Sie sind auf Seite 1von 7

Repositrios de Recursos Educativos Digitais em Portugal no Ensino Bsico e Secundrio

Que caminho a percorrer?

Cornlia Castro
Faculdade de Educao e Psicologia Universidade Catlica Portuguesa Porto, Portugal corneliacastro@gmail.com

Srgio Andr Ferreira


Faculdade de Educao e Psicologia Universidade Catlica Portuguesa Porto, Portugal sergioandreferreira@gmail.com

Antnio Andrade
Faculdade de Economia e Gesto Universidade Catlica Portuguesa Porto, Portugal aandrade@porto.ucp.pt

Abstract A temtica dos Recursos Educativos Digitais (RED) e dos repositrios electrnicos institucionais assume-se como uma tendncia emergente na Educao em Portugal, ao nvel do ensino bsico e secundrio. A grande variedade de contedo aberto, proveniente de diversas fontes tem originado a concepo e o desenvolvimento de repositrios, nos quais se sistematizam os RED. Deste modo, facilitada a sua disponibilizao e disseminao pela comunidade educativa, simplificando-se a actividade dos professores perante a existncia de um amplo conjunto de recursos relevantes sua disposio. Apresenta-se neste artigo uma caracterizao e avaliao de trs repositrios com visibilidade em Portugal, ao nvel do ensino bsico e secundrio, por recurso s principais dimenses que interferem na qualidade dos mesmos. Indica-se nas concluses, os factores que podero contribuir para a melhoria de algumas das caractersticas dos repositrios nacionais objecto deste estudo. Palavras-chave: avaliao; educao; melhoria; qualidade; recursos educativos digitais; repositrios.

Este ambiente de partilha facilita o acesso dos professores a um vasto conjunto de recursos, potencializando a explorao de contedos mais diversificados [2], o que se traduz numa melhoria da qualidade do ensino. O movimento Open Content apresenta, assim, imensas implicaes potenciais em Educao, uma vez que se revela como uma ferramenta educacional com poder transformador: acelera o descentrar do ensino formal e permite actividades educacionais e mesmo culturais de uma forma mais ampla [2], [3]. Embora a temtica dos RED e dos repositrios se encontre entre os temas educacionais actualmente em debate, a ideia da criao de recursos digitais de aprendizagem, com o propsito de reutilizao, tem estado na agenda da Educao desde os anos 90 do sc. XX. Iniciativas como a designada por OpenContent que decorreu em 1998, na Universidade do Estado do Utah, nos Estados Unidos, foram reveladoras da fora do movimento pelo Open Content. J nessa altura parecia evidente que assim que os professores pudessem pesquisar na web recursos para ensinar, a cultura de publicao e reutilizao desses materiais desenvolver-se-ia [3]. Se o movimento existe, se h, inclusive empenho a nvel institucional porque da resultam mais-valias. Dyer e Noboka indicaram que a partilha do conhecimento pode ser definida como o conjunto de actividades que permitem ajudar comunidades de pessoas a trabalhar conjuntamente, a melhorar a capacidade de aprendizagem organizacional e a aumentar a capacidade para atingir objectivos individuais e organizacionais [4]. Muitos outros investigadores reforaram a ideia de que o valor organizacional do conhecimento dos funcionrios aumenta quando esse conhecimento partilhado [5]. Por outro lado, os RED permitem, tambm, alargar o acesso aprendizagem a todos, mas, sobretudo a grupos no tradicionais de estudantes, possibilitando, de um modo eficiente, a promoo da aprendizagem ao longo da vida e o estabelecimento de pontes entre o ensino no-formal, o informal e o formal [2], [3]. Os RED presentes nos repositrios institucionais tm diferenas fundamentais relativamente aos RED publicados pela via informal. Aspectos como: a visibilidade; a aceitao

I.

INTRODUO

A edio de 2010 do Horizon Report [1] refere o Open Content como uma tendncia emergente. De facto, assiste-se a um crescimento do volume de contedos digitais, provenientes de diversas fontes [2] no sector da Educao. A partilha de Recursos Educativos Digitais (RED) 1 na (cloud) nuvem (The cloud is the term for the myriad of servers and other computers that power the Internet) [1] efectuada de duas formas: i) por via informal, resultante da iniciativa pessoal, em que o autor simplesmente disponibiliza o seu recurso na web, atravs das redes sociais, blogue ou pgina pessoal e ii) por via institucional, em que os servios centrais ou regionais da educao, fundaes, bibliotecas, entre outros, publicam os RED atravs dos respectivos repositrios electrnicos institucionais.
Entendemos adoptar a designao de RED para as diferentes denominaes atribudas aos recursos que integram os trs repositrios e com a seguinte definio: produto de software ou um documento ou coleco de documentos que: i) contm, intrinsecamente, finalidades educativas; ii) est enquadrado nas necessidades do sistema educativo portugus; iii) tem identidade e autonomia relativamente a outros objectos; iv) satisfaz padres de qualidade definidos [6].
1

CISTI 2011 | 489

de polticas para publicao do recurso; o rigor cientfico; aspectos legais; regras de segurana, autenticidade e integridade dos dados podem contribuir para uma maior difuso dos RED, com garantia de qualidade. De facto, a disponibilizao no mesmo repositrio de RED com a qualidade mais controlada e destinados ao(s) mesmo(s) pblico(s) so duas fortes mais-valias dos repositrios. Neste estudo, propomo-nos fazer uma avaliao de trs repositrios institucionais de RED criados em 2009 em Portugal: um pelo Ministrio da Educao (Portal das Escolas), um segundo criado por uma instituio de carcter privado com utilidade pblica (Casa das Cincias, da Fundao Calouste Gulbenkian) e um terceiro pelo Grupo de Sistemas de Informao do INESC-ID (Instituto de Engenharia de Sistemas e Computadores Investigao e Desenvolvimento) em Lisboa (VemAprender ou Bolsa de Objectos de Aprendizagem BOA). Considermos estes os principais repositrios pelas seguintes razes: 1. tipologia diversificada de recursos; 2. reas curriculares abrangidas; 3. nmero de publicaes; 4. nmero de downlads efectuados e 5. nmero de visitas. Estabelecemos como objectivo fazer uma anlise SWOT (Strengths, Weaknesses, Opportunities and Threats) dos trs repositrios analisados, de forma a responder questo de investigao: A organizao dos principais repositrios institucionais portugueses de RED, dos ensinos bsico e secundrio, facilita a colaborao de autores e o acesso dos utilizadores?. A anlise SWOT (utilizada em planeamento estratgico) ao permitir a sntese dos resultados obtidos, constituir-se- como um guia, eventualmente a considerar pelas trs instituies detentoras dos repositrios analisados, para uma aco futura de melhoria dos servios prestados pelos mesmos. II. POTENCIALIDADES E LIMITAES DOS REPOSITRIOS

A. Potencialidades So diversas as potencialidades de um repositrio pelo que salientamos algumas das estabelecidas pela Organization for Economic Co-Operation and Development (OECD) [2]: x x x Facilitar a alterao das prticas pedaggicas; Estimular prticas de ensino mais interactivas e construtivistas; Induzir e agilizar a produo e a utilizao de ferramentas, de contedos, de recursos e de informao em suporte digital/electrnico; Promover a utilizao de RED como complemento ou substituto do ensino em sala de aula; Agilizar as abordagens colaborativas no ensino [2], [8]; Minimizar a infoexcluso, permitindo o acesso remoto e de baixo custo a contedos, a mdulos e a cursos; Potenciar a incluso no ensino e na aprendizagem de cidados com necessidades especiais; Desenvolver e fortalecer a cultura de aprendizagem ao longo da vida.

x x x

x x

B. Limitaes A literatura identifica vrias barreiras que limitam o acesso e a utilizao dos repositrios (e.g.: [2], [3], [9]), nomeadamente de ordem: x x Tcnica: indisponibilidade de banda larga; Econmica: falta de recursos para investir no hardware e software necessrios para desenvolver e partilhar os RED; dificuldade para cobrir os custos de desenvolvimento de recursos educacionais e sustentar um projecto Open Content a longo prazo; Social: ausncia de competncias para usar as invenes tcnicas; Cultural: resistncias na partilha ou uso de recursos produzidos por outros professores ou instituies; Poltica; Legal.

A existncia de um vasto universo de recursos presentes na web um bem inestimvel, j que constitui a base para a emergncia de uma inteligncia colectiva. Porm, esta densidade de informao tambm coloca dificuldades de navegao na nuvem, nomeadamente: i) na pesquisa, seleco e avaliao e ii) no controlo dos direitos de propriedade, privacidade, tica e valores [6]. A concepo e o desenvolvimento de um repositrio de RED devem, pois, ser ancorados num conceito que permita a compreenso e a comunicao do objecto central do repositrio: os RED [6]. De facto, os repositrios resultaram da necessidade de sistematizar a proliferao de recursos digitais provenientes de todas as regies do globo e das mais diversas comunidades e culturas. Constituem-se como sistemas online que se destinam a arquivar, disponibilizar e a disseminar a produo intelectual de uma comunidade, disponvel em formato digital [6], um espao digital onde dados e informaes so armazenados e actualizados [7].

x x x x

Face s potencialidades e limitaes elencadas, importa que as instituies responsveis pelos repositrios criem condies que potenciem as suas mais-valias, minimizem alguns dos obstculos, consigam organizar adequadamente centenas ou milhares de contedos e que favoream a sua reunio, de modo a permitir uma pesquisa mais eficaz. III. REPOSITRIOS INSTUCIONAIS DE RED EM PORTUGAL PARA OS ENSINOS BSICO E SECUNDRIO

Como j referimos, so objecto de estudo, os trs repositrios institucionais de RED de maior visibilidade em

CISTI 2011 | 490

Portugal, ao nvel do ensino bsico e secundrio: Portal das Escolas, Casa das Cincias e BOA. A. PORTAL DAS ESCOLAS No seguimento da tendncia internacional de desenvolvimento e de promoo de plataformas virtuais de conhecimento, considerou o Governo Portugus que a criao institucional de uma plataforma virtual de conhecimento, desempenharia um papel crtico nos processos de modernizao tecnolgica do ensino. Esta deciso teve ainda em conta a baixa taxa de utilizao em Portugal de RED, diagnosticada num estudo realizado no mbito do Plano Tecnolgico da Educao [6]. De facto, assiste-se em Portugal aos primeiros passos na divulgao e na utilizao de plataformas de e-learning, implementadas em mais de 50 % das escolas dos ensinos bsico e secundrio, sendo a plataforma open source LMS Moodle a mais utilizada [2], [8]. O Portal das Escolas pretende constituir-se como a plataforma institucional por excelncia da comunidade educativa, por via da qual os professores portugueses podem produzir e aceder, em qualquer momento e em qualquer lugar, a um conjunto alargado de servios online de valor acrescentado para o processo de ensino e aprendizagem [2]. Esse repositrio disponibiliza material e informao fidedigna, adoptando o Ministrio da Educao mecanismos de validao dos recursos educativos [10]. B. CASA DAS CINCIAS O projecto Casa das Cincias um projecto da iniciativa da Fundao Calouste Gulbenkian (uma instituio portuguesa de direito privado e utilidade pblica, cujos fins estatutrios so a Arte, a Beneficncia, a Cincia e a Educao). No mbito do apoio que esta instituio tem vindo a prestar qualidade da Educao em Portugal, surgiu o projecto Casa das Cincias. Este projecto assume-se como um veculo integrador e amplificador dos esforos actuais na utilizao das Tecnologias da Informao no processo de ensino e aprendizagem feitos por agentes muito diversos cujos resultados se encontram dispersos [11]. Este repositrio tem por objectivo dar visibilidade e utilidade aos esforos de muitos docentes, reconhecendo-lhes o mrito que efectivamente tm, transformando-se num stio web de referncia para todos os professores de Cincia em lngua portuguesa [11]. Pretende ainda disponibilizar materiais que os prprios professores consideram teis e eficazes para a sua actividade profissional, onde se podem partilhar ideias e experincias sobre esses materiais e o modo de os usar [11]. Neste repositrio, todos os materiais submetidos so avaliados por referees do ponto de vista cientfico e pedaggico, numa lgica de peer-review. Este controlo de

qualidade dos objectos/materiais submetidos obedece a um conjunto de normas explicitadas num regulamento. C. BOA O projecto VemAprender [12] uma iniciativa de investigao promovida pelo Grupo de Sistemas de Informao do INESC-ID de Lisboa com o objectivo de conceber, desenvolver e avaliar a aplicao de plataformas colaborativas em contextos de ensino e aprendizagem. O principal objectivo deste projecto a constituio de uma plataforma web qual a comunidade educativa (professores, educadores e alunos) dos vrios nveis de ensino possa ter acesso. Desta forma, ambiciona-se que todos participem colaborativamente na construo de um repositrio de objectos de aprendizagem (OA), com um conjunto significativo de informao associada. Pretende-se que esta possa ser partilhada e reutilizada entre todos como suporte ao processo de ensino e aprendizagem. Em sntese, esta iniciativa pretende fomentar a criao de uma comunidade de prtica que seja facilitadora e potenciadora da qualidade, no exerccio da actividade docente. Este projecto teve a sua gnese num outro experimental BOA@RAM , que decorreu na Regio Autnoma da Madeira, entre 2009 e 2010. O domnio inicial foi transferido e a partir de Maro de 2010 o repositrio passou a estar disponvel para todo o pas e para os diferentes actores do sistema educativo (docentes, alunos, pais e encarregados de educao). Optmos pela designao BOA para este repositrio, por ser aquela que surge na homepage do mesmo. Neste repositrio, no processo de submisso de um RED, o respectivo autor atribui um determinado valor crditos ao seu objecto. De acordo com o nmero de downloads efectuados, o valor atribudo inicialmente periodicamente actualizado, sendo este o mecanismo que permite a avaliao do objecto submetido. IV. METODOLOGIA

O tipo de estudo seguido nesta investigao enquadra-se nos estudos descritivos. Pretende-se caracterizar os principais repositrios institucionais de RED do ensino bsico e secundrio de Portugal, avaliando as dimenses essenciais que interferem na sua qualidade. Este tipo de investigao til porque permite obter uma viso ampla do problema. No entanto, para a concretizar foi exigida a identificao prvia das dimenses a avaliar [13]. Neste sentido, adaptou-se o Gua para la Evaluacin de Repositorios Institucionales de Investigacin (GERII), publicado conjuntamente pelo Ministerio da Ciencia e Innovacin de Espanha e outras organizaes importantes no campo da Educao, Cincia e Tecnologia [14]. O GERII inclui uma srie de directrizes para a criao e avaliao de um repositrio. Para isso, rene um conjunto de 31 critrios de avaliao, distribudos por sete dimenses, que qualquer repositrio de qualidade deve cumprir e, por isso, foi

CISTI 2011 | 491

considerado um excelente documento base para a nossa anlise. No trabalho aqui apresentado, optou-se por fazer algumas adaptaes ao modelo de avaliao seguido pelo GERII. Assim, consideraram-se apenas cinco das dimenses presentes no GERII, tendo-se decidido pela no integrao das dimenses Interoperabilidade e Segurana, autenticidade e integridade dos dados por: i) tratando-se de dimenses essencialmente tcnicas, no se enquadrarem na metodologia de recolha de dados definida e ii) pretender-se realizar uma avaliao dos repositrios apenas na perspectiva de produtor e utilizador. A Fig. 1, sintetiza as dimenses consideradas.

A metodologia de recolha de dados baseou-se na anlise dos websites dos repositrios. Assim, classificou-se cada repositrio para cada critrio das cinco dimenses consideradas. Como forma de sintetizar a apresentao de resultados, recorreu-se a uma tabela SWOT: (S Strengths; W Weaknesses, O Opportunities e T Threats). A avaliao foi efectuada na perspectiva do produtor e do utilizador de RED do repositrio, isto , para efectuar uploads ou downloads de RED a partir do repositrio. V. RESULTADOS

Os resultados desta investigao permitiram efectuar uma avaliao global da qualidade dos trs repositrios de RED portugueses destinados ao ensino bsico e secundrio, na perspectiva dos autores e dos utilizadores. No processo de avaliao, as cinco dimenses consideradas, possibilitaram aferir questes fundamentais relacionadas com o acesso dos utilizadores e a colaborao dos autores/produtores de RED. A tabela II Visibilidade. sintetiza os resultados da dimenso

TABELA II. Vantagens


x Excelente x

DIMENSO VISIBILIDADE Limitaes

Figura 1. Dimenses para a avaliao de Repositrios Institucionais de RED para o Ensino Bsico e Secundrio em Portugal.

Apresenta-se, na tabela I, e de acordo com o guia GERII, os critrios a considerar em cada uma das cinco dimenses de avaliao consideradas no presente estudo:
TABELA I. Dimenso DIMENSES A AVALIAR Critrios de Avaliao Visibilidade nos principais motores de busca; existncia de um nome normalizado e de um url adequado; presena de incentivos participao e informao sobre o modo de submisso. Divulgao da misso, objectivos e funo; informao sobre quem pode depositar, o que pode depositar e em que formatos; presena de informao sobre polticas de arquivo de documentos e de preservao dos contedos; formas de contacto e de suporte. Informaes sobre a propriedade intelectual dos RED presentes no repositrio. Informao sobre formatos usados, uso de classificadores ou definio de uma poltica de indexao de contedos. Mecanismos para registo de logs de acesso ao servidor e acesso, uso e downloads dos RED.

x x x

visibilidade nos motores de busca. Nome normalizado do Portal das Escolas e Casa das Cincias, facilitando a identificao. url adequado. Incentivos participao no repositrio. Informao clara sobre o modo de submisso de RED.

x A homepage do website das

instituies no faz referncia ao repositrio.

Visibilidade

Os trs repositrios analisados tm uma boa visibilidade na web. Quando se efectua uma pesquisa dos repositrios, por nome, nos cinco motores de busca mais utilizados em Portugal (Google, Bing, Yahoo, Sapo e Ask) [15], todos aparecem como primeiro resultado. A excepo o BOA, que no Google aparece em quarto lugar e no Ask em stimo. Os urls dos repositrios: https://www.portaldasescolas.pt/; http://www.ca sadasciencias.org/ e http://www.vemaprender.net so adequados, permitindo uma fcil memorizao. O facto das homepages do Ministrio da Educao, da Fundao Calouste Gulbenkian e do INESC--ID no fazerem referncia, nos seus motores de busca internos, ao respectivo portal de repositrios, no contribui para a valorizao daqueles, sendo possivelmente indiciador de que os repositrios no so centrais nas suas polticas. Alm disso, esta uma aco facilitadora da diminuio da visibilidade do repositrio junto do pblico-alvo. Se, por exemplo, um visitante da homepage da instituio, no fosse procurar especificamente o repositrio, mas que a encontrasse essa indicao, ficaria perante a possibilidade de fazer o clique para o repositrio, o que se constituiria como uma forma valiosa de divulgao do repositrio junto dos potenciais utilizadores. Contudo, de ressalvar que o Portal das

Polticas

Aspectos legais

Metadados

Estatsticas

CISTI 2011 | 492

Escolas, do Ministrio da Educao, pertence unidade orgnica Gabinete de Estatstica e Planeamento da Educao (GEPE) e na homepage desta unidade existe a referncia ao repositrio. No entanto, pelas razes que apontmos, pensamos que o repositrio alcanaria mais visibilidade e reconhecimento se existisse, cumulativamente, a respectiva referncia na homepage do Ministrio da Educao. Em todos os repositrios analisados so divulgadas informaes sobre o modo de submisso dos recursos e difundidas mensagens de incentivo participao e colaborao nos mesmos. Na fase de implementao em que nos encontramos (os repositrios estudados so muito recentes j que foram criados h apenas cerca de 2 anos), consideramos que toda a informao que possibilite esclarecimento e sensibilizao para a utilizao dos repositrios particularmente importante. Na tabela III esto resumidos os principais resultados da dimenso Polticas.
TABELA III. Vantagens
x Esto presentes a misso, os

de no ser divulgada, publicamente, uma poltica de preservao de contedos. A circunstncia de a instituio no declarar o seu compromisso em disponibilizar os contedos de forma permanente e de tomar medidas para a sua preservao (por exemplo, em caso de migraes) para garantir o acesso aos mesmos e criar e conservar formatos de arquivo, pode contribuir para a diminuio da confiana dos autores, inibindo a sua colaborao. Do ponto de vista dos Aspectos legais, dois dos trs repositrios avaliados cumprem os requisitos fundamentais de garantia dos direitos de autor, de acordo com a sntese apresentada na tabela IV.
TABELA IV.
x Confirmao

DIMENSO: ASPECTOS LEGAIS Limitaes

DIMENSO: POLTICAS Limitaes

objectivos e as funes do repositrio. x Encontra-se estabelecida a forma como os utilizadores podem fazer o upload dos contedos, que tipo de contedos so aceites e em que formatos. x Existe a obrigatoriedade de registo para efectuar o download de um recurso, (BOA e Casa das Cincias). x Esto disponveis vrias formas para contacto de suporte.

Vantagens pelo autor, durante o processo de submisso, que o material no infringe qualquer direito de propriedade intelectual (excepto BOA). x Solicitao de uma autorizao ao autor que permita a distribuio dos contedos. x Existncia de informao sobre direitos de autor do tipo Creative Commons.

x No foram identificadas.

x No est presente uma poltica

pblica de contedos.

preservao

de

O autor, durante o processo de submisso, confirma que o RED no viola quaisquer direitos de propriedade intelectual de outrem. Nos trs repositrios, o autor concede autorizao para distribuio do seu recurso. Estas declaraes so essenciais porque salvaguardam as questes legais e, tambm, porque favorecem a disseminao de princpios ticos na produo e utilizao de recursos. A existncia de informao sobre a licena Creative Commons tambm se encaixa neste quadro de legalidade, de responsabilidade e de princpios ticos. O enorme volume de RED disponvel nos repositrios torna fundamental que estes estejam descritos por metadados (tabela V). Estes permitem o reconhecimento dos repositrios pelos humanos e pelos computadores, de modo a que possam ser localizados utilizando-se diferentes critrios. De pouco serviro os recursos se no puderem ser facilmente pesquisveis, pelo que a questo dos metadados de primordial importncia.
TABELA V. DIMENSO: METADADOS Limitaes

A existncia de informao relativa aos objectivos, alcance e funes do repositrio, presente em todos os repositrios analisados, importante porque, no s permite ao visitante saber se se enquadra no pblico-alvo, como favorece o processo de tomada de deciso sobre o modo de uma eventual participao (como utilizador e/ou autor de RED). O estabelecimento de polticas sobre quem pode fazer o upload, que tipo de contedos so aceites e a disponibilizao de contacto de suporte via website e e-mail, so factores facilitadores da colaborao. A obrigatoriedade de registo para obter a permisso para efectuar o download de um determinado recurso, apresenta-se como uma vantagem. Desta forma, a comunidade de utilizadores do repositrio aumentar e, consequentemente, estimulado o esprito de colaborao e partilha entre todos os professores, potenciando assim a visibilidade do repositrio. Por outro lado, essa aco poder ainda levar a que se passe de uma situao de mero utilizador para a de produtor, enriquecendo-se o repositrio. Como factor limitador nesta dimenso, aponta-se o facto

Vantagens x Existem procedimentos normalizados para a indexao dos RED (indicao de autor, descrio, assunto, disciplina, ano de escolaridade, palavras-chave, pblico-alvo, tipo de recurso, tempo, entre outros). x Os metadados permitem tipo de pesquisa por critrios normalizados. Nota: o BOA permite download dos metadados em trs formatos (BOA, Dublin Core e Excel).

x No foram identificadas.

CISTI 2011 | 493

Nos trs repositrios estudados, no momento do upload solicitado aos autores que classifiquem os recursos atravs de uma srie de critrios normalizados (tabela V). Os critrios utilizados diferem pouco nos trs repositrios e contemplam itens como o autor, descrio, assunto, disciplina, ano de escolaridade, palavras-chave ou tempo, por exemplo. Da mesma forma, os repositrios possibilitam a pesquisa dos RED pelos mesmos critrios. Finalmente, a dimenso Estatsticas (tabela VI) tambm importante, quer na perspectiva de utilizador quer na de autor.
TABELA VI.
x

estratgias na prtica pedaggica e estimula a produo, utilizao e divulgao dos RED. Por outro lado, os repositrios contribuem, tambm, para a abertura da sala de aula ao mundo. De facto, ao serem disponibilizados online, os RED podem ser consultados a partir de qualquer lugar, a qualquer hora e por qualquer pessoa que tenha formao adequada e uma ligao Internet. Neste sentido, os RED podem servir uma sala de aula com o tamanho do planeta. Contudo, a afirmao dos repositrios enfrenta alguns problemas que dificultam a sua implementao, cuja resoluo no depende directamente das instituies que os controlam, como j referimos: a indisponibilidade de banda larga e a falta de recursos para investir em hardware e software, por exemplo. Todavia, algumas das limitaes que condicionam o acesso, a utilizao e a colaborao, podem ser minimizadas pelas instituies responsveis pelos repositrios. Estes aspectos prendem-se com as dimenses avaliadas nesta pesquisa: a visibilidade, as polticas, os aspectos legais, os metadados e as estatsticas. Os resultados da avaliao realizada aos trs repositrios de RED portugueses de maior importncia, destinados ao ensino bsico e secundrio, esto condensados na tabela VII. Nesta apresentada uma anlise SWOT, sintetizando as principais concluses deste estudo. O recurso a este tipo de anlise num estudo desta natureza traz mais-valias visveis, uma vez que ao facilitar a sntese e a leitura dos resultados, permite destacar as foras e fraquezas dos repositrios, relacionando-as, respectivamente, com as oportunidades e ameaas, tambm presentes.
TABELA VII. ANLISE SWOT DOS REPOSITRIOS DE RED: PORTAL DAS ESCOLAS, CASA DAS CINCAS E BOA
x Nomes

DIMENSO: ESTATSTICAS Limitaes

Vantagens Informam sobre o nmero de objectos disponveis e/ou publicados. Referem o nmero de downloads e/ou visualizaes efectuadas. Indicam o nmero de visitantes (geral, hoje, ontem, esta semana este ms, no caso da Casa das Cincias). Apresentam os RED mais recentes, mais votados e/ou mais visitados. Destacam os autores que partilham mais objectos de aprendizagem (BOA). Nota: o BOA apresenta a bolsa de valores dos objectos.

x No foram identificadas.

Na perspectiva de utilizador, quando um professor recorre a um repositrio, as estatsticas disponveis e relativas a um determinado recurso, permitem-lhe perceber se o recurso que procura satisfaz os requisitos que pretende para a sua utilizao em contexto de sala de aula. Conhecer, por exemplo, quais os recursos mais votados, pode ajud-lo a decidir-se pelo download de um determinado recurso, contribuindo para dar visibilidade ao mesmo. Na perspectiva de autor, o conhecimento do nmero de downloads do recurso que submeteu em determinado repositrio, dar-lhe- feedback sob o interesse que o mesmo despertou na comunidade de pares e estimul-lo- a produzir e a partilhar outros recursos. Alm disso, o conhecimento do nmero de visitantes de um repositrio contribui para que o professor compreenda a importncia do mesmo e o passe a considerar como uma ferramenta a que poder recorrer, no s para facilitar o seu trabalho de preparao de aulas mas tambm no sentido de diversificar as suas prticas. VI. CONCLUSES

x x x

normalizados, urls adequados e presena nos motores de busca com boa visibilidade; Salvaguarda dos direitos de autor; Incentivos submisso de RED e utilizao dos repositrios; Metadados normalizados que facilitam a organizao e pesquisa de RED; Estatsticas variadas.

x As homepages das instituies

no fazem referncia aos repositrios; x No definida uma poltica pblica de preservao dos contedos.

x Crescimento x

O aumento do volume de RED na web e a sua organizao em repositrios institucionais abre uma janela de oportunidade para a mudana no sector da Educao. A possibilidade dos professores acederem a um vasto, variado e eclctico conjunto de recursos, favorece a diversificao de

x x x x

do nmero de autores e de utilizadores; Favorecimento da mudana de prticas no processo de ensino e aprendizagem; Incentivo etica na produo e utilizao dos RED; Reduo da infoexcluso; Favorecimento da aprendizagem ao longo da vida; Potenciao da aprendizagem informal.

S W O T

x O facto de os repositrios no

serem, de forma clara, uma componente central na poltica das respectivas instituies, poder condicionar a sua implementao e diminuir a sua importncia. x A inexistncia (ou fraca divulgao) de polticas pblicas de preservao de contedos poder inibir a participao de potenciais contribuidores.

CISTI 2011 | 494

Foras (S - Strengths) e Oportunidades (O - Opportunities): x Os repositrios analisados tm uma boa visibilidade na web, o que faz com que se abra uma excelente oportunidade para um rpido crescimento do nmero de produtores e utilizadores. Tal como est demonstrado na literatura, os repositrios tm um imenso potencial na promoo da mudana de prticas no processo de ensino e aprendizagem. Pela sua visibilidade, os repositrios analisados podem, efectivamente, desempenhar um papel catalisador dessa mudana; O facto de os repositrios terem uma poltica de salvaguarda de direitos de autor bem definida, favorece a disseminao de comportamentos eticamente correctos na produo e utilizao dos RED; O incentivo produo e utilizao de RED abre um imenso campo de oportunidade na reduo da infoexcluso, na promoo e no suporte de uma cultura de aprendizagem ao longo da vida, inclusivamente em contextos informais; Os metadados normalizados facilitam a pesquisa dos RED dentro dos repositrios, minimizando um dos maiores problemas quando se est perante um imenso volume de objectos: a dificuldade em os encontrar; A existncia de estatsticas variadas sobre o acesso ao repositrio, visualizao e downloads dos RED preciosa para a instituio responsvel, na medida em que permite obter informaes sobre a dinmica do repositrio, sendo fundamental para a respectiva gesto. -o tambm para autores e utilizadores que podem, respectivamente, seguir a difuso do seu objecto ou ter indicao, por exemplo, sobre a popularidade dos RED de uma determinada rea disciplinar.

No entanto, parece-nos que as potencialidades diagnosticadas evidenciam que os trs repositrios se constituem como uma excelente oportunidade de integrao das Tecnologias de Informao e Comunicao nos ambientes de ensino e aprendizagem em Portugal. Assim, os repositrios avaliados, no s so facilitadores da colaborao de autores e do acesso dos utilizadores/professores em geral, como contribuem para a promoo do exerccio de novas prticas na sala de aula pelos professores portugueses do ensino bsico e secundrio em Portugal. Alargar a base de comparao com repositrios estrangeiros de modo a posicionar e a contextualizar a realidade nacional no panorama internacional e relacionar os RED presentes nos repositrios analisados neste estudo com os standards e especificaes de objectos de aprendizagem so, tambm, campos de investigao a considerar em trabalhos futuros. REFERNCIAS
[1] [2] [3] L. Johnson, A. Levine, R. Smith and S. Stone, "The 2010 Horizon Report", Austin, Texas, The New Media Consortium, USA, 2010. OECD, "Giving Knowledge for Free. The Emergence of Open Educational Resources", Paris. France, 2007. H. C. Davis et al., "Bootstrapping a Culture of Sharing to Facilitate Open Educational Resources", IEEE Transactions on Learning Technologies, vol. 3, pp. 96-109, 2010. J. H. Dyer and K. Nobeoka, "Creating and managing a high performance knowledge-sharing network: The Toyota case", Strategic Management Journal, vol. 21, p. 345, 2000. H. F. Lin, "Effects of extrinsic and intrinsic motivation on employee knowledge sharing intentions", Journal of Information Science, vol. 33, p. 135, 2007. J. L. Ramos, V. D. Teodoro, J. P. S. Fernandes, F. M. Ferreira and I. Chagas, "Portal das Escolas: Recursos Digitais para Portugal. Estudo Estratgico", ME, GEPE, Lisboa, Outubro, 2010. P. Hjsholt and C. EdReNe, "State of the art_I. Educational Repositories in Europe", vol. 2010, ed: EcontentPlus, 2008. GEPE, "Portal das Escolas. Estudo de Implementao", ME, GEPE, Lisboa, 2009. J. Pawlowski and V. Zimmermann, "Open Content: A Concept for the Future of ELearning and Knowledge Management", in Conference Proceedings Knowtech, 2007. Ministrio da Educao da Repblica Portuguesa, (2010, Dez, 7), "Portal das Escolas", disponvel em: https://www.portaldasescolas.pt/portal/server.pt/community/p%C3% A1ginas/243/perguntas_frequentes/15212#Funcionalidades%20do%2 0Portal%20das%20Escolas Fundao Calouste Gulbenkian, (2010, Dez, 7), "Casa das Cincias", disponvel em : http://www.casadasciencias.org/index.php?option=com_content&vi ew=article&id=16&Itemid=46&menu=2&intro=1 Grupo de Sistemas de Informao do INESC-ID, (2010, Dez, 17), "Bolsa de Objectos de Aprendizagem, BOA", disponvel em: http://www.vemaprender.net/Acerca@12.aspx J. Vilelas, "Investigao - O processo de construo do conhecimento", Lisboa, Edies Slabo, 2009. A. Villar, . et al. "Gua para Evaluacin de Repositorios Institucionales de Investigacin", Ministrio da Ciencia e Innovacin de Espaa, FECYT, Recolecta e CRUE, Dez, 2010. StatCounter. (2010, 15, Fev). "StatCounter Global Stats - Top 5 Browsers in Portugal", disponvel em: http://gs.statcounter.com/#browser-PT-monthly-201001-201101

[4]

[5]

[6]

[7] [8] [9]

Fraquezas (W - Weaknesses) e Ameaas (T - Threats): x As homepages das instituies no fazem referncia aos seus repositrios, o que pode ser indiciador do seu papel de menor centralidade na poltica institucional, ou, pelo menos, que esse papel no devidamente enfatizado. Daqui decorrem duas ameaas: o repositrio fica com a sua implementao mais condicionada e pode ser menos valorizado, tambm, pelo pblico-alvo; no definio de uma poltica pblica de preservao de dados, pode estar associada a ameaa da diminuio da confiana dos autores na segurana dos seus contedos, inibindo, eventualmente, a sua colaborao.

[10]

[11]

[12]

[13] [14]

Pensamos que os trs repositrios que foram objecto do nosso estudo podem evoluir no sentido da melhoria da sua qualidade, tendo em considerao as limitaes, as fraquezas ou as ameaas detectadas e aqui plasmadas.

[15]

CISTI 2011 | 495

Das könnte Ihnen auch gefallen