Sie sind auf Seite 1von 13

1 Introduo terica Preciso e exatido

Ao tentar reproduzir um experimento um cientista s ir, provavelmente, chegar a um resultado satisfatrio, ou seja, bem prximo do original, pois o experimento est sujeito a erros aleatrios (erro que vai alm do controle do operador), como: pequenas variaes de temperatura, perda de material ao transferir, filtrar ou outro tipo de manipulao. Porm, existe o erro determinado (erro que pode ser detectado e eliminado) que pode estar ligado aos equipamentos no calibrados, reagentes impuros, e erros no procedimento. Em todos os experimentos espera-se que os erros positivos e os erros negativos se anulem, nesse caso, a preciso e exatido dependem dos erros. A preciso a concordncia entre diferentes determinaes de medidas e a exatido a concordncia entre o valor medido e o valor real. Como no se consegue saber o valor real facilmente, o melhor a fazer utilizar instrumentos bem calibrados para um melhor resultado. A preciso depende mais do operador, j a exatido depende tanto do operador quanto do instrumento de medida utilizado.

2 Objetivos

1) 2) 3) 4) 5)

Conhecer e se familiarizar com as vidrarias disponveis na prtica; Alcanar, atravs de tentativas, o menor nmero de erros determinados; Identificar a difrao de exatido na calibragem das vidrarias; Identificar com preciso uma medida atravs da leitura do menisco; Executar procedimentos laboratoriais com o mximo de destreza.

3 - Pr-Laboratrio

I -

As vi

i s utili

s foram: bureta, bquer, proveta, bal o volumtri o e pipeta.

A bureta utili ada para anlises volumtri as, pois ela um instrumento de medi o e transferncia ri orosa de volumes lquidos. Em laborat rio utili ou-se uma bureta que, sua capacidade mxima, em escala, de 25 ml somados a um desconto de 2,2 ml do bico inferior. (FIGURA 1 - BURETA)

(FIGURA 1 - BURETA) O bquer de uso geral em laborat rio, serve para fazer reaes entre solues, dissolver subst ncias slidas, efetuar reaes de precipitao e at aquecer lquidos. Seus volumes mais comuns so: 25, 80, 125, 250 e 400 ml. (FIGURA 2 - BQUER)

(FIGURA 2 - BQUER)

A proveta (ou cilindro graduado) serve para medir e transferir lquidos. Seu volume pode variar de 5 ate 2000 ml e sua escala de volumes pouco rigorosa. (FIGURA 3- PROVETA)

(FIGURA 3 - PROVETA) O balo volumtrico utilizado para preparao e diluio de volumes precisos e pr fixados e possui um trao de aferio no gargalo. Seu volume pode variar entre 5 ml e 50 L. (FIGURA 4 - BALO VOLUMTRICO)

(FIGURA 4 - BALO VOLUMTRICO)

A pipeta utilizada para transportar volumes precisos. Geralmente ela tem o auxlio da pra (FIGURA 5 - PRA), que, ao ser instalada na pipeta abaixa a presso interior da pipeta, facilitando a suco do lquido desejado. Sua capacidade disponvel e t entre 1 e 200 ml. s (FIGURA 6 - PIPETA)

(FIGURA 5 - PRA)

(FIGURA 6 - PIPETA)

2-

A superfcie do lquido assume uma forma curva, chamada menisco. Sua leitura correta quando o ponto inferior do menisco (menos quando a subst ncia Hg) fique horizontalmente tangente ao plano superior da linha de referncia (ou trao de graduao),mantendo o plano de viso coincidente com esse mesmo plano. (FIGURA 7 - LEITURA MENISCO - POSIO 1)

(FIGURA 7 - LEITURA MENISCO)

A calibrao das vidrarias e instrumentos laboratoriais necessita de uma boa leitura do menisco, pois o menisco de uma vidraria varia de acordo com o aumento ou diminuio do di metro da vidraria graas capilaridade (propriedade dos fluidos subir e descer em tubos muito finos) existente.

3 - Os erros mais comuns da leitura de menisco so:

Erro de paralaxe: ocorre quando o volume e lido por mais de um operador e h uma leve discordncia;

Presena de gordura na vidraria: a gordura pode aderir-se nas paredes da vidraria, mudando significativamente a leitura do menisco;

Problemas visuais: muitas vezes algum problema visual pode fazer o operador no ler com preciso o menisco, mudando o resultado correto.

4 Procedimento Experimental

4.1 Equipamentos e vidrarias Durante o procedimento experimental foram utilizados os seguintes equipamentos e vidrarias: Balana digital: serve para medir a massa de slidos e lquidos no volteis com grande preciso. (FIGURA 8 - BALANA DIGITAL)

(FIGURA 8 - BALANA DIGITAL) Pisseta: contm gua destilada e usada para lavagem de materiais ou recipientes atravs de jatos. (FIGURA 9 - PISSETA)

(FIGURA 9 - PISSETA)

Placa de petri: usada para colocar slidos em pequena escala. Bureta: utilizada para fazer titulao. Bquer: utilizado para mistura de lquidos. Proveta: serve para medir e transferir lquidos. Balo volumtrico: utilizado para preparo de solues. Pipeta: utilizada para transportar volumes precisos. Pra: auxilia na suco do lquido na pipeta.

4.2 Medidas de massa e volume: 1) Durante o experimento, desconsiderando a perda de resduos, ao transferir o lquido do bquer para a proveta consta-se que houve uma variao considervel; ao transferir novamente para a bureta nota-se que o volume no variou de forma considervel, pois leva-se em conta um desconto de 2,2 ml. Por isso, ao observar os dados colhidos abaixo, percebe-se que o bquer possui maior confiabilidade, pois ele fornece o valor colocado inicialmente no frasco enquanto os outros ou variaram ou tinham um desconto a considerar.

Dados:

Volume de gua no Bquer = Volume de gua na Proveta = Volume de gua na Bureta =

25 22 23

mL mL mL

2) Aps efetuado o experimento de encher uma bureta com gua destilada e deixar escoar uma poro do lquido nota-se que no possvel retirar uma poro exata de 26 ml sem a utilizao de uma vidraria extra, pois a bureta tem uma capacidade mxima de 25 ml demarcado na escala mais um desconto inexato de 2,2 ml, ou seja, alm do valor demarcado na escala (25 ml) no possvel retirar um valor exato da bureta.

3) Aps receber as devidas instrues de como pesar na balana digital foram pesados os seguintes objetos, tanto secos quanto cheios: Proveta de 100 mL; balo volumtrico de 100 mL; Bquer de 100 mL. 4) Colheu-se s dados das pesagens e foi montada a seguinte tabela:

(TABELA 1 - MEDIDAS MASSA E VOLUME)

Recipiente Bquer 100 mL Proveta 100 mL Balo Vol. de 100 Ml

Massa da vidraria seca (g)

Massa da vidraria com 100 mL de gua (g) 147,825 184,797 154,276

Volume de gua (g) Dgua = 1 g/mL

Erro (%)

64,221 96,640 54,436

83,604 88,157 99,840

16,296 11,843 0,196

4.3 Determinao da Densidade de um slido 1) Pesou-se aproximadamente 20g de cobre metlico fornecido pelo professor na balana digital, que, por ser bastante precisa, variava com muita facilidade em seu resultado e, somente aps um certo tempo ela se estabilizou em um resultado. Adicionou-se a uma proveta de 50 mL um dado volume de gua e foi adicionando o slido devagar pelas paredes da proveta e, logo aps, calculado a densidade. Repetiuse o experimento com 10g da amostra e foram colhidos os dados representados na tabela a seguir:

(TABELA 2 - DENSIDADE DO COBRE)

Experincia com 20 g de cobre Massa do metal (g) Volume inicial do lquido na proveta (mL) Volume final do lquido na proveta (mL) Volume do metal (mL) Densidade obtida (g/mL) Densidade terica para o cobre (g/mL) Erro percentual (%) 20,050 30

Experincia com 10 g de cobre 10,030 30

34

32

4 5,125 8,920

2 5,015 8,920

42,545

43,778

4.4 Determinao da densidade de um lquido 1) Pesou-se uma proveta de aproximadamente 10 mL limpa e seca e, atravs da pipeta com uma pra acoplada nela, colheu-se aproximadamente 8 mL de glicerina e despejou-se na proveta, calculando-se, em seguida, tanto a densidade quanto o erro percentual.Foi repetido o experimento com aproximadamente metade da quantidade de glicerina (4 ml) e, a partir dos dados colhidos, foi construdo a tabela a seguir:

(TABELA 3 - DENSIDADE DA GLICERINA) Experincia com 8 mL de glicerina Massa da proveta seca (g) Massa da proveta c/ liquido (g) Massa do lquido (g) Densidade obtida (g/mL) Densidade terica (g/mL) Erro percentual (%) 19,400 29,160 9,760 1,220 1,261 3,251 Experincia com 4 mL de glicerina 19,400 24,538 5,138 1,284 1,261 1,824

5 -Concluso No decorrer da prtica foram identificadas e, no decorrer das utilizaes, devidamente manuseadas as vidrarias que foram dispostas pelo professor, utilizando as de maneira correta com toda a cautela que as vidrarias exigiram a fim de evitar ao mximo os erros determinados (devidamente explicado na introduo terica). Ao calibrar os instrumentos no laboratrio com o auxlio da balana digital, percebe -se que existe uma diferena de medidas entre diversas vidrarias, no demonstrando, assim, uma segurana na sua calibragem. Foi percebido que o menisco realmente varia de acordo com o dimetro da vidraria disposta e que o erro de paralaxe realmente se faz presente em um experimento onde existem mais de um operador, podendo, em algumas vezes, dificultar uma leitura correta do menisco. Em uma viso geral os objetivos da prtica foram alcanados, possuindo alguns erros de medidas pelo fato de existirem erros aleatrios e alguns erros de manuseio durante o processo de colhimento de dados.

10

6 - Ps Laboratrio 6.1 Vidrarias Ao observar as vidrarias utilizadas, percebe-se que algumas possuem uma leitura menos precisa do que outras. Com isso, pode-se classific-las em dois grupos: mais exatas e menos exatas.

6.1.1 Mais exatas Dentre as mais exatas esto: pipeta, bureta e balo volumtrico. Pipeta: possui uma diviso em sua escala com bastante preciso para efetuar transferncias de lquidos. Bureta: utilizada para fazer titulaes, possui uma boa preciso graas a uma torneira presente em sua extremidade inferior. Embora tenha uma boa preciso possui um pequeno desconto de 2,2 ml decorrente de sua extremidade. Balo volumtrico: geralmente utilizado para reaes com precipitao, possui um trao de aferio em seu gargalo.

6.1.2 Menos exatas Dentre as menos exatas esto: bquer e proveta. Bquer: utilizado de modo geral no laboratrio, possui medidas aproximadas. Proveta: utilizada para medir e transferir lquidos, possui uma escala pouco rigorosa.

6.2

O porqu da determinao de cada medida O fato de ser aconselhvel fazer mais de uma determinao de cada medida que, por mais cuidadosa que seja uma medio e por mais preciso que seja o instrumento, no possvel realizar uma medida direta perfeita, ou seja, sempre existe uma incerteza ao se comparar uma quantidade de uma determinada grandeza fsica com sua unidade.

11

6.3

Exatido: bquer, proveta e balo volumtrico De acordo com os resultado obtidos, pode-se observar que o bquer e a proveta, aps realizar as pesagens, mostraram um certo nvel de erro maior que 10%, diminuindo sua exatido. J o balo volumtrico, destacou-se mostrando um nvel de erro menor que 1%, sendo assim, comprova-se uma exatido maior do que as outras vidrarias.

6.4

Preciso e medidas De acordo com a tabela 2, percebe-se que aps as pesagens e o clculo de erro percentual, houve margens de erro significativo, porm, ao analisar os dados da tabela 3, nota-se um erro percentual baixo. Pode-se inferir que essa diferena de preciso entre as duas tabelas ocorreu pelo fato que, na experincia feita na tabela 2, adicionouse no lquido um slido e na experincia feita na tabela 3, um lquido em outro lquido.

12

7 - Referncias Bibliogrficas:

- RUSSEL, JHON B.; Qumica Geral, vol. 1, 2 edio, So Paulo: Pearson Makron Books, 1994.

- http://www.agracadaquimica.com.br/quimica/arealegal/outros/12.pdf

- http://www.spmet.pt/comunicacoes_2_encontro/Elsa_Batista.pdf

13

Das könnte Ihnen auch gefallen