Sie sind auf Seite 1von 2

A escolha de um compressor para um determinado equipamento de refrigerao depende principalmente de dois fatores.

1. Elemento de controle
Como j vimos todo sistema de refrigerao necessita de um elemento de controle que pode ser uma vlvula de expanso ou um tubo capilar. Em circuitos dotado de tubo capilar, as presses nos lados de suco e descarga se equalizam durante a parada do compressor. Neste tipo de circuito, o compressor dotado de um motor com baixo torque de partida. J num circuito com vlvula de expanso, somente h fluxo de refrigerante pela vlvula enquanto o compressor estiver ligado. Logo, as presses entre a suco e a descarga no equalizam. Neste caso, o compressor dotado de um motor com alto torque de partida. Os motores de compressores apropriados para estes dois sistemas so denominados: LST - Low Starting Torque Baixo torque de partida, empregado em sistemas com tubo capilar. HST - High Starting Torque Alto torque de partida, empregado em sistemas com valvulas de expanso.

2. Temperatura de evaporao
Outro fator que influi na escolha do compressor a faixa de temperatura de evaporao que o sistema requer. Assim, podemos apontar dois extremos: - Congeladores que trabalham com temperaturas bastante baixas, variando entre -25C a -35C. - Desumidificador que trabalha com temperatura de evaporao acima de 0C. A absoro de calor pelo refrigerante vai depender da temperatura de evaporao. A uma determinada temperatura no evaporador corresponde uma determinada presso. A densidade do gs baixa em temperaturas baixas e, portanto, somente uma pequena quantidade de calor poder ser absorvida durante a evaporao. Se a evaporao ocorrer a uma temperatura mais alta, por exemplo, 0C, a presso e a densidade aumentaro e a quantidade de calor ser maior. Por esta razo, podemos concluir que o trabalho realizado pelo motor num compressor ser maior que o realizado pelo mesmo compressor em baixa temperatura de evaporao. Conseqentemente, motores para aplicao em sistemas de alta presso de evaporao devem ter torque mais elevado de funcionamento.

Os compressores podem ser classificados quanto sua aplicao: LBP - Low Back Pressure (baixa presso de retorno) - Baixa temperatura de evaporao. MBP - Medium Back Pressure (mdia presso de retorno) - Mdia temperatura de evaporao. HBP - High Back Pressure (alta presso de retorno) - Alta temperatura de evaporao. Dependendo do modelo do compressor, sua aplicao pode se estender desde a classificao LBP at a HBP (ver tabela abaixo). Classificao LBP L/MBP HBP Temperatura de Exemplo de Aplicao Evaporao -35C at -10C Freezers e Refrigeradores Balces comerciais -35C at -5C e Bebedouros Desumidificadores, -5C at +15C Refresqueiras e Bebedouros

No momento da escolha do modelo para reposio, muito importante verificar qual era o compressor original. Como voc sabe, as condies de funcionamento do compressor podem variar de acordo com cada projeto. Desta forma, podem haver bebedouros que necessitam de um compressor HBP enquanto outros aplicam um L/MBP.

Das könnte Ihnen auch gefallen