Sie sind auf Seite 1von 7

Gerber Big Rock Camp

Esttica perfeita! Esta uma faca que se pode chamar de elegante!

Gerber Big Rock 01.JPG (140.53 KiB) Especificaes: Comprimento total: 24,2cm Comprimento da lmina: 11,8cm Espessura da lmina: 4mm Largura mxima: 4cm Desbaste: praticamente FFG- full flat ground Acabamento: stonewashed Empunhadura: polmero rgido encapsulado por elastmero Espessura total da empunhadura: 1,6cm Ao: 440A Dureza: 58 HRC Peso faca: 182g Peso bainha: 38g

H uma verso desta faca com fio combo, ou seja, serrilhado prximo empunhadura e liso at a ponta. H quem goste desta combinao. Eu prefiro o fio liso pois o acho muito mais verstil; sem contar a facilidade de reafiao. A dureza medida no meu teste emprico de 58 HRC, j que marcou minha CRKT e praticamente no foi marcada por ela mas foi marcada pelo meu Cold Steel American Lawman, enquanto deixou nele uma marca bem pequena. Tambm foi marcada pelo Buck Vantage Avid ( 59,5 HRC ) e praticamente no o marcou. O ao desta faca o 440A. Quase sempre se l referncias depreciativas a este ao da srie 440. Mas a verdade que com o devido tratamento trmico este ao tem uma excelente relao resilincia/tenacidade sendo bastante resistente corroso. um ao de gros pequenos com bastante estabilidade de fio, s possuindo pouca resistncia abraso. Seu fio de fbrica razovel, mas apresenta uma simetria muito grande entre um lado e outro. Como de praxe fiz o desbaste de 10 graus de cada lado e um fio primrio de 20 graus de cada lado, que garante desempenho, robustez e durabilidade. Uma vez polido, seu fio extremamente suave e agudo, semelhante ao Sandvik 14C28N.

440A x 12C27.jpg (35.87 KiB)

O design desta faca simplesmente fantstico! Linhas muito elegantes e funcionais. Seu formato drop point faz com que ela seja perfeita tanto como uma hunter como uma bushcrafter. Sua longa e suave barriga aliada a um desbaste FFG indo quase espinha fazem com que desempenhe bem praticamente todas as tarefas de corte mantendo ainda uma boa dose de robustez. O fato do FFG comear bem alto, mas no na espinha propriamente dita ( cerca de 0,5cm desta ), alm de aumentar a robustez estrutural da lmina, torna ainda mais eficiente a tcnica de battoning com esta faca, j que diminui bastante o engrimpamento da lmina em uma madeira macia por exemplo. Este 0,5cm com espessura plena da lmina foram a clivagem da madeira que est sendo partida, forando a projeo da linha de rachadura e aliviando um pouco o estresse do fio. Claro que neste ponto especfico um scandi grind ser muito mais eficiente, quando em mesma espessura de espinha. Apesar de sua espessura de lmina, seu comprimento e peso no serem os ideais para a tcnica de chopping, esta pode ser utilizada j que o ao 440A tem boa resistncia toro e cargas laterais. Resumindo: demandar mais golpes pelo pouco peso, mas no ir quebrar!

Gerber Big Rock 02.JPG (148.16 KiB)

A empunhadura das mais confortveis e ergonmicas que j experimentei. O elastmero externo d um grip fora do comum, tanto seco quanto molhado. Infelizmente parece ser do tipo que se desfaz se submetido a impactos ou frico com superfcies mais abrasivas como o prprio solo. H um jimping nos 2,5cm iniciais do dorso da empunhadura, mas sua funo mais cosmtica do que prtica. Na poro final da empunhadura o tang fica exposto o suficiente para abrigar um generoso passador de lanyard/fiel. Sua bainha na linha do simples, eficiente e barato, j que de cordura ( nylon ) com insert em plstico semi-rgido, ficando a reteno por conta de uma tira transversal com um boto de presso que realmente trava a faca na bainha. Desembanhar a faca simples, rpido e at intuitivo, em se tratando de destros; j para os canhotos outra histria... Sendo honesto, um dos fatores que mais me fez adorar e comprar esta faca seu design, que no por coincidncia muito semelhante ao meu canivete favorito, o LongHorn da Lone Wolf ( produzido antes da aquisio pela Benchmade, que literalmente destruiu a qualidade, acabamento e materiais das peas produzidas ). Afinal, a Lone Wolf foi estabelecida como uma pequena cutelaria semi-custom por funcionrios antigos da Gerber, quando esta foi encampada pela Fiskars.

Gerber Big Rock & Lone Wolf.JPG (137.68 KiB) Vrios relatos na web de usurios satisfeitos com esta faca atestam sua qualidade; a nica falha relatada que consegui apurar foi uma ocasional fratura da ponta da lmina, provavelmente utilizada indevidamente, e mesmo neste caso no uma falha que comprometa a ferramenta em uma situao de sobrevivncia. E vale lembrar um ponto importante: ningum poupa uma faca nesta faixa de preo de todo e qualquer mal-trato e abuso que se possa destinar a uma faca, j que se ela for perdida ningum se lamentar! Essa uma faca que sria concorrente ( para no dizer que melhor... ) das afamadas Moras no campo do bushcraft, camping, caa e pesca, pois tem a mesma faixa de preo ( at menor ), tem 4mm de espessura de lmina contra 2,5mm das Moras, full tang, excelente balano resilincia/tenacidade, alta resistncia corroso e como no poderia deixar de ser, dadas as caractersticas j citadas, o ao 440A utilizado na lmina tem composio e caracteristicas muito semelhantes ao Sandvik 12C27 das Moras!

Gerber Big Rock comparao 01.JPG (142.8 KiB) Outra possvel competidora nesta faixa de preo seria a Guepardo Amazon. Mas sendo bem honesto, acho que a Gerber deixa tanto a Guepardo como a venerada Mora muito, mas muito para trs!

Gerber Big Rock comparao 02.JPG (152.9 KiB) J at comprei talas de G10 coarse para quando as talas originais se desgastarem ou mesmo para substituio direta, j que esta faca merece! Ah, e paguei apenas 27,00 dlares e mais 10,00 de remessa nesta belezura!

Das könnte Ihnen auch gefallen