Sie sind auf Seite 1von 4

Vez por outra, todos ns chegamos a uma situao em que nossos problemas parecem esmagadores, a ponto de acharmos que

no podemos enfrent-los. Muitas pessoas, neste caso, procuram um mdico ou um psiquiatra; o que manda o bom senso. H ocasies, porm, em que os mdicos nada conseguem. Que fazer ento? Acredito muito no poder da entrega a Deus, em colocar nossas vidas totalmente nas mos Dele. Ele nos pode conduzir em meio a qualquer crise, independentemente das desencorajadoras opinies de qualquer ser humano. Para atrair o poder ilimitado de Deus, precisamos desenvolver maior f e confiana Nele. Uma vez, Paramahansaji me disse: Mantenha sempre, interiormente, este pensamento: Senhor, seja feita a Tua vontade, no a minha. muito freqente que as pessoas receiem entregar-se a Deus porque realmente no confiam Nele. No tm certeza se o que Ele lhes vai dar o que elas querem. Assim, mesmo que digam seja feita a Tua vontade, no o dizem sinceramente. a que est o erro. Enquanto achamos que podemos dirigir nossas vidas sozinhos, no entramos em contato com Deus. preciso abandonar primeiro a iluso de que o pequeno ego suficiente, se quisermos receber o que Deus nos manda. Quanto mais confiamos Nele, e menos nos socorros materiais, melhor estaremos. Isso no significa que no devemos atender aos conselhos dos mdicos ou que devemos ignorar o valor do tratamento que eles nos prescrevem. Entretanto, embora cooperando com o auxlio desses profissionais, devemos perceber que o poder de Deus na mente a verdadeira fonte da cura; os mtodos externos apenas estimulam a mente a liberar um pouco dessa energia divina.

Como instrumento para absorver o poder de Deus, a mente ilimitada. O corpo, esta forma fsica magnfica que o homem veste, produto de sua prpria conscincia. Cada um de ns especial, porque usamos nossas mentes de modo diferente. Cultivando atitudes e pensamentos corretos e praticando as tcnicas da Self-Realization, nos tornamos cada vez mais capazes de expressar a Divina Conscincia perfeita, cujo reflexo est oculto em ns como o Ser, a alma. Remover os obstculos que nos separam de Deus Anos atrs, Paramahansaji nos disse que a preocupao crnica, o medo, a tenso nervosa e as outras emoes negativas culpa, dio, cime, amargura entopem os canais pelos quais a sabedoria e a cura fluem desde os nveis mais profundos da conscincia. As pessoas ficam to tensas e levadas pela ansiedade ao lutarem com seus problemas que acabam emocionalmente enforcadas. Desse modo, quando tiver tentado tudo o que possvel para resolver seu problema e nada parea dar certo, a coisa mais sensata a fazer apenas esta: descontraia-se. Interrompa as tentativas de lidar com isso por meio dos recursos humanos limitados da mente racional, que o levaram ao estado atual de tenso e frustrao. Entregue o problema a Deus com 100% de f e confiana. Em outras palavras: D adeus ao problema, dando a Deus o problema. Trate de entregar completamente a Deus seu corao, sua mente, sua vida. Isso comear a retirada dos bloqueios mentais que lhe causam a conscincia de estar separado Dele. Em conseqncia, voc sentir que o poder Dele flui magnificamente para voc. Os pensadores de grande criatividade, os inventores, aqueles que realizam faanhas extraordinrias em momentos de emergncia, santos que comungam com Deus, todos os seres humanos bem-sucedidos aprenderam, em graus variados, a ir buscar esse divino reservatrio interior, fonte nica de poder e inspirao criadora.

Os psiquiatras diriam que essas qualidades residem na mente inconsciente.


Talvez no usassem a palavra Deus, porque a cincia v tudo em termos de leis naturais. Mas voc no pode separar Deus de Suas leis. Independentemente da terminologia usada, todos os que fizerem um exame suficientemente profundo descobriro a semelhana entre os princpios cientficos que governam o universo inclusive o corpo e a mente do homem e as verdades expressas ao longo das idades pelos videntes que conheceram Deus. Qualquer cincia que negue a existncia dessas verdades espirituais ainda no compreendeu plenamente o que est estudando. Na verdade, no h conflito entre um instrutor espiritual que diz tenha f em Deus e o psiquiatra que recomenda: Recorra aos recursos interiores da mente inconsciente. entrando em contato com os nveis mais profundos da mente que comeamos a perceber Deus. A mente um mundo maravilhoso cujos poderes devem ser investigados, usando, porm, mtodos adequados. Aquele que realmente desenvolve uma busca espiritual segue o caminho correto a meditao ensinada por algum que conhece Deus e no perde contato nem com a realidade, nem com o bom senso, nem com as leis eternas da verdade. Relaxamento e meditao: as chaves para absorver os recursos de fora interiores A meditao o caminho mais elevado para encontrar foras a fim de superar os obstculos da vida. Todos deveriam acomodar sua agenda de modo a ter tempo diariamente para libertar a mente de preocupaes, responsabilidades e perturbaes externas, entregando-se a Deus por meio da meditao.

Na meditao, uma das primeiras necessidades aprender a relaxar o corpo e


a mente. Sente-se, com a coluna vertebral ereta, em uma cadeira ou, de pernas cruzadas, em uma almofada. Feche os olhos para reduzir as distraes. Erga suavemente o olhar para o centro espiritual que est no ponto entre as sobrancelhas. Retese e relaxe o corpo algumas vezes, enquanto inspira e expira profundamente. Ento, abandone-se mental e fisicamente. Mantenha a postura ereta, mas descontraia conscientemente os msculos, desfazendo toda tenso indevida. Torne-se to solto quanto um macarro mido pendurado na haste rgida da coluna vertebral No pense em seu problema, seno voc ficar preso ao nvel consciente. Pratique as tcnicas de meditao e entregue profundamente o corao, a mente e a vida a Deus. Quando nos descontramos e tranqilizamos a mente por meio da meditao, comeamos a recorrer aos nveis superiores da conscincia, o eterno cofre em que se guarda tudo que aprendemos nesta vida e em nossas inmeras encarnaes anteriores. Quando damos vazo superconscincia o descortino intuitivo da alma, que tudo sabe , a sabedoria comea a filtrar para a conscincia vgil e encontramos a soluo para nossa dificuldade ou a orientao para uma direo correta. Quando nos sentimos doentes ou passamos por uma crise na vida, freqente que nos julguemos desamparados e queiramos desistir. Mas voc no sabe que a vida foi feita para enfrentar e superar problemas? No importa o que acontea, veja constantemente o lado positivo. Algumas pessoas tm a tendncia de focalizar o lado ruim de uma situao. A reao invarivel delas a sugestes ou condies de negatividade, medo ou pessimismo. Examine todos os dias sua conduta e se vir que est pensando ou comportando-se dessa maneira, lembre-se de que uma atitude errada que destri a paz, a felicidade e a vontade construtiva. Sim, existe o mal neste mundo. No domnio da dualidade no pode haver luz sem trevas, alegria sem tristeza, sade sem doena, vida sem morte. Mas permanecer sempre nas coisas negativas um insulto alma e a Deus. Jamais deixe que o desnimo tome conta de voc!

O poder da atitude positiva e da afirmao Crie, ao redor de voc, uma atmosfera de pensamento positivo. J foi dito que, para a mente, as atitudes so mais importantes do que os fatos, e isso uma grande verdade. Se procurarmos conscientemente o melhor em todas as situaes, esse esprito positivo e esse entusiasmo agem como estimulantes maravilhosos da mente, dos sentimentos e do corpo. A atitude correta um auxlio gigantesco para remover as obstrues mentais e emocionais que se erguem entre ns e os recursos divinos em nosso interior. Em meio a todas as crises, afirme com profunda convico: Senhor, tenho a capacidade de ser bem-sucedido, porque Tu ests em mim. Em seguida, ligue sua vontade, tentando encontrar uma soluo. Voc ver que o Poder Divino o est auxiliando de um modo misterioso. Enquanto se esfora ao mximo, mantenha a mente sintonizada com a fonte interior de fora e orientao, afirmando: Senhor, faa-se a Tua vontade, no a minha. As afirmaes so um modo timo de absorver o poder da mente. Quando estiver perturbado ou temeroso, por exemplo, afirme a cada respirao: Tu ests em mim; eu estou em Ti. Voc sentir a segurana da presena Dele. Na ndia, esta cincia da repetio ininterrupta de um pensamento espiritual chamada de japa ioga. No Ocidente, chama-se praticar a presena de Deus. As afirmaes repetidas reiteradamente com concentrao e poder da vontade mergulham nas mentes subconsciente e superconsciente, que reagem criando exatamente as condies que estivermos afirmando. assim que nos transformamos.

Para crescermos espiritualmente, precisamos tentar o tempo todo nos


transformarmos. A espiritualidade no algo que possa ser enxertado em ns do exterior uma aurola que podemos confeccionar e colocar na cabea. Ela surge de um esforo paciente, contnuo, cotidiano e de um descontrado senso de entrega a Deus. A luz de Deus no desce de repente em ns e nos torna instantaneamente santos. No. um esforo dirio de nos transformarmos e de entregar o corao, a mente e a alma a Deus, na meditao e nas atividades. A sublime realizao vem por meio da entrega Descobri que meu despertar espiritual mais profundo ocorre quando me entrego, e voc tambm vai descobrir isso. Volte-se para Ele interiormente e diga: Senhor, eu Te entrego meu corao. No me importa o que faas comigo. Venhas ou no a mim, s sei que Te amo. Este o amor divino. Nenhuma experincia humana pode equiparar-se ao amor e bem-aventurana perfeitos que inundam a conscincia quando nos entregamos verdadeiramente a Deus. a realizao mais sublime que a alma jamais poder conhecer. No tenha medo de Deus, no importa os erros que tenha cometido no passado. Muitas pessoas enforcam-se com resistentes cordas de culpa, de medo, de dvidas e vo procurar auxlio profissional para tratarem desses complexos. Se tivermos f suficiente, poderemos cultivar a comunicao com Deus de maneira igualmente fcil. Ele o verdadeiro padre confessor a quem devemos levar nossos problemas. Ele nos conhece como somos na verdade; impossvel esconder qualquer coisa Dele. Ainda assim, Ele nos ama incondicionalmente, como filhos Seus que somos. Quando sentir a carga das dificuldades emocionais negativas, entregue-a a Deus com profunda f: Pai: mau ou bom sou Teu filho. Ajuda-me a compreender melhor meu verdadeiro ser e d-me foras para manifestar a perfeio inata de minha alma.

Esse senso de confiana e entrega cria uma relao com Deus to doce que no h palavras que a descrevam. S lhe posso dizer que isso d sentido a tudo o mais na vida. Que alegria sentimos quando podemos despertar a cada manh, interiorizar nossa ateno e dizer: Me Divina, que quero hoje? Apenas fazer Tua vontade. Guia-me! Quando voc vai tratar de suas obrigaes com essa conscincia, sente a fora e o amor transbordando dessa fonte interior para a sua vida. No importa onde Deus o tenha colocado, faa o mximo para manifestar um esprito positivo, uma fortaleza interior da mente, um senso de f e confiana e de entrega a Seus ps. to simples conhecer Deus basta abandonar-se e deix-Lo entrar em sua vida. Este todo o propsito do caminho espiritual. Receba toda a experincia que lhe advenha como sendo mandada por Ele, e tente aprender com ela. Para transformar a vida, use o poder de Deus que est em seu interior. nisso que est a liberdade completa de todas as limitaes do corpo, da mente e deste mundo de iluso. nisso que est a vitria suprema para todos ns.
(*) Excertos de uma palestra publicada em Finding the Joy Within You. Republicado com autorizao da SelfRealization Fellowship (www.yoganda-srf.org). Por mais de 20 anos, Sri Daya Mata fez parte do pequeno crculo de discpulos mais prximos de Paramahansa Yogananda, trabalhando como sua secretria particular e, mais tarde, assumindo maiores responsabilidades administrativas e espirituais medida que crescia o escopo de atividades de sua organizao. Desde 1955, tem conduzido a obra espiritual e humanitria de Paramahansa Yogananda como presidente da Self-Realization Fellowship, sociedade no lucrativa de mbito internacional por ele fundada. Ela foi uma das primeiras mulheres, na histria recente, a ocupar a posio de lder espiritual de um movimento religioso de alcance mundial

Das könnte Ihnen auch gefallen