Sie sind auf Seite 1von 22

EDUCAO COM AFETIVIDADE

jovem voluntrio, escola solidria

EDITORA

FUNDAO

EDUCAR
DPASCHOAL

EDUCAO COM AFETIVIDADE


coleo jovem voluntrio, escola solidria
Ivan Roberto Capelatto

EXPEDIENTE

AUTOR

Ivan Roberto Capelatto

COORDENAO DO PROJETO Maria Eugenia da Costa Sosa Slnia Nunes Martins

PROJETO GRFICO Linea Creativa REVISO DE TEXTO Ftima Mendona Couto

COLABORADORES Ana Maria Marchi Maria Gisela Gerotto

IMPRESSO Grfica Editora Modelo Ltda.

REALIZAO Editora Fundao EDUCAR DPaschoal www.educardpaschoal.org.br

JOVEM VOLUNTRIO, ESCOLA SOLIDRIA

Caros educadores e educadoras, O trabalho voluntrio tem sido para ns, do Faa Parte Instituto Brasil Voluntrio, o principal meio de exercer a solidariedade e a cidadania e de colaborar na construo de um Brasil mais justo e humano. Essa foi a razo que nos levou a enviar-lhes este livro, a fim de ajudar a formar educandos mais preparados para a vida no sentido mais amplo.

Agradecemos a todos aqueles que j fazem a sua parte, seja em escolas, bairros, empresas ou clubes. Todos so grandes cuidadores, que proporcionam uma vivncia afetiva e ajudam a fortalecer os nossos jovens, o nosso futuro. Queremos tambm manifestar nossa gratido ao dr. Ivan Roberto Capelatto, que colocou muito de sua experincia neste livro. Incentivar a afetividade em qualquer relao educativa e a unio entre famlia e escola so objetivos primordiais para que possamos ter uma escola solidria e um jovem pr-ativo e consciente de seus direitos e deveres.

Mil Villela Presidente do Faa Parte

O voluntariado a expresso de um povo que acredita na preservao da dignidade de todo e qualquer cidado. a expresso mxima da democratizao de uma nao. Adair Aparecida Sberga

SOBRE O AUTOR
Ivan Roberto Capelatto psiclogo clnico e psicoterapeuta de crianas, adolescentes e famlias. Fundador do Grupo de Estudos e Pesquisas em Autismo e Outras Psicoses Infantis (GEPAPI), e supervisor do Grupo de Estudos e Pesquisas em Psicopatologias da famlia na infncia e adolescncia (GEIC) de Cuiab e Londrina. Professor convidado do The Milton H. Erickson Foundation Inc. (Phoenix, Arizona, USA) e professor do curso de ps-graduao da Faculdade de Medicina da PUC PR. Autor da obra Dilogos sobre a Afetividade o nosso lugar de Cuidar.

APRESENTAO

Ao falar de voluntariado, no podemos deixar de discutir conceitos como solidariedade e cidadania, que so atos de cuidar de si, do outro e do ambiente. esse cuidar que o psiclogo e psicoterapeuta Ivan Roberto Capelatto considera essencial para que possamos ajudar a construir Seres Humanos. Professores e pais so imprescindveis nesse processo. Neste trabalho, o dr. Ivan Capelatto busca ressaltar a importncia da afetividade nas relaes entre os indivduos. Uma vivncia afetiva entre professores, alunos e pais d a oportunidade de o sujeito aprender a cuidar de si mesmo, das pessoas ao seu redor, da sua cidade e do seu pas. Agradecemos ao dr. Ivan Capelatto por contribuir com esta causa, ajudando-nos a mostrar a importncia de incentivar o jovem voluntrio. Os professores e os pais devem trabalhar juntos no sentido de ajudar o jovem a entender a importncia de sua ao social, para que o Brasil d a guinada de que precisa.

NDICE:

Introduo ...................................................................... 7

O que a afetividade .................................................. 8

Os limites e sua tica .................................................. 9

A famlia e a afetividade ............................................10

A sociedade em colaborao com a famlia........12

Cuidar solidariedade e cidadania........................13

Escola -- a parceira necessria .................................14

Famlia e escola so complementares ..................16

A Escola Solidria e o Jovem Voluntrio ...............17

Reflexes finais ...........................................................18

Fundao Educar ........................................................19

Faa Parte -- Instituto Brasil Voluntrio ..................20

INTRODUO

No mundo atual, os valores e regras que sustentam o equilbrio do indivduo na sociedade so constantemente negados e violados, o que dificulta terrivelmente a tarefa dos organismos que trabalham para melhorar a qualidade de vida do planeta, como a Organizao Mundial de Sade. A sade, principalmente a mental, um dos elementos fundamentais para que tal objetivo seja alcanado. Dentre os critrios de sade mental esto o respeito e o cuidado por si mesmo e pelos outros, assim como pelo planeta, seus animais e vegetao. Cuidar um ato consciente que pode ser ensinado, e consiste, por sua vez, num dos maiores geradores de prazer que o mundo humano conhece. Cuidar adequadamente dos outros como de si mesmo pode ser o incio de uma grande transformao, tanto do ponto de vista individual como do ponto de vista social. E nisso que consiste o objetivo deste trabalho -- tratar das questes referentes ao ato de cuidar, tais como: a importncia da afetividade, condio fundamental, e o papel da famlia, da sociedade e da escola na formao de um indivduo afetivo.

O QUE A

AFETIVIDADE
A afetividade a dinmica mais profunda e complexa de que o ser humano pode participar. Inicia-se a partir do momento em que um sujeito se liga a outro pelo amor -- sentimento nico que traz no seu ncleo um outro, tambm complexo e profundo: o medo da perda. Quanto maior o amor, maior o medo da separao, da perda e da morte, o que acaba desencadeando outros sentimentos, tais como o cime, a raiva, o dio, a inveja, a saudade... A afetividade a mistura de todos esses sentimentos, e aprender a cuidar adequadamente de todas essas emoes que vai proporcionar ao sujeito uma vida emocional plena e equilibrada. Muitas vezes somos movidos pelo impulso em direo ao prazer. Por isso, ao viver um sentimento doloroso, como a raiva ou o medo, natural reagirmos impulsivamente destruindo o objeto ou a situao que provocou tal dor. Entretanto, ao faz-lo no temos conscincia de estar tambm destruindo a fonte do prazer, do amor. neste momento que o sujeito necessita de um cuidador -- um outro sujeito (j cuidado) que vai estabelecer os limites necessrios, impedindo-o de destruir a sua fonte de amor. Esse sujeito cuidador, em nome do afeto que sente pelo jovem, vai ajud-lo a no destruir a prpria fonte de amor, impedindo-o de agir em nome da raiva ou do medo. Deve-se permitir a manifestao do sentimento, porm impedir atos que aliviem apenas momentaneamente a dor do sentimento de desprazer. Pode-se sentir medo e/ou raiva; pode-se express-los atravs de choro ou palavras; s no se pode destruir a fonte de tais sentimentos, pois ela tambm a fonte de seu prazer maior: o amor.

OS LIMITES E SUA TICA


O cuidador deve impor os limites necessrios com autoridade, mas sem ser autoritrio. Ao dizer a uma criana: no quero que voc me bata e segurar sua mo, impedindo-a de realizar o ato, estou estabelecendo um limite. Dizer criana que ela est errada em querer me bater, que ela est tendo um desejo ruim, etc., implica desvaloriz-la e impor-lhe uma outra identidade diversa da que ela manifesta no momento. Os prejuzos dessas posturas inadequadas so conhecidos por todos ns. Estabelecer um limite oferecer criana os extremos, a fronteira at onde ela pode ir ou no naquele momento. Um jovem sadio, normal vai reagir ao limite com crises. E nesse momento de restrio que o indivduo ter a oportunidade de aprender que pode suportar frustraes. A arte de cuidar implica aproveitar corretamente os momentos de fragilidade e de frustrao por que passa o indivduo a ser cuidado para dar-lhe uma referncia. Para tanto, no necessrio estabelecer um determinado espao de tempo, mas aproveitar adequadamente o tempo que se ocupa nesse cuidado, no momento adequado -- o que implica, na maioria das vezes, agir sem sentir prazer, frustrar desejos imediatos em nome de outro desejo -- ver o sujeito de quem estou cuidando crescer sadio e equilibrado.

A FAMLIA E A AFETIVIDADE
Famlia um conjunto de pessoas que se unem pelo desejo de estarem juntas, de construrem algo e de se complementarem. atravs dessas relaes que as pessoas podem se tornar mais humanas, aprendendo a viver o jogo da afetividade de maneira adequada. Mas para que essa adequao ocorra preciso que haja referncias positivas, cuidadores encarregados de estabelecer os limites necessrios ao desenvolvimento de uma personalidade emocionalmente equilibrada. Para os jovens, as referncias so pessoas, palavras, gestos que vo proporcionar a formao da identidade. Jovens que estabelecem vnculos harmoniosos nos seus momentos de frustrao, por meio dos quais recebem amor e compreenso, desenvolvero uma identidade sadia, conseguindo suportar frustraes at o momento adequado para realizar seus desejos. O que verificamos atualmente que um grande nmero de pais acreditam no falso mito da liberdade total. Libertam os filhos antes mesmo de eles terem criado asas para vos mais altos, e o resultado disso um comportamento desastroso na maioria das vezes. O jovem que se deixa levar pelo impulso em direo ao prazer imediato (natural do ser imaturo) vai dirigir seu vo para alturas inadequadas ao tamanho de suas asas, e, com certeza, se desorganizar e se ferir. E a permissividade dos pais ser sentida como desinteresse, abandono, desamor, negligncia. A famlia tem a funo de sociabilizar e estruturar os filhos como seres humanos. Vrios estudos e pesquisas tm demonstrado que jovensproblemas so fruto de famlias que, independentemente do nvel socioeconmico, no lhes ofereceram afetividade suficiente. A violncia na infncia e na adolescncia, por exemplo, existe tanto nas camadas menos favorecidas como nas classes mdia e alta. O que faz a diferena a capacidade de a famlia estabelecer vnculos afetivos, unindo-se no amor e nas frustraes.

10

A famlia o mbito em que a criana vive suas maiores sensaes de alegria, felicidade, prazer e amor, o campo de ao no qual experimenta tristezas, desencontros, brigas, cimes, medos e dios. na famlia que se aprende a linguagem mais complicada da vida: a linguagem da afetividade -- amor acompanhado de medo, raiva, cime... Sim, brigamos mais com quem mais amamos; temos medo de perder as pessoas que mais amamos. Logo, na famlia que se deve encontrar o maior dos amores e tambm o maior dos dios. Por isso, a famlia o campo de ao de brigas e gritos, mas tambm do amor. Uma famlia sadia sempre tem momentos de grata e prazerosa emoo alternados com momentos de tristeza, discusses e desentendimentos, que sero reparados atravs do entendimento, do perdo to necessrio e da aprendizagem de como devemos nos preparar adequadamente para ser cidados sociveis. Quando falta a um jovem essa estrutura familiar (ausncia de pai e me), outras pessoas (parentes ou mesmo a sociedade) podero assumir o papel de cuidadores, respeitando as necessidades desse ser em formao: algum que lhe proporcione a oportunidade de viver muito amor, acompanhado de medos, raivas e cimes. Convm ressaltar que a tarefa de cuidar adequadamente de um ser em formao extremamente difcil, pois exige dos educadores capacidade de lidar com os conflitos gera dos pelos impulsos dos jovens em direo ao prazer imediato e s necessidades biopsquico-sociais de cada momento. Os adolescentes precisam de educadores (pais, professores) que lhes proporcionem a vivncia da afetividade. atravs de experincias vividas com os cuidadores que eles vo estruturar as relaes que estabelecero com a sociedade de modo geral.

11

A SOCIEDADE EM COLABORAO COM A FAMLIA


atravs dos mitos, ritos e regras sociais que adquirimos o sentido da vida. So as referncias oferecidas por essa cultura que proporcionaro, junto com a famlia, a noo de pertinncia to necessria sade mental. Saber que pertence a algum e a um lugar proporciona ao indivduo o referencial de valor. Quando uma sociedade comea a quebrar as regras necessrias convivncia grupal, valorizando mais o prazer imediato do que a estrutura sadia do grupo, desorganiza o sujeito que est em formao. fundamental que todos os integrantes da sociedade interessados numa convivncia sadia proporcionem, atravs da vivncia de uma afetividade (oferecendo amor, porm impondo limites para os impulsos que contrariam as necessidades do grupo), a oportunidade de o sujeito aprender a cuidar de si e do meio em que vive. A sociedade, representada por diferentes grupos, a responsvel direta pela referncia que o jovem ter do valor do meio em que vive. Se os responsveis pelo mbito em que o sujeito vive lhe demonstram desvalor, a referncia introjetada pelo jovem ser de desvalor. Portanto, todos os que pertencem sociedade devem se sentir cuidadores diretos de todos os sujeitos que ainda no formaram em si a noo de pertinncia ao lugar. Qualquer membro desse ncleo, ao assumir o papel de cuidador, estar proporcionando ao objeto de cuidado a idia de que algum deseja que ele participe do grupo. Perceber-se desejado um grande estmulo para tambm desejar pertencer.

12

Numa sociedade, sujeitos saudveis podero sentir que cuidando de si mesmos e de suas coisas (do seu eu) e cuidando dos outros e do que pertence aos outros (do deles), iro iniciar um processo afetivo caracterizado pelo surgimento do ns, entidade que engloba todos os sujeitos de uma mesma sociedade numa comunidade. O desejo de cuidar de si, do outro e do ns desperta em sujeitos saudveis a noo de solidariedade e de cidadania, que o ato de cuidar da cidade onde a sociedade se assenta. Nisso consiste a tica das relaes entre as pessoas: quanto melhor o outro estiver -- alimentado, trabalhando, estudando ou sendo ensinado, etc. --, melhor todos estaro. Valorizar a prpria vida, o cuidado pessoal, poder ter a noo do valor da vida do prximo. No se ensina o cuidado, mas cria-se o desejo de cuidar. o ato maior de cidadania, pois despertar em algum o desejo de cuidar inaugurar no esprito desse sujeito a importncia e o prazer do ato voluntrio, do ato que simboliza a vontade de cuidar. Existe, portanto, num sujeito que tem prazer em ser cuidador, a presena do respeito ao outro, do sentimento de importncia que o outro tem num contexto social, numa comunidade.

SOLIDARIEDADE

E CIDADANIA

CUIDAR

13

ESCOLA - A PARCEIRA NECESSRIA


tarefa e desafio da escola assumir efetivamente, em parceria com os pais (famlia em geral), a funo de proporcionar aos alunos oportunidades de evoluir como seres humanos. Para isto, seu trabalho pedaggico e educacional cuidar da sua formao, fazendo-os cumprir regras, impondo-lhes limites, e acima de tudo acreditando que os jovens tm capacidade de suportar frustraes. A escola realiza tais funes? Sabemos como difcil e complicada essa tarefa. Os momentos de afetividade vividos na escola so fundamentais para a formao de personalidades sadias e capazes de aprender. Algumas escolas preocupam-se apenas com a quantidade de informaes que transmitem por meio de competio e do uso de modernas tecnologias, de forma meramente burocrtica e mercadolgica. Afastam-se assim do ser humano, tratando os alunos apenas como nmeros de registro. Com isso, apesar de dispor de um grande espao onde os jovens passam metade do seu dia durante duzentos dias por ano, acabam por perder a oportunidade de ajud-los a desenvolver a afetividade. Cai-se freqentemente num jogo de empurra-empurra: quando uma criana desobedece a uma regra da escola, em vez de os educadores aproveitarem imediatamente a oportunidade de viver o jogo da afetividade, chamam os pais e depositam neles a tarefa de impor os limites necessrios. O perigo dessa postura consiste na perda da

A escola constitui instituio decisiva para a conquista de habilidades sociais, emocionais e profissionais.

14

oportunidade de se estabelecer um vnculo afetivo com a criana, para quem a escola passa a ser um lugar de desprazer. Nesses momentos que faz parte da sabedoria da escola instaurar dilogos que permitam a formao de valores: por qu? o que ser mais adequado? a quem se atinge? nas situaes tensas que se propem limites, se trabalham as frustraes e se abrem as portas da compreenso. Caso contrrio, as informaes recebidas acabam sendo desvalorizadas e esquecidas porque faltou afetividade para estruturar os sentimentos vivenciados nesse processo de aprendizagem. Nesse possvel jogo de empurra-empurra, a famlia tambm tende a transferir tudo para a escola: educao sexual, definio poltica, formao religiosa, carat ou dana... Com isso esta vai abandonando seu foco, e a famlia perde a funo. Alm disso, a escola no deve ser s um lugar de aprendizagem, mas tambm um campo de ao no qual haver continuidade da vida afetiva. A escola que funciona como quintal da casa poder desempenhar o papel de parceira na formao de um indivduo inteiro e sadio. na escola que deve se dar a conscientizao a respeito dos problemas do planeta: destruio do meio ambiente, desvalorizao de grupos menos favorecidos economicamente, etc. Deve-se falar sobre amizade, sobre a importncia do grupo social, sobre questes afetivas.

S uma escola solidria e de qualidade pode nos fazer, como Pas, dar o salto qualitativo que tanto aspiramos.

15

FAMLIA E ESCOLA SO COMPLEMENTARES


Hoje, percebe-se que a escola no pode viver sem a famlia e a famlia no pode viver sem a escola - so instituies interdependentes e complementares. Algumas delas tm includo os pais no programa de ensino, convidando-os a participar de eventos e discutindo com eles as questes dos jovens. Temos que ter sempre em mente que o que o jovem faz em casa, faz na escola; ele transfere para a escola coisas da casa, e isso constitui o maior fundamento para justificar a unio constante e perptua dessas nicas duas instituies de educao. A escola deve se conscientizar de que uma instituio afetiva que complementa a famlia. Sem essa conscincia, criaremos um bando de sujeitos que aprenderam, mas no sabem usar o que aprenderam porque esto afetivamente empobrecidos. O jovem s vai gostar da escola quando houver afetividade, quando sentir que cuidam dele.

A escola, quando trabalha em parceria com a famlia, consegue atingir os objetivos a que se prope.

16

A ESCOLA SOLIDRIA E O JOVEM VOLUNTRIO

A escola hoje a mais importante instituio para a incluso dos jovens em programas de participao social capazes de lhes ensinar as questes relativas a cuidar. Convidando-os a participar de eventos e discutindo com eles as questes que mais afligem a sociedade, ela ser mais solidria e contribuir efetivamente com a formao deles. A escola que oferece programas de vivncia voluntria desde cedo consegue formar um jovem consciente e que aprende a cuidar de si e dos outros. O jovem une-se a ela, e, fundamentalmente, colabora com a comunidade, construindo valores bsicos para toda a sua educao. Ela deve ser uma instituio motivadora e conscientizadora de valores cidados por meio da prtica do voluntariado, no como fim, mas como instrumento de construo do saber cuidar.

As aes voluntrias sero guardadas na memria, constituindo um acervo de experincias emocionais relevantes, ao qual nossas crianas podero recorrer num momento futuro, para o resgate da sua auto-estima, dentro das demandas que a vida lhes apresentar.

17

REFLEXES FINAIS

A afetividade consiste em poder fazer com que o jovem receba de ns o contato fsico, verbal, a relao de cuidados, mas isso tambm implicar conflitos, envolvendo amor e raiva. Ns temos raiva de quem amamos, temos cimes de quem amamos. Amor sempre envolve conflito. Tanto no mbito familiar quanto no escolar, deve haver uma relao de afeto, pois isso que ajudar a construir um ser humano psicologicamente saudvel. O ato de cuidar maravilhoso - o sentimento que vai tornar o outro importante. O pai e o professor, educadores que so, devem entender que tm uma misso: construir um ser humano. Isso somente acontecer pela obra do amor, amor esse que cobra, que duro, que traz sofrimento e preocupao, mas, por outro lado, traz muito prazer e a realizao do ato humano mais criador - fazer nascer um ser de verdade.

18

FUNDAO EDUCAR

S se constri uma nao com cidados. S se constroem cidados com educao.

Criada com a misso de estimular pessoas e instituies a refletirem sobre o valor e o papel da educao como base para a cidadania plena, a Fundao EDUCAR desenvolve programas que destacam os exemplos de sucesso em projetos de incentivo leitura, tica, cidadania, reconstruo social, medidas socioeducativas, voluntariado e protagonismo juvenil. A EDUCAR acredita que somente ser possvel um novo Brasil se todos os cidados forem membros economicamente ativos e conscientes de seus direitos e deveres. Isso s ser possvel atravs da educao. Desde seu incio, em 1949, a DPaschoal acredita em valores ticos e cidados. Em 1989, institucionalizou suas aes de responsabilidade social com a Fundao EDUCAR, para reforar a importncia estratgica do empresariado, como importante ator na construo de uma sociedade mais autnoma, democrtica e justa.

19

FAA PARTE - INSTITUTO BRASIL VOLUNTRIO

O Ano Internacional do Voluntrio, 2001, foi uma iniciativa da Organizao das Naes Unidas (ONU) com o objetivo de promover a cultura do voluntariado, desencadeando aes e reflexes sobre o tema em todo o mundo. Para tanto, foi criado, no Brasil, o Comit do Ano Internacional do Voluntrio que incentivou projetos de voluntariado em todas as esferas sociais. Com uma atuao forte e continuada, o Comit cresceu, ganhou espao, foi destacado pela mdia e contribuiu para que cerca de 30 milhes de pessoas fossem mobilizadas em prol de aes voluntrias. Para dar continuidade a todo esse trabalho, foi criado o Faa Parte - Instituto Brasil Voluntrio. Em 2002, o principal foco de suas aes o programa Jovem Voluntrio, Escola Solidria, que busca estimular o jovem a realizar trabalhos sociais dentro e fora de suas escolas. O Faa Parte tem um sonho: tornar o Brasil mais justo socialmente, de modo que cada brasileiro sinta-se parte ativa da construo do pas. Sua misso fortalecer a cultura do voluntariado no Brasil, promovendo, desta forma, a incluso social.

20

Aprender a ser, a fazer, a viver juntos e a conhecer constituem aprendizagens indispensveis que devem ser perseguidas de forma permanente pela poltica educacional de todos os pases. Jacques Delors, educador.

Agradecemos a todas as empresas parceiras que tm nos ajudado na edio de nossos livros, tanto por investimento direto ou atravs da Lei Rouanet.

EDUCAO

FUNDAO

EDUCAR
DPASCHOAL

Das könnte Ihnen auch gefallen