Sie sind auf Seite 1von 3

1

www.drhato.com.br SANTO ANDR - SO PAULO BRASIL

CONSIDERAES SOBRE A PREVENO DA RAIVA

Introduo A raiva uma uma zoonose viral de importncia mundial, que acomete mamferos domsticos e selvagens, tendo os morcegos como reservatrios naturais. causada por um vrus pertencente famlia Rhabdoviridae, gnero Lyssavirus. Aps a manifestao dos sintomas no hospedeiro infectado a doena tem 100% de letalidade. Estima-se que 55.000 a 70.000 pessoas morram anualmente de raiva em todo mundo, e 10 milhes sejam tratadas aps exposio a animais suspeitos da doena. Por sua gravidade e importncia em sade pblica, o controle da doena realizado pelo governo de diversos pases, havendo a necessidade da participao integrada dos rgos pblicos, organizaes no-governamentais, sociedade e mdicos veterinrios. Histrico Os relatos de raiva so antigos, no somente na histria da medicina, mas tambm em grandes obras literrias. Homero, em sua famosa obra Ilada, refere-se raiva quando menciona Sirius, o co da constelao de rion, que exercia influencia maligna sobre a sade e sanidade das pessoas. Os Gregos possuam um Deus em sua mitologia que exercia efeito contrrio a raiva, denominado Ariseus, filho de Apolo. Os Gregos denominavam a raiva como Lyssa ou Lytta, que significa loucura. A doena no homem era descrita por hidrofobia, onde o paciente enfermo caracterizava-se por parecer atormentado mentalmente e manifestar sinais de averso ingesto hdrica. Decorrente da classificao da nomenclatura grega, surgiu o nome do gnero do vrus causador da raiva. A raiva foi descrita em diversas partes do mundo, em formas isoladas ou em surtos. Os casos isolados eram descritos depois de mordidas de ces raivosos, e ocasionalmente, lobos, raposas e ursos. O primeiro grande surto de raiva foi registrado em 1271, na Francnia, onde uma matilha de lobos raivosos invadiu a cidade, atacou pessoas e animais, deixando cerca de 30 mortos. No mesmo ano em que o Brasil foi descoberto a Espanha foi atingida por um surto de raiva, sendo o primeiro descrito com grande nmero de pessoas e ces acometidos. Aps este, outros foram descritos em pases europeus como Hungria, ustria e Turquia (1586), existindo a primeira epizootia de grandes propores urbanas em 1708, na Itlia. Tipos de vacinas contra a raiva

2 A falta de adaptao do vrus rbico a seus hospedeiros transforma a doena em uma das mais temidas em seres humanos em decorrncia de sua evoluo letal. No que tange a raiva animal, a imunizao dos suscetveis se impe como principal medida para o controle da doena, podendo ser realizada mediante o emprego de diferentes tipos de vacinas, de vrus rbico inativado ou modificado, produzidas em tecido nervoso ou em cultura celular. As vacinas antirrbicas tiveram grande evoluo desde a descoberta da primeira vacina, por Pasteur. O desafio na produo de uma vacina contra a raiva a capacidade de produzir uma vacina que seja eficaz mas, ao mesmo tempo, segura (incapaz de causar a doena no animal vacinado, e ainda, com a menor ocorrncia de reaes ps-vacinais possveis). A partir de 1970, a maioria das vacinas antirrbicas desenvolvidas passa a utilizar a tecnologia de cultivo celular por exigncia da Organizao Mundial da Sade, aps constatao de que essa tecnologia de produo permitia obter um produto muito superior s suas antecessoras. As vacinas de cultivo celular possuem 200 vezes menos substratos e protenas contaminantes, alm da vantagem de no possurem protenas do sistema nervoso4 e produzirem excelente imunidade - tima produo de anticorpos em mais de 99% dos animais e 100% de proteo aps exposio ao risco. So ainda bem toleradas, com raros relatos de reaes alrgicas sistmicas ou stio de administrao. Vacinao a nica forma de prevenir contra a doena A vacinao continua sendo a nica forma de prevenir a infeco pelo vrus da raiva, e a vacinao de ces e gatos uma forma de proteger tambm as pessoas. A vacina Rabisin-i (Merial Sade Animal) uma vacina antirrbica produzida em cultivo celular, inativada, indicada para a vacinao de ces, gatos e fures no Brasil. Devido a sua tecnologia e normas rigorosas de produo e controle da qualidade, Rabisin-i oferece alta potncia e segurana, o que faz com que seja indicada pela Organizao Mundial da Sade (OMS) e pela Organizao Pan-Americana da Sade (OPAS) como referncia mundial dentre as vacinas contra raiva. Rabisin-i foi a primeira vacina antirrbica no mundo a demonstrar proteo em seis espcies de animais vacinados (ces, gatos, ovelhas, cavalos, bovinos e fures). Com uma potente e rpida resposta imunolgica, considerada a vacina contra a raiva de referncia em vrias partes do mundo, tendo sido utilizada em campanhas nacionais de vacinao em vrios pases.

Referncias World Health Organization Fact Sheet No. www.who.int/mediacentre/factsheets/fs099/en/print.html 99, September.

STEELE, J.H.; FERNANDEZ, P.J. History of rabies and global aspects. In: BAER, G.M. The natural history of rabies.Boston: CRC press, 1991. Cap.1, p.1 26.

3 LOMBARD, M.; CHAPPUIS, G.; CHOMEL, B.; de Beublaint, D. Three years of serological and epidemiological results after a rabies dog vaccination campaign in Lima, Peru. In: C. R. Symp. Prophilaxie de la rage en Asie, Jakarta, Indonsie, 27-30, 1993. PRECAUSTA, P.; SOULEBOT, J.P. Vaccines for domestic animals. In: BAER, G.M. The natural history of rabies. Boston: CRC press, 1991. Cap. 24, p.445460. BUNN, T.O. Canine and feline Vaccines, past and present. In: BAER, G.M. The natural history of rabies.Boston: CRC press, 1991. Cap.22, p.415 426. SLATE, D.; RUPPRECHT, C.E.; ROONEY, J.A.; DONOVAN, D.; LEIN, D.H.; CHIPMAN, R.B. Status of oral rabies vaccination in wild carnivores in the United States. Virus Research, v.111, p.68 76, 2005.

Das könnte Ihnen auch gefallen