movimento lento de camadas superficiais de solo, encosta abaixo, com velocidades muito pequenas, de alguns milmetros por ano, que acelera por ocasio das chuvas e se desacelera em pocas de seca, da o nome de rastejo que lhe atribudo (MASSAD, 2010). Com o tempo pode evoluir para um escorregamento dos tipos planar ou circular. Segundo Amaral & Gutjahr (2011), rastejo o movimento lento do solo ou rocha (cm/ano), constantes, sazonais ou intermitentes. O fenmeno identificado pela mudana na verticalidade de postes, rvores, cercas e muros.

35

Associao para o Desenvolvimento Social de Joanpolis Pr-Jo Projeto Bacia do Rio Jacare

Figura 17 Processo de rastejo numa encosta grantica - observe a inclinao das rvores (Foto: Adriano Filho, 2011).

Quedas ou deslocamentos de rochas (fall)

Conforme Amaral & Gutjahr (2011), so movimentos do tipo queda livre de material rochoso com velocidades muito altas (vrios m/s). Define-se uma queda de blocos como uma ao de queda livre a partir de uma elevao, com ausncia de superfcie de movimentao. Nos penhascos ou taludes ngremes, blocos e/ou lascas dos macios rochosos deslocados pelo intemperismo, caem pela ao da gravidade (TOMINAGA, 2009b).

36

Associao para o Desenvolvimento Social de Joanpolis Pr-Jo Projeto Bacia do Rio Jacare

Figura 18 Rolamento de blocos de rocha e mataces em encosta grantica (Foto: Diego de Toledo Lima da Silva, 2011).

Complexos

Movimento de massa que envolve mais de um dos tipos citados acima e/ou com algum tipo de ao humana (queda de muro de arrimo, drenagem de estradas, entre outros), com grandes impactos e de difcil caracterizao individual. As avalanches ou fluxo de detritos esto nesta classificao.

Figura 19 Deslizamento complexo ao longo da drenagem de uma rodovia (Foto: Adriano Filho, 2011).
37

Associao para o Desenvolvimento Social de Joanpolis Pr-Jo Projeto Bacia do Rio Jacare

Solapamento/eroso fluvial

O processo erosivo causado pela gua das chuvas ocorre na maior parte da superfcie da terra, principalmente nas regies de clima tropical, onde as chuvas atingem ndices pluviomtricos elevados. A eroso agravada pela concentrao das chuvas num determinado perodo do ano que, normalmente na Regio Sudeste do Brasil, corresponde primavera e ao vero (SANTORO, 2009). A eroso definida pela desagregao, remoo e transporte de partculas do solo ou de rocha. O agente responsvel por essa desagregao, que ocorre continuamente e em longo prazo, o intemperismo, que a ao combinada da gravidade com gua, vento, gelo, organismos (plantas e animais) e variao de temperatura (AMARAL & GUTJAHR, 2011). O solapamento ou eroso fluvial um tipo de eroso que ocorre nas margens dos cursos dgua (rios, ribeires e crregos), tendo como causa as chuvas, a variao de vazo dos cursos dgua e/ou intervenes antrpicas (construes, arruamentos, sistemas de drenagem e obras). O tipo de ruptura desta eroso de forma rotacional ou circular, principalmente aps longos perodos de chuva ou de uma chuva intensa. O solapamento um processo natural da dinmica da bacia hidrogrfica, que pode se tornar um desastre natural ao haver ocupao das reas marginais pelo homem associado ocorrncia de solapamentos generalizados na rea. As principais intervenes para controle do problema so: execuo do sistema de drenagem superficial; retaludamento das margens; cobertura vegetal com gramneas e plantio de rvores; e contenes com muros de arrimo. O ideal que as margens dos cursos dgua no sejam ocupadas, pois no caso de uma enchente, o processo de solapamento pode levar destruio das construes localizadas nestas reas.

38

Associao para o Desenvolvimento Social de Joanpolis Pr-Jo Projeto Bacia do Rio Jacare

Figura 20 Solapamento da margem direita de um crrego (Foto: Diego de Toledo Lima da Silva, 2011).

Estabilizao de encostas

Na natureza, os coeficientes de segurana esto em torno de 1 para aes crticas, isto , chuvas intensas e prolongadas, infiltrao de gua e saturao do solo, portanto, a interveno do homem deve ser planejada para alterar o mnimo possvel a geometria da encosta. Deve-se minimizar os cortes, valendo-se, quando possvel, de nveis diferenciados de escavaes, acompanhando a declividade da encosta ou seguindo o modelado do relevo da rea (MASSAD, 2010). Outra providncia, de carter geral, a proteo dos taludes aps cortes e escavaes, para evitar a eroso. Para tanto, pode-se utilizar em eficiente sistema de drenagem, associado ao plantio de vegetao (gramneas ou leguminosas) (MASSAD, 2010). H casos em que uma obra (arruamento, construo ou parcelamento do solo) vai interferir na estabilidade da encosta e, para estes casos, torna-se necessrio a adoo de alguns ou vrios dos processos de estabilizao, que apontamos abaixo.

39

Associao para o Desenvolvimento Social de Joanpolis Pr-Jo Projeto Bacia do Rio Jacare

A execuo de grandes obras de estabilizao de encostas exige a retirada de toda a populao residente nestas reas e no entorno, para facilitar a execuo da obra e evitar acidentes, no caso da ocorrncia de um deslizamento durante a interveno.

Retaludamentos

Consistem em alterar a geometria do talude, quando houver espao disponvel, fazendo-se um jogo de pesos, de forma a alivi-los junto crista e acrescent-los junto ao p do talude. Assim, uma escavao ou corte feito junto crista do talude diminui uma parcela do momento atuante; analogamente, a colocao de um contrapeso (berma) junto ao p do talude tem um efeito contrrio, estabilizador (MASSAD, 2010).

Drenagem superficial

O objetivo da drenagem diminuir a infiltrao de guas pluviais, captando-as e escoando-as por canaletas dispostas longitudinalmente, na crista do talude e em bermas, e, transversalmente, ao longo das linhas de maior declividade do talude. Para declividades grandes, pode ser necessrio recorrer a escadas dgua, para minimizar a energia de escoamento das guas (MASSAD, 2010).

Custo baixo e no exige pessoal especializado. Apresenta timos resultados e entra em funcionamento logo aps sua implantao!

Drenagem Profunda

A idia desta soluo abaixar o nvel fretico, reduzindo, assim, as presses neutras e, consequentemente, aumentar a estabilidade do talude com drenos sub-horizontais
40

Associao para o Desenvolvimento Social de Joanpolis Pr-Jo Projeto Bacia do Rio Jacare

profundos. Quanto execuo, requer pessoal especializado e equipamento para as sondagens rotativas (abertura dos furos), mas os custos so relativamente baixos (MASSAD, 2010).

Impermeabilizao superficial

A finalidade deste processo evitar ou diminuir a infiltrao das guas de chuva, pela pintura com material asfltico, por exemplo. Em reas mais restritas, pode-se usar concreto projetado (gunita). O inconveniente desta soluo refere-se ao seu desagradvel efeito esttico: em vez do verde das plantas, passa-se a ter na paisagem a cor do asfalto ou a do concreto. Alm disso, requer manuteno, pois a pintura de recobrimento deteriora-se com o tempo, abrindo espao para a passagem da gua (MASSAD, 2010).

Contenes (muros de arrimo)

Segundo Cunha (1991), os muros de arrimo ou de gravidade so obras de conteno que tm a finalidade de restabelecer o equilbrio da encosta, atravs de seu peso prprio, suportando os empuxos do macio.

Muros so estruturas corridas de conteno de parede vertical ou quase vertical, apoiadas em uma fundao rasa ou profunda. Podem ser construdos em alvenaria (tijolos ou pedras) ou em concreto (simples ou armado), ou ainda, de elementos especiais. Os muros de arrimo podem ser de vrios tipos: gravidade (constitudos de alvenaria, concreto, gabies ou pneus), de flexo (com ou sem contraforte) e com ou sem tirantes. Fonte: GERSCOVICH, 2010.

Os Muros de Gravidade so estruturas corridas que se opem aos empuxos horizontais pelo peso prprio. Geralmente, so utilizados para conter desnveis pequenos ou mdios, inferiores a cerca de 5 m (GERSCOVICH, 2010).
41

Associao para o Desenvolvimento Social de Joanpolis Pr-Jo Projeto Bacia do Rio Jacare

Boas condies de fundao: podem-se utilizar muros de arrimo rgidos (concreto, pedra racho e outros).

Fundao pode deformar: recomenda-se o uso de muros flexveis, como gabio.

Barbacs: so drenos curtos cuja funo retirar a gua acumulada atrs de um muro de arrimo ou de qualquer obra que esteja em contato com o solo. Em geral, os drenos tm um comprimento pouco maior do que a espessura do muro onde est instalado. Sua extremidade interna pode estar envolta por algum material poroso - filtro (areia, pedrisco, brita, cascalho, etc.) que torne mais efetiva sua ao. Num projeto de estabilizao de encosta, os drenos, em especial os barbacs, tm um papel importante de eliminar possveis presses na obra, causadas pelo acmulo da gua.

Muro de solo-cimento

Tcnica alternativa para conteno de encostas, utilizando sacos de solo estabilizado com cimento. Recomendado para alturas mximas de 4 a 5 metros.

Baixo custo, no exige mo-de-obra e equipamentos especializados.

Muro de Pedra seca ou de Pedra racho

Antiga tcnica de construo de muro de arrimo pelo arranjo manual de pedras, cuja resistncia resulta do embricamento dos blocos de pedra.
42

Associao para o Desenvolvimento Social de Joanpolis Pr-Jo Projeto Bacia do Rio Jacare

Mtodo de construo simples e custo reduzido.

No entanto, a estabilidade interna do muro requer que os blocos tenham dimenses aproximadamente regulares, o que causa valor menor do atrito entre as pedras (GERSCOVICH, 2010). No caso do muro sem rejunte, deve ter espessura mnima de 0,6 m e ser usado em taludes de at 2 m de altura. Dispensa sistema de drenagem interna, pois o material do muro auto-drenante, mas o sistema de drenagem superficial recomendado.

Figura 21 Muro de pedra racho sem rejunte (Foto: Diego de Toledo Lima da Silva, 2011).

Quando aplicado rejunte (argamassa de cimento e areia) nos vazios do muro, este pode ser usado para taludes com altura de at 3 m, devendo ser dotado de sistema de drenagem superficial e interna (barbacs).

43

Associao para o Desenvolvimento Social de Joanpolis Pr-Jo Projeto Bacia do Rio Jacare

Figura 22 Muro de pedra racho com rejunte (Foto: Diego de Toledo Lima da Silva, 2011).

Dica: a fundao do muro deve ser realizada em terreno firme e situar-se abaixo do nvel de base do solo (pelo menos 30 cm), oferecendo uma melhor estabilidade ao muro!

Muro de alvenaria armada

um tipo de muro de flexo, com uma parede de alvenaria armada assentado com rejunte, com a fundao de concreto enterrada. Elementos: - Alvenaria: blocos de concreto simples; - Armao: CA 50 ou CA 60, com bitolas e espaamento definidos em projeto de responsabilidade de um engenheiro; - Fundao (sapata): executada em concreto armado, conforme projeto tcnico.

44

Associao para o Desenvolvimento Social de Joanpolis Pr-Jo Projeto Bacia do Rio Jacare

Deve ser dotado de sistema de drenagem superficial e interna (barbacs), com objetivo de avaliar a presso neutra do muro, processo essencial para a garantia de sua estabilidade. Recomendado para taludes com alturas inferiores a 2 metros de altura.

Figura 23 Muro de arrimo de alvenaria armada (Foto: Diego de Toledo Lima da Silva, 2011).

Muro de Gabio

So constitudos por gaiolas metlicas preenchidas com pedras arrumadas manualmente e constitudas com fios de ao galvanizado em malha hexagonal com dupla toro. As principais caractersticas dos muros de gabies so a flexibilidade, que permite que a estrutura se acomode a recalques diferenciais e a permeabilidade (GERSCOVICH, 2010). Recomendado para taludes com altura de at 5 m.

45

Associao para o Desenvolvimento Social de Joanpolis Pr-Jo Projeto Bacia do Rio Jacare

Figura 24 Muro de gabio tipo caixa (Foto: Diego de Toledo Lima da Silva, 2010).

Muro de Solo-Pneu

So construdos a partir do lanamento de camadas horizontais de pneus, amarrados entre si com corda ou arame e preenchidos com solo compactado. Funcionam como muros de gravidade e apresentam como vantagem o reuso de pneus descartados e a flexibilidade (GERSCOVICH, 2010). Sendo um muro de peso, os muros de solo-pneu esto limitados a alturas inferiores a 5 m e disponibilidade de espao para a construo de uma base com largura de 40 a 60% da altura do muro (GERSCOVICH, 2010).

46

Associao para o Desenvolvimento Social de Joanpolis Pr-Jo Projeto Bacia do Rio Jacare

Figura 25 Muro de arrimo de solo-pneu (Foto: Diego de Toledo Lima da Silva, 2011).

Fundao do muro = base

Identificando os riscos e sinais de deslizamentos no dia-a-dia

Segundo Amaral & Gutjhar (2011), muitas vezes, os sinais de movimentao da terra no so facilmente notados, e s podem ser percebidos nas pequenas mudanas em construes ou terrenos (trincas no terreno, piso ou muros, postes inclinados, rachaduras nas paredes, etc.), especialmente em perodos de chuvas fortes ou prolongadas. Observar e acompanhar os sinais da possvel ocorrncia de deslizamentos um trabalho preventivo que pode salvar vidas. Vamos conhecer alguns destes sinais: - Postes, rvores e cercas inclinando;

47

Associao para o Desenvolvimento Social de Joanpolis Pr-Jo Projeto Bacia do Rio Jacare

Figura 26 rvore inclinando (Foto: Adriano Filho, 2011).

- Trincas e degraus de abatimento no solo;

Figura 27 Trinca e degrau de abatimento no solo (Foto: Adriano Filho, 2011). - Trincas e/ou rachaduras nas paredes das construes: trinca em linha reta problema na parede, trinca em diagonal problema na fundao da casa;

48

Associao para o Desenvolvimento Social de Joanpolis Pr-Jo Projeto Bacia do Rio Jacare

Figura 28 Trincas diagonais em construo (Foto: Diego de Toledo Lima da Silva, 2011). - Muros de arrimo trincados, com rachaduras, inclinados ou apresentando barriga;

Figura 29 Muro de arrimo trincado e apresentando barriga (Foto: Diego de Toledo Lima da Silva, 2011).

- Enxurradas nas encostas em perodos chuvosos; - Movimento ou inclinao de blocos de rocha;


49

Associao para o Desenvolvimento Social de Joanpolis Pr-Jo Projeto Bacia do Rio Jacare

Figura 30 Rocha em talude de corte (Foto: Adriano Filho, 2011).

- gua minando no talude de corte ou na encosta.

Como agir?

- No construa nos morros e encostas sem autorizao da Prefeitura Municipal; - No desmate em encostas e morros sem autorizao do rgo ambiental competente; - No destrua a vegetao da encosta; - Monte e mantenha um Kit de Emergncia, contendo algumas roupas; remdios para dor e curativos; lanterna; rdio de bolso; biscoitos e gua mineral; alm dos documentos pessoais; em caso de necessidade de evacuao do imvel o kit deve ser levado junto; - Mantenha-se atento s previses do tempo e aos boletins meteorolgicos (internet, email, TV e rdio); - Tenha um lugar previsto, seguro, onde voc e sua famlia possam se alojar no caso de risco elevado de um deslizamento; - No deixar gua de tubulaes escorrendo pelo cho, conserte imediatamente os vazamentos; - No jogue lixo e entulho nas encostas, pois podem favorecer os deslizamentos;
50

Associao para o Desenvolvimento Social de Joanpolis Pr-Jo Projeto Bacia do Rio Jacare

- No construa barreiras, como muros, no caminho natural da gua na encosta; - No realize cortes e aterros nas encostas sem a devida autorizao da Prefeitura Municipal; - No movimente terra nas encostas sem autorizao da Prefeitura Municipal; - No plante bananeiras nas encostas, no caso de existirem bananeiras, estas devem retiradas, pois favorecem a ocorrncia de deslizamentos; - Tenha um sistema de calhas no telhado das construes, impedindo que as guas de chuva caiam e escoem diretamente no barranco; - Tenha um sistema de drenagem superficial, com canaletas, que conduzam as guas de chuva para locais seguros, como uma boca de lobo, uma caixa coletora ou uma rua pavimentada; - No despeje o esgoto diretamente na encosta; - No construa muros de arrimo sem o acompanhamento de um engenheiro e sem a autorizao da Prefeitura Municipal, pois o muro pode causar graves acidentes e oferecer uma viso falsa de segurana; - No construa em locais com barrancos maiores que a construo muito prximos, nem construa muito prximo da beira do barranco, o ideal manter um espaamento que diminua o risco, tanto da crista como do p do talude de corte ou natural; - No construa em locais que podem ficar expostos a blocos de rocha localizados encosta acima, que podem se desprender e atingir a residncia; - Cuidado com a construo em locais com muitas rochas, pois a fundao (base) da casa pode ser construda diretamente em cima de rocha, o que pode causar a destruio da construo quando da movimentao futura da rocha; - Em morros e encostas de grande inclinao, evite construir no sop destas reas, pois so locais que podem ser atingidos por deslizamentos e rochas provenientes do morro e da encosta; - Evite solo exposto (n) na encosta, plante grama e capim, protegendo o solo; - Perto da casa pode-se plantar: goiaba, pitanga, carambola, laranja, limo, acerola, rosa, hibisco, boldo, jasmim, cidreira, hortel, capim-santo, capeba, resed, quaresmeira-an,

51

Associao para o Desenvolvimento Social de Joanpolis Pr-Jo Projeto Bacia do Rio Jacare

mini-flamboyant, cambuci, pingo douro, manac-de-cheiro, mulungu-do-litoral, romzeira, calistemon, jambo amarelo, espada de so jorge e violeteira. - Desligar os aparelhos eletrnicos ligados na energia eltrica, o gs e a gua, quando da evacuao do imvel; - Tenha sempre em mos os telefones de emergncia, como Polcia Militar, Corpo de Bombeiros, Defesa Civil, Servio Mdico e Prefeitura Municipal, alm de algum parente ou vizinho prximo que possa ajudar.

REALOCAO HABITACIONAL DOS MORADORES EM REAS DE RISCO

A realocao habitacional da populao residente em reas de risco uma ao na qual elas so inclusas num programa habitacional (pblico e/ou privado) e, de fato, retiradas das reas de risco, sendo realocadas em outro ponto do municpio, numa casa de sua propriedade, fora de rea de risco e com a infraestrutura necessria. A antiga construo em rea de risco demolida pelo poder pblico para que no seja ocupada novamente e nem gere especulao imobiliria, podendo a rea ser transformada em um parque, rea verde, de lazer ou recuperada com vegetao nativa.

Esta talvez seja a nica soluo definitiva para a questo das reas de risco, mas um programa de longo prazo pelo seu custo e operacionalizao, e depende da adeso e conscientizao da populao!

PLANO PREVENTIVO DE DEFESA CIVIL (PPDC) O Plano Preventivo de Defesa Civil PPDC tem por objetivo principal dotar as equipes tcnicas municipais de instrumentos de ao, de modo a, em situaes de risco, reduzir a possibilidade de perdas de vidas humanas decorrentes de escorregamentos. A concepo do PPDC baseia-se na possibilidade de serem tomadas medidas anteriormente
52

Associao para o Desenvolvimento Social de Joanpolis Pr-Jo Projeto Bacia do Rio Jacare

deflagrao de escorregamentos, a partir da previso de condies potencialmente favorveis sua ocorrncia, por meio do acompanhamento dos seguintes parmetros: precipitao pluviomtrica, previso meteorolgica e observaes a partir de vistorias de campo (BRASIL & IPT, 2004). A operao do PPDC corresponde a uma ao de convivncia com os riscos presentes nas reas de ocupao de encostas, em razo da gravidade do problema e a impossibilidade de eliminao, no curto prazo, dos riscos identificados. Assim, o PPDC pode ser considerado uma eficiente medida no-estrutural de gerenciamento de riscos geolgicos associados a escorregamentos de encostas (MACEDO et al., 2004). Segundo BRASIL & IPT (2004), o PPDC operado de 1 de dezembro de um ano a 31 de maro do ano seguinte, o que corresponde ao perodo chuvoso na regio sudeste, podendo o prazo ser estendido, a partir de avaliao realizada pelos rgos responsveis. O PPDC um sistema estruturado em 4 nveis (Observao, Ateno, Alerta e Alerta Mximo), cada qual com procedimentos diferenciados. Para a deflagrao dos nveis so simultaneamente considerados os seguintes indicadores: ndices pluviomtricos registrados, previso meteorolgica e manifestaes das encostas (trincas no solo e moradias, degraus de abatimento, estruturas rgidas inclinadas, escorregamentos, dentre outras). Ainda para efeito da deflagrao dos nveis previstos no PPDC, os ndices pluviomtricos registrados so expressos na forma de valores acumulados de chuva (VAC) em trs dias e outros parmetros. Estes indicadores traduzem, associados previso meteorolgica, a maior ou menor possibilidade de ocorrncia de escorregamentos (MACEDO et al., 2004).

Volume Acumulado de Chuva (VAC)

Um dos trabalhos mais simples e importante o acompanhamento dos ndices de Chuva do municpio, atravs do acompanhamento dirio e do clculo do Volume Acumulado de Chuva (VAC). O VAC a soma dos volumes precipitados de 3 dias consecutivos, sendo a base para determinar o nvel de contingncia (abaixo de 80 mm Observao / acima de 80 mm Ateno) do chamado Plano Preventivo de Defesa Civil (PPDC), da regional de Campinas, na qual Joanpolis est inclusa.
53

Associao para o Desenvolvimento Social de Joanpolis Pr-Jo Projeto Bacia do Rio Jacare

O VAC que define a necessidade de vistorias preventivas nas reas de risco, principalmente nos locais que apresentam risco de deslizamentos e eroso. A vistoria de campo aponta as condies do terreno, das habitaes e quais medidas a serem tomadas.

Atingidos estes ndices, e com a indicao da meteorologia quanto continuidade de chuvas, caracteriza-se a entrada no nvel de Ateno, que remete s vistorias das reas de risco anteriormente identificadas, para verificao da ocorrncia de novas manifestaes das encostas conforme j mencionado. Se constatadas tais situaes passa-se ao nvel de Alerta e procede-se remoo preventiva e temporria da populao em risco iminente. No caso de registro de escorregamentos, associados previso de ocorrncia de novas chuvas, entra-se no nvel de Alerta Mximo e procede-se remoo de toda a populao instalada nas reas de risco. Fonte: MACEDO et al., 2004.

-----------------------------------------------------------------------------------------------------------------Um pouco sobre a Defesa Civil no municpio...

Como no municpio que os desastres acontecem e a ajuda externa normalmente demora a chegar, importante que a comunidade e o Governo Municipal estejam conscientes da necessidade de um rgo governamental e de associaes comunitrias que visem segurana da coletividade. Neste contexto, de suma importncia criao de um rgo responsvel pela proteo global da populao, a Coordenadoria Municipal de Defesa Civil COMDEC ou rgo similar, sendo de competncia do Poder Executivo Municipal incentivar a sua criao e implantao no municpio. necessrio que a populao esteja organizada, preparada e orientada sobre o que fazer e como fazer, pois somente, assim, a comunidade poder prevenir e dar resposta eficiente aos desastres. Portanto, para se conseguir um resultado eficaz necessrio unir as foras da sociedade por intermdio da Coordenadoria Municipal de Defesa Civil - COMDEC e de Ncleos Comunitrios de Defesa Civil NUDEC.
54

Associao para o Desenvolvimento Social de Joanpolis Pr-Jo Projeto Bacia do Rio Jacare

As aes mais importantes a serem desenvolvidas pela COMDEC so as preventivas que tem por objetivo evitar que o desastre ocorra. Portanto, so realizadas antes do desastre, no perodo de normalidade. tambm, na normalidade, que a comunidade deve preparar-se para enfrentar a ocorrncia do desastre, pois se as pessoas estiverem preparadas, sofrero muito menos danos e prejuzos. Apenas planos bem elaborados no so suficientes. preciso que a comunidade participe das atividades de Defesa Civil no municpio, organizando-se em NUDEC que iro auxiliar a COMDEC, desde o planejamento at a execuo das aes de Defesa Civil. A principal atribuio da COMDEC conhecer e identificar os riscos de desastres no municpio. A partir deste conhecimento possvel preparar-se para enfrent-los, com a elaborao de planos especficos onde estabelecido o que fazer, quem faz, como fazer, e quando deve ser feito. no perodo de normalidade que a COMDEC se prepara para atuar, de forma eficaz, e as aes mais importantes a serem desenvolvidas dizem respeito a: - preveno, que tem por objetivo reduzir a incidncia dos desastres, ou minimizar seus efeitos adversos; - preparao, que tem por objetivo preparar os rgos do Sistema Nacional de Defesa Civil SINDEC, no municpio, e a comunidade, para garantir uma resposta adequada aos desastres e minimizar os danos e prejuzos consequentes.

A Coordenadoria Municipal de Defesa Civil COMDEC o rgo responsvel pelo planejamento, articulao, coordenao, mobilizao e gesto das aes de Defesa Civil, no mbito do municpio.

Texto extrado da Apostila sobre Implantao e Operacionalizao de COMDEC, 4 Edio, 2007. Ministrio da Integrao Nacional, Secretaria Nacional de Defesa Civil. Autores: Calheiros, L. B.; Castro, A. L. C.; Dantas, M. C. ------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

55

Associao para o Desenvolvimento Social de Joanpolis Pr-Jo Projeto Bacia do Rio Jacare

REFERNCIAS BIBLIOGRFICAS ALCNTARA AYALA, I. (2002) Geomorphology, natural hazards, vulnerability and prevention of natural disasters in developing countries. Geomorphology 47 (2002) p. 107124. AMARAL, R. & RIBEIRO, R. R. Captulo 3 Inundaes e Enchentes. In: TOMINAGA, L K.; SANTORO, J.; AMARAL, R. (Org.) Desastres naturais: conhecer para prevenir. So Paulo: Instituto Geolgico, 2009b. 195p. Disponvel em: <www.igeologico.sp.gov.br/downloads/livros/DesastresNaturais.pdf>. Acessado em: 20 Julho 2011.

AMARAL, R. & GUTJAHR, M. R. Desastres naturais. So Paulo: IG/SMA, 2011. 100p. (Srie de Cadernos Ambientais, 8). Disponvel em: <www.igeologico.sp.gov.br/downloads/livros/CEA_DESASTRES.pdf>. Acessado em: 20 Julho 2011.

BRASIL - MINISTRIO DAS CIDADES & IPT - INSTITUTO DE PESQUISAS TECNOLGICAS. (2004) Apostila do Curso Treinamento de tcnicos municipais para o mapeamento e gerenciamento de reas urbanas com risco de escorregamentos, enchentes e inundaes. Rio de Janeiro: Ministrio das Cidades/IPT, 2004. 90p.

BRASIL. SECRETARIA NACIONAL DE DEFESA CIVIL. (2011) Sistema Nacional de Defesa Civil. Disponvel em: <www.defesacivil.gov.br/sindec/organizacao.asp>. Acessado em: 20 Julho 2011.

CASTRO, A. L. C. (1998) Glossrio de defesa civil: estudo de risco e medicina de desastres. Braslia: MPO/Departamento de Defesa Civil. 283p.

56

Associao para o Desenvolvimento Social de Joanpolis Pr-Jo Projeto Bacia do Rio Jacare

CASTRO, A. L. C. (1999) Manual de planejamento em defesa civil. Vol.1. Braslia: Ministrio da Integrao Nacional/Departamento de Defesa Civil. 133p.

CASTRO, A. L. C. et al. (2007) Manual para a decretao de Situao de Emergncia ou de Estado de Calamidade Pblica. Vol. 1. Ministrio da Integrao Nacional/Secretaria Nacional de Defesa Civil. Braslia: MINC/SNDC, 2007. 33p. CUNHA, M. A. Ocupao de encostas. Instituto de Pesquisas Tecnolgicas IPT. Publicao n 1831. So Paulo: IPT, 1991. 234p.

DEMILLO, R. Como funciona o clima. So Paulo: Quark Books, 1998. 226p.

FORSDYKE, A. G. Previso do tempo e clima. So Paulo: Melhoramentos, 1969. 159p.

GARCEZ, L. N. & ALVAREZ, G. A. Hidrologia. So Paulo: Editora Edgar Blcher, 1988. GERSCOVICH, D. M. S. Estruturas de conteno Muros de arrimo. Faculdade de Engenharia. Departamento de Estruturas e Fundaes. Rio de Janeiro: UERJ, 2010. 48p.

GOOGLE EARTH. Verso OOB 5.1. Visualizao da superfcie terrestre, 2007.

GUIDICINI, G. & NIEBLE, C. M. Estabilidade de Taludes Naturais e de Escavao. So Paulo: 2 ed. Edgard Blcher, 1984. 194p.

INPE/CPTEC-DSA. (2011) SOS - Sistema de Observao de Tempo Severo. Disponvel em: <peassaba.cptec.inpe.br/sos/mapa.php>. Acessado em: 08 Fevereiro 2011.

KOBIYAMA, M.; MENDONA, M.; MORENO, D. A.; MARCELINO, I. P. V. O.; MARCELINO, E. V.; GONALVES, E. F.; BRAZETTI, L. L. P.; GOERL, R. F.; MOLLERI,

57

Associao para o Desenvolvimento Social de Joanpolis Pr-Jo Projeto Bacia do Rio Jacare

G. S. F.; RUDORFF, F. M. (2006) Preveno de Desastres Naturais: Conceitos Bsicos. Curitiba: Ed. Organic Trading. 109p. Disponvel em: <www.labhidro.ufsc.br/publicacoes.html>.

MACEDO, E. S.; SANTORO, J.; ARAUJO, R. E. (2004) Plano Preventivo de Defesa Civil (PPDC) para deslizamentos, estado de So Paulo, Brasil. In: Simpsio Brasileiro de Desastres Naturais, 2004, Florianpolis. Anais do Simpsio Brasileiro de Desastres Naturais. Florianpolis: Grupo de Estudos de Desastres Naturais - GEDN/UFSC. v. 1. 2004.

MAFFRA, C. Q. T. & MAZZOLA, N. As razes dos desastres em territrio brasileiro. In: SANTOS, R. F. dos (Org.) Vulnerabilidade Ambiental: desastres naturais ou fenmenos induzidos? Braslia: MMA, 2007. 192p.

MARCELINO, E. V. Desastres Naturais e Geoteconologias: Conceitos Bsicos. Caderno Didtico n 1. Santa Maria: INPE/CRS, 2008. MASSAD, F. Obras de Terra: curso bsico de geotecnia 2 Edio. So Paulo: Oficina de Textos, 2010. 216p.

MENDONA, F. A. & DANNI-OLIVEIRA, I. M. Climatologia: noes bsicas e climas do Brasil. So Paulo: Oficina de Textos, 2007. 206p.

PALMEIRA, A. C. P. A. & FREDIANI, M. E. B. (2004) Zona de Convergncia do Atlntico Sul. Disponvel em: <www.master.iag.usp.br/ensino/Sinotica/AULA14/AULA14.HTML>. Acessado em: 17 Janeiro 2011.

PIMENTEL, J.; FERREIRA, C. E. O.; TRABY, R. D. J.; DINIZ, N. C. Comunidade mais segura: mudando hbitos e reduzindo os riscos de movimentos de massa e inundaes. CPRM Servio Geolgico Brasileiro. Rio de Janeiro: CPRM, 2007. 28p.
58

Associao para o Desenvolvimento Social de Joanpolis Pr-Jo Projeto Bacia do Rio Jacare

PINTO JUNIOR, O. & PINTO, I. C. A. Relmpagos. So Paulo: Brasiliense, 2008. 95p.

RIGHETTO, A. M.; MOREIRA, L. F. F.; SALES, T. E. A. Manejo de guas Pluviais Urbanas. In: RIGHETTO, A. M. (Coordenador) Manejo de guas Pluviais Urbanas. Rio de Janeiro: ABES, 2009. 396p. SANTORO, J. Captulo 4 Eroso Continental. In: TOMINAGA, L K.; SANTORO, J.; AMARAL, R. (Org.) Desastres naturais: conhecer para prevenir. So Paulo: Instituto Geolgico, 2009b. 195p. Disponvel em: <www.igeologico.sp.gov.br/downloads/livros/DesastresNaturais.pdf>. Acessado em: 20 Julho 2011.

SORRE, M. Adaptao ao Meio Climtico e Biossocial: geografia psicolgica (1951). In: MEGALE, J. F. (org.) Max Sorre: geografia. So Paulo: tica, 1984, p.30 86. (Srie Grandes Cientistas Sociais). TAVARES, R. Captulo 8 Clima, tempo e desastres. In: TOMINAGA, L K.; SANTORO, J.; AMARAL, R. (Org.) Desastres naturais: conhecer para prevenir. So Paulo: Instituto Geolgico, 2009a. 195p. Disponvel em: <www.igeologico.sp.gov.br/downloads/livros/DesastresNaturais.pdf>. Acessado em: 20 Julho 2011.

TOMINAGA, L. K. (2007) Avaliao de Metodologias de Anlise de Risco a Escorregamentos: Aplicao de um Ensaio em Ubatuba, SP. Departamento de Geografia da Faculdade de Filosofia, Letras e Cincias Humanas da Universidade de So Paulo, So Paulo. Tese de Doutorado. 220p. + Mapas. TOMINAGA, L. K. (2009a) Captulo 1 Desastres Naturais: Por que ocorrem? In: TOMINAGA, L K.; SANTORO, J.; AMARAL, R. (Org.) Desastres naturais: conhecer para prevenir. So Paulo: Instituto Geolgico, 2009a. 195p. Disponvel em:
59

Associao para o Desenvolvimento Social de Joanpolis Pr-Jo Projeto Bacia do Rio Jacare

<www.igeologico.sp.gov.br/downloads/livros/DesastresNaturais.pdf>. Acessado em: 20 Julho 2011. TOMINAGA, L. K. (2009b) Captulo 2 Escorregamentos. In: TOMINAGA, L K.; SANTORO, J.; AMARAL, R. (Org.) Desastres naturais: conhecer para prevenir. So Paulo: Instituto Geolgico, 2009b. 195p. Disponvel em: <www.igeologico.sp.gov.br/downloads/livros/DesastresNaturais.pdf>. Acessado em: 20 Julho 2011. TOMINAGA, L. K. (2009c) Captulo 9 Anlise e Mapeamento de Risco. In: TOMINAGA, L K.; SANTORO, J.; AMARAL, R. (Org.) Desastres naturais: conhecer para prevenir. So Paulo: Instituto Geolgico, 2009c. 195p. Disponvel em: <www.igeologico.sp.gov.br/downloads/livros/DesastresNaturais.pdf>. Acessado em: 20 Julho 2011.

TUCCI, C. E. M. & BERTONI, J. C. Inundaes Urbanas da Amrica do Sul. Porto Alegre: Editora da Associao Brasileira de Recursos Hdricos. 2003, 471p.

VAREJO-SILVA, M. A. Meteorologia e climatologia. Verso Digital 2. Recife: 2006. 449p. Disponvel em: <www.agritempo.gov.br>.

VIANELLO, R. L & ALVES, A. R. Meteorologia bsica e aplicaes. Viosa: UFV, 2002. 449p.

Agradecimento especial ao Adriano Filho, Diretor Geral da TV Joanpolis On Line (www.tvjoanopolis.com) e da Rdio Nova Jo On Line

(www.radionovajoaonline.com), pelas fotos cedidas, pela parceria na Campanha e pelo espao na Coluna Meio Ambiente para publicaes de textos e artigos utilizados integralmente neste Manual.

60

Associao para o Desenvolvimento Social de Joanpolis Pr-Jo Projeto Bacia do Rio Jacare

Grande agradecimento ao Jorge Muneo Nakagawa, Webmaster do Site da Estncia Turstica de Joanpolis (www.joanopolis.com.br), pela parceria na Campanha e pelo espao de publicao no site de textos e artigos utilizados integralmente neste manual.

Outro agradecimento ao Jair, Editor do Atibaia News (www.atibaianews.com.br), pelo espao na Coluna Meio Ambiente para publicao de artigos e textos, vrios deles utilizados integralmente nesta Cartilha.

61

Das könnte Ihnen auch gefallen