Sie sind auf Seite 1von 3

PROPOSTA DE EMENDA CONSTITUIO N

DE 2007.

(Do Sr. Flvio Dino, da Sra. Alice Portugal e Outros)

Acrescenta o artigo 93-A Constituio Federal de 1988.

Art. 1 Fica acrescido o art. 93-A Constituio Federal, com o seguinte teor: Art. 93-A. Lei complementar, de iniciativa do Supremo Tribunal Federal, dispor sobre o Estatuto dos Servidores do Poder Judicirio. Pargrafo nico. As leis estaduais observaro o disposto na lei complementar de que trata o caput. Art. 2 Esta Emenda Constitucional entra em vigor na data de sua publicao.

JUSTIFICATIVA O Poder Judicirio possui estrutura una, consoante delineia o art. 92 da Constituio Federal. corrente na doutrina ptria a afirmao de que o Poder Judicirio no federal nem estadual, mas nacional, vez que uma das expresses da soberania do Estado. Com a adoo da forma republicana e federativa, instituiu-se um sistema poltico dual, que distribuiu competncias entre o governo central exercido pela Unio Federal e diversos governos locais. Como consectrio, tambm o Poder Judicirio assumiu uma estrutura bipartida, composta pela Justia Federal e pelas Justias Estaduais. Contudo, os fundamentos que legitimam a autonomia poltica dos Poderes Executivos e dos Legislativos que integram os vrios entes federados no so os mesmos que motivam a diviso funcional do Poder Judicirio. A ramificao do Poder Judicirio apenas tenciona racionalizar o servio a ser prestado aos jurisdicionados. A unidade do Poder Judicirio foi corroborada pelo Pretrio Excelso no julgamento da ADI 3.367/DF, que declarou legtima a submisso

administrativa dos rgos judicirios de todas as esferas federativas a um nico rgo, o Conselho Nacional de Justia CNJ.1 A fragmentao caracterstica de instituies que so autnomas na estrutura da Federao, o que no ocorre entre a Justia Federal e a Justia Estadual. Assim, enquanto os agentes e servidores dos Poderes Executivo e Legislativo nos nveis federais, estaduais e municipais no se sujeitam a leis orgnicas de ndole nacional e unitria, os magistrados de todas as esferas federativas submetem-se indistintamente Lei Orgnica da Magistratura Nacional Lei Complementar n 35, de 14 de maro de 1979. Acatado tal pressuposto, outro no poderia ter sido o posicionamento do Supremo Tribunal Federal, ao apreciar da medida cautelar na ADI 3.854-12. A deciso impede que membros da magistratura estadual restem submetidos a subteto de remunerao, correspondente a 90,25% do subsdio dos Ministros do STF, e unifica nacionalmente o limite remuneratrio aplicvel. De todo o exposto, exsurge a necessidade de imposio de uma regulamentao uniforme tambm aos servidores dos rgos jurisdicionais, em todas as orbes federativas. Por isso, sugerimos o acrscimo do art. 93-A Constituio Federal, que permitiria ao Supremo Tribunal Federal propor ao Congresso Nacional um estatuto geral. A atual pluralidade de regimes impostos aos servidores ofende no apenas a estrutura una do Poder Judicirio, mas tambm o princpio constitucional da isonomia, pois viabiliza o surgimento de graves disparidades remuneratrias. Afigura-se-nos desproporcional que servidores executores de tarefas congneres percebam contraprestaes to dspares. Ressalte-se que a proposio apresentada no ofende o art. 96, inc. II, alnea b, da Constituio Federal, que estabelece a competncia dos Tribunais de Justia para propor ao Poder Legislativo respectivo a criao e extino de cargos e a remunerao dos seus servios auxiliares e dos juzos que lhes forem vinculados. A PEC ora submetida a julgamento desta Casa no possibilita que o Supremo Tribunal Federal proponha lei dispondo sobre especificidades do regime a ser adotado em cada Estado da Federao, apenas lhe confere competncia para sugerir ao Congresso Nacional a aprovao de normas gerais, aplicveis a todos os servidores do Poder
Segundo o Ministro Relator, Czar Peluso, a diviso da estrutura judiciria brasileira, sob tradicional, mas equvoca denominao, em Justias, s o resultado da repartio racional do trabalho da mesma natureza entre distintos rgos jurisdicionais. O fenmeno corriqueiro, de distribuio de competncias pela malha de rgos especializados, que, no obstante portadores de esferas prprias de atribuies jurisdicionais e administrativas, integram um nico e mesmo Poder. Nesse sentido, fala-se em Justia Federal e Estadual, tal como se fala em Justia Comum, Militar, Trabalhista, Eleitoral, etc., sem que com essa nomenclatura ambgua se enganem hoje os operadores jurdicos (ADI 3367 / DF - DISTRITO FEDERAL. Relator(a): Min. CEZAR PELUSO. Julgamento: 13/04/2005 rgo Julgador: Tribunal Pleno. Publicao DJ 17/03/2006 PP. 4) 2 ADI-MC 3854 / DF - DISTRITO FEDERAL. Relator(a): Min. CEZAR PELUSO. Julgamento: 28/02/2007. rgo Julgador: Tribunal Pleno. Publicao DJ 29/06/2007 PP. 22. A deciso deu interpretao conforme Constituio ao artigo 37, inciso XI, e 12, da Constituio da Repblica, o primeiro dispositivo, na redao da EC n 41/2003, e o segundo, introduzido pela EC n 47/2005 e suspendeu a eficcia do artigo 2 da Resoluo n 13/2006 e do artigo 1, nico, da Resoluo n 14, ambas do Conselho Nacional de Justia.
1

Judicirio. Evidentemente, compete s Assemblias Legislativas, mediante iniciativa dos Tribunais de Justia, legislar sobre as peculiaridades locais. Pelas razes acima expostas, solicito o apoio dos nobres Pares. Sala das Sesses, de outubro de 2007.

Deputado FLVIO DINO PCdoB/MA

Deputada Alice Portugal PCdoB/BA

Das könnte Ihnen auch gefallen