Sie sind auf Seite 1von 55

Corregedoria Nacional de Justia

Relatrio Anual 2006

Conselho Nacional de Justia Corregedoria


RELATRIO ANUAL DAS ATIVIDADES DA

CORREGEDORIA NACIONAL DE JUSTIA ANO-BASE 2006

APRESENTAO
O presente relatrio visa apresentar o trabalho da Corregedoria Nacional de Justia no ano de 2006, de modo a demonstrar, de forma transparente, a sua atuao como rgo de controle da atividade disciplinar e com a incumbncia de zelar pelo bom desempenho da atividade judiciria no Pas. O trabalho desenvolvido no ano de 2006 pautou-se pelas aes aqui apresentadas, buscando o cumprimento das metas

estabelecidas no incio da atual gesto, com vistas sua misso institucional definida na Constituio, bem como dar efetividade aos textos legais em vigor. As aes levadas a efeito no perodo foram estruturadas em projetos, na quase totalidade em pleno andamento, de forma que os resultados alcanados consolidaro o seu papel no cenrio nacional, permitindo, inclusive, j a partir de 2007, uma atuao proativa no sentido de alcanar eficcia operacional, dentro do escopo proposto pela Emenda Constitucional n 45.
2

Conselho Nacional de Justia Corregedoria


Assim, em atendimento a uma de suas atribuies precpuas, apresenta-se este relatrio anual, na certeza de que, com sua atuao firme, operante e serena, a Corregedoria presta importante contribuio para atingir a excelncia administrativa do Poder Judicirio nacional, dando integral cumprimento Constituio.

II.

O CONSELHO NACIONAL DE JUSTIA


O Conselho Nacional de Justia, rgo do Poder Judicirio

brasileiro, com atuao em o todo territrio nacional, foi institudo pela Emenda Constitucional n 45, de 30 de dezembro de 2004. Instalado em 14 de junho de 2005, com sede em Braslia, compe-se de 15 membros, sendo presidido por um Ministro indicado pelo Supremo Tribunal Federal, atualmente, a Presidente desta Corte, Ministra Ellen Gracie Northfleet. O Conselho Nacional de Justia funciona no edifcio Anexo II do Supremo Tribunal Federal, Praa dos Trs Poderes, possuindo como rgos o Plenrio, a Presidncia, a Corregedoria, as Comisses e a Secretaria-Geral. Suas principais competncias esto estabelecidas no art. 103-B da Constituio e regulamentadas no seu Regimento Interno. Compete ao Conselho o controle da atuao administrativa e financeira do Poder Judicirio e do cumprimento dos deveres funcionais dos magistrados, cabendo-lhe precipuamente, alm de outras atribuies que lhe forem conferidas pelo Estatuto da Magistratura:
3

Conselho Nacional de Justia Corregedoria


zelar pela autonomia do Judicirio e pelo cumprimento do Estatuto da Magistratura, expedindo atos normativos e recomendaes; definir o planejamento estratgico, os planos de metas e os programas de avaliao institucional do Poder Judicirio; receber reclamaes contra membros ou rgos do Judicirio, inclusive contra seus servios auxiliares, serventias e rgos prestadores de servios notariais e de registro que atuem por delegao do poder pblico ou oficializados; julgar processos disciplinares, assegurada ampla defesa, podendo

determinar a remoo, a disponibilidade ou a aposentadoria com subsdios ou proventos proporcionais ao tempo de servio e aplicar outras sanes administrativas; e elaborar e publicar semestralmente relatrio estatstico sobre movimentao processual e outros indicadores pertinentes atividade jurisdicional em todo o pas.

Fcil perceber que, dentre as principais atribuies do Conselho Nacional de Justia, se inclui o controle da atuao da atividade judiciria e disciplinar afeto Corregedoria Nacional de Justia.

III.

A CORREGEDORIA NACIONAL DE JUSTIA


A Corregedoria Nacional de Justia rgo do Conselho

Nacional de Justia. A funo de Corregedor Nacional de Justia exercida por um Ministro do Superior Tribunal de Justia, integrante do CNJ, e sua competncia precpua est estabelecida no 5 do art. 103-B da Constituio Federal.
4

Conselho Nacional de Justia Corregedoria


Como rgo do Conselho Nacional de Justia, o papel institucional da Corregedoria atuar na orientao, coordenao e execuo de polticas pblicas voltadas atividade correicional e ao bom desempenho da atividade judiciria dos mais diversos tribunais e juzos do pas, em conjunto com as demais Corregedorias de Justia ou isoladamente, em busca da maior efetividade da prestao jurisdicional, dos servios judicirios auxiliares, bem como dos servios notariais e de registro pblico, com especial observncia dos princpios insculpidos no art. 37 da Constituio da Repblica: legalidade, impessoalidade, moralidade, publicidade e eficincia. As atribuies especficas da Corregedoria esto elencadas no art. 31 do Regimento Interno do Conselho Nacional de Justia, alm de outras que lhe so conferidas pelo Estatuto da Magistratura. So, originariamente:
receber as reclamaes e denncias de qualquer interessado, relativas aos magistrados e aos servios judicirios auxiliares, serventias, rgos prestadores de servios notariais e de registro que atuem por delegao do poder pblico ou oficializados; determinar o processamento das reclamaes; realizar sindicncias, inspees e correies, quando houver fatos graves ou relevantes que as justifiquem; requisitar magistrados e servidores, delegando-lhes atribuies; elaborar e apresentar relatrios referentes ao contedo prprio de suas atividades de correio, inspeo e sindicncia; designar, dentre os magistrados requisitados, juzes auxiliares da Corregedoria do Conselho, com competncia delegada;
5

Conselho Nacional de Justia Corregedoria


expedir instrues, provimentos e outros atos normativos para o funcionamento dos servios da Corregedoria; sugerir ao Plenrio do Conselho a expedio de recomendaes e atos regulamentares que assegurem a autonomia do Poder Judicirio e o cumprimento do Estatuto da Magistratura; executar e fazer executar as ordens e deliberaes do Conselho relativas a matria de sua competncia; dirigir-se, relativamente s matrias de sua competncia, s autoridades judicirias e administrativas e a rgos ou entidades, assinando a respectiva correspondncia; promover reunies e sugerir ao Presidente a criao de mecanismos e meios para a coleta de dados necessrios ao bom desempenho das atividades da Corregedoria; manter contato direto com as demais Corregedorias do Poder Judicirio; promover reunies peridicas para estudo, acompanhamento e sugestes com os magistrados envolvidos na atividade correicional; delegar atribuies sobre questes especficas aos demais Conselheiros.

III.1

A MISSO
Com a atribuio constitucional de fiscalizao e disciplina

judicirias, a Corregedoria Nacional de Justia busca, desde a sua instalao, estabelecer polticas institucionais voltadas para a melhoria da prestao jurisdicional, envidando esforos no sentido de trabalhar em conjunto e de forma integrada com todos os rgos correicionais do Poder Judicirio, procurando evitar e sanar irregularidades e desvios de conduta praticados por magistrados, servidores ou serventurios e indicar os caminhos da eficincia com observncia dos princpios constitucionais de regncia.
6

Conselho Nacional de Justia Corregedoria


Nesse sentido, definiu como sua a seguinte misso institucional:
Exercer o controle disciplinar dos magistrados, servidores e serventurios da Justia e zelar pelo bom desempenho da atividade judiciria, atenta aos princpios da legalidade, impessoalidade, moralidade, publicidade e eficincia.

III.2

DIRETRIZES
A Corregedoria Nacional de Justia tem por objetivo

essencial o estabelecimento de aes com a finalidade de estreitar os canais de comunicao, entendimento e trabalho com todos os demais rgos correicionais e de fiscalizao da atividade judiciria do Pas. Nesse sentido, promove a execuo de estudos para elaborao de projetos sobre o controle da atividade judiciria, exercendo orientao normativa e propondo, permanentemente,

programas de racionalizao e uniformizao de procedimentos, assim como a elaborao de normas e rotinas relacionadas com os servios judicirios. Proporciona e estimula, tambm, a adoo de padres e mtodos de trabalho, procurando integrar, na rea de sua competncia, os sistemas informatizados com objetivo de obter maior

operacionalidade, eficcia e controle das atividades que lhe so pertinentes.

Conselho Nacional de Justia Corregedoria


A Corregedoria Nacional de Justia objetiva, ainda, no mbito de suas atribuies, o planejamento, a coordenao e a execuo de atividades de desenvolvimento organizacional, modernizao e aprimoramento dos servios judicirios, alm da formao de servidores e funcionrios para essas finalidades, sem prejuzo da atuao dos demais rgos do Conselho. Preocupa-se, no momento, de maneira especial, com a integrao de atividades de informtica, de processamento eletrnico de dados e de desenvolvimento de programas e sistemas necessrios ao funcionamento integrado de todos os rgos correicionais do Poder Judicirio.

III.3

OBJETIVOS INSTITUCIONAIS
Entre os principais objetivos institucionais da atuao da

Corregedoria Nacional de Justia esto:


estreitar os canais de comunicao, entendimento e trabalho com todos os demais rgos correicionais do Pas; coordenar e executar atividades de desenvolvimento organizacional, modernizao administrativa, de racionalizao de mtodos e uniformizao de procedimentos, elaborao de normas e manuais relacionados modernizao e aprimoramento dos servios judicirios; elaborar estudos visando a adoo de padres para maior operacionalidade, eficcia e reduo de custos de administrao judiciria;

Conselho Nacional de Justia Corregedoria


elaborar projetos, no mbito de sua competncia, com vistas ao planejamento, coordenao e controle das atividades de administrao e desenvolvimento de pessoal; exercer orientao normativa propondo, permanentemente, programas de treinamento e aperfeioamento de pessoal, com o objetivo de tornar mais geis e eficientes os servios cartorrios; atuar preventivamente para evitar o surgimento de desvios na prtica judiciria; zelar pelo cumprimento da legislao referente magistratura e aos servios judicirios; submeter ao Plenrio do Conselho estudos sobre os temas antes mencionados, segundo a sua relevncia, com sugesto de adoo de medidas adequadas sua efetivao.

III.4

METAS
Para alcanar os objetivos definidos no seu Plano de

Trabalho para o Binio 2005-2007, a Corregedoria instituiu, dentro de suas diretrizes de atuao, como principais metas:
Atuao integrada com as demais Corregedorias, aproveitando as boas experincias das estruturas e dos rgos j existentes, estendendo-as a outros setores mediante atos normativos e orientaes do Conselho Nacional de Justia; identificao e soluo de casos paradigmticos; estudos e anlises de organizao e mtodo visando a unificao de rotinas e procedimentos;

Conselho Nacional de Justia Corregedoria


fiscalizao permanente e disciplina normativa das atividades judicirias; planejamento, coordenao e integrao das atividades correicionais; criao de uma rede nacional de informaes com todos os rgos correicionais do Pas.

III.5
idias;

ACOMPANHAMENTO DAS METAS


situaes atuais, principais problemas enfrentados, sugestes de projetos e

encontros, palestras e conferncias; Projeto de Lei n 7/200 (concernente atividade notarial e de registro); recambiamento de presos; atuao pr-ativa da Corregedoria Nacional de Justia na questo disciplinar, com monitoramento dos processos disciplinares em andamento nas diversas justias;

colaborao com as presidncias e corregedorias de todos tribunais do pas.

III.6

AS AES
coleta de dados junto aos rgos correicionais de todos os tribunais do Pas; obteno de informaes sobre as serventias extrajudiciais; desenvolvimento de programas e sistemas de informtica; elaborao de cursos destinados ao aprimoramento da prtica cartorria; proposio de emendas ao Regimento Interno com vistas a clarificar a atuao da Corregedoria.

10

Conselho Nacional de Justia Corregedoria

IV.

ESCLARECIMENTO
O presente relatrio apresenta os dados e descreve os

trabalhos relacionados s informaes para o Relatrio Geral da Administrao, no tocante misso institucional da Corregedoria Nacional de Justia, estabelecida na Constituio. Apresenta, ademais, as metas e aes desenvolvidas no ano de 2006 de forma acessvel aos leitores no especializados, juntamente com as demonstraes estatsticas conceituadas em projeto grfico. Tem, por fim, o intuito de fornecer informaes, de forma transparente, aos diversos segmentos da sociedade sobre a atividade da Corregedoria Nacional de Justia no ano de referncia e, ao mesmo tempo, definir as metas, os projetos e as aes a serem desenvolvidas em 2007.

V. V.1

ESTRUTURA DA CORREGEDORIA ESTRUTURA FSICA


A Corregedoria Nacional de Justia funciona atualmente na

cobertura do Anexo II do Supremo Tribunal Federal, ocupando atualmente as salas 605, 607 e 614, j tendo mudado de lugar por trs vezes no curso deste ano e pouco de funcionamento.
11

Conselho Nacional de Justia Corregedoria


Nesse espao fsico, a Corregedoria conta com a atuao do Ministro Corregedor, de trs Juzes Auxiliares requisitados desde fevereiro deste ano (antes eram dois) e, a partir de junho deste ano, com nove servidores cedidos e um funcionrio terceirizado. O volume de processos em tramitao, de competncia da Corregedoria, j atinge mais de 1.500 feitos, o que, em nmero absoluto, representa mais da metade de todos os processos chegados ao CNJ.

V.2

ESTRUTURA FUNCIONAL
Em razo de a sua instalao ter-se dado no final do

primeiro semestre de 2005, a Corregedoria, como rgo do Conselho Nacional de Justia, no tem quadro prprio de pessoal. A partir de um convnio celebrado em junho deste ano, passou a contar com alguns servidores cedidos pelo STJ. H atualmente somente dois cargos de confiana e duas funes comissionadas, criados com o advento da Lei n 11.364, de 26 de outubro de 2006, e um terceirizado, contratado por meio de licitao efetuada pelo Conselho Nacional de Justia. Foram encaminhados Presidncia do Conselho os Ofcios de ns 1251/CNJ/COR/2006 e 1272/CNJ/COR/2006, contendo as propostas destinadas a subsidiar a elaborao do Projeto de Lei n 7.559/2006, em tramitao no Congresso Nacional, visando criao de cargos efetivos para o Conselho Nacional de Justia e tambm ampliao do nmero de cargos em comisso e de funes
12

Conselho Nacional de Justia Corregedoria


comissionadas, em acrscimo aos j criados pela Lei n 11.364/2006, reconhecidamente insuficientes necessidade atual, de modo que a Corregedoria possa, em breve, ser suprida de recursos humanos qualificados e suficientes para o desempenho das suas relevantes atribuies. Com essa viso, apresentado um detalhamento da estrutura mnima de pessoal requerida para a Corregedoria Nacional de Justia, que possa atender crescente demanda pela sua atuao. O Regulamento Interno, em fase de elaborao, modela uma estrutura adequada para o rgo, que lhe permita um mnimo de autonomia destinada a dar o correto tratamento aos procedimentos a ele dirigidos, sensveis, como se sabe, em razo da natureza disciplinar, o que os distingue dos demais feitos que ingressam no CNJ.

V.3

SERVIOS ADMINISTRATIVOS
Alm de sua atividade-fim, institucional, a Corregedoria se

v, tambm, obrigada a desempenhar tarefas tpicas de secretaria processual e apoio administrativo em face de uma carncia estrutural ainda prevalente neste momento de consolidao do Conselho como rgo judicirio. Essa funo cartorria, em larga escala, consome muitas horas em trabalhos burocrticos, desviando servidores qualificados das suas atribuies mais relevantes.
13

Conselho Nacional de Justia Corregedoria


Nada obstante o termo de cooperao tcnica firmado entre o CNJ e o STF, a estrutura administrativa da Corregedoria no tem conseguido atender s suas necessidades no tocante aos recursos humanos, materiais e tecnolgicos que lhe permitam desenvolver, com a amplitude pretendida, as suas atividades administrativas. Destarte, cumpre aos servidores desempenhar desde as mais comezinhas atividades de apoio administrativo, tais como atender clientes internos e externos, responder pelo envio, recebimento e distribuio da correspondncia, protocolizar documentos recebidos diretamente, procedendo triagem e encaminhamento s reas competentes, alm de responsabilizar-se pela organizao e manuteno de seu arquivo morto. Os seus servios administrativos cuidam, tambm, do controle manual de todos os prazos processuais dos feitos de sua competncia, visto que no h um sistema informatizado especfico, e da organizao geral dos processos e sua diviso por classe processual (Reclamao Disciplinar, Representao por Excesso de Prazo, Procedimentos de Controle Administrativo, Revises Disciplinares, etc.). A cada processo que recebe so efetuados, em mdia, nove procedimentos (entrada, triagem, organizao, emisso de despacho inicial, preparao de ofcios de 2 a 3 por processo), lanamento da movimentao no SICNJ, controle de fases, andamentos, juntadas, emisso de certides, etc. Impe-se a imediata informatizao dessas atividades.
14

Conselho Nacional de Justia Corregedoria


Cabe sua Secretaria, nos termos regimentais, emitir todos os ofcios encaminhados aos tribunais, s comarcas, aos rgos pblicos e s partes, hoje em torno de 2.800 documentos. Insere-se, ainda, nesse servio, a emisso de avisos de recebimento (ARs), verificao de endereos, cdigos postais e emisso de relatrios para o protocolo no posto dos Correios. Para que possa atender s suas necessidades de apoio administrativo, inclusive s atividades de secretaria processual, preciso lanar mo de todos os profissionais disponveis, muitas vezes dos assessores, com o desvio de suas funes qualificadas.

VI.

ATUAO DA CORREGEDORIA
A Corregedoria atua originariamente em questes relevantes

envolvendo

desvios

de

conduta

de

magistrados,

servidores

serventurios, bem como com objetivo de dar eficincia e eficcia ao exerccio da atividade judiciria. Quanto ao mais, procura prestigiar o trabalho das Corregedorias existentes, encaminhando-lhes, com freqncia,

reclamaes relativas a juzes, serventurios ou servidores sujeitos sua atuao administrativa. Nesse caso, a apurao efetivada h de ser comunicada Corregedoria Nacional de Justia. A conduta proativa da Corregedoria busca, assim, a excelncia operacional das diversas Corregedorias de Justia, por meio de uma constante interlocuo e troca de experincias modelares, reunindo as condies ideais para cumprir sua misso institucional.
15

Conselho Nacional de Justia Corregedoria


VI.1 NORMATIZAO E REGULAMENTAO
O texto constitucional permite que o Conselho Nacional de Justia venha a ter, alm das competncias j definidas, outras atribuies que lhe foram cometidas pelo Estatuto da Magistratura, j em parte superado. O futuro Estatuto est em estudos no Supremo Tribunal Federal e ainda no foi encaminhado ao Congresso Nacional, onde estar sujeito a complexa tramitao legislativa, o que, sem dvida, traz alguma dificuldade ao funcionamento do Conselho, especialmente em matria disciplinar, da competncia da Corregedoria. At que venha o Estatuto, vigoram, em matria disciplinar, a j antiga Lei Complementar n 35, de 14/03/1979, a chamada LOMAN, e as regras constantes do Regimento Interno do Conselho, cujo artigo 83 permite, de forma suplementar, a aplicao das Leis n 8.112/90 e 9.784/94 e, em certos casos, da legislao estadual pertinente. Ciente da necessidade de constante aperfeioamento da sua atuao, o Conselho iniciou um processo de reviso e ajuste ao seu Regimento Interno. No tocante matria disciplinar, coube Corregedoria apresentar algumas propostas destinadas a dar-lhe maior consistncia e melhor sistematizao, vista das normas legais vigentes aplicveis e da prtica advinda do seu primeiro ano de funcionamento. Nesse sentido, foram apresentadas propostas de emendas aos artigos 31, 54, 80 e 86 do RI, tendentes a uma interpretao mais objetiva do Regimento. As emendas, no total de sete at o momento,
16

Conselho Nacional de Justia Corregedoria


visam sistematizar a forma de atuao da Corregedoria, especialmente no tocante aos procedimentos disciplinares. As emendas referidas tratam das seguintes matrias: Emenda n 1: altera o art. 54 do RI-CNJ regulando as hipteses de sigilo e acesso aos autos durante as investigaes; Emenda n 2: altera o art. 80 do RI-CNJ para exigir a demonstrao de repercusso disciplinar nas hipteses de Representao por Excesso de Prazo; Emenda n 3: altera o art. 31 do RI-CNJ para explicitar os requisitos de processamento dos feitos de competncia da Corregedoria; Emenda n 4: altera o art. 31 do RI-CNJ para incluir a possibilidade de expedio de orientaes normativas; Emenda n 5: melhora a redao de artigos dos Captulos II e III do Ttulo V do RI-CNJ para explicitar os procedimentos de sindicncia e reclamao disciplinar no mbito da Corregedoria; Emenda n 6: altera o art. 31 do RI-CNJ para esclarecer as atribuies regimentais da Corregedoria em relao s serventias e servios notariais; e Emenda n 7: altera o art. 86 do RI-CNJ para incluir a possibilidade de avocao, pelo CNJ, de procedimento disciplinar.

17

Conselho Nacional de Justia Corregedoria


VI.2 REGULAMENTO INTERNO DA CORREGEDORIA
Os efeitos do crescimento no nmero e na complexidade das atividades desenvolvidas pela Corregedoria levaram imperiosa necessidade de se criar um regulamento em que se definisse, com mais preciso, o seu funcionamento, formas de processamento, fases e andamento dos processos e diferenciamento nas suas modalidades; formalizao de procedimentos das sindicncias, correies e inspees. O projeto de regulamento abarcou tambm as suas atividades administrativas, tais como os atos expedidos internos e externos, controle de pessoal, diviso de tarefas, enfim a padronizao de todos os atos processuais. O projeto est pronto e ser levado apreciao do Conselho logo aps a aprovao da reforma do Regimento Interno.

VI.3

IMPLANTAO DE UM PADRO DISCIPLINAR PARA


A MAGISTRATURA NACIONAL

A Corregedoria vem implementando medidas que tm como objetivo coibir a morosidade no Judicirio, e garantir o respeito razovel durao dos processos judiciais e, mais alm, adotar uma sistemtica de gesto participativa com os diversos tribunais e suas corregedorias, por meio de orientaes, recomendaes e ofcios circulares, quanto atuao para procedimentos disciplinares e correcionais, tanto para os juzes como para os desembargadores.

18

Conselho Nacional de Justia Corregedoria


Nesse sentido, foi criada comisso para realizar estudos relativos ao procedimento administrativo disciplinar dos magistrados, com vistas a sistematizar as regras em vigor e sugerir alteraes legislativas a serem consubstanciadas no futuro Estatuto da Magistratura. Os estudos objetivaram a necessidade de estabelecer critrios e prazos para afastamento administrativo; concluso do processo; defesa; prescrio; previso de outras penalidades, e ainda:
Necessidade de estabelecer o uso subsidirio das normas estabelecidas pela Lei n 8.112/90 para afastamento dos magistrados; Compatibilidade entre a determinao da EC n 45, de publicidade das decises e a necessidade de adoo de reserva no interesse da investigao; Dificuldade de compatibilizao da pena de suspenso com as atividades dos magistrados; Dificuldades nos casos de processo administrativo contra desembargadores, cuja nica pena prevista o afastamento, sem definio de prazos e, ainda, para ministros dos tribunais superiores, bem como a definio dos rgos que podero instaurar esses processos; Definio das condies para o exerccio do direito de defesa; Situaes em que devem ser abertas sindicncias; Situaes em que o processo poder ser avocado pelo CNJ, pelo CJF ou pelo CNJT; Dificuldade de lotao do juiz afastado na mesma comarca; Necessidade de conhecer os procedimentos dos tribunais de justia estaduais para a questo, que so muito variveis e, em alguns casos, esto em desacordo com a LOMAN e com a CF 1988; A proporcionalidade dos desembargadores oriundos do Quinto

Constitucional nos rgos especiais dos tribunais; e

19

Conselho Nacional de Justia Corregedoria


Definio da participao ou no de juzes convocados no julgamento de processos contra magistrados, em face das mudanas da EC n 45, que extinguiu as frias coletivas dos desembargadores e juzes de segundo grau. Esclarea-se, quanto a esse tema, sobre a imperiosa necessidade de revogao do inciso VI do art. 93 da Constituio, quanto s frias coletivas, que, ao contrrio do que se pretendia, no veio em benefcio do bom desempenho da atividade judiciria, alm de gerar despesas injustificadas para o Estado.

Definiu-se que o trabalho da Comisso estabeleceria duas linhas de atuao: uma destinada elaborao de proposies de alterao da legislao vigente e outra para subsidiar a elaborao de uma Resoluo do CNJ, consolidando as normas da legislao disciplinar em vigor. Atualmente a minuta de resoluo est sendo apreciada pelos conselheiros.

VI.4

MEDIDAS VISANDO AO BOM DESEMPENHO DAS


ATIVIDADES JUDICIRIAS

Tendo em vista a ausncia de uma disciplina padro, o trabalho inicial da Corregedoria Nacional de Justia foi buscar uniformizar os procedimentos a fim de proporcionar ao Judicirio, no geral, um balizamento coerente e ordenado e traar linhas de atuao definidas e firmes. Com esse objetivo, foi expedida, em maio deste ano, a Orientao n 1 s Corregedorias de Justia nos Estados, com vistas
20

Conselho Nacional de Justia Corregedoria


adoo de medidas para aperfeioamento do controle do andamento processual, como maneira de evitar o excesso injustificado de prazos, para dar cumprimento ao dispositivo constitucional que garantiu ao cidado o direito razovel durao do processo. Entre as providncias sugeridas, esto o controle estatstico dos processos em tramitao nos rgos jurisdicionais que lhes so vinculados, com identificao peridica daqueles que apresentam evidente excesso de prazo na sua tramitao ou no cumprimento dos seus trmites. Estabeleceu-se que devem ser verificadas periodicamente as causas dos excessos de prazo nos casos que apresentem grande desvio da mdia ou maior incidncia no mesmo rgo jurisdicional, devendo a corregedoria estadual adotar as providncias necessrias para retomar o andamento dos feitos, inclusive, se necessrio, fixando prazo para a prtica do ato. Alm disso, as Corregedorias de Justia foram instrudas no sentido de elaborar um levantamento estatstico da durao mdia dos processos nos juzos, levando em conta as especificidades de cada caso, como competncia, localizao, nmero de magistrados e de servidores em atuao, nmero de computadores disponveis, entre outras. O resultado desse levantamento deve ser comunicado aos magistrados, identificando as causas dos eventuais desvios expressivos da mdia geral, para super-las e garantir o menor tempo no julgamento dos processos.
21

Conselho Nacional de Justia Corregedoria


Props-se, ainda, o estmulo ao uso dos recursos de informtica no controle do andamento processual pelos magistrados, a fim de que eles prprios pudessem identificar as situaes de demora na prestao jurisdicional e, antes que ocorra da necessidade de interveno do rgo correcional, impulsionar os processos sob sua jurisdio. Previu-se, tambm, a realizao de seminrios e cursos para treinamento, no sentido de capacitar magistrados e servidores quanto ao uso dos recursos tecnolgicos disponveis, especialmente os de informtica, bem como coletar e divulgar sugestes para a racionalizao dos servios, como meio de se alcanar maior celeridade processual. Expediu-se, ainda, ofcio-circular a todos os Corregedores estaduais e Presidentes de Tribunais de Justia para levantamento dos procedimentos administrativos disciplinares em andamento e

apresentao de estatstica referente aos procedimentos encerrados nos ltimos dois anos, com vistas a dotar a Corregedoria Nacional de Justia de uma base de dados que evite a perda de tempo, de recursos e a duplicidade de apuraes com o desempenho de tarefas repetidas ou j efetivadas pelas corregedorias estaduais. Foram expedidos tambm ofcios-circulares para os

Tribunais requisitando informaes e dados para que a Corregedoria possa efetuar estudos e estabelecer propostas no sentido tornar mais eficiente a prestao jurisdicional e os servios judicirios populao. 1. Os temas tratados foram os seguintes:

22

Conselho Nacional de Justia Corregedoria


1.1 Levantamento e identificao de todas as serventias notariais e de registro vagas em cada Estado, em cumprimento ao que dispe sobre a matria o art. 236, 3, da Constituio Federal, que determina a realizao de concursos para o ingresso na atividade notarial e de registro. 1.2 Levantamento de todos os procedimentos administrativos

disciplinares em andamento e da estatstica referente aos procedimentos encerrados nos ltimos dois anos, para dotar a Corregedoria Nacional de uma base estatstica que evite a perda de tempo e de recursos e a duplicidade de apuraes com o desempenho de tarefas repetidas ou j efetivadas pelas corregedorias estaduais. 1.3 Coleta de dados de todos os Tribunais do Pas sobre seus

respectivos rgos correicionais, com o objetivo de analisar os procedimentos disciplinares e, eventualmente, propor a adoo de um nico e uniforme sistema de procedimentos. 1.4 Quadro das situaes atuais das Corregedorias, os principais

problemas enfrentados, bem como sugestes de projetos e idias para serem analisadas. 1.5 Informaes, para a adoo de medidas uniformes, relativas

aos servios notariais e de registro os cartrios, no que se refere entrega dos ttulos de delegao, fiscalizao e eficincia das respectivas atividades e aplicao de sanes quando necessrio.

23

Conselho Nacional de Justia Corregedoria


1.6 Sugestes sobre providncias a serem adotadas pela Corregedoria Nacional para assegurar o eficaz cumprimento das cartas precatrias, especialmente nos casos de processos criminais. 2. A Corregedoria aguarda, para fins estatsticos e de controle,

informaes solicitadas a todos os Tribunais do Pas sobre os processos e sindicncias instaurados e em andamento contra magistrados, bem como sobre todas as penas disciplinares aplicadas nos ltimos dois anos. 3. Tm sido promovidos encontros e contatos dos Juzes

Auxiliares da Corregedoria Nacional de Justia com seus pares perante todos os Tribunais do Pas, com a finalidade de agilizar-se o processo de coleta de informaes para instruo dos processos. 4. O Ministro Corregedor pretende ampliar o atendimento de

solicitaes para fazer palestras e conferncias em vrias regies do Pas, acerca do funcionamento da Corregedoria Nacional de Justia, com o objetivo de esclarecimento e instruo sobre as suas finalidades e procedimentos. 5. Ofcio-circular solicitando informaes sobre:

a) quantos cartrios existem em cada Estado; b) quantos so oficializados e quantos no o so; c) se existem vagas para titulares das delegaes a serem preenchidas; em caso positivo, especificar em qual cartrio e a data do surgimento da vaga; d) se h concurso em andamento para preencher as vagas e quais as vagas includas no respectivo edital;
24

Conselho Nacional de Justia Corregedoria


e) se existentes vagas cujo preenchimento no esteja previsto em concurso em andamento, apresentar a devida justificativa. 6. Ofcio-circular expedido a todos os presidentes de Tribunais

de Justia e corregedores estaduais, solicitando que remetam lista contendo os 100 processos mais antigos em andamento na Justia de primeiro grau de jurisdio, esclarecendo a data do seu ajuizamento, a fase em que se encontram e se j foram tomadas medidas para superar a demora no justificada nos prazos processuais, a fim de que se d cumprimento ao princpio estabelecido na Constituio Federal que assegura parte a razovel durao do processo.

VII.

PROCESSOS NA CORREGEDORIA
A Corregedoria do Conselho pode realizar inspees e

correies para apurao dos fatos relacionados com deficincias graves dos servios judiciais e auxiliares, das serventias e dos rgos prestadores de servios notariais e de registro que atuem por delegao do poder pblico (RI-CNJ, art. 65). da sua incumbncia, tambm, realizar sindicncia, que o procedimento administrativo investigativo sumrio, com prazo de concluso no excedente a trinta dias, prorrogveis excepcionalmente por mais trinta, destinado a apurar irregularidades nos servios judiciais e auxiliares, nas serventias e nos rgos prestadores dos servios notariais e de registro que atuem por delegao do poder pblico (RICNJ, art. 71).
25

Conselho Nacional de Justia Corregedoria


Os processos que lhe so distribudos em maior quantidade so as Representaes por Excesso de Prazo e as Reclamaes Disciplinares, que correspondem a mais de 90% dos processos. importante salientar que os processos disciplinares esto sujeitos aos princpios constitucionais, entre outros, do devido processo legal, do contraditrio e da ampla defesa (arts. 5, LV, e 93, VIII, da Constituio Federal). Devem observar, ainda, preceitos da Lei Complementar n 35, de 1979 (LOMAN), da Lei n 8.112, de 1990, da Lei n 9.784/99 e, em alguns casos, da legislao estadual, alm dos dispositivos do Regimento Interno do Conselho. Esse quadro legislativo consubstanciou as primeiras

dificuldades para a atuao da Corregedoria. Foi, inicialmente, necessrio estabelecer diretrizes a serem seguidas nos numerosos processos que lhe so endereados. O Regimento Interno, elaborado s pressas, serviu de roteiro inicial, mas a prtica mostrou a necessidade da sua atualizao, objeto de emendas a serem, em breve, decididas pelo Conselho. Notou-se, ademais, a necessidade imperiosa de consolidar as normas de regncia relativas aos processos disciplinares contra magistrados, a fim de servirem de referncia aos diversos tribunais e juzos e ao prprio Conselho. No tpico, havia regras de leis de organizao judiciria e regimentais seguidas por muitos tribunais, muitas das quais em dissonncia com a Constituio da Repblica e com a LOMAN.
26

Conselho Nacional de Justia Corregedoria


Para superar o impasse, o Corregedor, como se disse, criou uma comisso de experientes Ministros e Desembargadores (Portaria n 4, de 29 de maro de 2006) a qual, em seu cumprimento, entregou-lhe, no ltimo ms de setembro, excelente trabalho de consolidao da legislao existente e de sugestes para a elaborao da futura LOMAN. Os textos pertinentes esto em estudo no Conselho e, em breve, devero ser aprovados. Todas essas dificuldades e empeos no impediram o andamento dos feitos da competncia da Corregedoria, no obstante as naturais delongas a que esto sujeitos por fora dos textos constitucionais, legais e regimentais de regncia. O que preocupa, porm, a falta de estrutura administrativa do Conselho e da Corregedoria e a necessidade de se fazerem, via postal, as intimaes, estas, s vezes, em nmero significativo, quando atinentes a feitos de maior complexidade, em que figuram muitas partes ou exijam a oitiva de muitas testemunhas. Quanto ao tema, indispensvel que se encaminhe para a adoo de sistemas modernos, especialmente o procedimento virtual, precedido de estudos sobre a padronizao dos diversos atos e termos processuais e da imediata instituio de uma rede informtica interligando todas as Corregedorias e Tribunais do Pas. indispensvel, ainda, que o Congresso Nacional aprove, com urgncia, o Projeto de Lei n 7.559/2006, criando cargos para servidores efetivos do Conselho e da Corregedoria. Sem treinar servidores, torna-se invivel Corregedoria realizar, metodicamente, inspees, inclusive as gerais, e as correies. S ter condies de faz27

Conselho Nacional de Justia Corregedoria


lo em casos excepcionais e aps enfrentar e superar muitos empeos administrativos. A propsito, o Corregedor recomendou s Corregedorias estaduais e federais que procurassem realizar inspees gerais ou regionais, como acontece, com xito, no Estado do Rio Grande do Sul. As apuraes e sindicncias feitas pela Corregedoria, segundo determina a Lei Orgnica da Magistratura (LOMAN), so sigilosas para evitar que a honra e a dignidade das pessoas sejam atingidas de forma muitas vezes irreversvel. Os feitos distribudos Corregedoria seguem procedimentos ou ritos que, ora so rpidos, ora demorados, como antes salientado, por estarem sujeitos observncia dos ditames impostos pela legislao em vigor. H casos em que um telefonema ou a expedio de um ofcio solicitando informaes sobre a questo so suficientes para solucionar ou resolver o problema. Outros casos, pela sua natureza exigem providncias estruturais, a exemplo do que ocorreu recentemente em So Paulo, onde houve numerosas representaes contra o Tribunal Regional Federal relativas demora no julgamento de recursos interpostos em causas previdencirias. O Corregedor entrou em contato com a ilustre Presidente daquela Corte, que, com rapidez, encontrou soluo para o problema. O Tribunal recentemente havia criado uma Turma

especializada em temas previdencirios e, em breve, ir instalar Turma suplementar com a mesma competncia. As numerosas representaes por excesso de prazo, em regra do interesse de pessoas idosas e humildes, diminuram sensivelmente.
28

Conselho Nacional de Justia Corregedoria


As reclamaes e denncias annimas, prescritas ou manifestamente improcedentes, como aquelas que atacam deciso judicial, ou despidas de elementos mnimos sua compreenso, so sumariamente arquivadas, segundo determina o Regimento Interno (art. 31, I), de tudo dando cincia ao reclamante. Convm salientar que a deciso de arquivamento fundamentada, publicada no rgo oficial e dela cientificada, por via postal, a parte ou interessado que pode interpor recurso para o Plenrio. No obstante, a taxa de recorribilidade inferior a 4%, ou seja, de cada 100 decises so interpostos apenas quatro recursos, os quais, esclarea-se, foram todos, at hoje, desprovidos pelo Plenrio do CNJ. Muitas reclamaes ou denncias envolvem questes que podem ser resolvidas no mbito das Corregedorias da Justia Federal ou Estadual ou dos prprios Tribunais. Nesse caso, a deciso no sentido de encaminhar os feitos respectivos para que procedam s apuraes ou tomem as providncias de lei, fixando-se-lhes prazo, aps o qual devero comunicar a esta Corregedoria os resultados alcanados. Quando, vista das circunstncias, se verifica omisso injustificvel da Corregedoria ou Tribunal local na apurao de fatos que denunciam irregularidades ou desvios de conduta praticados por magistrados ou servidores, esta Corregedoria promove sindicncia e, uma vez aflorados indcios de faltas administrativas, prope a avocao dos feitos ou a abertura de processo administrativo.

29

Conselho Nacional de Justia Corregedoria


Feitos foram avocados e processos administrativos abertos por esta Corregedoria. Quando isso ocorre, o processo distribudo a outro relator. H diversos casos em que a simples atuao da Corregedoria afastou do Judicirio magistrados acusados de graves desvios. S em razo da iminncia de os feitos serem avocados ou da instaurao de processo disciplinar, pediram aposentadoria. Nesse caso, continuam a responder a processo criminal. Trata-se de atuao expedita que afasta, com rapidez, do Poder Judicirio magistrados que conspurcam a sua imagem, com grande prejuzo para a sua credibilidade junto populao que lhe cumpre servir. Em outros tpicos, casos sero mencionados a ttulo de exemplo para que se possa ter cincia da eficcia do trabalho da Corregedoria, no obstante as grandes limitaes estruturais e materiais de que padece. As dificuldades, contudo, tm sido e esto sendo superadas com o trabalho constante, com sacrifcio at mesmo das horas de descanso, por parte daqueles que mourejam neste importante rgo do Poder Judicirio, em que a sociedade tanto confia e de quem tanto espera. Como se v, muito foi feito, mas ainda muito h por fazer. Insiste-se em que as metas s podero ser alcanadas com o trabalho perseverante, sem preocupao outra seno a do estrito cumprimento da misso constitucional da Corregedoria Nacional de Justia.

30

Conselho Nacional de Justia Corregedoria


H quem veja o Corregedor como uma autoridade que atuaria como um fiscal de trnsito. Diante de pretensa irregularidade, bastaria tirar o seu talo, lavrar o auto de infrao e impor a pena. Como se viu, o ordenamento jurdico, antes citado, no permite tal proceder. O Corregedor possui muitos poderes constitucionais e legais, mas h de exerc-lo sempre com equilbrio, procurando dosar o seu exerccio para afastar o mal causado pelos que se desviam do correto desempenho da funo judiciria e para manter a confiana do povo no servio prestado pelos rgos do Poder Judicirio. H de ter sempre presente a advertncia de Montesquieu segundo a qual quem detm o poder tende a dele exorbitar. O poder vai at onde encontra os seus limites. Da o necessrio sistema de freios e contrapesos, que brilhantemente defendeu quanto doutrina da diviso dos poderes do Estado. Na repblica, no tocante ao exerccio das funes pblicas, o importante que prevalea o imprio da Constituio e das leis. Estas que estabelecem freios e contrapesos quanto ao atuar das autoridades. No exerccio de relevantes funes pblicas, no h lugar para salvadores da ptria.

VIII.

DIVULGAO E PUBLICIDADE DO TRABALHO DA CORREGEDORIA


A Corregedoria tem por dever, em todos os seus atos,

conferir nfase especial aos aspectos ticos e aos princpios de legalidade, impessoalidade, moralidade, publicidade e eficincia na
31

Conselho Nacional de Justia Corregedoria


Administrao Pblica, consagrados pelo art. 37 da Constituio Federal, em todos os seus atos, de forma a aumentar a confiana dos cidados brasileiros no Poder Judicirio. A Corregedoria, sempre que toma conhecimento de fatos que impliquem irregularidade nos servios judiciais, procede a uma anlise diagnstica deles, diante das circunstncias em que ocorreram. Busca enquadrar o caso concreto diante dos elementos probatrios colhidos, inclusive os indcios suficientes constatao da prtica de irregularidade ou de conduta inadequada e adota as providncias cabveis, informando os interessados sobre as medidas implementadas. Esto em curso providncias para que sejam

disponibilizadas ainda maiores informaes, pela internet, a todos os cidados tambm no que se refere ao resultado desses processos, inclusive sobre as punies deles resultantes. O acesso aos bancos de dados especficos permite, inclusive, que se visualizem os relatrios estatsticos da atividade da Corregedoria. Cabe registrar, ainda, que, rotineiramente, toda e qualquer notcia de irregularidade veiculada pela imprensa merece ateno e resposta por igual meio de comunicao, primando-se pela ampla divulgao e transparncia das medidas correcionais. A propsito, no endereo eletrnico do Conselho Nacional de Justia, existe o link da Corregedoria, por meio do qual pode ser encontrado material jornalstico encaminhado imprensa, bem como acesso ao banco de dados contendo

32

Conselho Nacional de Justia Corregedoria


as informaes sobre todas as atividades e atos administrativos com relao competncia do rgo correicional. O cidado pode, ainda, acompanhar, via internet, o andamento do seu processo, alm de obter informaes que podem ser prestadas por telefone. Ademais, toda deciso relacionada aos feitos de seu interesse comunicada pessoalmente, alm de publicada no Dirio da Justia, como antes salientado. Neste tpico, da divulgao e publicidade do trabalho da Corregedoria, guardadas, evidentemente, as cautelas necessrias e o sigilo das investigaes e apuraes a seu encargo, o resumo do ano altamente positivo. Segundo levantamento elaborado por empresa especializada, de um total de 154 notcias encontradas, alcanando uma rea de mais de 4.500 centmetros de coluna, num total de 54 veculos de comunicao, apenas trs notcias negativas foram registradas,

perfazendo um total de 202 centmetros de coluna. Segundo os dados constantes do levantamento, a cobertura negativa das atividades da Corregedoria pelos rgos da imprensa alcanou nfimos 1,95% do total, enquanto as avaliaes variantes entre neutras e positivas chegaram a 98,05% do total de notcias encontradas, o que sinaliza estar o trabalho da Corregedoria, passada a fase inicial de estranhamento natural e resistncias setoriais, sendo paulatinamente compreendido e apoiado pelos segmentos mais esclarecidos da populao brasileira.

33

Conselho Nacional de Justia Corregedoria


VIII.1 ENCONTROS, SEMINRIOS E PALESTRAS
Com o objetivo de tomar conhecimento das dificuldades vivenciadas pelos Tribunais e Corregedorias, tanto o Ministro Corregedor como os juzes auxiliares participaram de encontros, seminrios e palestras. Buscando a atuao integrada e a unio de esforos no sentido de aprimorar o funcionamento da estrutura judiciria, o Corregedor Nacional de Justia tem participado de praticamente todos os encontros e seminrios que envolvam os Corregedores das Justias estaduais, com a finalidade de procurar solues e traar balizamentos estratgicos que levem melhoria e ao aperfeioamento dos procedimentos correicionais e maior eficincia e celeridade na tramitao dos feitos. Em abril de 2006, o Corregedor participou do XLI Encontro do Colgio dos Corregedores Gerais da Justia do Estado de Minas Gerais e do IV Congresso dos Juzes Federais de So Paulo e Mato Grosso. Na ocasio proferiu palestra sobre o tema: O Papel do CNJ e sua finalidade estratgica. Em maio de 2006, integrou e presidiu Comisso do CNJ em visita de trabalho para proceder a estudos visando modernizao e maior eficincia da Justia do Estado da Bahia, para onde se deslocou. Em julho, retornou para a assinatura do Termo de Cooperao entre CNJ e os representantes dos trs poderes daquele Estado.

34

Conselho Nacional de Justia Corregedoria


Em agosto de 2006, visitou o Tribunal de Justia de Pernambuco, ocasio em que proferiu a palestra sobre o tema: CNJ Atribuies e Funcionamento. Em outubro de 2006, foi a Belo Horizonte, a convite da Corregedoria do Tribunal de Justia de Minas Gerais, para proferir palestra sobre A importncia do CNJ na implantao de uma nova Ordem Judiciria no Brasil. Em novembro de 2006, teve encontro de trabalho com a Presidente e a Corregedora do Tribunal Regional Federal da 3 Regio e visitou o Tribunal de Justia de So Paulo. No mesmo ms, um dos Juzes-Auxiliares e um assessor, ambos da Corregedoria, estiveram em Curitiba/PR para acompanhar a oitiva de testemunhas em processo de sindicncia. No primeiro semestre de 2006, o Corregedor, acompanhado de um de seus Juzes-auxiliares, compareceu ao Encontro dos Corregedores Gerais da Justia no Rio de Janeiro. No segundo semestre deste ano, um dos juzes-auxiliares participou do Encontro Nacional do Colgio de Corregedores Gerais da Justia em Fortaleza.

IX.

DECISES DA CORREGEDORIA
CASOS ILUSTRATIVOS

A Corregedoria tem se defrontado com questes muito diversificadas, descritas nos processos recebidos, sendo que para cada uma delas h de dar-se tratamento especfico.
35

Conselho Nacional de Justia Corregedoria


Verificou-se que os processos autuados na Corregedoria referem-se alguns a servios prestados pelas serventias extrajudiciais; outros produtividade do juzo, outros inoperncia do prprio reclamante, outros complexidade do caso, e ainda, outros a problemas administrativos nos Tribunais, tais como aplicao da verba

oramentria, recursos humanos, recursos materiais e tecnolgicos e descumprimento de normas judicirias. Nos inmeros processos em que a Corregedoria atua, a deciso assume formas e concluso diversificadas. A ttulo de ilustrao das formas de atuao da Corregedoria, podem ser citados alguns casos: a) Abertura de Processo Administrativo Disciplinar, pelo

Plenrio, aps recomendao do Ministro-Corregedor:


Reclamao Disciplinar contra desembargador do TJ de Minas Gerais que teria recebido uma camionete S-10 para influenciar o resultado de uma ao judicial em favor do Sindicato dos Empregados no Comrcio de Belo Horizonte e Regio Metropolitana. O detalhe do caso que a suposta doao da camionete ficou registrada em ata do prprio Sindicato, O PAD foi distribudo ao Conselheiro Lorenzoni. Reclamao Disciplinar contra desembargador do TJ de Minas Gerais que teria cobrado 60 mil reais para conceder uma medida liminar. O processo tambm foi distribudo ao Conselheiro Lorenzoni, por preveno. Representao por Excesso de Prazo contra Juiz da Comarca de Macei, acusado de retardar o julgamento de Ao Popular que trata da impugnao do ato de nomeao de promotor de justia ao cargo de desembargador do TJ de Alagoas. O processo ainda no foi redistribudo.
36

Conselho Nacional de Justia Corregedoria


b) Instaurao de procedimentos de Sindicncia, pelo Plenrio, por proposta da Corregedoria:
Reclamao Disciplinar contra o desembargador do TJ de Alagoas, para apurar a denncia de pagamento indevido de quase 700 mil reais a ttulo de diferenas salariais. Atualmente o processo se encontra com delegao para o Conselheiro Paulo Schmidt. Reclamao Disciplinar contra desembargador que solicitou aos juzes de primeira instncia preferncia em vrios processos em que atuaria um amigo seu, e depois atuou como relator em recursos interpostos nesses mesmos processos.

c)

Casos

de

Avocao,

levados

Plenrio

pela

Corregedoria:
Avocao de Procedimento Disciplinar contra Juza do TJ de Tocantins que, mesmo sendo absolutamente incompetente para julgar causa da competncia da Justia Federal, concedeu antecipao de tutela para entrega ao autor da ao da quantia de 30,8 milhes de reais determinando, para esse efeito, a expedio de precatria itinerante, a fim de apreender recursos da ELETROBRS e suas subsidirias nos cofres do Banco do Brasil ou de qualquer instituio financeira em todo o territrio nacional, sob pena de multa diria de 200 mil.

d)

Casos de acolhimento, pelo Plenrio, de Reviso

Disciplinar, seguindo recomendao da Corregedoria:


Instaurao de procedimento disciplinar para apurar acusaes contra Juiz do TJ de Minas Gerais, por desvio de conduta e comportamento inadequado. No caso, o TJ de Minas Gerais arquivou sindicncia que investigava a remoo, por antiguidade, do Juiz para outra comarca.
37

Conselho Nacional de Justia Corregedoria


e) Casos em apurao na Corregedoria:
Reclamao disciplinar instaurada para apurao de responsabilidades no caso de decises administrativas do TJ de Amazonas que anulou atos da Corregedoria de Justia local. Esta ltima j havia anulado diversos registros de demarcao de terras situadas no Amazonas, decorrentes de sentenas que terminaram cassadas pelo Tribunal Regional Federal da 1 Regio. A reclamao aguarda a chegada das informaes solicitadas. Pedido de informaes a uma Corregedoria de Justia sobre o caso de um Juiz de Direito que recebeu em negociao com certa instituio bancria um imvel que o banco havia adjudicado em execuo processada sob a presidncia desse mesmo magistrado. Pedido de informaes sobre as providncias que deveriam ter sido adotadas por Corregedoria Estadual de Justia para apurar indcio de falsidade na assinatura em ofcio expedido pelo cartrio de uma vara de famlia. O ofcio, cuja assinatura se supe falsa, autorizava a viagem de menores cuja guarda era disputada pelos pais. No caso, seria falsa tambm a certido de intimao da parte, juntada ao processo. Apurao do caso relativo aos servios do Cartrio de Registro de Imveis de uma cidade no interior do Tocantins, em que foram encontrados fatos extremamente graves, tais como hipotecas no registradas em livros, venda de imveis onerados como se estivessem livres de gravames, uso do cartrio como base poltico-eleitoral e escritrio de advocacia, dentre outras irregularidades. Reclamao Disciplinar contra juizes de direito da Bahia, que se substancia em atos processuais arbitrrios e suspeitos praticados em processo de execuo, onde o valor executado inicial era de R$ 229.313,52 (duzentos e vinte e nove mil, trezentos e treze reais, e cinqenta e dois centavos) oriundo de cdula de crdito comercial, e
38

Conselho Nacional de Justia Corregedoria


aps os embargos que foram julgados procedentes, o embargado foi condenado e passou a ser devedor da quantia de R$ 13.147.273,93( treze milhes cento e quarenta e sete mil, duzentos setenta e trs reais e noventa e trs centavos). Aps diversas intervenes processuais, inclusive incidente de falsidade documental, houve levantamento de valores pelos patronos. Diante da suspeita de atos comprometedores praticados nos autos, foi determinada a intimao do Corregedor de Justia do Estado para em 48 horas informar as providencias adotadas na representao formulada pelo representante naquela Corregedoria, sob pena de instaurao de procedimento disciplinar para apurar a omisso. Apurao de denncias de corrupo na Bahia. Esto sendo investigados, sob sigilo de Justia, vrios fatos e situaes complexas envolvendo magistrados baianos e servidor do Judicirio local. A apurao dos fatos foi delegada Conselheira Ruth de Carvalho.

f)

Casos paradigmticos j solucionados, oriundos da

Corregedoria:
Originou-se na Corregedoria o primeiro caso de Representao por Excesso de Prazo apreciado pelo Conselho Nacional de Justia. Com base no voto do Corregedor, fixou-se um prazo de 30 dias para o Tribunal de Justia de Gois indicar um Juiz de Direito para julgar uma ao divisria, cumulada com demarcatria, que tramitava na comarca de Iaciara h mais de 38 anos, sem deciso. O TJ/GO cumpriu integralmente a deciso e a ao j foi finalmente julgada em primeira instncia. Resoluo n 10, do CNJ, que vedou o exerccio, por membros do Poder Judicirio, de funes nos Tribunais de Justia Desportiva e em suas comisses disciplinares, que resultou do entendimento levado pela Corregedoria, no caso de Desembargador do Tribunal de Justia do Rio de Janeiro. O Conselho fixou que so incompatveis o
39

Conselho Nacional de Justia Corregedoria


exerccio da judicatura com funes junto aos tribunais esportivos ou suas comisses disciplinares. Reclamao Disciplinar contra a Juza do Juizado Especial Federal de Catanduva, interior de So Paulo, que remeteu ao Frum daquela Comarca dezenas de processos previdencirios, em face de um conflito instaurado entre o Juzo da Comarca e o Juizado Especial, recm-instalado, na interpretao da lei de criao dos Juizados Virtuais. O Corregedor identificou que o incidente resultou de falha de comunicao entre os dirigentes do TJ/SP e do TRF da 3 Regio. Aps sua interveno, os tribunais celebraram acordo de mtua colaborao entre a Justia Federal e a Estadual, o que resultou no julgamento dos processos previdencirios pelo Juiz da Comarca. Celebrao de convnio entre o CNJ e o Estado da Bahia, visando superar a crise institucional havida naquele Estado, decorrente de freqentes problemas no relacionamento entre os Poderes Executivo e Judicirio. Como resultado do convnio, os representantes dos trs Poderes da Bahia indicaram tcnicos para, sob a superviso do CNJ, elaborar estudos com o objetivo de modernizar o Judicirio do Estado da Bahia, tornando-o mais rpido e eficiente e facilitando o acesso das populaes mais carentes mquina judiciria. A propsito, o Plenrio criou Comisso para assessorar na elaborao da nova Lei de Organizao Judiciria, achando-se em fase de implantao Varas Especiais Virtuais em Salvador e Feira de Santana.

g)

Outros casos de atuao proativa da Corregedoria em

assuntos de sua competncia:


Remessa de ofcio Presidncia do Conselho Nacional de Justia, recomendando externar ao Senado Federal a preocupao do CNJ com a possvel aprovao de projeto de lei, oriundo da Cmara
40

Conselho Nacional de Justia Corregedoria


Federal, que retira do Poder Judicirio a delegao para o exerccio da atividade notarial e de registro, medida que pode causar graves problemas para a fiscalizao dos cartrios, com grande prejuzo para os usurios dos seus servios. Pedido Presidncia do CNJ para que atue junto aos governadores dos Estados e ao Ministro da Justia, no sentido de encontrar uma soluo para a alegada falta de verbas que inviabiliza o recambiamento do preso para o local em que est sendo processado. Com base em levantamento feito, pela Corregedoria, em Pernambuco e outros Estados, verificou-se a ocorrncia de srios problemas e entraves aplicao da lei penal nos casos em que o acusado se encontra preso em Estado diverso daquele em que est sendo processado.

h) nacional:

Fraude em Concurso Pblico com repercusso na mdia

O Ministro Corregedor props a instaurao de Processo de Controle Administrativo para apurao de fraude em concurso pblico do TJDF, cuja Comisso Permanente de Processo Disciplinar

posicionou-se no entendimento de que os atos e nomeaes dos referidos indiciados deveriam ser anulados, uma vez que se encontravam eivados de vcios insanveis desde o nascedouro. No entanto, apesar dos graves fatos apontados, no se verificou, no caso, o exame de anulao do concurso pelo Conselho Administrativo do Tribunal de Justia. Ressalte-se que, aps anlise dos autos dos processos administrativos, constatou-se no apenas a tentativa de fraudar um concurso pblico, mas essa foi apenas uma das diversas aes perpetradas por uma Quadrilha. Os fatos foram

confirmados, inclusive segundo depoimento polcia. O caso de abrangncia nacional.


41

Conselho Nacional de Justia Corregedoria


As apuraes de responsabilidade disciplinar incumbem, originariamente, aos tribunais de origem, ex vi do art. 93, VIII e X, da Constituio Federal, e dos arts. 6 e 27, 1 a 7, da Lei Complementar n 35/79 (LOMAN). O exerccio, pelo Conselho Nacional de Justia, das funes descritas no art. 103-B, 4, da Lei Maior se d, em regra, sem prejuzo da competncia disciplinar e correicional dos Tribunais. Assim, o processo e julgamento de reclamaes disciplinares contra membros do Poder Judicirio, a avocao de processos disciplinares e outros ho de ser admitidos aps um juzo prvio acerca da atuao eficiente e eficaz do rgo correicional originrio. Assim, nos casos em que se afigura possvel, o Corregedor determina, em deciso fundamentada, o encaminhamento do feito ao Tribunal respectivo para a implementao das medidas pertinentes, no prazo de 60 dias, para que somente retornem os autos com uma soluo. Na maioria dos casos, dentro do prazo determinado, o Tribunal informa que o tema tratado na reclamao foi apreciado e concludo, com o seu arquivamento ou com punio por deciso do Tribunal ou do seu rgo especial. Em casos tais, atua, s vezes, o Ministrio Pblico. Como exemplo, pode-se citar:
Reclamao Disciplinar encaminhada pelo Procurador-Geral da Repblica na qual constava cpia de inqurito policial oriundo da Delegacia Fazendria do Rio de Janeiro, solicitando a apurao da conduta de Juiz de Direito do TJ do Rio de Janeiro. Narra que o magistrado em questo autorizou o levantamento de um milho de
42

Conselho Nacional de Justia Corregedoria


reais nos autos de uma ao de cancelamento de registro pblico em determinado processo, da qual no constava o protocolo do cartrio distribuidor e estava diretamente endereada ao Juiz. O alvar judicial foi expedido no dia seguinte protocolizao da ao, aduzindo que a deciso do magistrado no foi precedida das devidas cautelas, por no se verificar o saldo nem a existncia da conta objeto do levantamento. No caso, a Corregedoria definiu o prazo para apurao dos fatos e acompanhou os procedimentos at julgamento, onde se verificou que ocorreu falha administrativa e no falta disciplinar. Concluiu-se que a celeridade empreendida pelo Magistrado ao despachar o pedido inicial no seria recomendvel, considerando o valor do saldo pretendido levantar, mas reconheceuse que seu comportamento nada tinha de indito, tendo sido adotado em diversos outros processos, inclusive naqueles patrocinados pela Defensoria Pblica. Registre-se, ademais, que, com a mesma agilidade do deferimento, o Juiz representado declarou nula a sentena que concedeu o alvar, tomando imediatamente as providncias que impediram a consumao do prejuzo decorrente da fraude. As providncias foram tomadas no prazo determinado pela Corregedoria e as apuraes foram levadas a efeito pelo Tribunal de Justia do Estado do Rio de Janeiro com atuao conjunta do Procurador-Geral de Justia do Estado. Representao por Excesso de Prazo representada contra o juzo da Comarca do Novo Gama/GO, alegando morosidade na apreciao da Ao de Equiparao de reajuste Salarial. Aps a remessa da cpia da representao para a Corregedoria Geral do Estado para a adoo da medidas pertinentes, a Corregedoria estadual informou que desarquivou uma reclamao de mesmo teor contra o representado. Decorrido o prazo para a apurao a Corregedoria esclareceu que o Juiz da referida comarca prolatou sentena, atendendo assim o anseio dos representantes.
43

Conselho Nacional de Justia Corregedoria


X. X.1 DADOS ESTATSTICOS SITUAO EM DEZEMBRO DE 2005
Com incio de suas atividades em junho/2005, a

Corregedoria contabilizou, at o final daquele ano, em nmeros, os seguintes resultados:


Sigla PA PCA RD REP REVDIS Total
Fonte: Relatrio Anual da Corregedoria ano-base 2005.

Classe Petio Avulsa Procedimento de Controle Administrativo Reclamao Disciplinar Representao por Excesso de Prazo Reviso Disciplinar

Quant. 14 2 195 125 12 348

% 4,02 0,57 56,03 35,92 3,45 100,00

X.2

RESULTADOS ALCANADOS EM 2006


No perodo compreendido entre a instalao do Conselho

Nacional de Justia (junho/2005) e o dia 19 de dezembro de 2006, os feitos na Corregedoria superam 1.500 processos, mais de quatro vezes o volume protocolado em 2005.
Conselheiro Corregedor
1

Quant. 1.517 1.291 2.808 92

% 54,02% 45,98% 100,00% 7,13%

Conselheiros Total mdia de processos por Conselheiro (exceto Corregedor)


1

Inclui as revises disciplinares admitidas e redistribudas (RI-CNJ, art. 91)

44

Conselho Nacional de Justia Corregedoria

Da leitura do quadro acima, nota-se que s o Corregedor se incumbe de mais de 54% dos processos encaminhados ao CNJ.
Distribuio dos processos no CNJ

3000 2808 2500 2000 1500 1000 500 0 CORREGEDOR CONSELHEIROS TOTAL 1517 1291

Recebidos Quant. CORREGEDORIA DEMAIS CONSELHEIROS TOTAL 1.517 % 54,02%

Solucionados Quant. 910 % 32,41%

Baixados Quant. 590 % 21,01%

Aguarda Baixa ou Recurso Quant. 320 % 9,91%

Fase de Instruo Quant. 331 % 11,39%

Aguardando Exame Inicial Quant. 272 % 9,68%

1.291

45,98%

956

34,04%

779

27,74%

181

6,49%

240

8,55%

22

0,78%

2.808

100,00%

1866

66,45%

1369

48,75%

401

14,28%

571

20,33%

294

10,47%

Fonte: Sistema informatizado do CNJ - dados extrados em 19/12/2006, s 14h21. No inclui processos ainda na Secretaria Processual (420)

Uma vez autuados e classificados segundo o Regimento Interno, os processos so enviados Corregedoria, de forma consentnea com as experincias das Corregedorias dos tribunais estaduais e federais. Note-se que s as Reclamaes Disciplinares e as Representaes por Excesso de Prazo representam 98,5% dos feitos.

45

Conselho Nacional de Justia Corregedoria

Classe Processual APD PCA RD REP Avocao de Processo Disciplinar Procedimento de Controle Administrativo Reclamao Disciplinar Representao por Excesso de Prazo

Quant. 1 2 720 774 18 2 1.517

% 0,07% 0,13% 47,46% 51,02% 1,19% 0,13% 100,00%

REVDIS Reviso Disciplinar SIND Total Sindicncia

Do total das 28 Revises Disciplinares recebidas na Corregedoria, 10 foram redistribudas. Igualmente no esto includas 14 Peties Avulsas originalmente encaminhadas Corregedoria.

Processos distribudos na Corregedoria, por classe processual


2 2 Representao por Excesso de Prazo Reclamao Disciplinar 18 1 Reviso Disciplinar Procedimento de Controle Administrativo 720 774 Sindicncia Avocao de Processo Disciplinar

Como evidencia o quadro acima, a maior parte dos processos recebidos na Corregedoria constituda de Representao por Excesso de Prazo, cerca de 51% do total dos feitos protocolados. Em segundo lugar, no nmero dos processos recebidos, as reclamaes disciplinares, restando um pequeno bloco de procedimentos, como as Revises Disciplinares e procedimentos de controle administrativo e peties avulsas que complementam o total dos processos encaminhados ao rgo correicional.
46

Conselho Nacional de Justia Corregedoria


Processos distribudos Corregedoria, por Fase Processual Aguardando exame inicial Em fase de instruo Em pauta, aguardando julgamento colegiado Solucionados1 Total
1

272 331 4 910 1.517

Com algum tipo de manifestao da Corregedoria ou do CNJ, exceto aqueles em que se determina a regularizao da representao.

Fase em que se encontram os processos


1600 1400 1200 1000 800 600 400 200 0 Aguardando exame inicial Em fase de instruo Solucionados Total 272 331 910

1517

CORREGEDORIA NACIONAL DE JUSTIA Recebidos CLASSE Quant. SIND REVDIS REP RD PCA APD Total 2 18 774 720 2 1 1.517 % 0,13% 1,19% 51,02% 47,46% 0,13% 0,07% 100,00% 272 8,43% 7 15 250 . Aguardando Exame Inicial Quant. % 0,00% 0,22% 0,46% 7,74% . Fase de Instruo Quant. 2 1 181 146 . 1 331 % 0,06% 0,03% 5,61% 4,52% . 0,03% 10,25% 10 578 320 2 . 910 Solucionados Quant. % . 0,31% 17,87% 9,94% 0,06% . 28,13% Aguarda Baixa ou Recurso Quant. . 2 142 176 . . 320 % . 0,06% 4,40% 5,45% . . 9,91% Baixados Quant. . 8 435 145 2 . 590 % . 0,29% 15,68% 5,23% 0,07% . 21,26%

Total de processos recebidos no CNJ at 19 de dezembro/2006: 3.228. Processos em pauta: 4.

47

Conselho Nacional de Justia Corregedoria


No que se refere distribuio de feitos por unidades da Federao de origem, pode-se observar o seguinte quadro:
UF So Paulo Rio de Janeiro Distrito Federal Bahia Minas Gerais Rio Grande do Sul Gois Paran Cear Pernambuco Piau Maranho Amazonas Santa Catarina Esprito Santo Paraba Tocantins Alagoas Mato Grosso Mato Grosso do Sul Par Sergipe Rio Grande do Norte Acre Rondonia Amap Roraima Unio Federal Total Quant. 412 173 147 110 86 64 64 49 44 40 37 36 34 29 28 24 23 21 20 18 15 12 11 11 7 4 4 1 1.517 % 27,16% 11,38% 9,67% 7,24% 5,66% 4,21% 4,21% 3,22% 2,89% 2,63% 2,43% 2,37% 2,24% 1,91% 1,84% 1,58% 1,51% 1,38% 1,32% 1,18% 0,99% 0,79% 0,72% 0,72% 0,46% 0,26% 0,26% 0,07% 100,00%
48

Conselho Nacional de Justia Corregedoria


Note-se que os Estados de So Paulo, Rio de Janeiro, Distrito Federal, Bahia e Minas Gerais somam, sozinhos, mais de 60% dos feitos recebidos pela Corregedoria, conquanto representem menos de 50% da populao e apenas 40% do total de Magistrados.

Processos decididos na Corregedoria (em definitivo) Reclamaes Disciplinares Representaes por Excesso de Prazo Revises Disciplinares Procedimento de Controle Administrativo Total 145 435 8 2 590

Dos feitos decididos na prpria Corregedoria, as Representaes por Excesso de Prazo representam os processos com maior ndice de soluo.
Processos decididos na Corregedoria (em definitivo)

Revises Disciplinares 8 2 145 Reclamaes Disciplinares Representaes por Excesso de Prazo Procedimento de Controle Administrativo 435

Grande parte dos processos recebidos so resolvidos com a atuao imediata da Corregedoria, cobrando providncias e informaes junto aos juizados e tribunais respectivos.
49

Conselho Nacional de Justia Corregedoria

Reclamaes Disciplinares
Inadmissveis 15 68 Manifestamente Improcedentes Perda de objeto Desistncia 39 Matria Jurisdicional 4 6

Do total de 774 Representaes por Excesso de Prazo recebidas na Corregedoria, a maior parte foi solucionada, isto , atendido seu objetivo de dar celeridade ao julgamento dos processos a que se referiam. Do mesmo modo, as Reclamaes Disciplinares tm tido normal andamento. Solicitadas informaes e tomadas medidas instrutrias uma vez constatada irregularidade ou desvio de conduta do servidor, proposta abertura de processo disciplinar. Alguns deles so instaurados e correm nas corregedorias ou tribunais locais. Verificados problemas estruturais, procura-se super-los.
Representaes por Excesso de Prazo

7 3 21

Inadmissveis Manifestamente Improcedentes 131 Perda de objeto Matria Jurisdicional

269

Desistncia

50

Conselho Nacional de Justia Corregedoria


Merece destaque o fato de que os recursos interpostos contra as decises do Corregedor Nacional de Justia no chegam a 4% do total das decises proferidas no perodo.
Taxa de Recorribilidade
3,85%
35 Processos Julgados na Corregedoria Recursos Administrativos interpostos

910

Saliente-se, ademais, que nenhum dos recursos interpostos foi acolhido pelo plenrio do CNJ, o que demonstra o acerto nas decises proferidas pela Corregedoria Nacional de Justia.

Taxa de Reforma da Deciso


Recursos providos CONSELHEIROS 0

Recursos interpostos

35

Julgados na Corregedoria

910

Processos recebidos

1517

300

600

900

1200

1500

1800

51

Conselho Nacional de Justia Corregedoria


No que diz respeito estatstica de documentos produzidos pela Corregedoria Nacional de Justia, verifica-se o seguinte:

Documentos Portarias Orientaes Ofcios recebidos (desde 18/11/2005) Ofcios expedidos Ofcios Circulares expedidos Memorandos Total 11 1 1.277 2.745 610 36 4.680

XI.

PROJETOS PARA 2007


A Corregedoria inicia o ano de 2007 convicta de que o

esforo at ento empreendido na busca contnua de instrumentos de gesto com vistas ao fiel cumprimento de sua misso institucional tem rendido os frutos necessrios consolidao da boa imagem do Poder Judicirio perante os jurisdicionados e a populao em geral. Pretende, assim, dar continuidade aos estudos, projetos e aes em andamento, criando um ambiente de eficincia e transparncia cada vez maior, com o objetivo de aprimorar os servios judicirios, evitar a prtica de desvios funcionais e coibir faltas e irregularidades que venham a ser apuradas.

52

Conselho Nacional de Justia Corregedoria


XII. CONCLUSO
A Corregedoria, em sua atuao, tem procurado zelar pela autonomia do Judicirio e pelo cumprimento da legislao referente magistratura, com o indispensvel equilbrio, procurando coibir, com energia, os casos graves de desvios de conduta e falhas na prtica judiciria, mas, ao mesmo tempo, se preocupando com a atuao preventiva de modo a evitar o surgimento de distores disciplinares, funcionais ou dos servios forenses. Para esse mister no lhe faltou a integral colaborao das Presidncias e Corregedorias de todos os Tribunais do Pas, que tm compreendido ser indispensvel o trabalho de todos, de maneira coordenada, para a construo de um novo Judicirio consentneo com as exigncias dos tempos modernos. Preocupa o volume excessivo de trabalho absolutamente incompatvel com a estrutura existente. At hoje no possui quadro efetivo de servidores. Em outubro ltimo, foram-lhe destinados dois cargos em comisso e duas funes gratificadas. At ento contou com o trabalho de apenas dois juzes convocados (desde fevereiro deste ano, trs), um servidor terceirizado e alguns servidores comissionados do STJ, a partir de junho deste ano, aps a assinatura de convnio entre aquela Corte e este Conselho. No foi possvel ao Conselho nem sua Corregedoria, at o momento, implantar o sistema informtico indispensvel para atender aos seus prprios servios e entrar em rede com os diversos setores do
53

Conselho Nacional de Justia Corregedoria


Judicirio brasileiro, para a execuo de programas nacionais visando ao aprimoramento e integrao dos servios judicirios. Servidores de alto nvel, embora poucos, foram alocados. Excelentes programas de trabalho elaborados. Falta, porm, viabiliz-los. Ademais, o prprio espao fsico disponvel, objeto de alteraes constantes para ampli-lo, no obstante o ingente esforo da Presidncia, insuficiente para atender a amplitude do servio existente. um problema que, por certo, h de ser resolvido at a aprovao do quadro efetivo do Conselho e da Corregedoria, cujo respectivo projeto foi encaminhado pelo Supremo Tribunal Federal ao Congresso Nacional, onde est a tramitar. Diante desse quadro, descrito para mostrar a necessidade imperiosa de medidas, muitas a depender de soluo legislativa, nota-se que muito foi feito com o objetivo de tornar realidade a vontade do legislador constituinte expressa no texto da EC 45/2004. No mbito da Corregedoria, a sucesso de denncias, reclamaes e representaes permitiu, de maneira realstica, enquadrlas sob o aspecto legal e regimental, bem como definir o procedimento adequado para equacionar as vrias questes trazidas e procurar solucion-las. No foi fcil. Comeou-se do nada. Definiram-se o caminho a ser percorrido e o trabalho a ser realizado, com especial ateno aos parmetros legais de regncia. No incio, os passos foram lentos, mas decisivos. Hoje, o caminhar est a adquirir um ritmo razovel. Muito resta a fazer e h de ser feito. O importante, porm, que se d continuidade aos programas em andamento e prosseguimento s medidas tomadas para solucionar os problemas levantados.
54

Conselho Nacional de Justia Corregedoria


Na sua atuao disciplinar, a Corregedoria apurou muitas irregularidades e faltas disciplinares. Tomou as medidas que lhe cabiam com o objetivo de san-las. Processos disciplinares foram instaurados e avocaes de feitos da mesma natureza foram efetivadas. Muitos desses processos j foram decididos, outros distribudos, aps apurados os fatos, a outros relatores. Muitas sindicncias esto em andamento. No h olvidar, ainda, que atuao significativa teve a Corregedoria no tocante ao controle preventivo. Muitas medidas foram tomadas visando ao aprimoramento da atividade judiciria, a fim de tornar a administrao da Justia mais eficiente e, ao mesmo tempo, evitar a prtica de irregularidades, faltas e desvios pelos seus agentes. Enfim, no sentido de dar uma nova dinmica atuao do Poder Judicirio, conduzindo-o para os caminhos da modernidade, da atuao transparente e da eficincia, com o objetivo de prestar os seus servios, com mais rapidez e qualidade, aos seus usurios, isto , ao povo brasileiro. O Brasil passa por uma revoluo silenciosa, na busca de novos rumos que melhor atendam os sonhos de ser feliz dos seus habitantes. Dessa revoluo pacfica, mas inexorvel, participa a Corregedoria Nacional de Justia, cujos reflexos da atuao podem ser sentidos em todos os rinces do territrio ptrio. Braslia, 19 de dezembro de 2006

MINISTRO ANTNIO DE PDUA RIBEIRO CORREGEDOR NACIONAL DE JUSTIA


55

Das könnte Ihnen auch gefallen