Sie sind auf Seite 1von 3

Princpios Oramentrios

Princpios oramentrios so premissas, linhas norteadoras a serem observadas na concepo e execuo da lei oramentria. De acordo com SANCHES (1997), princpio oramentrio um conjunto de proposies orientadoras que balizam os processos e as prticas oramentrias, com vistas a dar-lhe estabilidade e consistncia, sobretudo ao que se refere a sua transparncia e ao seu controle pelo Poder Legislativo e demais instituies da sociedade.... Segundo alguns doutrinadores (Sebastio de SantAnna e Silva), os princpios oramentrios no tm carter absoluto ou dogmtico, tendo divergncias sobre estrutura e conceitos. Abaixo segue uma descrio breve daqueles princpios aceitos pela maioria dos doutrinadores. (Fonte - Internet) Princpio da legalidade Todas as leis oramentrias (PPA, LDO e LOA) so encaminhadas pelo Poder Executivo para discusso e aprovao pelo Poder Legislativo. Princpio da anualidade/periodicidade O oramento deve ter vigncia limitada a um exerccio financeiro. Esse princpio est consagrado na legislao brasileira por meio da Constituio Federal (art. 165, inciso III) e Lei n 4.320/64 (arts. 2 e 34). Princpio da unidade/totalidade O oramento deve ser uno, ou seja, deve haver somente um oramento para um exerccio financeiro, com todas as receitas e despesas. Esse princpio est consagrado na legislao brasileira por meio da Constituio Federal (art. 165, 5) e Lei n 4.320/64 (art. 2). Princpio da universalidade O oramento deve conter todas as receitas e despesas referentes aos Poderes da Unio, seus fundos, rgos e entidades da administrao direta e indireta. Esse princpio est consagrado na legislao brasileira por meio da Constituio Federal (art. 165, 5) e Lei n 4.320/64 (art. 2). Princpio da exclusividade/pureza A lei oramentria no poder conter matria estranha previso das receitas e fixao das despesas. Exceo se d para as autorizaes de crditos suplementares e operaes de crdito, inclusive ARO (antecipao de receita oramentria). Esse princpio est consagrado na legislao brasileira por meio da Constituio Federal (art. 165, 8) e Lei n 4.320/64 (art. 7).

Princpio da especificao/especializao/discriminao Veda as autorizaes de despesas globais. As receitas e despesas devem ser discriminadas, demonstrando a origem e a aplicao dos recursos. O 4 do art. 5 da Lei de Responsabilidade FiscalLRF estabelece a vedao de consignao de crdito oramentrio com finalidade imprecisa, exigindo a especificao da despesa. As excees a esse princpio oramentrio so os programas especiais de trabalho e a reserva de contingncia (art. 5, III da LRF). Princpio da publicidade Esse princpio zela pela garantia da transparncia e total acesso a qualquer interessado s informaes necessrias ao exerccio da fiscalizao sobre a utilizao dos recursos arrecadados dos contribuintes. Deve ser divulgado por meio de veculos oficiais de comunicao para conhecimento pblico e para gerar eficcia de sua validade enquanto ato oficial de autorizao de arrecadao de receitas e execuo de despesas. Princpio do equilbrio Esse princpio visa assegurar que as despesas no sero superiores previso das receitas. Contabilmente o oramento est sempre equilibrado, pois se as receitas esperadas forem inferiores s despesas fixadas, e o governo resolver no cortar gastos, a diferena deve ser coberta por operaes de crdito que, por lei, devem tambm constar do oramento. Princpio do oramento bruto Esse princpio estabelece que todas as receitas e despesas devem constar do oramento em seus valores brutos, sem qualquer tipo de deduo, de forma a permitir efetivo controle financeiro do oramento e universalidade. Esse princpio est consagrado na legislao brasileira por meio da Lei n 4.320/64 (art. 6). Princpio da no-afetao (no-vinculao) das receitas Esse princpio dispe que nenhuma receita de impostos poder ser reservada ou comprometida para atender a certos e determinados gastos (CF/88, art. 167, IV). Pretende-se, com isso, evitar que as vinculaes reduzam o grau de liberdade do planejamento. As excees esto dispostas nos arts. 158, 159, 198 e 212 da CF/88. Quando as receitas de impostos so vinculadas a despesas especficas, diz-se, em geral, que essas despesas so obrigatrias. Princpio da programao Esse princpio dispe que o oramento deve ter o contedo e a forma de programao. Princpio da clareza Esse princpio dispe que o oramento deve ser expresso de forma clara, ordenada e completa, embora diga respeito ao carter formal, tem grande importncia para tornar o oramento um instrumento eficiente de governo e administrao.

Segundo o autor James Giacomoni os princpios oramentrios so: A) Princpio da Unidade Na expresso mais simples desse princpio, o oramento deve ser uno, isto , cada unidade governamental deve possuir apenas um oramento. B) Princpio da Universalidade De acordo com esse princpio, o oramento (uno) deve conter todas as receitas e todas as despesas do estado. C) Princpio do Oramento Bruto Toas as parcelas da receita e da despesa devem aparecer no oramento em seus valores brutos, sem qualquer tipo de deduo. D) Princpio da Anualidade ou Periodicidade O Oramento Pblico deve ser elaborado e autorizado por um perodo determinado, geralmente um ano. E) Princpio da No-afetao das Receitas Esse princpio , sinteticamente, assim definido por SantAnna e Silva: Nenhuma parcela da receita geral poder ser reservada ou comprometida para atender a certos e determinados gastos. F) Princpio da Discriminao ou Especializao mais uma das regras clssicas dispostas com a finalidade de apoiar o trabalho fiscalizador dos parlamentos sobre as finanas executivas. G) Princpio da Exclusividade Considerando-o mais uma regra de tcnica legislativa, SantAnna e Silva assim define esse princpio: A lei oramentria dever conter apenas matria financeira, excluindo-se dela qualquer dispositivo estranho estimativa de receita e fixao da despesa para o prximo exerccio. H) Princpio do Equilbrio De todos os princpios clssicos, esse o que tem merecido maior ateno, fora do mbito especfico do oramento, interessando de perto outras reas econmicas, como finanas pblicas, poltica fiscal, desenvolvimento econmico etc. I) Princpio da Clareza O Oramento Pblico, ao cumprir mltiplas funes algumas no tcnicas deve ser apresentado em linguagem clara e compreensvel a todas aquelas pessoas que, por fora de ofcio ou interesse, precisam manipul-lo. J) Princpio da Publicidade Por sua importncia e significao e pelo interesse que desperta, o oramento pblico deve merecer ampla publicidade. K) Princpio da Exatido A exatido oramentria envolve questes tcnicas e ticas.

Das könnte Ihnen auch gefallen