Sie sind auf Seite 1von 3

Plano de ensino: Matemtica para Negcios

Contextualizao
A disciplina Matemtica para Negcios no curso de graduao, embasada na teoria e na relao entre o saber e o fazer, uma importante ferramenta, que aliada aos conceitos de mensurao, proporciona informaes no s para o processo de gesto dos negcios das empresas, como tambm na vida pessoal de todo individuo. Tal conhecimento auxilia em decises rpidas e precisas, tendo em vista as constantes mudanas no mundo dos negcios. Nesse sentido a disciplina envolve contedos matemticos e financeiros e ser apresentada de forma que haja compreenso da sua utilizao no cotidiano, estimulando o interesse do aluno pelo aprendizado, de tal forma que ele construa o seu conhecimento dentro do contexto real, adequando-o s necessidades e dinmica dos novos mercados de trabalho, com isso, melhorando as suas condies de empregabilidade. uma disciplina que desenvolve o raciocnio lgico, proporcionando ao professor o estabelecimento de relaes interdisciplinares com os contedos de outras disciplinas que demandem clculos, tais como: Introduo Economia; Matemtica Financeira; Contabilidade Gerencial; Administrao Financeira; Oramento Empresarial; Mercado Financeiro.

Ementa

Reviso de Matemtica Bsica. Funes Aplicadas na Relao Custo, Receita e Lucro. Modelos de Demanda e Oferta de Mercado. Fundamentos de Matemtica Aplicada a Finanas.

Objetivos gerais

Proporcionar ao aluno os fundamentos tericos para resolver casos e situaes prticas, utilizando conhecimentos de clculo matemtico e financeiro, e as condies adequadas de informaes necessrias aos processos de planejamento, controle e tomada de deciso.

Objetivos especficos

Ao final da disciplina, o aluno dever estar capacitado a: Entender as principais regras e fundamentos da matemtica bsica; Compreender os conceitos matemticos para o clculo das funes custo, receita, lucro e ponto de equilbrio na anlise das atividades operacionais da empresa; Elaborar modelos econmicos da demanda, oferta e ponto de equilbrio de mercado; Tornar mais ampla a aplicao dos conhecimentos gerais de clculos em negociao de operaes industriais, comerciais e bancrias; Elaborar fluxo de caixa. Unidade 1: Reviso de Matemtica Bsica 1.1. Conjuntos; 1.2. Nmeros Naturais; 1.3. Nmeros Inteiros; 1.4. Nmeros Racionais; 1.5. Nmeros Irracionais; 1.6. Nmeros Reais; 1.7. Noes de Potenciao e Radiciao; 1.8. Intervalos Numricos; 1.9. Fatorao; 1.10. Equaes e Sistemas de Equaes;

Contedos

1.11. Inequao do 1 grau. Unidade 2: Razo, Proporo e Porcentagem. 2.1. Razo; 2.2. Proporo; 2.3. Grandezas Diretamente e Inversamente Proporcionais; 2.3. Operaes com Porcentagem. Unidade 3: Funes Aplicadas na Relao Custo, Receita e Lucro 3.1. Introduo; 3.2. Funo Custo e o Grfico no Plano Cartesiano; 3.3. Funo Linear e o Grfico no Plano Cartesiano; 3.4. Funo Crescente; 3.5. Funo Decrescente; 3.6. Funo Receita; 3.7. Funo Lucro e o Ponto de Equilbrio. Unidade 4: Modelos de Demanda e Oferta de Mercado, Limites de Uma Funo e Derivadas para Funes de Uma Varivel 4.1. Introduo aos Modelos Econmicos; 4.2. Demanda e Funo Inversa; 4.3. Oferta ; 4.4. Ponto de Equilbrio de Mercado; 4.5. Funo Receita Quadrtica; 4.6. Funo Lucro Quadrtica; 4.7. Funo Quadrtica e Inequao do 2 Grau; 4.8. Limites de uma Funo; 4.9. Derivadas para Funes de uma Varivel. Unidade 5: Fundamentos de Matemtica Aplicada a Finanas 5.1. Fluxo de Caixa Financeiro; 5.2. O Juro; 5.3. Capital e Tempo; 5.4. Regime Capitalizao Simples; 5.5. Regime de Capitalizao Composta; 5.6. Desconto Bancrio.

Bibliografia bsica

1. MLLER, Franz August. GARCIA, Adriana Martins. Matemtica Aplicada Administrao, Economia e Contabilidade. So Paulo: Saraiva, 2009 2. GOLDSTEIN, Larry Joel; LAY, David C.; SCHNEIDER, David I. Matemtica aplicada: economia, administrao e contabilidade. So Paulo: Bookman, 2006. 3. HARIKI, S. Matemtica Aplicada: Administrao, Economia e Contabilidade. So Paulo: Saraiva, 1999.

Bibliografia complementar

1.

CESAR, Benjamin. Matemtica bsica. 4. Ed. Rio de Janeiro: Campus, 2009.

2.

SILVA, Fernando Cesar Marra; ABRAO, Mariangela. Matemtica Bsica Para Decises Administrativas. So Paulo: Atlas, 2008.

3.

SILVA, Sebastiao Medeiros da; SILVA, Ermes Medeiros da; SILVA, Elio Medeiros da. Matemtica Bsica Para

Cursos Superiores. . So Paulo: Atlas, 2002

4.

TAN, S. T. Matemtica aplicada administrao e economia. 2. ed. So Paulo: Cengage Learning, 2011.

5.

VERAS,

Lilia

Ladeira.

Matemtica

aplicada

economia. 3. ed. So Paulo: Atlas, 1999.

Das könnte Ihnen auch gefallen