Sie sind auf Seite 1von 6

A Roda Da Fortuna

A RODA DA FORTUNA Joo Francisco Diel de Sousa diel@iel.unicamp.br Orientador: Prof. Dr. Carlos Eduardo Berriel

Apresentaes I - Na primeira metade do sculo XV, diz-se que um nobre, chamado Filippo Maria Visconti, Duque de Milo, encomendou um jogo de cartas a seu secretrio, Marziano da Tortona, que tambm era um astrlogo/astrnomo (devido a no distino dessas categorias na poca) e um estudioso. O secretrio deveria colocar nesse jogo vrias delcias: virtudes, riquezas, virgindades e prazeres e, enquanto produzia o jogo, Marziano escreveu em um caderno seu processo de criao, que hoje est na Biblioteca de Paris. Nesse caderno no havia nenhuma instruo para o jogo e, tambm, no apontava para fins divinatrios. Depois de concluir a estrutura do jogo, o secretrio Marziano pediu a Michelino da Besozzo, um artista da poca, que ilustrasse o jogo para o duque. Mais tarde, um outro astrnomo seria chamado para dar a harmonia do mundo para esse conjunto de cartas, um jogo sem regras. Mais tarde, esse conjunto de cartas ser o que conhecemos por Tarot. II - Partindo de Florena, dez personagens viram suas costas para um mundo de peste e doena, indo em direo a um tipo de Paraso, terra de Delcias, onde contaro histrias sobre memrias e outras histrias ouvidas, inclusive um pouco da histria da vida de Boccaccio. Fiammeta, a imagem da mulher amada pelo autor, uma nobre que defende o amor entre as classes diferentes (particularmente entre a Nobreza e plebeus) uma dessas personagens que narram histrias picantes, pequenas, e que muitas vezes tratam de questes de honra. Algumas caractersticas so comuns a muitas novelas: elas esto ligadas ao novo mundo que est se formando, no qual existe a diviso entre a vida pblica e a privada, com duas morais diversas, fruto da burguesia que ascende com sua razo comercial, solar, diurna, em um incio de oposio ao sentimento lunar, noturno, improdutivo. A introspeco um novo evento, pois no havia diferena entre a vida pblica e a privada. Inclusive, tratar de sexualidade como um elemento positivo um privilgio de Boccaccio. Fiammetta, que defende a luta contra o mundo pelo seu amor, em uma sociedade onde as mulheres no possuem liberdade amorosa pois estamos no ano de 1350 vai narrar vrias novelas, uma delas que ser objeto de estudo desse trabalho. Em um mundo coberto pela Peste Negra, a mulher nobre, trancafiada em casa pela sociedade e suas morais, aspira a uma vida nova. Estar presa o Fado de toda mulher desse perodo?

III Destino, uma entidade que est alm do humano, implica no irrevogvel, no imutvel, naquilo que o homem no pode mudar. Portanto, com estes no deve se preocupar, pois tratamse da essncia natural do homem segundo Epicuro. Sendo uma essncia natural do homem, est em todos os homens, portanto, no particular a nenhum. Para esse tipo de destino particular existe a denominao fado dada, por exemplo, pelos astros no momento do nascimento, pelos aspectos sociais, culturais, econmicos; o fado seria um conjunto de opes que um indivduo tem frente a uma deciso que dependem de toda sua vida anterior. Em um mundo comeando a se aburguesar, a necessidade de individualizao era satisfeita por um destino especial, particular, esse Fado: a estrela. A astrologia/astronomia teve um papel importantssimo no desenvolvimento da filosofia renascentista. Ao contrrio do Destino, o Fado no est previamente escrito. Esse conjunto de opes, dado pela astrologia, por exemplo, deveria ser conhecido e, atravs do conhecimento de si, um homem poderia alcanar a liberdade. O conhecimento se torna um modo de libertar-se do jugo do invisvel. IV Fado difere-se de Fortuna, tambm; a Fortuna aristotlica um conjunto de bens que no fazem parte da essncia do homem, ou seja, riqueza, beleza, posio social (lembrando a sociedade em que Aristteles vivia, sem grandes mudanas de classe); seriam matrias primas a serem utilizadas.

Na Idade Mdia, Fortuna comea a ser associada a xito; em uma sociedade burguesa, aquele que consegue xito na luta do comrcio uma pessoa afortunada. A Fortuna seria um aspecto do Fado: quando, em uma situao de deciso, escolhe-se o caminho do xito, tem-se Fortuna. O homem burgus tenta se tornar livre da obrigatoriedade das caractersticas impostas pelo nascimento, querendo tornar-se senhor de si. Afortunado aquele que se liberta, e a liberdade vem do conhecimento. Todo homem pode-se tornar liberto, desde que use sua Vontade de tornar-se liberto para adquirir conhecimento. O mundo burgus pode ser moldado atravs da Vontade, transformando os objetos, que podem conter inclusive seu contrrio. Dessa Vontade surge a idia da Alquimia, no final da Idade Mdia, quase incio do Renascimento, um saber inicitico, libertador e do xito que, de alguma maneira, busca uma sabedoria ancestral e criativa, para que, sem limitaes, o indivduo possa exercer sua Vontade. V Nesse perodo de estudo dos textos clssicos, observa-se certa paganizao do mundo, como, por exemplo, podemos observar o retorno das teorias dos humores associados aos quatro elementos hipocrticos e de invocaes de deuses. A Sorte ganhar tambm seu lugar divinizado, personificado. Invocada vrias vezes dentro do Decamero, ser a nossa porta para esse assunto.

vou narrar um episdio piedoso, mal-afortunado mesmo, e digno das lgrimas de vocs pgina 212 I - Como diz o prprio livro, essa novela ser completamente mal-afortunada, pois seus personagens acabaro desgraados, sem xito material ou emocional; Guismunda, apaixonada, perde seu amante, assassinado, suporta a ironia do pai e decide que deve morrer. Todos terminam infelizes nessa novela, de dilogos intensos e racionalizados. Em momentos de grande tenso, como quando Tancredi visita a filha aps descobrir seu amante, o que vale como moeda de troca no a intensidade dos sentimentos vividos, a intensidade do sentimento no vai perdoar Guismunda; ela, ento, sem se desesperar como as mulheres geralmente o fazem, racionaliza sobre a situao, de frente a um pai descomposto e lacrimejante. Esse aparente enobrecimento de Guismunda alicerado pelo pensamento do capitalismo nascente, que faz com que o pensamento planejado, as emoes contidas e o discurso racional levem a um resultado otimizado, ao melhor lucro e situao sem prejuzos de qualquer forma. Uma questo fica: por que Guismunda utiliza-se desse discurso racional ao invs de deixar-se em lgrimas ou em silncio, j que j decidira previamente que no gostaria mais de viver? nesse momento que ela revela o seu conjunto de saberes ntimos, mostra ao pai que ele a desconhece. Ele, que a amava tanto, e pensava conhecer! A Roda da Fortuna girou. A ao de Guismunda, que mescla sua vida particular com a sua vida pblica, perde sua liberdade, perde metade de si e, portanto, sua vida. Contudo, a Sorte, invejosa de to prolongado amor e de to intenso prazer, provocou um evento que mudou a delcia dos dois amantes em tristes lgrimas pgina 214 II - A Sorte caracterizada como uma mulher e, por ser mulher, ento invejosa, ciumenta, traioeira, sedutora e caprichosa. Podemos deduzir a presena de sua vontade na realidade, uma deusa que cruza os caminhos, os afasta, os observa. Essa Sorte tantas outras vezes dentro da novela aproxima os amantes, dando oportunidades de se verem. Um exemplo quando lembra Guismunda, junto com Amor, da existncia da gruta e de sua passagem secreta. Observadora da vida de Guismunda, d graas e as retira, o que a assemelha muito com a imagem de Tarot do Arcano de nmero 10, a Roda da Fortuna. Fortune rota volvitur: descendo minoratus; alter in altum tollitur; nimis exaltatus rex sedet in vertice -

caveat ruinam! nam sub axe legimus Hecubam reginam Carmina Burana III Na lrica de Carmina Burana, do sculo XIII, j aparece claramente a idia de uma roda que movida pela Fortuna. A deusa da sorte gira um crculo, que , de certa maneira, um smbolo do eterno retorno que Maquiavel trabalha: uma ascendncia seguida de uma descendncia. Na imagem da capa deste trabalho, as quatro criaturas nos quatro cantos da carta representam os quatro elementos, as quatro direes e as quatro estaes; a serpente que desce o princpio negativo da vida, enquanto o homem com cabea de lobo, o positivo. Numa iconografia mais antiga, prxima do sculo XV, no topo da Roda estava um rei com orelhas de burro, smbolo da cegueira do poder; ele dizia uma frase em latim traduzida por eu reino; subindo a roda, uma criatura dizia: eu reinarei. Descendo, eu reinei. Exatamente embaixo, uma criatura dizia: eu no tenho reino algum. Na pgina 12, h uma imagem da Roda da Fortuna tipicamente alqumica, com os trs monstros que representam as trs substncias essenciais (que, unidas aos elementos, so de nmero sete): o enxofre, simbolizado pela esfinge armada, o homem parecido com Anbis (Hermanubis) simboliza o mercrio, e uma espcie de serpente (Typhon) que representa o sal, cada um em uma das cores do processo alqumico (azul, vermelho e amarelo, respectivamente, mas que na impresso preto e branco no se v). Dentro do crculo, as letras de T.A.R.O.T. formam tambm rota, designando o caminho de mudana, ao lado de letras hebraicas que designam o nome de Deus. Mais uma ligao entre uma figura divina e a mudana. Uma cruz atravessa os smbolos dos quatro elementos no centro da roda de dez aros, sendo dez um smbolo da renovao de um ciclo na numerologia (a carta tambm de nmero dez: 1 + 0 = 1). O pai de Guismunda, Tancredi, um homem que viveu, at o momento do infortnio, uma vida perfeita de amor filha, de governo bom e de continuidade. A interveno da deusa Sorte colocao em movimento, no movimento circular de sua roda. A Roda tambm era um objeto de morte de cristos durante o Imprio Romano; havia inmeros modos de torturar, mas o assassnio (imaginrio) que penso ser o pior colocar o cristo no centro de uma roda com espadas para dentro e joga-lo da montanha. Uma santa sobrevivera a esse evento, de alguma maneira, tocada tambm pela Sorte; interessante observar que no necessrio que o evento tenha realmente acontecido, apenas sua insero e permanncia no imaginrio cristo ps-renascimento. IV O amor entre classes sociais diferentes pode ser considerado o amor que Boccaccio teve por uma nobre que, por sua fortuna seu nascimento em alta classe no pode corresponder seu amor. Fiammetta a vingadora de Boccaccio quando, discutindo racionalmente com o pai sobre suas paixes, diz ao seu pai, o prncipe: Como todos ns nascemos e continuamos a nascer iguais, a virtude que nos diferencia uns dos outros; aqueles que, no passado, tiveram maior dose de virtude, e melhor uso dela fizeram, foram chamados de nobres; a parte que restou ficou conhecida como no-nobre Nesse trecho, h uma clara influncia do pensamento aristotlico, quando utiliza a palavra virtude para designar os bens da fortuna. Talvez a traduo de Torrieri Guimares devesse incluir essa nota, modificando virtude por fortuna. A idia de um nascimento que tem em si matria-prima bruta bem marcada pela palavra fortuna, enquanto virtude pode ser confundida com habilidades morais ou mesmo dons divinos. A idia de Fortuna mais material.

A seqncia dos Arcanos Maiores no Tarot conta uma histria, que a histria da elevao e auto-conhecimento do homem, um ideal especialmente burgus; em um tarot florentino, a carta que vem aps a Roda da Fortuna o Carro, que designa a vitria. Essa seqncia abre margem para a seguinte interpretao: o homem vence e torna-se dono de sua prpria Sorte, concretizao de um ideal burgus de libertao. V Senti uma certa confuso, se compararmos terminologia de HELLER (1982), n o uso da palavra Sorte no texto do Decamero. s vezes indicando Destino (Chegaste ao fim de teu curso; viveste de acordo com o que te permitiu a Sorte. E desse modo chegaste ao fim para o qual todos se dirigem), s vezes, Deusa (algumas vezes caprichosa, outras, dona da Roda, como acima). O mesmo aconteceu com virtude e fortuna. Aparentemente, no existia exatamente uma diviso racionalizada sobre esses termos, como podemos ver na relao astrologia/astronomia, uma cincia de predio do futuro, de leitura dos tempos, misturada com o clculo matemtico do movimento dos astros (simplificando bruscamente as interrogaes da poca). O indivduo, afinal, teria alguma liberdade? Se seu Destino estiver nas estrelas, se tudo estiver escrito, todas as decises, todos os eventos, qual a parcela de humanidade que resta ao homem? GARIN (1988) explica que, segundo Coluccio Salutati, tirando ao do homem, tira-se toda a humanidade dele, tiram-se os deuses; seria o mundo um teatro para quem? As estrelas, ento, teriam de influenciar de algumas maneiras a vida dos indivduos, mas no poderiam controlar sua vida absolutamente.

Ento, as estrelas compem parte do Fado de um indivduo, mas ao mesmo tempo como explicar os mapas astrolgicos da poca que previam guerras? Jung, em sua obra sobre o Tarot, vai trabalhar um pouco dessa viso do futuro, que muita parte pode ser uma projeo do indivduo em relao ao mundo, criando inconscientemente situaes para que as profecias se realizem ou, atravs da recepo dos orculos, ajudar na concretizao de sonhos. VI - Hermes Trimegisto escreve um texto conhecido como a Tbua Esmeralda na antiga Grcia, e seu texto redescoberto pelos Humanistas; no texto, Hermes Trimegisto revela uma grande mxima: aquilo que est em cima como est embaixo, e o que est embaixo como est em cima (quod est inferius est sicut quod est superius; et quod est superius est sicut quod est inferius). Essa concepo lembra a medicina hipocrtica os astros no cu correspondem a elementos, os astros no cu correspondem a elementos no corpo, os signos zodiacais correspondem a partes do corpo que, em desequilbrio, podem ser curadas ao voltarem ao seu estado de equilbrio com o restante na medida em que transporta o Macrocosmo, o mundo

verticalizado para cima na filosofia Bachelardiana, e o Microcosmo; o mundo inteiro cabe dentro do homem. Definitivamente, uma relao fortemente renascentista. VII A prpria palavra Renascimento est ligada com a carta de tarot da Morte. Relacionada ao fim de um estgio e o comeo de outro, o fim de uma vida e o comeo de outra. Associada por Jung ao renascimento, simboliza bem essa fase da histria: o fim de uma era atravs de um retorno aos textos clssicos, s origens (como tambm a carta simboliza: o retorno origem, depois do Inverno comea a Primavera, depois da morte na Terra h a vida no Alm...) do homem. A alquimia com suas substncias admicas gua, fogo, terra, ar, mercrio, sal e enxofre - tem um papel importante nesse retorno: enquanto os textos clssicos so de certa forma uma origem escrita, as substncias admicas so a origem mais ancestral do homem, sua origem como criao. A Morte no Tarot simboliza o fim do que conhecamos para um comeo, um re-comeo, uma transformao. Na pgina 6, a imagem da morte como cavaleiro traz lembrana outra imagem, a gravura O cavaleiro, a morte e o demnio, de Drer, que trata do elemento alqumico Fogo, o smbolo da mudana. O sol que nasce tambm um smbolo do fim de um tempo e incio de outro, tambm o fim dos sonhos e a entrada do homem de volta realidade. No cho, uma mulher, uma criana e um bispo (ou um religioso). A morte vem a todos, ricos, pobres, impassvel com seu cavalo bem-treinado e imponente; nada a detm. no sculo XII que a Morte ganha sua imagem esqueltica; abaixo da Morte nessa carta h um rio, smbolo imagtico clssico do tempo que passa desde Sneca (e tanto antes) at os tempos de hoje. VIII interessante como a Sorte, nesta novela do Decamero, ganha um papel de ceifadora das vidas, da que permite a vida at certo ponto. No texto de HELLER, interessante como ele apresenta o conceito de destino referindo-se ao termo em grego, moira. Na mitologia grega, as Moiras (trs mulheres, chamadas de Parcas pelos romanos) eram as que atribuam ao recmnascido seus bens da fortuna aristotlica, tramavam sua vida sua morte. Cloto, a que gira a roda, Lquesis, a que atribui o lote da vida e tropos, a inflexvel. A vida era puxada por Cloto; Lquesis determinava as qualidades iniciais da vida do indivduo; a morte dele coincidia com o fim do fio. medida que essa imagem vai se racionalizando dentro da mentalidade determinista, o termo Moiras tornou-se singular, determinando apenas uma, a que atribui o lote da vida ao indivduo e, depois, a fora misteriosa do destino. Assim, foram relacionadas a outras deusas, com a Necessidade ou a Fortuna que nesse texto chamada de Sorte.

Bibliografia BOCCACCIO, G. Decamero. Abril Cultural. So Paulo, 1970. HELLER, A. Fado, Destino e Fortuna in O Homem do Renascimento. Editorial Presena. Lisboa, 1982. FIEBIG, J. Tarot. Ediouro. Rio de Janeiro, 1988. GARIN, E. O Zodaco da Vida. Editorial Estampa. Lisboa, 1988.
Excerpted from A Roda da Fortuna http://www.unicamp.br/iel/site/alunos/publicacoes/textos/r00005.htm

READABILITY An Arc90 Laboratory Experiment http://lab.arc90.com/experiments/readability

Das könnte Ihnen auch gefallen