Sie sind auf Seite 1von 111

www.aviculturainteligente.com.

br

www.aviculturainteligente.com.br

www.aviculturainteligente.com.br

PREFCIO
MANUAL
O objetivo deste manual contribuir com informaes tcnicas ao corpo docente de Universidades e Tcnicos de granjas de frangos AgRoss para obter o mais elevado desempenho de seus lotes. No pretendemos fornecer informaes definitivas sobre todos, ou cada um dos aspectos do manejo de frangos, mas chamar a ateno sobre aspectos importantes que possam afetar o desempenho das aves. Considerando que as tcnicas de manejo contidas neste manual so mais apropriadas para se alcanar um desempenho consistente na manuteno da sade e bem-estar das aves, e que esta a melhor informao disponvel at o presente momento, o efeito da utilizao destas tcnicas no pode, entretanto, ser garantido, uma vez que o desempenho pode ser substancialmente afetado por vrios fatores.

DESEMPENHO
So muitos os fatores que podem afetar o desempenho, tais como o manejo dos frangos, seu estado de sade, as condies da granja, condies climticas, entre outros. As metas contidas neste manual indicam os nveis de desempenho que podem ser alcanados sob boas condies ambientais e de manejo. Variaes de desempenho podem ocorrer devido a diversas causas, entre as quais, a forma fsica, composio, nveis de energia dos alimentos e temperatura ambiente do avirio. As informaes apresentadas neste manual no devem ser consideradas como especficaes e sim objetivos a alcanar.

Servios Tcnicos / Comercial Para obter maiores informaes sobre compra e manejo dos frangos AgRoss, favor comunicar-se respectivamente com o Departamento Tcnico Comercial e Servios Tcnicos na:

AGROCERES ROSS MELHORAMENTO GENTICO DE AVES S.A.


Rodovia SP127, Km 2,2 Caixa Postal 400 Fone: (19) 3526-8500 Fax: (19) 3526-8707 Internet: http://www.agroceres.com.br Edio: MAIO / 2004

PRODUO E EDITORAO:
UmDesign (19) 3252-2074 Campinas - SP

www.aviculturainteligente.com.br

www.aviculturainteligente.com.br

INTRODUO
Agroceres Ross responde pelo produto AgRoss, selecionado para obter tanto nos frangos quanto nas matrizes caractersticas que atendam s necessidades de diferentes setores como o dos produtores de pintos, frangos e dos abatedouros. O gentipo AgRoss tem sido selecionado para produzir adequada quantidade de pintos viveis, combinando um nvel elevado de postura, incubabilidade e fertilidade. Isso, associado linha macho de rpido crescimento, resulta em um frango de boa eficincia alimentar, alto rendimento e com qualidade superior para produo de carne. Os frangos AgRoss tm crescimento rpido, alta eficincia alimentar e excelente viabilidade. O programa de seleo privilegia os mais vigorosos, pernas fortes e alta resistncia do aparelho cardio-vascular. Os frangos so desenvolvidos para ter alto rendimento de carcaa, alta produo de carne e um baixo nmero de carcaas depreciadas. Neste manual apresentamos um resumo das melhores prticas para o manejo dos lotes de frangos AgRoss, o qual est direcionado a produtores que necessitam alto nmero de pintos de corte (sexados), e que atendam a diversos tipos de segmentos com o produto final. O Frango AgRoss tem um crescimento rpido, com converso alimentar excepcional e um alto rendimento de carne, satisfazendo s necessidades dos produtores que necessitam versatilidade de produto como, frango inteiro, cortes e processados. As empresas preferem o frango AgRoss, pois ele oferece maior valor agregado em todos os aspectos de seus negcios.

COMO USAR ESTE MANUAL


COMO ENCONTRAR UM TPICO Nas extremidades do manual h indicadores impressos que indicam ao leitor a seo e tpico. O ndice que aparece na pgina seguinte mostra o ttulo de cada seo e sub-seo.

PONTOS-CHAVE
Onde apropriado, pontos-chave foram includos para dar nfase aos aspectos importantes do manejo. Eles so evidenciados com um visto verde na margem esquerda do texto. PONTOS IMPORTANTES FORAM ENFATIZADOS COM ESTE SINAL E EM NEGRITO.

OBJETIVOS DE DESEMPENHO
Os objetivos de desempenho encontram-se em dois encartes anexos a este manual. Desse www.aviculturainteligente.com.br modo, a atualizao peridica dos mesmos torna-se possvel sem alterao do manual.

www.aviculturainteligente.com.br

www.aviculturainteligente.com.br

www.aviculturainteligente.com.br

www.aviculturainteligente.com.br

www.aviculturainteligente.com.br

INTRODUO
O objetivo dos programas da Agroceres Ross de produzir linhagens saudveis de frangos de alta qualidade que apresentam alto padro de desempenho em variados ambientes. A Agroceres Ross aplica uma metodologia de equilbrio ao progresso gentico com caractersticas de importncia comercial, tais como taxa de crescimento, taxa de converso alimentar (TCA), viabilidade, rendimento de carne, e ao mesmo tempo melhorando o bem-estar da ave, por exemplo, na sade das pernas, fora e boa condio cardiovascular. Atingir o potencial gentico em qualquer espcie de animal depende dos seguintes fatores: O gentipo consegue atingir o desempenho desejado. O meio ambiente controlado para oferecer s aves todas as suas necessidades, como temperatura e qualidade do ar, entre outras. Os alimentos oferecem nutrientes em propores adequadas. O estado imunolgico adequado e a doena est controlada.

Todos estes fatores so interdependentes. Caso qualquer um destes elementos no seja ideal, o desempenho do frango ser prejudicado. Os fatores que podem limitar o desempenho do frango est no Diagrama 1 (abaixo).

Questes econmicas e comerciais seguem afetando o manejo de frangos. As seguintes questes so da maior importncia na produo comercial de frango: - O aumento da exigncia do consumidor por produtos de qualidade e com maior segurana alimentar. - Necessidade dos frangos serem criados conforme especificaes pr-definidas e previsveis. - A necessidade de minimizar a variao dentro dos lotes, e, portanto, a variao do produto final. - O bem-estar dos frangos. - Potencial gentico melhorado para TCA, taxa de crescimento e rendimento de carne.

www.aviculturainteligente.com.br

www.aviculturainteligente.com.br

medida que cada um destes fatores vo se tornando mais importantes, a extenso e programao de ajustes ao manejo tambm aumentam, ou seja, o gerenciamento pr-ativo. A fase de crescimento do frango parte integrante do processo de produo de carne, que engloba matrizeiros, incubatrios, unidades de engorda de frango, frigorficos, varejistas e consumidores. (Veja o Diagrama 2).

DIAGRAMA 2: PRODUZINDO CARNE DE FRANGO DE QUALIDADE O PROCESSO TOTAL


LOCAL OPERAO OBJETIVO

GRANJA DE MATRIZES

MANEJO DE DE MATRIZES

COLETA DE OVOS ARMAZENAMENTO DOS OVOS TRANSPORTE INCUBADORA INCUBATRIO INCUBAO As Principais Fases do Processo de Manejo AQUECIMENTO DESINFECO MANEJO DE CRESCIMENTO LIMPEZA DESCARTE TRANSPORTE ABATEDOURO ABATE SOBRAS MANEJO DE PINTOS TRANSPORTE AQUECIMENTO Estimular o Apetite Desenvolver a Funo Imunolgica Permitir o Desenvolvimento Ideal dos Ossos e Sistema Cardiovascular Melhorar a Qualidade da Carcaa Manter a Qualidade do Pinto

O objetivo do manejo de frango atingir o desempenho desejado do lote em termos de peso corporal, converso alimentar, uniformidade e rendimento de carne. O desenvolvimento de funes vitais, tais como: cardiovascular, pulmonar, sistema esqueltico e imunolgico so cruciais para atingir estes objetivos. Os perodos crticos do desenvolvimento destes sistemas fisiolgicos ocorrem durante a incubao e nas primeiras duas semanas de vida. Portanto, deve-se prestar ateno ao manejo durante esses perodos (Veja o Diagrama 2).

www.aviculturainteligente.com.br

www.aviculturainteligente.com.br

Para maximizar o desempenho importante observar os procedimentos de incubao, manuseio dos pintinhos, o manejo da temperatura e o manejo inicial de crescimento; so todos de grande importncia. A produo de frango um processo seqencial, onde o desempenho final depende do trmino bem sucedido de cada etapa. Para atingir o desempenho mximo, cada etapa deve ser avaliada de maneira crtica e os melhoramentos devem ser feitos sempre que necessrios. Talvez seja necessrio efetuar mudanas no incubatrio, na granja, no frigorfico ou no transporte. (Veja o Diagrama 2, na pgina 7). A complexidade da produo de frango significa que os funcionrios da granja devem ter uma idia clara dos fatores que afetam todo o processo de produo, assim como os princpios de manejo das aves. A Equipe Tcnica da Agroceres Ross desenvolveu este manual considerando os seguintes princpios:

CONSIDERAO CONTNUA DO BEM-ESTAR DAS AVES. O ENTENDIMENTO DA CADEIA PRODUTIVA. CUIDADO COMAQUALIDADE DO PRODUTO FINAL DURANTE TODO O PROCESSO. REAO MUDANA DE NECESSIDADES DAAVE, OU SEJA, GERENCIAMENTO PR ATIVO*.
*As necessidades das aves mudam constantemente. O objetivo do gerenciamento pr-ativo de satisfazer s necessidades observando as mudanas nas aves e o seu meio ambiente, alterando os elementos da forma mais adequada. No existem duas granjas idnticas, e cada lote de frango dever variar de maneira sutil em relao s suas necessidades. O administrador da granja deve entender as necessidades das aves e, atravs da aplicao de um gerenciamento pr-ativo, como descrito neste manual, garantir o melhor desempenho de cada plantel de frango.

www.aviculturainteligente.com.br

www.aviculturainteligente.com.br

OBJETIVO Oferecer um ambiente adequado que permita que a ave atinja um excelente desempenho na taxa de crescimento, uniformidade, converso alimentar e rendimento de carne, garantindo que a sade e o bem-estar da ave no sejam comprometidos.

www.aviculturainteligente.com.br

www.aviculturainteligente.com.br

INSTALAES E AMBIENTE
PRINCPIOS
As instalaes e os sistemas de ventilao usados dependero do clima. As instalaes e equipamentos devem permitir que haja um controle pr-ativo do ambiente para que os objetivos comerciais e de bem-estar da ave sejam cumpridos.

CONTROLE DO AMBIENTE
O clima local um dos fatores mais importantes no desenho das instalaes avcolas. Os diferentes tipos de sistemas de produo mais utilizados podem ser classificados de acordo com os 3 principais tipos de clima para o qual foram projetados: Clima temperado (geralmente ambiente controlado) Clima quente e seco (geralmente ambiente controlado com sistemas de refrigerao) Clima quente e mido (geralmente avirio aberto) Estratgias para lidar com temperaturas altas so discutidas em Estresse Calrico, Seo 7, pgina 96.

CLIMA TEMPERADO - AMBIENTE CONTROLADO


As instalaes com ambiente controlado devem oferecer: - Isolamento eficaz equivalente a 10 cm de fibra de vidro, isto , um U com valor de 0,4W/ m2/C, em climas extremamente frios, talvez seja necessrio isolamento extra. - No permitir a entrada de luz, especialmente quando so usados programas de iluminao. (Veja Manejo de Pintos, Iluminao, Seo 2, pgina 42). A intensidade mxima de luz dentro do avirio escurecido no deve exceder 0,4 lux. O sistema artificial de iluminao deve oferecer uma distribuio uniforme de luz por todo o avirio e ter condies de controlar a intensidade que pode variar de 0,4 a no mximo 25 lux. - Ventilao eficaz, fornecendo ar de boa qualidade, de maneira uniforme ao nvel das aves, sem provocar correntes de ar, e ser capaz de fornecer e manter um ambiente com fluxo de ar constantemente adequado e controlado. - O piso deve ser de concreto e com superfcie lisa.

OS DEFLETORES DEVEM SER AFIXADOS AOS CORPOS DOS VENTILADORES PARA EVITAR CORRENTES DE AR E ENTRADA DE LUZ.

www.aviculturainteligente.com.br

10

www.aviculturainteligente.com.br

CLIMA QUENTE COM UR% BAIXA AMBIENTE CONTROLADO COM SISTEMA DE REFRIGERAO

CASO O CONTROLE DO AMBIENTE NO SEJA ADEQUADO AOS EXTREMOS DE TEMPERATURA, AS AVES FICARO ESTRESSADAS E O DESEMPENHO SER PREJUDICADO. As exigncias de isolamento, proteo contra a luz e ventilao so semelhantes aquelas para avirios com ambiente controlado em climas temperados. Devido as altas temperaturas ser necessrio uma maior capacidade de ventilao junto aos sistemas de resfriamento evaporativo. Em condies de calor, ou seja, temperaturas superiores a 27oC, a refrigerao evaporativa do ar usada para manter a ave aclimatizada em temperaturas operacionais dentro de uma variao de 25-32oC. A umidade relativa (UR) influencia a eficincia do resfriamento evaporativo da seguinte maneira: a 20% UR, a reduo na temperatura pode ficar dentro de 15-20oC. a 60-70% UR, a reduo na temperatura fica dentro de 4-8oC. a UR acima de 70%, a reduo de temperatura fica limitada e a ave progressivamente estressada a medida que a refrigerao pela respirao torna-se menos efetiva.

Alm do resfriamento evaporativo do ar, a refrigerao convectiva pode ser explorada dirigindo o ar sobre as aves. A medida que a UR sobe, a conveco torna-se uma parte cada vez mais importante do processo de refrigerao. Para cada aumento de 1m/s na velocidade do ar sobre as aves, a sensao trmica ser de 3C a menos. Quando a velocidade do ar for de 2-3m/s ao nvel das aves, provocar uma sensao trmica que pode ser de 6oC abaixo da temperatura ambiente. Em condies extremas, pode-se aumentar a velocidade do ar a 3m/s para maximizar a perda de calor por conveco. Aumento da velocidade do ar maiores do que 4m/s causaro problemas. O efeito de refrigerao ser melhor na fase em que as aves no estejam completamente empenadas. O fluxo de ar pode ser aumentado vertendo os ventiladores existentes, para que haja um fluxo direto sobre as aves. A adio de ventiladores suplementares dentro do avirio pode impulsionar o fluxo de ar. Por exemplo: em temperatura ambiente de 36oC, com uma UR de 50%, o resfriamento evaporativo far com que a temperatura do avirio caia para 28oC. O ar com uma velocidade de 2m/s provocaria uma queda de temperatura de 6oC, gerando uma sensao trmica de 22oC. Os sistemas de resfriamento evaporativo mais comumente usados so aqueles que incorporam painis evaporativos com sistema de ventilao em tnel e/ou nebulizao. (Veja a Tabela 1, Diagramas 3 e 4, pginas 12 e 13).

www.aviculturainteligente.com.br

11

www.aviculturainteligente.com.br

PAINIS EVAPORATIVOS COM SISTEMA DE VENTILAO EM TNEL


O sistema de resfriamento do ar atravs de placas evaporativas, consiste no resfriamento do ar atravs do contato deste com uma rea umedecida. O ar refrigerado move-se ao longo do avirio devido suco provocada pelos exaustores localizados em uma extremidade do avirio (sistema de ventilao em tnel). A associao das placas evaporativas e ventilao permite um melhor controle do ambiente quando as temperaturas no galpo so muito altas, por exemplo > 30oC.

www.aviculturainteligente.com.br

12

www.aviculturainteligente.com.br

NEBULIZAO
Neste sistema, o ar que entra no avirio resfriado pela evaporao de gotas dgua criadas pelo bombeamento de gua atravs de canos e bicos. Dois tipos de sistemas de nebulizao so mais comuns: de alta e baixa presso. Os sistemas de nebulizao de alta presso, por exemplo, de 400-600 psi, produzindo gotas de 1015 microns (que so mais efetivamente evaporadas) minimizam a umidade residual dentro do avirio. Tambm aumentam a extenso de umidade, podendo inclusive obter algum benefcio quando a umidade estiver acima de 80% (UR). As linhas de nebulizao devem ser colocadas perto das entradas de ar ou prximo aos ventiladores para maximizar a velocidade de evaporao. Talvez sejam necessrias linhas adicionais no centro do avirio.

EVITE CAMA MOLHADA AJUSTANDO O TAMANHO DA GOTA.

A EFICCIA A LONGO PRAZO DOS SISTEMAS DE REFRIGERAO EVAPORATIVA REDUZIDA QUANDO A GUA CONTM UMA ALTA PROPORO DE MINERAIS E/OU PARTCULAS DISSOLVIDAS.

www.aviculturainteligente.com.br

13

www.aviculturainteligente.com.br

CLIMAS QUENTES E MIDOS - AVIRIOS ABERTOS


Avirios abertos devem estar localizados em terrenos bem drenados e onde haja muito movimento natural de ar. Devem ser construdos de forma que a luz direta do sol no incida no interior do avirio durante as horas mais quente do dia. A orientao da edificao deve ser feita de maneira que o eixo longitudinal do avirio fique no sentido leste-oeste. O teto deve ser isolado (0.4W/m2/oC) com um acabamento de superfcie que reflita o calor solar. Um teto de alta inclinao (30-40o) facilita a ventilao natural aumentando o movimento do ar por conveco e reduz o calor radiante da parte inferior do telhado ao nvel da ave. Em um projeto de construo de um avirio com as laterais abertas, devem ser considerados os seguintes pontos: 12m de largura, 2,75m de p direito e o beiral deve projetar-se a 1,25m alm da parede, com o objetivo de evitar a incidncia de raios solares dentro do avirio. Uma cobertura vegetal rasteira ir reduzir o calor refletido no avirio. Alm disso, a sombra de rvores desejvel, desde que a circulao do ar no seja prejudicada. A mureta nas laterias do avirio deve ter de 25-30cm de altura. O espao entre a mureta e o telhado deve ser fechado com tela de arame (25mm de dimetro). As paredes do fundo podem ser feitas de material semelhante, ou podem ser slidas, dependendo do clima. Nas laterais tambm deve haver cortinas de plstico reforada e ajustvel para ajudar no controle da temperatura (por exemplo, durante o aquecimento artificial, em clima quente ou frio e a noite). Os avirios devem ser bem fechados para evitar a entrada de aves silvestres e animais predadores. Os avirios abertos esto ficando menos populares a medida que os avicultores ficam mais cientes das vantagens de produo de um ambiente controlado. Essas vantagens devem variar de acordo com as condies climticas. So mais significativas onde as condies so extremas, mas cobrem todos os aspectos de produo, isto , aumento da densidade avcola, melhor viabilidade, melhor taxa de crescimento, melhor converso alimentar, entre outros.

1,25 m

www.aviculturainteligente.com.br

14

www.aviculturainteligente.com.br

EM CLIMAS QUENTES, OS AVIRIOS ABERTOS S CONSEGUIRO MANTER UMA TEMPERATURA AMBIENTE IDEAL SE NESTES FOREM INSTALADOS OS EQUIPAMENTOS NECESSRIOS PARA A REFRIGERAO.

PONTOS CHAVE
Projete e construa o avirio e os sistemas de ventilao de maneira que sejam considerados os aspectos de biosseguridade, controle de ambiente e gerenciamento pr-ativo. Verifique se o isolamento adequado para o controle efetivo de temperatura. Instale sistemas de refrigerao onde a temperatura do ar exceda 24 oC em perodos significativos. Verifique se avirios com ventilao em tnel esto completamente vedados para maximizar o fluxo, atravs das placas evaporativas, para garantir a velocidade constante do ar pelo avirio. Monitorar a qualidade da gua em relao ao contedo mineral, tamanho de gota e contaminao por bactrias ao usar sistemas de nebulizao.

DENSIDADE DE ALOJAMENTO
A densidade de alojamento tem influncia significativa no desempenho do frango e no produto final em relao a uniformidade e qualidade. A densidade excessiva aumenta as presses do ambiente sobre os frangos, o que compromete o bem-estar da ave e conseqentemente reduz a lucratividade. A qualidade do avirio e especialmente o controle do ambiente influenciaro a densidade usada. Caso se aumente a densidade, um aumento adequado na disponibilidade de espao de comedouro e bebedouro deve ser realizado, tomando o cuidado de manter a qualidade do ar.

A DENSIDADE EXCESSIVA PROVOCA A REDUO DE CRESCIMENTO, VIABILIDADE, QUALIDADE DA CAMA E SADE DAS PERNAS.

A DENSIDADE EXCESSIVA PROVOCA O AUMENTO DE LESES NA CARCAA DEVIDO A CALOS NO PEITO, ARTICULAES QUEIMADAS, HEMATOMAS E ARRANHES.

www.aviculturainteligente.com.br

15

www.aviculturainteligente.com.br

A rea do piso necessria para cada frango depender do: peso corporal desejado e/ou idade no abate clima e estao do ano tipo e/ou sistema de avirio e equipamentos

A tabela 2 mostra a densidade de alojamento em funo do peso da ave, para se obter uma biomassa de 34,2 kg/m2

DENSIDADE DE AVES EM CLIMAS QUENTES


Em climas quentes, a densidade de aves aplicada depender da temperatura, umidade e capacidade do sistema de ventilao. Em avirios com ambiente controlado, em climas quentes, a densidade de aves deve ser reduzida a um mximo de 30kg/m2 no abate. Em avirios abertos, a densidade deve ser de 20-25kg/m2 no abate. Nas pocas mais quentes do ano ou com pesos corporais acima de 3kg, talvez seja necessrio reduzir a densidade a 1618kg/m2.

PONTOS-CHAVE
Ajuste a densidade de aves para adequar a idade e peso do plantel que ser abatido. Reduza a densidade de aves caso as temperaturas desejadas no avirio no possam ser atingidas devido ao clima quente ou a estao. Ajuste a ventilao e o espao/ave de comedouro e bebedouro quando a densidade de aves for aumentada.

www.aviculturainteligente.com.br

16

www.aviculturainteligente.com.br

VENTILAO E QUALIDADE DE AR
VENTILAO
essencial fornecer um abastecimento constante e uniforme de ar de boa qualidade ao nvel da ave, para permitir que mantenha boa sade e alcance o potencial de crescimento. As taxas mnimas e mximas de ventilao para avirios com ambiente controlado so apresentadas abaixo. Maiores detalhes sobre as taxas de ventilao requeridas para uma variao de pesos corporais podem ser encontrados no Apndice 3, Tabela 30, pgina 108. Taxa Mnima de Ventilao 0,70m3/hora/kg peso corporal* Taxa Mxima de Ventilao 7,20m3/hora/kg peso corporal. * Fonte: Servio de Consultoria e Desenvolvimento Agrcola do Reino Unido. Outros nmeros podem ser obtidos de fontes locais de consultoria. A taxa mnima de ventilao definida como a menor troca de ar necessria para manter a qualidade do ar a uma dada biomassa. A taxa mxima de ventilao definida como a quantidade de ar necessria para dissipar o calor, para que a temperatura dentro do avirio no suba mais do que 3oC acima da temperatura externa. Quando o resfriamento evaporativo usado, o sistema deve ser capaz de resfriar o ar a taxa mxima de ventilao. Caso seja excedida a capacidade do sistema de resfriamento, ou se no for usado o resfriamento evaporativo, ento, as aves devem ser resfriadas pela perda de calor convectiva, ou seja, movendo o ar por cima das aves como descrito na pgina 11. O sistema de ventilao deve ser projetado para que a taxa de ventilao seja infinitamente ajustvel entre os valores mximos e mnimos. As taxas mnimas de ventilao podem ser atingidas funcionando os ventiladores intermitentemente.

QUALIDADE DO AR
A medida que os frangos crescem, consomem oxignio e produzem gases residuais. A combusto dos aquecedores tambm contribui para a formao de gases no avirio. O sistema de ventilao deve remover estes gases do avirio e fornecer ar de boa qualidade. Os principais poluidores do ar dentro do avirio so: p, amnia, dixido de carbono, monxido de carbono e excesso de vapor de gua. Quando em excesso, podem prejudicar o trato respiratrio, diminuindo a eficincia respiratria e reduzindo o desempenho da ave. A exposio contnua ao ar contaminado pode causar Ascites e Doenas Respiratrias Crnicas. O excesso do vapor de gua pode afetar o ajuste da temperatura e contribuir para camas de baixa qualidade.

A INCIDNCIA DE NVEIS ALTOS DE ASCITE E DOENAS RESPIRATRIAS CRNICAS PODE SER UM INDCIO DE PROBLEMAS COM A QUALIDADE DO AR DEVIDO A VENTILAO INADEQUADA.

www.aviculturainteligente.com.br

17

www.aviculturainteligente.com.br

A Tabela 3 mostra os principais efeitos de cada poluente e quais nveis tem maior sucetibilidade a estes efeitos. TABELA 3: PRINCIPAIS POLUENTES E SUAS CONSEQUNCIAS EM DIFERENTES NVEIS DE CONCENTRAO.

A VENTILAO INADEQUADA PROVOCA CAMAS MOLHADAS, PROVOCANDO AUMENTO DA INCIDNCIA DE ARTICULAES QUEIMADAS E DEPRECIAO DA CARCAA.

A melhor maneira de conseguir ar de boa qualidade mantendo as taxas de ventilao no mnimo definido, ou acima deste, conforme o Apndice 3, Tabela 30, pgina 108, especialmente durante a fase de aquecimento. Existem aditivos qumicos que podem ser usados na rao ou na cama para reduzir a produo de amnia. Existem sensores no mercado que monitoram a amnia, o dixido de carbono, a umidade relativa e a temperatura e podem ser usados junto com sistemas automatizados de ventilao.

PONTOS-CHAVE
Use um sistema de ventilao que seja capaz de atender os requisitos para obter ar de boa qualidade (ou seja, taxa mnima de ventilao) e controle de temperatura (ou seja, taxa mxima de ventilao). Mantenha a taxa de ventilao sempre no mnimo ou acima deste. Monitore a qualidade do ar para determinar o ajuste adequado da taxa de ventilao.

A BAIXA QUALIDADE DO AR LIMITA O DESEMPENHO DO LOTE E AUMENTA A SUSCEPTIBILIDADE DOENAS.

www.aviculturainteligente.com.br

18

www.aviculturainteligente.com.br

CAMA E SEU MANEJO


O material da cama deve ser espalhado por igual a uma profundidade de 5-10cm, dependendo da qualidade do ambiente e o isolamento. Podem ser usadas algumas variedades de material, desde que atendam os requisitos de boa absoro de umidade, biodegradabilidade, conforto, baixo nvel de p, livre de sujidades e que estejam consistentemente disponveis de uma fonte com boa biosseguridade. (Veja a Tabela 4).

CONTAMINAO DE MATERIAIS DE CAMA COM MICOTOXINAS E/OU FUNGOS PODE PREJUDICAR O DESEMPENHO DO FRANGO.

www.aviculturainteligente.com.br

19

www.aviculturainteligente.com.br

PISOS DE TERRA SO UM PERIGO PARA A BIOSSEGURIDADE, PORQUE NO PODEM SER LIMPOS E DESINFETADOS COM EFICCIA.

Caso aves silvestres ou roedores tenham acesso a fonte do material de cama, existe o risco da introduo da salmonela ou outras doenas na granja. O local de armazenagem do material de cama deve ser protegido do tempo e seguro ao acesso de animais.

EVITE A INTRODUO DA SALMONELA OU OUTRAS DOENAS, PRESTANDO MUITA ATENO NA FONTE DE MATERIAL DA CAMA E NA SUA ARMAZENAGEM, ANTES E DEPOIS DA ENTREGA NA GRANJA.

importante manter a cama em condio seca e solta ao longo da vida do lote. Caso a cama fique endurecida ou muito molhada (ou seja >50% de umidade), a incidncia de articulaes queimadas e calos no peito devem aumentar substancialmente. Todo esforo deve ser feito para manter a cama em boas condies para minimizar a depreciao da carcaa.

A CAMA MOLHADA AUMENTA A INCIDNCIA DE ARTICULAES QUEIMADAS E A DEPRECIAO DA CARCAA.

O Diagrama 6 mostra as causas mais provveis de camas de baixa qualidade, qualquer um dos fatores pode ser uma razo para articulaes queimadas ou calos no peito. Certos ingredientes da rao tambm podem ser associados com articulaes queimadas, assim como deficincias da vitamina Biotina e do elemento de trao Molibdnio.

www.aviculturainteligente.com.br

20

www.aviculturainteligente.com.br

PONTOS-CHAVE
Proteger os frangos de leses e oferecer uma cobertura seca e aquecida ao piso, usando material de cama de boa qualidade. A cama deve estar facilmente disponvel a um custo baixo e de fonte confivel. Escolha material de cama que seja absorvente, que produza pouco p e limpo. Use cama limpa para cada novo lote para evitar a reinfeco por doenas. No utilizar camas de maravalha provenientes de madeira tratada.

BEBEDOUROS
essencial que a gua esteja a disposio dos frangos o tempo todo (24 horas/dia). O fornecimento inadequado de gua, seja no volume ou no nmero de bebedouros, resultar na reduo da taxa de crescimento. Para garantir que o plantel esteja recebendo gua suficiente, a relao entre a gua e a rao consumida diariamente deve ser monitorada. As aves esto consumindo gua suficiente quando a relao do volume de gua (ml ou l) e o peso de rao (g ou kg) permanece perto de 1,8:1 (1,6:1 para bebedouros nipple). O consumo de gua pode ser medido usando medidores instalados no ponto de entrada do abastecimento do avirio. A Tabela 5 mostra o consumo normal de gua em diferentes sistemas de bebedouros para frangos de diferentes idades. As aves bebem mais gua quando a temperatura ambiente est mais alta. A demanda por gua aumenta em aproximadamente 6,5% por cada grau centgrado acima de 21oC. Em regies tropicais, temperaturas altas prolongadas dobram o consumo dirio de gua.

*A demanda por gua aumenta em 6,5% por cada grau centgrado acima de 21oC. O consumo de gua varia de acordo com o consumo de rao. Os nmeros da tabela se baseiam www.aviculturainteligente.com.br no consumo dirio de rao definido nos Objetivos de Desempenho para o AgRoss 308.

21

www.aviculturainteligente.com.br

O AUMENTO OU DIMINUIO REPENTINA NA DEMANDA E/OU DESVIO DA RELAO DE GUA PARA RAO DE 1,8:1 (1,6:1 PARA NIPPLE) SO INDICADORES INICIAIS DE ESTRESSE, DOENA OU QUALIDADE DE RAO SUSPEITA. Os dois tipos de bebedouros mais usados so: bebedouros pendulares bebedouros nipple

BEBEDOUROS PENDULARES
Para aves com um dia de vida, deve ser fornecido, no mnimo, 6 bebedouros pendulares (40cm de dimetro) para cada 1000 pintos, fontes adicionais de gua na forma de 6 bebedouros infantis por 1000 pintos tambm devero estar disponveis. A medida que os frangos vo crescendo e a rea do avirio utilizado vai aumentando, no mnimo 12 bebedouros pendulares (40cm de dimetro) devero ser fornecidos para cada 1000 pintos. (Veja a Tabela 6, pgina 24). Esses devem ser colocados por igual em todo o avirio para que nenhum frango fique a mais de 2m da gua. Bebedouros infantis e bandejas adicionais usados para pintos de um dia devem ser removidos gradualmente de modo que entre o 3 e 4 dia todos os pintos estejam bebendo nos bebedouros automticos. Quanto ao nvel da gua, este deve ser de 3/4 do volume total disponvel no bebedouro at a idade de 21 dias e 1/2 do volume de 22 dias at o abate. A altura dos bebedouros deve ser verificada diariamente, e ajustada para que a base de cada bebedouro fique em nvel com as costas do frango a partir dos 18 dias de idade. (Veja o Diagrama 7). Isso reduz a contaminao fecal da gua. A altura do bebedouro nipple ajustada centralmente por manivela, sendo que, os bebedouros pendulares precisam de ajuste individual. O nvel da gua e altura dos bebedouros devem ser ajustados para evitar derramamento e problemas subseqentes com a cama molhada.

DIAGRAMA 7: ALTURA DO BEBEDOURO TIPO PENDULAR

www.aviculturainteligente.com.br

22

www.aviculturainteligente.com.br

BEBEDOUROS NIPPLE
Devem ser instalados 01 nipple para cada 12 aves (8-9 para frangos pesados). Os bebedouros nipple, talvez, sejam mais preferidos aos pendulares, porque so menos propensos a causar derramamento e cama molhada. (Veja a Tabela 6, pgina 24). Os sistemas de nipple oferecem gua com menores nveis de contaminao por bactria do que os sistemas abertos convencionais. As vantagens aparente dos sistemas de nipple no manejo da gua podem ser diminudas pelas possveis redues no rendimento da carcaa. Sistemas de bebedouro nipple de presso alta (que no precisam de copos de pingar) podem reduzir ainda mais a contaminao da gua por bactria. O ajuste da altura dos sistemas de nipple deve ser controlado com cuidado diariamente. Nas fases iniciais, as linhas de nipple devem ser colocadas a uma altura que as aves tenham fcil acesso, as costas das aves devem formar um ngulo de 35-45o com o piso, enquanto os frangos estiverem bebendo. A medida que as aves crescem, os nipples devem ser erguidos para que as costas das aves formem um ngulo de aproximadamente 75-85o com o piso, e para que as aves possam se esticar ligeiramente para tomar gua (Veja o Diagrama 8).

A PARTE DA CAMA EMBAIXO DO BEBEDOURO DEVE ESTAR NIVELADA PARA QUE TODAS AS AVES TENHAM IGUAL ACESSO A GUA E PARA EVITAR DERRAMAMENTO.

www.aviculturainteligente.com.br

23

www.aviculturainteligente.com.br

* Caso no alcance esta relao, bebedouros suplementares devero ser disponibilizados para corrigir esta falta.

O avirio deve ter uma caixa dgua, no caso de qualquer dano no fornecimento normal. O ideal ter suficiente reserva de gua para 24 horas de abastecimento no consumo mximo. A reserva de emergncia deve fazer parte do sistema dirio de gua para garantir um abastecimento de gua limpa e evitar que esta fique parada e sujeita a contaminao. Caso a qualidade da gua seja suspeita, recomendado o tratamento com cloro no ponto de entrada da gua no avirio, reduzindo assim a contaminao por bactrias. Pesquisas tm demonstrado que, quando fornecida para as aves gua contendo grande quantidade de bactrias, aumenta a incidncia de problemas de perna, especialmente Necrose da Cabea do Fmur (NCF) e infeces por staphylococcus aureus. Essas contaminaes podem aumentar as perdas no frigorfico devido septicemia.

AS AVES QUE CONSOMEM GUA COM GRANDE QUANTIDADE DE BACTRIAS SOFRERO UM AUMENTO NA CONDENAO NO FRIGORFICO.

A gua que chega limpa ao avirio pode se contaminar rapidamente com bactrias devido a exposio ao ambiente do avirio. (Veja o Diagrama 9).

www.aviculturainteligente.com.br

24

www.aviculturainteligente.com.br

Para garantir que a gua esteja limpa nos pontos de consumo, os bebedouros devem ser mantidos limpos. Em bebedouros com superfcies abertas de gua (por exemplo, os pendulares ou nipples com copos) se faz necessrio a clorao da gua.

PONTOS-CHAVE
Mantenha gua a disposio das aves 24 horas por dia. Fornea bebedouros infantis para os quatro primeiros dias de vida do lote, na relao de 1/100 pintos. Monitore diariamente a relao do consumo de gua com a rao, para verificar se as aves esto bebendo um volume suficiente de gua. Permita que haja um aumento do consumo de gua nas altas temperaturas, ou seja, em 6,5% por C acima de 21C. Ajuste as alturas dos bebedouros diariamente. Fornea espao adequado de bebedouro e verifique se os bebedouros so de fcil acesso para todo o lote. Use gua fresca e limpa para manter a sade das pernas e reduzir as perdas por condenao no frigorfico.

QUALIDADE DA GUA
Dependendo da fonte, a gua fornecida aos frangos pode conter quantidades excessivas de vrios minerais ou pode estar contaminada por bactrias. Embora o abastecimento de gua considerado bom para o consumo humano tambm ser adequado para os frangos, a gua proveniente de poos artesianos, reservatrios abertos de gua, ou o abastecimento pblico de baixa qualidade podem causar problemas. A gua deve ser testada para verificar o nvel de sais de clcio (ou seja, a dureza), salinidade e nitratos. Na limpeza e antes da entrega, deve ser tirada uma amostra da gua para analisar a contaminao por bactrias na fonte de caixas de gua e bebedouros.

A GUA DE BEBIDA PODE SER UM RESERVATRIO DAQUELAS BACTRIAS RESPONSVEIS PELAS INTOXICAES.

A Tabela 7 mostra a concentrao mxima aceitvel de minerais e matria orgnica no abastecimento de gua. Esses normalmente no so excedidos se a gua for captada da estao de tratamento. gua de poos comuns e de poos artesianos, entretanto, podem ter nveis excessivos de nitrato e freqentemente alta contagem de bactrias devido a infiltrao proveniente de campos adubados. Onde h elevada contaminao bacteriana deve-se identificar a origem, e se possvel remov-la. A clorao com 1 a 3ppm no bebedouro reduzir a contagem, especialmente, onde so usados os bebedouros com superfcie de gua aberta. www.aviculturainteligente.com.br

25

www.aviculturainteligente.com.br

Caso a gua contenha altos nveis de sais de clcio (ou seja, for dura), ou um alto nvel de ferro (>3mg/l), as vlvulas e os canos dos bebedouros podem entupir. Os sedimentos tambm entopem canos de gua. Onde isso for um problema aconselhvel filtrar a gua usando um filtro que tenha uma malha de 40-50 microns. gua muito fria ou muito quente diminuir o ganho de peso da ave. No vero importante certificar-se de que a gua consumida esteja sendo fornecida por fontes protegidas de calor para mant-la mais fresca possvel.

QUANDO A GUA EST MUITO FRIA OU QUENTE, AS AVES BEBERO MENOS E O CRESCIMENTO SER REDUZIDO.

Observaes: 1. Nveis de 14mg/l podem prejudicar o desempenho, se os nveis de sdio forem tambm altos (50mg/l). 2. gua de bebida cida (<pH6) pode afetar a digesto, corroer o equipamento de gua, e ser incompatvel com os remdios e as vacinas. 3. Nveis altos de sulfato podem provocar camas molhadas. Esse efeito agravado, caso os nveis de sdio ou magnsio forem >50mg/l. 4. O excesso de cobre pode dar um gosto amargo a gua e causar danos ao fgado. Fonte: Organizao Mundial de Sade.

NVEIS EM EXCESSO DE ALGUNS SAIS MINERAIS REDUZIRO O CONSUMO DE GUA E ISTO PODE TAMBM INIBIR O CRESCIMENTO.

www.aviculturainteligente.com.br

26

www.aviculturainteligente.com.br

PONTOS-CHAVE
Permitir livre acesso a gua de boa qualidade e a uma temperatura adequada, ou seja, 15 a 21C. Testar regularmente o abastecimento de gua para verificar a presena de bactrias ou de poluentes minerais e tomar as medidas reparatrias necessrias. Drenar as linhas dos bebedouros no clima quente para garantir que a gua fique mais fresca possvel.

COMEDOUROS
A rao deve ser fornecida na forma farelada fina durante os primeiros 2 a 3 dias de vida. Deve ser colocada em bandejas planas ou em forrao de papel, de modo que os pintos tenham fcil acesso rao. A mudana para o comedouro principal deve ser feita de maneira gradual durante os primeiros 2-3 dias, a medida que os pintos comeam mostrar interesse pelo sistema principal. (Veja Manejo de Pintos, Preparao para o Recebimento dos Pintos, Seo 2, pgina 33). O sistema de comedouro principal deve oferecer suficiente espao para que as aves possam atingir excelente crescimento. (Veja a Tabela 8, pgina 28). Um cuidado especial deve ser dado ao espao de comedouro, quando so usados programas de crescimento modificado para suportar a competio extra. ESPAO INSUFICIENTE DE COMEDOURO REDUZIR AS TAXAS DE CRESCIMENTO E PROVOCAR BAIXA UNIFORMIDADE. Os principais sistemas de comedouros automatizados disponveis para frangos so: - comedouros de corrente - comedouros de pratos - comedouros tubulares Todos os tipos de comedouros devem ser ajustados para garantir o derramamento mnimo e fcil acesso para as aves, ou seja, a base das calhas ou pratos deve ser nivelada com as costas das aves. (Veja o Diagrama 10). A altura dos pratos ajustvel por manivela, a altura dos comedouros tubulares e de corrente deve ser ajustada individualmente.

www.aviculturainteligente.com.br

27

www.aviculturainteligente.com.br

O AJUSTE INCORRETO DOS COMEDOUROS PODE AUMENTAR O DESPERDCIO DE RAO. QUANDO ISSO OCORRER, A CONVERSO ALIMENTAR SER AFETADA, E SE A RAO DERRAMADA FOR INGERIDA, INCORRER NUM MAIOR RISCO DE CONTAMINAO POR BACTRIAS.

O ajuste da profundidade da rao fica mais fcil com os comedouros de corrente, pois, apenas ser necessrio fazer um nico ajuste na altura da sada da caamba. Entretanto, nos comedouros tubulares e de prato precisam ser feitos ajustes em cada comedouro individualmente. A manuteno cuidadosa dos comedouros de corrente minimiza a incidncia de danos as pernas. Comedouros tubulares e de prato (se abastecidos automaticamente) tm a vantagem de serem abastecidos simultaneamente, fazendo com que a rao fique a disposio das aves de imediato. Entretanto, quando os comedouros de corrente so usados, a distribuio de rao demora mais para acontecer e a rao no fica imediatamente disponvel para todas as aves.

A DISTRIBUIO DESIGUAL DE RAO PODE RESULTAR MENOR DESEMPENHO E AUMENTO NA INCIDNCIA DE ARRANHES DEVIDO COMPETIO NOS COMEDOUROS.

* O nmero de aves por comedouro depende da densidade de alojamento. Quanto maior a densidade, o nmero de ave por comedouro dever ser reduzido.

PONTOS-CHAVE
Suplemente o sistema de comedouro principal usando papel e/ou bandejas nos trs primeiros dias, ou o uso de tubulares infantis at 15 dias com retirada parcial a partir do 12o dia. Fornea comedouros suficientes para o nmero de aves no avirio. Aumente o espao de comedouro por ave ao usar programas de controle de crescimento, para que suporte o aumento de competio no comedouro. Ajuste o comedouro diariamente, para que as costas das aves fiquem em nvel com www.aviculturainteligente.com.br a borda do comedouro.

28

www.aviculturainteligente.com.br

OBJETIVO Manter um plantel avcola saudvel desde o primeiro dia de vida e estimular o comportamento dos pintos para ingerir gua e rao. Isso permitir atingir o peso ideal com a mxima uniformidade e timo bem-estar.

Manejo dos Pintos Recm-Nascidos Preparao para Recebimento de Pintos Alojamento dos Pintos Controle Ambiental

30 33 35 36

www.aviculturainteligente.com.br

29

www.aviculturainteligente.com.br

MANEJO DE PINTOS RECM-NASCIDOS


PRINCPIOS
Recentes pesquisas tm demonstrado que vrios fatores durante a incubao podem ter profundos efeitos sobre o desenvolvimento imune e do intestino desde as primeiras etapas, repercutindo sobre o desempenho do frango. Para um melhor desempenho, no se deve permitir que a temperatura do embrio se eleve demasiadamente, alm da necessidade de sacar os pintos dos nascedouros no momento apropriado depois da ecloso, para proporcionar uma alimentao mais rpida possvel. Para garantir que os pintos tenham um melhor desempenho inicial, estes devem ser recebidos num ambiente adequado (temperatura, umidade e tipo de avirio), que deve ser manejado visando atender todos os seus requisitos. Durante os 10 primeiros dias de vida, o ambiente dos pintos muda do incubatrio para o avirio. Os pintos devem ter condies de se adaptarem com sucesso ao novo ambiente e desenvolver seu apetite e um comportamento adequado para ingerir gua e rao, atingindo seu potencial gentico para o crescimento e outros aspectos de desempenho. Deficincias no seu desenvolvimento podem diminuir o desempenho final do lote, evitando que os pintos consigam atingir seu potencial de crescimento durante a primeira semana. O potencial de peso corporal dos frangos AgRoss aos 7 dias 160 gramas ou mais. O peso corporal (7o dia) deve ser monitorado rotineiramente e aes devem ser tomadas quando o peso no for atingido.

INCUBAO, QUALIDADE DO PINTO RECM-NASCIDO E DESEMPENHO DO FRANGO


O desempenho final do frango e a rentabilidade dependem da ateno aos detalhes, durante todo o processo de produo. Isso envolve matrizes saudveis e bem manejadas, prtica cuidadosa de incubao, entrega eficiente de pintos, sendo estes de boa qualidade e uniformidade. A qualidade dos pintos influenciada por cada uma das etapas acima. Os lotes de frango devem ser planejados para garantir que: Diferenas de idade e/ou estado imunolgico dos lotes das matrizes sejam minimizadas. O ideal seria que o lote de frango fosse proveniente de um nico lote de matrizes. A vacinao das matrizes maximize a imunidade materna na prognie e que seja eficaz na proteo dos frangos contra doenas que comprometam o desempenho (por exemplo: o Vrus da Anemia e o Reovrus). O momento da incubao seja ajustado, de maneira a ser levado em considerao a idade das matrizes, a fim de minimizar o tempo entre o nascimento e o alojamento dos pintos na granja. Os tempos de carga das incubadoras devem ser ajustados para que o saque dos nascedouros ocorra em um momento timo do desenvolvimento dos pintos. O peso do pinto recm eclodido estimado entre 66 e 68% do peso inicial do ovo. Peso mdio do pinto x 100 = 66 a 68% Peso mdio do ovo

www.aviculturainteligente.com.br

30

www.aviculturainteligente.com.br

INCUBAO

Aspectos sobre incubao e seus efeitos sobre o desempenho dos frangos AgRoss so tratados com mais profundidade no AgRoss Tecnologia de Novembro de 1999. Para um lote de frangos abatido aos 40 dias, 35% do perodo total de crescimento ocorre dentro do ovo. Durante a incubao, os embries se desenvolvem a partir do disco germinativo, encontrado no ovo frtil no momento da postura at se tornar uma ave viva. Para tanto necessitam de calor, durante aproximadamente a primeira metade da incubao, fornecido pela incubadora. Ento, aps cerca de 15 dias a produo de calor do embrio aumenta, sendo necessrio esfriar a incubadora. Se durante a segunda metade da incubao a temperatura do embrio, medida na superfcie da casca, exceder 39,5oC tanto o nascimento quanto a qualidade do pinto ser afetada. Em mquinas com carga de grande quantidade de ovos, pode ocorrer que o sistema de resfriamento tenha um trabalho excessivo no perodo final de incubao, podendo ocorrer algumas reas mais quentes, principalmente nos cantos, mais distantes dos ventiladores. Em incubatrios modernos e altamente automatizados, pode ser difcil encontrar estes problemas. As temperaturas embrionrias excessivas no s afetam o nascimento e a porcentagem de pintos de descarte, mas tambm comprometem o rendimento futuro do frango. Quando pintos recm nascidos sofrem por calor nos nascedouros, estes podem apresentar o sistema imune imaturo e problemas funcionais do intestino. Estes pintos no crescem e nem convertem o alimento to bem quanto seus irmos que no sofreram o estresse trmico, alm disso podem ser mais susceptveis a infeces entricas.

O EXCESSO DE AQUECIMENTO DOS PINTOS OU A VARIAO DE TEMEPRATURA NAS INCUBADORAS OU NASCEDOUROS PODEM REDUZIR O RENDIMENTO DO FRANGO.

O acesso rpido ao alimento e a gua, tem demonstrado uma melhor performance no frango e melhor rendimento de carne. A alimentao imediata ajuda na transcrio entre a obteno dos nutrientes da gema residual para obteno dos nutrientes apenas do alimento ingerido. O intestino est melhor desenvolvido e menos susceptvel a infeces entricas, e estas aves podem ter um melhor desenvolvimento de carne de peito. Para maximizar a qualidade dos pintos, o incubatrio e o sistema de transporte devem garantir que: No permitam que a temperatura do embrio, medida na superfcie da casca, na altura do equador da mesma, no ultrapasse os 39,5oC, depois de 15 dias de incubao. Ocorra uma movimentao de ar entre os ovos, a uma velocidade de 0,2 m/s. Aps o nascimento, os pintos sejam mantidos numa rea em que o ambiente seja www.aviculturainteligente.com.br controlado adequadamente. (Veja a Tabela 9, pgina 32)

31

www.aviculturainteligente.com.br

Manter os pintos em uma rea escura,permitindo um ambiente tranquilo, antes do transporte. Os pintos sejam transportados at o local, em veculos com ambiente controlado. Padres de higiene pr-estabelecidos sejam consistentemente atingidos para minimizar contaminao cruzada e a infeco da gema/ou saco vitelnico. Sejam administradas as vacinas certas na dosagem e forma correta; todos os pintos devem ser vacinados por igual. Permitir que o pinto se alimente o mais rpido possvel.

A DESIDRATAO EXCESSIVA DOS PINTOS RESULTA DO CONTROLE INEFICIENTE DO AMBIENTE NO INCUBATRIO E DURANTE O TRANSPORTE.

PONTOS-CHAVE
Planejar a incubao para minimizar diferenas fisiolgicas e imunolgicas entre pintos. Use plantis de um nico lote de matrizes, se possvel. Evitar que a temperatura do ovo (na superfcie da casca) exceda os 39,5 oC depois dos 15 dias de incubao. O preparo e transporte dos pintos deve ser feito em condies que evitem a desidratao e outros tipos de estresse. Alimentar os pintos o quanto antes depois de sacados dos nascedouros. Manter altos padres de higiene e biosseguridade no incubatrio e durante o transporte.

www.aviculturainteligente.com.br

32

www.aviculturainteligente.com.br

PREPARAO PARA O RECEBIMENTO DE PINTOS


Todos os lotes devem ser de uma idade apenas (tudo dentro-tudo fora). A vacinao e os programas de limpeza ficam mais difceis e menos eficazes com lotes de diferentes idades, no mesmo galpo. EM LOTES DE DIFERENTES IDADES PODEM OCORRER SURTOS DE DOENAS DEVIDO MULTIPLICAO DE AGENTES PATOGNICOS. Os avirios, os arredores e todos os equipamentos devem ser cuidadosamente limpos e desinfetados antes da chegada dos pintos. (Veja Higiene e Sade, Higiene, Seo 6, pgina 78). O material da cama deve ser espalhado de forma homognea a uma profundidade de 5-10cm e ento, nivelado e compactado na rea de aquecimento. UMA CAMA DESIGUAL PODE RESTRINGIR O ACESSO A COMIDA E A GUA E PODE PROVOCAR PERDA DE UNIFORMIDADE DO LOTE. Durante a fase de aquecimento, os equipamentos do avirio (comedouros, bebedouros, aquecedores e ventiladores) devem ser distribudos, de maneira que, os pintos possam manter a temperatura corporal, sem que ocorra desidratao e para que possam encontrar rao e gua com facilidade. A melhor forma de distribuir os equipamentos depender do sistema de aquecimento (local ou central) e de outros equipamentos em uso. Os pintos no devem precisar se mover mais do que um metro para encontrar gua ou rao durante a fase de aquecimento. Comedouros e bebedouros suplementares devem ser colocados para que o pinto faa uma associao entre o sistema suplementar e o principal. O INADEQUADO FORNECIMENTO DE CALOR, RAO E GUA NOS PRIMEIROS DIAS, IR COMPROMETER A UNIFORMIDADE DO LOTE E O DESENVOLVIMENTO DAS AVES. O avirio deve estar pr-aquecido e a temperatura e umidade relativa estabilizados por pelo menos 6 horas antes do recebimento dos pintos. Tanto a temperatura quanto a umidade relativa devem ser monitorados regularmente para garantir um ambiente uniforme em toda a rea de aquecimento. Os sistemas de controle ambiental devem ser capazes de fornecer ar de tima qualidade ao nvel da ave e remover gases residuais produzidos por elas e pelos sistemas de aquecimento. (Veja Instalaes e Ambiente, Ventilao e Qualidade do Ar, Seo 1, pgina 17). Deve-se evitar as correntes de ar. A FALHA EM REMOVER GASES RESIDUAIS DO AMBIENTE PODE PROVOCAR DOENAS DO CORAO E DO PULMO.

www.aviculturainteligente.com.br

33

www.aviculturainteligente.com.br

As aves devem ter sempre a sua disposio gua limpa e um ambiente com uma temperatura bem controlada, sem grandes variaes. Todos os pintos devem ter condies de ingerir gua e rao imediatamente ao serem colocados no avirio. Inicialmente, deve ser fornecido rao triturada, em bandejas ou sobre papel. Deve haver uma rea de alimentao que ocupe at 25% da rea de aquecimento.

OS COMEDOUROS E BEBEDOUROS NO DEVEM SER COLOCADOS DIRETAMENTE EMBAIXO DA FONTE DE CALOR.

Caso seja inevitvel misturar pintos provenientes de matrizes com idades diferentes, os pintos de cada lote de matriz devem ser criados em reas separadas. Caso no seja prtico fornecer reas separadas, a mistura dos pintos no deve ser realizada antes do 5 dia de vida. Isso ajudar a reduzir a competio e manter a uniformidade.

PONTOS-CHAVE
Aloje os pintos em avirios limpos e com boa biosseguridade. Controlar a disseminao de doenas alojando pintos de idade nica (tudo dentro-tudo fora). Distribuio homognea da cama. Distribua os equipamentos de forma que os pintos possam alcanar a rao e agua com facilidade e associar os comedouros e bebedouros suplementares com os principais. Pr-aquea o avirio e estabilize a temperatura e a umidade antes da chegada dos pintos; observar a poca do ano (vero / inverno). Ventile para fornecer ar fresco e remover gases residuais. Deixe rao e gua disponvel para a chegada dos pintos.

www.aviculturainteligente.com.br

34

www.aviculturainteligente.com.br

ALOJAMENTO DOS PINTOS


Antes da chegada dos pintos, deve ser feita uma checagem final verificando a disponibilidade e a distribuio de gua e rao. Determinar a hora prevista de chegada dos pintos e estar preparado para descarregar o mais rpido possvel. Quanto maior o tempo de permanncia nas caixas, maior ser a desidratao. A desidratao causar uma mortalidade inicial acima do normal e ir reduzir o potencial de crescimento final.

AS CAIXAS DE PINTOS NO DEVEM SER EMPILHADAS NA REA DOS CRCULOS, POIS PODER CAUSAR UM RPIDO SUPERAQUECIMENTO E ASFIXIA DAS AVES.

Os pintos devem ser colocados de forma rpida, gentil e homognea na rea de aquecimento, as caixas vazias devem ser removidas o mais rpido possvel, verificar se as aves esto tendo acesso a rao e gua por intermdio de uma amostragem (mais de 95% devem estar com o papo cheio, aps 24 horas de alojadas) e ajustes nos equipamentos e temperatura devem ser feitos, se necessrio. A partir do 2 e 3 dia de vida, os comedouros e bebedouros existentes devem ser reposicionados e ajustados e outros adicionais introduzidos a medida que a rea dos crculos seja ampliada.

PONTOS-CHAVE
Descarregue os pintos e aloje-os rapidamente. Verifique a disponibilidade e a distribuio de rao e gua. Verifique rao, gua, temperatura e umidade depois de 1-2 horas e ajuste onde for necessrio.

www.aviculturainteligente.com.br

35

www.aviculturainteligente.com.br

CONTROLE AMBIENTAL
A temperatura e a umidade relativa devem ser monitoradas freqentemente, vrias vezes por dia durante os primeiros cinco dias e diariamente da em diante. As medies de temperatura e umidade devem ser feitas prximas ao nvel do pinto. Os sensores dos sistemas automticos devem ser colocados ao nvel do pinto. Termmetros convencionais devem ser usados para verificar a preciso dos sensores eletrnicos que controlam os sistemas automticos.

MANEJO DE CRCULOS
Dois sistemas bsicos para aquecimento so usados na criao de frangos: - Aquecimento Local - Aquecimento Central

AQUECIMENTO LOCAL

A rea ao redor da campnula deve ser fechada, formando um crculo. Isso servir para manter as aves prximas a fonte de calor, gua e alimento. O tamanho do crculo depender do tipo de campnula em uso. A Tabela 10 contm um guia para temperaturas requeridas ao usar aquecimento local, seguindo os gradientes de temperatura do diagrama 12.

www.aviculturainteligente.com.br

36

www.aviculturainteligente.com.br

*Temperatura a UR de 60-70%. Veja tambm a Tabela 11, pgina 40. O comportamento do pinto o melhor indicador da temperatura mais adequada de aquecimento. Com o aquecimento local, a temperatura adequada indicada quando os pintos se espalham por igual pela rea do crculo (Veja o Diagrama 13).

CASO O COMPORTAMENTO DOS PINTOS INDIQUE QUE A TEMPERATURA NO ADEQUADA, ENTO DEVEM SER FEITOS OS AJUSTES NECESSRIOS.

www.aviculturainteligente.com.br

37

www.aviculturainteligente.com.br

AQUECIMENTO CASULO (TNEL/ABAFADOR)


No caso do aquecimento casulo, no existe gradiente de temperatura dentro do avirio. Aquecedores ou outras fontes de calor podem ser usados para complementar este sistema. O Diagrama 14 ilustra a distribuio dos equipamentos em um sistema de aquecimento casulo.

Os pintos devem ser distribudos por igual na rea de aquecimento. Como acontece no aquecimento com campnula, o comportamento dos pintos o melhor indicador da temperatura correta. No aquecimento casulo, a temperatura adequada indicada pela formao de 20-30 grupos de pintos, com movimentao entre os grupos. Os pintos dentro do lote devem ingerir gua e rao de maneira contnua. Quando o aquecimento casulo for usado, deve-se prestar ateno ao monitoramento e controle da www.aviculturainteligente.com.br temperatura e umidade relativa do avirio. (Veja a Interao Entre Temperatura e Umidade, pgina 40).

38

www.aviculturainteligente.com.br

Crculos de proteo ou a variao da intensidade da luz podem ser empregadas para auxiliar no controle inicial do movimento dos pintos. A rea do crculo deve ser expandida desde o 3o dia de idade at a remoo definitiva por volta do 5 a 7 dia. Os pintos tero acesso a toda rea aquecida do avirio e a todos os comedouros e bebedouros disponveis nesta rea.

Tanto no sistema com campnulas quanto no casulo, o objetivo desenvolver o apetite o mais cedo possvel. A atividade e o apetite so estimulados quando os pintos percebem a temperatura no ponto mais baixo da sua zona de conforto. Para estimular o apetite, a temperatura deve ser mantida prxima aos nmeros indicados na Tabela 10, pgina 37 e Tabela 11, pgina 40.

CASO O COMPORTAMENTO DOS PINTOS INDIQUE QUE A TEMPERATURA NO ADEQUADA, ENTO DEVEM SER FEITOS OS AJUSTES DE TEMPERATURA.

UMIDADE
A Umidade Relativa (UR) no incubatrio, no final do processo de incubao alta (aproximadamente 80%). Avirios com aquecimento central, especialmente quando so usados bebedouros nipple, podem ter nveis de UR, que chegam a 25%. Avirios com equipamento mais convencional (aquecedor do tipo campnula que produzem umidade como subproduto da combusto e usam bebedouros pendulares) tm um nvel de UR muito maior, geralmente acima de 50%. Para diminuir o choque da transferncia do incubatrio para a granja, os nveis de UR nos primeiros 3 dias devem ficar por volta de 70%. A UR dentro do avirio deve ser monitorada diariamente. Caso caia abaixo de 50% na primeira semana, os pintos comearo a desidratar, causando efeitos negativos no desempenho. Em tais casos, devem ser tomadas medidas para aumentar a UR.

O BAIXO DESEMPENHO E A PERDA DE UNIFORMIDADE PODE SER RESULTADO DE UMA BAIXA UMIDADE RELATIVA NA PRIMEIRA SEMANA.

Caso o avirio tenha sistema de nebulizao instalados para a refrigerao em altas temperaturas, estes podem ser usados para aumentar a UR durante o aquecimento. Os pintos mantidos em nveis adequados de umidade so menos propensos desidratao e geralmente tm um incio melhor e mais uniforme. A medida que o o pinto se desenvolve, a UR ideal diminui, se esta demasiada alta depois de 18 dias de idade, pode causar umidade de cama com seus respectivos problemas, conforme aumentam o peso corporal, os nveis de UR podem ser controlados usando o www.aviculturainteligente.com.br sistema de ventilao.

39

www.aviculturainteligente.com.br

INTERAO ENTRE TEMPERATURA E UMIDADE


Todos os animais perdem calor para o ambiente atravs de evaporao da umidade do trato respiratrio e atravs da pele. Em nveis altos de UR, ocorrem menos perdas por evaporao, aumentando a sensao trmica do animal. A sensao trmica depende da temperatura e da UR. Com UR alta, a sensao trmica a uma dada temperatura ambiente alta e quando a UR baixa diminui a sensao trmica. O perfil de temperatura na Tabela 10, pgina 37 pressupe uma UR no campo de 60-70%. A Tabela 11 mostra as temperaturas previstas de bulbo seco que so necessrias para atingir o perfil de temperatura desejado numa determinada variao de UR. A informao da Tabela 11 pode ser usada em situaes onde a UR varia fora do campo desejado (60-70%).

Caso a UR esteja fora do campo desejado, a temperatura do avirio, ao nvel do pinto pode ser ajustada para combinar com aquela dada na Tabela 11. Em todas as fases, o comportamento do pinto deve ser monitorado para garantir que este esteja recebendo uma temperatura adequada. Caso o comportamento subseqente indique que os pintos estejam com muito frio ou muito calor, a temperatura do avirio deve ser ajustada de maneira adequada.

QUANDO A UR CAI ABAIXO DE 50% DURANTE OS PRIMEIROS DIAS, SER NECESSRIO TOMAR MEDIDAS PARA AUMENT-LA A FIM DE EVITAR QUE OS PINTOS SE DESIDRATEM.

www.aviculturainteligente.com.br

40

www.aviculturainteligente.com.br

PONTOS-CHAVE
Para atingir o peso vivo desejado aos 7 dias, a rea de aquecimento deve ser manejada adequadamente. Observar o comportamento do pinto para determinar se a temperatura est correta. Usar temperatura para estimular a atividade e o apetite. Aumentar a rea de aquecimento gradualmente para que os pintos tenham acesso a todos os comedouros e bebedouros. Monitorar a temperatura e a UR freqentemente e regularmente. Manter a UR acima de 70% durante os 3 primeiros dias, e acima de 50% para o restante do perodo de aquecimento. Fazer os ajustes de temperatura, caso a UR aumente acima de 80% ou caia abaixo de 60%, e ao mesmo tempo responder s mudanas de comportamento do pinto.

VENTILAO
A qualidade do ar fica crtica durante o perodo de aquecimento. A ventilao necessria durante o perodo de aquecimento para manter as temperaturas e a UR ao nvel correto e permitir que haja suficiente troca de ar para evitar o acmulo de gases prejudiciais, tais como: o monxido de carbono, o dixido de carbono e a amnia. uma boa prtica estabelecer uma taxa mnima de ventilao desde o primeiro dia de vida, que possa garantir que o ar fresco seja fornecido aos pintos em intervalos regulares e freqentes. (Veja Instalaes e Ambiente, Ventilao e Qualidade do Ar, Seo 1, pgina 17).

O ACMULO DE GASES RESIDUAIS PROVOCA DOENAS CARDACAS E PULMONARES, CASO NO SEJAM REMOVIDOS DE MANEIRA EFICAZ.

PONTO-CHAVE
Estabelecer um programa mnimo de ventilao para fornecer ar fresco e remover os gases residuais.

www.aviculturainteligente.com.br

41

www.aviculturainteligente.com.br

ILUMINAO
Convencionalmente, o sistema usado por avicultores tem sido de iluminao contnua, seu uso tem a inteno de maximizar o ganho de peso dirio. Este sistema consiste de um longo perodo de luz, seguido de um curto perodo escuro ( a 1 hora) para que as aves fiquem acostumadas ao escuro, caso haja uma falha de energia. Outros programas de iluminao foram criados para estimular o crescimento e seguir os perfis desenhados para minimizar a converso alimentar e reduzir a mortalidade. (Veja Manejo do Crescimento, Modificao do Crescimento Usando Programas de Iluminao, Seo 3, pgina 51). Todos os programas de iluminao devem oferecer um perodo diurno extenso (23 horas de luz/1 hora de escuro) nos estgios iniciais, permitindo que os pintos desenvolvam um bom apetite.

BAIXOS NVEIS DE INTENSIDADE DE LUZ (<20 LUX) DURANTE OS PRIMEIROS DIAS DE VIDA, REDUZ A ATIVIDADE DE ALIMENTAO.

A REDUO DO COMPRIMENTO DO FOTOPERODO MUITO CEDO, DIMINUI A ATIVIDADE DE ALIMENTAO E O PESO VIVO AOS 7 DIAS.

A intensidade luminosa deve ser reduzida gradualmente at os 21 dias, a uma intensidade aproximada de 10 lux (vide tabela 12). Melhorias no bem estar, no so demonstradas em intensidade de luz superiores a 10 lux. A intensidade de luz deve ser uniforme em todo o avirio. A fonte de luz pode ser fluorescente ou de filamento de tungstnio. Pesquisas tm indicado que no h diferena significativa na performance das aves entre os dois tipos de luz. Iluminao fluorescente oferecer significativa economia nos custos eltricos depois de cobertos os custos extras de instalao.

PONTOS-CHAVE
Oferecer longos perodos de luz aos pintos durante a primeira semana. Usar luz de alta intensidade (>20 lux) nos primeiros 7 dias.

www.aviculturainteligente.com.br A intensidade de luz deve ser uniforme em todo o avirio.

42

www.aviculturainteligente.com.br

OBJETIVO Para que o nmero mximo de aves em cada lote possa atingir o peso corporal e a uniformidade requerida pela especificao. Isso garantir que as qualidades definidas para o produto final sejam cumpridas com preciso, previsibilidade e eficincia.

www.aviculturainteligente.com.br

www.aviculturainteligente.com.br

MANEJO DE CRESCIMENTO
PRINCPIOS
As exigncias dos varejistas de alimentos se tornaro cada vez mais precisas. Os avicultores conseguem mais lucro quando maximizam o nmero de aves que atingem as especificaes. Lotes que apresentam um crescimento previsvel e uniforme tero mais probabilidade de atingir esse objetivo. Aves de crescimento rpido podem sofrer problemas metablicos e de locomoo. A seleo gentica ativa e eficiente nos frangos AgRoss tem melhorado a sade das pernas e a funo cardiovascular. O manejo de crescimento pode algumas vezes ser benfico ao bem estar do plantel, mas os detalhes devem ser cuidadosamente avaliados afim de que no ocorram perdas de rendimento biolgico geral. Existe o perigo da perda de performance que pode ocorrer se o controle excessivo for aplicado. O manejo de crescimento deve ser realizado diretamente controlando o alimento ingerido, limitando a quantidade de luz, o que por sua vez regula a ingesto de alimento, ou pela diminuio da dieta. Estes mtodos so usados somente para aves que se desejam pesos acima de 2,5 kg em casos que a taxa de crescimento mais lenta pode beneficiar o rendimento das aves durante toda a sua vida. De maneira alternativa, para assegurar o prognstico da performance, pode se aplicar um controle de crescimento de tal maneira que todo o plantel cresa a um ritmo ligeiramente inferior a seu potencial gentico. A aplicao bem sucedida dos programas de crescimento modificado, depende da obteno de um lote de frangos uniforme, que tenha atingido o crescimento inicial desejado, ou seja, o peso padro aos sete dias atingido devido a um bom manejo.

UNIFORMIDADE DO LOTE
Como em qualquer sistema biolgico, o peso corporal do frango seguir uma distribuio normal. A variao de uma populao descrita pelo coeficiente de variao (%CV) que o desvio padro da populao, expressa pela porcentagem da mdia. Lotes variveis tero um %CV alto; lotes uniformes tem um coeficiente menor. Cada sexo ter uma distribuio normal de peso corporal, com o lote misto tendo um %CV mais amplo do que lotes de um nico sexo. (Veja o Diagrama 16 na pgina ao lado).

www.aviculturainteligente.com.br

44

www.aviculturainteligente.com.br

LOTES SEXADOS
O nmero de aves que atingem o peso corporal na mdia do lote, ou perto deste, pode ser previsto a partir do %CV daquele lote, e conseqentemente, melhoramentos teis na uniformidade podem ser atingidos criando os lotes em populaes de um nico sexo. A tcnica de sexagem atravs das penas descrita no Apndice 5, pgina 112. O Diagrama 17 (pgina 46) mostra as distribuies de peso com diferentes %CV em trs lotes sexados, todos atingindo o peso corporal desejado de 1900g. possvel calcular a porcentagem de aves que cai dentro da faixa de um peso corporal desejado, (expresso como o peso corporal mdio de 1900g, +/ 100, 200 ou 300g), para diferentes %CV. Para cada peso corporal desejado, quanto menor for o %CV, ou seja, quanto menos varivel for o peso do lote, mais aves atingiro o objetivo. (Veja o Diagrama 18, pgina 46). Entretanto, para a faixa mais estreita do peso corporal desejado (1800-2000g), mesmo com um %CV de 8%, apenas 58% das aves atingem o peso corporal desejado. A devida compreenso dos efeitos da variao biolgica forma a base de planejamento efetivo no frigorfico. As vantagens na engorda separada por sexo so mais facilmente obtidas quando os machos e fmeas so criados em avirios separados. O manejo de ambos os sexos pode ser mais eficaz no que diz respeito a iluminao, rao e densidade de alojamento. A criao separada por sexo tem a adicional vantagem de que os nutrientes fornecidos podem ser alterados para satisfazer as diferentes exigncias dos dois sexos. Machos apresentam crescimento mais rpido, melhor eficincia alimentar e tm menos gordura na carcaa que as fmeas. A resposta da taxa de crescimento pelo aumento da relao protena/energia maior nos machos que nas fmeas. Detalhes de recomendaes nutricionais para machos e fmeas so apresentados no Encarte, nas pginas 5 e 6, respectivamente.

www.aviculturainteligente.com.br

45

www.aviculturainteligente.com.br

www.aviculturainteligente.com.br

46

www.aviculturainteligente.com.br

PREVISIBILIDADE DO PESO CORPORAL


Informao precisa sobre o peso corporal e %CV de cada lote essencial no planejamento da idade apropriada para abate e para garantir que o nmero mximo de aves caia nas faixas de peso desejadas aps o abate. medida que a taxa de crescimento aumenta e a idade de abate se antecipa, a previso de ganho de peso corporal por mais de 2-3 dias ser menos precisa. Para se obter uma estimativa precisa do peso corporal ao abate, deve-se tomar amostras significativas do lote (>100), 2-3 dias antes do abate. (Veja a Tabela 13).

*isto , para +/ x % do peso corporal real.

A Tabela 13 mostra o nmero necessrio de ave na amostragem para obter uma estimativa de peso corporal confivel e precisa em lotes de diferentes viabilidades. Ex: Para se obter uma estimativa do peso corporal dentro de +/ 2% de peso corporal real e ser correto em 99% das amostras, num lote uniforme (isto , CV = 8%), necessrio uma amostragem de 106 aves.

MEDINDO O PESO CORPORAL


Quando o controle do consumo de rao, nutrientes e programas de iluminao so usados para melhorar a previsibilidade, devem ser monitorados o peso corporal e a resposta a qualquer mudana no manejo. As aves podem ser pesadas usando balanas manuais ou automticas. Qualquer mudana inesperada no peso corporal deve ser verificada. Ao usar balanas manuais, as aves devem ser pesadas pelo menos trs vezes durante a vida do lote. Em cada pesagem, amostras de 50-75 aves devem ser tomadas em dois locais diferentes do avirio. Existem sistemas de pesagem automticos (autobalanas) para frangos. Devem ficar localizados onde um grande nmero de aves se concentra e onde aves individuais permanecero o tempo suficiente para que os pesos sejam registrados. Os machos mais velhos e mais pesados tendem a usar as autobalanas com menor freqncia, o que leva a mdia do plantel para baixo. As leituras de qualquer autobalana devem ser regularmente verificadas (ou seja, o nmero de pesos registrados por dia), e a mdia dos pesos corporais atingidos devem ser conferidos por pesagem manual pelo menos uma vez por semana.

www.aviculturainteligente.com.br

47

www.aviculturainteligente.com.br

ESTIMATIVAS IMPRECISAS DE PESOS CORPORAIS PODEM SER RESULTADO DE UMA AMOSTRAGEM MUITO PEQUENA.

PONTOS-CHAVE
Manter a uniformidade do lote mantendo um %CV baixo (<10). Criar os sexos em separado para reduzir a variao e permitir que sejam cumpridos os diferentes requisitos dos machos e das fmeas. Pesar amostragens suficientemente grandes, freqentemente e com preciso para garantir a confiabilidade da previso do peso corporal ao abate.

CRESCIMENTO MODIFICADO DE FRANGOS


As tcnicas de crescimento foram projetadas para atender a evoluo do processamento e a demanda do consumidor. Os princpios contidos nas tcnicas de crescimento modificado incluem: - Bom desenvolvimento e uniformidade at 7 dias de idade indicado pelo peso corporal da referida idade. - O crescimento manejado abaixo do potencial mximo de ganho de peso dirio, durante o perodo de 7-21 dias, para otimizar o desenvolvimento inicial dos sistemas cardiovascular, imunolgico e esqueltico. (Veja o Diagrama 19, pgina 50). - O crescimento manejado, aps 21 dias, para atingir os perfis de peso corporal desejados, que podem ser menores do que a taxa de crescimento mximo, se a previsibilidade do peso no abate for requerida. - Benefcios na converso alimentar (CA) e na viabilidade oriundos do crescimento compensatrio e o potencial gentico das aves para ganho de peso corporal aps 21 dias. (Veja o Diagrama 19, pgina 50). - O perfil de crescimento adequado influenciado pelo sexo, peso final, pesos corporais atuais e rendimento da carcaa. Os dois mtodos de crescimento modificado usados com maior freqncia so os programas nutricionais (controle de consumo de rao e nutrientes) e de iluminao (acesso reduzido rao). O crescimento inicial regulado trazendo benefcios de viabilidade e CA, sem prejudicar o peso corporal ou o rendimento da carcaa. Redues recomendadas de crescimento para diferentes pesos de processamento desejados so apresentados na Tabela 14.

www.aviculturainteligente.com.br

48

www.aviculturainteligente.com.br

*Ao projetar programas de crescimento modificado, a meta de % de reduo no peso corporal deve ser considerada como a mxima. A porcentagem de reduo calculada em relao ao crescimento irrestrito sob o mesmo ambiente e sistema de nutrio. A eficcia dos programas de crescimento modificado deve ser conferida pela comparao peridica de lotes tratados com lotes que so alimentados ad libitum e recebem 23 horas de luz e 1 hora de escuro. Os dados da Tabela 14 devem ser considerados apenas como orientao. Ao projetar um programa de crescimento modificado, mudanas graduais em vrios lotes devem ser planejadas para atingir aquela reduo no peso corporal que trar o melhoramento desejado de desempenho. A restrio excessiva de crescimento aos 21 dias aumentar o tempo que as aves precisam para atingir a meta do peso corporal, e dificultar a recuperao da carcaa perdida e o rendimento da carne de peito. Os machos se recuperam melhor da regulagem de crescimento do que as fmeas. A regulagem de crescimento ter mais sucesso em aves criadas para atingir pesos corporais pesados (as que requerem um perodo mais longo de crescimento).

SE O CONTROLE DE CRESCIMENTO PARA 21 DIAS FOR EXCESSIVO, TALVEZ O LOTE NO SE RECUPERE POR COMPLETO EM TERMOS DE PESO CORPORAL E RENDIMENTO DA CARNE DE PEITO.

www.aviculturainteligente.com.br

49

www.aviculturainteligente.com.br

CONTROLE DE CONSUMO DE RAO E NUTRIENTES


O controle de consumo de rao em frangos est se tornando muito comum nos mercados mais desenvolvidos. As principais vantagens so um melhor controle de crescimento e melhor eficincia alimentar (devido diminuio de desperdcio de rao e um crescimento compensatrio mais eficiente). Se houver um controle rigoroso, haver tambm melhora na viabilidade e resistncia das pernas. A manipulao do fotoperodo (perodo de luz) uma das formas de controlar o consumo de rao, embora isso possa trazer alguns problemas, provavelmente um dos mtodos mais simples. Entretanto, quando um avirio est corretamente equipado, possvel o controle direto de consumo de rao e tem a vantagem de proporcionar maior preciso e previsibilidade. O sistema de distribuio de rao deve ser capaz de permitir que todas as aves tenham acesso igual rao. O espao de comedouro e os tempos de distribuio so crticos.

AUMENTO DE CONDENAES NA CARCAA DEVIDO A ARRANHES PODE INDICAR PROBLEMAS NA DISTRIBUIO DE RAO E ESPAO DE COMEDOUROS.

O controle no consumo de rao necessita de um meio que possa pesar a rao diariamente, e as aves pelo menos trs vezes por semana. Quando houver rao disponvel, as aves ficam mais ativas e a temperatura do avirio pode subir rapidamente, portanto, deve-se prestar ateno a ventilao nesta fase. Talvez seja necessrio o controle extra do consumo de gua, caso a qualidade da cama parea estar piorando. www.aviculturainteligente.com.br

50

www.aviculturainteligente.com.br

O controle de consumo de rao de frango requer um manejo especializado e ateno cuidadosa nos detalhes. A implementao exige um conhecimento profundo do desempenho normal e potencial, e monitorao cuidadosa das conseqncias de cada mudana. As aves, talvez, no se recuperem totalmente da depresso de peso corporal maior do que 10% aos 21 dias. Na retirada da rao, recomendvel levantar os comedouros antes que fiquem vazios. Isso reduz o risco das aves se arranharem. Caso os comedouros no possam ser erguidos, a intensidade da luz deve ser reduzida. Para maximizar os benefcios do crescimento compensatrio, as aves devem ter acesso ad libitum, rao durante os 10 dias que precedem o abate. O controle do consumo de nutrientes pode tambm ser conseguido atravs de uma dieta com menor concentrao de um ou mais nutrientes essenciais. Tais dietas podem ser eficazes na reduo da taxa de crescimento, mas as aves aumentaro o consumo de rao na tentativa de manter o consumo de nutrientes, e tanto a CA quanto o rendimento sero afetados. O mtodo tem a desvantagem de apresentar efeitos imprevisveis.

PONTOS-CHAVE
Buscar uma reduo de peso corporal de aproximadamente 7% aos 21 dias de idade, e ajustar conforme as metas de desempenho desejadas. Pesar a rao diariamente. Pesar as aves trs vezes por semana. Oferecer acesso ad libitum rao durante os 10 dias que antecedem o abate. Permitir que todas as aves tenham acesso rao. Tanto o espao de comedouro quanto a distribuio de rao so pontos crticos.

INFORMAO IMPRECISA SOBRE O CONSUMO DIRIO DE RAO E AS TAXAS DE CRESCIMENTO RESULTA NO CONTROLE DE CRESCIMENTO INADEQUADO.

MODIFICAO DE CRESCIMENTO USANDO PROGRAMAS DE ILUMINAO


Pesquisas feitas em vrios pases revelam que programas com menos de 23 horas de luz podem trazer muitos benefcios. Programas de iluminao modificada para frangos podem ser classificados em duas categorias principais, fotoperodo reduzido ou programas de iluminao intermitente. A reduo do fotoperodo inicia normalmente por volta do 7 dia de idade e pode ser mantido durante toda a vida do lote (geralmente depois de um nico aumento no comprimento do dia), ou continuamente aumentado depois de 21 dias, para estimular o consumo de rao e www.aviculturainteligente.com.br conseqentemente o crescimento.

51

www.aviculturainteligente.com.br

Ao usar o controle de iluminao, deve-se ter o cuidado de verificar se o lote est crescendo bem. Caso as aves estejam muito abaixo da meta do peso corporal aos 7 dias, ento a restrio do consumo de rao usando o controle de iluminao pode permanentemente reduzir o potencial de crescimento. Programas intermitentes consistem de blocos de tempos, contendo tanto perodos de luz quanto de escuro, que so repetidos durante 24 horas. O perodo de luz dentro de cada bloco de tempo aumentado a medida que as aves crescem, para que possam comer alimento suficiente e manter a taxa de crescimento desejada. Programas de luz intermitentes tendem a ser combinados com programas de controle de rao. Considera-se que os programas de fotoperodo reduzido trazem maiores benefcios de bemestar para as aves do que os programas intermitentes. Enquanto que os programas de fotoperodo reduzido so visto como mais eficazes do que os intermitentes, ambos os programas de iluminao tm as seguintes vantagens:

O aumento de atividade das aves. Isso geralmente traz benefcios importantes para a sade das pernas, e portanto, reduz a mortalidade. Uma taxa mais lenta de crescimento inicial melhora a funo cardiovascular, reduzindo a incidncia de Ascites e a Sndrome da Morte Sbita. Melhora na Converso Alimentar (CA) devido ao menor desperdcio de rao e melhor viabilidade. Reduo na mortalidade total.

Os frangos tambm se beneficiam de um padro definido de luz e escuro (ou seja, dia e noite) por ter perodos diferentes de descanso e atividade intensa. Muitos processos fisiolgicos de importncia comercial, tais como a mineralizao dos ossos e digesto apresentam ritmos diurnos. Ciclos definidos de luz e escuro permitem que as aves apresentem padres naturais de crescimento e desenvolvimento. Fotoperodos inferiores a 16 horas causaro uma reduo significativa no consumo de rao e ganho de peso corporal comparado com a luz constante ou um perodo de luz de 23 horas. O uso de um fotoperodo curto para controlar o ganho de peso corporal especificamente efetivo no perodo de 7 a 14 dias. Os sistemas esqueltico, cardiovascular e imunolgico se desenvolvem antes da demanda de pico do tecido de crescimento.

CASO O PLANTEL NO ESTEJA RECEBENDO UM MNIMO DE 18 HORAS DE LUZ DURANTE PELO MENOS UMA SEMANA ANTES DE SEREM ABATIDAS AS PRIMEIRAS AVES, NVEIS EXCESSIVOS DE ATIVIDADE PODEM DIFICULTAR O PROCESSO DE CAPTURA.

As aves adaptam seu comportamento alimentar ao fotoperodo reduzido devido a vrios fatores. Uma mudana de 24 para 12/14 horas de luz, inicialmente far com que as aves reduzam o consumo de rao em 30-40% durante os trs primeiros dias. Entretanto, oito dias mais tarde, a reduo de consumo de rao ser menor do que 10%. As aves mudam seu padro de alimentao durante o perodo de luz, enchendowww.aviculturainteligente.com.br seus papos para antecipar o

52

www.aviculturainteligente.com.br

perodo escuro. Elas tambm podem comer quando as luzes esto desligadas. Considera-se que essas mudanas de comportamento melhoram o consumo de rao e a eficincia alimentar durante a vida do lote. Como acontece com os programas de modificao de alimentao, todas as aves devem ter igual acesso a rao. Rao e gua devem ficar a disposio das aves assim que as luzes forem ligadas. Ao usar programas de iluminao para modificar o crescimento, as aves devem ser alimentadas ad libitum com uma rao adequada para frangos durante o perodo de luz. Para desenvolver um programa de iluminao adequado os seguintes pontos devem ser considerados:

A extenso e a natureza de qualquer problema de viabilidade. Peso de abate desejado. Programa de abate (incluindo descarte parcial). Se os machos e fmeas so criados juntos ou separadamente. Regimes de nutrio e alimentao.
O desenho de programas adequados deve ser um processo pr-ativo. Como orientao inicial, a Tabela 14 na pgina 49, nos mostra uma indicao da meta de reduo do peso corporal aos 21 dias de idade. O conhecimento da situao local recomenda o programa mais apropriado e o monitoramento de lotes permite que sejam feitos outros ajustes. O programa ideal de iluminao para cada situao evolui atravs de mudanas graduais que atendam os melhoramentos requeridos de desempenho. Os pesos corporais devem ser monitorados pelo menos uma vez por semana, para que subseqentes ajustes no fotoperodo garantam que a meta de peso corporal por idade seja atingida.

PROGRAMAS DE ILUMINAO COM FOTOPERODO CURTO


Ao aplicar programas de iluminao em avirios abertos, a capacidade de estabelecer um comprimento de dia mnimo definida pelo fotoperodo natural. O amanhecer e anoitecer naturais tero efeitos benficos. O amanhecer natural evita a corrida aos comedouros e bebedouros. O anoitecer natural oferece um claro indcio as aves, estimulando-as guardar comida no papo. importante que a luz usada para estender o comprimento de dia seja de pelo menos 5% da intensidade da luz natural e que haja uma clara transio do escuro para a luz.

PROGRAMAES COM FOTOPERODO CURTO - FOTOPERODO CRESCENTE


Esses tipos de programas combinam fotoperodos curtos no perodo crtico de 7 a 14 dias, com incrementos constantes no fotoperodo nas idades posteriores. Estes programas so considerados muito efetivos para machos e lotes mistos que foram criados para pesos corporais mdios de 2kg ou mais. (Veja a Tabela 15, pgina 54).

www.aviculturainteligente.com.br

53

www.aviculturainteligente.com.br

*Programas de controle de crescimento devem apenas ser iniciados aps 7 dias, quando se sabe que as aves esto atingindo a meta dos pesos corporais.

PROGRAMA COM FOTOPERODO CURTO - COM AUMENTO DE LUZ EM UMA NICA ETAPA
Estes combinam fotoperodo curto, no perodo crtico de 7-21 dias, aumentando o fotoperodo de uma s vez. So simples de manejar e especificamente eficientes em lotes apenas de fmeas ou mistos. (Veja a Tabela 15).

*Programas de controle de crescimento devem apenas ser iniciados aps 7 dias, quando as aves atingirem as metas de pesos corporais. **Um intervalo de uma hora de luz deve ser inserido no perodo escuro entre 7-10 dias, caso haja algum risco de desidratao.

PROGRAMAS DE ILUMINAO INTERMITENTES


Embora o mecanismo exato no seja totalmente compreendido, imagina-se que ao alimentar as aves em curtos perodos, seguidos por perodos maiores para a digesto (ou seja, perodos de escuro), melhora a eficincia na converso alimentar. A atividade extra causada em ligar e desligar as luzes pode ser benfica na melhora do vigor das pernas e na qualidade da carcaa (menor incidncia de articulaes queimadas, calos no peito, etc.). Programas de iluminao intermitente so usados em situaes onde o defeito nas pernas so problemas especficos. O objetivo dos programas de melhorar o vigor das pernas sem reduzir o ganho de peso corporal. Vrios programas intermitentes tm mostrado sua eficcia. Todos os outros aspectos do sistema de manejo que possam causar problemas de pernas (especialmente a nutrio e a higiene na incubao) devem ser verificados antes de aplicar programas de iluminao intermitente. Um exemplo de um programa de iluminao intermitente www.aviculturainteligente.com.br tpico mostrado na Tabela 17, pgina 55.

54

www.aviculturainteligente.com.br

*Programas de controle de crescimento devem apenas ser iniciados aps 7 dias, quando as aves atingirem as metas de pesos corporais. Programas de iluminao intermitente podem tambm obter grandes benefcios ao reduzir os efeitos do estresse calrico no desempenho do frango. (Veja a Tabela 18). A atividade extrainduzida pelas mudanas regulares do escuro para a luz ajuda a dissipar o calor acumulado entre as aves. Em climas extremos, a combinao de iluminao e alimentao intermitente (alimentando apenas nos perodos frescos do dia) pode reduzir de maneira significativa a mortalidade causada pelo estresse calrico e deve melhorar o desempenho.

*Iluminao Natural mais o programa de luz intermitente. PONTOS-CHAVE


Deixar rao e gua disposio das aves, assim que a luz acender. Oferecer maiores perodos de luz do que uma hora para o estmulo adequado s aves. Verificar se as aves esto prximas da meta de peso corporal de 7 dias antes de iniciar o programa de iluminao. Estabelecer um intervalo de uma hora de luz com perodos maiores de escuro (>8 horas). Isso reduz a desidratao nos pintos, quando o fornecimento de gua inadequado ou a umidade do ambiente for baixa (< 40%). Permitir que todas as aves tenham acesso por igual rao e a gua. Dar a rao de frango ad libitum durante o perodo de luz. Pesar as aves pelo menos uma vez por semana e ajustar o fotoperodo adequadamente. Aumentar o espao de comedouro e bebedouro por ave, quando for usar qualquer programa de iluminao para permitir que as aves possam comer e www.aviculturainteligente.com.br beber em perodos curtos de tempo disponvel.

55

www.aviculturainteligente.com.br

www.aviculturainteligente.com.br

56

www.aviculturainteligente.com.br

OBJETIVO Manejar a fase final do processo de produo para que os frangos sejam transferidos ao frigorfico em condies timas, garantindo que os requisitos de processamento sejam atendidos e que o alto padro de bem-estar seja mantido.

www.aviculturainteligente.com.br

57

www.aviculturainteligente.com.br

MANEJO PR-ABATE
PRINCPIOS
Manter a alta qualidade dos frangos durante a captura e transporte requer ateno detalhada ao manejo do ambiente e ao bem-estar das aves. O planejamento e a organizao dos procedimentos devem permitir a captura e transferncia das aves do avirio at o sistema de transporte e, subseqentemente, ao abatedouro.

PREPARAO PARA A CAPTURA


Quando o crescimento modificado praticado com a aplicao de programas de iluminao, essencial voltar para 23 horas de luz durante pelo menos sete dias antes do abate. Isso deve garantir que as aves estejam calmas durante a captura. Uma rao de retirada deve ser oferecida por um tempo suficiente antes do abate, para eliminar o risco de resduos anticoccidianos na carne. As recomendaes do fabricante de coccidiostticos devem ser consultadas. Se forem usados programas de esvaziamento parcial (abate parcial), talvez, seja necessrio, manter as aves em jejum por mais tempo do que o ideal antes do abate. A rao deve ser retirada dentro de 8 a10 horas antes do abate. Este perodo deve incluir o tempo de captura e o tempo gasto no traslado. Caso seja prolongado o tempo de jejum, a gua absorvida pelos tecidos do corpo se acumula no trato digestivo resultando na piora do rendimento. A contaminao fecal aumentar.

A PRESENA DE FEZES LQUIDAS EM FRANGOS ANTES DO ABATE UM INDCIO DE TEMPO EXCESSIVO DE RETIRADA DA RAO.

O acesso ilimitado a gua deve ser oferecido enquanto for possvel. Linhas mltiplas de bebedouros, separao de aves em cercados e/ou remoo de bebedouros individuais prolongar o acesso a gua. A gua deve ser removida apenas quando for absolutamente necessrio. inevitvel que ocorra alguma perda de peso durante o perodo de retirada devido a perda do sistema digestivo. Estas perdas tero pouco efeito no peso da carcaa (o rendimento melhora). Entretanto, deve-se tomar cuidado em garantir que o perodo de retirada no se torne excessivo, e que resulte em desidratao, pois, o bem-estar da ave ficar comprometido e o rendimento ser reduzido.

www.aviculturainteligente.com.br

58

www.aviculturainteligente.com.br

PONTOS CHAVES
Usar rao final (sem coccidiostticos), conforme necessrio, para evitar resduos na carne. Permitir sete dias de luz completa (23 horas de luz e uma hora de escuro) para evitar problemas durante a captura. A retirada adequada de rao garante que o sistema digestivo esteja vazio antes do incio da captura, limitando a contaminao fecal durante o transporte e processamento. Remova o trigo integral da rao dois dias antes do abate. Atrase a remoo de bebedouros, enquanto for possvel.

CAPTURA
A captura e a manipulao causam estresse nos frangos. Procedimentos adequados minimizam o estresse das aves. A maior parte das condenaes observadas no abate ocorrem durante as 24 horas anteriores, quando as aves foram capturadas e manipuladas. Portanto, a captura uma operao que deve ser planejada cuidadosamente com antecedncia, e supervisionada de perto durante todas as fases. A manipulao das aves deve ser realizada por pessoas competentes e devidamente treinadas. Elas devem procurar evitar assustar as aves, minimizando escoriaes, arranhes ou outros ferimentos. Antes da captura, todo o equipamento de alimentao deve ser erguido acima da altura da cabea, removido do avirio ou posicionado para facilitar a pega. Em avirios maiores, a separao das aves em boxes evita a aglomerao desnecessria. Tambm permite o acesso gua para as aves que no sero carregadas de imediato. A intensidade da luz dentro do avirio deve ser reduzida ao mnimo, mas, deve ser o suficiente para que haja uma captura segura e cuidadosa. A luz azul eficiente para este propsito. Os melhores resultados so obtidos quando as aves podem se acomodar depois que as luzes foram diminudas e quando houver o menor distrbio possvel. O uso de cortinas sobre as portas principais do avirio til para fazer a captura no horrio diurno. A abertura de portas ou a remoo de aves, afeta a ventilao de ambientes controlados por termostato. O sistema de ventilao deve ser monitorado e ajustado cuidadosamente durante o procedimento de captura. Os frangos devem ser capturados pelos ps e canelas, nunca pelas coxas. Devem ser capturados e segurados por ambas as pernas para diminuir o estresse, danos e ferimentos, que poderiam acontecer, caso conseguissem lutar e se debater. As aves devem ser colocadas com cuidado em caixas moduladas ou engradados. As caixas j provaram que causam menos estresse e danos do que os engradados convencionais. Engradados ou caixas nunca devem ser lotados. O nmero de frangos por engradado ou caixa deve ser reduzido em condies de temperatura alta. O tempo de transporte deve ficar dentro www.aviculturainteligente.com.br do estabelecido pela legislao ou orientao atual.

59

www.aviculturainteligente.com.br

O SUPERAQUECIMENTO, O ESTRESSE E O AUMENTO DE MORTALIDADE PODEM SER RESULTADO DA LOTAO EXCESSIVA EM ENGRADADOS/CAIXAS. Durante o carregamento, enquanto se espera o transporte e no repouso, essencial que haja proteo adequada dos elementos externos. A ventilao, o aquecimento e/ou refrigerao extra devem ser usados quando necessrio. Os veculos devem ser designados para proteger a ave dos elementos externos. O estresse das aves ser minimizado quando transportadas em caminhes que ofeream ventilao adequada.

PONTOS-CHAVE
Supervisionar os mtodos de captura e manipulao cuidadosamente para minimizar ferimentos traumticos causados s aves. Remover ou erguer obstculos, tais como, comedouros ou bebedouros, antes de iniciar a operao de captura e o uso de reparties em grandes avirios para evitar ferimentos causados pela aglomerao. Reduzir a intensidade de luz antes da captura, para manter as aves calmas e minimizar danos, e subseqente, estresse. Ajustar o nmero de engradados/caixas para suportar o peso das aves e a temperatura ambiente.

ABATE
A produo bem sucedida do nmero mximo de carcaas de alta qualidade com bom rendimento, depende da integrao efetiva do crescimento e das operaes de processamento. O planejamento cuidadoso e a comunicao entre a granja e o frigorfico permitir que o processamento seja realizado de modo eficaz. O manejo na granja pode influenciar a operao eficiente dos processos de abate, retirada de penas e de vsceras. Muita ateno deve ser dada qualidade da cama, a densidade, ao tempo de jejum, aos mtodos de captura, ao transporte e no tempo de reteno para que os danos e a degradao da carcaa sejam minimizados.

DANOS EXCESSIVOS CARCAA PODEM SER UM INDCIO DE PROBLEMAS NA GRANJA.

PONTOS-CHAVE
Manter a boa qualidade, profundidade e condio da cama para minimizar articulaes queimadas e outros problemas relacionados qualidade da carcaa. Danos por arranhes podem aumentar em avirios com alta densidade, ou quando o espao de comedouros ou bebedouros for inadequado quando usado o controle de luz ou de rao.

www.aviculturainteligente.com.br Minimizar o tempo de transporte ou de reteno para reduzir o estresse e a desidratao.

60

www.aviculturainteligente.com.br

OBJETIVO Oferecer uma variedade de raes balanceadas que atendam as exigncias nutricionais em todas as fases do desenvolvimento e produo de frangos que otimizem a eficincia e rentabilidade sem comprometer o bem-estar das aves.

Especficaes das Raes para Frangos Alimentos Iniciais para Frangos Qualidade da Rao e seus Ingredientes Premixes de Vitaminas e Minerais Fontes de Gordura Processament e Forma da Rao Alimentao com Gro Integral

www.aviculturainteligente.com.br

62 63 71 72 73 74 75

61

www.aviculturainteligente.com.br

NUTRIO
PRINCPIOS
A rao um dos componentes principais do custo total da produo de frangos, portanto, todo esforo deve ser feito para garantir que a rao esteja misturada de acordo com especificaes adequadas, e que seja de boa qualidade. As raes para frangos devem ser formuladas para dar o equilbrio correto de energia, protena, aminocidos, minerais, vitaminas e cidos graxos essenciais, a fim de permitir o crescimento e desempenho timos. Fatores como densidade, clima e sade podem diminuir o ganho de peso corporal e aumentar a converso alimentar, trazendo alteraes nas necessidades de nutrientes.

UMA RESPOSTA NUTRIO MELHORADA, APENAS SER ATINGIDA QUANDO O FORNECIMENTO DE NUTRIENTES NO FOR COMPROMETIDO POR FATORES LIGADOS A MANEJO QUE LIMITAM O DESEMPENHO DOS LOTES.

As especificaes de dieta propostas nesta seo permitiro um bom desempenho em lotes de frangos saudveis, mantidos sob boas condies de manejo, que foram mencionadas em outras partes deste manual. A estrutura local de mercado, o valor do produto e as variaes locais de disponibilidade de ingredientes devem ser considerados na especificao das raes, para que as exigncias econmicas e nutricionais sejam atendidas. Podem tambm existir preferncias locais, como pigmentao de carcaa, que influenciar na formulao da rao. Especificaes de rao so apresentadas em vrios sistemas populares de produo, usando lotes mistos ou criados com separao de sexo. O Departamento de Servios Tcnicos da Agroceres Ross e/ou a empresa de nutrio contratada devem ser consultados, no caso de situaes mais especficas e para consulta de circunstncias do mercado local.

ESPECIFICAES DE RAES PARA FRANGOS


As especificaes das raes para frangos podem ser influenciadas por vrios fatores, entre eles pode-se destacar:

Disponibilidade e preo dos ingredientes O peso corporal ao abate A idade de abate O rendimento e a qualidade da carcaa As preferncias de mercado pela pigmentao da carcaa Criao com separao de sexos

Especificaes de dieta para frangos de corte so sugeridas no Encarte, para a seguinte produo e situaes de mercado:

www.aviculturainteligente.com.br

62

www.aviculturainteligente.com.br

Misto ou fmea; 1,6-1,8kg peso corporal Misto; 2,3-2,5kg peso corporal Misto; 2,5-2,8 peso corporal Macho; 3,0kg peso corporal Criao por sexo rao de macho Criao por sexo rao de fmea

- Encarte, Tabela 1, pgina 3 - Encarte, Tabela 2, pgina 4 - Encarte, Tabela 5, pgina 7 - Encarte, Tabela 6, pgina 8 - Encarte, Tabela 3, pgina 5 - Encarte, Tabela 4, pgina 6

ALIMENTOS INICIAIS PARA FRANGOS DE CORTE


O objetivo do perodo Pr-Inicial (0 10 dias de idade) estabelecer um bom consumo de rao e alcanar o mximo crescimento desde o incio (ver Seo 2 Manejo de Pintos RecmNascidos, pginas 30 a 32). O objetivo alcanar um peso de 160 g ou maior aos 7 dias de idade. O alimento Prinicial deve ser fornecido de 1 a 10 dias e representa uma pequena poro do custo total do alimento, entretanto, as decises sobre a formulao desta dieta deve estar baseada em rendimento e rentabilidade, no somente em custos. Os nveis de aminocidos digestveis que recomendamos no Encarte permitiro s aves alcanar um crescimento mximo desde o princpio. Isto importante em todos os sistemas modernos de produo de frangos de corte, particularmente quando se trata de aves pequenas, condies difceis ou quando se obtm uma remunerao diferenciada pela produo de carne de peito. No frango jovem o aparelho digestivo est imaturo, portanto deve-se ter cuidado em assegurar que as matrias primas sejam altamente digestivas. Em condies de alto desafio, o uso de alimentos especiais, como as raes pr-iniciais, (0 a 3 ou a 7 dias) tem trazido alguns benefcios. Nessas raes deve-se utilizar :

Ingredientes altamente digestveis Nveis elevados de nutrientes, especialmente aminocidos, vitamina E e zinco Prebiticos e probiticos Estimulantes de imunidade, leos essenciais, nucleotdeos, etc... Estimulantes de consumo, como a forma do alimento, nveis altos de sdio, saborizantes, etc... Outros aditivos especializados

Em reas onde se formula raes com trigo, o uso de um pouco de milho pode resultar em benefcios. Os nveis totais de gordura devem manter-se baixos (menos de 5% ), evitando-se o uso de gorduras saturadas de origem animal, sobre tudo quando se vai combinar com o uso de trigo. OS NVEIS ELEVADOS DE GORDURAS SATURADAS, ESPECIALMENTE EM COMBINAO COM O TRIGO, LIMITAM O CRESCIMENTO INICIAL.

www.aviculturainteligente.com.br

63

www.aviculturainteligente.com.br

ALIMENTOS DE CRESCIMENTO PARA FRANGOS


De maneira geral as raes de crescimento se administram de 10 a 21 dias de idade, aps o pr-inicial. A mudana entre os dois alimentos pode ser seguida tambm por uma alterao na forma fsica da rao. Sempre se necessita de um alimento inicial de boa qualidade para elevar ao mximo o rendimento. Em caso onde se deseja alguma restrio do crescimento, esta dever ser aplicada durante esse perodo. prefervel que o uso de tcnicas de manejo (como alimentao por algumas horas do dia, uso de programas de luz, etc...) para restringir o consumo (ver seo 3, Manejo do Crescimento, pgina 51). No se recomenda restringir o crescimento modificando a composio da dieta.

ALIMENTOS FINAIS PARA FRANGOS


Os alimentos finais para frangos de corte representam o maior custo nutricional, portanto se faz necessrio aplicar os princpios de economia para compor estas raes. As mudanas na composio corporal podem ser rpidas neste perodo, portanto devemos ter muito cuidado para evitar o acmulo excessivo de gordura na carcaa e a perda de rendimento em carne de peito. QUANDO OS ALIMENTOS FINAIS TM NVEIS BAIXOS DE NUTRIENTES AUMENTA-SE O ACMULO DE GORDURA E SE REDUZ O RENDIMENTO DE CARNE. O uso de uma ou duas raes finais para frangos de corte depender do peso desejado ao abate, da durao do perodo de produo e do desenho do programa de alimentao. O perodo de retirada de medicamentos pode influenciar na utilizao de um alimento final, o que se deve ajustar de acordo com a idade de abate, ainda que no se recomenda na prtica deixar de administrar certos nutrientes de maneira extrema durante esse perodo.

ALIMENTAO POR SEPARAO DE SEXO MACHO E FMEA


Quando se engorda os machos separados das fmeas pode-se ter a oportunidade de aumentar a rentabilidade mediante a formulao de alimentos especiais para cada sexo. As raes para criaes mistas so corretas para os machos, porm a principal oportunidade de economia ocorre no alimento para as fmeas. As diferenas entre os alimentos correspondem principalmente aos nveis de aminocidos; no entanto, a alimentao por sexos separados com freqncia se associa com diferentes mercados e isto pode diminuir a oportunidade de obter economia no custo de alimentao das fmeas. Por exemplo, as fmeas criadas para abate com baixo peso devem ser alimentadas bem durante toda a sua vida, devido aos requerimentos desse mercado, e esta considerao pode ser levada em conta a oportunidade de explorar as pequenas diferenas que existem nos requerimentos nutricionais. Todos os frangos de corte necessitam alcanar a princpio boas taxas de crescimento, por isso no existe oportunidade de utilizar diferentes alimentos iniciais para machos e fmeas. A maior oportunidade de economia no custo est na fase final sempre e quando esta prtica for

www.aviculturainteligente.com.br

64

www.aviculturainteligente.com.br

compatvel com os requerimentos de mercado. Tambm possvel explorar as diferenas entre os requerimentos variando o programa de alimentao, porm administrando alimentos com uma mesma composio.

PONTOS- CHAVE
Formular as dietas para alcanar o mximo de rentabilidade ao longo de toda a cadeia de produo. Formular os alimentos iniciais para alcanar o mximo rendimento (alcanar ou superar a meta de peso corporal aos 7 dias), porm que minimize os custos.

ENERGIA
O nvel correto de energia da rao determinado basicamente pelo critrio econmico. Na prtica, a escolha do nvel de energia tambm ser influenciada por muitos fatores, como: disponibilidade de ingredientes, impedimentos fabris, entre outros. O nvel energtico da rao convencionalmente expresso na forma de energia metabolizvel aparente, corrigida pelo Balano de Nitrognio (EMAn). Dados sobre o contedo energtico expresso desta maneira esto disponveis em muitas fontes. Os valores de EMAn de alguns ingredientes, especialmente as gorduras, so menores para pintos. Ao formular raes para as fases iniciais, os dados de EMAn para pintos devem ser usados, ao invs, dos dados obtidos com as aves adultas. Sistemas de Energia Lquida para expressar o contedo de energia superam as diferenas na utilizao de energia metabolizvel, quando derivado de substratos diferentes (como gorduras, protenas ou carboidratos) e usado para diferentes fins metablicos. A adoo deste novo sistema de energia melhora a consistncia e a predio do desempenho. Uma diferena deve ser feita entre a densidade de nutrientes e o nvel energtico da rao. Ambos so expressos em unidades de energia, mas, a densidade de nutrientes tem uma condio adicional da relao de nutrientes: energia mantida constante medida que o nvel de energia varia. A densidade de nutrientes na rao, e no o contedo de energia, o principal fator determinante do desempenho. Na prtica, o nvel de gordura da dieta associado ao contedo energtico da rao. Existe um limite superior de incluso de gordura, acima do qual provavelmente a qualidade do pelete afetada. Recentemente, ficou claro que a digesto de gordura interage de maneira complexa com outros componentes da dieta, e isto pode ainda limitar o uso de gordura como fonte de energia. Quando a rao contm substncias solveis, polissacardeos no amido originrios de cereais alternativos ao milho, a digestibilidade das gorduras reduzida. Esta reduo maior quando so usadas gorduras saturadas. O problema menos severo quando o milho usado como cereal principal. A incluso de enzimas, cidos orgnicos ou outros aditivos, que modificam a microflora intestinal, tambm ajudar a superar este problema. Alguns nveis usuais de energia para rao de frangos esto indicados no Encarte, Tabelas 1 a 6, pginas 3 a 8. Estas informaes so um guia prtico e no representam as exigncias das aves. Os nveis de energia que traro o melhor retorno econmico, devem ser determinados sob as condies locais nas quais os frangos esto sendo criados. Quando se alteram os nveis de energia, os nveis de nutrientes tambm devem ser ajustados para manter a densidade de nutrientes da rao.

www.aviculturainteligente.com.br

65

www.aviculturainteligente.com.br

PONTOS-CHAVE
Faa a distino entre nvel de energia e densidade de nutrientes na rao. Use dados de energia metabolizvel (EMA n) para pintos ao formular a rao para as fases iniciais, ao invs de dados de EMA n obtidos com aves adultas. Inclua enzimas, cidos orgnicos ou outros aditivos na rao, caso ocorram problemas com digestibilidade de nutrientes.

EXISTE UMA REDUO NA DIGESTIBILIDADE DE GORDURAS QUANDO A RAO CONTM POLISSACARDEOS - NO AMIDO ORIGINRIOS DE CEREAIS ALTERNATIVOS AO MILHO.

PROTENA E AMINOCIDOS
O nvel de protena na rao deve ser suficiente para atender as exigncias de todos os aminocidos essenciais e no-essenciais. O nvel de protena bruta necessrio para isso, deve variar de acordo com os ingredientes disponveis. prefervel usar fontes de protena de alta qualidade, quando forem disponveis, especialmente para frangos submetidos condies de estresse trmico, principalmente pelo calor. A protena de baixa qualidade ou com perfil de aminocidos inadequado podem provocar estresse metablico, e existe um custo de energia associado com sua excreo podendo assim, provocar a cama mida. A preveno desses problemas depender dos ingredientes disponveis e de circunstncias econmicas locais. Os nveis de protena sugeridos neste manual, devem ser vistos como um guia e no como enunciados precisos. Nveis de aminocidos esto relacionados no Encarte, Tabelas 1 a 6, pginas 3 a 8, para aqueles oito aminocidos que podem ser limitantes em raes prticas. A formulao deve atender s especificaes de aminocidos dentro da variao de protena bruta estabelecida. Os nveis de aminocidos devem ser considerados juntos com os nveis de energia. Os princpios para usar rao com diferentes densidades de nutrientes j foram discutidos. (Veja Fornecimento de Nutrientes, Energia, pgina 65). Caso as circunstncias econmicas indiquem a necessidade para diferentes relaes entre aminocidos e energia, ento, uma relao apropriada entre lisina digestvel e energia deve ser estabelecida. Os nveis de outros aminocidos podem ento ser calculados usando o perfil de protena ideal, sugerido na Tabela 19, pgina 67.

www.aviculturainteligente.com.br

66

www.aviculturainteligente.com.br

A relao entre arginina e lisina indicada na Tabela 19, reflete os requisitos para o crescimento. Existe evidncia de que o uso de uma relao entre arginina:lisina maior pode ajudar a proteger as aves do estresse calrico, ascites e infeces bacterianas.

PONTOS-CHAVE
Considere os nveis de aminocidos junto com os fatores que afetam o consumo de rao (nveis de energia ou programas de restrio alimentar) ao formular as dietas dos frangos. Use fontes de protena de alta qualidade, especialmente em circunstncias quando os frangos estiveram sob condies de estresse trmico.

PROTENAS DE BAIXA QUALIDADE PODEM CAUSAR ESTRESSE METABLICO. SUA EXCREO TEM UM MAIOR CUSTO DE ENERGIA E PODE RESULTAR EM CAMA MIDA.

MACROMINERAIS
O fornecimento dos nveis corretos dos macrominerais e um equilbrio balanceado entre eles so de grande importncia para os frangos, devido ao seu crescimento rpido. Os minerais envolvidos so: clcio, fsforo, sdio, potssio e cloro. Clcio: O nvel de clcio na dieta dos frangos influencia o crescimento, a eficincia alimentar, o desenvolvimento sseo, a sade das pernas, alm do sistema imunolgico. Estas respostas podem exigir diferentes nveis de clcio para que haja uma expresso tima, portanto deve haver um compromisso ao escolher o nvel de clcio da dieta. Em muitos pases, com a mudana generalizada para rao de frango elaborada base de ingredientes vegetais, os nveis dietticos de fitato aumentaram. A presena de altos nveis de fitato na rao pode afetar a disponibilidade de clcio. Alm disso, cidos graxos livres na dieta reduziro a disponibilidade de clcio.

www.aviculturainteligente.com.br

67

www.aviculturainteligente.com.br

NVEIS ALTOS DE FITATOS OU CIDOS GRAXOS LIVRES NA RAO PODEM AFETAR A DISPONIBILIDADE DE CLCIO.

Fsforo: A avaliao da disponibilidade de fsforo ainda um problema na rea de nutrio de aves. Deve-se tomar o cuidado de utilizar dados consistentes sobre o contedo de fsforo disponvel dos ingredientes e as exigncias nutricionais das aves. O uso de fitases aumenta o contedo de fsforo disponvel de ingredientes vegetais na rao. Em geral, o uso de dessas enzimas ser benfico na produo de frangos de corte. A reduo de fitato, que surge do uso de enzimas, aumenta a disponibilidade de clcio e outros minerais. Sdio, potssio e cloro: importante controlar os nveis de sdio e cloro como sugerido no Encarte, Tabelas 1 a 6, pginas 93-97. Em particular, o cloro deve ser controlado com preciso por meio do uso de bicarbonato de sdio, assim como, de cloreto de sdio. Na formulao da rao, todas as fontes de cloro na dieta devem ser claramente identificadas, por exemplo, a Llisina, HCl e o cloreto de colina. Em raes prticas, os nveis de potssio excedem aqueles sugeridos no Encarte, Tabelas 1 a 6, mas, dentro do contexto de equilbrio cido-base, isto no parece ter muita importncia. O controle do nvel de potssio e de cloro de suma importncia em condies de estresse calrico. O equilbrio cido-base importante para frangos de corte. Com nveis prticos de potssio de aproximadamente 7g/kg, e os nveis recomendados de sdio e cloro, obtm-se aproximadamente 210 mEq/kg de rao (sdio + potssio - cloreto). Isso satisfatrio e, como indicado, a maior nfase deve ser dada ao controle dos nveis de cloro. Existem evidncias de que a equao para calcular o equilbrio cido-base deve ser estendida para incluir os ctions clcio e magnsio, alm dos nions sulfato e fosfato para garantir o controle total do equilbrio eletroltico na ave.

PONTOS-CHAVE
Use os nveis corretos de minerais para atender s exigncias das aves em crescimento e para evitar efeitos adversos do desequilbrio mineral. Estime a possvel disponibilidade de clcio na presena de fitatos e cidos graxos livres. Descreva a disponibilidade de fsforo nos ingredientes da rao e as exigncias das aves nas mesmas unidades. Controle os nveis de cloro com preciso usando tanto o cloreto de sdio quanto o bicarbonato de sdio na rao.

www.aviculturainteligente.com.br

68

www.aviculturainteligente.com.br

MICROMINERAIS
Nveis convencionais de suplementao so recomendados para estes nutrientes. Deve-se tomar cuidado em garantir que formas adequadas para cada mineral sejam includas no premix. Existe evidncia que a suplementao de zinco e selnio para os frangos podem melhorar o empenamento e a resposta imunolgica das aves.

SUPLEMENTAO VITAMNICA
O suplemento vitamnico adequado depende dos ingredientes da rao, da fabricao e das circunstncias locais. Uma fonte principal de variao no suplemento para algumas vitaminas o tipo de cereal. Conseqentemente, recomendaes em separado foram feitas para a vitamina A, cido nicotnico, cido pantotnico, piridoxina (B6) e biotina em raes baseadas em milho e trigo. A vitamina C pode ter um papel na reduo do estresse calrico. Muitas circunstncias (estresse, incidncia de doenas) podem fazer com que as aves respondam a nveis vitamnicos mais altos que os recomendados no Encarte, Tabelas 1 a 6, pginas 3 a 8. Aumentos nos nveis de vitaminas fornecidos, na rao ou por meio da gua, deve se basear no conhecimento e na experincia local. Em geral, a estratgia a longo prazo deve ser de remover ou reduzir quaisquer fatores de estresse, ao invs de depender do uso permanente de suplementao excessiva de vitamina. A suplementao com vitamina E uma questo de economia. uma das vitaminas mais caras, mas tm tantas funes biolgicas que difcil decidir que nvel seria mais vivel economicamente. A exigncia mnima em vitamina E para frangos est entre 10 a 15mg/kg de rao. A necessidade de suplementao extra depender do nvel e tipo de gordura da dieta, do nvel de selnio e da presena de pr e antioxidantes. O tratamento trmico da rao resulta na destruio significativa de vitamina E. A melhoria da resposta imunolgica e melhora da qualidade da carne de frango so observadas nos nveis de vitamina E de 300mg/kg. Os nveis sugeridos no Encarte, Tabelas 1 a 6 so adequados para produo de frangos saudveis em condies normais, mas podem haver situaes (manifestao de doenas) que justifiquem nveis maiores de vitamina E.

PONTOS-CHAVE
Reduzir ou remover agentes estressantes ao invs de depender de suplementos vitamnicos excessivos. Controlar o nvel total de colina, considerando a contribuio dos ingredientes de rao. Evite usar cloreto de colina em suplementos vitamnicos.

www.aviculturainteligente.com.br

69

www.aviculturainteligente.com.br

ADITIVOS NO-NUTRITIVOS
A rao pode conter uma ampla gama de aditivos, drogas e outras substncias no-nutritivas. No possvel fornecer uma lista extensa e a Agroceres Ross no pode recomendar ou endossar produtos especficos. As classes mais importantes de aditivos que possam ser considerados para rao de frango esto relacionadas aqui. A legislao local pode controlar o uso desses produtos. Enzimas: Existe crescente evidncia que enzimas na rao agem parcialmente modificando a microflora intestinal de forma benfica. Isso pode levar as interaes complexas entre o uso de enzimas, antibiticos promotores de crescimento e substratos de dieta, como os polissacardeos no-amilceos. O controle destas interaes, especialmente quando o trigo for usado como o cereal principal, importante para o sucesso da alimentao do frango. Enzimas que atuam sobre carboidratos permitem que sejam includos nveis maiores de cevada na rao. Estas enzimas tambm tero benefcios econmicos em raes base de trigo. Existem tambm enzimas para raes base de milho-soja. As fitases podem ser utilizadas para melhorar o uso do fsforo de fitico. O crescente uso de processamento trmico de raes ocasiona a perda de atividade enzimtica. Isso pode ser evitado adicionando-se enzimas na rao no final do processamento. Medicamentos: Uma grande variedade de drogas como os agentes anticoccidianos, os antibiticos, entre outras pode ser administrada atravs da rao. O controle veterinrio e a autorizao de acordo com a regulamentao local so essenciais. Aditivos / Melhoradores da Digesto: Embora estes produtos estejam sendo eliminados em algumas partes do mundo, seu uso ainda bastante difundido. Aqueles produtos desenvolvidos mais recentemente so caracterizados por serem ativos apenas no trato digestivo e no so absorvidos. O modo de ao complexo, mas normalmente envolve a modificao da flora intestinal, com conseqentes mudanas na utilizao de nutrientes. Existem algumas interaes entre estes produtos e os ingredientes de rao. Probiticos: Probiticos introduzem microorganismos no trato digestivo para auxiliar no estabelecimento de microflora estvel e benfica. Prbiticos: Prbiticos so um grupo de substncias que estimulam o crescimento de microorganismos benficos, custa de microorganismos indesejveis. Os oligossacardeos formam o maior grupo destes produtos no momento. cidos Orgnicos: A acidificao da rao de grande importncia na produo de frangos. Produtos de cido orgnico podem reduzir a carga bacteriana na rao (como aps o tratamento trmico) e podem tambm promover o desenvolvimento de uma microflora benfica no trato digestivo da ave. Adsorventes: Os adsorventes so usados especificamente para adsorver as micotoxinas. Podem tambm ter um efeito benfico sobre a sade geral da ave e na absoro de nutrientes. Vrios produtos base de argilas, carvo e de propriedades especficas so usados como adsorventes.

www.aviculturainteligente.com.br

70

www.aviculturainteligente.com.br

Antioxidantes: Os antioxidantes podem oferecer proteo importante contra a perda de nutrientes na rao. Alguns ingredientes da rao, como a farinha de peixe e gorduras, geralmente sero protegidos. recomendvel que premixes vitamnicos sejam protegidos por um antioxidante, a menos que o tempo e condies de armazenagem favorveis sejam oferecidos. Antioxidantes adicionais podem ser adicionados rao final, quando condies inadequadas ou prolongadas de armazenamento forem inevitveis. Agentes Antifngicos: Antifngicos podem ser adicionados aos ingredientes da rao, que sejam passveis de contaminao ou ao produto acabado da rao para reduzir o crescimento de fungos e a produo de micotoxinas. Cereais e outros ingredientes de origem vegetal podem apresentar desenvolvimento de fungos, caso sejam armazenados em condies quentes e midas. Os fungos produzem micotoxinas que, dependendo do grau de contaminao, podem reduzir a taxa de crescimento e eficincia alimentar do plantel. A condio da cama pode ser afetada adversamente e pode resultar no aumento de condenaes de carcaas ao abate. Caso as recomendaes do fabricante sejam excedidas, podem surgir problemas com o sabor da carne. Aglutinantes ou binders: Aglutinantes (como hemicelulose, bentonita, goma guar) so usados para melhorar a resistncia dos peletes e podem ser adicionados em nveis de at 2,5% da dieta. Outros produtos de possvel uso na produo de frangos incluem leos essenciais, nucleotdeos e extratos especiais de plantas.

A QUALIDADE DA RAO E DE SEUS INGREDIENTES


importante que os ingredientes usados para fabricar a rao sejam de alta qualidade. Quando ingredientes de qualidade mais baixa so usados na alimentao, nutrientes noutilizveis precisam ser catabolizados e excretados pelas aves, consumindo energia e criando estresse metablico. Ingredientes que contm fatores antinutricionais, normalmente afetam negativamente o desempenho, mesmo que seja em pequena escala. A armazenagem prolongada dos ingredientes pode trazer produtos indesejveis, que reduzem o consumo de rao ou provocam outros efeitos prejudiciais para o desempenho do frango.

A ARMAZENAGEM PROLONGADA DE INGREDIENTES DE RAO PODE LEVAR FORMAO DE PRODUTOS INDESEJVEIS COM EFEITOS NEGATIVOS NO DESEMPENHO. Com freqncia, difcil garantir se os ingredientes so frescos, devido s restries do mercado ou dos preos. A produo bem sucedida de frangos possvel usando uma grande variedade de ingredientes, desde que sejam aplicados os procedimentos adequados de controle de qualidade e utilizadas tecnologias adequadas de alimentos. O valor nutricional dos ingredientes da rao deve variar de acordo com os mtodos de processamento da rao, o clima e a estao. A matriz de ingredientes da formulao da rao deve ser apropriada para a rea geogrfica. A matriz deve ser apoiada por anlises qumicas de rotina e exames para verificar agentes de contaminantes (como salmonela, micotoxinas).

www.aviculturainteligente.com.br

71

www.aviculturainteligente.com.br

O desenvolvimento de procedimentos adequados de controle de qualidade e o uso correto de mtodos tecnolgicos para controlar e melhorar a qualidade da rao so tpicos que vo alm do objetivo deste manual. Entretanto, estes tpicos so importantes para a criao bem sucedida de frangos e devem receber alta prioridade. A variao de ingredientes de rao, disponveis para a formulao de mnimo custo, deve ser adequada para frangos. Devem ser colocados limites para a incluso de ingredientes que so conhecidos por causar problemas quando consumidos em excesso (como a raspa de mandioca e a soja de baixa protena). Estes devem ser adotados na medida do possvel, mas, talvez tenham que ser excedidos em algumas condies. O uso de vrios ingredientes com composio qumica semelhante reduzir a dependncia de qualquer um. Quanto mais for usado um nico ingrediente, maior importncia ter um rigoroso controle na qualidade.

O CONTROLE DE QUALIDADE DE INGREDIENTES INEFICIENTE UMA CAUSA COMUM DOS PROBLEMAS DA PRODUO DE FRANGOS.

PONTOS-CHAVE
Use ingredientes frescos de boa qualidade para rao de frango, sempre que possvel. Use matriz de ingredientes adaptada s condies locais. Coloque limites na formulao de matrias-primas que costumam causar problemas.

PREMIXES DE VITAMINAS E MINERAIS


Uma recomendao geral dada no Encarte, Tabelas 1 a 6, pginas 3 a 8, para a suplementao de rao com vitaminas e microminerais. Ocasionalmente, podem surgir circunstncias que provoquem um aumento na demanda de vitaminas, como no caso de ocorrncias de doenas. Esta demanda por aumento de vitaminas pode ser atendida de forma mais econmica pelo uso de produtos vitamnicos solveis em gua. A Agroceres Ross no endossa a prtica de remover o premix vitamnico durante as fases finais do crescimento das aves, devido s consideraes relacionadas ao bem-estar. Entretanto, deve ser observado que tais mtodos so amplamente usados em alguns pases, aparentemente sem perdas econmicas. A suplementao prtica de vitaminas deve levar em considerao perdas que podem ocorrer entre a fabricao do premix e a alimentao. Os fatores mais importantes relacionados perda de vitaminas so: a escolha de produtos vitamnicos, o tempo de armazenagem e as condies desta em todas as fases, e o processamento de rao. O uso de premixes vitamnicos separados de minerais e a excluso de cloreto de colina dos premixes muito recomendado, devido s perdas oxidativas. O ambiente de armazenamento deve ser ventilado, seco e escuro para reduzir o risco de oxidao, e tambm deve ser feito um controle de estoque cuidadoso. A incorporao de antioxidantes em premixes recomendada. As perdas de vitaminas sero maiores, caso as raes sejam submetidas a tratamento trmico por motivos de biosseguridade do alimento.

www.aviculturainteligente.com.br

72

www.aviculturainteligente.com.br

A seleo de minerais tambm requer considerao cuidadosa. A disponibilidade do mineral e os efeitos metablicos de outros ons nos sais usados devem ser apropriados. O contedo de nions do premix vitamnico e mineral sempre deve ser includo no clculo do equilbrio cidobase em raes.

PONTOS CHAVES
Garantir o tempo adequado e o armazenamento em ambiente ventilado e ao abrigo da luz entre a fabricao dos premixes e o consumo. O nvel de suplemento deve levar em considerao provveis perdas. Incluir antioxidante no premix vitamnico. Incluir a contribuio tanto das vitaminas quanto dos minerais no clculo do contedo de nions (por exemplo, o cloro) na rao.

PERDAS VITAMNICAS DURANTE A FABRICAO DA RAO REQUER ATENO ESPECIAL QUANDO A RAO DE FRANGO SUBMETIDA A TRATAMENTO TRMICO POR MOTIVOS DE BIOSSEGURIDADE.

A COMBINAO DE MICROMINERAIS E VITAMINAS NO MESMO PREMIX E A INCLUSO DE CLORETO DE COLINA SO CAUSAS IMPORTANTES DE PERDAS OXIDATIVAS.

FONTES DE GORDURA
A gordura, seja de origem animal ou vegetal, pode ser adicionada s raes. A gordura animal, tal como o sebo, contm mais cidos graxos saturados, que so menos digestveis, especialmente para pintos de um dia, os quais apresentam no sistema digestivo imaturo. Em raes iniciais ou de crescimento aconselhvel usar misturas contendo porcentagens maiores de gorduras no-saturadas. como: 60% de leo de soja 20% de leos suaves misturados 20% de sebo (grau 4)

Na rao final, este tipo de mistura de gordura no adequada, sendo que os altos nveis de gorduras no-saturadas tero um efeito prejudicial sobre a gordura da carcaa e a qualidade de armazenagem. Misturas de gordura usadas em raes finais devem ter uma maior porcentagem de gorduras saturadas. como: 30% de leo de soja 20% de leo de Palma 50% de sebo (grau 4)

www.aviculturainteligente.com.br

73

www.aviculturainteligente.com.br

GORDURAS DE ORIGEM ANIMAL NO DEVEM SER USADAS, A MENOS QUE O CONTROLE DE PATGENOS SEJA EFICAZ.

NVEIS ALTOS DE GORDURA NO-SATURADA TERO EFEITO PREJUDICIAL SOBRE A GORDURA DA CARCAA E A QUALIDADE DE ARMAZENAMENTO.

PONTO CHAVE
Use misturas de gordura contendo altas porcentagens de gordura no-saturada em rao da fase inicial e de crescimento.

PROCESSAMENTO E FORMA DA RAO


O ganho de peso e a converso alimentar de frangos sero melhores se a rao inicial for triturada e a rao de crescimento e final estiverem em forma de pelete. Existe evidncia que o efeito de cozimento que ocorre no do processo de peletizao melhora a disponibilidade de nutrientes e traz uma reduo significativa na contaminao microbiana. Redues no gasto energtico da ave com a atividade de alimentao pode explicar grande parte dos benefcios no uso de raes peletizadas sobre o desempenho. O processamento de rao deve ser realizado com cuidado. Quando a rao for tratada termicamente, por motivos de biosseguridade, deve haver uma compensao para qualquer degradao de aminocidos, principalmente lisina, e de vitaminas que possa ocorrer, induzida pelo calor. O tratamento trmico pode provocar a cama mida.

A RAO TRATADA TERMICAMENTE PODE AUMENTAR A FREQNCIA DE PROBLEMAS COM A CAMA MIDA.

www.aviculturainteligente.com.br

74

www.aviculturainteligente.com.br

Para ajudar a lubrificar o molde na peletizadora, pelo menos 0,5-1,0% de gordura adicionada pode ser includa na rao. Nveis maiores de gordura podem ser adicionados aps a peletizao para aumentar o valor energtico da rao, sem reduzir e prejudicar a qualidade do pelete. O uso de alguns ingredientes de rao, especialmente o trigo, aumenta a dureza do pelete. Se a qualidade do pelete for baixa, aglutinantes podem ser utilizados. Para atingir o potencial total de crescimento, a textura correta da rao e os tamanhos dos pellets so fatores importantes (Veja a Tabela 21).

Entretanto, desempenho satisfatrio pode ser atingido, caso a rao peletizada no estiver disponvel, especialmente quando o milho for o principal cereal. Quando a rao estiver na forma farelada, deve-se prestar ateno para a presena de material grosseiro e na distribuio uniforme de partculas. Como no caso de raes peletizadas, raes fareladas se beneficiaro da incluso de alguma gordura na formulao para reduzir o p.

PONTOS-CHAVE
Use rao peletizada para obter ganho de peso e converso alimentar timos. Busque o tamanho de partcula ideal e a fonte apropriada de cereal, quando no houver possibilidade de utilizar rao peletizada. CASO OS PARMETROS DE PELETIZAO SEJAM MAIS SEVEROS PARA OBTER UM MELHOR CONTROLE SOBRE CONTAMINAO MICROBIANA, PODE HAVER PERDAS DE NUTRIENTES, ESPECIALMENTE DE VITAMINAS.

ALIMENTAO COM GRO INTEGRAL


A prtica de fornecer uma mistura composta de rao (pelete) e trigo integral tem sido amplamente usada na Europa. Entretanto, ser vivel usar qualquer gro de cereal integral. A alimentao com gros integrais economiza custos na fabricao de rao, e possivelmente no transporte. Alm disso, propicia maior desenvolvimento muscular da moela, proventrculo e duodeno. Tambm resulta no aumento de produo de cido no proventrculo, reduzindo o pH. Essas mudanas tendem a auxiliar a microflora intestinal e a melhorar a eficincia digestiva. Existem evidncias que a alimentao com trigo integral pode aumentar a resistncia a Coccidiose. A utilizao de trigo pode tambm resultar na melhoria da condio da cama, alm www.aviculturainteligente.com.br de facilitar a transio no fornecimento de nutrientes durante o perodo de crescimento. Contra

75

www.aviculturainteligente.com.br

essas vantagens deve ser mencionada a pequena perda de rendimento de carcaa e de carne de peito. Custos adicionais sero embutidos ao tratar-se o trigo com cidos orgnicos para controlar salmonela. Existem vrios esquemas para diluir a rao com trigo, mas todos devem ser usados com flexibilidade. A quantidade de trigo a ser usada e a composio da dieta (ou rao de equilbrio) devem ser consideradas com cuidado. O objetivo conseguir que as aves consumam quantidade suficiente de todos os nutrientes da dieta (rao+trigo). Individualmente, as aves satisfazem, at certo ponto, suas prprias necessidades de nutrientes, selecionando uma quantidade apropriada dos dois alimentos. Sempre se deve ter cuidado para garantir que o consumo de drogas e micronutrientes seja suficiente nas taxas de diluio planejadas. As aves que recebem quantidades excessivas de trigo integral crescem mais lentamente, tm converso alimentar alta, tm menos carne de peito e mais gordura. As aves que recebem trigo integral tm moelas e tratos digestivos maiores, e isso, reduz o rendimento. Entretanto, o desempenho no campo , geralmente, compatvel com aquele obtido tradicionalmente com rao simples. Usadas com as especificaes para frangos deste manual, as taxas de incluso de segurana de trigo so dadas na Tabela 22.

O trigo integral deve ser retirado da rao dois dias antes do abate, para evitar problemas durante a eviscerao no abatedouro. No total, o trigo deve perfazer 10% a 20% da quantidade total de alimento, dependendo da composio da rao e de outros fatores. A DILUIO DE DIETAS COM TRIGO INTEGRAL PODE REDUZIR O DESEMPENHO EM RELAO AO GANHO DE PESO, EFICINCIA ALIMENTAR E RENDIMENTO DE CARCAA.

PONTOS-CHAVE
Providencie uma mistura graduada e adequada de rao e trigo integral que fornea quantidade suficiente de todos os nutrientes. Assegure o consumo de micronutrientes e drogas nos nveis recomendados. Armazene os gros com cuidado e trate-os com cido orgnico para ter certeza que organismos causadores de doenas no sejam introduzidos no plantel. SEMPRE REMOVA O TRIGO INTEGRAL DA DIETA DOIS DIAS ANTES DO ABATE PARA EVITAR PROBLEMAS DURANTE A EVISCERAO NO ABATEDOURO E CONSEQENTE CONTAMINAO DE CARCAAS.

www.aviculturainteligente.com.br

76

www.aviculturainteligente.com.br

OBJETIVOS Atingir o desempenho timo e o bem-estar da ave; Oferecer garantias ao consumidor de alimentos saudveis; Minimizar ou evitar as conseqncias dos efeitos de enfermidades.

Qualidade do Pinto Rao e Matria-Prima Biosseguridade Higiene Manejo de Sade

76 78 77 79 78 80 79 81 87 89

www.aviculturainteligente.com.br

www.aviculturainteligente.com.br

SADE E HIGIENE
PRINCPIOS
A expresso previsvel do potencial gentico total, em termos de crescimento e eficincia, apenas possvel em frangos que estejam livres de doenas e infeces. Os pintos devem ser produzidos de matrizes com bom estado de sade e que possuam um nvel alto e uniforme de anticorpos maternais contra doenas que reduzem o desempenho do frango. O ambiente em que os frangos so criados deve estar limpo e livre de patgenos. Os equipamentos devem ser mantidos sempre em boas condies para que os frangos possam beber e comer, sem restries ou danos. A rao deve ser nutricionalmente equilibrada e livre de patgenos ou outros fatores que possam prejudicar o desempenho (como as micotoxinas). O manejo deve promover o desempenho, minimizar problemas fisiolgicos (como Ascite) e colaborar na preveno de patologias do sistema locomotor. O consumidor quer uma carne livre de contaminao bacteriana (como salmonelas, etc.) e outros resduos (como anticoccidianos ou antibiticos), em conseqncia dessa exigncia o aumento da presso por parte do governo e dos consumidores pode reduzir a utilizao de medicamentos disponveis para uso na produo de frango, enfatizando a necessidade do manejo preventivo de doenas.

QUALIDADE DO PINTO
A qualidade dos pintos produzidos pode ser avaliada pelo monitoramento da mortalidade de frangos, durante a primeira semana de vida do lote. A mortalidade excessiva, ou seja, maior que 1% durante esse perodo de vida, pode indicar problemas na incubao, no processo de entrega (ou seja, do nascimento chegada na granja) ou no avirio. Quando esses problemas ocorrem, os aspectos dos processos de incubao e entrega devem ser investigados, assim como, as prticas de manejo na granja. (Ver AgRoss Tecnologia nov./99, Como investigar as prticas de incubao). A conhecida Necrose da Cabea do Fmur (NCF) pode ter origem de contaminao na incubadora, mas, a incidncia tambm pode ser influenciada por fatores de manejo no avirio, como a higiene de bebedouros e os desafios de doenas imunossupressoras (AgRoss Tecnologia ago/99, Problemas de pernas).

A ALTA MORTALIDADE INICIAL PODE SER UM INDCIO DE PROBLEMAS NA INCUBAO.

PROBLEMAS COMO NCF PODEM SE ORIGINAR NA INCUBADORA OU DE PRTICAS INADEQUADAS DE HIGIENE NO AVIRIO.

www.aviculturainteligente.com.br

78

www.aviculturainteligente.com.br

RAO E MATRIA-PRIMA
AGENTES PATOGNICOS
A contaminao de produtos de frango por certos tipos de Salmonella sp e Campylobacter sp tem sido associada com manifestaes de intoxicao alimentar nos humanos. A preveno dessas manifestaes garantida quando os frangos so produzidos livres desses agentes patognicos. O controle da salmonela est alcanando uma importncia cada vez maior nos processos de produo de frango comercial. Um programa de biosseguridade efetivo pode manter essa condio, passando da gerao do frango at o abate. A rao pode ser uma das principais fontes de patgenos. A contaminao por Salmonella sp pode ser encontrada no somente em alimentos de origem animal, mas tambm, na soja, milho e seus derivados. A presena das salmonelas deve ser verificada rotineiramente em toda partida de matria-prima. O programa mais confivel de controle de contaminao de alimentos pela Salmonella sp envolve o tratamento trmico da rao combinado com as normas de biosseguridade relacionadas rao. Uma temperatura de 86C mantida durante cinco minutos reduzir a contaminao por Salmonella sp da rao em nveis nfimos, sob condies normais de uma fbrica de rao. O tratamento trmico da rao pode degradar vitaminas, assim, poder haver necessidade de mudanas na composio da rao. A contagem de enterobactrias totais, realizadas na rao durante a descarga, deve ser menor que 10 bactrias/g de rao e monitoradas para que os frangos possam ser adaptados as condies locais. Isso permitir que se obtenha informaes para comparao de desinfetantes e outros produtos de limpeza, e assim, escolher os produtos mais eficientes. Os programas de reduo da Salmonella sp podem envolver a remoo de derivados de carne e ossos da rao dos frangos, peletizao da rao e adio de cidos orgnicos para evitar a recontaminao. A excluso competitiva (EC), ou seja, o uso de preparos comerciais disponveis de bactrias intestinais no-patognicas pode ter um papel na preveno da infeco por salmonela. Ao contrrio da salmonela, a transmisso vertical, ou seja, da matriz para os seus descendentes, no significativa no caso da infeco por campylobacter. O campylobacter pode ser introduzido no avirio, pelos calados e em equipamentos onde a boa higiene no foi praticada. As botas devem ser trocadas na entrada do avirio para que o controle do campylobacter seja bem sucedido. A aplicao da Excluso Competitiva (EC) pode tambm prevenir a infeco por campylobacter.

RESDUOS QUMICOS
Resduos qumicos (anticoccidianos, antibiticos, pesticidas, etc) em produtos de frango podem ser evitados pela auditoria de qualidade e tratamentos de matrias-primas (gros, gua, cama, etc), e controlando o uso de pesticidas. Cuidado especial: respeitar o tempo de retirada do antibitico e anticoccidianos em relao ao tempo de abate das aves.

www.aviculturainteligente.com.br

79

www.aviculturainteligente.com.br

PONTOS-CHAVE
Verifique a presena de Salmonella sp no controle de qualidade das matriasprimas, assim como no produto final que a rao. Reduza o risco de infeco por bactrias patognicas, monitorando e controlando o movimento da rao, o equipamento e as pessoas que entram na granja. Siga as recomendaes do fabricante em relao aos perodos de retirada de drogas, para evitar resduos nos produtos de frango.

BIOSSEGURIDADE
O isolamento dos frangos de todas as outras aves e animais de criao um dos fatores mais importantes de um programa de biosseguridade. O movimento de pessoas, rao, equipamento ou animais no local do avirio deve ser controlado para evitar a introduo de agentes patognicos. Avirios de uma nica idade so preferveis, para que a reciclagem dos agentes patognicos seja minimizada. Os avirios devem ser cercados e ter acesso restrito. Deve existir uma barreira para evitar a entrada de pessoas no autorizadas, alm de uma rea de troca bem definida para os funcionrios e visitantes, no permetro do avirio. Eles devem receber e usar roupa de proteo limpa e adequada para cada avirio. As mos devem ser lavadas e as botas limpas nas visitas a cada avirio. Caso seja necessrio visitar mais que um avirio no dia, as aves mais jovens devem ser visitadas primeiro. Todos os pontos de entrada, durante a vida do lote, por onde pessoas, rao, material ou equipamento entram na granja representam riscos de biosseguridade. A educao dos funcionrios sobre a biosseguridade e sua implementao ajudar a garantir a sua eficcia. A seguir so dados exemplos onde os riscos devem ser equilibrados contra as vantagens econmicas: - Descarte parcial. Quando os veculos devem entrar na granja, estes devem estar limpos e desinfetados. - O mtodo mais higinico para a entrega de rao a granel introduz-la atravs de descarga com o veculo estacionado fora da rea interna da granja. Quando a rao for entregue em sacos, a reutilizao dos sacos representa um risco de biosseguridade. - O controle de vetores muito importante. Caso esta operao seja realizada pela mo-de-obra de terceiros, preciso ter protocolos claros de biosseguridade, que devem ser fornecidos e seguidos. - A cama deve ser protegida da exposio ao tempo, e tambm do acesso de vetores durante a entrega e armazenagem. A gua deve ser de boa qualidade (veja Tabela 7, Instalaes e Ambiente, Seo 1, pgina 26) e no pode ser captada de audes ou represas, sem o subseqente tratamento. Caso haja suspeita sobre a higiene da gua, faa sua clorao no ponto de entrada da gua no avirio, isto reduzir a contaminao bacteriana. A clorao entre 1 e 3ppm no bebedouro reduzir a contagem bacteriana, principalmente onde so utilizados sistemas de bebedouro com superfcies abertas de gua.

www.aviculturainteligente.com.br

80

www.aviculturainteligente.com.br

PONTOS-CHAVE
Adotar uma poltica de idade nica para cada granja a fim de limitar o movimento das aves e reduzir a transmisso de doenas entre aves de diferentes idades. Permitir somente visitas essenciais no avirio, e estas devem usar a roupa de proteo. Lavar as mos e limpar as botas entre visitas a cada avirio. Pedilvios na entrada de cada avirio. Manter aves silvestres e roedores fora do local. Desinfetar as rodas com desinfetante de todos os veculos que entram no local.

HIGIENE
necessrio que galpes de engorda sejam desenhados para permitir a fcil limpeza e desinfeco. Na sada de cada lote, os galpes devem ser limpos, procedimento que deve ser planejado cuidadosamente, seguindo os procedimentos corretos.

LIMPEZA OBJETIVOS
Limpar e desinfetar o galpo a fim de eliminar os patgenos potenciais para aves e humanos, e minimizar o nmero de bactrias, vrus, parasitas e insetos remanescentes do lote. Isto ajuda a reduzir consideravelmente qualquer efeito sobre a sade, rendimento e bem estar do prximo lote.

DESENHO DO GALPO
O galpo e os equipamentos devem ser desenhados para permitir uma limpeza fcil e efetiva. A estrutura deve contar com pisos de concreto, paredes e tetos lavveis (impermeveis) e dutos de ventilao acessveis. No devem existir pilares, rebordos, nem salincias em seu interior. impossvel limpar e desinfetar adequadamente pisos de terra. Uma rea de concreto ou grama de 1 a 3 metros de largura ao redor do galpo pode ajudar a evitar a entrada de roedores, alm de utiliz-la para lavar e armazenar as partes removveis dos equipamentos.

PROCEDIMENTOS
Planejamento: O xito da limpeza requer que todas as operaes se realizem com efetividade e tempo. Este o momento adequado para realizar a manuteno rotineira da granja. Antes de retirar as aves da granja deve-se estabelecer um plano detalhado de datas, horas e atividades, incluindo a disponibilidade de equipamentos para o xito desta tarefa. Controle de insetos: Os insetos so vetores significativos de enfermidades, por isso devemos destru-los antes que migrem das estruturas de madeira e outros materiais. To logo so retirados do galpo as aves, a cama, os equipamentos e todas as demais superfcies, tudo deve ser pulverizado com inseticida recomendado para a localidade. Outra alternativa tratar o galpo com um inseticida aprovado dentro de 2 semanas, aplicando um segundo tratamento www.aviculturainteligente.com.br antes da fumigao.

81

www.aviculturainteligente.com.br

Eliminao de poeiras: necessrio eliminar toda poeira, sujeira e teias de aranhas das caixas de ventiladores, vigas, reas expostas das cortinas desenroladas, dos rebordos e dos muros. A melhor maneira de faz-lo varrendo todas as superfcies para que a poeira caia sobre a cama. Asperso preliminar: Deve-se utilizar uma bomba ou um aspersor de baixa presso para aplicar por aerosol uma soluo detergente em todo o interior do galpo, do teto ao piso, com o objetivo de remover a poeira antes de sacar a cama e os equipamentos. Em se tratando de galpes abertos, deve-se fechar as cortinas antes da operao. Retirada dos equipamentos: Todo equipamento e acessrios (bebedouros, comedouros, divisrias, etc.) devem ser retirados dos avirios e colocados em uma rea externa, de preferncia com piso de concreto. Retirada da cama: O objetivo retirar toda a cama e os detritos do interior do galpo. Os caminhes devem ser colocados dentro da estrutura dos galpes antes de ench-los com a cama velha, depois cobri-los completamente para impedir que o p suje os arredores do galpo. As rodas dos veculos devem ser escovadas e desinfetadas por asperso na sada do galpo. Destino da cama: A cama deve ser levada a uma distncia mnima de 1,5 Km da granja, dispondo desta de acordo com a legislao local, em uma das seguintes formas: Utiliz-la em terras de cultivo, arando-a em seguida. Enterr-la em um aterro sanitrio, ou em uma fossa. Empilh-la, para produzir calor (fermentao) durante pelo menos um ms. Inciner-la.

A CAMA USADA NA PRPRIA GRANJA NO DEVE SER ARMAZENADA, NEM UTILIZADA COMO FERTILIZANTE EM REAS PRXIMAS.

Lavao: Primeiro, assegure-se que a rede eltrica do galpo esteja desconectada. Deve-se utilizar uma mquina de presso , com espuma detergente para eliminar toda as sujidades que ficaram na estrutura do avirio e nos equipamentos. Depois de lavar com detergente, o galpo e os equipamentos devem ser enxaguados com gua limpa, utilize uma lavadora de presso. Durante a lavao, o excesso de gua do piso deve ser eliminado com o auxlio de um rodo. Todo o equipamento que foi retirado para uma rea externa deve ser colocado de molho e lavado, para depois armazenar em local coberto. Dentro do galpo deve-se prestar ateno especial ao seguintes locais: Caixas de ventiladores. Ventiladores. Grades de ventiladores. Parte superior das vigas, quando no for forrado. Tubulao de gua. Forro. Telas.

www.aviculturainteligente.com.br

82

www.aviculturainteligente.com.br

Para assegurar uma lavao correta de reas inacessveis, recomendado o uso de andaimes portteis e lmpadas de mo. O galpo tambm deve ser lavado por fora, dando especial ateno para: Entradas de gua Desaguamentos Passeios de concreto Em galpes abertos, lavar as cortinas por dentro e por fora. Todos os materiais que no podem ser lavados (polietileno, carto de identificao, etc.) devem ser destrudos. Existem muitos detergentes para uso industrial. indispensvel seguir todas as recomendaes dos fabricantes destes produtos. Nesta fase, as instalaes utilizadas pelo pessoal devem ser limpas cuidadosamente. Os umidificadores devem ser desmontados e limpos antes da desinfeco.

AO TERMINAR A LAVAO, NO DEVER HAVER SUJEIRAS, POEIRA E DEJETOS DE CAMA. A LAVAO CORRETA EXIGE TEMPO E ATENO AOS DETALHES.

LIMPEZA DOS SISTEMA DE COMEDOUROS E BEBEDOUROS


Todo equipamento que se utilize dentro do galpo deve ser limpo e desinfetado perfeitamente. Uma vez limpo, importante que este seja armazenado em local coberto.

SISTEMA DE BEBEDOUROS
O procedimento para limpar este sistema o seguinte: Esvaziar tubulaes e caixas dgua. Correr gua limpa por toda a tubulao Esfregar fisicamente as caixas para eliminar a ferrugem e a pelcula biolgica, drenandoos desde o interior da galpo. Encher as caixas com gua limpa, adicionando um desinfetante apropriado para gua. Fazer correr a soluo desinfetante ao longo de toda a linha de bebedouros, desde a caixa dgua, assegurando que no h bolsas de ar. Voltar a encher as caixas a seu nvel normal de operao com soluo desinfetante a uma concentrao apropriada. Colocar a tampa e deixar o desinfetante atuar durante 4 horas, no mnimo. Drenar e enxaguar com gua limpa. Voltar a encher o sistema com gua limpa e fresca antes da chegada do prximo lote.

www.aviculturainteligente.com.br

83

www.aviculturainteligente.com.br

Dentro das tubulaes forma-se um biofilme, por isso necessrio aplicar tratamentos regularmente para impedir que este filme reduza o fluxo de gua e contamine com bactrias a gua de bebida. Este biofilme se inicia devido ao agrupamento de cpsulas bacterianas, constitudas por polisacardeos e a velocidade de sua formao depende do material da tubulao. Por exemplo: os tubos plsticos tem propriedades eletrostticas que favorecem a aderncia das bactrias. O uso de tratamentos com vitaminas e minerais na gua de bebida pode incrementar o biofilme e a aderncia de materiais. No possvel limpar sempre as tubulaes internamente, mas possvel eliminar o biofilme entre os lotes usando nveis elevados (140 ppm) de compostos de cloro ou perxidos, para diger-la parcialmente. necessrio enxaguar a tubulao perfeitamente para eliminar estas substncias antes que as aves bebam. Se a gua da localidade tem um alto contedo de minerais ( especialmente clcio e ferro) talvez seja necessrio modificar a limpeza, utilizando cidos durante a esfregao. As tubulaes de metal podem tambm ser limpas desta maneira, mas a corroso pode causar vazamentos. Se a gua tem um alto teor de minerais, pode se considerar seu tratamento, antes de us-la. Os sistemas de esfriamento e nebulizadores podem ser limpos e desinfetados utilizando um produto biguandico. Os componentes deste tipo tambm podem ser utilizados durante a produo, para assegurar que a gua destes sistemas contenha um mnimo de bactrias, reduzindo assim sua disseminao para o interior do galpo.

SISTEMA DE COMEDOURO
O procedimento para limpar o sistema de comedouro o seguinte : Esvaziar, lavar e desinfetar todo o equipamento de alimentao, incluindo caambas, calhas, correntes e comedouros suspensos. Esvaziar as caambas de alimento a granel e todos os dutos de conexo, esfregando tudo, quando possvel. Limpar e fechar todas as aberturas. Fumigar quando possvel.

MANUTENO E REPAROS

Um galpo limpo e vazio, brinda uma oportunidade ideal para a realizao de reparos estruturais e para trabalhos de manuteno. Uma vez vazio o galpo, deve-se prestar ateno s seguintes tarefas: Reparar rachaduras do piso Reparar rachaduras e junes de concreto dos muros Reparar ou susbtituir paredes e tetos danificados Cavar ou pintar com cal as superfcies que assim seja requerido. Assegurar que todas as portas fechem hermeticamente.

www.aviculturainteligente.com.br

84

www.aviculturainteligente.com.br

CONTROLE DE ROEDORES E AVES SILVESTRES


necessrio impedir que os roedores e as aves silvestres entrem no galpo, pois podem transmitir enfermidades e consumir o alimento. Deve ser adotado o seguinte procedimento: Revisar todas as paredes, painis e tetos em busca de buracos, fazendo os reparos necessrios. Assegurar que as caixas de ventiladores e entradas de ar sejam a prova de pssaros. Revisar que todas as portas se fechem correta e hermeticamente, sem deixar frestas. Verificar se no h vazamentos no sistema de comedouros, pois o acesso ao alimento atraem pragas. Os galpes abertos devem ser a prova de pssaros. necessrio realizar todas os reparos que forem necessrios.

Uma rea de concreto ou grama de 1 a 3 metros ao redor dos galpes pode impedir o ingresso de roedores.

DESINFECO
A desinfeco no deve ser efetuada antes que toda a rea (interna e externa) esteja completamente limpa e que todos os reparos e manutenes tenham sido concludos. Os desinfetantes no so eficazes na presena de sujidades e matria orgnica. Os desinfetantes aprovados pelo governo para uso especfico contra os patgenos avcolas (de origem bacterina ou viral) so os que tem mais probabilidade de obter bons resultados. necessrio seguir a todo momento as instrues dos fabricantes. Os desinfetantes devem ser aplicados com uma bomba de presso ou com um aspersor costal. Os produtos de espuma permitem um maior tempo de contato incrementando a eficcia da desinfeco. O aquecimento da gua favorece um melhor trabalho de limpeza. A prtica de fechar e aquecer galpes a temperaturas elevadas, pode aumentar o efeito da desinfeco. A maioria do desinfetantes no tm efeito sobre oocistos de cocccidias, mas quando um tratamento seletivo contra este parasita necessrio, devem ser utilizados compostos que produzam amonaco, manuseados por pessoas devidamente treinadas para este fim. Estes produtos devem ser aplicados em todas as superfcies internas limpas e so eficazes por um perodo de contato de 4 horas.

www.aviculturainteligente.com.br

85

www.aviculturainteligente.com.br

FUMIGAO COM FORMALINA


Em locais onde permitido o uso de formalina ou formol, a fumigao deve ser realizada imediatamente aps o trmino da desinfeco, pois as superfcies precisam estar ainda midas. Os galpes devem ser aquecidos a 21oC. A fumigao no efetiva abaixo desta temperatura quando a umidade relativa do ar est abaixo de 65%. necessrio selar as portas, ventiladores, grelhas de ventilao e janelas. Deve-se observar as instrues do fabricante com relao ao uso do produto. Depois da fumigao, o galpo deve permanecer fechado por 14 horas, colocando claramente placas de identificao ENTRADA PROIBIDA. Antes de permitir o acesso de qualquer pessoa, o galpo deve ser completamente ventilado. Uma vez distribuda a cama, repita todo o procedimento de fumigao descrito acima. Para obter um guia mais detalhado, consulte os regulamentos dos locais em matria de sade e biosseguridade, obedecendo-os textualmente em todos os detalhes. A fumigao perigosa para animais e humanos, por isso o pessoal encarregado deve utilizar roupas de proteo, mascaras de respirao, culos hermticos e luvas. Duas pessoas pelo menos devero ser designadas para esta tarefa, em caso de alguma eventualidade ou emergncia.

NECESSRIO CONSULTAR OS REGULAMENTOS LOCAIS DE SADE E BIOSSEGURANA ANTES DA FUMIGAO.

LIMPEZA DAS REAS EXTERNAS


vital tambm limpar a fundo as reas externas. O ideal que os galpes avcolas estejam rodeados por uma rea de concreto ou grama de 3 m. Caso contrrio esta ara deve: Estar livre de vegetao alta. Estar livre de mquinas e equipamento no utilizados. Ter uma superfcie lisa e nivelada. Contar com boa drenagem para evitar gua parada.

necessrio prestar ateno especial na limpeza e desinfeco das seguintes reas: Debaixo dos ventiladores e exaustores. Vias de acesso. Batentes das portas. Todas as reas de concreto devem ser lavadas e desinfetadas com todo o cuidado, assim como o interior do galpo.

www.aviculturainteligente.com.br

86

www.aviculturainteligente.com.br

AVALIAO DA EFICINCIA DA LIMPEZA E DA DESINFECO


essencial monitorar a eficincia e o custo do procedimento de limpeza e desinfeco. A eficincia se avalia mediante as anlises de laboratrio para determinar a quantidade total de bactrias viveis (TBC). O quadro 15 indica os padres a seguir. As tendncias dos achados bacterianos permitem um melhoramento contnuo da higiene da granja e a comparao de diferentes mtodos de limpeza e desinfeco. No devero ser detectados no procedimento de anlises isolamentos de salmonelas, se a desinfeco for realizada com sucesso.

*UFC Unidade Formadora de Colnia A limpeza efetiva e intervalo de tempo (vazio sanitrio) entre os lotes so importantes na preveno da transmisso da infeco de um lote de aves para o prximo. Na prtica, o aumento do vazio sanitrio entre os lotes reduz o nmero de agentes patognicos viveis, mas, este deve ser equilibrado com os requisitos econmicos da produo de frangos.

PROCEDIMENTOS DE HIGIENE NO VAZIO SANITRIO


1. Faa estruturas na construo do avirio que facilitem a limpeza. Recomenda-se uma rea de concreto ou pavimento em volta do avirio de tamanho suficiente para permitir a limpeza e acomodao de itens removveis. Realize reparos no perodo de vazio sanitrio. Desmonte e remova equipamentos do avirio. Esgote o sistema do bebedouro e as caixas dgua. Deixe as superfcies de molho com soluo detergente certificando-se de que toda matria orgnica ou p da superfcie seja removida, e que a matria orgnica mais grossa seja devidamente umedecida. Remova a cama para que seja transportada a uma distncia mnima de 1,5km do avirio, onde deve ser enterrada, queimada ou empilhada e decomposta durante pelo menos um ms, antes de ser espalhada em terras agrcolas. As normas locais sobre o destino da cama devem ser seguidas.

2. 3.

4.

5.

www.aviculturainteligente.com.br

87

www.aviculturainteligente.com.br

6.

Lave bem o avirio usando uma lavadora de alta presso e soluo detergente. Certifiquese de que todos os detritos sejam removidos das entradas e sadas de ar, das caixas dos ventiladores, salincias do galpo e de toda tubulao. Limpe o reservatrio de gua, removendo o limo e acmulo de detritos. Lave e limpe as mangueiras flexveis e caixas de filtro. Reabastea as caixas de gua e as linhas do bebedouro com uma concentrao adequada de um desinfetante apropriado. Os bebedouros devem ser drenados e o sistema enxaguado e reabastecido com gua potvel antes da chegada dos pintos. Somente no momento em que o avirio estiver absolutamente limpo, um desinfetante dever ser aplicado em todas as superfcies na concentrao recomendada. Lave e desinfete a parte externa do avirio.

7.

8.

9.

10. A fumigao com formaldedo no avirio poder ser benfica quando houver incidncia de doena no lote de aves anterior. Isto deve ser realizado quando o avirio ainda estiver mido (UR 65%) e a uma temperatura ambiente de 200C. 11. Estabelea e siga um procedimento de monitoramento para garantir a limpeza efetiva.(Tabela 23, pgina 87). 12. Siga as orientaes locais de sade e segurana ao usar desinfetantes ou fumigadores. O uso de inseticidas requer planejamento cuidadoso. A aplicao imediatamente aps a remoo das aves eliminar insetos antes que saiam da rea de aplicao, mas, requer o uso de quantidades maiores de inseticida. O uso de um inseticida adequado com atividade residual, aplicado aps a limpeza, talvez seja uma opo mais eficiente.

OBSERVAO DE SUJIDADES E DETRITOS NO AVIRIO, DEPOIS DA LIMPEZA, INDICA QUE ESTE NO FOI LIMPO ADEQUADAMENTE.

CAMA DE FRANGO USADA OU ARMAZENADA PRXIMA DO AVIRIO REPRESENTA UM RISCO BIOSSEGURIDADE.

PONTOS -CHAVE
Projete avirios que sejam fceis de limpar. Limpe e desinfete aps cada lote. Limpe e desinfete o sistema de gua aps cada lote. Planeje o procedimento de limpeza. Monitore a eficcia da limpeza por meio de uma avaliao da contagem bacteriana residual nas superfcies. Deixe os avirios vazios por um tempo longo entre os lotes se for www.aviculturainteligente.com.br economicamente vivel.

88

www.aviculturainteligente.com.br

MANEJO DE SADE
VACINAO
Os programas de vacinao para frangos devem ser estabelecidos de acordo com as circunstncias locais, em consulta a veterinrios avcolas locais. Economias substanciais podem ser obtidas com a combinao de programas especficos e efetivos de vacinao com um bom programa de biosseguridade, ao invs, de adotar uma poltica de vacinao geral. O bom resultado da vacinao tambm depender do fornecimento de pintos de um dia de boa qualidade. O planejamento de um programa de vacinao para frangos se correlaciona com os programas de vacinao das matrizes. Os programas das matrizes devem oferecer nveis uniformes de anticorpos maternos para que a programao da administrao da vacina dos frangos possa ser ajustada, e a eficcia da vacina garantida. A proteo, atravs do ttulo de anticorpo materno, de importncia primordial para a Doena de Gumboro (DG), considerando-se que o anticorpo maternal consegue desativar algumas cepas vacinais. Tambm, deve-se levar em considerao que o nvel de anticorpo maternal contra DG tende a declinar na idade adulta das aves. Este efeito nas matrizes menos pronunciado com outros vrus. A vacinao no incubatrio com um dia de idade, para Bronquite Infecciosa (BI) e Doena de Newcastle (DN), utilizando equipamento especial de spray, tem mostrado ser mais eficaz do que a vacinao na granja. O uso de duas cepas de vacina contra BI, durante a vida do frango, pode proporcionar uma melhor imunidade para uma ampla variedade de cepas do vrus BI, atravs da imunidade cruzada.

ORIENTAO PARA VACINAO


As seguintes orientaes so apropriadas para a vacinao efetiva dos frangos: Siga as recomendaes do fabricante da vacina em termos de transporte, armazenagem da vacina, dose por ave e via de administrao. Registrar os detalhes da vacina e verificar as datas de validade. No usar vacinas com data de validade vencida. Vacinar de maneira que todas as aves recebam a mesma dose de vacina, ou seja, de modo mais uniforme possvel. Ao administrar vacinas vivas na gua, deve ser adicionado leite em p desnatado gua, antes de colocar a vacina viva. Suspenda os tratamentos de clorao da gua durante a administrao da vacina. Usar gua no clorada. No vacine aves doentes.

www.aviculturainteligente.com.br

89

www.aviculturainteligente.com.br

A REUTILIZAO DA CAMA PARA LOTES SUCESSIVOS DE FRANGOS NO DESEJVEL, DEVIDO AO AUMENTO DO RISCO DA DOENA DE MAREK.

PONTOS CHAVES
Combine a vacinao com um bom programa de biosseguridade. Estabelea programas de vacinao para circunstncias locais especficas, consultando veterinrios locais. Use o conhecimento do estado imunolgico das matrizes para definir um programa de vacinao apropriado para os frangos de corte. Prefira a vacinao no incubatrio contra a BI e DN, do que na granja.

ADITIVOS /AGENTES DIGESTIVOS


Os promotores de crescimento apresentam vantagens de produo para a indstria avcola pelo melhoramento da taxa de crescimento, converso alimentar e oferecem controle da Enterite Necrtica e outras condies associadas. O aumento da presso exercida pelo governo e pelos consumidores pode restringir o uso de promotores de crescimento no futuro, assim, a ausncia desses produtos representam um desafio para os avicultores. Para obter maiores detalhes desta questo veja AgRoss Tecnologia abr./00, A Enterite Necrtica.

COCCIDIOSE
A coccidiose est sempre presente nos frangos. Este parasita forma oocistos (esporos) que resistem destruio pela desinfeco. A Coccidiose pode ter um efeito prejudicial no desempenho, sem necessariamente provocar o aumento da mortalidade. O controle da Coccidiose basicamente obtido pela adio de anticoccidianos na rao. Um programa de monitoria de classificao de escores de leses de Coccidiose importante ser seguido, em diferentes idades das aves, para avaliao do programa de controle da Coccidiose. Foram desenvolvidas vacinas de Coccidiose de frango, semelhantes quelas usadas para as matrizes, mas, contendo um nmero reduzido de cepas de Eimerias. Entretanto, o uso destas vacinas nos frangos tem limitaes, porque certos anticoccidianos (ionforos) so associados com o controle da Enterite Necrtica, e por isso a vacina pode perder a sua eficcia.

EXCLUSO COMPETITIVA
Produtos de Excluso Competitiva podem ser utilizados no controle da infeco por Salmonella sp, Campylobacter sp e auxiliar no controle da Enterite Necrtica.

DOENAS METABLICAS
As principais doenas metablicas dos frangos so a Ascite, Sndrome da Morte Sbita (SMS) e problemas de pernas. Ascite (tambm conhecidas como Barriga de gua) o acmulo de lquido na cavidade abdominal com presso elevada nas artrias pulmonares www.aviculturainteligente.com.br

90

www.aviculturainteligente.com.br

(Sndrome da Hipertenso Pulmonar SHP). SMS (tambm conhecida como Colapso) causada pela fibrilao ventricular. A incidncia de Ascite e SMS influenciada por vrios fatores (Tabela 24, pgina 92). Os seguintes parmetros devem ser verificados quando observada uma alta incidncia de Ascite: A ventilao na incubadora e no avirio suficiente para remover os gases residuais e fornecer oxignio suficiente. A temperatura est adequada e no oscilante. Nutrio: Rao farelada ao invs de peletes durante 7 a 10 dias deve controlar uma manifestao de Ascite.

A seleo gentica feita pela Agroceres Ross tem resultado na melhoria do problema de pernas. Os problemas mais freqentes de pernas encontrados em frangos com boas dietas so Discondroplasia da Tbia (DT) e NCF. A nutrio, densidade avcola, doenas virais e bacterianas tm influncia sobre a sade das pernas. (Veja na Seo 1, Instalaes e Ambiente, Densidade do Alojamento, pgina 15), Qualidade de gua (pgina 25) e Seo 5, Nutrio, Fornecimento de Nutrientes (pgina 63). Modificaes no programa de controle do crescimento das aves so teis quando persistem os problemas de pernas em lotes consecutivos ou quando ocorrem problemas crnicos de ascite.

www.aviculturainteligente.com.br

91

www.aviculturainteligente.com.br

www.aviculturainteligente.com.br

92

www.aviculturainteligente.com.br

SMS1 - Sndrome da Morte Sbita BI2 - Bronquite Infecciosa RTA3 - Rinotraquete Aviria

INVESTIGAO DOS PROBLEMAS DE SADE


Quando h suspeita de problemas de sade no lote, deve-se procurar a orientao de um veterinrio o mais rpido possvel. A investigao dos problemas de sade pode implicar em testes de amostras sorolgicas. Deve-se tomar cuidado ao interpretar a sorologia de frangos jovens, devido ao tempo insuficiente para desenvolver respostas imunolgicas e/ou outros fatores nas amostras de soro dos pintos. Ao investigar a causa da doena deve-se tomar cuidado ao associar uma bactria ou um vrus isolado do lote infectado, como sendo a causa da doena. Muitas bactrias ou vrus incuos podem ser isoladas de frangos saudveis, como por exemplo: E. coli, Reovrus, Adenovrus, entre outros.

www.aviculturainteligente.com.br

93

www.aviculturainteligente.com.br

A imunossupresso causada por uma variedade de agentes patognicos na matriz dos frangos uma causa importante da morbidade dos frangos. O manejo das causas de imunossupresso (ex. infeces, nutrio inadequada, toxinas, etc.) em lotes parte importante do programa de sade. A eficincia do manejo do estado imunolgico pode ser monitorada pelo exame de uma combinao de parmetros, incluindo peso e tamanho da bolsa, aparncia do timo, resposta s terapias, desempenho, entre outros.

MICOTOXINAS
A manipulao e a armazenagem inadequadas da matria-prima ou da rao acabada representa um alto risco de contaminao por micotoxinas, que podem trazer srias implicaes para a sade do frango. (Veja Nutrio, Aditivos No-nutritivos, Seo 5, pgina 70).

MONITORAMENTO DA SADE
O melhoramento contnuo da sade do frango dentro de uma operao avcola requer a manuteno de registros durante a vida dos plantis avcolas e ao longo de todo processo de produo (veja o Apndice 1, pgina 104).

www.aviculturainteligente.com.br

94

www.aviculturainteligente.com.br

OBJETIVO Minimizar os efeitos do estresse calrico sobre o bem-estar e desempenho dos frangos pelo manejo das suas respostas fisiolgicas ao calor, atravs do controle do ambiente.

Controle de Estresse Calrico 94 96 97 Instalaes e Equipamento 99 98 Nutrio e Estresse Calrico 100

www.aviculturainteligente.com.br

www.aviculturainteligente.com.br

ESTRESSE CALRICO
PRINCPIOS
Nas regies tropicais e durante o vero em regies de clima temperado, o estresse calrico e seus efeitos sobre a taxa de crescimento e a mortalidade, podem se tornar um problema. Os efeitos do estresse calrico podem ser minimizados alterando o ambiente para reduzir a temperatura das aves pela sensao trmica e/ou permitindo que a ave controle sua temperatura pela fisiologia ou comportamento.

CONTROLE DO ESTRESSE CALRICO


A temperatura normal do corpo dos frangos de 41o C. Quando a temperatura ambiente excede 35o C, o frango tende a sentir o estresse calrico. Quanto mais for a exposio as altas temperaturas, maior ser o estresse e seus efeitos. (Veja o Diagrama 20). A EXPOSIO PROLONGADA S ALTAS TEMPERATURAS REDUZ O DESEMPENHO E PODE AUMENTAR AS TAXAS DE MORTALIDADE.

Os frangos regulam a temperatura do seu corpo por dois mtodos: a perda de calor sensvel e insensvel. Dentro de uma variao de temperatura de 13-25o C, a perda de calor realiza-se principalmente atravs da radiao e conveco fsica a um ambiente mais frio (perda de calor sensvel). A medida que a temperatura se eleva acima de 30oC, a maioria da perda de calor conseguida pelo resfriamento evaporativo e ofegao causada pelo aumento da taxa respiratria. A relao entre os dois tipos de www.aviculturainteligente.com.br perda de calor e temperatura ambiente est ilustrada na Tabela 25, pgina 97.

96

www.aviculturainteligente.com.br

A ofegao permite que a ave controle a temperatura do corpo pela evaporao da gua das superfcies respiratrias e sacos areos. O processo requer energia (veja o Diagrama 21, pgina 101). Em condies de alta umidade, a ofegao menos eficiente. Onde as temperaturas altas se mantm por um longo perodo, ou a umidade for muito alta, a ofegao pode ser insuficiente para controlar a temperatura do corpo e a ave pode sentir o estresse calrico. A medida que a ave entra numa condio de estresse calrico, a temperatura do reto sobe, as taxas cardaca e metablica aumentam e a oxigenao do sangue diminui. O estresse fisiolgico induzido por estas reaes pode ser fatal. Caso se observe que mais de 20% do lote esteja ofegante, pode ser que a temperatura do avirio esteja muito alta.

AES IMEDIATAS E A CURTO PRAZO


A reduo da densidade populacional diminui a temperatura das aves pela sensao trmica. As aves perdem calor pela evaporao da umidade durante a ofegao, portanto, precisaro de uma maior quantidade de gua de bebida. gua fresca adequada deve estar disposio o tempo todo. O isolamento trmico dos reservatrios de gua e da tubulao hidrulica ajuda a reduzir o estresse calrico como tambm a adio de gelo na caixa dgua . A digesto gera calor na ave, portanto, deve-se evitar a alimentao nos perodos mais quentes do dia. Isso pode ser realizado com o uso de programas de alimentao intermitentes. Programas de alimentao ou iluminao intermitentes tero um efeito na dissipao do calor, porque estimulam as aves a sair regularmente da posio de descanso (Veja Manejo de Crescimento, Programas de Iluminao Intermitentes, Seo 3, pgina 51). Uma quantidade significativa de calor se perde por conveco e em alta umidade a perda de calor por conveco torna-se mais importante. Aumentando o fluxo de ar sobre as aves, promove a perda de calor por conveco. Um fluxo de ar de 2-3m/seg, medido logo acima do nvel da ave, oferece tima perda de calor por conveco. Isso pode ser conseguido utilizando ventiladores instalados a cada 10 ou 12 metros ao longo do avirio.

A ALTA UMIDADE REDUZ A CAPACIDADE QUE AS AVES TM DE PERDER CALOR.

www.aviculturainteligente.com.br

97

www.aviculturainteligente.com.br

A alta umidade reduz a eficcia da perda de calor por evaporao. A cama uma fonte significativa de umidade no avirio, ento, a cama deve ser cuidadosamente manejada. A cama mida aumenta a umidade relativa. O calor radiante provocado pelo sol aumenta a temperatura do avirio, especialmente se o isolamento do telhado no for adequado. Sistemas de asperso de gua no telhado reduzem essa fonte de calor. Em avirios abertos, sombrite pendurados no beiral para cobrir 30% da rea aberta podem ser usadas como filtro contra o calor radiante. Existe um mtodo usado para reduzir o estresse calrico que consiste em suplementar a gua de bebida com 1g de vitamina C, mais 0,3g de cido saliclico (aspirina) por litro.

AES A LONGO PRAZO


A susceptibilidade e os efeitos do estresse calrico aumentam com a idade e peso corporal. Os machos so mais vulnerveis ao estresse calrico do que as fmeas. Com o aumento da densidade de aves cresce a probabilidade e gravidade do estresse calrico. A longo prazo, separar os sexos em densidades menores de aves, quando se prev estaes quentes, pode reduzir os efeitos do estresse calrico. A ALTA DENSIDADE DE AVES AUMENTA O RISCO DE ESTRESSE CALRICO.

PONTOS CHAVES
Reduzir a densidade de aves. Verificar se h gua de bebida disponvel o tempo todo. Alimentar as aves durante a parte mais fresca do dia. Aumentar o fluxo de ar sobre as aves para 2-3m/seg usando ventiladores. Minimizar os efeitos do calor radiante do sol, com asperso ou pintura do telhado. Reduzir os efeitos das temperaturas excessivas separando os sexos em densidades mais baixas durante o clima quente.

www.aviculturainteligente.com.br

98

www.aviculturainteligente.com.br

INSTALAES E EQUIPAMENTOS
Os avirios devem estar localizados em terrenos bem drenados e onde haja muito movimento natural de ar. O avirio deve estar orientado no sentido leste oeste para evitar a luz direta do sol. A aba do telhado deve ser suficiente para oferecer sombra adicional. O isolamento de paredes e teto (valor U = 0.4W/m2/oC), a colocao de um telhado refletivo de alumnio e ventiladores soprando ar at 2-3m/seg ao nvel da ave todas essas medidas reduziro, de maneira significativa, os efeitos das altas temperaturas. Se o telhado externo no for feito de material refletivo, pode ser pintado de branco para reduzir a absoro do calor. Em climas com perodos prolongados de alta temperatura, um sistema de refrigerao ser necessrio. Em regies de clima temperado, os sistemas de refrigerao devem ser considerados como precauo para ocasionais dias quentes e como ferramenta de manejo para regularizar a temperatura e a umidade. Os sistemas de refrigerao dependem da evaporao da gua para reduzir a temperatura do ar. O resfriamento evaporativo usado quando as temperaturas excedem 27oC com o objetivo de manter as aves em temperatura de operao dentro da variao de 25-32oC. (Para uma definio de temperatura de operao, veja o Apndice 3, pgina 106). A eficcia dos sistemas de resfriamento evaporativo depende da umidade relativa. Os sistemas de resfriamento evaporativo normalmente usados em avirios com controle de ambiente esto descritos em Instalaes e Ambiente, Controle de Ambiente, Seo 1, pgina 10).

A ALTA UMIDADE REDUZ A EFICCIA DOS SISTEMAS DE RESFRIAMENTO EVAPORATIVO.

Em avirios de ambiente controlado, o uso de programas de iluminao intermitente pode tambm facilitar a dissipao do calor. (Veja Manejo do Crescimento, Programas de Iluminao Intermitente, Seo 3, pgina 55).

PONTOS-CHAVE
Localize e posicione o avirio de maneira a minimizar a absoro de calor do ambiente. Isole o avirio de maneira adequada. Use superfcies refletivas ou brancas para refletir o calor radiante. Instale sistemas de refrigerao para controlar a temperatura.

www.aviculturainteligente.com.br

99

www.aviculturainteligente.com.br

NUTRIO E ESTRESSE CALRICO

1o Em condies de alta temperatura, necessrio prestar muita ateno na qualidade da rao.


Os riscos de rao estragada devido ao crescimento de fungos e/ou perda de vitaminas aumentam com as altas temperaturas. que podem dos nveis 2o As duas principais mudanasdo consumoser feitas na composio da dieta so: o ajustede calor na de nutrientes para dar conta menor de rao e a reduo do incremento rao. A prpria manipulao da dieta pode tambm ter um efeito direto no estresse calrico.

O ESTRESSE CALRICO REDUZ O CONSUMO DE RAO E O DESEMPENHO.

densidade de ser eficaz na reduo do estresse calrico, 3o O aumento daas aves tenhamnutrientes na raoresponder com o aumento de crescimento. A contanto que a capacidade de eficcia deste tratamento depender da temperatura e da quantidade de estresse das aves. Como orientao, o consumo de rao se reduz em 5% por cada grau de temperatura que se eleva entre 32C e 38C, comparado com 1-1,5% entre 20o e 30oC. Caso o consumo de rao caia 5 ou 10%, ento a concentrao de nutrientes deve aumentar nessa proporo, essencialmente importante ajustar as fraes de protena, vitamina e mineral da rao. O consumo de coccidiostticos e drogas profilticas tambm deve ser mantido.

4 o Embora o consumo de energia pode limitar o desempenho em condies de estresse calrico,

o aumento do contedo de energia na rao no ser necessariamente benfico. Entretanto, a incluso de gordura como fonte de energia, substituindo parte do carboidrato, ter vantagens e pode estimular um maior consumo de rao.

5o Um aumento do nvel de protenas e aminocidos pode ser benfico, caso o consumo de rao

seja reduzido, mas no deve ser considerado em condies que as aves no conseguem responder. O excesso de protena quebrado e eliminado da ave pela retirada de aminas e excreo, processos que tm um alto incremento de calor. Em todas as circunstncias de estresse calrico, as necessidades de aminocidos devem ser atendidas no contedo total de protena mais baixo possvel. Fontes de protena de alta qualidade e aminocidos sintticos ajudam a atingir esse objetivo.

de minimizar o na rao pode ser reduzido 6 o Alm substituio de excesso de protena, o incremento de calordeve-se obter vantagem de pela gordura por carboidrato. Neste contexto, gorduras de boa qualidade e/ou o uso adequado da tecnologia de processamento de alimentos. A incluso de gordura pode tambm estimular o consumo, e em algumas circunstncias, dar um impulso benfico para o consumo de energia. Nveis maiores de arginina, relacionado lisina, na dieta (razo >1,3) pode ter efeitos benficos em aves com estresse calrico. Aves que sofrem de estresse calrico mostram nveis plasmticos reduzidos de dixido de carbono e bicarbonato. A respirao ofegante induz a alcalose respiratria, que pode ser corrigida por uma variedade de suplementos na rao ou na gua. Existe tambm uma perda de potssio em aves sofrendo de estresse calrico, que pode ser corrigida pela administrao de cloreto de potssio.

www.aviculturainteligente.com.br

100

www.aviculturainteligente.com.br

PONTOS-CHAVE
Aumente a concentrao de nutrientes para compensar as redues no consumo de rao. Aumente os nveis de gordura e reduza os nveis de carboidrato para estimular o apetite. Use matria-prima de alta qualidade para maximizar a digesto e a disponibilidade de aminocidos. Considere usar bicarbonato na gua de bebida para reduzir a alcalose. Garanta que as vitaminas C e E sejam fornecidas aos nveis recomendados.

www.aviculturainteligente.com.br

101

www.aviculturainteligente.com.br

www.aviculturainteligente.com.br

102

www.aviculturainteligente.com.br

102 103 108 110 112 113

www.aviculturainteligente.com.br

103

www.aviculturainteligente.com.br

APNDICE 1: REGISTROS
Registros precisos de produo so essenciais para a aplicao efetiva do manejo pr-ativo. A anlise e interpretao dos dados de produo como o peso corporal, converso alimentar (CA) e mortalidade so essenciais para o aumento e melhora do desempenho. O estado de higiene e sade devem ser monitorados. A manuteno do registro e a anlise so essenciais para determinar os efeitos das mudanas de estado de nutrio, manejo, ambiente e sade. recomendvel em todos os processos de operao de frango tenham um Procedimento Operacional Padro (POP). Estes devem incluir documentos de procedimentos e sistemas de monitorao determinados (veja Tabela 26).

www.aviculturainteligente.com.br

104

www.aviculturainteligente.com.br

APNDICE 2: TABELAS DE CONVERSO


COMPRIMENTO
1 metro (m) 1 p (ft) 1 centmetro (cm) 1 polegada (pol) (p) = 3,281 ps = 0,305 metro (m) = 0,394 polegada (pol) = 2,54 centmetros (cm)

REA
1 metro quadrado (m2) 1 p quadrado (ps2) = 10,76 ps quadrados (ps2) = 0,093 metros quadrados (m2)

VOLUME
1 litro (l) 1 galo imperial (gal) 1 galo imperial (gal) 1 metro cbico (m3) 1 p cbico (ps3) = 0,22 galo (gal) = 4,54 litros (l) = 1,2 gales Am.(gal Am) = 35,31 ps cbicos (ps3) = 0,028 metros cbicos (m3)

PESO
1 kilograma (kg) 1 libra (lb) 1 grama (g) 1 ona (oz) = = = = 2,205 libras (lb) 0,454 kilogramas (kg) 0,035 ona (oz) 28,35 gramas (g)

ENERGIA
1 caloria (cal) 1 Joule (J) 1 kilocaloria por kilograma (kcal/kg) 1 Megajoule por kilograma (MJ/kg) 1 Joule (J) 1 libra p (lb p) 1 Joule 1 Unidade Trmica Britnica (Btu) = 4,18 Joules (J) = 0,239 caloria (cal) = 4,184 Megajoules por kilograma (MJ/kg) = 108 calorias por libra (cal/lb) = 0,735 libra p (lb p) = 1,36 Joules (J) = 0,00095 Unidade Trmica Britnica (Btu) = 1055 Joules (J)

PRESSO
1 libra por polegada quadrada (psi) 1 libra por polegada quadrada (psi) 1 bar 1 bar = 6895 Newtons por metro quadrado (N/m2) ou Pascals (Pa) = 0,06895 bar = 14,504 libras por polegada quadrada (psi) = 105 Newtons por metro quadrado (N/m2) ou Pascals (Pa) = 100 kilopascals (kPa) = 0,000145 libra por polegada quadrada (lb/pol2)

1 Newton por m2 ou Pascal (N/m2)

www.aviculturainteligente.com.br

105

www.aviculturainteligente.com.br

DENSIDADE DE AVES
1 p quadrado por ave (p2/ave) 10 aves por metro quadrado (ave/m2) 15 aves por metro quadrado (ave/m2) 20 aves por metro quadrado (ave/m2) 1 kilograma por metro quadrado (kg/m2) 15 kilogramas por metro quadrado (kg/m2) 34.2 kilogramas por metro quadrado (kg/m2) 40 kilogramas por metro quadrado (kg/m2) = = = = = = = = 10,76 aves por metro quadrado (ave/m2) 1,08 p quadrado por ave (p2/ave) 0,72 p quadrado por ave (p2/ave) 0,54 p quadrado por ave (p2/ave) 0,205 libra por p quadrado (lb/p2) 3,08 libras por p quadrado (lb/ p2) 7,01 libras por p quadrado (lb/ p2) 8,20 libras por p quadrado (lb/ p2)

TEMPERATURA
Temperatura (oC) Temperatura (oF) = = 5/9 (Temperatura oF - 32) 32 + 9/5 (Temperatura oC)

TEMPERATURA DE OPERAO
Definida como a temperatura mnima do avirio mais 2/3 da diferena entre as temperaturas mnima e mxima do avirio. importante quando existem flutuaes significativas da temperatura diurna. exemplo: Temperatura mnima do avirio 16oC (61oF) Temperatura mxima do avirio 28oC (82oF) Temperatura de Operao = [(28-16) x o] + 16 = 24oC (Centgrados) Temperatura de Operao = [(82-61) x o] + 61 = 75oC (Fahrenheit)

VENTILAO
1 p cbico por minuto (p3/min) = 1,699 metros cbicos por hora (m3/hora) www.aviculturainteligente.com.br 1 metro cbico por hora (m3/hora) = 0,589 ps cbicos por minuto (p3/min)

106

www.aviculturainteligente.com.br

ISOLAMENTO
Valor de U medido em Watts por metro quadrado por grau Centgrado (W/m2/oC)

LUZ
1 vela p = 10,76 lux

Uma frmula simples para calcular o nmero de lmpadas necessrias para o avirio a seguinte: *Nmero de Lmpadas = rea do piso (m2) x max. lux requerido potncia da lmpada x fator K O fator K depende da potncia da lmpada como mostra a Tabela 32:

* Esta frmula para lmpadas de tungstnio a uma altura de 2 metros acima do nvel da ave. As lmpadas fluorescentes oferecem de 3 a 5 vezes o nmero de lux por Watt quanto as lmpadas de tungstnio.

APNDICE 3: TABELAS TEIS E CLCULOS DE EFICINCIA

Observao: Quanto maior o valor, melhor ser o desempenho tcnico. Usado extensivamente em certos pases da Europa para comparar plantis dentro de uma integrao ou pas. No pode ser usado para comparar os desempenhos entre pases.

www.aviculturainteligente.com.br

107

www.aviculturainteligente.com.br

Fonte: Desenvolvimento Agrcola e Servio de Consultoria do Reino Unido Observaes: Para maiores explicaes veja Instalaes e Ambiente, Seo 1, pginas 10 a 18. A taxa mnima de ventilao a quantidade de ar requerida por hora, para suprir suficientemente as aves de oxignio e manter a qualidade do ar. Taxa mnima de ventilao = 1,95 x 10-4 m3/seg/kg0.75 A taxa mxima de ventilao a quantidade de ar requerida por hora, para remover o calor metablico, mantendo a temperatura dentro do avirio no mximo 3oC (5,4oF) acima da temperatura externa. Taxa mxima de ventilao = 2,00 x 10-3 m3/seg/kg0.75

www.aviculturainteligente.com.br

108

www.aviculturainteligente.com.br

APNDICE 4: SEXAGEM PELAS PENAS


A identificao de machos e fmeas de um dia de idade pode ser facilmente feita no incubatrio, porque a maioria das linhagens da AgRoss podem ser sexadas pelas penas. Em frangos sexveis por penas, os pintos que empenam com maior rapidez so fmeas, os pintos de empenamento lento so machos. Esse tipo de empenamento identificado observando o relacionamento entre as coberturas (camada superior) e as primrias (camada inferior) que so encontradas na metade externa da asa.

PINTOS MACHOS
Nos pintos machos de empenamento lento, os primrios tm o mesmo comprimento ou so mais curtos do que as coberturas.

PINTOS FMEAS
Nos pintos fmeas de empenamento rpido, os primrios so mais compridos do que as coberturas.

www.aviculturainteligente.com.br

109

www.aviculturainteligente.com.br

APNDICE 5: RESOLUO DE PROBLEMAS

www.aviculturainteligente.com.br

110

www.aviculturainteligente.com.br

www.aviculturainteligente.com.br

111

Das könnte Ihnen auch gefallen