Sie sind auf Seite 1von 48

1

METODOLOGIA DO TRABALHO CIENTFICO MARIA CRISTINA DE ASSIS


APRESENTAO Caros alunos, A vida acadmica requer de pesquisadores e estudantes universitrios habilidade em planejar, executar e apresentar trabalhos cientficos. Nesse contexto, a disciplina Metodologia do Trabalho Cientfico constitui uma iniciao nas prticas de investigao e tem o propsito de discutir conceitos e caractersticas da cincia, bem como de familiarizar os alunos com tcnicas de estudo e de pesquisa cientfica. Sendo assim, abordaremos, neste curso, mtodos e tcnicas de estudo fundamentais para a compreenso e anlise de textos escritos, entre os quais a leitura, a anlise textual, as tcnicas de fichamento, de resumo e de sntese. Trataremos tambm das normas que regem a publicao de trabalhos cientfico-acadmicos, bem como questes vinculadas participao em congressos. Discutiremos ainda os principais conceitos envolvidos nas atividades de pesquisa, as etapas pertinentes elaborao do projeto e do trabalho monogrfico, assim como a constituio de bases de dados, entrevistas, utilizao de fontes e de recursos eletrnicos. As atividades apresentadas ao longo do curso podem ser realizadas com maior flexibilidade de tempo, por integrarem um curso a distncia, mas no se deve esquecer de que foram planejadas para serem concludas com prazo determinado. Alm disso, necessrio conscientizar-se de que as leituras e orientaes devem ser complementadas pela bibliografia indicada no programa da disciplina. OBJETIVO E CONTEDO Objetivamos, neste curso, fornecer ao aluno condies para planejamento e operacionalizao de projeto de pesquisa e de trabalho monogrfico. Para tanto, partimos de uma discusso introdutria sobre a teoria do conhecimento e sobre a natureza, objetivos, concepes metodolgicas, tipos e as principais fases de um projeto de pesquisa, a fim de capacit-lo na redao de textos cientficos. Sob esse foco, o curso foi estruturado em mdulos, contemplando o seguinte contedo: MDULO I - TIPOS DE CONHECIMENTO E CINCIA Neste mdulo, discutiremos o conceito de cincia, caracterizando os diferentes nveis de conhecimento. Abordaremos tambm a classificao das cincias e os mtodos que proporcionam a base lgica e os meios tcnicos da investigao cientfica.

MDULO II - A PESQUISA CIENTFICA Neste mdulo, distinguiremos os diversos tipos de pesquisa, considerando sua natureza, objeto e procedimentos. Especificaremos finalidades, mtodos e tcnicas, bem como as etapas da pesquisa cientfica. MDULO III - TRABALHOS CIENTFICOS Neste mdulo, identificaremos, caracterizaremos e produziremos diferentes formas de trabalho cientfico, buscando empregar adequadamente as tcnicas e mtodos de apresentao de trabalhos monogrficos e de pesquisa.

MDULO I TIPOS DE CONHECIMENTO E CINCIA


1.1 Cincia O conceito de cincia no unnime. Do ponto de vista etimolgico, significa conhecimento, mas devido ao estgio atual de desenvolvimento da cincia, essa definio passou a ser considerada inadequada, uma vez que existem outras formas de conhecimento que no so cientficas. Ao longo do tempo, a palavra foi adquirindo outros sentidos, de acordo com os diversos estudos que foram feitos sobre o assunto, tonando-se um conceito bastante controverso. Vejamos algumas das definies. Para Gil (2006), a cincia entendida como ...uma forma de conhecimento que tem por objetivo formular, mediante linguagem rigorosa e apropriada - se possvel com auxlio da linguagem matemtica -, leis que regem fenmenos. (GIL, 2006, p. 20) Para Ander-Egg (1978 apud Marconi; Lakatos (2007, p. 21) : A cincia um conjunto de conhecimentos racionais1, certos ou provveis2, obtidos metodicamente3 sistematizados4 e *verificveis, que fazem referncia a objetos de uma mesma natureza5. Vemos, ento, que o termo cincia pode ser compreendido em dois sentidos: lato sensu, com a acepo de conhecimento e stricto sensu, aludindo apenas ao conhecimento que se obtm atravs da apreenso e do registro dos fatos, com a demonstrao de suas causas constitutivas ou determinantes (MARCONI; LAKATOS, 2007, p. 23). 1.2 Natureza da cincia A natureza da cincia pode ser percebida em duas dimenses inseparavis: de um lado, a compreensiva, uma dimenso que envolve o aspecto contextual ou de contedo; de outro, a metodolgica ou operacional, que se refere aos aspectos lgicos e/ou tcnicos da cincia.

Marconi; Lakatos (2007, p.21) explicam: 1 conhecimentos racionais - exigem mtodos e se constituem de conceitos, hipteses e definies. 2 certos ou provveis - no se pode atrair a cincia a certeza indiscutvel. 3 obtidos metodicamente - saber ordenado logicamente, constituindo um sistema de idias (teorias). 4 verificveis - devem ser comprovados pela observao. 5 objetos de uma mesma natureza - guardam entre si caracteres de homogeneidade.

O aspecto lgico da cincia refere-se ao mtodo de raciocnio e de inferncia sobre os fenmenos. o mtodo adotado para a construo de proposies e enunciados e envolve os procedimentos de manipulao dos fenmenos a serem investigados; relaciona-se com o instrumento metodolgico e o arsenal tcnico para se operar em casos especficos. 1.3 Caracterizao do conhecimento cientfico Durante muito tempo, a pesquisa cientfica foi encarada como algo excepicional, que ocorria por inspirao, independente de planejamento, ou seja, era coisa de gnio. Modernamente j se entende que descobertas e invenes modernas no ocorrem por acaso, mas atravs de pesquisas sistemticas. No entanto, em outro sentido, houve uma generalizao do termo pesquisa, que vem sendo relacionados a trabalhso escolares que se constituem, muitas vezes, em repeties de experincias j realizadas, sntese de textos (ANDRADE, 2004). Por isso, devese atentar para algumas propriedades e caractersticas da cincia. De acordo com Salomon (1996, p. 107), uma atividade considerada cientfica quando: a) produz cincia; b) ou dela deriva; c) acompanha seu modelo de tratamento. Nesse sentido, trabalho cientfico, segundo o autor, passa a designar a concreo da atividade cientfica, ou seja, a pesquisa e o tratamento por escrito de questes abordadas metodologicamente.

1.4 Formas de conhecimento O ser humano sente necessidade de conhecer, de compreender o mundo que o cerca, e busca faz-lo atravs de suas capacidades. Trata-se de uma relao que supe trs elementos: o sujeito, o objeto e a imagem que se tem da realidade. O conhecimento no nasce no vazio. O homem pode adquirir conhecimento por meio de sensaes, da percepo, da imaginao, da memria, da linguagem, do raciocnio e da intuio. H diversas modalidades de conhecimento, que se originam de diferentes fontes: a observao, as experincias acumuladas ao longo da vida, as crenas religiosas, os relacionamentos, as diferentes leituras so fontes de conhecimento. Lakatos; Marconi (2007, p. 15-21) apresentam as principais formas de conhecimento: a) Conhecimento popular (senso comum) - tambm chamado conhecimento vulgar, baseia-se em informaes obtidas por meio da convivncia familiar e social, e caracteriza-se, em geral, por ser: valorativo - estados de nimos e emoes da vida diria; os valores do sujeito impregnam o objeto conhecido; reflexivo - mas limitado pela familiaridade com o objeto, isto , no pode ser

reduzido a uma formulao geral; assistemtico - fundamenta-se nas experincias particulares do sujeito cognoscente que apreende o objeto conhecido, no possuindo um sistema organizado de idias; verificvel- perceptvel no cotidiano do sujeito cognoscente; falvel e inexato - limita-se aparncia e s informaes sobre o objeto. b) Conhecimento filosfico - caracteriza-se pelo esforo da rao pura para questionar os problemas humanos e poder discernir entre o certo e o errado, unicamente recorrendo s luzes da prpria razo humana, com as seguintes caractersticas: valorativo - suas hipteses no so submetidas observao; o conhecimento filosfico emerge da experincia e no da experimentao; no verificvel - e seus resultados no podem ser confirmados nem rejeitados, pois seus enunciados so frutos da experincia; racional - conjunto de enunciados logicamente relacionados; sistemtico - suas hipteses e enunciados tm de representar objetivamente a realidade estudada; infalvel e exato - seus postulados e hipteses no so submetidos ao teste de observao ou experimentao. c) Conhecimento religioso (teolgico) - funda-se na idia de que as verdades tratadas so infalveis e indiscutveis por se consistirem em revelaes de uma divindade (sobrenatural). Caracteriza-se por ser: valorativo - suas doutrinas contm pressupostos sagrados; inspiracional - reveladas pelo sobrenatural; infalvel - pressupostos indiscutveis e exatos; sistemticos - conhecimento organizado do mundo - origem, significado, finalidade e destino revelado por divindades; no verificvel - o conhecimento revelado implica uma atitude de f. d) Conhecimento cientfico (real) - lida com ocorrncias ou fatos, isto , com toda forma de existncia que se manifesta de algum modo e apresenta as caractersticas relacionadas a seguir: contingente -suas proposies ou hipteses tm sua veracidade ou falsidade conhecida por meio da experimentao e no apenas da razo; sistemtico - saber ordenado logicamente formado em sistema de idias, [teoria] e no conhecimentos dispersos e desconexos; verificabilidade - suas hipteses so verificadas - observao/experimentao para comprovao/refutao; falvel - verdades no definitivas e/ou absolutas; aproximadamente exato - novas proposies e desenvolvimento de tcnicas podem reformular o acervo de teoria existente.

A seguir, vejamos um quadro das caractersticas dos quatro tipos de conhecimento:


CON HECIMEN TO CON HECIMEN TO CON HECIMEN TO CON HECIMEN TO POPULA R CIEN TFICO RELIGIOSO FILOSFICO v a lora tiv o reflexiv o a ssistem tico v erific v el fa lv el e inexa to contingente sistem tico v erifica bilida de fa lv el a proxima da mente exa to v a lora tiv o inspira ciona l infa lv el sistem ticos n o v erific v el v a lora tiv o n o v erific v el ra ciona l sistem tico infa lv el e exa to

Fonte: TRUJILLO (1974, p.11) apud Marconi; Lakatos (2007)

1.5 Caractersticas essenciais da cincia possvel definir a cincia como uma forma de conhecimento que apresenta as seguintes caractersticas: a) Objetividade - descreve a realidade independentemente dos caprichos do pesquisador; b) Racionalidade - obtm seus resultados atravsda razo e no impresses do pesquisador; c) Sistematicidade - preocupa-se em construir sistemas de idias organizadas racionalmente e em incluir os conhecimentos parciais em totalidades cada vez mais amplas; d) Generalidade - busca elaborar leis ou normas gerais, que explicam todos os fenmenos de certo tipo; e) Verificabilidade - possibilita sempre demonstrar a veracidade das informaes; Falibilidade - ao contrrio de outros sistemas de conhecimento elaborados pelo homem, reconhece sua prpria capacidade de errar.

1.6 Classificao das cincias Os diferentes objetos que se manifestam no universo e a necessidade humana de entend-los ocasionaram o desenvolvimento de cincias especficas. Para estudar esses fenmenos, as cincias utilizaram inmeros sistemas classificatrios, baseados em critrios distintos: complexidade, contedo, diferenas de enunciados e metodologia empregada. Augusto Comte, no sculo XIX (1798-1857), apresentou uma classificao das cincias baseadando-se no grau de complexidade, partindo das mais abstratas para as mais complexas: Matemtica, Astronomia, Fsica, Qumica, Biologia, Sociologia, Moral.

Wilhelm Wundt (1832-1920) utilizou como critrios de classificao: complexidade e contedo: cincias formais, como a Matemtica, e reais, envolvendo cincias da natureza (Qumica, Embriologia, Minerologia) e de esprito (Psicologia, Histria, Direito) Lakatos; Marconi (2007) baseando-se na classificao apresentada por Bunge, distinguem as cincias em: a) Cincias formais (Lgica e Matemtica) as que se preocupam com o estudo das idias, teorias, entidades ideais e suas relaes e b) as Cincias reais, (empricas, factuais) - tratam dos fatos e dos processos. Essas ltimas podem ser classificadas em Cincias da natureza (Fsica, Qumica, Astronomia e Biologia) e as do esprito - ou culturais, ou sociais - (Sociologia, Antropologia, Cincia Poltica, Economia, Histria, Psicologia Social). Embora nenhuma dessas classificaes possa ser considerada absolutamente satisfatria, possvel classificar as cincias em duas grandes categorias: formais e empricas.
Quadro 2: Caracterizao, Esquematizao e Funo das Cincias Formais e Factuais.
CI CIA S FORMA IS N Possui objetos de estudos deter mina dos por um sistema de defini o de a xioma s ma is ou menos explcita (sic) dos sistema s que os origina ra m. CI CIA S FA CTUA IS N Possui objetos de estudos suscetv eis de serem v incula dos a procedimentos regula dos por consta ta es sensv eis e sensitiv a s. * * * * * E squema E squema E squema E squema E squema c a sua l funciona l estr utura l di a l t i c o fenomenolgico.

Car ac te r stic as

* E squema ca sua l - supe-se uma Esque m atiz a o dependncia de ca usa e efeito entre os fenmenos; por m e io de e xplic a o * E squema de mensura o e de proba bilida de Fun o de r ac ioc nio ou m todo * * * * O bser v a o e qua ntifica o E xperimenta o Mtodo dedutiv o Verifica o dos resulta dos

* O bser v a o * Pesquisa qua ntita tiv a * Mtodo indutiv o * Rev ises e a v a lia es contnua s dos seus resulta dos.

Fonte: Barros, Aidil Jesus da Silveira: Lehfeld, Neide Aparecida de Souza. Fundamentos de Metodologia cientfica: um guia para iniciao cientfica. 2 ed. ampl. So Paulo: Pearson Education do Brasil, 2000, p. 49.

2. O mtodo cientfico Para atingir seu objetivo fundamental, que chegar veracidade dos fatos (GIL, 2006, p. 26), a cincia se vale de diferentes mtodos. A palavra metodologia vem do grego methodos (meta+hods) significando caminho para se chegar a um fim6. Mtodo cientfico - conjunto de procedimentos intelectuais e tcnicos adotados para se atingir o conhecimento. (GIL, 2006, p. 26)
6

Nesse sentido, o curso Metodologia Cientfica, da Pesquisa ou da Cincia pode ser entendido como a que se relaciona com a epistemologia, e que consiste em avaliar os mtodos disponveis, identificando as suas limitaes ou no, no tocante s implicaes de suas utilizaes.

H diversos mtodos cientficos, que so determinados pelo tipo de objeto a investigar e pela classe de propsitos a descobrir. Para os fins pretendidos neste trabalho, podem-se classific-los em dois grandes grupos: mtodos gerais, ou mtodos de abordagem e os mtodos de procedimentos. Vejamos com mais detalhes. 1.6.1 Mtodos de abordagem Os mtodos gerais, tambm chamados de mtodos de abordagem, so os que proporcionam as bases lgicas da investigao cientfica. Esses mtodos referem-se ao plano geral do trabalho, ao processo de raciocnio adotado, baseando-se em princpios lgicos. Nesse sentido, so essencialmente racionais e exclusivos entre si e podem ser utilizados em vrias cincias. Classificam-se em dedutivo, indutivo, hipottico-dedutivo, dialtico e fenomenolgico e esto vinculados, conforme Gil (2006, p. 27), a uma das correntes filosficas que se propem a explicar como se processa o conhecimento da realidade.
Mtodo Dedutiv o Mtodo Indutiv o Mtodo Hipottico-dedutiv o Mtodo Dia ltico Mtodo Fenomenolgico ra ciona lismo empirismo neopositiv ismo ma teria lismo dia ltico fenomenologia

Mtodo dedutivo De acordo com a acepo clssica, aquele que parte de verdades universais para obter concluses particulares, ou seja, parte de teorias e de leis gerais para a determinao ou previso de fenmenos particulares. Trata-se de objetos ideais, pertence ao nvel da abstrao sendo, portanto, muito utilizado na Lgica e na Matemtica, mas de menor aplicao nas cincias sociais. defendido pelos racionalistas como Descartes, Spinoza, Leibniz, segundo os quais apenas a razo capaz de levar ao conhecimento verdadeiro. Destina-se a demonstrar e a justificar e exige aplicao de recursos lgico-discursivos. Esse mtodo tem como critrios de verdade a coerncia, a consistncia e a no-contradio. O prottipo da deduo o silogismo, um raciocnio lgico composto que, a partir de duas preposies chamadas premissas, chega a uma terceira, nelas logicamente implicadas, denominada concluso. Exemplo clssico de raciocnio dedutivo: Todo homem mortal: ___________________universal, geral; Joo homem __________________________ particular; Logo, Joo mortal. _____________________ Concluso. O mtodo dedutivo recebeu crticas no sentido de ser apontado como um raciocnio essencialmente tautolgico, ou seja, permite concluir, de forma diferente, a mesma

coisa. Nesse sentido, quando se aceita, por exemplo, que todo homem mortal e cita-se o caso de Joo, nada adicionado, pois essa caracterstica j foi inserida na premissa maior. Alm disso, devido ao carter apriorstico do raciocnio dedutivo, partir de uma afirmao geral significa supor conhecimento prvio. Mtodo indutivo A induo percorre o caminho inverso da deduo, ou seja, a cadeia de raciocnio estabelece conexo ascendente do particular para o geral. Assim, so as condies particulares que levam s teorias e leis gerais. O raciocnio indutivo parte do efeito para as causas, exigindo verificao, observao e/ou experimentao. O mtodo indutivo nasceu com a filosofia moderna, defendido pelos empiristas, como Bacon, Hobbes, Locke, Hume, para os quais o conhecimento fundamentado na experincia, sem levar em considerao princpios estabelecidos. O mtodo trata de problemas empricos, e a generalizao deve ser constatada a partir da observao de casos concretos suficientemente confirmadores da realidade. As concluses so provveis, no contidas nas premissas. Para que ocorra induo necessrio que as observaes sejam muitas e repetidas sob ampla variedade de situaes. Alm disso, nenhuma proposio de observao deve conflitar com a lei universal derivada. possvel um argumento indutivo ser falso, embora suas premissas sejam verdadeiras e ainda assim no haver contradio. Isso ocorre quando h uma (ou mais) proposio de observao (hiptese) logicamente possvel, mas inconsistente, isto , se essas premissas fossem estabelecidas como verdadeiras, terminariam por falsificar o argumento. Dizer, por exemplo, que todas as frutas que caem das rvores esto maduras um fato logicamente possvel, mas inconsistente. O mtodo indutivo, mesmo tendo reconhecida a sua importncia, recebeu inmeras crticas. Uma delas, feita por David Hume (1711-1776), decorre do fato de o raciocnio indutivo no transmitir certeza e evidncia. Alm disso, a generalizao exigiria a observao de todos os fatos, como defende Karl Popper em sua obra A lgica da investigao cientfica. Mtodo hipottico-dedutivo Mtodo desenvolvido por Popper, em 1935, que parte da percepo de uma lacuna nos conhecimentos acerca da qual se formulam hipteses e, pelo processo de inferncia dedutiva, testa a predio da ocorrncia de fenmenos abrangidos pela hiptese (MARCONI; LAKATOS, 2006, p. 106). No mtodo hipottico-dedutivo, o cientista, combina observao cuidadosa, habilidade nas antecipaes e intuio cientfica, para alcanar um conjunto de postulados que regem os fenmenos de interesse; a partir da, deduz as conseqncias observveis e verifica as conseqncias por meio de experimentao, refutando ou substituindo os postulados, quando necessrio, por outros e assim prosseguindo. Historicamente relacionado com a experimentao, esse mtodo uma tentativa de equilbrio entre os mtodos indutivo e dedutivo. Gil (2006, p. 30) apresenta o mtodo hipottico-dedutivo a partir do seguinte esquema:

10

Conjectura

Problema

Deduo de conseqncia observada

Tentativa de falseamento

Corroborao

Trata-se de um mtodo bastante usado em pesquisas das cincias naturais que no se limita generalizao emprica das observaes realizadas, podendo-se, atravs dele, chegar construo de teorias e leis. Mtodo dialtico O conceito de dialtica usado desde a Antiguidade, embora o sentido tenha se alterado ao longo dos sculos. No mtodo dialtico tudo visto em constante mudana, pois sempre h algo que nasce e se desenvolve e algo que se desagrega e se transforma.

Tese Afirmao

Anttese Negao

Sntese Negao
Nova afirmao (Tese)

possvel, segundo Gil (2006, p.31), identificar alguns princpios comuns a toda abordagem dialtica: a) Princpio da unidade e da luta dos contrrios (unidade dos opostos) - os fenmenos apresentam aspectos contraditrios, que so organicamente unidos e constituem a indissolvel unidade dos opostos. Os opostos no se apresentam simplesmente lado a lado, mas em estado constante de luta entre si. A luta dos opostos constitui a fonte do desenvolvimento da realidade. b) Princpio da transformao das mudanas quantitativas em qualitativas Quantidade e qualidade so caractersticas imanentes (inerentes) a todos os objetos e fenmenos, e esto inter-relacionados. No processo de desenvolvimento, as mudanas quantitativas graduais geram mudanas qualitativas e essa transformao opera-se em saltos. c) Princpio da negao da negao (mudana dialtica) - O desenvolvimento processa-se em espiral, isto , suas fases repetem-se, mas em nvel superior. A mudana nega o resultado e o resultado, por sua vez, negado, mas essa segunda negao conduz a um desenvolvimento e no a um retorno ao que era antes. Mtodo Fenomenolgico Gil (2006, p. 32) inclui este mtodo entre os de abordagem. Desenvolvido por Edmund Husserl (1859-1938) preocupa-se em entender o fenmeno como ele se apresenta na realidade, isolando-o de influncias, embora mais tarde, durante a verificao e comprovao dos resultados obtidos, as relaes abandonadas possam ser levadas em considerao. Nesse sentido, prope a estabelecer uma base segura, livre de pressuposi-

11

es, para todas as cincias e consiste em mostrar o que dado e em esclarecer esse dado. Sua adoo implica uma mudana radical de atitude em relao investigao cientfica. Por isso, embora comentado, ainda no vem sendo muito empregado na pesquisa social. Mas medida que procura captar o essencial, o pesquisador evitar o parcelamento da pesquisa e a atomizao dos dados. A reflexo fenomenolgica poder tambm auxiliar o pesquisador na formulao de problemas, na construo de hipteses e na definio de conceitos com vistas fundamentao terica de pesquisa. 1.6.2 Mtodos de procedimentos Esses mtodos tm por objetivo proporcionar ao investigador os meios tcnicos para garantir a objetividade e a preciso no estudo dos fatos sociais. Constituem etapas mais concretas da investigao e se propem a explicar os fenmenos de forma menos abstrata. No so exclusivos entre si, mas devem adequar-se a cada rea da pesquisa. Relacionam-se com as etapas do trabalho. Mtodo experimental Esse mtodo procura comprovar o fenmeno por meio da experimentao provocada, consistindo em observao, manipulao e controle de seus efeitos em uma dada situao. considerado o mtodo por excelncia das Cincias Fsicas e Naturais. Consiste em submeter os objetos de estudo influncia de certas variveis, em condies controladas e conhecidas pelo investigador, para observar os resultados que a varivel produz no objeto. Mtodo observacional Trata-se de um dos mtodos mais utilizados nas cincias sociais. De um lado, pode ser considerado o mais primitivo e, portanto, o mais impreciso dos mtodos, mas, por outro lado, pode ser tido como um dos mais modernos, uma vez que permite o mais elevado grau de preciso nas cincias sociais. Difere do mtodo experimental em um aspecto: nos experimentos, existe a interferncia do pesquisador, enquanto o observacional, o cientista apenas observa algo que acontece ou j aconteceu.

Mtodo comparativo Este mtodo procura identificar semelhanas e explicar diferenas entre grupos, pessoas, sociedades, culturas, sistemas e organizaes polticas, padres de comportamento familiar ou religioso etc. Seu objetivo entender o comportamento humano, no s no presente, como tambm no passado. Ele se prope a explicar o fenmeno por meio da anlise completa de seus elementos. Exemplos: trabalhos de Piaget no campo do desenvolvimento intelectual das crianas.

12

Mtodo estatstico Este mtodo, desenvolvido por Quetelet, permite a transformao dos dados qualitativos em resultados quantitativos, atravs de representaes que demonstram a constatao de relaes entre os fenmenos, objetivando generalizaes sobre sua natureza, ocorrncia e significado. Fundamenta-se na aplicao da teoria estatstica da probabilidade e constitui um importante auxlio para as investigaes sociais. Suas concluses, embora admitam certa margem de erro, apresentam grandes possibilidades de serem verdadeiras. A manipulao estatstica permite comprovar as relaes dos fenmenos entre si, e obter generalizaes sobre sua natureza, ocorrncia ou significado. Mtodo clnico Em sua realizao, utilizam-se estratgias metodolgicas que permitem o acesso indireto aos fenmenos da conscincia, chegando ao inconsciente. Apia-se numa relao profunda entre pesquisador e pesquisado. muito empregado na Psicologia, mas no possibilita generalizaes, j que seus estudos so individuais, envolvendo experincias subjetivas. Mtodo monogrfico ou estudo de caso Elaborado por Frederico Le Play, tem como preocupao realizar um estudo aprofundado e exaustivo sobre determinado assunto (indivduos, instituies, grupos, comunidades), buscando sua generalizao. Alm dos mtodos apresentados anteriormente, outros so acrescentados como especficos das cincias sociais. So eles: Mtodo histrico Elaborado por Franz Boas, preocupa-se em estudar o passado das atuais formas de vida social, as instituies e os costumes para compreender o passado, entender o presente e predizer o futuro, verificando, no apenas a influncia do fato e do fenmeno, como tambm sua formao, modificao e transformao durante determinado espao de tempo. Consiste em investigar os acontecimentos, processos e instituies do passado para verificar sua influncia na sociedade de hoje. Mtodo tipolgico Neste mtodo, elaborado por Max Weber o pesquisador confronta fenmenos sociais complexos e cria modelos ideais, com base na anlise de seus aspectos essenciais. Como no existem na realidade, esses modelos estabelecem caractersticas que determinam o tipo ideal para um caso concreto.

13

Mtodo etnogrfico O mtodo etnogrfico concentra-se nas descries cientficas de grupos culturais. Refere-se anlise descritiva das sociedades humanas, principalmente as tradicionais e de pequena escala. A etnografia uma metodologia qualitativa de pesquisa que teve sua origem na antropologia cultural.

Mtodo de pesquisa-ao Elaborado por Michel Thiollent, possibilita a participao dos investigados na pesquisa, do incio at o final, de tal forma que os resultados analisados possam levar a comunidade a perceber e superar seus desequilbrios, identificando-os e, em segundo momento, propondo atitudes de mudana que venham a benefici-los. 1.6.3 Outros mtodos Alm dos tradicionais mtodos especficos das Cincias Sociais, Marconi; Lakatos (2007, p. 268) apresentam outros dois importantes mtodos nas investigaes cientficas: o qualitativo e o quantitativo. Mtodo Quantitativo Neste mtodo, a coleta de informaes e o tratamento dos dados so caracterizados pelo uso da quantificao, isto , de tcnicas estatsticas (percentagem, mdia, desvio padro, coeficiente de correlao, anlise de regresso etc...).

Mtodo Qualitativo Preocupa-se em analisar e interpretar os dados em seu contedo psicossocial. Considera que h uma relao dinmica entre o mundo real e o sujeito, isto , um vnculo indissocivel entre o mundo objetivo e a subjetividade do sujeito que no pode ser traduzido em nmeros. Na pesquisa qualitativa, a interpretao dos fenmenos e a atribuio de significados so fundamentais. descritiva e no requer utilizao de mtodos e tcnicas estatsticas. O pesquisador, considerado instrumento chave, tende a analisar seus dados indutivamente, no ambiente natural. O processo e seu significado so os focos principais de abordagem. As pesquisas qualitativas oferecem contribuies em diferentes campos de estudo, como, por exemplo, Antropologia, Sociologia, Psicologia, Educao. 1.7 Teorias e Quadros de referncia No processo de investigao em cincias sociais, bem como na metodologia da pesquisa, o papel das teorias importante. De um lado definem conceitos, estabelecem sistemas conceituais, indicam lacunas no conhecimento, auxiliam na construo de hipteses, entre outros fatores. De outro, possibilitam a racionalizao e explicao do mundo.

14

A palavra teoria pode ter diversos sentidos e pode ser chamada de teoria de mdio alcance, j que desempenham papel limitado no campo da investigao cientfica. Outras j se encontram de tal forma elaboradas que podem constituir-se em verdadeiros quadros de referncia. De acordo com Gil (2006, p. 36), esto entre essas ltimas: Estruturalismo Desenvolvido por Lvi-Strauss, que parte da investigao de um fenmeno concreto, eleva-se a seguir ao nvel abstrato, por intermdio da constituio de um modelo que represente o objeto de estudo retornando por fim ao concreto, dessa vez, como uma realidade estruturada e relacionada com a experincia do sujeito social. Serve para a anlise do fenmeno sob seus diversos aspectos. Este mtodo caminha do concreto para o abstrato e vice-versa, dispondo, na segunda etapa, de um modelo para analisar a realidade concreta dos diversos fenmenos. Funcionalismo O Funcionalismo uma corrente das cincias humanas que enfatiza as relaes e o ajustamento entre os diversos componentes de uma cultura ou sociedade. De origem positivista (Herbert Spencer, 1820-1903; mile Durkheim, 1858-1917), e consolidado por Bronislaw Malinowski, o enfoque funcionalista defende que toda atividade social e cultural funcional ou desempenha funes e indispensvel. A funo de toda atividade recorrente seu papel na vida social e sua contribuio para sustentar as estruturas. Em alguns meios o funcionalismo sofre restries, em virtude de estar identificado, em suas origens, com ideologias conservadoras. O funcionalismo estuda a sociedade do ponto de vista de um sistema organizado, reunindo uma trama de aes, de relaes sociais e de instituies correlacionadas, que agem e reagem umas em relao s outras, de forma dependente e equilibrada. Se uma das partes perde o controle, ela entra em disfuno ou anomia e isso se reflete sobre o todo (sistema), causando desorganizao e desequilbrio social. A rigor, trata-se mais um mtodo de interpretao do que de investigao, ao enfatizar as relaes e o ajustamento entre os diversos componente de uma cultura ou sociedade. Nesse sentido, considera toda atividade social e cultural como funcional ou como desempenho de funes.

Compreenso Max Weber (1864-1920) ope-se ao uso dos mtodos das cincias naturais no estudo da sociedade, propondo em seu lugar a apreenso emptica do sentido finalista de uma ao, oriunda de motivaes irracionais, envolvendo a reconstruo no sentido subjetivo original da ao e o reconhecimento da parcialidade da viso do observador. Para Max Weber, importante que os cientistas sociais apreendam o mundo social sem eliminarem a integridade subjetiva dos atores que atribuem significado. Ele define trs tipos ideais: domnio legal, de carter racional, domnio tradicional, fundamentado na crena da sacralidade das tradies e na legitimidade dos que assumem o poder em funo do

15

costume; e carismtico que se baseia no abandono dos membros ao valor pessoal de um homem que se distingue por sua santidade ou herosmo. Materialismo histrico Funda-se tambm no mtodo dialtico e suas bases foram tambm definidas por Marx e Engels. Para o materialismo histrico, a produo e a troca dos produtos constituem a base de toda a ordem social, isto , em todas as pocas, atravs dos fatos materiais, essencialmente econmicos e tcnicos. Quando o pesquisador adota esse quadro de referncia, passa a enfatizar a dimenso histrica dos processos sociais. Etnometodologia O termo etnometodologia designa uma corrente da sociologia americana fundada por Harold Garfinkel, em 1967. Considera que a realidade social constituda na prtica cotidiana pelos atores sociais em interao, no uma atividade pr-existente. Por isso, buscam analisar os procedimentos que os indivduos utilizam para efetivar as diferentes operaes que realizam em seu dia-a-dia, como comunicar-se, tomar decises e raciocinar.

16

MDULO II A PESQUISA CIENTFICA

Neste mdulo, trataremos da pesquisa cientfica, apresentando, inicialmente, seu conceito e suas finalidades. Em seguida, destacaremos as diversas espcies e as etapas da pesquisa cientfica. 2.1 Conceito de pesquisa cientfica Comecemos com a definio de Andrade (2004, p. 16), ...a pesquisa cientfica o conjunto de procedimentos sistemticos, baseados no raciocnio lgico, que tem por objetivo encontrar solues para os problemas propostos, mediante o emprego de mtodos cientficos.

Gil (2006, p. 42) apresenta o conceito de pesquisa social, cujo propsito consiste em descobrir resposta para problemas, atravs do emprego de procedimentos cientficos. ...o processo formal e sistemtico de desenvolvimento do mtodo cientfico. V-se, segundo essa definio, que a pesquisa social permite a ampliao dos conhecimentos no campo da realidade social, entendida aqui em seu sentido amplo, envolvendo todos os aspectos relativos ao homem em seus relacionamentos com outros homens e instituies sociais. Nesse sentido ento, por um lado, pesquisar significa descobrir novos saberes cientficos que possibilitam o desenvolvimento da cincia. Por outro lado, a pesquisa permite a resoluo de uma dificuldade que no se pode solucionar automaticamente, mas apenas por meio de estudo conceitual ou emprico, com base em fontes de informao (GONALVES, 2005, p. 47). 2.2 Finalidades da pesquisa cientfica De modo geral, a pesquisa pode ser caracterizada de forma qualitativa, considerando o interesse pessoal, a relevncia social e cientfica, a autonomia, a postura dialtica, a audcia, criatividade, ineditismo e originalidade. De acordo com as vrias finalidades, a pesquisa pode ser classificada em dois grupos: a) Pesquisa pura - busca o progresso da cincia e tem por objetivo adquirir conhecimentos cientficos, sem interessar-se por suas aplicaes e conseqncias prticas. Seu desenvolvimento tende a ser bastante formalizado e tem como objetivo a generalizao, visando construo de teorias e leis; b) Pesquisa aplicada - interessa-se pela aplicao, utilizao e conseqncias

17

prticas dos conhecimentos. Destina-se a aplicar os conhecimentos cientficos para a soluo dos mais variados problemas individuais ou coletivos. Concretizase por meio das cincias aplicadas e tecnolgicas. 2.3 Nveis de pesquisa possvel agrupar as pesquisas em trs nveis ou grupos, de acordo com o objetivo: exploratrias, descritivas ou explicativas (GIL, 2006, p. 43). A exploratria tem como finalidade proporcionar maiores informaes sobre determinado assunto, facilitar a delimitao de um tema de trabalho. Normalmente constitue a primeira etapa de uma investigao mais ampla. Desenvolve-se com o objetivo de proporcionar uma viso geral, de tipo aproximativo, acerca de determinado fato (GIL, 2006, p. 43). realizada especialmente quando o tema escolhido pouco explorado e torna-se difcil sobre ele formular hipteses precisas e operacionalizveis. A pesquisa exploratria permite definir objetivos ou formular as hipteses de uma pesquisa mais ampla, descobrir novo enfoque para o tema, avaliar a possibilidade de se desenvolver uma boa pesquisa sobre determinado tema. Envolve, habitualmente, levantamento bibliogrfico e documental, entrevistas no padronizadas e estudos de caso. Procedimentos de amostragem e tcnicas quantitativas de coleta de dados no so costumeiramente aplicados nesse tipo de pesquisa. A descritiva visa observar, registrar, analisar, classificar e interpretar os dados sem interferncia, sem manipulao do pesquisador. Entre essas pesquisas esto as de opinio, as mercadolgicas, os levantamentos scio-econmicos e psicossociais, em suma, a maioria das pesquisas desenvolvidas nas Cincias Humanas e Sociais. Envolve tcnica padronizada da coleta de dados, realizada principalmente atravs de questionrios e da observao sistemtica. A explicativa registra, analisa e interpreta os fenmenos estudados, procurando identificar suas razes, seus fatores determinantes, suas causas. Embora esteja mais sujeita a erros, o tipo de pesquisa que aprofunda o conhecimento da realidade e, por isso, fundamenta o conhecimento cientfico. A maioria das pesquisas explicativas utiliza o mtodo experimental, caracterizado pela manipulao e controle das variveis, com o objetivo de identificar qual a varivel independente que determina a causa da varivel dependente ou do fenmeno em estudo. Assume, em geral, a formas de Pesquisa Experimental e Pesquisa Ex-post-facto. Ainda se podem apontar as seguintes modalidades de pesquisa Terica - a que tem como objetivo ampliar generalizaes, definir leis mais amplas, estruturar sistemas e modelos tericos, relacionar e enfeixar hipteses. Aplicada - a que tem como objetivo investigar, comprovar ou rejeitar hipteses sugeridas pelos modelos tericos. 2.4 Tipologia da pesquisa Os critrios utilizados para classificar os diferentes tipos de pesquisa variam, de acordo com a rea da cincia, a natureza, os objetivos, os procedimentos, o objeto, a forma de abordagem. Quanto rea da cincia, a pesquisa pode ser terica, metodolgica, emprica e

18

prtica. A pesquisa terica dedica-se ao estudo das teorias; a metodolgica relaciona-se s diferentes maneiras de estudar a cincia; a emprica ocupa-se com a face mensurvel da realidade social e a prtica se prope a intervir na realidade social. As pesquisas podem classificar-se com base em diferentes critrios. Segundo a natureza, pode tratar-se de um trabalho cientfico original ou um resumo de assunto. De acordo com os procedimentos, pode constituir-se em uma pesquisa de campo ou de fonte de papel. Quanto ao objeto, pode ser uma pesquisa bibliogrfica, de laboratrio ou de campo. Conforme a forma de abordagem, ainda pode ser uma pesquisa quantitativa ou qualitativa. Vejamos como se caracterizam algumas delas, de acordo com Andrade (2004, p. 19): 2.4.1 Pesquisa quanto natureza Nesse sentido, a pesquisa pode constituir-se de um trabalho original ou de um resumo do assunto. No primeiro caso, trata-se de uma pesquisa realizada pela primeira vez, que venha a contribuir com novas conquistas e descobertas para a evoluo do conhecimento cientfico; no segundo, consiste de uma pesquisa fundamentada em trabalhos mais avanados, publicados por autoridades no assunto. Dispensa a originalidade, mas no o rigor cientfico, no se limitando a ser simples cpia das idias. So qualidades necessrias num resumo de assunto: anlise e interpretao dos fatos e idias, metodologia adequada, originalidade de ponto de vista no enfoque ao tema. 2.4.2 Pesquisa quanto aos procedimentos Procedimento a maneira pela qual so obtidos os dados necessrios para a elaborao da pesquisa. De acordo com os procedimentos tcnicos adotados, classificamse em pesquisa de campo e pesquisa de fonte. Pesquisa de campo - baseia-se na observao dos fatos tal como ocorrem na realidade, diretamente no local onde ocorrem os fenmenos. Utiliza-se de tcnicas especficas, como observao direta, formulrio e entrevistas. A coleta efetuada onde ocorrem os fenmenos, sem interferncia do pesquisador. utilizada com o objetivo de conseguir informaes e/ou conhecimentos sobre um problema para o qual se busca uma resposta, ou de uma hiptese que se queira comprovar ou, ainda, descobrir novos fenmenos ou as relaes entre eles. Pesquisa de fontes - pode ser de dois tipos: Pesquisa bibliogrfica - fontes secundrias: livros e outros documentos bibliogrficos. Segundo Andrade (2004, p. 21) essas denominaes se referem muito mais ao ambiente onde se realizam do que ao tipo ou caractersticas da pesquisa. Nesse sentido, a pesquisa bibliogrfica pode ser um trabalho independente ou constituir-se no passo inicial de outra pesquisa. Pesquisa documental - documentos primrios, originais, chamados de primeira mo, isto , ainda no utilizados em estudos ou pesquisa: dados estatsticos, documentos histricos, correspondncia epistolar de personalidades etc. Pesquisa de laboratrio - provoca, produz e reproduz fenmenos em condio de controle. No se trata de um sinnimo de pesquisa experimental, embora a maioria das

19

pesquisas de laboratrio seja experimental. 2.4.3 Pesquisa quanto forma de abordagem Pesquisa quantitativa - a que traduz em nmeros as opinies e informaes, utilizando tcnicas estatsticas para serem classificadas e analisadas; Pesquisa qualitativa - uma pesquisa descritiva, cujas informaes no so quantificveis; os dados obtidos so analisados indutivamente; a interpretao dos fenmenos e a atribuio de significados so bsicas no processo de pesquisa qualitativa.
Quadro 3: Tipos de pesquisa
D OCUMEN TA O D IRETA Lev a nta mento no prprio loca l onde os fenmenos ocorrem. Pesquisa de ca mpo Pesquisa de la bora trio D OCUMEN TA O IN D IRETA Fontes de da dos coleta dos por outra s pessoa s (ma teria l ela bora do ou n o) Pesquisa documenta l (de fontes prim ria s) Pesquisa bibliogr fica (de fontes secund ria s)

* Tcnica s de * Tcnica s de obser v a o direta obser v a o direta intensiv a : intensiv a : obser v a o obser v a o, e entrev ista ; entrev ista ; * Tcnica s de * Tcnica s de obser v a o direta obser v a o direta extensiv a : extensiv a : question rio, question rio, for mul rio, medida s for mul rio, medida s de opini o e a titudes de opini o e a titudes tcnica s tcnica s merca dolgica s. merca dolgica s.

Fonte s pr im r ias - de primeira m o, prov enientes dos prprios rg os oficia is ou pa rticula res que rea liza ra m a s obser v a es: fontes esta tstica s, fotogra fia s, gra v a es, imprensa fa la da (r dio ou telev is o), desenhos, pintura s, ca nes, objetos de a rte, folclore etc.

Lev a nta mento de toda a bibliogra fia j publica da em for ma de liv ros, rev ista s, publica es a v ulsa s e imprensa escrita . considera da o primeiro pa sso de toda a pesquisa cientfica .

2.4.4 Outros tipos de pesquisa Pesquisa Experimental - privilegia a observao dos fatos ou dos fenmenos naturais, sob condies estabelecidas pelo pesquisador. Experimento ou situao criada em laboratrio com a finalidade de observar, sob controle, a relao existente entre fenmenos ou situaes, ou seja, busca saber se um fenmeno a causa do outro (GIL 2006, p.66). Levantamento (surveys) - quando a pesquisa envolve a interrogao direta das pessoas cujo comportamento se deseja conhecer. Estudo de caso - quando envolve o estudo profundo e exaustivo de um ou poucos objetos de maneira que se permita o seu amplo e detalhado conhecimento. Pesquisa Ex-Post-Facto - quando o experimento se realiza depois dos fatos. Pesquisa-ao - quando concebida e realizada em estreita associao com uma ao ou com a resoluo de um problema coletivo. Os pesquisadores e participantes

20

representativos da situao ou do problema esto envolvidos de modo cooperativo ou participativo. Pesquisa Participante - quando se desenvolve a partir da interao entre pesquisadores e membros das situaes investigadas. 2.5 Etapas do projeto de pesquisa As pesquisas sociais, tanto por seus objetivos quanto por seus procedimentos so muito diferentes entre si. No entanto, deve-se observar que o desenvolvimento de uma delas exige o emprego de um conjunto de normas e procedimentos racionais, sistematizados, que devem ser planejados com mincia: planejamento, coleta de dados, anlise e interpretao dos dados e redao do relatrio (Gil, 2006, p. 47). O autor esquematiza nove etapas da pesquisa, embora ressalte que nem sempre todas elas sejam rigorosamente observadas, ou apaream de maneira clara: formulao do problema, construo de hipteses ou determinao dos objetivos, delineamento da pesquisa, operacionalizao dos conceitos e variveis, seleo da amostra, elaborao dos instrumentos de coleta de dados, coleta de dados, anlise e interpretao dos resultados e redao do relatrio. Spina (1974, p. 7 apud Andrade, 2006, p.38)) apresenta trs etapas para uma pesquisa cientfica: a heurstica, que consiste na busca de um tema, na pesquisa bibliogrfica e na coleta de dados; a projetiva, que envolve o registro dos dados (fichamento) e uma arrumao provisria do material fichado; e a executiva, que compreende a elaborao do trabalho. Escolha do tema TEMA o assunto que se deseja provar ou desenvolver Um bom tema deve possuir fontes para coleta de dados e consulta, portanto, ser vivel. Alm disso, deve ser relevante, original e oportuno. Vejamos o que se pode entender por esses predicados: a) Viabilidade - possibilidade de acesso a uma bibliografia, disponibilidade de tempo para a execuo do trabalho, adaptabilidade ao nvel do pesquisador e orientao de especialistas na rea; b) Relevncia - importncia cientfica do tema e contribuio para o esclarecimento ou enriquecimento de informaes sobre o assunto; c) Originalidade - quantidade e qualidade de estudos sobre o tema, pontos obscuros a serem elucidados e existncia de novos questionamentos; d) Oportunidade - contemporaneidade ou relevncia atual, interesse histrico ou documental. Se o aluno j tem conhecimentos prvios acerca do tema, seu trabalho ser facilitado. Por isso, importante que o tema escolhido esteja ligado rea de atuao profissional, ou que faa parte da sua experincia. Deve-se evitar: a) monografia que fale de muitas coisas;

21

b) questes que envolvam juzo de valor; c) suspeitas, vagas sensaes, primeiras impresses. Reviso da literatura importante proceder a uma busca em pesquisas e publicaes na rea, a fim de detectar trabalhos semelhantes ou idnticos ao que se pretende desenvolver. Delimitao do assunto DELIMITAR significa pr limites, isto , determinar a profundidade, abrangncia, tipo de abordagem e extenso do assunto. A delimitao do tema deve guardar uma relao espao-tempo, especificando seu campo de conhecimento, situando a pesquisa no espao geogrfico onde se realiza e no tempo cronolgico, ou seja, no perodo que realiza (GONALVES, 2004, p.22). O ttulo do trabalho, por sua vez, deve relacionar-se diretamente com o assunto sobre o qual discorre. O ttulo pode ser geral, destacando genericamente o teor do trabalho, e subttulo, que indica a temtica abordada. Justificativa Justificar um projeto de pesquisa consiste em demonstrar ao leitor a necessidade e a importncia da efetivao desse trabalho de pesquisa. Deve-se destacar a relevncia social, humana, operativa, contempornea e cientfica, especificando sua viabilidade e utilidade, isto , as contribuies que a pesquisa pode trazer. No caso de uma tese de doutorado, deve-se ressaltar tambm a originalidade e o ineditismo da pesquisa. Consiste numa breve, mas completa exposio das razes de ordem terica e dos outros motivos de ordem prtica que tornam importante a realizao da pesquisa. Definio do problema A pesquisa cientfica comea pelo problema.[...] E problema dvida, dificuldade, quebra-cabea, curiosidade, mistrio, assombro. Essas palavras de Salomon (1997, p.196) revelam a importncia de defini-lo adequadamente para o projeto de pesquisa. A formulao do problema envolve dois aspectos: de um lado, a lgica da formulao e de outro, a delimitao do problema. importante que esclarea dificuldade com a qual se defronta o pesquisador e que ele pretende resolver atravs da pesquisa. Marconi; Lakatos (2006, p. 104) apresentam algumas questes que devem ser atendidas, para que um problema seja cientificamente vlido: pode o problema ser enunciado em forma de pergunta? corresponde a interesses pessoais (capacidade), sociais e cientficos, isto , de contedo e metodolgico? Esses interesses esto harmonizados? constitui-se o problema em questo cientfica, ou seja, relacionam-se entre pelo

22

menos duas variveis? pode ser objeto de investigao sistemtica, controlada e crtica? pode ser empiricamente verificado em suas conseqncias? Depois que o tema definido, levanta-se uma questo para ser respondida atravs de uma hiptese que deve ser confirmada ou negada atravs do trabalho de pesquisa. Objetivos Os objetivos da pesquisa indicam o que o autor pretende alcanar e as metas a serem atingidas com a pesquisa. Constituem-se em declaraes claras e explcitas do que se pretende alcanar e devem ser formuladas relacionando-se com as questes de pesquisa, quase que uma formulao afirmativa daquilo que foi colocado em forma de pergunta. Os objetivos se desdobram em geral e especficos. O geral se trata de uma viso global e abrangente do tema e representa a pretenso maior do pesquisador com esse trabalho; os especficos apresentam um carter mais concreto e tm uma funo intermediria e instrumental. So elaborados com verbos que exprimam ao, no infinitivo: verificar, analisar, descobrir, determinar, entre outros. Hipteses O papel fundamental da hiptese na pesquisa sugerir explicaes para os fatos que podem ser a soluo do problema. Devem ser elaboradas de modo a conduzir a uma verificao emprica. Normalmente se originam da observao de fatos, de outras pesquisas, de teorias e da intuio. O trabalho de pesquisa, ento, ir confirmar ou negar a hiptese (ou suposio) levantada. Em geral, h uma hiptese bsica, a principal resposta provvel, suposta e provisria para um problema de pesquisa, e outras secundrias, isto , afirmaes complementares da resposta bsica. Gil (2006, p.56) apresenta os trs seguintes tipos de hipteses:mar ou negar a hiptese (ou suposio) levantada. Casusticas - so as que se referem a algo que ocorre em determinado caso; afirmam que um objeto, ou uma pessoa, ou um fato especfico tem determinada caracterstica. So muito freqentes na pesquisa histrica, em que os fatos so tidos como nicos. as que se referem freqncia de acontecimentos - so as que antecipam que determinada caracterstica ocorre, com menor ou maior intensidade, num grupo, sociedade ou cultura. as que estabelecem relaes entre variveis - Enunciado conjetural das relaes entre duas ou mais variveis (coisas que podem ser classificadas em duas ou mais categorias). Variveis A varivel refere-se ao fenmeno a ser pesquisado, o campo de variao de cada tipo de dado a ser pesquisado. Segundo Marconi; Lakatos (2006, p. 104), toda hiptese

23

o enunciado geral de relaes entre, pelo menos, duas variveis. Trata-se de um conceito que contm ou apresenta valores tais como quantidades, qualidades, caractersticas, magnitudes. Pode ser varivel independente, aquela que influencia, determina ou afeta uma varivel ou dependente, a que ser explicada em funo de ser influenciada, afetada pela varivel independente.

Metodologia Consiste na explicao minuciosa, detalhada, rigorosa e exata de toda a ao desenvolvida e de tudo aquilo que se utilizou no trabalho de pesquisa: o tipo de pesquisa, o instrumental utilizado, como questionrios, entrevistas, entre outros, o tempo previsto, a diviso do trabalho, as formas de tabulao e tratamento de dados, etc Delimitao do Corpus As pesquisas sociais, em geral, abrangem um grande nmero de elementos, fazendo-se necessrio delimitar o universo, trabalhando com amostra, isto , com uma pequena parte dos elementos que compem a populao. Nesse sentido, ento, entende-se por amostra um subconjunto do universo ou da populao, por meio do qual se estabelecem ou se estimam as caractersticas desse universo ou da populao (GIL, 2006, p. 100). Marconi; Lakatos (2006, p. 108) definem universo como o conjunto de seres animados ou inanimados que apresentam pelo menos uma caracterstica em comum. Delimitar o universo consiste em explicitar que pessoas ou coisas, fenmenos etc. sero pesquisados, enumerando suas caractersticas comuns, como, por exemplo, sexo, faixa etria, organizao a que pertencem, comunidade onde vivem etc. Delineamento da pesquisa Aps serem estabelecidos os primeiros passos do marco terico ou sistema conceitual da pesquisa, a partir da formulao do problema, da construo das hipteses e da identificao das relaes entre as variveis, o pesquisador deve passar para a etapa seguinte que o delineamento da pesquisa. O delineamento consiste, conforme Gil (2006, p.64), no planejamento da pesquisa em sua dimenso mais ampla, no tocante diagramao, coleta de dados, previso de anlise e interpretao de dados. A pesquisa pode ser delineada de vrias formas, considerando que h muitas possibilidades de testar hipteses. O elemento mais importante para a identificao de um delineamento, segundo o autor, o procedimento adotado para coleta de dados. Nesse sentido, ento, h dois grandes grupos de delineamentos: os que se valem das fontes de papel, como a pesquisa documental e a bibliogrfica, e os que so fornecidos por pessoas, como a pesquisa experimental, a pesquisa ex-post-facto, o levantamento, o estudo de campo e o estudo de caso.

24

Levantamento de dados Esse levantamento, na pesquisa bibliogrfica, realizado junto s bibliotecas ou servios de informaes existentes. Uma pesquisa bibliogrfica pode ser desenvolvida como um trabalho em si mesmo ou constituir-se numa etapa de elaborao de monografias, dissertaes etc. Alm disso, ela pode contribuir para a delimitao de um tema ou fornecer subsdios para a preparao de outros tipos de pesquisa, como a de laboratrio ou de campo. Tambm chamada de reviso da literatura, consiste na localizao e obteno de documentos para avaliar a disponibilidade de material que subsidiar o tema do trabalho de pesquisa. Nessa etapa da pesquisa, observam-se alguns procedimentos: identificao das fontes, localizao das informaes, documentao e fichamento. Identificao das fontes IDENTIFICAO a fase de reconhecimento do assunto pertinente ao tema em estudo. Fontes de consultas: Obras de referncia (vocabulrios, dicionrios, enciclopdias, anurios, ndices de livros, catlogos de editoras e bibliotecas, abstracts de revistas especializadas, repertrios); Fontes bibliogrficas: documentos manuscritos (cdices, apgrafos, autgrafos etc.), impressos (livros de leitura corrente, revistas, jornais, folhetos, catlogos, boletins, textos legais, processos, pareceres, correspondncia publicada), mimeografados (xerocopiados, microfilmes que reproduzem outros documentos, gravaes de udio e de vdeo), outras fontes: mapas, esboos, plantas, desenhos, cartazes, documentos cartogrficos, fotogrficos; fontes no publicadas: teses, dissertaes, informaes e comunicaes pessoais, palestras e aulas etc., que devem ser indicadas na bibliografia segundo as normas da ABNT. Localizao das informaes Leitura prvia ou pr-leitura - primeira leitura, feita atravs de ndices, sumrios ou pginas salteadas, objetiva identificar as informaes desejadas e selecionar as obras para leitura mais detalhada. Leitura seletiva - tem a finalidade de verificar de maneira mais atenta as obras que contm informaes teis sobre o trabalho. Leitura crtica/analtica - feita com o intuito de apreender o contedo, que ser submetido anlise e interpretao. Leitura interpretativa - busca estabelecer as relaes, confrontar idias, refutar ou confirmar opinies.

25

Documentao DOCUMENTAO - a cincia que trata da organizao do manuseio de informaes. (CHIZZOTI, 1991, p. 109 apud ANDRADE, 2004, p. 55) Esse material pode ser obtido por meio de fotocpias, xrox ou microfilmes. A documentao ou registro escrito do material levantado na pesquisa bibliogrfica deve restringir-se apenas s informaes referentes ao assunto da pesquisa que apresentam fundamento cientfico e deve, tambm, preencher os seguintes requisitos: exatido, utilidade e integridade. Embora possam ser feitas anotaes no prprio texto, prefervel que sejam transcritas em fichas e sob a forma de resumo, a fim de garantir organizao e facilidade no manuseio. Fichamento Fichar transcrever anotaes em fichas, para fins de estudo ou pesquisa. Os dados bibliogrficos devem ser registrados em fichas documentais ou em arquivos (pastas) na memria do computador, distinguindo-se os mais significativos. FICHAMENTO - registro sinttico e documentado das idias e/ou informaes mais importantes de uma obra. H dois aspectos que devem ser observados nos apontamentos. Em primeiro lugar, a preciso, ou seja, no deve haver dvidas sobre o significado exato do apontamento; em segundo lugar, fundamental exatido nas informaes, isto , todos os dados necessrios para voltar fonte original devem ser indicados claramente. Alm disso, importa que o material levantado seja separado das anotaes pessoais, a fim de evitar plgio. Os registros podem ser feitos em folhas de papel comum ou em programas de banco de dados de um computador. O importante que estejam bem organizados e de fcil acesso, para que os dados no se percam. Nos casos em que forem necessrias as tradicionais folhas de cartolina pautada, como, por exemplo, quando solicitados por professores, existem tamanhos padronizados internacionalmente para as fichas, o que facilita a utilizao. A escolha do tamanho deve basear-se em caractersticas individuais, como tamanho de letra: pequeno (7,5 X 12,5 cm) - adequadas para indicaes bibliogrficas; mdio (10,5 X 15,5 cm) - anotaes, sumrios, apreciao sucinta sobre a obra; grande (12,5 X 20,5) - resumo de obras, planos de trabalho, esboos. Distinguem-se trs tipos bsicos de fichamento: bibliogrficas, de resumo ou contedo e de citaes. A bibliogrfica a descrio, com comentrios, dos tpicos abordados em uma obra inteira ou parte dela. A ficha de resumo consiste numa sntese das idias principais contidas numa obra. O pesquisador elabora a sntese com suas prprias palavras, no sendo necessrio seguir a estrutura da obra. A ficha de citao a reproduo fiel das frases que se pretende usar como citao na redao do trabalho. Normalmente, so constitudas de trs partes:

26

Quadro 4: Estrutura da ficha


Ttulo da fic ha Re fe r nc ia bibliogr fic a ttulo genrico e a ssunto, no a lto, direita . com indica o do a utor, obra , loca l, editora e da ta , repetida em toda s a s ficha s. - contedo: tra nscries, a precia o, esquema s, resumo idia s sugerida s pela s leitura s, coment rios. Na s ficha s pa ra cita es, tra nscrev e-se fielmente o trecho seleciona do, a nota ndo o nmero da p gina da qua l foi retira do. O s coment rios e a precia es dev em ser brev es, ma s cla ros.

Cor po da fic ha

Fonte: baseado em Andrade (2004, p. 58-62)

Andrade (2004, p. 58-62) acrescenta que, se for necessrio o uso de mais de uma ficha, importante que venham numeradas, de preferncia no alto, direita. Ficha de Resumo ou Contedo
HISTRIA DA LN GUA PORTUGUESA T E Y S S IE R, Pa u l . Hi s t ri a da L ngu a Port u gu e s a . Tra d. de Ce l s o Cunha . 2 ed. Portuguesa . S o Pa ulo: Ma rtins Fontes, 2 0 0 4 .

O a utor a presenta de for ma sucinta a histria da lngua portuguesa , a borda ndo os a spe c t os hi st ri c os, t e xt ua i s e l i ng st i c os de sde os primrdios da lngua portuguesa , na Pennsula Ibrica a t a s nor ma s da lngua portuguesa na Amrica , sia e frica .

Ficha Bibliogrfica
HISTRIA DA LN GUA PORTUGUESA T E Y S S IE R, Pa u l . Hi s t ri a da L ngu a Port u gu e s a . Tra d. de Ce l s o Cunha . 2 ed. Portuguesa . S o Pa ulo: Ma rtins Fontes, 2 0 0 4 . SUMRIO 1 . Do la tim a os primeiros textos em ga lego-portugus (sculo XIII). 2 . O ga lego-portugus (de 1 2 0 0 a a proxima da mente 1 3 5 0 ). 3 . O Portugus europeu (do sculo XIV a os nossos dia s). 4 . O portugus do Bra sil. 5 . O portugus na frica e na sia . Tra ba lho na rea da Lingstica Histrica que a presenta a histria concisa do idioma portugus, pa rtindo dos fa tos histricos que tiv era m repercuss o sobre a lngua , a na lisa ndo a s ca ra cterstica s lingstica s de ca da poca , a tra v s dos textos peculia res a ca da perodo. Descrev e a lngua portuguesa desde os primrdios da lngua portuguesa , na Pennsula Ibrica a t a s nor ma s da lngua portuguesa na Amrica , sia e frica .

27

Ficha de Citaes
LIN GSTICA HISTRICA FARACO, Ca rlos Alberto. Lingstica histrica : uma introdu o a o estudo da histria da s lngua s. S o Pa ulo: Pa r bola E ditoria l. 2 0 0 5 .

" A lingstica histrica ocupa -se, ent o, funda menta lmente com a s tra nsfor ma es da s lngua s no tempo; e os lingista s que nela tra ba lha m procura m surpreender, a presenta r e compreender essa s tra nsfor ma es, orienta ndo-se, na execu o dessa s ta refa s, por diferentes sistema s tericos. " (p. 9 1 )

O levantamento de dados na pesquisa documental assemelha-se ao que ocorre na bibliogrfica, com a diferena de que as fontes so documentos que ainda no passaram por tratamento analtico, tais como: documentos oficiais, reportagens de jornais, cartas, contratos, dirios, filmes, fotografias, gravaes etc., ou aquelas que j tiveram algum tipo de anlise como relatrios de pesquisa, de empresas, tabelas estatsticas etc. Na pesquisa de campo e de laboratrio, a etapa de coleta de dados caracteriza-se pela aplicao dos instrumentos e das tcnicas da pesquisa previamente selecionadas. Utiliza-se documentao direta, isto , levantamento de dados no prprio local onde os fenmenos ocorrem. Para a coleta de material, realizam-se estudos observacionais, como a aplicao de questionrios, estudos de campo, registro de dados exploratrios, etc. A elaborao dos instrumentos a serem utilizados para a coleta das informaes deve ser feita de acordo com as fontes que sero empregadas, necessitando, em alguns casos, de um pr-teste, denominado de estudo piloto nas pesquisas experimentais, expost-facto e estudo de caso. Nele, aplica-se o instrumento de coleta de dados para que sejam testadas sua validade, seu nvel de compreenso e as dificuldades existentes e somente depois, que se aplica o instrumento na populao / universo da pesquisa. A elaborao requer a observao de alguns aspectos, como preciso, clareza, estruturao lgica, esttica, quantidade de perguntas, organizao cronolgica das perguntas. A pesquisa de laboratrio caracteriza-se por interferir artificialmente na produo do fato, fenmeno ou processo estudado. Tanto as pesquisas de campo quanto as de laboratrio usam documentao direta, fazem o levantamento de dados no prprio local onde os processos ocorrem, coletando o material atravs da realizao de estudos observacionais, como a aplicao de questionrios, estudos de campo, registro de dados exploratrios, etc. Nesse sentido, o ambiente ou os mecanismos de percepo so controlados para que o fato/fenmeno/processo seja produzido ou percebido adequadamente. Instrumentos de pesquisa Os instrumentos so recursos utilizados dentro de cada tcnica com a finalidade de

28

coletar dados. Entre os diferentes instrumentos de coleta de dados, os mais comuns so: Questionrio - instrumento ou programa de coleta de dados confeccionado pelo pesquisador, cujo preenchimento realizado pelo informante. Deve apresentar linguagem simples e direta, para que o informante compreenda com clareza o que est sendo perguntado. Antes de ser aplicado, todo questionrio deve passar por uma etapa de prteste, num universo reduzido, para que eventuais erros de formulao possam ser corrigidos. Deve incluir uma carta explicao, contendo a proposta da pesquisa, as instrues de preenchimento e devoluo e agradecimento. Deve-se evitar a identificao do respondente. O questionrio permite mais abrangncia, menor esforo e maior uniformidade nas perguntas, alm de favorecer a tabulao das respostas. Pode conter questes fechadas, abertas, e dos dois tipos. Entrevista - conversao com a finalidade de obter determinadas informaes. Possibilita a coleta de dados subjetivos, alm de ampliar as possibilidades de compreenso da realidade. Podem ser: Livre ou no-diretiva - no h roteiro pr-estabelecido pelo pesquisador. Estruturada ou diretiva - as perguntas so elaboradas pelo pesquisador com a finalidade de obter uma resposta direta pergunta realizada. Semi-estruturada ou semi-diretiva - o pesquisador estabelece um roteiro no fixo de perguntas que pode sofrer alteraes no todo ou em parte, no momento da entrevista. Observao - atividade deliberada e controlada de coleta de dados que envolve o critrio da intersubjetividade, ou seja, outro observador, na mesma situao, obtm a mesma concluso. Antes de iniciar o processo de observao, importante o exame do local, para especificar quais os fenmenos que devem ser registrados. A observao pode ser simples, sistemtica, participante. Outro aspecto importante preparar-se para armazenar fenmenos inesperados. Por outro lado, os registros iconogrficos (fotografias, filmes, vdeos etc.) devem ser autorizados. O registro da observao deve ser feito o mais cedo possvel. Anlise e interpretao dos dados Aps a obteno dos dados, nece ssrio proceder-se seleo do que realmente vai ser aproveitado no trabalho. A anlise realizada luz do marco terico, j parcialmente desenvolvido nas fases anteriores, observando os dois tipos de anlise e de dados: os qualitativos e os quantitativos. A anlise consiste na organizao e sumarizao dos dados obtidos na pesquisa, que fornecem respostas ao problema investigado. A interpretao, por sua vez, tem o propsito de fazer a ligao das informaes com outros conhecimentos previamente obtidos, que devem ser separados em seus aspectos bsicos e submetidos a uma reflexo (GIL, 2006, p.185). Os elementos colhidos entre diversos autores devem ser confrontados, contrapondo pontos de vista convergentes ou divergentes, para escolher o que mais se adapta aos objetivos da pesquisa. A informao bsica pode ser resumida em quadros,

29

grficos, tabelas. Os dados alcanados devem ser relacionados com outros conhecimentos j elaborados. Por ltimo, passa-se a uma reflexo sobre a informao j estruturada e efetua-se uma busca geral das concluses obtidas. H um ponto importante a ser ressaltado. A pesquisa bibliogrfica permite uma cobertura mais ampla do que na pesquisa direta, mas depende da validade dos dados coletados. Isso porque tais dados podem ser equivocados, possibilitando a ampliao de eventuais erros. Da a necessidade de, aps os dados serem ordenados em fichas, proceder-se a crtica do material bibliogrfico, que pode ser: a) Crtica externa - feita sobre o significado, importncia e valor histrico do documento, considerado em si mesmo e em funo do trabalho que est sendo elaborado (SALOMON, 1972, p. 256). Abrange a crtica do texto - investiga se o texto sofreu ou no alteraes, interpretaes e falsificaes; a crtica da autenticidade e a crtica da provenincia do texto. b) Crtica interna - aquela que aprecia o sentido e o valor do contedo. Compreende a crtica de interpretao ou hermenutica e a crtica do valor interno do contedo. Concluso As concluses devem ser elaboradas com base nos estudos realizados. importante fazer as comparaes pertinentes e as generalizaes apropriadas. Redao A redao da pesquisa bibliogrfica vai variar em conformidade com o tipo de trabalho cientfico a se apresentar. Pode ser uma monografia, dissertao ou uma tese. O texto deve ser estruturado de modo a indicar o problema, a metodologia, os resultados e as concluses e sugestes. preciso ter em conta que a redao de textos tcnico-cientficos e acadmicos apresenta peculiaridades que permitem distingui-los de outros gneros textuais, tais como o jornalstico, o literrio, o publicitrio. Alguns princpios bsicos devem ser observados na produo desses textos. O trabalho acadmico deve ter unidade, objetividade e coerncia e tratar o tema de maneira direta e simples. Isso significa que a apresentao das idias deve seguir uma seqncia lgica e ordenada, mantendo os objetivos iniciais e procurando no desviar o assunto com consideraes dispensveis e irrelevantes. Alm disso, o autor no deve fazer prevalecer seu ponto de vista, sua opinio e seus preconceitos, ou seja, toda argumentao e toda explanao na redao de trabalhos acadmicos devem fundamentar-se em dados e provas observveis, evitando idias preconcebidas e a exposio com base em opinies pessoais ou de outrem, que no possam ser confirmadas. importante lembrar que a linguagem cientfica didtica e, como conseqncia, o uso da lngua padro deve ser priorizado, preferindo-se termos tcnicos e evitando-se palavras, expresses e frases coloquiais. Uma ateno especial deve ser dada para que no surjam desvios da norma culta, desde os mais simples at os mais complexos, repeties de palavras, chaves, expresses vulgares e/ou frases desconexas. Atualmente, recomenda-se o uso de frases curtas e de palavras e expresses que indiquem de modo preciso e claro as propores e quantidades, evitando-se impreciso e ambigidade.

30

importante manter a uniformidade ao longo de todo o texto, seja no que se refere s formas de tratamento, pessoa gramatical, unidades de medidas, citaes e ttulos das sees, entre outros. Em suma, so qualidades na linguagem de textos tcnico-cientficos e acadmicos: correo, objetividade, clareza, preciso, impessoalidade e conciso. Cronograma de atividades O cronograma consiste na previso de tempo - dias, semanas, quinzenas, meses, bimestres, trimestres etc. - que ser gasto na realizao do trabalho. As atividades e os perodos em que devero ser cumpridas sero determinados com base nas peculiaridades de cada pesquisa e em critrios definidos pelo autor do trabalho. No cronograma devem constar as partes, etapas, com previso de tempo para cada uma delas. No planejamento, no se deve esquecer que algumas dessas partes podem ser executadas simultaneamente por diferentes membros da equipe, enquanto outras dependem das etapas anteriores.
Quadro 5: Cronograma
A TIVIDA D ES/PEROD OS ja n fev ma r a br ma i jun jul a go set out 1 Lev a nta mento de litera tura 2 Monta gem do Projeto 3 Coleta de da dos 4 Tra ta mento dos da dos 5 Elaborao do Relatrio Final 6 Rev is o do texto 7 E ntrega do tra ba lho X X X X X X X X X X X X X X

Oramento Em geral, em monografias, dissertaes e teses acadmicas dispensam a incluso de recursos financeiros. A explicitao desses gastos s ocorre quando o Projeto apresentado para uma instituio financiadora de Projetos de Pesquisa. O oramento distribui os gastos por itens como material permanente (computadores, calculadoras), de consumo (papel, canetas, lpis, cartes, cpias, encadernao etc.) e pessoal (coordenador, pesquisadores etc.), sendo que esta diviso vai ser determinada com base nos critrios de organizao dos pesquisadores ou das exigncias da instituio onde est sendo apresentado o Projeto. Bibliografia Bsica O projeto de pesquisa deve apresentar uma lista contendo as obras essenciais relativas aos pressupostos tericos do tema, ou a seu embasamento terico. No necessita ser exaustiva, mas deve ser organizada de acordo com as normas da ABNT. Vejamos, a seguir, um quadro com a sntese das etapas da pesquisa. Fonte: Baseado em ANDRADE, 2004, p. 39 41 O crescimento da produo cientfica verificado nos ltimos anos muito contribuiu

31

para o aumento de publicaes tcnico-cientficas nas diferentes reas do conhecimento. Em geral, universidades ou faculdades tm normas prprias para os cursos e para a elaborao e apresentao de trabalhos de graduao e ps-graduao, observando-se pequenas diferenas entre elas e mesmo entre as reas dentro de uma mesma universidade. Entretanto, alguns pontos, como objetivos, finalidades e classificao dos cursos de ps-graduao so comuns a todos.
E TAPAS DA PE SQUISA SUBDIVIS E S CRIT RIO S * gosto do pesquisa dor; * possibilida de de experincia s dur v eis e de v a lor pa ra o pesquisa dor, ev ita ndo-se a ssuntos f ceis, import ncia terica ou pr tica ; * a dequa o qua lifica o intelectua l do pesquisa dor, ca pa cida de de a bstra o, de simboliza o ou de intui oexistncia de ma teria l bibliogr fico suficiente e disponv el o a ssunto dev e corresponder s possibilida des de tempo, de tra ba lho ou de recursos econmicos do pesquisa dor; * E v ita r a ssuntos j estuda dos exa ustiv a mente * Fixa r a extens o, deter mina ndo circunst ncia s especifica dora s; * Definir ter mos e conceitos; * Proceder a loca liza o ma teria l (situa r no espa o e no tempo, indica r a s dimenses da s meta s pessoa is, gr upa is, societ ria s e a bsoluta s) e for ma l (indica r o tipo de enfoque da do a o a ssunto, especifica ndo o tra ta mento utiliza do: psicolgico, sociolgico, histrico, filosfico etc. ) * E xplicita r objetiv os gera is e especficos

Seleciona r um a ssunto;

E SCO LHA DO TE MA

Delimita r sua extens o e compreens o;

Loca liza r o a ssunto;

E xplica r os objetiv os.

Descritivos proprieda des e ca ra cteres que distinguem o a ssunto de outros semelha ntes; FO RMULAO a spectos externos, qua ntita tiv os, ca usa s DO interna s PRO BLE MA

* * * *

E scolha do ttulo correspondente a o contedo do tra ba lho; Defini o conceitua l e opera ciona l dos ter mos emprega dos; Defini o do ponto de v ista ; Situa o da quest o; Destina o do pblico a quem interessa o tra ba lho.

Explicativos - referem-se * Inda ga es de ordem ma teria l e for ma l do a ssunto a o desenv olv imento do * Seqncia de a presenta o do a ssunto: exposi o, a n lise e a ssunto ou a o mtodo demonstra o. pa ra desenv olv -lo.
Pla no do a ssunto E LABO RAO refere-se prpria DE UM PLANO disserta o: Pla no da s a tiv ida des * Div is o do a ssunto na introdu o, desenv olv imento e conclus o busca de fontes de execu o da pesquisa

32

MDULO III TRABALHOS CIENTFICOS

3.1 Cursos de ps-graduao De maneira geral, a ps-graduao distingue-se em lato sensu e stricto senso: Lato sensu - destinam-se ao treinamento tcnico-cientfico em uma rea profissional. Exigem-se freqncia s aulas, seminrios e apresentao de um trabalho monogrfico perante uma banca examinadora. So eles o Aperfeioamento e a Especializao. Stricto sensu - so programas que sucedem graduao, com o objetivo de tornar mais ampla e profunda a formao cientfica e cultural do candidato. Compreendem duas fases: a primeira exige freqncia s aulas, com apresentao de seminrios, pesquisas bibliogrficas, elaborao de trabalhos cientficos e exame de qualificao; a segunda fase dedicada s pesquisas preparatrias para o trabalho final. Abrange o Mestrado, cujo trabalho final corresponde a uma dissertao, que exige domnio do tema, capacidade de pesquisa e sistematizao; e o Doutorado, que tem como trabalho final a tese: trabalho original de pesquisa que constitua uma contribuio para o conhecimento do assunto abordado. 3.2 Trabalhos de sntese Sinopses Resumo analtico do trabalho, redigido pelo prprio autor ou editor, publicado simultaneamente ao trabalho. Pode ser colocado entre o ttulo e o texto ou ao final da publicao. Deve ser escrito em portugus, ingls ou outra lngua de difuso internacional. Indica o assunto relativo ao trabalho e seu enfoque. Resumos Apresentao concisa e seletiva do texto, destacando-se os elementos de maior importncia, isto , as principais idias do autor da obra. Etapas na elaborao de resumos Para a elaborao de um bom resumo, importante observar algumas etapas: a) Leitura integral do texto, para conhecimento do assunto; b) Aplicao da tcnica de sublinhar (palavras e sintagmas nominais), para ressaltar as idias importantes e os detalhes relevantes em cada captulo; c) Reestruturao do plano de redao do autor, valendo-se do ndice ou su-

33

mrio - elaborao de um plano ou esquema de redao do resumo; d) Rascunho dos captulos ou partes do texto, com base no esquema ou plano de redao; e) Leitura comparativa com o original para verificao de necessidade de alteraes; f) Redao final do resumo em fichas, segundo as normas de fichamento. Tipos de resumos A Associao Brasileira de Normas Tcnicas (ABNT) apresenta os seguintes tipos de resumo: Indicativo ou descritivo - indica os pontos principais do texto; utilizao de frases curtas, cada uma correspondendo a um elemento importante da obra; descreve a natureza, forma e propsito do trabalho. De modo geral, no dispensa a consulta ao original. - o Abstract - trata-se de um tipo de resumo descritivo ou indicativo encontrado em artigos e livros publicados atualmente, com cerca de 150 a 500 palavras, em duas verses (lngua verncula e lngua estrangeira). Apresenta os pontos relevantes do texto - contedo das partes, tipo de abordagem e concluses do trabalho -, de forma concisa e clara. Informativo - contm as informaes principais e permite dispensar a leitura do original: assunto, objetivos, metodologia, resultados, concluses. No deve conter comentrios pessoais, crticas ou julgamentos de valor. Preferncia pela forma impessoal. Crtico - tambm chamado de Resenha crtica - apresentao sucinta e apreciao crtica do contedo, dos aspectos metodolgicos, do desenvolvimento da lgica da demonstrao e da tcnica de apresentao de uma obra. No pode haver citaes. O resumo crtico de uma edio, entre vrias denominado recenso (termo em desuso).

Resenha crtica A resenha tem como objetivo facilitar o conhecimento prvio do contedo e do valor de um livro. So requisitos bsicos para a elaborao de uma resenha: a) conhecimento completo da obra; b) competncia na matria exposta no livro; c) capacidade de juzo crtico; d) independncia de juzo para ler, expor e julgar; e) correo e urbanidade (respeito pessoa do autor); f) fidelidade ao pensamento do autor.

34

Estr utur a da r e se nha c r tic a Ttul o Subttulo de fa nta sia , ba sea do no contedo da obra ; Ref erncia d a ob ra Seguindo a NBR 6 0 2 3 /ABNT Introd u o: Coment rio sob re o a utor Apresenta o do a utor, o que fa z, onde leciona , qua l a ma tria em que a utorida de, obra s publica da s, pesquisa s desenv olv ida s etc. Ap resenta o d o a ssunto Contextua liza o da tem tica a borda da . Resumo d a ob ra Resumir a s principa is idia s exposta s na obra , a spectos qua lita tiv os. Pode ser feita com ba se nos ca ptulos, em gr upo de ca ptulos ou em todo o contedo. Asp ectos qua l ita tiv os d a ob ra Rela ciona dos for ma , a o estilo e orga niza o da obra . Crtica Referindo-se edi o, contedo, idia s a borda da s etc. Ind ica o d a ob ra Pblico-a lv o; a quem se dirige o texto.

Fonte: Gonalves (2005, p. 43) 3.3 Trabalhos de divulgao cientfica Envolvem trabalhos de divulgao de pesquisas em andamento ou concludas. Nota Consiste em um texto de extenso mais reduzida que as comunicaes, que trata de pesquisas em andamento. Comunicao cientfica Consiste na informao apresentada oralmente em eventos cientficos, onde se expem os resultados de uma pesquisa original; pode ser em forma de estudos breves sobre algum aspecto da cincia, sugestes para soluo de problemas, esclarecimentos de textos filosficos, apreciaes (interpretao ou correo) de textos ou obras, fixao do enfoque, recenso particular de um livro, crnicas inditas de congressos. Pode ser individual ou coordenada.

35

Estrutura da comunicao oral Introduo - formulao clara e simples do tema da pesquisa, apresentao sinttica do problema, dos objetivos, da delimitao, do ngulo de abordagem e exposio precisa da idia central; Desenvolvimento - texto ou corpo do trabalho: apresentao de informaes, argumentos, fundamentao lgica do trabalho. importante subdividir o corpo da comunicao em itens e subitens para permitir maior compreenso ao leitor/ouvinte. Concluso - sntese completa dos resultados da pesquisa e resumo das principais informaes ou argumentos. Aspectos textuais
A ber tura
Ttulo, nome do a utor, nome e titula o do orienta dor, curso e institui o

Introduo ou antecedentes
Apresenta o do a ssunto pesquisa do

Objetivos
O que o a utor pretendeu com a pesquisa ?

Problema de pesquisa ou questes nor teadoras


Quest o que deu origem pesquisa

Metodologia Hipteses de trabalho


Prov v eis resposta s do problema (b sica e secund ria ) Mtodo cientfico Tcnica s de pesquisa Instr umentos de coleta de da dos For ma de a borda gem Univ erso e a mostra da pesquisa

Metodologia
An lise crtica e interpreta o dos da dos Teoria de ba se/corrente tericometodolgica Tipos de pesquisa Fontes utiliza da s

A s s u n to
Apresenta o de sua s principa is ca ra cterstica s Apresenta o dos principa is a spectos e fa tores relev a ntes do tema

Resultados obtidos
Gr ficos, qua dros, ta bela s, fotos, ma pa s

Concluses
Concluses a lca na da s com a pesquisa

Paper Tambm chamado de position paper ou posicionamento pessoal, o texto escrito de uma comunicao oral. Discusso de resultados de estudos ou pesquisas cientficas feitas pelo prprio autor. Pode apresentar o resumo ou o contedo integral da comunicao e tem por objetivo sua publicao nas ATAS ou ANAIS do evento em que foi apresentada. Geralmente traduzido por artigo, embora no corresponda exatamente ao sig-

36

nificado no Brasil. (ANDRADE, 2004, p. 87). Segue as normas do artigo cientfico. Pster e/ou painel Consiste na apresentao em forma de cartaz, artesanal ou em banner, menos formal que a comunicao oral. A apresentao pode ser informal, com a exposio do contedo, ou dialogada, atravs da argio da pesquisa feita por avaliadores. Alguns cuidados na elaborao do painel O dia, horrio, espao para afixao do trabalho e as exigncias normativas para a confeco do trabalho so preestabelecidos pela organizao do evento. O trabalho deve ser resumido em frases/pargrafos que especifiquem; O material escrito e visual deve estar disposto de forma seqencial, agradvel, completa e concisa, incluindo figuras, fotografias, tabelas e/ou grficos pertinentes. Se necessrio, pode-se recorrer aos servios profissionais em artes grficas, para elaborao do banner. Podem ser utilizados diferentes materiais na confeco do pster: plastificados, papis especiais e laminados.
TTULO NOME DO ALUNO NOME DO ORIENTADOR INSTITUIO OBJETIVOS (geral e especficos) PROBLEMA PROBLEMATIZAO QUESTINAMENTOS METODOLOGIA Mtodos Tcnicas DADOS OBTIDOS Fotos Tabelas Grficos DADOS OBTIDOS Grficos

INTRODUO

HIPOTSES DE TRABALHO (bsicas e secundrias)

DADOS OBTIDOS Fotos Tabelas Grficos

DADOS OBTIDOS Fotos Tabelas Grficos

CONCLUSO

REFERNCIAS

Artigo Trata-se de trabalho pequeno, porm completo, que apresenta, discute e divulga idias, mtodos e tcnicas, processos e resultado de estudos e pesquisas cientficas. So publicados em revistas ou peridicos especializados. Do ponto de vista do contedo,

37

pode constar de um argumento terico, artigo de anlise e artigo classificatrio. Organizao do texto
PA RTES D O A RTIGO

Cabealho: Ttulo e
Ele m e ntos pr -te xtuais subttulo (se houv er), nome do(s) a utor(es),

Sinopse: lngua v ern cula do texto, pa la v ra s-cha v e na lngua v ern cula do texto Cor po do ar tigo: com a s
trs pa rtes funda menta is

Te xtuais

Par te referencial:
Ps-te xtuais bibliogra fia , a pndices ou a nexos, a gra decimentos e da t a .

FONTE: Andrade, (2004, p. 83) Memria cientfica Memria recapitulativa - apresenta todos os conhecimentos referentes a um assunto, num conjunto completo e sistemtico; final da graduao. Memria cientfica original - tese Relatrios e informes cientficos Esses trabalhos devem ser apresentados apenas quando concludos. Relatrio de pesquisa Narrao, descrio ou exposio do planejamento, apresentao dos instrumentos de pesquisa, procedimentos adotados, dados obtidos, resultados e concluses. Informes cientficos Relato das atividades de pesquisa desenvolvida; descrio dos resultados parciais ou totais de uma pesquisa de campo, de laboratrio ou documental; divulgao das descobertas feitas pelo pesquisador ou primeiros resultados de uma investigao em curso. Trabalhos monogrficos Monografias Estudo sobre tema especfico ou particular, com suficiente valor representativo e que obedece a uma rigorosa metodologia. So numerosos e variados os conceitos dos diferentes dos diferentes autores sobre monografia.

38

Salomon (1996, p. 179) apresenta trs sentidos para o termo Sentido etimolgico - Monos (um s); graphin (escrever) Sentido estrito - estudo por escrito de um nico tema especfico que resulte de pesquisa cientfica com o escopo de apresentar uma contribuio relevante ou original e pessoal cincia. = tese Sentido lato - todo trabalho cientfico de primeira mo, que resulte de pesquisa. Incluem-se as dissertaes cientficas, dissertaes de mestrado, antigas exercitaes e tesinas, memrias cientficas, informes cientficos ou tcnicos, college papers americanos, e as monografias, no sentido acadmico. Para Marconi; Lakatos (2006, p. 151), o estudo sobre um tema especfico ou particular, com suficiente valor representativo e que obedece a rigorosa metodologia. Investiga determinado assunto no s em profundidade, mas em todos os seus ngulos e aspectos, dependendo dos fins a que se destina. Caractersticas Analisando-se os diferentes conceitos, possvel observar que a monografia apresenta algumas caractersticas: a) trabalho escrito, sistemtico e completo; b) tema especfico ou particular de uma cincia ou parte dela; c) estudo pormenorizado e exaustivo, abordando vrios aspectos e ngulos do caso; d) tratamento extenso em profundidade, mas no em alcance (nesse caso limitado); e) metodologia cientfica; f) contribuio importante, original e pessoal para a cincia.
A m onogr afia Um tra ba lho que obser v a e a cumula obser v a es; O rga niza essa s infor ma es e obser v a es; A m onogr afia no Repetir o que j foi dito por outro, sem se a presenta r na da de nov o ou em rela o a o enforque, a o desenv olv imento ou s concluses; Responder a uma espcie de question rio; n o executa r um tra ba lho semelha nte a o que se fa z em um exa me ou dev eres escola res; Ma nifesta r mera s opinies pessoa is, sem funda ment -la s com da dos comproba trios logica mente correla ciona dos e emba sa dos em ra ciocnio; E xpor idia s dema sia da mente a bstra ta s, a lheia s ta nto a os pensa mentos, preocupa es, conhecimentos ou desejos pessoa is do a utor da monogra fia como de sua pa rticula r ma turida de psicolgica e intelectua l; Ma nifesta r uma er udi o liv resca , cita ndo fra ses irrelev a ntes, n o pertinentes e ma l-a ssimila da s, ou desenv olv er perfra ses sem contedo ou dista ncia da s da pa rticula r experincia de ca da ca so.

Procura rela es e regula rida des que pode ha v er entre ela s;

Inda ga sobre os porqus;

Utiliza de for ma inteligente a s leitura s e experincia s pa ra comprov a o; Comunica a os dema is seus resulta dos.

Quadro baseado em Barquero (1979, p. 16-25 apud MARCONI; LAKATOS, 2006, p. 152)

39

Tipos de monografia H vrios tipos de monografia, entre as quais, podem-se citar: Monografias escolares - trabalhos de carter didtico, apresentados ao final de um curso especfico, elaboradas por alunos iniciantes na autntica monografia ou de iniciao pesquisa e como preparao de seminrios (Salvador, 1980, p. 32). Trabalho de concluso de curso de graduao - ao final da graduao, alguns cursos exigem a apresentao de um trabalho baseado, geralmente em fontes bibliogrficas. No necessrio ser muito extenso nem muito especfico, mas deve ter clareza e encadeamento lgico. Monografia de especializao Monografia cientfica - trabalho cientfico apresentado ao final do curso de mestrado. Estrutura da monografia Os trabalhos cientficos, em geral, apresentam a mesma estrutura: Introduo, desenvolvimento e concluso.
ANEXOS OU APNDICES GLOSSRIO REFERNCIAS TEXTO SUMRIO RESUMO EPGRAFE AGRADECIMENTO DEDICATRIA FOLHA DE APROVAO FOLHA DE ROSTO CAPA

Fonte: Bello, 2005, p. 35. Elementos pr-textuais Capa ou falsa folha de rosto - elemento obrigatrio em que constam o nome da universidade (opcional), nome do autor, ttulo, subttulo (se houver), nmero de volumes (se houver mais de um), local (cidade) e ano do depsito; importante ressaltar que a ABNT no determina a disposio destes dados na folha. Esta distribuio deve ser

40

definida pelo professor ou pela Instituio, para uniformizao de seus trabalhos acadmicos. Folha de Rosto - elemento obrigatrio, em que devem aparecer as mesmas informaes contidas na Capa, ou seja, as informaes essenciais da origem do trabalho. Folha de aprovao - obrigatrio, deve conter o nome do autor, ttulo (e subttulo, se houver) do trabalho, natureza, objetivos, nome da instituio, rea de concentrao, data da aprovao, nome, titulao, assinatura dos componentes da banca e as instituies a que fazem parte. Dedicatria - opcional, devendo ser breve e colocada margem direita inferior da folha. Agradecimentos - elemento opcional em que o autor agradece a todas as pessoas que contriburam na elaborao do trabalho. Epgrafe - opcional; citao direta escolhida pelo autor para destacar o trabalho. A localizao fica a critrio da esttica do autor do trabalho. Deve vir acompanhada do nome do autor da frase. Podem estar localizadas tambm nas folhas de abertura das sees primrias. Resumo em lngua verncula - elemento obrigatrio em lngua verncula e em lngua estrangeira (ingls, espanhol ou francs). Texto (e no tpicos) que represente um resumo conciso do trabalho. No deve ultrapassar 500 palavras. Lista(s) (figuras, tabelas, siglas, smbolos e abreviatura) - item opcional que deve ser apresentado na ordem em que aparece no trabalho, com o nome da ilustrao e a pgina onde se encontra. Caso haja mais de um tipo pode ser apresentado separadamente (fotografias, grficos, tabelas etc.). Sumrio - item obrigatrio, consiste na enumerao das principais divises, sees e outras partes de um documento, na mesma ordem em que a matria nele se sucede. O ttulo de cada seo deve ser datilografado com o mesmo tipo de letra em que aparece no corpo do texto. A indicao das pginas localiza-se direita de cada seo. Elementos textuais Introduo - formulao clara e simples do tema investigado, a apresentao sinttica da questo, justificativa, objeto e objetivos, importncia da metodologia utilizada e rpida referncia a trabalhos anteriores realizados sobre o mesmo assunto. Desenvolvimento - fundamentao lgica do trabalho de pesquisa, cuja finalidade expor e demonstrar as idias principais. a parte onde toda a pesquisa apresentada e desenvolvida. O texto deve expor um raciocnio lgico, ser bem estruturado, com o uso de uma linguagem simples, clara e objetiva. No desenvolvimento devem constar: Explicao - apresentar o sentido de uma noo, analisar e compreender,

41

procurando suprimir o ambguo ou obscuro. Discusso - exame, argumentao, fundamentao e enunciao das proposies. Demonstrao - a deduo lgica do trabalho, implica o exerccio de raciocnio e seqncia lgica. Concluso - resumo completo, mas sintetizado, da argumentao dos dados e dos exemplos constantes das duas primeiras partes do trabalho. O autor avalia os resultados obtidos e propondo solues e aplicaes prticas. Elementos ps-textuais Referncias - item obrigatrio, devendo ser organizadas segundo a norma NBR 6023 da ABNT. Representam o conjunto de indicaes que possibilitam a identificao de documentos, publicaes, no todo ou em parte. Anexos (se achar necessrio) - compreendem o material elaborado por terceiros, que devem ser identificado por letras maisculas consecutivas, travesso e respectivos ttulos. Apndices - materiais suplementares elaborados pelo autor. Glossrio - item opcional que consiste na explicao dos termos tcnicos, verbetes ou expresses que constam do texto. ndice(s) - elemento opcional que contm a relao detalhada dos assuntos, nomes, pessoas etc. observando a ordem alfabtica acompanhados das pginas em que so comentados dentro do trabalho. Normas para indicao de referncia Por referncia entende-se o conjunto padronizado de elementos descritivos, retirados de um documento, que permite sua identificao individual (NBR 6023, p. 2), determinada por meio de normatizao. O principal padro internacional que orienta a elaborao de documentos a Norma ISO-690. A partir da International Standardization Organization (ISO) outros pases criaram seus prprios rgos normativos. No Brasil, a Associao Brasileira de Normas Tcnicas (ABNT) a responsvel por adaptar, criar e comercializar as normas nacionais. Fundada em 1940, alm de representante da ISO e da Associao Mercosul de Normalizao - AMN, a ABNT est organizada em Comits Brasileiros e Organismos de Normalizao Setorial, sendo que estes Comits e Organismos so orientados para atender ao desenvolvimento da tecnologia e a participao efetiva na normalizao internacional e regional. As normas de documentao so estabelecidas pelo Comit Brasileiro da rea de Bancos, Tcnico da ABNT (CB -14 Bancos, Seguros e Documentao) e servem como ferramentas de apoio e padronizao na elaborao de trabalhos acadmicos. A NBR-10520, de acordo com a ABNT, trata especificamente da elaborao de

42

citaes bibliogrficas e a ltima reviso aconteceu em agosto de 2002. A Associao reformulou a NBR-10520, e ela a norma regida atualmente para padronizao dos trabalhos acadmicos e tcnico-cientficos. A partir da, diversas publicaes que abordam a metodologia do trabalho cientfico foram revisadas e algumas ainda permanecem com a normalizada antiga da ABNT. O texto acadmico deve ser apresentado em papel branco, formato A4 (21,0 cm x 29,7 cm); Somente o anverso da folha deve ser utilizado. A fonte deve ter o tamanho 12 para o texto e 10 para as citaes longas, resumo e notas de rodap. Para uma apresentao esttica do trabalho, as margens devem ser respeitadas: esquerda e superior de 3,0 cm e direita e inferior de 2,0 cm; o espaamento de 1,5 de entrelinhas, exceto citaes e notas de rodap. As citaes que ultrapassam trs linhas so escritas em outro pargrafo, em fonte menor. Os ttulos das sees devem ser separados do texto que os precedem ou que os sucedem com um espao duplo ou dois espaos simples. Fonte Arial 12, em negrito. O texto deve ser digitado com 1,5 de entrelinhas. Fonte Arial 12, espaamento antes 6pt e depois 6 pt As notas de rodap so indicaes ao p das pginas, podendo ser de referncia ou de contedo. Devem ser digitadas dentro das margens, ficando separadas do texto por um espao simples de entrelinhas e por um filete de 3,0 cm, a partir da margem. Indicativos de seo O nmero da seo deve estar antes do ttulo e esquerda, separado por um espao de caractere, obedecendo ordem crescente. Os ttulos, sem indicativos numricos, devem ser apenas centralizados, como lista de ilustraes, resumo, referncias e outros. Citaes Citao a meno, no texto, de uma informao obtida em outra fonte. De acordo com a ABNT (NBR 10520), as formas de citaes mais conhecidas so: Citao direta - literais ou textuais: transcrio textual de parte da obra do autor consultado; Citao indireta - texto baseado na obra do autor consultado; Citao de citao - citao direta ou indireta de um texto em que no se teve acesso ao original; Notas de referncia - indicam fontes consultadas ou remetem a outras partes onde o assunto foi abordado; Notas de rodap - indicaes, observaes ou aditamentos ao texto feitos pelo, tradutor ou editor, podendo tambm aparecer na margem esquerda ou direita da mancha grfica; Notas explicativas - notas usadas para comentrios, esclarecimentos ou explanaes, que no podem ser includos no texto. As citaes podem aparecer no prprio texto ou nas notas de rodap. As citaes

43

so mencionadas no texto com a finalidade de esclarecer ou completar as idias do autor, ilustrando e sustentando afirmaes. Toda documentao consultada deve ser obrigatoriamente citada em decorrncia aos direitos autorais. Vejamos algumas: A citao direta curta, isto , com menos de 3 linhas, deve ser feita na continuao do texto, entre aspas. Se a citao for longa (com 3 linhas ou mais), as margens devem ser recuadas direita em 4 cm, em espao um (1), com a letra menor que a utilizada no texto e sem aspas. As supresses [...], interpolaes, acrscimos ou comentrios [ ], nfase ou destaque (grifo, negrito ou itlico) devem ser indicadas. Se os dados forem obtidos por informao verbal (palestras, debates, comunicaes etc.), deve-se indicar entre parnteses a expresso (informao verbal), mencionando-se os dados disponveis em nota de rodap. No caso da citao feita por outro pesquisador, cita-se o nome do autor do documento no consultado, seguido das expresses apud ou citado por, conforme, segundo e, em seguida, o sobrenome do autor do documento consultado, seguido da data de publicao. Nas citaes indiretas, o texto baseado na obra do autor consultado, podendo ser usada a parfrase. A citao pode vir logo aps o texto, no rodap da pgina onde aparece a citao ou no final de cada parte ou captulo. Se vier em rodap, coloca-se um nmero ou um asterisco sobrescrito que dever ser repetido no rodap da pgina. As citaes colocadas em forma de notas no final do captulo devem ser numeradas em ordem crescente. Todas as citaes aparecem no final do trabalho listadas em ordem numrica crescente, no todo ou por captulo. Referncias Por referncia entende-se um conjunto de elementos que permitem a representao e identificao dos documentos citados no trabalho ou, conforme a NBR 6023, p. 2, o o conjunto padronizado de elementos descritivos, retirados de um documento, que permite sua identificao individual, determinada por meio de normatizao. As referncias possuem elementos essenciais (indispensveis identificao do documento) e complementares (permitem melhor caracterizao dos documentos). As informaes essenciais identificao das fontes consultadas e utilizadas em pesquisas e elaborao de trabalhos acadmicos devem ser retiradas da folha de rosto ou da ficha catalogrfica e agrupadas de maneira padronizada. So essenciais AUTORIA, ttulo: subttulo (se houver). Edio. Local: Editora, ano. Os elementos complementares so: AUTORIA, ttulo: subttulo (se houver). Organizao. Traduo. Edio. Local: Editora, ano. Total de pginas. Traduo de: Ttulo original. ISBN. Toda referncia deve ser datada com algarismos arbicos. O alinhamento deve ser feito margem esquerda do texto e de forma a identificar

44

cada documento. Materiais consultados e sem autoria, cujo elemento de entrada o prprio ttulo, devem ser destacados pelo uso de letras maisculas na primeira palavra (com exceo de artigos). A seguir, so apresentados alguns procedimentos para referenciar livros e artigos publicados em peridicos:

a) Livro de um nico autor RUDIO, F. V. Introduo ao Projeto de Pesquisa Cientfica. Ed. Vozes. So Paulo, 1996. b) Livros at com trs autores CERVO, Amado Luiz; BERVIAN, Pedro Alcino. Metodologia cientfica. 5.ed. So Paulo, SP: Pearson Pretice Hall, 2002. c) Livros com mais de trs autores NASCIMENTO, Eloy Lago; MOURA, Gercinaldo; AZEVEDO, Srgio L. M. de. et. all.Manual de Normalizao e Normas Tcnicas da FASETE. Paulo Afonso-BA: 2005. d) Livros com vrios autores com um organizador FERNANDES, Florestan (Org.) Comunidade e sociedade no Brasil: leituras basicas de introduo ao estudo macro e sociolgico no Brasil. So Paulo: Nacional/Edusp, 1972. e) Tese ou dissertao RIBEIRO, Maria das Graas Carvalho. Uma abordagem semntico-discursiva de estruturas nominais em -mente em discursos orais dialogados, Tese (Doutorado em Lingstica) - Ps-Graduao em Letras e Lingstica. Recife-PE: UFPE. 2003. f) Artigo ou revista assinado DEMO, Pedro. A sociologia crtica e a educao: contribuies das cincias sociais para a educao. Rev. Em Aberto, Braslia: ano 9, n. 46. 1990

45

g) Artigo de jornal - assinado BATISTA JR., Paulo Nogueira. Chile em transe. Folha de S. Paulo, So Paulo, 2 jul. 1998, p. 2-2. h) Artigo de jornal - no assinado IRLANDA do Norte fecha acordo de paz histrico. Folha de S. Paulo, So Paulo, 11 abr. 1997, p. 1-10. i) Obras de entidades coletivas UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA. Coordenao Geral de Bibliotecas e Editora Unesp. Normas para publicao da Unesp. So Paulo: Unesp, 1994, 4 v. j) Trabalho apresentado em evento cientfico SILVA NETO, Amncio. Situacin social de America Latina. Anais do II Congresso Latino-americano de Estudos Sociais. Santiago do Chile: CEPAL, 1982. k) Documentos eletrnicos MOURA, Gevilasio A. C. de. Citaes e referncias de documentos eletrnicos (on line). Recife: jun. 1996. Disponvel em [3 mar 1997].

46

REFERNCIAS
ABNT - Associao Brasileira de Normas Tcnicas. NBR 6023 - Informao e documentao - Referncias - Elaborao. So Paulo: ABNT, 2002. 24p. ABNT - Associao Brasileira de Normas Tcnicas. NBR 6027 - Sumrio. So Paulo: ABNT, 2003. 2p. ABNT - Associao Brasileira de Normas Tcnicas. NBR 6028 - Resumos. So Paulo: ABNT, 1990. 3p. ABNT - Associao Brasileira de Normas Tcnicas. Informao e documentao ABNT - Associao Brasileira de Normas Tcnicas. NBR 10520 - Apresentao de citaes em documentos. So Paulo: ABNT, 2002. 7p. ABNT - Associao Brasileira de Normas Tcnicas. NBR 14724 Informao e documentao. Trabalhos Acadmicos - Apresentao. So Paulo: ABNT, 2002. 6p. ANDRADE, Maria Margarida de. Introduo metodologia do trabalho cientfico: elaborao de trabalhos na graduao. 4 ed. So Paulo: Atlas, 1998. ______ . Como preparar trabalhos para cursos de ps-graduao. So Paulo: Atlas, 1995. CENTRO UNIVERSITRIO SO CAMILO. Trabalhos cientficos: orientaes e normas. So Paulo: Centro Universitrio So Camilo, 2002. GIL, Antonio Carlos. Mtodos e Tcnicas de Pesquisa Social 5. ed. So Paulo:Atlas, 2006. GONALVES, Hortncia de Abreu. Manual de metodologia da pesquisa. So Paulo: Avercamp, 2005. ______. Manual de resumos e comunicaes cientficas. So Paulo: Avercamp, 2005. ______. Manual de artigos cientficos. So Paulo: Avercamp, 2004b. ______. Manual de monografia, dissertao e tese. So Paulo: Avercamp, 2004. LAKATOS, Eva Maria; MARCONI, Maria de Andrade. Metodologia cientfica. So Paulo: Atlas, 1986. 248 p. (Esclarece o que conhecimento cientfico e as tcnicas de pesquisa).

47

LAKATOS, E. M. & MARCONI, M. A. Metodologia do Trabalho Cientfico. Ed. Atlas, So Paulo, 1995. LAKATOS, E. M. & MARCONI, M. A. Tcnicas de Pesquisa. So Paulo: Ed. Atlas, 1999. ______ . Tcnicas de pesquisa. So Paulo: Atlas, 1986. MACHADO, Ana Raquel (coordenao)...[et al].Planejar gneros acadmicos. So Paulo: Parbola Editoria, 2005 MARTINS, Gilberto de Andrade; LINTZ, Alexandre. Guia para elaborao de monografias e trabalhos de concluso de curso. So Paulo: Atlas, 2000. MEDEIROS, Joo Bosco. Redao cientfica: a prtica de fichamentos, resumos, resenhas. 9 ed. So Paulo: Atlas, 2007. PATERNEZ. Ana Carolina A. Colucci; CHINEN Jorge. Normas para elaborao de trabalhos acadmicos. Faculdades Integradas Corao de Jesus. Santo Andr. 2004. Disponvel em: http:/www.fainc.br/Normas. Pdf. Acesso em: 22 fev. 2008. SALOMON, Delcio V. Como fazer uma monografia. So Paulo: Martins Fontes, 1996. SEVERINO, Antonio Joaquim. Metodologia do trabalho cientfico. 19. ed. So Paulo : Cortez, 1993.

48

Das könnte Ihnen auch gefallen