Sie sind auf Seite 1von 11

REALIZAO

PREFEITURA MUNICIPAL DE CAMAARI SECRETARIA DE ADMINISTRAO - SECAD ESTADO DA BAHIA


REF. EDITAL N 001/2010 CONCURSO PBLICO

INSTRUES
Voc est recebendo do fiscal um Caderno de Questes com 50 (cinquenta) questes numeradas sequencialmente que compem a prova objetiva. Composio da Prova:
QUANTIDADE DE QUESTES 01 a 20 21 a 35 36 a 50 MATRIA Conhecimento Especfico e Legislao Lngua Portuguesa Conhecimentos Gerais e Atualidades

Voc receber, tambm, a Folha de Respostas personalizada para transcrever as respostas das questes da prova objetiva.

ATENO
12 proibido folhear o Caderno de Questes antes da autorizao do fiscal. Aps autorizao, verifique se o Caderno de Questes est completo, sem falhas de impresso e se a numerao est correta. Confira tambm se sua prova corresponde ao cargo para o qual voc se inscreveu. Caso haja qualquer divergncia, comunique o fato ao fiscal imediatamente. prova aps 60 (sessenta) minutos de seu incio. Caso queira levar o caderno de questes, s poder leva-lo aps 03 (trs) horas decorridas do incio da prova, devendo, obrigatoriamente, devolver ao fiscal a Folha de Respostas assinada. As provas estaro disponibilizadas no site da AOCP (www.aocp.com.br), a partir da divulgao do Gabarito Preliminar. O candidato poder anotar o gabarito no verso da capa da prova e levar consigo.

3-

Confira seu nome completo, o nmero de seu documento e o nmero de sua inscrio na Folha de Respostas. Caso encontre alguma divergncia, comunique o fato ao fiscal para as devidas providncias.

11-

Os 03 (trs) ltimos candidatos da sala s podero sair juntos e aps a conferncia de todos os documentos da sala e assinatura da ata.

4-

Voc dever transcrever as respostas das questes objetivas para a Folha de Respostas definitiva, que ser o nico documento vlido para a correo das provas. O preenchimento da Folha de Respostas de inteira responsabilidade do candidato.

12-

Durante a prova, no ser permitida qualquer espcie de consulta ou comunicao entre os candidatos, nem a utilizao de livros, cdigos, manuais, impressos ou anotaes, calculadoras, relgios, agendas eletrnicas, pagers, telefones celulares, BIP, Walkman, gravador ou qualquer outro equipamento eletrnico. A utilizao desses objetos causar eliminao imediata do candidato.

56-

Para realizao da prova o candidato dever utilizar caneta esferogrfica transparente, com tinta de cor azul ou preta. Leia atentamente cada questo da prova e assinale, na Folha de Respostas, a opo que a responda

13-

Os objetos de uso pessoal, incluindo telefones celulares, devero ser desligados e mantidos dessa forma at o trmino da prova e entrega da Folha de Respostas ao fiscal.

corretamente. Exemplo correto da marcao da Folha de Respostas:

7-

A Folha de Respostas no poder ser dobrada, amassada, rasurada ou conter qualquer marcao fora dos campos destinados s respostas.

14-

Qualquer tentativa de fraude, se descoberta, implicar em imediata denncia autoridade competente, que tomar as medidas cabveis, inclusive com priso em flagrante dos envolvidos.

8-

Na correo da Folha de Respostas, ser atribuda nota 0 (zero) s questes no assinaladas, que contiverem mais de uma alternativa assinalada, emenda ou rasura, ainda que legvel.

9-

Voc dispe de 4h (quatro) para fazer a prova, incluindo a marcao da Folha de Respostas e a Redao. Faa-a com tranquilidade, mas controle seu tempo.

10-

Voc somente poder deixar definitivamente a sala de

ED27

FOLHA PARA ANOTAO DAS RESPOSTAS DO CANDIDATO

QUESTO RESP.

10

11

12

13

14

15

16

17

18

19

20

21

22

23

24

25

QUESTO RESP.

26

27

28

29

30

31

32

33

34

35

36

37

38

39

40

41

42

43

44

45

46

47

48

49

50

CONHECIMENTO ESPECFICO E LEGISLAO


QUESTO 01 O termo desenvolvimento sustentvel remete o ser humano a pensar em uma forma de buscar um desenvolvimento capaz de suprir as necessidades da gerao atual, sem comprometer a capacidade de atender as necessidades das futuras geraes. O evento que consagrou o termo desenvolvimento sustentvel ocorrido no ano de 1992 foi a Conferncia das Naes Unidas sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento Humano ou Rio 92. Nesta conferncia foram produzidos os documentos oficias que seguem, EXCETO (A) Carta da Terra. (B) Conveno da Biodiversidade. (C) Conveno sobre mudanas climticas. (D) Protocolo de Quioto. (E) Agenda 21. QUESTO 02 Na natureza conjuntos de populaes podem ser encontrados em determinadas reas ocupando diferentes nichos ecolgicos. Este conjunto de populaes chamado de (A) ecossistema. (B) espcie. (C) biosfera. (D) habitat. (E) comunidade. QUESTO 03 A conservao da biodiversidade, nos dias atuais, busca tentar reduzir os fatores que reconhecidamente causam extino de espcies. So causas da extino de espcies todas as alternativas abaixo, EXCETO (A) perda de habitat. (B) fragmentao de habitat. (C) introduo de espcies exticas. (D) superexplorao de espcies para uso humano. (E) corredores de biodiversidade. QUESTO 04 As unidades de conservao so espaos territoriais e seus recursos ambientais, incluindo as guas jurisdicionais, com caractersticas naturais relevantes, legalmente institudo pelo Poder Pblico, com objetivos de conservao e limites definidos, sob regime especial de administrao, ao qual se aplicam garantias adequadas de proteo. Sobre o tema assinale a alternativa correta: (A) O objetivo bsico das unidades de proteo integral compatibilizar a conservao da natureza com o uso sustentvel de parcela dos seus recursos naturais. (B) O objetivo bsico das unidades de uso sustentvel preservar a natureza, sendo admitido apenas o uso indireto dos seus recursos naturais. (C) As estaes ecolgicas so unidades de proteo integral que tem como objetivo a preservao da natureza e a realizao de pesquisas cientficas. (D) Os parques nacionais so unidades de uso sustentvel cujo objetivo bsico a preservao de ecossistemas naturais de grande relevncia ecolgica e beleza cnica. Nestas unidades no permitida a visitao pblica. (E) As reas de proteo ambiental so unidades de conservao de proteo integral que geralmente possuem rea pequena e sem nenhuma ocupao humana.

QUESTO 05 Assinale a alternativa que contenha apenas os biomas encontrados no Brasil. (A) Savanas, desertos e florestas temperadas. (B) Florestas tropicais, savanas e campos. (C) Florestas tropicais, taiga e tundra. (D) Savanas, tundra e chaparral. (E) Florestas tropicais, desertos e campos. QUESTO 06 A Mata Atlntica brasileira possui 20.000 espcies de plantas, 40% das quais so endmicas. No entanto, menos de 10%da floresta permanece inalterada. Mais de duas dezenas de espcies criticamente ameaadas de vertebrados esto lutando para sobreviver na regio, incluindo trs espcies de micos-lees e seis espcies de aves. Devido a esta elevada importncia ecolgica a Mata Atlntica considerada um hotspot de biodiversidade. Alm da Mata Atlntica qual dos biomas brasileiros abaixo tambm considerado em hotspot de biodiversidade? (A) Cerrado. (B) Amaznia. (C) Caatinga. (D) Pantanal. (E) Pampas. QUESTO 07 Sobre a recuperao de reas degradadas, analise as assertivas e, em seguida, assinale a alternativa que aponte a(s) correta(s). I. A escolha de espcies para utilizao em recuperao de reas degradadas deve ter como ponto de partida estudos da composio florstica da vegetao remanescente da regio. As espcies pioneiras e secundrias iniciais devero ter prioridade na primeira fase da seleo de espcies. Utilizao de espcies florestais deve sempre seguir um modelo de sucesso ecolgica primria autgama.

II.

III.

(A) (B) (C) (D) (E)

Apenas I. Apenas I e II. Apenas I e III. Apenas II e III. I, II e III.

CARGO: TCNICO EM MEIO AMBIENTE

-3-

QUESTO 08 Analise o grfico abaixo e assinale a alternativa INCORRETA.

bacia, a fim de promover a conservao e utilizao sustentvel dos recursos naturais, principalmente os recursos hdricos, e o desenvolvimento sustentvel. (A) (B) (C) (D) (E) Apenas I. Apenas I e II. Apenas I e III. Apenas II e III. I, II e III.

QUESTO 10 Assinale a alternativa que contenha apenas atividades potencialmente poluidoras do solo. (A) Despejo de efluentes lquidos no tratados e uso de carros movidos gasolina. (B) Atividades de minerao e atividades de reflorestamento. (C) Culturas agrcolas alternativas de carter orgnico e uso extensivo do solo pela agricultura tradicional. (D) Despejo de resduos urbanos em lixes sem tratamento e uso indevido de agrotxicos. (E) Aterros sanitrios controlados e queima de combustveis fsseis. (A) O grfico representa o processo de eutrofizao artificial que consiste na reduo de organismos fotossintetizantes em um lago devido a carga excessiva de nutrientes disponvel. A produo primria aumenta devido ao aumento excessivo de algas fitoplanctnicas. O oxignio disponvel no fundo do lago diminui. Geralmente nestas condies ocorre um aumento na morte dos organismos aquticos que proporcionam aumento na matria orgnica no fundo do lago. Os lagos que passam por estas condies podem exibir uma cor esverdeada tpica. QUESTO 11 Observe a figura abaixo que representa o ciclo do carbono na natureza e assinale a alternativa correta.

(B) (C) (D)

(E)

QUESTO 09 A gua um dos recursos naturais de maior importncia, sendo o principal constituinte dos organismos vivos e imprescindvel para a qualidade de vida e o desenvolvimento econmico da populao, alm de ser componente da paisagem e do meio ambiente. Devido a esta importncia necessrio que se faa um correto manejo das bacias hidrogrficas para que este recurso seja preservado. Sobre o tema, analise as assertivas e, em seguida, assinale a alternativa que aponte a(s) correta(s). I. O termo bacia hidrogrfica pode ser definido como a rea de captao natural da gua da precipitao, drenando essa gua por ravinas, canais e tributrios, para um curso dgua principal, tendo a vazo uma nica sada, desaguando em um curso dgua maior, lago ou oceano. Os topos de vertentes onde se formam divisores de gua devem ter especial destaque nos planejamentos de manejo de bacias hidrogrficas, devendo ser impedida ocupao humana destas reas obedecendo no mnimo a distncia legal da rea de preservao permanente. O manejo de bacias hidrogrficas corresponde ao processo que permite formular um conjunto integrado de aes sobre o meio ambiente, a estrutura social, econmica, institucional e legal de uma

(A)

(B)

(C)

II.

(D)

(E)

A figura acima representa apenas a parte natural do ciclo do carbono, excluindo o papel humano que est alterando este ciclo biogeoqumico na natureza. O homem pode alterar o ciclo do carbono na natureza por meio da queima de combustveis fsseis e pelo aumento no desmatamento, provocando um aceleramento do efeito estufa, no fenmeno conhecido como aquecimento global. O gs carbnico (CO2) considerado um poluente atmosfrico de classe II, sendo considerado um dos principais responsveis pela formao da chuva cida. O processo de combusto pode gerar gs carbnico somente se ocorrer de forma incompleta, sendo o principal produto da combusto completa de compostos orgnicos o monxido de carbono (CO). A entrada de carbono nos sistemas vivos ocorre por meio da fixao de CO2 no processo de respirao celular, e a sada do mesmo dos sistemas ocorre aps a decomposio e a fotossntese.

III.

CARGO: TCNICO EM MEIO AMBIENTE

-4-

QUESTO 12 Sobre o gerenciamento de resduos slidos, analise as assertivas e, em seguida, assinale a alternativa que aponte a(s) correta(s). I. Dentre os resduos considerados no reciclveis devido s suas propriedades fsicas ou qumicas encontra-se a espuma, as pilhas, os espelhos e materiais produzidos a partir de ao e alumnio. Os aterros sanitrios de resduos slidos urbanos, consistem em uma tcnica de disposio de resduos no solo, sem causar danos ou riscos sade pblica e segurana, minimizando os impactos ambientais. Um dos maiores danos que o uso de lixes provoca ao meio ambiente que o lixo depositado diretamente sobre o solo, sem nenhum tipo de impermeabilizao, podendo causar contaminao do solo e das guas subterrneas.

(C) (D) (E)

Construo de aterros sanitrios e extrao de combustveis fsseis. Recuperao de reas degradadas e construo de linhas de transmisso de energia eltrica. Extrao de minrios e abertura de trilhas interpretativas em unidades de conservao.

II.

III.

(A) (B) (C) (D) (E)

Apenas I. Apenas I e II. Apenas I e III. Apenas II e III. I, II e III.

QUESTO 15 Segundo a lei n 6.938/81 so objetivos da Poltica Nacional do Meio Ambiente todas as alternativas abaixo, EXCETO (A) visar compatibilizao do desenvolvimento econmico-social com a preservao da qualidade do meio ambiente e do equilbrio ecolgico. (B) visar definio de reas prioritrias de ao governamental relativa qualidade e ao equilbrio ecolgico, atendendo aos interesses da Unio, dos Estados, do Distrito Federal, dos Territrios e dos Municpios. (C) visar ao estabelecimento de critrios e padres de qualidade ambiental e de normas relativas ao uso e manejo de recursos ambientais. (D) visar ao desenvolvimento de pesquisas e de tecnologias nacionais orientadas para o uso racional de recursos ambientais (E) visar criao de atividades geradoras de renda que promovam um aceleramento da economia de forma a contribuir com o crescimento econmico do pas. QUESTO 16 Em relao s disposies preliminares da Lei Municipal 407/98 que organiza o Estatuto dos Servidores Pblicos do Municipio de Camaari, analise as assertivas e assinale a alternativa que aponta a(s) correta(s). I. vedado atribuir ao servidor encargos ou servios diferentes dos prprios de sua carreira ou cargo, tais definidos em lei ou regulamentos, ressalvadas as comisses legais e designaes especiais efetuadas pelo Prefeito, desde que compatveis com a dignidade do cargo e capacidade do servidor para exerc-lo. proibido o exerccio gratuito de cargos pblicos, salvo nos casos previstos em lei. Referncia o nmero indicativo da posio do cargo na escala bsica de vencimentos; grau a letra indicativa do valor progressivo da referncia. Padro de vencimentos constitudo pelo conjunto de referncia e grau.

QUESTO 13 Assinale a alternativa correta. (A) Entendem-se por educao ambiental os processos por meio dos quais o indivduo e a coletividade constroem valores sociais, conhecimentos, habilidades, atitudes e competncias voltadas para a conservao do meio ambiente, bem de uso comum do povo, essencial sadia qualidade de vida e sua sustentabilidade. (B) Para que um programa de educao ambiental seja efetivo ele deve necessariamente ser coordenado por um profissional da rea de biologia ou ecologia. (C) A educao um processo pontual no processo de formao do indivduo, devendo ser trabalhada de preferncia nos anos finais do ensino fundamental como uma disciplina obrigatria da matriz curricular. (D) A educao ambiental pode ser dividida em: educao informal que se caracteriza em um processo institucionalizado que ocorre nas unidades de ensino; e educao formal que executada fora da escola e envolve maior flexibilidade de mtodos, contedos e pblico alvo. (E) Os meios de comunicao de massa podem colaborar de maneira ativa e permanente na disseminao de informaes e prticas educativas sobre meio ambiente e incorporar a dimenso ambiental em sua programao, porm isto no se constitui uma forma de educao ambiental. QUESTO 14 Dependem de elaborao de estudo de impacto ambiental (EIA) e respectivo relatrio de impacto ambiental (RIMA), o licenciamento das seguintes atividades modificadoras do meio ambiente: (A) Construo de estradas de rodagem com duas ou mais faixas de rolamento e criao de unidades de conservao de proteo integral. (B) Construo de usinas geradoras de eletricidade acima de 1.000 MW e criao de corredores de biodiversidade.

II.

III.

IV.

(A) (B) (C) (D) (E)

Apenas I. Apenas II e III. Apenas I e IV. Apenas I, III e IV. I, II, III e IV.

CARGO: TCNICO EM MEIO AMBIENTE

-5-

QUESTO 17 Assinale a alternativa que NO apresenta um requisito bsico para a investidura em cargo pblico, nos termos da Lei Municipal 407/98 que organiza o Estatuto dos Servidores Pblicos do Municipio de Camaari. (A) A nacionalidade brasileira ou estrangeira, na forma da lei. (B) A quitao com as obrigaes militares e eleitorais. (C) Idade mnima de 21 anos. (D) A habilitao profissional para o exerccio do cargo, quando for o caso. (E) O gozo dos direitos polticos. QUESTO 18 Posse o ato pelo qual a pessoa investida em cargo pblico. De acordo com a Lei Municipal 407/98 que organiza o Estatuto dos Servidores Pblicos do Municpio de Camaari, a posse ocorrer (A) no prazo de trinta dias, contados da publicao do ato de nomeao, prorrogvel, uma nica vez, por igual perodo. (B) no prazo de quinze dias, contados da publicao do ato de nomeao, prorrogvel, uma nica vez, por igual perodo. (C) no prazo de trinta dias, contados da publicao do ato de nomeao, sendo tal prazo improrrogvel. (D) no prazo de quinze dias, contados desde o fim do concurso, prorrogvel, uma nica vez, por igual perodo. (E) no prazo de quarenta e cinco dias, contados da publicao do ato de nomeao, prorrogvel, uma nica vez, por igual perodo. QUESTO 19 Nos termos do que dispe a Lei Municipal 874/2008, que institui o Plano de Carreira, Cargos e Vencimentos dos Servidores Pblicos do Municpio de Camaari, o servidor ocupante de cargo efetivo nomeado para o exerccio de cargo em comisso (A) ser exonerado do cargo efetivo. (B) ser demitido do cargo efetivo. (C) continuar recebendo o mesmo vencimento de seu cargo efetivo. (D) poder optar pelo vencimento do cargo efetivo acrescido de 30% (trinta por cento) do valor do cargo em comisso, ou pelo vencimento atribudo ao cargo em comisso para o qual foi nomeado. (E) ficar com o cargo efetivo suspenso pelo prazo de 2 anos, prorrogveis por igual perodo.

QUESTO 20 Em relao s disposies da Lei Municipal 874/2008, que institui o Plano de Carreira, Cargos e Vencimentos dos Servidores Pblicos do Municipio de Camaari, analise as assertivas e assinale a alternativa que aponta a(s) correta(s). I. Progresso horizontal a movimentao do servidor de um cargo para outro imediatamente superior. A progresso horizontal ser realizada a cada 03 (trs) anos. O resultado favorvel alcanado nas avaliaes de mrito funcional assegura ao servidor a movimentao para uma referncia salarial imediatamente superior a que se encontra. As avaliaes realizadas durante o perodo de estgio probatrio, para fins de estabilidade do servidor no sero utilizadas para efeito de progresso horizontal do servidor.

II.

III.

IV.

(A) (B) (C) (D) (E)

Apenas I. Apenas II e III. Apenas I e IV. Apenas I, III e IV. I, II, III e IV.

CARGO: TCNICO EM MEIO AMBIENTE

-6-

LNGUA PORTUGUESA
Energia limpa Por causa da crise ambiental, energia renovvel est virando moda tecnolgica e o etanol firma-se como excelente opo da nossa agroindstria Vitria ambiental do etanol no exterior. A Agncia de Proteo Ambiental (EPA) dos Estados Unidos acaba de consider-lo um "biocombustvel renovvel de baixo carbono". Abrem-se as portas do mercado internacional para o lcool combustvel oriundo da cana-de-acar. Ponto para o Brasil. Segundo as normas do Tio Sam, para obter essa importante classificao o produto precisa emitir, no mnimo, 50% menos gases de efeito estufa em comparao gasolina. No caso do etanol brasileiro, essa reduo chega a 61%. Foi pouco. Os estudos daqui mostravam que o etanol de cana pode emitir at 82% menos gases que a gasolina. Eufricos passaram o carnaval os produtores nacionais de etanol. Faziam contas em dlares. Isto porque os Estados Unidos devem consumir, pelo menos, 45 bilhes de litros de biocombustveis em 2010, volume que deve subir para 136 bilhes at 2022. A demanda pela importao do etanol brasileiro pode quadruplicar, atingindo 15 bilhes de litros. Dados positivos. O lcool etlico, batizado de etanol no mundo dos combustveis, surge a partir da fermentao anaerbica, quer dizer, aquela que ocorre sem a presena de oxignio. Nesse processo biolgico, fungos microscpicos (leveduras) decompem os acares, quebrando-lhes as molculas para liberar energia, necessria em sua multiplicao. O etanol resulta como um subproduto dessa transformao qumica. Qualquer matria-prima que acumule acares, carboidrato ou amido serve para a fabricao de etanol. Basta ser inoculado e deixado a fermentar, como sempre se procedeu nas bebidas alcolicas. Vem de longe essa histria. Vinho de uva se fazia desde o Egito antigo. Os ndios tupiniquins produziam cauim de mandioca. J os incas fermentavam a chicha do milho macerado. Perceba que cada qual utilizava uma matria-prima, segundo sua cultura e oportunidade. Quando se promove a destilao, purifica-se o lcool existente no caldo fermentado, retirado por evaporao. Cachaa fabrica-se destilando o caldo fermentado de cana-de-acar; vodca e usque, de cereais; tequila, de uma cactcea. bsico o processo da fermentao. Por isso volta e meia se encontra por a, andando pelo interior do Pas, bebida alcolica de tudo quanto tipo, feita de batata, castanha, arroz, abacaxi, jabuticaba. Curioso. Das bebidas para os veculos. No caso dos combustveis para motores do ciclo Otto, desenvolvidos inicialmente para queimar gasolina, destacam-se dois tipos de etanol: o anidro e o hidratado. Anidro significa um lcool com pureza mnima de 99,3 ou seja, quas e , nada de gua em sua composio. No caso do lcool hidratado, a pureza cai para 92,6 Este tipo se usa . diretamente no tanque dos veculos. Aquele outro, puro, se mistura gasolina, entre 20% e 25%, para melhorar a potncia carburante. Reduz poluio. O reconhecimento dos norte-americanos indica que o rendimento energtico do etanol oriundo da cana-deacar ultrapassa o produto deles, advindo do milho. O etanol, nos dois casos, o mesmo, surgindo pela fermentao. Mas na conta energtica, de elevado valor ambiental, calcula-se o dispndio de energia fssil

utilizado na produo, desde a roa, de cada um dos processos. Vence fcil o etanol da cana. H anos se sabia disso, mas por razes da competio econmica inexistia o reconhecimento internacional. Em 2006, estudo publicado por Andreoli e Souza, pesquisadores da Embrapa, indicava que o balano de energia para converter o milho em etanol resultava negativo, na base de 1,29:1, enquanto o etanol da cana dava positivo, da ordem de 1:3,24. Quer dizer, cada kcal de etanol de milho elaborado exige 29% a mais de energia em sua produo; no etanol de cana a relao se inverte: cada kcal de energia gera um ganho de 224%. Vrias razes explicam o fenmeno. A mais importante delas diz respeito ao rendimento fsico por rea plantada. Uma boa lavoura de cana produz 100 toneladas de colmos por hectare (ha), ricos em acar. Do milho se colhe, em gros, 10 toneladas/ha. Em lcool produzido, aps a fermentao industrial, a canade-acar apresenta uma produtividade trs vezes superior, comparada ao milho, para cada hectare plantado. Isso se reflete no custo financeiro, mais elevado no etanol do milho. Em consequncia, sem subsdio, ao contrrio do etanol de cana, no se sustenta. A curiosidade manda perguntar: por que, ento, os norte-americanos no produzem a maravilha da canade-acar, em vez do oneroso milho? A razo simples: a doce gramnea detesta frio. Isso mesmo, oriunda dos trpicos, a cultura da cana no vinga bem nos pases temperados. Se plantada na poca de vero dos gringos, at que nasce bem. Mas sendo um cultivo semipermanente, com durao mdia de sete anos, seus colmos sucumbem no inverno gelado. Sorte do Brasil. Por causa da crise ambiental do planeta, energia renovvel est virando moda tecnolgica. Ainda bem. Na eletricidade domstica, nos fornos industriais, no transporte, procura-se alternativa sustentvel, vivel economicamente. Todos invejam o Brasil, campeo mundial com 46% de energia limpa em sua matriz energtica. No mundo, a proporo fica em 13%. Embora no configure uma panaceia entre os combustveis sustentveis, o etanol firma-se como excelente opo da agroindstria nacional, gerando empregos e renda no interior. Mas existe um seno. O governo federal precisa participar mais dessa agenda ambiental, abonando o etanol verde, sustentvel, financiando estoques, preservando a concorrncia, impedindo cartis. Economia verde pressupe ativismo estatal. Seno o biocombustvel pode ir bem l fora, mas falta etanol barato aqui dentro. No pode.
http://planetasustentavel.abril.com.br/noticia/energia/xico-grazianoenergia-limpa-renovavel-biocombustivel-etanol-cana-acucar535308.shtml

CARGO: TCNICO EM MEIO AMBIENTE

-7-

QUESTO 21 Assinale a alternativa INCORRETA em relao ao texto. (A) O autor considera o etanol uma soluo entre os combustveis sustentveis, j que uma opo da agroindstria nacional, que gera empregos e renda no interior. (B) A Agncia de Proteo Ambiental (EPA) dos Estados Unidos acaba de considerar o etanol um "biocombustvel renovvel de baixo carbono", o que abrir as portas do mercado internacional para o lcool combustvel oriundo da cana-de-acar. (C) O etanol pode ser fabricado a partir de quaisquer matrias-primas que acumulem acares, carboidratos ou amidos, a exemplo do procedimento adotado na fabricao de bebidas alcolicas. (D) Os norte-americanos reconheceram que o rendimento energtico do etanol, oriundo da cana-de-acar, supera o produto por eles produzido, cuja origem o milho. (E) A sorte do Brasil reside no fato de a cana-de-acar no se adaptar a climas temperados como o dos Estados Unidos, fato que impede os americanos de produzi-la durante o inverno gelado. QUESTO 22 Em Eufricos passaram o carnaval os produtores nacionais de etanol., a expresso destacada (A) adjunto adverbial. (B) sujeito composto. (C) predicativo do sujeito. (D) adjunto adnominal. (E) sujeito paciente. QUESTO 23 O governo federal precisa participar mais dessa agenda ambiental, abonando o etanol verde, sustentvel, financiando estoques, preservando a concorrncia, impedindo cartis. Assinale a nica alternativa cuja forma verbal substitui, sem prejuzo para o contexto, a forma verbal destacada acima. Apreciando Determinando Originando Avalizando Desejando

QUESTO 25 H anos se sabia disso, mas por razes da competio econmica inexistia o reconhecimento internacional. A relao lgico-semntica elemento destacado a de concluso. proporo. consecuo. concesso. adversidade. estabelecida pelo

(A) (B) (C) (D) (E)

QUESTO 26 Assinale a alternativa que NO apresenta o sentido correto da preposio destacada. (A) Faziam contas em dlares. (preo) (B) ...aquela que ocorre sem a presena de oxignio. (ausncia) (C) ...carboidrato ou amido serve para a fabricao de etanol. (fim) (D) ...bebida alcolica de tudo quanto tipo, feita de batata... (posse) (E) O lcool etlico, batizado de etanol... (definio) QUESTO 27 Em Eufricos passaram o carnaval os produtores nacionais de etanol., o fragmento sobre o qual se declara uma informao (A) os produtores nacionais de etanol. (B) os produtores. (C) passaram o carnaval. (D) eufricos passaram o carnaval. (E) o carnaval os produtores. QUESTO 28 Se plantada na poca de vero dos gringos, at que nasce bem. A relao estabelecida pelo elemento destacado a de concesso. condio. consecuo. conformidade. comparao.

(A) (B) (C) (D) (E)

(A) (B) (C) (D) (E)

QUESTO 24 Vitria ambiental do etanol no exterior. A Agncia de Proteo Ambiental (EPA) dos Estados Unidos acaba de consider-lo um biocombustvel A expresso destacada tem a funo sinttica de predicativo do objeto. objeto indireto. predicativo do sujeito. complemento nominal. agente da passiva.

QUESTO 29 Em 2006, estudo publicado por Andreoli e Souza, pesquisadores da Embrapa, indicava que o balano de energia para converter o milho em etanol resultava negativo, na base de 1,29:1, enquanto o etanol da cana dava positivo, da ordem de 1:3,24. correto afirmar que o elemento grifado expressa uma contradio entre as ideias apresentadas pelo autor. aponta para uma explicao para a informao dada anteriormente. estabelece uma relao temporal entre os fatos apresentados. indica a finalidade das pesquisas realizadas pela Embrapa. adiciona um argumento a favor da ideia apresentada anteriormente.

(A) (B) (C) (D) (E)

(A) (B) (C) (D) (E)

CARGO: TCNICO EM MEIO AMBIENTE

-8-

QUESTO 30 Assinale a alternativa que NO contm dgrafo. (A) Arroz (B) Microscpicos (C) Castanha (D) Milho (E) Excelente QUESTO 31 Assinale a alternativa INCORRETA quanto diviso silbica das palavras. (A) Ana e r bi ca (B) Clas si fi ca o (C) Sub pro du to (D) Fi nan cei ro (E) Tu pi ni quins QUESTO 32 Assinale a alternativa cuja expresso destacada NO substitui uma expresso mencionada anteriormente no texto. (A) A razo simples: a doce gramnea... (B) Segundo as normas do Tio Sam... (C) Faziam contas em dlares. (D) Vrias razes explicam o fenmeno. (E) ... falta etanol barato aqui dentro. QUESTO 33 O plural de fcil fceis. Assinale a nica alternativa que apresenta a mesma regra de formao do plural apresentada no par fcil-fceis. (A) Cartis (B) Renovveis (C) Sustentveis (D) Viveis (E) Fsseis QUESTO 34 Assinale a alternativa que apresenta um hiato. (A) Cartis (B) Proporo (C) Financeiro (D) lcool (E) Gringos QUESTO 35 Todas as alternativas abaixo apresentem 6 letras e 6 fonemas, EXCETO (A) etanol. (B) fungos. (C) lcool. (D) pases. (E) vivel.

QUESTO 37 Recentemente, os brasileiros acompanharam as notcias de que, pela primeira vez, um governador foi preso durante o mandato. Trata-se de Jos Roberto Arruda, ex-governador do Distrito Federal. Por que ele foi preso? (A) Porque foi surpreendido no aeroporto carregando dlares nas roupas ntimas. (B) Porque mantinha dez pessoas de sua famlia em cargos de confiana. (C) Porque suspeito de ter assassinado sua esposa h dez anos, na Europa. (D) Porque estava atrapalhando as investigaes de corrupo em seu mandato. (E) Porque fraudou o resultado das eleies que o colocaram no poder, em 2005. QUESTO 38 No dia 29 de maro de 2010 morreu, no Rio de Janeiro, um homem que deixou a sua histria marcada no esporte brasileiro e no jornalismo da Rede Globo de Televiso. Foi um apaixonado pelo futebol, um cronista espetacular e um dos criadores do Jornal Nacional. Qual o nome desse homem? (A) Augusto Boal. (B) Glauco. (C) Armando Nogueira. (D) Tim Lopes. (E) Fred Pinheiro. QUESTO 39 Em 1997 o Congresso brasileiro aprovou emenda Constituio permitindo a reeleio do presidente da Repblica, governadores e prefeitos para um mandato consecutivo. Com isso, qual o presidente pde, naquele momento, lanar-se na disputa pela sua prpria sucesso? (A) Luiz Incio Lula da Silva. (B) Jos Sarney. (C) Fernando Collor de Mello. (D) Itamar Franco. (E) Fernando Henrique Cardoso. QUESTO 40 Segundo o IBGE, O Censo 2010 ser um retrato de corpo inteiro do pas com o perfil da populao e as caractersticas de seus domiclios, ou seja, ele nos dir como somos, onde estamos e como vivemos [Fonte: http://www.censo2010.ibge.gov.br]. Qual a periodicidade da realizao do censo brasileiro? (A) A cada 10 anos. (B) A cada 5 anos. (C) A cada 12 anos. (D) A cada 20 anos. (E) A cada 8 anos. QUESTO 41 O Brasil e os Estados Unidos da Amrica lideram a produo de etanol, sendo que o Brasil o segundo maior produtor e o maior exportador mundial. Assinale a alternativa INCORRETA. (A) Os primeiros usos prticos do etanol deram-se entre os anos de 1920 e 1930. (B) O Brasil passou a usar de fato o etanol como combustvel nos anos de 1970. (C) A criao do programa Pr-lcool valorizou o etanol como biocombustvel. (D) A indstria brasileira utiliza o petrleo como principal insumo para o etanol. (E) Os veculos flex podem abastecer e funcionar com mais de um combustvel.

CONHECIMENTOS GERAIS E ATUALIDADES


QUESTO 36 Em maro de 2010, o presidente Luiz Incio Lula da Silva, em visita indita de um chefe de estado brasileiro ao Oriente Mdio, depositou uma coroa de flores no Museu do Holocausto, plantou uma oliveira no bosque de Jerusalm e se encontrou com os lderes da Palestina e de Israel. Quem so esses dois lderes respectivamente? (A) Mahmoud Abbas e Mahmoud Ahmadinejad. (B) Mahmoud Abbas e Shimon Peres. (C) Mahmoud Ahmodinejad e Shimon Peres. (D) Shimon Peres e Mahmoud Ahmodinejad. (E) Shimon Peres e Mahmoud Abbas.

CARGO: TCNICO EM MEIO AMBIENTE

-9-

QUESTO 42 A internet banda larga uma conexo com velocidade superior ao padro das linhas telefnicas convencionais. Segundo pesquisas, somente 6% dos brasileiros dispem da internet banda larga, o que demonstra que o pas est atrasado em relao a essa tecnologia. Qual alternativa NO indica uma qualidade da internet banda larga? (A) Ela torna possvel o fluxo de maior quantidade de informao. (B) Ela permite ao internauta assistir a vdeos e ouvir msicas. (C) Ela permite receber e enviar arquivos grandes com rapidez. (D) Ela permite uma conexo com mais estabilidade web. (E) Ela garantia de um computador totalmente sem vrus. QUESTO 43 Assim como a dengue, a febre amarela uma doena transmitida, tambm, pelo Aedes aegypti, uma espcie de mosquito que um reservatrio natural e vetor dessa doena. Quem foi o primeiro cientista latino-americano a estudar e confirmar os mecanismos de transmisso da febre amarela? (A) Vital Brasil. (B) Oswaldo Cruz. (C) Adolf Lutz. (D) Augusto Ruschi. (E) Emlio Ribas. QUESTO 44 A recente descoberta e explorao de petrleo por uma companhia britnica no mar territorial das Malvinas reavivou um confronto histrico entre dois pases, um do Continente Europeu e um do Continente Americano. Quais so esses pases? (A) Estados Unidos e China. (B) Argentina e Inglaterra. (C) Brasil e Paraguai. (D) Estados Unidos e Cuba. (E) Chile e Argentina. QUESTO 45 A 9 edio dos Jogos Sul-Americanos ocorreu, entre os dias 19 e 30 de maro, na cidade de Medeln que sediou o evento distribuindo as competies em mais nove cidades. Dessa vez o evento contou com 42 modalidades esportivas. Assinale a alternativa correta em relao ao evento. (A) Esse campeonato acontece a cada 4 anos. (B) A cidade de Medeln fica na Venezuela. (C) O Brasil no participou do evento esportivo. (D) A Colmbia foi a segunda colocada em medalhas. (E) Todas as modalidades desses jogos so olmpicas. QUESTO 46 O MDF (em ingls: mdium density fiberboard) um compensado feito da aglutinao de fibras de madeiras com resinas sintticas e outros aditivos e usado pela indstria moveleira. Qual madeira utilizada para a fabricao de compensados j que vivemos um momento de preocupao com a ecologia? (A) rvores nativas centenrias da Amaznia. (B) Madeiras diversificadas de reflorestamento. (C) Madeiras retiradas de demolio de casas. (D) Fibras de troncos e de folhas de bananeira. (E) Madeira nobre que se encontra em extino.

QUESTO 47 Em clima de muita alegria o Brasil ganhou a concorrncia para sediar os jogos da Copa de 2014. Os 12 estdios brasileiros escolhidos para receber os jogos sero cheios de tecnologia e de cuidados com o meio ambiente. Assinale a alternativa que apresenta dois estdios com a localidade correta. (A) O Morumbi fica em So Paulo e o Verdo em Manaus. (B) O Mineiro fica em Belo Horizonte e o Vivaldo em Recife. (C) O Maracan fica no Rio de Janeiro e o Beira Rio em Cuiab. (D) O Castelo fica no Cear e o Cruzeiro fica no Paran. (E) O Fonte Nova fica na Bahia e o Arruda no Rio Grande do Norte. QUESTO 48 No dia 04 de maro de 2010 o msico Johnny Alf faleceu aos 80 anos de idade, vtima de um cncer de prstata. Qual a nacionalidade desse msico? (A) Norte americano. (B) Ingls. (C) Brasileiro. (D) Francs. (E) Irlands. QUESTO 49 Os novos tempos demonstram que a cada poca surgem novos instrumentos para a realizao de negcios nas suas mais diversas modalidades. Embora alguns sejam muito modernos outros jamais caem em desuso. Assinale qual instrumento NO utilizado para fechar negcios. (A) O celular. (B) A internet. (C) A caneta. (D) O martelo. (E) O arame. QUESTO 50 O Prmio Nobel foi institudo por Alfred Nobel, qumico e industrial sueco, inventor da dinamite, em seu testamento. No aniversrio de sua morte, o Prmio Nobel entregue, anualmente, s pessoas que fizeram pesquisas importantes, criaram tcnicas pioneiras ou deram contribuies destacadas sociedade. Quem recebeu o Prmio Nobel da Paz em 2009? (A) O Presidente dos E.U.A., Barack Obama. (B) O Presidente Luiz Incio Lula da Silva. (C) O Presidente Cubano Fidel Castro. (D) O secretrio geral da ONU Kofi Annan. (E) A religiosa brasileira Zilda Arns.

CARGO: TCNICO EM MEIO AMBIENTE

- 10 -

CARGO: TCNICO EM MEIO AMBIENTE

- 11 -

Das könnte Ihnen auch gefallen