Sie sind auf Seite 1von 7

1-1 Captulo 1 Condutos hidrulicos 1.1. Introduo Na Hidrulica Geral estudamos como transportar a gua de um local para outro.

Fazemos isto utilizando o que denominamos condutos hidrulicos, ou simplesmente condutos. Neste Captulo, aprenderemos a diferenciar os condutos livres dos condutos forados, exemplificaremos atravs de aplicaes comuns no dia a dia e veremos os principais materiais utilizados em cada caso. 1.2. Condutos forados 1.2.1. Caracterizao So condutos no interior dos quais a gua escoa submetida a presses diferentes da atmosfrica na maioria de sua extenso. Condutos forados trabalham completamente cheios. Dizemos que eles funcionam a seo plena. Observe a Figura 1, que representa a distribuio de gua fria e o bombeamento de gua numa instalao hidrulica predial. Os condutos ali representados so condutos forados. No caso da chegada de gua residncia (desde a rua at os reservatrios), da distribuio de gua fria e do recalque do bombeamento, se furarmos os condutos a gua de seus interiores esguichar para o exterior. Isto acontecer porque a gua est submetida a uma presso maior que a atmosfrica. No caso da suco do bombeamento, se furarmos o conduto o ar exterior sugado. Isto acontecer porque a gua em seu interior est submetida a uma presso menor que a atmosfrica.

Fig. 1.1 Condutos forados: exemplo

1-1
A maior parte das tubulaes que compem os sistemas de abastecimento de gua das cidades constituda de condutos forados. 1.2.2. Materiais utilizados Tem, como uma de suas caractersticas principais, a capacidade de resistir a presses internas. 1.2.2.1. Tubos metlicos a) ao Podem ser de ao preto (sem revestimento protetor), ao galvanizado, com revestimento do tipo coal-tar enamel ou epxi, ou tubos de ao inoxidvel. Quando de pequeno dimetro, podem ser adquiridos prontos, sem costura ou com costura (longitudinal ou helicoidal). Quando de maior dimetro, so produzidos sob encomenda, atravs da calandragem e soldagem de chapas de ao, recebendo em seguida o revestimento protetor. b) Cobre Tubos de cobre so muito utilizados em instalaes prediais de gua quente. c) Ferro fundido Durante muito tempo foram utilizados os do tipo denominado cinzento. Posteriormente uma nova gerao desses tubos passou a ser utilizada de forma generalizada, denominada ferro fundido nodular, de maior ductilidade. Atualmente so encontrados quase exclusivamente os tubos de ferro dctil. Os empregados em sistemas de abastecimento de gua recebem revestimento protetor interno de argamassa de cimento e areia que lhes confere resistncia corroso. 1.2.2.2. Plsticos a) PVC O PVC (cloreto de polivinil) consiste na polimerizao do cloreto de vinil. Com ele so produzidos tubos rgidos, utilizados em sistemas de abastecimento de gua e em instalaes hidrulicas prediais de gua fria. O CPVC (cloreto de polivinil clorado) constitui uma evoluo que o torna adequado ao transporte de gua quente em instalaes hidrulicas prediais), b) PAD O PAD (polietileno de alta densidade) de pequeno dimetro pode ser fornecido em rolos e vem sendo utilizado na construo de ramais prediais. Em dimetros maiores tem sido empregado na construo de adutoras e redes de distribuio de gua.

c) PP

1-2 O PP (polipropileno) vem sendo utilizado em instalaes hidrulicas prediais, especialmente de gua quente. Tubos de pequeno dimetro podem ser fornecidos em rolos 1.2.2.3. Compsitos So os denominados tubos PRFV (polister reforado com fibra de vidro), utilizados em adutoras e redes-tronco de sistemas de abastecimento de gua. So muito empregados em tubulaes industriais, em que as caractersticas dos lquidos a transportar exijam o uso de tubos quimicamente resistentes. 1.3. Condutos livres 1.3.1. Caracterizao So tambm denominados de canais, que podem ser abertos ou fechados. No interior dos condutos livres a gua escoa mantendo uma superfcie de escoamento submetida presso atmosfrica ao longo de toda sua extenso. Condutos livres trabalham parcialmente cheios. Assim sendo, a seo de escoamento quase sempre inferior seo total do conduto. Observe a Figura 2, que representa a coleta de esgoto sanitrio e de gua pluvial numa instalao hidrulica predial. Os condutos ali representados so condutos livres. No caso do esgoto sanitrio, os condutos so fechados. O sistema de ventilao assegura a manuteno da presso atmosfrica no interior dos condutos. A seo de escoamento varivel: no h seo de escoamento se no houver esgoto escoando, enquanto que a seo de escoamento ser mxima quando a vazo mxima estiver sendo escoada (normalmente calculamos esses condutos para que eles trabalhem no mximo a meia seo, isto , utilizando no mximo a metade da seo do conduto). No caso da gua pluvial, os condutos so abertos (nas calhas de beiral, canaletas e sarjetas) ou fechados (nos tubos condutores horizontais; os condutores vericais constituem caso especial, pois a rigor no podem ser estudados nem como condutos forados nem como condutos livres).

Fig. 1.2 Condutos livres: exemplo A maior parte das tubulaes que compem os sistemas de esgoto sanitrio e de gua pluvial das cidades constituda de condutos livres.

1-2
1.3.2. Materiais utilizados 1.3.2.1. Tubos metlicos a) Ferro fundido Tubos de ferro fundido do tipo esgoto so utilizados em instalaes de maior responsabilidade, em locais em que a execuo de reparos seja especialmente complicada ou sujeitos a movimentaes que exijam do tubo a capacidade de resistir a solicitaes mecnicas. 1.3.2.2. Plsticos a) PVC Por sua facilidade de manuseio, tem emprego generalizado em instalaes hidrulicas prediais de esgoto sanitrio e pluvial. Tubos de PVC so tambm utilizados em coletores pblicos de esgoto sanitrio e em sistemas de drenagem subterrnea. b) PAD De emprego menos comum, o PAD pode ser utilizado em emissrios de esgoto sanitrio, especialmente quando se deseja construir trechos em curva. 1.3.2.3. Compsitos Tubos de PRFV podem ser utilizados com essa finalidade. Em Minas Gerais, a COPASA utiliza tubos desse material como forma perdida em emissrios de esgoto sanitrio. 1.4. Juntas de tubos Tubos so interligados atravs de juntas, conforme seu emprego e necessidade eventual de desmontagem. Apresenta-se a seguir os tipos mais comuns. 1.4.1. Juntas elsticas So muito utilizadas em tubulaes que, uma vez implantadas, no necessitam ser desmontadas, ver Figura 1.3. o caso das adutoras e redes de distribuio. Esse tipo de junta tem muitas variaes, podendo ser reforadas com parafusos (juntas mecnicas), ter o nicho para o anel na ponta ao invs de no interior da bolsa, e outras. 1.4.2. Juntas flangeadas Ao contrrio das anteriores, as juntas flangeadas so utilizadas em instalaes que exijam a retirada peridica de seus componentes, ver Figura 1.4. o tipo que se utiliza, por exemplo, em instalaes de bombeamento. Existem flanges com ou sem ressalto, conforme a aplicao e a norma que as regem. 1.4.3. Juntas soldadas Como no caso das juntas ponta e bolsa, so muito utilizadas em tubulaes que, uma vez implantadas, no necessitam ser desmontadas. Juntas soldadas so utilizadas em dutos de grande dimetro, como em tubulaes de ao, executadas de

1-2 topo no canteiro de obras. Untas soldadas so tambm utilizadas nos tubos de PVC (soda qumica base de acetona, impropriamente denominadas de cola) e de cobre (solda branca) das instalaes hidrulicas prediais, ver Figura 1.5.

Fig. 1.3 Junta elstica (tpica)

Fig. 1.4 Junta flangeada (tpica)

1.4.4.Juntas roscveis So utilizadas em tubos de pequeno dimetro das instalaes hidrulicas prediais e industriais, ver Figura 1.6. 1.4.5. Juntas de termofuso Tubos de PAD so ligados entre si atravs da termofuso, em que os topos de suas extremidades so aquecidas at derreterem, sendo, em seguida, unidas entre si.

1-2
Aps esfriar, a junta se torna monoltica e os dois tubos se tornam um s, ver Figura 1.7.

Fig. 1.5 Junta soldada

Fig. 1.6 Junta roscvel

1-1

Fig. 1.7 Juntas de termofuso

Das könnte Ihnen auch gefallen