Sie sind auf Seite 1von 3

DO DANO MORAL No caso em tela fica claramente evidenciado o sofrimento moral pelo qual passara a empregada domestica, haja

vista que conforme consta em B.O. anexo, o empregador fora ate sua casa amea-la, alem de enfatizar q tem gravaes da mesma roubando em sua casa, deste modo abalando tanto seu psicolgico, como sua honra e sua dignidade. Ate porque as ameaas e adjetivos de ladra fora feito em publico o que se provara por meio de testemunhas. Conta-nos a histria que o dano moral, ainda que de forma primitiva, j constava no Cdigo de Hamurabi, da Mesopotmia e j tinha como princpio a garantia do oprimido - o mais fraco, mostrando que o rei Babilnico preocupava-se com o seu povo. Observa-se que desde os primrdios, a reparao dos DANOS MORAIS inerente ao prprio direito, porque os bens morais constituem bens jurdicos, logo, no poderiam deixar de ser tutelados pelo direito, pois, no DANO MORAL, a indenizao vtima decorrente de um DANO sofrido. Sem reparao ao DANO sofrido, o padecimento ser maior, haver a negao da justia, visto no se constituir impossibilidade a reparao, posto que no possvel repor ao lesado o status quo ante, mas se impossvel afastar a dor moral, a humilhao, a ofensa honra, humano que se busque uma compensao para amenizar o padecer. No caso em tela obvio que houve abalo no estado moral da reclamante, pois foram feridos seus direitos primrios, naturais, de honra e paz de esprito, ocasionando-lhe dor moral "pretium doloris", o dano sofrido atingiu a parte social do patrimnio moral ofensa honra da reclamante, DANO MORAL, na definio citada por Valentin Carrion em sua festejada obra Comentrios Consolidao das Leis do Trabalho, 32 ed. atual por Eduardo Carrion, So Paulo, Saraiva, 2007, pgina 371, nos ensina: Dano moral o que atinge os direitos da personalidade, sem valor econmico, tal como a dor mental psquica ou fsica. Independe das indenizaes previstas nas leis trabalhistas e se caracteriza pelos abusos cometidos pelos sujeitos da relao de emprego. nosso grifo Nesse contexto, resta comprovado o dano moral, que deve ser indenizado pela Nobre Magistrado para que o empregador em atos futuros, passem a no mais tratar seu semelhante como se fosse um mero instrumento que lhe gere lucro, mas como ser humano que de fato . Assim, quando da condenao do dano moral, deve a Magistrado valer-se do seu bom-senso e sentido de equidade para determinar o cumprimento da lei, procurando restabelecer o equilbrio social.

Porm, ressalta-se que a indenizao aplicada ao dano moral no compensa e nem faz desaparecer a dor do ofendido, e por isso mesmo no compreende uma avaliao destes sentimentos em dinheiro. Como a dor no se mede monetariamente, a importncia a ser paga a ttulo de indenizao dever se submeter a um poder discricionrio, mas segundo um prudente arbtrio dos juzes na fixao do valor da condenao que no visa reparar o dano, no sentido literal, porque, a dor, a alegria, a vida, a liberdade e a honra so valores inestimveis. O danos moral, ressaltemos, inicia sua consagrada base na Constituio Federal, que prev em seu artigo 5, inciso X o direito indenizao em caso de sua violao destes bens, ao dispor que: 5 Todos so iguais perante a lei, sem distino de qualquer natureza, garantindo-se aos brasileiros e aos estrangeiros residentes no Pas a inviolabilidade do direito vida, liberdade, igualdade, segurana e propriedade, nos termos seguintes: (...) X - so inviolveis a intimidade, a vida privada, a honra e a imagem das pessoas, assegurado o direito a indenizao pelo dano material ou moral decorrente de sua violao; - nosso grifo Alm da Carta Magna, o Cdigo Civil, em seus artigos 186 e 927, tratam de responsabilidade por aos ilcitos, conforme abaixo se apresenta: Art. 186. Aquele que, por ao ou omisso voluntria, negligncia ou imprudncia, violar direito e causar dano a outrem, ainda que exclusivamente moral, comete ato ilcito. nosso grifo Art. 927. Aquele que, por ato ilcito (arts. 186 e 187), causar dano a outrem, fica obrigado a repar-lo. nosso grifo No caso em comento, incide a responsabilidade indireta, complexa, ou seja, alm do agente que causou o dano, responsvel tambm so os terceiros que delegam funes a este agente, conforme est claramente disposto no artigo 932, inciso III do Cdigo Civil, conforme visto abaixo: Art. 932. So tambm responsveis pela reparao civil: (...) III - o empregador ou comitente, por seus empregados, serviais e prepostos, no exerccio do trabalho que lhes competir, ou em razo dele; nosso grifo.

Alm disso, recalcamos o entendimento do Supremo Tribunal Federal, que em sua smula 341 reza sobre a responsabilidade do empregador do agente nos ilcitos praticados por este segundo, in verbis: Smula 341 - presumida a culpa do patro ou comitente pelo ato culposo do empregado ou preposto. nosso grifo. Desta forma, o dever de indenizar inerente, existente, amparado legalmente e oriundo do ato dos encarregados do empregador, haja vista que fez diversas ameaas a trabalhadora, em publico, auferindo o status de ladra.

Das könnte Ihnen auch gefallen