Sie sind auf Seite 1von 32

Comisso de Planejamento

Egon Kopereck Jairo Henrique Christ Lucas Andr Albrecht Paulo Moiss Nerbas Rony Ricardo Marquardt Rubens Jos Ogg

organizao do material
Rony Ricardo Marquardt

lINHAreS eS

Porto Alegre rS

MAl CNDIDo roNDoN Pr

Templos da IELB no MontSerrat, Porto Alegre (E); recife, Pe (acima); e em Lajinha, Pancas, eS

rEvista do

Planejamento ieLB
Leia nesta edio

o assunto PLanejamento

Dia do Pastor em Baixo Guandu, ES

a ieLB

14 25

7 18 26
Departamento de Servas de Fortaleza, CE

decLaraes de direo

aLvos Para 2014

Lemas e temas, eventos

PLanejamento das conGreGaes

Confirmandos e pastores em Palmas, TO


Editor > Nilo Wachholz > Reg. Prof. MTb: 42140/SP Jornalista > Daiene Bauer Khl rEviso > Aline Lorentz Sabka diagramao E capa > Leandro da Rosa Camaratta Estagirio > Christian Schnke Fotos >Arquivo Editora Concrdia, Dieter Joel Jagnow, Leandro da Rosa Camaratta e Rodrigo Abreu

Projeto e Produo Grfica editora concrdia Ltda.


Av. So Pedro, 633 Bairro So Geraldo CEP 90230-120 Porto Alegre RS Fone/Fax: (51) 3272 3456 www.editoraconcordia.com.br

4 Revista do Planejamento 2014

introduo

Santa Igreja Crist composta por todos aqueles que crem que Jesus Cristo o Senhor e Salvador. Isto inclui tambm os milhares de membros que compem a Igreja Evanglica Luterana do Brasil. Como instituio humana, porm, a IELB no a Santa Igreja Crist e, como tal, est sob o regime da mo esquerda de Deus.

Como instituio humana, a IELB quer se submeter vontade de Deus, que se realiza inclusive sem a nossa prece. Sabemos que a IELB no far a vontade de Deus de maneira perfeita, justamente por causa de sua condio humana e tambm do diabo e do mundo, que no querem deixar que o nome de Deus seja santificado e nem que o reino de Deus venha. Elaboramos este planejamento com o objetivo de olharmos para a vontade de Deus para a sua Igreja, a fim de a colocarmos em prtica e sermos o quanto mais possvel fiis a ela, com muito estudo e orao. Este planejamento tambm tem como objetivo manter a IELB ciente dos objetivos de uma Igreja Crist, que so: pregar o Evangelho de forma clara e pura, administrar os sacramentos e ensinar a guardar todas as coisas que o Senhor da Igreja ordenou, fiis doutrina luterana e nossa viso de Igreja. Temos conscincia de que este planejamento estratgico no perfeito. Por isso, tambm foi submetido IELB e aprovado pelo Conselho Diretor em outubro de 2009, que contribuiu com suas crticas e sugestes. Agora, apresentado para que cada um faa a sua parte na execuo do mesmo.

Temos conscincia de que este planejamento estratgico no perfeito. Por isso, tambm foi submetido IELB e aprovado pelo Conselho Diretor em outubro de 2009, que contribuiu com suas crticas e sugestes. Agora, apresentado para que cada um faa a sua parte na execuo do mesmo.

Revista do Planejamento 2014

o assunto Planejamento
PLanejamento imPortante?
Planejamento fundamental. Vamos constatar que melhor com planejamento do que sem ele. Falando de forma geral, para todos os tipos de atividades, sejam pessoais, profissionais ou de lazer. Em particular no nosso caso, h grande importncia do planejamento no Distrito e na Congregao.

Por QUe PlANeJAr?


> Deus na criao planejou. > Deus planejou a salvao da humanidade aps a queda em pecado. > No planejou. > Abrao planejou. > Moiss planejou. Pouco ou muito? Jetro! xodo 18.12-23 > Davi planejou o Templo e Salomo o executou. > Podemos citar Paulo e as viagens missionrias. > Deus planejou um resgate da direo correta atravs de Lutero. > Mas o Mestre do planejamento sem dvida Jesus.

PArA QUe PlANeJAr?


> Planejar porque nos faz pensar, programar, estabelecer objetivos e metas concretas. > Planejar porque com planejamento, estabelecemos onde queremos chegar. > Planejar porque com planejamento, atingimos melhor nossos objetivos. > Planejar coloca as metas em ordem progressiva e racional. > Planejar para atingir nosso objetivo maior que ganhar almas para

Cristo.

pecialmente pessoal mais pessoas sejam convertidas f crist.

> Planejar para que as metas e objetivos superem gestes de diretorias. > Planejar para que quem chega depois seja guiado por projetos maiores j traados. > Planejar para que, no chamado de um novo pastor, o planejamento esteja includo no processo. > Planejar para que, com o envolvimento, novas lideranas sejam despertadas. > Planejar para que pela comunho e pelo testemunho coletivo e es-

VeNCeNDo ANtIgoS PArADIgMAS e CrIANDo NoVoS


> Sempre funcionou assim, para que mudar? > Estar aberto ao novo. > Ser convencido e me convencer de que melhor. > Pensar sobre o urgente, o importante e o necessrio. > Separar curto, mdio e longo prazo. > Compreender com clareza o objetivo final de uma congregao. > 60% dos novos cristos so fruto do testemunho pessoal. > Frequncia aos cultos significa mais consagrao, mais comunho, mais ofertas... > Como vocs veem o seu pastor? Quais seriam as suas principais atribuies? > Quais seriam as principais atribuies dos leigos? > Entender que a congregao o nosso centro de treinamento. CEL

Batizado na Concrdia, Porto Alegre

> Para que divulguemos l fora a mensagem do Cristo que salva.

6 Revista do Planejamento 2014


QUeM DeVe PlANeJAr?
> O pastor. > A diretoria. > Uma comisso. > Ou toda a congregao? > O planejamento precisa gerar compromisso e comprometer as pessoas. > Envolvendo-as no planejamento. > Planejamento assunto de assembleia dos membros. > Na avaliao, corrigimos rotas, alterarmos prazos, redefinimos prioridades e at cancelamos projetos.

CoNClUSo
Planejar... > D trabalho, exige transpirao. > Traz muitos benefcios. > Desperta vocaes e novas lideranas so desafiadas. > Envolve as pessoas. > Organiza as aes. > Permite rever constantemente a direo.

CoMo PlANeJAr?
> Planejar tendo sempre em mente a finalidade primeira da existncia da congregao. > Isto precisa estar bem definido e compreendido pelos membros e por todos os envolvidos no planejamento.

oS PASSoS
> Partir das atividades j existentes e em andamento na congregao. > Definir a atuao por reas de ao: adorao, servio, comunho, ensino e testemunho. > Sugesto: Criar uma rea patrimonial, para analisar as necessidades de expanso, adequaes fsicas, reformas, enumerando as necessidades por prioridade. > Apropriar as atividades existentes a cada uma das reas. > Nomear ou eleger duplas ou comisses para cada rea de ao. > Estas reas de ao prestam contas diretoria da congregao. > Observao: Na questo financeira, recomendvel que haja um s caixa, preferencialmente com a tesouraria. > Permitir aos membros da congregao, aps conhecerem os planejamento das reas, que se associem a uma delas, compondo o grupo disposio dos lderes. > A adeso voluntria cria o compromisso.

Vale a pena investir no planejamento.

AVAlIAo
> Estabelecidos os objetivos e metas a serem alcanados, os prazos e as responsabilidades, preciso avaliar. > Avaliar periodicamente e prestar contas a melhor forma de atingir os objetivos.

Nunca diga a Deus que voc tem um grande problema, diga ao seu problema que voc tem um grande Deus.

Revista do Planejamento 2014

a ielB
cenrio interno
A IELB foi fundada em 24 de junho de 1904, em So Pedro do Sul, RS. formada pelas congregaes e pelos pastores a ela filiados, que se unem e se organizam na forma de snodo, para em conjunto fazerem a obra do Reino de Deus.

Demais P astor es

Em 31 de dezembro de 2008, a IELB contava com 236.345 membros, filiados a 1.447 congregaes e 660 pontos de pregao ou de misso. So 851 pastores, dos quais 606 prestam atendimento s 508 parquias que formam os 55 distritos da IELB.

DADOS EST ATSTICOS POR REGIO


1. Rio Grande do Sul 2. Santa Catarina 3. Paran 4. So Paulo e Rio de J aneir o 5. Esprit o Sant o e Minas Gerais 6. Nor dest e 7. Nor te 8. Oest e TOTAL

Pont os de Misso e de Pr egao

CreSCIMeNto
O grfico abaixo mostra o crescimento da IELB desde a sua fundao, em 1904, indicando como evoluram o nmero de membros, pastores, locais (congregaes e pontos de pregao/ misso) e parquias. interessante observar que houve trs fases de grande crescimento:

20 5 9 3 6 2 3 7 55

192 52 76 31 59 10 20 68 508

533 191 220 39 185 18 41 220 1.447

248 57 80 21 46 13 42 153 660

242 63 84 34 78 8 22 75 606

135 20 23 20 13 1 12 21 245

115.376 29.002 32.596 6.054 28.985 1.370 2.736 20.226 236.345

48,8% 12,3% 13,8% 2,6% 12,3% 0,6% 1,2% 8,6% 100%

A primeira aconteceu de 1910 a 1915, quando houve um crescimento de 150%, consequncia do trabalho dos missionrios vindos dos Estados Unidos, reunindo os luteranos aqui

residentes. Neste perodo a Igreja passou de 50 para 106 locais e de 16 para 30 parquias. A segunda ocorreu nos anos 1930 a 1935, quando a IELB passou de 19.844 para 32.040 membros, um crescimento acima de 60%, passando de 232 para 333 locais, de 45 para 66 parquias, de 43 para 64 pastores. Este crescimento est ligado ao incio do trabalho entre os luteranos residentes no estado do Esprito Santo. A terceira fase foi de 1950 a 1955, imediatamente aps a 2a Guerra Mundial, acompanhando o processo de nacionalizao da Igreja, com uso da lngua nacional e o incio do trabalho nos estados do nordeste brasileiro.

% de membr os

Congr egaes

Nmer o de membr os

Pastores em P arquia

DADoS eStAtStICoS

Parquias

Distr it os

Revista do Planejamento 2014

PreSeNA
A cada ano, o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatstica (IBGE) divulga a estimativa da populao residente nos 5.565 municpios brasileiros. A tabela abaixo apresenta os nmeros do IBGE relativos a 1 de julho de 2009, comparando-os com os nmeros da IELB ao incio do mesmo ano. Em nmeros gerais, a IELB est presente em 15,5% dos municpios brasileiros. Alm disso, de cada cem mil habitantes, apenas 123 so membros da IELB. Estes nmeros revelam o potencial de crescimento que teramos para atingir os demais municpios e a populao brasileira.

A IELB est presente em 15,5% dos municpios brasileiros. De cada cem mil habitantes, apenas 123 so membros da IELB. Estes nmeros revelam o potencial de crescimento que teramos para atingir os demais municpios e a populao brasileira.

O grfico a seguir mostra o percentual de membros da IELB em cada regio.

Revista do Planejamento 2014

QUADro CoMPArAtIVo DoS DADoS eStAtStICoS


O quadro a seguir apresenta comparativo dos dados estatsticos no perodo de 2004 a 2008:

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 26 27 28 29 30 31 32 33 34 35 36 37 38 39 40 41 42 43 44 45 46 47 48

Parquias Estatsticas [Quantidade] % Congregaes Pontos de Pregao/Misso Pastores em congregaes Pastores em outras atividades Membros Aumento nmero de membros Crescimento % Batismos Profisses de f Diferena IECLB Diferena Transferncias Diferena Ajustes bitos Abandonos Excluses Cultos Freqncia Participao % Celebraes da Santa Ceia Freqncia Participao % Estudos Bblicos Freqncia Visitas pastorais Nmero de grupos Nmero de reunies Participao de luteranos Participao de no luteranos Estatsticas Financeiras [Qt] % Ofertas regulares Ofertas especiais Subsdios da IELB Subsdios do Distrito Entradas diversas Contribuio para IELB Porcentagem Contribuio para Distrito Porcentagem Investimento com Obreiros Investimento com Propriedades Investimento com Misso Investimento com Ensino Investimento com Servio Social Investimento com Comunicao Despesas Gerais Saldos das congregaes

Dados

6. COMPARATIVO ESTATSTICO IELB


483 [432] 89,4% 1.396 604 580 73 224.690 1.102 0,49% 2.960 3.869 97 -520 -475 -1.195 -3.180 -454 52.132 2.994.917 36,80% 38.086 1.427.380 27,50% 30.039 476.681 101.081 3.089 60.814 768.554 155.527 [416] 86,1% 17.471.426 2.010.164 833.586 227.072 2.507.623 1.206.332 6,90% 463.598 2,65% 12.748.490 2.294.926 2.198.980 118.142 115.616 187.205 5.238.919 1.273.568 2004 487 [456] 93,6% 1.412 640 584 83 228.586 3.896 1,73% 3.103 4.683 244 -798 551 -1.255 -2.527 -105 54.340 3.186.914 36,80% 40.994 1.527.256 27,30% 28.337 422.555 115.400 7.603 127.864 1.120.468 196.264 [433] 88,9% 19.464.333 2.217.708 915.949 270.293 3.362.429 1.353.592 6,95% 528.318 2,71% 14.102.905 2.989.408 2.443.809 152.549 153.346 201.698 6.031.339 1.605.494 2005 495 [487] 98,4% 1.423 653 607 82 230.215 1.629 0,71% 3.220 4.522 199 -586 -793 -1.379 -3.338 -216 58.328 3.277.548 35,80% 44.739 1.640.702 27,50% 27.609 421.184 132.560 7.451 125.138 1.251.216 216.184 [456] 92,1% 22.099.856 2.287.897 1.155.067 308.139 4.001.752 1.433.456 6,49% 629.018 2,85% 16.050.523 2.703.459 2.633.054 474.451 364.940 251.483 6.869.679 1.962.941 2006

503 [493] 98,0% 1.438 662 610 80 233.416 3.201 1,39% 3.041 4.597 123 52 -212 -1.378 -2.756 -266 59.838 3.264.597 34,90% 47.095 1.698.972 27,00% 27.601 421.010 135.501 7.726 132.949 1.254.957 245.097 [480] 95,4% 24.762.497 3.684.128 1.157.479 321.213 4.408.142 1.710.452 6,91% 701.999 2,83% 18.094.531 3.749.288 3.095.009 431.707 251.409 252.154 7.193.674 3.139.778

2007

508 [500] 98,4% 1.447 660 606 79 236.345 2.929 1,25% 3.058 4.464 194 -239 -41 -1.342 -2.663 -502 60.052 3.286.230 34,70% 47.823 1.720.040 27,30% 26.593 412.986 139.782 7.732 130.268 1.261.952 220.226 [490] 96,5% 27.715.687 4.112.824 1.187.146 359.047 5.156.913 1.926.540 6,95% 809.878 2,92% 19.179.667 5.535.505 3.525.431 491.087 337.049 285.098 7.931.725 3.856.461

2008

10 Revista do Planejamento 2014


Os dados estatsticos apontam para algumas realidades que necessitam destaque: m 78,5% dos membros so confirmados, percentual que tem aumentado 0,5% a cada ano. m muito grande o nmero de pessoas que tm abandonado a igreja, quais as causas de tal evaso? m Pouco mais de um tero dos membros tm participado regularmente dos cultos, e um pouco mais do que um quarto deles tm participado da Santa Ceia? Qual a causa desta baixa participao? m Temos um bom nmero de no luteranos participando das reunies dos departamentos, de maneira especial da Escola Dominical, onde passa de 20% esta participao, e nos grupos de Terceira Idade, onde chega a quase 40%. m No ano de 2008, tivemos uma mdia de receita de r$ 78.636,00 por parquia, sendo que 71,9% das entradas so resultado de ofertas regulares. m As ofertas para a misso em nvel distrital e nacional representaram cerca de 10% das ofertas regulares. m Dentre as causas para os resultados no serem os desejados, ser que poderamos dizer que isto acontece por falta de planejamento? Por m gesto administrativa do todo e das partes? Por falta de investimento em qualidade musical? Por mensagens e sermes no contextualizados? Pela falha em preparao dos cultos e atividades? Pela pouca receptividade nos cultos e atividades? Pelo baixo envolvimento dos membros? Pela centralizao ou falta de delegao de responsabilidades? m Se de algum modo estes motivos se verificam em determinada congregao, no seria o trabalho de planejamento, execuo e controle excelentes e adequadas ferramentas humanas para correo e melhoria, uma vez que em termos de doutrina e contedo nossa Igreja, de maneira geral, no apresenta problemas?

INDePeNDNCIA FINANCeIrA
A caminhada para alcanar a independncia da IELB comeou em 25 de janeiro de 1980, quando foi aprovada a sua independncia administrativa, tornando-se igreja irm da Lutheran Church Missouri Synod. Mas ainda havia um longo caminho pela frente at a sua independncia financeira, que ocorreu a partir do ano 2000, quando deixou de receber subsdio para o oramento.

muito grande o nmero de pessoas que tm abandonado a igreja, quais as causas de tal evaso?
A ao das congregaes para que pudssemos chegar a esta independncia pode ser vista no quadro acima.

Revista do Planejamento 2014

11

Ao mesmo tempo em que a IELB procura suprir suas prprias necessidades, h diversos projetos na rea da misso e da ao social, bem como da educao teolgica, que continuam a ser subsidiados pela igreja e por irmos da LCMS. O balano do ano de 2008 apresenta estes valores, bem como das entradas prprias, em comparao com a destinao das verbas:

MISSo
A importncia do planejar pode ser vista com os resultados dos planejamentos da IELB para 2004 e 2010. A partir de 1998, foram abertos 281 novos locais para pastores, lugares onde est sendo levada a efeito a misso de Deus, realizada atravs destes servos.

12 Revista do Planejamento 2014


asPectos eXternos
No planejamento da IELB e de suas congregaes devem ser considerados alguns aspectos externos que podem contribuir para a propagao da mensagem salvadora de Deus em Cristo Jesus ou dificult-la. Desejamos aqui ponderar sobre alguns desses aspectos que podem auxiliar na aplicao deste planejamento. Com certeza estas ponderaes no esgotam o assunto. Nossa inteno provocar a reflexo.

m Nossos Parceiros

m Nossos Concorrentes

+ +

outras igrejas crists Identific-las em nvel nacional ou local e procurar estabelecer aes em parcerias. organizaes no governamentais oNgs H uma profuso destas entidades e muitas outras sendo criadas, cujo objetivo podemos identificar e nos associar se pudermos atravs delas levar a mensagem salvadora. rgos governamentais nacionais ou locais Buscar parcerias, especialmente nas reas sociais e filantrpicas. Capelanias H possibilidades de se estabelecer capelanias em parceria com outras igrejas ou entidades. Meios de comunicao de massa Denominados de comunitrios, estes meios de comunicao esto sendo criados e autorizados a operar, especialmente canais de rdio e televiso. Podemos nos associar a eles para divulgar a nossa mensagem.

Quem so nossos concorrentes? Quem atrapalha ou cria dificuldades para que cumpramos a nossa misso? Como podemos superar estas dificuldades? Hoje, identificar-se como uma igreja evanglica cria associaes e rotulagens que ajudam ou atrapalham a nossa misso? Confuso religiosa Vivemos um momento de muita confuso religiosa e a histria nos mostra outros momentos similares, o que certamente exige que redobremos nossas convices e nos fortaleamos nos nossos princpios cristos. Ns mesmos A nossa falha em gerir a Igreja com mais ferramentas administrativas e de controle efetivos, o pouco investimento em reas cruciais como a msica, dentre outras, e uma certa apatia na misso e no agir com mais visibilidade, motivando assim os membros a testemunharem com cada vez mais alegria e dedicao missionrias podem nos fazer sermos algozes de ns mesmos.

+ + +

Hoje, identificar-se como uma igreja evanglica cria associaes e rotulagens que ajudam ou atrapalham a nossa misso?

Revista do Planejamento 2014

13

m Pblico Alvo
De acordo com a definio de Lutero: qualquer ser humano o nosso prximo, principalmente aquele que necessita de nossa ajuda (Martinho Lutero: Obras Selecionadas, volume 10, p. 480). Assim, nosso alvo todo o ser humano, para que ele creia na salvao eterna atravs de Jesus Cristo. Este pblico alvo est sempre nossa volta. H um trabalho estatstico, que congrega dados de uma dcada, indicando que mais de 60% dos cristos que entraram na Igreja o fizeram atravs de testemunhos pessoais de

outros cristos. Certamente isto aponta um caminho. H mtodos e estratgias missionrias que podem colaborar na nossa misso, mas estes sempre envolvero os indivduos (cristos), e planejar as aes fundamental. No entanto, retomando o enunciado inicial, a IELB uma instituio humana e no corresponde totalidade do corpo de Cristo. Sendo uma denominao com fortes caractersticas prprias, precisamos ter conscincia de que, com nosso jeito de ser e agir, sempre vamos atingir um pblico alvo determinado ou seja, aquele que simpatiza com nosso jeito de ser Igreja.

Assim, apesar de em termos gerais nosso pblico alvo ser todo e qualquer ser humano, em termos especficos, a instituio IELB, por suas caractersticas, vai atingir o pblico que a ela se adapta. Nesta perspectiva, as ferramentas humanas de planejamento, execuo e controle nos auxiliariam a melhorar cada vez mais os aspectos humanos da Igreja, bem como aperfeioar o estilo e forma de agir da IELB. Ao mesmo tempo, nos ajudam a manter a clareza e o contedo doutrinrio, bem como o carter universal do Evangelho, visando efetivamente levar Cristo para todos.

m Pas Continental - Diferenas regionais


A IELB enfrenta as dificuldades de um pas continental, com suas diferenas regionais, geogrficas, culturais e sociais. Precisamos nos adequar a elas e respeit-las. Algumas destas caractersticas so: ndice de urbanizao crescente, chegando a 83,8% dos brasileiros residindo na rea urbana. Estabilizao no nmero de novos municpios aps um grande crescimento nos ltimos anos. Atualmente, h 5.565 municpios. A populao composta em sua maioria por mulheres, pois a mdia nacional da razo de sexo de 94,78 homens por 100 mulheres. A taxa anual de crescimento demogrfico para o ano de 2009 de 1,12%. Uma caracterstica positiva que o brasileiro, em geral, um povo aberto, gentil, receptivo. O tradicionalismo (diversas geraes dentro da igreja) causou uma certa acomodao em muitos. A influncia pentecostal muito forte. A falta de conhecimento bblico gritante. H muitas pessoas que so crists nominais e se envolvem com espiritismo, filosofias orientais e outras correntes religiosas ou filosficas. Uma vez que a Igreja trabalha com um universo de pessoas, em locais e regies diferentes, a IELB tambm sofre a influncia de gostos, preferncias e estilos que podem ser to variados quanto o seu nmero de congregaes. Isto pode gerar tenses que necessitam ser bem administradas. Nota-se, portanto, ser necessrio investir em preparo, qualidade e planejamento para poder cada vez mais e melhor ter e manter o equilbrio entre o que doutrinrio e imutvel e aquilo que pode ser adaptado ao jeito de ser e viver de cada localidade. O nosso planejamento deve observar, dentro das possibilidades, estas diferenas, para que seus benefcios sejam utilizados e as dificuldades minimizadas.

Confirmao no Piau (acima) e encontro de famlias em Rondnia. a IELB trabalhando no pas continental

14 Revista do Planejamento 2014

3
P

deClaraes de direo
PLanejamento
Misso, propsito, valores e viso da Igreja Evanglica Luterana do Brasil

u NoSSA MISSo Proclamar Cristo para Todos


roclamar Cristo para todos faz parte da prpria essncia da igreja. Tanto Joo 20.21 como Mateus 28.19 fazem a ligao entre a obra realizada por Cristo at a sua ressurreio e a obra realizada por Cristo atravs da Igreja at o fim dos tempos. Falamos em "nossa misso" por uma questo tcnica de planejamento, mas sabemos que a misso de Deus e ns somos instrumentos em suas mos. O lema geral da IELB Cristo Para Todos j est em uso h quase duas dcadas (Conselho Diretor de maio de 1991), mas a IELB sempre proclamou Cristo para todos, desde os seus primrdios, dentro da viso global da Santa Igreja Crist e da misso de Deus. Todas as atividades da Igreja dentro das cinco reas de ao adorao, comunho, ensino, servio e testemunho devem gravitar em torno da nossa misso maior: proclamar Cristo Para Todos. No h sentido preocuparse com a educao sem ter em mente educar para a vida eterna; no h sentido realizar assistncia social sem dizer o porqu; no h sentido praticar mtodos evangelsticos sem proclamar Cristo para todos. Como Deus tem abenoado a proclamao da sua palavra entre ns at hoje, continuamos trabalhando na certeza de que ele est e estar abenoando a proclamao de Cristo para todos at o fim dos tempos.

Famlia sendo recebida por profisso de f, em Governador Valadares, MG

Revista do Planejamento 2014

15

u NoSSo ProPSIto Compartilhar o evangelho de Cristo para promover a evangelizao e o crescimento espiritual.

Novo Dicionrio Aurlio define propsito como algo que se pretende fazer ou conseguir . Ficamos com esta definio para melhor clarear nosso propsito como Igreja. O que pretendemos fazer proclamar o evangelho de Jesus Cristo para o maior nmero possvel de pessoas. Como instituio, no chegaremos a todos os seres humanos, mas alcanaremos muitas pessoas. O apstolo Paulo tambm expressa este seu propsito como cristo envolvido na misso de Deus quando diz: Assim eu me torno tudo para todos a fim de poder, de qualquer maneira possvel, salvar alguns (1 Corntios 9.22). O apstolo Paulo tambm mostra qual deve ser o propsito da Igreja em todos os tempos, como lemos em 2 Corntios 5.18-19: Tudo isso feito por Deus, o qual, por meio de Cristo, nos transforma de inimigos em amigos dele. E Deus nos deu a tarefa de fazer com que os outros tambm sejam amigos dele. A nossa mensagem esta: Deus no leva em conta os pecados dos seres humanos e, por meio de Cristo, ele est fazendo com que eles sejam seus amigos. E Deus nos mandou entregar a mensagem que fala da maneira como ele faz com que eles se tornem seus amigos. Nesse sentido, o propsito primeiro da IELB entregar para as pessoas a mensagem que as transforma em filhos de Deus. A se concentra o nosso desafio permanente como Igreja: conhecer bem as pessoas do nosso tempo, chamar a ateno delas para sua situao de pecadores perdidos (pregao da lei) e proclamar o evangelho da salvao e, igualmente, investir na formao e na capacitao dos cristos para que

templo da IelB em Toropi, regio central do RS

possam compartilhar a mensagem com as pessoas. O que queremos conseguir que as pessoas conheam o Salvador Jesus, creiam nele e sejam salvas. Na verdade, o evangelho de Cristo foi registrado com esse objetivo, como lemos em Joo 20.30-31: Jesus fez diante dos discpulos muitos outros milagres que no esto escritos neste livro. Mas estes foram escritos para que vocs creiam que Jesus o Messias, o Filho de Deus. E para que, crendo, tenham vida por meio dele. Mas tambm queremos que as pessoas cresam no conhecimento do Salvador, que cresam na f e na nova vida como filhos de Deus. Nesse sentido, alm de entregar a mensagem, queremos reunir e unir as pessoas em congregaes, e tambm em grupos e departamentos menores, para que possam apoiarse mutuamente e compartilhar experincias de f e de vida crist. O que pretendemos conseguir hoje, e isso obra de Deus, o que o apstolo escreve aos Efsios, no contexto da sua poca (2.1922): Portanto vocs no so mais estrangeiros nem visitantes. Agora vocs so cidados que pertencem ao povo de Deus e so membros da famlia dele. Vocs so como um edifcio e esto construdos sobre o alicerce que os apstolos e os profetas colocaram. E a pedra fundamental desse edifcio o prprio Jesus Cristo. Ele mantm o edifcio todo bem firme e faz com que cresa como um templo dedicado ao Senhor. Assim vocs tambm, unidos com Cristo, esto sendo construdos, junto com os outros, para se tornarem uma casa onde Deus vive por meio do seu Esprito.

16 Revista do Planejamento 2014


u NoSSoS VAloreS A ao e o amor de Deus atravs da sua Palavra e dos sacramentos do Batismo e da Santa Ceia, que concedem perdo, vida e salvao em Cristo.
eus age! E Deus age em amor! E Deus o faz para conceder perdo, vida e salvao! Este o amor de Deus demonstrado em sua ao em favor da humanidade. Ele vem ao nosso encontro. Mas Deus age atravs de meios os meios da graa: a Palavra, o Batismo e a Santa Ceia. Estes so os meios institudos por Deus para recebermos o perdo de todos os nossos pecados, a salvao em Cristo, a garantia da vida eterna. por estes meios que Deus age em ns, est presente entre ns, revela o seu amor a ns. Deus usa sua Palavra para dar vida a todos. No Batismo, sua Palavra est ligada gua para transformar pecadores em filhos amados de Deus.

Na Santa Ceia, Deus usa po e vinho unidos sua Palavra para dar perdo e vida eterna, fortalecendo a f em Cristo. Estes so os nossos valores aquilo que temos a oferecer s pessoas ao nosso redor, tanto aos que j fazem parte da comunho crist como queles que ainda no chegaram ao conhecimento do Salvador. Lutero afirmou nas 95 teses: O verdadeiro tesouro da Igreja o santssimo evangelho da glria e da graa de Deus (Tese 62). Nossas aes dentro do Planejamento IELB 2014 devem ser dirigidas e coordenadas por estes valores, pois so estes meios da graa que queremos oferecer s pessoas para que Deus aja nas suas vidas revelando o amor dele.

O verdadeiro tesouro da Igreja o santssimo evangelho da glria e da graa de Deus.


A ao e o amor de Deus atravs da Santa Ceia, em Canoas, RS

Revista do Planejamento 2014

17

u NoSSA VISo Sermos uma Igreja luterana confessional que vai ao encontro das necessidades das pessoas.

nde queremos estar? O que queremos atingir com o nosso planejamento? Que Igreja quer-

Leitura da Bblia em braile por portador de deficincia visual em Pontes e Lacerda, MT

emos ser? Entendemos que somos uma Igreja luterana confessional. Isto quer dizer que somos uma Igreja histrica, com razes histricas expressas em nossas confisses, reunidas no Livro de Concrdia de 1580. As confisses so a expresso da nossa doutrina, com base na revelao da Escritura Sagrada. Elas definem e resumem a verdade exposta na Bblia e so necessrias para defender a Igreja de ensinamentos falsos. Mas qual o proveito termos a pura doutrina, se a guardarmos apenas para ns e no formos ao encontro das pessoas ao nosso redor? O Novo Testamento muito claro ao colocar os discpulos no caminho de ir: Vo pelo mundo inteiro (Marcos 16.15); Vocs sero minhas testemunhas em Jerusalm, em toda a Judia e Samaria e at nos lugares mais distantes da terra (Atos 1.8). Esta a misso centrfuga da Igreja ir! No ficar sentada esperando que as pessoas venham at ela. No ficar escondendo sua doutrina, sua confisso, sua f mas torn-las conhecidas ao mundo. Ir ao encontro das pessoas e ajudlas em suas necessidades. isto que queremos fazer, considerando o ser humano integral. No queremos apenas atender sua necessidade primeira a de perdo, vida e salvao. Mas tambm queremos dar-lhe po e gua, receb-lo em nossa casa e vesti-lo, visit-lo quando doente ou preso (Mateus 25.37-39). Esta a Igreja que queremos ser. Uma Igreja que proclama Cristo para

todos, compartilhando o Evangelho para que as pessoas creiam no Salvador e cresam espiritualmente, reconhecendo a ao e o amor de Deus atravs dos meios da graa. E, a partir do que Cristo fez em nossa vida, irmos ao encontro dos outros, para que vivam com Deus, agora e eternamente. preciso ainda lembrar que, declarando nossa viso, misso e valores, declaramos tambm exatamente quem somos e queremos ser como IELB, instituio e denominao. E por que importante destacar isso? Porque a IELB uma instituio humana e, como tal, tem caractersticas e aspectos humanos que so acolhidos e abraados por aqueles que com eles se identificam. Quanto Palavra e doutrina, no h dvida de que so universais. Mas o jeito de praticar e viver este contedo distinto na IELB. o que revelam nossas declaraes de direo. Assim, no se criam falsas expectativas, todos sabem que tipo de pessoas vamos alcanar: aquelas que querem uma Igreja que tem como valores mximos a Palavra

e os sacramentos, que afirma ter a doutrina clara e pura, que promove a evangelizao e o crescimento espiritual. Tudo isto para ser uma Igreja confessional que vai ao encontro das pessoas em suas necessidades. Alm disso, h ainda os aspectos subjacentes que no aparecem nestas declaraes gerais, mas que tambm so cruciais para determinar que tipos de pessoas sero da IELB, como o culto litrgico, a configurao congregacional do snodo, o estilo de administrao das congregaes, a orientao do trabalho pastoral na Igreja, a hierarquia ou ausncia dela, a msica, os projetos. Assim, chegamos s perguntas: Voc quer fazer parte de tal igreja? Voc quer caminhar conosco, firme na f e na confisso da doutrina pura? Voc quer ir ao encontro do outro, repartindo o amor de Cristo? para esta caminhada que continuamos com o Planejamento da IELB, para que possamos continuar seguindo no mesmo caminho, andando em conjunto como snodo no caminho de Deus.

18 Revista do Planejamento 2014

alvos Para

2014

aLvos
Para cumprir sua misso e realizar a viso de futuro, com base nos seus valores, a IELB, pautar seus esforos estratgicos no horizonte de 2014 em seis grandes reas, objetivando alcanar 16 alvos.

reA De MISSo 1. Crescermos 10% no nmero de membros.


A IELB completou o ano de 2008 com 236.345 membros e colocou como alvo crescer 10% at 2014, o que elevaria o nmero de membros para 260 mil. O clculo parte do percentual de 1,25% que a IELB cresceu em 2008 e coloca como desafio aumentar este percentual 0,25% a cada ano. Assim, em 2009 o desafio crescer 1,5%, chegando em 2014 com um crescimento de 2,75%.

reA De ForMAo e reCUrSoS HUMANoS 4. recrutamento mdio de 30 alunos por ano.


Em 2009, dez novos alunos ingressaram no Seminrio Concrdia, o que mostra que preciso incrementar o recrutamento de novos alunos. A necessidade de novos pastores na IELB podemos ver na tabela abaixo, que apresenta o movimento de pastores nos ltimos cinco anos.
SITUAO PASTORAL Ingresso no ministrio Mudana de local ou atividade Emritos Cedncias Demisso pacfica Licenciamento Retorno ao ministrio ativo Sada do ministrio Falecimentos 2009 17 65 10 0 26 14 16 10 3 2008 15 58 7 3 30 7 21 10 3 2007 45 42 15 5 17 13 14 3 10 2006 17 35 8 5 17 5 21 7 1 2005 34 35 7 5 16 4 12 1 3 TOTAIS 128 235 47 18 106 43 84 31 20 MDIA 26 47 9 4 21 9 17 6 4

2. 40 novos campos missionrios subsidiados pela IelB 3. Independncia de 25 parquias subsidiadas.


Atualmente, a IELB possui 83 campos missionrios subsidiados. Com estes dois alvos, ao final de 2014 a IELB dever ter cerca de 100 congregaes subsidiadas. A tabela abaixo mostra que quando foi elaborado o Planejamento IELB 2010, no ano de 2003, havia 66 parquias subsidiadas e, neste perodo 51 ficaram independentes e 68 novas parquias passaram a receber subsdio.

Nos ltimos cinco anos houve uma mdia anual de 26 pastores ingressando no ministrio, e de 32 pastores que ou deixaram o ministrio ativo e no retornaram, ou deixaram de ser pastores. Isto aponta para uma necessidade mnima de seis novos pastores ao ano. Mas preciso considerar ainda que a propenso de um aumento no nmero das sadas em geral, bem como a abertura de novos locais, cuja mdia anual foi de 28 nos ltimos cinco anos. A soma destes nmeros aponta que so precisos 32 novos pastores a cada ano. Tambm necessrio levar em conta que, do ingresso de novos alunos, muitos no se formam aps o perodo de seis anos de estudo.

5. Cada pastor participar de pelo menos um curso de aperfeioamento.


A necessidade de aperfeioamento dos pastores premente e, por isso, a AFRH julga necessrio que neste perodo cada pastor participe de pelo menos um curso de aperfeioamento de 20 horas/aula.

Revista do Planejamento 2014

19

6. todas as escolas da IelB filiadas rede luterana de educao.


Atualmente, a IELB possui 60 unidades educacionais. So 53 escolas de educao infantil e de ensino fundamental e mdio, alm de 20 locais onde h ensino superior, dos quais sete possuem apenas o ensino superior. Destas 60 escolas, 25 so filiadas ANEL, mas j houve a sinalizao de que as escolas da ULBRA se filiaro ANEL.

reA De CoMUNICAo

10. Fomentar aes de comunicao em nvel nacional e local.


necessrio que a Igreja se comunique, tanto a partir do Centro Administrativo em direo mdia externa mas tambm com congregaes, pastores e membros luteranos. Da mesma forma, preciso que as congregaes e pastores utilizem os meios de comunicao disposio para se fazerem presentes na comunidade social, mas tambm se comuniquem com seus membros e com as pessoas que fazem parte da sua rea de abrangncia. por isso que a rea de Comunicao elegeu este alvo, utilizando a Assessoria de Comunicao da IELB e a estrutura administrativa existente para se comunicar com os pblicos essenciais constitutivos e de sustentao.

reA De eDUCAo CrISt 7. Aumentar a participao nos cultos em 10 pontos percentuais.


A frequncia aos cultos tem apresentado um leve decrscimo nos ltimos cinco anos, passando de 36,8% em 2004 para 34,7% em 2008. O que fazer para reverter esta situao de que pouco mais de um tero dos membros participem regularmente? Uma das estratgias oferecer um nmero maior de cultos a cada semana. Mas somente isto no traz resultados. necessrio o trabalho pastoral de buscar os afastados, para o que os grupos de estudos bblicos nos lares so fundamentais, alm da presena pastoral atravs de visitas e aconselhamento.

11. 15% das famlias terem assinatura do Mensageiro luterano.


Atualmente, cerca de 10% das famlias luteranas possuem assinatura do Mensageiro Luterano. Na prtica, este alvo coloca como desafio fazer com que a cada ano mais 1% das famlias se tornem leitoras desta revista, aumentando o nmero de assinantes de cerca de 7 mil para 11 mil em 2014.

8. ter grupos de estudo bblico em todas as parquias.


Das 508 parquias, 409 realizaram estudos bblicos em 2008. Assim, 99 parquias no tiveram estudos bblicos, o que equivale a 19,5%. Considerando-se a existncia de 2.107 locais (congregaes e pontos), houve estudos bblicos em apenas 1.104, o que equivale a 52,4%. O contato com a Palavra de Deus nos estudos bblicos, alm da comunho e do servio, so bnos que atestam a importncia desta atividade da Igreja.

12. 90% das famlias terem devocionrio Castelo Forte ou Cinco Minutos com Jesus.
Em 2008, a Editora Concrdia comercializou cerca de 40 mil exemplares do devocionrio Castelo Forte, alm de 8 mil Cinco Minutos com Jesus. A CPTN comercializou outros 8 mil exemplares de Cinco Minutos com Jesus, o que d um total de 56 mil devocionrios. Assim, cerca de 80% das famlias luteranas possuem um devocionrio e podem realizar sua devoo no lar.

9. realizar cursos de formao de lideranas em todos os distritos.


A falta de lideranas uma das deficincias detectadas na anlise do nosso ambiente interno. Muitas congregaes e distritos sentem a falta de pessoas para assumirem cargos de liderana. por isso que a AEC estabeleceu como um de seus alvos a realizao de cursos de formao de lideranas em todos os distritos, contando com o auxlio do Programa de Evangelizao e Mordomia Crist (PEM) e a participao do Coordenador Nacional, dos Coordenadores Distritais, pastores e lderes.

reA De Ao SoCIAl 13. ter programas de ao social em todas as parquias.


Das 508 parquias, 319 relataram algum programa social em 2008, o que equivale a 60,8%. H um longo caminho a ser trilhado para que o amor ao prximo se torne efetivo em aes de ajuda s pessoas.

saiBa mais soBre a iGreja acessando na internet

WWW.ieLB.orG.Br

20 Revista do Planejamento 2014


reA De FINANAS

14. todas as parquias adotarem novembro como o ms da mordomia da oferta.


Escolher um perodo especfico para nele enfatizar o ensino e a prtica da oferta crist o objetivo deste alvo. No ms de novembro comum as congregaes reunirem seus membros para relembrar o que Deus diz sobre a oferta. O desafio que todas o faam, motivando as pessoas com a graa de Deus para uma vida de santificao.

15. 50% das parquias contribuindo com 11% ou mais.


No ano de 2008, 85 parquias contriburam com 11% ou mais de suas ofertas prprias, o que equivale a 16,7%. Se cada parquia aumentar um ponto percentual nas suas contribuies IELB, chegaremos em 2014 com 253 parquias contribuindo com 11% ou mais, o que equivale a 49,8% das atuais 508 parquias.

16. Aumentar em 10% as contribuies para o oramento da IelB, mais inflao.


O mesmo percentual utilizado para o crescimento dos membros foi aplicado para o aumento das contribuies para o oramento da IELB, o que elevaria os R$ 2.051.428,82 contribudos em 2008 para R$ 2.256.571,70 em 2014, mais a inflao do perodo.

stes so os alvos sinodais. Para serem alcanados, necessrio que as nossas congregaes resgatem o esprito de snodo, do andar em conjunto. Os objetivos e projetos congregacionais no podem colocar margem os objetivos sinodais. Nenhuma congregao uma ilha e sozinha no subsistir. Precisamos nos unir e ter alvos comuns, sinodais. O que cada congregao far para atingir estes alvos? Umas faro mais, outras faro menos; umas precisam repensar objetivos e outras reforar e dar mais nfase a determinados objetivos. Umas tero maiores facilidades para conseguir mais assinaturas do Mensageiro Luterano, outras j tem um exemplar em cada lar; algumas tm um percentual de participao aos cultos acima de 50%, outras esto abaixo dos 20%; algumas j contribuem com 11% para o oramento da IELB, outras tm srias dificuldades nesta rea. E assim, umas vo suprindo as carncias das outras. Mas todas elas se esforando ao mximo, seguindo a recomendao do apstolo Paulo (1 Corntios 15.58): Continuem ocupados no trabalho do Senhor, pois vocs sabem que todo o seu esforo nesse trabalho sempre traz proveito, pois do Senhor vem a bno no tempo oportuno. As pginas a seguir apresentam como a execuo dos alvos sinodais est projetada em nvel nacional, por rea de Ao. preciso destacar, com relao aos recursos financeiros, que onde no est indicado um valor especfico necessrio, o oramento indicado assumir como investimento dentro de suas despesas normais. Quanto avaliao dos alvos, ela ser feita pela Diretoria Nacional, nas reunies das reas e do Conselho Diretor. Avaliaes especficas podero ser programadas de acordo com determinadas estratgias.

Nenhuma congregao uma ilha e sozinha no subsistir. Precisamos nos unir e ter alvos comuns, sinodais.

Revista do Planejamento 2014

21

22 Revista do Planejamento 2014

Revista do Planejamento 2014

23

24 Revista do Planejamento 2014

Revista do Planejamento 2014

25

tema e lemas, eventos


a iGreja comunica a vida
Este o tema geral da IELB para os prximos quatro anos de atividades da Igreja.

2011
Acolhendo e integrando
(Jesus o bom pastor)
O bom pastor d a vida pelas ovelhas. Joo 10.11

42 Congresso Nacional da JELB Conclios Regionais de Pastores e Lderes Encontros de Formao de Lideranas Fruns de Misso Conselho Diretor - 12 a 15 de novembro

2012
Fundamentando
(Jesus - a rocha firme)
O Senhor a minha rocha poderosa e o meu abrigo. Salmo 62.7

26 Congresso Nacional da LSLB Encontros Regionais de Professores de Escola Dominical Encontros de Formao de Lideranas Festivais Missionrios Conselho Diretor - 11 a 14 de outubro

2013
Capacitando
(Jesus - o sol nascente)
O Senhor far brilhar sobre ns a sua luz. Lucas 1.78

43 Congresso Nacional da JELB 20 Congresso Nacional da LLLB Conclios Regionais de Pastores Encontros de Formao de Lideranas Fruns de Misso 110 anos do Seminrio Concrdia - 27 de outubro Conselho Diretor - 14 a 17 de novembro

2014
Comunicando sempre
(Jesus - a gua viva)
Eu os guiarei e os levarei at as fontes de gua. Isaas 49.10

27 Congresso Nacional da LSLB 61 Conveno Nacional - 1 a 4 de maio - 110 anos da IELB Encontros Regionais de Professores de Escola Dominical Festivais Missionrios Conselho Diretor - 9 a 12 de outubro

26 Revista do Planejamento 2014

Planejamento das Congregaes


PLanejando Por reas
O planejamento das congregaes ser elaborado considerando-se as cinco reas de ao das congregaes: adorao, comunho, ensino, servio e testemunho, mas incluindo tambm as aes de comunicao

p l anejamento das congregaes ser realizado durante o primeiro semestre de 2010 e enviado ao Centro Administrativo da IELB at o dia 30 de junho de 2010. Ser elaborado dentro dos mesmos critrios do Planejamento IELB 2010, considerando-se as cinco reas de ao das congregaes: adorao, comunho, ensino, servio e testemunho, mas incluindo tambm as aes de comunicao importante lembrar que o planejamento deve envolver o maior nmero de membros possvel, pois a participa-

o gera compromisso com os objetivos traados. Por isso, no apenas a diretoria que deve planejar, ou o pastor, como se o planejamento fosse dele. Assim, mesmo que haja mudana de pastor, a congregao continua tendo o seu planejamento e o novo pastor ir se adequar quilo que a congregao planejou. Os Conselhos Distritais tm uma importante funo dentro deste processo de planejamento, de forma especial no planejamento conjunto de divises paroquiais, colocao de mais um pastor e abertura de novos pontos de

misso dentro de sua rea geogrfica, dando ateno especial a novas possibilidades missionrias. O Planejamento IELB 2004 trabalhou com a meta de que cada 250 membros fossem atendidos por um pastor. um ideal que no deve ser abandonado. Dentro da realidade da IELB, inclusive financeira, foi proposto no Planejamento IELB 2010 e mantido para o atual que cada 500 membros fossem atendidos por um pastor, buscando-se a diviso de parquias maiores ou a colocao de mais um pastor.

Culto de 105 anos da IelB, em Novo Hamburgo, RS, reuniu 2 mil pessoas e dezenas de pastores

Revista do Planejamento 2014

27

PlANIlHA 1 AlVoS PArA 2010


Pr e e n c h a u m a p l a n i l h a p o r parquia, totalizando os dados das congregaes. Os alvos colocados so os mesmos estabelecidos para a IELB, com o objetivo de que cada parquia planeje o que pode fazer para que estes alvos sejam alcanados. 1. Nmero de membros: Informar o nmero de membros em 31 de dezembro de 2009 e a projeo de membros para cada ano, considerando o crescimento que a parquia est projetando. 2. Frentes missionrias: Informar o nmero de frentes missionrias ou pontos de misso projetados para serem abertos a cada ano. 3. Independncia financeira: Se a parquia subsidiada pela IELB, informar qual o ano da independncia financeira. 4. recrutamento de alunos para o Seminrio: Se h jovens que demonstram interesse em irem para o Seminrio, indique o possvel ano de ingresso. 5. Participao do pastor em cursos: Informar em quais anos est projetada a participao do pastor em cursos de especializao e psgraduao. 6. Participao aos cultos: Informar o percentual de participao no ano de 2009 e projetar o crescimento para os demais anos. 7. grupos de estudo Bblico: Informar se h grupos familiares de estudo bblico na parquia, indicando o nmero de grupos que se renem regularmente. 8. Mensageiro luterano: Informar o nmero atual de assinaturas do Mensageiro na parquia e a projeo de crescimento. 9. Devocionrios: Informar o nmero de famlias que tem devocionrios Castelo Forte e Cinco Minutos

PlANIlHA 2 reAS De Ao
Preencha uma planilha para cada rea de ao, por parquia. Se for necessrio, pode ser preenchida uma planilha por congregao. As reas de atuao so: Adorao, Comunho, Ensino, Servio e Testemunho. 1. objetivo: Procure estabelecer objetivos alcanveis e que possam ser medidos, procurando sempre destacar a funo principal da Igreja a misso de Deus e a participao do sacerdcio real, de todos os membros. 2. estratgias: Quais so as aes necessrias para se atingir o objetivo estabelecido? Quais os passos necessrios? 3. Perodo: De quando at quando? 4. recursos humanos: Quem vai fazer o qu? Quem o responsvel pelas aes? 5. recursos materiais: O que preciso em termos de materiais? 6. recursos financeiros: Quanto vai custar atingir cada objetivo? Qual a fonte dos recursos? 7. Avaliao: Quando ser feita a avaliao dos objetivos? Quem far a avaliao?

Ordenao de Fabiano Brusch Mller, pastor em Campinas, SP


de Jesus, e projetar o crescimento para os demais anos. 10. Programas de ao social: Informar quantos programas de ao social existem na parquia ou de quantas maneiras diferentes a parquia est fazendo sua ao social, e a projeo de crescimento. 11. Ms da mordomia da oferta: Informar se h estudos bblicos sobre a mordomia da oferta e, se no houver, em qual ano h a projeo de iniciar estes estudos. 12. Contribuio 11%: Informar com qual percentual a parquia est contribuindo e qual a projeo para os prximos anos. 13. Contribuies para IelB: Informar em reais o valor de contribuio em 2009 e os valores projetados para os prximos anos, planejando um crescimento real, sem considerar reajuste inflacionrio. 14. estagirio: Informar o ano em que a parquia ter necessidade de estagirio, ou em quais os anos. 15. Mais um pastor ou diviso paroquial: Informar para qual ano est projetada a necessidade de mais um pastor ou a diviso paroquial. 16. Aquisio de bens: Informar qual o tipo de bem (terreno, automvel, computador, etc.) e para qual ano est planejada a sua aquisio. 17. Construo / reformas: Informar qual o tipo de construo ou reforma e para qual ano est projetada. 18. outras necessidades: Informar outras necessidades que a parquia planeja atender e em qual ano.

PlANIlHA 3 CoMUNICAo
Preencha a terceira planilha informando quais os meios de comunicao que so utilizados pela parquia, tanto para com os seus membros bem como para a sociedade em geral. A avaliao do planejamento das congregaes continua fazendo parte do formulrio estatstico (pgina 5), sendo entregue anualmente pelas congregaes e apresentado relatrio ao Conselho Diretor.

28 Revista do Planejamento 2014

Revista do Planejamento 2014

29

30 Revista do Planejamento 2014

Revista do Planejamento 2014

31

DATAS E EVENTOS NO DISTRITO E CONGREGAO

2011

2012

2013

2014

32 Revista do Planejamento 2014


ANOTAES
___________________________________________________________________________________________________________ ___________________________________________________________________________________________________________ ___________________________________________________________________________________________________________ ___________________________________________________________________________________________________________ ___________________________________________________________________________________________________________ ___________________________________________________________________________________________________________ ___________________________________________________________________________________________________________ ___________________________________________________________________________________________________________ ___________________________________________________________________________________________________________ ___________________________________________________________________________________________________________ ___________________________________________________________________________________________________________ ___________________________________________________________________________________________________________ ___________________________________________________________________________________________________________ ___________________________________________________________________________________________________________ ___________________________________________________________________________________________________________ ___________________________________________________________________________________________________________ ___________________________________________________________________________________________________________ ___________________________________________________________________________________________________________ ___________________________________________________________________________________________________________ ___________________________________________________________________________________________________________ ___________________________________________________________________________________________________________ ___________________________________________________________________________________________________________ ___________________________________________________________________________________________________________ ___________________________________________________________________________________________________________ ___________________________________________________________________________________________________________ __________________________________________________________________________________________________________

Das könnte Ihnen auch gefallen