Sie sind auf Seite 1von 12

Mtodos de Screening

6100

6100

Mtodos de screening

Mtodos de screening instrumentos para investigao confirmatria do local

Os mtodos de screening (rastreamento, reconhecimento, varredura) so levantamentos expeditos que tm como funo confirmar ou no a suspeita de contaminao numa determinada rea de interesse, atravs de tcnicas que economizem tempo e investimentos. Para essa anlise, realizada na etapa de avaliao confirmatria, so utilizados mtodos de campo rpidos e de baixo custo, geralmente de modo semiquantitativo que tem como objetivo definir algumas questes, como:

confirmar a existncia de contaminantes qualitativamente (orgnicos e


inorgnicos);

delimitar a extenso dessa contaminao (se possvel); estabelecer a faixa de concentrao (magnitude) em que essa contaminao
se encontra (quantitativamente ou semiquantitativamente). Alm dessas informaes, que so as bases do primeiro modelo conceitual do cenrio de contaminao, existe uma segunda aquisio de dados, importante para a definio da estratgia de continuidade de caracterizao da rea afetada, a saber:

mapeamento de pontos de maiores concentraes (hot spots); definio da localizao de futuras sondagens e poos de monitoramento; conhecimento de questes relativas segurana e higiene ocupacional dos
trabalhadores que executam os levantamentos de campo, principalmente quando da existncia de emanao de gases e vapores.

Portanto, uma das metas do screening a obteno de dados analticos para definio a posteriori de uma caracterizao detalhada do local afetado e tambm orientar futuros planos de monitoramento e recuperao. Como se pode perceber, na fase de screening que definida a continuidade do processo, direcionando-se novas tomadas de amostras e posterior investigao detalhada. Projeto CETESB GTZ atualizado 11/1999 1

6100 Mtodos de Screening


Essas aes s sero desencadeadas se os valores encontrados nas anlises das amostras a partir do screening ultrapassarem sobremaneira os valores-limite para determinados contaminantes de interesse. Na falta destes, surge a necessidade de comparao dos valores obtidos com os valores naturais de referncia do local (background). Os trabalhos de screening requerem rapidez nas respostas e baixo custo na execuo dos testes; assim, importante prever quais os contaminantes apresentam uma probabilidade maior de serem encontrados, em funo do local contaminado e da atividade estabelecida, ou seja, tentar relacionar produtos e compostos que so inerentes atividade desenvolvida na rea investigada. Certamente, algumas dessas informaes podem ser adquiridas na fase anterior de investigao preliminar. Para ilustrar o direcionamento da investigao a ser executada, cita-se como exemplo que os contaminantes mais provveis de serem detectados num posto de gasolina so hidrocarbonetos e, num depsito de transformadores antigos, leos contendo PCB. A tabela a seguir relaciona alguns compostos-guia a determinadas atividades industriais. Esses dados so teis, como j foi observado, na orientao das investigaes da fase de screening, norteando o emprego da metodologia mais adequada para maior confiabilidade dos resultados. Maiores informaes a respeito da tabela a ser apresentada podem ser obtidas no captulo III deste manual, que trata da identificao de reas potencialmente poluidoras. Deve-se levar em conta que essas tabelas so apenas um indicativo dos contaminantes mais provveis, no excluindo a possibilidade de que outros contaminantes possam existir ou que no devam ser tambm especificamente avaliados.

Projeto CETESB GTZ

atualizado 11/1999

Mtodos de Screening

6100

Tabela 6100-1: Setor industrial, tipo de setores e provveis contaminantes do solo.1

Indstria Qumica

Exemplos de setores Setores de fabricao de cidos e bases, de pigmentos, de fertilizantes, de pesticidas, de produtos farmacuticos e de tintas. Tratamento de madeiras. Refinarias de petrleo. Ptios de tanques. Depsitos de armazenamento de combustveis. Destilarias de alcatro. Primeira produo de ferro. Fabricao de ao. Fundies. Anodizados e galvanizados. Construo e lanamento de barcos. Ferros-Velhos. Garagens, fbricas de veculos e oficinas de manuteno. Garagens de trens. Fbricas de gs. Produo de energia. Minas. Zonas de aterros.

Provveis contaminantes cidos; bases; metais; solventes (ex.: tolueno, benzeno); fenis, compostos orgnicos especficos. Hidrocarbonetos; fenis; cidos; bases e asbestos.

Petroqumica

Produo e transformao de metais

Metais; especialmente Fe, Cu, Ni, Cr, Zn, Cd e Pb; asbestos, hidrocarbonetos, PCBs, cianetos.

Transporte Energia

Combustveis; hidrocarbonetos; asbestos. Combustveis (ex.: carvo e p de coque); fenis, cianuretos; compostos de enxofre; asbestos. Metais (ex.; Cu, Zn, Pb); gases (ex.: metano); cianuretos; fenis; etc.

Extrao de minerais. Recuperao de solo (incluindo vertedouros) Diversas

Portos, cais e embarcadouros. Curtumes. Fbricas de pneus. Instalaes militares.

Metais; compostos orgnicos; metano; substncias txicas, inflamveis ou explosivas.

Nota:

Podem ser considerados como contaminantes residentes os hidrocarbonetos, policlorobifenilas (PCBs), asbestos, sulfatos e alguns metais usados em pigmentos e acabamentos. Estes podem estar presentes na maior parte das atividades

Fonte: Code of Practice for the Identification of Potentially Contaminated Land and its Investigation. Draft for Development. DD 175/1988. Projeto CETESB GTZ atualizado 11/1999 3

6100 Mtodos de Screening


Ao se executar os trabalhos de screening, deve-se ter em mente duas premissas importantes, suficientes para poder garantir o sucesso na investigao: 1) 2) ter bem claro os objetivos do estudo; utilizar as ferramentas ou mtodos mais apropriados para alcanar tal objetivo.

O primeiro item pode ser ilustrado baseando-se no que foi dito acima, ou seja, ter bem claro a que se destina o screening: Objetivos do screening (dentro da investigao confirmatria)

confirmar a existncia de contaminantes; confirmar a hiptese de distribuio espacial da contaminao; definir a lista de contaminantes suspeitos, obtendo para cada um deles valores aproximados de concentrao mdia (semiquantitativo) e de heterogeneidade de distribuio espacial (hot spots).

Para uma dada regio de estudo, deve-se portanto ter j uma indicao de quais contaminantes confirmar, indicao essa que proveniente da fase anterior investigao preliminar, histrico industrial, fotos areas, etc. De posse dos objetivos j definidos, deve-se ento partir para a escolha do instrumental ou do mtodo que viabilize o sucesso de tais objetivos. Na etapa de campo do screening, so produzidos dados para vrios nveis de anlises, dependendo da qualidade que requerida. Dessa forma, so introduzidos os conceitos de garantia de qualidade (GQ) e controle de qualidade (CQ) dos dados adquiridos. A garantia de qualidade (GQ) pode ser aplicada diretamente nos procedimentos de campo, tornando-se usual, como descrito a seguir:

analisar brancos freqentemente; ou seja, analisar amostras livres de contaminao para serem usadas como referncia; tempo de reteno no monitor ou resposta do detector para identificar ou compensar desvios do aparelho, ou seja, integrar as amostragens em determinado tempo; considerar o sistema e as caractersticas especficas do local contaminado juntamente com a experincia dos profissionais envolvidos, no momento de especificar os objetivos do estudo; incorporar amostras com concentrao conhecida dentro da seqncia analtica para manuteno da preciso, acuidade e compatibilidade de padres e amostras; enviar uma parte das amostras avaliadas no campo para um laboratrio para uma verificao, independentemente de resultados. Projeto CETESB GTZ atualizado 11/1999

Mtodos de Screening

6100

A Tabela 6100-2C, a seguir, mostra os vrios nveis analticos relativos qualidade dos dados.

Nvel analtico

Qualidade dos dados Se os dados esto calibrados e so interpretados corretamente, pode haver uma indicao de contaminao. Depende do passo de GQ/CQ empregado. Dados tipicamente reportados em faixas de concentrao. Limites de deteco inerentes ao do mtodo empregado. GQ/CQ menos rigoroso. A meta so dados de qualidade conhecida GQ/CQ rigoroso. Mtodo especfico.

Nvel I

Nvel II

Nvel III Nvel IV Nvel V

Fonte: COMPTON, H. (1992) Como se pode observar, dependendo do nvel analtico que se necessite, basta uma calibrao e interpretao adequada (nvel I) at a utilizao de um mtodo especfico para a comprovao de uma contaminao.

Tcnicas de campo e instrumentao

As tcnicas de campo empregadas nos trabalhos de screening so basicamente de dois tipos: mtodos qumicos e mtodos geofsicos. Neste captulo, sero abordados os mtodos qumicos (ou geoqumicos), posto que o captulo 6200 tratar em detalhe os mtodos geofsicos, porque estes, devido a sua grande versatilidade, podem ser empregados em diversos passos do gerenciamento, tais como nas etapas de avaliao confirmatria, avaliao detalhada e nas fases de recuperao e monitoramento. Os mtodos qumicos/geoqumicos so mtodos usuais ou de metodologia j consagrada em laboratrio que recebem adaptaes para o uso no campo, tais como miniaturizaes e simplificaes analticas. Projeto CETESB GTZ atualizado 11/1999 5

6100 Mtodos de Screening


As principais metodologias utilizadas so:

cromatografia a gs; cromatografia/espectrometria de massa; sistemas de sensores qumicos; espectrometria de fluorescncia; amostragem e anlise de ar e soil gas; mtodos de imunoassay.

Tabela 6100-3: Seleo de cromatgrafos de gs portteis em funo dos componentes alvos.

Anis duplos aromticos Detector de fotoionizao (PID) (baixo ppb)

Compostos halogenados em geral Detector de captura de eltron (ECD) Detector de ionizao de argnio (AID) (baixo ppb)

Gases permanentes Detetor de condutividade termal (TCD) (baixo ppm) Fonte: COMPTON, H. (1992)

Compostos em geral Detetor de ionizao de chama (FID) (baixo ppm)

Projeto CETESB GTZ

atualizado 11/1999

Mtodos de Screening

6100

A figura seguinte mostra as classes qumicas de 200 substncias txicas ou perigosas mais comuns que podem ser detectadas atravs de mtodos de screening. Figura 6100-1: Classes qumicas de 200 substncias txicas.
8,5%Pesticidas Halogenados/ Compostos Relativos PAHs 8,5% 7,5% Aminas Nitrogenadas/ters/ Alcois 6,0% Reagentes Intermedirios

Fenis/ cidos Fenlicos 10,5

6,0% Miscelnea

4,0% Benzinas/Aminas Aromticas Elementos Inorgnicos/ Radionucldeos 17,5 3,0% Ftalatos 2,0% Organofosfatos/ Carbamatos

26,5 VOCs

Cada um dos principais mtodos citados anteriormente, que so os mais utilizados nos trabalhos de investigao em reas contaminadas, ser abordado a seguir de acordo com suas caractersticas funcionais e eficincia.

2.1

Cromatografia a gs (CG)

Os cromatgrafos a gs portteis so teis no campo para analisar as concentraes de determinados contaminantes no solo e na gua, sendo empregados tambm para mapear a extenso da contaminao. Os CGs possuem supridores de gs internos, detectores e sistema de integrao das medies de concentrao dos poluentes. Em geral, os CGs podem detectar limites muito baixos de concentrao, porm possuem um leque reduzido de compostos detectveis.

Projeto CETESB GTZ

atualizado 11/1999

6100 Mtodos de Screening


Fundamentalmente, existem 2 tipos de cromatgrafos a gs:

Purge and Trap Headspace


Purge and Trap So utilizados para analisar compostos orgnicos volteis (VOC) em solo e gua, que possuam baixas constantes da Lei de Henry. Dois exemplos desse tipo de cromatgrafo so o detector de ionizao do argnio (AID) e o detector de condutividade termal (TCD). O primeiro exemplo (AID) possui um detector de captura de eltron (ECD) e comumente utilizado para compostos halognicos, como tricloroetileno, e, especialmente, para alcanos clorados que no podem ser detectados pelo sistema de fotoionizao (PID). O AID pode ainda detectar hidrocarbonetos volteis, tais como benzeno, tolueno, xileno, etc., nos meios solo e gua. Headspace Possuem um limite de deteco mais alto do que os Purge and Trap e, portanto, so utilizados na faixa onde as constantes da Lei de Henry so maiores para determinados compostos. O mtodo baseia-se num PID (detector de fotoionizao) sensvel a compostos aromticos e poliinsaturados, como benzeno e estireno. PIDs, no entanto, no detectam metanos ou alcanos. O princpio do mtodo detectar somente substncias que so ionizveis abaixo ou intensidade da lmpada usada no aparelho para a ionizao dos compostos. Dessa maneira, no h em determinados aparelhos a definio de qual composto est sendo detectado, mas sim todos aqueles que se encontram numa determinada faixa de fotoionizao. Por isso, quando se usa os mtodos de CG, til determinar o composto-alvo primeiro, para selecionar de maneira apropriada os mtodos analticos e conseqentemente as ferramentas apropriadas.

Projeto CETESB GTZ

atualizado 11/1999

Mtodos de Screening A tabela seguinte mostra as vantagens e desvantagens para cada mtodo.

6100

Tabela 6100-4: Sumrio de trs aparelhos de cromatografia gasosa.

VANTAGENS Purge and Trap AID Arquivo de dados via PC. Resposta a aromticos, alcanos clorados e alcanos. Facilmente descontaminado. Adsoro interna permite uma pr-concentrao da amostra para aumentar a sensibilidade. TCD Rapidez na resposta. Detecta um largo leque de compostos. Melhor detector para gases permanente (O2, N2, CO, CO2 e CH4). Grande biblioteca de compostos. Coluna dual para identificao/combinao de compostos. Headspace PID Alta sensibilidade (baixa faixa de ppb). Pr-coluna com retrolavagem Capacidade de capilaridade da coluna. Uso geral, mtodos bem desenvolvidos. Ideal para aromticos (Btx) e PCE, TCE, DCE.

DESVANTAGENS Faixa linear limitada (102 a 103). Capacidade da coluna capilar limitada.

Sensibilidade baixa (> 1ppm). Requer um sistema de dados externo sofisticado. Concentrador externo para nveis de ppb.

Controle da temperatura das colunas limitada. Interferncia em altas temperaturas ambientes.

Fonte: COMPTON, H. (1992) tipo de detector sistema de injeo tipo de coluna temperatura de queima sistema de dados
=> relativo sensibilidade requerida e classe do composto; => matrizes da amostra; => compostos da amostra; => compostos da amostra; => GQ/CQ e requerimentos de arquivo. atualizado 11/1999 9

Projeto CETESB GTZ

6100 Mtodos de Screening


2.2 Cromatografia a gs/espectrometria de massa (GCMS)

O GCMS particularmente til pela sua capacidade de medir concentraes de uma larga variedade de contaminantes. Esse equipamento pode ser miniaturizado, embora seu uso tradicional seja para trabalhos em laboratrio. De qualquer forma, so os mtodos mais sofisticados e caros, voltados para anlises finas de TOC (carbono orgnico total), POX/AOX/EOX (halogenados orgnicos purgveis, adsorvidos ou extrados) e ainda para anlises por infravermelho.

2.3

Sistemas de sensores qumicos

Sistemas de sensores qumicos so uma tecnologia nova e emergente que pode oferecer muito na identificao e quantificao de compostos. Contudo, sua aplicao no campo ambiental ainda relativamente pouco utilizada. Os mtodos mais aplicados so espectrometria infravermelho e ultravioleta.

2.4

Espectrometria de fluorescncia de raios X (XRF)

A espectrometria de raios X baseia-se no efeito fotoeltrico, ativando tomos de materiais em solo seco e contabilizando os RX que so produzidos. Esse mtodo permite detectar 23 tipos de compostos metlicos e pode ser utilizado para medir a extenso da contaminao, selecionando amostras para anlises em laboratrio e determinando os pontos de maiores teores (hot spots), etc. Apesar da existncia de modelos portteis, ainda um sistema caro e em fase experimental.

2.5

Analisador de vapor orgnico (SNIFER)

Utilizado de modo semelhante ao anterior, mede metano e gs sulfdrico. Ideal tambm como equipamento de segurana em locais onde podem ser encontrados esses gases, como minas, fbricas abandonadas, etc. Metodologicamente, baseia-se em um PID, com diferentes formas de amostragem, podendo ser realizada, por exemplo, em head space. So os mtodos mais difundidos no mundo e tambm no Brasil, e abrangem uma variedade grande de aparelhos e especificidades, dependendo dos compostos que se queira amostrar.

10

Projeto CETESB GTZ

atualizado 11/1999

Mtodos de Screening

6100

Podem ser citadas determinadas tcnicas, associadas a equipamentos especficos, tais como:

Medidor PID Tubos DRGER PETREX

2.6

Tubos colorimtricos

So indicadores qumicos de resposta rpida, especficos para cada composto, utilizados, principalmente, para medies de vapores orgnicos em solo e ar. Produzidos em forma de kits para compostos especficos, sua tcnica baseia-se na cravao de pequenos tubos de vidro com uma abertura numa das pontas. Com a passagem dos vapores que emanam do solo, ocorre uma reao qumica interna no tubo, cuja resposta colorimtrica indicar a natureza do contaminante ou sua concentrao. Obviamente para obter-se melhores resultados, o mtodo depende de condies geolgicas, como o teor de argilas ou o grau de compactao do solo, que podem limitar a capacidade de volatilizao de algum composto.

2.7

Explosivmetro

Detecta a concentrao de oxignio, bem como os limites inferiores de explosividade para gases combustveis, sendo a leitura feita em ppm. Ideal para detectar vapores de benzeno, tolueno e xileno (BTX) no solo, em poos e no ar. Empregado, tambm, como equipamento de segurana, antes de se adentrar em locais com risco de exploso.

2.8

Analisador de vapor de mercrio

Indicado para medies de concentrao (ppm) de vapores de mercrio metlico e metilmercrio. Utilizado para a determinao dos pontos de maior de concentrao (hot spots) de mercrio metlico voltil. O mtodo baseia-se na diferena de condutividade atravs de uma amlgama com ouro (Au), obtendo-se a resposta de concentrao em ppm/m3 de ar analisado. Apesar de ser um aparelho bastante til na identificao de hot spots de mercrio, bastante sensvel ao manuseio (choques, batidas, quedas, etc.), demandando muita manuteno e que por vezes pode inviabilizar campanhas de screening, atrasando os trabalhos e aumentando os custos. Para uma maior eficincia do aparelho prefervel utiliz-lo em dias ensolarados e nas horas de maior calor, pois esses fatores proporcionam uma maior volatilizao Projeto CETESB GTZ atualizado 11/1999 11

6100 Mtodos de Screening


do mercrio, da mesma forma que, para os tubos colorimtricos, as condies geolgicas locais tambm influenciam numa maior ou menor volatilizao.

2.9

Imunoassay

So kits de fcil manuseio no campo e de resposta rpida, baseado em mecanismos de anticorpos. Detectam concentraes de at 2 ppm no solo, embora sejam semiquantitativos. O mtodo se baseia na utilizao de anticorpos (molculas biolgicas) com capacidade de unir especificamente somente os compostos alvo, formando uma amostra de matriz complexa. Atravs da lincagem de anticorpos seletivos com o sistema indicador colorido, mnimas concentraes (em ppm) do composto alvo pode ser determinadas. Nesse mtodo, por exemplo, os anticorpos reconhecem todos os PCBs como constituintes de nica classe. So utilizados tambm para a identificao de hidrocarbonetos poliaromticos (PAH) e hidrocarbonetos totais, sendo comumente empregados, tambm, para pentaclorofenol, pesticidas, nitroaromticos e metais em solo e gua.

2.10 Teste Beilstein O teste de Beilstein o mais simples e mais rpido de execuo no campo. Utilizado para deteco de cloro associado a molculas orgnicas, baseia-se na queima de uma amostra suspeita sobre um fio de cobre. Caso a chama se torne verde, identificada a presena desse tipo de cloro . Apesar de ser um teste simples e praticamente sem nenhum custo, pode, por exemplo, acusar a presena de cloro decorrente da existncia de pesticidas, tais como o HCH. Sua aplicao apenas qualitativa, devendo as amostras serem encaminhadas para laboratrio.

Referncias bibliogrficas

COMPTON, H. Field screening methods. In: RCRA Corretive ActionStabilization Technologies, proceedings, USEPA, p. 21-28. EPA/625/R-92/014, 1992. IHOBE Sociedad Pblica de Gestin Ambiental Investigacin de la Contaminacin del Suelo Manual Prctico Plan Director para la Proteccin del Suelo, draft 1996.

12

Projeto CETESB GTZ

atualizado 11/1999

Das könnte Ihnen auch gefallen