Sie sind auf Seite 1von 16

EJA ENSINO MDIO POLGRAFO DE FILOSOFIA ETAPA VI AULA 1

Nome do Aluno:________________________________ Professor:_____________________________________ E-mail Superviso: cientificosse@hotmail.com

Sociedade Educacional Montenegro Ltda. 51 3632.2022 | www.cientificomontenegro.com.br

EJA | Ensino Mdio | Filosofia VI | Aula 1

1- A

CA

SENSO MORAL
Muitas vezes, tomamos conhecimento de

movimentos nacionais e internacionais de luta contra a fome. Ficamos sabendo que, em outros pases e no nosso, milhares de pessoas, sobretudo crianas e velhos, morrem de penria e inanio. Sentimos piedade. Sentimos indignao diante de tamanha injustia (especialmente quando vemos o desperdcio dos que no tm fome e vivem na abundncia). Sentimos responsabilidade. Movidos pela solidariedade, participamos de campanhas contra a fome. Nossos sentimentos e nossas aesexprimem nosso senso moral. Quantas vezes, levados por algum impulso incontrolvel ou por alguma emoo forte (medo, orgulho, ambio, vaidade, covardia), fazemos alguma coisa de que, depois, sentimos vergonha, remorso, culpa. Gostaramos de voltar atrs no tempo e agir de modo diferente. Esses sentimentos tambm exprimem nosso senso moral. Em muitas ocasies, ficamos contentes e emocionados diante de uma pessoa cujas palavras e aes manifestam honestidade, honradez, esprito de justia, altrusmo, mesm o quando tudo isso lhe custa sacrifcios. Sentimos que h grandeza e dignidade nessa pessoa. Temos admirao por ela e desejamos imit Tais sentimentos e admirao tambm -la. exprimem nosso senso moral. No raras vezes somos tomados pelo horror diante da violncia: chacinas de seres humanos e animais, linchamentos, assassinatos brutais, estupros, genocdio, torturas e suplcios. Com freqncia, ficamos indignados ao saber que um inocente foi injustamente acusado e condenado, enquanto o verdadeiro culpado p ermanece impune. Sentimos clera diante do cinismo dos mentirosos, dos que usam outras pessoas como instrumento para
2 Montene o | 51 3632 2022 | www.cientificomontene o.com.br

N os

nsin filosofi , nsin -s

filosof

K nt

EJA | Ensino Mdio | Filosofia V | Aula 1

seus interesses e para conseguir vantagens s custas da boa-f de outros. Todos esses sentimentos manifestam nosso senso moral. Vivemos certas situa es ou sabemos que foram vividas por outros como situa es de e trema afli o e angstia. Assim, por e emplo, uma pessoa querida, com uma doena terminal, est viva apenas porque seu corpo est ligado a mquinas que a conservam. Suas dores s o intolerveis. Inconsciente, geme no sofrimento. No seria melhor que descansasse em pa ? No seria prefervel dei -la morrer? Podemos desligar os aparelhos? Ou no temos o direito de fa -lo? Que fa er? Qual a ao correta? Um pai de famlia desempregado, com vrios filhos pequenos e a esposa doente, recebe uma oferta de emprego, mas que e ige que seja desonesto e cometa irregularidades que beneficiem seu patro. Sabe que o trabalho lhe permitir sustentar os filhos e pagar o tratamento da esposa. Pode aceitar o emprego, mesmo sabendo o que ser e igido dele? Ou deve recus-lo e ver os filhos com fome e a mulher morrendo? Um rapa namora, h tempos, uma moa de quem gosta muito e por ela correspondido. Conhece uma outra. Apai ona -se perdidamente e correspondido. Ama duas mulheres e ambas o amam. Pode ter dois amores simultneos, ou estar traindo a ambos e a si mesmo? Deve magoar uma delas e a si mesmo, rompendo com uma para ficar com a outra? O amor e ige uma nica pessoa amada ou pode ser mltiplo? Que sentiro as duas mulheres, se ele lhes contar o que se passa? Ou dever mentir para ambas? Que fa er? Se, enquanto est atormentado pela deciso, um conhecido o v ora com uma das mulheres, ora com a outra e, conhecendo uma delas, deve contar a ela o q ue viu? Em nome da ami ade, deve falar ou calar?
                

Uma mulher v um roubo. V uma criana maltrapilha e esfomeada roubar frutas e pes numa mercearia. Sabe que o dono da mercearia est passando por muitas dificuldades e que o roubo far diferena para ele. Mas tambm v a misria e a fome da criana. Deve denunci-la, julgando que com isso a criana no se tornar um adulto ladro e o proprietrio da mercearia no ter preju o? Ou dever silenciar, pois a criana corre o risco de receber punio e cessiva, ser levada para a polcia, ser jogada novamente s ruas e, agora, revoltada, passar do furto ao homicdio? Que fa er?
  

Montenegro | 51 3632.2022 | www.cientificomontenegro.com.br 3

EJA | Ensino Mdio | Filosofia VI | Aula 1

CONSC NC A MORAL
 

Situaes como essas dramticas

mais dramticas ou menos

surgem sempre em nossas vidas. Nossas dvidas

quanto deciso a tomar no manifestam apenas nosso senso moral, mas tambm pem prova nossa conscinci mo l, pois exigem que decidamos o que fa zer, que justifiquemos para ns mesmos e para os outros as razes de nossas decises e que assumamos todas as conseqncias delas, porque somos responsveis por nossas opes. Todos os exemplos mencionados indicam que o senso moral e a conscincia moral referem-se a valores (justia, honradez, esprito de sacrifcio, integridade, generosidade), a sentimentos provocados pelos valores (admirao, vergonha, culpa, remorso,
  

contentamento, clera, amor, dvida, medo) e a decises que conduzem a aes com conseqncias para ns e para os outros. Embora os contedos dos valores variem, podemos notar que esto referidos a um valor mais profundo, mesmo que apenas subentendido: o bom ou o bem. Os sentimentos e as aes, nascidos de uma opo entre o bom e o mau ou entre o bem e o mal, tambm esto referidos a algo mais profundo e subentendido: nosso desejo de afastar a dor e o sofrimento e de alcanar a felicidade, seja por ficarmos contentes conosco mesmos, seja por recebermos a aprovao dos outros. O senso e a conscincia moral dizem respeito a valores, sentimentos, intenes, decises e aes referidos ao bem e ao mal e ao desejo de felicidade. Dizem respeito s relaes que mantemos com os outros e, portanto, nascem e existem como parte de nossa vida intersubjetiva.

Quando acompanhamos a histria das idias ticas, desde a Antiguidade clssica (greco-romana) at nossos dias, podemos perceber que, em seu centro, encontra o problema -se

4 Montenegro | 51 3632.2022 | www.cientificomontenegro.com.br



CA E V OLNC A

EJA | Ensino Mdio | Filosofia VI | Aula 1

da violncia e dos meios para evit-la, diminu-la, control-la. Diferentes forma es sociais e culturais instituram conjuntos de valores ticos como padres de conduta, de relaes intersubjetivas e interpessoais, de comportamentos sociais que pudessem garantir a integridade fsica e psquica de seus memb ros e a conservao do grupo social. Evidentemente, as vrias culturas e sociedades no definiram e nem definem a violncia da mesma maneira, mas, ao contrrio, do-lhe contedos diferentes, segundo os tempos e os lugares. No entanto, malgrado as diferenas, certos aspectos da violncia so percebidos da mesma maneira, nas vrias culturas e sociedades, formando o fundo comum contra o qual os valores ticos so erguidos. Fundamentalmente, a violncia percebida como e erccio da fora fsica e da coao psquica para obrigar algum a fa er alguma coisa contrria a si, contrria aos seus interesses e desejos, contrria ao seu corpo e sua conscincia, causando -lhe danos profundos e irreparveis, como a morte, a loucura, a auto-agresso ou a agresso aos outros. Quando uma cultura e uma sociedade definem o que entendem por mal, crime e vcio, definem aquilo que julgam violncia contra um indivduo ou contra o grupo. Simultaneamente, erguem os valores positivos contra a violncia. Em nossa cultura, a violncia entendida como o uso da fora fsica e do constrangimento psquico para obrigar algum a agir de modo contrrio sua nature a e ao seu ser. A violncia a violao da integridade fsica e psquica, da dignidade humana de algum. Eis por que o assassinato, a tortura, a injustia, a mentira, o estupro, a calnia, a m-f, o roubo so considerados violncia, imoralidade e crime. Considerando que a humanidade dos humanos reside no fato de serem racionais, dotados de vontade livre, de capacidade para a comunicao e para a vida em sociedade, de capacidade para interagir com a Nature a e com o tempo, nossa cultura e sociedade nos definem como sujeitos do conhecimento e da ao, locali ando a violncia em tudo aquilo que redu um sujeito condio de objeto. Do ponto de vista tico, somos pessoas e no podemos ser tratados como coisas. Os valores ticos se oferecem, portanto, como e presso e garantia de nossa condio de sujeitos, proibindo moralmente o que nos transforme em coisa usada e manipulada por
# " " ! ! ! 

o bem e a virtude

como barreiras ticas

Montenegro | 51 3632.2022 | www.cientificomontenegro.com.br 5

EJA | Ensino Mdio | Filosofia VI | Aula 1

outros. A tica normativa e atamente por isso, suas normas visando impor limites e controles ao risco permanente da violncia.
$

EXERCCIOS
1. O que senso moral? D alguns e emplos.
%

2. O que conscincia moral? D alguns e emplos.


%

3. A que se referem o senso moral e a conscincia moral?

5. Apesar das diferenas culturais e hist ricas a respeito da violncia, que definio geral podemos dar de violncia, vlida em todas as culturas?
&

6. Quais os principais aspectos do que nossa cultura e sociedade entendem por violncia?

2- LINGUAGEM E COMUNICAO
Desde que o homem foi reconhecido por outro como um ser sensvel, pensante e semelhante a si prprio, o desejo e a necessidade de comunicar-lhe seus sentimentos e pensamentos, fizeram-no buscar meios para isto. (Rosseau).

O QUE LINGUAGEM?
Sistema de signos ou sinais usados para indicar coisas, para a comunicao entre pessoas e para a e presso de idias, valores e sentimentos.
'

6 Montenegro | 51 3632.2022 | www.cientificomontenegro.com.br

EJA | Ensino Mdio | Filosofia VI | Aula 1

O homem um ser que fala e a palavra a senha de entrada do mundo humano. A linguagem um sistema simb lico e o homem o nico animal capa de criar smbolos, isto , signos.
) (

O QUE UM SIGNO?
um sinal, uma coisa que est em lugar de outra sob algum aspecto. E emplos 1) O gesto de levantar o brao e abanar a mo pode estar no lugar de cumprimento (oi) ou (adeus). 2) Os nmeros substituem as quantidades reais dos objetos. A linguagem uma forma de nossa experincia total de seres que vivem no mu ndo e com outros.
1 0

OS QUATRO FATORES FUNDAMENTAIS DA LINGUAGEM:


1) Fsicos - determinam nossa capacidade de falar, escutar, escrever e ler. 2) Socioculturais - diferenas entre lnguas e linguagens. (e emplos o ingls e o portugus/ culturas diferentes...) 3) Psicol gicos - criam em n s o desejo e a necessidade de comunicao. 4) Lingsticos - nossa qualidade de seres capa es de criar e compreender significados.
5 4 4 3 2

3- A RAZO
A palavra ra o usada em muitos sentidos na nossa vida cotidiana. Di emos, por e emplo, Eu estou com a razo , para significar que sabemos com certe a alguma coisa. Tambm di emos que, num momento de fria ou desespero, Algum perde a razo , como se a ra o fosse alguma coisa que se pode ou no ter, possuir e perder, ou recuperar, como na frase: Agora ela est lcida, recuperou a razo . Falamos tambm frases como: Se voc me disser suas razes, fao o que voc me pede , querendo di er com isso que q ueremos ouvir os motivos que algum tem para querer
6 6 6 6 2 5 5

Montenegro | 51 3632.2022 | www.cientificomontenegro.com.br 7

EJA | Ensino Mdio | Filosofia VI | Aula 1

ou fazer alguma coisa. Tambm perguntamos Qua a a o d o? , querendo saber qual a causa de alguma coisa. Assim, usamos a razo para nos referirmos a o vo de algum e tambm para nos referirmos a au a de alguma coisa, de modo que tanto ns quanto as coisas parecem ser dotados de razo, mas em sentido diferente. Esses poucos exemplos j nos mostram quantos sentidos diferentes a palavra razo possui: certeza, lucidez, motivo, causa. E todos esses motivos encontram-se presentes quando a filosofia fala na razo.
A A E A @D C B @ AA 9 8 7

A ORIGEM DA PALAVRA RA O
A palavra razo origina-se de duas fontes: do Latim ra o= contar, reunir, juntar e do Grego ogo = juntar, calcular. So dois verbos muito parecidos. O que fazemos quando juntamos, calculamos e reunimos? Pensamos de modo ordenado.A razo uma maneira de organizar a realidade. O cora o tem ra es que a ra o desconhece. (Pasca
Q I S R R P I HG

O que ele quis dizer? Que as emoes, sentimentos e as paixes so motivos e causas de muito do que fazemos, dizemos e queremos. E neste momento que entram os instintos humanos, que muitas vezes so mais fortes que a razo.

OS PRINC PIOS RACIONAIS


U T

s a es do homem so os melhores indicadores de seus princpios. (Stephen Charnock).


V

O conhecimento racional obedece a certas regras ou leis fundamentais que respeitamos at mesmo quando no conhecemos diretamente quais so e o que so. Ns s

8 Montenegro | 51 3632.2022 | www.cientificomontenegro.com.br

EJA | Ensino Mdio | Filosofia VI | Aula 1

respeitamos (as regras) porque somos seres racionais e porque so princpios que garantem que a realidade racional. Que princpios so estes So eles: 1) Princpio da identidade - cujo enunciado A A ou O que , . Sem ele no podemos pensar, a condio para que definamos as coisas e possamos conhec -las a partir de suas definies. Por e emplo, depois que a matemtica definiu o tringulo determinando sua identidade como figura de trs lados e de trs ngulos internos cuja soma igual soma de dois ngulos retos, nenhuma outra figura a no ser esta poder ser chamada de tringulo. 2) Princpio da no-contradio cujo enunciado A A e impossvel que seja, ao
X W

mesmo tempo e na mesma relao, no-A . Assim, impossvel que a rvore que est diante de mim seja e no seja, ao mesmo tempo, uma mangueira; que o homem seja e no seja, ao mesmo tempo, mortal, etc. Este princpio afirma que as coisas e idias contradit rias so impensveis e impossveis.
X Y

3) Princpio do terceiro excludo


X

cujo enunciado Ou A
Y

ou y e no h
Y

terceira possibilidade . Por e emplo: Ou este homem S crates ou no S crates ; Ou faremos a guerra ou faremos a pa . Este princpio define a deciso de um dilema
X

ou isto

ou aquilo

no qual as duas alternativas so possveis, e a soluo e ige que apenas uma

delas seja a verdadeira. 4) Princpio da razo suficiente - afirma que tudo o que e iste e que acontece tem uma ra o (causa ou motivo) para e istir e para acontecer, e que tal ra o pode ser conhecida pela nossa ra o. Esse princpio afirma a e istncia de relaes ou cone es internas entre as coisas, entre fatos, ou entre aes e acontecimentos. Pode ser enunciado da seguinte maneira: Dado A, necessariamente se dar B . E tambm:
` X X ` ` X ` X

necessariamente houve A . Isso no significa que a ra o no admita o acaso ou aes e fatos acidentais, mas sim que ela procura, mesmo para o acaso e para o acidente, uma causa.

EXERCCIOS
1. Qual a importncia da linguagem?

2. Quais os quatro fatores que constituem a linguagem?

Dado B,

Montenegro | 51 3632.2022 | www.cientificomontenegro.com.br 9

EJA | Ensino Mdio | Filosofia VI | Aula 1

3. Escolha dois desses fatores e e plique-os.


a

4. E emplifique os vrios sentidos em que a palavra ra o usada cotidianamente.


b a

5. Escolha um dos princpios da ra o e e plique dando e emplos.


a a b

4- A RELIGIO E O SAGRADO
A liberdade o fundamento de todos os valores. O homem aquilo que ele faz de si mesmo. (Sartre).

A palavra religio vem do Latim religio= re (outra ve ) + ligare (unir, vincular). A religio um vnculo. Quais as partes vinculadas a ela O mundo profano e o mundo sagrado, isto , a nature a (ar, terra, gua, humanos, animais...) e as divindades que habitam ou no a nature a. O que o sagrado a e perincia da presena de uma potncia ou de uma fora sobrenatural que habita um ser. A religio pressupe que, alm do sentimento da diferena entre natural e sobrenatural, haja o sentimento da separao entre os humanos e o sagrado, mesmo que este habite nos humanos e na nature a. Quem so os crentes So os fiis que acreditam em determinada religio. O que a religio desperta nos crentes Emoes e sentimentos, admirao, espanto, medo, amor, dio, esperana... O que pede a religio aos crentes Somente a f, ou seja, a confiana no que manifestado dentro de tal religio. A religio crena, no saber. A tentativa de transformar a religio em saber racional chama-se: teologia. Teologia o estudo das diferentes religies.
d f d d c e d c c d c

10 Montenegro | 51 3632.2022 | www.cientificomontenegro.com.br

EJA | Ensino Mdio | Filosofia VI | Aula 1

5- O CONHECIMEN O
g

imagina o mais importante que o conhecimento. ( lbert Einstein).


g h

O conhecimento o pensamento que resulta da relao que se estabelece entre o sujeito que conhece e o objeto a ser conhecido. As formas de conhecer:
p

1) Conh cimento d
i

Intui o - o ponto de partida do conhecimento, a

possibilidade da inveno, descoberta, dos grandes saltos do ser humano. Os tipos de intuio so vrios: Sensvel: conhecimento imediato, que nos dado pelos rgos dos sentidos. Exemplos: sentimos que faz calor, ouvimos o som do violo, gritamos quando sentimos dor... Inventiva: a do sbio, artista, cientista, os que repentinamente descobrem ou inventam algo. Intelectual: o esforo de captar diretamente a essncia de algo. Exemplo: estudar e entender rapidamente tudo. 2) Conhecimento Discu si o - aquele que se da por meio de conceitos indiretos. o pensamento que opera por etapas, por um entrosamento de idias, juzos e raciocnios que levam a determinada concluso. O verdadeiro conhecimento se faz, portanto, pela ligao contnua entre intuio e razo, entre o vivido e o teorizado. 3) Conhecimento Mtico - O mito uma primeira fala sobre o mundo, uma primeira atribuio de sentido ao mundo, sobre a qual a afetividade e a imaginao exercem grande papel, e cuja funo principal no explicar a realidade, mas acomodar o ser humano ao mundo. Podemos entretanto, aceitar ou no os mitos que nos so oferecidos hoje a partir de uma reflexo respeito dos valores sobre os quais esto fundados. 4) Conhecimento do senso-comum - a primeira compreenso do mundo, herana de um grupo social (famlia) e das experincias atuais que continuam sendo efetuadas. Pelo senso comum fazemos julgamentos, estabelecemos projetos de vida, adquirimos convices
t s

Montenegro | 51 3632.2022 | www.cientificomontenegro.com.br 11

rq

EJA | Ensino Mdio | Filosofia VI | Aula 1

e confiana para agir. Se v abalado no momento que comeama ocorrer mudanas e ai que o bom senso de cada um deve entrar, para que se possa escolher os melhores caminhos. 5) Conhecimento Cientfico -O cientista busca compreender a realidade de maneira racional, por meio de mtodos rigorosos que permitam alcana um tipo de conhecimento r sistemtico, preciso e com maior objetividade possvel. Na cincia, tudo deve ser provado. A viso mtica (conhecimento mtico) do mundo ilusria, enquanto a viso cientfica (conhecimento cientfico) deve ter um conhecimento cientfico, comprovado.

EXERC CIOS
1. Quais as partes vinculadas religio?

2. O que a experincia do sagrado?

3. A intui o o ponto de partida do conhecimento. Cite os tipos de intuio e explique cada um deles.

4. Qual a diferena entre Conhecimento Cientfico e Conhecimento Mtico?

6- TECNOLOGIA E SOCIEDADE
A H MANIDADE E OS AVANOS TECNOLGICOS
Desde sempre o ser humano desejou ir alm do que ele poderia imaginar. A sua capacidade criativa e inventiva o levaram onde todo o conjunto dos demais seres vivos no
12 Montenegro | 51 3632.2022 | www.cientificomontenegro.com.br
w

vu

EJA | Ensino Mdio | Filosofia VI | Aula 1

conseguiu ir: o ser humano evoluiu, modificou o meio sua volta, criou mquinas e equipamentos com a finalidade de mostrar sua grandeza frente natureza. O homem criou cidades inteiras, pases inteiros, mostrou sua grandeza inventiva e modificou radicalmente a imagem do mundo sua volta. Mas tudo na vida tem seu revs (seu contrrio)! A tecnologia traz consigo uma ambigidade: o avano que ela proporciona vem acompanhado de perigos e manipulao de poder. A tecnologia pode tanto estar a servio da vida como da morte: basta observarmos como foi a inveno da arma de fogo, do avio e da bom atmica! ba

O homem fin lmente conseguiu superar os pssaros Mas os pssaros n o carregam bombas em suas asas!
A civilizao tecnolgica exerce profundas influncias no modo de ser e pensar de cada um de ns, assim como na forma da organizao econmica, poltica e cultural das sociedades contemporneas. A tecnologia desempenha hoje um papel social relevante, basicamente por meio de instituies (centros de pesquisa, laboratrios, universidades), de associaes (de pesquisadores, cientistas, professores), de polticas cientfico-tecnolgicas das instituies governamentais.
y x

Se a Revoluo Industrial tirou o homem de casa para confinlo nas fbricas repletas de mquinas, a atual revoluo da microeletrnica e da comunicao invadiu a intimidade do lar de cada um de ns.

A SOCIEDADE TECNOLGICA E SEUS PROBLEMAS

A tecnologia pode salvar o ser humano das doenas e da fome, abreviar seu sofrimento, substitu-lo nas rduas tarefas, garantir-lhe melhor qualidade de vida. Mas pode tambm acelerar a destruio da vida na Terra, desequilibrar os ecossistemas pelo
Montenegro | 51 3632.2022 | www.cientificomontenegro.com.br 13

EJA | Ensino Mdio | Filosofia VI | Aula 1

uso desordenado dos recursos naturais, pelo excesso de produo e pelo desperdcio de energia. A Revoluo Industrial foi o marco decisivo para a consolidao do capitalismo. A inovao tcnica a prpria razo da concorrncia e o motor do lucro. Mas, embora o capitalismo acarrete um avano incrvel nas tcnicas da produo, fazendo aumentar consid eravelmente a riqueza das naes, radicalizou a explorao do homem pelo homem, as guerras e a dominao de algumas naes sobre outras. Talvez a maior das contradies da moderna civilizao tecnolgica esteja na capacidade de produzir riquezas sem, no entanto, distribu-las ao conjunto da humanidade. A cada nova conquista originada pelo avano tecnolgico, surge uma srie de novos problemas. Longe esto os homens, ainda, de chegar ao Pas das Maravilhas. Hoje, coexistimos, por exemplo, com o chamado desemprego tecnolgico. Justamente as sociedades mais desenvolvidas acabam deixando os homens sem emprego. O desemprego, nesse caso, causado pelo excesso de riqueza das sociedades mais desenvolvidas. Outros problemas decorrentes do avano

tecnolgico nas sociedades modernas vinculam -se produo de energia nuclear, manipulao do material gentico humano, s tecnologias de armamentos e diettica. Frequentemente a moderna organizao

tecnolgica da sociedade acaba produzindo resultados diferentes dos esperados, sem que houvesse inteno para tal fato.

14 Montenegro | 51 3632.2022 | www.cientificomontenegro.com.br

EJA | Ensino Mdio | Filosofia VI | Aula 1

O PAPEL DA TECNOLOGIA HOJE


O filsofo Blaise Pascal, em seu livro Pensamentos, j havia profetizado que o ser humano moderno, ao colocar-se no centro do universo (como senhor das mudanas em seu mundo), se sentiria como um gro de areia no infinito e entregue ao seu prprio destino. A moderna sociedade tecnolgica parece indicar que o homem abriu uma via (um caminho) na qual no pode mais parar de buscar avanos, com uma ousadia cada vez maior. como se estivesse condenado ao progresso e a fugir em direo de seu prprio futuro, que no sabe ao certo onde fica e como alcanlo plenamente. Diante da magnitude criada por suas mos, uma questo permanece: qual o sentido de sua existncia diante de tamanho desenvolvimento tecnolgico? como aquele/aquela trabalhador/trabalhadora que se esforou uma vida inteira para construir uma vi de da sucesso e estvel, e, quando consegue tudo aquilo que desejou ter, pode perguntar e -se: agora o que farei? O que me espera daqui por diante? Antes, quando sua capacidade tecnolgica era mais limitada, o ser humano aproveitava a fora da natureza de um modo simples e direto (diques, barcos a vela, luz solar etc.). Atualmente, pode transformar as fontes energticas, como por exemplo, a eletricidade e a energia nuclear, por meio de operaes tecnolgicas mais avanadas e complexas, e isso exige maior interveno humana na natureza; essa interveno maior exige uma nova tomada de conscincia sobre como conviver com o meio ambiente sem transgredi-lo. O avano tecnolgico parece indicar que toda a humanidade pode ser beneficiria dessas conquistas e no apenas alguns poucos. Mas falta ainda ao ser humano descobrir que acumular riquezas e mquinas no tudo.

Montenegro | 51 3632.2022 | www.cientificomontenegro.com.br 15

EJA | Ensino Mdio | Filosofia VI | Aula 1

Existem imensas possibilidades para o homem fundar uma nova sociedade planetria: as mquinas podem pensar com o auxlio humano, a informatizao lhe possibilita produzir em casa e estar conectado ao mundo pela rede de computadores (internet, TV, telefone); basta que saibamos utilizar nossa criativi ade e a tecnologia na d construo de uma solidariedade planetria. Filsofos como Max Horkheimer, Theodor Adorno e Jrgen Habermas nos alertam para a necessidade de uma reflexo moral e poltica sobre os fins das aes humanas no trabalho, no consumo no , lazer e nas relaes afetivas, observando atentamente se essas prticas esto a servio do ser humano ou da sua alienao.

EXERC CIOS
1. A partir de sua opinio, comente a frase: A tecnologia pode ser tanto criativa quanto destrutiva .

2. Quais so os aspectos positivos e negativos da tecnologia em sua vida?

3. Cite as principais inovaes tecnolgicas presentes na maioria das sociedades mundiais.

4. Voc concorda que a tcnica utilizada para resolver um problema acaba criando outros? Voc acha que sempre ser assim? Justifique sua opinio.

16 Montenegro | 51 3632.2022 | www.cientificomontenegro.com.br

Das könnte Ihnen auch gefallen