Sie sind auf Seite 1von 18

31

38) TIPOS DE SISTEMAS DE INFORMAO 39) RELAO ENTRE ORGANIZAES E SISTEMAS DE INFORMAO
Um sistema de informao pode reduzir o nmero de nveis hierrquicos de uma empresa, poder ter uma diminuio do nmero de funcionrios. Os sistemas de informao podem ser usados para o processo de reengenharia dos mecanismos internos da empresa em busca de uma maior clareza nestes mecanismos, maior eficincia e maior eficcia. Os sistemas de informao podem descentralizar o poder das idias nas mos de poucos e distribuir o mesmo por vrios colaboradores internos de uma empresa com idias suficientemente boas. Os SIs devem estar alinhados com o pensamento da empresa, pois os mesmos fornecem informao para setores internos (grupos de trabalho) da mesma. Por outro lado empresa deve estar apta as modificaes e apta a ceder informaes internas de todo o processo que antes era feito manualmente. Cada setor interno de uma empresa pode ser analisado por diferentes mdulos de SIs. Porque as organizaes produzem SIs Aumentar a eficincia e poupar dinheiro. Adotam para estarem na ponta do desenvolvimento cientifico.

40) IMPACTO DO SIS NAS EMPRESAS


Diminuio no n de funcionrios; Diminuiu custos transacionais; Reduo de custos e gerencia interna; Diminui o custo de anlise e aquisio da informao Reduz custos administrativos.

41) IMPACTO DAS EMPRESAS NOS SIS


Como as organizaes tm usado SIS atualmente? Com tem acontecido s mudanas de diretrizes de tecnologia na empresa? Quem (que setor) opera assuntos de tecnologia? Por qual motivo inicial se adotou SIs?

42) EVOLUO DOS SISTEMAS DE INFORMAO


Sistemas de Processamento de Transaes (SPT) Transaction Processing System TPS (dcada de 50); Sistemas de Informaes Gerenciais (SIG) Management Information System MIS (dcada de 60); Sistemas de Apoio Deciso (SAD) ou Sistema de Suporte a Deciso (SSD) Decision Support System DSS (dcadas de 70 e 80); Inteligncia Artificial (IA) Artificial Intelligence e Sistemas Especialistas (SE) Expert System (dcadas de 80 e 90).

43) SISTEMAS DE PROCESSAMENTO DE TRANSAES (SPT)


Organizao: pessoas unidas para atingirem uma srie de metas comuns. Transao: qualquer troca de valor ou movimento de mercadorias que afete a lucratividade de uma organizao ou seu ganho global, inclusive a realizao de metas organizacionais. Empresas com fins lucrativos: pagamento de empregados, envio de faturas a clientes e o preenchimento de formulrios. Empresas sem fins lucrativos: recebimento de doaes. Um SPT tipo de SI que d apoio monitorao e realizao das negociaes de uma organizao e gera e armazena dados sobre estas negociaes. A maioria dos SPT consiste em todos os componentes de um SIBC (Sistemas de Informao Baseados em Conhecimento), para muitas organizaes, o SPT est intimamente interligado com as atividades da rotina diria que ocorrem no curso normal dos negcios. Estas atividades dirias so processos que tambm ajudam a adicionar valor aos produtos e servios. O SPT fornece uma base slida de operaes, a partir das quais uma empresa pode melhorar ainda mais seus produtos e servios.

32

44) SPT EM PERSPECTIVA


O SPT destinado a desempenhar um papel especfico no suporte s atividades da organizao empresarial. Maneira para se conhecer a estrutura da empresa e o papel dos sistemas de informao especficos: Distino do pessoal da organizao pelo tipo de atividade de soluo de problemas que desempenham; Modelos de mltiplas camadas (pirmide) Indivduos dos nveis mais altos tm maior autoridade de tomada de deciso do que aqueles em posio prximas da base da pirmide Impacto potencial das decises do pessoal de nveis mais altos sobre as metas e desempenhos da corporao geralmente maior. Quanto mais alto se chega na pirmide, mais singulares so os problemas, nas posies em nveis mais baixos da pirmide, as decises tendem a ser rotineiras e repetitivas. As decises em nveis mais altos tendem a ser mpares por natureza Os indivduos da administrao operacional esto preocupados com a superviso dos empregados do setor no-administrativo, controle de atividades de rotina e visam a eficincia (se as tarefas so bem feitas). Os indivduos da administrao ttica compartilham alguns tipos semelhantes de responsabilidades em relao aos administradores da camada operacional e visam a eficcia (se as tarefas corretas esto sendo feitas) Os indivduos da administrao estratgica envolve a deciso sobre metas corporacionais, a alocao de recursos para a realizao desses objetivos.

45) CARACTERSTICAS
Cada transao do SPT requer: Entrada e alimentao de dados; Processamento e armazenamento; Gerao de documentos e relatrios; Grande quantidade de dados de entrada; Grande quantidade de sada (inclusive arquivos de dados e documentos); Necessidade de processamento eficiente para lidar com grandes quantidades de entradas e sadas; Alto grau de repetio no processamento; Computao simples; Capacidades de entradas/ sadas rpidas; Grande necessidade de armazenamento; Necessidade de edio para assegurar que todos os arquivos estejam precisos e atualizados; Necessidade de auditoria para assegurar que toda a alimentao de dados, processamento, procedimentos e sadas estejam corretos, precisos e vlidos; Alto potencial de problemas relacionados com segurana; Impacto do sistema sobre um grande nmero de usurios; Impacto grave e negativo sobre a organizao em caso de pane do SPT ou falha de operao;

46) ATIVIDADES
O processo de coleta e agrupamento de todos os dados necessrios para completar uma ou mais transaes chamado coleta de dados: Automatizada: feita por dispositivos especiais de alimentao Manual: coleta manuscrita de pedidos ou alteraes de estoque O advento dos dispositivos automatizados tornou a coleta de dados mais rpida e confivel e permite que as empresas usem os dados de maneira mais flexvel Os dispositivos de coletas de dados industriais permitem aos empregados entrar os dados no SPT quando comeam e terminam os seus trabalhos. Ajudam a determinar quantas horas de trabalho so gastas em cada tarefa ou projeto, permitindo ajustes de pessoal e planejamento de projetos futuros com exatido. A manipulao de dados o processo de execuo de clculos e outras transformaes de dados relacionadas a uma ou mais transaes empresariais: O armazenamento de dados envolve a colocao dos dados da transao em um ou mais bancos de dados essa informao pode sofrer um processamento e manipulao adicionais em uma forma mais til para os administradores que se deparam com problemas empresariais menos estruturados De um lado, um banco de dados de transaes pode ser considerado um subproduto de um processamento de transaes. Por outro, demais sistemas da organizao se baseiam nos dados armazenados no SPT. A produo de documentos Envolve a sada de registros e relatrios, que podem sair como um relatrio impresso em papel ou exibidos em telas de computadores. Ex: duplicatas (documentos) e relao de

33 duplicatas pagas (relatrio). Muitos SPT fornecem relatrios que podem ajudar os empregados a executar vrias atividades operacionais Um relatrio mostrando o estoque atual, um documento mostrando itens solicitados para um fornecedor para ajudar o funcionrio de recebimento a checar se o pedido est completo, etc.

47) MTODOS
No mtodo de processamento de transao em batches (lotes), todas as transaes eram coletadas em grupos e processadas juntas, enquanto a entrada sobre um tipo de transao estava sendo preparada, o sistema estava processando outros grupos de transaes. O processamento de transao on-line (PTON) envolve a realizao completa de transaes empresariais quando elas ocorrem, isso ajuda a fornecer servios mais rpidos e mais eficientes. Ex: Numa reserva em uma companhia area, a transao processada e todos os arquivos, tais como ocupao de assentos e refeies de vo necessrias, so atualizados imediatamente. O mtodo de processamento de transao chamado de entrada on-line com processamento posterior uma conciliao entre batch e on-line, as transaes so alimentadas no computador quando elas ocorrem, mas no so processadas imediatamente. Para muitas aplicaes, o processamento batch ou entrada on-line com processamento posterior mais adequado e de melhor custo. Embora a tecnologia para executar aplicativos de SPT on-line exista Folha de pagamento e faturamento so tipicamente aplicaes de processamento em batch Metas especficas da organizao definem o mtodo de processamento de transao mais til para as vrias aplicaes da empresa.

48) OBJETIVOS
Atualmente, muitas poucas organizaes podem sobreviver sem um meio de processar eficientemente pedidos de vendas, faturas ou outras transaes. Os SPT so fundamentais para assegurar o movimento normal de operaes comerciais, preservar o fluxo de caixa e a lucratividade e dar apoio ao sucesso da organizao. O principal objetivo de um SPT capturar, processar e armazenar transaes, alm de produzir uma variedade de documentos relacionados s atividades comerciais da empresa. Outro objetivo a entrada e processamento de dados sem erros, antes do processamento, h um processo de verificao onde pessoas verificam todas as entradas ou documentos-fonte para assegurar que refletem a real situao do negcio. Tambm objetivo assegurar que todos os dados e informaes armazenados nos BD computadorizados estejam exatos, atuais e apropriados (integridade): Tem importncia fundamental porque os dados e informaes gerados pelo SPT so usados por outros SI da organizao A empresa deve empregar esforos significativos para assegurar a integridade; A produo de documentos e relatrios em tempo um objetivo de um SPT; A capacidade de conduzir transaes de forma imediata pode ser muito importante para a operao lucrativa da organizao; Aplicaes como controle de estoque, previso de vendas e projees de fluxo de caixa so beneficiadas. Fluxo de caixa: o registro eletrnico e transmisso de transaes com carto de crdito podem ser processados em segundos; Outro objetivo o aumento da eficincia do trabalho; Os SPT manuais constituam um trabalho intenso; Salas cheias de funcionrios e equipamentos. Um SPT computadorizado pode justificar seu custo apenas pela economia de trabalho. Um PC ligado aos registros de caixa da empresa pode substituir datilgrafos, armrios, arquivos, etc. Tambm a ajuda no fornecimento de mais servios e servios melhorados um objetivo de um SPT Quando um sistema de estoque determina que existe falta de estoque, novos produtos e materiais podem ser automaticamente pedidos ao fornecedor. Os SPT atuais tm a capacidade de acompanhar os pedidos dos clientes em todos os estgios. A importncia dos objetivos de um SPT variar segundo a natureza e as metas especficas da organizao Numa empresa de investimentos, a integridade dos dados. Correios: eficincia do trabalho. Ao se atingir esses objetivos, os SPT podem dar apoio s metas da organizao. Reduo de custo. Aumento de produtividade. Qualidade e satisfao do cliente

34 Administrao de operaes mais eficientes e eficazes.

49) APLICAES DO PROCESSAMENTO DE TRANSAES


SPT computadorizados executam diversas e sofisticadas aplicaes comerciais. Mesmo assim, a maioria compartilha componentes comuns. O arquivo principal um grupo permanente de registros armazenados em um dispositivo de armazenamento Ex: Uma fbrica pode ter um arquivo principal de estoque, de clientes e de empregados que devem ser atualizados para garantir a exatido e atualizao dos dados antes que seja iniciado o processamento das transaes. O arquivo de transao um arquivo computadorizado que contm transaes ou atividades empresariais que afetam o arquivo principal. Como pedido de venda ou carto de ponto de empregado So avaliados para assegurar sua exatido durante os processos de edio e verificao Cada arquivo afetado de uma maneira se ocorrer uma falha durante o processamento Depende do mtodo de processamento Se um programa em batches falhar, o velho arquivo principal geralmente continuar intacto e o arquivo de transaes modificado e se um SPT on-line falhar, tanto o arquivo principal como o de transaes sofrero perda de dados. Temos as seguintes aplicaes do processamento de transao: Processamento de pedidos - envolve a coleta e o agrupamento de pedidos dos clientes e consumidores, por correio, telefone, representante de vendas ou via computador ligado em rede. O pedido processado por meio de um ou mais programas de computador Fatura - Faturas ou cobranas geradas pelo processamento de pedidos que so enviadas aos clientes como uma sada da aplicao de faturamento. As aplicaes de faturamento exigem apenas a informao sobre os itens pedidos e o nmero de identificao do cliente para poderem processar. Controle de Estoques - Ela se localiza entre o processamento de pedidos e a fatura, a entrada do pedido o ponto de partida da aplicao de estoques. Os pedidos recebidos so confirmados, registrados e colocados como entrada para a aplicao de estoques, um dos relatrios produzidos lista de picking que enviada ao depsito de mercadorias e orienta administradores e empregados a enviar determinadas mercadorias aos clientes. Lista o nome do cliente, nmero, nmero do pedido, itens e descrio dos itens. Contas a pagar - Monitora e controla o fluxo de sada de fundos da organizao. As principais sadas so os cheques a fornecedores de materiais e de servios e visa a aumentar o controle sobre aquisies, melhorar o fluxo de caixa e aumentar a lucratividade. Aps o recebimento de uma conta, vem verificao da sua exatido e a sua entrada na aplicao de contas a pagar. Um cheque tpico da aplicao de contas a pagar possui: Itens pedidos, datas das faturas, nmeros das faturas, quantidade de cada item, descontos e total. Contas a receber - Tem como principal sada cobrana e o extrato mensal enviada ao cliente. Uma cobrana pode incluir: As datas de aquisio dos itens; Descries; Nmeros de referncia; Quantias; Valores para vrios pedidos; Totais; Descontos; A aplicao de contas a receber deve monitorar as atividades de venda, melhorar o fluxo de caixa e assegurar que os clientes continuem contribuindo para a lucratividade. Compras - A aplicao de Compras ajuda os departamentos de compras de uma empresa a completar suas transaes rpida e eficientemente. As compras numa empresa podem ser adquiridas por meio de telefone, memorandos ou documento formal de compras. So itens mais baratos prescindem de solicitao formal de compras, pois pode sair at mais caro se o trmite formal for utilizado. O departamento de compras pode ter dados sobre as mercadorias e servios dos fornecedores. O processo de compra pode ser facilitado pela Internet possvel a comparao e compra de produtos. Fornecedor e comprador poderiam estar diretamente ligados via sistemas de computao havendo assim uma reduo de custo e tempo de aquisio; estoques adequados. Recebimentos - Toda entrada de mercadoria passa pelo departamento de recebimento que responsvel pela posse fsica da mercadoria, sua inspeo e envio aos departamentos que a solicitaram. Notifica o departamento de compras do recebimento e tem uma funo importante:

35 monitorar a qualidade dos itens que chegam por meio de inspeo as peas desaprovadas podem ser enviadas de volta Usam a amostragem de aceitao seleciona-se, aleatoriamente, uma amostra dos itens de um lote que inspecionada cuidadosamente. O lote rejeitado se o nmero de itens defeituosos excede o nvel de aceitao Expedio - Coordena o fluxo de sada de todas as mercadorias com o objetivo de expedir de modo eficaz produtos de qualidade aos clientes. O departamento de expedio faz o empacotamento cuidadoso dos produtos, sua inspeo final e seu controle de qualidade. SPT de expedio pode ser usado para acompanhar a localizao dos produtos durante a expedio. Um sistema de embarque on-line permite saber com certa exatido quando os produtos sero recebidos. Folha de pagamento - Foi uma das primeiras aplicaes empresariais, geralmente com processamento em batches, mas atualmente, a maioria on-line. Como entrada, o nmero de horas trabalhadas por cada empregado coletado por meio de relgios de ponto, cartes magnticos, etc. Depois, a preparao dos cheques de pagamentos feita. Esses sistemas lidam com horas extras, pagamento de frias, estrutura de salrios variveis e mltiplas taxas, etc. Contabilidade geral - Se destinam a permitir entradas de dados e relatrios financeiros automatizados, produzem uma lista detalhada de todas as transaes e atividades comerciais: Relatrios de lucros e prejuzos, folhas de balano e contabilidade geral; Dados histricos armazenados podem gerar anlises de tendncias; Contas de receitas e despesas anuais, mensais, etc. Os relatrios geralmente so usados por gerentes operacionais contbeis e financeiros e monitorao da lucratividade e controle dos fluxos de caixa Questo para discusso Quando uma pessoa se matricula em um curso, ela est usando os sistemas de processamento de transao de registros da faculdade. Que tipos de arquivos principais sobre cada estudante h em sua faculdade? Que tipo de arquivo de transaes voc esperaria encontrar? Usando as atividades de processamento de transaes voc esperaria encontrar? Usando as atividades de processamento de transaes descritas no capitulo, explique detalhadamente como a transao de registro tratada em sua escola.

50) SISTEMAS DE INFORMAES GERENCIAS (SIG)


A principal finalidade de um SIG ajudar uma organizao a atingir suas metas, fornecer aos administradores uma viso das operaes regulares da empresa de modo que possam controlar, organizar e planejar mais eficaz e eficientemente, aperfeioar a eficcia por meio do fornecimento da informao certa pessoa certa da maneira certa e no momento certo e tem como necessidade bsica: solucionar os problemas dos gerentes. Um SIG d suporte ao processo de valor adicionado de uma organizao: Por exemplo, um SIG industrial pode auxiliar os administradores a monitorar um processo industrial adiciona valor a matrias-primas, incluindo-as nos produtos acabados. Os SIG alcanam todos os nveis da administrao. Suportam e so usados pelos administradores e executivos em toda a organizao

51) COMO UM SIG AJUDA UMA ORGANIZAO


A maioria dos SIGs gera vrios relatrios resumidos que podem ser obtidos pela filtragem de anlise de dados altamente detalhados em bancos de dados de processamento de transaes (SPT). Apresentar resultados aos administradores de forma que faam sentidos. Esses relatrios ajudam os administradores, fornecendo-lhes dados e informaes para a tomada de decises.

52) SIG SPT


Os relatrios de um SIG do suporte tomada de decises dois nveis mais altos de gerenciamento, onde as decises tendem a ser menos estruturadas e menos rotineiras. Enquanto um SPT d suporte mais freqente eficincia da organizao, um SIG fornece suporte eficcia gerencial.

53) SIG E O PROFISSIONAL DE SI


tarefa do administrador de SI aumentar a eficincia dos SIG pelo aperfeioamento da integrao dos seus subsistemas. Dados que se sobrepem significativamente e esto sendo mantidos por dois departamentos funcionais distintos e recursos de hardware parcialmente usados por uma rea funcional. O investimento em SIG deve ser maximizado pela reduo do desperdcio e da subtilizao.

36

54) ENTRADAS PARA UM SIG


Em princpio, todos os dados que entram no SIG so dados internos, j esto contidos dentro da empresa. Para fins didticos, os dados podem ser considerados originrios de fontes internas ou fontes externas. O SPT a fonte interna de dados mais significativa para o SIG, arquivos e banco de dados mantidos pelo SPT; Outra importante fonte interna de dados: misso estratgica ou plano de uma organizao tem impacto sobre tudo que acontece dentro da organizao. As fontes externas de dados podem incluir entidades como cliente, fornecedores, concorrentes e acionistas cujos dados ainda no foram coletados pelo SPT. O SIG usa dados dessas fontes, processando-os em informaes mais teis para os administradores do que uma mera coleta de dados, fornecimento de relatrios predeterminados. Por exemplo, um gerente nacional de vendas poderia obter os dados semanais de venda de sua organizao em um formato de vendas por regio, por representante local de vendas, por produto e mesmo em comparao com as vendas do ltimo ano.

55) SADAS DE UM SIG


A sada da maioria dos SIG uma coleo de relatrios que so distribudos aos administradores: Relatrios programados; Relatrios por solicitao; Relatrios de excees;

56) RELATRIOS PROGRAMADOS


so produzidos periodicamente ou de forma programada, diria, semanal ou mensal. O relatrio indicador de pontos crticos um tipo especial que resume as atividades crticas do dia anterior e fica disponvel no comeo de cada dia. Exemplo: Relatrio industrial dirio para monitorar a produo de um novo produto, Relatrio semanal que liste os custos totais de folha de pagamento para monitorar os custos da mo-deobra e das tarefas e controlar o crdito dos clientes, desempenho dos representantes de vendas, os nveis de estoques.

57) RELATRIOS SOB SOLICITAO


Relatrios sob solicitao so desenvolvidos para dar certas informaes a pedido do administrador Exemplos: Nvel de estoque de um item em particular, relatrios solicitados por executivos para mostrar as horas trabalhadas por empregado em especial ou total de vendas de um produto durante o ano.

58) RELATRIOS DE EXCEO


Produzidos automaticamente quando uma situao incomum ou requer alguma atitude da administrao. Exemplo: Um gerente poderia estabelecer um parmetro que gerasse um relatrio de todos os itens de estoque com menos de 50 unidades disponveis, relatrio de todos os empregados que tivessem trabalhado mais de 40h na semana.

59) CARACTERSTICAS DE UM SIG


Produzem relatrios programados, sob solicitao e de exceo; Geram relatrios de sada com formatos fixos e padronizados; Produzem relatrios impressos em tela de computador; Usam dados internos armazenados no sistema de computador; Tm relatrios desenvolvidos e implementados por sistemas de informao pessoais, incluindo analistas de sistemas e programadores de computadores; Necessitam de solicitaes formais do usurio;

60) SIG PARA A VANTAGEM COMPETITIVA


Um SIG pode ser uma arma competitiva para avanos no mercado fornecendo a resposta sobre processos empresariais atuais, o SIG permite s empresas definirem possveis fortalecimento dos processos possibilitando vantagens competitivas e margens estratgicas a longo prazo. O desenvolvimento ou a modificao de um SIG nem sempre resulta numa vantagem competitiva Na maioria dos casos, empresas que sabem melhor quais dados obter (e como os relacionar apropriadamente) e quando e em que formulrio os apresentar a quais gerentes conseguem vantagens por meio do SIG, logicamente, esta vantagem deve ter impacto significativo sobre os custos, lucros, servios ao cliente ou novos produtos.

37

61) ASPECTOS FUNCIONAIS DO SIG


Muitas organizaes esto estruturadas por linhas ou reas funcionais que contm os vrios nveis de administrao: Estratgico, ttico e operacional. Essas reas utilizam seu prprio conjunto de subsistemas de funes especficas que interagem tanto com o SPT como com o SIG exigem diferentes informaes e suportes para a tomada de decises, compartilhando algumas informaes comuns necessrias. Funcionalmente, a informao desenvolvida para os administradores das reas funcionais cada rea funcional recebe relatrios dando informaes que se focalizam nas necessidades especficas daquele grupo. Por outro lado, necessrio unificar e integrar os vrios sistemas de informaes gerenciais, caso contrrio, a organizao teria uma coleo de sistema separados e ineficazes. O uso de um banco de dados compartilhado serve para integrar os vrios SIGs funcionais e tambm ligar os SPTs da organizao com os vrios SIGs funcionais, a integrao de diferentes sistemas de informao pode tornar mais fcil o compartilhamento de dados e informaes que pode levar reduo de custos, relatrios mais precisos, dados mais seguros e aumento da eficincia da organizao.

62) TIPOS DE SIGS 63) SIG FINANCEIRO


Fornecer informaes financeiras a todos os administradores financeiros, inclusive ao diretor financeiro analisa as atividades financeiras histricas e atuais, projeta as necessidades financeiras futuras e monitorar e controlar o uso de recursos atravs do tempo;

64) SIG INDUSTRIAL


Como qualquer rea funcional, muitas operaes industriais mudaram radicalmente e se aperfeioaram durante a ltima dcada; H uma nfase crescente nos sistemas computadorizados em todos os nveis industriais; Monitoram e controlam o fluxo de materiais, produtos e servios e tm o objetivo de expedir produtos e servios da mais alta qualidade ao menor custo possvel Programao da produo principal no qual o objetivo fornecer planos detalhados para cada item que ser fabricado nas instalaes industriais

65) SIG DE MARKETING


Fornece apoio atividade administrativa nas reas de desenvolvimento de um produto; Distribuio; Deciso de preo; Eficcia promocional; Previso de vendas;

66) SIG DE RECURSOS HUMANOS E DE CONTABILIDADE


SIG de Recursos Humanos trata das atividades relacionadas a trabalhadores, funcionrios, gerentes e outros empregados da organizao, contratao, treinamento, designao de cargos e tarefas.

67) SIG DE CONTABILIDADE


Fornecer informaes agregadas sobre contas a pagar/receber, folhas de pagamentos, etc.

68) SISTEMAS DE SUPORTE DECISO OU SISTEMAS DE APOIO A DECISO (SSD OU SAD)


Conjunto organizado de pessoas, procedimentos, software, banco de dados e dispositivos utilizados para dar suporte tomada de decises especficas de um problema. Foco: eficcia da tomada de decises em problemas comerciais no estruturados ou semi-estruturados. Potencial de gerar maiores lucros, menores custos e melhores produtos e servios e utilizados em todos os nveis de administrao, problemas menos estruturados e no rotineiros e se destinam a estruturar melhor os problemas de modo a ajudar no processo decisrio. So flexveis e auxiliam decises relativamente rotineiras e programveis SSD em lugar do SIGs Por exemplo, um SSD pode ser utilizado para prever como um aumento no preo do papel poderia afetar o lucro global de um jornal. Um SSD deve auxiliar pessoas a tomarem decises e no as mquinas a decidirem.

38

69) TOMADA DE DECISES E SOLUO DE PROBLEMAS


Em se tratando de tomada de decises deve-se considerar que um SSD geralmente segue um modelo formal. Um modelo conhecido, desenvolvido por Herbert Simon, divide a fase de tomada de deciso do processo de soluo de problemas em trs estgios: Inteligncia: onde problemas e/ou oportunidades em potencial so identificados e definidos. So investigados os possveis obstculos na soluo e no ambiente do problema; Projeto: as solues alternativas para o problema so desenvolvidas, avaliando a viabilidade e as implicaes destas alternativas; Escolha: requer a seleo de um curso de ao. Este modelo foi incorporado por George Huber em um modelo expandido de todo o processo de soluo de problemas, com mais dois estgios: Implementao: quando uma ao executada para efetivar a soluo. Monitoramento: avaliado a implementao da soluo, tanto para determinar se os resultados previstos foram alcanados como para modificar o processo, com base nas novas informaes obtidas durante o estgio de implementao.

70) CARACTERSTICAS DOS SSD


Manipular grandes volumes de dados; Obter e processar dados de fontes diferentes - BD de PCs, sistemas de grande porte, redes, acesso e integrao de dados externos com dados internos; Proporcionar flexibilidade de relatrios e de apresentao - Relatrios de formatos variados adequados s suas necessidades; Possuir orientao tanto textual quanto grfica - Produo de textos, tabelas, desenhos lineares, grficos de pizza, curvas de tendncia, etc; Executar anlise e comparaes complexas e sofisticadas utilizando pacote de softwares avanados Por exemplo, pesquisas de mercado; Geralmente, o SSD proporciona um meio de reunir programas independentes; Dar suporte s abordagens de otimizao, satisfao e heurstica (soluo de um determinado problema seguindo um procedimentos definidos); Executar anlises de simulaes e de metas;

71) RECURSOS DE UM SSD


So mais flexveis que os SIGs auxiliando em todos os nveis do processo decisrio Suporte nas fases da soluo de problemas tais como inteligncia, projeto, escolha, implementao e monitoramento. Suporte nas diferentes freqncias de deciso. Decises nicas exigem suporte flexvel, eficiente e eficaz em relao ao custo Decises repetitivas podem ser mais fcies de apoiar no decorrer do tempo Suporte para diferentes estruturas de problemas. Altamente estruturados Problemas diretos Fatos e relacionamentos entre os dados conhecidos Semi-estruturados ou no estruturados Relacionamentos entre os dados em diversos formatos Difceis de manipular ou obter Suporte para os gerentes dos nveis operacional, ttico e estratgico.

72) A INTEGRAO DOS SPT, SIG E SSD


Os sistemas de processamento de transaes, de informaes gerenciais e de suporte deciso se sobrepem. Mais que isso, em muitas organizaes eles so integrados com o uso de um banco de dados comum. Por exemplo, um SPT de cobranas que envia contas mensais aos clientes, um SIG de cobranas que produz para a gerncia relatrios semanais sobre contas vencidas e um SSD de cobranas que executa anlises de simulaes para determinar o impacto dos pagamentos atrasados no fluxo de caixa, no faturamento e nos nveis de lucro global podem extrair dados do mesmo banco de dados. Alm disso, em muitas organizaes expandiu-se um SPT para fornecer informaes gerenciais que posteriormente evoluiu para um SSD.

39

73) COMPONENTES DE UM SSD


Banco de modelos o propsito de um modelo proporcionar aos tomadores de deciso acesso a uma variedade de modelos e auxilia-lo no processo decisrio. Um banco de modelos pode incluir um sw de controle o uso de modelos de um SSD. Este sw conhecido com SGM. Modelos financeiros Far anlises de fluxo de caixa, taxa interna de retorno e outras analises de investimento. As planilhas eletrnicas, como Excel, so muito usadas para essa finalidade. Podem ser empregados programas mais sofisticados de planejamento e modelagem financeira. Algumas empresas usam SSDs personalizados para cuidar de problemas especficos ao problema da questo. Modelos de anlise estatstica Podem fornecer resumos estatsticos, projees de tendncias e testes de hipteses dentre outros. Esto disponveis tanto em sistemas pessoais quanto em grande escala. Esses programas podem calcular mdias, devio-padro, coeficiente de correo, analises de progresso. Alguns programas estatsticos possuem a capacidade de produzir apresentaes grficas. Modelos grficos So os pacotes de sws que auxiliam o tomador de decises a projetar, desenvolver e utilizar apresentaes grficas de dados ou informaes. Ex: Ferramentas de OLAP, Data Mining e as estatsticas. Modelos de gerenciamento de projetos - So usados para coordenar e manipular grandes projetos e para se descobrir tarefas crticas que podem atrasar ou por em perigo todo o projeto. Alguns podem determinar a melhor maneira de acelerar um projeto pela utilizao eficaz de recursos adicionais como dinheiro, mo de obra e equipamento.

Ligao dos Componentes

74) O DESENVOLVIMENTO DOS SSD


Embora o SSD, o SSDG (Sistema de Suporte de Deciso em Grupo) e o SSE (Sistema de Suporte Executivo) possam ser diferentes em termos de recursos e flexibilidade, eles compartilham muitas caractersticas comuns. O desenvolvimento de todos esses sistemas segue as mesmas etapas gerais, como a definio de problemas a serem solucionados, o estabelecimento dos requisitos do sistema e a determinao das restries do sistema. O desenvolvimento de um SSD exige o envolvimento do usurio e a assistncia experiente do construtor do sistema e de um ou mais instrumentistas. Um instrumentista uma pessoa que possui a experincia e/ou o conhecimento das ferramentas, tcnicas e abordagens necessrias ao desenvolvimento de um SSD. Geralmente, o SSD especfico que desenvolvido deve ser algo que possa trazer os maiores benefcios para a organizao dentro das restries especficas de custo, controle e complexidade.

40

75) SSD EM GRUPO (SSDG)


SSDG ou sistema de trabalho colaborativo computadorizado: software, pessoal, bancos de dados e procedimentos necessrios para fornecer suporte efetivo na tomada de decises em grupo. Auxiliar os gerentes nas tomadas de decises em grupo.

76) SSD EM GRUPO (SSDG) - CARACTERSTICAS


Mesmas dos SSDs e abordagens adicionais para grupos. Projeto especial: Procedimentos, dispositivos e abordagens especiais na tomada de decises, facilidade de uso e flexibilidade. Projeto especial: reconhece serem necessrios procedimentos, dispositivos e abordagens especiais na tomada de decises em grupo; Facilidade de uso: com um SSD individual, um SSDG deve ser fcil de aprender e usar; Flexibilidade: Dois ou mais tomadores de decises trabalhando no mesmo problema podem ter diferentes estilos e preferncias na tomada de decises; Apoio especfico e geral: a abordagem SSDG deve fornecer solues para os problemas especficos e gerais; Entrada annima: Muitos SSDG permitem entradas annimas, quando a pessoa que envia os dados no conhecida pelos demais componentes do grupo; Reduo do comportamento de grupo negativo: capacidade de inibir ou eliminar comportamentos grupais contraproducentes ou prejudiciais s tomadas de decises eficazes.

77) COMPONENTES DE UM SSDG


Incluem algum dos componentes de um SSD. Groupware - Software para trabalho colaborativo. Ambientes de trabalho implementados em redes de computadores para permitir que grupos de pessoas trabalhem colaborativamente distncia, no mesmo documento/projeto. O gerenciador de dilogo - O sistema reconhece a entrada do usurio comparando-a com modelos, que so palavras ou expresses regulares de algum tipo. Aps a entrada ter sido combinada, a resposta adequada ser selecionada ou gerada e enviada ao usurio como texto ou por meio de texto para reconhecimento de fala. As linhas de dilogos so organizadas atravs das ramificaes da rvore e cada nova linha obtm um novo n na raiz.

78) RECURSOS DE UM SSDG


Auxlios para a tomada de decises; Processamento de manipulao de textos; Manipulao de banco de dados e de arquivos; Recursos de planilhas eletrnicas; Recursos de comunicao; Recursos de ajuda;

79) ALTERNATIVAS DE UM SSDG


Depende das necessidades do grupo, da deciso a receber suporte e da localizao geogrfica, podem ter diversas configuraes de redes alternativas: A alternativa da sala de decises; A rede local de decises; A alternativa da teleconferncia; A rede remota de decises;

80) SISTEMA DE SUPORTE EXECUTIVO (SSE)


O Sistema de suporte executivo (SSE), um SSD especializado que inclui todo o hardware, software, dados, procedimentos e pessoas utilizadas para auxiliar os executivos de nvel snior da organizao. Tambm conhecido com Sistema de Informaes Executivas (SIE), destina-se a ajudar o presidente e outros executivos de alto nvel da empresa.

81) CARACTERSTICAS DE UM SSE


Facilidade de uso;

41

Oferecer um vasta gama de recursos computacionais; Manipular uma variedade de dados internos e externos, quantitativos e qualitativos; Executar sofisticadas anlises de dados; Oferecer alto grau de especializao; Fornecer flexibilidade; Oferecer recursos abrangentes de comunicaes; Dar suporte a todos os aspectos da tomada de decises; 82) RECURSOS DE UM SSE
Suporte definio de uma viso geral; Suporte ao planejamento estratgico; Suporte organizao estratgica e de pessoal; Suporte ao controle estratgico; Suporte ao gerenciamento de crises;

83) INTELIGNCIA ARTIFICIAL (IA)


Os sistemas de inteligncia artificial incluem pessoas, procedimentos, hardware, software, dados e conhecimento necessrios para desenvolver sistemas computacionais e mquinas que demonstram caractersticas de inteligncia. O objetivo de sistemas de IA aplicar a tomada de decises humana em certos tipos de problemas bem definidos, auxiliando organizaes a alcanarem suas metas.

84) A NATUREZA DA INTELIGNCIA


Desenvolver mquinas com comportamento inteligente, aprender com a experincia: Para sistemas computacionais aprender com a experincia no natural e precisa ser programada. Aplicar o conhecimento adquirido: Aplicar o que for aprendido s novas situaes e circunstncias Isso no automtico em sistemas computacionais e pode ser difcil. Tratar situaes complexas: Enfrentadas por gerentes e executivos de alto nvel Mercado complexo, competidores difceis e etc. Resolver problemas quando faltam informaes importantes (incerteza): Essncia da tomada de decises Sistemas de IA podem fazer clculos, comparaes e decises mesmo faltando informaes. Determinar o que importante: Filtrar o que for necessrio Capacidade para raciocinar e pensar: Desenvolver sistemas que possam chegar a concluses lgicas a partir de informaes uma tarefa complexa Reagir rpida e corretamente a novas situaes: Computadores no dispem dessa capacidade sem uma complexa programao; Compreender imagens visuais; Processar e manipular smbolos: Computadores tm dificuldade de manipular processamento simblico; So excelentes em clculos numricos; Ser criativo e imaginativo: Computadores com imaginao; Utilizao da heurstica: Pessoas usam heursticas ou adivinham tomando decises em situaes complexas; No h exame de todas as alternativas e sim o uso de normas prticas genricas; Um dos problemas da inteligncia artificial conseguir uma definio de inteligncia real para posteriormente comparar com o desempenho de um sistema de inteligncia artificial. Especialistas discordam quanto diferena entre inteligncia natural e artificial; Diferenas entre vida baseados no carbono e baseada em silcio em termos de comportamento As pesquisas sobre IA tentam principalmente compreender como os humanos realmente raciocinam e pensam.

85) MODELO CONCEITUAL DE IA


Sistemas especialistas; Robtica;

42

Sistemas de Viso; Processamento de linguagem natural; Sistemas de aprendizagem; Redes neurais;

86) SISTEMAS ESPECIALISTAS


Um SE comporta-se como um ser humano experiente em uma rea, utilizar heursticas para chegar a concluses. E suporte tomada de decises Um SE realmente soluciona alguns aspectos do problema para o tomador de decises. Podemos classificar os SE quanto as caractersticas de seu funcionamento: Sistemas de Interpretao: inferem descries atravs da observao de fatos, fazendo uma anlise de dados e procurando determinar as relaes e seus significados. Exemplo: anlise atravs da imagem. Sistemas de Predio: a partir de uma modelagem de dados do passado e do presente, este sistema permite uma determinada previso do futuro. Exemplo: predies demogrficas, predies meteorolgicas. Sistemas de Diagnstico: so sistemas que detectam falhas a partir da interpretao dos dados. Exemplo: sistema de diagnstico da rea mdica. Sistemas de Automao: so sistemas que utilizam tcnicas de inteligncia artificial distribuda, agregando componentes inteligentes a um objeto ou conjunto de objetos Exemplo: sistema que programa movimento de robs. Sistemas de Monitorao: interpretam as observaes de sinais sobre um comportamento monitorado. Realizam comparaes entre fatos reais e parmetros pr-estabelecidos, sinalizando quando forem requeridas as intervenes. Exemplo: sistema de alarme.

87) ROBTICA
A robtica a rea que se preocupa em construir dispositivos para substituir o homem em tarefas estressante ou onde a presena humana se torna difcil, arriscada e at mesmo impossvel, como o fundo do mar ou a imensido do espao. Robtica uma rea multidisciplinar, altamente ativa que busca o desenvolvimento e a integrao de tcnicas e algoritmos para a criao de robs.

88) O QUE UM ROB?


No H nenhuma definio exata, mas por acordo geral um rob uma mquina programvel que imita as aes ou aparncias de uma criatura inteligente ou um ser humano. Foi criado para ajudar nas tarefas montonas e repetitivas ou perigosas de serem realizadas, como em grandes profundidades do mar ou no espao.

89) CLASSIFICAO GERAL DOS ROBS.


Devido a vrias diferenas em funo de caractersticas e propriedades, existem diversas classes de robs que se diferenciam em suas aplicaes e formas de trabalhar. Tipos de Robs: Robs Inteligentes: so manipulados por sistemas multifuncionais controlados por computador, so capazes de interagir com seu ambiente atravs de sensores e de tomar decises em tempo real. Atualmente dedicase grandes esforos no desenvolvimento desse tipo de rob. Robs com controle por computador: so semelhantes aos robs inteligentes, porm no tem a capacidade de interagir com o ambiente. Se estes robs forem equipados com sensores e software adequado, se transformam em robs inteligentes. Robs de aprendizagem: se limitam a repetir um seqncia de movimentos, realizados com a interveno de um operador ou memorizadas. Manipuladores: so sistemas mecnicos multifuncionais, cujo sensvel sistema de controle permite governar o movimento de seus membros das seguintes formas: A - Manual, quando o operador controle diretamente os movimentos; B - De seqncia varivel, quando possvel alterar algumas das caractersticas do ciclo de trabalho.

90) SISTEMA DE VISO


Dos nossos sentidos este , sem dvida, o mais complexo e poderoso. Atravs da viso podemos obter um grande nmero de informaes num curto espao de tempo (j diziam por a que uma imagem vale mais do

43 que mil palavras). Apesar de todo avano na pesquisa em tica, neurofisiologia e outras reas relacionadas, no se tem ainda um sucesso na implementao de sistemas de viso. Na verdade no se tem ainda uma determinao e conhecimento suficientes sobre como funciona nossa viso, que naturalmente um modelo para implementao. fato que hoje j se consegue extrair imagens atravs de cmeras, contudo o modo como tratar as informaes nelas contidas um processo ainda muito complicado.

91) PROCESSAMENTO DE LINGUAGEM NATURAL


O Processamento de Linguagem Natural (NLP, sigla em ingls) o conjunto de mtodos formais para analisar textos e gerar frases escritas em um idioma humano. Normalmente computadores esto aptos a compreender instrues escritas em linguagens de computao como o Java, C, PERL, Basic, etc., mas possuem muita dificuldade em entender comandos escritos em uma linguagem humana. Isso se deve ao fato das linguagens de computao serem extremamente precisas, contendo regras fixas e estruturas lgicas bem definidas que permitem o computador saber exatamente como deve proceder a cada comando. J em um idioma humano uma simples frase normalmente contm ambiguidades, nuances e interpretaes que dependem do contexto, do conhecimento do mundo, de regras gramaticais, culturais e de conceitos abstratos. O objetivo final do Processamento de Linguagem Natural fornecer aos computadores a capacidade de entender e compor textos. E "entender" um texto significa reconhecer o contexto, fazer anlise sinttica, semntica, lxica e morfolgica, criar resumos, extrair informao, interpretar os sentidos e at aprender conceitos com os textos processados. No se sabe se um dia os computadores podero igualar (ou superar) a capacidade humana de entender ou compor textos. Atualmente estas capacidades so bastante limitadas no computador mas muitos resultados prticos j so possveis e utilizados por diversos tipos de programas.

92) REDES NEURAIS


Nas redes neurais artificiais, a idia realizar o processamento de informaes tendo como princpio a organizao de neurnios do crebro. Como o crebro humano capaz de aprender e tomar decises baseadas na aprendizagem, as redes neurais artificiais devem fazer o mesmo. Assim, uma rede neural pode ser interpretada como um esquema de processamento capaz de armazenar conhecimento baseado em aprendizagem (experincia) e disponibilizar este conhecimento para a aplicao em questo.

93) CARACTERSTICAS
Explicar seu raciocnio ou as decises sugeridas; - Apresentar comportamento "Inteligente; - Novas idias para a soluo de um problema; Manipular informaes simblicas; Imitar o comportamento humano de trabalhar com imagens visuais; Tirar concluses de relacionamentos complexos; Proporcionar conhecimento porttil; Usados para absorver o conhecimento humano; Poder lidar com a incerteza; Conhecimento incompleto e impreciso; No amplamente utilizados ou testados em corporaes; Difceis de serem usados; Limitados a problemas relativamente simples na sua maioria; No podem lidar prontamente com conhecimento "mesclado; Conhecimento representado por meio de regras definidas, pela comparao com casos semelhantes, etc. Possibilidade de erro se o conhecimento for incorreto ou incompleto; Dificuldade de manuteno; No respondem ou se adaptam a condies mutveis; Podem ter elevados custos de desenvolvimento; Quando SE so utilizados para tomar decises ou ajudar no processo decisrio, quem legal e eticamente responsvel? Os especialistas humanos usados para desenvolver o banco de conhecimentos, quem desenvolveu o SE, o usurio.

44

94) RECURSOS
Suporte tomada de decises; Estabelecimento de metas estratgicas; Planejamento; Projeto de produtos e servios; Controle de qualidade e monitoramento; Diagnstico.

45

95) LIMITAES DE UM SE
No amplamente utilizados ou testados; Difceis de serem usados; Limitados a problemas relativamente simples; No podem lidar prontamente com conhecimento mesclado; Possibilidades de erro; No podem refinar o prprio banco de conhecimento; Dificuldade de manuteno; Podem ter elevados custos de desenvolvimento; Levantam questes legais e ticas

96) ESTRUTURA DE UM SE
Banco de Conhecimentos: armazena todas as informaes, dados, regras, casos e relacionamentos relevantes utilizados pelo Sistema especialista. Um banco de conhecimento deve ser desenvolvido para cada aplicao especialista. Motor de Inferncia: busca informaes e relacionamentos no banco de conhecimentos e fornece respostas, previses e sugestes do modo como um especialista humano faria. Recurso de Explicao: permite que um tomador de decises entenda como o sistema chegou a determinadas concluses ou resultados. Recurso de Aquisio de Conhecimento: no passado, cada fato, relacionamento e regra tinha de ser programado no banco de conhecimentos, necessitando de programadores para criar e atualizar o banco de conhecimento. Hoje possvel que os prprios usurios criem e modifiquem seus bancos de conhecimentos.

97) QUANDO UTILIZAR UM SE


Fatores que normalmente fazem os Sistemas Especialistas valerem o dispndio de tempo e dinheiro: Um alto resultado em potencial e um risco significativamente reduzido; Capacidade de absorver e preservar o insubstituvel conhecimento humano; Capacidade de desenvolver um sistema mais consistente do que os especialistas humanos; Conhecimento necessrio em diversos locais ao mesmo tempo; Conhecimento necessrio em ambiente hostil, perigoso, integridade da sade humana; A soluo do sistema especialista pode ser desenvolvida mais rapidamente do que a dos especialistas humanos; Conhecimento necessrio para treinamento e desenvolvimento de forma a compartilhar a sabedoria e a experincia de especialista humanos com um grande nmero de pessoas.

AVALIAO, ANLISE E PROJETO DE SISTEMAS

98) AVALIAO DE SISTEMAS


Em geral, a avaliao de sistemas tenta encontrar respostas para os seguintes tipos de perguntas: Quais os principais problemas que um sistema novo ou melhorado poderia resolver? Quais as oportunidades que um sistema novo ou melhorado poderia oferecer? Que novos hardware, software, banco de dados, telecomunicaes, pessoal ou procedimentos aperfeioaro um sistema existente ou so necessrios num novo sistema? Quais so os potenciais custos (varivel e fixo)? Quais so os riscos associados?

46

99) ANLISE DE VIABILIDADE


Viabilidade tcnica: hardware, software e outros componentes do sistema que podem ser adquiridos ou desenvolvidos para solucionar o problema. Viabilidade econmica: determina se os benefcios previstos compensam o custo e o tempo necessrio para obt-los. Viabilidade operacional: avaliao sobre se o projeto pode ou no ser posto em ao ou operao. Viabilidade de cronograma: determina se o projeto pode ser concludo em um perodo razovel de tempo.

100) 101)

ANLISE DE SISTEMAS
COLETA DE DADOS

O propsito da coleta de dados obter informaes sobre os problemas ou necessidades identificados no relatrio de avaliao de sistemas. Inicia-se pela identificao e localizao das diversas fontes de dados, que podem ser internas e externas.

102)

ANLISE DE DADOS

Tem o propsito de tratar os dados coletados de maneira que possam ser utilizados pela equipe de desenvolvimento que est participando da anlise de sistemas. As modelagens de dados e de atividades, utilizando os diagramas DFD e ER, so aplicados nesta fase.

103)

ANLISE DE REQUISITOS

Tem o objetivo de identificar as necessidades dos usurios, dos beneficirios e da organizao. Uma das tcnicas mais comuns na anlise de requisitos perguntar diretamente, ou seja, so direcionadas perguntas aos usurios e beneficirios sobre o que querem e esperam do sistema novo ou modificado.

104) 105)

PROJETO DE SISTEMAS
PROJETO LGICO

O projeto lgico descreve os requisitos funcionais ou o propsito de um sistema, com as seguintes especificaes: Projeto da sada Projeto da entrada Projeto de processamento Projeto de arquivos e banco de dados Projeto de telecomunicaes Projeto de procedimentos Projeto de pessoal e cargos Projeto de controle e segurana

106)

PROJETO FSICO

Especifica as caractersticas dos componentes do sistema necessrios para pr o projeto lgico em ao Projeto de hardware Projeto de software Projeto de banco de dados Projeto de telecomunicaes Projeto de pessoal Projeto de procedimentos e controle

107)

SEGURANA, PRIVACIDADE E QUESTES TICAS EM SISTEMAS DE

INFORMAES DESPERDCIO E ERROS RELACIONADOS A COMPUTADORES


Desperdcio relacionado a computadores Erros Relacionados a computadores

47 Preveno do desperdcio e dos erros relacionados a computadores e programas de treinamento para pessoas e grupos de trabalho Manuais e documentos sobre como os sistemas computacionais devem ser usados Aprovao de certo sistemas e aplicaes antes de serem implementados e usados Exigncia de que a documentao e as descries de certas aplicaes sejam propostas ou submetidas a um escritrio central

108)

CRIMES COM COMPUTADORES

O computador como ferramenta para o cometimento de crimes O computador como objeto de crimes Acesso e uso ilegal Alterao e destruio de dados Roubos de dados e de informaes Roubo de equipamentos Piratarias de software Crime internacional com computador A preveno de crimes relacionados a computadores

109)

PRIVACIDADE

A questo da privacidade bastante importante pelo simples motivo de que os dados sobre uma pessoa podem ser coletados, armazenados e utilizados sem o seu conhecimento ou consentimento.

110)

AMBIENTE DE TRABALHO

Questes ligadas Sade LER (Leses por Esforo repetitivo), STC (Sndrome do tnel do Carpo). Evitando problemas de sade - Hardware e Software com projetos ergonmicos.

111)

QUESTES TICAS EM SI

Estas questes esto voltadas para a utilizao destes sistemas. Estas questes normalmente envolvem quatro reas de interesse: Privacidade Quais informaes sobre pessoas devem ser reveladas? Que garantias existem para proteger a privacidade das pessoas? Que informaes uma pessoa pode manter privativas e confidencias e no ser obrigada a revelar a outras pessoas? Acuidade Quem responsvel pela acuidade dos dados e informaes? Quem o responsvel pelo armazenamento e divulgao de dados e informaes incorretos Que garantias foram estabelecidas para assegurar a acuidade O que as pessoas podem fazer para assegurar que os dados armazenados relativos a elas esto corretos? Propriedade Quem possui os dados e as informaes? Quem tem o direito de comprar ou obter de alguma outra forma as informaes? Como o acesso propriedade intelectual deve ser regulamentado Quem atribui valor propriedade intelectual? Acesso A que informaes uma pessoa tem o direito de ter acesso? Que garantias existem para o acesso s informaes?

112)

PDI - PLANO DIRETOR DE INFORMTICA

PDI o planejamento a curto, mdio e longo prazos no que refere-se informtica e sua organizao dentro da empresa. Nele, constaro os objetivos bsicos que nortearo as atividades ligadas informtica.

113)

OBJETIVO

O objetivo maior de um PDI preparar o Plano de aplicaes e sistemticas, identificando todas as necessidades relacionadas informao para os canais de deciso e ainda propondo solues e identificando quais as prioridades e os custos X benefcios.

114)

CONTEUDO

No PDI sero definidos:

48 A filosofia de trabalho com suas respectivas prioridades; Como funcionaro os processos de aquisio e atualizao de equipamentos e softwares; Quais as polticas de treinamento; As atribuies dos envolvidos com a rea e os recursos necessrios ao cumprimento de suas metas.

115)

ETAPAS

Primeira: inicialmente feito um contato com a alta administrao, denominando um alto executivo para a coordenao. Segunda: se d o mesmo procedimento de comunicao aos graus abaixo (alta e mdia gerncia) explanando a todos o objetivo do PDI, a fim de se obter uma total participao para os eventos. Terceira: dever se composto um grupo de trabalho para o desenvolvimento do plano, sugerido a seguir: um elemento representando a rea de PD um elemento representando a rea de Organizao um elemento com conhecimento do mtodo de planejamento e desenvolvimento do PDI (geralmente a pessoa de PD) um alto executivo com conhecimento global da empresa um executivo de alta gerncia Quarta: Planejamento com o grupo de trabalho, seguindo a agenda sugerida a seguir: Reunio estabelecendo parmetros do PDI Comunicao Alta Administrao Comunicao s Alta e mdia gerncias Levantamento de necessidades Agenda das apresentaes Situao atual Situao objetivo Custos X benefcios Prioridades Recomendaes Plano de ao Refinamento e prxima agenda Validao Quinta: o prprio desenvolvimento (redao) do PDI que termina com a implantao de seu contedo. Normalmente, o responsvel pela informtica na empresa quem realiza a redao do PDI

116)

ESTRUTURA MODELO

Na montagem da pasta do PDI pode-se utilizar a seguinte estrutura: objetivo do PDI levantamento de necessidades agenda das apresentaes situao atual situao objetivo custos X benefcios prioridades recomendaes plano de ao validao/aprovao

117)

BIBIOGRAFIA

BIO, Srgio Rodrigues. Sistemas de Informao - Um Enfoque Gerencial. So Paulo: Ed. Atlas, 1991. PUC - Rio - Departamento de Engenharia Industrial Apostila de Sistemas de Informao Gerenciais - Prof. Silvio Hamacher - PUC Rio.

Das könnte Ihnen auch gefallen