Sie sind auf Seite 1von 9

CCNC

Cdigo de Contas e Normas Contabilsticas

Formador: Antnio Salvador Pimenta


ESCOLA PROFISSIONAL DA APRODAZ Rua dos Mercadores n 76, 9500-092 Ponta Delgada Telefone 296 285 461 Fax 296 285 463 E-mail: geral@aprodaz.com

ndice
Cdigo de Contas e Normalizao Contabilstica................................................... 2 Estrutura Conceptual: .............................................................................................. 2 Estruturas Gerais ..................................................................................................... 2 Imagem Verdadeira e Apropriada/Apresentao Apropriada ................................. 2 Definio de: ........................................................................................................... 3 Activo: ..................................................................................................................... 3 Passivo: ................................................................................................................... 3 Capital Prprio: ....................................................................................................... 3 Rendimentos: .......................................................................................................... 3 O Papel da Contabilidade nas Empresas ................................................................. 3 Contabilidade Interna ou Analtica ......................................................................... 4 Contabilidade Geral ou Externa .............................................................................. 4 Patrimnio de uma empresa .................................................................................... 4 Situao Liquida...................................................................................................... 4 As Contas ................................................................................................................ 5 Caractersticas de uma Conta: ................................................................................. 5 Tipos de Contas:...................................................................................................... 5 Inventrio ................................................................................................................ 5 Fases da Elaborao de um Inventrio .................................................................... 6 Disposio de Elementos Patrimoniais no Inventrio ............................................. 6 Balano .................................................................................................................... 6 Perspectiva Financeira do Balano ......................................................................... 6 Tipos de Balano ..................................................................................................... 6 Dinmica Patrimonial.............................................................................................. 7 Os Factos Patrimoniais............................................................................................ 7 Reflexo Final ......................................................................................................... 8

1
ESCOLA PROFISSIONAL DA APRODAZ Rua dos Mercadores n 76, 9500-092 Ponta Delgada Telefone 296 285 461 Fax 296 285 463 E-mail: geral@aprodaz.com

Cdigo de Contas e Normalizao Contabilstica


Estrutura Conceptual: um sistema coerente de objectivos e fundamentos inter-relacionados que se situam na vanguarda de um corpo de normas consistente, e que prescreve a natureza, funes e limites da Contabilidade Financeira e das Demonstraes Financeiras (FASB, 1976)

Estruturas Gerais Estrutura Conceptual

Conjunto estruturado e hierarquizado de objectivos e de conceitos inter-relacionados Normalizao Contabilstica

Clareza e Coerncia

Imagem Verdadeira e Apropriada/Apresentao Apropriada

Caractersticas Qualificativas

Normas

Imagem Verdadeira e Apropriada

Julgamento Profissional

Referencial Contabilstico

2
ESCOLA PROFISSIONAL DA APRODAZ Rua dos Mercadores n 76, 9500-092 Ponta Delgada Telefone 296 285 461 Fax 296 285 463 E-mail: geral@aprodaz.com

Definio de:

Activo: um recurso controlado pela entidade como resultado de acontecimentos passados e do qual se espera que fluam para entidade benefcios econmicos futuros.

Passivo: uma obrigao presente da entidade proveniente de acontecimentos passados da liquidao da qual se espera que resulte um fluxo de recursos da entidade incorporando benefcios econmicos.

Capital Prprio: o interesse residual nos activos da entidade depois de deduzir todos os seus passivos.

Rendimentos: So aumentos nos benefcios econmicos durante o perodo contabilstico na forma de influxos ou aumentos de activos ou diminuies de passivos que resultem em aumentos no Capital Prprio, que no sejam os relacionados com as contribuies de participantes no Capital Prprio.

O Papel da Contabilidade nas Empresas A contabilidade assume um papel como fonte de informao sobre a situao das empresas e dos seus negcios. entendida como um conjunto de tcnicas destinadas ao registo histrico da actividade das empresas. Actualmente considera-se que esta fornece informaes fundamentais para a proviso da actividade futura da empresa e indispensvel a sua gesto eficaz, permitindo o controlo e anlise crtica da actividade da organizao.

3
ESCOLA PROFISSIONAL DA APRODAZ Rua dos Mercadores n 76, 9500-092 Ponta Delgada Telefone 296 285 461 Fax 296 285 463 E-mail: geral@aprodaz.com

Contabilidade Interna ou Analtica

Consiste na actividade desenvolvida dentro da prpria empresa, decorrente do relacionamento entre os vrios sectores da empresa (produo, aprovisionamento, comercial, sector administrativo etc. ). Compete-lhe apurar os resultados (lucros ou prejuzos) de cada bem produzido e a rentabilidade de cada departamento da empresa. Determinar os custos de produo, nos diferentes estdios do processo produtivo.

Contabilidade Geral ou Externa

Regista as relaes externas da empresa, com os bancos, Estado, fornecedores, clientes, scios. Compete-lhe apurar os lucros ou prejuzos bem como as contas anuais.

Patrimnio de uma empresa

Uma entidade (individuo, empresa ou unidade econmica) pode ser proprietria de dinheiro, bens materiais, direitos e obrigaes. Assim sendo, o patrimnio um conjunto de Bens (stock de mercadorias) Direitos (dividas de clientes) e oOrigaes (dividas a pagar aos credores). Valor do Patrimnio = Situao Liquida = Capital Prprio

Situao Liquida

Situao Liquida Activa: quando o valor do Activo superior ao valor do Passivo. Situao Liquida Nula: quando o valor do Activo igual ao valor do Passivo. Situao Liquida Passiva: quando o valor do Activo inferior ao valor do Passivo (as empresas que se encontrem nesta situao dizem-se Falncia Tcnica).
4
ESCOLA PROFISSIONAL DA APRODAZ Rua dos Mercadores n 76, 9500-092 Ponta Delgada Telefone 296 285 461 Fax 296 285 463 E-mail: geral@aprodaz.com

As Contas

As Contas so a descrio individual de todos os Elementos Patrimoniais, pouco prtica, muito trabalhosa e difcil de interpretar. As Contas no so mais que um conjunto de Bens Patrimoniais e afins.

Caractersticas de uma Conta: O seu ttulo designao curta associada ao tipo de bens que representa. O valor da conta corresponde soma dos valores dos elementos patrimoniais que a compe (quantidade em unidades monetrias). O mbito da conta corresponde caracterizao dos bens abrangidos pela conta.

Tipos de Contas:

Contas do Activo: representam os elementos Patrimoniais Activos. Contas do Passivo: representam os elementos Patrimoniais Passivos. Contas da Situao Liquida: designam os Capitais da empresa.

As classes so numeradas de 1 a 9 exemplos: 21.11 2 = Classe 1 = Ordem da conta de 1 grau na classe 1 = Conta do 2 grau 1 = Conta do 3 grau

Inventrio Registo dos Elementos Patrimoniais de um indivduo ou de uma organizao. a relao de Elementos Patrimoniais com a indicao do seu valor. Ocorre, por norma, anualmente.
5
ESCOLA PROFISSIONAL DA APRODAZ Rua dos Mercadores n 76, 9500-092 Ponta Delgada Telefone 296 285 461 Fax 296 285 463 E-mail: geral@aprodaz.com

Fases da Elaborao de um Inventrio

Identificao: quais so os Elementos Patrimoniais da empresa? Descrio: como agrupar os Elementos Patrimoniais? Valorao: qual o valor de cada Elemento Patrimonial?

Disposio de Elementos Patrimoniais no Inventrio Inventrio Simples: estes so descritos sem qualquer preocupao de classificao e ordenao. Inventrio Classificado: os Elementos Patrimoniais aparecem agrupados em contas.

Balano O Inventrio apenas regista os bens do Passivo e Activo de uma empresa. Ao acrescentar a situao lquida ao Inventrio, obtm-se o Balano. Este documento regista a situao patrimonial num dado momento. Permite comparar o Activo com o Passivo, explicando o valor do Patrimnio da empresa.

Perspectiva Financeira do Balano O Passivo de uma empresa representa os recursos postos sua disposio por terceiros (credores). A Situao Liquida Activa representa os fundos disponibilizados pelos proprietrios da empresa. O Activo corresponde utilizao dos fundos proprietrios e de terceiros.

Tipos de Balano Periodicamente as empresas so legalmente obrigadas a apresentar as contas.


6
ESCOLA PROFISSIONAL DA APRODAZ Rua dos Mercadores n 76, 9500-092 Ponta Delgada Telefone 296 285 461 Fax 296 285 463 E-mail: geral@aprodaz.com

Em geral o perodo considerado inicia-se a 1 de Janeiro e termina a 31 de Dezembro de cada ano. Assim temos: Balano Inicial /Balano Final

Dinmica Patrimonial

O Patrimnio de uma empresa est em constante mutao. A transformao do patrimnio decorre de factos patrimoniais (acontecimentos normais associados actividade da Empresa / ocorrncias anormais involuntrias).

Os Factos Patrimoniais

Factos Permutativos: so os que no alteram o valor do patrimnio. Factos Modificados: so acontecimentos que alteram o valo do patrimnio.

7
ESCOLA PROFISSIONAL DA APRODAZ Rua dos Mercadores n 76, 9500-092 Ponta Delgada Telefone 296 285 461 Fax 296 285 463 E-mail: geral@aprodaz.com

Reflexo Final

Cdigo de Contas e Normas Contabilsticas


Cdigo de Contas e Normas Contabilsticas foi leccionado pelo formador Antnio Salvador Pimenta e tiveram a durao de 50 horas lectivas. Esta UFCD mais uma continuao da UFCD anterior (Sistema de Normalizao Contabilstica). Aprofundamos mais os Direitos e Obrigaes assim como tambm o Activo, Passivo e Capital Prprio. Fizemos a distino entre Estrutura Conceptual e Estruturas Gerais. Estudamos ainda a diferena entre Contabilidade Geral e Contabilidade Analtica. O Patrimnio da empresa assim como a Situao Liquida Activa, Passiva e Nula foi tambm alguns conceitos estudados. As contas foi outro dos temas abordados, estudamos no s as suas caractersticas como tambm o tipo de contas existentes, deste modo aprendemos a classificar as contas e a tratar cada uma pela sua devida designao. O Inventrio assim como as fases da sua elaborao e qual a disposio que se deve colocar os elementos no Inventrio utilizando um inventrio Simples ou um inventrio Classificado. Como este regista apenas os bens Passivo e Activo, acrescentamos a Situao Liquida formando assim o Balano. O Balano permite comparar o Activo com o Passivo dando assim a conhecer a Situao Liquida da empresa. Para finalizarmos a UFCD abordamos a Dinmica Patrimonial, levando-nos a fazer a distino entre Factos Permutativos e Factos Modificados.

10 de Dezembro de 2010

8
ESCOLA PROFISSIONAL DA APRODAZ Rua dos Mercadores n 76, 9500-092 Ponta Delgada Telefone 296 285 461 Fax 296 285 463 E-mail: geral@aprodaz.com

Das könnte Ihnen auch gefallen