Sie sind auf Seite 1von 6

BOTULISMO

Uma forma de intoxicao alimentar que pode matar se no tratada a tempo

O QUE Forma de intoxicao alimentar, causada por uma toxina produzida pela bactria Clostridium botulinum, presente no solo e em alimentos contaminados e mal conservados. A intoxicao se caracteriza por um comprometimento severo do sistema nervoso e, se no tratada a tempo, mata.

ALIMENTOS DE RISCO Os enlatados ou embalados a vcuo so os mais vulnerveis ao Clostridium botulinum, pois a bactria s se desenvolve em ambientes sem oxignio.

A INTOXICAO 1 O alimento contaminado ainda no solo, por esporos ultra-resistentes. Quando em conserva, o microrganismo se modifica e comea a produzir a toxina. Latas inchadas, que parecem cheias de ar, podem indicar a presena da bactria.

2 Quando o alimento ingerido, a toxina absorvida pelo aparelho digestivo e entra na corrente sangnea.

3 A toxina atinge o sistema nervoso, interferindo na sinapse (comunicao) entre as clulas nervosas. Sem esta comunicao vital, as funes do organismo comeam a ficar debillitadas.

4 Como o sistema nervoso deixa de "avisar" a necessidade de contrao muscular , a paralisia dos msculos freqente entre os que esto sob efeito da toxina.

SINTOMAS Os sintomas da intoxicao pela toxina botulnica normalmente aparecem entre doze e trinta horas depois da ingesto do alimento contaminado. Alguns deles: averso luz viso dupla com dilatao da pupila disfonia, dificuldade para articular palavras vmitos e secura na boca e garganta disfagia, dificuldade para engolir paralisia respiratria que pode levar morte constipao intestinal reteno de urina debilidade motora

TRATAMENTO Consiste na manuteno das funes vitais e uso de soro antibotulnico. O soro impede que a toxina circulante no sangue se instale no sistema nervoso. A recuperao da doena lenta, pois a toxina j instalada entre as clulas nervosas destruda pelo sistema de defesa do corpo. No h remdios ou soro que eliminem a toxina.

O LADO BOM DA TOXINA Os efeitos teraputicoas da toxina botulnica vm sendo estudados h dcadas. No incio, a substncia foi utilizada para tratamento de estrabismo e de espasmos involuntrios da musculatura das plpebras. Administrada em pequenas doses, a toxina vem sendo usada para tratar doenas relacionadas a contraes musculares indesejveis.

A propriedade da toxina de paralisar msculos utilizada no tratamento esttico para amenizar r ugas de expresso na face

BotulismoOrigem: Wikipdia, a enciclopdia livre.Ir para: navegao, pesquisa Esta pgina ou seco no cita nenhuma fonte ou referncia, o que compromete sua credibilidade (desde dezembro de 2009). Por favor, melhore este artigo providenciando fontes fiveis e independentes, inserindo-as no corpo do texto por meio de notas de rodap. Encontre fontes: Google notcias, livros, acadmico Scirus. Veja como referenciar e citar as fontes. Botulism Aviso mdico Classificao e recursos externos Clostridium botulinum CID-10 A05.1 O botulismo uma forma de intoxicao alimentar rara mas potencialmente fatal, causada por uma toxina produzida pela bactria Clostridium botulinum, presente no solo e em alimentos contaminados e mal conservados. ndice [esconder] 1 Clostridium botulinum 2 Epidemiologia 3 Diagnstico 4 Tratamento 5 Botox [editar] Clostridium botulinumOs C.botulinum so grandes bacilos Gram-positivos, com cerca de 8 micrmetros por 3, produtores de esporos e toxinas, relacionados com o gnero Bacillus, cujo habitat normal a gua. So mveis, possuindo flagelos. Produzem uma neurotoxina que funciona como uma enzima metaloprotease, destruindo as protenas envolvidas na exocitose do neurotransmissor acetilcolina na placa nervosa motora. A sua ao resulta da paralisia dos msculos, e se for extensa a paralisia do diafragma pode impedir a respirao normal e levar morte por asfixia. [editar] Epidemiologia uma doena de baixa ocorrncia, mas de alta letalidade. Ocorre no mundo todo, em geral conservas caseiras so os alimentos envolvidos. Muito raramente ocorre em conservas industrializadas. Pode ocorrer tanto em conservas vegetais quanto de carnes. Produzem 6 Tipos: A, B, C (C1, C2), D, E, F. Pelo tipo, podem se classificar epidemiologicamente: Tipo A: Humano; Alimentos: conservas domsticas. Carnes e Vegetais Tipo B: humano relacionada com conservas de carne de porco; Tipo C e D: ocorre em animais; Tipo E: ocorre em humanos, relacionada com conservas de peixes; Tipo F: Desconhecido. A distribuio dos tipos geogrfica. O Cl. botulinum e seus esporos esto amplamente disseminados no solo, pelo qual contaminada os alimentos. So anaerbios estritos, por isso s se desenvolvem em alimentos hermeticamentes fechados, onde no h oxignio. No Brasil se registraram casos nos ltimos anos (1995-2007) em conserva de palmito, torta de frango, pat de fgado e

tofu em conserva (importao da China, clandestina). Se desenvolve nas conservas, produz a toxina, a qual destruda pelo calor. Por isso ocorre sempre em conservas no aquecidas. Em maro de 2011, no Norte de Santa Catarina foram registradas mortes por suspeita de Botulismo, possivelmente causadas por ingesto de mortadela contaminada pela toxina botulnica. [1] [2] No se desenvolve em pH < 4,6 (cido), uma das causas dos surtos a falta de acidez nas conservas. Os esporos so muito resistentes ao calor, conservas no cidas devem ser esterilizadas (121 C). Nas conservas de carne, o nitrito (200 mg/Kg) utilizado como inibidor: salsichas, mortadelas, etc. A doena se caracteriza por paralisia muscular e morte por parada respiratria. Outras formas de botulismos so: Botulismo de feridas: os esporos penetram nas feridas, produzem a toxina e o paciente desenvolve o mesmo quadro sintomatolgico. Botulismo infantil: bebs de menos de 1 anos tm o intestino imaturo. Atravs da ingesto de mel, os esporos do Cl. botulinum germinam e colonizam o intestino do beb. Produzem toxina no intestino, que absorvida e causa a doena. Mel no recomendvel para bebs, portanto. [editar] DiagnsticoO diagnstico clnico feito pelos sintomas: paralisia muscular progressiva, iniciando-se pela face, ptose palpebral (fecha o olho), dificuldade de deglutio e viso dupla. Os sintomas progridem pela musculatura, causando dificuldade motora e de respirao. Os sintomas podem se confundir com doenas nervosas e diversas intoxicaes, como por pesticidas, o que as vezes retarda o tratamento. O diagnstico laboratorial feito atravs da deteco da toxina no paciente (no soro ou nas fezes) ou no alimento, atravs da injeo em ratos. O diagnstico feito precocemente fundamental para deter a evoluo da doena. [editar] Tratamento uma emergncia que requer administrao de anti-toxina (antdoto) imediata. Se o paciente apresenta dficit respiratrio deve ser usada uma mquina de respirao artificial at a paralisia terminar, o que pode demorar alguns dias. So usados enemas para remover todos os restos de comida contaminada ainda no absorvidos do intestino. Se possvel deve ser dado a anti-toxina especfica. Caso no identificada, administrado o soro polivalente. A anti-toxina neutraliza apenas a toxina circulante, isto , aquelas que j se ligaram aos nervos no afetada. O tratamento, se tardio, pode no funcionar. Por isso importante o diagnstico precoce. A toxina ligada aos nervos permanece por longo perodo, mantendo os sintomas. A pessoa pode permanecer com sequelas nervosas por um longo perodo. [editar] BotoxA toxina botulnica usada em pequenas doses, como tratamento cosmtico temporrio, porm seus riscos no devem ser ignorados. A sua intensa capacidade paraltica

desejada por individuos que procuram esconder as suas rugas (as rugas so causadas por contraes musculares) e outras imperfeies faciais. Tambm tem uso em verdadeiros problemas mdicos, sendo usado como relaxante muscular.

Das könnte Ihnen auch gefallen