Sie sind auf Seite 1von 13

A identidade gacha em Coxim Mato Grosso do Sul: o migrante gacho de outsiders a estabelecidos1

CACILDO ALVES NASCIMENTO ELY BERGO DE CARVALHO**

Nessa exposio ser abordada a temtica dos gachos em Coxim e a formao/manuteno da identidade a partir do movimento migratrio do Rio Grande Sul para a regio Centro Oeste, sobretudo a partir da dcada de 1970. A discusso far-se-, primeiramente, atravs de uma exposio do perfil social dos gachos que migraram em dois momentos: pr-dcada de 1970, no contexto da Marcha para o Oeste, e ps-dcada de 1970, momento da abertura da nova fronteira agrcola por parte dos governos militares, no qual se buscou estabelecer o (re)povoamento da regio. Para entender o processo de migrao para o Centro-Oeste necessrio voltarmos s primeiras dcadas do sculo XX no Rio Grande do Sul, pois esse o perodo que,
[...] corresponde etapa da modernizao das relaes sociais de produo no Rio Grande do Sul (...) preciso neste ponto explicitar que se entende por modernizao o processo de avano do capitalismo na sociedade gacha, que promove um rearranjo paulatino e desigual, das atividades produtivas e das relaes a elas subjacentes (SOUZA, 2001: 29).

Essa expanso capitalista e o crescimento econmico no Rio Grande do Sul refletiram nas mudanas sociais no estado, com o desenvolvimento da indstria. Amplia-se, a partir de ento os conflitos agrrios na regio, pois o incremento populacional registrado nas colnias mais antigas, aliado escassez crescente de terras cultivveis, propiciaram o surgimento de inmeros conflitos no campo. (SOUZA, 2001: 30)

Artigo apresentado no XXVI SIMPSIO NACIONAL DE HISTRIA ANPUH: 50 anos. So Paulo, 17 a 22 de julho de 2011. Universidade de So Paulo (USP). Graduado em Histria pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul - UFMS. Mestrando em Histria pelo Programa de Ps-Graduao em Histria da Universidade Federal de Mato Grosso UFMT E-mail: cacanascimento@hotmail.com ** Professor adjunto da Universidade Federal de Minas Gerais. E-mail: carvalho2010@yahoo.com.br

Nota-se que o gacho retirante aquele de regies de conflitos agrrios e tem uma tradio rural da pequena propriedade. Nos trabalhos de SOUZA, sobre os gachos em Roraima, essa caracterstica perceptvel:
[...] aumento de populao conjugado aos constantes fracionamentos da terra conduziu a uma pauperizao do agricultor. Este adota como sadas, principalmente, a ida para as cidades, abandonando assim o seu modo de vida; a venda temporria de sua fora de trabalho lavoura empresarial; ou a procura de outras oportunidades, traduzida na busca por novas terras (SOUZA, 2001:30).

Essa pauperizao apresentada por Sousa notvel nas quinze entrevistas realizadas com gachos migrantes que se estabeleceram em Coxim. Muito deles, quando interrogados sobre os motivos que os trouxeram a cidade de Coxim, responderam que vieram motivado pelas oportunidades de trabalho, pois Coxim na poca era terra de oportunidades, hoje no mais 2. Por conseguinte, possvel perceber que a inteno do gacho permanecer agricultor, ter trabalho, preservar e reproduzir o seu modo de vida em outra regio, como caso do Centro-Oeste brasileiro. Portanto, o gacho migra, em geral, a partir de uma necessidade de sobrevivncia, uma vez que no Rio Grande do Sul o espao fsico estava se reduzindo paulatinamente, ao contrrio dos sertes mais ao norte do pas, que ainda no tinham terras livres. A principal poltica de colonizao territorial de Getlio Vargas foi a Marcha para o Oeste, que era a poltica de ocupao e nacionalizao das fronteiras do pas, sobretudo na regio Centro-Oeste brasileiro. A partir de 1930 Vargas incentiva a migrao interna a fim de conter a organizao de imigrantes em grandes centros urbanos e faz-los com que se integrassem identidade nacional, pois segundo Rocha:
O governo de Getlio Vargas (...) conduziu uma poltica de colonizao orientada pelas migraes internas [...]. Motivado pelo principio da nacionalidade e de afirmao de uma identidade nacional o governo tomou medidas coercitivas visando atingir as organizaes comunitrias tnicas produzidas pela imigrao, em nome da tradio de assimilao e mestiagem demarcadoras da nacionalidade (ROCHA, 2006:20)

Para que essa poltica se consolidasse foram criadas as Colnias Nacionais, como uma tentativa de solucionar os conflitos agrrios brasileiros. Em 1945, Vargas
2

D.V., gacho e agropecuarista em Coxim MS. Entrevista 21/03/2009. Entrevistador: Cacildo Alves Nascimento. Coxim MS: UFMS/CPCX.

busca

controlar a ocupao de terras devolutas, pois de acordo com a poltica

governamental, no podiam dar concesses gratuitas da terra e sim vend-las nem que fosse por preos simblicos. O que a poltica varguista tentou fazer foi integrao regional do Brasil. Nesse sentido, a questo a partir de ento, passou a ser tratada como uma questo que diz respeito ao desenvolvimento nacional como todo e a ter como linha mestra a expanso das relaes capitalistas mediadas pela ao do Estado (ROCHA, 2006: 47-48). O processo de ocupao do cerrado e da Amaznia brasileira foi necessrio para a expanso capitalista ou para solucionar problemas gerados pelo prprio capital, j que em regies como o Sul no havia mais espao para o desenvolvimento de atividades agrrias, muitos indivduos acabaram nas cidades, vendendo a sua mo-de-obra na indstria; posteriormente, muito deles vem para o oeste brasileiro, a fim de cultivar e produzir, dentro de seu modo de vida tradicional, baseado na pequena produo agrcola.
3

A partir da dcada de 1960, com os sucessivos governos militares, surge um novo projeto de colonizao do Centro-Oeste e da Amaznia. O tom da poltica agora integrar para no entregar e novamente o gacho tem um papel fundamental nesse momento de (re)ocupao das fronteiras agrcolas brasileiras. Esse processo teve incio um pouco antes, nos anos de 1950, com a construo de Braslia, no Planalto Central e vrios projetos de colonizao foram implantados no Estado de Mato Grosso, segundo Abreu:
No sul de Mato Grosso possvel citar empresas colonizadoras, como a Companhia Viao So Paulo - Mato Grosso, que atuou em Bataipor, Anaurilndia e Bataguassu; a Companhia Moura Andrade, que loteou reas nas altas bacias dos rios Samambaia, So Bento e Inhandu-Guau e a Sociedade de Melhoramento e Colonizao (SOMECO), que atuou em Ivinhema e Glria de Dourados, para destacar as mais expressivas. No norte, vrias foram as colonizadoras instaladas como Rio Branco e Jaur, em Cceres MT; Colonizadora SINOP S/A, em Aripuan e Juruena; INDECO, em Aripuan, nas Glebas de Paranait e Alta Floresta; a CODEMAT, tambm em Aripuan, entre outras (ABREU, 2003:277)

A migrao incentivada pelo governo central para Mato Grosso a partir da dcada de 1950 vai trazer gente de todos os rinces do Brasil para a nova fronteira

M.K., Agrnomo, gacho, empresrio e poltico em Coxim MS. Entrevista 18/03/2009. Entrevistador: Cacildo Alves Nascimento. Coxim MS: UFMS/CPCX.

agrcola, que o nosso objeto de estudo. O processo de colonizao nesse perodo vai tentar solucionar vrios problemas brasileiros, pois:
[...] representaria uma vlvula de escape, na medida em que tinha como um dos objetivos, absorverem os excedentes demogrficos das reas rurais mais valorizadas do Sul e Sudeste do pas. Ao mesmo tempo, contribua para preservar a antiga estrutura agrria nacional e esvaziar a discusso em torno da reforma agrria, ao conduzir os trabalhadores rurais sem-terras e/ou expropriados para as terras de ningum. (ABREU, 2003:279).

Essa colonizao atendia o papel ideolgico da classe poltica brasileira da poca, que omitir a desigualdade da estrutura fundiria regional e nacional e, com isso, conter a exaltao dos conflitos sociais em grandes contingentes demogrficos. Dessa forma, buscou-se garantir um exrcito de reserva formado por pessoas como ex-colonos e ex-agricultores para as empresas colonizadoras que se instalavam na regio, com incentivo do governo e mega projetos de explorao do Centro-Oeste. O agrnomo e ex-prefeito municipal, Moacir Kohl, expressou a conjuntura de sua vinda para o sul de Mato Grosso da seguinte forma:
Na dcada de 1970, no governo militar de Geisel surgiram vrios projetos como o PND, PRODOESTE, PRODEPAN, POLOCENTRO, entre outros, e ento vim fazer estgio na regio, pois sempre estudei em escola pblica, sou filho de colono, e fazia Agronomia na Universidade Federal do Rio Grande do Sul, em Porto Alegre e vim na efervescncia do progresso e logo veio a diviso do Estado. Plantei cana em Sonora, seringa do outro 4 lado do Rio Corrente, aqui era tudo cerrado .

Nota-se, na entrevista com Moacir Kohl, que o governo conseguiu que a adeso para a sua ideologia por parte do migrante, que tinham de fazer um Brasil grande e que essa regio era terra de prosperidade, e claro era mo-de-obra para o mercado capitalista que estava em plena expanso na regio. O ano de 1973 foi o marco do movimento migratrio para o sul de Mato Grosso; as prticas da pecuria e da agricultura estavam em evidencias e foi um desafio para os migrantes transformar o cerrado em terras cultivveis, j que apresentavam caractersticas diferentes da sua regio de origem. (WEINGARTNER,
2005:38)

Vimos que tanto a Marcha para o Oeste ocorrida a partir de 1930, com Getlio Vargas, quanto Nova Fronteira Agrcola, a partir de 1960, com os governos
4

M. K., Agrnomo, gacho, empresrio e poltico em Coxim MS. Entrevista 18/03/2009. Entrevistador: Cacildo Alves Nascimento. Coxim MS: UFMS/CPCX.

militares tiveram papel fundamental na expanso e consolidao do capitalismo no Brasil. Esse processo vale destacar, tambm contribuiu para a formao da identidade nacional e de certas identidades regionais. Na tentativa de anlise aqui proposta, buscamos sustentao terica nas categorizaes elaboradas por Norbert Elias. Ao estudar as relaes entre grupos humanos, em posies de distino de poder, Elias elaborou um modelo que ser aqui problematizado e tencionado. Ao tratarmos de questes identitrias a partir de movimentos migratrios como a Marcha para o Oeste e a Nova Fronteira Agrcola, buscaremos estabelecer a relao da identidade do migrante com aqueles que j estavam fixados em Coxim e que, a partir de agora, chamaremos de estabelecidos. Tambm tentaremos analisar, com base em Elias, alguns comportamentos sociais desse grupo de fora (outsider). Segundo Elias:
As categorias estabelecidos e outsiders se definem na relao que as nega e que as constitui como identidades sociais. Os indivduos que fazem parte de ambas esto, ao mesmo tempo, separados e unidos por um lao tenso e desigual de interdependncia. Superioridade social e moral, autopercepo e reconhecimento, pertencimento e excluso so elementos dessa dimenso da vida social que o par estabelecido-outsiders ilumina exemplarmente: as relaes de poder. (ELIAS, 2000:08)

O processo de formao da identidade coxinense ou a manuteno da identidade do migrante perpassa por relaes de poder, que se expressam na anlise das entrevistas com os migrantes, realizadas nesse trabalho. Boa parte dos entrevistados entende que: O estado deve muito a migrao, pois a migrao trouxe a modernizao da agricultura, pecuria, pecuria mais ligada aos paulistas. 5 Outro entrevistado assevera:
o gacho contribuiu com a pecuria, a agricultura e a abertura de empresas e tambm a modernizao do campo de modo geral, pois muitas coisas no existiam aqui e com a chegada dos gachos passaram a existir como 6 empresas que vende mquinas agrcolas e o prprio setor secundrio .

M. K., Agrnomo, gacho, empresrio e poltico em Coxim MS. Entrevista 18/03/2009. Entrevistador: Cacildo Alves Nascimento. Coxim MS: UFMS/CPCX 6 D. V., gacho e agropecuarista em Coxim MS. Entrevista 21/03/2009. Entrevistador: Cacildo Alves Nascimento. Coxim MS: UFMS/CPCX.

Esse sentimento de dvida/cobrana extrapola, muitas vezes, para outro de superioridade em relao a outros elementos componentes do amalgama social coxinense:
Os gachos que vieram para c vieram com capital, so especializados na agricultura, pois na minha gerao tem 66 netos s 2 no so formados, com nvel superior, eu sou agrnomo, meu irmo,(...) agrnomo, tem outros que so tambm, outros so veterinrios, mdicos, dentistas, etc. j os nordestinos so retirantes, no tinham capital, so a maioria analfabeto ou semi-analfabetos, vivem da explorao da terra, pois enquanto a terra d 7 dando alguma coisa esto l, como retirada da madeira, so extrativistas .

O elemento nordestino aparece carregado de esteretipos e estigmatizado, em oposio ao academicismo dos forasteiros gachos. Segundo Elias, essas relaes de poder e de sentimento de superioridade se expressam no apenas por questes materiais. Em geral, o grupo que se coloca numa posio de superioridade
atribua a seus membros caractersticas humanas superiores; exclua todos os membros do outro grupo do contato social no profissional com seus prprios membros; e o tabu em torno desses contatos era mantido atravs de meios de controle social como fofoca elogiosa [praise gossip], no caso dos que observavam, e a ameaa de fofoca depreciativa [blame gossip] contra os suspeitos de transgresso. (ELIAS, 2000:20).

No afirmamos, contudo, que essa relao tenha se dado em termos to nevrlgicos de separao, como na anlise de Elias de uma aldeia inglesa. Porm, no restam dvidas de que o binmio estabelecidos/outsiders pode ser percebido no mbito das relaes sociais dos migrantes gachos com os elementos ditos coxinenses (pantaneiros ou nativos e nordestinos e descendentes). Entretanto, na anlise de Elias, os estabelecidos fincavam bases de poder na questo da antiguidade, em outras palavras, eram os que chegaram primeiro ou sempre estiveram ali. Em Coxim, essa relao se d de forma invertida: imbudos de valores simblicos ditos superiores (academicismo, origem tnica, origem geogrfica) os de fora se sentiam superiores e se colocaram nessa posio:
Essas colnias ai, Paredes, So Romo, Cearense, Planalto eram de nordestinos e quando elas param de dar alguma coisa eles vieram todos
7

M. K., Agrnomo, gacho, empresrio e poltico em Coxim MS. Entrevista 18/03/2009. Entrevistador: Cacildo Alves Nascimento. Coxim MS: UFMS/CPCX

para a cidade e ai surgiu o grilo. Em 1981 fiz muitos Proagro (seguro agrcola), pois nessas colnias tinham plantaes de algodo, o algodo s em falar em frio ele j cai. Mas os gachos tm mais tradio agrcola e modernizou a agricultura e os nordestinos no; ento essas colnias 8 voltaram a ser fazendas novamente .

As respostas dos migrantes vo, em geral, ao encontro das assertivas de Elias, pois possvel notar sempre um tom de superioridade na fala dos entrevistados em relao ao migrante nordestino. Os atributos que os distinguem positivamente em suas auto-representao aparecem invariavelmente: poder econmico, formao acadmica, origem sulina, etc. notrio, a partir da citao de Elias e das entrevistas, como se d a relao entre esses dois grupos na cidade de Coxim: os detentores de melhores condies econmicas e formao acadmica se sobrepem ao restante, e usa de generalizaes para com o outro. Isso se d, sobretudo no aspecto social, conforme podemos perceber, quando imputam quase como algo inato aos nordestinos o fato de no conseguiram cultivar a terra e virem a cidade formar as regies perifricas, chamadas popularmente de grilos. Nota-se que a percepo social estabelecida pelo grupo dominante se d, sobretudo, a partir do contato profissional, pois os nordestinos no vivem no mesmo universo social do migrante gacho. Essa relao invertida, que o prprio Elias nos autoriza, se baseia tambm em estruturas de coeso de grupo. A superioridade se solidifica atravs da coeso do grupo social, pois em Coxim o grupo social visivelmente mais coeso dos gachos; esses tm um prprio cdigo de relacionamento que se materializa no CTG (Centro de Tradies Gachas), onde se renem para cultivar os costumes e tradies do tradicionalismo, um centro de convivncia cultural, e porque no, de manuteno de sua superioridade social. possvel notar em Coxim, portanto, que tanto aqueles que aqui estavam antes dos gachos (maioria), quanto queles que chegaram mesma poca, vindos de outras regies, no possuem o mesmo grau de coeso social do que os sulistas. Como o prprio Elias afirma, quanto maior o grau de coeso, mais tendncia tem o grupo de se colocar em posio superior. (ELIAS, 2000:22)

M. K., Agrnomo, gacho, empresrio e poltico em Coxim MS. Entrevista 18/03/2009. Entrevistador: Cacildo Alves Nascimento. Coxim MS: UFMS/CPCX.

Essa coeso do grupo social pode ser notada nas entrevistas, quanto tratamos do assunto do CTG. Sobre sua fundao:
Surgiu da necessidade de se ter um local de encontro em Coxim, e em 1988 em uma reunio na rea de Lazer do 47 BI reuniram vrios segmentos da sociedade e foi fundado o CTB (Centro Brasileiro de Tradies) que iria abranger toda a sociedade, porm no fim fundamos o CTG, devido aos interesses dos demais segmentos que no deram 9 prosseguimento a proposta inicial .

Notamos ento a coeso do grupo gacho, em face do desinteresse dos representantes de nordestinos e pantaneiros: se reuniram vrios segmentos sociais para fundar um local de encontro em comum; no havendo interesse do todo e sim de uma parte, percebemos o fortalecimento da unidade de uma parcela em manter a proposta, s que agora privilegiando as origens e no mais do grupo macro. Os estabelecidos que tm um estilo de vida em comum e que se conhecem a mais de duas geraes sentem
[...] o afluxo de recm-chegados a seu bairro [...] como uma ameaa a seu estilo de vida j estabelecido, embora os recm-chegados fossem seus compatriotas. Para o grupo nuclear da parte antiga de Winston Parva, o sentimento do status de cada um e da incluso na coletividade estava ligado vida e s tradies comunitrias (ELIAS, 2000:25).

Pode ser que os nativos ou nordestinos mais antigos tiveram essa reao no momento de fundao do Centro de Tradies Brasileiras, que nunca saiu do papel. Contudo o grupo mais coeso, mesmo geracionalmente, colocou-se na posio estabelecida em virtude de elementos identitrios de natureza mltipla: origens, escolaridade, status e classe social, etc. Os estabelecidos, ex-outsiders, em Coxim afirmam que [...] o CTG se descaracterizou muito a partir da introduo de outras culturas, pois hoje j no se realiza os bailes sociais do CTG (sic)10. Notamos a repulsa do grupo que se manteve coeso em aceitar a cultura do outro; no exemplo de Elias, a cidade de nome fictcio, Winstom Parva, o grupo coeso e moralmente superior via a introduo do outro em seus espaos como elemento descaracterizador e ameaador da prpria sobrevivncia da identidade.
9

M. K., Agrnomo, gacho, empresrio e poltico em Coxim MS. Entrevista 18/03/2009. Entrevistador: Cacildo Alves Nascimento. Coxim MS: UFMS/CPCX. 10 C. M., Gacho e comerciante em Coxim MS. Entrevista 21/03/2009. Entrevistador: Cacildo Alves Nascimento. Coxim MS: UFMS/CPCX.

Portanto, o migrante gacho tornou-se estabelecido atravs de sua coeso grupal e se sobreps aos demais segmentos da sociedade coxinense, mesmo sendo minoria; suas tradies so mais visveis e a preservao de sua identidade foi mantida a partir do momento em que configurado um ponto de encontro para o cultivo dos hbitos e tradies em comum.
Estou aqui h 30 anos, sou cidado coxinense, sou sul-mato-grossense agraciado com titulo, meus filhos nasceram aqui em Coxim, minha famlia est toda aqui os meus pais esto enterrados em Coxim, sinto 11 perfeitamente integrado a regio .

Ao entrevistar os migrantes gachos foi possvel notar a sua identificao com o local, porm algumas ressalvas, j que os costumes e o meio social so diferentes, mas o melhor local de se viver o lugar que se ganha dinheiro, que cria seus filhos, onde se vive12. O gacho aqui estabelecido que era o ex-outsiders, continua com a mentalidade de superioridade em relao aos demais , por mais que estejam integrados conforme eles mesmos dizem. Nota-se que h um interesse muito grande do migrante gacho em se manter economicamente ativo, pois no so apegados ao local em sua maioria, pois o melhor local aquele onde ele possa retirar o seu sustento, no h interesse desses migrantes retornarem ao Rio Grande do Sul, pois vo ao estado de origem somente a passeio. O gacho um migrante que carrega os valores culturais consigo e essa manifestao vista atravs do CTG, que .
[...] antes de tudo uma instancia simblica [...]que procura entregar ao individuo (seja migrante ou no) uma agremiao com as mesmas caractersticas do grupo local que ele perdeu ou teme perder: o pago. [...]. Na perspectiva do autor existe um poder simblico que legitima a integrao fictcia da sociedade atravs de um arsenal ideolgico produzido pelas classes dominantes ou hegemnicas. (ROCHA, 2006:80)

Esse smbolo para os gachos migrantes muito forte, pois eles se unem atravs do CTG (Centro de Tradies Gachas) para matar a saudade, pois a criao de um local de convivncia cultural facilita que os gachos se adaptem a qualquer regio, pois independente do local ele no vai deixar de ser gacho,
11

M. K., Agrnomo, gacho, empresrio e poltico em Coxim MS. Entrevista 18/03/2009. Entrevistador: Cacildo Alves Nascimento. Coxim MS: UFMS/CPCX 12 D. V., gacho e agropecuarista em Coxim MS. Entrevista 21/03/2009. Entrevistador: Cacildo Alves Nascimento. Coxim MS: UFMS/CPCX.

sobretudo na sua pratica cultural; faz deles um grupo coeso, pois podemos notar segundo Rocha que o
[...] sentimento de pertencimento ao gauchismo est vinculado ao conhecimento e domnio da cultura gacha. No apenas o fato de ter nascido no Rio Grande do Sul ou andar pilchado que torna um indivduo gacho. Nesse sentido acredito que ser gacho um estado de esprito. (ROCHA, 2006:79).

O gacho pode ser sentir integrado ao local que reside, porm pode nunca deixar de ser gacho, j que h uma manuteno muito forte da cultura atravs do CTG, e isso visvel na fala das pessoas que entrevistamos.
Os CTGs surgiram no Rio Grande do Sul, para preservar a tradio e os costumes. Pois o um local onde se aprende a respeitar os mais velhos, a danar um centro de convivncia cultural. (...) foi um movimento cultural contra a revoluo americana e o objetivo era resgatar os costumes gachos quem cultuava essa cultura eram os grossos, e o gacho em contra posio a cultura de massificao norte americana resgata os costumes e a cultura gacha atravs dos CTGs, e a partir de 1970 surgem 13 a gurizada, uma nova gerao que continua com esses objetivos .

Ento atravs das analises das entrevistas podemos buscar o entendimento de que a identidade gacha influenciou muito mais a identidade local, pois apresenta uma organizao grupal muito forte para a manuteno da mesma que podemos fazer um paralelo com Elias que a tentativa de evitar os demais grupos sociais:
[...] o contato mais intimo com eles, portanto, sentido como desagradvel. Eles pem em risco as defesas profundamente arraigadas do grupo estabelecido o desrespeito s normas e tabus coletivos, de cuja observncia depende o status de cada um dos seus semelhantes no grupo estabelecido e seu respeito, seu orgulho e sua identidade como membro do grupo superior. Entre os j estabelecidos, cerrar fileiras certamente tem a funo social de preservar a superioridade de poder do grupo. Ao mesmo tempo, a evitao de qualquer contato social mais estreito com os membros do grupo outsider tem todas as caractersticas emocionais do que, num outro contexto, aprendeu-se a chamar de medo de poluio. (ELIAS, 2000:26).

Essas situaes podem notar quando perguntado sobre as atividades do CTG (...) o CTG descaracterizou muito a partir da introduo de outras culturas
14

13

M. K., Agrnomo, gacho, empresrio e poltico em Coxim MS. Entrevista 18/03/2009. Entrevistador: Cacildo Alves Nascimento. Coxim MS: UFMS/CPCX 14 C. M., Gacho e comerciante em Coxim MS. Entrevista 21/03/2009. Entrevistador: Cacildo Alves Nascimento. Coxim MS: UFMS/CPCX.

Os gachos conseguiram influenciar tanto a sociedade sul-mato-grossense quanto coxinenses e os reflexos so sentidos na economia e poltica do estado de Mato Grosso do Sul e no municpio de Coxim, pois os gachos conseguiram impor o seu jeito a sociedade coxinense que tomou postos polticos de famlias tradicionais. Quando analisamos as entrevistas nas entre linhas possvel perceber que o migrante gacho o ator que promoveu grandes mudanas no municpio de Coxim, pois eles mesmos dizem Coxim era isolado no tinha telefone TV, a cidade era sem planejamento, no tinha energia, tinha muita eroso, essa Avenida Virginia Ferreira era eroso em toda ela 15. Por conseguinte, ao final dessa discusso bem visvel que houve uma inverso na questo estabelecidos e outsiders em Coxim, o gacho passou ser o grupo dominante, apesar de ser minoria, mas manteve o que Elias afirma, a coeso de grupo, isso tambm fez com que permanecesse a sua identidade,mesmo longe de seu espao geogrfico natural, pois houve a manuteno de elementos culturais diferenciadores. Buscando entender como se configurou o processo de identidade no Municpio de Coxim a partir do processo migratrio, foi preciso reportar aos elementos que se estabeleceram nas estruturas nacionais do Brasil Contemporneo, e como foi fixado o processo de ocupao das fronteiras brasileiras; foi necessrio compreender como o Estado nao atuou sobre a questo territorial do pas, sobretudo as questes fronteirias e a expanso capitalista. Foi necessria a anlise da poltica de ocupao e povoamento que se fizeram presente na formao territorial e identitria do Centro-Oeste brasileiro. Os estudos sobre os fluxos migratrios na histria recente do pas apresentam um quadro social e poltico que permite melhor o entendimento sobre a identidade a partir do processo migratrio. Ento foi possvel uma discusso a partir do ponto de vista sociolgico de identidade. Na anlise sobre os migrantes gachos ficou bem claro que a despeito da mobilidade geogrfica, esses indivduos no deixaram suas prticas de diferenciao identitrias; entre eles h uma manuteno cultural, sobretudo atravs

15

M. K., Agrnomo, gacho, empresrio e poltico em Coxim MS. Entrevista 18/03/2009. Entrevistador: Cacildo Alves Nascimento. Coxim MS: UFMS/CPCX

dos CTGs, que sustenta uma unidade grupal, mesmo longe de seu espao geogrfico de origem. A cidade de Coxim apresenta um grande numero de migrantes, entre eles, os gachos e nordestinos so os que mais se destacam. Os gachos representam apenas 2% da populao coxinense, mas formam um grupo que tem muita fora poltica, econmica e cultural dentro da sociedade coxinense. Portanto, acreditamos que esse trabalho busca atingir o seu objeto inicial: conhecer a identidade da populao atravs do processo migratrio e conhecer as transformaes sociais e identitrias ocorridas ao longo do tempo analisado, e tambm com esses migrantes se relacionam com os demais grupos.

REFERNCIAS

ABREU, Silvana. Ocupao, Racionalizao e Consolidao do Centro-oeste brasileiro: O Espao Mato-grossense e a Integrao Nacional. In_: MARIN, Jrri Roberto e VASCONCELOS, Cludio Alves de. Histria, Regio e Identidade. Campo Grande, Editora UFMS. 2003. CASTRO, S. Pereira e outros. A colonizao Oficial em Mato Grosso: a nata e a borra da sociedade. Cuiab: EdUFMT. 1994. ELIAS, Norbert. Os Estabelecidos e os Outsiders. Traduo: Vera Ribeiro. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2000. HALL, S. Identidade cultural na ps-modernidade. Rio de Janeiro: DP&A Editora, 1997. ROCHA, Betty Nogueira. Em qualquer cho: sempre gacho: a multiterritorialidade do migrante gacho no Mato Grosso. 2006. 160 f. Dissertao (Mestrado) Instituto de Cincias Humanas e Sociais. Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropdica, 2006. RODRIGUES, J. Barbosa. Histria de Mato Grosso do Sul. So Paulo. Editora do Escritor. 1985 VASCONCELOS, Cludio Alves de. A colonizao dirigida e imigrao japonesa: elementos constitutivos da identidade sul-mato-grossense. In _ : MARIN, Jrri

Roberto e VASCONCELOS, Cludio Alves de. Histria, Regio e Identidade. Campo Grande, Editora UFMS. 2003 WEINGARTNER, Alisolete Antonia dos Santos. So Gabriel do Oeste: memria e imagens de uma histria. Campo Grande Midiograf. 2005.

Das könnte Ihnen auch gefallen