Sie sind auf Seite 1von 20

Vestibular 2010

Assinatura do candidato

rea de Humanidades Prova de ConheCimentos esPeCfiCos

Caderno

de

Questes

Verifique se esto corretos seu nome e nmero de inscrio impressos na capa deste caderno. Assine com caneta de tinta azul ou preta apenas no local indicado. Esta prova contm 15 questes discursivas. A prova ter durao total de 4 horas. O candidato somente poder entregar este Caderno e sair do prdio depois de transcorridas 2 horas, contadas a partir do incio da prova. A prova deve ser feita com caneta de tinta azul ou preta. A resoluo e a resposta de cada questo devem ser apresentadas no espao correspondente. No sero consideradas questes resolvidas fora do local indicado.

18.12.2009

NO ESCREVA NESTE ESPAO

lNguA PORTuguESA 01. Leia o anncio.

(Veja, 24.06.2009.)

a)

Explique que relao de sentido h entre os termos aperfeioamento e perfeio na construo da mensagem publicitria.

b) A palavra aperfeioamento deriva do verbo aperfeioar, que, por sua vez, deriva de perfeio. Indique o processo de formao usado em cada caso.

RESOluO
RESERVADO BANCA CORRETORA

a)

b)

TOTAL

UFSP0901/CE-Humanidades

02. Leia o trecho final de Ubirajara, de Jos de Alencar. Enquanto nas grandes tabas se preparava a festa do triunfo e o heri repousava na rede, Araci foi ao terreiro e voltou conduzindo Jandira pela mo. Jandira irm de Araci, tua esposa. Ubirajara o chefe dos chefes, senhor do arco das duas naes. Ele deve repartir seu amor por elas, como repartiu a sua fora. A virgem araguaia ps no guerreiro seus olhos de cora. Jandira serva de tua esposa; seu amor a obrigou a querer o que tu queres. Ela ficar em tua cabana para ensinar a tuas filhas como uma virgem araguaia ama seu guerreiro. Ubirajara cingiu ao peito, com um e outro brao, a esposa e a virgem. Araci a esposa do chefe tocantim; Jandira ser esposa do chefe araguaia; ambas sero as mes dos filhos de Ubirajara, o chefe dos chefes, e o senhor das florestas. *** As duas naes, dos araguaias e dos tocantins, formaram a grande nao dos Ubirajaras, que tomou o nome do heri. Foi esta poderosa nao que dominou o deserto. Mais tarde, quando vieram os caramurus, guerreiros do mar, ela campeava ainda nas margens do grande rio.

No Romantismo europeu, os autores voltaram-se a seu passado medieval, na busca de suas origens e de seus valores. No Brasil, essa busca ficou centrada na figura do ndio. a) Explique como o personagem Ubirajara expressa o ideal exposto, retirando duas expresses do texto que comprovem a sua resposta.

b) Explique como a relao de amor e, por extenso, entre homem e mulher, apresentada em Ubirajara, retirando trecho do texto que exemplifique sua resposta.

RESOluO
RESERVADO BANCA CORRETORA

a)

b)

TOTAL

UFSP0901/CE-Humanidades

03. Leia o texto. O cajueiro floresceu quatro vezes depois que Martim partiu das praias do Cear, levando no frgil barco o filho e o co fiel. A jandaia no quis deixar a terra onde repousava sua amiga e senhora. O primeiro cearense, ainda no bero, emigrava da terra da ptria. Havia a a predestinao de uma raa? (...) Afinal volta Martim de novo s terras, que foram de sua felicidade, e so agora de amarga saudade. Quando seu p sentiu o calor das brancas areias, em seu corao derramou-se um fogo que o requeimou: era o fogo das recordaes que ardiam como a centelha sob as cinzas. S aplacou essa chama quando ele tocou a terra, onde dormia sua esposa; porque nesse instante seu corao transudou, como o tronco do jata nos ardentes calores, e orvalhou sua tristeza de lgrimas abundantes. (...) Era sempre com emoo que o esposo de Iracema revia as plagas onde fora to feliz, e as verdes folhas a cuja sombra dormia a formosa tabajara. Muitas vezes ia sentar-se naquelas doces areias, para cismar e acalentar no peito a agra saudade. A jandaia cantava ainda no olho do coqueiro; mas no repetia j o mavioso nome de Iracema. Tudo passa sobre a terra.
(Jos de Alencar, Iracema.)

Com base nas informaes textuais, explique a) o porqu do sentimento de saudade referido no trecho: Afinal volta Martim de novo s terras, que foram de sua felicidade, e so agora de amarga saudade. Justifique sua resposta com duas passagens do texto.

b) como se d a presena da natureza na composio da cena, retirando duas expresses do texto que exemplifiquem sua resposta.

RESOluO
RESERVADO BANCA CORRETORA

a)

b)

TOTAL

UFSP0901/CE-Humanidades

04. Leia o texto. Jesus, que barriga De um lado a luz, na forma de uma sorridente e radiante Gisele Bndchen, 28 anos, que em seu nico desfile na semana de moda em So Paulo exibiu a beleza simptica de costume sempre com roupas estrategicamente soltinhas. De outro, na mesma passarela, a cara fechada e o peito aberto de Jesus Luz, 22, no namorado de todo mundo sabe quem.
(Veja, 24.06.2009.)

a)

Tendo como referncia o uso coloquial e interjetivo que as pessoas fazem da palavra Jesus e o texto apresentado, faa duas interpretaes possveis e coerentes para a frase Jesus, que barriga.

b) Tomando como parmetro a referncia ao semblante das personalidades citadas, nomeie a relao de sentido estabelecida entre eles, utilizando termos que justifiquem sua resposta.

RESOluO
RESERVADO BANCA CORRETORA

a)

b)

TOTAL

UFSP0901/CE-Humanidades

05. Considere o texto de Patativa do Assar. Coisas do meu serto Seu dot, que da cidade Tem diproma e posio E estudou derne minino Sem perd uma lio, Conhece o nome dos rio, Que corre inriba do cho, Sabe o nome das estrela Que forma constelao, Conhece todas as coisa Da histora da criao E agora qu i na Lua Causando admirao, Vou faz uma pergunta, Me preste bem ateno: Pruqu no quis aprend As coisa do meu serto? a) O texto apresentado afasta-se das convenes ortogrficas da lngua e da norma padro. Em que medida se podem considerar legtimos os usos nele presentes?

b) Transponha para a norma padro da lngua as passagens: E agora qu i na Lua e Pruqu no quis aprend/As coisa do meu serto?

RESOluO
RESERVADO BANCA CORRETORA

a)

b)

TOTAL

UFSP0901/CE-Humanidades

gEOgRAfiA 06. Observe o mapa da Taxa de Fecundidade da ndia 2003.

(Atlas gopolitique et culturel, 2005. Adaptado.)

a)

Descreva a distribuio geogrfica da Taxa de Fecundidade na ndia.

b) Qual relao pode ser estabelecida entre a Taxa de Fecundidade e a insero do setor de servios da ndia na economia mundial? Cite ao menos um exemplo e comente.

RESOluO
RESERVADO BANCA CORRETORA

a)

b)

TOTAL

UFSP0901/CE-Humanidades

07. Observe a tabela. EmissEs dE CO2, pOr fOntE dE EnErgia, EmissEs per capita, E sObrE O tOtal mundial, Em pasEs sElECiOnadOs.
% de energia gerada da queima Emisses per % de emisses de carvo sobre capita, em t de CO2 sobre o Pases total mundial de CO2 selecionados as fontes totais de energia do pas 1990 2005 2004 Canad 11,6 10,3 20,0 2,2 Estados Unidos da 23,8 23,7 20,6 20,9 Amrica Alemanha 36,1 23,7 9,8 2,8 Reino Unido 29,7 16,1 9,8 2,0 China 61,2 63,3 3,8 17,3 Brasil 7,2 6,5 1,8 1,1
(Informe sobre desarrollo humano 2007-2008, PNUD, 2007.)

a)

Compare a participao do carvo nas fontes de energia da Alemanha, Reino Unido e China em 1990 e 2005.

b) Analise o total de emisses de CO2 per capita dos Estados Unidos, Canad e Brasil e a participao de cada um no total de emisses mundiais, em 2004.

RESOluO
RESERVADO BANCA CORRETORA

a)

b)

TOTAL

UFSP0901/CE-Humanidades

08. Na dcada de 1990, verificou-se uma desconcentrao industrial no Brasil. a) Quais as consequncias para o Estado de So Paulo?

b) Quais estados ganharam maior destaque industrial nesse processo? Explique.

RESOluO
RESERVADO BANCA CORRETORA

a)

b)

TOTAL

UFSP0901/CE-Humanidades

10

09. A luta pela terra no Brasil ganhou dimenso nacional com a emergncia de movimentos sociais e polticas de distribuio de terras pelo governo. Apesar disso, persistem os conflitos no campo brasileiro. a) Por que ocorrem conflitos na fronteira agrcola do pas?

b) Qual foi a principal mudana ocorrida nos conflitos no campo brasileiro nos ltimos anos? Explique.

RESOluO
RESERVADO BANCA CORRETORA

a)

b)

TOTAL

11

UFSP0901/CE-Humanidades

10. Observe a figura.

(As grandes unidades de relevo. Penteado, 1994.)

a)

Identifique corretamente as formas de relevo I e II apontadas na figura.

b) Explique o processo de formao das formas de relevo I e II.

RESOluO
RESERVADO BANCA CORRETORA

a)

b)

TOTAL

UFSP0901/CE-Humanidades

12

HiSTRiA 11. (...) no ltimo quartel do sculo VII [a.C.] que a economia das cidades (...) volta-se decididamente para o exterior; o trfico por mar vai ento amplamente ultrapassar a bacia oriental do Mediterrneo, entregue a seu papel de via de comunicao. A zona dos intercmbios estende-se a oeste at a frica e Espanha, a leste at ao Mar Negro.
(Jean-Pierre Vernant. As origens do pensamento grego. So Paulo: Difel, 1991.)

O texto fala da expanso das cidades gregas no sculo VII a.C. Explique a) por que o autor chama o Mar Mediterrneo de via de comunicao. b) os principais motivos dessa expanso.

RESOluO
RESERVADO BANCA CORRETORA

a)

b)

TOTAL

13

UFSP0901/CE-Humanidades

12. Mercantilismo o nome normalmente dado poltica econmica de alguns Estados Modernos europeus, desenvolvida entre os sculos XV e XVIII. Indique a) duas caractersticas do Mercantilismo. b) a relao entre o Mercantilismo e a colonizao da Amrica.

RESOluO
RESERVADO BANCA CORRETORA

a)

b)

TOTAL

UFSP0901/CE-Humanidades

14

13. A paz no passa de um engodo, de uma quimera, de um sonho fugaz; a indstria tornou-se o suplcio dos povos, depois que uma ilha de piratas [refere-se Inglaterra] bloqueia as comunicaes (...) e transforma suas fbricas e oficinas em viveiros de mendigos.
(Charles Fourier. Thorie des quatre mouvements (1808), in uvres compltes. Paris: Anthropos, vol. I, 1978, citado por Elias Thom Saliba. As utopias romnticas. So Paulo: Estao Liberdade, 2003.)

O fragmento, escrito em 1808, mostra a viso de Charles Fourier acerca do nascimento das fbricas. Explique a) por que o autor chama as fbricas de viveiros de mendigos. b) o que leva o autor a afirmar que a Inglaterra bloqueia as comunicaes.

RESOluO
RESERVADO BANCA CORRETORA

a)

b)

TOTAL

15

UFSP0901/CE-Humanidades

14. O Plano de Metas de Juscelino Kubitschek, presidente brasileiro de 1956 a 1961, apontava cinco reas prioritrias de investimentos estatais: energia, transporte, alimentao, indstria e educao. Indique a) o tipo de industrializao privilegiado pelo Plano de Metas. b) as atribuies que, de acordo com o Plano de Metas, o Estado brasileiro assumia para estimular o crescimento econmico.

RESOluO
RESERVADO BANCA CORRETORA

a)

b)

TOTAL

UFSP0901/CE-Humanidades

16

15. A represso s manifestaes dos trabalhadores do campo e da cidade foi uma das consequncias mais imediatas e evidentes da chegada dos militares ao Palcio do Planalto. Houve interveno nos sindicatos, priso dos lderes mais destacados, fechamento por decreto de sindicatos rurais, alm da proibio da existncia de entidades intersindicais (...). O controle sobre a economia, a censura imposta aos meios de comunicao, a legislao antigreve, as restries livre manifestao permitiram comprimir significativamente os salrios.
(Tania Regina de Luca. Indstria e trabalho na histria do Brasil. So Paulo: Contexto, 2001.)

O texto trata da ao repressiva durante o regime militar brasileiro (1964-1985). Indique a) duas caractersticas do regime militar brasileiro na relao com os movimentos sociais e a oposio. b) a relao, estabelecida pela autora, entre autoritarismo poltico e compresso salarial.

RESOluO
RESERVADO BANCA CORRETORA

a)

b)

TOTAL

17

UFSP0901/CE-Humanidades

UFSP0901/CE-Humanidades

18

19

UFSP0901/CE-Humanidades

Das könnte Ihnen auch gefallen