Sie sind auf Seite 1von 7

Sfilis uma doena infecciosa causada por uma espiroqueta chamada Treponema pallidum que evolui lentamente em trs

s estgios, caracterizada por leses da pele e mucosas. Pode ser transmitida por contato sexual, configurando-se assim como uma DST, e mais raramente por contaminao feto-placentria. O Treponema pallidum uma bactria com forma de espiral (em mdia d 10 a 126 voltas) e tem cerca de 54 micrmetros de comprimento mas apenas 0,2 micrmetros de astro autura. Correndo ao longo do eixo longotominal, tipo "sacolas". A sfilis tambm conhecida como lues (palavra latina que significa praga), cancro duro, avariose, doena-do-mundo, mal-defranga, mal-de-npoles, mal-de-santa-eufmia e pudendagra, entre outros.[1][2]

Transmisso e Epidemiologia
A transmisso quase sempre atravs do contato sexual, porm pode ser transmitida tambm da me para o feto. Neste caso d-se o nome de sfilis congnita. A bactria mvel e invade a submucosa por micro rupturas invisveis na mucosa. Afeta unicamente o ser humano. H cerca de 30 casos por 100.000 habitantes por ano nos EUA e Europa.

Progresso e sintomas
Os sinais e sintomas de sfilis so vrios, dependendo do estgio em que se encontra. Nos Estados Unidos, so informados aproximadamente 36.000 casos de sfilis por ano, e o nmero atual presumivelmente mais alto. Seis em cada dez casos informados acontecem em homens. Se no tratada adequadamente, a sfilis pode causar srios danos ao sistema nervoso central (SNC) e ao corao. A sfilis sem tratamento pode ser fatal. Se o paciente suspeitar de uma infeco pela doena ou descobre que o parceiro sexual teve ou poderia ter tido sfilis, muito importante que ele procure um mdico o mais cedo possvel.

Sfilis primria
A sfilis primria (cancro sifiltico) manifesta-se aps um perodo de incubao varivel de 10 a 90 dias, com uma mdia de 21 dias aps o contato. At este perodo inicial o indivduo permanece assintomtico, quando aparece o chamado "cancro duro" (apesar de em Portugal e no Brasil a palavra cancro tambm significar cncer ou neoplasia, trata-se aqui de uma doena infecciosa). O cancro uma pequena ferida ou ulcerao firme e dura que ocorre no ponto exposto inicialmente ao treponema, geralmente o pnis, a vagina, o reto ou a boca. O diagnstico no homem muito mais fcil, pois a leso no pnis chama a ateno, enquanto que a leso na vagina pode ser interna e somente vista atravs de exame com um espculo ginecolgico. Pode ocorrer linfonodomegalia satlite no dolorosa. Esta leso permanece por 4 a 6 semanas, desaparecendo espontaneamente. Nesta fase a pessoa infectada pode pensar erroneamente que est curada. Ocorre disseminao hematognica.

Sfilis secundria

A sfilis secundria a seqncia lgica da sfilis primria no tratada e caracterizada por uma erupo cutnea que aparece de 1 a 6 meses (geralmente 6 a 8 semanas) aps a leso primria ter desaparecido. Esta erupo vermelha roscea e aparece simetricamente no tronco e membros, e, ao contrrio de outras doenas que cursam com erupes, como o sarampo, a rubola e a catapora, as leses atingem tambm as palmas das mos e as solas dos ps. Em reas midas do corpo se forma uma erupo cutnea larga e plana chamada de condiloma lata. Manchas tipo placas tambm podem aparecer nas mucosas genitais ou orais. O paciente muito contagioso nesta fase. Os sintomas gerais da sfilis secundria mais relatados so mal-estar (23%-46%), cefalia (9%-46%), febre (5%-39%), prurido (42%) e hiporexia (25%). Outros, menos comuns, so dor nos olhos, dor ssea, artralgia, meningismo, irite e rouquido.[3] Sinais mais especficos ocorrem nas seguintes frequncias: exantema (88%-100%), linfadenopatia (85%-89%), cancro primrio residual (25%-43%), condiloma plano (9%44%), hepatoesplenomegalia (23%), placas mucosas (7%-12%) e alopecia (3%- 11%).[3] Manifestaes raras incluem meningite aguda, que acontece em aproximadamente 2% de pacientes, hepatite, doena renal, gastrite, proctite, colite ulcerativa, artrite, periostite, neurite do nervo ptico, irite, e uvete.[3]

Sfilis terciria
A sfilis terciria acontece j um ano depois da infeco inicial mas pode levar dez anos para se manifestar, e j foram informados casos onde esta fase aconteceu cinqenta anos depois de infeco inicial. Esta fase caracterizada por formao de gomas sifilticas, tumoraes amolecidas vistas na pele e nas membranas mucosas, mas que podem acontecer em quase qualquer parte do corpo, inclusive no esqueleto . Outras caractersticas da sfilis no tratada incluem as juntas de Charcot (deformidade articular), e as juntas de Clutton (efuses bilaterais do joelho). As manifestaes mais graves incluem neurossfilis e a sfilis cardiovascular. Complicaes neurolgicas nesta fase incluem a "paralisia geral progressiva" que resulta em mudanas de personalidade, mudanas emocionais, hiperreflexia e pupilas de Argyll Robertson, um sinal diagnstico no qual as pupilas contraem-se pouco e irregularmente quando os olhos so focalizados em algum objeto, mas no respondem luz; e tambm a Tabes dorsalis, uma desordem da medula espinhal que resulta em um modo de andar caracterstico. Complicaes cardiovasculares incluem aortite, aneurisma de aorta, aneurisma do seio de Valsalva, e regurgitao artica, uma causa freqente de morte. A aortite sifiltica pode causar o sinal de Musset (um subir e descer da cabea, acompanhando os batimentos cardacos, percebido por Musset primeiramente em si prprio).

Sfilis congnita
Sfilis congnita a sfilis adquirida no tero e presente ao nascimento. Acontece quando uma criana nasce de uma me com sfilis primria ou secundria. De acordo com o Centro de Controle e Preveno de Doenas dos Estados Unidos, 40% dos

nascimentos de mes sifilticas so nascidos mortos, 40 a 70% dos sobreviventes esto infectados e 12% destes morrero nos primeiros anos de vida. Manifestaes de sfilis congnita incluem alteraes radiogrficas, dentes de Hutchinson (incisivos centrais superiores espaados e com um entalhe central); "molares em amora" (ao sexto ano os molares ainda tem suas razes mal formadas); bossa frontal; nariz em sela; maxilares subdesenvolvidos; hepatomegalia (aumento do fgado); esplenomegalia (aumento do bao); petquias; outras erupes cutneas; anemia; linfonodomegalia; ictercia; pseudoparalisia; e snuffles, nome dado rinite que aparece nesta situao. Os "Rhagades" so feridas lineares nos cantos da boca e nariz que resultam de infeco bacteriana de leses cutneas. A morte por sfilis congnita normalmente por hemorragia pulmonar.

Sfilis decapitada
Chamamos de sfilis decapitada sfilis adquirida por transfuso sangunea, j que no apresenta a primeira fase e comea direto na sfilis secundria. Este tipo de transmisso atualmente quase impossvel, j que todo sangue testado antes de ser disponibilizado aos bancos de sangue. Em termos tericos possvel admitir que a sfilis decapitada tambm possa ser contrada por usurios de drogas injetveis tal como a AIDS. Alguns estudos associam o uso de drogas injetveis a uma maior prevalncia da sfilis no grupo. [4][5] Esses estudos, apesar de no comprovarem o contgio por seringas contaminadas, permitem supor que os usurios de drogas injetves constituem um grupo de risco para a sfilis.

Sfilis latente
Estado tipo portador, em que o indivduo est infectado e infeccioso mas no apresenta sintomas significativos.

Diagnstico
Antes do advento do teste sorolgico (sorologia de lues ou VDRL acrnimo ingls para laboratrio de investigao de doena venrea), o diagnstico era difcil e a sfilis era confundida facilmente com outras doenas. O VDRL baseia-se na deteco de anticorpos no treponemais. usada a cardiolipina, um antgeno presente no ser humano (parede de clulas danificadas pelo Treponema) e talvez no Treponema, que reage com anticorpos contra ela em soro, gerando reaes de floculao visvel ao microscpio. Este teste pode dar falsos positivos, e so realizados testes para a deteco de anticorpos treponemais caso surjam resultados positivos. A espiroqueta no pode ser cultivada e vista ao microscpio de fundo escuro ou com sais de prata em amostras. Contudo a sua baixa concentrao significa que este teste no til no diagnstico, dando muitos falsos negativos. Identificar o contgio primrio da Sfilis fundamental para o bom prognstico da doena. Se aps 10 a 90 dias de uma relao sexual surgir espontaneamente uma ferida firme e dura na boca, no pnis, na vagina ou no reto, considere uma consulta mdica com um urologista ou ginecologista como uma medida importante para a sua sade. O cancro regride espontaneamente em perodo que varia de 4 a 5 semanas sem deixar cicatriz que pode induzir o paciente a acreditar que ele est curado, o que no verdade.

Aps o estgio primrio, algumas vezes negligenciado pelo paciente ou simplesmente associado como uma conseqncia natural pelo contato sexual (na falta de informaes amplas sobre a doena), a Sfilis entra na fase secundria. Dos pacientes tratados no estgio secundrio, cerca de 25% deles no se lembram dos sinais do contgio primrio. [3] Nessa fase, diagnosticar a doena extremamente difcil tanto para o paciente como para um mdico. A Sfilis secundria, algumas vezes conhecida como uma doena de mil-faces, pode apresentar inmeros sintomas comuns a vrias outras doenas como febre baixa em alguns perodos, sudorese intensa ao dormir (infeco crnica [6]e manchas avermelhadas pelo corpo. A Sfilis secundria tambm pode ocasionar episdios espordicos de erupes ulcerativas na pele, de difcil regresso, episdios de otite, episdios de problemas oftalmolgicos, episdios de problemas nos rins e episdios de problemas cardiovasculares que muitas vezes surgem e regridem sem a necessidade de nenhum tratamento especfico. Outro sintoma importante so dores de coluna e dores de cabea freqentes, que podem ser indicativos de um quadro de neurossfilis. Caso muitos dos episdios como os indicados acima sejam concomitante freqentes na sua sade, novamente considere importante uma consulta mdica. Caso a Sfilis no seja identificada no seu estgio primrio (10 a 90 dias) ou no seu estgio secundrio (1 a 6 meses, mas que tambm pode perdurar por anos na sua forma latente ou assintomtica[7]), a Sfilis entra no estgio tercirio. Nessa fase o diagnstico bem preciso mas vrias seqelas podem advir da doena. Um mtodo muito eficaz para o autodiagnstico de Sfilis e de vrias outras Doenas Sexualmente Transmissveis (DST's) sempre estar atento sua sade e realizar testes laboratoriais rotineiros. No Brasil, os Centros de Testagem e Aconselhamento[8] (CTA's) permitem aos cidados realizar testes laboratoriais gratuitamente e receber informaes e aconselhamento sobre as DSTs.

Tratamento
Cartaz americano prevenindo que a vergonha e o medo podem destruir o futuro: se a doena no for diagnosticada quando surgem os sintomas, pode tornar-se um problema srio A sfilis tratvel e importante iniciar o tratamento o mais cedo possvel, porque com a progresso para a sfilis terciria, os danos causados podero ser irreversveis, nomeadamente no crebro. A penicilina G a primeira escolha de antibitico. O tratamento consiste tipicamente em penicilina G benzatina durante vrios dias ou semanas. Indivduos que tm reaes alrgicas penicilina (i.e., anafilaxia) podem ser tratados efetivamente com tetraciclinas por via oral.

Histria
H duas escolas sobre as origens da sfilis. Uma defende que uma doena americana trazida por Colombo ou seus sucessores da Amrica para a Europa.[9] A outra teoria que a Sfilis uma doena antiga do Velho Mundo que sofreu mutaes que a tornaram mais virulenta no sculo XVI.

As origens da sfilis no so conhecidas, entretanto poder ter sido documentada por Hipcrates na Grcia Antiga em sua forma terciria. Seria conhecida na cidade grega de Metaponto aproximadamente 600 a.C., e em Pompia foram encontradas evidncias arqueolgicas nos sulcos dos dentes de crianas de mes com sfilis. Outros historiadores acreditam que o T. pallidum ter causado doenas cutneas como a pinta e a framboesia em medievais na Europa, afeces que eram classificadas erroneamente como lepra, e que esse T.pallidum ter durante o sculo XVI sofrido mutao convertendo-se no T. pallidum que causa a sfilis. De facto a sfilis surgiu repentinamente no sculo XVI, e os europeus no apresentavam resistncia contra ela, morrendo em nmeros considerveis e apresentando sintomas abruptos e floridos completamente diferentes dos observados hoje. Com a endemicidade da doena, ambos parasita e ser humano se tero adaptado um ao outro, surgindo gradualmente a sfilis mais moderada de hoje. Sua transmisso entre soldados de vrios exrcitos, cursando com leses de pele, fez com que surgissem os diversos nomes como "mal espanhol", "mal italiano", "mal polons" etc. Originalmente, no havia nenhum tratamento efetivo para sfilis. O comum era tratar com guiaco e mercrio. Mas foi somente no sculo XX que efetivamente surgiu o tratamento para a sfilis. Em 1906 surgiu o primeiro teste efetivo para a sfilis, o teste de Wassermann. Embora tivesse alguns resultados falso-positivos, era um grande avano no tratamento e preveno da sfilis. Esta prova permitiu o diagnstico antes do aparecimento dos sintomas da doena, permitindo a preveno da transmisso de sfilis a outros, embora no provesse uma cura para esses infetados. Como a doena foi melhor entendida, tratamentos efetivos comearam a ser procurados, comeando com o uso de drogas contendo arsnico - Salvarsan em 1910. Um tratamento experimentado foi o uso da malria; esperava-se que a intensa febre produzida pela malria fosse suficiente para exterminar o espiroqueta. Embora isto deixasse o paciente com uma infeco por malria, considerava-se que era prefervel a malria do que os efeitos a longo prazo da sfilis. Finalmente, estes tratamentos ficaram obsoletos e esquecidos aps a descoberta da penicilina e sua difuso depois de Segunda Guerra Mundial, o que permitiu aos mdicos pela primeira vez curar a sfilis efetivamente. Em um dos episdios mais vergonhosos do sculo XX, de 1932 a 1972 em Tuskegee (cidade do Alabama, EUA), foi realizado um estudo sobre a sfilis. Num atentado contra a tica mdica e a moral, neste estudo, um grupo de negros americanos permaneceu sem tratamento para poder ser avaliado o curso natural da sfilis em um grupo, apesar de j existirem medicamentos para seu tratamento efetivo.[10] O polmico estudo rendeu vrios artigos cientficos que foram publicados em renomadas revistas tcnicas.[11][12] As questes sobre a tica do estudo foram denunciadas pela reprter Jean Heller do New York Times em 26 de julho de 1972 e em novembro de 1974 foi publicado o relatrio final do estudo.[13]

Em 17 de julho de 1998, na revista cientfica Science, um grupo de bilogos reportou a seqncia exata do genoma do Treponema pallidum.

Teste VDRL
O teste VDRL (sigla de Venereal Disease Research Laboratory) um teste para identificao de pacientes com sfilis. Um teste de VDRL negativo quase sempre significa que a pessoa nunca teve contato com a sfilis. Entretanto, em uma pessoa com sfilis em um estgio avanado da doena, o VDRL dar frequentemente resultado negativo. Isto chamado de resultado falso negativo. Por outro lado, o VDRL s vezes positivo na ausncia do sfilis. Chama-se de resultado falso positivo. Como exemplo, na mononucleose infecciosa, no lupus eritematoso sistmico, na hepatite A, na hansenase, na malria e, ocasionalmente, at na gravidez podem ser encontrados pequenos ttulos que no significam a presena de sfilis. A combinao de lecitina, colesterol e cardiolipina possui semelhana imunolgica com antgenos do Treponema pallidum, consistindo em um antgeno no treponmico. A interao das reaginas da amostra com este antgeno produz floculao que pode ser detectada ao microscpio ptico. EQUIPAMENTOS E INSUMOS OPERACIONAIS Lmina escavada, microscpio, agitador rotativo ajustvel a 180 rpm, pipetas, relgio ou cronmetro. Encontram-se no mercado especializado de artigos para Laboratrios de Anlises Clnicas. AMOSTRAS Soro ou lquido cefalorraquidiano (lmpido e isento de fragmentos de cogulos). No utilizar soros hemolisados ou lipmicos, pois podem produzir aglutinao inespecfica. A amostra estvel por 05 dias entre 2 e 8 C. No preciso inativar o soro. recomendvel jejum de 8 horas antes da coleta de sangue.

Titulao do VDRL
Quando a reao de VDRL positiva, ocorre uma microfloculao das reaginas IgG e IgM e a cardiolipina, formando partculas maiores e insolveis no plasma ou soro. Dependendo da quantidade de anticorpos presentes no sangue testado pode-se realizar 1, 2, 3, 4 ou mais diluies sucessivas da amostra do soro, at que a reao no acontea mais. Assim, o teste pode ser positivo somente sem diluio (1/1), diludo em 2 (1/2), 1/4, 1/8, 1/16 etc.

Referncias
1. Moderno Dicionrio da Lngua Portuguesa. UOL - Michaelis. Pgina visitada em 2009-03-21. 2. Ameida Barros Lidia. Curso Bsico de Terminologia. [S.l.]: EdUSP, 2004. ISBN 85-314-0810-5 3. a b c d Ederson Valei Lopes de Oliveira, Jos Alves Rocha-Filho, Andreia Amrico MonteiroI, Eurides Maria de Oliveira Pozzeti, Joo Roberto Antonio

(Mar./Apr. 2007). ""Sfilis secundria com acometimento pulmonar"". Anais Brasileiros de Dermatologia 82 (2). DOI:10.1590/S0365-05962007000200008. 4. Karapetyan AF; Sokolovsky YV; Araviyskaya ER; Zvartau EE; Ostrovsky DV; Hagan H. (2002 Sep.). "Syphilis among intravenous drug-using population: epidemiological situation in St Petersburg, Russia.". Int J STD AIDS 13 (9): 61823. DOI:doi:10.1258/09564620260216326. Pgina visitada em 2009-06-27. 5. Isabel Cristina Pinheiro Pires, Anglica Espinosa Barbosa Miranda (1998). "Prevalncia e Fatores Correlatos de Infeco pelo HIV e Sfilis em Prostitutas Atendidas em Centro de Referncia DST/AIDS". RGBO 20 (3): 151-3. Pgina visitada em 2009-06-27. 6. Suor noturno pode ser sintoma de srios problemas de sade. Terra Online (25 de junho de 2009). Pgina visitada em 2009-06-26. 7. Manual de DST - Sfilis 8. Centros de Testagem e Aconselhamento 9. Colombo levou sfilis para a Europa, afirma estudo (15 de janeiro de 2008). 10. (em ingls)Clinton Apologizes To Tuskegee Experiment Victims. CNN (16/05/1997). Pgina visitada em 2009-08-24. 11. (em ingls)Vonderlehr RA, Clark T, Wenger OC, Heller JR Jr (1936). "Untreated syphilis in the male Negro. A comparative study of treated and untreated cases". Ven Dis Inform 17: 260-265. Pgina visitada em 2009-09-24. 12. (em ingls)Rockwell DH, Yobs AR, Moore MB Jr. (1964). "The Tuskegee Study of Untreated Syphilis: The 30th Year of Observation" 114 (6): 792-798. Pgina visitada em 2009-08-24. 13. (em ingls)Kampmeier RH (1974). "Final report on the "Tuskegee syphilis study"". South Med J 67 (11): 1349-53. Pgina visitada em 2009-08-24.

Das könnte Ihnen auch gefallen