Sie sind auf Seite 1von 11

ABORDAGEM DO TEMA MIGRAO NAS APOSTILAS DA REDE PBLICA ESTADUAL PAULISTA Iris Matteuzzo Ventura irismv@usp.

br1
RESUMO

Dentre os tantos assuntos estudados na disciplina de Geografia da rede pblica estadual paulista, os fluxos migratrios se caracterizam por serem importantes, pois esto muito presentes no cotidiano do aluno: ao se deslocar de casa at a escola; da migrao de seus pais de um estado at outro ou ainda de amigos que foram para outro pas em busca de emprego, por exemplo. Por isso, esse assunto merece destaque em sala de aula e assim, se faz necessrio, juntamente com o professor, um bom material de apoio: jornais, documentrios, filmes, revistas, livros didticos, apostilas e outros. Portanto, objetivamos analisar de que forma a s apostilas de Geografia organizadas pela Secretaria de Educao do Estado de So Paulo apresentam os contedos relacionados aos processos migratrios. Para tanto, os materiais que apresentam tal assunto sero selecionadas e itens como: ilustraes, representaes cartogrficas, textos, exerccios, dentre outros, sero analisados para que posteriormente possamos contribuir para melhora do material. Como exemplo dessa anlise, podemos citar o mapa As Migraes, final do sculo XX pgina 23 do caderno do aluno, volume 1, 3 srie do Ensino Mdio, que ao apresentar os principais fluxos migratrios internacionais aponta apenas um questionamento aos alunos: O que o mapa representa? Justifique. Tal mapa com informaes sobre efetivo de imigrantes, fluxos e por centagem de imigrantes na populao, poderia ser mais explorado em questes e discusses para melhor compreenso do aluno. Palavras- chave: migraes, apostilas da rede pblica estadual paulista, Geografia

Mestranda do Programa de Geografia Humana, da Universidade de So Paulo- FFLCH/USP

INTRODUO

Os atuais fluxos migratrios envolvendo o Brasil so distintos dos observados nos sculos passados. Agora o pas mais envia migrantes, do que os recebe. Historicamente, os portugueses foram os primeiros a migrar para o Brasil, seguido pelos escravos africanos, europeus e asiticos. Recentemente e em menor quantidade, norte- americanos, asiticos e, principalmente sul americanos. Concomitante migrao internacional, o pas vivencia a migrao interna, ou seja, fluxo populacional entre estados ou cidades br asileiras. Nesse sentido, podemos destacar a de nordestinos que se fixaram em So Paulo ou ainda, as migraes temporrias de trabalhadores rurais em perodos de colheita . As migraes podem ser caracterizadas, segundo Becker (1997), como a mobilidade populacional no espao. Os migrantes, atores dessa mobilidade, so definidos por George (1991, p.105) como sendo:
[...] trabalhadores no especializados, e por isso mesmo procurados pelas economias evoludas cujas populaes no aceitam os trabalhos ingratos e mal remunerados. Tm de aceitar as tarefas mais desagradveis e quase sempre mais insalubres e perigosas por salrios prximos do mnimo legal.

As migraes e os migrantes fazem parte da realidade brasileira e a Geografia, como disciplina que busca compreend -la, se mostra importante nesse debate, pois em muitos casos, os alunos so migrantes e, portanto, faz parte vivncia deles. Para Sayad (1998, p.15), a migrao est diretamente ligada Geografia, pois: [...] a imigrao, em primeiro lugar, um deslocamento de pessoas no espao, e antes de mais nada no espao fsico; nisto, encontra -se relacionada, prioritariamente, com as cincias que buscam conhecer a populao e o espao [...]. Em sala de aula, so necessrias ferramentas para que o aprendizado das migraes seja satisfatrio. Para tanto, indicado jornais, revistas, mapas , entre outros. Na rede pblica estadual paulista, o mais utilizado o caderno, que substitui o livro didtico e desde 2009 material obrig atrio aos professores e alunos. Por ser um material unificado, ou seja, utilizado em todas as escolas estaduais paulistas, nosso objetivo principal compreender de que forma o contedo relacionado s migraes abordado nos cadernos de Ensino Fundamental e Mdio .

Por isso, selecionamos o caderno do aluno de 3 srie que trata tal assunto e a partir da, sugeridos por Castrogiovanni e Goulart (2003), diversos itens foram examinados, tais como: fidelidade dos fatos, valorizao da realidade, estmulo criatividade e discusso, qualidade dos textos, ilustraes, grficos e tabelas, representao cartogrfica, entre outros. Como esses cadernos se tornaram o principal material didtico utilizado pelos professores e alunos nosso objetivo analis-los.
BRASIL: IMIGRAO E EMIGRAO

Dentre os diversos fluxos migratrios que tiveram o Brasil como destino ou origem, vamos destacar nesse trabalho: europeus e asiticos para a agricultura cafeeira no sculo XIX, sul americanos, norte americanos e europeus recentemente, alm das migraes internas no sentido Nordeste- Sudeste e a emigrao de brasileiros para Europa, Estados Unidos e Japo . Segundo Damiani (2004), mais de um milho de imi grantes europeus e asiticos chegaram no Brasil entre 1846 1929, porm, esse no foi o nico destino: Argentina e pases da Amrica do Norte tambm receberam imigrantes em busca de trabalho. Segundo Vainer (1995) enquanto a Europa vivenciava uma crise agrria, os consulados brasileiros distribuam anncios de propaganda das terras e clima brasileiros, para arregimentar braos para a lavoura. A vinda desses imigrantes para o Brasil foi impulsionada pela necessidade de substituir os escravos, cujo trfico foi extinto em 1850. A partir de ento, o pas se tornou receptor de variadas nacionalidades e segundo L evy apud Bassanezi (1995), a nacionalidade que mais imigrou foi a italiana, seguida pelos portugueses, espanhis, japoneses e alemes. Hoje, no entanto, os imigrantes que chegam ao Brasil so, em sua maioria, da prpria Amrica do Sul, de pases como Bolvia, Chile, Uruguai e Paraguai. Porm, o contingente que recebe menor, pois segundo o Censo Demogrfico havia no Brasil em 1991, 606.624 estrangeiros e 510.067 em 2000. Segundo Silva (2006), desde os anos 1980, os imigrantes bolivianos tm se dedicado indstria da confeco em So Paulo, trabalho esse que no exige experincia anterior nem idade mnima, tornando esse grupo o mais nume roso entre os hispano-americanos no Brasil. Lembramos que a migrao de brasileiros para

pases sul americanos tambm intensa, podemos citar, os brasiguaios, que so brasileiros que vivem na fronteira com o Paraguai e se dedicam, principalmente agricultura. Patarra (2005) apresenta outro grupo de imigrantes recentes no Brasil, os qualificados, originrios principalmente da Europa, Estados Unidos e Canad, que se instalam no Brasil temporariamente e em sua maioria, so empresrios ou ligados cincia e tecnologia. No sentido inverso, o Brasil envia milhares de emigrantes para diversos pases, como os europeus, da Amrica do Norte e sia, Segundo Patarra (2005), 1.805.436 de brasileiros viviam no exterior em 2003, desses, muitos so ilegais, vivem na clandestinidade e aceitam trabalhos secundrios, como garons, servios domsticos e outros. Grande parte dos brasileiros e latinos migra para os Estados Unidos, pois segundo Sassen apud Martes (2000), a imagem de pas de imigrantes e das oportunidades, favorece essa imigrao, tanto que entre os anos de 1966 e 1979, 22.310 imigrantes brasileiros foram admitidos legalmente no pas; j na dcada de 1990, esse nmero chegou a 33.475 brasileiros. Vale lembrar que os imigrantes brasileiros que entram legalmente nos Estados Unidos so minoria, a maioria vive na clandestinidade. Para Galimbertti (2002, p.115):
Diante do esgotamento das oportunidades internas e do processo de instabilidade econmica crnica no Brasil, por um lado, e do perodo de abundncia e expanso econmica, industrial e tecnolgica nos p ases na liderana econmica mundial, por outro (como o caso do Japo e dos Estados Unidos, para mencionar alguns), a possibilidade e/ ou necessidade de transpor as fronteiras se fortalece, empurrando grandes contingentes de brasileiros para fora do pas, a exemplo do que vem ocorrendo, desde pocas anteriores, em outros pases da Amrica Latina e de outros continentes.

Sendo assim, o Japo, como uma potncia econmica e industrial, recebe tambm inmeros imigrantes brasileiros todos os anos: so os dekasseguis, que fazem o caminho inverso de seus antepassados, ou seja, saem do Brasil em direo ao Japo para trabalharem em indstrias, principalmente. Segundo Galimbertti (2002), em 1991 havia 119.333 brasileiros registrados oficialmente no Japo, em

1994, 159.659, e conforme clculos, em 2001, os imigrantes brasileiros naquele pas ultrapassaram os 300.000. Na Europa, pases como Itlia, Portugal e Espanha recebem o maior contingente de brasileiros.Estima-se que 291.816 brasileiros vivam na Europa, e, portanto, esse continente o 4 maior em receptor de brasileiros (atrs dos Estados Unidos, Paraguai e Japo). Alm das migraes internacionais, o Brasil vivencia as migraes que ocorrem dentro do pas. Nesse sentido, a partir da dcada de 1950, segundo Be cker (1997) podemos citar a ida de trabalhadores rurais para a rea urbana, migrao de nordestinos para So Paulo e Rio de Janeiro e de sulistas para a rea rural do Centro- Oeste e Amaznia. A industrializao e modernizao da agricultura permitiram que grande contingente populacional migrasse principalmente para So Paulo e Rio de Janeiro. De acordo com George apud Becker (1997) mais de 3 milhes de pessoas saram da rea rural na dcada de 1940 -1950 e se instalaram nas rea urbanas. Segundo Singer (1981) a industrializao de um stio urbano tende a atrair populaes e esse crescimento demogrfico se torna importante para os novos servios, como educao, pesquisa, de consumo e outros. Portanto, nesse caso, podemos dizer que o fator de atrao a deman da por fora de trabalho, pois proporciona (...) oportunidades econmicas, que constituem um fator de atrao na medida em que oferecem uma remunerao mais elevada que a que o migrante poderia perceber na rea de onde provm . (Singer, 1981, p. 41) As migraes do sculo XIX e as atuais apresentam caractersticas distintas umas das outras: motivo, contingente, durao, etc., porm, ambas so estimuladas pela busca de remuneraes mais satisfatrias e pela conquista de melhores condies de vida e, salvo a lgumas excees, motivadas por crises no local de origem, tais como: financeira e poltica.

AS MIGRAES NO MATERIAL DIDTICO DA REDE PBLICA DO ESTADO DE SO PAULO

Desde 2008 a rede publica estadual pauli sta conta com um material unificado, so apostilas ou tambm chamados de cadernos elaborados pela Secretaria de Educao de So Paulo. Esse material apresenta todo o contedo que deve ser trabalhado em todas as disciplinas e tambm apresenta exerccios, tabelas mapas, textos, sugestes de sites e outros. Alunos do Ensino Fundamental (da 5 a 8 srie) e Ensino Mdio (1 a 3 srie) recebem bimestralmente esse caderno, que de acordo com a Secretaria de Educao do estado, esse material foi: Desenvolvido em 2009 para os cerca de 3,3 milhes de estudantes de 5 a 8 do Fundamental e de Ensino Mdio, ele traz exerccios, mapas, tabelas, indicadores bibliogrficos e dicas de estudo , complementar ao material didtico que j estava disponvel para todas as escolas . Para efeito de exemplo, adotaremos o caderno do aluno da 3 srie do Ensino Mdio. Nesse caso, a migrao internacional priorizada e para tanto, apresentado um mapa de fluxos migratrio e alguns exerccios, como veremos a seguir:
2

Na 5 srie do Ensino Fundamental os alunos tm, em mdia, 11 anos. Na 8 srie, 14 anos e o Ensino Mdio compreende alunos entre 15 e 17 anos de idade.

Fonte: SO PAULO. Secretaria da Educao do Estado de. Caderno do Aluno- Geografia 3a srie, volume 1, p.20,2009.

Como podemos observar, o mapa se refere s migraes internacionais do final sculo XX e esses dados so apresentados de duas formas: por escala de cores que indica o percentual de imigrantes na populao de um determinado pas e as flechas que indicam o contingente de migrantes em um determinado fluxo migratrio. Analisando-o, notamos que o Golfo Prsico e Estados Unidos se destacam. O primeiro, por ter o maior percentual de imigrantes em sua populao e o segundo, por receber o maior fluxo migratrio . Em relao aos dados do Brasil, percebemos que a porcentagem de imigrantes na populao total pequena (entre 0 e 2,4%), j em relao aos fluxos que recebe, h um nico, segundo o mapa, Europa- Brasil e emigrantes que saem do Brasil, tm Estados Unidos e Europa como destino. No entanto, pelos dados apresentados anteriormente neste trabalho, o Japo caracterizado por receber grande fluxo de migrantes do Brasil, porm, esses dados no so apresentados no mapa. Outro exemplo no representado, a migrao de sul americanos para o Brasil, como bolivianos, que tambm constitui um intenso fluxo migratrio.

Tanto no caderno do aluno como no do professor, no se tm informao sobre a origem dos dados que permitiram a elaborao de tal mapa, porm, podemos dizer que esse no representa fielmente a realidade, pois como j discutido , h fontes sobre tais fluxos envolvendo o Brasil e esses no so representadas no mapa do material da rede pblica do estado de So Paulo. Podemos destacar tambm que o mapa no apresenta escala, item fundamental em um mapa; o ttulo tambm no esclarecedor, pois amplo e no demonstra todos as migraes do final do sculo XX. Os trs exerccios sobre esse tema so apresentados a seguir. O primeiro, muito amplo, pois pede que o aluno explique o que retratado no mapa, nesse caso a resposta poderia ser apenas migraes internacionais do fim do sculo XX, ou seja, o ttulo do mapa j responderia tal questionamento. Seria interessante, portanto, que o aluno interpretasse o mapa, o significado das cores, dos fluxos, ou seja, as questes deveriam ser mais abrangentes. A segunda questo no se remete ao mapa, pois apresenta uma frase que mostra o fluxo de informaes, comrcio, pessoas, e os questionamentos (exceto alternatica c) no se referem necessariamente essa frase, mas sim a questes dos migrantes, como xenofobia.

Fonte: SO PAULO. Secretaria da Educao do Estado de. Caderno do Aluno- Geografia 3a srie, volume 1, p.21,2009.

E, finalmente, o terceiro exerccio, que apresenta um caa palavras, com as dicas sobre assuntos estudados no caderno. No caso, Protocolo de Kyoto e migraes so destacados nesse exerccio. Porm, por se tratar de 3 srie do Ensino Mdio, um exerccio superficial, simples e at infantil. O caderno apresenta tambm uma sugesto de pesquisa sobre as migraes internacionais, no entanto, essa atividade tem a finalidade de reunir informaes sobre esse tema em livros didticos. Portanto, sem interveno do professor, se apresenta como uma pesquisa de cpia, simplesmente.

Fonte: SO PAULO. Secretaria da Educao do Estado de. Caderno do Aluno- Geografia 3a srie, volume 1, p.22,2009.

De acordo com Castrogiovanni; Goulart (2003, p. 130): de fundamental importncia que o livro permita aos alunos desenvolverem sua criatividade; portanto, no se deve apresentar textos e exerccios que contenham idias prontas, fechadas ou limitadas. No entanto, percebemos que as discusses relacionadas s migraes internacionais no caderno do aluno de 3 srie no abrangente e, se depender apenas desse material, tal contedo no estar totalmente contemplado . Nesse caso, funo e dever do professor buscar outras formas de tornar esse assunto mais abrangente e completo. Por se tratar de um tema frequentemente abordado em jornais e revistas, po de ser investigado por esses meios, para que aprendizagem seja satisfatria e no superficial.
REFERNCIAS BIBLIOGRFICAS

BASSANEZI, Maria Silvia C. B. Imigraes Internacionais no Brasil: Um Panorama Histrico. In: PATARRA, Neide Lopes (coord.). Emigrao e Imigrao Internacionais no Brasil Contemporneo . 2 Ed. So Paulo: FNUAP, 1995. BECKER, Olga Maria Schild. Mobilidade Espacial da Populao: Conceitos, Tipologia, Contextos. In: CASTRO, In Elias de; GOMES, Paulo Cesar da Costa; CRREA, Roberto Lobato. Exploraes Geogrficas. Percursos no Fim do Sculo. 2.edio. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 1997. CASTROGIOVANNI, Antonio Castro; GOULART, Lgia Beatriz. A Questo do Livro Didtico em Geografia: elementos para uma anlise. In: CASTROGIOVAN NI, Antonio Castro; CALLAI, Helena Copetti; SCHAFFER, Neiva Otero; KAERCHER, Nestor Andr (Orgs.). Geografia em Sala de Aula: prticas e reflexes. Porto Alegre: Editora da UFRGS, 2003. DAMIANI, Amlia Luisa. Geografia e Populao . So Paulo: Contexto, 2004. GALIMBERTTI. Percy. O Caminho que o dekassegui sonhou: cultura e subjetividade no movimento dekassegui . So Paulo: Educ/Eduel, 2002. GEORGE, Pierre. Geografia da Populao. Rio de Janeiro: Editora Bertrand Brasil, 1991. MARTES, Ana Cristina Braga. Brasileiros nos Estados Unidos: um estudo sobre imigrantes em Massachusetts. So Paulo: Paz e Terra, 2000.

PATARRA, Neide Lopes. Migraes internacionais de e para o Brasil contemporneo: volumes, fluxos, significados e polticas. In: So Paulo Perspec. vol. 19 no. 3, So Paulo, jul-set. 2005. Disponvel em: http://www.scielo.br/scielo.php?pid=S0102 88392005000300002&script=sci_arttext&t lng=en. Acesso em: 03/02/2011. SILVA, Sidney Antonio da. Bolivianos em So Paulo: entre o sonho e a realidade. Estud. av., So Paulo, v.20, n.57,2006. Disponvel em: <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S010340142006000200012&l ng=pt&nrm=iso>. Acesso em: 13/ 02/2011. Pr-publicao. SAYAD. Abdelmalek. A Imigrao. So Paulo: EdUSP, 1998. SO PAULO. Secretaria da Educao do Estado de. Caderno do Aluno Geografia 3 srie. Volume 1. 2009 SINGER, Paul. Economia Poltica da Urbanizao. 5. Edio. So Paulo: Ed.Brasiliense, 1981. VAINER, C. B. Estado e migrao no Brasil: da imigrao emigrao. In: PATARRA, N. L. (Coord.) Emigrao e imigrao internacionais no Brasil contemporneo. So Paulo: FNUAP, 1995

Das könnte Ihnen auch gefallen